domingo, agosto 08, 2021

Cosern desativa 79 'gatos' de energia em cidade do litoral do RN e 22 em Mossoró

Equipes da Companhia Energética do Rio Grande do Norte (Cosern) desativaram 79 "gatos" de energia em residências e num poço artesiano na praia de Maracajaú, no município de Maxaranguape, no litoral Norte do Rio Grande do Norte.


Gatos foram retirados de Maracajaú e Mossoró — Foto: Divulgação


Além disso, a Cosern identificou, com o auxílio Polícia Civil, e desativou outras 22 ligações clandestinas de energia no conjunto Nova Mossoró, em Mossoró.


A operação para desligamento desses gatos aconteceu manhã de sexta-feira (6).


O gato de energia é crime previsto no artigo 155 do Código Penal e a pena para o responsável pela fraude pode chegar a oito anos de reclusão.


A Cosern alerta ainda que o gato representa risco de morte para quem faz e a quem está próximo, já que são conexões irregulares de energia. Os gatos também provocam perturbações no fornecimento de energia da região e pode causar a queima de eletrodomésticos dos vizinhos.


Gatos foram desativados em Mossoró — Foto: Divulgação/Cosern


Operações em 2021

De acordo com a Cosern, mais de 2 mil irregularidades foram identificadas em todo ano de 2021.


“No primeiro semestre do ano, a concessionária realizou 24.251 inspeções, identificou 2.354 irregularidades, entre fraudes e defeitos na medição, e cinco pessoas foram presas pela polícia em todo estado" explicou Gilmar Mikeias, Gerente de Recuperação da Receita da Cosern.


A fraude é quando o consumidor já é cliente da Cosern e manipula o medidor de energia com o objetivo de reduzir o consumo faturado.


Já o furto consiste em desviar energia diretamente da rede elétrica da Cosern sem a medição do consumo e o conhecimento da distribuidora, conhecido como gato de energia.


De acordo com Júlio Giraldi, Superintendente de Relacionamento com Clientes da Cosern, as ações de combate às ligações clandestinas serão intensificadas até o final do ano.


“Vamos investir ainda mais em tecnologia e inteligência para dificultar cada vez mais a realização desse tipo de crime”, declarou.

Números do primeiro semestre

Nessas irregularidades constatadas, a Cosern recuperou 12,5 milhões de kWh de energia no primeiro semestre de 2021. Esse volume seria suficiente para abastecer, por um mês, um município do porte de São Gonçalo do Amarante, na região metropolitana de Natal, por exemplo - o referente a quase 82 mil unidades consumidoras.


O consumo médio de uma residência potiguar em junho foi de 153 kWh.


A Cosern disse que tem realizado ações de prevenção e combate aos desvios de energia como regularização de clientes clandestinos, fiscalização e substituição de medidores, além do uso de tecnologia para evitar fraudes.


Entre os casos de maior repercussão no primeiro semestre, técnicos da Cosern desativam 40 ligações clandestinas de energia na Ceasa, em Natal, em fevereiro, e autuaram pela segunda vez em menos de seis meses um parque de diversões que fazia uso de energia elétrica de forma clandestina em Parnamirim, em maio, colocando em risco a segurança dos frequentadores.



A população pode denunciar as fraudes, de forma anônima e segura, no telefone 116 ou no site da Cosern.


Fonte: G1

Leia Mais ››

Safra do melão no RN deve chegar a 300 mil toneladas em 2021

Cerca de 40% das exportações de frutas do país saem do Rio Grande do Norte. O estado é líder na produção de melão. O plantio da fruta para exportação foi iniciado no mês de junho. A previsão é que os produtores comecem a colher já no próximo dia 10 de agosto e os primeiros contêineres devem sair do estado a partir do dia 15. A produção para a safra 2021/2022 deve chegar a 300 mil toneladas.


Safra do melão no RN deve chegar a 300 mil toneladas em 2021 — Foto: Inter TV Costa Branca


"A gente conseguiu vender tudo aquilo que a gente produziu. Nós tivemos fatores que ajudaram muito. O câmbio favoreceu. A própria Europa não produziu o mesmo volume de fruta porque a mão de obra de imigrantes não pôde se deslocar até lá para trabalhar na produção, então eles compraram mais fruta nossa. E as pessoas em casa consumiram mais frutas", explica Luiz Roberto Barcelos, presidente do Comitê Executivo de Fruticultura do Estado (Coex).


A área plantada no estado ultrapassa os 18 mil hectares. De acordo com o Coex, não deve haver aumento em relação à safra passada. Para Luiz Roberto Barcelos, alguns fatores devem causar impacto nos custos de produção.


"Por exemplo, a embalagem, as caixas de papelão subiram muito, os materiais plásticos, os defensivos, os adubos, tudo isso subiu muito. A energia, o próprio óleo diesel e, principalmente, o que tem subido muito e preocupado muito o nosso setor é a questão dos fretes marítimos, que também sofreram um aumento enorme pela falta de espaço nos navios, falta de contêineres. O que a gente acha é que, apesar dos volumes serem muito parecidos, o resultado para o produtor será um pouco menos favorável por conta desse aumento nos insumos", justifica o presidente do Coex.



Valmir Lins é gerente operacional numa fazenda produtora de melão. Ele conta que este ano eles plantaram cerca de 10 mil hectares, a mesma área de 2020. As exportações na fazenda onde ele trabalha devem começar mais cedo. "Até o momento foi tudo normal. Na verdade a gente começou até mais cedo. A gente começava a plantar na semana 23 e a gente começou a plantar na semana 16. Por quê? Porque o pessoal do Chile começou a pedir fruta. Então a gente teve que antecipar", conta Valmir.


Segundo o presidente do Coex, ainda há uma expectativa de aumento das exportações para a China, mercado mais recente que começou a importar o melão no ano passado e deve receber um volume ainda maior em 2021. O setor espera também a abertura de outros mercados na Ásia, como Vietnã e Filipinas.


Outros mercados tradicionais, como Inglaterra, Holanda e Espanha, além do Oriente Médio, Estados Unidos e Canadá, também estão na rota de exportações do melão potiguar.


"O volume grande da nossa safra de exportação é para a comunidade europeia de modo geral, principalmente Inglaterra, Holanda e Espanha, e os embarques mais fortes começam agora a partir do dia 15 de agosto. E a partir de outubro a gente começa a exportação para China e Estados Unidos".


A fruticultura movimenta por ano mais de 100 milhões de dólares, além de gerar mais de 20 mil empregos - sendo que para cada emprego direto, outros quatro são criados indiretamente.


Fonte: G1

Leia Mais ››

RN recebe 96 mil doses de vacinas contra Covid e distribui a municípios

O Rio Grande do Norte recebeu neste sábado (7) 96.270 doses de vacina contra Covid. O recebimento das doses havia sido anunciado na sexta-feira pelo governo do RN.


Novo lote de vacinas chegou ao RN neste sábado — Foto: Paulo Nascimento


Em uma carga às 10h, foram recebidas 1.500 unidades da Janssen, imunizante de dose única, e 59.670 da Pfizer, divididas entre 44.226 vacinas para 1ª dose e 10.530 para 2ª dose.


Em outra, às 12h, 35.100 vacinas da AstraZeneca, via consórcio Covax Facility, destindas para iniciar a imunização contra a Covid-19 e ampliar as faixas etárias atendidas no Rio Grande do Norte.


Somadas às doses de sexta-feira (7), são 132 mil imunizantes em cerca de 24 horas que recebidas no estado - sendo 79.326 para primeira dose e 1.500 de dose única e outras 46.780 unidades para segunda dose, além da reserva técnica.


A previsão do governo é de que essas doses da vacinas comecem a ser distribuídas às 15h para os municípios. A entrega é feita pela Polícia Militar e pelo Corpo de Bombeiros.


Com esses lotes, o estado passa de 2,9 milhões de doses recebidas. A plataforma RN+ Vacina registrava, até o fim da manhã de sábado, 2.,3 milhões de doses aplicadas. Ao todo, 1,6 milhão de pessoas no estado estão vacinadas com pelo menos uma dose. Outras 595 mil com a imunização completas - duas doses ou uma no caso da Janssen.


O estado está vacinando pessoas por faixa etária. Em Natal, a vacinação está sendo feita em pessoas de 26 anos. Já São Rafael foi o primeiro município a imunizar a população com 18 anos.


Fonte: G1

Leia Mais ››

Após morte do filho, Walkyria Santos encampa luta para criação de lei que torna crime comentários de ódio na internet

Em meio a dor da perda do filho Lucas Santos, de 16 anos, a cantora Walkyria Santos e a família iniciaram uma campanha para aprovar um projeto de lei na Câmara dos Deputados que criminaliza atuação de "haters" (pessoas que destilam comentários de ódio) na internet. O projeto de lei leva o nome do adolescente.


Walkyria Santos posta foto em campanha para aprovação da Lei Lucas Santos — Foto: Redes sociais


Nas redes sociais, Walkyria disse que essa será "mais uma batalha" e que "as pessoas não podem se esconder por trás da tela de um celular, disseminarem o ódio e ficar por isso mesmo".


"Eu e toda a minha família não vamos parar. Precisamos mudar, precisamos de leis, para que mais nenhuma vida seja perdida. A morte do meu filho não pode passar em branco", falou.


Walkyria e o filho Lucas Santos, que morreu aos 16 anos — Foto: Redes sociais


O pai do jovem, o cantor conhecido como César Soanata, também publicou uma mensagem nas redes sociais e disse que "a morte do nosso filho não será em vão".


"As pessoas não podem simplesmente destilar o ódio, simplesmente destilar o preconceito. O preconceito não pode vencer. Ontem foi meu filho, eu espero que não seja nenhum dia o filho de vocês".


"A gente vai transformar um nosso luto em uma luta linda, pelo amor, carinho, o respeito. O ódio não pode e não vai prevalecer".


A PL 2699/2021 foi apresentada na quarta-feira (4) na Câmara pelo deputado federal Julian Lemos, da Paraíba, e prevê pena de um a quatro anos e multa para "aquele que usa a rede mundial de computadores, seja em redes sociais ou quaisquer meios de facilite sua propagação, para disseminar ódio ou proferir comentários discriminatórios de qualquer natureza, que cause dano a integridade psíquica da criança e do adolescente".


A lei foi apresentada pelo parlamentar após Lucas Santos, de 16 anos, ter sido encontrado morto na terça-feira. O adolescente foi vítima de comentários ofensivos após ter publicado um vídeo no TikTok.


A empresa lamentou o ocorrido, se solidarizou com a família de Lucas e disse que "comentários de ódio, que violam nossas políticas e prejudicam nossa comunidade, são removidos da nossa plataforma. Também trabalhamos com especialistas, como o CVV, para dar apoio e oferecer recursos para qualquer pessoa que possa estar passando por um momento difícil".



Projeto de lei

O projeto de lei Lucas Santos também prevê que sejam responsabilizados civil e criminalmente "aqueles que por ação ou omissão praticarem o crime de haters na rede mundial de computadores, seja em redes sociais ou quaisquer meios que facilite a sua propagação".


Além disso, a PL pretende punir civilmente "as redes sociais que permitirem o permanecimento de contas administradas por menores de idade que pratiquem o crime de haters" em suas plataformas.


"A rede social utilizada para a disseminação do crime descrito no art. 1º desta lei, deverá, imediatamente, por meio de algoritmo ou qualquer inteligência artificial disponível, excluir comentários que causem dano à imagem ou a saúde mental da criança e do adolescente".


A leita cita ainda que "o diretor operacional da rede social que, por reiteradas vezes, se omitir a excluir comentários racistas, xenófobos, misógino ou qualquer outro que cause dano a integridade psíquica da criança e do adolescente, será punido, criminalmente".


O caso

Lucas foi encontrado morto na manhã de terça-feira (3). Em um vídeo postado no mesmo dia, Walkyria comentou que o filho havia publicado um vídeo no aplicativo Tik Tok e foi alvo de comentários ofensivos. "A internet está doente", disse ela.



O jovem foi sepultado na manhã de quarta-feira (4) na Grande Natal. A mãe esteve no velório, mas, abalada, preferiu não ir ao enterro.


Artistas lamentaram a morte do filho de Walkyria em mensagens na própria rede social da cantora ou em publicações nas próprias contas. A cantora Luísa Sonza, que recentemente também foi vítima de ataques haters, desejou força aos familiares. "Força", comentou ela na publicação de Walkyria.


"A impunidade na internet, causa graves danos à sociedade, destruindo muitas famílias. Que esse ódio destilado aqui, seja revisto", escreveu Wesley Safadão.


Outros artistas, como Solange Almeida, Carlinhos Maia e os ex-BBBs Juliette Freire e Gil do Vigor também mostraram solidariedade com a cantora nas redes sociais


A escola onde Lucas estudava emitiu nota de pesar e suspendeu as aulas nesta quarta-feira. "Prestamos nossa mais sincera solidariedade aos familiares e amigos neste momento de dor e consternação, pela irreparável perda", diz a nota.


Veja a nota do TikTok na íntegra:


"Estamos profundamente tristes com esta tragédia. Temos como nossa principal prioridade dar apoio ao bem-estar da nossa comunidade e fomentar um ambiente acolhedor e inclusivo, onde todos se sintam seguros para se expressar de forma autêntica. Comentários de ódio, que violam nossas políticas e prejudicam nossa comunidade, são removidos da nossa plataforma. Também trabalhamos com especialistas, como o CVV, para dar apoio e oferecer recursos para qualquer pessoa que possa estar passando por um momento difícil. Enviamos nossos sentimentos mais sinceros para a família e amigos do Lucas".


Fonte: G1

Leia Mais ››

Sesap reverte UTIs Covid e Hospital Tarcísio Maia passa a ter 30 leitos para atendimento geral

O Governo do RN anunciou nesta sexta-feira (6) que reverteu mais leitos de UTI Covid no Hospital Tarcísio Maia, em Mossoró, que agora passa a contar com 30 leitos de UTI para atendimento de outras doenças.


Hospital Regional Tarcísio Maia (HRTM), em Mossoró, tem leitos de UTI para Covid-19 bloqueados — Foto: Isaiana Santos/Inter TV


O número, segundo a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), é mais que o triplo das nove UTIs que o hospital tinha antes da pandemia. Além disso, há outros cinco leitos semi-intensivos.

A unidade hospitalar atende pacientes de toda a região Oeste e tem sido utilizado durante toda a pandemia também no combate à Covid-19.


Segundo a Sesap, a reversão dos leitos é possível devido à redução no quadro pandêmico no Rio Grande do Norte e a evolução da campanha de vacinação.


“Isso é um feito. É mais do que triplicar a oferta de leitos de UTI Geral. É ampliação do acesso para os usuários”, disse a secretária-adjunta de Saúde, Maura Sobreira.


De acordo com o Regula RN, nesta sexta-feira (6), a Região Oeste está com cerca de 39,7% de ocupação dos leitos de UTI. Há exato um mês, a região Oeste registrava uma taxa de ocupação por volta dos 73%. Em junho, era 99%.


A unidade permanecerá com leitos clínicos, porém diante da redução na taxa de ocupação, está passando a atender a demanda de UTI Geral.



De acordo com o Laboratório de Informação Tecnológica em Saúde (LAIS), a média móvel de caso é de 2,86 em Mossoró atualmente. Há um mês, eram 40,5 casos/dia e há dois, eram 110.


Já em relação à média móvel de óbitos confirmados nos 7 dias dia, caiu de 1,71, em 06 de junho, para 0,14 óbitos/dia.


Segundo o RN + Vacina, em Mossoró, mais de 157 mil pessoas receberam a primeira dose de vacina contra a Covid-19, correspondendo a 69% das pessoas vacinadas. Outras 56 mil pessoas estão totalmente vacinadas, equivalente a 25% de pessoas do município.


Panorama

Com a queda nos indicadores da pandemia, o estado começou a reverter leitos no mês de julho. Além disso, outros contratos, como os com hospitais particulares, estão se encerrando e não serão renovados diante da diminuição do número de internados.


Durante o pico da pandemia mais de 880 leitos Covid entre críticos e clínicos estiveram destinados ao atendimento de pacientes com a Covid-19. Hoje, são 652 leitos e parte desses leitos foram revertidos para outras patologias. Mesmo com a transformação dos leitos, a taxa de ocupação no estado vem se mantendo abaixo dos 40%.


“Todo o planejamento, incluindo o monitoramento dos estoques de insumos disponíveis, vai permitir a vazão, de forma gradativa, da fila de espera por cirurgias”, falou a secretária adjunta da Sesap, Maura Sobreira.


Embora não tenham sido suspensas em sua totalidade, o ritmo de realização dessas cirurgias precisou ser alterado em virtude das mudanças no cenário pandêmico da Covid-19, diante da necessidade de garantir leitos e insumos para as vítimas do coronavírus, além de preservar a segurança de pacientes e profissionais de saúde.


Reversões

Nesta semana, foram revertidos leitos nos municípios de Santo Antônio, Apodi, João Câmara, São Paulo do Potengi, Pau dos Ferros, Mossoró e Macaíba.



No Hospital João Machado, em Natal, 20 leitos de UTI Covid já foram revertidos em leitos de UTI Geral. No Hospital Coronel Pedro Germano (Hospital da PM) a reversão foi de dez leitos, mesmo número do Hospital Regional Telecila Freitas Fontes, em Caicó. No Hospital Regional Alfredo Mesquita, localizado em Macaíba, 10 leitos de UTI Covid estão sendo revertidos hoje em leitos de UTI geral.


Fonte: G1

Leia Mais ››

Eventos sociais com até 300 pessoas são liberados no Rio Grande do Norte; veja regras

A partir desta sexta-feira (6) estão liberados os eventos sociais com até 300 pessoas no Rio Grande do Norte. A liberação está condicionada à situação da pandemia em cada cidade potiguar.


Apenas cidades com indicadores verdes podem realizar eventos sociais com até 300 pessoas no RN, segundo decreto — Foto: Reprodução


De acordo com as regras estabelecidas pelo governo, os eventos só estão liberados em municípios com indicador composto na cor verde.


O último levantamento semanal publicado pela Secretaria Estadual de Saúde, no dia 2 de agosto, apontou que 138 cidades potiguares estão na cor verde. Veja aqui.


Essa é a segunda fase do calendário de reabertura de eventos sociais publicado em decreto no mês de junho.


O decreto já havia permitido a realização de eventos técnicos e científicos e a reabertura de cinemas, teatros, entre outras casas culturais.


Veja calendário de reabertura dos eventos sociais

Fase 1 - A partir de 23 julho de 2021, com ocupação máxima de 20% da capacidade do local, limitada à frequência máxima de 150 pessoas;

Fase 2 - A partir de 06 de agosto 2021, com ocupação máxima de 40% da capacidade do local, limitada à frequência máxima de 300 pessoas;

Fase 3 - A partir de 20 de agosto de 2021, com ocupação máxima de 60% da capacidade do local, limitada à frequência máxima de 450 pessoas;

Fase 4 - A partir de 03 de setembro de 2021, com ocupação máxima de 80% da capacidade do local, limitada à frequência máxima de 600 pessoas;

Fase 5 - A partir de 17 de setembro de 2021, permitida a ocupação de 100% da capacidade do local.

Indicador

O indicador composto é uma ferramenta que considera dados como ocupação de leitos, casos ativos e Covid-19, taxa de mortalidade, entre outros. Ele é apresentado em cinco níveis numéricos representados por três cores: verde, amarelo e vermelho.


Os eventos sociais estão condicionados a esses municípios estarem no nível verde.


Ainda de acordo com o governo, os protocolos estabelecidos, como uso de máscara e distanciamento, devem ser mantidos. A fiscalização será feita pela operação Pacto Pela Vida.


Fonte: G1

Leia Mais ››

Tarcísio Meira e Glória Menezes permanecem internados em SP com Covid-19 e evoluem bem

O ator Tarcísio Meira segue intubado neste domingo (8) na UTI em tratamento contra a Covid-19 no hospital Albert Einstein, na Zona Sul de São Paulo, segundo boletim médico do hospital divulgado na tarde deste domingo.


Ele e sua esposa, a atriz Glória Menezes, de 86 anos, deram entrada no hospital na sexta-feira, dia 6.


Segundo a assessoria de imprensa dos atores, Tarcísio está evoluindo bem e a equipe médica está esperançosa. Ele precisou ser intubado "para melhor conforto do tratamento" e não há previsão de alta.


Glória apresenta "leves sintomas" e, "evoluindo bem", "deve ter alta em breve", informou a assessoria de imprensa.


Ambos receberam a 2ª dose da vacina contra Covid em março deste ano, na cidade de Porto Feliz, no interior de São Paulo.


Nenhuma vacina oferece proteção de 100% contra doenças, mas todas reduzem o risco de infecção, hospitalização e morte, principalmente depois da segunda dose.


É importante lembrar que vacinas funcionam, mas não são infalíveis. Ainda assim, apesar de a probabilidade de infecção após a vacina ser pequena, quanto mais a doença estiver circulando, maior é o risco de o imunizante falhar. Por isso a necessidade de vacinar o maior número de pessoas possíveis o quanto antes.


O ator Tarcísio Meira nasceu em São Paulo (SP) no dia 5 de outubro de 1935. Estreou na Globo em 1967 e trabalhou em mais de 60 programas, entre minisséries, especiais e novelas.


Atriz de teatro, televisão e cinema, Glória Menezes nasceu em Pelotas (RS). Na Globo, estreou em 1967 com a novela "Sangue e Areia". Atuou em mais de 40 telenovelas na emissora.


Tarcísio e Glória são casados há quase 60 anos e pais do também ator Tarcísio Filho.


Fonte: G1

Leia Mais ››

Avião cai por falta de combustível e 4 pessoas ficam feridas em MT

Um avião de pequeno porte caiu em Poconé, a 103 km de Cuiabá, na manhã deste domingo (8), devido à falta de combustível. O piloto e outras três pessoas que estavam na aeronave foram socorridas com ferimentos e encaminhadas ao hospital.


Avião ficou destruído após queda em Poconé (MT) — Foto: Corpo de Bombeiros


De acordo com o Corpo de Bombeiros, o piloto contou que saiu de Porto Jofre sentido Cuiabá, no entanto, após decolar, percebeu que faltava combustível e tentou voltar para Poconé.


Quatro ocupantes da aeronave foram socorridos com vida — Foto: Corpo de Bombeiros


Segundo os bombeiros, o piloto ainda tentou fazer um pouso forçado, mas aeronave acabou caindo e teve a frente destruída devido ao impacto.


Um trabalhador da região contou ao G1 que viu o momento da queda. Segundo ele, o piloto conseguiu desviar do barracão de uma mineradora, mas acabou batendo em um barranco.


Um dos ocupantes, em estado mais grave, teve um corte na barriga e foi encaminhado por um helicóptero do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer) a Cuiabá.


Piloto e outras três pessoas ficaram feridas em queda de avião em Poconé (MT) — Foto: Corpo de Bombeiros


Os objetos das vítimas foram entregues ao dono da mineradora da região para serem devolvidos às vítimas.


As causas do acidente ainda devem ser investigadas.


Fazendo upload: 769625 de 1751320 bytes.
Bombeiros socorreram vítimas de queda de avião em MT — Foto: Corpo de Bombeiros


Essa foi a a terceira queda de aeronave que os bombeiros atenderam em Poconé neste ano.


Fonte: G1

Leia Mais ››

Idosa descobre que foi vítima de golpe após ver PIX de R$ 24 mil em sua conta no banco: 'Inconformada'

Uma idosa de 78 anos descobriu que foi vítima de um golpe após receber orientações por telefone de uma suposta funcionária de banco em Santos, no litoral paulista. A professora aposentada descobriu o que aconteceu após ver que havia um PIX no valor de R$ 24 mil em seu nome. Em seguida, viu que havia empréstimos, limite do cartão estourado e cheque especial feitos em seu nome, o que fez com que ela denunciasse o caso à Polícia Civil.


Suposta funcionária ligou para idosa, que perdeu toda a quantia pouco tempo depois — Foto: Reprodução/RPC


"Estou inconformada. Tenho 78 anos, nessa idade, uso computador, vou ao banco sozinha, foi um grande progresso. Mas não tenho, evidentemente, o mesmo raciocínio que tem um jovem. Nunca caí em um golpe, mas esse foi muito bem elaborado", disse ao G1 Inazeli Azevedo Nóbrega e Silva.


O golpe teve início no fim de julho, quando uma suposta funcionária do banco do qual a idosa é cliente entrou em contato com o filho dela, informando que haviam tentado acessar a conta da aposentada. A mulher sabia que ele poderia fazer procedimentos de segurança e mudar a senha, mas o filho preferiu informar a mãe sobre o caso, já que não reside na mesma cidade. Pouco depois, a idosa recebeu a ligação da mulher que se apresentava como funcionária.


Durante a chamada, ela informou que tentaram entrar na conta da idosa indevidamente, e que seria necessário trocar de senha. Orientada pela mulher, a aposentada foi até um caixa eletrônico para fazer a mudança de senha, entretanto, não foi possível. No dia seguinte, Inazeli foi até uma agência bancária e explicou tudo que ocorreu para uma atendente, que achou estranho, segundo conta a idosa.


Mesmo assim, a funcionária procurou no sistema e viu que, de fato, haviam tentado entrar na conta no dia 17 de julho. A idosa, se precavendo, mudou as senhas e registrou a biometria, como orientado pela mulher que conversou com ela ao telefone. Assim que saiu da agência, ela voltou a receber a ligação da suposta funcionária.


"Ela disse 'você não fez o módulo de segurança, tem que fazer, porque a conta continua vulnerável'", explicou. A idosa voltou à agência e seguiu as orientações dadas por telefone sobre quais botões apertar e o que fazer no caixa para ativar o que seria o módulo de segurança. Ela passou por diversos equipamentos, já que ela pedia constantemente para mudar de caixa. Após alguns minutos, a mulher disse que estava tudo certo, e que, finalmente, o módulo havia sido acionado.


Ao sair do banco, ela passou em uma farmácia e viu que não conseguia efetuar o pagamento no débito nem no crédito. Voltando para casa e abrindo o aplicativo do banco, viu uma transferência via PIX em seu nome, no valor de R$ 24.700. Também descobriu que haviam usado o cheque especial, empréstimos e todo o limite do cartão.


"Como ainda não recebi a fatura do cartão, e só os títulos davam mais de R$ 6 mil, acredito que o prejuízo esteja entre R$ 55 mil e R$ 60 mil", relata. Ela acha que as orientações dadas pela suposta funcionária por telefone eram, na verdade, uma maneira de permitir acesso a diversas ações em sua conta.


Inazeli fez um pedido de contestação, que foi negado pelo banco. Ela recorreu novamente, e aguarda um posicionamento, para saber como prosseguir diante da situação. Para dar prosseguimento, ela registrou um boletim de ocorrência no 3º Distrito Policial de Santos como estelionato, e o caso será investigado. Entretanto, mesmo tomando todas as medidas, o medo e a frustração são constantes.


"Eu estou sem dinheiro absolutamente nenhum, super nervosa. Todos os meus planos fracassaram. Eu não tenho disposição para sair de casa, não me conformo. Eu estou, assim, tentando não entrar em um período depressivo, porque o baque foi muito grande", descreve a idosa.

Banco

Questionado pelo G1, o Banco do Brasil informou que não faz buscas de cartões dos clientes para perícia, e que não solicita a digitação de senhas durante contatos telefônicos. Reitera, ainda, que não envia mensagens via SMS ou WhatsApp, e que não liga nem encaminha e-mails com links com solicitação de dados pessoais, dados do cartão e senhas dos seus clientes.


O banco alerta seus clientes, por meio de avisos em todos os terminais e durante os atendimentos presenciais, para a proteção de senhas e a recusa de auxílio de estranhos, com o objetivo de evitar ações de grupos criminosos.


Afirma, ainda, que acolhe todas as reclamações de movimentações financeiras não reconhecidas pelos clientes, com a abertura de processo de contestação. O banco informa que, posteriormente, esse processo é analisado pela área técnica, que define sobre a responsabilidade das partes e sobre o ressarcimento ou não dos valores contestados.


Fonte: G1

Leia Mais ››

Pastor é morto por vizinho que reclamou de barulho de obra na Baixada Fluminense, diz polícia



Um pastor foi morto na noite da última quinta-feira (5) em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense. Segundo a polícia, Gabriel Ribeiro foi morto após um desentendimento com um vizinho no bairro Genesiano.


De acordo com os investigadores, um caseiro e um auxiliar de serviços gerais faziam reparo no encanamento do sítio de Gabriel, mas a obra acontecia próximo da propriedade do autor do crime. Incomodado com o barulho, o vizinho pediu que a obra parasse e deu um tiro para o alto.


O pastor foi chamado e houve uma discussão. O proprietário do sítio vizinho atirou contra Gabriel. Ainda segundo os policiais, o atirador estava com uma arma na mão e uma lata de cerveja na outra. Depois dos tiros, ele fugiu.


Gabriel chegou a ser levado para o hospital, mas não resistiu aos ferimentos e morreu na sexta (6). O suspeito está sendo procurado e não teve a identidade revelada.


O caso está sendo investigado pela 58ªDP (Posse). O enterro do pastor vai acontecer às 15h30 deste sábado (7) no Cemitério Jardim da Saudade, em Mesquita.


Fonte: G1

Leia Mais ››

Americanas faz 'contato preliminar' com Marisa; empresas negam qualquer acordo concreto

A Americanas e a Lojas Marisa abriram conversas para uma possível operação, mas informaram que não têm qualquer acordo concreto neste momento.


Sacolas com o logo da rede varejista Marisa — Foto: Divulgação


Em comunicado, a Americanas informou que assessores financeiros da companhia mantiveram contato preliminar com representantes da Marisa Lojas, "sendo que não há qualquer tipo de formalização de interesse por parte da Americanas".


A Americanas disse que sempre monitora, no curso normal de seus negócios, potenciais oportunidades no mercado, e que o contato ocorreu nesse contexto.


Já a Marisa afirmou que "não possui neste momento qualquer acordo concreto para a realização de uma operação, seja com as Americanas S.A., seja com outro participante de mercado".


Em comunicado, a Marisa informou, porém, que contratou a assessoria da Lazard para avaliar “alternativas de otimização de sua estrutura de capital (incluindo sua unidade de negócios Mbank).


As conversas foram interpretadas pelo mercado como uma possível compra da rede Marisa pela Americanas, anteriormente conhecida como B2W.


Perto das 11h30, as ações da Marisa (AMAR3) subiam acima de 8%, enquanto que as ações das Americanas (LAME4) tinham alta de 0,45%.


Fonte: G1

Leia Mais ››

Bolsonaro participa de passeio de moto com apoiadores em Brasília

O presidente Jair Bolsonaro participou na manhã deste domingo (8) de um passeio de moto com apoiadores em Brasília.


A concentração foi em frente ao Palácio do Planalto. De lá, o grupo partiu para as cidades de Taguatinga e Ceilândia. Depois, o passeio fez o caminho de volta para o ponto inicial. Um percurso de cerca de 70 km pelas vias do Distrito Federal.


Imagem aérea da motociata de Bolsonaro e apoiadores pelas vias do Distrito Federal — Foto: Reprodução/TV Globo


Em alguns momentos durante o trajeto, o presidente parou para tirar fotos.


A grande maioria dos motoqueiros, inclusive o presidente, estava sem máscara, contrariando orientações das autoridades sanitárias para a contenção da Covid-19.


No Distrito Federal, é lei usar máscara em público, com previsão de multa para quem desobedecer. Além disso, Bolsonaro e os apoiadores se aglomeraram, tanto na concentração do evento, quanto no final.


Bolsonaro, sem máscara, se aglomerou com apoiadores na concentração da motociata, em Brasília — Foto: Reprodução/Facebook

Ao final do passeio de moto, Bolsonaro posou para fotos com apoiadores, novamente aglomerados e sem máscara — Foto: Reprodução/Facebook



Passeios de moto com apoiadores em cidades brasileiras tem se tornado uma rotina nos fins de semana do presidente. No sábado (7), o evento foi em Florianópolis.


Fonte: G1

Leia Mais ››

Arthur Lira prevê votação da PEC do voto impresso para terça-feira e agrada oposição



O presidente da Câmara, Arthur Lira, vai se reunir os líderes de partidos na segunda-feira (9) e pretende votar a PEC do voto impresso já na terça-feira (10), o que agrada a oposição.


O deputado Alessandro Molon (PSB) pediu pressa: "queremos votar o quanto antes. Quanto mais demora, mais avança a escalada golpista de Bolsonaro. E maior a tensão política no país. É preciso sepultar logo isso", disse o líder da oposição.


A decisão de Lira de levar o assunto à votação no plenário, mesmo com o assunto tendo sido rejeitado na comissão especial, foi vista num primeiro momento como uma manobra para abanar o assanhamento golpista do bolsonarismo.



O anúncio de votação na terça reforça uma segunda leitura: Lira teria decidido levar ao plenário para jogar um pá de cal no assunto e deixar Bolsonaro sem discurso e sem pretexto para o golpe, já que a tendência é a de que a tese seja novamente derrotada.


A votação deverá ser nominal e a dúvida é se Lira irá exercer seu direito de voto para não deixar margem de dúvidas de que ele patrocinou um "não rotundo" ao golpe.


O blog não é de fazer intrigas, mas a votação na Câmara será eletrônica. Bolsonaro vai confiar no resultado?


Fonte: Blog do Octavio Guedes

Leia Mais ››

Bolsonaro insulta Barroso, e ministro diz que universo vai 'além do cercadinho'



O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) voltou a insultar o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Luís Roberto Barroso --desta vez com um palavrão. Foi nesta sexta-feira (6) em Joinville, Santa Catarina, onde esteve para entregar chaves de dois caminhões doados pelo Exército ao Corpo de Bombeiros local.


O vídeo foi postado numa live na página do presidente em uma rede social e depois apagado.


Em um evento em São Paulo, Barroso falou sobre o insulto:


"Gosto de repetir, eu sou um ator institucional. Eu não sou um ator político. Portanto, eu não tenho interesse nem cultivo polêmicas pessoais. A conquista e a preservação da democracia foram as grandes causas da minha geração. E é a isso que eu dedico a minha vida pública. E por isso eu não paro pra bater boca, não me distraio com miudezas, o meu universo vai bem além do cercadinho".


Ataques

Barroso tem sido alvo de ataques do presidente Jair Bolsonaro, que vem ameaçando a realização de eleições do ano que vem.


Bolsonaro afirma que há fraude nos votos da urna eletrônica, mas já admitiu não ter provas. Os supostos indícios apontados por ele em uma live na semana passada foram desmentidos não só pelo TSE, mas por órgãos independentes.


Na segunda-feira, o TSE abriu um inquérito administrativo para apurar os ataques de Bolsonaro à legitimidade das eleições. O Tribunal também enviou um pedido ao STF para que apure a disseminação de fake news sobre as urnas eletrônicas.


Fonte: G1

Leia Mais ››

Em evento, ex-presidentes da República e ministros do STF defendem estado democrático de direito e sistema eleitoral



Ex-presidentes da República, ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) e cientistas políticos defenderam fortemente, durante um evento em São Paulo nesta sexta-feira (6), o estado democrático de direito e o sistema eleitoral brasileiro.


O encontro, transmitido pela internet, foi no Insper, faculdade e centro de pesquisas na capital paulista. Todos os debatedores passaram por testes de Covid e, por isso, não precisaram usar máscaras. E respeitaram o distanciamento.


O seminário foi marcado pelo debate sobre medidas para melhorar a governabilidade do país. Foram várias sugestões e algumas opiniões em comum. Entre elas, o consenso de que é preciso trabalhar para evitar desgastes entre as instituições.


Os ex-presidentes Fernando Henrique Cardoso e Michel Temer criticaram os ataques feitos pelo presidente Jair Bolsonaro ao Supremo Tribunal Federal e ao sistema eleitoral brasileiro. E reafirmaram a necessidade do compromisso com a democracia.


"Acho lamentável que o presidente ataque instituições, quaisquer que elas sejam, mormente em se tratando das instituições que ele criticou, que merecem o nosso respeito. Eu não vejo que haja um movimento na sociedade brasileira que favoreça tal posição. Eu acho que ele está se isolando e está demonstrando muito ímpeto autoritário e não é, imagino que não seja, esse o sentimento real da maioria dos brasileiros", afirmou Fernando Henrique Cardoso.



"Reitero, não conheço o presidente Bolsonaro, mas, se ele expressou esse sentimento, ele está equivocado. Tem que expressar o sentimento da Constituição e da maioria do povo brasileiro. A legalidade democrática impõe. Eu acho que qualquer tentativa de ir contra a legalidade, eu estarei contrário. Claramente contrário. Abertamente contrário", completou o ex-presidente.


"Não pode haver desarmonia entre os poderes. Esse ataque ao Supremo Tribunal Federal, ataque ao Legislativo, significa uma tentativa de desarmonizar. E a desarmonia é inconstitucional, isso não pode acontecer. [...] Desde o presidente da República até todos os demais têm que obedecer o que a soberania popular expressou por meio da Constituição. Portanto, são todos escravos da Constituição. Não pode haver um ataque dessa natureza porque, a meu ver, como disse o presidente, há uma irregularidade legal, inconstitucional", declarou o ex-presidente Michel Temer.


O ex-presidente José Sarney não participou do encontro, mas enviou espontaneamente um vídeo para a TV Globo, defendendo a democracia.


"Quero reafirmar meu compromisso permanente com a democracia porque ele está registrado em fatos e não em palavras. Eu conduzi a restauração democrática, a transição, convocando e garantindo a assembleia constituinte e a implantação da Constituição de 1988. Portanto, nós devemos cada vez mais ter confiança no regime democrático, aquele que Lincoln tão bem definiu como o governo do povo, pelo povo e para o povo", disse Sarney.


Ministros do STF

Também participaram do seminário três ministros do Supremo Tribunal Federal: o decano, Gilmar Mendes; Alexandre de Moraes; e Luís Roberto Barroso, também presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).


Gilmar Mendes ressaltou que o Brasil escolheu, de maneira legítima, o modelo democrático constitucional, com poderes harmônicos e independentes.


"Estamos vivendo o mais longo período de normalidade democrático-institucional, pelo menos desde a vida republicana começada em 1889, e isso me parece um mérito inegável da Constituição de 1988, me parece que esse é um dado inegável que precisa ser valorizado. [...] A sociedade brasileira valoriza e fez uma opção clara pelo modelo democrático constitucional, que significa não apenas a liberdade de voto, a liberdade de escolha de seus líderes, mas também a parametrização pelo aquilo que chamamos dos ditames do Estado de Direito [...] e a ideia é de poderes independentes e harmônicos", declarou Gilmar Mendes.



O ministro Barroso fez uma defesa do sistema eleitoral brasileiro. E lembrou que esse sistema tem o apoio de ex-presidentes, entidades de classe e do próprio STF.


"Todos os ex-presidentes assinaram no final de semana passado a nota de defesa do sistema eletrônico, explicando por que éramos contra o voto impresso, 15 pessoas assinaram. Inúmeras entidades de classe apoiaram. No Tribunal Superior Eleitoral, houve um inquérito administrativo, pedido pelo procurador-geral e aprovado pelo pelo do Tribunal Superior Eleitoral. Houve a representação com notícia-crime contra o presidente da República para o inquérito das fake news aprovada por unanimidade do Tribunal Superior Eleitoral", afirmou Barroso.


"Portanto, não sou eu, são todas as pessoas que participam do processo que atestam sua autenticidade. De modo que essa obsessão por mim não se justifica e, sobretudo, não é correspondida", completou Barroso.


O ministro Alexandre de Moraes rebateu os ataques ao sistema de votação com urnas eletrônicas.


"As pessoas falam às vezes sem nenhum conhecimento de causa, sem nunca ter acompanhado uma eleição, não fazem a mínima noção do que estão dizendo, nunca viram o que é uma eleição e pior: se nós formos pegar os maiores defensores do atraso, são aqueles que se elegeram pela modernidade. Ou seja, salvo a vontade de proliferar esse discurso de ódio, raivoso, não há racionalidade no que vem sendo dito", declarou Moraes.


"São três termômetros para a democracia: imprensa livre, Poder Judiciário independente e eleições realizadas periodicamente com voto universal secreto. A imprensa no Brasil é livre, o Poder Judiciário é independente, o que não significa que não apanhe todo dia, os independentes também apanham, mas apanham e reagem dentro da Constituição. Tivemos eleições no ano passado e teremos no ano que vem. Não acho que bravatas levem a golpe. Acredito fielmente nas instituições e que nós vamos continuar consolidando nossa democracia", completou Moraes.



Nas considerações finais, o ministro Luís Roberto Barroso afirmou: "Estão aqui três ministros que pensam diferente a respeito de muitos temas, votamos diferentes, mas tem um tema que nos une profundamente, que é o amor ao Brasil e a defesa da democracia. E, nesta matéria, o Supremo Tribunal Federal age com unanimidade e não há nenhum perigo de nós não estarmos do lado certo nesta disputa."


Fonte: G1

Leia Mais ››

Manifesto de subprocuradores expõe Aras e cobra ação da PGR sobre ataques de Bolsonaro ao Judiciário



Um manifesto assinado nesta sexta-feira (6) por 29 subprocuradores cobrou do procurador-geral da República, Augusto Aras, que ele aja "enfaticamente" diante dos "estarrecedores" ataques feitos pelo presidente Jair Bolsonaro ao Poder Judiciário.


O manifesto lembra que os ataques podem configurar crimes comum e de responsabilidade.


"Na defesa do Supremo Tribunal Federal e do Tribunal Superior Eleitoral, de seus integrantes e de suas decisões, deve agir enfaticamente o procurador-geral da república – que, como procurador-geral eleitoral, tem papel fundamental como autor de ações de proteção da democracia –, não lhe sendo dado assistir passivamente aos estarrecedores ataques àquelas Cortes e a seus membros, por maioria de razão quando podem configurar crimes comuns e de responsabilidade e que são inequívoca agressão à própria democracia", afirma o manifesto.


O manifesto cria uma nova saia-justa para Aras, que já havia sido cobrado por subprocuradores a investigar as falas de Bolsonaro contra as urnas eletrônicas.


Na avaliação de subprocuradores ouvidos pelo blog, a falta de ação de Aras levou o STF e o TSE a posições tão contundentes, como fez nesta quinta (5) o ministro Luiz Fux, presidente do Supremo.


"O presidente da República tem reiterado ofensas e ataques de inverdades a integrantes desta Corte, em especial os ministros Luís Roberto Barroso e Alexandre de Moraes. Sendo certo que, quando se atinge um dos integrantes, se atinge a Corte por inteiro. Além disso, sua excelência [Bolsonaro] mantém a divulgação de interpretações equivocadas de decisões do plenário bem como insiste em colocar sob suspeição a higidez do processo eleitoral brasileiro", afirmou Fux na ocasião.


Há forte contrariedade entre integrantes do Ministério Público, que, de forma reservada, já vinham criticando a gestão de Aras na PGR.


A percepção é que, agora, a crise interna foi explicitada através do novo manifesto.


Fonte: Blog do Camarotti

Leia Mais ››