terça-feira, outubro 30, 2012

Em Areia Branca adolescente de 15 anos é morto com tiro

 Luiz Paulo 15 anos


Uma tragedia para a família de  Luiz  Paulo do Vale e Ana Paula  Alves do Vale  pais do adolescente  Luiz Paulo de 15 anos aluno da Escola Estadual Dagmar Sabino. O  jovem foi morto com um tiro, segundo informações do menor de iniciais SBA  que estava com a vitima na hora do crime a arma teria disparado acidentalmente. A policia investiga o caso para descobrir se o disparo foi  acidental ou proposital. Luiz Paulo era irmão de Ana Cristina 17 anos e Ana Priscila 19 anos, ele morava no conjunto residencial Pastor Juscelino área urbana de Areia Branca.  O pai da vitima e funcionário da Cimsal  e aguarda as investigações da policia sobre o caso

Foto: Cedida

Fonte: Portal Costa Branca/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Tentativa de homicídio deixa duas pessoas feridas em Mossoró.


A Central de Operações da policia militar registrou na noite de terça Feira 30 de Outubro de 2012 mais uma tentativa de homicídio na cidade de Mossoró.

Adeílton da Silva Gonçalo “Frogoió” 36 anos de idade, estava na calçada de sua residência em companhia de sua filha na Rua Francisca Vasconcelos no Bairro Santo Antonio, quando dois elementos em uma motocicleta passaram e efetuaram vários disparos.

O mesmo foi atingido com cinco disparos, dois na região pélvica, dois no abdômen e um na perna, sua filha foi atingida por bala perdida no braço esquerdo. 

Os dois foram socorridos por populares para a Unidade de Pronto Atendimento do Bairro Santo Antonio, e transferidos pelo Samu para o Hospital Regional Tarcisio Maia.

PASSANDO NA HORA
PASSANDO NA HORA
PASSANDO NA HORA
PASSANDO NA HORA
PASSANDO NA HORA
PASSANDO NA HORA
PASSANDO NA HORA
PASSANDO NA HORA
Fonte: O Câmara/Passando na Hora/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

STJD pede que CBF suspenda resultado da partida entre Internacional e Palmeiras


Jogadores de Inter e Palmeiras se envolvem em confusão após gol de mão de Barcos
O STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva) comunicou o Palmeiras, no começo da noite desta terça-feira, que acatou o protesto legal referente ao jogo com o Internacional, realizado no último sábado em Porto Alegre. Com a posição, o resultado da partida está suspenso e o jogo passa a não valer para a classificação do Campeonato Brasileiro.

Segundo o diretor jurídico do Palmeiras, Piraci de Oliveira, o Internacional e os envolvidos na polêmica têm dois dias para se manifestar e a decisão sai no dia em que o julgamento for marcado. Segundo a assessoria de Flávio Zveiter, presidente do STJD, a intenção é que isso aconteça até o dia 15 de novembro. 

Inicialmente, a diretoria palmeirense trabalhava com a informação de que o julgamento aconteceria já no próximo dia 08. 

"O Palmeiras recebeu o despacho do STJD. A CBF (Confederação Brasileira de Futebol) não vai homologar a partida, os pontos não vão ser contabilizados até o dia do julgamento. O certo é que os pontos não sejam contabilizados na tabela. O Internacional tem dois dias para se manifestar, assim como os membros de arbitragem que estiveram no Beira-Rio. Essa notícia é ótima e mostra o bom senso das pessoas que comandam o futebol. Agora eles vão analisar se houve de fato a interferência e, se comprovada, a partida vai ser cancelada", disse Piraci de Oliveira, que ainda não quer comemorar a decisão.

"Ainda é cedo para a gente falar sobre isso. O que é fato é que houve um movimento a nosso favor", completou ele explicando que esse é um procedimento padrão quando algum time pede o cancelamento de uma partida. 

Com a decisão, o Internacional volta a ter 48 pontos em 32 jogos disputados, enquanto que o Palmeiras segue com seus 32 pontos, mas com um jogo a menos do que tinha. 

A postura do Internacional é um pouco mais conservadora. O advogado do time gaúcho, Rogério Pastl, admite que o processo do Palmeiras foi aceito pelo STJD, mas os pontos ainda não podem ser retirados da tabela de classificação. 

"A impugnação de partida do Palmeiras foi processada. É um comunicado. O julgamento terá um efeito, se for o caso, de desfazer o resultado e retirar os pontos. Tem um prazo para fazer isso. É o prazo que você pode reclamar. Mas não quer dizer que já esteja suspenso. O resultado está mantido por agora. Não tem previsão ainda de quando será este julgamento", afirmou Rogério. 

O argumento do Palmeiras é de que o delegado da partida, Gerson Baluta, usou de tecnologia para dar a informação ao trio de arbitragem de que Barcos havia tocado com a mão na bola para empatar a partida. O time usará como provas a fala da repórter da TV Bandeirantes, que disse ao vivo que Baluta pediu informações aos profissionais de imprensa que estavam no campo e até mesmo Vinicius Martins, médico do clube paulista, que ouviu da boca do delegado que ele "dormiria tranquilo" após ter anulado o gol.

Além disso, outra possível prova é o esquema de arbitragem revelado pelo Diário Lance!, onde árbitros usariam informações de televisão em lances polêmicos para evitar que erros acontecessem. A Fifa permite que um árbitro desista de sua decisão desde que ele tenha informações apenas de seus auxiliares e não de alguma outra pessoa, como repórteres, por exemplo. 

Apesar de todos os incidentes, que chegaram a paralisar o jogo por seis minutos, o árbitro da partida, Francisco Carlos Nascimento, afirmou na súmula que "nada houve de anormal". 

A CBF, por sua vez, informou que ainda não recebeu o despacho pelo expediente ter sido encerrado antes do envio. A entidade só se manifestará a respeito na quarta-feira.

Fonte: Uol Esporte/Cidade News  Itaú
Leia Mais ››

JOVEM DE PARAÚ QUE ESTAVA DESAPARECIDO FOI ENCONTRADO MORTO AGORA A POUCO

CENAS FORTES NO FINAL DA MATÉRIA

O jovem que estava desaparecido e que tinha distúrbio, pois mesmo era uma pessoa especial, foi encontrado morto e enforcado no sitio de Venâncio próximo a caixa Dágua na cidade de Paraú.
Os motivos ainda são mistério para  a polícia e para a família, o mesmo teria saído de casa e não mais voltou, sendo encontrado enforcado.
Trata-se de Juciélio Antonio da Silva, que residia na cidade de Paraú.
A VTR de Paraú comandada pelo Sargento Eduardo encontra-se no local isolando a área.
CENAS FORTES AQUI!

Fonte: Focoelho/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Agência dos Correios de A. Afonso é assaltada pela 3ª vz em pouco mais de dois meses


Por volta das 14h45min desta terça-feira (30), a agência dos correios de Almino Afonso-RN, cidade que está a 339 Km da capital natal, foi assaltada mais uma vez, a quarta em sua história e a terceira em pouco mais de 60 dias.

Segundo informações de clientes que se encontravam na parte interna da agência no momento do assalto, dois elementos, ambos usando capacetes, jaquetas e shorts jeans, chegaram em uma motocicleta de cor, placa e modelo não identificados, armados de arma de fogo, adentraram na agência e anunciaram o assalto, levando da agência uma quantia ainda não identificada e mais R$ 600,00 de uma cliente que encontrava-se na fila.

Os dois elementos se evadiram normalmente do local, pela Antônio Joaquim, uma das principais ruas da cidade, que dá acessos ao bairro Francisco de Sousa Nunes (Estação) e a BR-226, a Polícia Militar de Almino Afonso, realizou diligências, mas não obteve êxito.

Anteriormente essa mesma agência dos correios, a única da cidade de Almino Afonso, já havia sido assaltada em outras três ocasiões, na primeira delas no dia 05 de Julho de 2011, a segunda no dia 28 de Agosto 2012, a terceira no dia 26 de Setembro e a quarta no dia de hoje, por tanto, a terceira em pouco mais de 60 dias.

Segundo Francisco Rodrigues, gerente da Agência dos Correios em Almino Afonso, a mesma não mais funcionará esta semana, permanecerá fechada até a próxima segunda-feira (05) de Novembro, quando será realizada a perícia técnica, voltando a funcionar normalmente na terça-feira.

Fonte: FM Educativa/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

JOVEM DE 18 ANOS CONSIDERADO UMA MÁQUINA DE MATAR É PRESO POR ORDEM DA JUSTIÇA


Uma verdadeira ‘máquina de matar’. O corpo franzino e a pouca idade escondem a crueldade do jovem Rodrigo Pereira do Carmo, 18, residente com a mulher e um filho recém-nascido em um barraco na Favela da Muvuca, próximo do Papódromo, no bairro do Trapiche da Barra, região Sul de Maceió.
‘Cara de Coice’, como é mais conhecido, iniciou sua vida de criminoso aos 12 anos, após receber um coice de um cavalo.


Mas em depoimento ele só confessa os crimes a partir da maior idade. 

1º O primeiro homicídio vitimou Dário Santana Farias, 22, o ‘Moreninho’, que residia no Conjunto Carminha, no Benedito Bentes II, parte alta de Maceió. O crime foi registrado no dia 11 de abril, na Quadra 11, no Virgem dos Pobres III, no bairro do Trapiche da Barra

2º O segundo crime vitimou o jovem Anderson Correia da Silva, 18, o ‘Inonho’, morto no Conjunto Virgem dos Pobres III, na tarde do dia 13 de maio. ‘Cara de Coice’ disse que agiu sozinho. A vítima foi morta a poucos metros da casa que residia

3º O terceiro crime teve como vítima Jadson Nascimentos Vieira, o ‘Jaú’, morto no dia 14 de setembro. O criminoso contou com a ajuda de outros três bandidos. O motivo do crime, conforme ‘Cara de Coice’ relatou é que a vítima havia molestado uma criança de quatro anos, cuja família pediu ‘providencias’ aos bandidos da localidade

4º O quarto assassinato vitimou José Antonio da Rocha Neto, o ‘Oião’. Já 

5º o quinto crime vitimou Nayderlan dos Santos Oliveira, o ‘Darlan’, assassinato no dia 2 de outubro também no Virgem dos Pobres II

Rodrigo Pereira, o ‘Cara de Coice’, teve a prisão decretada pelo juiz da 7º Vara Criminal, sendo localizado e preso por equipes da Delegacia de Homicídios (DH) – Força Nacional (FN) coordenados pelos delegados Cícero Lima, coordenador da DH e Rossilio Correia, da Força Nacional (FN).

Na opinião do delegado Cícero Lima, a participação da população é muito importante no esclarecimento dos crimes e na localização dos assassinos. Com a prisão de ‘Cara de Coice’, o delegado acredita que os crimes que vinham acontecendo no Virgem dos Pobres III, terão uma redução de quase 90%, uma vez que toda a quadrilha formada por Rodrigo Pereira, já foi identificada e agora está no Sistema Prisional. O delegado também destacou a ferramenta áudio visual, que grava todos os depoimentos dos presos, cujo teor é encaminhado para a Justiça, a fim de evitar qualquer dúvida e facilitar a analise dos inquéritos.

Fonte: Emergência 190/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Tentativa de assalto a transporte escolar entre as cidades de Caraúbas e Campo Grande/RN


Na noite desta segunda-feira (29/10), as 22:10hs, ocorreu uma tentativa de assalto, na entrada da Comunidade do Cajueiro, entre as cidades de Campo Grande e Caraúbas/RN.

A tentativa de assalto foi contra um carro Fiat Strada, que fazia linha com os estudantes da cidade de Campo Grande. Chegando na entrada da Comunidade do Cajueiro, o motorista se deparou com várias pedras no caminho, o mesmo deu a marcha a ré no carro para descer e retirar a pedras do caminho, foi ai que os bandidos começaram a atirar contra o carro dos estudantes.

O motorista contou a nossa reportagem que ia parar o carro, mais a aluna que se encontrava na carroceria estava gritando muito, pois, tinha sido atingida pelos estilhaços dos vidros. O motorista conseguiu escapar em direção a Campo Grande com todos os alunos e sua esposa com vida.

No carro, vinham cinto (05) pessoas, o motorista e sua esposa dentro do carro e três (03) alunos em cima da carroceria. Foram mais de nove (09) tiros em direção ao carro dos estudantes, graças a Deus, ninguém ficou gravemente ferido, só uma das alunas e a esposa do motorista que foram atingidas pelos estilhaços dos vidros.

Na mesma hora o GTO foi acionado e se deslocou para o local do acontecido. A jovem foi atendida no hospital da cidade e já passa bem, só está em estado de choque.

Os alunos e o motorista retornaram para comunidade escoltados pela Policia Militar.



Fonte: CG na Mídia/Icem Caraúbas/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Mais de 131 mil estudantes do RN farão provas do Enem no fim de semana


O Exame Nacional do Ensino Médio 2012 (Enem) vai movimentar mais de 5,7 milhões de estudantes em todo o país neste final de semana. No Rio Grande do Norte 131.395 alunos irão prestar o exame que oportuniza o acesso ao Ensino Superior nas universidades federais.

No Estado, o Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia (IFRN) e a Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa) usam os resultados do Enem para o preenchimento total das vagas. Já a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) vai adotar o Enem para o preenchimento de 50% das vagas. 

Os estudantes devem ficar atentos ao horário de verão. No RN, os portões dos locais de prova serão abertos às 11h e fechados às 12h. No sábado, 3, as provas serão de Ciências Humanas e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias, com duração de 4h30min.

Já no domingo, 4, as provas serão de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Redação e Matemática e suas Tecnologias.

Fonte: DN Online/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Casa é incendiada em Igapó após discussão de casal


Uma mulher ateou fogo na casa após seu companheiro reclamar que ela comeu o frango inteiro do almoço e não deixou nada pra ele. O Corpo de Bombeiros foi acionado pelos vizinhos da rua Pastor José de Morais, em Igapó, Zona Norte de Natal. Por volta das 13h45 os militares chegaram ao local. Segundo o tenente Marcelo Nascimento, a casa tinha poucos móveis e muito entulho e facilitou a expansão do dano. "Mas chegamos a tempo de controlar o fogo. Agimos primeiro nas laterais para não atingir casas vizinhas", contou.

Segundo informações de vizinhos, o proprietário da casa, conhecido como "Castelo" teria reclamado que a mulher, Mônica da Silva, teria comigo todo o frango do almoço. Então ele saiu para almoçar nas proximidades e quando voltou viu a casa destruída, mesmo após ação dos bombeiros. A mulher ainda teria tentado lhe atingir com uma faca de cozinha. Os vizinhos contaram também que Castelo é traficante de drogas e a casa, agora destruída, servia de local para consumo e venda de drogas.


Fonte: DN Online/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Adolescente morre vitima de disparo de arma de fogo em Areia Branca.


O adolescente L.P de 14 Anos, foi alvejado com disparo de Arma de Fogo na região toráxica no Bairro Pastor Juscelino na cidade de Areia Branca.

L. P. foi socorrido no Hospital Sara Kubitschek em Areia Branca e encaminhado para Hospital Regional Tarcísio Maia em Mossoró. O adolescente não resistiu aos ferimentos e veio a óbito ao dar entrada no HRTM.

Há duas versões para o caso, a primeira seria que o adolescente estaria limpando a arma quando houve o disparo acidental. A segunda é que alguém atentou contra a vida do mesmo.

A policia esta investigando o caso.

Mais detalhes em instantes.

Fonte: O Câmera/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Colisão moto com ônibus deixa uma pessoa ferida em Mossoró


Um acidente no inicio da tarde de Terça Feira 30 de Outubro de 2012 deixa uma pessoa ferida na avenida do contorno em frente a rodoviária de passageiro de Mossoró.

O acidente envolveu um ônibus da viação Nordeste e uma moto tipo Twisterr. O ônibus tentava fazer um retorno quando o motoqueiro ”Adalberg Henrique da Sá” 34 anos de idade, não conseguiu frear e colidiu lateralmente. O mesmo foi socorrido pelo Samu para o Hospital Regional Tarcisio Maia onde deu entrada consciente e orientado.

A Policia Rodoviária Federal esteve no local fazendo a pericia e liberando a via que ficou bastante congestionada.




Fonte: O Câmera/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Denuncia de toque de recolher no "Papoco e Planalto 13 de Maio" em Mossoró


Uma denuncia de toque de recolher nos bairros papoco e planalto 13 de Maio assustou moradores e alunos de 2 escolas publicas no dia de terça feira 30 de Outubro de 2012 em Mossoró.

Depois da morte de um jovem, dentro de casa na madrugada de sabado, em uma guerra envolvendo gangues do "Pirrichil e do Papoco", circulou uma denuncia na internet, que o grupo do papoco iria se vingar em um parente do acusado que estuda em uma das escolas do Bairro. Segundo as informações o mesmo grupo teria determinado o toque de recolher no bairro apartir das 22 horas.

Assustados os diretores das escolas solicitaram, junto aos comandantes dos Batalhões de Policia Militar, apoio para o funcionamento dos estabelecimentos. O reforço policial foi mandado.

A Central de Operações da Policia Militar acredita, que as ameaças possa ter sido apenas um trote, já que não foi constatada nenhuma ameaça concreta. Ainda segundo o Ciosp, a denuncia ganhou maior proporção depois que o diretor de uma escola resolveu não abrir no turno vespertino.

Fonte: O Câmera/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

BRIGA ENTRE HOMEM E MULHER CAUSA TUMULTO NO ALTO DE SÃO MANOEL EM MOSSORÓ


Por volta das 17 horas de hoje 30/10/2012 a equipe do Passando na Hora, flagrou uma briga entre um homem e uma mulher no Alto de São Manoel, ao lado do Supermercado Rebouças em Mossoró.
No momento da briga uma viatura da PRF, ia passando pelo local parou para intervir mas nem com a chegada da polícia o homem se intimidou, e continuou a agrediu fisicamente a mulher que chegou a desacatar os policiais.
Após a agressão foi dada voz de prisão aos dois que foram levados para a delegacia pra os procedimentos de praxe. De acordo com informações de populares a mulher agredida é ex-companheira do agressor. Outra mulher que estava no local ficou em estado de choque e teve que ser levada para o hospital ela é a atual companheira do suposto agressor.

PASSANDO NA HORA
PASSANDO NA HORA
Mulher em estado de choque sendo levada para o hospital
PASSANDO NA HORA
PASSANDO NA HORA
PASSANDO NA HORA
PASSANDO NA HORA
PASSANDO NA HORA
PASSANDO NA HORA
PASSANDO NA HORA
PASSANDO NA HORA
Fonte: Passando na Hora/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Motorista que levava 1,2 tonelada de drogas no RN é preso, confirma PM


Droga  foi apreendida por agentes da PRF  (Foto: Cedida/PRF)Droga foi apreendida por agentes da PRF em
São José de Mipibu, na Grande Natal
(Foto: Cedida/PRF)
A Polícia Militar confirmou, no início da tarde desta terça-feira (30), a prisão de um homem suspeito de ser o motorista da caminhonete Hilux, com placas de Pernambuco, carregada com 1,2 tonelada de drogas que capotou nesta madrugada, na BR 101, em São José de Mipibu, região metropolitana de Natal.
Na ocasião, que resultou na maior apreensão de drogas já registrada no Rio Grande do Norte, o condutor do veículo havia conseguido fugir do cerco feito por agentes da Polícia Rodoviária Federal.
Segundo o coronel Jair Júnior, comandante do 3º Batalhão da PM, o suspeito foi detido em Parnamirim, município da Grande Natal. Após ser localizado e detido, o homem foi conduzido para a sede da Polícia Federal, na capital potiguar, onde será interrogado.

A apreensão da droga aconteceu por volta das 2h desta terça. Segundo a PRF, o entorpecente estava sendo transportado em uma Toyota Hilux (PEY-4996/PE). O veículo foi perseguido a partir do posto da Polícia Rodoviária Federal localizado na BR-101, em São José de Mipibu. Ao se aproximar da barreira de fiscalização, o motorista deu marcha ré e tentou escapar. Houve perseguição e o veículo tombou dez quilômetros depois. A carga foi apreendida, mas o motorista havia conseguido escapar.
Dentro do automóvel os agentes encontraram 1.150 tabletes de maconha, com estimativa de peso de um quilo cada. “Também achamos outros 15 tabletes de crack, que também devem pesar um quilo cada um”, revelou o inspetor Everaldo Morais, da assessoria de comunicação da PRF.

Veículo onde a droga estava ficou destruído após capotar na BR 101 (Foto: Cedida/PRF)Veículo onde a droga estava ficou destruído após capotar na BR 101 (Foto: Cedida/PRF)

Fonte: G1/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Justiça mantém 'eleitos' fora da Câmara Municipal de Natal em 2013


O juiz presidente da Junta Eleitoral de Natal, Ibanez Monteiro da Silva, proferiu nova decisão publicada no Diário Eletrônico da Justiça Eleitoral desta terça-feira (30) e manteve os vereadores Raniere Barbosa (PRB) e George Câmara (PC do B), fora da Câmara Municipal em 2013. A Coligação União por Natal II, formada pelo PSD, PPS, PC do B, PRB e PPL ingressou com recurso solicitando a inclusão dos votos consignados para os vereadores filiados aos respectivos partidos. Entretanto, a Junta Eleitoral entendeu que "a decisão tornou nula a deliberação sobre a coligação". O que fez atingir todos os partidos coligados e não somente um deles.

Para tentar reverter a decisão, os vereadores Raniere Barbosae George Câmara entraram com um recurso junto ao Tribunal Regional Eleitoral. "Já recorremos. A decisão do juiz Ibanez Monteiro é de primeira instância e entramos com recurso para ser apreciado pelo pleno do TRE", confirmou o vereador Georgê Câmara. Ele disse, ainda, que o recurso se estende ao também candidato à reeleição, Raniere Barbosa. De acordo com George Câmara, o juiz cumpriu um procedimento burocrático ao publicar esta nova decisão. "A primeira foi monocrática. Ele não havia consultado a Junta Eleitoral que é formada por uma equipe de apoio administrativo ao juiz", argumentou George Câmara.
O imbróglio envolvendo os dois candidatos à reeleição como vereadores, teve início após a saída do PT do B da coligação proporcional União Por Natal II. Ao longo da campanha, a sigla mudou de lado e aliou-se ao PSDB, legenda do então candidato à Prefeitura de Natal, Rogério Marinho. George Câmara acredita que será empossado, junto com Raniere Barbosa, para seus segundos mandatos como vereadores na próxima legislatura. "Eu tenho convicção do nosso direito e estamos lutando na esfera judicial", afirmou George Câmara.

Fonte: G1/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Tratamento contra cânceres leva ex-governador do RN à UTI em Natal


Iberê Ferreira (PSB) (Foto: Augusto Ratis/Futura )
O ex-governador do RN Iberê Ferreira de Souza foi internado na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) da Casa de Saúde São Lucas, em Natal, na manhã desta segunda-feira (29). De acordo com a assessoria de imprensa de Iberê, a internação se deu por causa de reações que o ex-governador ainda sente devido ao tratamento que fez contra dois cânceres.
Iberê Ferreira deve sair da UTI ainda nesta terça-feira (30). Ainda de acordo com a assessoria, ele sentiu-se mal durante a manhã desta segunda, sendo então encaminhado à unidade hospitalar.
Funcionários do atendimento do São Lucas informaram ao G1 que o quadro de Iberê é regular. Os funcionários também afirmaram que, por volta das 15h desta terça, deve ser emitido boletim médico sobre o quadro de saúde do ex-governador.
Iberê Fereira de Souza descobriu o primeiro câncer em 2010, quando era candidato a governador do Rio Grande do Norte. O tumor foi diagnosticado no pulmão. Após tratamento, a doença foi dada como vencida. Pouco tempo depois, Iberê descobriu que estava com um tumor no cérebro, também vencido pelas radioterapias.
A assessoria de imprensa do ex-governador afirma que nesta nova internação não foi diagnosticado nele qualquer tipo de câncer. Iberê Ferreira foi internado devido a reações de seu organismo aos tratamentos anteriores.

Fonte: G1/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

BNB confirma liberação de R$ 78 milhões para o combate à seca no RN


Seca assola 139 município do RN (Foto: Reprodução/Inter TV Cabugi)Seca assola 144 município do RN
(Foto: Reprodução/Inter TV Cabugi)
O Banco do Nordeste divulgou, na manhã desta terça-feira (30), que já superou a marca de R$ 1 bilhão concedido a empreendedores urbanos e produtores rurais atingidos pela seca em sua área de atuação, totalizando 133 mil operações realizadas. Somente no Rio Grande do Norte, segundo a assessoria de imprensa, foram contratadas mais de 10 mil operações, o que representa a liberação de R$ 78 milhões.
A assessoria do Banco do Nordeste também informou que os recursos, oriundos do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE), destinam-se à recuperação ou preservação de atividades em municípios em situação de emergência ou estado de calamidade pública reconhecida pelo Ministério da Integração Nacional. No RN, segundo o Governo do Estado, 144 municípios estão em situação de emergência em razão da estiagem. A governadora Rosalba Ciarlini, inclusive, considera esta a pior seca dos últimos 30 anos no estado.

O diretor de Gestão de Desenvolvimento do BNB, Stélio Gama Lyra, confirmou que dos 1.308 municípios habilitados a receberem recursos do FNE Seca, 1.250 já foram atendidos. “Em quatro estados nordestinos: Alagoas, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Sergipe, temos operações contratadas em todos os municípios habilitados a receberem o crédito”, afirmou.
No RN, o Banco do Nordeste confirmou que os 144 municípios em situação de emergência também foram contemplados com os recursos.
As linhas de crédito contemplam investimentos e custeio ou capital de giro isolado ou associado ao investimento. Com uma meta de R$ 1,5 bilhão para esse fim, o Banco do Nordeste possui mais R$ 350 milhões em tramitação. “A nossa expectativa é atingirmos a meta até a primeira quinzena de novembro”, ressalta Stélio Gama.
Os beneficiários têm até o dia 30 de dezembro para formalizar as propostas de crédito.
Financiamentos
A assessoria de comunicação do BNB no Rio Grande do Norte informou ainda que a maioria dos financiamentos foi destinada a produtores rurais enquadrados no Programa de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), do Governo Federal. Eles receberam R$ 650 milhões, sendo R$ 43 milhões apenas no RN. Para essas operações, o limite de crédito é de R$ 12 mil, com prazo de pagamento de até dez anos, três anos de carência e taxa de juros de 1% ao ano.
Empreendedores urbanos e rurais não classificados como 'pronafianos' compõem o restante dos beneficiários. Para esses clientes, o limite de crédito é de R$ 100 mil. A taxa de juros é de 3,5% ao ano e o prazo de pagamento é de até oito anos, com três de carência. Enquadram-se produtores rurais, cooperativas e associações, bem como empreendedores individuais, empresas industriais, comerciais e de prestação de serviços, cooperativas de produção e agroindústrias.

Fonte: G1/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Itep recebe quatro ‘rabecões’


A partir da tarde desta terça-feira (30), quatro novos rabecões (veículos para o transporte de cadáveres) estão à disposição do Instituto Técnico-Científico de Polícia (Itep), sendo que três ficarão em Natal e um será encaminhado para Mossoró, na próxima quinta-feira (1º).

Os veículos foram adquiridos por meio de convênio da Secretaria Nacional da Segurança Pública (Senasp), Governo do Estado do Rio Grande do Norte e Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed). Cada um custou R$ 150 mil.

Desde janeiro de 2011, o Itep já foi beneficiado com mais de R$ 4 milhões em investimentos, com a compra de veículos, câmara frigorífica para acondicionamento de cadáveres, equipamentos de informática, material de limpeza e expediente, reformas prediais (necrotério e laboratórios), além de máquinas que estão auxiliando as Coordenadorias de Criminalística e Identificação.

O diretor do Itep, Nazareno de Deus Medeiros Costa, explica que os novos rabecões resultarão na diminuição do tempo de resposta à solicitação para o atendimento das ocorrências. “Mais uma vez, gostaria de ressaltar a atenção que o Itep tem recebido na atual gestão. Os investimentos são constantes, melhorando a qualidade do atendimento que prestamos diariamente, disse”.

Fonte: Cidade News Itaú com informações da Sesed
Leia Mais ››

Flexibilização da vacinação não afetará reconhecimento de Zona Livre de Aftosa


O diretor do Departamento de Saúde Animal do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Guilherme Marques, disse, nesta terça-feira, 30 de outubro, que a flexibilização da segunda etapa da vacinação de bovinos e bubalinos contra febre aftosa nos estados nordestinos com municípios em situação de emergência devido à seca não afetará o processo de reconhecimento da região como zona livre da febre aftosa com vacinação em 2013.

“O Mapa tem uma atenção especial em relação aos estados do Nordeste, com repasse de recurso, convênios, apoio técnico, para fortalecer os serviços veterinários da região e ajudar o Brasil alcançar o status de país livre de febre aftosa, o que era utópico alguns anos atrás”, ressaltou o diretor durante entrevista coletiva. O Mapa realiza estudos com 60 mil amostras de sangue de animais para comprovar a imunização dos animais nos estados do Nordeste. Atualmente na região, só os estados de Sergipe e Bahia são considerados livres de aftosa com vacinação.

Devido à estiagem histórica que assola a pecuária na Região Nordeste, o Ministério da Agricultura flexibilizou o calendário de vacinação contra febre aftosa nos estados com municípios em situação de emergência devido à seca. De forma excepcional, o Departamento de Saúde Animal (DSA) prevê, para esses municípios nordestinos, a prorrogação da vacinação por até 30 dias, de acordo com a necessidade, ou a suspensão temporária da aplicação da vacina, ficando os Serviços Veterinários Oficiais (SVOs) obrigados a enviarem nova análise da situação para apreciação do DSA até 15 de janeiro de 2013.

O coordenador de Febre Aftosa, Plínio Lopes, explicou que a medida tomada pelo Mapa visa à proteção do rebanho, considerando as condições epidemiológicas, informações da seca, seus efeitos sobre os rebanhos e risco de comprometimento dos índices vacinais nesta segunda etapa da vacinação. “A vacina não gera risco ao animal. A questão é que os animais acometidos pela seca estão debilitados e o manejo deles para a vacinação pode imputar algumas perdas que nós não queremos agregar aos efeitos que a seca já está causando para os rebanhos da região”, salientou. Além disso, a imunização pode não ser completa com o animal debilitado pela seca.

Ele ainda ressaltou que a medida não causa risco de surgimento da doença na região. “A flexibilização é técnica e legalmente amparada e não oferece risco. A última ocorrência de febre aftosa na região foi há quase dez anos. Outra questão é que a última vacinação em cinco estados do Nordeste foi realizada em junho, em função do inquérito soroepidemiológico. Então nós temos ainda uma proteção imunitária por algum tempo, principalmente nos animais jovens, que são os mais suscetíveis”, disse o coordenador.

Fonte: Cidade News Itaú com informações da Assessoria de Comunicação Social
Leia Mais ››

SETUR APRESENTA PROJETO PARA CRIAÇÃO DE NOVO ROTEIRO TURÍSTICO NO RN


O secretário de Estado do Turismo, Renato Fernandes, e o especialista em espeleologia do Centro de Estudos de Cavernas do Instituto Chico Mendes de Biodiversidade (ICMBio), Diego Bento, apresentaram  ao gerente geral da Petrobras no RN, Luis Ferradans, e ao corpo técnico da estatal dois projetos para a expansão do turismo no interior do Estado e criação de novas opções turísticas.

Um dos projetos trata da criação de um roteiro turístico com as cavernas existentes em solo potiguar. Ao todo, foram catalogadas 205 grutas no RN não apenas dentro do Parque Nacional de Furna Feia, entre os municípios de Mossoró e Baraúnas, como também em Governador Dix-Sept Rosado, Felipe Guerra, Severiano Melo, Martins e Apodi.

De acordo com o secretário Renato Fernandes, o Rio Grande do Norte tem a maior quantidade de cavernas do Brasil, além de sediar o mais novo parque nacional, o da Furna Feia, criado pela presidente da República Dilma Rousseff. Motivos que justificam um maior investimento no turismo ligado à natureza, uma tendência em todo o mundo. 

O outro projeto trata da construção de cercas ao longo dos 80 quilômetros do Parque Nacional da Furna Feia, como forma de garantir a integridade, segurança dos visitantes e total preservação do espaço.

“Os projetos foram entregues e o diretor da Petrobras gostou muito. Ele informou que o documento será enviado aos setores competentes para análise o quanto antes”, declarou Fernandes. 

O titular da Secretaria de Estado do Turismo (Setur) classificou como “produtiva e muito positiva” a reunião com o gerente geral da estatal e lembrou que “a Petrobras tem se mostrado grande parceira dos projetos e empreendimentos no Rio Grande do Norte”.

Fonte: Cidade News Itaú com informações da Assessoria de Comunicação Setur/RN
Leia Mais ››

Governo do RN garante parceria na realização do Carnatal 2012


A governadora do RN, Rosalba Ciarlini, assegurou que a edição do Carnatal 2012 terá a ação forte e presente da segurança preventiva e ostensiva da Polícia Militar, Polícia Civil e do Corpo de Bombeiros e do SAMU nas ações de socorro e atendimento médico, que são fundamentais para a manutenção da tranquilidade dos foliões que participam do evento que tem apelo nacional e forte impacto no turismo potiguar.

Rosalba Ciarlini recebeu na tarde desta terça-feira (30), em audiência, os diretores da Destaque Promoções, Gustavo Carvalho, Paulinho Freire, Roberto Bezerra e Ricardo Bezerra, que auxiliados de produtores, apresentaram a programação do Carnatal 2012 para auxiliares do Governo do RN, da PM, do Corpo de Bombeiros e do SAMU.

Em 2012 a festa será no período de 6 a 9 de dezembro, no largo do Estádio Arena das Dunas, em Lagoa Nova. Para a governadora Rosalba Ciarlini, o Carnatal tem forte impacto no turismo potiguar e da parte governamental fica a certeza de que é preciso ser parceiro de eventos que tenham a capacidade de gerar emprego, renda e divulgar nossas potencialidades.

Para a governadora do RN, a festa é considera das mais seguras muito pela forte presença do Estado através de ações da PM, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros. “Vamos repetir as ações para manter a tranquilidade do evento para os foliões, principalmente, os chamados pipoca que estão fora dos blocos aproveitando a festa”, acrescentou.

Na segurança, equipes de policiais, entre civis e militares, trabalham em conjunto e contam com câmeras, torres de observação e tablados elevados (com monitoramento de agentes) instalados por todo o percurso. Já o atendimento de saúde é prestado pela equipe do Serviço de Atendimento Móvel às Urgências (SAMU), com ambulâncias distribuídas no circuito interno e UTI móvel.

Segundo Roberto Bezerra, diretor da Destaque Promoções, esse ano o Carnatal vem cheio de novidades, afinal, a capital potiguar cresceu, apareceu e passou a ter ainda mais importância como uma das sedes da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014. “E como não poderia deixar de ser, o Carnatal acontecerá, acompanhando essa etapa de desenvolvimento tão importante para o nosso estado. O percurso ganhou novas adaptações, o trajeto será alterado, mas a festa terá a mesma alegria. O evento servirá ainda de piloto para as festividades realizadas durante o Mundial em Natal, seguindo o modelo da Fan Walk da Cidade do Cabo, na Copa do Mundo de 2010”, acrescentou Roberto Bezerra.

Nos quatro dias de folia, alguns dos maiores artistas da música nacional animarão o público. Para mais informações sobre o evento acesse o site www.carnatal.com.br.

Fonte: Cidade News Itaú com informações da Assecom-RN
Leia Mais ››

Polícia investiga morte de atriz durante lipoaspiração em SP


Atriz Pâmela morreu durante lipoaspiração (Foto: Arquivo Pessoal/Divulgação)Atriz Pâmela morreu durante lipoaspiração (Foto:
Arquivo Pessoal/Divulgação)
A Polícia Civil investiga a morte de uma atriz de 27 anos durante lipoaspiração no Hospital Green Hill no Ipiranga, na Zona Sul de São Paulo. Pamela Baris do Nascimento morreu na mesa de cirurgia depois do seu fígado ser perfurado. A morte aconteceu em 19 de outubro, mas o caso só foi registrado no 17º Distrito Policial, no Ipiranga, nesta segunda-feira (29).

O G1 tentou fazer contato com o médico, mas não obteve retorno. Em nota, o hospital afirmou que a instituição "jamais registrou caso que se assemelhasse" a este e que todos os seus profissionais são habilitados para os procedimentos que realizam. "Foi aberta uma sindicância interna para apuração dos fatos. Todas as informações colhidas serão documentadas e entregues às autoridades competentes conforme solicitação", diz a nota. O hospital afirma ainda que o prontuário da paciente e demais documentos já foram entregues aos órgãos responsáveis.

De acordo com um amigo, Pamela, que chegou a fazer participações nos programas de Rodrigo Faro, da Record, e Celso Portiolli, do SBT, também estudava  biomedicina em uma unidade das Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU). A demora no registro do caso chamou a atenção da polícia.

Segundo a polícia, depois da perfuração, ela teve uma hemorragia. Foi feita uma cirurgia para tentar conter a hemorragia. Depois do procedimento, Pamela perdeu a consciência e passou por manobras de reanimação por duas horas. A atriz, que já tinha passado por duas cirurgias em outras ocasiões, chegou a tomar duas bolsas de sangue, mas não resistiu.

De acordo com o delegado responsável pelo caso, Evandro Luiz de Melo Lemos, a tia veio de Santa Catarina para registrar o boletim de ocorrência na 17ª delegacia de polícia, no Ipiranga, na Zona Sul da capital. Ele afirmou que o médico, que utilizava as instalações do Hospital Green Hill para fazer cirurgias, deveria ter comunicado às autoridades policiais o ocorrido. 

O médico tem registro, atua há muito tempo e chegou a exercer sua profissão nos Estados Unidos, segundo a polícia. O hospital, por sua vez, é habilitado e tem os equipamentos adequados para fazer o atendimento. “Tudo levava a crer que o procedimento estava correto. Mas, em situação normal de acidente, ele deveria ter comunicado à polícia do ocorrido”, afirmou Lemos. Devido a falta de comunicação, o médico deverá responder por fraude processual.

O delegado deve pedir ainda nesta terça-feira (30) a exumação do corpo de Pamela, que foi enterrado em São Francisco do Sul, em Santa Catarina. A ficha clínica será encaminhada para análise especializada para que os procedimentos empregados sejam verificados. O objetivo é identificar se houve algum problema durante a cirurgia ou se tratou de uma intercorrência comum nesse tipo de procedimento.
Segundo a polícia, Pamela já tinha morado em Curitiba e há um ano estava em São Paulo. Ela fazia participações especiais em programas de televisão. A tia que registrou o boletim de ocorrência mora em Santa Catarina e assumiu a educação da sobrinha desde que ela perdera a mãe, aos 6 anos.

Imperícia

Lauro Malheiros Neto, advogado contratado pela tia de Pamela para acompanhar o inquérito criminal, acredita que a atriz morreu em decorrência de uma imperícia médica e que, por isso, o profissional que realizava a lipoaspiração tem de responder por homicídio culposo. "O Ministério Público já tomou ciência disso, assim como o Conselho Regional de Medicina", afirmou Neto.

Segundo o advogado, o médico também errou ao não avisar a polícia da morte da paciente. "Ele tinha de ter acionado a delegacia, chamado o carro cadavérico e encaminhado o corpo para o Instituto Médico Legal (IML), onde seria realizada o exame necroscópico que apontaria a causa da morte. Ele, contudo, atestou que ela morreu em decorrência de uma hemorragia no fígado, mas não atestou as causas dessa hemorragia. Errar e tentar encobrir o próprio erro é de exrema gravidade", disse.

Além do inquérito criminal e do processo administrativo que deverá ser aberto pelo CRM, Neto disse que deverá entrar, "em momento oportuno", com uma ação indinizatória por danos morais contra o médico que realizou o procedimento cirúrgico.

Veja abaixo a íntegra da nota enviada pelo hospital

Em referência ao fato ocorrido e noticiado por diversos veículos de comunicação, acerca do óbito de Pâmela Baris Nascimento (27 anos), no último dia 19 de outubro, nas dependências do Hospital Green Hill, o advogado responsável pela instituição médica, Dr. Nelson Shioiti Shin-Ike Junior (OAB-PR 41693), vem a público esclarecer os seguintes pontos:

O Hospital Green Hill, fundado em 1969, referência no segmento de cirurgias plásticas estéticas e reparadoras, ao longo de sua história jamais registrou caso que se assemelhasse ao supracitado. Todos os médicos que atuam nesta instituição são diretamente escolhidos e contratados pelos pacientes e, somente após a comprovação de estarem habilitados a realizar o procedimento cirúrgico pretendido, são autorizados a utilizar a estrutura do hospital.

Foi aberta uma sindicância interna para apuração dos fatos. Todas as informações colhidas serão documentadas e entregues às autoridades competentes conforme solicitação.

O prontuário da paciente e demais documentos pertinentes já foram entregues aos órgãos encarregados e, por tratarem de relação sigilosa médico-paciente, necessitam de autorização dos mesmos para que venham a ser divulgados.

Na ocasião, o hospital disponibilizou todos os recursos necessários ao adequado atendimento da paciente Pâmela Baris Nascimento. Contudo, lamenta com imensa tristeza o ocorrido.

Fonte: G1/Cidade News Itaú
Leia Mais ››