sexta-feira, junho 28, 2013

Prefeito Ciro Bezerra decreta Luto Oficial na cidade de Itaú/RN, em função do falecimento do Ex-Vereador Etevaldo Maia de Lima.

O Prefeito Municipal de Itaú-RN, Ciro Bezerra (DEM), no uso de suas atribuições que lhe são conferidas por lei, considerando que o Município deve tributar à memória do ilustre ex-vereador desta cidade, Etevaldo Maia de Lima, as homenagens que fazem jus pelo seu elevado caráter,   dedicação, honradez e, sobretudo, pelos relevantes serviços prestados a esta cidade. 

Decreta luto oficial no âmbito municipal, por 02 dias a partir do dia 27 de junho do corrente ano, em sinal de profundo pesar pelo passamento da figura pública de grande relevância Etevaldo Maia de Lima.

Arlindo Maia da Redação do Cidade News
Leia Mais ››

Prefeitura Municipal de Itaú realiza 2º Conferência Municipal de Cultura no próximo dia 19.

A Prefeitura Municipal de Itaú-RN, através do prefeito Ciro Bezerra (DEM), convoca membros da comunidade civil a participar da 2ª Conferência Nacional de Cultura, com o tema “UMA POLÍTICA DE ESTADO PARA A CULTURA: DESAFIOS DO SISTEMA MUNICIPAL DE CULTURA”, na organização da gestão e no desenvolvimento da cultura local, estadual e nacional. Aprovado pela Portaria n° 33, de 16 de abril de 2013, do Ministério de Estado da Cultura.

Fica convocada a Segunda Conferência Municipal de Cultura, etapa integrante da 3ª Conferência Nacional de Cultura, a realizar-se no dia 19 de julho de 2013, no Centro de Convivência da Assistência Social, localizada na Br 405 Km 108, Bairro Centro, sob a coordenação da SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E CULTURA.

Os objetivos da Conferência Municipal de Cultura são:

I – Propor estratégias de articulação e cooperação institucional com demais entes públicos municipais e destes com a sociedade civil e comunidades tradicionais que dinamizem a participação e controle social na gestão das políticas públicas de cultura para implementação e consolidação do Sistema Municipal de Cultura envolvendo os respectivos componentes;

II - Debater experiências de elaboração e implementação de Planos Municipais de Cultura ao socializar metodologias e conhecimentos;

III - Discutir a cultura local nos seus aspectos de identidade, da memória, da produção simbólica, da gestão, da sua proteção e salvaguarda, da participação social e da plena cidadania;

IV - Propor estratégias para reconhecimento e fortalecimento da cultura como um dos fatores determinantes do desenvolvimento sustentável;

V - Promover o debate, intercâmbio e compartilhamento de conhecimentos, linguagens e práticas, valorizar o fomento, a formação, a criação, a divulgação e preservação da diversidade das expressões e o pluralismo das opiniões;

VI - Propor estratégias para proporcionar aos fazedores de cultura locais o acesso aos meios de produção, assim como propor estratégias para universalizar seu acesso à produção e à fruição dos bens, serviços e espaços culturais;

VII - Fortalecer e facilitar a formação e o funcionamento de fóruns e redes locais em prol da Cultura;

VIII – Contribuir para a integração das políticas públicas locais que apresentam interface com a cultura; e

IX – Avaliar os resultados obtidos na Conferência Municipal de Cultura anterior.

Para a organização e desenvolvimento de suas atividades, a Conferência Municipal de Cultura contará com a Comissão Organizadora Municipal, composta por no mínimo cinco e no máximo sete integrantes entre representantes do executivo e legislativo municipal e da sociedade civil local, que terão as seguintes atribuições:

I – definir o Regimento Interno da Conferência Municipal de Cultura, que deve conter os critérios de participação da sociedade civil;

II - definir data, local, pauta e programação da Conferência;

III - organizar a Conferência Municipal de Cultura;

IV – assegurar lisura, veracidade e publicidade de todos os atos e procedimentos relacionados à realização da 3ª Conferência Municipal de Cultura;

V - acompanhar o processo de sistematização das propostas da 3ª Conferência Municipal de Cultura; e

VI - dirimir dúvidas e solucionar os casos omissos da convocação objeto deste Decreto.

Fica a Secretária Municipal de Educação e Cultura responsável pela coordenação da Comissão Organizadora Municipal. Cabe a Conferência Municipal de Cultura eleger os delegados municipais para a Conferência Estadual de Cultura do Estado. A eleição dos delegados será realizada em plenária.

A Conferência Municipal de Cultura de ITAÚ será presidida pelo Prefeito Municipal e, na sua ausência ou impedimento, pela Secretária Municipal de Educação e Cultura.

As despesas relacionadas à realização da Conferência Municipal de Cultura, bem como o deslocamento e a hospedagem dos delegados eleitos para a etapa estadual são de responsabilidade do município.


Arlindo Maia da Redação do Cidade News
Leia Mais ››

Polícia encontra corpo de jovem estuprada e morta no Paraná

Tayná Adriane da Silva, 14, estava desaparecida desde a noite da última terça-feiraApós mais de 15 horas de busca, policiais civis e homens do Corpo de Bombeiros encontraram o corpo da garota Tayná Adriane da Silva, de 14 anos, na tarde desta sexta-feira (28). A jovem estava desaparecida desde terça-feira (25) na cidade de Colombo, na região metropolitana de Curitiba. Quatro suspeitos acusados de terem estuprado e matado Tayná foram presos. Segundo a Polícia Civil, três deles confessaram o crime.

Os quatro trabalhavam num parque de diversões no bairro São Dimas, próximo à casa da vítima. Eles confessaram que violentaram e mataram a menina. Segundo a polícia, os suspeitos afirmaram que haviam enterrado o corpo num terreno próximo ao parque. Com a ajuda dos detidos, a polícia encontrou o corpo num matagal na rua Márcio Cardoso.

Segundo o delegado titular da Delegacia do Alto Maracanã de Colombo, Silvan Rodney Pereira, os homens afirmaram que agarraram a menina quando ela passou próximo ao parque, na noite de terça-feira (25), a levaram para o mato, a violentaram e depois enterraram o corpo. O quarto suspeito preso teria iniciado o crime com o trio, mas desistido no meio do caminho.

"Em depoimento, um deles confessou que também teve participação num estupro seguido de homicídio ocorrido em abril de 2012 no litoral do Estado", disse o delegado. Revoltados, na noite dessa quinta-feira (27) os moradores da região destruíram e incendiaram o parque onde os suspeitos do crime trabalhavam. Policiais do Batalhão de Choque foram chamados para controlar a situação, mas o parque ficou parcialmente destruído.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Condenado a 13 anos, deputado pode estar em liberdade em 4

Deputado Natan Donadon (PMDB-RO) durante reunião da bancada do PMDB em 2012
O deputado Natan Donadon (ex-PMDB de Rondônia), preso nesta sexta-feira (28) e condenado a 13 anos por formação de quadrilha e peculato, pode conseguir a liberdade daqui a quatro anos se apresentar bom comportamento e não cometer infrações disciplinares.

"Nenhum dos dois crimes pelos quais ele foi condenado é hediondo", afirma Gustavo Neves Forte, professor da EDB (Escola de Direito do Brasil) e advogado criminalista do escritório Castelo Branco Advogados Associados.

"Então ele tem o direito a progressão para o regime semiaberto [no qual o detento pode trabalhar ou estudar fora do presídio e retorna à noite] após cumprir 1/6 da pena, e após cumprir mais 1/6 ele pode ir para o regime aberto [no qual cumpre a sentença em uma instalação de segurança mínima e tem total liberdade de movimento]", diz.

Atendendo a um apelo da presidente Dilma Rousseff, o Senado aprovou na quarta-feira (26), em votação simbólica, um projeto de lei que transforma a corrupção ativa e passiva em crime hediondo. Com isso, esse delito passa a ser considerado tão grave quanto homicídio qualificado e estupro, por exemplo. A medida não é retroativa e não se aplica ao caso de Donadon.

Além de penas mais severas, a legislação prevê que detentos presos por cometer um crime hediondo só tenham direito à progressão de pena após cumprir 40% de pena em regime fechado. 

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Fifa autoriza treino no Maracanã após reclamação dos espanhóis

Jogadores da Espanha correm ao redor do gramado do Maracanã antes de partida com o Taiti

A Fifa teve que lidar com um desconforto junto à delegação da Espanha nesta sexta-feira. Os finalistas da Copa das Confederações foram comunicados que não poderiam treinar no Maracanã no sábado, véspera da decisão, e reclamaram. Diante da contrariedade dos campeões mundiais, a entidade acabou revendo a autorização para o uso do palco do desfecho do torneio.

Pela programação inicialmente comunicada pela Fifa, a Espanha faria seu treino de sábado no Engenhão, em um dos campos anexos do estádio [o local já foi usado na prática de sexta-feira]. Tudo porque os campeões europeus já haviam feito treino de reconhecimento do Maracanã antes da partida contra o Taiti, na primeira fase.

Este é o protocolo da Fifa para as competições sob sua chancela. No entanto, a delegação espanhola entrou em contato com a Fifa para manifestar a contrariedade, através de uma reclamação formal. Os finalistas argumentaram que já haviam feito dois treinos de reconhecimento em outro estádio, no Castelão, antes dos compromissos contra Nigéria e Itália.

No fim das contas, a Espanha ganhou o direito de usar o Maracanã na noite deste sábado. O horário da prática ainda não tem confirmação oficial.

Por sua vez, o Brasil passa pela primeira vez no Maracanã na Copa das Confederações e faz treino de reconhecimento na tarde deste sábado.

A final da Copa das Confederações entre Brasil e Espanha está marcada para 19h de domingo. A partida terá arbitragem do holandês Bjorn Kuipers.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Após pressão, prefeitura volta atrás e cancela o corte de 40% de salários dos professores no Ceará

Normando Sóracles/Agência Miséria
Menos de um mês após tirar dos professores  da rede municipal uma gratificação que corresponderia a 40% dos salários, a prefeitura de Juazeiro do Norte (a 548 km de Fortaleza) não resistiu à pressão popular e voltou atrás. 

Nesta sexta-feira (28), após reunião com a categoria e o MP-CE (Ministério Público do Ceará), a prefeitura anunciou a recomposição dos salários, na forma como era anteriormente. 

"Nós assinamos um TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) com o MP, e vamos encaminhar uma nova uma mensagem ao Legislativo para algumas alterações do plano", disse a procurador do município, Mariana Gurgel, que representou a prefeitura no encontro.

Segundo ela, com o TAC, os 40% de gratificação volta aos vencimentos dos professores. "Na verdade nunca houve desconto. "Nós tínhamos incorporado 10% da gratificação aos salários. Com essa nova mudança, permanecerá os 40% de gratificação à regência para professores em sala de aula ou do suporte pedagógico. Os professores de área administrativo não receberão", disse. 

Com a decisão, os professores também decidiram encerrar a greve que durou 17 dias. As aulas devem voltar à normalidade na próxima segunda-feira (1º).

Segundo o vice-presidente do Sindicato dos Servidores Municipais, Marcelo Alves, a nova decisão da prefeitura foi uma "grande vitória" do movimento sindical e popular do Juazeiro do Norte.

"Nós conseguimos que ele voltasse atrás quase que totalmente na mudança do nosso PCCR, que reduzia o salário, mas também nos tirava direitos", disse.

Segundo Alves, com a decisão, a greve está suspensa até o dia 31 de julho. "As aulas serão retomadas, mas demos um prazo de um mês para que a prefeitura envie e a Câmara aprove as mudanças acertadas no TAC. Caso isso não ocorra, retomaremos a greve", afirmou.

O corte
Os professores da rede municipal de Juazeiro do Norte tiveram seus salários reduzidos em até 40%, aumento na carga horária, além de outras mudanças regidas no PCCR (Plano de Cargos, Carreira e Remuneração), aprovado no último dia 6 pela Câmara de Vereadores. 

A sessão foi marcada por protestos dos professores. Após a aprovação, houve uma comoção municipal e foi criado um movimento pedindo a recomposição salarial dos professores.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

"Amor à Vida": Félix é irmão de Jonathan; entenda o porquê

Em cenas que vão ao ar nos próximos capítulos de "Amor à Vida", vira à tona uma revelação surpreendente envolvendo Félix (Mateus Solano) e Jonathan (Thalles Cabral). As constantes brigas infantis da dupla vai ter uma explicação: eles são irmãos.

A informação de que Edith (Bárbara Paz) e César (Antonio Fagundes) foram amantes já é de conhecimento do telespectador. Nessa época, ela recebeu dinheiro do médico para se casar com Félix, já que ele percebia que o filho tinha trejeitos gays.

Durante uma conversa com a mulher e a sogra, o administrador do hospital San Magno revela que tem medo que César comece a gostar de Paulinha (Klara Castanho). O vilão, que tentou matar a sobrinha uma vez, tentará outra. Tudo para que a criança não seja herdeira da fortuna da família. Mas em vão, já que Paulinha consegue escapar.

Edith também passa a temer que seu filho seja prejudicado na partilha de bens e diz: "Prejudicar o Jonathan eu não admito. Ele tem direitos. Mais que essa menina". Félix fica surpreso com a declaração: "Qual direito Jonathan tem mais que Paulinha?".

A estilista fica sem conseguir explicar e Tamara (Rosamaria Murtinho) intervém na hora e salva a filha: "Porque o primeiro neto homem, tradicionalmente, costuma ter mais direitos". Edith agradece a mãe com um olhar e as duas permanecem com o segredo guardado.

Entenda:
Edith engravidou de César quando ainda era prostituta. Ela já se casou com Félix grávida e, para manter bem o casamento à vista do sogro, deixou ele acreditar que Jonathan é mesmo filho de Félix.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Quase oito mil pessoas saem as ruas para protestar em Natal nesta sexta-feira

dd9cbebe68dc6bc3d42b3842e69c4ef3.jpgO protesto #RevoltadoBusão, em Natal, iniciado na tarde desta sexta-feira (28) reuniu cerca de 8 mil pessoas, segundo estimativas da Polícia Militar. A concentração do ato público ocorreu na Praça Cívica, partir das 15h, e somente após plenária realizada momentos antes da passeata, o grupo decidiu o percurso da manifestação,que durou cerca de 5h e percorreu várias ruas e avenidas da cidade. A manifestação seguiu pacífica e não houve confronto entre a PM e manifestantes.

Durante a plenária, o grupo deliberou seguir primeiro para a Câmara dos Vereadores no bairro do Tirol, e depois para o Sindicato das Empresas de Transporte Urbanos de Passageiros de Natal (Seturn), na Ribeira. Logo em seguida, o destino foi a Praça dos Três Poderes, no Centro da Cidade, onde ficam localizadas as sedes da Prefeitura, Assembleia Legislativa e Tribunal de Justiça do Estado. Por volta das 16h, o grupo saiu em caminhada pela Rua Trairi, passando pela Avenida Prudente de Morais até a Campos Sales esquina com a Jundiaí, onde fica a Casa Legislativa.


Em frente à Câmara, os manifestantes fizeram um apitaço e cobraram votação de matéria que determina o passe livre. Já no Seturn, eles ficaram pouco tempo e subiram a Avenida Duque de Caixas em direção ao Palácio Felipe Camarão, sede da Prefeitura, onde entoaram o hino nacional. Houve o reforço na segurança do prédio durante o protesto, mas nenhum confronto ocorreu.

PAUTAS - Gritando várias palavras de ordem e erguendo cartazes e faixas, os natalenses fizeram um movimento plural que apesar do foco ser a melhoria no transporte público, também reivindicava dentre outras pautas melhorias na Saúde, na Educação, reforma política, não a homofobia e contra a corrupção.

Uma das manifestantes, a adminstradora Walkiria Kozakevic, 54 anos, protestava por melhorias na Saúde. Segundo ela, “há muito tempo que esperava um movimento como este no País e ela não podia deixar de participar”, comenta.  "O Brasil está sofrendo pela falta de leitos nos hospitais e o Rio Grande do Norte não é diferente", acrescentou.

Já a estudante Marcela Alencar, 23, acompanha a #RevoltadoBusão desde o primeiro ato e desta vez trouxe a sua mãe Ione Alencar, 51, para participar pela primeira vez. “Eu participava com minhas amigas, mas hoje minha mãe decidiu vir e estamos aqui reivindicando por melhorias”, disse Marcela. Ione completa a fala da filha dizendo que, “o fato das pessoas estarem nas ruas mostra a indignação do povo, que agora não aceita mais tudo calado”, acrescenta.


PRISÕES - Até o fim da tarde, a PM havia detido oito pessoas e apreendido bombas, coquetéis molotov,  rojões, bolinhas de gude e estilingues, utensílios que poderiam ser utilizados em possíveis confrontos ou para depredar o patrimônio público. Diferentemente do outro ato ocorrido no dia 20 de junho, a PM acompanhou o protesto de perto, inclusive com policiais militares infiltrados no movimento para identificar a ação dos vândalos que por ventura aproveitassem a movimentação para agir. 

Ao todo, 27 pessoas foram levadas para delegacias em Natal durante o protesto desta sexta. Os adultos preencheram um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) e foram liberados, já os menores apreendidos também foram liberados.

BLOQUEIO NA BR-101- Fora do que estava combinado em plenária, ao chegarem na Prefeitura, parte dos  manifestantes decidiu seguir até a sede da Governadoria, em Lagoa Nova, enquanto os demais permaneceram na sede do Executivo natalense. No trajeto até o local, pela avenida Prudente de Morais, por volta das 19h, houve tumulto e militantes mais exaltados queimaram pneus e lixo.


Um carro da Polícia Militar também chegou  a ser apedrejado no cruzamento da avenida Prudente de Morais com a rua Apodi. O comandante da PM, coronel Francisco Araújo, confirmou o vandalismo. Os militantes avançam então para a BR-101, próximo à Potilândia bloqueando a rodovia. O Batalhão de Choque permaneceu posicionado na entrada da Governadoria e alertou que caso o grupo tente entrar, eles iriam agir.

Após uma nova reunião, o grupo começou a se dispersar por volta das 20h40. Na próxima segunda-feira (1º), às 17h, outra plenária deve acontecer para decidir os novos rumos do protesto. O comandante da PM, coronel Francisco Araújo, considerou o protesto em Natal tranquilo apesar das tentativas de vândalos de manchar a manifestação ordeira.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Empresário é assaltado e tem carro roubado em Lagoa Nova

Ilustração
Um empresário foi vítima de assalto, em Natal, na noite desta sexta-feira (28), e teve o carro roubado. O crime aconteceu nas imediações da avenida Jaguarari, no bairro de Lagoa Nova, por volta das 21h. De acordo com a vítima, que pediu para não ser identificada, dois homens praticaram o assalto.

Eles abordaram o empresário em via pública, no momento em que a vítima estacionava o carro, modelo Ecosport, de cor preta e placas NNO-8602. Os bandidos chegaram ao local em um Gol prata. Um dos homens desceu armado e anunciou o assalto, obrigando o empresário a entregar a chave do carro.

Em seguida, os dois ladrões fugiram levando o Ecosport do empresário. Quem tiver alguma informação que possa levar aos assaltantes ou ajudar a polícia a encontrar o veículo da vítima pode acionar o disque denúncia da Secretaria de Segurança Pública, através do 181 ou 0800-084-2999.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

ACIDENTE COM VÍTIMA FATAL NA BR 405

 Um acidente tipo atropelamento deixa uma vítima fatal no KM 30 na estrada que liga Mossoró a Apodi no inicio da noite de hoje (28) de junho de 2013, na Fazenda Santa Clara, zona rural de Governador Dix-Sept Rosado.
 O acidente causou a morte de Francisco de Assis Simão Pereira, 39 anos, caseiro da fazenda Santa Clara, que foi arrastado por cerca de 35 metros após ser colhido pelo veículo tipo CORSA de cor preta placas NNS -6179 Apodí-RN. O motorista atropelador acionou o SAMU e ficou no loca aguardando a chegada do socorro médico que foi até o local do acidente e após a constatação do óbito se evadiu do local. 
A PRF esteve no local fazendo os procedimentos de praxe até a chegada do ITEP que recolheu o corpo para a sede do órgão.
 De acordo com as informações repassadas ao passando na hora pelo pai da vítima o mesmo estava bebendo e esqueceu a bicicleta em um bar e ao tentar atravessar a pista de rolamento para ir buscar a mesma aconteceu o fatídico.





Reprodução Cidade News Itaú via Passando na Hora
Leia Mais ››

Dois elementos são detidos com três motocicletas, duas são roubadas.

  Policiais militares da viatura 236 recebeu informações do CIOSP que uma moto estaria sendo desmontada em uma matagal próximo do residencial Jardins de Mossoró, bairro Abolição IV na tarde desta sexta-feira (28/06).
  Segundo os PM's informaram que foram até o local e encontraram duas trax e dois elementos desmontado uma moto biz de cor vermelha que estava completamente depenada. São eles Demitri Saraiva de Moura, 18 anos de idade, e Daniel Ferreira de Farias, também 18 anos, que já tem passagem por arrombamento em residência.
   Eles informaram ao Passando na Hora que foram até o local apenas fumar maconha e no momento que estavam la a polícia chegou.
    Todo o material apreendido foram conduzidos para a DEFUR pelo DELTA GOLF e a viatura 236, SDs Michel e Luiz Gê conduziram os elementos até a DEFUR para prestar esclarecimentos ao delegado titular.





Reprodução Cidade News Itaú via Passando na Hora
Leia Mais ››

DIVIPOE recupera na Fazenda São João, moto roubada.

Agentes civis da Divisão de Polícia do Oeste (DIVIPOE) recuperaram no inicio da tarde desta sexta-feira, 28 de Junho de 2013, na Fazenda São João, as margens da RN-015, zona rural de Mossoró, uma traxx de cor vermelha.
  Os policiais recebeu informações de populares que no local havia a existência dessa motocicleta e foram até o local. Os agente encontraram a moto parcialmente desmontada em um galpão e todos as peças desmontadas em uma caixa.
   Ela foi encaminhada para a DEFUR e feito o laudo de entrega.



Reprodução Cidade News Itaú via Passando na Hora
Leia Mais ››

Estudante de 16 anos morre vítima de acidente na cidade de São Bento

Por volta das 20hrs desta quinta-feira (27), um acidente com vítima fatal foi registrado na cidade de São Bento no Sertão paraibano.

O fato aconteceu próximo a churrascaria de João da Palhoça, onde um adolescente de apenas 16 anos conhecido por "Radinho" que estudava na Escola Estadual João Silveira Guimarães, morreu após sofrer acidente de moto.

Segundo informações de populares, a vítima morava no sítio Chique-Chique, na zona rural de São bento/PB.

Reprodução Cidade News Itaú via São Bento em Foco/É Sertão
Leia Mais ››

Jovem acusado de roubar moto em São Bento é preso pela PM de Riacho dos Cavalos


O jovem Renê da Silva Oliveira de 19 anos, foi preso no final da tarde desta quinta-feira(27) na cidade de Riacho dos Cavalos. A prisão ocorreu por volta das 18h30min.

De acordo com informações policiais, Renê foi denunciado por moradores da cidade que ligaram para o destacamento da Policia Militar informando que o jovem estava armado.

A guarnição comandada pelo Cabo Irapuã e Soldado Cícero com apoio da CPU comandada pelo Tenente Nobre e a Guarnição da Rotan foram até a casa onde Renê supostamente estaria escondido, e ao chegarem lá foi constatado que a casa pertence a tia do acusado na qual deu permissão para os policiais entrarem na casa e prenderem Renê, que estava no banheiro.


Renê portava um revólver da marca Rossi calibre 32 com duas munições intactas , uma faca peixeira, um celular e também uma pequena quantidade de maconha prensada para consumo.


Renê também está sendo acusado de ter roubado uma moto Honda Titan 150, ano 2012 vermelha de Placa OFH- 6978, que foi recuperada no último domingo na cidade de Riacho dos Cavalos após uma denúncia anônima.  A moto estava na casa da avó do acusado.

De acordo com a Polícia Renê confessou que havia roubado a moto na cidade de São Bento, mas não soube informar o dia em que o roubo foi feito.

Após a prisão, Renê foi encaminhado para a 8ª Delegacia Regional de Policia Civil em Catolé do Rocha para os procedimentos de praxe.

A delegada Plantonista Drª. Silvia Alencar pede que as vítimas de Renê venham até a delegacia para fazer reconhecimento do acusado e prestar queixa de algum delito praticado pelo mesmo.

Reprodução Cidade News Itaú via Blog Panorama Noticias/É Sertão
Leia Mais ››

Filho mata pai e enterra no quintal de casa

Um crime brutal choca os moradores da Rua Santo Inácio, no bairro Santa Terezinha, em Fazenda Rio Grande, na região metropolitana de Curitiba. Na noite desta quinta-feira (27), desconfiando do sumiço repentino do aposentado Pedro Correia Martins, de 64 anos, vizinhos invadiram a casa dele e o encontraram já morto, enterrado em uma cova rasa.
O suspeito de ter cometido o crime é o filho de Martins, identificado como Leandro Correia, de 26 anos. O rapaz foi detido em flagrante e encaminhado à Delegacia de Fazenda Rio Grande. A informação da polícia é que o suspeito teria matado o pai com dois golpes de faca e em seguida o enterrado no quintal da casa em que moravam. Ainda não é possível precisar quando o crime teria sido cometido, mas é fato que por pelo menos alguns dias o filho permaneceu em casa com o pai morto como se nada tivesse acontecido.
O suspeito está na carceragem da Delegacia de Fazenda Rio Grande, à disposição da Justiça. A informação é que ele cometeu o crime para roubar a aposentadoria do pai e comprar drogas.

Reprodução Cidade News Itaú via Intervalo da Notícia
Leia Mais ››

Divulgadores da Telexfree protestam em Salvador/BA

telexfreeDivulgadores da empresa Telexfree em Salvador protestam nas imediações do Iguatemi nesta sexta-feira, 28. Eles reclamam da suspensão dos pagamentos e novas adesões à empresa, determinada pela Justiça do Acre, que considerou que a Telexfree trabalha com formação de pirâmide financeira.

O assessor parlamentar Geovaldo Santos, que é parceiro da Telexfree há oito meses, diz que os divulgadores foram prejudicados pela decisão judicial. “A empresa é legalizada, não é golpe. Recebo meu dinheiro direitinho sem ter que convidar ninguém. Apenas fazendo cinco anúncios (na internet) por dia”, diz Geovaldo, que investiu R$ 3 mil na Telexfree e recebe R$ 800 por mês.

Nesta sexta, o Ministério da Justiça também informou que o Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC) da Secretaria Nacional do Consumidor abriu processo administrativo contra a Telexfree com a acusação de formação de pirâmide financeira. Segundo o órgão, a empresa estaria violando princípios básicos do Código de Defesa do Consumidor, como o dever de transparência e boa-fé nas relações de consumo, além de veicular publicidade enganosa e abusiva.

Reprodução Cidade News Itaú via Robson Pires
Leia Mais ››

Cidade de Itaú-RN e mais 63 municípios do RN serão beneficiados com o Programa Acessuas Trabalho

Prefeitos e secretários municipais da Assistência Social de 64 municípios potiguares participam nesta terça-feira (2), em Natal, de uma capacitação voltada para operacionalização do Programa Nacional de Promoção do Acesso ao Mundo do Trabalho (Acessuas Trabalho). O evento, que será realizado das 8h às 13h, no auditório da EMATER-RN, é promovido pela Secretaria de Estado de Trabalho, da Habitação e da Assistência Social (Sethas), em parceira com o Ministério de Desenvolvimento Social (MDS).

O Acessuas Trabalho tem o objetivo de promover a inserção dos usuários da assistência social no mercado de trabalho a partir de cursos de qualificação como o Projovem Trabalhador e o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego- Brasil sem Miséria (PRONATEC). O programa prevê a inclusão, em caráter prioritário, das pessoas em situação de vulnerabilidade e risco social nos cursos voltados à formação profissional e demais ações de inclusão produtiva, por meio do SINE.

Serão beneficiados com o Acessuas Trabalho no Rio Grande do Norte, os municípios de Acari, Açu, Alexandria, Apodi, Areia Branca, Arez, Baía Formosa, Baraúna, Bento Fernandes, Brejinho, Caicó, Canguaretama, Ceará Mirim, Currais Novos, Extremoz, Felipe Guerra, Frutuoso Gomes, Goianinha, Itaú, Januário Cicco, João Câmara, João Dias, Jucurutu, Lagoa de Pedras, Lajes, Lajes Pintadas, Lucrécia, Macaíba, Macau, Monte Alegre, Mossoró, Natal, Nísia Floresta, Nova Cruz, Ouro Branco, Parelhas, Parnamirim, Passagem, Pau dos Ferros, Pedro Avelino, Pedro Velho, Poço Branco, Riachuelo, Rio do Fogo, Rodolfo Fernandes, Santa Cruz, Santa Maria, Santana do Matos, Santo Antônio, São Fernando, São Francisco do Oeste, São Gonçalo do Amarante, São José do Mipibu, São José do Seridó, São Miguel, São Miguel do Gostoso, São Paulo do Potengi, São Vicente, Serra Negra do Norte, Severiano Melo, Taipu, Tibau do Sul, Touros, Várzea e Vera Cruz.

Estas cidades aderiram ao programa porque tiveram no mínimo 200 vagas no Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego - Brasil sem Miséria (PRONATEC).

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

FPM: 3º repasse de junho é 18,3% menor em comparação ao mesmo período de 2012

sacodinheiroO terceiro repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) deste mês será creditado amanhã, dia 28 de junho. O valor total, contando o desconto do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), é de 1.451.763.605,03. Sem a retenção, este decêndio será de R$ 1.814.704.506,29.

Com este último montante, o FPM de junho fecha com um total de R$ 6.049.997.141,55, repassados aos Municípios. Segundo cálculos da Confederação Nacional de Municípios (CNM), o valor transferido neste ano é 18,3% menor (em termos reais – inflação levada em consideração) do que o distribuído em junho do ano passado. Uma notícia que não ajuda a atual situação financeira das prefeituras. Apesar desse resultado, o terceiro decêndio deste mês foi 16,76% maior do que a estimativa divulgada pela Secretaria do Tesouro Nacional (STN).

Acumulado

Até este mês, o FPM de 2013 acumula um montante de R$ 37,5 bilhões. Isso significa uma queda real de 4,2%, em comparação ao mesmo período de 2012. Para piorar, a Receita Federal do Brasil estima que, no mês de julho, haverá diminuição de 16% em relação a junho. Para agosto, espera-se o contrário, um crescimento de 7% em comparação a julho.

Reprodução Cidade News Itaú via Robson Pires
Leia Mais ››

Acidente grave na BR 304 em frente a empresa Aficel

Uma funcionaria da empresa de beneficiamento de castanha, Aficel, localizada no KM 30 na BR 304 sofreu um grave acidente no inicio da tarde de sexta feira 28 de Junho de 2013, quando colidiu sua motocicleta com um veiculo, em frente ao portão principal da empresa.

Valdenice dos Santos Freitas, de 46 anos de idade, residente no conjunto Redenção, retornava de casa para a empresa onde trabalha como responsável pela limpeza e no momento que fazia a conversão a esquerda, para entrar no trevo de acesso, foi colhida por um veiculo que trafegava no sentido contrario. 

Segundo informações, a vitima disse que não viu o veiculo e por isso fez a manobra. O condutor do carro de placa MZI 4402 acionou o socorro medico e saiu do local. Valdenice sofreu fratura fechada na tíbia e no pé esquerdo. 

Valdenice dos Santos Freitas, recebeu os primeiros procedimentos da equipe de resgate do Corpo de Bombeiros e foi conduzida para o Hospital Regional Tarcísio Maia, por uma equipe do Samu.







Reprodução Cidade News Itaú via O Câmera
Leia Mais ››

Três pessoas são presas pela PM por envolvimento com assalto na madrugada de hoje

Os policiais Ocimar, Jetssémeni, e o cabo Frota, comandante da viatura 234, conseguiram localizar e prender três elementos que assaltaram cinco pessoas, entre homens e mulheres, que retornavam das festividades do Mossoró Cidade Junina,na madrugada desta sexta feira 28 de junho de 2013. Os elementos ocupando um veículo tipo gol, de cor branca, identificados como sendo Antônio Pedro da Silva, Jailson Jerry Cavalcante da Silva, e Verinaldo Gomes, dois deles residentes do Canto do Amaro, zona rural de Areia Branca, abordaram as vítimas na Rua Juvenal Lamartine, próximo a antiga fábrica de Gesso, anunciaram o assalto, tomando pertences pessoais como celular bolsa, dinheiro, dentre outro objetos. Ao avistaram a viatura 234 que estava em patrulhamento pela Juvenal Lamartine, as vítimas passaram as características do veículo, com as letras da placa, o número que havia sido anotado, e duas ruas depois, próximo ao Supermercado Rebouças, a polícia localizou o carro com os elementos.

De imediato foram abordados, e no interior do carro a polícia encontrou os produtos do roubo como também alguns papelotes de cocaína Em seguida foram conduzidos para a Delegacia de Plantão, onde foram autuados na forma da lei, artigo 157 pelo Dr. Teixeira Júnior, e encaminhados para a Cadeia Pública Juiz Manoel Onofre de Souza, onde ficarão a disposição da justiça.

Reprodução Cidade News Itaú via RN Midia
Leia Mais ››

Cara-pálida - Vai olhar a vizinha tomando banho e leva um tiro

Um individuo subiu no muro de sua residencia, localizada na Rua Celso Rego, no conjunto Wilson Rosado para brechar a vizinha tomando banho e levou um tiro na perna disferido pelo marido da mulher. A ocorrência foi registrada no inicio da tarde de sexta feira 28 de Junho de 2013, pela Central de Operações da Policia Militar.

Francisco José Marcolino, 25 anos de idade, foi socorrido com um ferimento na perna esquerda, para o Hospital Regional Tarcísio Maia pela equipe de uma Unidade de Suporte Básico “Bravo” do Samu e segundo os socorristas, o cara pálida não corre risco de perder a perna, pelo menos por enquanto. Francisco já andou apanhando no bairro por atitudes canalhas como a de hoje. 



Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Incêndio atinge laboratório de Química da UERN em Mossoró, RN

Um incêndio na tarde desta sexta-feira (28) destruiu parte do laboratório do departamento de química do Campus da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte, em Mossoró. O fogo foi detectado por alguns funcionários da instituição. No momento não tinha nenhum aluno dentro da sala.
Professores assustados orientaram os alunos para não se aproximarem da fumaça, que poderia ser toxica. Equipes do Corpo de Bombeiros foram acionadas para controlar as labaredas. O teto da sala do laboratório cedeu com o fogo. Vários equipamentos, computadores e acessórios usados durante as aulas foram completamente destruídos.
Os bombeiros não informaram os motivos do incêndio, porem, alguns funcionários chegaram a relatar que um curto circuito teria iniciado as chamas. O local será periciado e o caso investigado pela Polícia.
Apesar da fumaça e da movimentação de bombeiros no local, as aulas na universidade não foram suspensas na tarde de hoje.

Reprodução Cidade News Itaú via Ismael Souza
Leia Mais ››

Recorde de mulheres entre os novos astronautas da NASA

astronautas-mulheres-nasa-discovery-noticiasQuatro anos se passaram desde a última vez em que a Agência Espacial Norte-Americana selecionou um grupo de astronautas para sua equipe. Em 2012, a NASA voltou a realizar processos seletivos e, agora, os nomes dos oito candidatos selecionados foram revelados.

O que mais chamou a atenção nessa nova seleção é que quatro dos oito astronautas são mulheres. Apesar de as mulheres já terem dominado boa parte do mercado e disputarem empregos de igual para igual com os homens em diversas áreas, a NASA nunca foi famosa pela seleção de candidatas femininas. Isso é surpreendente, em especial porque já faz 50 anos que a primeira mulher, a russa Valetina Tereshkova, viajou ao espaço.

A seleção da nova geração de astronautas durou cerca de 18 meses e avaliou mais de seis mil candidatos. Os escolhidos são Josh A. Cassada, de 39 anos, Victor J. Glover, de 37, Tyler N. Hague, de 37, Christina M. Hammock, de 34, Nicole Aunapu Mann, de 35, Anne C. McClain, de 34, Jessica U. Meir, de 35 e Andrew R. Morgan, de 37.

Todos realizarão, a partir de agosto deste ano, diversos treinamentos técnicos em centros espaciais e áreas remotas de todo o mundo. O objetivo é prepará-los para integrar expedições a novos destinos do sistema solar, além de ocupar lugares na primeira missão humana a um asteroide e a Marte.

De acordo com Ellen Ochoa, diretora do Centro Espacial Johnson – onde os futuros astronautas iniciarão o treinamento – “A escolha de quatro mulheres não foi deliberada. As quatro eram realmente as candidatas mais qualificadas”.

Uma delas, Nicole Mann, é formada em engenharia mecânica pela Universidade de Stanford e pilota aviões de guerra. “Quando saiu a convocação, fiquei muito emocionada. Percebi que, com a minha experiência, cumpria todos os pré-requisitos. Sabia que seria difícil, porque selecionam poucas pessoas”, declarou Mann ao saber da seleção.

Christina Hammock é engenheira técnica, Anne McClain é engenheira química e piloto de helicópteros e Jéssica Meir é bióloga especialista em estudos marinhos e espaciais. Meir ficou emocionada após saber que havia sido selecionada pela NASA e declarou que viajar ao espaço é seu sonho desde os cinco anos de idade.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Deputado Natan Donadon se entrega, informa Polícia Federal


O deputado federal Natan Donadon (RO) se entregou à Polícia Federal de Brasília no fim da manhã desta sexta-feira (28). A informação foi dada inicialmente pela assessoria do parlamentar e depois confirmada pela assessoria da PF.
Ele é o primeiro parlamentar que no exercício do cargo teve prisão decretada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) desde a Constituição de 1988.
Donadon está sem partido porque nesta quinta-feira, foi expulso pelo diretório do PMDB em Rondônia. Na Câmara dos Deputados, responde a processo de cassação do mandato.
De acordo com a assessoria da Polícia Federal, Donadon se entregou à polícia na L2 Sul, uma avenida de Brasília. A assessoria informou que ele decidiu se entregar no meio da rua porque não queria ficar exposto ao constrangimento de aparecer diante de jornalistas na porta da Superintendência da PF. De acordo com a assessoria, o parlamentar telefonou e indicou o local onde estava.
Segundo Tatiana Soares, assessora do deputado, foram ao encontro de Donadon o superintendente da PF no Distrito Federal, Marcelo Mosele, um delegado e dois agentes.
Tatiana Soares afirmou ainda que o deputado foi encaminhado ao Instituto Médico Legal para exame de corpo de delito. A assessoria da Polícia CIvil do Distrito Federal, responsável pelo IML, não confirmou a informação.
O deputado deve ser levado para a custódia da Polícia Federal, no Complexo Penitenciário da Papuda, em Brasília. A expectativa é de que ele fique na penitenciária, já que a ministra Cármen Lúcia decidiu que a pena será cumprida em Brasília.
Durante toda a quinta-feira, a PF realizou buscas e monitorou vários pontos de Brasília, e também pessoas ligadas a Donadon. A equipe de buscas foi reforçada e agentes procuraram o parlamentar em  Porto Velho e Vilhena, em Rondônia.

O deputado Natan Donadon (PMDB-RO) na Câmara (Foto: Leonardo Prado / Agência Câmara)Deputado Natan Donadon na Câmara, em imagem
de março de 2012 (Foto: Leonardo Prado / Agência
Câmara)
Condenado a 13 anos
Donadon foi condenado em 2010 pelo Supremo Tribunal Federal (STF) a 13 anos de prisão por peculato e formação de quadrilha, mas recorria em liberdade. Na quarta (26), o Supremo negou o último recurso possível e expediu o mandado de prisão.
Donadon foi considerado culpado pelo Supremo em outubro de 2010 por supostamente liderar uma quadrilha que desviava recursos da Assembleia Legislativa de Rondônia.
Os desvios teriam ocorrido entre 1995 e 1998, num total de R$ 8,4 milhões. A condenação pelo Supremo foi decidida por 7 votos a 1, com pena de 13 anos, 4 meses e 10 dias de prisão em regime fechado, além de multa.
Advogado contesta decisão
O advogado do deputado, Nabor Bulhões, afirmou na última quarta que discorda da posição tomada pelo STF.  Para ele, a pena do deputado não poderia ser diferente da de outros réus condenados pelos fatos em outros tribunais.
"Não se pode manter uma condenação definitiva, de alguém que é partícipe, a uma pena de 13 anos, quando os autores foram condenados a quatro anos com a conversão da pena restritiva de liberdade em restritiva de direitos", disse.
Natan Donadon foi condenado pelo STF em 28 de outubro de 2010. Um dia antes, no dia 27, ele renunciou ao mandato que exercia. Ele, porém, já estava eleito para um novo mandato e tomou posse em 2011.

Mandato de deputado
Apesar de estar preso, Natan Donadon continua deputado federal. Ele é alvo de processo na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados que pode levar à cassação de seu mandato.
Se for aprovado na comissão, o processo de cassação segue para o plenário da Câmara, que decide se decreta ou não a perda do mandato.
A perda do cargo será decidida na Câmara, uma vez que, durante o julgamento de Natan Donadon em 2010, os ministros não discutiram a questão. No caso do processo do mensalão, porém, o STF decidiu pelas cassações dos mandatos dos parlamentares condenados, sem necessidade de votação na Câmara.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››