sexta-feira, setembro 01, 2017

'Só matamos negros', diz policial flagrado em filmagem nos EUA

Policial dos Estados Unidos flagrado em filmagem dizendo a uma mulher não ter medo dele porque não era negra (Foto: BBC)Um policial dos Estados Unidos foi flagrado em uma filmagem dizendo a uma mulher que ela não deveria ter medo dele porque não era negra.
O caso ocorreu em julho do ano passado no condado de Cobb, no Estado da Virgínia.
O policial havia parado um carro e decidido apreendê-lo e prender a motorista porque ela estava embriagada.
Ele pediu então à passageira que pegasse o celular no seu colo para ligar para os conhecidos que estavam vindo buscá-las dizendo que isso não era mais necessário.
“Tenho medo de abaixar as mãos. Já vi muitos vídeos da polícia”, disse a mulher, referindo-se a gravações que mostraram pessoas sendo atingidas por policiais.
Foi quando o policial retrucou: “Mas você não é negra. Lembre-se que só matamos negros”.
"Sim, só matamos os negros, ok? Todos os vídeos que você viu havia brancos sendo mortos? Havia?"
No país, pessoas negras têm três vezes mais chances de serem alvejadas e mortas pela polícia em comparação com pessoas brancas, de acordo com um levantamento do jornal The Washington Post.
A polícia de Cobb disse que o policial Greg Abbott será demitido.
Mas seu advogado afirmou que ele se aposentará.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Bomba britânica da 2º Guerra mundial pode arrasar quarteirão em Frankfurt se não for desativada

Tenda cobre área em volta de bomba de 2ª Guerra Mundial, descoberta nesta semana em Frankfurt (Foto: REUTERS/Ralph Orlowski)
Uma bomba da Segunda Guerra Mundial encontrada em um canteiro de obras em Frankfurt pode causar, caso não seja desativada, uma explosão grande o suficiente para destruir um quarteirão do centro financeiro alemão, disse uma autoridade do departamento de bombeiros da cidade, nesta sexta-feira (1º).
"Essa bomba tem mais de 1,4 tonelada de explosivos", disse a jornalistas o chefe do departamento de bombeiros de Frankfurt, Reinhard Ries. "O problema não são apenas os fragmentos, mas a pressão que cria, que demoliria todos os prédios em um raio de 100 metros".
Supõem-se que a bomba HC 4000 tenha sido lançada pela Força Aérea britânica durante a guerra de 1939 a 1945. O dispositivo foi descoberto nesta semana em um canteiro de obras na região de Westend, onde vivem muitos banqueiros ricos.
A operação para desarmar a bomba demandará a maior retirada pós-guerra na Alemanha, com a polícia planejando esvaziar uma área incluindo uma sede policial, dois hospitais, sistemas de transporte e o banco central alemão, que armazena 70 bilhões de dólares em reservas de ouro.
Autoridades de Frankfurt disseram que mais de 60 mil moradores precisarão deixar suas casas por pelo menos 12 horas. Autoridades municipais pediam na sexta que os residentes deixassem uma área de 1,5 quilômetro ao redor da bomba.
Não é incomum que bombas de ataques aéreos da Segunda Guerra Mundial sejam encontradas em cidades da Alemanha, mas raramente elas são tão grandes ou estão em uma posição tão sensível.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Drag é eleita aluna mais bonita e concurso é cancelado após post de secretária de educação no PI

Concurso de beleza em escola é cancelado depois que drag é eleita mulher mais bela (Foto: Divulgação/Arquivo Pessoal)Uma escola no interior do Piauí elegeu uma drag queen como aluna mais bonita, mas o concurso foi cancelado após um post da secretária municipal de ensino no Facebook. Ela parabenizou outra unidade escolar, que tinha elegido uma mulher como a mais bela, e elogiou os jurados por terem "entendido a distinção entre mais belo e mais bela". A declaração causou revolta nas redes sociais.
A eleição da drag queen ocorreu na Unidade Escolar José Amável, em Matias Olímpio, cidade a 237 km de Teresina. O estudante Anderson da Silva, 17 anos, contou ao G1 que decidiu participar do concurso como menina e se transformou em Agatha Lorrana. Assim, levou o primeiro lugar.
Dias depois, outra escola da cidade, a Domingos Alves Pereira, fez o mesmo concurso. Foi quando a secretária municipal de educação, Sunamita Pinheiro, fez uma postagem em seu Facebook parabenizando a escola e os jurados, "por saberem escolher verdadeiramente a MULHER para representar a classe FEMININA. Uma escola consciente e apta em suas atitudes”. Para muitas pessoas, a declaração da gestora critica o processo feito na escola José Amável e discrimina Anderson.

Postagem da secretária parabeniza escola que elegeu garoto e garota no concurso (Foto: Reprodução/Facebook)
Postagem da secretária parabeniza escola que elegeu garoto e garota no concurso (Foto: Reprodução/Facebook)

Anderson Silva lamentou a postura de quem, para ele, deveria ser exemplo para os estudantes do município. “Por conta da repercussão do comentário da professora Sunamita, a diretora se viu obrigada a cancelar o concurso. Ela foi em cada sala de aula informar sua decisão. Me senti constrangido porque todos sabiam que eu tinha sido eleita a mulher mais bela da escola e agora perdia meu posto – só o posto mesmo, porque a faixa que recebi eu não entrego”, afirmou ele.
De acordo com assessoria de imprensa da Secretaria Estadual de Educação e com a diretora da Unidade Escolar José Amável, Rosa Rodrigues, o concurso foi cancelado para garantir a integridade de Anderson.
"Nós ficamos temendo pela própria segurança dele e resolvemos cancelar. Ainda vamos conversar com a família e saber como proceder de agora em diante. Não temos nada a contra a secretária, cada um tem sua opinião, mas aqui não temos preconceito. Ele me pediu e eu deixei na hora, nunca iria discriminar. Mas, infelizmente, a gente sabe que muitos não aceitam, então cancelamos porque a repercussão foi enorme na cidade e ficamos com receio", declarou.
Segundo a escola, o jovem deverá entregar a faixa de aluna mais bela para receber uma de "miss gay". Ele terá direito a participar do desfile de Sete de Setembro, que é garantido a todos os vencedores de concursos de beleza nas escolas da cidade.

Anderson Silva como Agatha Lorrana  (Foto: Divulgação/Arquivo Pessoal)
Anderson Silva como Agatha Lorrana (Foto: Divulgação/Arquivo Pessoal)

Anderson relatou que é gay, mas decidiu participar do concurso como a drag queen Agatha Lorrana. “Desde os 12 anos que descobri minha verdadeira identidade, já recebi olhares diferentes por conta disso, no entanto, nada se compara com a postura dela [da secretária]. A minha família me aceita, tanto que minha mãe me disse que se eu desejar denunciar a Sunamita terei total apoio. Só que, por enquanto, não quero levar isso adiante."
"Expresso minha indignação e peço respeito”, disse o adolescente.
Maria de Lourdes Alves, mãe de Anderson, também lamentou a postura da secretária e disse que ficou triste com a repercussão do caso. “Meu filho não teve problemas quando decidiu se assumir para a família. Dei apoio e gostaria que as pessoas respeitassem sua decisão”, comentou a mãe.
O que diz a secretária
Ao G1, a secretária Sunamita Pinheiro se defendeu e disse que a postagem não foi preconceituosa. “Estava apenas parabenizando uma escola municipal. No meu mural eu escrevo o que eu desejar. Eu não me manifestei [de forma] preconceituosa contra ninguém, não me manifestei mencionando nome de ninguém. Quem me conhece sabe das minhas condutas. Apesar de ser evangélica, tenho muitos amigos homossexuais de quase 20 anos. Eu parabenizei a escola por ter eleito uma mulher para a representar a classe feminina”, argumentou.
Ela completou e disse que o ideal seria a escola criar a categoria do "gay mais bonito", já que o rapaz pediu para participar do concurso vestido de mulher. “O concurso ao qual eu me referi é o concurso municipal e não o estadual. Se, de repente, tivesse outra categoria para gays era o ideal. A escola deve ser aberta. Eu nego duplicidade, eu fui muito clara, objetiva em minha postagem. Não acho que deixei espaço para que houvesse uma duplicidade de sentido. Quando usei BELO e BELA era porque as categorias eram masculino e feminino”, afirmou a secretária.
Sunamita disse ainda que fez uma segunda publicação para explicar o que havia publicado. Neste texto, disponível apenas para seus amigos, ela diz que não aceita que um homem seja eleito para representar a "classe feminina".
"Não ofendi ninguém, mas fui e sou contra", disse a secretária.

Em novo post, secretária tenta explicar publicação inicial (Foto: Divulgação/Facebook)
Em novo post, secretária tenta explicar publicação inicial (Foto: Divulgação/Facebook)

Fonte: G1
Leia Mais ››

Carro roubado em 1979 é achado submerso em pântano na França

Um carro roubado em 1979 foi descoberto 38 anos depois na França. A polícia retirou o carro, em bom estado mas bastante sujo, de um pântano.
O caso ocorreu na região de Champagne. A polícia afirmou que o dono do terreno em que ficava o lago pantanoso alertou na segunda-feira (28) os policiais de Chalons-en-Champagne, a 160 km a leste de Paris, sobre a descoberta.
O carro, um Peugeot 104 azul, ficou visível porque a seca na região baixou o nível da água.
Mergulhadores da polícia checaram o carro e viram que não havia corpos dentro. Depois, ele foi içado.

Carro roubado em 1979 é achado submerso em pântano na França (Foto: Gendarmerie Nationale via AP)
Carro roubado em 1979 é achado submerso em pântano na França (Foto: Gendarmerie Nationale via AP)

Um mecânico disse que, apesar de tudo, o carro estava relativamente bem conservado, mas dificilmente poderia voltar a rodar.
A polícia informou que o carro tinha 4 anos de uso quando seu dono relatou o roubo, ocorrido na cidade de Reims.
Para descobrir quem era o dono, os policiais tiveram que procurar os registros em arquivos de papel, porque naquela época os dados ainda não estavam informatizados.

Carro roubado em 1979 é achado submerso em pântano na França (Foto: Gendarmerie Nationale via AP)
Carro roubado em 1979 é achado submerso em pântano na França (Foto: Gendarmerie Nationale via AP)

Carro roubado em 1979 é achado submerso em pântano na França (Foto: Gendarmerie Nationale via AP)
Carro roubado em 1979 é achado submerso em pântano na França (Foto: Gendarmerie Nationale via AP)

Fonte: G1
Leia Mais ››

PRF apreende carreta com 6 milhões de cigarros contrabandeados do Paraguai

Carga de cigarro contrabandeada foi apreendida (Foto: Divulgação/PRF)A Polícia Rodoviária Federal apreendeu na madrugada desta sexta-feira (1º) seis milhões de cigarros contrabandeados do Paraguai, com carga avaliada em R$ 1 milhão. O flagrante ocorreu quando o veículo passava pela Ponte Nova, entre Teresina e Timon, no Maranhão.
"Recebemos a denúncia de uma carreta bitrem transportado maços de cigarros contrabandeados e iniciamos o monitoramento desde que o caminhão cruzou a fronteira. Quando o veículo descia a alça da ponte, na entrada de Timon, fizemos a interceptação", relatou o superintedente da PRF no Piauí, Wellendal Tenório.

PRF apreendeu produto entre Timon e Teresina (Foto: Divulgação/PRF)
PRF apreendeu produto entre Timon e Teresina (Foto: Divulgação/PRF)

Apesar da presença policial, o motorista conseguiu fugir e abandonou o caminhão com a carga. Para a PRF, parte da carga foi distribuída em Teresina e outra seria entregue em cidades do Maranhão.
"Já identificamos uma pessoa como possível condutor do veículo de placa do Rio Grande do Sul. O caminhão foi levado para o posto da BR-316 e a carga será encaminhada para a Receita Federal. Já o suspeito será autuado por contrabando", acrescentou Wellendal.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Jornal Extra faz ‘brincadeira’ com Muralha e Flamengo protesta

O presidente do Flamengo, Eduardo Bandeira de Mello, convocou uma entrevista coletiva nesta sexta-feira, no CT do Ninho do Urubu, para se pronunciar publicamente sobre a posição do clube em relação a um fato polêmico envolvendo o goleiro Alex Muralha, que cometeu uma falha que resultou no empate por 1 a 1 com o Paraná, na última quarta, quando o time carioca acabou sendo eliminado nos pênaltis da Copa da Primeira Liga em confronto válido pelas quartas de final.

O dirigente saiu em defesa do atleta após o jornal Extra publicar editorial em que afirmou que deixaria de se referir ao jogador pelo apelido “Muralha” devido ao desempenho aquém do esperado do jogador com a camisa do time rubro-negro.

Para Eduardo Bandeira de Mello, o editorial pode prejudicar a imagem do Flamengo, a carreira e até mesmo a segurança pessoal do atleta, além de expor o goleiro ao constrangimento público. No entanto, o dirigente afastou qualquer restrição no trabalho dos órgãos de imprensa que acompanham o dia a dia do clube, incluindo o veículo citado.

“Nós estamos falando de um ser humano que tem pai, tem filho, tem mãe, como todos nós aqui, e que foi vítima desta covardia. Num momento em que todos nós, inclusive vocês da imprensa, estamos empenhados em acabar com a violência no futebol, uma matéria como essa de hoje só contribui para incitar ânimos, ações violentas. Muralha treinou normalmente hoje, não tinha lido a matéria, soube por nós e, é claro que ficou muito triste, mas tenho certeza que nada disso vai prejudicar o trabalho dele. É um profissional de primeira linha, preparado para esse tipo de coisa”, afirmou o mandatário flamenguista.

O presidente afirmou que o episódio deverá servir para unir o grupo de jogadores, a comissão técnica e a diretoria de futebol às vésperas da decisão da Copa do Brasil – a primeira partida contra o Cruzeiro será realizada no dia 7 de setembro, próxima quinta-feira, no Maracanã. “É da dificuldade que surge uma união maior. Estamos todos juntos para encarar essa final”, complementou.

O goleiro Alex Muralha também se manifestou sobre o assunto, nesta sexta, por intermédio de um texto publicado pela sua assessoria de imprensa. Na nota, o jogador reforçou a compreensão às críticas em relação ao seu rendimento, mas se disse “humilhado” pela forma como o diário carioca se referiu a ele.

“Isso está longe de ser uma brincadeira. A palavra é humilhação, é execração pública. Seguiram linha semelhante a que usam ao se referirem a bandidos que cometem crimes. Sinceramente, eu me senti sendo ‘fichado’ como tal na capa do jornal. É muito sério. Foi um posicionamento de mau gosto e até irresponsável. O termo ‘vulgo’, que citam no texto a meu respeito, é normalmente usado para designar bandido e isso causa constrangimento. É um fato que pode até incitar a violência. Numa época tão difícil, em que a gente vê tanta barbaridade por aí, uma atitude como essa não contribui em nada nem para o jornalismo esportivo nem para o futebol. A notícia não pode perder para as piadas sem graça”, escreveu Alex Muralha.

A diretoria do Flamengo cobrou uma retratação do jornal com o mesmo destaque dado ao texto de capa sobre o goleiro.

Fonte: Estadão
Leia Mais ››

Alpargatas fecha fábrica e demite cerca de 400 trabalhadores no RN

Com 25 anos de atuação em Nova Cruz, a fábrica de calçados Alpargatas finalizou suas atividades desativando a última fábrica. Com a decisão da empresa cerca de 400 trabalhadores foram demitidos.

O último dia de atividade na fábrica foi na quinta-feira, 31, e sem maiores detalhes a companhia anunciou o fim das atividades no município.

O prefeito de Nova Cruz, Targino Pereira informou por meio de nota que recebeu com surpresa, a notícia sobre o fechamento da Alpargatas, a consequente demissão dos funcionários e a desarticulação da cadeia produtiva de calçados no município. Instalada na cidade há pelo menos de 25 anos, a empresa do ramo calçadista sempre foi uma mola propulsora da economia local, o que sempre fez de Nova Cruz uma vitrine interiorana no quesito empregabilidade.

“A administração municipal extremamente preocupada com a situação, bem como com o impacto direto e indireto que o fechamento causará aos mais diversos setores da economia local, comunica aos municípes que busca desde o ocorrido maiores explicações sobre repentina desativação da referida unidade junto a matriz com sede em São Paulo-SP”, diz a nota.

Fonte: Portal no Ar
Leia Mais ››

Mortos em confronto com a polícia na Grande Natal, suspeitos de ataques a bancos são identificados

Tiros destruíram janela da casa onde quadrilha estava, em Parnamirim (Foto: Divulgação PM)
A Polícia Civil identificou três suspeitos mortos durante tiroteio com agentes da Divisão Especializada em Investigação e Combate ao Crime Organizado (Deicor) na manhã desta sexta-feira (1º), em Parnamirim, na Grande Natal. Uma mulher que também morreu no confronto ainda não foi identificada.
Um dos mortos é Davi Torres de Souza, conhecido como Bradock, que fugiu da Penitenciária Estadual de Parnamirim em dezembro de 2016, junto com outros 18 apenados. Ele é apontado como líder do grupo. Segundo a Polícia Civil, a quadrilha era uma das três células que atuam no estado realizando crimes deste tipo.
Os outros são Edivan Dutra da Silva e Francisco Moraes Neto, que fugiu do Presídio Provisório Raimundo Nonato Fernandes em abril.

Davi Torres de Souza, conhecido como Braddock, é apontado como líder de quadrilha. Ele morreu em confronto com a polícia (Foto: Divulgação/ Polícia Civil)
Davi Torres de Souza, conhecido como Braddock, é apontado como líder de quadrilha. Ele morreu em confronto com a polícia (Foto: Divulgação/ Polícia Civil)

De acordo com os investigadores, o grupo fazia parte de uma quadrilha responsável por ataques a agências bancárias no Rio Grande do Norte. A troca de tiros aconteceu por volta das 5h no Residencial Parque dos Flamboyants, no bairro Bela Vista.
Os agentes investigavam uma quadrilha suspeita de ter realizado um ataque madrugada desta quinta-feira (31) em São Pedro. Outras atuações do grupo seriam no ataque às agências do Bradesco no município de Jaçanã, no dia 25 de abril, e Tenente Laurentino em março.

Confronto aconteceu dentro do residencial Parque dos Flamboyants, em Parnamirim (Foto: Divulgação/PM)
Confronto aconteceu dentro do residencial Parque dos Flamboyants, em Parnamirim (Foto: Divulgação/PM)

Segundo a polícia, os agentes foram recebidos a tiros ao chegarem no imóvel. Houve mais de 100 disparos ao longo de vários minutos. Os suspeitos ainda foram encaminhados para o Hospital Deoclécio Marques, mas já chegaram à unidade sem vida. Os corpos foram recolhidos pelo Instituto Técnico-Científico de Perícia (Itep).
No imóvel, foram apreendidas armas como fuzil e pistolas, além de materiais usados em explosões de caixas eletrônicos.

Armas e explosivos foram encontrados dentro de casa onde suspeitos morreram em Parnamirim (Foto: Divulgação/ Polícia Civil)Armas e explosivos foram encontrados dentro de casa onde suspeitos morreram em Parnamirim (Foto: Divulgação/ Polícia Civil)

Fonte: G1
Leia Mais ››

1 em cada 3 faculdades particulares tem desempenho insuficiente no País

1 em cada 3 faculdades particulares tem desempenho insuficiente no País
Um em cada três cursos oferecidos em instituições privadas de ensino superior obteve desempenho insatisfatório no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) de 2016. Estes cursos receberam pontuações nos níveis 1 e 2, de uma escala que vai até 5. Na rede pública (municipal, estadual e federal), 14% tiveram esta nota. Houve 1.033 cursos mal avaliados em instituições privadas, de um total de 3.261, e 145 instituições públicas com este desempenho, de 1.039.

Os dados compõem os Indicadores de Qualidade de Educação Superior que nesta edição analisaram  4.300 cursos de 18 áreas: agronomia, biomedicina, educação física, enfermagem, farmácia, fisioterapia, fonoaudiologia, medicina, medicina veterinária, nutrição, odontologia, serviço social, zootecnia, agronegócio, estética e cosmética, gestão ambiental, gestão hospitalar e radiologia. Na edição de 2016 participaram 195,7 mil alunos.

O exame é feito com base em dois componentes: uma avaliação geral que é aplicada a todos os estudantes, com dez perguntas, e uma prova de habilidades específicas. No geral, o melhor desempenho foi dos alunos de medicina, com a nota 60,3 (de 100). O pior foi em tecnologia em estética e cosmética, com 38,2. Já na prova específica os resultados não são comparáveis.

Fonte: Estadão
Leia Mais ››

Agências do BB explodidas no interior da PB serão reabertas; veja cidades

Imagem IlustrativaOs municípios de Aroeiras, Pocinhos, Serra Branca e Queimadas voltarão a contar com agências do Banco do Brasil, segundo divulgou o deputado federal Wilson Filho (PTB) nesta sexta-feira (1º). Ele esteve reunido com o presidente da instituição, Paulo Caffarelli, nesta semana e solicitou a reabertura de unidades que foram explodidas por criminosos.

“Os moradores precisam se deslocar para cidades vizinhas para poder fazer uma operação simples como sacar dinheiro ou pagar uma conta. A falta de banco também prejudica o comércio local, pois faz com que o dinheiro não circule dentro da cidade”, destacou Wilson Filho.

Um dos critérios para que os municípios recebam a agência é a implantação do Conselho Municipal de Segurança. “Nós levamos essas informações aos prefeitos, vereadores e lideranças e pedimos o auxilio deles para agilizar a implantação dos conselhos, pois sem eles as unidades bancárias não voltam a funcionar nas cidades”, explicou o parlamentar.

Aroeiras já se encontra com o conselho instalado e a reabertura da agência foi autorizada. Em Queimadas, Pocinhos e Serra Branca falta a instalação do conselho, mas a lei já existe. No caso de Jacarau, Boqueirão, Bonito de Santa Fé, Umbuzeiro e São José do Rio do Peixe se faz necessário aprovar a lei na Câmara Municipal criando o conselho e logo após toda a tramitação, fazer a sua efetiva implantação.

O Conselho Municipal de Segurança Pública é um órgão deliberativo, consultivo e de assessoramento na propositura de ações de políticas públicas, e tem por finalidade discutir, analisar, planejar e acompanhar a solução dos problemas de segurança pública no âmbito municipal. A sua criação se dá por meio de lei municipal e conta com representantes da sociedade civil organizada e entidades.

Fonte: Agência Brasil
Leia Mais ››

Pesquisa mostra que parasita que causa malária em macacos pode infectar humanos


Parasita que afetava macacos está relacionado a humanosUm estudo liderado por pesquisadores da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) aponta que um parasita que causava malária apenas em macacos está relacionado a casos humanos ocorridos na região de Mata Atlântica do Rio de Janeiro. Publicado nesta quinta-feira (31) na revista científica The Lancet Global Health, o trabalho demonstra que o estado do Rio de Janeiro é o segundo foco encontrado no mundo com transmissão desse tipo de malária. O primeiro local em que o protozoário foi encontrado em humanos foi na Malásia, na Ásia.

Conhecido como Plasmodium simium, o parasita foi responsável pela infecção de 28 pessoas na região de Mata Atlântica fluminense em 2015 e 2016. Enquanto de 2006 a 2014, o Rio registrava média de quatro casos autóctones (locais) de malária por ano, em 2015 e 2016, esse índice subiu para 33 e 16, respectivamente. Com a descoberta, o protozoário torna-se causador do sexto tipo de malária humana. No Brasil, a doença era conhecidamente causada por três espécies do gênero Plasmodium: P. vivax, P. falciparum e P. malariae.

De acordo com o coordenador do estudo, Cláudio Tadeu Daniel-Ribeiro, chefe do Laboratório de Pesquisa em Malária do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) a descoberta tem impacto relevante para a saúde pública, por representar uma nova forma de infecção.

“A partir dos dados trazidos por esse estudo, é razoável supor que uma nova modalidade de transmissão, envolvendo macacos, mosquitos prevalentes na região e um parasita diferente do P. vivax encontrado na Amazônia está causando os casos nas regiões da Mata Atlântica do Rio de Janeiro e, possivelmente, em outros estados”, disse. “No entanto, do ponto de vista da vigilância epidemiológica, os casos de malária que detectamos representam uma parcela mínima dos registros da doença no país. Além disso, todos os pacientes diagnosticados com a infecção apresentaram apenas sintomas leves e se recuperaram rapidamente após o tratamento”, disse Daniel-Ribeiro, que também é coordenador do Centro de Pesquisa, Diagnóstico e Treinamento em Malária da Fiocruz.

O tratamento contra malária varia conforme o tipo do protozoário que causa a doença e é feito com medicamentos antimaláricos. O principal sintoma da doença é a febre e pode haver dores de cabeça, no corpo e nas articulalções. O parasita P. falciparum causa o tipo mais grave da malária, é encontrado na Região Amazônica e pode levar até a morte do doente. Segundo o estudo, a malária da Mata Atlântica costuma ter poucos sintomas e raramente é motivo de internação hospitalar.

Além da Fiocruz, colaboraram para o estudo, a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Universidade Federal de Goiás (UFG), o Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso), o Instituto Estadual do Ambiente do Rio de Janeiro (Inea), o Programa Nacional de Controle e Prevenção da Malária do Ministério da Saúde, além da Universidade Nova de Lisboa, em Portugal, e a Universidade de Nagasaki, no Japão.

Sinal de alerta

A maior prevalência dos casos de malária no país está na Região Amazônica, com índice que supera 99% de todo o registro nacional. Contudo, a crescente constatação de infecções em áreas de Mata Atlântica do Rio despertou a atenção dos especialistas, pois os casos de malária em humanos foram considerados eliminados há cerca de 50 anos na região.

Em quase todos os casos analisados durante as investigações, o diagnóstico inicial apontava pequenas diferenças morfológicas entre o parasita encontrado e o P. vivax, que comumente infecta indivíduos na região amazônica. As análises indicavam uma maior semelhança entre os parasitas fluminenses e descrições anteriores do P. simium na literatura científica.

Ainda não é possível determinar se o parasita adquiriu a capacidade de infecção de seres humanos recentemente ou se a malária zoonótica já infectava seres humanos no local antes da eliminação da doença na região. Para dimensionar a ameaça apresentada pelo P. simium será necessário aprofundar os estudos, informou o pesquisador.

Análise de mais amostras de humanos, primatas e mosquitos deve determinar a área de circulação do parasita. Ele informou que também será preciso investigar se a transmissão ocorre apenas a partir dos macacos ou se as pessoas doentes podem apresentar quantidade suficiente desses protozoários no sangue para infectar mosquitos durante a picada e, consequentemente, os insetos contaminarem outros indivíduos.

Fonte: Agência Brasil
Leia Mais ››

Caminhoneiro é morto a tiros após atropelar suspeitos de tentativa de assalto, na PB

Caminhoneiro morreu ainda no local da ocorrência
Um caminhoneiro foi morto a tiros após sofrer uma tentativa de assalto na noite desta quinta-feira (31), na Zona Rural da cidade de São João do Cariri, a 216 km de João Pessoa. Segundo a Polícia Militar, a vítima atropelou os dois supostos assaltantes, que trafegavam em uma motocicleta, antes de ser baleada.

De acordo com o sargento Custódio, da PM da cidade vizinha de Serra Branca, o caminhoneiro seguia, na companhia de um passageiro, por uma estrada vicinal que corta o sítio Curral do Meio quando a dupla suspeita tomou a frente do caminhão com a moto e anunciou o assalto. 

“Nesse momento, o condutor acelerou e atropelou os suspeitos, que caíram da moto e, mesmo feridos, foram logo atirando e atingindo a vítima, que morreu no local”, contou o sargento, acrescentando que o passageiro no caminhão não se feriu.

Ainda de acordo com Custódio, os suspeitos, que teriam sofrido fraturas, conseguiram tomar por assalto um Fiat Uno que passava pelo local e tentaram fugir no veículo. Eles se dirigiram na direção da cidade próxima de Cabaceiras, onde foram buscar atendimento médico.

“Eles foram capturados enquanto recebiam atendimento do Samu de Cabaceiras”, disse o sargento. A dupla foi direcionada sob custódia para o Hospital de Emergência e Trauma Dom Luiz Gonzaga Fernandes, em Campina Grande.

A polícia se dirigiu ao local da ocorrência e uma perícia será feita na cena do crime. A vítima sobrevivente será encaminhada à Delegacia de Serra Branca para prestar depoimento sobre o fato.

Fonte: Portal Correio
Leia Mais ››

Prédios, carros e residência de integrantes da segurança pública são alvo de criminosos em 10 cidades de SC

Entre a noite de quinta-feira (31) e a madrugada desta sexta-feira (1), foram registrados casos de ataques criminosos a prédios, carro e residência de membros da segurança pública em dez cidades de Santa Catarina. Bases da PM, prédios públicos e uma delegacia foram alvos. Não há informação de de que ninguém tenha se ferido.
Conforme a Polícia Militar, há registros de ocorrências em Florianópolis, São José, Joinville, Criciúma, Camboriú, Palhoça, Navegantes, Balneário Rincão, Balneário Arroio do Silva e Balneário Gaivota. O G1 procurou a Secretaria de Segurança Pública, que não havia se manifestado até a última atualização desta notícia.

Guarita da PM no Centro Administrativo foi atingida por tiros (Foto: Gabriel Vieira/ NSC Tv)
Guarita da PM no Centro Administrativo foi atingida por tiros (Foto: Gabriel Vieira/ NSC Tv)

Florianópolis
Em Florianópolis, dois homens em uma moto atiraram contra uma base da PM no bairro Monte Verde, por volta da 0h30. Foram ao menos oito tiros, segundo a polícia. No momento do ataque, não havia ninguém dentro da unidade.
Policiais que faziam ronda do lado de fora viram dois homens fugirem em uma moto vermelha. A guarita da polícia no Centro Administrativo do Estado também foi atingida por volta da meia-noite, sem feridos.

Um carro foi incendiado no pátio da secretaria de Obras de Camboriú (Foto: Luiz Souza/RBS TV)
Um carro foi incendiado no pátio da secretaria de Obras de Camboriú (Foto: Luiz Souza/RBS TV)

Balneário Camboriú
Criminosos jogaram um coquetel molotov no Instituto Geral de Perícias (IGP), ao lado de uma delegacia. O caso foi registrado às 21h30. Não há informações de feridos.
Camboriú
Um veículo foi incendiado no pátio da Secretaria de Obras de Camboriú, por volta das 4h. No local, um segurança foi rendido e as câmeras de segurança, danificadas. A suspeita é que dois homens em uma moto tenham cometido o crime.
O carro pertencia à Secretária de Saúde do município. Foi relatado que o fogo foi colocado no tanque e nos bancos do carro.

Criciúma
Um carro da PM foi incendiado em Criciúma por volta das 19h. Segundo a polícia, o incêndio aconteceu no bairro Cristo Redentor. De acordo com a corporação, o carro ficou totalmente destruído. Ninguém ficou ferido.
O carro era da Guarnição Especial de Içara, cidade vizinha, e estava no local para pintura. O dono da oficina afirmou que foi rendido por cinco pessoas, uma delas armada. Em seguida, os criminosos jogaram gasolina e atearam fogo no carro e fugiram.

Também foi colocado fogo em pneus no meio de uma das avenidas da cidade, por volta das 21h30, e em uma ponte de madeira que liga os bairros Meller e São Francisco, pouco antes da meia-noite.
Ainda em Criciúma, uma das salas do Centro de Atenção Psicossocial (Caps) da cidade foi incendiada. O fogo foi contido por um vigia por volta das 0h20, mas a área de farmácia do local ficou totalmente danificada.

Carro foi queimado em Navegantes  (Foto: Bombeiros/Divulgação )
Carro foi queimado em Navegantes (Foto: Bombeiros/Divulgação )

Navegantes
Um veículo foi queimado em frente a uma residência em Navegantes por volta das 4h. O proprietário informou os bombeiros que ouviu o alarme disparar e um homem correu do local.
Na sequência, um orelhão também foi incendiado, com o fogo controlado pelos bombeiros.

Orelhão também foi queimado em Camboriú (Foto: Bombeiros/Divulgação)
Orelhão também foi queimado em Camboriú (Foto: Bombeiros/Divulgação)

Palhoça
Em Palhoça, a casa de um policial foi alvejada. Segundo a PM, o caso foi registrado às 23h40. Uma moto teria passado em frente a casa de um sargento e efetuou um tiro e acertou a vidraça. Ninguém ficou ferido.
São José
Um incêndio em um carro foi registrado na SC-403, no bairro São Pedro Alcântara. Conforme os bombeiros, o caso foi atendido por volta das 5h. A suspeita é de incêndio criminoso.
Joinville
Um sargento foi ameaçado com arma de fogo em frente a residência em Joinville, segundo a PM. Dois homens fugiram do local. O caso foi registrado por volta das 18h30 quinta.
Balneário Rincão
Um coquetel molotov foi atirado contra uma base da PM em Balneário Rincão, por volta das 23h40, segundo a PM.
Balneário Arroio do Silva
Houve disparos contra uma delegacia em Balneário Arroio do Silva. Homens em um carro branco são suspeitos da ação, por volta das 2h.
Balneário Gaivota
Houve uma tentativa de incendiar uma base da PM em Balneário Gaivota, às 2h desta sexta.

Base da PM no bairro Monte Verde, em Florianópolis, foi alvo de tiros (Foto: Reprodução/NSC TV)
Base da PM no bairro Monte Verde, em Florianópolis, foi alvo de tiros (Foto: Reprodução/NSC TV)

Fonte: G1
Leia Mais ››

Morte de gatos no Maracanã é denunciada por artistas e defensores de animais

Gatos têm sido encontrados mortos no entorno do estádio do Maracanã, na Zona Norte do Rio. Muitos têm marcas de espancamento. Um dos casos mais brutais foi de uma gata encontrada morta e com sinais de tortura. O animal foi encontrado sem os olhos, sem a língua e sem os órgãos do corpo.
Alguns artistas começaram uma campanha nas redes sociais pedindo o fim dessa violência e postaram fotos com a hashtag "SOS Gatos Maracanã". Entre os atores que se manifestaram contra a crueldade contra os animais estão: Heloísa Périssé, Evandro Mesquita e Betty Goffmann. "Tem um monstro matando de forma cruel os gatos do Maracanã", criticou Heloisa.
“Recebemos uma ligação de uma pessoa desesperada dizendo que tinha um gatinho morto na direção do portão 5, por trás da grade, dentro das imediações do complexo do Maracanã. Não tinha como pegar, porque eles não permitem o acesso. Tivemos que improvisar um equipamento meio que para ‘pescar’ o corpinho para levar para necropsia”, explicou Cristiane Neri, do Centro de Reabilitação Pata Amiga.
A punição para o crime de maus tratos aos animais é branda. “É considerado crime de pequeno potencial ofensivo e permite transação penal, então, ele não dá prisão. Enquanto não der prisão, a gente vai ter que conviver com esse tipo de crime, pois reina a impunidade”, afirmou Cristiane.
A concessionária Maracanã disse que não é responsável por toda a área do complexo, apenas pelo estádio mas que, de qualquer maneira, não registraram nenhum ato de violência contra gatos na área de responsabilidade deles e vão apurar todas as denúncias.

Heloísa Périssé  participa de campanha no Facebook (Foto: Reprodução)
Heloísa Périssé participa de campanha no Facebook (Foto: Reprodução)

Atriz Betty Goffmann protestou contra os atos de crueldade (Foto: Reprodução / TV Globo)
Atriz Betty Goffmann protestou contra os atos de crueldade (Foto: Reprodução / TV Globo)

Evandro Mesquita usou as redes sociais para protestar contra as mortes dos animais do Maracanã (Foto: Reprodução / TV Globo)
Evandro Mesquita usou as redes sociais para protestar contra as mortes dos animais do Maracanã (Foto: Reprodução / TV Globo)

Mesmo com chuva, gato é visto na área interna do complexo do Maracanã (Foto: Fernanda Rouvenat / G1)
Mesmo com chuva, gato é visto na área interna do complexo do Maracanã (Foto: Fernanda Rouvenat / G1)

Fonte: G1
Leia Mais ››

Polícia investiga se professora foi morta durante aula de catequese por vingança em Estância Velha

Paróquia onde a professora dava aulas quando foi abordada pelos criminosos (Foto: Estevão Pires/RBS TV)Uma professora foi morta na noite de quinta-feira (31) em uma paróquia em Estância Velha, cidade de pouco mais de 40 mil habitantes localizada na Região Metropolitana de Porto Alegre. Ela dava aula de catequese no momento em que um homem entrou no salão paroquial. Agora a Polícia Civil acredita que o crime esteja relacionado com alguma vingança.
A vítima foi identificada como Elaine Maria Tretto, de 51 anos. Ela foi surpreendida por volta das 20h por um homem usando capacete, roupas pretas e coturno. Segundo o delegado Luiz Fernando Nunes da Silva, responsável pela investigação, três alunas de Elaine e uma menina de 10 anos - filha de uma das mulheres - estavam no local e foram amordaçadas e algemadas.
Em seguida, a professora foi arrastada para uma sala. Duas das três testemunhas já prestaram depoimento à polícia. "Elas relataram que inicialmente acharam que fosse um assalto, porque ele pediu o celular e a chave do carro dela."
Em meio ao crime, as testemunhas conseguiram ouvir o homem falando com a mulher. "Ele teria falado que estava se vingando dela, que tinha prejudicado o irmão dele no passado", conta o delegado, que desconhece desavenças contra a mulher. "Ela era um pessoa bem quista na comunidade."
A mulher então foi agredida e morta por enforcamento. Sobre o corpo dela foi largado vários panfletos de um serviço de denúncia que a mulher ajudava a divulgar. Não se sabe qual a relação dos papeis com a morte.
Ainda segundo o delegado, o homem fugiu do local à pé. Não foram encontradas imagens de câmeras que possam ter flagrado a chegada ou saída do homem do local do crime. Nesta sexta-feira (1), a polícia pretende ouvir a terceira testemunha e ainda familiares da vítima.
Elaine também era ex-professora da rede municipal de ensino de Estância Velha. Ela deixa dois filhos, de 11 e 19 anos.

Professora foi morta durante aula de catequese em Estância Velha (Foto: Reprodução/Facebook)
Professora foi morta durante aula de catequese em Estância Velha (Foto: Reprodução/Facebook)

Fonte: G1
Leia Mais ››

MP de Contas pede que TCE vete novos saques em fundo previdenciário

A Procuradoria-Geral do Ministério Público de Contas ingressou, na data de ontem, 31 de agosto, com novo pedido de medida cautelar inaudita altera parte com o objetivo de impedir a realização de saques pelo Governo Estadual no Fundo Financeiro do Estado do Rio Grande do Norte – FUNFIRN, e, no caso dos saques já terem sido efetivados proceder com a sua imediata devolução.

O Parquet Especial defende que a retirada de recursos do mencionado fundo ofende o art. 40 da Constituição Federal por inobservância da previsão de equilíbrio financeiro e atuarial do sistema de previdência social.

Além disso, tal fato se encontra em dissonância com os preceitos estabelecidos no art. 35 da Lei de Responsabilidade Fiscal e art. 6º, inciso V, da Lei nº 9717/1998 por configurar operação de crédito vedada.

Nesta semana, a Assembleia Legislativa autorizou o governo a realizar novos saques no fundo. Agora, caberá ao TCE deliberar sobre o caso.

Fonte: Portal no Ar
Leia Mais ››

Estudantes são assaltados dentro da Universidade Estadual em Mossoró

A Polícia Militar registrou na noite de quinta feira 31 de agosto, um assalto dentro do Campus Central da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN), em Mossoró RN. As vítimas relataram aos policiais militares que foram ao local em busca de informações, que dois bandidos armados saíram do mato, pularam uma cerca que dar acesso ao campus e abordaram estudantes que conversaram em um local escuro levando seus pertences. 

Os alunos, de acordo com a polícia, facilitaram a ação dos bandidos, no momento em que se afastaram das salas de aulas e foram para uma região escura e deserta da Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais (Fafic). 

Policiais da Ronda Ostensiva com Apoio de Motocicleta (Rocam), foram informados de que pelo menos três celulares foram roubados pela dupla que fugiu após a ação criminosa. As vítimas registraram o Boletim de Ocorrência (BO) na Delegacia de Plantão da Polícia Civil.

Fonte: Fim da Linha
Leia Mais ››

Projeto para privatizar banheiros públicos em praias de Natal é aprovado na Câmara

Projeto de lei foi aprovado nesta quinta (31) (Foto: Elpídio Junior)
A Câmara Municipal de Natal aprovou o projeto de lei que autoriza a privatização do uso de banheiros públicos municipais localizados nas praias de Ponta Negra e Praia do Meio. A proposta veio do Executivo. Com a privatização, a população deve começar a pagar para usar os banheiros da orla.
A discussão do projeto de lei começou na terça-feira (29), mas a aprovação só aconteceu nesta quinta (31). Os vereadores defenderam em seus discursos motivos que seriam favoráveis ou não à aprovação do projeto.
O vereador Fernando Lucena (PT) se mostrou contrário ao projeto e argumentou que a iniciativa poderá afastar algumas pessoas da praia. “É quase você proibir que o cidadão com menor poder aquisitivo possa ir à praia”, disse.
Já Nina Souza (PEN) expôs que, com aprovação deste projeto, os banheiros das praias podem ficar mais conservados para uso dos natalenses e turistas. “Isso vai trazer benefícios para a cidade e também para quem for usar os locais”, comentou.
A votação na sessão desta quinta-feira (31) teve 15 votos a favor, seis contra e uma abstenção.
Banheiros nas praias
A praia de Ponta Negra tem 12 banheiros públicos que foram entregues em 2015. As constantes depredações e a falta de funcionários para a manutenção fazem com que os equipamentos não atendam às necessidades de turistas e da poulação em geral. As reclamações são constantes e já se chegou à situação de apenas um banheiros, dos 12 da orla, estar funcionando.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Suspeitos de ataques a bancos morrem em troca de tiros com a polícia na Grande Natal

Tiros destruíram janela da casa onde quadrilha estava, em Parnamirim (Foto: Divulgação PM)Uma quadrilha suspeita de ataques a agências bancárias trocou tiros com agentes da Polícia Civil na manhã desta sexta-feira (1º), em Parnamirim, na Região Metropolitana de Natal. Pelo menos quatro pessoas morreram.
O caso foi confirmado pelas Polícias Civil e Militar. A operação é realizada pela Divisão Especializada em Investigação e Combate ao Crime Organizado (Deicor) e teve início por volta das 5h.
Os suspeitos foram encontrados em uma casa no Residencial Parque dos Flamboyants, no bairro Bela Vista, em Parnamirim.
A equipe do Instituto Técnico-Científico de Perícia (Itep) foi chamada ao Hospital Deoclécio Marques, em Parnamirim, para recolhimento de quatro corpos.

Confronto aconteceu dentro do residencial Parque dos Flamboyants, em Parnamirim (Foto: Divulgação/PM)
Confronto aconteceu dentro do residencial Parque dos Flamboyants, em Parnamirim (Foto: Divulgação/PM)

Fonte: G1
Leia Mais ››

Vídeo; Dois corpos são colocados em forma de protesto na favela do mosquito em Natal

Populares da Favela do Mosquito colocaram na noite desta quinta-feira (31) dois corpos encontrados no mangue do Rio Potengi no asfalto da avenida Felizardo Moura, na altura da Ponte Velha, como forma de protesto, pela demora do ITEP em recolher os corpos.

Motoristas que passavam no local entraram em pânico, muita gente achava que seria um arrastão ou uma troca de tiros. O trânsito parou no local e muitos ainda voltam na contramão por medo.


Fonte: Focoelho
Leia Mais ››

Repórter teve seus equipamentos de trabalho tomados de assalto em Alto do Rodrigues, no RN

Foi registrado nesta quarta-feira, 30, um assalto às margens do rio Açu, próximo a ponte que liga Alto do Rodrigues ao Entroncamento, distrito de Carnaubais.
A vítima Foi Antônio Willame dos Santos e sua esposa Williane Dantas de Lima.
O assaltante levou dinheiro, documentos, câmara fotográfica, Notebook, microfones e outros equipamentos de filmagens.
O casal faria uma gravação na câmara de vereadores de Alto do Rodrigues, e quando estava chegando a cidade foi abordado por um elemento em uma moto preta.

Willame pede que souber sobre o paradeiro de um microfone de marca Boom, câmara T5i. placa de áudio, cabos de microfone e um notebook, por favor entrar em contato com o mesmo: (84) 9 8731 8391.

Fonte: Focoelho
Leia Mais ››

Felipe Guerra=Correspondente bancário é assaltado por criminosos.

Por volta das 15:20hs da tarde desta Quinta Feira dia 31/08, um assalto a um correspondente bancário da cidade de Felipe Guerra, localizada na região oeste do estado, movimento o setor policial da região. 

As informações dão conta de que cerca de seis elementos em um veículo tipo Spin de cor branca, chegaram fortemente armados, invadiram a loja e anunciaram o assalto. 

Após a prática criminosa, os assaltantes fugiram pelas estradas carroçáveis na região do vale, que dar acesso as cidades de Apodi, Caraúbas e Umarizal. 

Várias viaturas da Policia Militar encontram-se nesse exato momento realizando diligências por toda a região e nas principais estradas que dão acesso a essas cidades, na tentativa de prender os elementos.

Fonte: Sentinelas do Apodi
Leia Mais ››

Bandidos tomam moto e arma de fogo de assalto em Caicó e a PM faz perseguição


Um assalto foi registrado por volta das 20:40 horas dessa noite, 31 de agosto, nas proximidades do Colégio CEIS, seguindo para o bairro João Paulo II - João XXIII. Os bandidos levaram uma arma de fogo e uma moto.

A vítima tem residência no bairro Recreio e seguia para a casa do pai no bairro João XXIII. Os meliantes seguiram destino ao bairro Walfredo Gurgel, também na zona oeste da cidade de Caicó. Houve perseguição da Polícia Militar. 

Das informações que acabam de chegar ao blog Jair Sampaio, houve troca de tiros entre a Polícia Militar e os bandidos em um campo nas imediações do bairro João Paulo II e bairro Walfredo Gurgel. A moto já foi recuperada.

De acordo com moradores que ouviram os tiros, o confronto entre polícia e bandidos aconteceu em local que não levou riscos à população do bairro. "Foi aqui no campo de futebol próximo à antena da rádio", esclarece um morador.

Fonte: Jair Sampaio
Leia Mais ››

Bandidos fazem arrastão em ônibus escolar na cidade de Upanema

Dois homens armados fizeram um arrastão em um ônibus escolar que transportava alunos do ensino médio e médio na zona rural de Upanema, na Região oeste do Rio Grande do Norte, no final da tarde desta quinta-feira (31). 

Segundo a Polícia Militar, dois homens armados pararam o veículo e levaram todos os pertences dos estudantes e do motorista.

Conforme a PM, o motorista disse que foi abordado pelos homens quando retornava da cidade com destino ao Projeto de Assentamento Palheiros III, que fica distante 34 km da sede do município de Upanema. 

As vítimas estudam em colégios do centro da cidade e moram na área rural.

Os estudantes contaram que foram obrigados a entregar os celulares e outros pertences. Muitos adolescentes relataram ter sido ameaçados com o revólver. 

Depois de roubar os aparelhos, os criminosos fugiram.

Fonte: Contexto Upanemense
Leia Mais ››