quarta-feira, janeiro 12, 2022

RN registra queda de 12,9% no número de homicídios em 2021, aponta Sesed

O número de mortes violentas no Rio Grande do Norte teve queda de quase 13% em 2021 na comparação com o ano anterior, segundo levantamento da Secretaria Estadual de Segurança Pública (Sesed) divulgado nesta quarta-feira (12).


Segundo governo, RN reduziu número de mortes violentas em 2021 — Foto: Divulgação


De acordo com a pasta, a consolidação dos dados estatísticos de condutas violentas letais e intencionais, os chamados CVLIs, aponta que foram registradas 1.306 homicídios de janeiro a dezembro do ano passado, contra 1.500 ao longo de 2020.


Com isso, o estado volta a registrar redução do número de mortes, após apresentar um crescimento de cerca de 3% entre 2019 e 2020.



Ainda segundo a secretaria, o número de mortes violentas em 2021 foi o menor registrado no estado desde o ano de 2013.


De acordo com o levantamento do governo, os índices de criminalidade, envolvendo principalmente as mortes violentas, caíram também nas principais cidades-polo do estado ao longo dos últimos anos.


Em Natal, capital do estado, foram registradas 858 casos entre 2019 e 2021, contra 1.682 ocorrências entre 2015 e 2017, segundo apontou a Sesed. Os dados apontam para uma redução de 49%.


Em Mossoró, segunda maior cidade do estado, as mortes saíram de 633 casos entre 2015 e 2017, 566 ocorrências entre 2019 e 2021 - uma redução de 10,6%.



Já em Parnamirim, na Grande Natal, houve uma redução de 461 casos para 200 na comparação entre os dois períodos - uma diminuição de 56,6%. Esse foi o maior percentual de queda entre as cidades-polo levantadas.


Também na Grande Natal, São Gonçalo do Amarante registrou 26,2%, caindo de 317 mortes violentas para 234 casos ao longo do período de três anos.


Em Pau dos Ferros, no Alto Oeste potiguar, foram 24 mortes violentas nos 1.096 entre 2015 e 2017, contra 16 ocorrências entre 2019 e 2021 - redução de 33,3%.


No Seridó, Caicó registrou redução de 36,2% no comparativo de mortes violentas entre os dois períodos de três anos. Os índices saíram de 113 ocorrências entre 2015 e 2017, para 72 entre 2019 e 2021.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Criminosos invadem cemitério, furtam peças de metal e depredam túmulos na Zona Sul de Natal

O Cemitério de Ponta Negra, na Zona Sul de Natal, virou alvo de criminosos que invadem o local para roubar peças metálicas e depredar os túmulos. Pelo menos dois casos aconteceram nesta semana e cerca de 40 túmulos foram violados.


Criminosos roubam peças e depredam túmulos no cemitério de Ponta Negra, na Zona Sul de Natal — Foto: Anna Alyne Cunha/Inter TV Cabugi


A população que mora no entorno e pessoas que têm familiares sepultados no cemitério reclamam da insegurança e do desrespeito.


Quando não conseguem retirar as imagens ou argolas de bronze, os bandidos quebram tampas dos túmulos. As pedras de mármores de vários jazidos foram destruídas, deixando um prejuízo para as famílias.


As invasões teriam acontecido na noite da última segunda-feira (10) e também nesta terça (12).


Fazendo upload: 1416046 de 1416046 bytes.
Imagem de Cristo em túmulo foi roubada por criminosos que invadiram o cemitério de Ponta Negra, na Zona Sul de Natal — Foto: Anna Alyne Cunha/Inter TV Cabugi


O aposentado Geraldo Magalhães foi ao cemitério na manhã desta quarta-feira (12), como faz rotineiramente, para cuidar do túmulo da família. Quando chegou, teve uma surpresa desagradável: a imagem do Cristo no jazido tinha sido furtada. Além disso, encontrou a placa em homenagem ao seu sogro quebrada.


"Pelo que ouvi falar, são mais de 30 túmulos nessa situação. A gente se sente ultrajado. Me sinto ofendido. Mas fazer o que? O poder público, não é de hoje, é omisso desde sempre. Não sei onde vai parar. Não vai parar. A situação está um horror", afirmou.


Durante a noite, não há vigilância no cemitério. Nos dois casos registrados nesta semana, os funcionários só notaram os furtos quando chegaram ao trabalho pela manhã.


Casos de furto e depredação foram registrados no cemitério de Ponta Negra, na Zona Sul de Natal — Foto: Anna Alyne Cunha/Inter TV Cabugi


Fonte: g1

Leia Mais ››

Homem morre eletrocutado por cerca elétrica instalada por vizinho na Grande Natal

Um homem morreu eletrocutado após tocar em uma cerca elétrica instalada por um vizinho na cidade de Macaíba, na região metropolitana de Natal.


Fiação elétrica colocada me muro causou morte de homem na Grande Natal, segundo a polícia — Foto: Kleber Teixeira/Inter TV Cabugi


O caso aconteceu na noite de terça-feira (11) na rua José Baltazar. De acordo com a Polícia Civil, o homem teria tocado na cerca, ficou desacordado e já foi encontrado sem vida.


A vítima foi identificada como José de Arimateia de Oliveira Tinôco, de 31 anos, que era cozinheiro, estava desempregado, e vinha trabalhando com recolhimento e venda de cocos. Ele deixou dois filhos e a esposa grávida do terceiro.


Vizinhos disseram que ele procurava uma galinha que havia fugido do seu quintal, quando tocou na fiação. Ainda de acordo com a apuração inicial da polícia, os fios tinham sido instalados por um vizinho para evitar furtos na sua casa. O pescador de 56 anos foi preso.



A Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) foi acionada ao local e enviou o caso para a Central de Flagrantes, para a investigação ser repassada à delegacia do município.


O corpo da vítima foi recolhido pelo Instituto Técnico-Científico de Perícia (Itep).


Corpo da vítima foi recolhido ao Instituto Técnico-Científico de Perícia, na Ribeira, em Natal — Foto: Kleber Teixeira/Inter TV Cabugi


Fonte: g1

Leia Mais ››

Laboratórios particulares em Natal registram aumento em testes de Covid e chegam a realizar até 400% a mais de exames em janeiro

Laboratórios e clínicas de Natal registraram um aumento na busca por testes de Covid nestes primeiros dias de 2022.


Teste de Covid — Foto: Alejandro Pagni / AFP


Em um dos laboratórios da capital potiguar, houve um aumento de 400% na quantidade de testes feitos nesse início de janeiro na comparação com dezembro de 2021.


Já uma operadora de plano de saúde precisou reabrir um centro de referências em doenças respiratórias, que estava fechado desde abril, devido à alta demanda de casos de Covid e gripe (influenza). No mesmo local, funciona um drive de testes para Covid.


Aumento de testes e casos na empresa

De acordo com o DNA Center, um dos mais movimentados laboratórios particulares da cidade, o aumento de 400% nos testes realizados em janeiro causou "uma disparada na quantidade de testes a serem processados diariamente".


A empresa informou que também está sofrendo com o aumento de casos de Covid e o surto de gripe que atinge o Rio Grande do Norte atualmente. Em nota, disse que "também enfrenta o crescente número de funcionários afastados com diagnóstico de síndromes gripais", o que dificulta o atendimento.


Por esse motivo, a empresa reduziu o horário de atendimento nos nos drive-thru da Afonso Pena e do Seaway Shopping na quinta (13) e sexta-feira (14). Os dois encerrarão os serviços uma hora mais cedo, às 16h, nesses dias.


"A redução faz-se necessária para a adoção de procedimentos internos diante do aumento exponencial da procura por exames RT-PCR para o diagnóstico da Covid durante o mês de janeiro", pontuou a empresa.


Reabertura de centro particular

Já a Unimed decidiu reabrir o centro de referências em doenças respiratórias que funciona na rua Gastão Mariz, em Cidade Verde, após o aumento da demanda de casos de Covid e gripe. Lá também há testes para Covid.


De acordo com a rede, somente no primeiro dia de atendimento deste retorno foram realizados mais de 150 consultas. O centro vai funcionar todos os dias da semana, das 7h às 19h.


Rede pública

A abertura dos dois Centros de Síndrome Gripais da prefeitura de Natal aconteceram devido à alta demanda nas Unidades Básicas de Saúde (UPAs).


Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), desde dezembro, quando o primeiro centro foi aberto (o segundo foi em janeiro), mais de 4,5 mil pessoas foram atendidas nos locais.


Em Mossoró, segunda principal cidade do Rio Grande do Norte, as UPAs também estão registrando superlotação por conta dos casos de síndrome gripal.


Atendimento em centros de enfrentamento à gripe — Foto: Divulgação/SMS


Fonte: g1

Leia Mais ››

Prefeitura de Natal decide cancelar carnaval de rua

A prefeitura de Natal comunicou na noite desta quarta-feira (12) que decidiu cancelar o carnaval de rua na capital potiguar em 2022. De acordo com o município, a decisão aconteceu "em virtude dos índices crescentes dos atuais quadros virais relacionados à Covid-19 e à gripe Influenza".


Último dia de shows no carnaval de Natal em 2020 — Foto: Sérgio Henrique Santos/Inter TV Cabugi


Segundo o prefeito Álvaro Dias (PSDB), a decisão atende a recomendações do comitê científico do município e de técnicos da Secretaria Municipal de Saúde, que usaram como base os cerca de 600 atendimentos por dia nos dois Centros de Enfrentamento às Síndromes Gripais, que funcionam desde dezembro.


"Tendo em vista que os índices de pessoas acometidas pelo coronavírus com essa nova variante ômicron, e também das síndromes respiratórias virais na nossa cidade, que tem aumentado constantemente, o comitê científico de Natal voltou a se reunir hoje [quarta-feira] e decidiu cancelar o carnaval na cidade", disse Álvaro Dias.


"Seguindo o exemplo de cidades que tem o carnaval consolidado, como Rio de Janeiro, Salvadore Olinda, vamos pensar e entender que a grande prioridade de qualquer gestor deve ser zelar pela saúde pública e pela vida de seus munícipes".


Sobre os eventos privados, o prefeito disse que vai ter novas reuniões com o comitê científico para definição.


Com o cancelamento do carnaval de rua, a prefeitura disse em nota que entende que essa medida preventiva vai "preservar vidas e prestar a melhor assistência em saúde à população da cidade".



"Realizar o Carnaval iria de encontro a esse princípio. Primeiro, pelo alto potencial do evento de mobilizar grandes públicos e, consequentemente, por ampliar os riscos de uma maior propagação das doenças que hoje afetam a cidade ao mesmo tempo", pontuou a nota.


A nota reafirma ainda que, após os debates, a conclusão é de que o cancelamento da programação carnavalesca "não é apenas necessário, mas inevitável".


Outros carnavais

Outros municípios com carnavais tradicionais no estado também já anunciaram o cancelamento do evento em 2022. Nesta quarta (12), o município de Parnamirim, que tem uma festa tradicional principalmente no polo da praia de Pirangi, também anunciou o cancelamento dos eventos de rua.


Cidades como Areia Branca, Tibau do Sul e Apodi. Outras festas tradicionais, como o Bloco do Magão, em Caicó, também anunciaram o cancelamento neste ano.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Parnamirim anuncia cancelamento do carnaval por conta do aumento de casos de Covid e gripe

O município de Parnamirim, na Grande Natal, anunciou nesta quarta-feira (12) o cancelamento do carnaval de 2022.


Carnaval em Pirangi — Foto: Divulgação


Segundo a Fundação Parnamirim de Cultura (Funpac), a decisão se dá por conta do aumento de casos de Covid, com a chegada da variante ômicron, e de síndrome gripal nas últimas semanas em todo o estado .


No comunicado, a Funpac diz que a decisão prioriza a saúde da população. As principal festa de Parnamirim acontece na Praia de Pirangi, que é considerado um polo carnavalesco tradicional das festividades.


Esse é o segundo ano seguido em que a festa de carnaval na cidade é cancelada por contada da pandemia da Covid.



Em nota, a prefeitura de Parnamirim disse que "reitera seu compromisso com a cultura local, mas reconhece que neste momento a prioridade é a saúde e a vida da população".


Outros carnavais de municípios do RN também já foram cancelados, como o de Areia Branca, de Tibau do Sul e Apodi. Outras festas tradicionais, como o Bloco do Magão, em Caicó, também anunciaram o cancelamento neste ano.


Em Natal, a prefeitura se reuniu com o Comitê Científico do Município na noite de terça-feira (12), mas adiou a decisão sobre um possível cancelamento e vai aguardar para avaliar o cenário da pandemia mais pra frente.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Secretaria de Saúde do RN abre processo seletivo para contratação temporária de 720 profissionais

A Secretaria de Estado da Saúde Pública do RN (Sesap) publicou no Diário Oficial do Estado (DOE) desta quarta-feira (12) a retificação do edital de processo seletivo para contratação temporária de 720 profissionais para atuar na rede de assistência da pasta. Todo processo será on-line.


Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) — Foto: Sérgio Henrique Santos/Inter TV Cabugi


As vagas são para:


nível médio (técnico): Técnico em Biodiagnóstico, Técnico em Farmácia, Técnico em Enfermagem, Técnico em Enfermagem com experiência mínima de 90 dias em UTI Neonatal.

nível superior: Médicos com especialidade em Clínica Geral, Medicina Intensiva Adulto, Medicina Intensiva Pediátrica, Nefrologia, Neonatologia e Neurologia; além de arquiteto especialista em Arquitetura em Sistemas de Saúde e/ou Arquitetura Hospitalar.


As inscrições foram abertas nesta quarta-feira (12) e vão até o dia 23 de janeiro, sendo feitas pela internet (clique AQUI). Para efetuar inscrição, é necessário preencher eletronicamente o “Formulário de Inscrição” de forma completa e correta, anexando corretamente a documentação.


De acordo com o edital, a contratação temporária irá atender a necessidade de ampliação das UTIs dos hospitais da rede própria de assistência à saúde do RN; a abertura do Laboratório de Anatomia Patológica do RN; o reforço de equipes na área de assistência farmacêutica com profissionais de técnicos em farmácia - não contemplados pela Lei Complementar nº 333/2006 que trata do Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração dos servidores da Sesap.


Além disso, para o reforço das equipes da rede de laboratórios; o suporte à fiscalização sanitária dos serviços e ambientes em saúde; bem como novas demandas pertinentes a dinamicidade dos serviços de saúde.


O resultado final do processo seletivo será divulgado no dia 11 de fevereiro no DOE e nas páginas da Secretaria de Saúde (clique AQUI e AQUI).


O prazo de validade do processo seletivo é de 12 meses, podendo ser prorrogado uma única vez por igual período. Todos os contatos acerca do referido Edital serão pelo e-mail seletivo03.2021@gmail.com


Fonte: g1

Leia Mais ››

Sesap alerta sobre risco de proliferação do mosquito da dengue durante período de chuva no RN

Fatores como clima quente e incidência de chuvas, comuns nesse período do ano, são ideias para a proliferação do mosquito Aedes aegypti, responsável pela transmissão de arboviroses urbanas.


Mosquito Aedes aegypti é o transmissor da dengue, zika e chikungunya — Foto: Raul Santana/Fiocruz/Divulgação


A Secretaria de Estado e Saúde Pública (Sesap) do Rio Grande do Norte, através do Programa Estadual da Arboviroses, fez um alerta a população para ajudar a evitar a incidência de Dengue, Zika e Chikungunya.


De acordo com a Sesap, as arboviroses são consideradas um dos principais problemas de saúde pública no mundo. Não há vacina para a prevenção dessas doenças e o combate é feito por meio de ações educativas para evitar o acúmulo de água, que propicia a reprodução do mosquito.



“Essas arboviroses acontecem o ano todo. Mas tem o momento de incidência maior, como nesse período que tem calor e chuva. Então em qualquer lugar que tiver água a fêmea vai colocar seus ovos que duram mais de um ano. Bateu uma água ali, aquele ovo já vai se desenvolver. Então é um momento de realmente estarmos atentos”, alertou Dinara Alves, coordenadora do Programa Estadual da Arboviroses.


De acordo com a coordenadora, os dados relativos ao número de casos de arboviroses no RN nas primeiras semanas de 2022 devem ser divulgados nos próximos dias.


O último boletim epidemiológico divulgado pela Sesap no mês de dezembro, mostra uma redução nos casos de dengue, chikungunya e zika no Rio Grande do Norte em 2021 na comparação com 2020.


“Embora tenha um número de notificações menor em relação a 2020, alguns municípios viveram epidemias. Por isso é importante a gente frisar que não existe vacina e é preciso combater o vetor. Fiscalizar os imóveis pelo menos uma vez por semana, se tem algum lugar com lixo, informar ao gestor para que sejam adotadas medidas para eliminar os focos do mosquito. Principalmente nesse período em que as pessoas deixam suas casas e vão para casas de praia. É bom tentar deixar tudo muito correto para que não acumule água em nenhum local”, reforça Dinara.



De acordo com ela, os agentes municipais de endemias estão realizando a aplicação do larvicida nos imóveis. E o Ministério da Saúde autorizou o início da coleta do Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa) nessa terça-feira (11). Os dados coletados indicam possíveis focos de infestação do mosquito.


Sintomas

De acordo com Dinara Alves, os sintomas mais comuns das arboviroses são febre, dores no corpo, nas articulações e dor de cabeça. A orientação após o aparecimento de um desses sintomas, é procurar uma unidade de saúde e evitar a automedicação, principalmente porque alguns deles podem ser confundidos com os sintomas da Covid-19 e de síndromes gripais, cujo surto foi confirmado pela Sesap ainda em dezembro de 2021.


“A gente está dentro de um contexto que tem essas doenças, mas que tem também as arboviroses. Então vai muito do olhar clínico do médico. Por isso é preciso procurar o serviço de saúde para realizar o teste de Covid, se for necessário”, reforça Dinara.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Exportações do RN crescem mais de 50% em 2021

As exportações do Rio Grande do Norte cresceram 50,9% em 2021 na comparação com o ano anterior, segundo levantamento do Balanço do Comércio Exterior do RN, elaborado e divulgado pela Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte (Fiern).


Porto de Natal (Arquivo) — Foto: Ayrton Freire/Inter TV Cabugi


Em valores, as exportações potiguares saltaram de US$ 340,7 milhões em 2020 para US$ 514,1 milhão.


Segundo o responsável técnico pelo Centro Internacional de Negócios da Fiern, Luiz Henrique Moreira Guedes, o óleo diesel foi o produto que causou maior impacto no crescimento. Excluídos os valores do combustível, as exportações cresceram 17,9%.


“Embora o fuel oil/óleo diesel tenha sido o produto que mais impactou nesse resultado, pelo seu considerável valor absoluto, muitos dos produtos tradicionais da pauta também apresentaram crescimento importante”, ressaltou.



Melões, melancias, tecidos de algodão, peixes e lagostas foram os demais produtos com maiores valores exportados, todos apresentando crescimento, com destaque para tecidos de algodão (+89,7%) peixes (+126%) e lagostas (+215%) que tiveram aumento significativo em comparação com 2020.


Segundo o relatório, valores exportados de peixes e lagostas vão além de uma simples recuperação do período mais crítico da pandemia em 2020. O resultado desses produtos foi o maior registrado desde 2004, último ano pesquisado pela Fiern, quando os camarões eram o principal produto da pauta.


Já os tecidos de algodão retornaram aos valores exportados em 2018.


Como melões e melancias tem um regime de exportações baseado em safras, que vão de agosto a março, aproximadamente, o órgão informou que uma avaliação mais precisa sobre a exportação dos produtos poderá ser feita em abril.


"Antecipando de modo parcial essa análise, as exportações de melões e melancias cresceram 8,4% e 25,3% respectivamente entre agosto e dezembro de 2021, comparados com o mesmo período de 2020", aponta o relatório.


Principais destinos

Singapura liderou a lista de principais destinos dos produtos exportados pelo Rio Grande do Norte, principalmente por causa do óleo diesel, e foi responsável por cerca de 30% dos valores movimentados pelas vendas externas do estado.



Já a Holanda, que ficou em segundo lugar, é tradicional porta de entrada para frutas produzidas pelo Rio Grande do Norte na União Europeia.


Em terceiro, os Estados Unidos tem um mercado diversificado para peixes, lagostas, produtos animais impróprios para alimentação humana, castanha de caju entre outros.


Já o Reino Unido e Espanha, também destinos importantes das frutas produzidas no RN, completam a lista dos cinco principais compradores do estado.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Governo do RN renova decreto de calamidade pública por causa da pandemia da Covid-19

O Governo do Rio Grande do Norte renovou pela quarta vez a declaração de estado de calamidade pública em função da pandemia da Covid-19. O novo decreto sobre o assunto foi publicado nesta quarta-feira (12), no Diário Oficial do Estado (DOE).


Governo do RN renova decreto de calamidade pública em decorrência da Covid-19. — Foto: Sérgio Henrique Santos/Inter TV Cabugi


O decreto destaca a crise de saúde pública em decorrência da pandemia declarada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), além dos efeitos negativos nas contas públicas, devido ao aumento de gastos na área da saúde para aplicar medidas de enfrentamento.


Na prática, o decreto estende a permissão para que os órgãos públicos adotem ações excepcionais para conter a disseminação do vírus.



Os gestores podem adquirir produtos e contratar serviços para combate à pandemia sem licitação pública, por exemplo, com objetivo de reduzir o tempo de resposta das autoridades de saúde aos efeitos da doença.


O Governo do RN declarou pela primeira vez estado de calamidade em decorrência da pandemia da Covid-19 no dia 20 de março de 2020.


O decreto, assinado pelo Secretário de Estado e Saúde Pública, Cipriano Maia e pela Governadora, Fátima Bezerra (PT), entra em vigor nesta quarta (12).


Fonte: g1

Leia Mais ››

'BBB22': Três participantes testam positivo para Covid antes do início do reality show



Três participantes do "Big Brother Brasil 22" testaram positivo para a Covid antes do início do programa. Eles estão todos vacinados, isolados, passam bem e se juntarão ao resto do elenco quando forem liberados pelos médicos.


A nova edição do reality show estreia na segunda-feira (17) e o elenco da temporada será anunciada esta semana.


De acordo com o site do "BBB22", os participantes que testaram positivo se juntarão aos demais "de um jeito inovador e sem prejuízo das dinâmicas do jogo".


Fonte: g1

Leia Mais ››

Brasileiros são os que passam mais tempo por dia no celular, diz levantamento

Os usuários no Brasil passaram, em média, 5,4 horas por dia no celular em 2021 e lideraram esse ranking pelo segundo ano, agora empatados com usuários na Indonésia. A informação foi revelada em relatório da plataforma AppAnnie, que considera apenas celulares Android.


Tempo gasto por brasileiros no celular cresceu nos últimos anos, segundo a plataforma AppAnnie — Foto: Altieres Rohr/G1


De acordo com o levantamento, a quantidade de horas diárias que brasileiros, em média, têm gastado no celular têm crescido nos últimos anos: o país passou das 4,1 horas diárias, em 2019, para 5,2 horas diárias, em 2020, até chegar às 5,4 horas diárias em 2021.


Entre os 17 países em que usuários passam mais tempo por dia no celular, apenas Argentina e China reduziram a quantidade de horas entre 2020 e 2021.



O relatório aponta que, somados, os usuários no Brasil passaram 193,3 bilhões de horas no celular em 2021. Por conta de diferenças nas quantidades de usuários, o país ficou na 4ª posição em termos absolutos. Na China, que lidera nesse critério, os usuários passaram 1,1 trilhão de horas no celular.


Logo do aplicativo TikTok — Foto: Dado Ruvic/Reuters


O segundo aplicativo social que os brasileiros mais passam mais tempo por mês é o TikTok, que cresceu e superou Instagram e Facebook. A plataforma passou de 14 horas mensais por usuário, em 2020, para 20,2 horas mensais por usuário, em 2021.



Nesse ranking, os números também levam em conta apenas celulares com Android e excluem apps voltados para empresas.


O TikTok perde para o WhatsApp, que continua líder em tempo de uso entre apps sociais. Os usuários no Brasil passam, em média, 29,2 horas por mês no aplicativo de mensagens. Houve queda em relação a 2020, quando usuários no país passaram, em média, 30,2 horas por mês no serviço.


O WhatsApp também foi apontado como o aplicativo que os brasileiros mais abrem ao longo do dia no levantamento "Panorama", realizado em dezembro pelo site Mobile Time e a empresa de pesquisas Opinion Box.


Apps mais baixados

O relatório da AppAnnie também indica que o TikTok foi o aplicativo mais baixado no Brasil de 2021. Ele foi seguido pelo app de compras Shopee, pelas redes sociais Kwai, Instagram, e o WhatsApp.


A lista de aplicativos com usuários mensais ativos no Brasil em 2021, isto é, que realmente acessaram os aplicativos, é liderada por WhatsApp, Facebook, Instagram e Messenger, todos controlados pela Meta. Nesse critério, o TikTok aparece em 5º lugar.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Jovem desaparece após ligar para o pai e contar que sofreu acidente; carro foi achado em rio

Uma família de Manduri (SP) está procurando uma jovem de 22 anos que desapareceu após ligar para o pai e contar que havia sofrido um acidente de carro. O desaparecimento foi registrado nesta terça-feira (11), horas antes do veículo de Kathia Fernandes Oliveira ser encontrado no Rio Novo, entre Águas de Santa Barbara e Iaras.


Segundo o boletim de ocorrência, a jovem, que mora em Óleo (SP), disse à família que iria dar uma volta na noite de segunda-feira (10) e logo retornaria para a casa. Pouco tempo depois, o pai recebeu uma ligação da filha contando que tinha sofrido um acidente.


À polícia, a família disse que a ligação estava ruim e que não conseguiu retornar a chamada. Por conta disso, eles fizeram buscas e entraram em contato com amigos da jovem, mas não tiveram sucesso. Ainda conforme o BO, na noite de terça moradores perceberam rastros de um possível acidente e chamaram a Polícia Militar. No local, as equipes encontraram o carro de Kathia dentro do Rio Novo.


Com o apoio do Corpo de Bombeiros, o veículo foi retirado do local, mas ninguém estava dentro do carro ou às margens do rio. Uma equipe de mergulhadores foi chamada nesta quarta-feira (12) para fazer buscas.


Desaparecimento foi registrado na terça-feira (11); carro da jovem foi achado em Águas de Santa Bárbara (SP) — Foto: Arquivo pessoal - Jaqueira News


De acordo com a corporação de Avaré, as buscas foram encerradas depois que os mergulhadores percorreram mais de dois quilômetros no rio e nenhum vestígio foi encontrado.


Os bombeiros disseram que vão retomar as buscas se receberem mais informações de que Kathia está no local. Até a última atualização desta reportagem, a jovem continuava desaparecida.


A Polícia Civil informou que está investigando o caso, com apoio das equipes de Óleo, Manduri, Águas de Santa Bárbara e Iaras. Apesar disso, disse que ainda não definiu a unidade responsável pelo inquérito.


De acordo com a Polícia Civil, foi feita perícia no local em que o carro foi encontrado e as equipes trabalham com várias linhas de investigação.


Kathia Fernandes Oliveira desapareceu após ligar para o pai e contar que sofreu um acidente em Águas de Santa Bárbara — Foto: Facebook/ Reprodução


Fonte: g1

Leia Mais ››

Mãe que enterrou filha viva para encobrir estupro é condenada a quase 40 anos de prisão em MS

Emileide Magalhães, de 30 anos, foi condenada, nesta quarta-feira (12), a 39 anos, 8 meses e 4 dias de prisão em regime fechado pela morte da própria filha de 10 anos. A mulher teria asfixiado e enterrado a menina viva de ponta cabeça para encobrir que a vítima tinha sido estuprada pelo padrasto.


O juri ocorreu de forma on-line. — Foto: Reprodução


À época, a mulher teria obrigado outro filho, de 13 anos, a ajudar a enterrar a irmã. O crime aconteceu em março de 2020, em Brasilândia (MS) - a 366 km de Campo Grande -. Emileide foi condenada por homicídio qualificado, ocultação de cadáver, falsa comunicação de crime e corrupção de menores por ter obrigado o filho adolescente, de 13 anos, a participar do assassinato da irmã.



O júri, realizado em Três Lagoas (MS), teve transmissão ao vivo pela internet. Questionada pelo juiz Rodrigo Pedrini Marcos sobre o porquê de ter agredido a filha, Emileide respondeu: “não sei falar para o senhor”.


A mulher confessou durante a audiência ter enterrado a filha e alegou achar que a menina já estivesse morta. “Joguei pedaço de terra dentro do buraco, mas pra mim ela já estava morta”.


Em pergunta à acusada sobre os abusos sofridos pela filha, Emileide respondeu que "talvez" tivesse escutado a menina ter falado sobre o caso de estupro.


O marido da condenada na época, André Luiz Ferreira Piauí, está preso por estupro de vulnerável. Durante o julgamento, Emileide contou que ainda recebe cartas de André, mas negou ter um relacionamento com ele.


Na audiência, a dona de casa disse ter se arrependido do crime cometido contra a filha. O garoto cumpre medidas socioeducativas em uma Unidade Educacional de Internação (UNEI).


O crime

Investigações realizadas pela polícia apontaram que a criança estava denunciando abuso sexual, por parte do padrasto, quando o crime ocorreu. O irmão da vítima, de 13 anos à época, ajudou a mãe no crime e chegou a ser apreendido. À polícia, o garoto contou que a vítima pedia por socorro de dentro do buraco.



A polícia soube do caso pela própria mãe. Depois de ir três vezes ao local do crime para constatar se a filha estava morta, a mulher procurou a delegacia de Polícia Civil e disse que a menina havia desaparecido após ter sido deixada por ela em uma praça com o irmão. Horas depois, ligou para a Polícia Militar (PM) e contou que havia matado a criança e queria se entregar.


Conforme a Polícia Civil, o médico legista observou, no exame necroscópico, que a vítima apresentava várias lesões pelo corpo, indicando possível ocorrência de tortura. A causa da morte foi asfixia mecânica por compressão do tórax, compatível com o relato do adolescente.


O filho da acusada revelou ainda que a mãe ficou enfurecida porque a irmã havia dito que estava sendo abusada sexualmente pelo padrasto e prometeu matá-la caso continuasse falando sobre o assunto. Em seguida, ela chamou ambos para sair de carro e parou em uma estrada fora da cidade, onde iniciou as agressões e matou a filha.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Valor do seguro-desemprego é corrigido; parcelas vão até R$ 2.106

O valor máximo das parcelas do seguro-desemprego passou a ser de R$ 2.106,08. O benefício máximo aumentou em R$ 194,24 em relação ao valor antigo (R$ 1.911,84) e será pago aos trabalhadores com salário médio acima de R$ 3.097,26.


Os novos valores do seguro-desemprego estão valendo desde a divulgação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) de 2021, na terça-feira (11), que ficou em 10,16%.


Os valores valem para os benefícios que ainda serão requeridos e também para os que já foram liberados – nesse caso, serão corrigidas as parcelas que faltam e que forem emitidas a partir da entrada em vigor do reajuste.


O valor recebido pelo trabalhador demitido depende da média salarial dos últimos três meses anteriores à demissão. No entanto, o valor da parcela não pode ser inferior ao salário mínimo vigente (R$ 1.212). Veja abaixo:


Valores do seguro-desemprego em 2022 — Foto: Economia g1


Quem tem direito

Tem direito ao seguro-desemprego o trabalhador que atuou em regime CLT e foi dispensado sem justa causa, inclusive em dispensa indireta - quando há falta grave do empregador sobre o empregado, configurando motivo para o rompimento do vínculo por parte do trabalhador.


Também pode requerer o benefício quem teve o contrato suspenso em virtude de participação em programa de qualificação profissional oferecido pelo empregador, o pescador profissional durante o período defeso e o trabalhador resgatado da condição semelhante à de escravo.


Não é permitido receber qualquer outro benefício trabalhista em paralelo ao seguro nem possuir participação societária em empresas.


Como funciona

O trabalhador recebe entre 3 a 5 parcelas, dependendo do tempo trabalhado. O trabalhador recebe 3 parcelas do seguro-desemprego se comprovar no mínimo 6 meses trabalhado; 4 parcelas se comprovar no mínimo 12 meses; e 5 parcelas a partir de 24 meses trabalhado.


Para solicitar o seguro-desemprego pela 1ª vez, o trabalhador com carteira assinada precisa ter atuado por pelo menos 12 meses com carteira assinada em regime CLT nos últimos 18 meses imediatamente anteriores à data de dispensa.


Para solicitar pela 2ª vez, precisa ter trabalhado por 9 meses nos últimos 12 meses imediatamente anteriores à data de demissão.



Já na 3ª e demais, precisa ter atuado na empresa por no mínimo 6 meses.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Deputados do PSOL pedem que MPF investigue Queiroga e Kicis por vazamento de dados de médicos



Deputados da bancada do PSOL na Câmara dos Deputados protocolaram nesta quarta-feira (12) uma representação no Ministério Público Federal (MPF) pedindo a abertura de uma investigação sobre o eventual envolvimento do ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, e da deputada Bia Kicis (PSL-DF) no vazamento de dados pessoais de médicos que defenderam a vacinação de crianças contra a Covid-19.


Em um grupo do WhatsApp, a deputada, que é presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados, confessou ter divulgado informações pessoais dos profissionais. O caso foi revelado pelo jornal “O Globo”. Os documentos estavam em poder do Ministério da Saúde e foram vazados nas redes sociais por grupos que alimentam correntes contra a imunização.


Três médicos foram alvo do vazamento. Eles haviam apresentado argumentos contundentes em defesa da vacina contra a Covid em crianças de 5 a 11 anos em uma audiência pública, postura contrária à que o presidente Jair Bolsonaro vem defendendo publicamente.


A representação do PSOL foi endereçada ao procurador federal dos Direitos do Cidadão, Carlos Alberto Vilhena.


Os parlamentares argumentaram que o vazamento dos dados mostra a existência de um sistema de proliferação de notícias falsas que impulsiona apoiadores do governo à violência.


“Todos esses fatos deixam claro que há em curso um amplo e sistemático modelo de disseminação de fake News, vazamentos e ameaças, que aliados ao recrudescimento autoritário do Governo – que impulsiona seus apoiadores à violência – tem graves consequências não só para a democracia brasileira, mas para com as vidas daqueles que defendem a ciência e que não concordam com a postura irresponsável do Governo Bolsonaro no que concerne às crianças”, sustentaram os deputados na peça.


No documento, os deputados citaram uma série de medidas tomadas pelo governo que contrariam orientações científicas, entre elas, o veto ao uso obrigatório de máscaras em estabelecimentos comerciais.


A bancada do PSOL concluiu a representação pedindo que o MPF verifique se a deputada e o ministro descumpriram as leis e a Constituição, e, em caso positivo, tome as providências administrativas, civis ou penais cabíveis contra ambos.


Frentes de apuração

O pedido do PSOL se soma ao do deputado Alexandre Padilha (PT-SP) que, na semana passada, pediu que a Procuradoria Geral da República (PGR) investigue a deputada Bia Kicis pelo mesmo fato.



Em outra frente, o PT preparou uma representação para que o Conselho de Ética da Câmara dos Deputados analise a conduta da deputada Bia Kicis.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Ministra Damares Alves está com Covid e cumpre isolamento, diz assessoria

O Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos informou nesta quarta-feira (12) que a chefe da pasta, ministra Damares Alves, foi diagnosticada com Covid.


Ministra Damares Alves e Marcelo Queiroga, em Brasília, em imagem de 3 de janeiro — Foto: TV Globo/Reprodução


Segundo a nota divulgada pelo ministério, a confirmação do diagnóstico ocorreu na última segunda (10), após Damares apresentar “sintomas leves”.


"Ela passa bem e encontra-se em isolamento desde a última semana", afirma o texto. Segundo a pasta, é a primeira vez que Damares contrai o vírus.


O ministro também informou que Damares Alves já recebeu duas doses da vacina da Pfizer contra a Covid e "fará novo teste de detecção do vírus depois de cumprir quarentena”.


Em uma rede social, Damares confirmou o diagnóstico e disse que a filha, Lulu, também testou positivo e está "bem".


"Comecei a sentir os primeiros sintomas na sexta-feira e desde então estou isolada, mas continuo aqui trabalhando de forma remota", escreveu a ministra.


Isolamento menor

Na última segunda, o Ministério da Saúde anunciou uma redução no período de isolamento para pessoas com o vírus.


Em casos leves e moderados da infecção pelo coronavírus, o isolamento poderá ser abandonado no sétimo dia contado a partir do início dos sintomas.


O critério é que o paciente não apresente sintomas respiratórios e febre há pelo menos 24 horas, nem faça uso de antitérmicos. Veja abaixo a nova orientação:



cinco dias: se ao 5º dia o paciente não tiver sintomas respiratórios e febre por um período de 24 horas, sem uso de antitérmico, ele pode fazer o teste (antígeno ou PCR). Se for negativo, ele pode sair do isolamento. Caso o paciente assintomático apresente teste positivo no 5º dia, deverá manter o isolamento até o 10º dia.

sete dias: Se ao 7º dia o paciente estiver assintomático, ele está liberado do isolamento, sem necessidade de fazer o teste. Se o paciente continuar com sintomas respiratórios ou febre, ele pode fazer o teste (PCR ou antígeno). Caso dê negativo, pode sair do isolamento. Se der positivo, deve ficar resguardado até 10 dias e só sair quando não tiver mais sintomas.

dez dias: se o paciente estiver sem sintomas respiratórios dez dias após o começo dos sintomas da Covid, não é necessário fazer o teste e o paciente pode sair do isolamento.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Deputados pedem ao STF investigação de Queiroga por 'apagão' de dados na Saúde

Fazendo upload: 376482 de 376482 bytes.


Parlamentares do PT apresentaram nesta quarta-feira (12) ao Supremo Tribunal Federal (STF) um pedido de investigação contra o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, por conta das instabilidades dos sistemas de dados do Ministério da Saúde.


Um ataque hacker em dezembro do ano passado afetou as plataformas e-SUS Notifica, SI-PNI e ConecteSUS, do Ministério da Saúde (veja mais detalhes abaixo).


O pedido à Corte foi apresentado por quatro deputados – Reginaldo Lopes (PT-MG), Gleisi Hoffmann (PT-PR), Alexandre Padilha (PT-SP) e Bohn Gass (PT-RS).


Os deputados do PT acusam o ministro da Saúde de violação do dever de transparência da Administração Pública, princípio previsto na Constituição. Também afirmam que ele cometeu crimes como prevaricação e infração de medida sanitária preventiva.


A prevaricação é um crime contra a Administração Pública que consiste em "retardar ou deixar de praticar, indevidamente, ato de ofício, ou praticá-lo contra disposição expressa de lei, para satisfazer interesse ou sentimento pessoal". A pena é de detenção, de três meses a um ano, e multa.


Já a infração de medida sanitária preventiva é crime contra a saúde pública, e é definido como a prática de "infringir determinação do poder público, destinada a impedir introdução ou propagação de doença contagiosa". A pena é de detenção, de um mês a um ano, e multa.



"No momento em que a variante ômicron avança com desenvoltura em todo o mundo, demonstrando a existência efetiva de uma terceira, quarta e/ou quinta ondas da doença em várias Nações, o Ministério da Saúde não consegue há várias semanas apresentar dados estatísticos confiáveis acerca da realidade sanitária atual, dificultando ou mesmo inviabilizando que a sociedade brasileira saiba qual é a real situação epidemiológica no País", afirmaram os deputados.


Os parlamentares pontuaram ainda que a falta de dados é de "extrema gravidade" e dificulta o trabalho de pesquisadores e de gestores estaduais e municipais.


"Entre outros prejuízos, os pesquisadores ficam impedidos de estimar a dinâmica de transmissão do vírus e projetar tendências. Por outro lado, gestores municipais e estaduais não conseguem dimensionar necessidades de abertura de leitos em hospitais, compra de medicamentos, contratação de profissionais, entre outros", ressaltaram.


Para os congressistas, não há justificativa "plausível" para o fato de o problema no sistema de dados ainda não ter sido totalmente corrigido pelo governo.


"Não há razão plausível para que um suposto ataque hacker, ocorrido no início do mês de dezembro de 2021, não tenha sido resolvido até a presente data e não haja qualquer perspectiva de correção do problema, impondo-se, aos brasileiros, com essa omissão deliberada, uma total ausência de informações acerca da realidade pandêmica no país", completaram.



O relator do caso é o ministro Gilmar Mendes. A praxe, na Corte, é que pedidos neste sentido sejam encaminhados à Procuradoria-Geral da República, a quem cabe avaliar se pede investigações.


Ataque hacker

Para investigadores da Polícia Federal, há indícios de "hacktivismo" no ataque às plataformas de dados do Ministério da Saúde.


Segundo esses investigadores, nesses casos, os hackers invadem um sistema a fim de chamar a atenção para alguma causa.


Em nota divulgada na semana passada, a pasta da Saúde disse que “todas as informações podem ser registradas pelos gestores locais e, assim que a integração de dados for restabelecida, os registros poderão ser acessados pelos usuários".



O e-SUS Notifica, uma das plataformas atingidas pelo ataque, tem como objetivo auxiliar no controle da pandemia no país. Ele foi lançado para receber notificações de síndrome gripal suspeita e confirmada de Covid-19.


O SI-PNI traz informações sobre cobertura vacinal e vacinação contra outras doenças no país.


Já o ConecteSUS tem entre suas funcionalidades a emissão do Certificado Nacional de Vacinação contra Covid-19 e da Carteira Nacional de Vacinação Digital.


Fonte: g1

Leia Mais ››