sábado, junho 09, 2018

Após troca de tiros com Indivíduos, GTO de Caraúbas recupera uma moto e apreende armas de fogo na comunidade de Miranda


O Grupo Tático Operacional (GTO), de Caraúbas, no Oeste do Rio Grande do Norte, em mais uma ação rápida, apreendeu duas armas de fogo, uma cartucheira e recuperou uma motocicleta. O fato ocorreu, na manhã desta sexta-feira (8), na Miranda, zona rural de Upanema. De acordo com informações, provavelmente os elementos estavam planejando realizar assaltos no setor.

Ainda de acordo com a polícia, o GTO, sob o comando de Cap. Costa e Silva, recebeu informações que pessoas estavam armados na comunidade de Miranda na zona rural de Upanema e por voltas 8h30, a guarnição chegou na localidade onde foi recebida a tiros. Os militares iniciaram uma perseguição e após os elementos saírem da comunidade ouve troca de tiros. 

Depois de uma intensa troca de tiros, os suspeitos abandonaram uma motocicleta e duas armas de fogo. Eles apreenderam fuga pelo matagal, os policiais realizaram diligencias, mas devido o matagal ser de difícil acesso ninguém foi preso.

O material apreendido e a motocicleta foram encaminhados para Delegacia de Polícia Civil de Caraúbas, para os procedimentos necessários.

Fonte: Icém Caraúbas
Leia Mais ››

Moto tomada de assalto na zona rural de Upanema e recuperada pela polícia de Campo Grande, RN


Uma moto que tinha sido roubada durante arrastão em uma residência no assentamento Sombreiro, zona rural do município de Upanema, no último domingo (3), à noite, onde elementos chegaram de motocicleta renderam o morador e levara a moto, relógio, dinheiro e outros pertences, e hoje (8) foi recuperada pela Polícia Militar de Campo Grande, RN.

A Polícia Militar, sob o comando do Sgt. Tarcio Fernandes e apoio do Sd. Amaro, realizava patrulhamento de rotina, quando por volta das 6 horas da manhã recuperou a moto nas proximidades do sítio Milagres, zona rural de Campo Grande. A motocicleta estava pintada com tinta Spray da cor preta, sendo que a cor original da moto é laranja

A motocicleta foi conduzida para a delegacia de Polícia Civil da cidade de Campo Grande para os procedimentos necessários e posteriormente ser devolvido ao dono.

Fonte: Icém Caraúbas
Leia Mais ››

Acidente de trânsito na serra de Portalegre/RN


Por volta das 7h30 desta sexta-feira (08), ocorreu um acidente de trânsito na RN 177, Serra de Portalegre/RN, envolvendo um veiculo Chevrolet Corsa Classic, ano 2011 e um uma Camionete Chevrolet  S10, ano 2005.

A Polícia Militar de Portalegre foi acionada, compareceu ao local e constatou que havia ocorrido apenas danos materiais. 

Uma equipe do 4º DPRE (Polícia de Trânsito), também compareceu ao local para as medidas de praxe.

Fonte: Nosso Paraná RN
Leia Mais ››

GRAVE ACIDENTE FOI REGISTRADO EM BODÓ

No inicio da noite dessa sexta-feira (08/06) um grave acidente foi registrado na RN-042, entrada da cidade de Bodó, envolvendo duas motocicletas de placas OWC-3350/Bodó e MYP-7128/Bodó.

Segundo informações chegadas ao blog um dos condutores, possivelmente embrigado, colidiu contra outro motociclista que estava estacionado conversando com amigos sentado encima da moto.

O condutor que estava parado teve fratura exposta em uma das pernas e várias escoriações pelo corpo. Ele foi identificado como ANTÔNIO FRANCISCO DE MACEDO DE 49 ANOS DE IDADE. O que provocou o acidente foi identificado como FRANCISCO PEREIRA DE ARAÚJO, 44 anos, que também ficou ferido gravemente. Os dois residem na cidade de Bodó, foram socorridos para unidade de saúde de Cerro Corá e devido a gravidade dos ferimentos foram transferidos para Natal.

Policiais Militares de Cerro Corá e do 2º GPRE atenderam a ocorrência.


Fonte: J Junior
Leia Mais ››

Homem morre após ser atingido por tiros durante explosão a banco na Paraíba


Uma agência bancária foi explodida na madrugada desta sexta-feira (8), no bairro de Tibiri II, em Santa Rita, na Grande João Pessoa. Durante a ação da Polícia Militar e troca de tiros com os suspeitos, um homem de 40 anos, que estava sendo conduzido por um motorista de aplicativo, foi atingido e morreu no Hospital de Trauma de João Pessoa.
A vítima deixou a namorada em casa, uma rua por trás de onde aconteceu a explosão, e depois seguiu viagem com o motorista. Durante o percurso, foi atingido por quatro tiros e socorrido para o hospital pelo motorista do carro. Davis Wayne Pereira era segurança de restaurante na orla de João Pessoa.
De acordo com a Polícia Militar, ainda não há informações se os suspeitos conseguiram ter acesso ao local onde fica o dinheiro. Na agência, que teve a frente e parte do acesso ao cofre explodidos, a polícia apreendeu cinco bananas de dinamite. Durante a ação, também foram apreendidas luvas, quatro baldes cheios de grampos, um galão de gasolina, roupas e um dos carros usados pelos suspeitos.
Segundo informações da PM, dois homens com o carro estacionado às margens da BR-230 chamaram a atenção dos policiais, na entrada de Tibiri II. Durante a abordagem, começou uma perseguição, que só parou no município de Bayeux, onde os dois homens abandonaram parte do material e fugiram.
No entanto, percebendo a presença da polícia, os outros integrantes colocaram fogo em outro carro, com o objetivo de dificultar a prisão do grupo, fugindo em seguida em direção ao bairro de Marcos Moura, em Santa Rita. Por volta das 5h30, foram encontradas malas com fardamento da Polícia Militar de Pernambuco, no bairro do Ernani Sátiro, em João Pessoa, e dois carros no Conde. A suspeita inicial da polícia é que os suspeitas sejam do estado vizinho. O material apreendido será levado para a sede da Polícia Federal, em Cabedelo.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Ataques são atos de facção, diz MPRN

O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) monitora a situação dos ataques que vem acontecendo em várias regiões do Estado potiguar desde o último sábado (3) e confirma que os atos fazem parte de uma ação orquestrada por uma facção criminosa. Os motivos, de acordo com fonte ligada às investigações, estariam relacionados aos procedimentos que foram implementados no sistema prisional norte-riograndense, em especial, na Penitenciária Estadual de Alcaçuz, maior complexo do RN. De sábado até quinta-feira (7), o Ministério Público atribui 12 ataques incendiários à facção criminosa.

Resultado de imagem para Ataques são atos de facção, diz MPRN
No Corpo de Bombeiros, em Mossoró, criminosos atearam fogo em uma ambulância e uma viatura

De acordo com a fonte ouvida pela TRIBUNA DO NORTE ,  a justificativa para esse 'comando de ataques' teria sido a perda de regalias por parte dos presos no sistema prisional potiguar que, de acordo com a fonte, voltou a ser controlado pelo poder executivo estadual.

“Eles [os apenados] reclamam muito de um procedimento que foi implementado. Para o PCC (Primeiro Comando da Capital), se o agente mandar baixar a cabeça, isso para eles é opressão. Mas assim, se existe algum abuso, tem que ser apurado e já está sendo apurado. O MP faz visitas mensais em Alcaçuz e qualquer comissão que quiser pode também ter acesso para verificar se tem alguma lesão do direito dos presos”, disse. Ele acrescentou ainda que os procedimentos foram “o grande avanço do sistema prisional. O estado retomou o controle. Se o estado não tivesse retomado o controle, essa ação teria uma proporção bem maior”, completou.

A última ação mais contundente foi em Mossoró, no Oeste potiguar. Na madrugada desta quinta-feira (7), quatro homens atacaram o Posto Avançado do Corpo de Bombeiros, na BR-304. Ao chegar à base, o grupo disparou tiros contra os oficiais de segurança e atearam fogo em dois veículos, uma ambulância e uma viatura. No local, eles deixaram cartazes com siglas de uma facção criminosa que atua no estado potiguar. 

Prisões
De acordo com o delegado da 1ª Distrital de Mossoró, Edvan Queiroz, os quatro homens, dois deles menores de idade, foram detidos pela Polícia Civil ainda nesta quinta-feira. Apenas um deles ficou preso e foi autuado em flagrante: trata-se de Renato Dantas de Souza. Após diligências dos órgãos de segurança, em sua residência, os agentes comprovaram que o suspeito tinha ligação com uma facção criminosa. Ainda de acordo com o delegado, na casa do homem foram encontrados bilhetes e cartazes ligados à facção, e semelhantes aos que foram deixados no local do crime. Os outros três homens foram liberados após prestarem esclarecimentos.

“Existem indícios de que a autoria deve-se a integrantes da facção. É um ato para demonstrar uma rebeldia, ato de grupo criminoso que está se associando ao PCC, e naquela região a grande maioria é PCC, então a gente está atribuindo a isso. É uma forma deles demonstrarem que estão revoltados com alguma situação, até pelos escritos que foram achados, os cartazes. Eles estão se sentindo acuados, os que estão presos, e pedem aos irmãos de fora para demonstrar essa indignação deles. Porque eles querem regalias lá dentro”, disse o delegado. Ele acrescentou ainda que um grupo, ainda não confirmado se foi o mesmo do ataque desta quinta-feira, teria tentado um ataque na mesma base na madrugada do domingo (03), num momento em que não havia oficiais na base.

Doze ataques
Os ataques em Mossoró elevam para 12 o número de tentativas criminosas em todo o Estado em apenas cinco dias após uma ordem da facção, emitida no sábado (2). Foi justamente nesse dia que aconteceu o primeiro ataque: um incêndio a um ônibus no bairro Nordeste, na zona Norte da capital. Um dia depois, foi registrado ainda uma tentativa a um outro ônibus, em Remogoleiro, em São Gonçalo do Amarante. Na última quarta-feira (6), um novo ataque: desta vez a um veículo no terminal do Parque dos Coqueiros. As chamas foram controladas pelo motorista do ônibus.

Ainda nesta quinta-feira (07), foram registrados ataques em carros da Prefeitura de Umarizal,  também no Oeste potiguar. Quatro veículos, entre eles uma retroescavadeira e uma caminhão caçamba, tiveram pequenas avarias. Um Fiat Siena ficou totalmente destruído e um carro usado pelo Conselho Tutelar teve parte da carroceria queimada. Havia apenas um vigia no local e teria sido ele quem apagou as chamas e evitou que o fogo se alastrasse.

De acordo com o comandante do Pelotão da Polícia Militar em Umarizal, o suboficial Azevedo, quem ateou fogo deixou também um bilhete. O policial disse que o bilhete seria de membros de uma facção criminosa, mas não informou o teor da mensagem, atendendo à orientação da Secretaria de Segurança Pública do RN.

Sesed investiga
Após os ataques ao Corpo de Bombeiros, em Mossoró, a Secretaria do Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed) informou, através de nota, que o Gabinete de Gestão Integrada com representantes das forças de segurança, inteligência, e da Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejuc) analisa cada ato de vandalismo praticado por criminosos nos últimos dias e avalia se eles têm relação com facções.

Na nota, a Sesed faz uma ressalva: “somente após a conclusão das investigações será possível a confirmação ou não. É importante ressaltar que quatro suspeitos de atearam fogo em veículos oficias do Corpo de Bombeiros Militar na cidade de Mossoró foram detidos e se encontraram em depoimento na Polícia Civil.” Na semana passada, a Polícia Militar de Minas Gerais, que já contabiliza 60 ataques em 29 cidades, levantou a possibilidade de os ataques do estado mineiro terem relação com ações ordenadas por facções criminosas, a partir do RN e de São Paulo, e que não seriam especificamente direcionados a Minas.

Os ataques
Ações criminosas ordenadas por facções no RN - junho/ 2018

02/06
1º Ônibus incendiado no bairro Nordeste, zona Norte de Natal; 
2º Tentativa de ataque ao posto avançado dos Bombeiros em Mossoró;
3º morte do policial, segundo lideranças da facção

03/06
4º Tentativa de incêndio a um ônibus em Regomoleiro, São Gonçalo do Amarante: população conseguiu conter fogo no local;

04/06
5º Ônibus escolar de Umarizal
(Disparos contra viatura da Companhia Independente de Proteção Ambiental, no Belo Horizonte, em Mossoró. Não há confirmação de que o ato tenha sido ordenado por facção criminosa)

05/06
6º Veículos do lixo na região das Malvinas
7º Veículos na Presidente Dutra/Alto do São Manoel

06/06
8º Tentativa de incêndio a viaturas do Delegacia de Polícia Rodoviária  Estadual, em Pau dos Ferros. 
9º Tentativa de incêndio a viatura da Polícia Civil de Pau dos Ferros;
10º Ônibus incendiado no terminal do Parque dos Coqueiros, zona Norte de Natal

07/06 
11º Atentado ao posto dos bombeiros em Mossoró: duas viaturas queimadas;
12º Ataque contra Base Integrada Cidadã, em Mossoró 
13º Ataque contra dois dois carros da prefeitura de Umarizal

Fonte: Tribuna do Norte
Leia Mais ››

TRF5 derruba liminar que suspende tabela de preços de frete no RN

Resultado de imagem para TRF5 derruba liminar que suspende tabela de preços de frete no RN

O vice-presidente do Tribunal Regional Federal da 5 ª Região (TRF5), desembargador Cid Marconi Gurgel de Souza, decidiu hoje (8) derrubar a liminar que suspendeu os novos valores mínimos para o frete o rodoviário no país. Na decisão, o desembargador argumentou que é prudente à ordem pública e à ordem administrativa assegurar as bases do acordo entre o governo e os caminhoneiros.

“Toda a sociedade brasileira tem sido testemunha do processo de negociação em que se envolveu o Poder Executivo desde o início da greve dos caminhoneiros. Pode-se dizer que as liminares proferidas num momento em que as partes ainda buscam um consenso pode interferir neste processo e, pior, inviabilizá-lo, sobretudo se de fato se concretizar o efeito multiplicador referido na inicial”, argumentou Gurgel de Souza.

O desembargador disse ainda que é dever do Poder Executivo buscar a solução de consenso que melhor atenda a todas as partes envolvidas.

Fonte: Agência Brasil
Leia Mais ››

WhatsApp agora avisa se seu amigo copiou mensagem; entenda

WhatsApp Beta para Android começa a mostrar quando mensagem foi encaminhada (Foto: Paulo Alves/TechTudo)

O WhatsApp Beta para Android traz uma nova função que avisa quando uma mensagem foi encaminhada de outra conversa. A partir da versão 2.18.179, o aplicativo passa a mostrar o rótulo “Encaminhado” acima da mensagem, indicando se o conteúdo é de autoria do contato ou não.

Apenas usuários da versão de testes do WhatsApp para Android podem ver a nova indicação, independentemente de quem enviou. Em testes conduzidos pelo TechTudo, o balão é exibido em textos, imagens e vídeos encaminhados de outras pessoas usando Android ou iPhone (iOS). O aviso não aparece quando o conteúdo foi criado pelo próprio usuário.

O site WABetaInfo, especializado em vazamentos de funções do WhatsApp, menciona que o aviso de mensagem encaminhada é válido apenas para mensagens novas. No entanto, o TechTudo conseguiu reproduzir o recurso também ao encaminhar conversas antigas. Em qualquer cenário, porém, o aplicativo não informa o nome do autor da mensagem original. Da mesma forma, ele não fica sabendo se as informações foram repassadas a terceiros.

O mensageiro corre atrás do Telegram, que oferece funcionalidade parecida há mais tempo. Além de informar quando uma mensagem é fruto de encaminhamento, o mensageiro rival do WhatsApp mostra quem criou o conteúdo e permite abrir uma conversa com o autor com um toque.

WhatsApp não informa autor da mensagem encaminhada, como ocorre no Telegram (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Fonte: G1
Leia Mais ››

Masturbação acabou casamento de rival de estreia do Brasil na Copa


Um dos nomes mais experientes da seleção da Suíça, adversária de estreia do Brasil na Copa do Mundo-2018, Blerim Dzemaili tem um bom motivo para não gostar daqueles programas de televisão que mostram a vida das esposas de jogadores de futebol e de outras celebridades.

Foi graças a uma declaração dada em um reality show desses, exibido na TV italiana, que o casamento do meia de 32 anos com a modelo albanesa Erjona Sulejmani chegou ao fim.

Em novembro do ano passado, a então esposa de Dzemaili participou do programa “Le Capitane”, exibido pela Spike TV, e afirmou: “Sexo antes das partidas? Os jogadores de futebol não gostam muito. Eles preferem ‘fazer sozinhos’”.

A declaração sobre masturbação incomodou o jogador, que na época defendia o Montréal Impact e hoje joga pelo Bologna.

A advogada do meia enviou ao jornal “Corriere Della Sera” um comunicado informando que seu cliente havia decidido iniciar a “separação judicial” de sua esposa após uma “crise prolongada”. Na nota, o estafe jurídico de Dzemaili também afirma que Erjona estava proibida de usar o sobrenome do marido.

Em meio ao seu polêmico fim de casamento, a modelo respondeu que estava escrevendo livro no qual contaria os detalhes de como é o relacionamento amoroso e sexual com um jogador de futebol.

Erjona Sulejmani ficou famosa durante a Eurocopa-2016, quando passou a ser tratada por diferentes veículos como a “esposa mais bonita de um jogador” da competição. A modelo ficou casada durante dois anos e tem um filho do meio-campista.

Dzemaili é o terceiro jogador mais velho dos 23 convocados pela Suíça para o Mundial. O camisa 15 defende a seleção desde maio de 2006 e vai disputar a principal competição do planeta pela terceira vez na carreira –também esteve em campo em 2006 e 2014.

O meia, que também já defendeu Napoli, Galatasaray, Torino, Bolton e Parma, entre outros, tem sido titular da equipe dirigida Vladimir Petkovic nos amistosos preparatórios para a Rússia-2018.

Brasil e Suíça se enfrentam no próximo dia 17 (domingo), em Rostov, pela primeira rodada da Copa. Sérvia e Costa Rica são as outras seleções do Grupo E.

Fonte: Uol
Leia Mais ››

Celso de Mello libera ação de Gleisi Hoffmann para julgamento no STF; presidente nacional do PT é acusada de receber 1 milhão de reais em propinas da Petrobras

Foto: (Edilson Rodrigues/Agência Senado)

O ministro Celso de Mello liberou para julgamento pela Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) uma ação penal contra a presidente nacional do PT, a senadora Gleisi Hoffmann (PR), no âmbito da Operação Lava Jato.

A acusação contra Gleisi no STF tem base nas delações premiadas do ex-diretor de Abastecimento da Petrobras Paulo Roberto Costa e do doleiro Alberto Youssef. Eles revelaram que, em 2010, 1 milhão de reais do esquema de propinas da Petrobras foi destinado à campanha eleitoral da petista ao Senado. O ex-deputado Pedro Corrêa (ex-PP) também corrobora, em delação, com os depoimentos do doleiro e do ex-diretor da Petrobras.

Se for considerada culpada pelos cinco ministros que compõem a Turma (Celso de Mello, o relator Edson Fachin, Ricardo Lewandowski, Gilmar Mendes e Dias Toffoli), Gleisi será a segunda pessoa política condenada na Corte em processos da Lava Jato. O primeiro, no último dia 29, foi o deputado federal Nelson Meurer (PP-PR).

Em manifestação ao Supremo, a procuradora-geral da República, Raquel Dodge, pediu a condenação da senadora e o pagamento de uma multa de 4 milhões de reais para reparação dos danos. A chefe do Ministério Público Federal (MPF) sustenta que a suposta propina “deturpou” a eleição disputada pela petista.

“Além do enriquecimento pessoal, os crimes de corrupção visaram ao enriquecimento ilícito para finalidade eleitoral (motivo), deturpando o sistema representativo e desequilibrando (consequências) a indispensável lisura, paridade e isonomia das concorrentes forças políticas no processo eleitoral do regime democrático. Basta se ver que o valor de RS 1.000.000,00 corresponde a quase 50% do montante de receitas declaradas de Gustavo Fruet, candidato ao Senado no Paraná em 2010. Assim, o desequilíbrio que o valor causou às eleições é concreto”, anota.

Roteiro da propina

No final de outubro, VEJA revelou com exclusividade um vídeo produzido pela Polícia Federal em que, acompanhado por um investigador, o advogado Antônio Carlos Pieruccini percorreu as ruas de Curitiba para mostrar como fez chegar a Gleisi quatro pacotes de dinheiro derivados do esquema de subornos montado na Petrobras. No vídeo, o advogado, que era contratado por Alberto Youssef para entregar propina e fez delação premiada, vai com o agente aos locais onde fez as entregas, cada uma de 250.000 reais. Ele conta detalhes sobre o que conversava quando contava o dinheiro da senadora.

O advogado da senadora, Rodrigo Mudrovitsch, diz que o delator mentiu com o único propósito de obter imunidade penal e que confia na absolvição de sua cliente.

Fonte: Veja
Leia Mais ››

[FOTOS e VÍDEO] Carro colide de frente com caminhão e deixa um morto e um ferido na BR-101, em Neópolis


Um grave acidente foi registrado na BR-101, em Neópolis, na madrugada de hoje. Um veículo i30 bateu de frente com um caminhão. Com a colisão o motorista do carro, identificado como Ricardo Cortez, de 34 anos, morreu e o passageiro do caminhão foi socorrido em estado grave.


Pelas primeiras informações colhidas pela Polícia Rodoviária Federal, por volta das 3h, o i30 trafegava no sentido Natal-Parnamirim, quando perdeu o controle do carro, subiu o canteiro central e atingiu de frente com o caminhão que vinha no sentido oposto. Com a violência do impacto, os dois veículos foram jogados para a marginal oposta.

O condutor do i30, que estava só, morreu na hora. O passageiro do caminhão ficou gravemente ferido e foi socorrido para o Hospital Walfredo Gurgel. Testemunhas relataram terem visto garrafas de bebidas no local, mas a PRF informou que isso ainda será investigado.




Fonte: BG
Leia Mais ››

Meliantes conseguem atear fogo em veículos da Prefeitura de Umarizal RN


Em meio a uma onda de ataques de facções criminosas a carros oficiais ou de propriedade dos Estados, iniciada no Estado de Minas Gerais, e que tem se alastrado por outros Estados da Federação, como o Rio Grande do Norte, bandidos conseguem atear fogo em veículos  da Prefeitura Municipal na cidade de Umarizal-RN.

O fato ocorreu na madrugada do dia 07/06, por volta das 2h00min, no pátio da Prefeitura, e teve como saldo negativo a perda total de um veículo tipo Siena, bem como vários danos à outros veículos que se encontravam próximos, uma retroescavadeira, um caminhão caçamba e um veículo utilizado pelo conselho Tutelar. No momento da ação criminosa havia apenas um vigia no local, tendo este conseguido controlar as chamas para que não causasse maiores danos.

O comandante do Pelotão da Polícia Militar de Umarizal, o Subtenente Azevedo, informou que no local do ocorrido foi encontrado um bilhete deixado por membros de uma facção criminosa, seu conteúdo não pôde ser divulgado.

Em menos de quatro dias, esse é o segundo ataque à veículos da Prefeitura de Umarizal, na última segunda feira, meliantes atearam fogo em um Ônibus Escolar. Em ambos os ataques ninguém ficou ferido.

A Polícia Civil investiga ambos os casos para chegar aos possíveis autores dos atentados.




Fonte: Umarizal News
Leia Mais ››

MPCE e polícia prendem três vereadores e um servidor da Câmara em operação que investiga fraudes em Capistrano

Resultado de imagem para Ministério Público do Ceará

O Ministério Público do Ceará, com apoio da Polícia Civil, cumpre seis mandados de prisão e 12 de busca e apreensão durante uma operação nesta sexta-feira (8) que investiga fraudes em benefícios envolvendo vereadores e servidores da Câmara Municipal de Capistrano, interior do Ceará.

Foram presos um servidor da Câmara de Vereadores, uma funcionária da União dos Vereadores do Ceará (UVC) e três vereadores. Um quarto parlamentar informou que irá se apresentar à polícia.

Os mandados de prisão foram expedidos pelo juiz titular da Comarca de Capistrano.

Investigações
Segundo o MPCE, a investigação identificou fraudes de vereadores e servidores da Câmara Municipal, com documentos falsificados. Os investigados recebiam diárias ilegais por viagens que, de acordo com os as investigações do órgão, nunca ocorreram.

Os mandados de busca e apreensão são cumpridos por policiais e promotores do Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (GAECO) nas residências dos investigados e na Câmara Municipal de Capistrano.

De acordo com o MPCE, os investigados podem responder pelos crimes de peculato, falsidade ideológica e documental.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Carro-forte capota e deixa quatro feridos em Patos, na Paraíba


Quatro pessoas ficaram feridas em um acidente envolvendo um carro-forte na BR-230, nas imediações da entrada de Patos, no Sertão do Estado.
A Polícia Rodoviária Federal informou que o veículo estava trafegando em direção a cidade, mas precisou fazer uma manobra para desviar de outro carro que vinha no sentido contrário. Para evitar a colisão, o motorista acabou perdendo o controle, saiu da pista e acabou capotando o carro.
O condutor do outro veículo fugiu do local. Os quatro feridos foram socorridos em estado regular para unidades hospitalares de Patos. Por causa do acidente, o trânsito precisou ser controlado por agentes da PRF.

Fonte: Robinson Pires
Leia Mais ››

Apodi=Crime de homicídio é registrado durante a madrugada.


Por volta das 03:00 da madrugada deste Sábado, dia 09/06, a Central de Operações da Policia Militar (COPOM), recebeu a informação de um crime de homicídio ocorrido as margens da BR-405, no perímetro urbano da cidade.

De imediato imediato uma viatura da Rádio Patrulha se fez presente no local e constatou a veracidade dos fatos. 

Segundo informações repassadas a policia, a vítima identificada como Israel Jackson Feitosa da Silva, 18 anos, natural de Apodi, trafegava numa motocicleta juntamente com uma mulher, quando foi surpreendido por dois elementos numa motocicleta que se aproximaram e começaram a atirar em sua direção; Israel largou a moto e ainda conseguiu correr por cerca de cinquenta metros, mas caiu sem vida na calçada de um prédio comercial; Os criminosos fugiram com destino ignorado; A mulher que vinha com a vítima nada sofreu.

A policia acredita que esse crime tem relação com a guerra declarada entre facções criminosas que vem afrontando todo o estado. Israel Jackson apesar da pouca idade era bastante conhecido pela policia, com passagens pelo CEDUC quando era menor de idade, o mesmo era réu confesso de três homicídios e três tentativas de homicídios ocorridas na cidade.

A Policia Militar isolou o local de crime até a chegada do ITEP, que após os trabalhos periciais, recolheu o corpo para a sede do órgão em Mossoró. O crime será investigado pela delegacia de policia civil de Apodi que tem a frente o delegado Rafael Câmara.

A policia pede a quem tiver alguma informação que possa ajudar na elucidação desse crime, que denuncie ligando para os telefones, 190 - 8499677-6004 - 33332737. Não precisa se identificar.





Fonte: Sentinelas do Apodi
Leia Mais ››

DAMA DE ESPADAS: Delação aponta 52 desembargadores e políticos envolvidos em fraudes

Dez desembargadores (sendo dois aposentados), quatro ex-governadores, o atual governador, cinco deputados federais, um ex-deputado federal, dois senadores, um ex-senador, deputados estaduais,  oito conselheiros do Tribunal de Contas do Estado (sendo três já aposentados) e outros políticos  são citados nas Colaborações Premiadas da ex-procuradora da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, Rita das Mercês, e cinco familiares.


Resultado de imagem para Delação aponta 52 desembargadores e políticos envolvidos em fraudes
Operação do Ministério Público Dama de Espadas foi deflagrada em agosto de 2015 e recolheu documentos na Assembleia Legislativa

Os agentes políticos e membros do Judiciário são apontados como supostos beneficiados e mandantes do esquema de inclusão de funcionários fantasmas no poder legislativo. As ações criminosas teriam ocorrido durante nove anos, entre 2006 e 2015. 

Firmado em 4 de agosto de 2017 com o Ministério Público Federal (MPF), a delação foi homologado em 4 de outubro do mesmo ano pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Edson Fachin. No Acordo de Colaboração, detalhado ao longo de 19 páginas às quais a TRIBUNA DO NORTE teve acesso com exclusividade, ficou estabelecido que os seis colaboradores (Rita e familiares) não serão presos quando houver um julgamento, entre outras vantagens.

Rita das Mercês terá a substituição de uma possível pena por quatro anos de prestação de serviços comunitários, durante sete horas por semana. Gustavo Villarroel (filho) e Tangriany de Negreiros Reinaldo (nora) também terão que prestar serviços comunitários por dois anos. A Mariana Morgana (neta), Maria Lucien Reinaldo (irmã) e Maria Nilza (tia) foi prometido o perdão judicial. Os colaboradores terão o passaporte devolvido.

Provas
A primeira fase das audiências de instrução das testemunhas de acusação da “Dama de Espadas” começam em 28 de junho. As oitivas deveriam ter iniciado em 30 de maio, mas foram adiadas a pedido da defesa dos envolvidos, alegando que não tiveram acesso aos depoimentos de Rita. Na ocasião, a advogada da procuradora-aposentada da ALRN confirmou à TRIBUNA DO NORTE que Rita e os familiares irão confirmar tudo o que disseram em juízo.


Resultado de imagem para Delação aponta 52 desembargadores e políticos envolvidos em fraudes
Rita das Mercês foi presa e aceitou detalhar esquema à Justiça

Termos
No termo de colaboração, Rita das Mercês se comprometeu a identificar autores, coautores, participantes das diversas organizações criminosas que tenham relação com a “Operação Dama de Espadas”. Ela também se comprometeu a revelar a hierarquia, divisão e tarefas, e recuperar total ou parcialmente o produto de proveito das infrações. Rita prometeu entregar documentos ou qualquer prova material que comprovassem os ilícitos.

No Acordo de Colaboração, Rita firma o compromisso de devolver aos cofres públicos dois apartamentos em Pirangi do Norte, avaliados, juntos, em R$ 660 mil; 50% de um lote e uma casa em Areia, na Paraíba (o lote é avaliado em R$ 70 mil). Mariana Morgana terá que pagar uma multa de R$ 30 mil parcelado em dez vezes. Também será levantado o sequestro de uma casa em Nísia Floresta.

Quem é Rita das Mercês
Rita das Mercês foi presa em agosto de 2015, em decorrência da Operação Dama de Espadas, comandada pelo Ministério Público do Rio Grande do Norte ( MPRN). Ela foi solta três dias depois. Advogada, começou a trabalhar na Assembleia Legislativa em 1981 como consultora jurídica, cargo que seria posteriormente transformado em procurador. No local, exerceu diversas funções de chefia, até ser convidada (em 2003) pelo então presidente da ALRN, Robinson Faria, para exercer o cargo de chefia na Procuradoria-Geral, função que permaneceu até 29 de setembro de 2015, quando foi exonerada. Ela responde o processo em casa, em Natal. 
Aposentada já após a deflagração da Operação, Rita das Mercês recebeu da ALRN, R$ 30.471,11 brutos em maio deste ano, de acordo com dados do Portal da Transparência do órgão.

Fonte: Tribuna do Norte
Leia Mais ››

Homem é executado e idosa de 66 anos baleada na Zona Norte de Natal

Resultado de imagem para disparo de arma de fogo

Criminosos executaram um jovem de 22 anos no loteamento José Sarney, na Zona Norte de Natal, e feriram uma idosa de 66 anos que estava próxima ao local do crime. A ocorrência foi registrada por volta das 20h desta sexta-feira (8).

De acordo com a polícia, Luisiano da Rocha Sales estava na frente de casa, quando foi assassinado. Os criminosos, que chegaram em uma moto, acertaram seis disparos nele. Uma senhora que estava perto dali, na mesma rua, foi atingida por uma bala perdida, na perna, e socorrida ao hospital.

Homem morto no Boa Esperança
Um caso semelhante aconteceu no loteamento Boa Esperança, também na Zona Norte da capital. Um homem foi morto na frente da casa onde morava. De acordo com a polícia, ele brincava com os filhos minutos antes de ser executado, também na noite desta sexta-feira (8).

Cristiano da Silva Mariano, de 31 anos, morreu no local. Ele estava dentro da residência com os filhos, e foi chamado para o lado de fora, por amigos. Minutos depois, enquanto conversava na frente do imóvel, Cristiano foi assassinado.

Dois homens se aproximaram em uma motocicleta e atiraram contra o grupo. Cristiano foi atingido por vários disparos. Um amigo dele também foi baleado e socorrido ao hospital. Os criminosos fugiram e não foram mais vistos.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Suspeito por morte de cabo morre em confronto com a Polícia


Um suspeito de ter participado da morte do cabo Melqui Djalcy Rodrigues foi morto em confronto com a Polícia Militar. A ação aconteceu na noite dessa sexta-feira (8), poucas horas depois do crime contra o policial.

De acordo com a PM, policiais militares da Rocam estavam em diligências quando Juscelino Freitas Adriano, 23 anos, atirou contra a equipe.

Na troca de tiros, o suspeito – que usava tornozeleira eletrônica – foi alvejado. Ele ainda foi socorrido ao Hospital Santa Catarina, mas não resistiu aos ferimentos e morreu.

Mulher detida

Uma mulher foi conduzida à delegacia ainda na noite dessa sexta. Ela também usava tornozeleira e é suspeita de apoiar Juscelino no crime contra o PM.

Fonte: Portal no Ar
Leia Mais ››

Coronel Acioli é o novo Comandante Geral do Corpo de Bombeiros RN


Foi publicado neste sábado (09), no Diário Oficial do Estado, o nome do novo Comandante Geral do Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Norte (CBMRN), Coronel BM Josenildo Acioli Bento, 47 anos. Ele tem 24 anos de serviço.

O novo Comandante Geral do Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Norte – CBMRN –, já assumiu as funções de Sub Comandante Geral do Corpo de Bombeiros Militar; Gerente do Escritório Setorial de Projetos da Secretaria da Segurança Pública e da Defesa Social (SESED), Coordenador Estadual de Proteção e Defesa Civil; Diretor de Administração Geral do CBMRN, Comandante do 2º SGB/2ºGB (Mossoró); Chefe do Serviço Técnico de Engenharia (SERTEN), atual Serviços de Atividades Técnicas (SAT), Chefe do Centro de Administração Orçamentária e Financeira; Chefe do Centro Superior de Formação e Aperfeiçoamento; Comandante do Salvamento Marítimo e Comandante do Grupamento de Busca e Salvamento (GBS).

Fonte: Portal no Ar
Leia Mais ››

Bolsonaro reclama após perder seguidores no Youtube


O pré-candidato do PSL à Presidência, o deputado federal Jair Bolsonaro, reclamou nesta sexta-feira, 8, com o YouTube que seu canal perdeu a maioria de seus 537 mil inscritos.
“Atenção @YouTubeBrasil perdemos nossa conta por algum motivo e foi reativada mas sem os mais de 537.000 inscritos aparecendo agora somente com 532”, escreveu o pré-candidato em sua conta no Twitter. “Muitos alegam não conseguir se inscrever bem como nosso alcance está brutalmente reduzido. Tentamos solução há dias sem sucesso!”

Até a tarde desta sexta, o YouTube não tinha respondido à mensagem em seu canal oficial.

Numa outra postagem, Bolsonaro voltou a reclamar da perda de assinantes e pediu para que seus partidários voltem a assinar o canal.

Bolsonaro é bastante ativo nas redes sociais e recorre a seus canais oficiais para divulgar material de campanha.

Fonte: Estadão
Leia Mais ››

Procon notifica postos de combustíveis que não mostraram redução no preço do diesel em Natal


O Instituto Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor de Natal (Procon Natal) realizou na manhã desta sexta-feira (08) uma fiscalização nos postos de combustíveis da capital, seguindo o que determina a Portaria Nº 760 do Ministério da Justiça, e notificou sete locais por não afixarem os preços do óleo diesel de acordo com a determinação.

De acordo com o Art.10 da Portaria 760 de 05 de junho último, os Procons deverão exigir que os postos revendedores de combustíveis informem, de forma clara e ostensiva, “por meio de cartaz, placa, faixa ou similar, o valor da redução do preço do litro do diesel para os consumidores finais”, demonstrando assim, o valor de revenda para o consumidor final no dia 21 de maio de 2018 e o valor do óleo diesel a partir do dia 1º de junho de 2018. No caso de descumprimento, cabe pena de multa administrativa.

A equipe de fiscalização do Procon Natal percorreu na manhã desta sexta-feira 30 postos de combustíveis em Natal, e sete deles foram notificados e dado 24h para que se adéquem às novas normas, de forma que o consumidor final tenha conhecimento sobre a redução dos valores sobre o óleo diesel.

Durante este fim de semana a fiscalização continuará nas quatro zonas administrativas da cidade e na próxima semana deverá ser intensificada. O Procon Natal pede ao consumidor que, caso de constatem qualquer irregularidade, entre em contato com o órgão fiscalizador através dos seguintes canais: Whatsapp – (84) 9 8870-3865 (denúncias), E-mail: procon.natal@natal.rn.gov.br, Telefones: (84) 3232-9050 / (84) 3232-9051 / 0800 281 1000. Podendo ainda deslocar-se ao Procon Natal, à rua Ulisses Caldas, 181, Cidade Alta, Natal – RN CEP. 59025-090.

Fonte: Portal no Ar
Leia Mais ››

'Bombeiros chegaram muito rápido', diz cantor Xand sobre desabamento de camarote em Mossoró

O cantor Xand Avião postou um vídeo em uma rede social nesta sexta-feira (8), em que contou aos fãs sobre o desabamento de parte de um camarote durante um show que realizava em Mossoró, no Oeste potiguar. O músico elogiou o trabalho dos bombeiros e disse que parou a apresentação para que as vítimas fossem socorridas.

Xand Avião em apresentação no Fest Verão Paraíba 2018. (Foto: Dani Fechine/G1)
Xand Avião em apresentação no Fest Verão Paraíba 2018. (Foto: Dani Fechine/G1)

Aconteceu por volta da meia-noite desta sexta (8), durante o Mossoró Cidade Junina, na Estação das Artes. Cerca de 30 pessoas ficaram feridas sem gravidade, segundo o Corpo de Bombeiros. De acordo com a Polícia Militar, com o desabamento da estrutura, várias pessoas ficaram presas nas grades e foram socorridas com ferimentos leves pelo Corpo de Bombeiros e pela própria PM.

Para ajudar no resgate, foram retiradas as grades laterais do camarote para facilitar a saída de quem estava dentro. Algumas pessoas foram encaminhadas imobilizadas para hospitais da cidade.

Parte de camarote do Mossoró Cidade Junina desaba na primeira noite de festa  (Foto: Redes sociais )
Parte de camarote do Mossoró Cidade Junina desaba na primeira noite de festa (Foto: Redes sociais )

Fonte: G1
Leia Mais ››

Vereadora que apresentou atestado e viajou para o Rock in Rio é denunciada pelo MP

Nanci Andreola postou fotos nas redes sociais do dia em que esteve no Rock in Rio (Foto: Reprodução/Facebook)
Nanci Andreola postou fotos nas redes sociais do dia em que esteve no Rock in Rio (Foto: Reprodução/Facebook)

O Ministério Público Estadual (MP-PR) denunciou criminalmente a vereadora Nanci Rafain Andreola (PDT), de Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná, por peculato, falsificação de documento particular e uso de documento falso.

Segundo o MP, Nanci apresentou atestado médico para não comparecer à sessão na Câmara no dia 21 de setembro de 2017, “supostamente por apresentar uma contusão no joelho”. No dia seguinte, ela publicou fotos no Rock in Rio, festival de música realizado no Rio de Janeiro.

Em outra ação, a parlamentar deve responder por ato de improbidade administrativa. As duas ações – criminal e civil pública - foram apresentadas nesta sexta-feira (8).

O caso também é apurado pela Comissão de Ética da Câmara Municipal, que decidiu pela suspensão de Nanci por 30 dias, por quebra de decoro parlamentar.

O advogado Gustavo Guedes afirmou que a vereadora não praticou qualquer ilícito e classificou a denúncia como indevida. Segundo ele, a denúncia é "uma tentativa de influenciar e intimidar os vereadores".

O atestado médico é do dia 21 de setembro de 2017, um dia antes do festival de música no Rio de Janeiro (Foto: Reprodução/RPC)
O atestado médico é do dia 21 de setembro de 2017, um dia antes do festival de música no Rio de Janeiro (Foto: Reprodução/RPC)

"A covardia é ainda maior porque Nanci não foi ouvida. O médico não foi ouvido. A servidora que afirmou ter buscado o atestado das mãos do médico também não. Sequer se periciou o documento. Como propor uma ação sem base técnica nenhuma? É ir contra qualquer ensinamento básico do Direito", afirmou o advogado.


A ação por improbidade pode levar a sanções como perda da função pública, suspensão dos direitos políticos e multa. E, caso os crimes sejam comprovados, a pena pode ser de reclusão e pagamento de multa.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Ministro do STF aplica multas de meio bilhão de reais a 46 empresas

O ministro do STF, Alexandre de Moraes, já aplicou, em três decisões, multas que somam R$ 715,4 milhões a 151 empresas. (Foto: Carlos Moura/SCO/STF)
O ministro do STF, Alexandre de Moraes, já aplicou, em três decisões, multas que somam R$ 715,4 milhões a 151 empresas. (Foto: Carlos Moura/SCO/STF)

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou nesta sexta-feira (8) que mais 46 empresas paguem em até 15 dias o montante de R$ 506,5 milhões em multas por bloqueio de rodovias em razão da greve dos caminhoneiros.

As multas variam em torno de R$ 11 milhões para cada empresa. A greve dos caminhoneiros, que terminou no fim de maio, durou 11 dias e gerou crise de desabastecimento em todos país.

No mês passado, quando a greve dos caminhoneiros completou cinco dias, Moraes, atendendo pedido da AGU, autorizou o uso das forças de segurança pública para o desbloqueio de rodovias ocupadas por grevistas e impôs multa de R$ 100 mil por hora às entidades que atuassem nas interdições de vias, além de multa de R$ 10 mil por dia para motorista que obstruísse a pista.

Depois disso, o ministro deu três decisões aplicando multas por descumprimento à ordem dele. As multas já aplicadas até agora somam R$ 715,4 milhões a 151 empresas.

O ministro considerou que houve "abuso no exercício dos direitos de reunião e greve" por conta "da obstrução do tráfego em rodovias e vias públicas", impedindo o abastecimento de combustíveis e outros insumos.

"O quadro fático revela com nitidez um cenário em que o abuso no exercício dos direitos constitucionais de reunião e greve acarretou um efeito desproporcional e intolerável sobre todo o restante da sociedade", destacou na ocasião.

Assim como nas decisões anteriores, Alexandre de Moraes estabeleceu que, caso não haja pagamento voluntário, as empresas poderão ter penhora de bens. Moraes repetiu argumentação da decisão anterior, quando apontou um quadro de desrespeito ao STF, o que justificou, na análise dele, imposição de multas.

Segundo o ministro, o governo pediu aumento de multas a empresas atingidas em decisões anteriores por reiteração no descumprimento de ordem judicial. Em relação a esse pedido, o ministro considerou adequado aguardar as empresas se manifestarem sobre a questão.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Cabral admite ter movimentado R$ 500 milhões de doações eleitorais, R$ 20 milhões para uso pessoal

Resultado de imagem para Cabral admite ter movimentado R$ 500 milhões de doações eleitorais, R$ 20 milhões para uso pessoal

O ex-governador do Rio Sérgio Cabral (MDB) é interrogado nesta sexta-feira (8) em processo que apura ocultação e lavagem de dinheiro na Lava Jato. O interrogatório é conduzido pelo juiz Marcelo Bretas. Na audiência, Cabral admitiu ter movimentado R$ 500 milhões em doações eleitorais, sendo R$ 20 milhões do total para uso pessoal.

No depoimento, Cabral disse que "se perdeu" na promiscuidade de doações. "A promiscuidade (de doações) foi muito grande e foi nessa promiscuidade que me perdi. Usei dinheiro de campanha para fins pessoais. Eu nunca pedi a um empresário que incluisse um percentual qualquer em nenhuma obra ou serviço do meu governo. Garanto isso ao senhor, falo em nome dos meus filhos e do neto que conheci essa semana", afirmou.

"Eu pedia dinheiro e campanha sim e era muito dinheiro sim. Em vez de ficar concentrado no meu governo, nas minhas realizações... o poder é algo tão perigoso".

"Eu não soube me conter diante de tanto poder e de tanta força política. E, de maneira vaidosa, quis fazer (eleger) prefeitos, vereadores, usar recursos", acrescentou.

Movimentação de meio bilhão de reais
Em relação às delações premiadas de doleiros e de seu ex-assessor Carlos Miranda, Sérgio Cabral admitiu ter movimentado cerca de R$ 500 milhões, conforme eles disseram. "Desse valor devo ter utilizado para uso pessoal em torno de R$ 20 milhões".

Questionado pelo juiz Marcelo Bretas se Cabral tem interesse em ressarcir os cofres públicos, respondeu; "Tenho sim".

No processo, ele é acusado junto aos doleiros Renato e Marcelo Chebar, além de seu ex-secretário Wilson Carlos e de seus assessores Carlos Miranda e Sérgio de Castro Oliveira, o Serjão.

Questionado pelo juiz Marcelo Bretas se Cabral tem interesse em ressarcir os cofres públicos, respondeu; "Tenho sim".

"Qual a importância de patrimônio estando longe dos filhos? Nada é mais importante", observou o juiz. "Então ofereça à Justiça, ao Ministério Público..."

"Vou oferecer", respondeu Cabral.

Somente nesta denúncia, o grupo é acusado de ocultar e lavar cerca de R$ 40 milhões, guardados no Brasil; US$ 100 milhões depositados no exterior; e mais quase R$ 10 milhões ocultados em joias, segundo o MPF.

O depoimento deveria ter ocorrido em fevereiro, quando Cabral estava preso em Curitiba. A defesa, no entanto, alegou cerceamento por conta da distância e ele ficou em silêncio.

O ex-governador foi transferido de volta para o Rio após decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), assinada por Gilmar Mendes.

Um dia antes da audiência, na quinta, Cabral foi denunciado em outro processo da Lava Jato - a Operação Câmbio Desligo. Ele já é réu em mais de 20 processos e foi condenado em cinco, totalizando mais de 100 anos de prisão.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Governo dos EUA acompanhou relação entre militares e a Igreja durante a ditadura no Brasil

Resultado de imagem para Governo dos EUA acompanhou relação entre militares e a Igreja durante a ditadura no Brasil


Telegramas do Departamento de Estado Americano e relatórios da CIA (Agência de Inteligência dos EUA) revelam que o governo dos Estados Unidos acompanhou durante quase duas décadas a tensa relação entre a ditadura militar brasileira e a cúpula da Igreja Católica no país.

Os documentos a que GloboNews teve acesso, classificados como confidencial ou secretos, foram liberados nos últimos anos.

Em vários desses textos, a Igreja Católica é apontada como a mais influente organização não-governamental do Brasil e como a principal adversária do regime militar. Segundo um desses relatos de 1981, o governo estava apreensivo sobre o potencial para influenciar a política eleitoral e radicalizar os pobres.

Telegramas do início dos anos 70 já alertavam para o confronto entre as duas instituições e ressaltavam a deterioração das relações.

Os relatórios também destacam a atuação especial de alguns influentes prelados como o arcebispo Dom Helder Câmara e os cardeais Dom Paulo Evaristo Arns e Dom Aloisio Lorscheider, que denunciavam torturas e violações aos direitos humanos do regime militar.

Num relatório secreto de 1971, se destacava a preocupação com as denúncias feitas por Dom Helder ao governo brasileiro em viagem pela Europa e ressaltava que sua indicação ao prêmio Nobel da Paz foi um golpe para o governo Médici.

Essa informação é confirmada num relatório secreto do Itamaraty, do início dos anos 70, e que foi revelado pela Comissão Nacional da Verdade. O governo militar agiu por diversos anos para impedir que Dom Helder ganhasse o Prêmio Nobel.

Com a eleição do presidente Jimmy Carter, nos Estados Unidos, em 1977, a Igreja no Brasil passa a ganhar nova força no enfrentamento ao regime durante o governo Geisel.

Relatórios citam inclusive uma troca de correspondência entre o então arcebispo de São Paulo, cardeal Dom Paulo Evaristo Arns e o presidente Carter.

Um outro memorando do departamento de estado mostra a carta do cardeal enviada ao presidente Carter que fazia um alerta sobre a repressão com uma lista de nomes de pessoas que haviam desaparecido.

Para o professor de relações institucionais da Fundação Getúlio Vargas, Matias Spektor, esses documentos evidenciam justamente a preocupação do regime militar com as repercussões internacionais das denúncias da Igreja.

“Aquilo que a Igreja faz tem nessa nova documentação muita evidência de como a política externa do regime militar inclui o acompanhamento do que esses padres, esses bispos estão fazendo quando saem do país, quando estão viajando. o medo é que as críticas feitas pela igreja comecem a machucar a imagem internacional do regime, que efetivamente acontece”, disse o professor Matias Spektor.

Igreja como inimiga
O que esses documentos mostram de mais surpreendente é que a tensão entre a ditadura militar e a Igreja não ficou restrita aos anos 70. Já na fase final do regime, no governo Figueiredo, com o processo de abertura já em andamento, segundo um relatório, a relação piora e chega ao seu ponto mais baixo desde os anos setenta.

Esse informe diz que essas relações começaram a se deteriorar, entre outros motivos, pelo envolvimento da Arquidiocese de São Paulo – a mais progressista do Brasil – em uma greve de seis semanas pelo maior sindicato de metalúrgicos.

Outro relato tem a avaliação de que a liderança do regime militar passa a tratar a Igreja como inimiga e que o governo brasileiro de então estava assustado com o comportamento dos bispos e cardeais.

"Brasília está particularmente preocupada com o envolvimento da Igreja na política partidária e se ressente de sou seu suposto papel de "árbitro moral", diz o documento.

Até mesmo a ala considerada mais moderada da Igreja, passa a reagir. Um outro memorando diz que apesar da divisão dentro da Igreja, houve unidade do episcopado no enfrentamento ao regime quando o governo militar passou a ameaçar a Igreja e cita um episódio envolvendo o então o arcebispo do Rio de Janeiro, cardeal dom Eugênio Sales.

Um líder moderado que comanda a arquidiocese do Rio de Janeiro. O cardeal, que no passado se orgulhava de suas boas relações com os militares, não só cancelou o recebimento de uma medalha das forças armadas, como fez questão de acompanhar o padre no aeroporto.

Outro momento de destaque registrado nos relatórios é com a visita do papa João Paulo II ao Brasil, em 1980. A passagem dele ao Brasil foi interpretada como um reforço na luta pelos direitos humanos.

"Suas declarações públicas foram interpretadas como apoio e incentivo a pressionar o governo em questões como a reforma agrária, a redistribuição de renda e os direitos dos trabalhadores", diz o documento.

Um gesto simbólico do papa, – um abraço em Dom Helder ao desembarcar no Recife – foi destacado até com foto no documento da CIA, que viu no gesto uma forma de avalizar ações do arcebispo que fazia a denúncia mais contundente às violações dos direitos humanos na ditadura.

“A efusiva saudação de João Paulo II ao arcebispo Helder Camara de Recife e Olinda – o mais bem conhecido progressista do Brasil – e a calorosa recepção do cardeal Arns foram notados pelo clero mais conservador”, diz o documento.

Um memorando que relata a conversa do então presidente João Batista Figueiredo com Henry Kissinger, já na condição de ex-secretário de estado dos Estados Unidos, destaca que o presidente fez uma referência especial à Igreja Católica, que em sua opinião, “é muito forte e tem muita influência porque os padres têm contato direto e próximo com pessoas de baixo nível de escolaridade, particularmente no interior do país”.

Para o secretário geral da CNBB, Dom Leonardo Steiner, esses documentos servem como reflexão para que essa história não se repita.

“O que nós conseguimos com a Constituição de 1988. Isso para o futuro é vital. As novas gerações não conhecem a história. Hoje se fala inclusive na volta dos militares. Não é o que os militares estão querendo. Os militares têm se manifestado de maneira muito digna, muito precisa em relação à Constituição. Mas esse desejo de achar que é uma força que pode reconquistar a tranquilidade de um país. Só a democracia pode”, afirma Dom Leonardo Steiner.

Fonte: G1
Leia Mais ››