segunda-feira, fevereiro 11, 2013

Confira os Contemplados nos Sorteios do VALE NIVER dos 12 anos da Rádio Cidade

Aconteceu hoje 11\02\13 um pouco mais das 11:30h a realização dos Sorteios de 1.200,00 R$ em dinheiro pelos 12 Anos da Rádio Cidade, a comemoração foi antecipada em Janeiro desse ano com Evento da Chuva animado por FORRÓ DO CÔCO, DJ CLAUDINHO E DISCOTECA MIX DANCE, mas mesmo assim nessa segunda - feira de carnaval, não passou em branco, os ouvintes como sempre interagindo, homenageando, felicitando através da programação e poderam ter a oportunidade de concocorrer cerca de 273 Pessoas que adquiriram o VALE NIVER, foi uma forma que a Diretora Têka presentear a comunidade em agradecimento à Deus pelas bençãos recebidas em cada nova etapa da história da Rádio Cidade.
Estiveram Presentes no estúdio auxiliando nos sorteios as amigas e ouvintes Rita (Xuxa), Dôra Freire e Anatália Melo.
 
Os Contemplados foram os seguintes:

Nº 196 - GIDEHON PEREIRA DA RUA: ANTÔNIO MOREIRA.
Nº112 - ANTÔNIO DE EDUWIGE DO B. N. S. DAS DÔRES.
Nº 87 - CARLINHOS DO CENTRO
Nº 265 - ERIC MATEUS DA FELICIDADE REPRESENTADO POR SUA MÃE JOZIANA
 
Nº - ARINEIDE REPRESENTADA POR SEU IRMÃO RAIMUNDO
 
Nº 154 - NÍVIA MARIA CAVALCANTE DA FELICDADE
Nº 161 - HILDA LEITE DA RUA: ANTÔNIO VICENTE
Nº 62 - MARIA TOMAZ DA SILVA DA RUA: CÍCERO MONTEIRO CAVALCANTE REPRESENTADA POR SUA FILHA RAQUEL
Nº 201 - BIÍA OLIVEIRA DA RUA: ANTÔNIO MOREIRA
Nº 43 - TACIR DO B. N. S. DAS DÔRES
Nº 244 - MADSON PAIVA REZENDE DA FELICDADE
Nº 218 - FRANCILMA SOARES ALVES DA FELICIDADE.

A Direção agradece a cada um que participou, parabeniza aos que ganharam; a todos o amigos que prestigiaram esse momento, manifestando as considerações e amizades de alguma maneira, nos seus lares e aos demais de outras localidades como os Diretores: Val da Fm da Paz de Viçosa - RN e Miguel Maia da Primavera FM de Aparecida de Goiânia - GO, Gilson e Maurício em SP, todos que reconhecem a importância desse Serviço Prestado através do Rádio.
 
Fotos: Anatália Melo
Leia Mais ››

Hoje Registrado um Novo dia para o Nosso Veículo de Comunicação Rádio Cidade

12 anos de convivência e amizade com os itauenses e demais cidadãos que fazem parte da nossa história em cada cantinho do nosso Brasil; e para celebrar esse dia essa mensagem que muito se parece com todo esforço, determinação e dedicação de quem dia a dia estar construindo esse sonho!
 

Tem mais uma que é bem interessante para refletirmos:
Sendo assim, não poderia hoje deixar de agradecer a todos os nossos verdadeiros amigos, ouvintes, colaboradores, patrocinadores, Divulgadores enfim aqueles que sim suportam a nossa felicidade de alcançar o tão almejado sucesso com o nosso trabalho, aqueles que aqui não se enquadram, conforme a mensagem, na verdade, as lições da vida, os definirão pelas suas próprias atitudes na longa caminhada que pretendemos prosseguir; os nossos desejos são de felicidades e realizações da mesma forma que somos felizes em poder amadurecer, crescer, evoluir fazendo a diferença com você.
 11 de fevereiro de 2013 é Niver da Estação que Conquista o seu Coração!
E essa é a turma da Rádio Cidade!                                                 

Têka - Diretora e Apresentadora
Arlindo Maia - Redator e Apresentador
Evândia Alves - Apresentadora
Apresentador - Pepeta
Apresentadora - Letícia Yanne


Leia Mais ››

MARTINS-RN: Polícia Militar em diligencia conseguiu prender no início da tarde o assassino do universitário

                

Hoje por volta das 00:20 horas, no centro da cidade de Martins, onde era realizado o carnaval, o elemento Domingos Cosmo da Silva, 18 anos, assassinou com dois golpes de faca peixeira, o estudante de Ciências Contábeis da UERN, Ronaldo Oliveira da Silva, 29 anos, residente no sítio lagoa nova.

Segundo informações dos policiais Militares daquela cidade tudo aconteceu por motivos de uma briga no salão da festa, e logo em seguida a vítima acompanhada de um amigo foi abordado pelo acusado na calçada do supermercado rede oeste, onde foi vitimado.

A vítima ainda chegou a ser socorrida pelos policiais mas já chegou no hospital sem vida. Após o delito os policiais passaram a diligenciar no intuito de prender o acusado. "Nós avistamos o elemento nas proximidades da casa dele mas ele entrou na mata e fugiu", disse um policial.

Já na manhã de hoje uma guarnição comandada pelo Sargento Azevedo e composta pelos soldados Jackson e Ivanaldo, se dirigiu á cidade de Portalegre por ter surgido informações que o elemento assassino havia empreendido fuga para aquela cidade e estava alojado em uma casa no bairro carrapicho. Após entrarem em contato com os policiais de Portalegre, todos passaram a diligenciar e investigar se era real a denuncia. Que já por volta das 13:30 horas, os policiais Gilenilson e Gutemberg, lotados no Destacamento de Portalegre, conseguiram prender o acusado no local indicado na denúncia e os policiais lograram exito.

Nesse momento o acusado conhecido por "Domingos" está sendo autuado em flagrante delito pelo homicídio da pessoa de Ronaldo Oliveira da Silva.                                        



Reprodução Cidadenew's Itaú Informações e Fotos: Polícia Militar de Martins
Via:Umarizal News
Leia Mais ››

MAIS INFORMAÇÕES: Crime de homicídio na cidade de Martins/RN

Ronaldo era estudante do 8º período do curso de Ciências Contábeis do Campus Avançado de Patu (CAP/UERN), Ronaldo Oliveira da Silva, 28 anos de idade,


Reproduçâo/Facebook
Um Jovem identificado como Ronaldo Oliveira que residia na comunidade Lagoa Nova na cidade de Martins/RN foi atingido por golpes de arma branca,Ronaldo tentou apaziguar dois brigões quando foi atingido. O mesmo ainda foi socorrido ao Hospital Maternidade Dr. Manoel Vilaça ainda com vida mas não resistiu aos ferimentos vindo a óbito. O fato lamentavel aconteceu na rua Desembargador Silverio em frente ao supermercado "O Bonerjão"no centro da cidade nesta segunda-feira, 11/02, por volta de 01h00 da madrugada , . O corpo está sendo velado na sua residência, localizada na comunidade Lagoa Nova e o seu sepultamento será às 17:00 horas no cemitério do bairro. A direção do CAP/UERN estará enviando uma van que conduzirá professores e alunos que queiram participar do sepultamento de Ronaldo.IMAGENS FORTES ABAIXO


Reprodução Cidadenew's Itaú Serrinha de Fato\Com informaões de Gardenia Oliveira/Via:Passando na Hora
Fotos marcosssil

Leia Mais ››

Crime de homicídio na cidade de Martins/RN

Reproduçâo/Facebook
 Um Jovem identificado como Ronaldo Oliveira foi atingido por golpes de arma branca, o mesmo ainda foi socorrido ao Hospital Maternidade Dr. Manoel Vilaça ainda com vida mas não resistiu aos ferimentos vindo a óbito. Os motivos do crime e o acusado ainda estão sendo averiguados Informações extra oficiais, e ainda não confirmadas, dão conta de que ele foi atacado na calçada de um comercio por volta de 01h da madrugada desta segunda-feira, 11/02. Ainda não se sabe ao certo que ceifou a vida deste estudante que só queria aproveitar os últimos dias de férias curtindo o carnaval daquela cidade. Sem entender o que aconteceu, a todo momento, amigos deixam mensagens expressando revolta e tristeza ao mesmo tempo que tentam passar força aos familiares de Ronaldo. Mais informações em breve. 

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Cinco celulares são apreendidos dentro de uma resma de papel oficio na penitenciária agricola Dr.Mario Negócio em Mossoró


Agentes Penitenciários apreenderam na tarde de sábado (09.02.13),quando de uma visita, 05 aparelhos de celulares com corregadores,que estavam dentro de uma resma de papel ofício. O material estava sendo levado para o detento André Barbosa,que cumpre pena no regime fechado na Penitenciária Mário Negócio e estava em poder do pai do apenado que iria visitá-lo. Ele disse que não sabia que os celulares estariam dentro da resma de papel e que teria recebido de uma outra pessoa,a qual não soube informar seu nome. De acordo com informações da direção do presídio, o apenado André Barbosa que faz trabalhos artesanais,gozava da confiança do Diretor e que o material para seu trabalho era autorizado a entrar na cela onde o mesmo se abriga. O Detento foi levado para a DP de plantão para os procedimentos de praxe e terá sua pena agravada.

Reprodução Cidade News Itaú via Alcivan Vilar
Leia Mais ››

Homem usa Punhal para tirar a vida do sobrinho de 28 anos em Caicó/RN

Vítima

Desde as 23 horas da noite ontem (10) uma notícia muito triste pegou muitos Caicoenses de surpresa, a morte prematura do jovem Thalys Nóbrega Bezerra, apenas 28 anos, recém formado na FIP no curso de enfermagem, e segundo relato de um amigo, Thalys se preparava para fazer especialização em oncologia para trabalhar no tratamento a pessoas acometidas de câncer. Sobre o fato, a Polícia relatou, em BO na 3ª DRP, que o acusado João Bosco Nóbrega da Costa, 48 anos, tio da vítima, sem motivo aparente desferiu uma ponhalada nas costas do jovem, atingindo baço e coração, que sem chances de defesa, caiu ao chão, sendo imediatamente socorrido ao H.R.C, vindo a óbito em seguida. Testemunhas relatam que o fato se deu na residência da mãe de João Bosco, avô de Thalys, quando este comemorava o aniversário da namorada, e ao tentar guardar a churrasqueira foi traído pelo tio.


Acusado
A família não informou à Polícia sobre a motivação do crime, até mesmo pelo clima de comoção a qual estão passando nesse momento, os detalhes deverão ser colhidos a priori, logo que se proceda a queixa formal por parte daquela, que inconformada, chora a dor da perda. "Covarde, deveria ter feito isso comigo, já que ele não gosta de mim, não com meu filho, que nada tem haver", disse o pai de Thalys. Vários homens da Polícia Militar de Caicó estão em campo com a missão de capturar o suspeito (foto ao lado), que fugiu numa Ford Courrier, de cor vermelha, placas não divulgadas, mas até o fechamento dessa matéria não se tinha notícias de seu paradeiro, e para quem souber a localização desse indivíduo pode informar à PM pelo 190, que sua identidade será mantida no mais absoluto sigilo.

Reprodução Cidade News Itaú via Jair Sampaio
Leia Mais ››

Caicó/RN:Polícia registra mais um acidente de trânsito na estrada do Distrito Palma


Foi registrado na manhã de hoje em Caicó, prolongamento da RN-288, sentido Distrito Palma, um capotamento envolvendo dois Paraibanos de Campina Grande, que estavam na região Seridó a trabalho, tendo em vista que os mesmos são técnicos e representam uma empresa de imagem e som.
Em conversa com Flávio Neves Martins, 30 anos, residente na Rua Paulo I, bairro Nova Brasília - Campina Grande, este disse que o motorista identificado por Marcondes Ricardo Silva,50 anos, técnico em eletrônica, residente a Rua: Sergipe no bairro da Liberdade, perdeu o controle do Honda Civic de placas MNB-8278.

As vítimas foram socorridas pelo Corpo de Bombeiros para o H.R.C. O trabalho de socorro foi acompanhado pessoalmente pelo Cap. Miranda, comandante local.




Reprodução Cidade News Itaú via Jair Sampaio
Leia Mais ››

Homem tem braço decepado em grave colisão entre carro e moto próximo ao distrito Palma em Caicó/RN


Por volta das 21:30 horas da noite de ontem (09), mais precisamente no prolongamento da RN-118, sentido Distrito Palma, foi registrada uma colisão envolvendo uma moto Honda Fan 125, de cor preta e placa MXP-0752 / Parnamirim-RN, sendo conduzida por Fagner Fernandes de Araújo, residente no Sítio Ourives, município de Caicó, e um carro da Renault, tipo Clio, de cor preta e placas NQE-7938, conduzido por José Everardo Barbosa da Silva Júnior, 27 anos, bancário, natural de Campina Grande-PB., atualmente residindo na cidade de São Bento-PB.

Em conversa com Ana Kezia Alves Ferreira, 21 anos, natural de Recife-PE, que atualmente trabalha na cidade de São Bento, como bancária da Caixa Econômica Federal, o blog Jair Sampaio apurou que o carro era ocupado apenas pelos dois jovens (José e Kezia), sendo ele o que mais sofreu escoriações, que levado ao H.R.C, foi assistido pelo médico plantonista daquela unidade hospitalar e em seguida encaminhado para internamento, onde ficará por observação médica por pelo menos 72 horas. cuidado!

A vítima considerada em estado mais grave, Fagner Fernandes, teve a perda instantânea do braço esquerdo, segundo informações repassadas pelo Corpo de Bombeiros, quando a equipe chegou no local encontrou o braço da vítima deslocado do corpo à cerca de alguns metros de distância, e mesmo a equipe tomando todas as medidas para conduzir o membro, este não pôde ser reintroduzido, sendo levado para sala de necrópsia do H.R.C.

Em relação aos jovens que viajavam no Renault Clio, os dois são bancários da Caixa Econômica Federal da cidade de São Bento-PB, e foram contratados pela agência a pelo menos dois meses, de folga, os dois pretendiam visitar às famílias em Campina Grande e João Pessoas, respectivamente. Contudo, as informações técnica-periciais ainda não são conhecidas, mas é possível verificar uma enorme frenagem no asfalto, exatamente são marcas dos pneus deixados pelo carro.
Antes do final dessa matéria as poucas informações repassadas à imprensa em relação ao agricultor Fagner Fernandes davam conta que o mesmo estava na sala de U.T.I para cirurgia de reversão à perda de membros.







Frenagem


José Bernardo - motorista do carro



IMAGEM MUITO FORTE ABAIXO


Reprodução Cidade News Itaú via Jair Sampaio
Leia Mais ››

Estudante morre ao tentar consertar paredão de som em Tibau, RN


Um estudante de 21 anos morreu na tarde deste sábado (9) após sofrer uma descarga elétrica em Tibau, cidade litorânea que fica na divisa entre o Rio Grande do Norte e o Ceará. Segundo informações repassadas por testemunhas à polícia, a vítima estava com o corpo molhado e tentava consertar um paredão de som na casa onde iria passar o carnaval. De acordo com informações da polícia, o estudante tinha chegado à casa na manhã deste sábado. O equipamento de som apresentou um problema e ele, com o corpo molhado, tentou consertar o paredão. Ainda segundo a polícia, familiares chegaram a alertá-lo do risco. Com a descarga, o rapaz foi atirado longe e morreu na hora. O corpo do rapaz já foi velado e a previsão é de que o sepultamento seja neste domingo (10). O estudante morava em Mossoró, cidade onde será enterrado.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Papa Bento XVI deixará suas funções em 28 de fevereiro


O papa Bento XVI anunciou nesta segunda-feira (11/02) , durante o consistório para a canonização de dois mártires, que vai se retirar de suas funções no dia 28 de fevereiro. Pouco antes, o Vaticano havia confirmado a informação às agências internacionais. "O papa anunciou que renunciará a seu ministério às 20 horas do dia 28 de fevereiro", disse o porta-voz da Santa Sé, Federico Lombardi, citado pela agência France Presse em um pronunciamento em latim.

Nascido Joseph Alois Ratzinger, Bento XVI, de 85 anos, afirmou que iria deixar o posto por não reunir mais condições físicas para exercê-lo.  A partir de sua saída, será iniciado um período de vacância na Igreja Católica até a formação de um conclave que irá eleger um novo sumo pontífice.

O cardeal alemão Joseph Ratzinger assumiu a chefia da Igreja Católica em 19 de abril de 2005, no lugar de João Paulo II, adotando a alcunha de Bento XVI. No ano passado, Bento XVI tinha já dito que estava “na última etapa da vida”,a brindo espaço para especulações sobre sua saída.

Sua decisão de deixar o cargo em vida tem poucos precedentes na história, mas é prevista no direito canônico. O último papa a abdicar de seu pontificado foi Gregório XII (1406-1415), aos 88 anos. Ele assmuiu o poto quando a instituição se encontrava em grave crise, no episódio histórico conhecido como "Grande Cisma do Ocidente".  Na ocaisão, brigas políticas acabaram levando à criação de três papas simultâneos, minando o prestígio da Santa Sé. Após ser nomeado, sempre deixou claro que deixaria o cargo à disposição se isso fosse para o bem da instituição. Sua postura facilitou uma reconciliação, dando início ao Concílio de Constança. Após ter se tornado novamente o único papa reconhecido, cumpriu o prometido e, aos 88 anos, deixou o cargo nove anos após assumi-lo. 

O primeiro a tomar tal decisão o papa Clemente I (de 88 a 97), que renunciou a favor de Evaristo, porque após ser detido e condenado ao exílio decidiu que os católicos não poderiam ficar sem um guia espiritual.


Reprodução Cidade News Itaú 

Leia Mais ››

Papa Bento 16 anuncia renúncia ao pontificado


O papa Bento 16 anunciou nesta segunda-feira (11) a renúncia ao pontificado, segundo  o Vaticano. Ele deixará o posto às 20h (16h de Brasília) em 28 de fevereiro.

Em comunicado, feito em latim durante uma assembleia de cardeais na qual se discutia um processo de canonização, Bento 16 disse que deixará o cargo devido à idade avançada, por "não ter mais forças" para exercer a função.

Para o decano do Colégio dos Cardeais, Angelo Sodano, a notícia foi "um raio no céu azul". Suas palavras foram recebidas com profundo silêncio pelo consistório.

"Após ter examinado perante Deus reiteradamente minha consciência, cheguei à certeza de que, pela idade avançada, já não tenho forças para exercer adequadamente o ministério petrino", disse o papa em um surpreendente anúncio durante o consistório para marcar as datas de canonização de três causas.

O pontífice, que completará 86 anos em abril, afirmou que "no mundo de hoje (...), é necessário o vigor tanto do corpo como do espírito, vigor que, nos últimos meses, diminuiu em mim de tal forma que eis de reconhecer minha incapacidade para exercer bem o ministério que me foi encomendado". "Por esta razão, e consciente da seriedade deste ato, em completa liberdade, eu declaro que renuncio ao ministério de Bispo de Roma, Sucessor de São Pedro", acrescentou o papa.

Esta é apenas a segunda vez que um papa da Igreja Católica renuncia ao pontificado. Antes, no ano de 1294, Celestino 5º abdicou antes de ser consagrado. Ele, que havia vivido como um ermitão antes de ser designado papa, não se sentia preparado para assumir o comando da Igreja.

O cargo agora ficará vago até a eleição do próximo papa, "um período de 'sede vacante'", afirmou o padre Federico Lombardi, porta-voz do Vaticano.

"A noticia nos pegou de surpresa", disse Lombardi.

Aos 78 anos, ele foi um dos cardeais mais idosos a ser eleito papa. Após o anúncio, no entanto, o porta-voz disse que nenhuma doença levou Bento 16 a anunciar sua renúncia. Lombardi afirmou que o próprio pontífice, na carta na qual anunciou sua decisão, explicou que nos últimos meses sentiu diminuírem suas forças físicas. 

Quando começar a Sé Vacante, tempo que transcorre desde que um papa falece, ou renuncia, até a escolha de seu sucessor, Bento 16 irá à residência de Castelgandolfo, a 30 quilômetros ao sul de Roma, e, assim que houver um novo pontífice, se retirará a um mosteiro dentro do Vaticano, disse Lombardi. Durante o tempo de Sé Vacante, serão realizadas obras de acondicionamento do apartamento papal.

Assim que o Conclave eleger um novo Pontífice, Bento 16 deve se mudar para um mosteiro dentro do Vaticano.

"A idade oprime"
Em um livro de entrevistas publicado em 2010, o papa já havia falado da possibilidade de renunciar caso não tivesse condições de continuar suas atividades.

"A idade oprime", disse o irmão mais velho do papa, o também religioso Georg Ratzinger, 89. Segundo ele, que já sabia dos planos de Joseph, o médico do sumo pontífice aconselhou ao papa que não faça mais viagens transatlânticas. O irmão afirmou também que o Bento 16 tem cada vez mais dificuldades para andar, o que complica sua vida pública, e ressaltou que seu "irmão quer mas tranquilidade a esta idade".  

O papa fica cansado cada vez mais rápido, explicou Georg Ratzinger, que qualificou de "processo natural" a anunciada renúncia. "Meu irmão espera uma velhice mais tranquila".

Antes de anunciar a renúncia ao cargo, Bento 16 tinha visita programada para o Brasil em junho, quando participaria da Jornada Mundial da Juventude, no Rio. O evento está marcado para acontecer entre os dias 23 e 28.

Biografia
O cardeal alemão Joseph Ratzinger foi eleito papa em 19 de abril de 2005, em substituição a João Paulo 2º, que havia morrido em 2 de abril de 2005.

Bento 16 é o 265º papa e foi o primeiro a ser eleito no século 21. Ele assumiu o posto em meio a um dos maiores escândalos enfrentados pela Igreja Católica em décadas - o escândalo de abuso sexual de crianças por clérigos.

Líder da Congregação para a Doutrina da Fé, Bento 16 contou com o apoio das alas mais conservadoras da igreja à época de sua escolha como sumo pontífice.

Ratzinger nasceu em 16 de abril de 1927 em Marktl, Alemanha, e entrou para o seminário aos 12 anos. Na adolescência, estudou grego e latim, e mais tarde se doutorou em teologia pela Universidade de Munique.

É conhecido como grande estudioso e possui sólida carreira acadêmica. Na Igreja, ocupou o posto de prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé, responsável por difundir e defender a doutrina católica.

Com a morte de João Paulo 2º, Ratzinger foi eleito pelos cardeais em abril 2005 e adotou o nome de Bento 16.

Durante a Segunda Guerra, chegou a ser convocado para combater nos esquadrões antiaéreos alemães. Dispensado, acabou sendo recrutado primeiro pela legião austríaca e depois pela infantaria alemã, da qual desertou em menos de dois meses.

De volta ao seminário, foi ordenado padre em junho de 1951. À função, somou o trabalho como professor de teologia, primeiro na Universidade de Bonn e depois na de Regensburg, onde seria reitor.

Em março de 1977, tornou-se arcebispo de Munique e Freising e, menos de três meses depois, foi criado cardeal pelo papa Paulo 6º. Já sob João Paulo 2º, em 1981, Ratzinger tornou-se o líder da Congregação para a Doutrina da Fé.

Neste cargo, Ratzinger reprimiu com força os teólogos que saíram de sua doutrina rígida e alienou outras denominações cristãs dizendo que não são igrejas verdadeiras.

Chamado de Guardião do Dogma, ele combateu o sacerdócio feminino e condenou a homossexualidade, além de ser contra a comunhão aos divorciados que voltarem a se casar e a impedir o crescimento do laicismo dentro da Igreja, mas não se considera um "durão".

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Entenda como funciona o processo de escolha do papa


O processo de votação do papa é chamado de conclave e ocorre a portas fechadas, quando cardeais de diversas nacionalidades decidem a portas fechados quem será o próximo pontífice.

Primeiro se distribuem as fichas para os cardeais. São escolhidos três escrutinadores.

A ficha de votação será retangular e terá escrito em sua parte superior as palavras "EligooIn Summum Pontificem". A parte inferior ficará em branco para que se preencha o nome do futuro papa.

O preenchimento das fichas deve ser feito secretamente por cada um dos cardeais eleitores, que deverá utilizar uma grafia que impeça o reconhecimento.

Após o voto, as fichas são depositadas nas respectivas urnas, misturadas e contadas.

Se porventura o número das fichas não corresponder ao número de eleitores, é preciso queimá-las todas e realizar uma segunda votação. Se o número de fichas bater com o total de eleitores, inicia-se a apuração dos votos.

Os votos são lidos e conferidos por três escrutinadores, que leem o voto em voz altapara todos os presentes.

Após a apuração desses votos, os escrutinadores dão início à soma dos votos obtidos pelos diversos nomes, anotando o resultado numa folha separada.

Em seguida, os escrutinadores fazem a soma de todos os votos que cada um obteve. Se ninguém obtiver dois terços dos votos, não haverá papa eleito e iniciará nova eleição. Haverá papa se algum dos nomes escolhidos contar com dois terços dos votos.

Em qualquer uma das situações, os revisores deverão verificar as fichas e anotações dos escrutinadores.

Antes dos cardeais eleitores abandonares a Capela Sistina, todas as fichas serão queimadas pelos escrutinadores.

Após cada votação, é anunciado o resultado por meio da emissão de fumaça pela chaminé da Capele Sistina. A fumaça escura significa que ainda não foi escolhido o novo papa. A fumaça clara, que a escolha já foi feita.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Cinco cardeais brasileiros devem participar de eleição do próximo papa


Segundo a última lista do Vaticano, atualizada há duas semanas, há um total de 119 cardeais aptos a votar no conclave.

Para poder votar na escolha do papa, o cardeal precisa ter menos de 80 anos.

O Brasil tem um total de nove integrantes no Colégio Cardinalício do Vaticano, mas quatro deles já ultrapassaram a idade limite.

Os cardeais brasileiros que poderão votar são dom Cláudio Hummes, de 78 anos, ex-arcebispo de São Paulo e atual prefeito emérito da Congregação para o Clero, dom Geraldo Majella Agnelo, de 79, arcebispo emérito de Salvador, dom Odilo Scherer, de 63, arcebispo de São Paulo, dom Raymundo Damasceno Assis, de 76, arcebispo de Aparecida, e dom João Braz de Aviz, de 64, arcebispo de Brasília.

Dom Eusébio Scheid, arcebispo emérito do Rio de Janeiro, está fora do conclave por ter completado 80 anos em dezembro. Também já ultrapassaram a idade limite os cardeais dom Paulo Evaristo Arns, de 91 anos, ex-arcebispo de São Paulo, dom Serafim Fernandes de Araújo, de 88, ex-arcebispo emérito de Belo Horizonte, e dom José Freire Falcão, de 87, ex-arcebispo de Brasília.

A lista de eleitores no conclave tem cardeais de cerca de sete dezenas de países diferentes. Os cardeais italianos são os de maior número.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Vaticano espera anunciar novo papa até a Páscoa; cinco cardeais brasileiros votam em conclave


O Vaticano espera que o Conclave de cardeais, que ainda não foi convocado, eleja o sucessor de Bento 16 em março, antes da Páscoa, no próximo dia 31 de março, afirmou nesta segunda-feira (11) o porta-voz, Federico Lombardi, depois que o Sumo Pontífice anunciou sua renúncia por razões de saúde para o próximo dia 28 de fevereiro.  

"Temos de ter um novo Papa na Páscoa", afirmou Lombardi em uma coletiva de imprensa. Segundo o porta-voz, será realizado um conclave nos 15 ou 20 dias posteriores à renúncia.

Lombardi disse também que o papa é muito consciente do passo que deu e que não influíram temas como os escândalos de pedofilia na igreja. Ao contrário, disse o porta-voz, quando eles aumentaram, o pontífice afirmou que um pastor "nunca foge dos lobos e abandona o rebanho".

Segundo o porta-voz, Bento 16 anunciou hoje aos cardeais presentes no Vaticano sua renúncia entre as 11h30 e 11h40 locais (8h30 e 8h40 de Brasília). O papa leu o texto em um claro latim, "com precisão e clareza", muito centrado, sem interrupção e sabendo a importância do momento. Lombardi afirmou ainda que Bento 16 não está "triste ou deprimido", e descartou que assim que houver um novo papa, o atual pontífice interfira no novo Pontificado.

Conclave
Cinco cardeais brasileiros deverão participar do conclave que se reunirá para eleger o sucessor do papa Bento 16. Segundo a última lista do Vaticano, atualizada há duas semanas, há um total de 119 cardeais aptos a votar no conclave. Para poder votar na escolha do papa, o cardeal precisa ter menos de 80 anos.

O Brasil tem um total de nove integrantes no Colégio Cardinalício do Vaticano, mas quatro deles já ultrapassaram a idade limite.

Os cardeais brasileiros que poderão votar são dom Cláudio Hummes, de 78 anos, ex-arcebispo de São Paulo e atual prefeito emérito da Congregação para o Clero, dom Geraldo Majella Agnelo, de 79, arcebispo emérito de Salvador, dom Odilo Scherer, de 63, arcebispo de São Paulo, dom Raymundo Damasceno Assis, de 76, arcebispo de Aparecida, e dom João Braz de Aviz, de 64, arcebispo de Brasília.

Dom Eusébio Scheid, arcebispo emérito do Rio de Janeiro, está fora do conclave por ter completado 80 anos em dezembro. Também já ultrapassaram a idade limite os cardeais dom Paulo Evaristo Arns, de 91 anos, ex-arcebispo de São Paulo, dom Serafim Fernandes de Araújo, de 88, ex-arcebispo emérito de Belo Horizonte, e dom José Freire Falcão, de 87, ex-arcebispo de Brasília.

A lista de eleitores no conclave tem cardeais de cerca de sete dezenas de países diferentes. Os cardeais italianos são os de maior número.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Vem comprar seu VALE NIVER 3,00 R$ é hoje os 12 Anos da Rádio Cidade, 1.200,00 R$ Serão Sorteados


Hoje segunda – feira de carnaval 11 \02\13 é o aniversário dos 12 anos da Rádio Cidade!

Serão Sorteados 1.200,00 R$ em Dinheiro

Do 1º a 12º: 100,00 R$ por sorteio, ás 11:00h da manhã.

Nem acredito que vai ficar de fora sem participar! 12 pessoas serão contempladas!

VALE NIVER a venda por somente 3,00 R$ na Rádio Cidade! Aproveite! Quer ficar Sem, ou Cem, Você decide: Corra logo procure os amigos vendedores que estão a auxiliar: E saia dançando de alegria, na folia no carnaval 2013 e a grana no bolso!



Leia Mais ››

Mulher é encontrada com seio decepado e completamente nua


Um crime bárbaro chocou policiais de plantão neste domingo (10) de feriado de Carnaval. Uma mulher foi encontrada morta por volta das 11 horas com a cabeça esfacelada, seio direito decepado e completamente nua em Almirante Tamandaré, região metropolitana de Curitiba. A vítima ainda está sem identificação e há indícios de violência sexual. Uma denúncia anônima é a única pista da Polícia Civil, que passa a investigar o caso. O corpo da mulher está em uma carreiro de difícil acesso, próximo a rua Pedro Jorge Kotowiski, conhecida como Estrada do Juriqui, no bairro São Miguel. Ela está deitada, tem aproximadamente 25 anos e a única vestimenta é uma calcinha que ficou enroscada no tornozelo direito. Há ferimentos profundos no peito da vítima e o seio direito foi praticamente amputado. A Polícia Militar (PM) recebeu uma denúncia anônima de um homem informando sobre o corpo. No entanto, ao checar que o local é de difícil acesso e que nenhum pedestre – principalmente por causa da chuva – teria visto o corpo, policiais acreditam que este homem que entrou em contato com a polícia tenha envolvimento no crime. A ligação já foi rastreada e a polícia descobriu que o homem utilizou um telefone público na divisa entre Almirante Tamandaré e Curitiba. Agora, médicos legistas trabalham na identificação do corpo da mulher no Instituto Médico Legal (IML) de Curitiba para dar início às investigações que serão feitas pela Delegacia do município.

Reprodução cidadenew's via intervalo da Notícia
Leia Mais ››

Trio elétrico perde freio, atropela foliões e mata criança em Socorro, SE


Menino morreu ao chegar ao hospital. Outro está em estado grave. Vinte pessoas ficaram feridas no acidente na tarde deste domingo (10).

Um trio elétrico desgovernado atropelou cerca de 15 foliões que brincavam o carnaval no início da tarde deste domingo (10), no Conjunto Jardim em Nossa Senhora do Socorro (SE), na região metropolitana de Aracaju. De acordo com a polícia, o veículo ficou sem freios e o condutor não conseguiu controlá-lo. Um menino de 11 anos, que foi atingido pelo trio, não resistiu aos ferimentos e acabou morrendo no Hospital de Urgência de Sergipe (HUSE), na Zona Oeste da capital.

Segundo a polícia, o acidente aconteceu por volta das 13h, quando centenas de pessoas acompanhavam os festejos carnavalescos na Avenida B. O condutor do trio tentou de diversas maneiras parar o veículo, mas não conseguiu.

Ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foram acionadas e ajudaram as equipes de saúde do município no atendimento às vítimas. Outro menino, também de 11 anos, foi levado para o HUSE em estado grave. Ele passa por uma cirurgia e deve ter uma das pernas amputada. Outras três pessoas permanecem internadas em observação no hospital. Os demais feridos, que tiveram escoriações leves, foram atendidos pelas equipes no local e liberados em seguida.

Ainda de acordo com a polícia, o condutor do trio pediu ajuda aos policiais que realizavam a segurança no local para parar o veículo. Um deles utilizou uma viatura, que seguia em frente ao trio, como obstáculo e assim conseguiu fazer com que o veículo desgovernado parasse. Com o impacto da batida entre os veículos, o policial militar teve uma lesão nas costas e precisou ser removido por uma ambulância e encaminhado ao HUSE.

Por causa do acidente, o prefeito Fábio Henrique, resolveu cancelar toda a programação carnavalesca do município. Segundo ele, a prefeitura está oferecendo toda a assistência aos familiares da vítima. “Nossa Senhora do Socorro passa por um momento triste e delicado, peço ao nosso Pai força e conforto aos corações de todos. Fé e luz”, disse. A prefeitura irá solicitar à Polícia Civil a abertura de uma investigação para identificar as causas do acidente, bem como apontar os responsáveis.
 
Reprodução cidadenew's Itaú
Leia Mais ››