quinta-feira, outubro 28, 2021

Polícia Civil prende suspeito de estuprar enteadas de 5 e 14 anos no RN

A Polícia Civil prendeu nesta quinta-feira (28) um homem suspeito de estuprar as enteadas de 5 e 14 anos e uma vizinha de 9 anos de idade. A prisão aconteceu em Pedro Avelino.


Polícia Civil prende suspeito de estuprar as enteadas de 5 e 14 anos no RN — Foto: Reprodução/TV TEM


De acordo com a Polícia Civil, havia um mandado de prisão preventiva contra o suspeito que tem 25 anos de idade.


De acordo com as investigações, no ato sexual, o suspeito foi transmissor de doenças sexuais para as crianças.


Ele foi conduzido até a delegacia e encaminhado ao sistema prisional, onde permanecerá à disposição da Justiça. A Polícia Civil solicita que a população continue enviando informações, de forma anônima, por meio do Disque Denúncia 181.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Governo convoca 103 candidatos para curso de formação de policial penal no RN

O governo do Rio Grande do Norte convocou 103 candidatos para o terceiro curso de formação de policiais penais, como fase do último concurso público da Secretaria da Administração Penitenciária (SEAP).


Mais de 100 candidatos são convocados para curso de formação de policial penal no RN — Foto: Seap


O edital do curso e a relação dos convocados foram publicados no Diário Oficial do Estado desta quinta-feira (28).


Segundo o governo, com esse novo curso, o estado chega a uma renovação de cerca de 20% do efetivo de policiais penais em três anos. O estado já formou 147 policiais.


A Seap afirmou que este será o primeiro curso que abrangerá conteúdos adequados à Matriz Curricular Nacional para a Educação em Serviços Penitenciários, do Departamento Penitenciário Nacional (Depen).


O secretário da Administração Penitenciária, Pedro Florêncio Filho, explicou que o candidato matriculado receberá uma bolsa de estudos no valor de 50% do vencimento básico inicial do cargo.


"O curso focará no papel do policial penal enquanto agente público e de transformação social, para uma gestão ética, eficiente, técnica e pautada na legalidade e na dignidade humana. São exigidos 100% de frequência em disciplinas que envolvem armamento, tiro e procedimentos de escolta penal, além do estágio supervisionado. Entre disciplinas teóricas e práticas, o curso terá carga horária de 528 horas", informou a Seap.



Os candidatos terão aulas de sobre a estrutura e funcionamento da Seap; noções de direito penal e processo penal; sistemas de gestão; atenção à saúde em ambiente prisional; noções de direito administrativo disciplinar; inter-relação saúde e trabalho; atendimento pré-hospitalar tático; criminologia; direitos humanos, regras de Mandela, ética e cidadania; política de atenção ao egresso e reinserção social e alternativas penais e práticas restaurativas.


Também fazem parte da grade curricular o gerenciamento de crises e situações de emergência; gênero, etnia e sistema prisional; técnicas e táticas policiais; uso diferenciado da força e técnicas e tecnologias menos letais; patrulhamento e abordagem policial; inteligência policial; direção defensiva e evasiva; rádio e videomonitoramento; monitoramento eletrônico; táticas de combate a incêndios, além de armamento e tiro.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Furto de cabos corta fornecimento de energia para mais de 8,8 mil imóveis durante a madrugada no RN; um suspeito é detido

Criminosos furtaram cabos de energia e acabaram deixando mais de 8,8 mil imóveis às escuras durante a madrugada desta quinta-feira (28) em Areia Branca, no Oeste potiguar.


Material encontrado com suspeito em Areia Branca, no RN — Foto: PM/Cedida


Pelo menos um suspeito foi detido e levado à delegacia, mas não ficou preso.


De acordo com a Companhia Energética do Rio Grande do norte, a ocorrência foi registrada às 2h08 e impactou no fornecimento de energia para 8,8 mil clientes nas zonas urbana e rural do município.


Apesar de interrompido, o fornecimento foi restabelecido rapidamente, em cerca de dois minutos, para cerca de 7,5 mil clientes. Para os demais, o serviço voltou de forma gradativa.


De acordo com a Polícia Militar, a corporação foi acionada após o furto de cabos e, durante buscas na região, deteve um suspeito, que estava com braçadeiras que seguram os fios.


O homem foi levado à delegacia, mas assinou um termo circunstanciado de ocorrência e foi liberado.


Segundo o comandante da PM no município, recentemente um suspeito foi preso com 300 metros de fios roubados na região.


Fonte: g1

Leia Mais ››

RN tem 372.773 casos confirmados e 7.390 mortes por Covid

O Rio Grande do Norte contabiliza 372.773 casos confirmados de Covid desde o início da pandemia. A doença provocou a morte de 7.390 pessoas no estado. O boletim epidemiológico da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) desta quinta-feira (28) destaca ainda que outros 1.307 óbitos estão sob investigação.


RN tem 372.773 casos confirmados de Covid — Foto: Anastácia Vaz


A Sesap notificou 119 novos casos da doença nas últimas 24 horas. Em relação ao boletim do dia anterior, são duas mortes a mais.


O RN tem ainda 181.149 casos suspeitos e 754.316 casos descartados de Covid.


Atualmente, 171 pessoas estão internadas no RN por causa da Covid-19 - sendo 135 na rede pública e 36 na rede privada (apenas 8 dos 10 hospitais privados atualizaram os dados, de acordo com a Sesap). Com 80 pacientes, a taxa de ocupação dos leitos críticos (semi-intensivo e UTIs) é de 42,3% na rede pública; com 19 internados, a rede privada tem 12,4% de ocupação.


Números do coronavírus no RN

372.773 casos confirmados

7.390 mortes

181.149 casos suspeitos

754.316 casos descartados


Fonte: g1

Leia Mais ››

Em nove meses, Conselho de Educação Física flagra 121 profissionais irregulares no RN

Ao longo dos nove primeiros meses de 2021, o Conselho Regional de Educação Física da 16ª Região (CREF16) flagrou 121 pessoas atuando de forma irregular como profissionais da área no Rio Grande do Norte.


Conselho Regional de Educação Física flagrou profissionais e academias irregulares no RN — Foto: Divulgação


Os dados constam no relatório de fiscalizações, que compreende de janeiro até setembro, e foi divulgado nesta quinta-feira (28) pelo órgão.


Os agentes de orientação e fiscalização do CREF16 encontraram essas 121 pessoas se passando por profissionais de educação física, principalmente na função de orientar e acompanhar treinos em academias de musculação, mas sem a formação adequada para o cargo.


"Estamos buscando melhorar nosso processo de fiscalização para garantir que o serviço da atividade física seja sempre seguro para a sociedade. Infelizmente, o período da pandemia teve vários problemas, como o aumento do número de pessoas atuando ilegalmente e de locais irregulares", lamentou o presidente da comissão de orientação e fiscalização do CREF16, Franklin Deweksley Soares.


"Esse tipo de atitude é danoso à saúde da sociedade, por isso o Conselho busca pela segurança e contamos com a colaboração da sociedade com as denúncias para realizar esse trabalho", reforçou.

O profissional de educação física tem sua atividade reconhecida desde 1998 e é preciso registro no conselho para a atuação na área. O Rio Grande do Norte tem mais de 6 mil habilitados em atividade.


Pessoas identificadas em exercício ilegal são denunciadas ao Ministério Público e podem ter como pena a prisão por dois anos e meio.


O CREF16 reforça que denúncias podem ser feitas pelo e-mail fiscaliza@cref16.org.br, o telefone (84) 3201.2254, e pela ouvidoria do conselho no site oficial.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Sesap distribui 58.295 doses de vacinas contra Covid para diminuir déficit de D2 no RN

A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) distribui nesta quinta-feira (28) mais de 58 mil doses de vacinas contra a Covid-19. A maior parte do lote - 29.461 vacinas - vem da reserva técnica e está sendo distribuída a partir de um acerto entre a gestão estadual e os municípios para cobrir parte do déficit de segunda dose do imunizante Astrazeneca/Fiocruz.


Sesap distribui 58.295 doses de vacinas contra Covid para diminuir décifit de D2 — Foto: Sesap/Divulgação


De acordo com a Sesap, a falta das doses é ocasionada pelo atraso na remessa por parte do Ministério da Saúde dentro do prazo para completar o esquema vacinal.


Em levantamento feito recentemente, a Sesap constatou junto às gestões municipais que estão em falta 70.864 doses de Astrazeneca, o que contribui para o contigente de mais de 200 mil potiguares que não completaram sua vacinação dentro do prazo.


Na quarta-feira (27), Sesap autorizou a aplicação da 2ª dose de Pfizer em quem tomou a 1ª de AstraZeneca. A medida segue estudos realizados dentro e fora do Brasil que comprovam a eficácia da utilização da Pfizer nestas condições.


Desta forma, foram retiradas 20.346 doses de Pfizer da reserva técnica, que é guardada pela Sesap por orientação do ministério, e encaminhadas aos municípios para utilização como D2. A estratégia é complementada por mais 9.125 vacinas da Astrazeneca, que também estavam na reserva técnica, cobrindo 41,5% do déficit apresentado pelos municípios.



O lote encaminhado às cidades, com apoio das forças de segurança pública do Rio Grande do Norte, é complementado por mais 28.824 unidades de Pfizer, destinadas para D2 do público adulto que iniciou o processo de imunização há cerca de oito semanas.


Novas remessas

O Ministério da Saúde sinalizou nessa quarta-feira (27) que deverá encaminhar ao RN, dentro dos próximos dias, 439.570 doses de vacinas. Parte desse quantitativo é fruto de um pedido da Sesap para o ajuste na quantidade de doses da Astrazeneca que estão em atraso.


De acordo com a nota técnica emitida pelo órgão federal, serão recebidas em solo potiguar 110 mil doses de Astrazeneca. Outras 281.600 unidades de Coronavac também são fruto da requisição feita pela Sesap, para ampliar a cobertura vacinal entre os adultos que ainda não iniciaram seu esquema de imunização.


O restante da remessa, segundo o MS, terá ainda 47.970 Pfizer, a serem utilizadas como reforço em idosos (18.720) e profissionais da saúde (29.250).


De acordo com o RN+ Vacina, até o início da manhã desta quinta-feira, mais de 4,4 milhões de doses de vacina contra a Covid-19 já tinham sido aplicadas no estado. A cobertura para o público acima dos 12 anos chega a 79% da população (2,5 milhões de pessoas) entre os que tomaram ao menos uma dose e 55% com duas doses (1,7 milhão). Até o momento, pouco mais de 140 mil potiguares tomaram a dose de reforço.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Petrobras reverte prejuízo e tem lucro de R$ 31,1 bilhões no terceiro trimestre

A Petrobras informou nesta quinta-feira (28) que registrou lucro de R$ 31,142 no terceiro trimestre deste ano. Com o resultado, a estatal reverteu o prejuízo de R$ 1,5 bilhão apurado no mesmo período do ano passado.


Sede da Petrobras no Rio de Janeiro — Foto: Sergio Moraes/Reuters


No segundo trimestre, a companhia teve lucro de R$ 42,855 bilhões.


O lucro da Petrobras antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda ajustado) foi de R$ 60,744 bilhões, um crescimento de 81,7% na comparação com o mesmo período do ano passado. Em relação ao segundo trimestre de 2021, houve queda de 1,9%.


Receita em alta

A estatal registrou receita líquida de R$ 121,5 bilhões, um avanço de 71,9% ante o mesmo período de 2020. Na comparação com os três meses imediatamente anteriores, a alta foi de 9,8%.



A receita foi impulsionada pela valorização nos preços do petróleo Brent. No terceiro trimestre, o preço médio do barril do Brent foi US$ 73,47, uma alta de 6,7% em relação ao segundo trimestre e de 70,9% ante o mesmo período do ano passado, quando a economia global ainda sofria com os efeitos da pandemia de coronavírus.


Dívida e investimento

A dívida bruta somou US$ 59,588 bilhões de julho a setembro, o que representa uma queda de 25,1% na comparação com o mesmo período do ano anterior. Em relação ao segundo trimestre, a queda foi de 6,4%.


Já os investimentos foram de US$ 1,863 bilhão, uma alta de 13,7% na comparação com o terceiro trimestre de 2021, mas 21,2% em relação ao apurado no segundo trimestre.


Remuneração ao acionista

O conselho da Petrobras também aprovou nesta quinta o pagamento de nova antecipação da remuneração aos acionistas relativa ao exercício de 2021, de R$ 31,8 bilhões de reais, ou o equivalente a R$ 2,437865 bruto por ação preferencial e ordinária em circulação.


Essa distribuição se soma aos R$ 31,6 bilhões anunciados em 4 de agosto, totalizando R$ 63,4 bilhões em antecipação aos acionistas relativa ao exercício de 2021.


"A distribuição considera as perspectivas de resultado e geração de caixa da Petrobras para o ano de 2021, sendo compatível com a sustentabilidade financeira da companhia, sem comprometer a trajetória de redução de seu endividamento e sua liquidez, em linha com os princípios da Política de Remuneração aos Acionistas", disse a empresa.


O valor adicional será pago em dezembro, junto com a parcela já aprovada em 4 de agosto.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Facebook anuncia Meta, novo nome para sua controladora



O Facebook anunciou nesta quinta-feira (28) que sua controladora passa a se chamar Meta. O nome substituirá o Facebook Inc. e será usado para se referir à marca responsável pela rede social Facebook e por aplicativos como Instagram e WhatsApp.


A mudança ocorre em meio ao vazamento de uma série de documentos internos da empresa, caso que ficou conhecido como "Facebook Papers".


O material divulgado por ex-funcionários revelou que o Facebook sabia que radicalizava seus usuários e que o Instagram é "tóxico" para adolescentes. Entre outras acusações, também está o uso de algoritmo que facilitava a disseminação de informações falsas.


O anúncio da mudança de nome foi feito pelo cofundador da empresa Mark Zuckerberg durante evento sobre realidade virtual e o chamado metaverso.


"O Facebook é um dos produtos mais usados na história do mundo. É uma marca icônica de rede social", disse o executivo. "Mas cada vez mais, não engloba tudo o que fazemos".


"Construir nossos aplicativos de redes sociais sempre será um foco importante para nós. Mas, nesse momento, nossa marca está tão intimamente ligada a um produto que não pode representar tudo o que fazemos hoje, muito menos no futuro", continuou Zuckerberg.


"Com o tempo, espero que sejamos vistos como uma empresa de metaverso e quero ancorar nosso trabalho e identidade na direção do que estamos construindo", disse o executivo.


Os aplicativos Facebook, Instagram, WhatsApp e Messenger, e a empresa de dispositivos de realidade virtual Oculus seguirão com o mesmo nome. A novidade é que todas estarão sob o guarda-chuva da Meta.


A situação é parecida com a do Google, que em 2015 criou a Alphabet, uma controladora para várias divisões da empresa, como o buscador Google e a empresa de mobilidade Waymo.


Mudança em meio a vazamentos

O caso foi publicado inicialmente pelo "Wall Street Journal", mas depois um consórcio de 17 veículos americanos publicou detalhes sobre os documentos. O material foi vazado por Frances Haugen, ex-gerente de produtos do Facebook.


No início de outubro, Haugen deu um depoimento contra o Facebook no Senado dos Estados Unidos. Ela pediu a regulamentação da empresa por entender que os produtos da companhia prejudicam crianças e enfraquecem a democracia.


"Acredito que os produtos do Facebook prejudicam as crianças, intensificam a divisão e enfraquecem a nossa democracia", destacou Haugen. "É preciso que o Congresso aja. Essa crise não será resolvida sem a sua ajuda".

Na segunda-feira (25), o jornal "The New York Times" revelou que, em memorando interno de 2019, o Facebook concluiu que seus mecanismos levaram à proliferação de desinformação e discurso de ódio.


No mesmo dia, Haugen disse ao Parlamento britânico que a empresa fomentará mais atos violentos ao redor do mundo por conta da forma como seus algoritmos são projetados para promover conteúdo.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Funcionária demitida de rede de farmácias do RS confirma ser autora de áudio com teor discriminatório



Em depoimento à Polícia Civil de Imbé, no Litoral Norte do Rio Grande do Sul, a ex-funcionária da rede de farmácias São João confirmou ter enviado a mensagem com teor discriminatório, que viralizou na internet. Ela prestou depoimento na noite de quarta-feira (27).


O celular funcional, usado pela funcionária para enviar a mensagem, também foi entregue para a polícia na quarta. O aparelho será encaminhado para a perícia. O g1 entrou em contato com a rede de farmácias e solicitou um posicionamento, mas até a última atualização dessa reportagem, não havia obtido retorno. No último dia 22, a empresa se manifestou por nota. Leia abaixo.


No áudio, a mulher dá orientações para a contratação de equipes e pede que evitem "pessoas muito tatuadas" ou "muito gordas", além de pessoas de orientação sexual abertamente LGBTQIA+.


"Se pegar alguém, com todo respeito, viado e tudo mais, tem que ser uma pessoa alinhada, que não vire a mão e desmunheque", diz a funcionária.


Segundo Breier, o diretor-jurídico da rede de farmácias prestou depoimento à Polícia Civil na terça (26). A funcionária foi desligada pela empresa no dia 21 de outubro.


"Estamos dispostos e abertos. É um fato isolado, mas que causou um prejuízo enorme", diz.



A polícia não dá detalhes da investigação. A delegacia trabalha com a hipótese de homofobia, que é equiparado ao crime de racismo. A pena prevista é de dois a cinco anos de reclusão.


O caso

O conteúdo foi atribuído à rede de farmácias São João, que não é mencionada no áudio. Inicialmente a empresa informou, em comunicado publicado no dia 18, que "as informações são falsas". No dia 22 de outubro, a rede informou que apurou o caso em uma sindicância interna, confirmando a mensagem.


O Ministério Público do Trabalho (MPT) também instaurou um inquérito para apurar o caso, sob a responsabilidade da procuradora Patrícia de Mello Sanfelici Fleischmann.


Nota da São João (22/10/2021)

A Rede de Farmácias São João vem, por meio de nota, novamente, reafirmar seu compromisso e respeito incondicional com a diversidade e inclusão. Como já foi comunicado, a empresa repudia toda e qualquer manifestação que possa contrariar ao ideal e valores de respeito aos direitos humanos. Há consciência de que a pluralidade é direito de todos e faz parte da Democracia em qualquer Estado de Direito, sendo que ratifica e solidifica o desenvolvimento sustentável e a preservação das liberdades individuais.


Neste cenário, nossa Política Interna repudia veementemente toda e qualquer forma de preconceito. Opiniões que contrariem esse ideal, não refletem nossos valores e princípios. A partir desse pressuposto, o processo de contratação promove a diversidade, a inclusão e a cultura de vedação de quaisquer tipos de discriminação. Uma simples visita as lojas podem comprovar que esse é um compromisso real.


Em decorrência do áudio veiculado nas mídias sociais, informamos que no dia 18/10/2021, foi instaurado o procedimento de Sindicância Administrativa Interna para apuração e conhecimento da amplitude dos fatos, para a identificação de sua autoria e responsabilidades administrativas.


Foi realizada averiguação dos fatos, com respeito ao contraditório e a ampla defesa, colhido os depoimentos internos e ao final, constatou-se que o áudio foi enviado por uma colaboradora sem o conhecimento da Direção e através de um canal paralelo, não reconhecido oficialmente pela empresa. Foi um ato totalmente isolado de uma colaboradora, que não condiz com as práticas da empresa, basta adentrar em nossas lojas.



A Sindicância Interna resultou na aplicação das penalidades expressas na Consolidação da Leis do Trabalho.


Reforçamos nosso compromisso com a comunidade, colaboradores, autoridades e ao final, ficamos à disposição para maiores esclarecimentos, caso necessário.


Departamento Jurídico – Rede de Farmácias São João


Fonte: g1

Leia Mais ››

Wesley Safadão e Thyane não aceitam acordo do MP para pagar valor em dinheiro como pena por furar fila da vacinação

O cantor Wesley Safadão, a sua mulher, Thyane Dantas, e a assessora do músico, Sabrina Tavares, negaram, na manhã desta quinta-feira (28), um acordo ofertado pelo Ministério Público do Ceará (MPCE) para que a investigação sobre a vacinação irregular dos três não prosseguisse.


O acordo consistia ao pagamento de um valor (ainda a ser especificado) a uma organização social, como pena por terem furado a fila da vacinação. A defesa dos três havia pedido a celebração do acordo em 14 de outubro.


Em nota, o MPCE afirmou que o trio, acompanhado pela defesa, não aceitou o acordo. Segundo o órgão, a proposta consistia "em prestação pecuniária a ser destinada a entidade pública ou privada com destinação social". Desta forma, conforme o Ministério Público, a investigação criminal continuará sendo analisada.


A assessoria de imprensa de Wesley Safadão disse que aguarda informações do setor jurídico para se posicionar.


O trio é investigado pelo MP por ter se vacinado irregularmente na campanha de imunização contra a Covid-19.


Relembre o caso

Thyane Dantas furou a fila em 8 de julho de 2021. Ela tinha 30 anos e, na época, o calendário municipal de vacinação previa aplicação em pessoas com 32 anos ou mais. Já Wesley Safadão e a produtora Sabrina Tavares estavam agendados para serem vacinados no mesmo dia no Centro de Eventos do Ceará, mas foram a outro posto de vacinação em um shopping.


Entenda o acordo:

O acordo de não persecução penal, se aceito por ambas as partes, pode substituir o processo criminal por uma reparação de danos, o que obriga os investigados a confessarem o crime, mas retira uma punição penal. O acordo foi acrescentado na legislação a partir do pacote anticrime, em 2020.


A prestação pecuniária é prevista no Código Penal Brasileiro. O valor é fixado por um juiz de direito após, neste caso, a celebração do acordo. O dinheiro a ser pago não pode ser inferior a um salário mínimo, nem superior a 360 salários mínimos. O máximo que os investigados poderiam pagar seria R$ 396 mil.


O MPCE poderia colocar no acordo cinco ações distintas:


Reparar o dano ou restituir a coisa à vítima, exceto na impossibilidade de fazê-lo;

Renunciar voluntariamente a bens e direitos indicados pelo Ministério Público como instrumentos, produto ou proveito do crime;

Prestar serviço à comunidade ou a entidades públicas;

Pagar prestação pecuniária, a ser estipulada a entidade pública ou de interesse social;

Cumprir outra condição indicada pelo Ministério Público, desde que proporcional e compatível com a infração penal imputada.

As condições acima podem ser aplicadas de forma cumulativa ou individual a dependem do entendimento do MP. Quando o acordo for cumprido, o juiz deve decretar a extinção de punibilidade.



'Ilegal, imoral e criminosa', diz órgão


Wesley Safadão foi vacinado contra a Covid-19 no dia 8 de julho, em Fortaleza. — Foto: Instagram/ Reprodução


O Ministério Público do Ceará classificou a vacinação dos três como "ilegal, imoral e criminosa, conforme revelaram as investigações". Para chegar à conclusão que deu base ao despacho, a apuração analisou imagens do North Shopping Jóquei, onde os três foram se vacinar, além de documentos e depoimentos colhidos.


Segundo o órgão, houve atuação direta do amigo e ex-funcionário Marcelo da Silva Matos, conhecido como "Marcelo Tchela". O g1 tentou ouvir Marcelo, mas as ligações não foram atendidas.


"Ao tomar ciência da necessidade do cantor, de sua esposa Thyane e da assessora Sabrina de se vacinarem com imunizante amplamente aceito no exterior, em especial no México e nos Estados Unidos, onde o cantor fará shows nos meses de outubro e de novembro deste ano, conforme publicamente anunciado em suas redes sociais, [Marcelo] decidiu intervir nesse processo, de forma a viabilizar a aplicação naqueles da vacina JANSSEN/Johnson & Johnson, dose única", diz o MP

Como ocorre a vacinação em Fortaleza

Em Fortaleza, os moradores têm de se cadastrar em uma plataforma para receberem a imunização, mas o dia e horário são agendados e comunicados pela prefeitura.


Apenas quem está agendado pode se vacinar em determinado dia, exceto se tiver mais de 30 anos ou faltou à vacinação por estar doente ou por ter sido vacinado contra a gripe, mediante comprovação, e ainda se estiver no limite do prazo para receber a segunda dose de AstraZeneca.


Fonte: g1

Leia Mais ››

MP recomenda anulação de licenças cedidas à Heineken em local próximo a sítio arqueológico

Depois de analisar toda a documentação do processo de licenciamento ambiental da fábrica da cervejaria Heineken, em Pedro Leopoldo, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, promotores entenderam que a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), não cumpriu a lei. O principal ponto de atenção diz respeito ao sistema hidrológico da região.


Sítio Arqueológico de Lagoa Santa — Foto: MPF/Divulgação


O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) disse que a Semad não poderia ter autorizado a construção do empreendimento, sem saber qual o impacto que ele causaria no sistema hídrico da região de Lapa Vermelha, onde estão situados sítios arqueológicos e diversas cavernas. Em uma delas foi encontrado o crânio de "Luzia", o fóssil humano mais antigo das Américas.


Lapa Vermelha, região onde o fóssil Luzia foi encontrado e réplica do fóssil — Foto: Governo de Minas Gerais/Divulgação; Carlos Eduardo Alvim/Globo Minas


O estudo hidrogeológico não foi entregue pela cervejeira e a Semad não exigiu o documento, concedendo no lugar, uma condicionante para que o estudo fosse entregue em até dois anos. O problema é que dessa forma, ninguém sabe o impacto que a empresa vai ter no sistema hídrico da área. E sem o estudo pronto, nem a Heineken, nem a Semad, podem provar que existe viabilidade ambiental para o empreendimento.


Na recomendação do MP, também é lembrado que a área, onde o empreendimento é construído, é prioritária para conservação, como previsto no Plano Diretor da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas.


Outros problemas

O Ministério Público também alertou na recomendação que a área de conservação, onde está a obra da cervejeira, ainda não possui plano de manejo e que os estudos para a definição das regras estão parados há aproximadamente dois anos. O plano de manejo define as regras da Zona de Amortecimento, para criar medidas que não causem danos na unidade.


A obra também está a apenas 800 metros do Monumento Natural Estadual Lapa Vermelha. Medidas também precisam ser tomadas para garantir que os sítios arqueológicos e as cavernas sejam preservadas.


"É uma região que para a comunidade científica é quase um santuário arqueológico. Por outro lado, é um local extremamente frágil, pois não possui vigilância, nem proteção. O aumento da presença humana, provocado pela fábrica, deixa a área mais exposta à depredação", comenta o promotor Marcelo Maffra, coordenador da Promotoria de Defesa do Patrimônio Cultural e Turístico de Minas Gerais.

Segundo o MP, a Semad concedeu o licenciamento em tempo recorde. Foi aproximadamente um mês, entre o pedido da Heineken e a liberação. Esse prazo curto, não dá aos técnicos responsáveis o tempo necessário para avaliar a documentação e os pedidos do empreendimento. De acordo com os promotores que analisam o caso, a licença de um empreendimento desse porte costuma ser liberada em torno de um ano.



Prazo

A recomendação foi enviada nesta quinta-feira (28). A Semad tem dez dias para responder o MPMG e acatar ou não a recomendação. O prazo começa a correr a partir desta sexta-feira (29).


A cervejaria disse em nota que "não foi notificada sobre qualquer alteração na validade da licença de instalação da sua cervejaria na cidade de Pedro Leopoldo. A cervejaria reitera seu compromisso com a transparência e afirma que, de forma voluntária, manterá as obras suspensas enquanto contribui com a discussão junto aos órgãos envolvidos".


O g1 procurou a Semad, mas ainda não houve retorno.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Estudo mostra que segunda dose da AstraZeneca tem efetividade de quase 94% contra a variante gama em idosos, diz Fiocruz

Um novo estudo publicado na revista científica "Nature Communications", nesta quinta-feira (28), mostra que duas doses da vacina AstraZeneca, produzida no Brasil pela Fiocruz, conferem uma alta proteção contra a variante gama em pessoas acima dos 60 anos.


Doses do imunizante AstraZeneca, da Fiocruz — Foto: Divulgação


A pesquisa, feita em São Paulo, mostra que a segunda dose eleva em cerca de 30% a proteção contra a morte, em relação à aplicação da primeira dose, e chega a uma proteção total de 93,6%.


O estudo de efetividade da vacina foi realizado por 20 pesquisadores do Brasil, Estados Unidos e Espanha. Ele reforça a necessidade de buscar os idosos faltosos para completar o esquema vacinal.


A pesquisa foi coordenada por Julio Croda, pesquisador da Fiocruz Mato Grosso do Sul, e busca responder à escassez de dados sobre a efetividade da AstraZeneca na população idosa em países com uma alta prevalência da variante gama – identificada pela primeira vez em Manaus.


Segundo a fundação, São Paulo foi escolhido para o estudo por ser o estado mais populoso do país e que atravessou três ondas da epidemia de Covid-19, acumulando mais de 3,89 milhões de casos e 130 mil mortes até 9 de julho.


Durante a segunda e a terceira ondas, a variante gama aumentou sua circulação e chegou a uma prevalência de 80,2% de março a maio deste ano.



Ensaios clínicos anteriores em outros países já mostravam uma certa queda na efetividade da primeira dose das vacinas contra as novas variantes de preocupação (VOC, na sigla em inglês). E essa foi uma das justificativas para a pesquisa no Brasil envolvendo a variante gama.


De 137.744 indivíduos elegíveis para o estudo, 61.164 foram selecionados e submetidos a exame de RT-PCR no chamado teste negativo: que parte de pacientes que testaram positivo para Covid-19 e os compara com pacientes que não testaram positivo.


A pesquisa mostra que 28 dias após a primeira dose, a efetividade era de 33,4% contra a Covid-19 sintomática, 55,1% contra hospitalização e 61,8% contra a morte entre idosos.


Uma nova medição, 14 dias após a segunda dose, mostrou que a efetividade saltava para 77,9% contra a doença sintomática, 87,6% contra a hospitalização e 93,6% contra o óbito.


Croda lembra que a efetividade em geral era de 76% com a primeira dose para prevenção de doença sintomática. Com a segunda dose, chega a quase 94%.


"Então, são dados muito positivos, mostrando que a vacina da Fiocruz continua funcionando, inclusive no contexto de uma nova variante, a gama", disse Croda.


O pesquisador também coordenou a pesquisa envolvendo a efetividade da Coronavac em idosos em São Paulo diante da circulação da gama, publicada em agosto.


O trabalho avaliou mais de 55 mil pessoas acima de 70 anos que realizaram teste de RT-PCR para Covid-19 entre 17 de janeiro e 29 de abril de 2021 e mostrou uma efetividade de 61,2% contra óbitos.


O pesquisador, no entanto, ressalta que as pesquisas não devem ser comparadas porque o corte é diferente, com a CoronaVac, que começou a ser aplicada antes, sendo usada por pessoas de 80, 90 anos.


Os resultados do novo estudo são consistentes com a efetividade reduzida da primeira dose da Pfizer e da AstraZeneca demonstradas no Reino Unido com as novas variantes.



O pesquisador da Fiocruz observa que mesmo diante do avanço da delta, a vacina da AstraZeneca parece se manter efetiva.


“Se houvesse uma mudança, a gente ia verificar um aumento de casos e a aceleração dos óbitos. E não estamos observando isso até o momento. O Rio foi epicentro da delta, e a tendência é de redução de hospitalização e morte. Acredito que as vacinas continuam funcionando para a gama e a delta”, disse Croda, que disse ser necessário mais dois ou três meses para fazer a mesma avaliação com a variante delta.


Fonte: g1

Leia Mais ››

PF identifica grupos no Whatsapp para comércio clandestino de animais e resgata 18 pássaros silvestres na Grande SP

A Polícia Federal localizou nesta quinta-feira (28) cativeiros que mantinham 18 pássaros silvestres para venda na região metropolitana da cidade de São Paulo.


PF localizou nesta quinta-feira (28) cativeiros que mantinham 18 pássaros silvestres para venda — Foto: Polícia Federal/Divulgação


Os investigadores chegaram aos locais após identificarem a existência de grupos de comércio clandestino de animais no Whatsapp.


Eles pediram que a Justiça Federal em São Paulo expedisse três mandados de busca e apreensão na capital e no município de Itaquaquecetuba. As diligências foram realizadas nesta manhã com o apoio da Polícia Militar Ambiental.


Agentes da PF também apreenderam 44 gaiolas — Foto: Polícia Federal/Divulgação


Além dos animais silvestres sem identificação ou documentação do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama), os agentes apreenderam celulares e 44 gaiolas nos três endereços.



De acordo com a Polícia Federal, a suspeita é de que os administradores dos grupos tenham cometido ao menos três crimes: venda e manutenção em cativeiro de espécimes da fauna silvestre sem a devida permissão, maus tratos a animais, e receptação de animais com origem ilícita.


As infrações são previstas nos artigos 29 e 32 da lei federal 9.605/98, e no artigo 180 do Código Penal, respectivamente.


Fonte: g1

Leia Mais ››

BC anuncia saída de diretor que foi um dos responsáveis por implantação do PIX



O Banco Central informou nesta quinta-feira (28) que será promovida uma alteração na sua diretoria. O anúncio acontece após a instituição ter elevado, nesta quarta-feira (27), a taxa básica de juros de 6,25% para 7,75% ao ano - no que foi o maior aumento desde dezembro de 2002.


Em comunicado, o BC informou que o diretor de Organização do Sistema Financeiro e Resolução, João Manoel Pinho de Mello, deixa o cargo no fim do ano, quando termina seu mandato. Ele poderia ser indicado para recondução.


Para seu lugar, o presidente do BC, Roberto Campos Neto, indicou o economista Renato Dias de Brito Gomes.


Pinho de Mello foi um dos responsáveis pela implementação do PIX no Brasil, ferramenta que permite transferências de recursos em tempo real, 24 horas por dia, 7 dias por semana, sem a cobrança de tarifas de pessoas físicas.


Já Renato Dias de Brito Gomes é professor da Escola de Economia de Toulouse e pesquisador do Centre National de la Recherche Scientifique. Também é bacharel e mestre pelo Departamento de Economia da PUC-Rio e PhD em economia pela Northwestern University.


"Em nome do Banco Central, o presidente Roberto Campos Neto felicita o indicado Gomes e agradece ao diretor Pinho de Mello pelos relevantes serviços prestados ao Banco Central e à Diretoria Colegiada", informou a instituição.


Para ingressar na diretoria do BC, Renato Dias de Brito Gomes terá de ser sabatinado e ter seu nome aprovado pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado Federal. Depois, ainda terá de passar pela aprovação do plenário daquela casa.


Pela lei aprovada pelo Congresso Nacional que estabelece a autonomia do Banco Central, sancionada neste ano pelo presidente Jair Bolsonaro, o presidente do Banco Central tem mandato de quatro anos, não coincidente com o do presidente da República, renovável por igual período. Os diretores também contam com mandatos fixos.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Em cena inusitada, ministro Gilmar Mendes vota de dentro do carro em sessão do STF



Para não deixar de votar no julgamento da lei que desobriga salões de beleza de contratar pela CLT profissionais como cabeleireiros e manicures, o ministro Gilmar Mendes votou de dentro do carro na sessão desta quinta-feira (28) do Supremo Tribunal Federal.


Gilmar Mendes foi um dos oitos ministros que julgaram a lei constitucional — houve dois votos contrários.


Segundo informou a assessoria do STF, o ministro se atrasou em um deslocamento e, para não deixar de participar do julgamento, entrou na sessão pelo celular.


Não é a primeira vez que a tecnologia é usada em julgamentos do Supremo.


Em setembro do ano passado, o ministro Luís Roberto Barroso também usou o celular para pedir vista (mais tempo para analisar um caso) em um processo julgado pela Primeira Turma do tribunal.


Na ocasião, o ministro Alexandre de Moraes comentou: “Esse é o famoso voto em trânsito”, em referência à expressão que designa o voto do eleitor que está fora do domicílio eleitoral.


Em abril deste ano, Barroso também recorreu ao celular para votar, desta vez de um corredor de hospital em Brasília, no julgamento que manteve a anulação de condenações do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.


Atividade presencial

O Supremo ainda não retomou as atividades presenciais, mas alguns ministros já têm comparecido ao tribunal.



Na última terça-feira, ficou definido o próximo dia 3 como data de retorno, mas de forma gradativa.


Para o acesso de público ao tribunal, haverá a exigência de apresentação de um certificado de vacinação do Ministério da Saúde. Quem não estiver vacinado terá que apresentar um teste negativo para Covid realizado até 72 horas antes.


O uso de máscaras de proteção facial e o distanciamento social vão continuar obrigatórios.


No plenário, só serão autorizados os ministros, representantes do Ministério Público Federal, da advocacia e servidores autorizados.


A decisão pelo retorno à atividade presencial foi tomada em razão da cobertura vacinal de servidores e colaboradores, que alcança 95%, e da faixa etária dos funcionários — majoritariamente está entre 21 e 45 anos.


Fonte: g1

Leia Mais ››

MP do Auxílio Brasil revoga Bolsa Família em novembro; técnicos apontam risco ao benefício



Técnicos do Congresso especialistas em Orçamento alertam que o pagamento do Bolsa Família pode ser inviabilizado a partir do dia 10 de novembro, pois a medida provisória que criou o Auxílio Brasil revoga a lei que instituiu o Bolsa Família.


Publicada em 10 de agosto deste ano, a MP 1061 determina que, 90 dias após a sua publicação, está revogada a lei de 2004 que criou o programa Bolsa Família. De acordo com os técnicos, como a lei deixa de valer em 10 de novembro, a partir desta data não há base legal para o governo transferir o dinheiro por meio do programa Bolsa Família.


A alternativa seria pagar o benefício a título do Auxílio Brasil já em novembro. Porém, os técnicos apontam outro problema: segundo eles, é necessário que o Congresso aprove um projeto de lei enviado pelo governo na segunda-feira (25) que transfere R$ 9,3 bilhões do orçamento do Bolsa Família para o orçamento do Auxílio Brasil.


De acordo com os técnicos legislativos, a aprovação do projeto é uma formalidade necessária para o governo poder usar o dinheiro do programa antigo na versão nova.


Outra opção seria o governo editar uma nova medida provisória que modifique o prazo dado pela primeira para a revogação do Bolsa Família. Além disso, durante a tramitação da MP, o Congresso poderia suprimir o trecho que revoga a lei do Bolsa Família.



A Medida Provisória define que as normas infralegais que regulamentam o Bolsa Família — como portarias e instruções normativas — permanecem em vigor para guiar o Auxílio Brasil até que sejam reeditadas. Segundo os técnicos, porém, esse artigo é insuficiente para dar base legal para o pagamento do Bolsa Família. Isso porque, sem a lei, as normas infralegais não se sustentam.


Por fim, o artigo 43 da medida provisória determina que, até o Auxílio Brasil começar oficialmente a valer, continuam sendo pagos para famílias inscritas no programa antigo benefícios mais específicos. São listados na MP o Auxílio Esporte Escolar, a Bolsa de Iniciação Científica Júnior, o Auxílio Criança Cidadã, o Auxílio Inclusão Produtiva Rural, o Auxílio Inclusão Produtiva Urbana e o Benefício Compensatório de Transição.


Cidadania mantém Auxílio Brasil

O Ministério da Cidadania afirmou à TV Globo que o Auxílio Brasil será pago em novembro como Auxílio Brasil a partir do dia 17, seguindo o calendário do benefício antigo.


Ainda de acordo com a pasta, o valor de novembro terá o reajuste permanente de 20%, anunciado na semana passada pelo ministro João Roma. A pasta afirmou que receberão o benefício em novembro cerca de 14,6 milhões de pessoas, público atual do Bolsa Família.


Também à TV Globo, o ministério disse que a parcela temporária do Auxílio Brasil será paga a partir de dezembro. A medida eleva o valor do benefício para, no mínimo, R$ 400 até o final de 2022. O público do programa será ampliado para 17 milhões de pessoas também a partir de dezembro, de acordo com a pasta.


Por fim, o ministério informou que em dezembro os beneficiários receberão uma parcela retroativa referente ao mês anterior. Essa parcela retroativa corresponde ao dinheiro necessário para o benefício de novembro chegar aos R$ 400.



Lei de Responsabilidade Fiscal

Outra questão legislativa que poderia ser um empecilho para o governo conseguir pagar o Auxílio Brasil é a Lei de Responsabilidade Fiscal.


O artigo 17 da legislação exige que, caso o governo crie uma despesa obrigatória de caráter permanente, é necessário que entre em vigor uma compensação — seja um corte em outra despesa, seja uma nova fonte de receitas.


O diretor-executivo da Instituição Fiscal Independente (IFI), Felipe Salto, afirmou que a revogação do Bolsa Família é necessária para o governo conseguir oficialmente transferir o dinheiro por meio do Auxílio Brasil.


“A extinção do Bolsa Família é anulação de despesa, que abre espaço para o Auxílio Brasil se for exatamente no mesmo valor”, afirmou.


Quanto ao aumento permanente de 20% no valor pago às famílias, Salto avaliou que o aumento do IOF, que entrou em vigor de setembro e vale até o final de dezembro, é suficiente como medida de compensação.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Governo anuncia Auxilio Brasil em novembro, mas adia para dezembro valor mínimo de R$ 400

Fazendo upload: 204695 de 204695 bytes.


O Ministério da Cidadania afirmou à TV Globo nesta quinta-feira (28) que pretende começar a pagar o Auxílio Brasil, substituto do Bolsa Família, já no mês de novembro. A ideia é seguir o mesmo calendário do Bolsa Família, mas com um reajuste de 20% sobre os valores que vinham sendo pagos até este mês.


O calendário do Bolsa Família prevê que as parcelas sejam depositadas entre os dias 17 e 30 de novembro, a depender do dígito final do NIS do beneficiário.


De acordo com o governo, em novembro, ainda não será possível depositar a complementação temporária que elevará todos os benefícios para, no mínimo, R$ 400 por família. Esse valor só deve ser atingido em dezembro, de acordo com o Executivo.


O ministério afirmou à TV Globo, no entanto, que em dezembro também pretende pagar o valor retroativo da complementação que seria feita em novembro.


Para uma família que recebe R$ 200 de Bolsa Família, por exemplo, o pagamento ficaria assim:


novembro: R$ 240 (valor atual, corrigido em 20%)

dezembro: R$ 560 (R$ 240 de Auxílio Brasil + R$ 160 para alcançar o valor mínimo + R$ 160 para complementar a parcela de novembro)

PEC dos Precatórios

O Ministério da Cidadania diz que, para cumprir o planejamento acima, o "ideal" seria que o Congresso aprovasse até o fim de novembro a proposta de Emenda à Constituição (PEC) dos Precatórios até o fim de novembro. O texto autoriza o governo a adiar o pagamento de dívidas judiciais, e, com isso, destinar mais dinheiro ao Auxílio Brasil.


A pasta afirma, no entanto, que há uma "margem de segurança" caso essa votação não aconteça, já que a parcela com as duas complementações previstas só começará a ser paga na segunda semana de dezembro, a partir do dia 10.


Fonte: g1

Leia Mais ››