sábado, fevereiro 29, 2020

Doenças raras: RN concentra 70% dos casos de Síndrome de Berardinelli do Brasil

Márcia Guedes tinha 28 anos quando trouxe ao mundo seu primeiro filho, Roberto. Dias depois do nascimento, ela notou algo diferente no desenvolvimento dele. "Era uma criança que crescia, emagrecia e envelhecia rapidamente", disse. Com uma semana de vida, então, ela o levou a um pediatra, que suspeitou de uma doença rara, mas preferiu esperar mais tempo para avaliá-lo. E assim o fez quando ele completou um mês.

Roberto foi diagnosticado com a síndrome desde criança — Foto: Arquivo Pessoal
Roberto foi diagnosticado com a síndrome desde criança — Foto: Arquivo Pessoal

"Ele me disse que suspeitava ser a Síndrome de Berardinelli-Seip. Era algo que ele tinha estudado, mas nunca havia se deparado", contou Márcia. A suspeita se confirmou dias depois, quando ela viajou de Natal até Salvador para realizar os exames.

Roberto Wagner Guedes Fernandes, hoje com 33 anos, é um dos 38 casos atuais de Síndrome de Berardinelli no Rio Grande do Norte, segundo indicam os dados da Secretaria de Saúde Pública do RN (Sesap). Esse número representa 69% do total de casos no país, que, de acordo com o Instituto Vidas Raras, é de 55. A estimativa é de que, no mundo, existam cerca de 300 casos - a prevalência é de um caso para 10 milhões de pessoas.

Essa é a primeira de três reportagens da série Doenças raras no RN, produzida pelo G1. Os conteúdos serão publicados entre este sábado (29), Dia Mundial das Doenças Raras, e a segunda-feira (2).

O município que mais reúne pacientes é Carnaúba dos Dantas, cidade no Seridó potiguar com cerca de 7,5 mil habitantes. "Em Carnaúba dos Dantas, a incidência desse indivíduo é uma para 180 pessoas", disse o médico geneticista João Neri, do Centro de Reabilitação Infantil do RN (CRI) .

João Neri é o único médico geneticista do RN — Foto: Kallianny Bezerra
João Neri é o único médico geneticista do RN — Foto: Kallianny Bezerra

A Síndrome de Berardinelli, também conhecida como Lipodistrofia Generalizada Congênita, é uma doença genética rara que se caracteriza pela ausência de tecido adiposo - não há armazenamento normal de gordura no corpo. A gordura fica concentrada em outros locais, como fígado e músculos.

Uma das explicações para a grande incidência da doença no estado está relacionado à consanguinidade. "Nosso estado tem uma prevalência de consanguinidade reconhecida em alguns municípios que chega a 33%. Um em cada três casamentos são de pessoas que sabem que são parentes", explicou João Neri.

"Se for ver de fato o grau de parentesco da população deve ser muito maior, porque é um estado pequeno, são municípios pequenos, então vai ter isso em grande escala".
E a consanguinidade tem relação com as posições geográficas das regiões. "Nossa migração populacional veio de Pernambuco e da Paraíba, da costa pro interior, no final do século 18 para o 19. Quem migrou para o Seridó e para o Alto Oeste tinha mais dificuldade (de movimento e comunicação), então acabou tendo uma alto índice de consanguinidade nessa região", explanou a pesquisadora Selma Jerônimo, diretora do Instituto de Medicina Tropical da UFRN.


Sofrimento e preconceito
Portador da Síndrome de Berardinelli-Seip, Roberto hoje trabalha como administrador, é casado e tenta viver - em meio a algumas restrições - uma vida normal. Por se tratar de uma doença genética e incurável, ele segue em tratamento, com consultas mensais ao médico e uma ininterrupta dieta, que proíbe o consumo de sal, açúcar e gorduras. Além disso, ele faz o uso de um remédio chamado de leptina.

Roberto sofreu com preconceitos na infância — Foto: Arquivo pessoal
Roberto sofreu com preconceitos na infância — Foto: Arquivo pessoal

Mas nem sempre foi assim. Quando criança, na década de 1980, alguns médicos chegaram a crer que ele não sobreviveria muito tempo. "O diagnóstico que deram era de que viveria até os seis meses. Depois foi dois anos, depois seis anos... Quando ele completou nove, eu disse no hospital que não queria mais saber quanto tempo de vida ele teria, porque era um sofrimento", lembrou a mãe.

E o sofrimento também acontecia em função do preconceito que Roberto sofria quando era criança por conta do inchaço na barriga e do aparente envelhecimento. Um desses casos aconteceu com um mês de vida. "Fui num supermercado e começou a parar gente. Veio uma senhora e me perguntou o que era 'aquilo' no carrinho. Eu disse que era meu filho e ela foi chamar uma amiga para ver o 'menino macaco'. Eu me descompensei, dei um sopapo nela, mas entrei em choque", recordou Márcia.


A partir desse episódio, foram 17 dias sem que ela conseguisse encostar no filho devido ao trauma. "A psicóloga acha que meu subconsciente achava que se eu olhasse para ele eu ia ver aquele macaco que a mulher tinha dito", explicou. Na escola, a discriminação também acontecia. "Os amiguinhos não viam nada, mas os pais, sim".

Roberto e Márcia atualmente  — Foto: Arquivo pessoal
Roberto e Márcia atualmente — Foto: Arquivo pessoal

Complicações
A síndrome pode acarretar problemas no fígado, nos rins e nos ossos. Além disso, a diabetes apresentada na doença pode afetar a visão. "Meu filho passou nove meses em cima de uma cama com tumores ósseos no fêmur. Ele entrou e eu estava sabendo que ele podia ter saído sem a perna", lembrou Márcia.

Roberto quando criança: ele teve complicações, mas o remédio auxiliou a estabilizar a saúde atualmente — Foto: Arquivo pessoal
Roberto quando criança: ele teve complicações, mas o remédio auxiliou a estabilizar a saúde atualmente — Foto: Arquivo pessoal

Quando criança, ela lembra que os problemas se potencializavam. Nos dias atuais, desde o uso da leptina, a situação é mais controlada. "Se não fosse o remédio, ele estaria cego, por causa da retinopatia. Ele passou um ano tendo derrames imensos na visão".

Descobrindo novos casos
Durante os primeiros anos da vida de Roberto, os médicos pediam à mãe dele que evitasse sair de casa, já que não se sabia muito sobre a doença. Lá pelos 5 anos de vida do filho, Márcia decidiu descumprir essa regra.

"Começamos a sair e descobrir que tinha bem mais gente com a síndrome. Isso porque eles têm as mesmas características, a mesma carinha, o mesmo jeito, o andar. E ele era confundido com outras crianças", contou. Anos antes, ela havia recebido a informação de outra criança com a síndrome em Currais Novos.

Márcia passou a buscar novos casos para ajudar — Foto: Arquivo pessoal
Márcia passou a buscar novos casos para ajudar — Foto: Arquivo pessoal

A semelhança era tanta que ela passou a buscar em outras cidades crianças com a doença usando uma foto do filho. "Eu levava a foto do meu filho e perguntava se a pessoa conhecia, nas rodoviárias ou nos postos de saúde. E as pessoas diziam que conheciam e me davam o nome", falou.

Dando suporte
Com novos casos, Márcia Guedes decidiu fundar a Associação dos Pais e Pessoas com a Síndrome de Berardinelli do Estado do Rio Grande do Norte (ASPOSBERN) em 1998. Hoje, a associação conta com 38 pessoas diagnosticadas com a síndrome no estado - uma jovem morreu neste mês - e é a única no mundo relacionada à doença, chegando a receber até portadores de outros países.


"Nosso trabalho é conscientizar as famílias, principalmente na alimentação, que é fundamental. Eles têm uma fome cavalar, a própria criança recém-nascida. É preciso fazer a reeducação alimentar", explicou Márcia.

Roberto e Márcia atualmente: os dois coordenam associação para ajudar novas pessoas com a síndrome — Foto: Arquivo pessoal
Roberto e Márcia atualmente: os dois coordenam associação para ajudar novas pessoas com a síndrome — Foto: Arquivo pessoal

Ela também se formou em enfermagem para poder auxiliar o filho e ajudar outras crianças e pais com algumas noções básicas. Antes, tinha um emprego seguro como secretária, mas abdicou da profissão para se dedicar ao tratamento do filho.

Para Márcia, pela própria experiência, outro suporte fundamental é o psicológico. "Muitas mães entram em depressão. Eu sofria quando o médico me dizia que não sabia cuidar dele, não sabiam o que fazer".

Desconhecimento
Márcia Guedes diz que até hoje alguns médicos desconhecem a Síndrome de Berardinelli, fato que também é apontado pelo médico geneticista - o único no RN - João Neri. Por isso, ele acredita que uma das medidas mais necessárias atualmente é disseminar esse conteúdo - e não só para os profissionais de saúde.

"A gente está tentando ver se mobiliza a população para se reconhecer. E para cobrar de quem for possível apoio não só nesse conhecimento do quadro, no tratamento, mas na divulgação dessas condições, para que as pessoas entendam como aquilo acontece", disse.


"O importante agora é que as doenças passam a ser reconhecidas. Algumas têm tratamento e outras não têm. Então, tem que ter o manejo para manter as pessoas as mais saudáveis possível", reforçou a pesquisadora Selma Jerônimo, da UFRN.

Selma Jerônimo, médica pesquisadora da UFRN e diretora do Instituto de Medicina Tropical — Foto: Cícero Oliveira/UFRN
Selma Jerônimo, médica pesquisadora da UFRN e diretora do Instituto de Medicina Tropical — Foto: Cícero Oliveira/UFRN

Segundo Neri, 5% das pessoas que nascem têm doença genética. "No RN, que nascem 6 mil por ano, dá em torno de 300 crianças com doenças genéticas. É muito. Ela nasce, não sabe o que tem, roda, algumas morrem, e vão chegar pra gente os que conseguem sobreviver. E mesmo assim com assistência inadequada", destacou.

Neri acredita que há uma falha na aplicação de conteúdos genéticos nas universidades. Ele cita que, apesar disso, é preciso que os profissionais de saúde entendam os contextos das regiões que atuam. "O profissional tem que ter noção de que isso pode existir, porque na região é comum. Tudo bem que eu não saiba todas as doenças genéticas raras da minha região. Mas, se é comum, eu tenho que saber disso", falou.

"Se eu souber, eu vou conseguir diagnóstico precoce, consequentemente minimizar custos, melhorar a qualidade de vida da população e conseguir orientar para que se evite recorrência".
Para Selma Jerônimo, tão importante quanto o diagnóstico é o manejo da doença. "É fundamental a interação dos profissionais de saúde e, acima de tudo, do apoio da família, que é um papel importante. A família é quem sofre, não só o paciente. A gente precisa de capacidade laboratorial, segmento clínico, especialistas e profissionais de saúde que entendam a variabilidade das doenças e como conduzi-las".

fonte: G1
Leia Mais ››

Sobe para seis registro de casos suspeitos de coronavírus no Rio Grande do Norte

Subiu para seis o número de casos suspeitos do novo coronavírus no Rio Grande do Norte, segundo a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap). Na manhã desta sexta-feira (28), a pasta convocou coletiva para informar que os casos suspeitos eram três. No entanto, em boletim divulgado no início da tarde, a quantidade de registros foi modificada, subindo para seis casos.

Equipe da Sesap concedeu coletiva na manhã desta sexta-feira em Natal — Foto: Bruno Vital/G1
Equipe da Sesap concedeu coletiva na manhã desta sexta-feira em Natal — Foto: Bruno Vital/G1

As informações foram confirmadas pela assessoria de imprensa da Sesap. De toda maneira, os casos só são oficialmente reconhecidos como suspeitos após confirmação do Ministério da Saúde, o que ainda não ocorreu com todos. Os números divulgados pelas secretarias estaduais e o MS não são necessariamente iguais, já que os órgãos têm horários e procedimentos distintos para apresentação de seus boletins diários.

Durante a manhã, a Sesap havia informado que eram cinco os casos suspeitos, e que dois haviam sido descartados, deixando a quantidade de registros em três. Contudo, segundo a assessoria, no início da tarde mais três pacientes que estavam em análise foram considerados suspeitos de portarem o vírus da Covid-19. Desta maneira, somam-se seis casos.


Ainda segundo a Secretaria de Saúde, um paciente é considerado suspeito quando apresenta os sintomas da doença e teve contato com alguém que esteve em algum dos 16 países listados pela OMS como lugares que têm registros de caso suspeito.

No estado potiguar não houve nenhuma confirmação de contágio pelo novo coronavírus. Os seis suspeitos aguardam ainda resultados de exames para ter o quadro de saúde definido pela Sesap. O prazo de entrega desses resultados é de até sete dias. Por enquanto, os pacientes seguem em isolamento domiciliar.

O Ministério da Saúde afirmou na quarta (26) que está comprovado o caso positivo de coronavírus, em São Paulo. É o primeiro caso da doença no país e em toda a América Latina.

Redefinição de casos suspeitos
A Sesap reforça ainda que mais casos suspeitos poderão surgir nos próximos dias, mas garante que não há motivos para pânico.

“Houve uma modificação na definição de casos suspeitos e isso pode causa um aumento nas notificação, visto que agora 16 países são considerados áreas de transmissão e o Rio Grande do Norte tem um fluxo de pessoas mais intenso com países da Europa. Embora exista essa tendência, isso não significa que o estado está vivendo um surto”, explicou Alessandra Lucchesi, subcoordenadora de vigilância epidemiológica da Secretaria de Saúde.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Rio Grande do Norte teve maior renda per capita entre estados do Nordeste em 2019, aponta IBGE: R$ 1.056,59

O Rio Grande do Norte teve rendimento domiciliar per capita de R$ 1.056,59 em 2019, de acordo com dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística nesta sexta-feira (28). O valor ficou abaixo da média nacional, de R$ 1.439, mas, ainda assim, foi o maior entre os estados da região Nordeste e o segundo maior se considerados todos os estados do Norte-Nordeste.

Rio Grande do Norte teve maior renda per capita entre estados do Nordeste em 2019, aponta IBGE — Foto: Divulgação
Rio Grande do Norte teve maior renda per capita entre estados do Nordeste em 2019, aponta IBGE — Foto: Divulgação

Segundo o IBGE, o rendimento domiciliar per capita é o resultado da soma da renda recebida por cada morador, dividido pelo total de moradores do domicílio. O cálculo inclui pensionistas, domésticos e seus familiares.

Os dados fazem parte da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios – Contínua (Pnad Contínua). Essas estimativas servem para o rateio do Fundo de Participação dos Estados (FPE), conforme definido pela Lei Complementar nº 143, de julho de 2013.

A diferença entre a renda per capita dos potiguares e a dos maranhenses - a menor do país - é de R$ 421. Os potiguares também tem renda maior que os estados do Norte, com a exceção de Rondônia, que é de R$ 1.136,48

Apesar disso, a renda dos potiguares ficou menor que a média nacional, que é de R$ 1.439, puxada principalmente pelos estados do Centro-Oeste, Sudeste e Sul do país. A maior renda do país é a do Distrito Federal, que foi de R$ 2.685,76 em 2019, seguido por São Paulo (R$ 1.945,73) e Rio de Janeiro (R$ 1.881,57).

Fonte: G1
Leia Mais ››

Bandidos invadem cidade de Campo Grande, explodem banco e atiram em prédio da PM

Criminosos fortemente armados explodiram uma agência do Banco do Brasil, atiraram no prédio da Polícia Militar e aterrorizaram a população do município de Campo Grande, no Oeste potiguar, na madrugada desta sexta-feira (28).

Banco foi invadido e teve cofre violado por criminosos em Campo Grande, no Oeste potiguar — Foto: Redes sociais
Banco foi invadido e teve cofre violado por criminosos em Campo Grande, no Oeste potiguar — Foto: Redes sociais

Os bandidos ainda tocaram fogo em um dos carros usados por eles e jogaram grampos na BR-110 para dificultar a perseguição. De acordo com a Polícia Militar, eles conseguiram abrir o cofre do banco e levar o dinheiro que estava dentro.

O caso aconteceu por volta das 2h, segundo a PM. Os criminosos teriam chegado à cidade em alguns carros e se dividido em dois grupos. Enquanto uns seguiram para o destacamento da PM, outros foram para o banco. A polícia não informou quantas pessoas participavam do bando.

Carro metralhado pelos criminosos no município de Campo Grande, RN — Foto: Focoelho/cedida
Carro metralhado pelos criminosos no município de Campo Grande, RN — Foto: Focoelho/cedida

Na frente do destacamento, que fica às margens da BR-110, os criminosos atiraram contra o prédio e o carro de um dos militares. Apenas dois policiais estavam dentro da unidade. No outro ponto de ação, os criminosos explodiram a agência, conseguiram acessar o cofre e levar os malotes de dinheiro. O valor não foi divulgado.

Os criminosos ainda dispararam várias vezes. De acordo com os moradores da cidade, foram mais de 30 minutos de tiros. Segundo a polícia, foram usadas armas de diversos calibres, inclusive calibre 12 e fuzis.

Na fuga, os criminosos ainda queimaram um carro na ponte sobre a BR-110, fora da cidade, e jogaram grampos na pista para dificultar a chegada de reforço policial ao município. Um caminhão também foi encontrado abandonado e com os pneus furados a tiros, segundo a polícia. Ainda não se sabe há relação do veículo com os assaltantes.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Morre primeira vítima do coronavírus nos EUA

Resultado de imagem para Morre primeira vítima do coronavírus nos EUAOs Estados Unidos anunciaram neste sábado (29) o registro da primeira morte provocada pelo novo coronavírus em seu território. A vítima é uma moradora de King County, estado de Washington. A idade não foi divulgada.

O governador de Washington, Jay Inslee, lamentou a morte. “Nossos corações estão com a família e amigos. Vamos seguir trabalhando até o dia em que ninguém morra desse vírus. Estamos fortalecendo nossa preparação e nossa capacidade de resposta. Eu estou comprometido em manter os moradores de Washington saudáveis, seguros e informados”, afirmou Inslee em um comunicado.

Casos nos EUA
Mais cedo, três estados no oeste dos Estados Unidos confirmaram que 3 pessoas foram infectadas pelo vírus de forma não identificada. Os pacientes - uma mulher no norte da Califórnia com problemas crônicos de saúde, um aluno de ensino médio em Washington e um funcionário de uma escola em Portland, no Oregon.

Eles não tinham feito viagens recentes ao exterior ou tido algum contato próximo com um viajante ou pessoas infectadas, segundo autoridades. A escola no Oregon foi fechada temporariamente.

Até o mais recente levantamento da OMS, havia 59 casos da doença nos EUA; com os 3 novos, o número sobe para 62.


Também neste sábado (29), o Catar registrou o primeiro caso confirmado de Covid-19, a doença causada pelo novo coronavírus, levando o número de países atingidos a 52. A Coreia do Sul teve mais de 200 novos casos, enquanto a Austrália anunciou proibições a pessoas que estiveram no Irã, onde 43 pessoas morreram por causa do novo vírus.

Fonte: Bem Estar
Leia Mais ››

Moro diz que paralisação de PMs do Ceará é ilegal, mas que policial não pode ser tratado como criminoso

O ministro da Justiça, Sérgio Moro, afirmou neste sábado (29) que a paralisação dos policiais militares no Ceará é ilegal, mas que os PMs não podem ser tratados como criminosos.

"O governo federal vê com preocupação a paralisação que é ilegal da Polícia Militar do estado. Claro que o policial tem que ser valorizado, claro que o policial não pode ser tratado de maneira nenhuma como um criminoso. O que ele quer é cumprir a lei e não violar a lei, mas de fato essa paralisação é ilegal, é proibida pela Constituição", disse Moro.
A afirmação foi feita durante o 6º encontro do Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud) que ocorre em Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná, desde sexta-feira (28). Governadores de sete estados estão reunidos no evento, entre eles, o governador do Paraná, Ratinho Junior (PSD).

A Constituição Federal proíbe a paralisação de policiais. Em 2017, o Supremo Tribunal Federal, reforçou o entendimento, e estabeleceu que todas as carreiras policiais são impedidas de fazer greve.

Os PMs do Ceará desde 18 de fevereiro. Eles reivindicam aumento salarial maior do que o proposto pelo governo de Camilo Santana (PT). Homens encapuzados que se identificam policiais têm invadido e ocupado quartéis, e esvaziado pneus de viaturas para que elas não possam ser utilizadas.


Em 19 de fevereiro, homem encapuzados que estavam em uma viatura da PM obrigaram comerciantes de Sobral a fecharem as portas, e o senador licenciado Cid Gomes (PDT-CE) foi baleado ao avançar com uma retroescavadeira contra um grupo que bloqueava o acesso a uma unidade da PM.

Desde o início do movimento, 230 policiais foram afastados das funções por três meses por motim, insubordinação e abandono de posto. Outros 4 foram presos (3 por motim e 1 por deserção), e 43, por deserção.

Além de reajuste salarial maior que o oferecido, os PMs amotinados exigem anistia aos participantes para encerrar o movimento. O governador, entretanto, diz que a medida é inegociável. Neste sábado (29), a Assembleia Legislativa do Ceará começou a analisar uma Proposta de Emenda à Constituição estadual que veda anistias.

Com motim, o número de assassinatos no Ceará mais que dobrou em fevereiro de 2020 em comparação com o mesmo mês de 2019. Foram 364 mortes neste ano, ante 153 no ano passado.

Na última segunda-feira (24), ao visitar o Ceará, Sérgio Moro afirmou havia "um indicativo de aumento de alguns crimes mais violentos", mas que não havia situação de "absoluta desordem nas ruas". Pouco antes, o governo do estado havia divulgado que 147 pessoas tinham sido assassinadas em 5 dias de motim.

Sérgio Moro participou de evento, em Foz do Iguaçu, neste sábado (29) — Foto: Reprodução/RPC
Sérgio Moro participou de evento, em Foz do Iguaçu, neste sábado (29) — Foto: Reprodução/RPC

Bolsonaro foi 'resistente' a envio de Forças Armadas, diz ministro
A pedido do governador do Ceará, o governo federal enviou na semana passada ao Ceará agentes da Força Nacional – composta de policiais – e, na sequência, autorizou também o empenho de militares por meio de uma operação de Garantia da Lei e da Ordem (GLO).

Nesta semana, também a pedido de Santana, o presidente Jair Bolsonaro autorizou a prorrogação da presença de militares no estado até 6 de março. Segundo Moro, houve resistência de Bolsonaro à GLO.

"O papel das Forças armadas não é o papel primário, de fato, de realizar a segurança pública. Esse é uma espécie de desvio da função primária das Forças Armadas. Então tem que existir uma situação muito grave para que seja decretada a GLO [Garantia da Lei e da Ordem], mas houve essa percepção pelo presidente [Jair Bolsonaro] que, mesmo resistente à essa questão, decretou a GLO, e o Exército foi para lá", disse Moro.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Com motim de policiais, número de assassinatos no Ceará mais que dobra em fevereiro

O número de assassinatos no Ceará cresceu 138% quando comparados os primeiros 25 dias do mês de fevereiro de 2019 e 2020. O aumento ocorre em um contexto de paralisação de parte da Polícia Militar, que chega ao 12° dia de braços cruzados neste sábado (29).

Francisco Jorge Gomes Xavier, de 39 anos, e Jorgiane dos Santos Xavier, de 1 ano e 11 meses, pai e filha assassinados no último dia 22 — Foto: Arquivo pessoal
Francisco Jorge Gomes Xavier, de 39 anos, e Jorgiane dos Santos Xavier, de 1 ano e 11 meses, pai e filha assassinados no último dia 22 — Foto: Arquivo pessoal

Foram registradas 153 mortes violentas em 25 dias de fevereiro de 2019; em igual período deste ano, a Secretaria da Segurança Pública contabilizou 364 assassinatos. A secretaria informou na quinta-feira (27) que não iria mais divulgar os dados diários de homicídio durante o motim dos policiais. Conforme a pasta, "com o fim do carnaval, há um acúmulo de trabalho no setor de estatística, que deve ser normalizado nos próximos dias".

Em sete dias de motim de policiais militares, o Ceará teve, conforme a secretaria informou nesta sexta-feira (28), 198 homicídios. O número se refere ao período de 19 a 25 de fevereiro. Em média, ocorreram 28 assassinatos por dia - ou um a cada 51 minutos - em todo o estado. A média de homicídios no estado antes do início do motim era 8. A média de 6 casos diários chegou a ser divulgada, mas foi corrigida após a secretaria revisar os dados de janeiro e fevereiro.

Os números são superiores aos que haviam sido divulgados anteriormente pela secretaria, que havia contabilizado 170 assassinatos em sete dias. Em nota, o órgão explicou que a soma dos homicídios desde o motim "está maior atualmente do que havia sido divulgado anteriormente, por causa das ocorrências que inicialmente tinham sido registradas como lesão corporal seguida de morte, mas evoluíram para óbito".

A Secretaria da Segurança complementou dizendo que, por razões como esta, "evita divulgar dados parciais".

O motim de policiais militares começou na terça-feira (18), quando homens encapuzados que se identificam como agentes de segurança do Ceará invadiram e ocuparam quarteis. Os policiais militares reivindicam aumento salarial acima do proposto pelo governo.


Nesta sexta-feira (28), os amotinados reduziram o total de reivindicações feitas para por fim aos motins. Se antes eram 18 pontos, agora são três: anistia, reajuste entre patentes e regulamentação da carga horária. Neste sábado (29), a Assembleia Legislativa começa a analisar, em sessão extraordinária, Proposta de Emenda à Constituição (PEC) enviada pelo governador Camilo Santana que proíbe a anistia de policiais amotinados no estado. O 18º Batalhão da Polícia, no Bairro Antônio Bezerra, em Fortaleza, segue ocupado por amotinados.

Policiais do Ceará se reuniram com senadores para ouvir propostas do governo estadual, no último dia 20.  — Foto: Kid Junior/SVM
Policiais do Ceará se reuniram com senadores para ouvir propostas do governo estadual, no último dia 20. — Foto: Kid Junior/SVM

Análise
De acordo com o sociólogo Luiz Fabio Paiva, do Laboratório de Estudos da Violência (LEV), da Universidade Federal do Ceará (UFC), há "um claro vazio de policiamento". "Obviamente, tem um cenário de oportunidades para todas e as mais diversas práticas de crimes, como ações de milícias, facções, muitos acertos de conta."

Para o pesquisador, a tendência é o crescimento de crimes comuns, como furtos e assaltos e os que ocorrem em decorrência deste, como os latrocínios. O procurador-geral da Justiça do Ceará, Manuel Pinheiro, avalia que a paralisação tem causado "desordem pública, desassossego para o cearense".

Garantia da Lei e da Ordem

Soldados do Exército fazem patrulha nas ruas de Fortaleza com o motim de policiais militares — Foto: José Leomar/SVM
Soldados do Exército fazem patrulha nas ruas de Fortaleza com o motim de policiais militares — Foto: José Leomar/SVM

O Ceará chegou a registrar 37 homicídios em um único dia, 27 de fevereiro. Com baixo policiamento nas ruas, o Governo Federal autorizou o envio do Exército ao Ceará, numa aplicação da Garantia da Lei e da Ordem (GLO). Com a GLO, as Forças Armadas assumem o policiamento nas ruas. O decreto que garante a atuação do Exército foi autorizado até sexta-feira (28) e prorrogado até 6 de março.

Após o início da Operação Mandacaru, gerenciada pelo Exército Brasileiro, no domingo de carnaval (23), houve redução no número de assassinatos, mas o total ficou ainda acima da média do ano.

Segundo Luiz Fábio Paiva, os soldados "não têm prática de policiamento", dispõem de "armas completamente inapropriadas" para atuação em cidades e os veículos, como caminhões-tanques, "não facilitam nada".

Agentes do Exército realizam a segurança em ruas próximas ao Comando da 10ª Região Militar, no Centro de Fortaleza — Foto: José Leomar/SVM
Agentes do Exército realizam a segurança em ruas próximas ao Comando da 10ª Região Militar, no Centro de Fortaleza — Foto: José Leomar/SVM

"É uma ação totalmente inadequada e ineficiente. Ela não vem pra coagir o crime – como ela não vai. Ela vem pra criar uma sensação de que algo está sendo feito, evitar situações de uma maior gravidade, as pessoas que fazem o crime conseguem continuar atuando mesmo com esse tipo de presença ostensiva", ressalta o pesquisador.
Em nota, a 10ª Região Militar informou que a Operação Mandacaru "tem contribuído, desde o seu início, para a diminuição dos índices de violência que estavam em escala ascendente, proporcionando, inclusive, a realização de grandes eventos, como a Copa Sul-Americana na última quinta-feira".

"Todos os índices são avaliados diariamente pela Operação para a tomada de providências necessárias e estratégicas. Dessa forma, a Operação reforça seu compromisso de contribuir para o restabelecimento das condições de normalidade no Estado do Ceará", finalizou o Exército.

Exército atuou no entorno da Arena Castelão durante a partida entre Fortaleza e Independiente, na última quinta-feira (27), pela Copa Sul-Americana — Foto: Thiago Gadelha/SVM
Exército atuou no entorno da Arena Castelão durante a partida entre Fortaleza e Independiente, na última quinta-feira (27), pela Copa Sul-Americana — Foto: Thiago Gadelha/SVM

Sem anistia

Comissão aguarda policiais definirem novo interlocutor para retornar à mesa de negociação — Foto: MPCE/Divulgação
Comissão aguarda policiais definirem novo interlocutor para retornar à mesa de negociação — Foto: MPCE/Divulgação

A comissão formada por membros dos poderes Legislativo, Executivo e Judiciário, que tenta chegar a um acordo para encerrar a paralisação da Polícia Militar do Ceará, afirmou na sexta-feira (28) que está descartada a possibilidade de anistiar os policiais militares amotinados.

Membros da comissão afirmaram também que enfrentam um impasse para dar continuidade aos diálogos porque os policiais pedem que o ex-deputado federal cabo Sabino seja o representante da categoria. No entanto, cabo Sabino tem um mandado de prisão em aberto por suspeita de liderar o motim de policiais.

O grupo agora aguarda os policiais definirem um novo interlocutor para voltar à mesa de negociação.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Naufrágio no Sul do Amapá deixa 1 morto, segundo a Marinha; Bombeiros diz que há 16 desaparecidos

O navio de médio porte Anna Karoline 3 naufragou na madrugada deste sábado (29) no Sul do Amapá com entre 60 a 70 pessoas a bordo. Segundo a Marinha, 1 pessoa morreu. O Corpo de Bombeiros diz que há 16 desaparecidos.

Navio Anna Karoline III — Foto: Reprodução/Redes sociais
Navio Anna Karoline III — Foto: Reprodução/Redes sociais

Os bombeiros também afirmam que houve 2 mortes. A Marinha, entretanto, diz que apenas 1 está confirmada.

Um helicóptero, um avião do Grupamento Tático Aéreo (GTA), unidade de resgate do governo do estado, e outras embarcações foram encaminhados à região para ajudar no resgate das vítimas. As causas do naufrágio também são desconhecidas.

Ao pedir socorro à Capitania dos Portos, o comandante da embarcação declarou que o acidente aconteceu após um forte vento e que muitos passageiros caíram na água.


O número exato de pessoas que viajaram na embarcação ainda é desconhecido. Corpo de Bombeiros e Marinha estimam que, segundo o comandante do navio, esse número varia entre 60 e 70.

Os desaparecidos estão sendo contabilizados de acordo com a busca feita por familiares. Não há ainda lista com o nome dos passageiros encontrados e desaparecidos.

O GTA chegou de helicóptero na região pouco antes das 14h. O trabalho de resgate conta com a ajuda do comandante da embarcação, de ribeirinhos do local e ainda da estrutura do município de Almeirim (PA). Para o local, a prefeitura encaminhou uma balsa, com equipe médica, alimentos, mantas e medicamentos.

O navio saiu por volta das 18h de sexta-feira (28) de um porto em Santana, a 17 quilômetros de Macapá, em direção a Santarém, no Pará, mas às 5h deste sábado, o comandante da embarcação acionou o socorro próximo à Ilha de Aruãs e à Reserva Extrativista Rio Cajari, na região do Jari.

A viagem entre as duas cidades dura em média 36 horas. A previsão de chegada em Santarém era às 6h de domingo (1º).

Marinha

A Marinha informou que foi instaurado um inquérito para apurar as causas, circunstâncias e responsabilidades do acidente.

Em entrevista ao JAP1, o comandante da Capitania dos Portos do Amapá, Carlos Augusto Souza Junior, detalhou que a embarcação estava inscrita no órgão.

"O barco saiu de Santana por volta das 18h, está inscrito na autoridade marítima. Nós estamos fazendo esforços para atender essa ocorrência e garantir o máximo de salvamentos possíveis. O Anna Karoline 3 tinha capacidade para 242 passageiros e era inscrito [como transporte] para passageiro e cargas", disse.

Ele também descreveu que o local do acidente fica a aproximadamente 130 quilômetros de Macapá, de difícil acesso e comunicação.

Até a última atualização desta reportagem, o G1 não conseguiu contato com a empresa dona da embarcação.

Vítimas
Brendo Jones dos Santos disse que não consegue contato com a irmã, Samella Thayara Alves dos Santos que estava no barco acompanhada de pelo menos outras 11 pessoas. O grupo, que fez uma selfie durante a viagem, ia para Almeirim participar de um aniversário.

"Ela não entrou em contato com a gente. Temos amigos que moram lá perto e tentam encontrá-los", comentou.

Familiares de vítimas também foram até a sede da Marinha em Santana desde o início da manhã deste sábado. Por volta das 12h, eles receberam uma lista com nomes de familiares que estavam na embarcação e foram atendidos em uma unidade de saúde em Almeirim, distrito paraense. São 45 nomes.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Bruno Henrique é parado em blitz e apresenta CNH de SP; polícia vai analisar se documento é falso

O atacante do Flamengo Bruno Henrique foi parado em uma blitz da Lei Seca na madrugada deste sábado (29) na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio. Ele apresentou uma carteira de habilitação de São Paulo, que não constava no sistema de informática do Detran do Rio. Uma perícia será realizada para saber se o documento é falso ou se houve um erro no banco de dados.

Bruno Henrique é levado para o próprio carro após deixar a delegacia — Foto: Reprodução/TV Globo
Bruno Henrique é levado para o próprio carro após deixar a delegacia — Foto: Reprodução/TV Globo

Segundo o delegado Giniton Lages, titular da 16ª DP (Barra da Tijuca), a investigação está em andamento e, caso seja comprovado a falsidade do documento, ele poderá ser indiciado por uso de documento falso. O crime prevê pena de até 6 anos de reclusão.


O atacante se recusou a realizar o teste do bafômetro, para descobrir se havia traços de álcool no sangue, no momento em que foi abordado na blitz.

Segundo o programa Lei Seca, ele foi multado por dirigir sem habilitação válida e por ter se recusado a fazer o teste do bafômetro. Depois, Bruno Henrique apresentou um condutor habilitado e retirou o veículo da bitz.

Procurado, o Flamengo afirmou ao Globoesporte.com que o caso foi entregue ao vice de futebol do Flamengo, Marcos Braz, que vai se pronunciar após o jogo contra a Cabofriense, às 18h deste sábado, no Maracanã. Bruno Henrique se apresentou normalmente neste sábado no Ninho para dar sequência ao tratamento de uma lesão no joelho.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Assessor parlamentar do Rio é investigado por atirar em cachorro em Campos do Jordão

O assessor parlamentar da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), Rodolfo Laterça, é investigado por atirar contra um cachorro em Campos do Jordão (SP). Nesta sexta-feira (28) a Polícia Civil cumpriu um mandado de busca na casa de Rodrigo e apreendeu uma arma. À polícia ele confessou que fez o disparo, mas alegou legítima defesa.

O disparo aconteceu na última sexta-feira (21) no imóvel de Laterça, que fica no bairro Alto da Boa Vista. O animal, que é da raça Golden Retriever, pertence ao dono de uma pousada vizinha ao imóvel.

“Estava chovendo e o cachorro estava brincando com as crianças que estavam hospedadas na pousada. De repente, ouvimos um barulho, como um raio, fui procurar pelo cachorro e o encontrei ensanguentado”, conta o proprietário da pousada, Bernard Contipelli.

Em seguida, o cachorro foi socorrido para o veterinário, onde foi identificado que o ferimento era por disparo de arma de fogo. O animal teve duas paradas cardíacas e teve de passar por uma cirurgia. “Eu percebi no atendimento que ele tinha duas perfurações, de entrada e saída, e submeti a um exame que constatou a presença de pólvora”, explica o veterinário Francisco Rodrigues.

O dono do animal conta que, depois da notícia, voltou à pousada e só então descobriu que o caso havia acontecido na casa vizinha à pousada dele. “O cachorro fugiu da minha propriedade e entrou no quintal do vizinho e então chamei a polícia”, conta o dono. O dono do animal contou que o cão teve alta e passa bem. Ele também afirmou que o animal é adestrado.

Cachorro é da raça Golden Retriever — Foto: Arquivo Pessoal
Cachorro é da raça Golden Retriever — Foto: Arquivo Pessoal

Investigação
De acordo com a polícia, no dia do crime, uma equipe da Polícia Militar foi ao imóvel de Laterça, mas ele se recusou a receber os policiais na propriedade ou de se identificar.

Após a identificação do suspeito, a Justiça expediu mandado de busca e apreensão da arma, que foi encontrada nesta sexta-feira (28), na casa do assessor parlamentar. Após a apreensão, segundo a polícia, Laterça se apresentou na delegacia e afirmou que passava férias com a família no local e que o disparo foi feito por legítima defesa.

Em depoimento ele alegou que as filhas brincavam no quintal, quando foram surpreendidas pelo animal. Assustadas, gritaram por ajuda, no momento em que ele fez um disparo. Na versão, no entanto, disse não ter percebido que o animal havia sido baleado.

Após o depoimento, o assessor foi liberado. Segundo a polícia, ele é Inspetor de Segurança da Secretaria de Administração Penitenciária do Estado do Rio de Janeiro de carreira e, por isso tem autorização para ter o armamento. Apesar disso, a arma permaneceu apreendida para a investigação.

Outro lado
Apesar de ligado a segurança, Rodolfo Laterça está cedido pela pasta para o gabinete do deputado Anderson Moraes (PSL) desde fevereiro de 2019. De acordo com a equipe do deputado, ele atua na coordenação política do Norte Fluminense para o mandato.


A reportagem do G1 entrou em contato com o gabinete e a assessoria do parlamentar informou que Rodolfo Laterça estava em recesso de carnaval. “O servidor requisitado vem cumprindo atividades e foi passar o recesso de carnaval em Campos do Jordão, onde tem imóvel”.

Sobre o caso, a equipe do deputado informou que o parlamentar “abomina qualquer tipo de maus-tratos a animais”. O G1 também tenta contato com a defesa direta do assessor. O caso continua sendo investigado pela Polícia Civil.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Microcâmera é apreendida em vestiário feminino de Viracopos; polícia investiga bombeiro civil

Um bombeiro civil, contratado de uma empresa terceirizada que atua no Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), foi indiciado pela Polícia Civil após ser identificado como dono de uma microcâmera que havia sido descoberta por uma colaboradora no vestiário feminino do local.

O equipamento estava escondido em um par de botas, apontado para o chuveiro e o vaso sanitário, e foi apreendido em janeiro deste ano. No aparelho havia fotos de funcionárias e algumas do suspeito, durante a instalação, o que auxiliou na identificação.

Em nota, a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo (SSP-SP) informa que a 4ª Delegacia de Atendimento ao Turista (Deatur) instaurou inquérito policial (IP) que tramita em segredo de justiça.

"O autor foi identificado e formalmente indiciado. Em busca e apreensão foram apreendidos diversos eletrônicos, que foram encaminhados para perícia e, assim que finalizados, os laudos serão anexados ao IP", diz o texto.

O bombeiro irá responder pelo crime de "registro não autorizado da intimidade sexual", previsto no artigo 216-B do Código Penal Brasileiro: "Produzir, fotografar, filmar ou registrar, por qualquer meio, conteúdo com cena de nudez ou ato sexual ou libidinoso de caráter íntimo e privado sem autorização dos participantes"; o crime prevê pena de detenção, de 6 meses a 1 ano, e multa.

Em nota, a Aeroportos Brasil Viracopos, que administra o terminal, destaca que o indiciado "prestava serviços como socorrista contratado por empresa terceirizada prestadora de serviços no ambulatório onde supostamente praticou os atos sob investigação."

"A empresa terceirizada registrou boletim de ocorrência contra o suspeito e a concessionária acompanha o caso e está à disposição das autoridades para colaborar no inquérito, que corre sob segredo de Justiça, segundo informou a Polícia Civil", completa o texto.

Área de embarque de passageiros do Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas — Foto: Reprodução/EPTV
Área de embarque de passageiros do Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas — Foto: Reprodução/EPTV

Fonte: G1
Leia Mais ››

Globo e Regina Duarte entram em acordo e encerram contrato de mais de 50 anos

A atriz Regina Duarte e a Globo encerraram a relação contratual em comum acordo depois de mais de 50 anos de vínculo da artista com a emissora, informou nesta sexta-feira (28) a Central Globo de Comunicação (CGCom).

Regina Duarte voltou a Brasília nesta quarta (28) e aceitou o convite para chefiar a Secretaria de Cultura — Foto: Adriano Machado/Reuters
Regina Duarte voltou a Brasília nesta quarta (28) e aceitou o convite para chefiar a Secretaria de Cultura — Foto: Adriano Machado/Reuters

A decisão foi anunciada um mês depois de a atriz ter aceitado o convite do presidente Jair Bolsonaro para assumir a Secretaria Especial de Cultura.

"Deixar a TV Globo é como deixar a casa paterna. Aqui recebi carinho, ensinamentos e tive a oportunidade de interpretar personagens extraordinárias, reveladoras do DNA da mulher brasileira. Por mais de 50 anos sinto que pude viver, com a grande maioria do povo brasileiro, um caso de amor que, agora sei, é para sempre", afirmou Regina em nota divulgada pela CGCom.

A Secretaria Especial da Cultura herdou as atividades do antigo Ministério da Cultura, extinto por Bolsonaro ao assumir a Presidência, e hoje faz parte do Ministério do Turismo.

Em 19 de fevereiro, o ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, disse que Regina Duarte deve assumir o cargo em um prazo entre dez e 15 dias após o Carnaval.

Presidente da República Jair Bolsonaro durante encontro com Regina Duarte — Foto: Carolina Antunes/PR/
Presidente da República Jair Bolsonaro durante encontro com Regina Duarte — Foto: Carolina Antunes/PR/

A atriz anunciou no dia 29 de janeiro ter aceitado o convite de Bolsonaro para comandar a Cultura. Ela assumirá o posto deixado pelo ex-secretário Roberto Alvim, demitido por Bolsonaro em 17 de janeiro.

Alvim caiu depois da repercussão negativa de um discurso em que usou frases semelhantes às usadas por Joseph Goebbels, ministro da Propaganda do governo de Adolf Hitler, na Alemanha nazista.

Na mesma semana da demissão de Alvim, Regina teve um encontro com Bolsonaro no Rio e foi convidada para assumir a secretaria.

Carreira artística
Regina Duarte estreou na Globo em 1969, na novela "Véu de noiva". Desde então, atuou em 31 novelas, como os sucessos “Selva de Pedra” (1972), "Guerra dos sexos" (1983) e "Roque Santeiro" (1985), quando viveu a Viúva Porcina.

Após interpretar várias mocinhas, ganhou o apelido de ‘Namoradinha do Brasil’ e também viveu o ícone da emancipação feminina do fim dos anos 70. E, por três vezes, interpretou as Helenas do autor Manoel Carlos: em "História de Amor" (1995), "Por Amor" (1997) e "Páginas da Vida" (2006).

Também participou de oito casos especiais e centenas de episódios em séries e minisséries na Globo, incluindo o sucesso "Chiquinha Gonzaga" (1999). Seu último trabalho na emissora foi "Tempo de amar", em 2017.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Jovem passa 13 horas em restaurante em Santos, gasta R$ 3 mil e tenta sair sem pagar

Um jovem de 26 anos aplicou um golpe e saiu sem pagar R$ 3 mil em restaurante de luxo em Santos, no litoral de São Paulo, após consumir no lugar por 13 horas. O caso aconteceu no bairro Ponta da Praia, no início de fevereiro, e o homem já foi reconhecido por outros três donos de estabelecimentos da região, que registraram boletim de ocorrência.

Quatro boletins de ocorrência foram registrados contra o rapaz — Foto: Reprodução
Quatro boletins de ocorrência foram registrados contra o rapaz — Foto: Reprodução

Em entrevista ao G1, a proprietária do restaurante no qual o suspeito gastou R$ 3 mil, Milena da Silva Gonçalves Bento, de 34 anos, contou que o homem chegou por volta de 13h alegando que era jogador de futebol em outro país. "Ele pediu bebidas importadas, tudo do bom e do melhor, e ainda pegou o celular de um garçom emprestado para contratar três garotas de programa", relembrou ela.

De acordo com a dona do local, o homem garantiu que pagaria bebida para outras pessoas que estavam no restaurante, além das três mulheres, e envolveu até um garçom do restaurante.

Depois de um tempo consumindo, ele chamou a polícia alegando que a carteira havia sumido dentro do estabelecimento. "Ele chamou os policiais, causou uma confusão e tentou se colocar como vítima por saber que não tinha como pagar", comentou Milena.


Ela ainda explica que ele saiu do estabelecimento por volta das 2h da madrugada seguinte e foi levado para a delegacia junto com outro homem e as três garotas de programa, que reclamaram que ele não tinha dinheiro para pagá-las.

"Precisei correr para a delegacia, mas apesar de registrar a ocorrência e dele ter passado a noite lá, acabou sendo liberado e aplicou o golpe em outros lugares", reclamou Milena.

Apesar de encaminhar o homem até a delegacia, a proprietária teve o prejuízo de R$ 3 mil. O boletim de ocorrência foi registrado no 7º DP de Santos.

Ao G1, a Secretaria de Segurança Pública do Estado, que confirmou por nota que quatro casos foram registrados entre os dias 11 e 24 de fevereiro, três em Santos e um na Praia Grande. A secretaria explica também que dois foram encaminhados ao Juizado Especial Criminal (Jecrim) e os demais são investigados em Santos.

Outros golpes
Proprietários de outros três estabelecimentos da região também identificaram o homem. Dono de um bar em Praia Grande, Hugo Alexandre Ferreira, de 38 anos, conta que o suspeito agiu de forma parecida na madrugada desta segunda-feira (24), com a diferença de que estava acompanhado de um motorista de aplicativo.

A dupla teria consumido o equivalente a R$ 1 mil. No bar, o jovem teria oferecido bebida a mulheres e garantiu que pagaria. De acordo com o proprietário, o homem reclamou do tratamento recebido no restaurante e disse que, por esse motivo, não pagaria a conta.

"Ele afirmou que não pagaria porque tinha sido destratado, mas na verdade ele não tinha a intenção de pagar, já que não tinha cartões nem dinheiro. Além disso, ele não estava com documentos", comenta Hugo.

De acordo com o boletim de ocorrência, o suspeito, que já tinha aplicado o golpe em bares de Santos, pediu ao motorista para levá-lo a um bar em outra cidade e prometeu que pagaria o consumo e R$ 400 pela corrida, valor que não entregou ao homem.

"É um padrão. Ele chama a polícia, faz confusão e nem tem como pagar o que consome", disse o dono do restaurante. Ele relata que foi até a delegacia de Praia Grande, onde registrou boletim de ocorrência, mas o homem acabou sendo solto.

O G1 entrou em contato com as delegacias onde foram registrados os boletins de ocorrência, e de acordo com a polícia civil de Praia Grande, o homem foi levado ao local na última segunda. Ele foi qualificado e liberado, por se tratar de infração de menor potencial ofensivo. Ainda na delegacia, a despesa da comanda do motorista de aplicativo foi paga pela irmã dele.

Fonte: G1
Leia Mais ››