quarta-feira, junho 07, 2017

Temer usou avião particular para levar família à Bahia em 2011, diz Planalto


A Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República divulgou nota nesta quarta-feira (7) na qual afirma que, em janeiro de 2011, o presidente Michel Temer, à época vice-presidente da República, utilizou um avião particular para levar a família de São Paulo a Comandatuba, na Bahia.
De acordo com a nota, Temer não pagou pelo serviço e não sabia a quem o avião pertencia.
Nesta terça-feira (6), a TV Globo confirmou informação publicada pelo site O Antagonista, segundo a qual o diário de bordo do avião particular do delator Joesley Batista, entregue a investigadores da Operação Lava Jato, registra a utilização da aeronave pela "família sr. Michel Temer".
Segundo o diário de bordo, a ida foi entregue aos investigadores como forma de tentar comprovar a relação de proximidade de Temer com o empresário, o que o presidente nega.
Após a veiculação da reportagem pelo Jornal Nacional e pelo G1, a assessoria do Palácio do Planato informou que Temer havia utilizado um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) em uma viagem para Comandatuba em abril de 2011 e não em janeiro daquele ano.
"O então vice-presidente Michel Temer não foi a Comandatuba em janeiro de 2011. Ele foi no mês de abril para compromisso com o grupo LIDE e utilizou aeronave da FAB para seu deslocamento. Michel Temer também usou avião da FAB para deslocamento a Porto Alegre, no mês de janeiro", informou a assessoria.
Na nota divulgada nesta quarta, o texto da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República diz o seguinte:
"O então vice-presidente Michel Temer utilizou aeronave particular no dia 12 de janeiro de 2011 para levar sua família de São Paulo a Comandatuba, deslocando-se em seguida a Brasília, onde manteve agenda normal no gabinete. A família retornou a São Paulo no dia 14, usando o mesmo meio de transporte. O vice-presidente não sabia a quem pertencia a aeronave e não fez pagamento pelo serviço."
O registro do diário de bordo do jatinho de Joesley Batista será incluído nas investigações que começaram a partir da delação da JBS.
No último dia 7 de março, Temer manteve um encontro fora da agenda, às 22h30, com Joesley Batista na residência oficial do Jaburu. O empresário registrou o diálogo com o presidente por meio de um gravador escondido. A deleção de Joesley Batista resultou no inquérito que Temer responde por autorização do Supremo Tribunal Federal.
Agenda oficial
A agenda oficial do então vice-presidente Michel Temer em 12 de janeiro de 2011 previa compromissos a partir das 16h. A partir desse horário, Temer, segundo a agenda, recebeu vários deputados, empresários e ministros. Na agenda, não há referência à viagem.
O G1 questionou a assessoria de Temer sobre o motivo pelo qual a viagem não constou da agenda, por que o então vice-presidente viajou em um avião particular cujo proprietário desconhecia e quem pagou os custos da viagem.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Cientistas dizem ter identificado mais antigo fóssil de Homo sapiens, e ele é 100 mil anos mais velho do que se acreditava

Reconstrução de crânio de Homo sapiens feita a partir de fósseis originais encontrado no Marrocos  (Foto: Philipp Gunz, MPI EVA Leipzig/divulgação)

Fósseis de Homo sapiens descobertos no Marrocos - que tem entre 300 mil e 350 mil anos de idade - fizeram recuar em 100 mil anos a data da origem de nossa espécie, segundo dois estudos publicados nesta quarta-feira (7) na revista "Nature".
"Esta descoberta representa a origem da nossa espécie, o Homo sapiens mais velho já encontrado na África e em qualquer outro lugar", explica o francês Jean-Jacques Hublin, diretor do departamento de Evolução humana do Instituto Max Planck em Leipzig (Alemanha) e coautor do estudo.
Os fósseis foram descobertos em Jebel Irhoud, a cerca de 100 quilômetros de Marrakesh, durante a década de 1960, ao lado de ossos de animais e ferramentas de pedra. Originalmente, esses fósseis foram datados como tendo cerca de 40 ml anos de idade e eram considerados como uma forma de Neanderthal da África. Mas análises feitas posteriormente colocaram em dúvida essas conclusões.
Hublin e sua equipe analisaram os fósseis e identificaram diversas características - incluindo as morfologias facial, mandibular e dentária - similares aos humanos modernos recentes. Com base nessas análises, os autores sugerem que os hominídeos de Jebel Irhoud fazem parte das primeiras fases evolucionárias do Homo sapiens.
Até então, o fóssil mais antigo atribuído a uma forma moderna de Homo sapiens tinha sido datado com 195 mil anos

Fonte: G1
Leia Mais ››

Empresário investigado na Sépsis se entrega e é preso pela PF


Um dos investigados na operação Sépsis, o empresário André Luiz de Souza, que chegou a trabalhar no Conselho Curador do FGTS, se apresentou na tarde desta quarta-feira (7) à Polícia Federal e foi preso.

Souza estava sendo procurado desde esta terça (6), quando foi deflagrada mais uma etapa da Sépsis, que prendeu, entre outros, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), ex-ministro do Turismo nos governos Dilma Rousseff e Michel Temer.

Sobre André de Souza, as investigações apontam "indícios contundentes de crimes de lavagem de dinheiro, pela manutenção de contas bancárias no exterior, não declaradas às autoridades brasileiras, que eram destinatárias dos valores recebidos de propina, além de beneficiar, ilicitamente, o grupo Odebrecht".

A Sépsis investiga suposto esquema de pagamento de propina para a liberação de recursos de Fundo de Investimentos do FGTS (FI-FGTS), administrado pela Caixa Econômica.

O empresário e outros investigados são suspeitos de destruir provas. Daí, a necessidade da prisão.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Incêndio mata três pessoas e devasta área natural na África do Sul

Incêndio na África do Sul (Foto: Wilson Luiz Araújo dos Santos - Arquivo pessoal )

Um gigantesco incêndio que atingiu uma área próxima a cidade de Knysna, na África do Sul, provocou a morte de três pessoas e uma grande devastação nas florestas da região.
As vítimas eram um trabalhador rural, sua mulher e seu filho. Eles morreram perto do povoado de Rheenendal, região de Knysa.

Incêndio na África do Sul (Foto: Wilson Luiz Araújo dos Santos - Arquivo pessoal)

O incêndio em Knysna é alimentado pelos fortes ventos que estão soprando na região. As chamas já provocaram a evacuação de 13 casas.
O porta-voz do Serviço Comunitário de Gestão de Desastres local, James-Brent Styan, declarou que seus homens estão em “alerta máximo” e que estão atuando no local para apagar as chamas. Segundo Styan, a maior preocupação das autoridades nesse momento é que o incêndio saia do controle.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Mulher é condenada a mais de 34 anos de prisão por matar grávida e roubar bebê em Ponte Nova

Mulher foi condenada a mais de 34 anos de prisão pela Justiça em Ponte Nova (Foto: Reprodução/TV Globo)

A Justiça mineira condenou, nesta terça-feira (6), a mulher acusada de matar uma grávida para roubar o bebê em Ponte Nova, na Zona da Mata. Gilmaria Silva Patrocínio recebeu a pena de 34 anos, um mês e 23 dias de prisão.
O crime aconteceu em junho de 2015. Patrícia Xavier da Silva morreu aos 21 anos e, segundo as investigações, teve a barriga cortada pela ré para que a criança fosse retirada. O bebê sobreviveu e, hoje, com quase 2 anos, vive com os avós, de acordo com o advogado da família da vítima, José de Lourdes Fernandes.
O júri popular foi presidido pela juíza Dayse Mara Silveira Baltazar. De acordo com a assessoria do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), Gilmaria foi condenada por homicídio, com quatro qualificadoras: motivo torpe, mediante dissimulação, com emprego meio cruel e para assegurar a execução de outro crime. Ela ainda foi condenada pelos crimes de perigo para vida de outra pessoa, de ocultação de cadáver, de subtração de incapaz e de dar parto alheio como próprio.
O advogado da família da vítima disse que a pena foi dentro do esperado. Ele afirmou também que está satisfeito com o resultado e que não vai recorrer da sentença.
Segundo a Justiça, Gilmaria está presa em Ponte Nova e não poderá recorrer em liberdade. O G1 tentou entrar em contato com a defesa dela, mas nenhum dos advogados foi localizado.

Patrícia Xavier estava grávida de 9 meses quando foi morta (Foto: Reprodução/TV Globo)

O caso
A vítima, que estava grávida de 9 meses, desapareceu no dia 26 de junho de 2015 após ir a uma consulta médica. Ela foi encontrada morta quatro dias depois, com pés e mãos amarrados e sem o bebê. O corpo estava embaixo de uma caixa d´água, perto de um imóvel abandonado, na zona rural de Ponte Nova.
Gilmaria assumiu a autoria do crime após ser presa no dia 1º de julho daquele ano. Segundo a polícia, ela confessou que havia simulado uma gravidez para manter o casamento com o marido e premeditou o crime.
Ela disse ainda que usou uma lâmina para cortar a barriga e o útero da vítima. Gilmaria ainda relatou à polícia que, depois disso, ela fingiu ter dado à luz em casa e chamou o Corpo de Bombeiros. Os militares encaminharam a mulher e a criança para um hospital.
A polícia chegou até Gilmaria depois de a unidade de saúde suspeitar da situação e de testemunhas afirmarem que ela estava com a vítima no local do crime.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Explosão em fábrica de fogos de artifício deixa mortos e feridos na Índia

Explosão em fábrica de fogos de artifício na Índia deixa mortos e feridos (Foto: AP Photo)

Pelo menos 20 pessoas morreram nesta quarta-feira (7) e seis ficaram feridas após uma explosão ocorreu em uma fábrica de fogos de artifício no estado de Madhya Pradesh, no centro da Índia, informou a polícia.
"Há 20 trabalhadores mortos e pelo menos seis ficaram feridos pela explosão", disse à Agência EFE um oficial da polícia do distrito de Balaghat, onde aconteceu o acidente.
A fonte, que pediu anonimato, disse que a detonação aconteceu por volta das 15h locais (6h30 de Brasília) enquanto os funcionários se encontravam em seus postos de trabalho.
O policial acrescentou que as causas do acidente ainda são desconhecidas e que as autoridades acreditam que o número de vítimas pode aumentar.
Os desmoronamentos, incêndios e outros acidentes industriais são frequentes na Índia, principalmente devido ao estado precário das infraestruturas e pela falta de manutenção, fatores alimentados pela corrupção e por práticas ilegais no setor da construção.
O último acidente grave no país aconteceu em maio deste ano, quando mais de 300 meninas foram hospitalizadas após um vazamento de gás em um depósito de containers próximo da escola onde estudavam em Nova Délhi.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Mãe denuncia racismo em livros didáticos utilizados em escola do Recife

Livro didático utilizado em escola no Recife é denunciado por conteúdo racista (Foto: Reprodução/TV Globo)

A funcionária pública Aline Lopes vai ao Ministério Público de Pernambuco (MPPE), nesta quarta-feira (7), denunciar por racismo o conteúdo de um livro didático utilizado na educação de crianças de três anos. Os exercícios na publicação, da editora Formando Cidadãos, propõe que os estudantes circulem o lar em que as pessoas estão felizes, mostrando uma família negra triste e outra família feliz, de cor branca.
Segundo Aline, que é mãe de duas crianças negras, os exercícios reforçam os estereótipos e o preconceito de cor. Há dois meses, a tarefa de casa da página 16 pedia para que o estudante circulasse a imagem de pessoas felizes.
A figura de negros tristes e brancos felizes chamou a atenção da filha mais velha de Aline, de cinco anos. "Minha filha, quando viu a página, perguntou 'por que a família negra é triste? Eu sou negra e não sou triste'. Isso, para uma criança, é muito sério", disse Aline.
Em maio, outra atividade incomodou a funcionária pública. A criança precisa cobrir a linha pontilhada para ligar o profissional à área de trabalho. E a única figura negra está com uma vassoura e é representada por um servente.
"Meu filho, de três anos, já entende o que é para fazer nos exercício e, ao abrir a tarefa, já começou a fazer rapidamente. Analisando o conteúdo, eu vi do que se tratava. O problema não é a função de ser servente, é que esse papel seja sempre creditado apenas aos negros", aponta.
Segundo Aline, que não quis revelar o nome da escola em que os livros são utilizados, a instituição se mostrou receptiva às reclamações e afirmou que não compactua com o reforço dos preconceitos e que vai realizar um trabalho pedagógico com os estudantes sobre o assunto. "Eu tirei meus filhos de outra escola justamente porque a discussão não é tão abrangente. Nesta, a situação é melhor e eles se comprometeram a cobrar da editora dos livros medidas para resolver o caso", explicou.
Em nota, a editora Formando Cidadãoes, responsável pelo livro, disse que repudia qualquer tipo de intolerância e preconceito e ressaltou que todo o material é bem representativo quanto às etnias. A empresa informou, ainda, que o fato ocorrido nas páginas 16 e 32 do livro "Natureza e Sociedade - 3 anos" é um tema importante e, por esse motivo, dedicaria esforços para resolver o caso e que, em 2018, na próxima edição, a situação estaria resolvida.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Julgamento da chapa Dilma-Temer no TSE terá sessões no sábado


O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Gilmar Mendes, marcou mais sete sessões extraordinárias, inclusive no sábado (10), para o julgamento da ação em que o PSDB pede a cassação da chapa Dilma-Temer por abuso de poder político e econômico. A decisão foi referendada pelos demais ministros em plenário.

O julgamento foi suspenso no início da tarde de hoje (7) e será retomado amanhã (8), às 9h. Gilmar Mendes marcou mais uma sessão extraordinária para amanhã, às 14h, além da que já estava marcada para as 19h. Além disso, foram marcadas três sessões na sexta (9) e outras três no sábado, às 9h, às 14h e às 19h.

Após a sessão desta quarta, os advogados de Dilma Rousseff e de Michel Temer avaliaram positivamente a disposição dos ministros em dar continuidade ao julgamento nesta semana.

A marcação de sessões extraordinárias foi vista pela defesa da ex-presidenta como um indicativo de que nenhum ministro pedirá vista do processo, ou seja, mais tempo para examinar a ação.

“Não podemos concluir [se haverá pedido de vista], mas ficamos com a sensação de que todos os ministros conhecem já bem o processo, estão bem preparados para julgar”, disse o advogado de Dilma Rousseff, Flávio Crocce Caetano. “Pelo jeito estão todos prontos para julgar e esse julgamento se define esta semana.”

O advogado de Michel Temer, Gustavo Bonini Guedes, evitou fazer avaliações sobre pedidos de vista, mas elogiou a marcação de sessões extraordinárias adicionais para esta semana.

“Acho que dá um indicativo de que os ministros compreendem bem a importância desse processo, o país espera uma decisão em breve”, disse Guedes. “Foi salutar essa indicação de quantas sessões forem necessárias para que, com calma, com discussões técnicas, se possa avaliar todas as razões já colocadas”, acrescentou.

Fonte: Portal no Ar
Leia Mais ››

Dinheiro recuperado da corrupção poderá ser destinado à saúde


A Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara dos Deputados aprovou, nesta quarta-feira (7), o Projeto de Lei 2760/2015, de autoria do deputado federal Beto Rosado (PP), que determina a destinação dos recursos recuperados de esquemas de corrupção diretamente para a Saúde Pública do País.

O texto prevê a criação de uma conta no Ministério da Saúde para receber os recursos recebidos em condenações e devolução de dinheiro público desviado indevidamente. Atualmente, os recursos são depositados numa conta judicial e a destinação só é definida no final do processo.

Na operação Lava Jato, por exemplo, já foram recuperados R$ 2,9 bilhões. No entanto, a maior parte desses recursos está parada. “A melhor forma de utilizar esse dinheiro que foi roubado do povo é devolvendo para a área que mais sofre com a falta de estrutura, que é a Saúde. Por isso, é tão importante a aprovação deste projeto”, destacou Beto.

A matéria agora segue para a Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público. Tramitará também na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania, antes de seguir para o Senado.

Fonte: Portal no Ar
Leia Mais ››

Sebrae quer intensificar produção de palma na região Potengi


Em períodos de estiagem e pouca água nos reservatórios, pequenos produtores do semiárido potiguar fazem verdadeiro malabarismos para manter os rebanhos alimentados, seja bovino ou ovinocaprino. E uma das soluções encontradas passa pelo cultivo da palma forrageira, uma cactácea que requer pouca água para sobreviver e garante uma boa fonte de alimentação para os animais por ser rica em água e nutrientes. De acordo com dados do Instituto de Defesa e Inspeção Agrepecuária do Rio Grande do Norte (Idiarn), mais de 4,2 mil propriedades no estado cultivam palma forrageira, totalizando uma área cultivada próxima a três mil hectares.

O plantio de palma tem sido uma realidade em municípios da região da Borborema Potiguar, principalmente nos municípios de Ruy Barbosa e Lagoa de Velhos, considerados atualmente os maiores produtores da planta. Por onde se passa, as margens das estradas dessas duas cidades estão repletas de plantações.

Isso porque a maior parte dos produtores da região percebeu que a palma é uma excelente fonte de renda. Não só por manter vivos os rebanhos, mas também pelas possibilidades de lucros com a venda do farelo do processado em período de seca. É assim que pensa o produtor João Batista Lopes, que reserva um hectare da propriedade para o cultivo da palma no município de Ruy Barbosa, distante 94 quilômetros de Natal.

São 50 mil raquetes (como é chamada cada unidade de palma plantada por se assemelhar a uma raquete de tênis) que são usadas para fabricação do farelo. É esse material que usa como ração animal para o gado bovino e o pequeno rebanho de caprinos. “Como está tudo seco, uso toda a produção para alimentação dos meus animais. Mas muita gente daqui está vendendo o que produz”, diz o produtor.

Ele vem cultivando a planta há mais de 20 anos, entretanto, somente com nos últimos anos, quando a estiagem se intensificou, decidiu que devia priorizar o plantio de palma. A área de cultivo é dividida entre as variedades moita, gigante, doce e, agora, a orelha de elefante. “Hoje, um quilo de farelo de palma é vendido por aqui ao custo de um real e cinquenta centavos, muito próximo ao preço do milho, que tem valor nutricional parecido. Se não plantasse, era isso que estava pagando para manter meus animais. Sem a palma, tudo seria difícil e não teria mais criação”.

Capacitação

Assim como Batista Lopes, a maioria dos produtores da região cultiva a cactácea de maneira tradicional. Mas é possível mais que dobrar a produção na mesma área destinada ao cultivo se forem adotadas modernas técnicas de manejo. Para ampliar essa produtividade, o Sebrae no Rio Grande do Norte pretende difundir nova tecnologia que aumenta a quantidade de plantas na área de plantio, com a capacitação de produtores da região, que receberiam as orientações para esse novo método. O gerente do Escritório Regional do Sebrae no Trairi, Gustavo André de Medeiros Cosme, estima que 100 pessoas deverão participar da capacitação nos próximos meses.

Esse sistema de manejo é conhecido com plantio de palma adensada e irrigado, que consiste na utilização de altas densidades de plantio com até 100 mil plantas por hectares – o dobro da densidade da propriedade Batista Lopes – e irrigação por gotejamento em fileiras simples com baixa intensidade, cinco litros de água por metro linear a cada 15 dias, além de fertilização orgânica e química. O custo de 100 mil raquetes gira em torno de R$ 20 a 30 mil.  A capacitação será ministrada pelo consultor e agrônomo Alexandre de Medeiros Wanderley, que é autor da técnica no RN. As primeiras experiências com palma no estado foram realizadas nos municípios de Lajes, Angicos e Pedro Avelino, em 1996.

A palma forrageira, vegetação característica do semiárido nordestino, é também uma alternativa para investimentos no campo. Por ser facilmente adaptada ao clima seco, a planta se desenvolve bem sem necessidade de muita água e agora está sendo utilizada como alimentação alternativa para o rebanho. A palma é rica em água e nutrientes capazes de alimentar animais de porte, especialmente em épocas de estiagem. A eficácia do cultivo é de 100% dentro dos empreendimentos rurais que abrigam a vegetação, uma vez que esse tipo de cacto necessita de pouco volume de água para sobreviver.

Fonte: Portal no Ar
Leia Mais ››

CNI e Caixa firmam parceria de cooperação para micro e pequenas empresas


A Confederação Nacional da Indústria (CNI) e a Caixa Econômica Federal firmaram acordo de cooperação para ampliar o acesso ao crédito e aumentar a competitividade das micro, pequenas e médias empresas do segmento indústria. A assinatura ocorreu durante o 4º Seminário Pense Primeiro nas Pequenas, na sede da CNI, em Brasília.

Segundo o presidente da CNI, Robson Braga de Andrade, é fundamental definir um programa microeconômico que reduza os custos das empresas, aumente sua produtividade e melhore o ambiente de negócios. “Neste momento, a atuação de nossas entidades se torna ainda mais necessária para que os pequenos negócios avancem. O acesso à informação, aos mercados e ao crédito é seu maior desafio. O acesso ao crédito é primordial na retomada do crescimento. A crise exauriu os recursos próprios das empresas”, afirma.

Robson Braga de Andrade alerta para a pesquisa da CNI que mostrou que o acesso ao financiamento tem sido insuficiente para as necessidades das empresas, como impactos na perda de oportunidades de negócios, no atraso no pagamento de fornecedores e, também, no recolhimento de impostos.

Presidente do Conselho Temático da Micro e Pequena Empresa da CNI, Amaro Sales, lembra que as micro e pequenas empresas representam mais de 23 milhões de empreendedores, são 27% do Produto Interno Bruto (PIB), com mais de 20 milhões de empregados. “Precisamos articular com diversos parceiros a solução de medidas concretas, para fortalecer esse segmento da economia. Precisamos de menos burocracia e mais agilidade”, diz.

PARCERIA – O acordo prevê condições especiais no crédito para capital de giro, investimentos e financiamentos, além de atendimento especializado e benefícios específicos para o segmento. As linhas Crédito Especial Empresa e GiroCaixa oferecem prazo de até 36 meses para pagamento e taxas a partir de 1,52%. O prazo permanece o mesmo, mas com taxa reduzida. No BNDES PROGEREN, com recursos do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), o prazo é de até 60 meses, com até 12 meses de carência. As empresas contarão ainda com isenção de três meses na cesta de serviços.

O vice-presidente de Clientes, Negócios e Digital da Caixa, José Henrique Marques da Cruz, avalia que o acordo assinado reafirma o compromisso do banco com as micro e pequenas empresas. “A participação da indústria na economia continua sendo imprescindível para o desenvolvimento do país, o setor começa a mostrar sinais positivos de crescimento, e a participação da Caixa neste processo é muito importante para o avanço da produção brasileira”, diz.

A Caixa receberá indicações das empresas do setor industrial pelo Núcleo de Acesso ao Crédito (NAC) das federações estaduais das indústrias e iniciará o processo de atendimento aos empresários de acordo com o perfil apresentado e região de atuação. A adesão está condicionada à aprovação do crédito e ao grau de relacionamento do cliente com o banco.

DOCUMENTAÇÃO – Os empresários do segmento industrial deverão apresentar, em sua agência de relacionamento, o Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ), documento constitutivo da empresa, documento dos sócios, declaração do Imposto de Renda Pessoa Física ( IRPF) dos sócios e do Imposto de Renda Pessoa Jurídica (IRPJ) da empresa juntamente com os respectivos recibos e declaração de faturamento dos últimos 12 meses.

Fonte: Portal no Ar
Leia Mais ››

‘Vamos conduzir o governo até 31 de dezembro de 2018’, diz Temer


Sem citar diretamente a crise política ou o processo que está sendo julgado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e que pode cassar o seu mandato, o presidente Michel Temer usou o discurso do anúncio no Plano Safra 2017/2018 para tentar empregar uma ideia de otimismo e reafirmou que está seguro de que permanecerá no cargo. “Vamos conduzir o governo até 31 de dezembro de 2018”, disse para uma plateia de lideranças rurais e diversos políticos que ocuparam o Salão Nobre do Palácio do Planalto.

Temer, que chegou ao evento acompanhado dos presidentes do Senado, Eunício Oliveira (PMDB-CE), da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e de ministros, disse ainda que o setor agropecuário dá uma “injeção de otimismo no País” e que é com “essa alma e esse vigor” que a cerimônia provoca é que ele terminará seu mandato.

O presidente, que anunciou o total de R$ 190,25 bilhões para o Plano Safra, destacou que, ao ver a quantia que está sendo colocada à disposição do campo, não há razões para não ser otimista. “Quando eu percebo os R$ 190,25 bilhões que estamos colocando, quando vejo o que está sendo feito no setor da agricultura, do agronegócio, eu digo: será que temos o direito de ser pessimistas no Brasil? Não tenho dúvida que o otimismo permeia essa solenidade”, completou.

No evento desta quarta-feira, tido como uma tentativa de agenda positiva para mostrar que o governo segue trabalhando independente da crise, o ministro da Agricultura, Blairo Maggi, anunciou ainda a redução da taxa de juros para algumas modalidades de crédito, e Temer destacou que a iniciativa fazia parte de seu governo. “Convenhamos que temos nos preocupado com juros menores do que os do passado”, disse.

Fonte: Estadão
Leia Mais ››

Depoimento de Rocha Loures é adiado mais uma vez; transferência está mantida


A Polícia Federal informou na manhã desta quarta-feira, 7, que a defesa do ex-assessor do presidente Michel Temer, Rodrigo Rocha Loures, apresentou um decisão do Supremo Tribunal Federal concedendo acesso integral aos autos da operação Patmos 48 horas antes da oitiva do peemedebista. Na prática, a decisão do STF inviabiliza o depoimento nesta quarta-feira. Não há previsão para uma nova data.

Flagrado correndo com uma mala recheada com R$ 500 mil entregues por executivos do Grupo J&F, Rocha Loures está preso na Superintendência da Polícia Federal de Brasília desde sábado, 3. Embora o depoimento tenha sido cancelado, a PF informou que a previsão de transferência para o complexo penitenciário da Papuda está mantida para esta quarta.

Rocha Loures e o senador Aécio Neves (PSDB-MG) foram gravados pelo empresário Joesley Batista, dono da JBS, em negociação de pagamento de propina. Depois, ambos foram alvo de ações controladas pela Procuradoria-Geral da República. A prisão de Rocha Loures havia sido pedida pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot, na Operação Patmos, desdobramento da Lava Jato. A captura de Rocha Loures foi negada por Fachin há cerca de duas semanas.

O ministro do STF havia alegado a imunidade parlamentar de Rocha Loures para não autorizar a prisão. O ex-assessor de Temer havia assumido o mandato de deputado federal no lugar de Osmar Serraglio (PMDB-PR) que foi ao Ministério da Justiça. Após ser demitido da Justiça, Serraglio decidiu recusar a oferta de Temer para virar ministro da Transparência e reassumiu o seu mandato na Câmara.

Após Rocha Loures perder a prerrogativa do foro privilegiado, já que Osmar Serraglio havia voltado à Câmara, Janot, então, pediu a reconsideração da prisão do aliado de Temer na semana passada. O procurador pediu novamente a prisão tanto relativa a Rocha Loures quanto ao senador afastado Aécio Neves.

Fonte: Estadão
Leia Mais ››

Tite define seleção com Weverton e Thiago Silva para amistoso com a Argentina


O técnico Tite já tem definida a seleção brasileira para o amistoso com a Argentina, nesta sexta-feira, em Melbourne. Ele decidiu dar mais uma oportunidade como titular ao goleiro Weverton e aproveitar o zagueiro Thiago Silva desde o início.

O time que vai começar a partida terá Weverton; Fagner, Thiago Silva, Gil e Filipe Luís; Fernandinho; Paulinho, Renato Augusto, Philippe Coutinho e Willian; Gabriel

Jesus.

Apesar dos vários desfalques – alguns titulares não foram convocados para a partida contra os argentinos e também a do dia 13 contra a Austrália para que possam descansar -, Tite manteve várias peças-chave na equipe. São os casos dos meio-campistas Paulinho, Renato Augusto e Phillipe Coutinho, além do atacante Gabriel Jesus. O ex-palmeirense está retornando à seleção. Ele não participou das duas partidas das Eliminatórias disputadas em março, porque estava contundido.

Tite tem nos amistosos de Melbourne a oportunidade de testar alguns jogadores que tem chamado regularmente, mas que vem atuando pouco. Os dois laterais escalados contra a Argentina, Fagner e Filipe Luís estão nessa situação, bem como o zagueiro Gil e até o volante Fernandinho.

Já Willian, titular nas primeiras partidas da seleção sob o comando do treinador, ganha nova oportunidade com a ausência de Neymar. Por isso, nos treinamentos ele tem atuado mais pelo lado esquerdo, com Coutinho pela direita.

O goleiro Weverton também se encaixa no grupo dos que são convocados com frequência, mas atuam pouco. Este ano, ele foi titular no amistoso de janeiro com a Colômbia que teve renda revertida para as vítimas do acidente com o avião da Chapecoense Assim, de certa forma, a partida diante dos argentinos é a primeira grande oportunidade do jogador do Atlético Paranaense.

Weverton não pretende desperdiçar a chance. “É fruto do meu trabalho, nada acontece por acaso. Tenho de me concentrar e estou preparado para fazer um grande jogo. Aliás, toda a seleção está preparada”, disse o jogador.

No entanto, Weverton não relaciona o fato de enfrentar um dos mais tradicionais e difíceis adversários da seleção brasileira com a possibilidade de ficar mais perto de uma convocação para a Copa da Rússia. “A gente não pode cravar, torço muito para que aconteça. Lembro o que aconteceu com o Prass na Olimpíada, eu cheguei na seleção aos 48 do segundo tempo. Não esperava estar lá e fui. Então, eu tenho de aproveitar o momento, cada oportunidade que o Tite me dá. Só assim a gente pode pensar em Copa.”

Na sexta-feira, ele terá pela frente não só Messi como outros bons jogadores argentinos, como Dybala e Di María. Mas não perde o sono. “Estou confiante no meu trabalho. A gente sabe da qualidade dele, mas não pode ser uma preocupação. Eles têm de se preocupar também com os jogadores que nós temos”, disse Weverton

Fonte: Estadão
Leia Mais ››

Após furtar moto casal é detido e surrado por populares no bairro Sumaré em Mossoró


Um homem e uma mulher  que disse ser menor de idade, foram detidos e surrados por populares, após furtarem uma moto Honda Tintan de cor preta, que estava no estacionamento de uma empresa no bairro Sumaré em Mossoró no Oeste Potiguar. 

Railton Silveira Oliveira de 20 anos e sua companheira de 17 anos, moradores do bairro, foram detidos, por populares, quando tentavam fugir na moto furtada. Os dois levaram uma tremenda surra e só não apanharam mais porque equipes da Polícia Militar do 12º BPM e da Guarda Civil chegaram no local e evitaram um mal maior. 

O casal foi conduzido juntamente com a moto à Delegacia de Furtos e Roubos para procedimentos na forma da lei. Ao ser interrogado pelo delegado André Alburquerque, Railton confessou o crime e disse que queria apenas retirar o motor da moto, para colocar em sua motocicleta que havia sido roubado e quando encontrada estava sem o motor. 

O delegado aguarda familiares da mulher que diz ser menor de idade, com a documentação dela para iniciar o flagrante delito. Caso seja comprovado a menoridade da moça, ela será encaminhada à Delegacia Especializada em Apoio ao Adolescente (DEA). 

Já o companheiro dela Railton Silveira será autuado na DEFUR no crime de furto (artigo 155) e deverá ser conduzido à Cadeia Pública onde ficará a disposição da justiça.





Fonte: Fim da Linha
Leia Mais ››

MP entra com ação de improbidade administrativa contra o governador do RN

Governador Robinson Faria vai responder ação do RN por improbridade administrativa (Foto: Reprodução/Inter TV Cabugi)

Ministério Público Estadual entrou com ação contra o governador Robinson Faria pelo crime de improbidade administrativa. A ação foi protocolada pelo Procurador-Geral de Justiça, Rinaldo Reis, nesta quarta-feira (7). Além do governador do RN, a ação também é contra o secretário estadual do Planejamento e das Finanças, Gustavo Nogueira.
O MPRN informou que a ação foi motivada por ofensa à Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), em virtude do descumprimento dos limites de gastos com pessoal do Poder Executivo e do dever legal de agir para reduzir essa despesa. Ao contrário disso, ainda segundo o Ministério Público, o Governo teria aumentado as despesas mediante a edição de atos administrativos e iniciativa de leis que, ao final, conduziram o Estado ao patamar de comprometimento de 56,87% da despesa de pessoal em face da Receita Corrente Líquida do Estado, acima do limite máximo de 49%.
Na mencionada ação de improbidade, é destacada a manobra fiscal empreendida pelo governador Robinson Faria e o secretário Gustavo Nogueira, na elaboração do relatório de gestão fiscal do 2º quadrimestre de 2016, quando excluíram deliberadamente despesas realizadas e não computadas para fins de aferição dos limites da despesa com pessoal.
“Nesse particular, o Estado do Rio Grande do Norte, por essas autoridades demandadas, computaram as ditas despesas pelo chamado ‘regime de caixa’, descurando-se do ‘regime legal de competência’, conforme orientam o Tribunal de Contas, a Secretaria do Tesouro Nacional e as leis de regência da matéria”, informa o Ministério Público.
Além disso, ficou constatado no Inquérito Civil nº 01/2015 – PGJ, que instrui a ação de improbidade, que o secretário Gustavo Nogueira realizou diversos pagamentos de despesa de pessoal mediante a expedição de simples ofícios ao Banco do Brasil, sem previsão orçamentária, sem empenho e sem registro no Sistema Integrado de Administração Financeira - SIAFI, burlando, a um só tempo, as leis financeiras, o orçamento aprovado pela Assembleia Legislativa, os órgãos fiscalizatórios e a transparência nos gastos públicos.

“O Poder Executivo do Estado do Rio Grande do Norte completa 28 meses acima do limite legal da LRF, somente neste mandato, sem que o governador do Estado tenha adotado as providências expressamente determinadas pela Constituição para reduzi-las”, finaliza a nota divulgada pelo MPRN.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Governo do RN paga servidores com salários de até R$ 3 mil no sábado

Governadoria do Rio Grande do Norte (Foto: Rayane Mainara)

O Governo do Rio Grande do Norte anunciou que vai pagar os servidores que ganham até R$ 3 mil no próximo sábado (10). Os valores são referentes aos salários de maio dos servidores estaduais ativos, inativos e pensionistas.
Esse valor inicial soma R$ 82,4 milhões. De acordo com o Governo, os servidores ativos Educação e da Administração Indireta possuem recursos próprios e já receberam. No total, ainda segundo o Executivo, com os pagamentos que serão efetuados no sábado, 70% dos servidores terão recebido seus salários.
O pagamento do restante dos servidores que recebem acima de R$ 3 mil ainda não teve data definida.

Fonte: G1
Leia Mais ››

No RN, caminhão tomba na BR-101 e população furta carga caída na pista


No Rio Grande do Norte, um caminhão que vinha de João Pessoa tombou na BR-101 teve a carga saqueada nesta quarta-feira (7). O acidente aconteceu por volta das 2h entre os municípios de Arês e São José de Mipibu.
Após o acidente, dezenas de pessoas foram ao local e se apossaram da carga de latas de sardinha, que ficou espalhada pela pista. O saque foi registrado por uma telespectadora da Inter TV Cabugi e exibido no RN TV 1ª Edição (veja vídeo).
A subtração da carga de um caminhão tombado configura crime de furto, punível com dois a quatro anos de reclusão e multa. Quando duas ou mais pessoas participam da ação, ela é considerada furto qualificado e a punição pode chegar a oito anos de reclusão.
Segundo acidente
Por causa do óleo da sardinha derramado na estrada, um segundo caminhão tombou na rodovia pouco depois do primeiro, complicando o trânsito no trecho. Ambos já foram retirados, e o tráfego voltou a fluir na rodovia.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Imagem de câmera de segurança mostra momento que preso foge de hospital em Natal

Imagem do circuito de vigilância mostra o momento em que o preso Raimundo Kleber Benício da Costa deixa a enfermaria do hospital (Foto: G1/RN)

Imagens capturadas por uma câmera de segurança flagraram o momento em que um preso da Penitenciária Estadual de Alcaçuz foge da enfermaria do Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel, maior unidade pública de saúde do Rio Grande do Norte. A fuga aconteceu nesta terça-feira (6) e está sendo investigada pela Polícia Civil.
O G1 solicitou o vídeo à Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejuc), mas a assessoria do órgão disse que não irá liberar as imagens para “preservar a investigação e a apuração do ocorrido”.
De acordo com a Polícia Militar, Raimundo Kleber Benício da Costa, de 30 anos, conseguiu destravar as algemas que o prendiam à cama e ele escapou se aproveitando da ausência do agente penitenciário e do policial militar que faziam a guarda do local.

Raimundo Kleber Benício da Costa (Foto: Sejuc/Divulgação)
Raimundo Kleber Benício da Costa (Foto: Sejuc/Divulgação)

Ainda segundo a PM, no momento da fuga, o agente penitenciário teria ido almoçar e o policial militar estava no banheiro.
Ao G1, a direção de Alcaçuz confirmou que o detento é membro de uma das facções criminosas envolvidas nas rebeliões que ocorreram em janeiro. Na ocasião, pelo menos 26 presos foram assassinados.
Maior penitenciária do Rio Grande do Norte, Alcaçuz fica em Nísia Floresta, cidade da Grande Natal.
Em nota, a Sejuc disse que o detento, que foi preso por tráfico em fevereiro de 2014 na operação ‘Missionários do Inharé’, foi escoltado para o hospital no dia 30 de maio para ser submetido a uma cirurgia ortopédica, e que os responsáveis pela custódia foram registrar a fuga e prestar depoimento à Polícia Civil.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Homens armados atacam parlamento e mausoléu no Irã; Estado Islâmico reivindica as ações

Fumaça é vista no prédio do Parlamento no Irã, alvo de ataque nesta quarta-feira (7) (Foto: Reuters)

Homens armados fizeram dois ataques simultâneos em Teerã, capital do Irã, na manhã desta quarta-feira (7). Doze pessoas morreram no Parlamento e no Mausoléu do Aiatolá Khomeini, segundo o chefe do serviço de urgências. A mídia estatal afirma que outras 42 pessoas ficaram feridas. O Estado Islâmico reivindicou as ações.
O Parlamento iraniano foi invadido pela entrada principal por um grupo de homens armados com rifles Kalashnikov por volta das 10h no horário local (3h, no horário de Brasília), quando era realizada uma sessão. Os terroristas, que estavam vestidos com roupas femininas, dispararam contra os seguranças. Quatro pessoas foram mantidas reféns nos andares mais altos do edifício.
O ministro do interior iraniano, Mohammad Hossein Zolfaghari, afirmou que um dos terroristas foi morto pelos seguranças e outro morreu após detonar seu colete explosivo.
As agências de notícias Fars e Tasnim informaram, cerca de cinco horas após a invasão, que quatro terroristas que permaneciam no Parlamento foram mortos pelas forças de segurança, dando fim à ação. A agência iraniana Tasnim informou que sete pessoas foram mortas pelos terroristas.
O Estado Islâmico divulgou um vídeo que mostra um homem baleado dentro do Parlamento e o barulho dos disparos.
Mausoléu
Já o mausoléu do Aiatolá Khomeini, a cerca de 25 km ao sul do parlamento, "três ou quatro" terroristas entraram pelo acesso oeste do edifício e abriram fogo. Eles mataram um jardineiro e feriram várias pessoas, de acordo com o relato de um funcionário à AFP. Dois agressores - um deles uma mulher - detonaram cargas explosivas do lado de fora do monumento, segundo as agências de notícias.
O governo iraniano informou que um terceiro grupo planejava fazer um outro ataque, mas foram contidos pelas forças de segurança locais. Não informações sobre o local que eles atacariam ou quantas pessoas foram detidas.

Criança é retirada pela janela durante ataque ao Parlamento do Irã, em Teerã, nesta quarta-feira (7)  (Foto: Omid Vahabzadeh/Tima via Reuters)
Criança é retirada pela janela durante ataque ao Parlamento do Irã, em Teerã, nesta quarta-feira (7) (Foto: Omid Vahabzadeh/Tima via Reuters)

Primeira vez no Irã
Essa é a primeira vez o Estado Islâmico, que é um grupo sunita, reivindica um ataque no Irã, que é um país de maioria xiita, de acordo com a Associated Press. O grupo extremista está em guerra com as forças apoiadas pelo Irã na Síria e no Iraque.
Nos últimos dois anos, as forças de segurança iranianas anunciaram que desmantelaram várias células do EI no país que planejavam atentados.
Em março, o grupo radical divulgou um vídeo em persa no qual afirmava que iria "conquistar o Irã e devolvê-lo à nação muçulmana sunita", provocando um banho de sangue entre os xiitas.
Os atentados acontecem menos de um mês depois da reeleição do presidente Hassan Rouhani, um moderado.
Ataque simbólico
Os alvos escolhidos pelos terroristas são simbólicos, segundo análise da rede americana CNN. O parlamento, também chamado de Assembléia Consultiva Islâmica, é o principal órgão legislativo do país. Possui 290 membros, incluindo mulheres, assim como representantes de minorias religiosas, como cristãos e judeus.
Já o ataque ao mausoléu visava o túmulo de Aiatolá Khomeini, fundador da república fundamentalista islâmica, que recebe milhares de peregrinos. Em 1979, Khomeini voltou ao Irã, após 15 anos de exílio, e liderou a revolução que derrubou o regime pró-ocidente do xá Reza Pahlevi.

 (Foto: )

Reações
A Rússia, aliada do Irã no Oriente Médio, condenou os ataques e pediu uma "coordenação na luta antiterrorista". "Estes atos de terrorismo merecem a mais dura condenação. Os ataques demonstram a necessidade de coordenar a luta antiterrorista, sobretudo contra o Estado Islâmico", afirmou o porta-voz do Kremlin, Dmitri Peskov, segundo a France Presse.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Corpo é encontrado no rio Tâmisa durante busca por vítima francesa do atentado de Londres

Fachada do Borough Market, fechado desde ataque terrorista no sábado (3) (Foto: REUTERS/Stefan Wermuth)

A polícia britânica informou nesta quarta-feira (7) que encontrou um corpo no rio Tâmisa, a dois quilômetros do local do atentado de sábado (3) em Londres, quando procurava o francês Xavier Thomas, desaparecido desde o ataque.
De acordo com a Polícia Metropolitana de Londres, o número de mortos pelo foi elevado para oito.
"A identificação formal ainda não aconteceu, mas a família de Thomas foi informada sobre a descoberta de um corpo", afirma a polícia em um comunicado.
Testemunhas afirmam que ele pode ter caido no rio Tâmisa depois de ter sido atingido pela van, que atropleou pedestres na London Bridge, cartão-postal da cidade. Quarenta e oito pessoas ficaram feridas no ataque, das quais 29 seguem internadas, dez em estado crítico.
O presidente francês Emmanuel Macron confirmou que três franceses foram mortos no atentado. "Estamos pagando um preço muito alto por esses ataques", afirmou. Veja o que se sabe sobre as vítimas e os desaparecidos.
O jornal Le Parisien identificou o segundo francês a morrer no ataque como Sebastien Belanger, de 36 anos, enquanto a outra vítima francesa é Alexandre Pigeard, de 27 anos.
Buscas
Na Espanha, o ministro do Interior, Juan Ignacio Zoido, classificou de "desumana" a situação vivida pelos parentes de Ignacio Echeverría, o espanhol desaparecido após o atentado, pela lentidão no processo de identificação.

O espanhol Ignacio Echeverría está desaparecido desde o atentado em Londres (Foto: Reprodução/ Facebook/  Joaquin Echeverria)
O espanhol Ignacio Echeverría está desaparecido desde o atentado em Londres (Foto: Reprodução/ Facebook/ Joaquin Echeverria)

Ignacio Echeverría, de 39 anos e funcionário do departamento de combate à lavagem de dinheiro do banco HSBC em Londres, passeava com amigos quando presenciou os ataques de sábado à noite.
De acordo com amigos, o espanhol intercedeu e ficou entre um dos autores do ataque, armado com facas, e uma mulher que estava sendo agredida.
A última vez que foi visto, Echeverría estava no chão, próximo do Borough Market.
Como o nome dele não aparece na lista de 48 feridos, a família teme que ele tenha falecido no atentado.
Prisão
Também nesta quarta-feira, a polícia deteve um homem de 30 anos como parte da investigação do atentado. Ele é a 14ª pessoa a ser presa sob suspeita de colaborar com o ataque. Entre os detidos, 12 já foram liberados.
Ele foi detido em Ilford, bairro da zona leste de Londres, próximo a Barking, onde viviam dois dos três autores do atentado reivindicado pelo grupo extremista Estado Islâmico (EI).

Fonte: G1
Leia Mais ››

Sobe para quatro número de mortos em chacina em Belém; duas crianças estão entre os feridos

Quatro pessoas morreram e 11 ficaram feridas em uma chacina na noite de terça-feira (6), em Belém. (Foto: Diego Feitosa / TV Liberal)

O número de vítimas de chacina no bairro da Condor, em Belém, na noite de terça-feira (6), subiu para quatro. Três homens morreram no local e uma quarta vítima morreu em atendimento médico no Pronto-Socorro da capital. Além disso, 11 pessoas ficaram feridas, dentre elas duas crianças que teriam sido baleadas no pé e na cabeça, segundo os familiares. Inicialmente, a polícia divulgou que 15 pessoas tinham ficado feridas.
Com base na declaração das testemunhas, a polícia acredita que pelo menos oito homens encapuzados participaram da ação criminosa. Suspeitos teriam disparado vários tiros na Rua Nova II, em um bar cheio de clientes.
Os moradores da área relataram que os atiradores cercaram o quarteirão, dispararam tiros por todos os lados e que paredes e portões ficaram com marcas. Uma das crianças baleadas estava na porta de um comércio, que também foi alvo de muitos disparos.
Duas vítimas foram identificadas. Uma é Jairo Lobato Pimentel e Evandro Santos Sá. Segundo moradores, nenhuma vítima do tiroteio tinha envolvimento com a criminalidade.
Investigação
A Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), informou em nota que já desencadeou uma série de medidas para esclarecer as circunstâncias, motivações e responsabilidade pela ação criminosa.
Uma equipe de policiais da Divisão de Homicídios, juntamente com peritos do Centro de Perícias Científicas Renato Chaves (CPC), iniciou o trabalho de levantamento no local. Os corpos das vítimas chegaram na sede do CPC por volta de meia-noite e meia.
Ainda de acordo com a Segup, a Polícia Militar intensificou ações de buscas nos bairros da Cremação, Jurunas e Condor. Barreiras e operações de saturação nas três áreas estão mantidas com militares do Comando de Missões Especiais (CME).

Fonte: G1
Leia Mais ››

Petrobras reajusta gás de botijão em 6,7% nas refinarias com nova política de preços

Gás de uso doméstico terá nova política de preços  (Foto: Reprodução/EPTV)

A diretoria executiva da Petrobras aprovou uma nova política de preços para a venda às distribuidoras de Gás Liquefeito de Petróleo (GLP) em botijões, para uso residencial, com o primeiro reajuste agendado para esta quinta-feira (8), informou a estatal em comunicado.
Segundo a Petrobras, a nova fórmula de preços levará a aumento médio nas refinarias de 6,7% em junho. Nos próximos meses, os reajustes estão previstos para o dia 5 de cada mês. O último reajuste do gás de botijão ocorreu no dia 21 de março.
A nova política de preços não se aplica ao gás de uso industrial e comercial, de acordo com a estatal.
O preço final às distribuidoras será formado pela média mensal das cotações do butano e do propano no mercado europeu, convertida em reais pela média diária das cotações de venda do dólar, mais uma margem de 5%.
Preço ao consumidor
O preço final ao consumidor não necessariamente reflete o ajuste nas refinarias, segundo a estatal. Isso dependerá de repasses feitos por outros agentes da cadeia de combustíveis, especialmente distribuidoras e revendedores.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Advogado diz ter pedido a tribunal soltura de ex-ministro Henrique Eduardo Alves

Ex-ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves foi preso nesta terça-feira (6) no apartamento onde mora, no bairro de Areia Preta, Zona Leste de Natal, durante operação da Polícia Federal (Foto: Frankie Marcone/Futura Press/Estadão Conteúdo)

O advogado de Henrique Eduardo Alves disse ter pedido ao Tribunal Regional Federal da 5ª Região a soltura do ex-ministro, preso na terça-feira (6) na Operação Manus, que investiga desvios na construção da Arena das Dunas, em Natal, além de fraudes na Caixa Econômica Federal.
De acordo com o MPF, Alves, que foi ministro do Turismo de Dilma e Temer, recebeu R$ 9 milhões em propina da OAS para agir junto ao Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Norte para evitar a suspensão de um financiamento do BNDES à construtora. Os pagamentos foram feitos via doação oficial e caixa 2 na campanha de Alves ao governo do RN em 2014.
Às 11h, o pedido de soltura de Alves ainda não constava no sistema eletrônico do TRF. A corte não comentou.
Sobre as investigações, o advogado de Alves disse que ainda prefere não se manifestar.
Além de Alves, secretário de Obras Públicas de Natal, Fred Queiroz, aliado do ex-ministro, foi preso na operação sobre a Areia das Dunas. A mulher e o filho de Queiroz foram detidos, mas liberados.
O ex-deputado Eduardo Cunha, que está preso em Pinhais, na região metropolitana de Curitiba, foi alvo de um novo mandado de prisão preventiva na mesma operação.
A defesa de Fred Queiroz e da família dele afirmou que as prisões são um equívoco e que tudo será esclarecido.
Operação Manus
A operação que prendeu Alves é um desdobramento da Lava Jato. Batizada de Manus (uma mão lava a outra), ela investiga corrupção ativa e passiva e lavagem de dinheiro na construção da Arena das Dunas. De acordo com as investigações, o sobrepreço chegou a R$ 77 milhões.
Compra de votos
Além do pagamento de propina, o MPF suspeita de compra de votos e apoio político por parte da campanha do ex-ministro ao governo do RN em 2014. Uma das empresas que prestava serviços de campanha a Alves sacou R$ 2 milhões em espécie às vésperas do segundo turno da eleição de 2014, "o que gerou a suspeita concreta de que esses recursos possam ter sido utilizados para compra de votos", segundo o procurador da República Rodrigo Telles.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Lar do Garoto registra mais quatro fugas de internos cinco dias após rebelião, diz vice-diretor

Centro Educacional Lar do Garoto, em Lagoa Seca, na Paraíba (Foto: Jackson Rondineli/TV Paraíba)

Pelo menos mais quatro internos, todos com mais de 18 anos, fugiram do Centro Socioeducativo do Lar do Garoto durante a manhã desta quarta-feira (7), em Lagoa Seca, no Agreste paraibano. A informação foi confirmada pelo vice-diretor da unidade, Francisco Souza, que às 7h30 se dirigia ao local e informou que a principal suspeita é que os jovens tenham serrado os cadeados da cela. Ele confirmou que um dos internos já foi recapturado e os outros três seguem foragidos.
Outros seis jovens tinham fugido do local na madruga de sábado (3) durante uma rebelião que deixou sete mortes. Um deles foi recapturado, os outros cinco ainda estão desaparecidos e, com as fugas desta quarta-feira, sobe para oito o número de jovens que seguiam foragidos até as 8h.
Três pessoas foram presas em flagrante suspeitas de serem os responsáveis pelas sete mortes. O último dos sete corpos dos adolescentes que foram mortos durante a rebelião foi liberado na segunda-feira (5). O corpo ainda aguardava reconhecimento e a apresentação da família para a liberação.
Das sete vítimas, cinco foram carbonizadas e morreram, depois que foram trancadas em um dos quartos do Lar do Garoto que foi incendiado. Outras duas vítimas foram agredidas até a morte, mas uma ainda teve o corpo carbonizado depois. Os laudos do IPC e Numol ainda não foram divulgados.
De acordo com a direção do Lar do Garoto, após a rebelião foram encontradas facas, barras de ferro e espetos dentro do centro. Dos 25 quartos existentes no local, sete deles foram parcialmente destruídos. Os danos foram na parte elétrica, telhado e grades.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Ladrões explodem carro-forte com dinamites em rodovia de MS, perto da fronteira


Um carro-forte foi explodido durante assalto na manhã desta terça-feira (6), na MS-156, entre Caarapó e Amambai, na região sul de Mato Grosso do Sul, perto da fronteira com o Paraguai. As informações são da Polícia Militar Rodoviária (PMR) e da Polícia Civil.

De acordo com a polícia, os assaltantes fugiram em um carro que foi encontrado queimado na rodovia. Ainda não se sabe a direção em que os bandidos fugiram.

O carro-forte ficou destruído. Diversas cédulas de dinheiro ficaram espalhadas na rodovia. Os vigilantes que estavam no veículo foram socorridos. Equipes de várias forças policiais estão na região.

Carro-forte destruído por assaltantes (Foto: Polícia Civil/Divulgação)

Fonte: G1
Leia Mais ››

Mãe agride idoso suspeito de assediar filho de 6 anos no meio da rua

Imagem mostram o suspeito tocando o menino; depois um homem chega e tira a criança de lá; na sequência a mãe que estava na loja ao lado aparece e começa a discutir e agredir o homem, que chega a cair na calçada após as agressões (Foto: Arquivo pessoal )

A Polícia Civil de Duartina investiga um caso de pedofilia que foi registrado no centro da cidade, em plena luz do dia. A mãe do menino que foi assediado chegou a agredir o suspeito, que caiu no chão. Toda a movimentação foi registrada por um morador, que não foi identificado.
As imagens mostram o menino de 6 anos sentado em um banco na calçada. A mãe dele estava em uma loja ao lado fazendo compras e ele esperava do lado de fora. O suspeito senta perto do menino e começa a tocá-lo.
Logo depois um homem chega, percebe a ação e leva o menino para dentro da loja, onde a mãe está. Depois a mulher sai da loja com a criança e começa a discutir com o suspeito. Durante a discussão ela agride o homem, que chega a cair na calçada.
As imagens foram divulgadas em redes sociais e a Polícia Civil abriu inquérito para investigar o caso. O suspeito já foi identificado e tem 68 anos.
A mãe, o menino e testemunhas foram ouvidas nesta terça-feira (6) e o delegado responsável pelo caso pediu a prisão temporária do suspeito.
"A mãe foi categórica em contar como tudo aconteceu e o menino também confirmou. O suspeito foi reconhecido pelas vítimas e agora aguardamos a decisão da Justiça sobre o pedido de prisão temporária", explica Paulo Calil.
O pedido de prisão foi encaminhado à Justiça e a polícia aguarda a decisão para cumprimento do mandado.

Fonte: G1
Leia Mais ››