sexta-feira, janeiro 19, 2024

Homem é executado com vários tiros na entrada da cidade de Upanema/RN


Na noite desta sexta-feira, 19/01, por volta das 19:35hs, foi registrado um homicídio na BR-110 em Upanema/RN.


De acordo com as informações, elementos armados em um veículo chegaram na Avenida 16 de Setembro, no centro da cidade e executaram um jovem identificado apenas por Leonardo com vários tiros.


A vítima já caiu sem vida. Os elementos fugiram com destino ignorado.


A Polícia Militar foi acionada e realizou diligências, porém sem êxito até o momento.


Fonte: CG  na Mídia

Leia Mais ››

Dupla armada assalta estabelecimento comercial em Pau dos Ferros/RN


Foi registrado na tarde desta sexta-feira (19), um assalto a um estabelecimento comercial na Rua Quintino Bocaiuva, Centro de Pau dos Ferros/RN.


Dois malévolos chegaram em uma moto, entraram no imóvel,  anunciaram o assalto e levaram todo o dinheiro do caixa, após o roubo saíram com destino ignorado. O valor subtraído não foi informado.


Após o ocorrido, a Polícia foi acionada e está realizando diligências na tentativa de capturar os meliantes.


A população pode contribuir com informações que possam identificar os larápios. Disque 190 ou 181.


Fonte: Nosso Paraná RN

Leia Mais ››

Polícia investiga morte de turista que caiu de falésia com quadriciclo em Pipa; veja o que já se sabe o que falta saber sobre o caso

Ana Carla Silva de Oliveira, de 31 anos, morreu após cair de falésia em Pipa — Foto: Reprodução/Redes sociais

A Polícia Civil do Rio Grande do Norte confirmou que abriu uma investigação sobre a morte da turista que morreu após cair com um quadriciclo, na tarde de quarta-feira (17), de cima de uma falésia na praia de Pipa, no município de Tibau do Sul, litoral do Rio Grande do Norte.


Ana Carla Silva de Oliveira, de 31 anos, era servidora da Assembleia Legislativa de Roraima e estava no Rio Grande do Norte a passeio com familiares.


A outra mulher que estava como Ana Carla no quadriciclo é cunhada dela e tem 29 anos. Ela foi socorrida pelo helicóptero da Secretaria de Segurança Pública do Rio Grande do Norte e, na manhã desta sexta-feira (19) estava internada na enfermaria do Hospital Walfredo Gurgel, em Natal. Ela teve fraturas nas pernas.


"O Itep (Instituto Técnico-Científico de Perícia) realizou todas as perícias no local, recolheu todos os elementos que vão fazer parte desse laudo que será gerado em breve. E a delegacia de Tibau do Sul já instaurou inquérito para investigar possíveis responsabilidades, bem como analisar as circunstâncias que envolvem esse caso", afirmou o delegado Roney Nóbrega.


Nesta quinta-feira (18), a prefeitura de Tibau do Sul, município onde fica a praia, lamentou o acidente "que envolveu duas turistas de Roraima" e informou que também vai instaurar um processo administrativo para apurar o acidente.


"A atividade de quadriciclo possui legislação regulamentadora, de acordo com Lei Municipal 727 de 12 de novembro de 2021. Em face ao acidente, a Prefeitura irá instaurar um processo administrativo com vistas a apurar os fatos ocorridos e sendo o caso, apontar a responsabilidade", informou o município.


Falésia onde o acidente aconteceu, em Pipa — Foto: Gustavo Brendo/Inter TV Cabugi


Veja o que já se sabe e o que ainda falta saber sobre o acidente em Pipa


Quando e onde o acidente aconteceu?

Quem são as vítimas?

Como ocorreu o acidente e quem pilotava o quadriciclo?

A quem pertencia o quadriciclo que caiu da falésia?

As vítimas eram acompanhadas por algum guia?

O passeio turístico seguia todas as normas estabelecidas pela lei municipal?

Como será o traslado do corpo da vítima que morreu?

Quando e onde o acidente aconteceu?

O quadriciclo onde estavam duas mulheres caiu de uma falésia entre as praias de Pipa e Simbaúma, em Tibau do Sul, no litoral Sul potiguar, por volta das 16h40 da última quarta-feira (17). A queda foi de aproximadamente 30 metros de altura. Uma das vítimas morreu ainda no local do acidente. A outra foi socorrida e levada pelo helicóptero da Secretaria Estadual de Segurança Pública para o Pronto-Socorro Clóvis Sarinho, em Natal, com fraturas nas pernas.


Quem são as vítimas?


As vítimas são Ana Carla Silva de Oliveira, de 31 anos, que morreu no local do acidente, e uma cunhada dela, de 29 anos, que está internada no Hospital Walfredo Gurgel, em Natal. Ana Carla era servidora no gabinete de um deputado na Assembleia Legislativa de Roraima. O companheiro de Ana Carla, Fábio Lago, e o irmão dela também estavam em Pipa, mas não faziam parte do passeio com quadriciclo. Eles souberam do acidente ao receberem uma ligação da assistente social do hospital. O grupo de turistas tinha passado cinco dias em Pernambuco, passaria cinco dias no Rio Grande do Norte e, encerrariam a viagem na Paraíba.


Como ocorreu o acidente e quem pilotava o quadriciclo?

Até o momento, nem a Polícia Civil, nem a prefeitura do município, que iniciaram apurações sobre o acidente, informaram como a queda aconteceu, ou quem pilotava o veículo. As autoridades potiguares também não informaram se as vítimas possuíam habilitação. A lei municipal que regulamenta o uso de quadriciclos para passeios turísticos na região exige que o condutor tenha carteira de habilitação do tipo B. Segundo o companheiro de Ana Carla, Fábio Lago, as mulheres nunca tinham andado de quadriciclo.


A quem pertencia o quadriciclo que caiu da falésia?

O quadriciclo pertencia a uma empresa de locação de veículos para passeios turísticos em Tibau do Sul. Ela foi procurada pela Inter TV Cabugi, mas não se pronunciou sobre o acidente. A prefeitura não informou se a empresa era credenciada para prestar o serviço. A Polícia Civil também não informou por quem o quadriciclo envolvido no acidente foi recolhido e para onde foi enviado. Segundo a delegacia do município, a investigação corre em sigilo.


O Corpo de Bombeiros, acionado ao local no dia do acidente, informou que não retirou o quadriciclo da área. O Itep também informou que não recebeu solicitação para realizar a perícia do veículo.


As vítimas eram acompanhadas por algum guia?

As autoridades locais não informaram se as turistas eram acompanhadas por um guia, como prevê a lei que regulamenta os passeios turísticos no município. O companheiro de Ana Carla de Oliveira informou que, durante uma videochamada pelas vítimas, antes do acidente, viu uma pessoa em uma moto, na frente das duas mulheres, mas não sabia se era um guia.


O passeio turístico seguia todas as normas estabelecidas pela lei municipal?

Nem a prefeitura de Tibau do Sul, nem a Polícia Civil, confirmaram se o passeio turístico do qual as turistas faziam parte seguia todas as normas previstas pela legislação local. Entre as regras, é preciso que a empresa seja credenciada pelo município. A lei também exige habilitação do condutor, uso de capacete, a presença do guia turístico, orientações sobre a condução, etc. Pessoas sob efeito de álcool também não podem conduzir quadriciclos na região.


Como será o traslado do corpo da vítima que morreu?

O traslado do corpo de Ana Carla Silva de Oliveira do Rio Grande do Norte para Roraima foi iniciado na manhã desta sexta-feira (19). A previsão é de que o corpo siga de avião até o aeroporto do Amazonas e, de lá, seja transportado de carro até Roraima. A previsão é que a chegada ocorra por volta da meia-noite. O companheiro e o irmão de Ana Carla também voltam para Roraima nesta sexta-feira (19). A mãe da turista que está internada no Hospital Walfredo Gurgel pegou está em viagem para o Rio Grande do Norte a fim de acompanhar a filha na unidade de saúde potiguar.


Trecho tem acidentes frequentes

Esse não é o primeiro acidente com vítima fatal que ocorre nas falésias de Pipa envolvendo quadriciclos. Em novembro de 2022, um turista carioca morreu após cair também de quadriciclo no trecho conhecido como Chapadão. Jouber Manhaes tinha 68 anos de idade.


Outros acidentes também foram registrados no trecho. Em julho do ano passado, duas irmãs caíram da falésia e uma delas, de 26 anos, precisou passar por uma cirurgia no antebraço.


Equipes do Corpo de Bombeiros e da PM prestam socorro às vítimas de queda na falésia de Pipa — Foto: Cedida/Polícia Militar


Em novembro de 2021, um turista de Fortaleza, de 19 anos, também despencou de uma altura de 30 metros do Chapadão com um quadriciclo. Ele teve fraturas no fêmur e na coluna, passando por cirurgias após ser socorrido.


Em setembro de 2020, uma turista grávida e o namorado perderam o controle do quadriciclo e caíram do Chapadão. Os dois foram resgatados conscientes.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Lei que proíbe uso da linguagem neutra em escolas públicas e privadas de Natal é sancionada

Sala de aula da Escola Municipal Ivonete Maciel, na Cidade da Esperança — Foto: Secom/PMN

Uma lei que proíbe o uso da linguagem neutra em instituições de ensino públicas ou privadas de Natal foi aprovada e sancionada. A sanção foi publicada na edição desta sexta-feira (19) do Diário Oficial do Município (página 27).


"Fica proibida às instituições formais públicas e privadas de ensino, localizadas no município de Natal, a aplicação, ainda que eventual, da denominada linguagem neutra ou dialeto não binário, ou de qualquer outra que descaracterize a norma culta da Língua Portuguesa", diz a norma.


Pela lei, fica proibida a utilização da linguagem neutra na matriz curricular, material didático, atividades e exercícios escolares avaliativos ou não, impressos ou digitais, bem como em editais de concursos públicos e seleções simplificadas e seus respectivos programas e avaliações, convocações, instruções normativas, circulares, notas técnicas e documentos oficiais na capital potiguar.


A lei estabelece como linguagem neutra toda e qualquer modificação da partícula e/ou do conjunto de padrões linguísticos determinantes do gênero das palavras na Língua Portuguesa, seja na modalidade escrita ou falada, modificação essa que vise anular e/ou indeterminar, na linguagem, o masculino e/ou feminino.


O projeto de lei, de autoria do vereador Felipe Alves (União Brasil), havia sido aprovado pela Câmara Municipal em dezembro.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Bandidos furtam 800 metros de cabos de energia em Grossos; 38 mil imóveis foram afetados por esse tipo de crime em 2023 no RN

Cabos de energia foram furtados em Grossos, na madrugada da quinta-feira (18) — Foto: O Facho de Grossos/Cedida

Cerca de 800 metros de cabos de energia de média tensão foram furtados dos postes da comunidade de Serra de Grossos, em Grossos, na região da Costa Branca, na madrugada da quinta-feira (17), às 3h37, segundo a companhia de distribuição de energia do Rio Grande do Norte.


O furto de onze vãos (800 metros) de cabos da rede de média tensão interrompeu o fornecimento de energia para 178 unidades consumidoras. Com intervenção da empresa, 134 imóveis voltaram a ter abastecimento de energia cerca de duas horas depois, às 5h34. Os demais, somente às 12h18.


"A Neoenergia Cosern fez as devidas comunicações à autoridade policial através da abertura de um Boletim de Ocorrência", informou a empresa em comunicado à imprensa.



Ao longo de 2023, furtos de cabos e outros componentes da rede elétrica afetaram cerca de 38 mil residências, hospitais, escolas, delegacias, além do serviço de abastecimento de água, provedores de internet e outros serviços, segundo a companhia.


Esse tipo de ação criminosa acontece em todas as regiões do estado, com frequência maior na Costa Branca, prejudicando inclusive o funcionamento das salinas, uma das principais atividades industriais da região, segundo a empresa.


"No total, o Centro de Operações Integradas da distribuidora registrou 889 faltas de energia elétrica provocadas pelos furtos entre janeiro e dezembro de 2023. Somado ao prejuízo da Neoenergia Cosern para repor os condutores e outros equipamentos furtados, sempre no menor tempo possível, está o transtorno para a sociedade de ficar sem energia enquanto os cabos são repostos", informou a empresa.


Em linha reta, os cabos de energia elétrica furtados em todo o estado de janeiro a dezembro somaram 35 quilômetros - distância equivalente ao trajeto entre Natal e Ceará-Mirim - cidade da região metropolitana da capital.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Com alta procura pelo novo RG, Itep passa a agendar atendimentos aos sábados no RN; veja onde fazer

Carteira de Identidade Nacional — Foto: Divulgação / Governo Federal

A Carteira de Identidade Nacional, o novo RG, está sendo emitida desde dezembro no Rio Grande do Norte. A emissão da primeira via do documento é gratuita, até para quem já possui RG no modelo antigo.


Com a alta demanda pelo documento, o Instituto Técnico-Científico de Perícia anunciou que passará a realizar atendimentos também aos sábados, já a partir do próximo sábado (20).


Os atendimentos para emissão do documento nos fins de semana serão oferecidos nas Centrais do Cidadão de Natal (Alecrim, zona Sul e zona Norte), Parnamirim e Mossoró (Rodoviária).


"A medida foi tomada após o Itep identificar um grande aumento na procura do serviço nesses locais após o Rio Grande do Norte passar a emitir a Carteira de Identidade Nacional (CIN), popularmente conhecida como Novo RG", informou o órgão.


O atendimento aos sábados serão realizados das 7h às 13h.


O agendamento é feito exclusivamente no site do Itep e abre sempre às 8h. Nesta sexta-feira (19) foram abertas vagas para o sábado (20) e a segunda (22).


Documento unificado

A ideia da Carteira de Identidade Nacional é que todos os estados passem a emitir um documento único, válido em todo o país. Antes, era possível que a mesma pessoa tivesse 27 números de RG (um por estado), além do CPF. Com a CIN, o cidadão passa a ter apenas um número de identificação (o CPF).


O novo documento também terá sua versão digital, como já ocorre com a Carteira Nacional de Habilitação.


De acordo com o Instituto Técnico-Científico de Perícia (Itep), a Carteira de Identidade atual continua válida até 2032. Ou seja, não é necessário ter pressa para aderir ao novo RG.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Morre torcedor do Baraúnas baleado durante ataque em festa de torcida em Mossoró

José Vanzeir Roque Sobrinho, de 27 anos, baleado durante festa de torcida em Mossoró, morreu no hospital — Foto: Redes sociais

Morreu na noite de quinta-feira (18) um dos dois torcedores do Baraúnas baleados durante uma festa promovida na sede de uma torcida organizada em Mossoró, na Região Oeste do Rio Grande do Norte.


De acordo com a Polícia Militar, as vítimas foram alvos de um atentado realizado por quatro suspeitos, à tarde, por volta das 16h30.


Os dois homens foram socorridos e levados pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) para o Hospital Regional Tarcísio Maia, porém o ajudante operacional José Vanzeir Roque Sobrinho, de 27 anos, não resistiu e morreu por volta das 23h.


O outro homem baleado, que tem 21 anos, estava internado na sala semi-intensiva e aguardava a liberação de um leito na UTI do hospital até a publicação desta matéria. Segundo a assistência social da unidade, as 29 vagas de UTI estavam ocupadas.


Torcedores foram socorridos para o Hospital Tarcísio Maia — Foto: Blog Passando na Hora/Reprodução/Cedido

O crime

No momento do crime, os torcedores comemoravam a vitória por 2 a 1 do Baraúnas contra o Potiguar, no clássico da cidade. O jogo aconteceu na noite de quarta (17) no Nogueirão.


De acordo com a PM, quatro suspeitos armados invadiram a sede da torcida organizada, que fica no bairro Dom Jaime Câmara, e atiraram diversas vezes contra os torcedores presentes, atingindo dois deles. Segundo a PM, um dos torcedores foi atingido com um tiro na cabeça.


A PM não informou qual a motivação do atentado. O caso será investigado pela Polícia Civil.


Torcedores presos antes do jogo

Antes do jogo na noite de terça, quatro torcedores de uma torcida organizada do Baraúnas foram presos, durante uma abordagem policial, com rojões, canivetes, soco inglês e um cassetete de madeira.


Em nota, o Baraúnas informou que não reconhece duas torcidas organizadas como associadas ao clube e que os fatos recorrentes de violência mostraram "a existência de interesses paralelos ao bem comum do Leão do Oeste"


"O rompimento de qualquer relação entre o Baraúnas e os dois grupos ocorre por tempo indeterminado", disse a nota.


Fonte: g1

Leia Mais ››