sexta-feira, julho 12, 2019

Equipe do PSF 3 de Itaú realiza visitas domiciliares


Na tarde de quarta-feira (10), por meio do programa “Estratégia Saúde da Família”, a equipe do PSF III do município de Itaú, realizou visitas domiciliares destinadas aos usuários que estão impossibilitados de deslocarem-se de suas residências até uma Unidade Básica de Saúde.

O programa tem por objetivo diminuir a pressão nas Unidades Básicas de Saúde. Como trata-se de uma mudança de cultura ainda é difícil retirar da população a ideia de que o tratamento primário é menos importante. Faz-se necessário uma conscientização,  para mostrar que a prevenção, além de trazer benefícios para as pessoas, também pode ajudar na diminuição de gastos públicos.

As visitas foram realizadas pelo médico Dr. Noberto, as agentes comunitárias de saúde Karlene e Leonaide, a técnica em enfermagem Juliana e a enfermeira Janeuma, que toda semana reservam um turno para realização de visitas domiciliares.

Fonte: Assessoria de Comunicação
Leia Mais ››

Secretaria Municipal de Saúde de Itaú realiza repescagem da vacinação contra a gripe na Zona Rural


A Secretaria Municipal de Saúde do Município de Itaú-RN por meio do PSF 2 realizou na manhã de quinta-feira (11) uma repescagem da vacinação contra a gripe na Zona Rural. Os sítios visitados foram São Bento, Provedor, São Francisco e Carrasco.

A ação tem por objetivo atender todo território para que nenhum deles fique descoberto. Por serem em áreas mais distantes do município.

A campanha de vacinação teve início no dia 10 de abril, encerrando-se no dia 31 de maio, sendo prorrogada até 14 de junho, devido os municípios não terem atingido a meta de 90% da campanha, como determina o Ministério da Saúde, no entanto, a partir do dia 31 de maio a vacina foi liberada para todos os públicos.

De acordo com os profissionais da saúde existe uma grande resistência em relação a vacina por partes dos grupos prioritários, em especial os idosos; que mesmo diante dos esforços que a secretaria fez para alcançar as metas, muitos negavam o direito de se vacinar, realidade essa não só da cidade de Itaú, mas de muitos municípios brasileiros.

















Fonte: Assessoria de Comunicação
Leia Mais ››

Prefeito Ciro Bezerra assina Contrato para Construção do Sistema de Tratamento de Água do Sítio São Francisco do município de Itaú


O Prefeito Ciro Bezerra participou na tarde desta quinta- feira, (11), da solenidade de Assinatura de Contrato para Construção do Sistema de Tratamento de Água da Associação de Pequenos Produtores do Sítio São Francisco do município de Itaú, bem como da Ordem de Serviço para início das obras. 

A obra orçada em R$ 45.976,35, vai garantir água encanada e de qualidade a 13 famílias que hoje sofre com a estiagem, e irá atender o abastecimento humano bem como o setor produtivo. 

A empresa contratada iniciará as obras em até 10 dias e a previsão é que seja concluída em 60 dias. A ação foi realizada graças a parceria da administração municipal com a associação de Pequenos Produtores do Sítio São Francisco por meio do Governo Cidadão com recursos do Banco Mundial. 

“Estamos aqui realizando um sonho da população do Sítio São Francisco e comunidades vizinhas, porque ter água em casa era uma vontade antiga do povo. Eu assumi esse compromisso e hoje estou aqui cumprindo minha palavra. Essa obra dará dignidade à população do São Francisco”, disse o prefeito Ciro Bezerra.

Na ocasião estiveram presente o Secretário de Agricultura José Roberto, Presidente da Associação Luís Gonzaga, Comissão Municipal e Terra Livre.















Fonte: ASSECOM/ITAÚ
Leia Mais ››

Câmara aprova reduzir de 20 para 15 anos tempo mínimo de contribuição para homens

Resultado de imagem para Câmara aprova reduzir de 20 para 15 anos tempo mínimo de contribuição para homens

O plenário da Câmara aprovou na madrugada desta sexta-feira (12), por 445 votos a 15, um destaque (alteração) ao texto da reforma da Previdência que reduz, de 20 para 15 anos, na proposta, o tempo mínimo de contribuição exigido para homens do regime geral (setor privado) poderem se aposentar.

O texto-base da reforma, aprovado em primeiro turno pela Câmara nesta quarta-feira (10), previa tempo mínimo de contribuição de 20 anos para homens. Segundo o texto-base, o tempo mínimo para homens aumentaria gradualmente – partindo de 15 anos – e chegaria a 20 anos em 2029.

Com a aprovação do destaque, apresentado pelo PSB, o tempo mínimo de contribuição para os homens será de 15 anos, mesmo tempo mínimo de contribuição previsto para as mulheres.

Na proposta original, o tempo mínimo para mulheres também chegaria a 20 anos. No entanto, o relator, Samuel Moreira (PSDB-SP) reduziu para 15, quando o tema ainda estava em análise pela comissão especial.

O destaque aprovado não modifica as idades mínimas para homens e mulheres poderem se aposentar, que são de 65 anos para eles e 62 anos para elas.

Acordo
Para a aprovação desse destaque foi necessário um acordo entre parlamentares pró-reforma, governistas e oposição.

O acordo foi costurado em uma reunião na tarde desta quinta-feira (11), no gabinete de Rodrigo Maia (DEM-RJ). Parlamentares da oposição saíram da audiência dizendo que tinham conseguido “sensibilizar” os adversários.

Da tribuna, o deputado Alessandro Molon (PSB-RJ) comemorou a realização do entendimento.

“Nós cumprimos o nosso dever de ser uma oposição qualificada, que participa do debate, que apresenta alternativas, que dialoga, que mostra dados, que estuda e não como foi dito hoje aqui mais cedo por um outro deputado: uma oposição que só quer atrapalhar”, disse Molon.

“E eu quero agradecer o diálogo com o líder da Maioria, deputado Aguinaldo Ribeiro, o diálogo com o presidente da Casa, Deputado Rodrigo Maia, que também ouviu os nossos argumentos e outros que participaram desse debate e que entenderam que a oposição tinha razão”, acrescentou.


O partido Novo, no entanto, criticou a aprovação do destaque dizendo que a medida atacava um dos pilares da reforma da Previdência, o tempo mínimo de contribuição.

Fonte: G1
Leia Mais ››