segunda-feira, maio 17, 2021

Sete pessoas da mesma família são baleadas em atendado em em Caiçara do Norte, no Litoral Norte potiguar.

Sete pessoas da mesma família foram baleadas durante um atentado que aconteceu na madrugada desta segunda-feira (17) em Caiçara do Norte, no Litoral Norte potiguar.


Fazendo upload: 622250 de 653076 bytes.


Segundo a Polícia Militar, as vítimas estavam bebendo na calçada em frente de casa, quando homens passaram no local em um carro a começaram a atirar. Ainda não se sabe quantos criminosos estavam no veículo.


A polícia afirmou que, entre os feridos, está uma mulher de 55 anos, e os filhos dela. Após o atentado, as vítimas foram socorridas para o hospital da cidade e em seguida, foram transferidas para unidades de saúde em Natal. O estado de saúde dessas pessoas ainda não foi informado.


Ainda de acordo com a PM, antes do atentado, uma pessoa foi assassinada no município.


A vítima foi identificada como Cícero Paulo da Silva, de 45 anos. Ele conhecido na cidade como "Fumo".


A polícia não informou se há relação entre os dois crimes. Ainda de acordo com a polícia, oito cápsulas de pistola foram recolhidas no local.


A polícia faz buscas por suspeitos na região, mas ninguém foi preso.


Nas redes sociais, a prefeitura do município lamentou o assassinato e o atentado.


Fonte: G1

Leia Mais ››

Bebê de 3 meses é encontrado morto dentro de casa em Luis Gomes; polícia investiga

Um bebê de três meses foi encontrado morto na manhã desta segunda-feira (17), dentro de casa, no município de Luis Gomes, na região Oeste potiguar. A mãe da criança, que tem 24 anos, foi levada pela Polícia Militar à delegacia para prestar depoimento e disse que não sabia o que teria acontecido.


Bebê de 3 meses de idade, Álvaro Daniel da Silva Nunes, foi encontrado morto na casa da mãe no interior do RN — Foto: Cedida


De acordo com a sargento Bernairton Barbosa, vizinhos acionaram a Polícia Militar por volta das 8h, informando que o bebê havia sido encontrado sem sinal de vida na comunidade do sítio Lagoa do Mato. O menino foi identificado como Álvaro Daniel da Silva Nunes.


Quando os policiais militares chegaram à comunidade, no entanto, o corpo da criança já estava na casa do pai, que é separado da mulher. O corpo foi levado para o hospital, onde foi recolhido pelo Instituto Técnico-Científico de Perícia (Itep) para passar por perícia.


Segundo a PM, a mulher era separada do pai e morava na casa só com o bebê e uma filha que tem entre 3 e 4 anos de idade. "Os vizinhos disseram que ela (a mãe) estava embrigada. Participou de uma festa ontem de noite, foi para casa e uma vizinha levou o bebê e deixou do lado dela. Ela não soube dizer o que aconteceu depois", afirmou o sargento.


A mulher prestou depoimento pela manhã à Polícia Civil. Segundo o delegado Paulo Cesário, ela disse que pensou que o bebê ainda tava dormindo, mas quando foi olhar, ele estava com a boca espumando. "Ela achou que ele tivesse engasgado e saiu com a criança nos braços pedindo socorro", disse. Segundo o delegado, ela também confirmou que consumiu bebidas alcoólicas neste domingo (16).


O delegado Paulo Cesário afirmou que, apesar da acusação das pessoas que moram na comunidade, sobre a mulher ter participado de uma festa e estar embriagada, não há indícios que comprovem crime, portanto ela não ficou presa em flagrante.


"O corpo será periciado e a morte vai ser investigada por inquérito policial", disse.


Fonte: G1

Leia Mais ››

RN ultrapassa 250 mil casos confirmados de Covid-19 e chega a 5.835 mortes pela doença

O Rio Grande do Norte ultrapassou os 250 mil casos confirmados de Covid-19 desde o início da pandemia. - são 251.077, de acordo com o boletim epidemiológico da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) desta segunda-feira (17). A doença provocou a morte de 5.835 pessoas no estado.



Outros 1.189 óbitos estão sob investigação.

Atualmente, 900 pessoas estão internadas por causa da Covid-19 no RN - 646 na rede pública e 254 na rede privada (apenas 8 dos 10 hospitais privados atualizaram os dados, de acordo com a Sesap). Com 370 pacientes, a taxa de ocupação dos leitos críticos (semi-intensivo e UTIs) é de 82,6% na rede pública; com 140 internados, a rede privada tem 91,5% de ocupação.


O RN tem ainda 82.435 casos suspeitos e 492.994 casos descartados de Covid-19. O número de confirmados recuperados foi retirado do boletim. Os casos inconclusivos, tratados como "Síndrome Gripal não especificada", seguem em 131.952.


A Sesap informa que 543.175 testes de Covid-19 foram realizados no estado até o momento, sendo 315.083 RT-PCR (conhecidos também como Swab) e 228.092 sorológicos.


Números do coronavírus no RN

251.077 casos confirmados

5.835 mortes

82.435 casos suspeitos

492.994 casos descartados


Fonte: G1

Leia Mais ››

Covid-19: RN tem taxa de ocupação de leitos de UTI acima de 95% nesta segunda-feira (17)

O Rio Grande do Norte inciou esta segunda-feira (17) com a taxa de ocupação dos leitos públicos de UTI Covid-19 acima de 95%. É o que aponta a plataforma Regula RN, usada pelo governo estadual para monitoramento da situação da pandemia no estado. A consulta foi realizada às 13h45.


Hospital de Campanha de São Gonçalo do Amarante na Grande Natal Covid-19 UTI leitos clínicos Rio Grande do Norte aparelho saturação — Foto: Sandro Menezes


As situações mais críticas são na Região Oeste, que atualmente está com 99% dos leitos ocupados, e na Região Seridó, que tem 97,5% de ocupação. A Região Metropolitana está atualmente com 93,8% de ocupação.



Taxa de ocupação no Rio Grande do Norte — Foto: LAIS


A taxa de ocupação no estado está na casa dos 90% desde o início de março. Desde o dia 1º de março, apenas duas vezes esse percentual ficou abaixo dos 90% - nos dias 23 de abril e 5 de maio chegou a 89%.


Ao todo, o estado conta atualmente com 414 leitos públicos de UTI para a doença e tem 368 deles ocupados e 17 disponíveis. Ao todo, 29 estão bloqueados - ou por falta de insumos e medicamentos ou por falta de profissionais.


18 hospitais estão com taxa de ocupação em 100% — Foto: Divulgação


O Regula RN também aponta que 60 pacientes estão aguardando por um leito de UTI no estado para apenas os 17 disponíveis.

Na última quarta-feira, dia 16 de maio, o Rio Grande do Norte teve o segundo maior número de solicitações para leitos de UTI desde o início da pandemia: 146 em um dia só. O maior foi no dia 15 de março, com 149.


Ao todo, 18 hospitais do Rio Grande do Norte estão com 100% de ocupação dos leitos para Covid-19. Outros cinco estão com ocupação igual ou acima de 80% e apenas dois - Unidade Infantil Integrada de São Paulo do Potengi e Hospital Dr. José Pedro Bezerra - estão abaixo desse nível.


O Regula RN também aponta que atualmente 37% dos internados do estado são idosos - os outros 67% são pessoas abaixo de 60 anos. Segundo o Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde da UFRN, a campanha de vacinação contra a Covid-19 reduziu a internação de idosos por Covid-19 no estado.


De acordo com o levantamento, durante a primeira onda da Covid-19, em julho e 2020, as pessoas com mais de 60 anos representavam 75% do número de internados.


Fonte: G1

Leia Mais ››

Governo distribui 35 mil doses das vacinas da Pfizer e Coronavac para municípios do RN

A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) distribuiu no início da tarde desta segunda-feira (17) mais um lote de vacinas para os municípios do Rio Grande do Norte. São 16,6 mil doses da Coronavac e 18 mil unidades da Pfizer. Segundo a Sesap, esta quantidade permitirá o avanço da campanha de imunização contra a Covid-19 em duas frentes.



Vacinas da Pfizer serão distribuídas nos municípios da região metropolitana de Natal — Foto: Raiane Miranda



As doses de Coronavac serão destinadas para as pessoas que estão com a segunda dose em atraso. O objetivo é diminuir o déficit na vacinação com o imunizante produzido em São Paulo.


As vacinas da Pfizer, por conta das condições diferenciadas de armazenamento, foram divididas entre municípios da região metropolitana de Natal. A orientação da Sesap aos municípios de Parnamirim, Extremoz, São Gonçalo do Amarante e Macaíba, além da capital, é que estas doses sejam direcionadas às pessoas com comorbidades, com deficiência permanente e gestantes.


De acordo com a plataforma RN+ Vacina, 876.932 doses foram aplicadas no estado até a tarde desta segunda-feira (17), sendo 582.711 pessoas atendidas com ao menos a primeira dose do esquema de vacinação.


Fonte: G1

Leia Mais ››

Vacinação reduz internações de idosos por Covid-19 no RN, aponta relatório

A campanha de vacinação contra a Covid-19 reduziu a internação de idosos por Covid-19 no Rio Grande do Norte, segundo apontou um relatório publicado neste domingo (16) por pesquisadores do Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (Lais) da UFRN.


Vacinação idosos em Natal Covid-19 — Foto: Alex Régis


De acordo com o levantamento, durante a primeira onda da Covid-19, em julho e 2020, as pessoas com mais de 60 anos representavam 75% do número de internados no estado. Atualmente, elas ocupam 37% do número total de leitos de UTI Covid-19.


De acordo com dados do relatório, somente em oito dias, entre 5 e 13 de maio, houve uma redução de 12% na taxa de ocupação em leitos de UTI covid-19 por idosos.


“Essa redução e vem ocorrendo de forma sustentada e gradual, uma vez que no período analisado, de oito dias, não foi observado nenhum novo pico na taxa de ocupação, portanto, mantendo-se em redução dia após dia”, explicou o diretor executivo do LAIS, professor Ricardo Valentim.


Durante o processo de vacinação no RN, dentre os grupos considerados prioritários os que mais foram imunizados contra a Covid-19 foram os idosos 75 anos e mais. A estimativa é que atualmente mais de 110 mil pessoas desse grupo tenham sido imunizadas no estado. O número representa uma cobertura de cerca de 91,4%.


Porém, considerado todo o público acima dos 60 anos, praticamente metade ainda não tomou a segunda dose da vacina. 421,7 mil idosos tomaram a primeira dose, mas apenas 199,3 mil tomaram a segunda.


Ainda de acordo com o relatório, cerca de 300 mil pessoas já foram vacinadas em todo o Rio Grande do Norte, ultrapassando os 39% da meta prevista para Fase 2. No número, também estão inseridos os profissionais de saúde e outros grupos prioritários que já receberam duas doses do imunizante.


Os pesquisadores ainda fizeram uma série de recomendações aos municípios potiguares. Entre elas, o relatório destaca que os municípios devem fazer busca ativa por idosos com 75 anos e mais que não receberam a primeira dose ou não completaram adequadamente o esquema vacinal.


Outra recomendação é que os municípios implementem o módulo de agendamento de vacinas disponíveis no RN Mais Vacina, a fim de evitar as aglomerações nos pontos de vacinação e sejam ágeis no processos de registro das doses no sistema RN Mais Vacina, com registro das doses devem no máximo em até 48 horas após as aplicações.


"É importante garantir a logística necessária e o acesso regular à internet em todos os pontos de vacinação", pontuou.


Fonte: G1

Leia Mais ››

Motocicleta pega fogo enquanto era abastecida no Ceará



Um frentista enfrentou as chamas para apagar o incêndio que consumia uma moto em posto de combustíveis na cidade de Granja, a 300 quilômetros de Fortaleza. As chamas assustaram o motociclista e outras pessoas próximas, que correram do local. Não houve feridos.




O caso aconteceu por volta das 11h do domingo (17), na localidade de Adrianópolis, distante 50 km da sede do município. Câmeras de segurança registraram o caso (veja vídeo acima). Segundo relato do frentista, o grupo fazia trilha e retornava de Bitupitá, no Litoral-Oeste do Ceará.


O vídeo das câmeras de segurança do posto de combustíveis mostra o funcionário bem próximo às chamas com um extintor tentando apagá-las.


As imagens mostram que o fogo consumiu mais rápido o veículo, mas não atingiu a bomba do combustível. Depois de alguns minutos, o incêndio foi controlado com uso do extintor de incêndio.


Fonte: G1

Leia Mais ››

Vaqueiro morre ao ser arrastado por boi durante vaquejada, em Paranatama

Um vaqueiro alagoano, identificado apenas como "Tanda", morreu após ter sido arrastado por um boi durante uma vaquejada realizada em Paranatama, no Agreste de Pernambuco. O caso aconteceu no sábado (15), mas a Polícia Civil confirmou ao G1 na manhã desta segunda-feira (17).



Homem morre ao ser arrastado por boi em vaquejada de Paranatama — Foto: TV Vaquejada/Reprodução


Por meio de nota, a Organização da 5ª Grande Vaquejada do Parque e Haras Paraná e toda comunidade vaqueira lamentou a morte do vaqueiro alagoano Tanda. O Parque e Haras Paraná destacou que todo o suporte e assistência à vítima foi providenciado com atendimento pela equipe socorrista de plantão 24 horas, encaminhando o competidor ao hospital da cidade, onde já chegou em óbito. O Parque e Haras Paraná ressaltou, ainda, que todos os protocolos da ABVAQ de segurança dos atletas e dos animais foram tomados mas que, lamentavelmente, ocorreu a fatalidade com o competidor.


No vídeo abaixo, divulgado pela TV Vaquejada, que transmitia a prova, mostra o exato momento do acidente.


A luva do vaqueiro ficou presa na cauda do boi e, em seguida, a vítima foi arrastada. O vaqueiro ainda chegou a ser socorrido e levado para um hospital da região.


O caso foi registrado na Delegacia de Plantão da Polícia Civil de Garanhuns e será repassado para a Delegacia de Paranatama, que irá investigar o caso.


Homicídio na vaquejada

Por meio de nota, a Polícia Civil informou que está investigando um homicídio ocorrido na vaquejada, em Paranatama, na noite do sábado (15). A vítima foi Valdemir Batista Basílio, de 30 anos. Ele foi atingido por tiros e morreu no local.


A autoria e motivação do crime são desconhecidas. O caso será investigado pela Polícia Civil.


Fonte: G1

Leia Mais ››

Enem 2021: candidatos podem pedir isenção da taxa de inscrição a partir desta segunda; prova não tem data marcada

Os pedidos de isenção da taxa de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021 podem ser feitos a partir desta segunda-feira (17), pela página do participante. Segundo o edital, o prazo termina em 28 de maio.


Enem 2021 ainda não tem data marcada — Foto: Divulgação


Apesar da abertura do processo, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) ainda não divulgou as datas de aplicação da prova.


Documentos internos obtidos pelo G1 mostram que ela está marcada para 16 e 23 de janeiro de 2022 — mas o ministro da Educação, Milton Ribeiro, afirma que são "conversas de bastidores". Segundo ele, a prova deverá ser aplicada em "outubro ou novembro" de 2021.


Quem poderá pedir a isenção?

No Enem 2021, os seguintes perfis poderão deixar de pagar a taxa de inscrição:


matriculados no último ano do ensino médio na rede pública em 2021;

alunos que cursaram o ensino médio inteiro em escolas públicas ou como bolsistas integrais em instituições privadas (desde que a renda mensal familiar per capita seja igual ou inferior a 1,5 salário mínimo);

pessoas em vulnerabilidade econômica inscritas no CadÚnico.

Pelo cronograma, o resultado será divulgado em 9 de junho.


Caso o pedido de isenção seja negado, o candidato poderá recorrer entre 14 e 16 de junho. A resposta ao recurso será enviada em 25 de junho.


Justificativa de ausência no Enem 2020

Os candidatos que conseguiram o benefício na edição anterior da prova (Enem 2020) e não compareceram ao local da avaliação devem justificar a ausência no mesmo link. Caso contrário, perderão o direito a uma nova isenção.


O Inep aceita documentos como:


boletins de ocorrência (para assaltos, furtos ou acidentes de trânsito na data do Enem);

certidão de casamento ou união estável;

certidão de óbito de membros da família;

certidão de nascimento (para pais ou mães);

mandados de prisão;

atestados médicos ou odontológicos;

declaração de exercício de atividade profissional;

documento que ateste intercâmbio acadêmico;

declaração de atividade curricular.

O resultado das justificativas será divulgado em 9 de junho.


Fonte: G1

Leia Mais ››

Mesmo com habeas corpus para Pazuello, tropa de choque teme pior semana para o governo na CPI



Integrantes da tropa de choque governista no Senado já projetam esta semana como a que trará maior desgaste à gestão Jair Bolsonaro na CPI da Covid.


Mesmo com o habeas corpus, há forte temor pelo depoimento do ex-ministro da Saúde Eduardo Pazuello e também pela sessão com o ex-chanceler Ernesto Araújo. O depoimento de Pazuello está marcado para a quarta-feira (19). O de Ernesto, para a terça (18).


Pela decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), o general Pazuello poderá ficar em silêncio apenas para questionamentos que possam incriminá-lo. Mas estará obrigado a falar a verdade sobre terceiros, inclusive em relação a Bolsonaro.


A maior apreensão é por causa do retrospecto: Pazuello sempre teve desempenho sofrível nas vezes anteriores que falou ao Congresso Nacional. Só que agora, ressalta um senador aliado, ele estará num ambiente de CPI, onde a dificuldade será maior.


Além disso, há forte contrariedade na cúpula do Exército com o movimento de Pazuello de se escudar na farda para ter buscado um habeas corpus. “Quando assumiu a Saúde sem ir para a reserva, não se preocupou com a imagem das Forças Armadas. Agora, usa a farda para se proteger”, lamentou um general da reserva.



Ernesto Araújo

Já em relação ao ex-ministro da Relações Exteriores Ernesto Araújo, a maior preocupação é pelo conjunto da obra. A ação do Itamaraty para garantir insumos para fabricação de cloroquina entrou na mira da CPI.


Documentos apontam que o ex-chanceler mobilizou o ministério para adquirir a medicação junto a parceiros internacionais, mesmo depois de a comunidade científica internacional ter afirmado que a cloroquina não tinha eficácia contra a Covid.


Ao mesmo tempo, Araújo será questionado pela falta de empenho para aquisição de vacinas e pelas provocações diplomáticas contra à China, maior fornecedor de insumos para a produção de vacinas contra a Covid.


“Não será uma semana fácil”, desabafou outro senador aliado.


Fonte: Fonte: Blog do Camarotti

Leia Mais ››

Vereador invade estúdio de rádio e agride advogado que participava de programa ao vivo no interior do Ceará



Um vereador invadiu um estúdio de rádio e agrediu um advogado que participava de um programa ao vivo, sobre os direitos de servidores públicos, no município de Catunda, no interior do Ceará. A agressão aconteceu no início da tarde desta segunda-feira (17), logo após o advogado citar na rádio que o vereador havia dado um voto desfavorável aos servidores na Câmara Municipal. Uma câmera de segurança flagrou a agressão.


O G1 entrou em contato com o vereador Thiago do Ivan (PDT) e o parlamentar disse que iria se pronunciar no fim do dia.


Ronaldo Feijão é advogado do sindicato dos servidores de Catunda e estava a trabalho na rádio. O vídeo mostra o momento em que o vereador invade o estúdio de rádio, bate no advogado, quebra a cadeira em que ele estava sentado e o encurrala na parede. O advogado chega a cair no chão.


"Quando você falar de mim, fale como um homem. Certo? Você preste atenção. Você vim aqui e falar essa m**** que você está falando aqui, você tem que falar a verdade. Que eu votei naquele projeto eu votei [...] você é um m****, você é um b****. Preste bem atenção. Eu vim aqui só dar o meu recado", diz o vereador Thiago enquanto encurralava o advogado na parede.


Ronaldo Feijão, que participava do programa 'A Voz do Servidor', pediu respeito ao vereador, sem revidar as agressões físicas e verbais que recebeu. Na sala, além do advogado, estavam mais duas pessoas.


Em nota, a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) informou que a Delegacia Municipal de Santa Quitéria teve acesso às imagens da agressão, mas que até o momento, nenhum boletim de ocorrência sobre o caso foi registrado. "A Polícia Civil aguarda alguma representação por parte da vítima", afirma a pasta.


OAB

O Presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em Sobral, Rafael Ponte, repudiou a atitude do vereador. "Tomei conhecimento (do caso) através de um vídeo que flagrou o momento em que um colegado advogado, o doutor Ronaldo Farias Feijão, colega atuante na cidade de Catunda, foi agredido enquanto estava no exercício da sua profissão, porque estava ali como advogado do sindicato dos servidores públicos, estava ali a prestar, naquele momento, uma entrevista", disse.


"É totalmente reprovável a atitude do vereador que se adentra na rádio e agride o advogado por conta das críticas relacionadas a um projeto de lei que foi votado pelo vereador. Então, a OAB repudia qualquer tipo de agressão a colegas advogados, principalmente no exercício da profissão", completou.


Ponte diz que tomará medidas a respeito da agressão. "Tomaremos todas as providências cabíveis, sejam administrativas, criminais, indenizatórias, enfim, todas as providências serão tomadas", disse.


Fonte: G1

Leia Mais ››

Insumo para 12 milhões de doses de vacina AstraZeneca contra Covid chega sábado, diz Fiocruz

Fazendo upload: 873176 de 873176 bytes.


O secretário-executivo do Ministério da Saúde, Rodrigo Cruz, afirmou na manhã desta segunda-feira (17) em audiência no Senado que os dois próximos lotes de ingrediente farmacológico ativo (IFA) para a vacina da AstraZeneca produzida pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) devem ser enviados da China para o Brasil na próxima sexta-feira dia (21), com chegada prevista para sábado (22). Na semana passada, a Fiocruz informou que estava com estoque baixo.


O IFA é matéria-prima para produção das vacinas, que o Brasil importa em grande parte da China. Neste momento em que o mundo inteiro tem demanda por IFA, oposicionistas avaliam que declarações do presidente Jair Bolsonaro contra a China prejudicam as relações diplomáticas entre os dois países e provocam demora no envio da matéria-prima de vacinas.


Segundo o secretário, a quantidade é suficiente para produção de cerca de 18 milhões de doses da vacina da AstraZeneca.


No fim da tarde, a Fiocruz divulgou nota na qual informa que receberá no próximo sábado insumos suficientes para a produção de 12 milhões de doses. "Com as novas remessas, as entregas de vacinas estão asseguradas até a terceira semana de junho", diz a nota da Fiocruz.


Cruz deu a informação em audiência da comissão no Senado que acompanha as ações governamentais para combate à pandemia. Antes, a previsão anunciada do IFA para o fim de maio era de duas datas para embarque do insumo, parte no dia 21 e parte no dia 29.


“A gente recebeu hoje [segunda] a confirmação de envio de dois lotes no dia 21 de maio. Então, a gente teria dois embarques, um confirmado para o dia 21, com chegada no dia 22, e um planejado para dia 28, com chegada para o dia 29. A boa notícia é que hoje recebi a confirmação de que esses dois lotes vão ser embarcados no dia 21 de maio”, disse.


Butantan

Com relação à vacina do Butantan, a CoronaVac, o secretário afirmou na audiência, pela manhã, que ainda não havia previsão para chegada do IFA.


A produção do Butantan está parada desde o fim da semana passada, aguardando a chegada dos insumos.


“Hoje teremos a confirmação. Ainda há pouco saiu no noticiário dia 20, mas há uma expectativa que chegue aqui por volta do dia 25, mas ainda pendente de confirmação por parte da China”, disse.


No início da tarde, o governador de São Paulo, João Dória (PSDB), anunciou em uma rede social a chegada no próximo dia 26 de um lote com 4 mil litros de IFA da CoronaVac, suficiente para a produção de 7 milhões de doses.


Fonte: G1

Leia Mais ››

Trem descarrila e pega fogo em Iowa, nos EUA

Um trem que levava matéria prima para fertilizantes descarrilou e pegou fogo em Iowa (Estados Unidos), na tarde de domingo (16). Imagens aéreas mostraram rolos de fumaça saindo dos vagões. 


Incêndio em trem que descarrilou no estado americano de Iowa no domingo (16) — Foto: Nathan Minten via Reuters


Apesar da gravidade do incidente, não houve feridos. No entanto, cerca de 80 moradores da cidade de Sibley tiveram de deixar suas casas por precaução, até porque o material era tóxico.


Fontes de segurança disseram à imprensa local que o trem carregava nitrato de amônio. É o mesmo composto que causou a explosão em um armazém no porto de Beirute, no Líbano, em agosto do ano passado; o incidente deixou dezenas de mortos e causou caos generalizado na capital libanesa.


O nitrato de amônio não é um explosivo por si só. Ele se apresenta como um pó branco ou em grânulos solúveis em água e é seguro, desde que não aquecido ou em contato com alguma faísca. A partir de 210 °C, decompõe-se e, se a temperatura aumentar para além de 290 °C, a reação pode se tornar extremamente explosiva.


Fonte: G1

Leia Mais ››

CPI da Covid quer ouvir número dois de Pazuello no Ministério da Saúde sobre recusa a vacinas

Fazendo upload: 158954 de 158954 bytes.


A CPI da Covid deve aprovar nesta terça-feira (18) a convocação do número dois de Eduardo Pazuello no Ministério da Saúde, o ex-secretário-executivo Élcio Franco, para desvendar as razões para as recusas para compra de vacinas não só da Pfizer mas também da Coronavac no ano passado.


"Vamos aprovar a convocação do Élcio Franco para que ele esclareça os motivos do governo em recusar as ofertas da Pfizer e também toda polêmica sobre a aquisição da coronavac", afirmou o vice-presidente da CPI, senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), ao blog.


O presidente da CPI, Omar Aziz (PSD-AM), lembra que, no depoimento do executivo da Pfizer, Carlos Murillo, ficou claro que os contatos do laboratório eram com o então secretário-executivo e ele não respondeu às propostas.


"Por que ele não respondeu? Seguiu orientação de quem? Ele precisa esclarecer tudo isso", afirmou o senador Omar Aziz.


Randolfe Rodrigues diz que a CPI vai querer saber também de uma reunião de Élcio Franco, em meados do ano passado, com o Ministério da Economia para tratar de compra de vacinas. E que, neste encontro, a equipe de Paulo Guedes teria dito ao secretário-executivo da Saúde que não era preciso adotar nenhuma legislação para fazer as aquisições de imunizantes.


O presidente da CPI diz ainda que perguntas que Eduardo Pazuello deixe de responder, alegando seu direito de ficar em silêncio concedido pelo Supremo Tribunal Federal (STF), serão feitas a Élcio Franco.


"Ele pode responder o que Pazuello se negar a falar", afirma o senador Omar Aziz.


A CPI da Covid deve aprovar nesta terça-feira (18) também os pedidos de quebra de sigilo bancário, fiscal, telefônico e telemático do ex-secretário de Comunicação Social do Palácio do Planalto Fábio Wajngarten. A CPI quer checar quem eram os interlocutores do ex-secretário nas negociações com a Pfizer e se havia algum interesse econômico, o que ele negou na comissão.


Fonte: Blog do Valdo Cruz

Leia Mais ››

Após Pazuello, secretária da Saúde pede ao STF advogado e direito de não se autoincriminar na CPI

A secretária de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Ministério da Saúde, Mayra Pinheiro, pediu ao Supremo Tribunal Federal (STF) que garanta a ela o direito de não produzir provas contra si mesma — o que pressupõe deixar eventualmente de responder a perguntas — no depoimento marcado para a próxima quinta-feira (20) na CPI da Covid.


Ela também pede para ser acompanhada por um advogado na comissão (leia ao final desta reportagem íntegra de nota divulgada pela assessoria de comunicação da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, do Ministério da Saúde).


Mayra Pinheiro foi convocada pela comissão para, entre outros pontos, esclarecer a defesa que faz da utilização de cloroquina, medicamento ineficaz contra a Covid-19, no tratamento da doença. Nos bastidores de Brasília, a médica é conhecida como "capitã cloroquina", em razão de seus posicionamentos.


Na última sexta-feira (14), após pedido da Advocacia-Geral da União, o ministro Ricardo Lewandowski, do STF, concedeu ao ex-ministro da Saúde Eduardo Pazuello o direito de ficar em silêncio na CPI. O depoimento do general do Exército e ex-chefe de Mayra Pinheiro está previsto para quarta-feira (19). O relator do habeas corpus preventivo apresentado por Mayra, no STF, ainda não foi definido.


A CPI da Covid do Senado apura ações e omissões do governo federal durante a pandemia e fiscaliza eventuais desvios de recursos por parte de governadores e prefeitos. Saiba o que aconteceu na comissão até aqui.


No habeas corpus preventivo encaminhado ao Supremo, a defesa de Mayra Pinheiro diz que a secretária do Ministério da Saúde tem "atuado, permanentemente, com integral respeito aos princípios constitucionais da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência".


"Todos os seus atos encontram-se respaldados por documentos produzidos pelo Ministério da Saúde e por documentos e publicações científicas, produzidas por pesquisadores de renome nacional e internacional sobre abordagem farmacológica da doença decorrente do coronavírus", diz a defesa no documento.


Na peça, que entrou no sistema do STF neste domingo (16), a defesa de Mayra Pinheiro pede ainda que, caso a CPI desrespeite as prerrogativas de seus advogados e as garantias asseguradas à médica, o depoimento possa ser interrompido "sem que sejam adotados contra os advogados e sua cliente qualquer medida restritiva de direitos ou privativa de liberdade".


A recomendação, por parte do governo, de cloroquina para o tratamento da Covid-19 é uma das frentes de investigação da CPI. Parlamentares contrários ao governo afirmam que a aposta feita pelo presidente Jair Bolsonaro na medicação comprovadamente ineficaz colaborou para o agravamento da pandemia no país.



Nota da secretaria

Leia abaixo a íntegra de nota da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, do Ministério da Saúde, divulgada na segunda-feira (17), um dia após a publicação desta reportagem:


NOTA DE ESCLARECIMENTO


A Secretária de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Ministério da Saúde (SGTES/MS), Mayra Pinheiro, esclarece:


1- É falsa a informação, divulgada pela imprensa, de que tenha recorrido ao Supremo Tribunal Federal (STF) para “assegurar o direito de permanecer calada” durante depoimento marcado para a próxima quinta-feira (20/05) perante a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid-19, instaurada no Senado Federal;


2- Em documento, amplamente divulgado mas equivocadamente interpretado por veículos de comunicação, está expresso: “requer seja deferido, liminarmente, ordem de habeas corpus preventivo, determinando ao Presidente e ao Relator da referida CPI para que sejam reconhecidas, em favor da ora paciente, as seguintes prerrogativas: 1) ser assistida por advogados e com estes, comunicar-se; 2) ser assegurado aos seus advogados o direito de realizar sua defesa, nos termos do art. 7º, III, X, XI, XII e XIII, do Estatuto da Advocacia e OAB, sendo-lhes garantida a palavra pelo Presidente da CPI para, inclusive, suscitar questão de ordem, objetivando preservar a efetiva vigência do Regimento do Senado e das leis nele reportadas que devem ser integralmente respeitadas pela CPI, inclusive, para evitar futuras arguições de nulidade;3) não se auto-incriminar e 4) a plena observância do art. 360, IV do CPC”;


3- A solicitação faz-se justificada em decorrência da crescente agressividade com que têm sido tratados os depoentes que comparecem à CPI, inclusive com ameaças de prisão. Destina-se, ainda, a garantir prerrogativas legais diante de provocações e hostilidades de inquisidores que se mostram claramente insatisfeitos por não ouvirem o que desejam;


4- Ao contrário do que os textos jornalísticos manifestam, a Secretária deseja poder fazer esclarecimentos à população brasileira, tendo em seu habeas corpus preventivo destacado: “É imperioso ressaltar que a Impetrante da presente ordem considera a Comissão Parlamentar de Inquérito o local propício para esclarecimento à população sobre as distorções veiculadas com o propósito de desacreditar medicações que poderiam ter significativo papel na redução das mortes”.



Brasília-DF, 17 de maio de 2021


Fonte: G1

Leia Mais ››

Ocupação irregular na Amazônia Legal cresceu 56% nos 2 primeiros anos de Bolsonaro, diz instituto



A ocupação irregular de áreas da Amazônia Legal cresceu 56% nos dois primeiros anos do governo Jair Bolsonaro, segundo levantamento do Instituto Socioambiental (ISA) divulgado pelo jornal "O Globo".


Ao final de 2020, eram 10,6 milhões hectares de terras ocupadas irregularmente — uma área maior que todo o estado de Pernambuco, tudo isso dentro de áreas do governo federal (unidades de conservação, áreas de proteção ambiental e terras indígenas).


Questionado, o governo não tinha respondido sobre o aumento das ocupações irregulares até a última atualização desta reportagem.


São áreas invadidas e desmatadas por grileiros. Depois de limpar a terra, os grileiros vendem a suposta propriedade para pessoas que nem sempre sabem que se trata de área protegida por lei.


Entre 2018 e 2020, os registros de áreas irregulares em unidades de conservação federais de uso sustentável, que permitem a exploração parcial de recursos, cresceram 274%. Passaram de um total de 1,7 milhão de hectares para mais de 6 milhões de hectares ocupados.


As unidades de conservação federais de proteção integral, que não permitem a interferência humana, registraram um aumento de 54% na ocupação irregular. Nas áreas de proteção ambiental a ocupação irregular cresceu 46% e nas terras indígenas 31%.


Essas terras geralmente são registradas no cadastro ambiental rural, de responsabilidade dos órgãos ambientais de cada estado. É uma simples autodeclaração, com a extensão e a localização do terreno. O registro está previsto no código florestal, mas tem que ser avaliado pelos órgãos estaduais. É nessa etapa que fica o gargalo.


Sem recursos ou fiscalização suficiente, esse trabalho está atrasado, o que facilita a vida de grileiros, que usam o cadastro como uma espécie de validação, um documento que supostamente regulariza a propriedade. Resultado: o número de terras invadidas e desmatadas só aumenta.


O Instituto Socioambiental defende a suspensão e a anulação de todos os registros do Cadastro Ambiental Rural (CAR) localizados em áreas protegidas.


Antônio Oviedo, assessor do instituto, diz que a ocupação irregular da Amazônia Legal tem consequências graves para o meio ambiente.


“Eles estão aumentando um pouco pelo que nós conversamos. Existe um discurso e um estímulo por uma agenda antiambiental, a qual tem estimulado processos de grilagem e ocupação irregular de terras públicas da União regularizadas, como por exemplo as áreas protegidas”, disse Oviedo.


“Esse tipo de ocupação irregular causa degradação ambiental, aumento nos índices de desmatamento e conflitos de terra, uma vez que as populações tradicionais, povos indígenas, que moram nessas áreas, acabam sendo impedidos, de forma violenta, muitas vezes, de poder ocupar e desenvolver suas atividades produtivas de forma sustentável”.


Fonte: G1

Leia Mais ››

Hackers usam sites de relacionamento e redes sociais para distribuir aplicativos financeiros clonados, alerta empresa

A empresa de segurança Sophos publicou um relatório revelando que seus especialistas identificaram 167 aplicativos financeiros clonados, que imitavam serviços legítimos para direcionar transferências para os criminosos.


Criminosos tentam se aproveitar do interesse por investimentos e promovem apps adulterados que redirecionam transferências. — Foto: REUTERS/Regis Duvignau


Os apps foram encontrados durante a investigação de uma fraude realizada por meio de um serviço de relacionamentos de uma rede social.


Após iniciar uma conversa com a vítima, o golpista levou a conversa para fora da rede social. Entrando no assunto de investimentos, o criminoso sugeriu o uso de um app específico e enviou um link.


A Sophos concluiu que o site e o app sugeridos eram clonados e colocariam todo o dinheiro depositado na mão dos ladrões.


No mesmo servidor que distribuía esse app clonado, os especialistas encontraram os demais apps fraudulentos – todos acompanhados de um respectivo site falso que poderia dar credibilidade para o golpe.


Os apps tentavam se passar por diversos serviços financeiros, como os bancos TD Bank e Barclays, a plataformas de investimento MEX Group e Goldenway, e as plataformas de negociação de criptomoedas Gemini, Bitwala, Kraken, Binance, BitcoinHK, Bittrex e BitFlyer.


Os apps geram recibos falsos e contam até com serviço de atendimento ao cliente.


"Os aplicativos falsos que descobrimos imitam outros aplicativos financeiros populares e confiáveis de todo o mundo, enquanto o site de relacionamento começa com uma troca amigável de mensagens para construir confiança antes que o alvo seja solicitado a instalar um aplicativo falso", explica Jagadeesh Chandraiah, Pesquisador Sênior de ameaças da Sophos.


"Essas táticas fazem a fraude parecer muito verdadeira", completa o especialista.


'Super Assinatura' fora da App Store

Nenhum dos aplicativos estava presente nas lojas oficiais dos sistemas (Play Store, no Android, e App Store, para iPhone). Embora o Android permita a instalação apps fora da Play Store – desde que o usuário mude uma configuração –, isso não é possível no iPhone.


Os hackers contornaram a segurança do iPhone usando as "Super Assinaturas". Esse recurso foi criado pela Apple para que programadores autorizem a execução de um aplicativo em um número limitado de dispositivos durante a testagem do software.


Os criminosos utilizam diversos serviços que automatizam essas etapas, autorizando o dispositivo da vítima e iniciando o download de um aplicativo vinculado a essa autorização. Com isso, o app pode ser instalado mesmo sem estar na App Store.


Do ponto de vista do usuário, o processo exige uma interação maior. É necessário baixar um "arquivo de configuração" e depois confirmar a instalação do aplicativo.


Outra medida usada pelos criminosos foi a criação de "WebClips" – ícones de aplicativos que simplesmente abrem um site em tela cheia no iPhone. Para o usuário, a experiência é semelhante à de um app, embora nada tenha sido realmente instalado.


Usuários devem baixar apps de lojas oficiais

A Sophos avalia que esses apps falsos foram criados para tirar proveito do aumento no interesse pelos mercados de ações e criptomoedas provocado pelo aumento no preço do Bitcoin e por histórias como a da GameStop.


A companhia também encontrou uma lista de arquivos expostos em um dos servidores. Lá, os hackers deixaram disponíveis dados das vítimas, entre os quais havia fotos de passaportes de cidadãos do Japão, da Malásia, da Coreia do Sul e da China. Por essa razão, os especialistas acreditam a Ásia é o foco dessa fraude específica.


A empresa recomendou que usuários instalem apenas aplicativos das lojas oficiais de cada sistema e que desconfiem de ofertas que parecem ser boas demais.


No Android, usuários também podem instalar um programa antivírus.


Dúvidas sobre segurança, hackers e vírus? Envie para g1seguranca@globomail.com


Fonte: Blog do Altieres Rohr

Leia Mais ››

China anuncia apoio à quebra de patentes das vacinas contra Covid-19

A China apoia o apelo dos países em desenvolvimento pela renúncia aos direitos de propriedade intelectual sobre as vacinas contra a Covid-19, disse nesta segunda-feira (17) o Ministério das Relações Exteriores chinês.


Funcionária exibe amostra de vacina em desenvolvimento pela SinoPharm, em Pequim, na China, em abril do ano passado — Foto: Zhang Yuwei/Xinhua via AP


O porta-voz do ministério Zhao Lijian fez a declaração durante uma entrevista coletiva.


Índia e África do Sul defenderam ano passado na Organização Mundial do Comércio (OMC) a quebra da patente de vacinas como uma maneira de reforçar a produção e garantir que o mundo seja atendido.


O debate em torno do assunto ganhou força este mês, quando o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, apoiou a ideia, desde que passasse pela OMC.


Fonte: G1

Leia Mais ››

Casos de Covid na Índia diminuem, mas OMS alerta para número alto de exames positivos

A Índia registrou uma diminuição no número de casos de coronavírus nesta segunda-feira (17), mas as mortes diárias continuam acima de 4 mil, e especialistas dizem que os dados não são confiáveis devido à falta de exames em áreas rurais, onde o vírus se dissemina rapidamente.


Um indiano com Covid-19 recebe tratamento em uma vila, em 16 de maio de 2021 — Foto: Danish Siddiqui/Reuters


Há meses, nenhum lugar do mundo é tão assolado pela pandemia quanto a Índia, já que uma nova variante do vírus provocou uma disparada de infecções que passa de 400 mil por dia.


Mesmo com a redução dos últimos dias, especialistas dizem que não existe certeza de que as infecções chegaram ao auge, e o alarme com a variante B.1.617 altamente contagiosa, detectada pela primeira vez na Índia, é cada vez maior interna e externamente.


"Ainda há muitas partes do país que ainda não chegaram ao pico, elas ainda estão tendo aumentos", disse Soumya Swaminathan, cientista-chefe da Organização Mundial da Saúde (OMS), segundo uma citação do jornal "Hindu".


Swaminathan observou a taxa nacional de positividade em exames muito alta, cerca de 20% dos testes realizados, como sinal de que ainda se pode ver um quadro pior.


"A realização de exames ainda é inadequada em um número grande de Estados. E quando você vê taxas de positividade de exames altas, claramente não estamos examinando o suficiente".


Números da pandemia na Índia

Com o recuo iniciado na semana passada, as novas infecções nas últimas 24 horas foram estimadas em mais de 281 mil pelo Ministério da Saúde nesta segunda-feira, caindo para menos de 300 mil pela primeira vez desde 21 de abril. A contagem diária de mortes ficou em 4.106.


No ritmo atual, o total de casos acumulado pela Índia desde que a epidemia começou, um ano atrás, deve passar da marca de 25 milhões nos próximos dias. O total de mortes está estimado em 274.390.

A Índia tem o segundo maior número de casos confirmados de Covid do mundo, abaixo apenas dos Estados Unidos, e o terceiro maior total de óbitos pela doença, depois de EUA (586 mil) e Brasil (435 mil).


Fonte: Reuters

Leia Mais ››

Maduro anuncia quarentena 'radical e consciente' de sete dias na Venezuela

A Venezuela adotará uma quarentena "radical e consciente", nas palavras do presidente Nicolás Maduro, por sete dias, de 17 a 23 de maio, para tentar conter o avanço da Covid-19. O anúncio foi feito por Maduro em uma rede social neste domingo (17).


Fazendo upload: 212875 de 1154584 bytes.
Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, em entrevista coletiva de 24 de janeiro — Foto: Jhonn Zerpa/AFP


"Esta semana, de segunda, 17 de maio, a domingo, 23 de maio, haverá 7 dias de quarentena radical e consciente. Contemos a segunda onda da pandemia, no entanto, temos um alto patamar de infecções e é importante continuarmos nos cuidando. Disciplina máxima!", escreveu.

Maduro, entretanto, não detalhou o que será ou não permitido nesta quarentena.


Segundo levantamento feito pela Universidade Johns Hopkins, a Venezuela já registrou, até o momento, mais de 140 mil casos do novo coronavírus e mais de 1.300 mortes. Políticos da oposição e pessoas da área da saúde, entretanto, questionam essas estatísticas com o argumento de que o número real é provavelmente muito maior devido à falta de testes.


Vacinação no país

Maduro e sua esposa, Cilia Flores, receberam a primeira dose da vacina russa Sputnik V no começo de março. O presidente venezuelano disse que se sentiu "bem" após receber a injeção.


Neste sábado (15), a Venezuela autorizou o uso da Sputnik Light, versão em uma dose da Sputnik V (saiba mais sobre este imunizante aqui). O anúncio foi feito pelo Fundo Russo de Investimento Direto (RDIF, na sigla em inglês), que é administrado pelo governo russo e financiou a criação do imunizante.


Pesquisadores afirmaram que a vacina light apresentou efetividade de mais de 79% na proteção contra a doença nos testes clínicos. O anúncio da nova versão do imunizante foi feito pela Rússia no dia 06 de maio.


Vendido a um custo inferior a U$10 a dose, o imunizante tem como foco os países que possuem taxas altas de infecção. De acordo com a Rússia, a versão light é uma forma de fazer a vacina render mais.


Fonte: G1

Leia Mais ››