sexta-feira, janeiro 22, 2021

Nomeações dão forma ao governo municipal de Itaú, 19 foram contratados



Uma nova demanda de nomeações/contrações foram divulgadas pelo diário oficial dos município do Rio Grande do Norte nas edições de quinta (21) e desta sexta-feira (22) dando forma a administração do Prefeito André Júnior, empoçado no dia 1º de janeiro.


Vejamos:


Renata da Costa Fernandes Sena para o cargo em Comissão de Divisão de Unidades de Apoio ao PSF;


Francisco Maicon da Silva para o cargo em Comissão de Divisão de Cadastro, Protocolo, Arquivo e Almoxarifado;


Antonio Igno Ribeiro de Bessa para o cargo em Comissão de Responsável Departamento de Gestão, Controle e Fiscalização de Cemitérios Municipais;


Marineide da Silva Maia para o cargo em Comissão de Responsável de Divisão de Atendimento ao Público, Cadastramento e Gestão do Programa Moradia Temporária e Melhoria Habitacional;


Francisco Leonardo de Freitas para o cargo em Comissão Responsável de Divisão de Atenção à Terceira Idade e Deficiente Físico;


Antonio Marcos Moura de Oliveira para o cargo em Comissão de Coordenador de Transito, Transportes e Máquinas Pesadas;


Francisco Ekno Flavio Maia de Freitas para o cargo em Comissão de Divisão de Gestão de Quadras e Equipamentos de Esporte;


Joaquim Eridembergue Silva Bezerra Neto para o cargo em Comissão de Coordenador de Recursos Hídricos;


Francisco Katson Alves Cordeiro para o Cargo em Comissão de Responsável de Divisão de Fiscalização do Código de Postura, do Uso e Ocupação do Solo e Obras Públicas e Particulares;


João Felipe de Lima Neto para o cargo em Comissão de Responsável Departamento de Gestão da Atividade de Pesca;


Natanael Ferreira do Nascimento Filho para o Cargo em Comissão de Responsável de Divisão de Gestão de Pessoas;


Max Hellen Pinheiro para o Cargo em Comissão de Responsável de Divisão de Gestão de Transportes;


Josimar Soares da Silva para o cargo em Comissão de Responsável de Divisão de Controle e Fiscalização do Abastecimento por Carro Pipa e Monitoramento dos Recursos Hídricos nas Comunidades Rurais;


Jose Eudes de Moura para o cargo em Comissão de Divisão de Acompanhamento, Controle e Fiscalização da Iluminação;


Antonio Laercio Maia de Lima para o cargo em Comissão de Responsável de Divisão de Gestão das Unidades Escolares;


Maikon Marciel Pereira da Silva para o cargo em comissão de Maestro;


Ariclenes Raniere Cavalcante Maia para o cargo em Comissão de Divisão de Manutenção e Apoio Administrativo no Gabinete;


Ivan Catson Porto Paulino para o cargo em Comissão de Divisão de Marcação de Consultas, Exames Laboratoriais e Regulação de Procedimentos em Saúde de Média e Alta Complexidade;


Weslen de Souza Marinho para o cargo em Comissão de Coordenação de Planejamento e Gestão Financeira Municipal.


As Portaria Retroage efeitos a 04 de janeiro de 2021


Arlindo Maia da Redação do CidadeNews

Leia Mais ››

Profissionais da saúde de SP dizem que HC foi 'privilegiado' e vacina até estudantes sem contato com Covid-19; MP vai apurar critérios

Profissionais de saúde da linha de frente do combate à Covid-19 reclamam que a vacinação da categoria em São Paulo está privilegiando os funcionários do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP).


Instituto Central do Hospital das Clínicas de São Paulo, na região de Cerqueira César, reservado para o atendimento das vítimas do coronavírus na capital paulista. — Foto: Divulgação/GESP


Pelo menos 196 estudantes de um curso de pós-graduação da instituição foram convocados para a vacinação, embora não trabalhem diariamente no local nem tenham contato direto com pacientes. Eles também não têm acesso ao prédio do Instituto Central do hospital (leia mais abaixo).


Em nota, o HC disse que vacinou 60% dos funcionários e que está devolvendo 4,6 mil doses da CoronaVac recebidas. A instituição alegou ainda que vai apurar casos que eventualmente estejam fora dos procedimentos de vacinação.


Nesta quinta-feira (21), o secretário municipal da Saúde, Edson Aparecido, também questionou a vacinação no HC. O município calcula que o número de doses da CoronaVac já enviados é suficiente para apenas 40% dos profissionais de saúde da cidade. Por isso, a campanha na capital está priorizando aqueles que lidam diretamente com casos suspeitos ou confirmados de Covid-19.


Em entrevista ao G1, Aparecido disse que a prefeitura não é contra a vacinação no HC, mas que "os critérios que priorizam os da linha de frente deveriam ser mais respeitados". "O critério tem que ser igual para todos."


O HC deveria receber 30 mil doses da CoronaVac enviadas diretamente pela Secretaria Estadual da Saúde em uma megaoperação que deve ser encerrada nesta sexta-feira (22).


No entanto, funcionários afirmam que foram entregues apenas 25 mil doses e que, por isso, os terceirizados não tiveram direito à vacina. A aplicação, segundo eles, foi apenas em profissionais concursados ou naqueles contratados diretamente pelo HC.


Outros hospitais da capital receberam as doses da prefeitura de São Paulo, que tem 430 mil doses, o suficiente para imunizar cerca de 200 mil profissionais de saúde e 14 mil idosos que estão em instituição de longa permanência.


Em nota, a secretaria estadual da Saúde disse que "a recomendação é que sejam vacinados os profissionais da linha de frente de Covid" e "que a falta de agilidade na disponibilização de vacinas contra COVID-19 por parte do Ministério da Saúde obriga os Estados a programarem remessas fracionadas até que venham novos lotes" (veja a íntegra do comunicado ao final desta reportagem).


Vacinação de estudantes da USP


Profissionais de saúde que trabalham na linha de frente da Covid-19 em São Paulo fora do HC procuraram o G1 para denunciar que alunos de pós-graduação do HC estavam tomando vacina sem estarem diretamente ligados ao combate à doença ou terem acesso ao prédio do Instituto Central.


Eles compartilharam prints de estudantes de doutorado e mestrado que conseguiram se vacinar sem apresentar o crachá do hospital, usando apenas a carteirinha de aluno da USP.


Uma mensagem enviada em aplicativo de mensagens mostra uma estudante convocada, que não é funcionária do HC, dizendo que "nessa hora é salve-se quem puder". Em um post nas redes sociais, a aluna mostra o comprovante de recebimento da primeira dose da CoronaVac.


O G1 conversou com uma dessas estudantes, que faz doutorado em Alergia e Imunopatologia. Ela compartilhou nas redes sociais uma publicação sobre a vacina e, questionada sobre o motivo de ter sido imunizada, informou que foi convocada junto com outros 196 estudantes pelo próprio HC.


A aluna outros estudantes de pós-graduação de laboratórios ligados às doenças imunológicas também foram convocados, mesmo sem contato direto com pacientes.


Em nota, o HC disse que "foram priorizados os profissionais com maior potencial de exposição à doença, que contabilizam cerca de 25 mil pessoas", mas destacou que vai apurar eventuais denúncias.


Queixas contra o HC

Nas redes sociais, médicos e profissionais de saúde também narraram convocações profissionais em situações semelhantes.


“Um pouco decepcionado de perceber que, sim, SP escolheu vacinar o HC inteiro antes do resto. [Foi vacinado] Mesmo quem atende em ambulatório de especialidade, sem ver paciente com Covid”, disse um médico geriatra.


Outra profissional escreveu no Twitter: "Conheço gente do laboratório de ginecologia molecular que foi vacinado só porque é ligado ao HC. Não faz menor sentido”.


Uma terceira também relatou: “Fato. Conheço médico que não é linha de frente, não está atendendo há anos, mas como tem vínculo com o HC foi vacinado. Erraram feio isso aí”.


Linha de frente em SP


O secretário estadual da Saúde, Jean Gorinchteyn, disse que repassou aos hospitais a orientação de priorizar os funcionários da linha de frente do combate à Covid-19.


"Fez-se uma recomendação para que o serviços dessem atenção aos profissionais médicos, fisioterapeutas, todas as especialidades que diretamente estivessem atendendo ao paciente, seja paciente com diagnóstico confirmado de Covid, seja o paciente com suspeita de Covid", disse o secretário nesta quinta.


"Então [são] esses profissionais de UTI esses profissionais de enfermaria, e esses profissionais de pronto socorro que devem ser priorizados."


O que diz a Secretaria Estadual de Saúde

Leia, abaixo, a íntegra da nota da secretaria:


"A campanha de vacinação contra COVID-19 tem como referência o número de pessoas imunizadas contra a gripe em 2020 indicado pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI). Assim, o Ministério da Saúde utiliza este critério para envio Estados, e o mesmo ocorre em SP para redistribuição às Prefeituras.


O Estado de São Paulo aplicou 1,5 milhão de doses da vacina de Influenza no ano passado, sendo 561,5 mil apenas na capital. No entanto, para a campanha de COVID-19, até o momento o MS disponibilizou a SP apenas 1,3 milhão de doses - a serem aplicadas em duas etapas, podendo assim imunizar pouco mais de 650 mil pessoas. Consequentemente, o mesmo critério precisou ser adotado de forma equânime para todas as 645 cidades de SP.


No momento, a recomendação é que sejam vacinados os profissionais da linha de frente de Covid. Novas remessas serão destinadas à Prefeitura da Capital à medida que o Ministério da Saúde viabilizar mais doses, o que permitirá também a expansão de públicos-alvo e a imunização da totalidade dos profissionais de saúde.


É importante ressaltar que a falta de agilidade na disponibilização de vacinas contra COVID-19 por parte do Ministério da Saúde obriga os Estados a programarem remessas fracionadas até que venham novos lotes. Até o momento, o governo federal sequer indica perspectiva de disponibilização de mais vacinas, como a da Oxford/AstraZeneca, por exemplo.



Com relação a vacinação no Hospital das Clínicas da FMUSP, é importante destacar que a unidade sequer aderiu ao sistema home office durante a pandemia.


O HC é o maior complexo hospitalar da América Latina e referência em atendimento Covid durante a pandemia em São Paulo, contando com oito institutos que atendem casos de alta complexidade em diversas especialidades, incluindo urgência e emergência no seu PS. Na campanha de vacinação que acontece esta semana no Hospital, estão inclusos médicos, enfermeiros e fisioterapeutas de todos esses institutos que têm contato com pacientes COVID. O esquema vacinal do complexo inclui a imunização dos profissionais de outras grandes unidades como Instituto do Coração (Incor), Instituto do Câncer e Instituto da Criança, por exemplo.


Com planejamento há mais de três meses da sua logística e necessidades para executar a campanha, o Governo do Estado de São Paulo agiu rapidamente, e em menos de 72 horas distribuiu mais de 477 mil doses para 123 cidades e 14 Grupos de Vigilância Epidemiológica regionais. Este quantitativo inclui as 203 mil doses entregues nesta terça-feira (19) ao município de São Paulo, para que este possa iniciar as estratégias de vacinação".


Fonte: G1

Leia Mais ››

5 estados e o DF vacinaram 109 mil contra Covid, aponta consórcio de veículos de imprensa; demais estados não divulgaram números



Balanço da vacinação contra Covid-19 no Brasil nesta quinta-feira (21) aponta que 5 estados e o Distrito Federal vacinaram 109.097 pessoas, segundo dados divulgados até as 20h. Os demais não divulgaram números consolidados de vacinação que representem todo o estado.


A informação é resultado de uma nova parceria do consórcio de veículos de imprensa, formado por G1, O Globo, Extra, O Estadão de S.Paulo, Folha de S.Paulo e UOL. Os dados de vacinação passam a ser acompanhados a partir desta quinta-feira (21).


O consórcio já divulga desde 2020 o número de mortes e casos por coronavírus, além da situação nos estados e a tendência da pandemia no país (veja o boletim com a média móvel de mortes e casos desta quinta-feira, 21).


A vacinação começou em 17 de janeiro, em São Paulo, e nos dias seguintes se estendeu aos demais estados do país. Serão imunizadas, nesta primeira fase, 2,8 milhões de pessoas de grupos prioritários (34% dos trabalhadores de saúde, pessoas com 60 anos ou mais em instituições como asilos, pessoas com deficiência também nestas instituições e indígenas vivendo em terras indígenas).


Brasil, 21 de janeiro

Total de vacinados desde 17/1: 109.097

Esse valor é a soma dos vacinados em BA, DF, ES, MA, RN e SP.

Demais estados não divulgaram dados

O total de 109.097 equivale a:


0,05% da população brasileira

0,07% da população acima de 18 anos

3,82% da prioritária da fase 1

1,82% das doses disponíveis

Vacinados por estado

BA: 36.097

DF: 7.409

ES: 5.110

MA: 3.894

RN: 3.656

SP: 52.925

Origem dos dados

Total de doses: números divulgados pelos governos estaduais.

As informações sobre população prioritária e doses disponíveis são do Ministério da Saúde.

As estimativas populacionais são do IBGE.

Consórcio

O consórcio foi formado em junho de 2020, em resposta a uma decisão do presidente Jair Bolsonaro de, na ocasião, restringir acesso a dados sobre a pandemia. Os boletins informam, atualmente, o número de pessoas mortas por coronavírus, a quantidade de contaminados e a média móvel, indicador segundo o qual é possível verificar em quais estados a pandemia do novo coronavírus está aumentando, diminuindo ou em estabilidade.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Vacina contra a Covid está sendo usada como isca para aplicar golpes



Com a chegada das primeiras doses da vacina contra a Covid, surgiram também relatos de tentativas de golpe.


Os lotes da CoronaVac que saíram de São Paulo para todos os estados têm destino certo. Não existem cadastros para agendar a aplicação destas primeiras doses. Mas os golpistas já estão usando as vacinas como iscas.


Mandam mensagens, telefonam fazendo perguntas, e enviam códigos para clonar aplicativos de mensagens das vítimas. Os alertas já começaram a circular nas redes sociais.


"Eu comecei a passar para os meus amigos, para os grupos, para as pessoas se alertarem e não cair em um golpe desse. As pessoas estão tão doidas para tomar a vacina, que ela pode cair realmente em um golpe desse. Porque ela quer tanto, quer tanto, quer tanto, que ela acha que aquilo é verdade mesmo", conta a dona de casa Maurinéia Pimenta Machado.


O Ministério da Saúde também está preocupado com estas armadilhas e esclarece: não telefona para marcar a vacina de ninguém e nem pede confirmação de códigos enviados por mensagens.


Para as próximas etapas da campanha, algumas secretarias estaduais e municipais de saúde estão criando formas para receber os dados dos grupos prioritários.


O governo de São Paulo criou um site para um pré-cadastro. Ele não será usado para agendar dia nem hora de receber uma dose. As informações apenas ajudam a reduzir o tempo gasto no posto de vacinação para preencher dados pessoais.



Mais de um milhão de pessoas já se inscreveram. A Secretaria de Saúde informou que quem não fizer o cadastro também será vacinado e esclarece que não envia mensagens de texto com links, nem faz ligações telefônicas para solicitar ou validar dados e informações.


A Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro planeja um calendário de vacinação para diferentes grupos, de acordo com critérios como faixa etária, por exemplo. E também dá orientações sobre falsas mensagens.


"Nós alertamos a população, caso receba algum link, alguma mensagem de rede social, que desconsidere isso. A orientação da Secretaria Municipal de Saúde é procurar uma unidade de saúde mais próximo da sua residência no dia certo para o seu grupo prioritário, portando um documento de identificação, o número do CPF e, se possível, levar a sua caderneta de vacinação", afirma Márcio Garcia, superintendente de Vigilância em Saúde.


Fonte: Jornal Nacional

Leia Mais ››