quinta-feira, dezembro 27, 2018

Servidores do RN fazem manifestação contra atraso de salários

Servidores estaduais realizam um ato desde as 10h desta quinta-feira (27) no centro administrativo do Governo, na Zona Sul de Natal. Trabalhadores ativos e aposentados das administrações direta e indireta cobram pagamento do décimo terceiro salário de 2017 e o de 2018, além da regularização dos vencimentos de novembro e dezembro.

Servidores fazem manifestação no Centro Administrativo do RN, contra atraso de salários  — Foto: Julianne Barreto/Inter TV Cabugi
Servidores fazem manifestação no Centro Administrativo do RN, contra atraso de salários — Foto: Julianne Barreto/Inter TV Cabugi

O grupo se concentrou inicialmente em frente à Governadoria e queria uma reunião com o governador Robinson Faria, mas foi informado que isso não seria possível e, por isso, seguiu para a Secretaria de Planejamento. No início da tarde, o grupo cobrava uma reunião com o secretário de Planejamento, Gustavo Nogueira.

Faixas foram instaladas por manifestantes na rampa da Governadoria, em Natal — Foto: Julianne Barreto/Inter TV Cabugi
Faixas foram instaladas por manifestantes na rampa da Governadoria, em Natal — Foto: Julianne Barreto/Inter TV Cabugi

Além dos décimos e salários, o ato também exige ao governo "tratamento igualitário" entre todas as categorias do funcionalismo público estadual, porque, segundo eles, o governo vem priorizando o pagamento de algumas categorias.

Policiais Civis do RN fazem uma paralisação desde o início da manhã da quarta-feira (26) e recusaram, na manhã desta quinta-feira (27) uma proposta do governo, que queria garantir o pagamento do 13º salário de 2017 aos ativos, porém não apontou data para os aposentados.

Servidores querem reunião com secretário de Planejamento do RN sobre pagamento de salários — Foto: Julianne Barreto/Inter TV Cabugi
Servidores querem reunião com secretário de Planejamento do RN sobre pagamento de salários — Foto: Julianne Barreto/Inter TV Cabugi

Fonte: G1
Leia Mais ››

'Não me sinto à vontade para combater o movimento', diz procurador sobre ação contra paralisação da Polícia Civil do RN

"Não me sinto à vontade para combater referido movimento, antes, com ele me solidarizo, porque na mesma situação me encontro de total inconformimos com os atrasos salariais", afirmou o procurador do estado do Rio Grande do Norte Luis Marcelo Cavalcanti de Sousa sobre a paralisação dos policiais civis do estado.

A declaração está em um despacho ao Procurador Geral do Estado, ao qual o G1 teve acesso. A Delegacia Geral de Polícia Civil quer pedir à Justiça a irregularidade da mobilização. O caso foi designado em caráter de urgência ao procurador Luis Marcelo, mas ele o recusou e pediu redistribuição do processo, através de sorteio, entre seus colegas.

O procurador ainda avisou que "caso seja eu o sorteado para atuar no feito só o farei depois que estiver com meus salários em dia, dispensando ao Governo o mesmo tratamento que dele tenho recebido".

Ao atender uma ligação do G1 nesta quinta-feira (27), o procurador confirmou a autenticidade do documento. Ele ainda afirmou que geralmente os casos são distribuídos por meio de sorteio, mas em casos urgentes ou mais importantes, o procurador geral pode distribuir para algum procurador que tenha mais afinidade com o tema, por exemplo.

Em despacho, procurador do RN se nega a fazer ação contra paralisação de policiais civis  — Foto: Reprodução
Em despacho, procurador do RN se nega a fazer ação contra paralisação de policiais civis — Foto: Reprodução

"Eu acredito que foi distribuído para mim porque eu fiz quase todas as ações de greve no atual governo, principalmente na área de segurança, e nós tivemos sucesso em todas. Mas a situação chegou a um nível alarmante e eu resolvi adotar uma postura mais radical, porque todas as categorias estão prejudicadas, inclusive os procuradores", afirmou.

Luis Marcelo ainda afirmou que os procuradores do estado também estamos sofrendo atrasos salariais e ainda não recebeu o salário de novembro, o 13º salário de 2017 e de 2018 e segue sem expetativa quanto ao salário de dezembro. "Eu me solidarizo porque estou vivendo o mesmo drama. Então não me sinto a vontade de combater essa greve", reforçou

O procurador ainda reforçou que, no entendimento do Supremo Tribunal Federal, a única hipótese que impede o corte de salário de servidores grevistas é justamente o atraso de salários.

Paralisação
Os policiais civis paralisaram os serviços na manhã desta quarta-feira (26) em todo o estado, cobrando pagamento do 13º salário de 2017 e um calendário de pagamento de outros salários atrasados. De acordo com o Sindicato dos Policiais Civis, a mobilização atingiu pelo menos 95% das delegacias potiguares.

O governo realizou uma reunião com o sindicato na manhã desta quinta-feira (27) e ofereceu, como proposta, pagar o 13º salário de 2017 à categoria, nesta sexta-feira (28), mas apenas aos ativos. O acordo foi rejeitado pela categoria em assembleia no final da manhã.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Agentes e escrivães recusam proposta do governo e paralisação da Polícia Civil do RN continua por tempo indeterminado

Policiais civis do Rio Grande do Norte vão continuar paralisados. A decisão foi tomada em assembleia, no final da manhã desta quinta-feira (27), após a categoria avaliar e rejeitar a proposta apresentada mais cedo pelo governo, que é a de pagar o 13º salário de 2017 apenas para os policiais da ativa. O pagamento seria feito nesta sexta (28).

Agentes e escrivães recusam proposta do governo e paralisação da Polícia Civil do RN continua por tempo indeterminado  — Foto: Sinpol-RN
Agentes e escrivães recusam proposta do governo e paralisação da Polícia Civil do RN continua por tempo indeterminado — Foto: Sinpol-RN

Agentes e escrivães estão parados desde a manhã da quarta (26) em protesto contra os salários atrasados. Estão em aberto o 13º salário de 2017 de todos os servidores públicos que ganham acima de R$ 5 mil (o que inclui a maior dos agentes da segurança pública). Além disso, o governo ainda não divulgou quando vai pagar os salários de dezembro nem o 13º deste ano.

"Mais uma vez o governador mostrou desrespeito ao anunciar o pagamento do 13° de 2017 apenas para os servidores da ativa, deixando os aposentados e pensionistas sem receber. Nós não aceitamos por entender que não é justo fazer essa discriminação, assim como não é justo pagar apenas aos policias militares em detrimento aos demais operadores da segurança pública", disse Nilton Arruda, presidente do Sindicato dos Policiais Civis do RN.

"Não é o desejo dos policiais civis nem dos servidores da segurança continuarem com o movimento, mas por culpa do governo somos obrigados a lutar pelo nosso direito mais básico que é o salário em dia", destacou o presidente do Sinpol.

Secretária de Segurança, Sheila Freitas se reuniu nesta manhã com o Sindicato da Polícia Civil (Sinpol-RN) e Associação dos Escrivães (Assesp)  — Foto: Sinpol-RN
Secretária de Segurança, Sheila Freitas se reuniu nesta manhã com o Sindicato da Polícia Civil (Sinpol-RN) e Associação dos Escrivães (Assesp) — Foto: Sinpol-RN

Salários atrasados
O governo do estado não pagou o 13º salário de 2017 dos servidores públicos que ganham acima de R$ 5 mil, o que inclui a maior parte dos servidores da segurança pública. Além disso, ainda não divulgou quando vai pagar os salários de dezembro nem o 13º deste ano.

Policiais Civis durante protesto pelo pagamento do 13º salário de 2017 — Foto: Thyago Macedo/Sinpol/Divulgação
Policiais Civis durante protesto pelo pagamento do 13º salário de 2017 — Foto: Thyago Macedo/Sinpol/Divulgação

No dia 20 de dezembro, o governador Robinson Faria anunciou para o dia 28 o pagamento do 13º salário de 2017 para os policiais militares e Corpo de Bombeiros, mas deixou as demais categorias de fora.

Delegacias fechadas
Segundo o Sinpol, a paralisação afeta o funcionamento de mais de 95% das 160 delegacias da Polícia Civil no estado. “Só estamos recebendo os casos de flagrante. Em Natal, os boletins estão sendo feitos no Comando Geral da PM. E, no interior, apenas nas delegacias regionais de Caicó e Mossoró”, ressaltou Nilton.

Em Natal, a Polícia Civil possui 15 delegacias distritais e 18 especializadas. Todas, ainda de acordo com o presidente do Sinpol, estão fechadas e com os telefones cortados por falta de pagamento. A Delegacia Geral da Polícia Civil (Degepol) confirma apenas o corte dos telefones.

Várias delegacias do estado, como em Umarizal, na região Oeste, por exemplo, estão fechadas — Foto: Sinpol-RN
Várias delegacias do estado, como em Umarizal, na região Oeste, por exemplo, estão fechadas — Foto: Sinpol-RN

Boletim online
Pela internet, é possível o cidadão registrar BOs em casos de documentos perdidos ou furtados. Contudo, em razão da demanda, o processo está demorado, ressalta o Sinpol. “Quando a pessoa registra o BO online, é preciso que um policial faça a homologação do registro. Esse policial continua trabalhando, mas como a demanda aumentou em razão de as delegacias estarem fechadas, esse procedimento está bem lento”, ressaltou Nilton.

Direito de greve suspenso
Presidente do Sindicato da Polícia Civil do RN, Nilton Arruda disse que a categoria não considera o movimento de paralisação uma greve, uma vez que o direito de greve para os policiais civis foi suspenso pelo Supremo Tribunal Federal desde abril de 2017. Desse modo, no entendimento do Sinpol, apenas durante uma greve o percentual de 30% dos serviços em atividade deveria ser mantido.

Pedido de irregularidade
A Delegacia Geral de Polícia Civil (Degepol) quer que a Justiça reconheça a irregularidade da paralisação. O caso foi designado em caráter de urgência ao procurador Luis Marcelo, mas ele o recusou e pediu redistribuição do processo, através de sorteio, entre seus colegas. No despacho, o procurador escreveu: "Não me sinto à vontade para combater o movimento".

Fonte: G1
Leia Mais ››

Secretaria de Assistência Social de Itaú e o CRAS realizaram confraternização dos grupos CFV, Mulheres e Grávidas


A Secretaria Municipal de Assistência Social/CRAS realizaram na noite desta quarta-feira (26) a confraternização de final do ano com os grupos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), grupo de Mulheres Florescendo e o grupo de Grávidas, no Maria Bonita em Itaú-RN.

A Secretária da Assistência Social Jaíra Martins, agradeceu a todos as participantes que compareceram ao evento que foi planejado com muito carinho por toda a equipe, destacando a importância dos grupos que foram a assistência social, relembrando as atividades desenvolvidas ao longo do ano que foram de suma importância para interação de todos, em especial os laços de amizade que vão sendo construídos a cada novo encontro. encerrando desejando um feliz natal e um ano novo cheio de realizações.

A Técnica da Assistência Das Dores Ferreira também deixou sua mensagem de final de ano priorizando as conquistas ao longo do ano de 2018, desejando boas festas a todas as participantes.

Magnólia Almeida, coordenadora do CRAS desejou votos de um feliz natal, e um ótimo ano novo e agradeceu a todos os grupos que a cada dia tem se transformado em uma grande família.

O momento foi marcado pela descontração e animação dos grupos que aproveitam o som da música ao vivo e se divertiram bastante, encerrando com um delicioso jantar.



Fonte: Assessoria de Comunicação Social
Leia Mais ››

BNDES aprova financiamento de R$ 7,6 bilhões para setor de energia

Resultado de imagem para BNDES aprova financiamento de R$ 7,6 bilhões para setor de energia

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) anunciou hoje (26) a aprovação, este mês, de dez operações no valor de R$ 7,6 bilhões para investimentos para distribuidoras de energia elétrica nos estados de Pernambuco, do Maranhão, da Bahia, do Pará, de São Paulo, de Minas Gerais, do Mato Grosso do Sul, do Paraná e do Rio Grande do Sul.

Para implantação do plano de investimentos das distribuidoras Centrais Elétricas do Pará S.A. (Celpa) e Companhia Energética do Maranhão (Cemar) no triênio 2018-2020, o BNDES dará dois financiamentos, no valor total de R$ 2,56 bilhões, ao grupo Equatorial Energia. Os recursos serão aplicados pela Celpa e pela Cemar em atualização tecnológica, contenção de perdas comerciais, expansão do sistema e melhoria da operação e da qualidade do serviço prestado.

O banco aprovou também empréstimos de R$ 2,47 bilhões ao grupo Neoenergia, que opera em 223 municípios de São Paulo e cinco do Mato Grosso do Sul. Os recursos serão aplicados em aumento do fornecimento de energia e adequação da prestação do serviço à demanda dos consumidores, entre outros investimentos.

Para o grupo CPFL/State Grid, o BNDES aprovou financiamentos de R$ 2,6 bilhões para implantação dos planos de investimento de cinco distribuidoras que atuam em diversos municípios dos estados de São Paulo, de Minas, do Paraná e de Rio Grande do Sul. O objetivo é atender o crescimento do número de consumidores e também da demanda de energia.

Fonte: Portal no AR
Leia Mais ››

Mãe de sete filhos recebe doações após devolver carteira com R$ 500 às vésperas do Natal

A história da mãe de sete filhos de Lins (SP) que achou uma carteira com R$ 500 na rua e devolveu para a dona, mesmo estando endividada e às vésperas de um Natal “magro” para a família, ganhou um capítulo feliz no Natal deste ano.

A pensionista Simone Pereira recebeu várias cestas de Natal após seu ato de honestidade ficar conhecido no país — Foto: TV TEM/Reprodução
A pensionista Simone Pereira recebeu várias cestas de Natal após seu ato de honestidade ficar conhecido no país — Foto: TV TEM/Reprodução

A atitude honesta de Simone Aparecida da Silva Pereira, de 41 anos, viralizou nas redes sociais e uma onda de solidariedade se formou, ultrapassando as fronteiras da cidade do interior paulista. Pessoas de vários cantos do país se mobilizaram para fazer doações para ela e os sete filhos.

Na semana passada, o G1 mostrou que Simone havia encontrado a carteira com dinheiro no calçadão de Lins e não mediu esforços para encontrar o dono.

Apesar de admitir passar por dificuldades financeiras devido a problemas de saúde, a mulher insistiu em devolver o dinheiro e, com a ajuda de policiais militares, achou Liliane Nakamura, a dona da carteira.

Já no dia seguinte, mantimentos começaram a chegar na casa de Simone, no Jardim Primavera. O gerente de uma usina da cidade aproveitou a festa de fim de ano da empresa e reservou uma cesta básica para a família.

A pensionista mostra o pernil e os diversos alimentos que encheram sua geladeira: ceia de Natal ficou garantida pela solidariedade — Foto: Cristiane Paião/TV TEM
A pensionista mostra o pernil e os diversos alimentos que encheram sua geladeira: ceia de Natal ficou garantida pela solidariedade — Foto: Cristiane Paião/TV TEM

Moradores da cidade, como a nutricionista Lígia Peres Guidini e a dona de casa Carolina Di Paola, também se mobilizaram para doar alimentos e até mesmo presentes para os filhos de Simone.

“Eu perdi uma carteira algum tempo atrás e sei bem o que é isso. Acho importante agora poder dar algo em troca a alguém que fez aquela atitude sem pensar, apenas porque é uma pessoa honrada”, disse Carolina Di Paola.
Na véspera de Natal, que seria festejado pela família sem a ceia, o sofá e a geladeira de Simone estavam lotados com as doações. Até mesmo peças de pernil chegaram na residência.

Pelas redes sociais, pessoas de outros estados, como Mato Grosso do Sul e Rio de Janeiro, fizeram contato com a mulher para viabilizar as doações.

Os filhos da mulher que devolveu a carteira também ganharam presentes de Natal — Foto: TV TEM/Reprodução
Os filhos da mulher que devolveu a carteira também ganharam presentes de Natal — Foto: TV TEM/Reprodução

Uma dessas pessoas chegou a organizar uma espécie de “vaquinha” em uma rede social e garantiu um valor em dinheiro, que já foi transferido para uma agência bancária de Lins em nome da pensionista.

As doações chegaram no fim de ano que foi especialmente difícil para a família dela. Simone sofreu dois AVCs e uma parada cardiorrespiratória, tudo por causa de um aneurisma que ela tratava desde 2014.

A família entrou em dívidas por conta do tratamento e precisou fazer um empréstimo para pagar as contas e comprar os remédios.

Após a devolução da carteira, os dias têm sido de alegria e, principalmente de emoção para Simone Pereira. Afinal, além dos mantimentos, seus filhos ganharam presentes de Natal, como roupas, sapatos e tênis.

“A Soraia [filha de 7 anos] falou que queria um vestidinho novo, e eu pedi pra minha filha ter fé que uma hora Deus manda”, disse Simone.

Onda de solidariedade começou após Simone devovler a carteira com R$ 500 para a dona, em Lins — Foto: J. Serafim/Divulgação
Onda de solidariedade começou após Simone devovler a carteira com R$ 500 para a dona, em Lins — Foto: J. Serafim/Divulgação

Fonte: G1
Leia Mais ››

Mais de 25 pessoas são enganadas com o golpe da casa própria no Rio

Resultado de imagem para Mais de 25 pessoas são enganadas com o golpe da casa própria no Rio

Pelo menos 28 pessoas foram enganadas no Rio com o golpe da casa própria por uma empresa que oferece financiamento com prestações a perder de vista. O cliente paga o valor da entrada e depois disso, os supostos vendedores desaparecem.

A funcionária pública Gezileia Barcelos Lau já sonhava com a casa onde ia morar. Em setembro deste ano, ela encontrou a casa que também buscava. E descobriu que uma empresa chamada Porto Seguro Habitacional oferecia um financiamento que cabia no bolso. Ela tinha que dar de entrada 5% do valor do imóvel e o restante podia parcelar a perder de vista. Ela pagou R$ 10 mil de entrada.

“É linda, a casa é linda. A casa tem dois andares, tem terraço com churrasqueira, é a casa dos sonhos. O golpe é muito bem feito, eles agem de uma forma que você já está empolgado. Com aquela empolgação de conseguir uma casa, pedem para o dono da casa estar lá para assinar também. Então, é muito bem feito e você acaba não desconfiando. Você sonha, você planeja e quando você vai ver é tudo mentira. Eles brincam com o sonho das pessoas, eles brincam, é isso”, lamentou Gezileia.

Desde então, ela não consegue mais falar com ninguém da empresa. A dona de casa Andréa Carvalho da Silva passa pelo mesmo problema. E ninguém dá uma resposta para ela. Mas nem sempre foi assim. Quando ela entrou em contato interessada em financiar uma casa, era fácil achar os funcionários. E eles respondiam até por mensagem de áudio no celular.

“Oi, boa tarde. Aqui a gente trabalha com autofinanciamento, a gente faz uma liberação de uma linha de crédito, onde o cliente pode estar comprando qualquer imóvel legalizado, a empresa paga à vista o proprietário e você fica pagando de forma financiada. O nome da empresa é Porto Seguro”, diz a mensagem de áudio.


“Tenho R$ 10 mil para dar de entrada como funciona? Se correr tudo bem com o documento da casa eu pego a casa? Não é sorteio? Como funciona isso?”, pergunta a compradora.

E o suposto vendedor da empresa responde: “Não é sorteio nem lance. Até porque sorteio é mais sistema de consórcio, você solicita a carta de crédito e vai ser contemplada. Aqui a gente trabalha com crédito mesmo, você indicando imóvel a gente agenda o cartório para fazer o pagamento entendeu? Em média, para você poder estar morando no imóvel em torno de 45 dias mais ou menos”.

Há um ano Andréa Carvalho da Silva deu R$ 15 mil de entrada para a empresa e nunca maus teve retorno. "Dei R$ 15 mil, tem gente que deu R$ 20 mil, R$ 25 mil, um monte de gente. Vendi minha casa, hoje moro até de aluguel por isso. Vendi minha casa para comprar algo melhor para mim e para os meus filhos, abri um negócio, mas moro de aluguel pago R$ 800 de aluguel. É um pesadelo, hoje tenho problema de pressão seríssimo porque depois de ter minha casa própria a gente está passando por tudo isso e eles não dão satisfação nenhuma para a gente”, lamenta.

A Porto Seguro Habitacional tem dois endereços, um em Campo Grande, na Zona Oeste, e outro no Centro do Rio. A empresa também faz anúncios nas redes sociais, que usam para quem quiser entrar em contato.

Mas se engana quem pensa que se trata da seguradora Porto Seguro. Na verdade, não existe relação. E isso foi confirmado pela seguradora no e-mail enviado à produção do Bom Dia Rio.

A Porto Seguro informou que não possui serviço de financiamento imobiliário e que já abriu notificação contra a empresa.

“Eles sabem falar e eles usam um nome muito importante que é o da empresa Porto Seguro. Aí, a gente pergunta se essa empresa é a Porto Seguro. Eles respondem: é exatamente essa Porto Seguro, mas é a habitacional”, disse o pedreiro enganado Emanuel Triani de Miranda, que se desfez da casa dele e deu R$ 6.500 de entrada num imóvel e agora mora com os sogros.


Pelo menos 28 pessoas caíram nesse mesmo golpe. Todas elas se juntaram e fizeram um grupo no celular e lá todos descobriram que somando o valor que cada um deu, a empresa já ganhou deles, só no último ano, R$ 200 mil reais.

“Fui começando a perceber que era golpe, tentei registrar a queixa na delegacia do Tanque, não registraram. Precisei ir na corregedoria que identificou como estelionato. Além deu ter gastado os R$ 15 mil tive que pagar os documentos do cartório, moro de aluguel, estou pagando advogado particular, estou tendo os custos do processo. Até o dia de você pagar a entrada é tudo verdade, passa dali eles começam a inventar mil desculpas, você sofre você liga, eles me proibiram de entrar no prédio”, contou a secretária Camila Miranda.

E dinheiro que é bom, até hoje, eles não conhecem ninguém que recebeu de volta. “Muitas não quiseram assinar o desfeito do contrato com medo de não ter o dinheiro de volta, mas eu assinei tem sete meses, mesmo que eles pagassem só 70%. Mas eles nunca pagaram. É danos morais, dano de tudo, a pessoa se estressa, se desfaz de tudo, de bens, para ter uma casa e é tudo mentira”, reclama Camila

Fonte: G1
Leia Mais ››

Eletrobras projeta investir R$ 30,2 bilhões e concluir Angra 3

A Eletrobras anunciou na sexta-feira à noite (21) que pretende investir R$ 30,2 bilhões no período de 2019 a 2023, com R$ 12 bilhões sendo destinados ao projeto da usina nuclear de Angra 3.

Obra da usina de Angra 3 em dezembro de 2014 — Foto: Divulgação
Obra da usina de Angra 3 em dezembro de 2014 — Foto: Divulgação

A ideia é viabilizar a conclusão do empreendimento por meio de um edital, selecionando um “investidor global com capacidade técnica, financeira e de gestão”.

Os dados constam no chamado Plano Diretor de Negócios e Gestão (PDNG). Segundo a Eletrobras, a proposta continua o trabalho de reestruturação de suas empresas, de modo a aumentar a eficiência operacional, reduzir o estoque da dívida e melhorar a governança e integridade.

Atualmente, a obra de Angra 3 está parada, mas 63% do empreendimento já foram concluídos. Em 2015, as obras foram paralisadas por falta de recursos e em meio a suspeitas de superfaturamento e a denúncias de corrupção envolvendo empresas contratadas para a montagem da usina.

O plano prevê um aporte de R$ 17 bilhões em geração no período, enquanto R$ 9,5 bilhões serão usados em projetos de transmissão e R$ 1,7 bilhão em infraestrutura e outros itens. A companhia pretende investir quase R$ 2 bilhões em sociedades de propósito específico (SPEs).

Entre as iniciativas a serem tomadas estão consolidar a atuação no âmbito jurídico-regulatório de modo a aumentar a receita. A companhia pretende intensificar os esforços para o recebimento da indenização de geração das concessões renovadas nos termos da Lei 12.783/2013, que definiu critérios e condições para a prorrogação das concessões de geração hidrelétrica.

Ela também pretende reavaliar o custo médio ponderado de capital de geração e transmissão, promover a revisão tarifária de transmissão e trabalhar pelo recebimento da parcela controversa Rede Básica do Sistema de Transmissão Existente (RBSE), que está sendo discutida judicialmente e buscar o ressarcimento dos valores ainda não reconhecidos a título de neutralidade econômico-financeira, pela gestão das distribuidoras, durante o processo de privatização.

O PDNG prevê ainda “estudar alternativas e ações” para viabilizar a descotização das usinas controladas pelas empresas da Eletrobras, cujas concessões foram prorrogadas em 2013.

A Eletrobras informou ainda que quer concluir, até o final de 2019, o programa de desinvestimentos em ativos e participações consideradas não estratégicas. Ela pretende incorporar SPEs em que possuir participações majoritárias e encerrar aqueles que não apresentarem viabilidade econômica financeira.

O PDNG prevê também a realização de um Plano de Demissão Consensual (PDC), visando a saída de 2.187 empregados. A empresa estima que a iniciativa deve gerar uma economia de R$ 574 milhões ao ano, a um custo de cerca de R$ 731 milhões. A Eletrobras pretende ainda reduzir custos com horas extras, periculosidade e sobreaviso, além de negociar um novo acordo coletivo trabalhista, alinhado com a nova lei trabalhista.

Ela pretende ainda realizar a reestruturação controladas Eletrosul e Companhia de Geração Térmica de Energia Elétrica (CGTEE), além de consolidar o Centro de Serviço Compartilhado (CSC).

Fonte: G1
Leia Mais ››

Gerson Camata, ex-governador do Espírito Santo, é morto com um tiro, em Vitória

O ex-governador do Espírito Santo Gerson Camata, de 77 anos, foi assassinado na tarde desta quarta-feira na Praia do Canto, em Vitória. O crime ocorreu em frente a um restaurante. Segundo a polícia, o ex-governador foi morto com um tiro no ombro depois de uma discussão com um ex-assessor, causada por uma ação judicial movida por Camata contra ele. Marcos Venício Andrade, ex-assessor de Camata, confessou o crime e foi preso.

O ex-governador do Espírito Santo Gerson Camata, de 77 anos, foi assassinado na tarde desta quarta-feira na Praia do Canto, em Vitória. O crime ocorreu em frente a um restaurante. Segundo a polícia, o ex-governador foi morto com um tiro no ombro depois de uma discussão com um ex-assessor, causada por uma ação judicial movida por Camata contra ele. Marcos Venício Andrade, ex-assessor de Camata, confessou o crime e foi preso.

Morre Gerson Camata, em Vitória  — Foto: Reprodução/ TV Gazeta
Morre Gerson Camata, em Vitória — Foto: Reprodução/ TV Gazeta

De acordo com o Secretário Estadual de Segurança Pública, Nylton Rodrigues, o suspeito foi preso e declarou, em depoimento, que a motivação foi uma ação judicial movida contra ele por Camata, que resultou no bloqueio de R$ 60 mil de sua conta bancária.

“Na tarde de hoje, o assessor foi tirar satisfação ao encontrar Gerson Camata na rua, na calçada, próximo a uma banca de revista e a uma padaria. Neste encontro, iniciou uma discussão verbal, onde o assessor sacou a arma e efetuou o disparo contra o ex-governador”, explica Rodrigues.

Camata foi governador do Espírito Santo entre 1982 e 1986, exerceu três mandatos como senador, de 1987 até 2011. Ele ainda foi vereador de Vitória, deputado estadual e deputado federal.

Depois de ser baleado, Camata ficou caído na calçada. A família esteve no local do crime. Depois da perícia da Polícia Civil, o corpo foi levado ao Departamento Médico Legal (DML) de Vitória e liberado no fim da noite. O velório deve ocorrer nesta quinta-feira (27) no Palácio Anchieta, sede do governo capixaba.

Gerson Camata foi assassinado na tarde desta quarta-feira (26) — Foto: Reprodução
Gerson Camata foi assassinado na tarde desta quarta-feira (26) — Foto: Reprodução

Prisão
A Secretaria de Estado da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp) divulgou que o suspeito do crime, Marcos Venício Andrade, de 66 anos, foi preso e encaminhado para prestar depoimento na sede do Departamento de Himicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), em Vitória. Marcos é ex-assessor de Gerson Camata e autor do disparo que tirou a vida do ex-governador.

Marcos Andrade confessou o crime — Foto: Divulgação
Marcos Andrade confessou o crime — Foto: Divulgação

Durante depoimento, Marcos confessou à polícia ser o responsável pelo crime.

A defesa de Marcos não quis comentar sobre o assunto. Informou apenas que o suspeito vai passar a noite na Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), na Capital, e na manhã desta quinta-feira (27) será levado para o Centro de Triagem de Vitória.

Suspeito e vítima tinham relação conflituosa
Marcos Andrade trabalhou como assessor de Gerson Camata por quase 20 anos. Em 2009, contudo, a relação entre eles ficou comprometida quando Marcos denunciou um suposto crime de caixa 2 cometido por Camata ao jornal "O Globo".

Em entrevista, Marcos afirmou que Camata recebia mesadas de empreiteiras, apresentava recibos falsos de contas eleitorais e obrigava funcionários a pagar, com salários do Senado, suas despesas pessoais.

Gerson Camata negou as acusações à época. Ele afirmava que Marcos sofria de problemas psicológicos e que suas acusações não deveriam ser levadas em consideração.

O processo continua ativo na Justiça do Espírito Santo.

Biografia
Gerson Camata nasceu em Castelo, no sul do Espírito Santo, em 1941. Começou a vida profissional como jornalista e apresentador no programa Ronda Da Cidade, na Rádio Cidade de Vitória. Era formado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Vitória.

Camata começou na vida pública como vereador da capital do Espírito Santo em 1967, no mandato seguinte, em 1971, foi eleito Deputado Estadual. Foi Deputado Federal por dois mandatos, de 1975 a 1983, governador do Espírito Santo em 1983 e foi por três vezes senador pelo estado, de 1987 até 2011.

Camata foi o primeiro governador democraticamente eleito depois da Ditadura Militar, no período de reabertura política.

Gerson é casado com Rita Camata, ex-deputada federal. Ele deixa dois filhos.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Prefeitura abre concurso com 35 vagas e salários de até R$ 10 mil na região Seridó potiguar

Resultado de imagem para Prefeitura abre concurso com 35 vagas e salários de até R$ 10 mil na região Seridó potiguar

A Prefeitura de Jardim do Seridó, a 247 quilômetros de Natal, divulgou edital para um concurso público com 35 vagas, nas áreas da educação, assistência social, saúde e prestação de serviços, com salários iniciais que variam de R$ 954 a R$ 10 mil. A seleção tem cargos para contratação imediata e cadastro reserva.

As provas são de níveis fundamental, médio e superior estão com inscrições abertas até 20 de janeiro de 2019. O custo é de R$ 80,00 para os cargos dos níveis Fundamental e Médio e R$ 100,00 para as vagas de nível Superior. O edital pode ser consultado no site da Funcern, que é a responsável pela realização do concurso.

As vagas de nível fundamental são para auxiliar de serviços gerais, eletricista, encanador, coveiro, motorista e zelador. Já as de nível Médio são para agente comunitário de saúde, agente administrativo, agente de endemias, auxiliar de consultório dentário, fiscal de obras, fiscal de tributos, técnico em enfermagem e guarda municipal.

Para nível Superior, há oportunidades para assistente social, enfermeiro, fonoaudiólogo, médico clínico, médico ginecologista, nutricionista, odontólogo, psicólogo, professor do ensino infantil e professor de matemática.

A jornada de trabalho para todos os cargos é de 40 horas semanais ou por escala de plantão. Das vagas destinadas a cada cargo, 5% serão providas para candidatos com deficiência.

Fonte: G1
Leia Mais ››

PRF registra duas mortes em 26 acidentes em BRs no RN

Resultado de imagem para PRF registra duas mortes em 26 acidentes em BRs no RN

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) registrou duas mortes e 27 feridos em 26 acidentes nas rodovias federais que cruzam o Rio Grande do Norte durante o feriado de Natal. A operação foi realizada em cinco dias, entre a sexta-feira (21) e a terça-feira (25).

De acordo com a PRF, os números de mortos e acidentes são superiores aos registrados em 2017, quando a operação teve apenas quatro dias. No ano passado, foram 24 acidentes e apenas uma morte. Já 34 pessoas ficaram feridas, sete a mais do que nesse ano.

As duas mortes envolveram acidentes com motocicletas. A primeira aconteceu no sábado (22), na BR-405, em Itaú. A segunda foi no domingo (23), na BR-101, em Canguaretama.

Os dados de 2018 da Polícia Rodoviária Federal indicam ainda que 5.524 veículos e 6.225 pessoas foram fiscalizados no período. Além disso, 3.236 motoristas fizeram o teste do etilômetro, sendo 112 autuados por embriaguez ao volante.

Segundo a PRF, foram 1.951 autuações por infrações diversas; 135 pelo não uso do cinto de segurança, 74 por ultrapassagens proibidas.

Fonte: Portal no Ar
Leia Mais ››