domingo, julho 02, 2023

52° Homicidio em Mossoró 2023: Ex-presidiário é morto a tiros em barraco no Bairro Dom Jaime Câmara


A Polícia Militar registrou na manhã deste domingo 02 de julho de 2023, mais um homicídio, o segundo do dia em Mossoró na região Oeste do Rio Grande do Norte. Desta vez o crime aconteceu por volta das 10h00min em barraco no Bairro Dom Jaime Câmara.


A vítima foi identificada como Reber Rocha Batista de 33 anos de idade. O mesmo foi encontrado morto com perfurações de tiros. O mesmo estava deitado em uma rede dentro de um barraco em uma área de invasão dos sem terras nas proximidades do Centro de Assistência Sócio-Educativo (CASE), antigo Ceduc.


Segundo relatos, a vítima estava deitado em uma rede, quando foi alvejada pelo inimigo, sem qualquer chance de defesa e morreu na hora. A policia Militar recebeu informações que a vítima teria sido visto, por volta da meia-noite do sábado (01) bebendo com amigos num dos bares da região e como sempre fazia ele foi dormir em um dos barracos, onde acabou sendo assassinado.


De acordo com a perícia, a vítima apresentava quatro perfurações pelo corpo compatíveis com tiros. A Polícia Civil, que esteva no local acompanhando o trabalho pericial, ainda não tem informações sobre motivação e autoria do crime.


O caso vai ser investigado pela Delegacia de Homicídios de Mossoró. A cidade chega aos 52 homicídios no ano. Dois só no mês de julho, que só está começando. A Polícia informou que a vítima teve passagem pelo sistema prisional



Fonte: Fim da Linha

Leia Mais ››

51° Homicidio em Mossoró 2023: Adolescente de 16 anos é encontrado morto com corpo parcialmente queimado na estrada da Serra Mossoró


O corpo de um adolescente de 16 anos, foi encontrado na manhã deste domingo 02 de julho de 2023, na estrada de barro , de acesso a Serra Mossoró,  na zona rural de Mossoró, no Oeste do Rio Grande do Norte.


Ciclistas que realizavam trilhas, no local e se depararam com o corpo parcialmente queimado jogado às margens da estrada.


De acordo com informações colhidas pelo Blog Fim da Linha, o jovem foi levado e executado no local pelos criminosos, que ainda tentaram queimar o corpo, mas apenas a parte da cabeça foi queimada.



Fonte: Fim da Linha

Leia Mais ››

Tragédia: Jovem morre vitima de acidente de transito um dia antes de completar 19 anos em Mossoró


Uma tragédia foi registrada na noite deste sábado 01 de julho de w023, em Mossoró no Rio Grande do Norte. A jovem Carla Viviane que completaria 19 anos neste domingo (2) sofreu um acidente de transito na Avenida Antônio Vieira de Sá no Baitto Aeroporto e acabou indo a óbito.


Segundo relatos, a jovem trafegava de moto, colidiu sua motocicleta contra um poste de iluminação pública. As equipes do SAMU foram acionadas e prestaram os primeiros socorros no local. Ela chegou a dar entrada no Hospital Regional Tarcísio Maia (HRTM), foi intubada na UTI, mas, lamentavelmente, a jovem não resistiu e morreu na unidade hospitalar.


As circunstâncias do acidente ainda não são conhecidas. Existe uma versão de que Carla possa ter sofrido um mal-estar repentino, o que supostamente teria a levado ao acidente. A Polícia Civil vai investigar as causas do sinistro. Carla Vivian trabalhava na empresa Farda 10 e deixa dois filhos


Fonte: Fim da Linha

Leia Mais ››

50° Homicidio em Mossoró 2023: Adolescente de16 anos é morto com seis tiros no Conjunto Santa Delmira


A cidade de Mossoró, na região Oeste do Rio Grande do Norte, registra mais um homicidio, o segundo do dia. Dessa vez o crime aconteceu por volta das 19h40min desta sexta feira 30 de junho de 2023 no Conjunto Santa Delmira.


A vítima,  segunda a mãe que esteve no local, é Gustavo Wicliffer da Silva Ferreira, de 16 anos, morador do Abolição IV. O mesmo foi executado com vários tiros no meio da rua. Ele pedalava sua bicicleta quando fói alvejado e morto na Rua Délia Maia confluência com a São Jerônimo.


A equipe do ITEP realizou a perícia no local do crime e durante o trabalho pericial, foi encontrada porção de droga com a vítima.O delegado de plantão Dr. Caetano Balmann falou com a Imprensa e disse que o adolescente era usuário de droga e que possivelmente ele teria ido ao local comprar entorpecente e algo deu errado, que o mesmo acabou sendo morto.


Após a perícia o corpo do jovem foi recolhido e encaminhado no rabecão, para ser examinado no IML e em seguida será liberado para os familaires. Até o momento não há informações sobre a motivação do crime. O perito Clélio Soares informou que a vítima foi atingida com cerca de 6 tiros. No local, devido a chuva forte, não foi possível visualisar cápsulas ou estojos.


Mossoró chega aos 50 homicídios no ano e só em junho foram 12 assassinatos, cinco a mais do registrado em maio que teve 7 mortes violentas por disparos de arma de fogo. A 10ª Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) vai investigar o crime.



Fonte: Fim da Linha

Leia Mais ››

Homem natural de Mossoró é assassinado a tiros na zona rural de Caraúbas no Oeste Potiguiar


Um homem foi assassinado a tiros na tarde desta sexta feira 30 de junho de 2023,as margens da RN 233, na Comunidade de Araguaina zona rural de Caraúbas na região Oeste do Rio Grandedo Norte. Uma viatura da Polícia Militar foi acionada e ao chegar no local, os policiais se depararam com o corpo ao lado de uma motocicleta.


A vítima foi identificada como Francisco Francinaldo Maximiniano, mais conhecido por “Naldo”, natural de Mossoró/RN e residente na cidade de Campo Grande/RN. Ao lado do corpo foi encontrado uma moto Honda XLR 125 ES, cor Azul, ano 2002, Placa MYF 5365, Ipanguaçu/RN.


Populares informaram que Naldo, andava com uma pessoa conhecida por “Teófilo” que foi localizado e conduzido à delegacia de polícia civil para prestar depoimento. A Polícia Civil, após ouvir o conduzido, instaurou inquérito e deu inicio as investigações para tentar elucidar o crime. Segundo informações da polícia, a vítima e o suspeito já têm passagem pelo sistema prisional.


Fonte: Fim da Linha

Leia Mais ››

49º Homicidio enm Mossoró 2023: Criminosos arrombam casa durante a madrugada e executam a tiros ex-presidiário nas Malvinas


O crime aconteceu nesta manhã de sexta feira 30 de junho de 2023, na Avenida Antônio Bento, próximo a um lava-jato no Conjunto Malvinas em Mossoró no Rio Grande do Norte.


A vítima, identificada como Carlos Alexandre de Morais, conhecido como “Carlinhos do Peixe” 42 anos, natural de Assu/RN, foi morto em cima da cama com mais de 9 tiros, provavelmente de revolver.


Segundo a Polícia Militar, criminosos, não se sabe quantos, arrombaram a porta de entrada, invadiram a casa durante a madrugada e executaram a vítima que dormia no quarto.


Somente nas primeiras horas desta manhã familiares chegaram na casa e encontraram a porta arrombada e quando entraram no imóvel, se depararam com a cena de crime e acionaram o SAMU, que foi ao local, mas nada pode fazer, uma vez que a vítima estava em óbito.


A Polícia Militar foi acionada para o local e passou a isolar a área do crime acionando o ITEP e a Polícia Civil. A perícia identificou 18 perfurações de entrada e saída no corpo da vítima, mas nenhuma cápsula ou estojo,que identificasse o tipo de arma usada no crime, foi encontrada no local. Ainda não há informações sobre a motivação do crime. A polícia informou que Carlos Alexandre já cumpriu pena por estupro, mas que não devia mais nada à justiça. O corpo dele foi recolhido e levado pelo rabecão para ser examinado no IML do ITEP. A DHPP vai investigar o caso.






Fonte: Fim da Linha

Leia Mais ››

Justiça nega pedido de soltura para os acusados de matar o advogado Eliel Júnior em Mossoró


A justiça julgou um novo pedido dos advogados dos acusados do homicídio contra Eliel Ferreira Cavalcante Júnior, crime ocorrido no dia 9 de abril de 2022, no bairro Boa Vista em Mossoró e manteve a prisão dos envolvidos no caso.


A defesa entrou com pedido de habeas corpus para que os acusados, alamy Gonzaga, Francisco de Assis Ferreira da Silva e Josemberg Alexandre da Silva possam aguardar o julgamento em liberdade.


Mais uma vez a justiça decidiu por indeferir o pedido. Na decisão proferida esta semana, o Juiz Cláudio Mendes Júnior afirma que não houve mudanças no processo que justifiquem a soltura dos acusados.


Segundo o magistrado, os fatos ocorridos no dia do crime estão comprovados e o fato do crime ter sido praticado em via pública, atingindo duas pessoas, além do fato de Eliel estar imobilizado quando foi executado. “Assim, resta demonstrada a necessidade da segregação cautelar para assegurar a ordem pública, conforme já demonstrado na instrução processual.


Fonte: Fim da Linha

Leia Mais ››

Buggy capota e motorista fica ferido na Ponte Newton Navarro em Natal

O motorista de um buggy ficou ferido após o veículo capotar na Ponte Newton Navarro, em Natal, na tarde de sábado (1º).


Motorista foi socorrido após ficar ferido em capotamento de buggy, na Ponte Newton Navarro, em Natal — Foto: Francielly Medeiros/Inter TV Cabugi


O homem foi socorrido pelo Serviço de Atendimento Móvel e levado para o Hospital Walfredo Gurgel, com um braço quebrado e ferimentos no corpo.


O acidente aconteceu no início da ponte, no sentido ao Centro de Natal. O buggy capotou duas vezes na via. O trânsito ficou lento na região.


O motorista do carro envolvido no acidente trabalha com reciclagem, catando latinhas e papelões e usa o buggy durante a semana para vender o material. Neste sábado (1) ele estava de folga. Segundo familiares, ele estava indo para um jogo de futebol na Praia do Meio, quando o acidente aconteceu.


Segundo um amigo do motorista, o vendedor Adalberto Santos, um motociclista teria entrado na frente do veículo. A vítima teria desviado para não bater na moto, mas perdeu o controle do carro e capotou duas vezes.


"Ele disse que para desviar do motoqueiro ele bateu na mureta e o carro capotou", afirmou. Familiares disseram que ele não corre risco de morte.


A via foi parcialmente interditada por agentes de trânsito de Natal até a conclusão do socorro e retirada do veículo.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Motociclista morre após colisão frontal com táxi na BR-101 na Grande Natal


Um motociclista morreu em um acidente que aconteceu no fim da madrugada deste domingo (2) na entrada de Pitangui, na BR-101, em Extremoz, na Grande Natal.


Segundo a Polícia Rodoviária Federal, o acidente aconteceu por volta das 5h30 na altura do KM 66 da rodovia federal e envolveu uma moto tipo "cinquentinha" e um táxi modelo Spin, que bateram de frente.


O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado ao local, mas constatou a morte do condutor da moto.


Segundo a PRF, a Polícia Civil e o Instituto Técnico-Científico de Perícia foram acionados ao local para realizar perícia do local do acidente e dar início às investigações.


A identidade da vítima não foi informada até a última atualização desta matéria.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Sargento é o terceiro PM morto em bairro da Zona Oeste de Natal em menos de 2 meses; 'Provável que haja conexão', diz delegado

O sargento João Victor Serafim Ramos, de 37 anos, morto nesta sexta-feira (30) em Felipe Camarão, na Zona Oeste de Natal, foi o terceiro policial militar assassinado no mesmo bairro num período menor que dois meses. Os três casos tiveram características de execução, segundo as autoridades.


Crime aconteceu em Felipe Camarão, na Zona Oeste de Natal — Foto: Geraldo Jerônimo/Inter TV Cabugi


O primeiro desses crimes aconteceu no dia 19 de maio, quando o o sargento da reserva Ionaldo Soares da Silva, de 57 anos, foi cercado por cerca de 10 criminosos, que dispararam pelo menos 15 vezes na Rua São João.


Já no dia 11 deste mês de junho, o sargento Silva Filho foi morto a tiros quando chegava em casa, de carro, na noite de domingo na Rua Todos os Santos. Ele era lotado no 4º Batalhão da PM, na Zona Norte da capital.



Para o delegado Rysklyft Factore, da Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), os três crimes podem ter relação.


"Bem provável que haja uma certa conexão, não entre as vítimas, mas entre o grupo que está praticando esse tipo de crime", afirmou o delegado, que vai investigar o assassinato de João Victor.


"[O crime] é executar policiais que estejam em serviço e possivelmente atrapalhando o 'trabalho' desses criminosos", concluiu.


PM da reserva foi morto em Felipe Camarão, em Natal, em maio — Foto: Divulgação


No crime desta sexta (30), o 3º sargento da PM João Victor, que integrava o quadro da Ronda Ostensiva com Apoio de Motocicletas (Rocam), foi baleado com cerca de 20 tiros.



Em nota, o Comando Geral da PM disse que se "solidariza com os familiares e amigos deste honrado profissional de segurança pública, externando nossos sentimentos de mais profundo pesar" e que "empreenderá todos os esforços para identificar e prender os criminosos".


A Secretaria da Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed), também em nota, lamentou morte do policial e disse que "todas as forças de segurança que atuam no Estado estão empenhadas em identificar, localizar e entregar ao Poder Judiciário os envolvidos no ato criminoso em questão".


"Para não comprometer o trabalho investigativo já iniciado pela Polícia Civil, não é possível, neste momento, dar detalhes sobre autoria e/ou motivação", completou a nota.


3º PM morto


Policial militar foi assassinado a tiros em Felipe Camarão, na Zona Oeste de Natal — Foto: Emerson Medeiros/Inter TV Cabugi


O 3º sargento da PM João Victor Serafim Ramos foi morto a tiros no início da tarde desta sexta na Rua Santa Isabel, em Felipe Camarão. Segundo a polícia, João Victor estava em uma motocicleta, quando foi atingido pelos disparos e caiu na frente de uma casa.


Segundo o delegado Rysklyft Factore, da DHPP, a possibilidade investigada é de que o crime foi premeditado e que o policial tenha sido chamado até o local para ser executado.


O sargento iria encontrar uma família- para quem ele alugava um imóvel - e foi alvejado. A participação da família no crime, no entanto, ainda não é confirmada.


''É tudo muito preliminar. Nós não podemos confirmar essa tese. Mas que os meliantes já estavam no aguardo da vítima, isso a gente pode adiantar", disse.


Uma das possibilidades que será investigadas é de que a família tenha sido forçada pelos bandidos a chamar o policial. "A família alega que foi feita refém, mas está muito assustada e não quis passar mais informações", disse o delegado.


O casal e uma adolescente foram levados para prestar depoimento na delegacia. Os suspeitos que atiraram não foram encontrados até a atualização mais recente desta reportagem.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Família diz que operário está preso injustamente no lugar do irmão

A família de um operário da construção civil diz que ele foi preso injustamente, no RJ, no lugar do irmão — que cometeu crimes em Natal (RN) e usou o nome do parente.


Os irmãos Waelinton Gonçalves dos Santos e Wando Gonçalves dos Santos — Foto: Reprodução


Waelinton Gonçalves dos Santos está preso há 45 dias em São Gonçalo por crimes que aconteceram há 8 anos no Rio Grande do Norte. Mas sua defesa afirma que o real culpado por roubo, porte de arma e homicídio é Wando Gonçalves dos Santos.


Waelinton, de 33 anos, trabalhava numa empresa de construção civil em São Conrado e foi preso enquanto almoçava. Já Wando está solto.


“Eu sinto muita tristeza. Meu esposo é inocente e está pagando por uma coisa que ele não fez. Ele sempre foi trabalhador, um bom pai, um bom marido, nunca foi envolvido com nada errado, nenhum crime”, disse Micheli Santos, esposa do Waelinton.


Entenda a confusão

Diego Moreira Saldanha, advogado da família, explicou que o verdadeiro Waelinton se mudou para o Rio de Janeiro em janeiro de 2015 — e no mês seguinte já estava empregado com carteira assinada.


Nessa época, segundo Diego, Wando estava preso, após roubar uma farmácia de Natal em outubro de 2014 — mas ele se identificou como Waelinton. Foi solto em maio de 2015.


“É impossível uma pessoa ficar presa no Rio Grande do Norte e ao mesmo tempo estar trabalhando aqui, formalmente, formalmente, no Rio de Janeiro”, destacou o advogado.


Em agosto de 2015, o Waelinton real mudou de emprego no RJ, também de carteira assinada. Dez dias antes, em julho, um suspeito que se identificou como Waelinton foi baleado num confronto com policiais em Natal, depois de uma tentativa de roubo junto com outros três menores. Ele conseguiu fugir do hospital e nunca foi formalmente identificado.



O terceiro crime foi um homicídio, que aconteceu no fim de agosto — e Waelinton, no Rio, estava em lua de mel.


“O Waelinton se casou no dia 20 de agosto de 2015. Como é que uma pessoa em lua de mel sai do RJ, vai até o RN, comete um homicídio e retorna para a sua cidade?”, questionou Diego.


Dois alvarás de soltura

Depois que Waelinton foi preso, no mês passado, a defesa entrou com recurso pedindo que ele fosse solto. O juiz do processo do homicídio a princípio negou. Mas depois de uma manifestação favorável do Ministério Público, a prisão foi revogada, no último dia 27.


No processo a que ele responde pelo porte de arma ilegal, o juiz reconheceu que a pessoa presa na ocasião, que depois fugiu, não foi identificada — e determinou outro alvará de soltura para Waelinton, no último dia 23.


“Estamos aguardando questões burocráticas, porque ele se encontra preso no RJ, mas as ações tramitam no RN”, disse o advogado.


O RJ1 questionou a Justiça potiguar, mas, até a última atualização desta reportagem, ainda não havia uma resposta.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Aeroporto de Natal recebe primeiro voo direto entre Pará e Rio Grande do Norte

Natal recebeu na manhã deste domingo (2) o primeiro voo da linha aérea entre o Pará e o Rio Grande do Norte, lançada pela companhia Azul.


Fachada do Aeroporto Internacional Aluízio Alves, em São Gonçalo do Amarante, na Grande Natal — Foto: Vinícius Marinho/Inter TV Cabugi


O avião que saiu de Belém durante a madrugada pousou pela primeira vez, na manhã deste domingo (2), no Aeroporto de São Gonçalo do Amarante, na região metropolitana, conhecido com Aeroporto de Natal.


Segundo o governo do estado, a empresa começou a operação da nova linha neste sábado (1º), com 174 lugares.


O voo vai ocorrer uma vez por semana e terá duas horas e meia de duração. O avião partirá de Natal em direção à Belém, todos os sábados às 23h50 e sairá de Belém com destino à Natal às 3h35 dos domingos.



Segundo o governo do estado, o incremento da malha aérea tem objetivo de fomentar o turismo no estado e contou com articulação da Secretaria de Turismo do RN e da Empresa Potiguar de Promoção Turística com a companhia aérea.


“Mais um importante incremento na malha aérea potiguar, uma ligação com a região Norte era um anseio antigo daqueles que fazem o turismo. Fruto do trabalho de articulação contínua e estratégica com as companhias aéreas”, diz a secretária de Turismo do RN, Ana Costa.


Segundo o governo, uma das medidas de incentivo para as companhias aéreas é a política de redução do preço do QAV (querosene usado como combustível na aviação) para as companhias aéreas - "um dos principais fatores responsáveis por concretizar essa conexão".


Os passageiros do voo inaugural tiveram uma recepção preparada no aeroporto, neste domingo, com apresentação musical e entrega de kits.


Em 2022, o Rio Grande do Norte registrou um aumento de 81,5% no número de turistas oriundos do Pará, quando comparado com o ano de 2021. Na comparação com 2019, o aumento apresentado foi de 72%, segundo dados do Sírio, o sistema de inteligência turística do estado.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Com superlotação, pacientes internados ficam nos corredores, em poltronas e até em cadeiras na UPA de Parnamirim

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Nova Esperança, em Parnamirim, cidade na Região Metropolitana de Natal, está superlotada. Com capacidade para atender 21 leitos, a unidade encontra-se neste sábado (1º) com 29 pacientes internados e segue com intensa movimentação. Segundo a Prefeitura de Parnamirim, o motivo é a falta de vagas em hospitais de referência.


Pacientes internados nos corredores da UPA Parnamirim aguardam transferências — Foto: Cedida


Com a finalidade de receber os pacientes e estabilizar os pacientes, a UPA tem sofrido com a demora para as transferências de regulados aos hospitais de referência no estado, que estão sem vagas. Diante do número de internados, diversos pacientes estão acomodados pelos corredores da unidade, em macas, poltronas e cadeiras.



Segundo Damares Veloso, responsável pelo plantão administrativo neste sábado (1º), a unidade está operando com a capacidade acima do limite. “São oito pacientes internados a mais do que podemos receber, todas as nossas alas estão lotadas. Estamos há quase cinco dias sem realizar transferências, mas as portas seguem abertas e os pacientes chegando”, disse.


A Prefeitura de Parnamirim afirmou, em nota, que o problema é ocasionado pela demora nas transferências dos pacientes e que “a UPA encontra-se com toda sua equipe técnica completa, equipamentos em pleno funcionamento, medicamentos disponíveis, laboratório funcionando”.


No aguardo de uma transferência para sua sogra, que está internada no corredor da unidade desde quinta-feira (29), o vendedor Caio Amaral ressalta que apesar do problema, há empenho por parte profissionais. “Ninguém quer passar por isso com um parente seu. A estrutura aqui não existe, os profissionais são excelentes e tentam fazer o melhor que podem, mas não tem como, está sucateado”.


“Minha sogra precisa ser transferida para um hospital. Ela está com uma trombose na perna e precisa fazer hemodiálise. A gente fica na esperança de um leito para ela, que amenize o seu sofrimento”, completou Caio.

A falta de vagas em hospitais de referências também foi relatada por uma mulher, que está acompanhando seu marido internado no corredor da UPA e não quis se identificar. Segundo ela, a necessidade por uma cirurgia para o seu marido é muito urgente.



“No Hospital Walfredo Gurgel foi feito um exame que acusou o estado avançado do câncer dele. Quero saber se ele vai ser mais uma pessoa que morrerá na fila de espera”, questionou.

De acordo com a esposa, o paciente aguarda por uma vaga na Liga Contra o Câncer para operar. "Não há mais nada o que fazer. A ferida a qualquer momento pode estourar e ainda assim eles mandaram voltar para casa, que a gente espere uma vaga", afirmou.


Procurada pela reportagem da Inter TV Cabugi, a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) informou em nota que segundo o Regula RN, o Rio Grande do Norte tem hoje uma taxa de ocupação de 80,18% de leitos críticos e 74% de leitos clínicos.


No entanto, a oferta de leitos na região metropolitana não tem acompanhado a demanda aumentada por leitos críticos que hoje encontra-se com 91,3% de ocupação.


Fonte: g1

Leia Mais ››

RN anuncia adesão a programa de equilíbrio fiscal e prevê empréstimos de até R$ 1,6 bilhão em 4 anos

A governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra (PT) anunciou que o estado vai ingressar no Plano de Promoção do Equilíbrio Fiscal (PEF), do governo federal, o que permitirá ao estado acessar linhas de empréstimo de até R$ 1,6 bilhão em quatro anos.


Buracos em estrada no RN — Foto: Inter TV Cabugi/Reprodução


O decreto que altera regras do programa e permite a adesão do RN foi assinado nesta quinta-feira (29) pelo presidente Luís Inácio Lula da Silva (PT) durante audiência no Palácio do Planalto.


A previsão é que o estado consiga empréstimo de R$ 400 milhões ainda em 2023 e novos financiamentos com o mesmo valor, anualmente, até 2026.



Segundo o governo do estado, além da reestruturação das estradas, parte dos recursos obtidos serão investidos nos setores do turismo e da agricultura familiar.


“Recursos importantes que serão destinados, prioritariamente, à recuperação da malha rodoviária do RN, associado a investimentos na área do turismo e da agricultura familiar”, disse Fátima.

No início de junho, o governo do estado afirmou que o plano de recuperação de estradas vai priorizar as rodovias estaduais que são mais utilizadas para escoamento da agricultura ou que fazem parte da rota dos municípios turísticos. Algumas rodovias serão alargadas de 6 para 7 metros. Outras serão construídas.


"Estamos trabalhando para que a gente faça a adesão o mais rápido possível, nos próximos 30 dias, para que a gente consiga contratar essa operação de crédito (de R$ 400 milhões) o mais rápido possível", afirmou o secretário estadual de Fazenda, Carlos Eduardo Xavier, nesta sexta-feira (30).


De acordo com ele, o programa do governo federal ao qual o estado vai aderir é um programa de equilíbrio fiscal, de melhoria dos indicadores fiscais, cujo incentivo é o aval da União para empréstimos dos estados.


"Ao longo desses quatro anos, o estado precisará sair da situação atual, que é uma baixa capacidade de pagamento, que hoje é C, para a capacidade de pagamento B. Para isso, o estado precisa melhorar indicadores como percentual de gasto com pessoal, melhoria da poupança líquida, entre outros indicadores", explicou.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Megatraficante de MS foge da PF em helicóptero; autoridades suspeitam de vazamento

A Polícia Federal e autoridades paraguaias fizeram uma operação na fronteira para prender o megatraficante de drogas Antônio Joaquim Mota, também conhecido como Motinha ou Dom, na sexta-feira (30). Paramilitares brasileiros e estrangeiros com treinamento internacional e atuação em guerras eram seguranças de Mota, e seis deles foram presos. (leia mais abaixo)


Megatraficante de drogas Antônio Joaquim Mota, também conhecido como Motinha ou Dom — Foto: Reprodução


Segundo uma fonte ligada à investigação, dois dias antes da ação a informação sobre a operação vazou e chegou a Dom. Ele estava em uma propriedade rural que se estende pelos dois países, entre Ponta Porã, no Brasil, e Pedro Juan Caballero, no Paraguai.


Um dia antes da deflagração da operação, um helicóptero pousou no lado paraguaio da fazenda, e o traficante fugiu do local. O g1 obteve a informação de que autoridades brasileiras suspeitam de que o vazamento sobre a operação tenha partido do lado paraguaio da operação.


Megatraficante de drogas Antônio Joaquim Mota soube da operação da PF dois dias antes da ação, segundo apuração do g1 — Foto: Redes Sociais


No entanto, ao g1, representante da Polícia Nacional do Paraguai alegou apenas a Polícia Federal brasileira tinha acesso as informações sobre a operação. Além disso, afirmaram ainda que os proprietários da fazenda não estavam no local há meses.


Antônio Joaquim Mota é o atual líder do chamado "clã Mota", uma família que teria mais de 70 anos de atuação na criminalidade, conforme a mesma fonte. Ele é a terceira geração de uma organização criminosa e que já atuou no contrabando de café, de cigarros, de eletrônicos e que agora, se especializou no tráfico internacional de drogas, com grande influência no Paraguai e na região de fronteira com o Brasil.



Antônio Joaquim Mota, inclusive, se autodenominou Dom, segundo a Polícia Federal, em referência a Dom Corleone, o chefe da família criminosa mais poderosa na trilogia “O Poderoso Chefão”.


Seguranças lutaram em guerras internacionais

O megatraficante recrutou para fazer sua segurança pessoal e também a das operações de tráfico de drogas, um grupo paramilitar, formado por brasileiros e estrangeiros (um romeno, um italiano e um grego), com cursos nacionais e internacionais na área de segurança privada e em operações militares. Alguns deles, inclusive, já teriam participado de conflitos internacionais, lutando na Guerra da Ucrânia, no conflito da Palestina e contra os piratas da Somália.


Arsenal apreendido pela Policia Federal na operação Dominus, nesta sexta-feira (1) — Foto: PF/Divulgação


A organização de Mota, segundo informações obtidas pelo g1, se especializou no tráfico de cocaína. A droga, vinda da Bolívia e da Colômbia, chega por via aérea ao Paraguai, na região de fronteira com o Brasil, e de lá segue de helicóptero para os estados de São Paulo e do Paraná, de onde é despachada para os portos de Santos (SP) e Itajaí (SC).


Conforme apurado pelo g1, Mota é fornecedor de cocaína para uma facção paulista. Motinha, inclusive, teria relações próximas com outros grandes traficantes que atuavam na região pela facção e que estão presos, como Sérgio de Arruda Quintiliano Neto, o Minotauro, e Caio Bernasconi, o Fantasma da Fronteira, de quem, seria amigo pessoal.


Até mesmo o local onde Motinha estava escondido já havia sido utilizado antes como abrigo para o Fantasma da Fronteira.


A operação

Na operação desta sexta-feira, que envolveu além da Polícia Federal e das autoridades paraguaias, o Ministério Público Federal brasileiro, foram expedidos pela Justiça Federal, 11 mandados de busca e apreensão e 12 mandados de prisão, em quatro estados: Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, São Paulo e Rio Grande do Sul.


Dos 12 mandados de prisão, 9 eram para brasileiros e seis foram cumpridos. Todos de integrantes da força paramilitar do grupo de Mota. Foram duas prisões em Minas Gerais, uma em São Paulo, uma no Rio Grande do Sul, e duas em Mato Grosso do Sul, uma em Ponta Porã e outra em Dourados. Entre os presos, um militar da reserva, em Belo Horizonte (MG) e um policial militar da ativa, em Mato Grosso do Sul.


Mota e outros cinco integrantes da força paramilitar, entre eles os três estrangeiros, conseguiram fugir. O megatraficante brasileiro está na lista de Difusão Vermelha da Interpol e agora os outros cinco também vão ser incluídos nesta relação dos mais procurados internacionalmente.


Além dos suspeitos presos, a PF apreendeu na operação que recebeu o nome de Magnus Dominus – “o todo poderoso” em latim, faz alusão ao líder do grupo criminoso, um verdadeiro arsenal, com cerca de 14 armas, entre elas 4 pistolas, 3 revólveres e 3 fuzis, além de 40 caixas de munição, seis granadas e colete balístico.


Leia a nota da Polícia Nacional Paraguaia na íntegra:


Na verdade, não houve nenhum incidente. Apoiamos a Polícia Federal nessa operação. O local que foi alvo da busca foi verificado previamente pelos investigadores da PF. Infelizmente, descobrimos que os proprietários não estavam lá há muito tempo e as informações fornecidas eram imprecisas ou desatualizadas, já que apenas a PF tinha acesso a essas informações. Portanto, se houve algum vazamento, foi por parte da PF.*


*Tradução própria do espanhol


Fonte: g1

Leia Mais ››

Varejo critica isenção de imposto para compras internacionais de até US$ 50

O presidente do Instituto para Desenvolvimento do Varejo (IDV), Jorge Gonçalves Filho, criticou a portaria publicada pelo governo federal que deixa de cobrar o Imposto de Importação sobre compras internacionais de até US$ 50 e falou que medida pode levar a "fechamento de lojas" e "forte desemprego".


A equipe do Ministério da Fazenda se reuniu com o executivo na manhã deste sábado (1º).


"Nós pedimos essa reunião com o ministro Haddad pra tratarmos das questões das plataformas digitais, crossborder, porque saiu uma portaria com uma redução da alíquota para as importações. Essa redução [...] é prejudicial para o varejo, para a indústria, e poderá levar a um forte desemprego, a fechamento de lojas, ao que não é visível de imediato, mas, da forma que está, pode levar a essas consequências muito ruins para o país".


Jorge Gonçalves Filho (à esquerda), presidente do Instituto para Desenvolvimento do Varejo (IDV) — Foto: Reprodução


Para se valer da isenção federal, a própria empresa deverá recolher o Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), que é o tributo estadual.


O g1 questionou o Ministério da Fazenda sobre a fala de Jorge Filho, mas não obteve retorno até a última atualização desta reportagem.


"Nós viemos mostrar para o ministro que precisamos, num curtíssimo prazo, mostrar que não queremos impostos, não queremos aumento de tributo, nós queremos isonomia, que o nosso varejo, quem trabalha aqui, quem vende, a indústria, tenha as mesmas condições de quem traz produto de fora", completou Jorge Gonçalves Filho.



Supermercados dizem que reforma tributária vai aumentar imposto da cesta básica


Bernard Appy, secretário extraordinário da Reforma Tributária — Foto: Reprodução/TV Globo


Ainda neste sábado, em reunião com o secretário extraordinário da reforma tributária, Bernard Appy, a Associação Brasileira de Supermercados (Abras) apresentou um estudo indicando que a aprovação da reforma com o texto atual levaria a um aumento de 59,83% nos impostos sobre os itens da cesta básica. O encontro aconteceu neste sábado (1º).


No entanto, o cálculo feito pela associação foi alvo de críticas do secretário, que disse que o cálculo não leva em conta redução de custos por meio de créditos tributários a que os estabelecimentos terão acesso com a eventual mudança da legislação.



"A conta que eles trouxeram está errada", afirmou Appy. "Eu tenho certeza de que o número que foi trazido aqui é um número claramente superestimado".


Segundo o secretário, a Abras desconsiderou dois fatores que podem ter um grande impacto no cálculo do percentual de tributos:


A tributação que existe antes da chegada dos produtos aos supermercados (desde a etapa de produção);

A redução de custos dos supermercados devido ao corte de outros tributos, o que é proposto pela reforma.

O secretário afirmou que os impostos cobrados sobre os itens da cesta básica deverão ficar próximos aos percentuais atuais, caso a mudança no sistema tributário brasileiro seja aprovada no Congresso Nacional.


A fala ocorreu após Appy se reunir com Fernando Haddad, ministro da Fazenda, e João Galassi, presidente da Associação Brasileira de Supermercados (Abras), em São Paulo, durante a manhã.


A expectativa é que a reforma tributária seja analisada pelo Congresso Nacional em julho deste ano. Haddad disse que a intenção é votar reforma na próxima semana.


"Na verdade, a reforma tributária muda o desenho do sistema tributário brasileiro e ela tem vários efeitos. Eles pegaram uma parte dos efeitos sobre um pedaço da cadeia, que é a venda, e não consideraram todos os outros efeitos", afirmou Appy.



Outra questão levantada pelo secretário foi o impacto do "cashback" (devolução de imposto pago) na população de baixa renda, existente na proposta.


"Com o cashback, o efeito final para todos os consumidores de baixa renda do Brasil vai ser um aumento do poder de compra em relação ao modelo que nós temos hoje, de exoneração da cesta básica, com certeza absoluta", disse.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Conta de luz continua com bandeira verde em julho, diz Aneel


A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) informou nesta sexta-feira (30) que a conta de luz continua com a bandeira verde em julho, ou seja, sem cobrança adicional.


O sistema de bandeiras tarifárias sinaliza o custo da geração de energia. Como os reservatórios das usinas hidrelétricas estão cheios, por causa das chuvas em 2022 e neste ano, não é necessário acionar usinas termelétricas, que são mais caras.


Nesses casos, o custo de geração de energia aumenta e a Aneel pode acionar as bandeiras amarela ou vermelha patamar 1 ou 2 –que representam um custo maior ao consumidor.


A bandeira verde está em vigor desde 16 de abril de 2022, ou seja, há mais de um ano. A perspectiva da Aneel é que a conta de luz siga sem cobrança adicional em 2023.



Em nota, nesta sexta-feira (30), a Aneel manteve o posicionamento de que “é bastante provável que haja bandeira verde em todo o ano de 2023, a julgar pelos dados disponíveis que permitem a atualização permanente de projeções de acionamento das bandeiras tarifárias”.

Em maio, o diretor-geral da Aneel, Sandoval Feitosa, afirmou que havia “boas perspectivas” para 2024.


“Já estamos desde o ano passado sem acionamento de bandeiras. Este ano não teremos acionamento de bandeiras e boas perspectivas para o ano que vem”, disse na ocasião, em audiência no Senado.


O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) projeta que, nesta sexta-feira (30), a energia armazenada está acima de 80% em todas as regiões do país.


Segundo o ONS, a vazão dos rios “são compatíveis com o esperado para o período tipicamente seco”, que se encerra em outubro. Mas o fenômeno El Niño pode antecipar as chuvas no Centro-Sul, onde estão os maiores reservatórios do sistema elétrico.


“Nesta temporada teremos os efeitos típicos do fenômeno do El Niño, com previsão de chuvas em volume mais elevado na região Sul, temperaturas acima da média no Centro-Sul e redução da precipitação no Norte e Nordeste”, afirmou o ONS em nota no último dia 23.



Qual o custo das bandeiras na conta de luz?

Bandeira verde (condições favoráveis de geração de energia) - sem cobrança adicional;

Bandeira amarela (condições menos favoráveis) - R$ 2,989 a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos;

Bandeira vermelha patamar 1 - (condições desfavoráveis) - R$ 6,500 a cada 100 kWh consumidos;

Bandeira vermelha patamar 2 (condições muito desfavoráveis) - R$ 9,795 a cada 100 kWh consumidos.


Fonte: g1

Leia Mais ››