sábado, dezembro 05, 2020

Pacientes relatam não conseguir atendimento em hospitais privados de Natal

Pacientes relataram que não conseguiram atendimento médico em alguns hospitais privados de Natal na noite desta sexta-feira (4). Entre as unidades que tiveram problemas no turno da noite, nos prontos-socorros, estão o Hospital Rio Grande e o Hospital da Unimed. Mais cedo, o Hospital do Coração também tinha registrado dificuldades para o atendimento.


Hospital Rio Grande, em Natal — Foto: Sérgio Henrique Santos/Inter TV Cabugi


"Eu estou com uma pneumonia viral. Eu sou diabética. Estou andando nos hospitais porque eu estou tendo arritmia cardíaca e muita falta de ar. Está suspenso o atendimento (aqui). Vou procurar outro hospital", disse a funcionária pública Marijane Cristina Lacerda de Menezes, que foi diagnosticada com Covid-19, ao procurar o Hospital Rio Grande na noite de sexta-feira.


Marijane Cristina Lacerda de Menezes foi diagnosticada com Covid-19 e após se sentir mal não conseguiu atendimento em hospital particular — Foto: Reprodução/Inter TV Cabugi


O Hospital Rio Grande, inclusive, tem 100% de ocupação dos leitos de UTI para Covid-19 - os nove estão ocupados. Na mesma situação está o Hospital São Lucas, com os 10 leitos de UTI ocupados.


No Hospital da Unimed, pacientes relataram que chegaram às 17h e até depois das 20h não haviam sido atendidos. A partir do fim da tarde, inclusive, os novos pacientes sequer entravam na fila e já eram informados que não seriam atendidos.


Sheila Cunha de Assis foi procurar atendimento para a mãe no Hospital da Unimed — Foto: Reprodução/Inter TV Cabugi


"Minha mãe é hipertensa. Ela está há dois dias passando muito mal. Então hoje eu vim aqui com ela no hospital e falaram simplesmente que não está atendendo", disse Sheila Cunha de Assis, que foi até a unidade com a mãe de 66 anos.


Minha mãe paga um plano de saúde caro, está passando mal há dois dias e ela vai morrer na rua, no caminho, na porta do hospital e ninguém vai atender? Eu estou indignada"

— Sheila Cunha de Assis, mãe de uma paciente

Ela contou que o recado dado na recepção era de que os médicos haviam dito que não poderiam mais atender. "O hospital na recepção não estava cheio, as cadeiras estavam vazias. Eu contei 9 pessoas. Não sei porque eles resolveram não atender. Não sei que superlotação é essa se está tudo vazio".


Fazendo upload: 1153016 de 1153016 bytes.
Hospital do Unimed, em Natal — Foto: Sérgio Henrique Santos/Inter TV Cabugi


Em nota, o Hospital Rio Grande disse que, além dos nove leitos de UTI, os 10 leitos clínicos exclusivos para o atendimento de pacientes com a Covid-19 ficaram ocupados "ao longe de toda a semana".


"Sempre que desocupa um leito, rapidamente ele já é disponibilizado para outro paciente que aguarda na fila de espera", diz em nota.


Em relação ao atendimento no pronto-socorro, "o serviço tem registrado um grande aumento diário de pacientes, assim como todos os demais serviços de urgência e emergência das demais unidades hospitalares da capital".


"Nesta sexta-feira a procura aumentou cerca de 100%, o que fez com que a a equipe médica decidisse pela suspensão temporária no atendimento".


Quem também teve problema na sexta-feira foi o Hospital do Coração após uma pane no sistema que atrasou os atendimentos no pronto-socorro no turno da manhã, gerando fila. A direção da unidade confirmou a alta demanda nos últimos dias, com um aumento de 50% no atendimento diário no pronto-socorro.


Segundo o Hospital do Coração, 25 leitos críticos para Covid-19 estavam ocupados na sexta-feira - a direção não informou o número de disponíveis.


Internados em leitos críticos

Atualmente, segundo o boletim diário da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), o número de pacientes de hospitais particulares em leitos críticos de Covid-19 internados no RN já é maior que o de pacientes na rede pública (são 97 contra 77). Ao todo, considerando os leitos clínicos, 336 pessoas estão internadas pela doença no estado.


De acordo com a plataforma Regula RN, do Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS), o Rio Grande do Norte está com 64,74% de ocupação dos leitos críticos para Covid-19. A consulta foi feita às 8h55. A Região Metropolitana tem 51,9%.



Nesta sexta-feira (4), uma mulher de 54 anos morreu após aguardar três dias por uma transferência para uma UTI em Natal. Internada em Touros e com pedido de transferência para um leito crítico na capital potiguar na segunda-feira (30), ela chegou a ser transferida para o Hospital João Machado na quinta-feira (3), mas não resistiu e morreu.


Medidas

Com o aumento dos casos e uma maior busca por unidades de saúde, a governadora Fátima Bezerra (PT) anunciou a reabertura de 89 leitos críticos para Covid-19 em Natal nesta sexta-feira (4), seguindo uma recomendação do comitê científico.


"Infelizmente o Rio Grande do Norte, assim como os demais estados, passa por um momento de aumento do número de casos de pessoas com Covid-19, que já se refletiu no número de internações. Esse aumento não se refletiu no número de óbitos, mas é preciso tomar medidas para conter esse crescimento que está em curso", disse Fátima.


A prefeitura de Natal publicou um decreto também no fim da sexta-feira (4) cancelando os festejos do Natal em Natal, o réveillon na praia com a queima de fogos, e o Carnaval 2021. Também estão proibidos os eventos com mais de 50 pessoas na capital potiguar.


Fonte: G1

Leia Mais ››

Prefeitura cancela Natal em Natal, réveillon na praia e Carnaval 2021 e proíbe eventos com mais de 50 pessoas

A Prefeitura de Natal cancelou a edição deste ano do Natal em Natal, o réveillon com a tradicional queima de fogos na orla urbana e o Carnaval 2021 na capital potiguar. As decisões foram publicadas em decreto em uma edição extra do Diário Oficial do Município na noite de sexta-feira (4).


Fazendo upload: 743424 de 1002566 bytes.
Queima de fogos na ponte Newton Navarro, em Natal, em 2020 — Foto: Pedro Vitorino


O decreto proíbe ainda atividades que propiciem reunião de grandes grupos de pessoas em áreas públicas e também suspende festas, shows e eventos comerciais com mais de 50 pessoas.


“Precisamos reforçar as medidas restritivas neste momento, devido à elevada propagação do vírus em nossa cidade”, disse o prefeito Álvaro Dias.


As medidas foram tomadas como forma de prevenção ao contágio pelo coronavírus. Os boletins diários da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) têm apontado que o estado passa por um crescimento de casos nas últimas semanas e o governo do RN reabriu 89 leitos de UTI para Covid-19, além de anunciar que vai reavaliar também as autorizações para eventos de fim de ano.



Esse aumento tem refletido nos hospitais particulares de Natal, que já tem sofrido a pressão por vagas em leitos clínicos e críticos.


Sem shows com presença de público, o "Natal em Natal" deste ano terá uma programação com apresentações por ferramentas digitais.


De acordo com o decreto publicado, os eventos que ainda puderem acontecer precisam respeitar as recomendações de segurança, como distanciamento social, uso de máscaras e de álcool 70º.


Bares, restaurantes e lanchonetes também precisam cumprir as medidas de segurança editadas em decretos anteriores. Recentemente, a prefeitura reforçou a fiscalização nesses estabelecimentos.


O decreto foi publicado na noite de sexta-feira após reunião do prefeito Álvaro Dias com participação de auxiliares do Município e de representantes do Ministério Público Federal (MPF), Estadual (MPRN) e do Trabalho (MPT).


Fiscalização

A fiscalização ao cumprimento do decreto publicado nesta sexta será feito pelas secretarias municipais de Defesa Social e Segurança Pública (Semdes), Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb), Serviços Urbanos (Semsur) e Saúde (SMS), que terão poder para interditar o estabelecimento que violar as restrições. O telefone (84) 99917-0591 estará disponível para receber denúncias de infrações.


As regras definidas no decreto poderão ser revistas a qualquer tempo, de acordo com as taxas e índices de transmissibilidade da Covid-19 em Natal.


Fonte: G1

Leia Mais ››

Operação do MPRN investiga desvio de recursos públicos na prefeitura de Caiçara do Rio do Vento

O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) deflagrou nesta sexta (4) uma operação que investiga um suposto esquema de desvio de recursos públicos na prefeitura de Caiçara do Rio do Vento - município localizado a 95 km de Natal - por meio do contrato para fornecimento de combustíveis. Ao todo, 12 mandados de busca e apreensão foram cumpridos - um deles na casa do atual prefeito, Felipe Muller (Democratas).



Um dos mandados de busca e apreensão da Operação Tanque Cheio foi na Prefeitura de Caiçara do Rio do Vento. — Foto: MPRN/Divulgação


De acordo com as investigações, o esquema exposto na Operação "Tanque Cheio" seria comandado pelo próprio prefeito da cidade. A suspeita é de que houve fraude na licitação para a contratação do posto de combustíveis, onde os veículos particulares seriam abastecidos e o valor seria adulterado nas notas fiscais emitidas para as secretarias municipais.


O MPRN apurou que o posto foi contratado pela prefeitura na atual gestão. Entre 2017 e 2020, o valor pago pela prefeitura ao estabelecimento foi de R$ 4.954.009,03. Desse montante, R$ 1.055.096,35 foram pagos apenas em 2020, mesmo com a paralisação de muitos serviços por conta da pandemia da Covid-19.


Um dos casos divulgados pelo MPRN para exemplificar o esquema é o de um carro locado que, entre 9 de janeiro e 29 de setembro deste ano, foi abastecido com 8.519,12 litros de gasolina. Mantendo padrão de consumo de 10 km/litro, chega-se ao total de 85.191,28 km percorridos, distância superior a duas vezes a circunferência do planeta Terra.


Outro exemplo é o caso do carro locado exclusivamente para uso do prefeito, que, segundo o MP, deixa ainda mais evidente o superfaturamento das quantidades de combustível adquiridas pelo município de Caiçara do Rio do Vento. Para esse veículo, foram faturados 6.068,92 litros de gasolina entre janeiro e julho de 2020. Considerando o mesmo parâmetro de consumo de 10 km/litro, chega-se ao total de 60.689,23 km percorridos, que equivale a 13,8 vezes a distância dos extremos Norte e Sul do Brasil.


O MPRN apurou que o posto foi contratado pela Prefeitura de Caiçara do Rio do Vento na atual gestão. — Foto: MPRN/Divulgação


Na sede da prefeitura, o MPRN cumpriu mandados no gabinete do prefeito, na Comissão Permanente de Licitação e ainda na Secretaria de Finanças do município. Entre os alvos também estão a chefe de gabinete da prefeitura, o subsecretário de Agricultura do município e o posto de combustíveis onde seriam cometidos os desvios de recursos públicos. Além de Natal e Caiçara do Rio do Vento, houve cumprimento de mandados de busca e apreensão em Parnamirim e Assú.


A prefeitura de Caiçara do Rio do Vento se manifestou através de nota oficial e destacou que "contribuirá com as investigações, como já está fazendo desde o início, e aguardará a elucidação dos fatos". Disse ainda que o "todas as acusações que neste exato momento percorrem os canais de comunicação são baseadas em ilações, ou seja, conjecturas feitas pelo órgão investigador" (veja a íntegra abaixo).



Nota oficial da Prefeitura de Caiçara do Rio do Vento

Ante a operação realizada pelo Ministério Público do Estado do Rio Grande do Norte, no dia de hoje, 04 de novembro de 2020, a Prefeitura Municipal de Caiçara do Rio do Vento/RN, vem à público informar que foi surpreendida com a situação, mas que contribuirá - integralmente - com as investigações, como já está fazendo desde o início, e aguardará a elucidação dos fatos!


Esta não é a primeira operação que ocorre em nossa cidade - como a Operação Cambalacho, em 2019 - e mais uma vez, é um lembrete para entender que esta é a função do órgão ministerial, de fiscalizar e investigar! O Ministério Público do Estado está investigando e apurando a denúncia feita, onde todas as acusações que neste exato momento percorrem os canais de comunicação, são baseadas em ilações, ou seja, conjecturas feitas pelo órgão investigador. E a Prefeitura, enquanto ente público, assume seu papel de informar e colaborar com toda e qualquer informação que seja útil a operação!


Quanto aos supostos envolvidos, eles igualmente se comprometerão a contribuir beneficamente com as investigações e somente após a finalização do procedimento será analisada a situação de cada junto a este ente federativo.


Fonte: G1

Leia Mais ››

Paciente que aguardou três dias por leito de UTI para Covid-19 morre no RN

 Uma paciente de 54 anos que aguardou por três dias uma vaga em um leito de UTI para Covid-19 morreu na manhã desta sexta-feira (4).


Fazendo upload: 371712 de 907093 bytes.
Paciente aguardou por leito de UTI Covid no RN por três dias — Foto: Cedida


Internada com Covid-19 desde domingo (29) no Hospital Municipal de Touros, no litoral Norte do RN, Josineide Silva dos Santos conseguiu ser transferida para um leito de UTI do Hospital João Machado, em Natal, na quinta-feira (4).


O pedido de transferência dela para uma UTI na capital potiguar, junto à Regulação da Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap), havia sido feito na segunda (30).


A transferência seria feita de imediato para o Hospital de Macaíba, na região metropolitana de Natal, mas não foi possível.


Josineide tinha problemas renais e precisaria ser submetida a um tratamento com hemodiálise, segundo a Sesap. No Rio Grande do Norte, de acordo com a pasta, os hospitais Giselda Trigueiro (92% ocupado atualmente, segundo o Regula RN) e o João Machado (35%), ambos em Natal, são os únicos com capacidade para atender esses casos.


Outro problema que tem sido enfrentado é o transporte do paciente. Segundo a Secretaria de Saúde, quando a regulação indica o leito, a responsabilidade da transferência é a unidade solicitante.



Às 15h desta sexta-feira (4), o Regula RN apontava que quatro pacientes para leitos de UTI de Covid-19 ainda aguardavam transporte e outros três para leitos clínicos.


O estado se encontrava, nesta tarde, com 62% dos leitos de UTI destinados a pacientes com o coronavírus ocupados.


Reabertura de leitos

Nesta sexta-feira (4), a governadora Fátima Bezerra (PT) anunciou reabertura de 89 leitos para covid-19 e a reavaliação das autorizações para festas de fim se ano seguindo uma recomendação do Laboratório de Inovação de Tecnológica em Saúde (LAIS) da UFRN, que confirmou um aumento de casos no estado.


O relatório divulgado na terça (2) pelo Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (Lais) da UFRN considera que mesmo com aumento de casos da doença após as eleições municipais de 2020, a pandemia ainda está em uma situação de controle no estado.


Por outro lado, os pesquisadores recomendaram que governo e prefeituras reforcem as fiscalizações quanto às medidas de prevenção à doença e aumentem a disponibilidade de leitos de UTI, caso a ocupação ultrapasse os 60% por três dias consecutivos - percentual registrado nesta terça


Fonte: G1

Leia Mais ››

Universidade Potiguar realiza simulado do Enem de forma online e gratuita

 A Universidade Potiguar realiza no dia 12 de dezembro, de forma online, um simulado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). As inscrições são gratuitas e estão abertas pela internet até a data da prova.


Universidade Potiguar realiza simulado online no dia 12 — Foto: Reprodução


Os inscritos receberão o link da avaliação com as informações necessárias para a realização da prova e, na semana seguinte, serão disponibilizados os gabaritos comentados.


O simulado terá 60 questões objetivas, sendo 15 abrangendo a área de ciências humanas, 15 sobre ciências da natureza, 15 perguntas de linguagem e códigos e outras 15 de matemática, além de redação, no mesmo formato do exame nacional, para que os estudantes possam testar seus conhecimentos.


A nota que o estudante alcança no Enem é utilizada como critério de ingresso em instituições de ensino superior de todo o país, como acontece na UnP. A novidade é que este ano a nota do simulado também poderá garantir o ingresso na instituição potiguar. Quanto maior a nota alcançada, maior a bolsa de estudos, podendo chegar a 100%.


Fonte: G1

Leia Mais ››

Governadora anuncia reabertura de 89 leitos para covid-19 e diz que RN vai reanalisar autorizações para eventos no fim de ano

 A governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra (PT), anunciou a reabertura de 89 leitos para covid-19, nesta sexta-feira (4). Ainda de acordo com ela, o comitê científico do estado vai fazer uma nova avaliação quanto às autorizações para eventos no fim de ano, por causa de um novo aumento dos casos da doença. O novo parecer dos pesquisadores sobre o assunto deve ser anunciado na próxima semana.


Governadora do RN, Fátima Bezerra, afirma que governo vai reavaliar autorizações para eventos de fim de ano. — Foto: Reprodução/Inter TV Cabugi


As informações foram confirmadas durante entrevista coletiva realizada no início da tarde desta sexta-feira (4). O governo do estado também anunciou a convocação de prefeitos e gestores das áreas de saúde dos município do estado para reuniões, na segunda-feira (7). Serão discutidas ações de retomada da operação Pacto Pela Vida, com fiscalização das medidas de prevenção à transmissão da doença.


As medidas anunciadas seguem recomendações publicadas nesta semana pelo Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, que acompanha os dados da doença e confirmou o aumento dos casos no estado.


Os novos esforços do governo para combate à pandemia, também visam combater o novo aumento de internações no estado.


"Infelizmente o Rio Grande do Norte, assim como os demais estados, passa por um momento de aumento do número de casos de pessoas com covid-19, que já se refletiu no número de internações. Esse aumento não se refletiu no número de óbitos, mas é preciso tomar medidas para conter esse crescimento que está em curso", disse Fátima.



Dos 89 leitos anunciados pela governadora, 53 são de UTI e 36 clínicos, distribuídos em diferentes regiões do estado. A maior parte deles, no entanto, será reaberta na região Oeste, que, no início da tarde desta sexta, possuía mais de 80% das UTIs ocupadas. No estado como um todo, o percentual de ocupação dos leitos estava em 61%.


"O governo está fazendo a sua parte de aumentar leitos, 89 leitos disponibilizados para garantir a assistência em saúde à população, mas precisamos que a população faça sua parte, para evitar retrocessos. Voltar a usar máscaras, fazer a higienização das mãos e evitar aglomerações", disse.


O boletim da Secretaria Estadual de Saúde informou que o estado tinha 328 pacientes internados nas redes pública e privada, nesta quinta-feira (3). Os números são semelhantes a 14 de maio, quando o número de casos da doença estava em fase de crescimento e a 17 de agosto, quando os casos começavam a cair, no estado. Os hospitais privados de Natal já estão com ocupação praticamente completa dos leitos de UTI para pacientes do coronavirus.


Fátima Bezerra também afirmou que o estado vai aumentar a disponibilização de testes para pessoas com sintomas.


Fonte: G1

Leia Mais ››

Por falta de ataduras, paciente é contido com sacos plásticos em leito de hospital de Natal

Sem ataduras, um paciente de 56 anos foi amarrado com sacos plásticos à maca onde está internado no Hospital Municipal de Natal, segundo a família. De acordo com um sobrinho, o homem, que está na unidade há cerca de dois meses, precisa ser contido. Porém, o que normalmente é feito com as ataduras, está sendo improvisado com sacos plásticos pela falta do material.


Paciente é contido com pés e mãos amarrados com sacos plásticos, em hospital municipal de Natal. — Foto: Cedida


“Está faltando há cerca de um mês. Só dizem que está faltando, que está para chegar, mas já está assim há quase dois meses”, afirma João Kleber Sousa, de 31 anos, que acompanha o paciente.


De acordo com o homem, o tio tem uma doença degenerativa e é dependente químico. Sem estar contido, fica agitado, retira as sondas e sofre risco de cair da maca.


A assessoria de imprensa da Secretaria Municipal de Saúde e a unidade de saúde foram procuradas pela Inter TV Cabugi, mas não enviaram resposta sobre o assunto até a publicação desta matéria.


Paciente é contido com sacos plásticos em maca de hospital em Natal — Foto: Cedida


"Cada dia vão improvisando. Um saco, um pano. O saco acaba esquentando a pele dele", contou o familiar.


Ainda de acordo com o familiar, após ele fazer imagens do tio amarrado com o saco, servidores do hospital determinaram a retirada das sacolas plásticas das mãos e dos pés do homem. No entanto, é o próprio acompanhante precisou ficar segurando o paciente.


"Fico preocupado Se ele puxa a sonda, é pior para ele, porque tem que colocar de novo, dói mais. O ideal é que ele estivesse contido da forma correta. Ele treme, pode cair da maca", relata João Kleber.


O paciente tem vários problemas de saúde e também faz tratamento para o fígado. De acordo com o sobrinho, o homem também aguarda uma cirurgia para ser alimentado por uma sonda direto no estômago, ao invés da atual, que é pelo nariz.


Após a publicação da matéria, nesta sexta-feira (4), o sobrinho informou que foram conseguidas ataduras para o homem.


Fonte: G1

Leia Mais ››

Botijão de gás chega a custar em média R$ 82 no RN após novo aumento, diz sindicato de revendedores

O preço médio do botijão de gás de cozinha de 13 quilos subiu e chegou a R$ 82 no Rio Grande do Norte, segundo o sindicato dos revendedores do produto. O aumento de cerca de R$ 3 ocorreu após um reajuste de 5% feito pela Petrobras sobre o valor do gás que sai das refinarias, nesta quinta-feira (3). De acordo com o sindicato, este é o 9º aumento somente em 2020.


Comerciantes reclamam do aumento sobre o preço do gás de cozinha. — Foto: Aurélio de Freitas/ TV Gazeta


"Fomos surpreendidos por mais um aumento, na terça-feira. É o nono em 2020. De janeiro para cá, o consumidor passou a pagar mais ou menos R$ 16 reais a mais. Era menos de R$ 70 e agora está em R$ 82, em média. Nós consideramos isso um absurdo. E existe a previsão de mais um aumento até o fim do ano", afirmou o presidente do Sindicato das Revendedoras de Gás de Cozinha do RN, Francisco Correia.


De acordo com o revendedor, com o aumento do preço, as empresas passam a vender menos, porque as pessoas mudam os hábitos de consumo para tentar economizar. Ele ressaltou que o preço se aproxima cada vez mais dos R$ 100 - o que seria praticamente 10% do salário mínimo.


"Cria-se uma cadeia negativa. Há menos consumo, há menos venda, e, consequentemente, mais demissões. Nós calculamos que, com esse aumento agora, nós teremos de 1.000 a 1.200 pessoas dessa cadeia que serão desligadas nos próximos 30 dias, no Rio Grande do Norte", disse.


Ainda de acordo com Francisco, a orientação é que os revendedores só repassem o reajuste conforme forem recarregando seus estoques com o produto de novo preço. De acordo com ele, em alguns pontos do estado. "Até segunda-feira (7), esse aumento já será sentido em todo o estado", pontuou.


Os revendedores criticam o fato de não ter havido aumento do petróleo ou de produção para justificar o reajuste da estatal.


Petrobras

A Petrobras emitiu nota para justificar o reajuste. "Os preços de GLP praticados pela Petrobras seguem a dinâmica de commodities em economias abertas, tendo como referência o preço de paridade de importação, formado pelo valor do produto no mercado internacional, mais os custos que importadores teriam, como frete de navios, taxas portuárias e demais custos internos de transporte para cada ponto de fornecimento. Esta metodologia de precificação acompanha os movimentos do mercado internacional, para cima e para baixo", informou a Petrobras.


A estatal destacou também que, de acordo com dados da Agência Nacional do Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANP), 43% do preço ao consumidor final correspondem atualmente à parcela da Petrobras e os demais 57% traduzem as parcelas adicionadas ao longo da cadeia até clientes finais como tributos e margens brutas de distribuição e revenda


Fonte: G1

Leia Mais ››

Auditor citado pela defesa de Flávio Bolsonaro é exonerado da chefia da Corregedoria da Receita Federal no Rio

Fazendo upload: 371712 de 958487 bytes.


Um auditor da Receita Federal citado pela defesa do senador Flávio Bolsonaro (Republicanos) foi exonerado do cargo de chefia do escritório da corregedoria do órgão, no Rio de Janeiro. A exoneração foi publicada no Diário Oficial da União na última quinta-feira (3).


O documento registra que o auditor-fiscal Christiano Paes Leme Botelho pediu para sair do cargo de chefe do escritório da corregedoria da Receita Federal na capital fluminense. Ele foi exonerado a pedido.


Christiano estava no cargo havia pelo menos 15 anos e, durante este período, coordenou trabalhos que ajudaram a força-tarefa da Lava Jato em duas investigações contra auditores fiscais sob suspeita de cobrar propina de empresários investigados.


A defesa de Flávio Bolsonaro tenta anular provas da investigação de rachadinha contra o senador alegando que os dados fiscais dele foram acessados irregularmente.


O jornal "Folha de S.Paulo" diz que a defesa de Flávio Bolsonaro não acusa diretamente o auditor, mas teria apontado casos semelhantes que supostamente envolveram Christiano para tentar provar que havia esta prática.


Em agosto, o presidente Jair Bolsonaro se reuniu com advogados de Flávio Bolsonaro e convocou para o encontro o chefe do gabinete de segurança institucional, ministro Augusto Heleno, e o diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), Alexandre Ramagem.


O objetivo era identificar falhas na conduta da Receita Federal, mas eles não encontraram provas de qualquer irregularidade.


O procurador-geral da República, Augusto Aras, abriu uma apuração preliminar sobre uma suposta mobilização de órgãos do governo federal para tentar anular investigações do caso das rachadinhas, que envolve o senador Flávio Bolsonaro. Mas, até agora, não houve avanços.


A Receita Federal já confirmou que, em setembro, houve um encontro fora da agenda oficial entre o secretário do órgão, José Tostes, e Flávio Bolsonaro.


Também confirma o encontro fora da agenda no Palácio do Planalto ente Tostes e o presidente Bolsonaro, cerca de uma semana após o encontro com Flávio.


O que dizem os citados

A defesa de Flávio Bolsonaro disse que não vai falar sobre o caso.


A TV Globo não conseguiu contato com o auditor fiscal Christiano Paes Leme Botelho e nem com os outros citados na reportagem.


A Receita Federal afirmou que não comenta exonerações.


O Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita Federal afirmou que a saída de Christiano Paes Leme Botelho tratou-se de uma troca programada e que o ex-chefe da corregedoria em Brasília, Leonardo Abras, foi removido para o Rio de Janeiro no primeiro semestre para substituir Botelho e agora assumiu a chefia da corregedoria no Rio.


Fonte: G1

Leia Mais ››

STF marca para dia 17 julgamento de ações sobre plano do governo para vacina contra Covid



O Supremo Tribunal Federal (STF) marcou para o próximo dia 17 de dezembro o julgamento duas ações que discutem se o governo federal deve apresentar um plano de vacinação contra a Covid-19, doença provocada pelo novo coronavírus.


O julgamento começou nesta sexta, mas o ministro Luiz Fux apresentou um destaque e retirou o tema do plenário virtual, no qual os ministros inserem o voto em um sistema eletrônico.


Com isso, o STF fará uma sessão para discutir as ações. O julgamento será por videoconferência, modelo adotado em razão da pandemia.


Relator do caso no STF, o ministro Ricardo Lewandowski votou a favor de que o governo federal apresente em 30 dias um plano detalhando as estratégias e ações para assegurar a oferta de vacinas para o coronavírus. Lewandowski já tinha antecipado a conclusão do voto no último dia 24.


Dias depois, o governo federal apresentou uma "estratégia preliminar" para a vacinação da população contra a Covid-19. De acordo com o Ministério da Saúde, a expectativa é imunizar 109,5 milhões de pessoas em um plano dividido em 4 fases.


Ações sobre o tema

Lewandowski é relator de quatro ações que tratam do tema. Serão julgados os seguintes processos:


Ação do partido Rede Sustentabilidade: questiona o ato do presidente Jair Bolsonaro que desautorizou o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello. Em outubro, o Ministério da Saúde anunciou a compra de 46 milhões de doses da vacina Coronavac, desenvolvida no Brasil pelo Instituto Butantan em parceria com a farmacêutica chinesa Sinovac. Um dia após o anúncio, Bolsonaro publicou em uma rede social: "Não compraremos a vacina da China". Depois, o ministro da Saúde afirmou: "É simples assim: um manda e o outro obedece".

Ação dos partidos PSOL, Cidadania, PT, PSB e PCdoB: pede ao Supremo que obrigue o governo a apresentar, em até 30 dias, o plano e o programa relativos à vacina e aos medicamentos contra a Covid-19, além de ações previstas de pesquisa, tratativas, protocolos de intenção ou de entendimentos. Os partidos querem que o governo seja proibido de editar atos que dificultem medidas de pesquisa ou protocolos de intenção.

Os outros dois processos estão previstos para ir a julgamento no próximo dia 11 de dezembro e discutem se autoridades podem obrigar a população a se vacinar contra a doença.


Fonte: G1

Leia Mais ››

WhatsApp baniu mais de mil contas por disparo em massa durante 1º e 2º turno das eleições

 O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e o WhatsApp divulgaram na última quinta-feira (3) um balanço das medidas para combater o disparo em massa de mensagens e a circulação de notícias falsas durante as eleições municipais de 2020.


WhatsApp e TSE abriram canal de denúncias durante as eleições de 2020. — Foto: REUTERS/Thomas White


No total, foram 1.042 contas banidas entre 27 de setembro a 29 de novembro. O período compreende o início da propaganda eleitoral e o 2º turno das eleições municipais.


Entre o dia 16 e 29 de novembro, período do 2º turno, foram 38 contas suspensas.

O canal de denúncias estabelecido entre o TSE e WhatsApp ficará disponível até o fim das eleições em Macapá: 6 de dezembro se terminar em 1º turno ou 20 de dezembro se for necessário 2º turno.


Saiba mais: Veja o que as redes sociais anunciaram para conter a desinformação nas eleições de 2020

Balanço das denúncias

No período eleitoral de 27 de setembro a 29 de novembro, a plataforma de denúncias para contas suspeitas de disparos de mensagens em massa recebeu:


5.180 denúncias (421 delas no 2º turno);

4.981 denúncias efetivamente analisadas pelo WhatsApp (351 no 2º turno);

1.042 números foram banidos após análise (38 no 2º turno);

199 denúncias foram descartadas por não estarem relacionadas às eleições (70 no 2º turno).

O WhatsApp disse que independente do canal com o TSE, baniu 360 mil contas no Brasil por envio massivo ou automatizado de mensagens (abuso/spam) no período de setembro a novembro de 2020.


Fonte: G1

Leia Mais ››

Canais bolsonaristas na web lucram R$ 100 mil por mês com informações de dentro do governo, diz inquérito



Canais na internet que apoiam o presidente Jair Bolsonaro aproveitaram o acesso a informações de dentro do governo, como vídeos feitos por assessores do Palácio do Planalto, para aumentar o lucro nos últimos meses.


As informações, reveladas nesta sexta-feira (4) em reportagem do jornal "O Estado de S. Paulo", constam do inquérito da Polícia Federal que investiga a organização de atos antidemocráticos.


De acordo com a reportagem, a rede de canais bolsonaristas investigada no inquérito "registrou faturamento em torno de R$ 100 mil mensais, chegando até a R$ 1,7 milhão num período de 10 meses".


O inquérito foi aberto em abril, a pedido da Procuradoria-Geral da República, após atos com manifestações pelo fechamento do Congresso, do Supremo Tribunal Federal (STF) e pela reedição do ato institucional número 5, o AI-5, mais duro ato da ditadura militar, que fechou o Congresso, cassou políticos, suspendeu direitos e instituiu a censura de imprensa. Também levou à tortura e morte de presos políticos.


O relator do caso no STF é o ministro Alexandre de Moraes.


De acordo com o "Estado de S.Paulo", os canais investigados no inquérito são ligados ao gabinete do ódio, como é conhecida a rede bolsonarista que espalha informações falsas contra opositores do governo.


A TV Globo também teve acesso a parte do documento. O inquérito corre sob sigilo e ainda está em fase de produção de provas. Quando a PF concluir essa fase, o caso segue para Moraes, que deve repassar a investigação para o Ministério Público.


Os trechos do documento aos quais a TV Globo teve acesso não informam quais as fontes desse faturamento informado pelos canais bolsonaristas – propagandas exibidas junto aos vídeos ou financiamento coletivo, por exemplo.


Depoimentos

Em um dos depoimentos, Anderson Rossi, que se apresenta como "administrador do canal Foco do Brasil" diz que "seu faturamento mensal fica entre R$ 50 mil e R$ 140 mil; que tem um custo mensal de cerca de R$ 23 mil com pessoal, sendo R$ 16,5 mil para Cleiton Basso, R$ 3,65 mil para Carlos Apolo e R$ 3 mil para Felipe; que além dessas despesas de pessoal possui ainda despesas com a locação do escritório virtual em Brasília, em torno de R$ 450, com a empresa Tactus Contabilidade, em torno de R$ 340, além dos tributos; que além das imagens de satélite, também obtinha imagens fornecidas pela TV Brasil, por meio de um sitio eletrônico da própria TV Brasil, com acesso denominado ITPV".



Rossi disse ainda que para abastecer o conteúdo da página recebeu vídeos de Tércio Arnaud, assessor especial da Presidência da República e criador de um site no Facebook chamado "Bolsonaro Opressor". Ele trabalha numa sala a poucos metros do gabinete do presidente.


"Que recebeu, por meio do aplicativo Whatsapp, vídeos do presidente Jair Bolsonaro, do sr. Tércio, que seria assessor do presidente Jair Bolsonaro; que conseguiu o contato do sr. Tércio em contatos telefônicos (números telefônicos oficiais disponibilizados na internet) na assessoria do presidente Jair Bolsonaro, se apresentando como proprietário do canal Foco do Brasil; que em contato com Tércio ofereceu seu apoio para enviar vídeos do canal Foco do Brasil sobre o presidente Jair Bolsonaro", afirmou Rossi em outro trecho.


No inquérito, Tércio admite aos investigadores que envia vídeos do presidente ao canal Foco do Brasil.


Mais adiante, Tércio admite que está num grupo de Whatsapp administrado por Allan do Santos, dono do canal Terça Livre. "Indagado se faz parte de algum grupo de Whatsapp administrado por Allan dos Santos, respondeu que, sim, participou, o declarante foi inserido por Allan, pois ele queria montar um grupo que pudesse se reunir na casa de Allan, semanalmente, para discutir temas relacionados ao governo federal com pessoas que estão dentro do governo", afirma o inquérito. Tércio disse que nunca participou dos encontros.


Allan dos Santos é outro alvo do inquérito. De acordo com os depoimentos, além do contato com Tércio, Allan também recebia informações do ajudante de ordens do presidente da República, o tenente coronel Mauro Cesar Barbosa Cid.


No depoimento, Cid admite conversas com Allan pelo aplicativo Whatsapp.


Os investigadores questionaram sobre conversa de 20 de abril, um dia depois de Bolsonaro ter participado de uma manifestação antidemocrática na frente do quartel general do Exército.


Allan dos Santos enviou mensagens a Cid sugerindo a necessidade de uma intervenção militar, e Cid respondeu: "Já te ligo".



Aos investigadores, o ajudante de ordens disse que acredita que não realizou a ligação


No inquérito há outro depoimento, de Ernani Fernandes Barbosa e Thais Raposo, responsáveis pelo canal Folha Política. Eles dizem que recebem um montante mensal entre R$ 50 mil e R$ 100 mil.


Nos depoimentos, a Polícia Federal questionou se os blogueiros repassaram parte do faturamento para terceiros. Todos negaram.


Audiência dos canais

Além de se beneficiar do contato privilegiado com pessoas de dentro do Palácio do Planalto, os canais investigados aumentaram a audiência durante os meses em que ocorreram os atos antidemocráticos.


Levantamento feito pelo "Estado de S.Paulo" identificou que o número de inscritos nos onze canais sob investigação aumentou 27% no total, de 6,7 milhões para 8,5 milhões, entre 1º de março e 30 de junho.


Depoimento de Carlos Bolsonaro

Os investigadores também questionaram os blogueiros sobre a relação com o vereador Carlos Bolsonaro (Republicanos-RJ), filho de Bolsonaro. No inquérito, o nome do vereador é citado mais de 40 vezes.


Perguntado se utilizou robôs para impulsionamento de informações em redes sociais envolvendo memes ou trabalhos desenvolvidos pelo governo federal, Carlos Bolsonaro respondeu que "jamais fui covarde ou canalha a ponto de utilizar robôs e omitir essa informação", segundo o inquérito.


O vereador disse que "a pulverização das informações ocorre em razão da estratégia adotada relacionada a diversidade das redes sociais utilizadas, horários, temas e layout das informações divulgadas". Carlos afirmou que as redes sociais dele e do seu pai (contas pessoais) não são monetizadas;.


Carlos também negou que tenha relação com fatos relacionados a criação e divulgação de conteúdo de caráter antidemocráticos.


Resposta do governo

Em nota, a Secretaria Especial de Comunicação (Secom) do Palácio do Planalto afirmou que jamais a Secom ou integrantes do palácio contribuíram com conteúdos antidemocráticos.


O Palácio do Planalto também afirmou que não há gabinete do ódio e não há um centavo de dinheiro público em sites antidemocráticos.


O governo disse ainda que está prestando todos os esclarecimentos às autoridades e confia que a justiça prevalecerá.


Fonte: G1

Leia Mais ››

Portugal anuncia novas medidas de restrição para Natal e Ano Novo

O governo de Portugal anunciou neste sábado (5) novas medidas de restrição contra a Covid-19 para evitar o aumento de casos entre o Natal e o Ano Novo.


Proprietários de bares e restaurantes acamparam em frente ao Parlamento de Portugal em protesto contra as restrições do governo — Foto: Pedro Nunes/Reuters


O toque de recolher será reduzido e os restaurantes poderão ficar abertos até 1h nas noites de 24 e 25 de dezembro, assim como no último dia do ano. Esses estabelecimentos também poderão funcionar até 15h30 nos dias 26 de dezembro de 1° de janeiro, permitindo que almoços e jantares em família possam ser realizados normalmente.


Para a noite da virada, no entanto, todas as festas públicas foram proibidas. Será possível andar nas ruas até 2h de 1° de janeiro, contanto que não sejam formados com mais de seis pessoas. Os moradores também vão poder viajar entre as regiões do país entre 23 e 26 de dezembro


Nas últimas 24 horas, foram registrados mais de 6 mil casos de infecção pelo novo coronavírus e 73 mortes no país.


Lockdown parcial

Desde o final de outubro, Portugal vive sob um regime de lockdown parcial, que atualmente cobre boa parte do país. Nas regiões mais atingidas, o toque de recolher está em vigor durante a noite e nos fins de semana. No entanto, as escolas e o comércio não foram fechados, como aconteceu durante a primeira onda, entre abril e junho.


Com uma população de 10 milhões de habitantes, Portugal foi relativamente poupado no início da pandemia e contabiliza, segundo dados deste sábado, cerca de 5 mil mortos vítimas da Covid-19.


Ceias restritas

Os anúncios feitos por Portugal seguem a mesma linha dos vizinhos europeus, que preconizam ceias restritas, compostas por entre seis e dez pessoas, para as festas de fim de ano.


O governo francês, por exemplo, fixou em seis adultos o número máximo de participantes nas ceias de Natal e Ano Novo, sem contar crianças e adolescentes. Apesar de ser apenas uma recomendação, é uma das mais estritas da Europa.


Fonte: G1

Leia Mais ››

Rússia diz que já vacinou 100 mil pessoas contra Covid-19 e pretende chegar a 2 milhões ainda em dezembro

A Rússia anunciou, nesta semana, que já vacinou mais de 100 mil pessoas contra a Covid-19 e que pretende imunizar 2 milhões até o fim deste mês. A imunização está sendo feita com a Sputnik V, registrada pelo país em agosto e ainda em testes de última fase.


Profissional de saúde recebe vacina Sputnik V contra a Covid-19 em um hospital regional de Tver, cidade a cerca de 180km a noroeste de Moscou, em outubro. — Foto: Tatyana Makeyeva/Reuters


Até agora, a imunização foi feita da seguinte forma, segundo o G1 apurou junto ao fundo estatal russo que financia o desenvolvimento da vacina:


Dos 100 mil vacinados, cerca de 25 mil são participantes dos ensaios clínicos de fase 3 (a última) que estão sendo feitos na própria Rússia. A meta é incluir 40 mil voluntários.

Desses 25 mil participantes, 19 mil receberam a vacina, e 6 mil receberam um placebo (substância inativa).

As outras cerca de 80 mil pessoas que já foram vacinadas no país não fazem parte dos estudos.

A meta de vacinação de 2 milhões de pessoas foi anunciada pelo diretor do fundo, Kirill Dmitriev, em entrevista à BBC nesta sexta-feira (4).

Quando anunciou o registro da Sputnik V, o governo russo também disse que pretendia aplicar a vacina, antes do fim dos testes, em pessoas que não faziam parte dos ensaios clínicos. A estratégia foi criticada por cientistas, porque a fase 3 serve para avaliar a segurança e eficácia da vacina em maior escala antes que ela seja aplicada na população como um todo.


No fim de novembro, o país anunciou que a eficácia da Sputnik V ficou acima de 95% 21 dias após a aplicação da segunda dose. Na prática, se uma vacina tem 95% de eficácia, isso significa dizer que 95% das pessoas que tomam a vacina ficam protegidas contra aquela doença.


Vacinação em Moscou

Na quinta-feira (3), a prefeitura de Moscou anunciou que começaria a vacinação na cidade neste sábado (5). De acordo com o fundo russo, serão 300 cabines de vacinação apenas na capital do país.


Até agora, a vacina já foi distribuída na Rússia para grupos de risco – como equipes de saúde, trabalhadores de transporte e professores. Alguns países também já receberam a Sputnik V, como a Sérvia, e outros têm acordo de produção ou fornecimento, como o Cazaquistão, a Índia, a Coreia do Sul, o Egito, o Nepal e o México.


O governo russo também firmou uma parceria com o governo do Paraná, em agosto, para produção da Sputnik V em solo brasileiro. No mês passado, o fundo russo que financia o desenvolvimento da vacina anunciou que o Brasil poderia começar a produzi-la em dezembro.


Como funcionam as 3 fases


Nos testes de uma vacina — normalmente divididos em fase 1, 2 e 3 —, os cientistas tentam identificar efeitos adversos graves e se a imunização é capaz de induzir uma resposta imune (ou seja, uma resposta do sistema de defesa do corpo).


Os testes de fase 1 costumam envolver dezenas de voluntários; os de fase 2, centenas; e os de fase 3, milhares. Essas fases costumam ser conduzidas separadamente, mas, por causa da urgência da pandemia, várias empresas têm realizado mais de uma etapa ao mesmo tempo.


Antes de começar os testes em humanos, as vacinas são testadas em animais – normalmente em camundongos e, depois, em macacos.


Fonte: G1

Leia Mais ››

Presidente da Turquia volta a atacar Macron: 'Que a França se livre dele o mais rápido possível'

O presidente turco Recep Tayyip Erdogan afirmou nesta na sexta-feira (4) desejar que a França "se livrasse do problema Emmanuel Macron" o mais rápido possível, quem ele considera um "fardo para seu país".


Presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, e presidente da França, Emmanuel Macron, em foto de janeiro de 2018 após encontro em Paris. Relação entre os dois líderes se deteriorou no último ano — Foto: Ludovic Marin/AFP


"Macron é um fardo para a França. Macron e a França estão passando por um período muito perigoso agora. Minha esperança é que a França se livre do problema Macron o mais rápido possível", disse Recep Tayyip Erdogan a repórteres após as orações muçulmanas desta sexta-feira.

O presidente turco multiplicou os ataques contra o seu homólogo francês nos últimos meses, num contexto de profundas divergências entre Paris e Ancara em muitas questões — os conflitos na Líbia e Nagorno-Karabakh, as disputas territoriais no Mediterrâneo oriental ou mesmo o Islã na França.


Em relação a Nagorno-Karabakh, onde o Azerbaijão, apoiado por Ancara, conseguiu reconquistar territórios habitados por armênios em novembro, após seis semanas de conflito, a Turquia acusa a França, que co-preside o grupo de Minsk, responsável pela mediação, de não ser objetiva.


Recep Tayyip Erdogan disse nesta sexta-feira que a França, que abriga uma grande comunidade armênia, não poderia mais reivindicar o status de mediador devido ao seu apoio à Armênia.


O presidente turco também criticou fortemente a adoção na semana passada pelo Senado francês de uma resolução para o reconhecimento de uma república de Nagorno-Karabakh, após a derrota militar dos separatistas apoiados pela Armênia.


"[O presidente do Azerbaijão] Ilham Aliev deu conselhos aos franceses. O que ele disse? Se eles amam tanto os armênios, então deveriam dar Marselha aos armênios. Eu faço a mesma recomendação. Se eles gostam tanto deles, deveriam dar Marselha [sul da França] aos armênios", disse Recep Tayyip Erdogan.


Fonte: G1

Leia Mais ››