quarta-feira, maio 16, 2012

Encontros de Educação Física acontecem em Mossoró e Apodi


A partir desta quarta-feira, 16, os professores de educação física das Diretorias Regionais de Educação de Mossoró e Apodi participam do Encontro Regional de Educação Física, realizado pela Secretaria de Estado da Educação, através da Coordenadoria de Desportos. O evento continua até a próxima sexta-feira, 18, e vai reunir profissionais de 15 municípios da região Oeste e parte da Costa Branca. Em Mossoró, o encontro será realizado no Ginásio Pedro Ciarlini. Já em Apodi, as atividades serão no auditório da 13ª Dired.

Na programação, palestras com estratégias para saúde e qualidade de vida através da Educação Física, planejamento escolar e iniciação esportiva. De acordo com o coordenador de Desportos da Secretaria da Educação, Oswaldo Gomes, o objetivo do encontro é debater um novo modelo da prática de educação física e do desporto escolar no Estado, envolvendo os mais interessados no assunto, que são os profissionais da área.

Dando sequência ao calendário de encontros regionais elaborado pela Codesp, estão programados ainda, no período de 28 a 30 de maio, os eventos das Direds de Currais Novos e Caicó, que juntas compreendem 23 municípios da região do Seridó. De 4 a 6 de junho é a vez do encontro com os professores das Direds de Umarizal e Pau Dos Ferros, responsáveis por 35 municípios do Alto Oeste. Por fim, de 11 a 13 de junho, acontece o encontro com os educadores das Direds de Angicos e Assu, que atendem a 15 municípios das regiões Central e Vale do Assu.

Até agora já foram realizados encontros nas cidades de Natal, Parnamirim, Nova Cruz, Ceará Mirim, São Paulo do Potengi, Santa Cruz, Macau e João Câmara.

MAIS INFORMAÇÕES:

Assessoria de Imprensa da SEEC

Eduardo Colin 84 9606.9798

www.educacao.rn.gov.br

@SeecRN
Leia Mais ››

Secultrn/FJA divulga locais de prova para Agentes de Leitura



A realização da 1ª fase de seleção dos Agentes de Leitura, realizada pela Secultrn/FJA, acontecerá neste domingo, 20/05/2012, em 41 municípios simultaneamente. Para saber seu local de prova, os inscritos devem acessar o site da Secretaria (http://www.cultura.rn.gov.br/contentproducao/aplicacao/sec_cultura/principal/consulta/locais_de_prova.pdf) ou irem até o local de seu município no qual realizaram sua inscrição. Os locais já estão disponíveis para consulta desde hoje, quarta-feira, 16/05/2012. Lembrando que os portões abrem às 8h e fecham às 9h, sendo fundamental levar RG e caneta, conforme previsto no edital.
Mais informações com Sanclair Solon - 84 3232-5324.

Segue abaixo os locais por município:

Alexandria - E. E. Valdemar de Souza Veras
Angicos - E. E. José Rufino
Apodi - Núcleo da UERN
Assú - Complexo Educacional Padre Ibiapina
Baraúna - E. E. João de Abreu
Caicó - Centro Educacional José Augusto
Campo Grande - E. M. Professor Leal Pimenta
Canguaretama - E. E. Fabrício Maranhão
Caraúbas - E. M. Josué de Oliveira
Ceará-Mirim - E. E. Professor Eneas Cavalcante
Cruzeta    E. E.- Joaquim José de Medeiros
Currais Novos - E. E. Tristão de Barros
Goianinha - E. M. Hélio Galvão
Grossos    - E. E. Coronel Solon
Ielmo Marinho - E. E. Ielmo Marinho
Ipanguassú - E.E. Manuel de Melo
Itaú - E. E. Francisco de Assis Pinheiro
Janduís - E. E. Professor Daniel Gurgel
João Câmara - Casa de Cultura Gumercindo Saraiva
Lajes - E. E. Pedro Segundo
Lucrécia - E.E. Josefina Xavier
Luiz Gomes - E. E. Mariana Cavalcante
Macaíba    - Colégio Equipe
Macau - E. E. Duque de Caxias
Martins    - Centro Educacional Raimunda Barreto
Mossoró    - E. E. Antônio Bezerra de Sales
Natal (Zona Leste) - E. E. Isabel Gondim
Natal (Zona Norte) - E. E. Peregrino Júnior
Natal (Zona Oeste) - E. E. Maria Queiroz
Natal (Zona Sul) - E. E. Antônio Pinto
Nísia Floresta - E. E. Nísia Floresta
Nova Cruz - E. E. Djalma Marinho
Parelhas - E. E. Monsenhor Amâncio Ramalho
Parnamirim - E. E. Professor Antônio Basílio Filho
Pau dos Ferros - Secretaria de Educação 
Santa Cruz - E. E. José Bezerra Cavalcante
Santana do Matos - E. E. Prof. Celso Arruda de Andrade
São G. Amarante     - E. E. José Vieira 
São José de Campestre - E. E. Diógenes da Cunha Lima
São José de Mipibú - E. E. Professora Terceira Rocha
Serra Negra do Norte - Centro Pastoral Paroquial
Tenente Ananias    E. E. - Acadêmico Mauro Abrantes
Touros - E. E. Professora Isabel Barbosa Vieira
Umarizal - E. E. 11 de Agosto

Fonte: SECULTRN
Leia Mais ››

Dilma anuncia doação de retroescavadeiras para cerca de 3,6 mil municípios



A presidenta Dilma Rousseff anunciou a doação de retroescavadeiras para mais 3591 municípios com até 50 mil habitantes e de mais 1330 motoniveladoras. Dilma divulgou a ação na manhã desta terça-feira, 15 de maio, na abertura da 15ª Marcha dos Prefeitos, em Brasília. O Governo Federal, através do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), vai abrir a confirmação de interesse a partir de junho para os municípios que se enquadram nos critérios estabelecidos: ter menos de 50 mil habitantes e não pertencer a regiões metropolitanas.

A medida integra as ações da segunda fase do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2) e visa melhorar as condições das estradas vicinais e, consequentemente, facilitar o escoamento da produção nos municípios onde a produção agrícola é essencialmente proveniente da agricultura familiar.

Para mais informações, acesse a página do ministério na internet. O endereço é www.mda.gov.br.

Ministério do Desenvolvimento Agrário 
Governo Federal – Brasil: país rico é país sem pobreza 
Leia Mais ››

Agricultor Sofre Tentativa de Homicídio em Zona Rural de José da Penha/RN


José da Penha/RN - Uma tentativa de homicídio na zona rural de José da Penha deixou um homem ferido. O agricultor Jonicivaldes da Costa, de 46 anos, residente em Pau dos Ferros/RN foi atingido por dois disparos de arma de fogo, provavelmente de espingarda na região do ombro e perna.

A tentativa de homicídio aconteceu por volta das 12h00min no Sítio Piolho. Segundo Informações, Jonicivaldes estaria em uma moto quando foi atingido pelos disparos feitos pela pessoa Francisco Luzimar Chaves, conhecido por “Inácio” residente em Jose da Penha/RN. 

A vitima foi socorrida para o Hospital Regional de Pau dos Ferros pelos próprios familiares e segundo Boletim Médico não corre risco de morte. 

Informações dão conta que os mesmos são proprietários de terras e vizinhos na mesma localidade. A polícia ainda não sabe as causas do crime. 

O acusado lodo após a prática do delito evadiu-se do local, com destino ignorado. 

A Policia Militar, sob o comando do Sargento Lima, se encontra em diligências no sentido de prender o acusado.

Fonte: Sargento Andrade
Leia Mais ››

Caicó: Policiais se deixam fotografar ostentando armas em via pública em bebedeira


O Major PM Walmery Costa, comandante do 6º Batalhão da Polícia em Caicó, mandou abrir através de portaria uma sindicância para apurar denúncias que chegaram ao seu conhecimento na tarde de terça-feira, (15), de que o soldado PM Sidcley Cléber e o cabo PM João Batista, vice-presidente e presidente, respectivamente da Associação dos Praças da Polícia e Bombeiros Militares do Seridó, foram vistos em fotografias postadas no Facebook onde eram ostentadas armas de fogo durante uma suposta bebedeira.

Uma das armas, (pistola), estava na cintura do PM Sidcley Cléber, e, as fotos estavam em sua página na rede social, que depois da instauração do procedimento foi retirada do ar.

A denúncia chegou também ao conhecimento do juiz criminal da comarca de Caicó, Luiz Cândido de Andrade Villaça, que pediu emprenho do comandante do 6º BPM, na apuração do fato que segundo ele é grave.

Outros policiais ainda estavam no local que era em via pública, precisamente na calçada de uma residência, e ao lado estava parado um carro com a mala semiaberta.

No que aparenta ser uma mesa, estavam duas pistolas, cervejas e cachaça, além de tira-gostos. As fotos que mostramos agora estão na sindicância que foi instaurada para apurar o fato. Elas não podem ser mais vistas na página do Facebook do policial Sidcley Cléber, porque este a retirou do ar.

Com a arma da cintura, o Sd PM Sidcley, e ao seu lado, o CB PM João Batista
SD PM Sidcley olhando para as armas, ao lado do CB PM João Batista
Armas expostas em cima da mesa com bebidas e tira-gostos


Fonte: Sidney Silva
Leia Mais ››

POLÍCIA MILITAR ENCONTRA MOTO PARCIALMENTE "DEPENADA" EM MATAGAL EM CARAÚBAS/RN



(Fotos: cedidas)

Polícia Militar encontra moto tomada de assalto.

Na manhã desta quarta (16) a Polícia Militar de Caraúbas/RN, em mais uma ação comandada pelo Capitão Carvalho, conseguiu encontrar uma moto em praticamente "Depenada" em um matagal localizado nas proximidades da cidade.

De acordo com o Capitão Carvalho o veículo encontrado é uma moto titam 2010 preta de placa NNP 9262 de Caraúbas/RN, a mesma foi tomada de assalto no último dia 12 de fevereiro.

Veículo estava praticamente "Depenado".

A Moto se encontra na Delegacia de Caraúbas/RN e a dona do veículo Francisca Fernandes Arruda Santos, já pode se dirigir até a delegacia para recuperar sua moto. O capitão continua afirmado a população que está com duas viaturas na rua e qualquer coisa entre em contato com o Disque-Denúnica: 9680-5322/190.

Telefones para o Disque-Denúncia: 9680-5322/190

Fonte: Por Trás das Grades RN
Leia Mais ››

Ceara: Polícia apreende mais de 1 tonelada de explosivos.



Em uma ação conjunta envolvendo a Coordenadoria de Inteligência da Secretaria de Segurança Pública, o Grupo de Ações Táticas Especiais (Gate) e a Delegacia de Roubos e Furtos, foram localizadas e apreendidas cerca de 1 tonelada e meia de explosivos em Itaitinga, Região Metropolitana de Fortaleza. Além dos explosivos, também foi localizado um farto material para detonação.

A polícia suspeita que o material bélico seria utilizado ou para um grande assalto a banco, ou para o resgate de presos em algum presídio.
Operação
A operação teve início na última terça-feira (15), com a prisão de Marcila Nascimento Feitosa, 24 anos. Ela é namorada de Jocélio da Costa Lima, assaltante de bancos que está preso no Maranhão por ter explodido caixas eletrônicos. A polícia interceptou ligações telefônicas realizadas entre os dois, e passou a investigar a mulher. Na noite de terça-feira, ela se dirigiu a uma casa na localidade de Angorá, na periferia de Itaitinga. No local, Marcila comprou dois quilos de um artefato substituto de dinamite - o explosivo não é mais fabricado no Brasil.
A polícia entrou em ação e prendeu Marcila. Ela, então, confessou que seu namorado havia lhe pedido para comprar o material, e indicou o local onde o adquiriu. Os policiais se dirigiram à casa, e lá prenderam Nêlton Pinheiro de Sousa, proprietário da casa, que segundo informações preliminares, seria também dono de duas pedreiras, e prendeu ainda Ancelmo Freitas Rocha, o intermediador da venda dos explosivos para a mulher. 
Todo o material apreendido será encaminhado provisoriamente para o quartel do Gate. Técnicos do Exército estiveram no local para fazer a avaliação do material, que deverá ser levado para o poder dos militares.
Os acusados presos foram encaminhados para a Delegacia de Roubos e Furtos.

Fonte: F5 Apodi
Leia Mais ››

Ao vivo apresentador Datena desabafa e diz que recebe ameaças de morte


 (Divulgação)

Por causa de novas ameaças de morte que diz estar sofrendo, Datena desabafou ao vivo em seu programa Brasil Urgente, da Band, nessa terça-feira (15). O apresentador desafiou os supostos bandidos que, segundo a polícia de São Paulo, tramam sequestrá-lo:

“Querem me matar, mata logo, porque eu não vou calar a minha boca. Vou continuar, vocês não me intimidam”, disse.

Datena ainda disse que “toda hora me ameaçam de sequestro, de morte, não tenho medo de vocês, sou temente a Deus...”

Visivelmente revoltado, Datena ainda xingou os supostos bandidos:

“Deve ser gente da pior espécie e eu tô atingindo esses canalhas, de péssima qualidade.”

Datena contou que toda hora ligam para a polícia fazendo as tais ameaças a sua pessoa e que se o matarem que sirva para que mudanças na lei:

“Se me matarem um dia, que a gente não tenha um código penal como esse, que haja uma reforma.”

Fonte: F5 Apodi via DN Online
Leia Mais ››

População invade delegacia, retira preso e lincha e atea fogo no corpo



Cerca de 400 pessoas de Tapiramutá, cidade localizada na região da Chapada Diamantina, na Bahia, invadiram a delegacia do município na noite desta segunda-feira (14). De acordo com a polícia, os moradores abriram uma das celas, retiraram um dos presos, o levaram para fora da unidade policial e o espancaram até a morte. Depois, o grupo ainda ateou fogo no rapaz, que tinha 21 anos. Outros dois presos que estavam na mesma cela fugiram, informou a polícia. Apenas o carcereiro e um vigilante estavam a unidade e não conseguiram conter o grupo que invadiu o local.

Segundo a polícia, o homem morto em frente à delegacia era suspeito de um latrocínio ocorrido na madrugada de domingo (13), em Tapiramutá. De acordo com a polícia, o preso invadiu a casa de um idoso de 80 anos, que morava sozinho, roubou objetos do imóvel e depois matou a vítima a pauladas. O suspeito foi preso logo após a ação. A polícia informou que o homem era conhecido por praticar furtos na cidade e que já havia sido preso duas vezes pelo mesmo crime.O idoso morto pelo suspeito no domingo foi enterrado na tarde desta segunda-feira. Segundo a polícia, as pessoas que invadiram a delegacia saíram do sepultamento da vítima revoltadas e foram até a unidade. Por volta das 20h30, o corpo do preso morto continuava na rua. Cerca de 500 pessoas já se aglomeravam no local, segundo a polícia. A Polícia Técnica de Jacobina, cidade proxima a Tapiramutá, foi acionada e deve fazer a retirada do corpo do local

Fonte: Portalegre Notícias
Leia Mais ››

Júri popular absorve trio acusado de homicídio no ano passado em Umarizal


O tribunal do júri da Comarca de Umarizal julgou e absorveu na tarde dessa quarta-feira (16) o trio acusado pelo homicídio da pessoa de Geovane Francisco de Oliveira.

O crime aconteceu no dia 14 de fevereiro de 2011. Francisco Damião da Silva, Oliveira Duarte Figueira e João Batista da Costa eram acusados de ter matado Geovane a golpes de faca e gargalho de garrafa no bar de Claudinho do Espetinho no local popularmente conhecido como “Os Colégios” no centro de Umarizal.

A promotora de justiça Liv Ferreira representando o Ministério Público foi a responsável pelas acusações. Ela queria a pena máxima (30 anos) para os acusados pelo crime de homicídio duplamente qualificado por motivo fútil e impossibilidade de defesa da vítima.

 A defesa dos réus formada pelos advogados José Wigenes Xavier e Walter Solano argumentou a falta de provas nas acusações, por parte da promotoria que incriminassem os acusados. O júri formado por sete pessoas ouviu os argumentos da defesa e da acusação e decidiu por unanimidade absorver os réus que já estão em liberdade. O trio estava preso a mais de um ano no presídio de Caraúbas/RN.

O julgamento que durou mais de seis horas foi presidido pelo juiz Breno Valério Fausto de Medeiros e aconteceu na Câmara Municipal de Umarizal.







Fotos e Edição: Leo Silva - Umarizal em Fotos / uzlemfotos@hotmail.com / leounderworld@hotmail.com


Fonte: Uzl em Fotos
Leia Mais ››

Luis Gomes completa amanhã 200 dias sem água nas torneiras


O município de Luís Gomes, distante 250 quilômetros de Mossoró e que tem 10 mil habitantes, completa amanhã 200 dias que não recebe água nas torneiras. Devido às poucas chuvas em 2011 e 2011, o açude que a Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte coletava água para abastecer a cidade secou.

Três meses antes, porém, a população fez protesto na cidade cobrando do governo do Estado medidas urgente para evitar o colapso, mas esta providência não veio. Atualmente a cidade está sendo abastecida com carro pipa, que distribui água em cisternas e a população pega a água usando latas, caldeirões e baldes.

Para resolver o problema de abastecimento da cidade, é preciso investir aproximadamente R$ 3,5 milhões para fazer adutora de 9 km do Açude do Saco, de Major Sales.

Fonte: Defato
Leia Mais ››

MUNICÍPIOS PODERÃO SE INSCREVER PARA VERBAS DE PAVIMENTAÇÃO NO PAC 2



O ministro das Cidades, Aguinaldo Ribeiro, afirmou nesta terça-feira (15/05), durante a XV Marcha dos Prefeitos, que os recursos de R$ 5 bilhões em obras de pavimentação de vias urbanas do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2), serão utilizados para contemplar todos os municípios de forma indistinta. “Todos os municípios que apresentarem os projetos dentro dos critérios de seleção terão seus projetos analisados e nós queremos começar e anunciar essa seleção o mais rápido possível”, garantiu Ribeiro. De acordo com o ministro, está prevista para começar a partir de junho a seleção dos municípios para receber os recursos, destinados aos projetos de pavimentação de vias urbanas. Da verba total, 15% serão aplicados em obras de drenagem e outras obras menores. Os investimentos foram anunciados pela presidenta, Dilma Rousseff, na abertura da Marcha, para cidades com até 50 mil habitantes. “Serão R$ 5 bilhões em financiamento de obras que deverão estar integradas com rede de abastecimento de água e coleta de esgoto. Nunca o governo federal financiou obra de pavimentação nessa proporção, como vocês todos sabem”, ressaltou. A presidenta divulgou, também, a entrega de máquinas e equipamentos, como retroescavadeiras e moto niveladoras, aos municípios com menos 50 mil habitantes. No discurso, relembrou o anuncio, em 2011, da seleção de obras de saneamento para os pequenos municípios, resultando na locação de R$ 2 bilhões em recursos do Orçamento Geral da União (OGU), que irão beneficiar três mil municípios. O anúncio foi feito durante participação da presidente e do ministro das Cidades na abertura da XV Marcha dos Prefeitos, organizada pela Confederação Nacional dos Municípios. O evento reúne, até a próxima quinta-feira (17/05), mais de três mil prefeitos, em Brasília (DF). O Ministério das Cidades possui um estande na XV Marcha dos Prefeitos com técnicos para esclarecer dúvidas de programas da pasta.

A inscrição para os municípios apresentarem propostas de pavimentação começa a partir do dia 3 de junho e vai até 15 de agosto, por meio do site do Ministério das Cidades. O ministro das Cidades, Aguinaldo Ribeiro, afirmou em entrevista coletiva, que ‘todos municípios que participarem da seleção serão contemplados de forma indistinta”. Da verba total, 15% serão aplicados em obras de drenagem e em outras obras menores.

Fonte: Intervalo da Notícia
Leia Mais ››

UNIVERSITÁRIO FICA NU EM SALA, É EXPULSO E ENTRA NA JUSTIÇA CONTRA A UFRN


Um caso bastante delicado e controverso resultou em processo administrativo e expulsão de um aluno do curso de Licenciatura em Música da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Wallace Albino da Silva queria o direito de assistir às aulas sem roupa e por algumas vezes chegou a exibir seu órgão sexual em sala, constrangendo estudantes e professores. Com sua expulsão justificada pela má conduta e quebra do decoro escolar, Wallace moveu processo judicial contra a universidade requerendo o direito de voltar a assistir aulas e alegando problemas mentais, mas o pedido foi julgado improcedente pelo juiz da 1ª Vara Federal, Magnus Augusto Costa Delgado.

O ato administrativo que acarretou no desligamento do estudante de Música foi a conduta tida como desrespeitosa dele ao abaixar suas calças em meio às aulas de Linguagem e Estruturação Musical III, ministradas pela professora Amélia Martins Santa Rosa durante o segundo semestre letivo de 2011. Segundo os autos do processo julgado pela Justiça Federal em 19 de abril deste ano, Wallace Albino aciona o artigo 214, VII do Regimento Interno da UFRN, dizendo que sua conduta era passível apenas de suspensão de um a 120 dias, não de expulsão como ocorreu, pelo fato ter ocorrido pela primeira vez.

Outro argumento usado pelo estudante é de que ele possui problemas psicológicos e dificuldades de integração social necessitando do apoio da universidade para "seu crescimento pessoal e acadêmico", segundo os autos. Já a UFRN alegou que o ato foi de alta gravidade e constrangeu todos os presentes no local. No processo, a professora e outras testemunhas alegaram que essa não era a primeira vez que o aluno mostrava suas partes íntimas em sala de aula, outras vezes ocorreram em 2010 e no início de 2011, dando respaldo à decisão da UFRN de desligar o aluno.

Wallace Albino alegou que suas "fraquezas momentâneas", como nomeia seus atos, não acontecem quando tem aula ministradas por professores homens ou professoras mais velhas, sendo ofator causador de sua conduta imprópria a presença de um professora "jovem e bonita". A Justiça Federal julgou que o autor da ação possui problemas psicológicos mais graves do que os assumidos por ele e seus familiares, necessitando de acompanhamento profissional. Contudo, o jovem perdeu a ação por a Justiça considerar sua conduta incompatível com a vida acadêmica "de modo que ninguém é obrigado a conviver academicamente com um aluno que exibe sua genitália publicamente, ferindo totalmente não só as regras da instituição acadêmica, como principalmente as regras de bons costumes" e deu o caso por encerrado.

A reportagem do Diário de Natal entrou em contato com a Escola de Música da UFRN para ouvir seu posicionamento sobre o fato polêmico, bem como a professora envolvida no caso. Amélia Martins preferiu não se pronunciar como forma de não retomar todo o assunto e os constrangimentos aos quais se submeteu. O diretor da EmURFN, Zilmar Rodrigues, diz que essa foi a primeira vez que algo do tipo aconteceu e que a UFRN seguiu conforme prevê seu regimento interno. Segundo o diretor, a professora denunciou o caso à coordenação do curso, que o apurou juntamente com a Procuradoria da UFRN e ao ouvir todas as partes envolvidas e constatar a procedência da denúncia seguiu com a devida punição, que culminou na exclusão do estudante.

Fonte: Umarizal News via DN Online
Foto: Google
Leia Mais ››

Secretaria de Segurança explica compra da Ipad


A respeito de informações veiculadas por meio de redes sociais, na internet, na manhã desta quarta-feira (16), sobre a compra de “Tablet-Apple Ipad 64GB WIFI 3G”, a Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed) esclarece:

1)   o valor de R$ 5.989,89 é referente à compra de três equipamentos, cada um custando ao erário público R$ 1.996,63, portanto, cerca de 20 por cento abaixo do valor de mercado;

2)   a quantidade de aparelhos adquirida não foi informada no Diário Oficial do Estado, porque a publicação de extrato resumido, como o próprio nome diz, não dá esse tipo de detalhe, entretanto, a Sesed, caso seja solicitada, não terá nenhum problema em apresentar o contrato firmado com a empresa Patrícia M.V.G.Zeni (Processo23475/2011-8), sediada no município paulista de Presidente Prudente, tendo em vista a legalidade da negociação;

3)   os equipamentos deram prosseguimento ao processo de informatização da Sesed, para melhorar o desempenho de alguns setores, como forma de prestar serviços de qualidade aos potiguares; um ficou com o secretário de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social, outro ficou com o comandante geral da Polícia Militar e o terceiro está com o coordenador de informática da Sesed;

4)   a Sesed continuará à disposição da sociedade para esclarecer quaisquer dúvidas sobre seus procedimentos e se coloca, mais uma vez, pronta para informar a verdade, para evitar que outros maus entendidos ganhem proporções indevidas.

Fonte: Robson Pires
Leia Mais ››

Ponte feita de garrafas plásticas sobre açude atrai curiosos na Paraíba


Visitante faz travessia sobre ponte feita de garrafas plásticas no Açude Velho, em Campina Grande (Foto: Karoline Zilah/G1)Visitante faz travessia sobre ponte feita de garrafas plásticas no Açude Velho, em Campina Grande
(Foto: Karoline Zilah/G1)

Caminhar sobre as águas do Açude Velho, um dos cartões postais de Campina Grande, poderia parecer impossível para moradores e turistas na cidade, mas se tornou uma ideia real na segunda-feira (14), quando uma ponte feita de garrafas plásticas foi aberta para travessia. Por iniciativa de um coletivo cultural da região, oito mil garrafas pet de dois litros foram reutilizadas, compondo 50 blocos que ligam duas extremidades do açude, do Centro Universitário de Cultura e Arte (Cuca) à Casa da Cidadania, na Avenida Doutor Severino Cruz.

Fernando ficou surpreso com a quantidade de garrafas de refrigerante consumidas por dia na cidade (Foto: Karoline Zilah/G1)

O projeto tem atraído curiosos e grupos de professores e estudantes, que são orientados sobre a necessidade de revitalização da lagoa e os problemas da poluição.
Para o adesivador Fernando de Lima Filho, a experiência foi emocionante porque antes de começar a caminhar na estrutura ele pensou que poderia afundar, mas quando fez a travessia percebeu que poderia confiar. "É importante porque, se a quantidade de garrafa que a população usa por dia é suficiente para construir uma ponte, imagina o que dá pra fazer com o que é acumulado em um ano", falou.
Segundo Nivaldo Rodrigo, artista envolvido no projeto, a quantidade de garrafas usadas é aproximadamente o que se consome em refrigerantes por dia na cidade. "Quando você entra no açude se conscientiza sobre o que está fazendo, que é caminhar sobre a água suja com o suporte de garrafas pet. Você tem outra perspectiva diferente do cartão postal da cidade", explicou.
A instalação foi montada com a inspeção do Conselho Regional de Engenharia (Crea) e as visitas acontecem sob a monitoria diária de uma equipe do Corpo de Bombeiros. O material utilizado foi arrecadado com a ajuda de alunos de escolas públicas, catadores e uma empresa de reciclagem. O projeto recebeu um financiamento de R$ 40 mil do Fundo de Incentivo à Cultura, do governo estadual, e todo o material será reaproveitado no final. As garrafas serão devolvidas aos catadores, as madeiras usadas no suporte serão trabalhadas em oficinas de xilogravura e as grades serão reutilizadas em oficinas de escultura.

Francisco Júnior observou e disse que pretende fazer o trajeto (Foto: Karoline Zilah/G1)

Enquanto muitos faziam fila, o estudante de Direito Francisco Júnior preferiu ficar na calçada do açude observando as pessoas que viviam a aventura. Ele disse ter curiosidade e pretende participar. "Toda a iniciativa que venha para colaborar com o meio ambiente e a conscientização é benvinda. Tenho curiosidade de andar e sentir a água batendo nos pés. Não tenho medo. Aqui está muito seguro com os bombeiros acompanhando", brincou.

Segundo Nivaldo Rodrigo, outro objetivo da intervenção artística no açude é resgatar a cultura da cidade e relembrar Roldão Mangueira, fundador da casa de caridade Jesus do Horto, em Campina Grande. Ele explicou que em 1979 o líder religioso anunciou à comunidade que o mundo teria data para acabar e surgiu uma série de boatos de que ele iria caminhar sobre as águas do açude, o que nunca aconteceu. A ideia do coletivo atualmente é desmistificar as más impressões criadas sobre Roldão Mangueira e homenageá-lo, criando uma ponte que, enfim, permitiria a travessia sobre as águas.

Dayanne Santos participa do projeto como voluntária (Foto: Karoline Zilah/G1)

Para a estudante Dayanne dos Santos, voluntária do projeto, a passagem é uma oportunidade para que as pessoas se interessem pela cultura da cidade e a política ambiental.
Segundo os organizadores, as visitas poderão ser feitas até domingo (20). O prazo foi recomendado pelo Crea devido ao tempo de utilidade das garrafas pet, para que não haja risco da estrutura afundar. Ao final do período, os organizadores pretendem encaminhar à prefeitura um abaixo-assinado feito pelos visitantes para cobrar a revitalização e projetos de combate à poluição do Açude Velho.

Fonte: É Sertão
Leia Mais ››

Corpo de idoso é encontrado no Centro de São Bento em estado de decomposição

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjnoMTXHH4GEi4ytnVMGGH4NU8rrUppIxQ9ASabROD9qzwxambKS4p118-apwDrX7cRLKTc5qvjL2_jDMK4Z5Fvuxa3D94qI1Vzk0r_rBNsSqEhf0S7-ueoJ5FVYnGOIgUoLjNcHxvoU8A/s1600/policia+1.jpg
O corpo do Sr. Francisco Morais de Araújo, 61 anos de idade, que morava na Rua Pe. Sandoval Férrer, no Centro de São Bento, no Sertão da Paraíba, foi encontrado na tarde da última terça-feira (15), em sua própria residência.

De acordo com a polícia, as primeiras informações acerca do cadáver encontrado chegaram através de policiais que fazem a segurança na Cadeia Pública de São Bento, e foram trazidas por populares que passaram no local e sentiram o mau cheiro, uma vez que o corpo já se encontrava em avançado estado de decomposição.

A polícia informou, também, que a vítima morava sozinha e não se sabe ainda, com precisão, a causa da morte do ancião. “Porém, pelas circunstâncias em que aconteceu o fato, provavelmente, deve ter sido um suicídio”, afirmou um policial da 2ª CIA de São Bento-PB.

Os policiais não souberam informar a que família pertence o falecido.

“O cadáver foi levado até o GEMOL da cidade de Catolé do Rocha e, logo depois, reconduzido para o IML de Patos, onde será periciado”, disse a polícia.

Fonte: É Sertão
Leia Mais ››

Jovem universitária tenta suicídio em Pombal ingerindo veneno de rato



A jovem Dlane Barbosa (foto), praticou um ato impensado na tarde desta segunda-feira (14). Ela tentou suicídio, ingerindo uma grande quantidade de chumbinho, veneno para eliminar ratos.
A causa que levou a jovem a cometer o ato é incerta, mais pessoas próximas afirmam que a mesma encontrava-se desiludida com a vida e no domingo (13) já havia ingerido água sanitária e perfume.
Dlane já estaria ameaçando se matar, e os familiares, tios, amigos, todos apelavam a todo momento para a mesma não cometer este ato insano.
No final da tarde de ontem, ela entrou em contato com amigos, dizendo que estava indo de mototáxi pra o Hospital Regional de Pombal tomar uma lavagem pois havia ingerido veneno.
O ato foi praticado em seu apartamento localizado a rua João Capuxu (Rua Estreita) no Centro de Pombal, onde a mesma mora sozinha.
A jovem é formada em enfermagem e trabalha no hospital regional de Pombal, onde é adorada por todos, e se mostrava uma pessoa tranquila nos últimos dias.
Socorrida por uma equipe do SAMU, inicialmente ela foi levada ao hospital regional de Pombal, ficando internada na área vermelha, onde teve inclusive uma parada cardíaca, diante da gravidade do caso, a mesma foi transferida para o Hospital de Emergência e Trauma em Campina Grande, onde encontra -se internada sob observação médica, segundo familiares o seu estado de saúde é considerado estável, porém grave.

Fonte: É Sertão
Leia Mais ››

Polícia Federal deflagra ‘Operação’ em várias cidades do Sertão da PB



A Polícia Federal deflagrou desde as primeiras horas desta quarta-feira (16), a ‘Operação Amaltéia’, em várias cidade da Paraíba. A ação é em conjunto com o Ministério Público Federal, Controladoria-Geral da União e o Tribunal de Contas da União.
A Operação Amaltéia, que está em várias cidades paraibanas, entre elas, João Pessoa, Monteiro, Campina Grande, Cajazeiras, Sousa e Santa Luzia, tem a finalidade de cumprir 22 mandados de busca e apreensão e 08 mandados de proibição de que investigados frequentem fábricas de leite e órgão públicos, todos expedidos pela Justiça Federal na Paraíba. Participam da operação vinte servidores da CGU e cerca de cem Policiais Federais.
A investigação tem como objetivo desarticular um esquema criminoso que vem fraudando e causando prejuízos ao Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), o qual firma convênio com o órgão estadual responsável por operacionalizar a contratação de laticínios e o controle de produtores rurais para que haja a distribuição de leite, no denominado Programa Leite da Paraíba.
Verificou-se que a quadrilha agia se valendo de pessoas que não se enquadram na condição de produtor rural e que, por isto, não estariam aptas a fornecer leite ao Programa.
Indícios também apontam suposto envolvimento de servidores da FAC – Fundação de Apoio Comunitário do Estado da Paraíba, responsável por operacionalizar o Programa do Leite.
Outra irregularidade detectada e que está sendo criteriosamente analisada diz respeito à qualidade do leite (provável adição de água ao leite e também há suspeita de que são acrescidas ao produto substâncias químicas para prolongar a sua vida útil).
O volume de recursos repassado ao Programa alcançou o montante de R$ 285.863.318,15 (duzentos e oitenta e cinco milhões, oitocentos e sessenta e três mil, trezentos e dezoito reais), sendo este resultante do somatório dos valores pactuados nos convênios firmados entre a FAC e o MDS, no período de 2005 a 2011. O montante aplicado irregularmente ou desviado está sendo apurado.
Os crimes investigados e sobre os quais pesam indícios sobre os investigados são: ESTELIONATO EM DETRIMENTO DE ENTIDADE DE DIREITO PÚBLICO (Art. 171, Parágrafo 3º do CPB); FORMAÇÃO DE QUADRILHA (Art. 288, do CPB); FALSIDADE IDEOLÓGICA (Art. 29 do CPB) e ADULTERAÇÃO DE PRODUTO ALIMENTÍCIO DESTINADO A CONSUMO (Art. 272 do CPB). As penas dos crimes somadas chegam ao máximo de 21 anos de reclusão.
Amaltéia
Na mitologia grega, Amalteia está ligada à infância de Zeus, ou como uma ninfa que cuidou de Zeus, ou como uma cabra que amamentou Zeus.

Fonte: É Sertão
Leia Mais ››