sábado, fevereiro 02, 2013

Após incêndio em Santa Maria, 73 continuam internados em UTIs


Um boletim da Secretaria da Saúde do Rio Grande do Sul divulgado na tarde deste sábado (2) informa que 73 vítimas do incêndio na boate Kiss, em Santa Maria, permanecem internadas em UTIs (Unidade de Terapia Intensiva) pelo Estado.

Ao todo, 114 sobreviventes da tragédia permanecem em hospitais de cinco cidades gaúchas, sendo que 41 respiram com a ajuda de aparelhos. Ao todo, 236 pessoas morreram.

Nos últimos dias, já houve redução na quantidade de internados em UTIs, incluindo casos de pacientes que saíram da terapia intensiva e já puderam voltar para casa. Na última quinta-feira, havia 87 sobreviventes nesse tipo de unidade.

O Hospital de Clínicas de Porto Alegre, um dos principais do Estado, é o que mais recebeu pacientes transferidos de Santa Maria: ainda são 15 pessoas, sendo 14 na UTI.

O acolhimento de vítimas da tragédia levou a direção a reorganizar atendimentos. Na emergência, foi fixado um aviso informando que, devido ao tratamento dessas vítimas, apenas casos com risco de morte estão sendo atendidos.

O hospital também reprogramou cirurgias eletivas (que não são urgentes) e profissionais foram remanejados para atender às famílias.

O anfiteatro foi transformado em uma base para parentes e amigos das vítimas internadas.

Só na manhã deste sábado (2), cerca de 120 pessoas ligadas aos internados compareceram ao hospital. Para quem está internado na UTI, são permitidas apenas duas visitas por dia, em quantidade limitada de quatro pessoas por vez.

O suporte de assistentes sociais e psicólogos está sendo oferecido às famílias.

Dez parentes da estudante Kelen Ferreira, 19, viajaram para a capital gaúcha e acompanham desde domingo passado a situação da saúde dela no hospital. Eles estão hospedados nas casas de amigos e familiares.

Kelen, da cidade de Alegrete, estuda terapia ocupacional na Universidade Federal de Santa Maria e morava com tios. A jovem sofreu queimaduras nos braços e permanece internada em estado grave.

A tia dela Divaine Ferreira diz que existe previsão de permanência de 20 dias na UTI. "Ela estava lúcida depois do que tinha acontecido. Conversamos uma hora e meia com ela. Até então não sabíamos da fumaça tóxica, a gente acha que estava tudo bem", lembra.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Promotor fez denúncia contra a boate Kiss em 2011 após pedido de bombeiros


Uma requisição do MP-RS (Ministério Público do Rio Grande do Sul) de 7 de julho de 2011 pedia uma vistoria na boate Kiss, de Santa Maria, para verificar a situação sanitária e de plano de combate a incêndio na casa noturna onde morreram mais de 200 jovens na madrugada do último domingo (27).

O documento é assinado pelo promotor público João Marcos Adede y Castro, que se aposentou em dezembro do último ano. "Eu recebia muitas denúncias de bombeiros que iam fiscalizar os locais e não eram obedecidos pelos proprietários. Então, eles me procuravam porque se sentiam impotentes e não conseguiam obrigar os donos a seguirem as leis. Foi o caso da denúncia dessa boate", relata Castro.

VEJA O DOCUMENTO

Reprodução
Documento mostra requisição de 2011 que pedia inspeção sanitária e do plano de combate a incêndio


A comunicação tinha como destinatário Wladimir Comassetto, então um dos comandantes locais da Brigada Militar, a denominação gaúcha para a PM. A Brigada é a responsável pelo Corpo de Bombeiros em todo o Rio Grande do Sul. Comassetto hoje está na reserva.

Como comprovou a tragédia que comoveu o Brasil e o mundo, não houve mudança significativa na casa noturna. "Aqui em Santa Maria há uma resistência forte porque os empresários não querem gastar com segurança e não há uma pressão governamental para controlá-los", conta o promotor, que diz ter mandado mais de 400 pedidos de fiscalização do comércio da cidade gaúcha.

Essa declaração vem ao encontro da notícia de que a delegacia e a própria Prefeitura de Santa Maria estão com  alvarás de combate de incêndio vencidos.

Nesta semana, o Corpo de Bombeiros de Santa Maria confirmou que existem milhares de pedidos na fila para serem examinados, e que, portanto, alguns meses podem se passar até que o alvará acabe sendo renovado.

"Todas as escolas públicas daqui não têm alvará nem estrutura para evacuação de incêndio. É a regra da cidade. A fiscalização e fechamento de locais e de comércios não dá voto", critica Castro.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

7º Dia: ''A partir da fé vamos encontrar esperança e justiça", pede bispo auxiliar em Santa Maria


Cerca de 3.000 pessoas lotaram na noite deste sábado o Santuário Basílica Nossa Senhora da Medianeira de Todas as Graças, em Santa Maria (RS), onde uma missa de sétimo dia é realizada em memória dos jovens mortos no incêndio da boate Kiss.


A missa foi celebrada pelo bispo auxiliar de Porto Alegre, dom Jaime Spengler, e pelo arcebispo de Santa Maria, dom Hélio Adelar Rubert.


Durante a "missa da juventude", dom Jaime afirmou ter conversado neste sábado com algumas das vítimas que estão em tratamento em Porto Alegre. Uma jovem teria pedido a ele força e fé durante a celebração religiosa nesta noite em Santa Maria.


"Hoje será uma noite de fé. Pela fé e a partir da fé vamos encontrar esperança e justiça", disse dom Jaime durante a missa.

Em razão de uma forte chuva que atingiu Santa Maria na tarde deste sábado, uma vigília que estava marcada para acontecer no local da tragédia foi cancelada.

Mais cedo, na Paróquia Santo Antonio, em Porto Alegre, foi celebrada outra missa de sétimo dia em homenagem às vítima.Mais de 400 fiéis estiveram presentes no emocionante evento.

Pelo menos 114 pacientes feridos pelo incêndio na boate Kiss em Santa Maria (RS)  permanecem internados em hospitais do Rio Grande do Sul, segundo boletim da Secretaria da Saúde do Estado divulgado na tarde deste sábado (2). Dos 114 internados, 41 estão em enfermaria e 73 na UTI. O número total de pacientes que respiram sem ajuda de aparelhos é de 73, incluindo 32 que estão na UTI e 41 em enfermaria.

No total, 236 pessoas morreram em decorrência do incêndio.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Jovem que tentou ajudar bombeiros a salvar vítimas da boate Kiss ao quebrar paredes recebe alta


O jovem Guilherme Ferreira da Luz, 25, recebeu alta do Hospital de Clínicas de Porto Alegre na tarde de sexta-feira (1º). Vítima do incêndio da boate Kiss, foi ele que tentou ajudar os bombeiros a quebrar parte da fachada da danceteria para auxiliar na retirada das vítimas.

Estudante do último semestre de Zootecnia na UFSM (Universidade Federal de Santa Maria), Guilherme é natural de Nonoai, no interior do Rio Grande do Sul, mas mora em Chapecó --no oeste de Santa Catarina-- há 10 anos.

Logo após sair da boate Kiss no momento do incêndio, Guilherme tentou ajudar os bombeiros a quebrar parte da parede externa da casa noturna para ajudar na saída de vítimas e para que a fumaça tóxica se dissipasse. Com uma marreta, ele fez força para ajudar os que não conseguiam sair da boate.

Mesmo sem apresentar sintomas logo de cara, o jovem veio a ter falta de ar e tosse na tarde de domingo e acabou internado, inicialmente, em Santa Maria. Lá precisou ser entubado e foi levado a coma induzido por suspeita de pneumonia química. Ainda no domingo foi transferido para Porto Alegre, mas teve melhora nos dias que seguiram e recebeu alta na última sexta-feira.

A ideia de Guilherme é retomar a faculdade na Universidade Federal de Santa Maria, mesmo com o trauma evidente pela tragédia. Em Porto Alegre, ele esteve acompanhado dos pais, do padrinho e da prima.

O incêndio na boate Kiss vitimou 236 pessoas na madrugada do último domingo (27), em Santa Maria, na região central do Rio Grande do Sul. Até agora, 114 vítimas seguem internadas nos hospitais de Santa Maria, Porto Alegre, Caxias do Sul, Ijuí e Canoas. Na tarde deste sábado (2), um medicamento importado dos Estados Unidos chegou ao RS para conter a contaminação das vias aéreas por cianeto, oriundo da fumaça tóxica do incêndio.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Na véspera da estreia, Pato é alvo de brincadeiras em rachão e ganha troféu "pereba"


Alexandre Pato fará sua estreia pelo Corinthians contra o Oeste, neste domingo

O atacante Alexandre Pato não teve vida fácil no tradicional rachão na manhã deste sábado durante o treinamento do Corinthians no CT Joaquim Grava. O novo atacante corintiano participou da brincadeira ao lado dos jogadores, mas pouco tocou na bola e foi alvo de brincadeiras dos companheiros, que o elegeram o “pereba” do dia.

“O Pato está ai? Não pegou na bola”, disse Paulinho, que atuou no time adversário de Pato, que ficou na equipe de colete laranja, com Douglas, Jorge Henrique, ente outros, que perdeu por 5  a 0.

Além da provocação bem humorada do volante, Pato teve que ouvir brincadeiras dos próprios companheiros de time, como Jorge Henrique.

Ao final do rachão, todos os jogadores se reuniram e elegeram o atacante, contratado por cerca de R$ 40 milhões, como o pior em campo, recebendo o “Troféu Pereba”. No clima dos companheiros, Pato aceitou a brincadeira aos risos.

Depois de cerca de duas semanas de muitos treinamentos, Pato deverá fazer sua estreia pelo Corinthians no domingo, diante do Oeste, no Pacaembu. A expectativa é que o atacante entre durante o segundo tempo e se apresente pela primeira vez para o torcedor corintiano, que deve lotar as arquibancadas do Pacaembu. 

O técnico Tite confirmou que irá repetir os 11 titulares que derrotaram o Mogi Mirim e que o novo camisa 7 irá para o banco de reservas. Danilo treinou normalmente neste sábado e está à disposição para a partida contra o Oeste. 

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Vocalista de banda disse à polícia que boate Kiss estava superlotada



Ouvido duas vezes pela polícia, o vocalista da banda Gurizada Fandangueira, Marcelo de Jesus dos Santos, disse em depoimento que a boate Kiss estava superlotada na madrugada de domingo (27). O grupo se apresentava quando um incêndio atingiu a casa noturna e deixou 236 mortos em Santa Maria. O Jornal Nacional teve acesso ao conteúdo do depoimento (veja o vídeo).
De acordo com testemunhas, o vocalista segurou o sinalizador que teria começado o fogo na boate. No relato à polícia, Marcelo ainda disse que Kiko nunca fez comentários para que fosse feito uso moderado dos efeitos pirotécnicos. Ele afirmou ainda que havia fogos de pirotecnia colados em garrafas de champagne. O G1 procurou o advogado de Spohr, Jader Marques, que ainda não se pronunciou.
Nos depoimentos, Mauro Hoffmann, um dos sócios da boate, disse que comprou 50% das cotas da boate Kiss por R$ 500 mil em 2011. Segundo ele, sua relação com a boate era apenas financeira, sem "participação na administração". A versão foi contestada em depoimento por Ângela Callegaro, irmã de Elissandro Spohr, o Kiko, outro sócio da boate.
Ângela afirmou que Elissandro não administrava o local sozinho. Segundo ela, todas as "decisões e assuntos importantes" eram discutidos entre Elissandro e Mauro. O depoimento dela foi decisivo na renovação da prisão temporária de Hoffmann.
Um funcionário da loja que vendeu o sinalizador para a banda Gurizada Fandangueira disse ao Jornal Nacional que o vocalista preferiu comprar o produto mais barato. "Falei pra ele esse custa R$ 75. Ofereceu um preço pra ele a R$ 50, mais barato. Ele não quis porque era muito caro", relatou.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

O futuro roubado dos jovens de Santa Maria


Capa - Edição 767 (Foto: Reprodução)
>>Trecho da reportagem de ÉPOCA desta semana que está nas bancas  

Tragédias em que vidas são arrancadas de forma violenta – incêndios, desastres aéreos, acidentes rodoviários – marcam tristemente as épocas e os lugares em que ocorrem. Por muito tempo os brasileiros se lembrarão do incêndio da boate Kiss em Santa Maria – assim como as imagens do fogo destruindo o Gran Circo Americano, em Niterói (1961), ou o Edifício Joelma, em São Paulo (1974), ainda assombram os que viram tais catástrofes ao vivo ou pela televisão. A tragédia de Santa Maria teve um componente extra de crueldade: a maior parte de suas vítimas era muito jovem. Dos 235 mortos até o fechamento desta edição, 172 tinham menos de 35 anos. Entre eles, os irmãos Mirela Rosa da Cruz, de 21 anos, e José Manuel, de 18, que aparecem na reportagem da edição 767 – ela retrata também a tristeza dos que sobreviveram e têm de lidar com a dor da perda.

É uma dor que se propaga em ondas. Ao longo da semana, o país se solidarizou com os pais que viveram a provação mais terrível – enterrar seus filhos. Soa sempre absurdo quando vidas são abreviadas antes de realizar todo o seu potencial. Em parte por causa desse tipo de choque, artistas que morrem jovens – como o ator James Dean (morto aos 24 anos num desastre de carro), a cantora Amy Winehouse (aos 27, de overdose) e, no Brasil, a atriz Leila Diniz (aos 27, em desastre de avião) – se tornam mitos instantâneos. Fica a sensação de que eles teriam muito mais a criar em suas áreas. O que dizer então de jovens que ainda nem haviam iniciado sua vida profissional, aqueles que estavam na boate Kiss? Pode-se dizer que, de certa forma, seu futuro foi roubado na madrugada do dia 26 para o dia 27 de janeiro.







Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Fantástico constrói réplica da boate Kiss e mostra como a tragédia poderia ter sido evitada



Vinte e cinco anos depois de se formar na Universidade Federal de Santa Maria, o repórter Marcelo Canellas volta à cidade para contar histórias de heroísmo diante do incêndio que matou 236 pessoas.
E como a cidade poderá superar esse grande trauma? “E o desafio dos sobreviventes: esses jovens se salvaram do incêndio. Do que eles se lembram? Como escaparam? E o principal: como vai ser a vida de agora em diante?
Com base na planta, o Fantástico construiu uma réplica da Boate Kiss em tamanho real para você entender o que havia de errado lá dentro e como a tragédia poderia ter sido evitada.
Amanhã o Fantástico tambéms mostra como a denúncia de uma telespectadora da novela Salve Jorge ajudou a desmontar um esquema de tráfico internacional de mulheres.
A denúncia dessa brasileira serviu para que a filha dela - que era mantida como escrava sexual na Espanha - fosse libertada esta semana. “Sinto muito orgulho da minha mãe”.
Muitas jovens saíam da Bahia enganadas com falsas promessas de emprego e vinham parar em casas de prostituição onde ficavam trancadas. A história completa você vê amanhã, no Fantástico, que destaca também:
Nossos repórteres são os primeiros a chegar à estação Antártica Brasileira depois do incêndio que destruiu a base no ano passado, matando dois militares.
A cada semana era feita uma manobra transferindo o combustível que estava aqui para tanques de serviço que ficavam lá dentro da estação. E foi durante uma manobra dessas que começou o incêndio.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

O Prefeito de Ipueira, Paulo Brito, sofre acidente entre Caicó e São João do Sabugi - RN



O prefeito da cidade de Ipueira, Paulo Brito, sofreu um acidente no dia de hoje (02) na RN-118, que liga Caicó a São João do Sabugi. De acordo com informações, Paulo capotou seu veículo nas proximidades da barragem da Carnaúba. Ele foi socorrido para o Hospital Regional do Seridó em Caicó, 
onde foi examinado e liberado, tendo, felizmente, apenas danos materiais.

Reprodução Cidade News Itaú via Anchieta França
Leia Mais ››

Em Sergipe tubarão mata mulher em uma praia “Imagens fortes”


Um imenso tubarão atacou e matou uma mulher em uma praia de Sergipe, As informações indica que o ataque ocorreu em uma praia da Capital, onde pescadores já tinham visto dois tubarões rondando a praia na segunda-feira, 10. Horas depois, a mulher foi atacada.

Segundo informações, a vítima estava acompanhada de outros amigos que presenciaram o ataque, porém não puderam fazer nada para impedir a tragédia, a não ser puxar para fora da água para impedir do tubarão devora-la.

Atenção! Imagens proibidas para menor de 18 anos ou pessoas com problemas cardíacos.


Reprodução Cidade News Itaú via Anchieta França
Leia Mais ››

MULHER FICA SUSPENSA POR GANCHOS NA BUNDA; E DIZ QUE É PRA SENTIR PRAZER


A gente acha que já viu de tudo mas, se engana , olha o essa mulher faz, no final de semana ela se reúne com amigos em casa pra realizar atos que para muitos são loucuras, só em busca do prazer com a dor.
A ultima dela foi se pendurar com ganchos na bunda, tem louco pra tudo NÉ?
QUAL SERÁ A PRÓXIMA DESSA MULHER.





Reprodução Cidade News Itaú Via Focoelho
Leia Mais ››

ACIDENTE COM VITIMA FATAL NA RN-016 NO INICIO DA BAVIERA EM ASSU/RN


Na tarde de hoje 02 de fevereiro por volta das 17:00hs aconteceu um acidente na RN-16 na comunidade da Baviera zona rural de Assu, envolvendo um veiculo tipo scort de placas MYQ 1260 Mossoró e uma moto, que até o momento não se sabe quem pilotava a moto, pois segundo informações de populares são que na moto viajavam duas pessoas, sendo que uma teve morte no local, o scort seguia sentido Carnaubais Assu, e ao se aproximar da Baviera colidiu de frente com a moto que seguia em sentido contrário.


Populares informaram que o motorista do veiculo scort tentou de todas as formas evitar o acidente, ao ponto de jogar o carro por sobre umas arvores chegando a derrubá-la e bater no muro de uma residência.

O veiculo bateu em arvore e rodopiou e por pouco não bateu no poste

As primeiras informações são que o nome da vitima fatal Antônio Marcos Monteiro, 30 anos mais conhecido por Marcos do Banguê e que residia na rua Professor Luiz Soares, mais conhecida como rua da sede centro de Assu.
O motorista evadiu-se do local, a equipe do SAMU foi até o local mais infelizmente nada pôde fazer, o NORE realiza os procedimentos até a chegada dos peritos do itep.



CENAS FORTES AQUI!

Reprodução Cidade News Itaú via Focoelho
Leia Mais ››

VENTANIA EM SÃO RAFAEL CAUSA VÁRIOS PREJUÍZOS


Na tarde de hoje 02/02 a população de São Rafael foi surpreendida com uma grande ventania que derrubou duas torres de internet deixando a cidade sem comunicação.
Com a ventania além de derrubar as torres, também casas foram destelhadas e arvores arrancadas, a cidade esta apavorada com mais esta aparição.
A arvore do bar do umbu caiu, a placa da entrada da cidade ficou danificada, torre da speed caiu em cima de duas casas, muro do hospital veio ao chão, varias arvores caíram e uma caiu em cima de um veiculo, torre de internet da speedtitans caiu, torre da MD também não resistiu aos fortes ventos.




Reprodução Cidade News Itaú via Focoelho
Leia Mais ››

Polícia procura suspeito de receber dinheiro para matar oficial da PM


Foto: Reprodução / Sérgio Costa
A Polícia Civil investiga o paradeiro do presidiário Alexsandro Ferreira Barbosa da Silva, o "Sandro Magão", como é mais conhecido. O jovem de 26 anos é fugitivo do Presídio Provisório Raimundo Nonato Fernandes, desde o ano passado, e acusado de crimes como assalto, tentativa de homicídio e homicídio. De acordo com as investigações preliminares, o criminoso é considerado perigoso, apontado como autor de um atentado contra a Delegacia Especializada em Narcóticos (Denarc) e de receber dinheiro para matar um oficial da Polícia Militar.

Sandro Magão responde a inquéritos em várias delegacias da cidade que investigam a participação dele em assaltos a veículos de luxo, aos Correios de cidades do interior, cassas lotéricas e a residências. No 4º Distrito, no bairro de Mãe Luiza, existem quatro inquéritos transcorrendo, Nº 079/2012, Nº 085/2012, Nº 112/2012 E Nº 113/2012, todos por homicídio e tentativa ocorridos no bairro. Um Um deles foi registrado em Agosto do ano passado quando Sandro magão foi preso de posse de uma pistola ponto 40 roubada de um policial e uma Pajero também roubada. Após uma perseguição O presidiário perdeu o controle do veículo e bateu em um caminhão.

A reportagem do Portal BO foi procurada por uma fonte da polícia militar que revelou detalhes sobre a participação de Sandro magão em crimes recentes registrados em Natal. Segundo a fonte, que a pedido terá sua identidade preservada, Sandro é suspeito da morte de um policial militar da ROCAM em Julho de 2012. Givanilson Gomes, de 44 anos foi morto junto com o segurança João Maria Belo, no bairro Felipe Camarão. Até agora as investigações não chegaram de forma concreta aos autores do duplo assassinato.

As acusações contra o presidiário se estendem também a um atentado grave cometido no início do mês de Janeiro deste ano contra ao prédio da delegacia especializada de Narcóticos, em Brasília Teimosa. A parede da entrada do prédio, onde funciona também o 2º Distrito Policial, foi metralhada por homens que passaram em um veículo de cor preta e de placas ainda não identificadas. Segundo a fonte um dos atiradores era Sandro magão.

Ainda de acordo com a fonte da polícia, que apresentou depoimentos de testemunhas, imagens e áudios, Sandro magão pode estar envolvido em uma outra denúncia, desta vez de ter sido pago por um traficante preso com uma grande quantidade de drogas, para matar um oficial da polícia militar que orquestrou a apreensão. A informação foi confirmada pelo oficial que também terá sua identidade preservada. 15 mil reais seria o valor já pago ao presidiário para executar o plano de morte.

O PortalBO manteve contato com o chefe de investigação do 4º distrito, Paulo Macêdo. O agente confirmou que o presidiário é uma das pessoas mais procuradas das polícia neste momento pelo fato de existir procedimentos contra ele em várias delegacias. Paulo disse ainda que o presidiário coleciona inimigos por toda parte e por esse motivo vem sendo alvo de outros criminosos. O comandante geral da PM, coronel Araújo Silva, também foi ouvido pela reportagem e disse desconhecer o a denúncia de que um oficial estaria na lista de morte de Sandro magão. "Eu ainda não recebi oficialmente nenhuma informação sobre o fato. Eu desconheço, mas vou apurar". disse.

O delegado geral da polícia civil, Fábio Rogério, relatou para a nossa reportagem que com relação ao atentado contra a DENARC, as investigações estão sendo realizadas pela própria especializada. O bacharel informou que tem conhecimento sobre a vida pregressa do presidiário, mas prefere não manifestar nenhuma opinião sobre a autoria do crime. "A minha linha é sempre a mesma. Prefiro esperar a conclusão das investigações para falar algo sobre o assunto, mas tomei conhecimento de fatos, inclusive da vida criminosa desse sujeito. Na hora certa a polícia civil vai por as mãos em quem de forma ousada cometeu este atentado. Seja quem for vamos prender", relatou. 

Reprodução Cidade News Itaú via Portal BO
Leia Mais ››

Adolescente cai em poço de 11 metros e é resgatada com ferimentos leves


Bombeiros do 2º GB de Mossoró resgataram uma menina de 15 anos de um poço. Segundo moradores da região, ela se distraiu enquanto ia à casa de um parente e caiu da altura de aproximadamente 11 metros. O resgate feito na tarde dessa sexta-feira (2) ocorreu na comunidade do Sítio Cacimba Funda.

CBMRNA menina de 15 anos foi resgatada após sofrer uma queda de onze metrosA menina de 15 anos foi resgatada após sofrer uma queda de onze metros

No local do resgate foi constatado com a adolescente estava presa na lama do fundo do poço. Para que ela fosse retirada sem se machucar, bombeiros a imobilizaram sobre uma prancha, principalmente devido às queixas de dor no corpo que a jovem fez.

CBMRNPopulares que estavam no local afirmam que a menina caiu no poço após se distrair à caminho da casa de um parentePopulares que estavam no local afirmam que a menina caiu no poço após se distrair à caminho da casa de um parente

De acordo com os médicos que atenderam a vítima no Hospital Regional Tarcísio Maia, apesar da queda de mais de dez metros, a menina não sofreu nenhum ferimento grave, mas ainda requer alguns cuidados.

CBMRNApós o resgate, a vítima foi encaminhada ao hospital, onde constatou-se que ela não sofreu ferimentos gravesApós o resgate, a vítima foi encaminhada ao hospital, onde constatou-se que ela não sofreu ferimentos graves

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Veículo Capota por três vezes em BR 405 e motorista sai ilesa do acidente


 Por volta das 11h45min desta sexta-feira (1º/02), a pessoa de Maria Ricaelly Andrade Silva, residente na Vila Mata, zona rural de Tenente Ananias /RN, capotou o veiculo que conduzia na BR 405, altura no KM 162, mais precisamente no sítio Estaduado, zona rural de Rafael Fernandes/RN. 

Segundo informações Rikaelly conduzia o veiculo, tipo Fiat Pálio Weekend Adventure, placa NNF 4638 de Tenente Ananias/RN, quando supostamente um dos pneus teria estourado, na qual perdeu o controle de direção e capotou. 

De acordo com a Policia o pai da motorista faz linha num veiculo alternativo diariamente entre as cidades de Tenente Ananias e Pau dos Ferros e o referido veiculo teria se danificado na ponte próximo a cidade de Rafael Fernandes, onde a mesma teria ido buscar o pessoal.

A mesma foi socorrida para o Hospital Regional de Pau dos Ferros/RN, por um motorista que estava em outro veiculo que também tinha vindo dar suporte a ela, no sentido de também transportar os passageiros. Segundo informações ela teve apenas ferimentos leves. 






Reprodução Cidade News Itaú via Sargento Andrade
Leia Mais ››

“RN pode enfrentar colapso por causa da seca”


O deputado estadual George Soares (PR) está preocupado com os efeitos econômicos negativos que a seca está produzindo no interior do Rio Grande do Norte. A falta d’água, na sua avaliação, está tendo um impacto direto na economia dos municípios e o resultado é muito ruim para o RN, um estado pequeno e que depende de recursos federais e investimentos externos. “Por causa da seca, a gente pode enfrentar um grande colapso econômico”, alerta.

Em sua avaliação, a seca está ameaçando arrancar o homem do campo, especialmente do semiárido potiguar. “A economia do semiárido do RN é uma economia muito forte e a gente tem que preservar esse homem do campo no local de origem, tem que dar condições para que ele consiga permanecer nessas áreas. Senão ele sai, abandona tudo, morre todo o seu gado, seu cultivo e essa pessoa vai se tornar um sem terra, um sem teto nas áreas urbanas, o que é muito ruim para a sociedade”, observou o deputado esta manhã, durante entrevista à Rádio Cidade (94 FM).

George Soares enalteceu a decisão do presidente da Assembleia Legislativa, Ricardo Motta, no sentido de pôr a Assembleia à disposição dos setores rurais para buscar iniciativas visando minimizar os efeitos da seca. “Esta é uma posição bastante salutar e importante. Ricardo é o nosso presidente que tem acompanhado de perto os problemas do RN e com certeza vai contar com o apoio dos 23 deputados nessa luta, porque a grande maioria dos deputados ou vem do interior ou tem bases no interior”.

Ainda conforme a avaliação de Soares, que tem base política na região de Baixo/Açu, é importante que se dê apoio aos municípios, uma vez que há aclamação generalizada de prefeitos e lideranças municipais em torno do tema. “Eu tenho uma visão diferenciada em relação à seca. Acho que não se deve combatê-la, mas fazer políticas públicas de convivência. Afinal, trata-se de um fenômeno que atinge o Brasil há vários séculos e continuará atingindo, segundo as previsões”, analisa o parlamentar.

George Soares concluiu cobrando uma maior agilidade dos poderes públicos no sentido de melhorar a convivência do homem do campo com a seca. Ele acredita que tanto o governo do Estado quanto o governo federal e os demais poderes políticos estão procurando contribuir de alguma forma para amenizar a grave situação. “A classe política, assim como a Assembleia, que vem trazendo esse tema à discussão através de audiências, está buscando contribuir de alguma forma e vai, com certeza, tentar buscar uma solução”, finalizou.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Defesa Civil Estadual convida 14 municípios para assinarem o protocolo de abastecimento


A Coordenadoria Estadual da Defesa Civil (Cedec), órgão da Secretaria de Estado da Justiça e da Cidadania (Sejuc), realiza o terceiro convite de adesão dos municípios, em situação de emergência, para assinarem o protocolo de intenções com a Sejuc, a partir desta terça-feira, até o dia 15 de fevereiro, para que o município possa ser beneficiado com a Operação Carro Pipa do Governo do Estado.
A Operação Carro Pipa irá atender mais 14 municípios potiguares em situação de emergência, devidamente reconhecidos pelo Governo Estadual, em virtude da estiagem, e que não foram contemplados com a Operação Pipa do Exército.

O Coordenador Estadual de Defesa Civil, Ten. Cel. BM Acioli, enfatiza a importância da celebração deste Termo de Cooperação. “Em setembro realizamos a primeira chamada, mas só 32 prefeitos assinaram o protocolo. Realizamos a segunda chamada em outrubro. Como o Estado prorrogou o Decreto de Situação de Emergência, estamos prorrogando também a assinatura do protocolo de intenções”, disse o Coordenador.

Ainda de acordo com o Ten. Cel. BM Acioli, 26 municípios já estão sendo beneficiados com a Operação Carro Pipa do Governo do Estado. “Contudo, é preciso que os prefeitos venham assinar o documento para garantir o abastecimento de água do município por meio de carros pipa”, informou o Coronel Acioli.

O prefeito deve procurar o Setor de Convênio da Sejuc, no Centro Administrativo, do dia 29 de janeiro a 15 de fevereiro, das 8 às 16h. Para a assinatura do Termo é necessário trazer o documento original e a cópia da carteira de Identidade, CPF e comprovante de residência.

Os municípios convidados para assinar o protocolo de intenções: Macau; Lagoa Nova; Guamaré; Galinhos; Timbaúba dos Batistas; Santana do Seridó;Grossos; São Miguel; Rafael Godeiro; Paraná; Pendências; Encanto; Triunfo Potiguar; Sítio Novo.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Tribunal de Contas do Estado condena ex-prefeitos de Guamaré e Assu


O Tribunal de Contas do Estado (TCE) condenou os ex-prefeitos de Guamaré e Assu, Emilson de Borba Cunha e Ivan Júnior, respectivamente, a devolver recursos públicos para ao erário. No caso de Emilson Borba ele foi condenado a restituir aos cofres públicos a importância de R$ 1.403.420,85, em valores atualizados.

Consta nos autos que o ex-gestor contratou a empresa J. M. Bezerra & Cia Ltda para fornecer R$ 3.300.540,00 de combustível ao município. Entretanto, ficou comprovado apenas a utilização de R$ 1.897.119,16, isso, até o período de julho de 2012. Pela irregularidade, o colegiado votou pela restituição do valor e aprovou  a aplicação de multa no percentual de 10% sobre o débito. O processo foi relatado pelo conselheiro convocado Marcos Antônio de Moraes Rêgo Montenegro.

Com relação ao de Assu, a Primeira Câmara do TCE aprovou as contas do prefeito Municipal do Assu, Ivan Lopes Júnior, referente ao exercício de 2011. Em seu voto, a conselheira Adélia Sales afirmou que “analisando o caderno processual, verifico que restou demonstrado o respeito à legalidade formal e material da documentação comprobatória de despesas apresentadas, com aptidão à aprovação da matéria”.

OUTROS MUNICÍPIOS

Já a ex-prefeita de Brejinho, Ivanilde Matias Xavier Medeiros, vai responder  também junto ao Ministério Público Estadual pelo valor de R$ 536.713,95, referentes ao ano de 2008.  Assim decidiram os conselheiros da Primeira Câmara do TCE pela total ausência de prestação de contas dos recursos públicos.

“Em face da inexistência de documentos, e considerando a ausência de prestação de contas, promoveu-se a citação da Prefeita Municipal à época, ofertando-lhe o exercício do contraditório e da ampla defesa. Não obstante sua regular citação, ela permaneceu inerte, tendo sido, por isso, declarada a sua revelia”, diz em seu voto o auditor relator Claúdio José Freire Emerenciano. Também foi aprovado multa de 30% sobre o montante apurado e sanção pecuniária.

O ex-prefeito de Jardim de Piranhas, Galbê Maia, teve as contas referentes ao Balancete do Fundef 2001 rejeitadas, com restituição de R$ 111.452,64 aos cofres municipais. O ex-gestor não apresentou a documentação comprobatória das despesas efetuadas, pagou contas indevidamente com recursos do Fundo no valor de R$ 14.078,45 e deixou de aplicar 7,61% na remuneração do professores.

Diante das irregulares, o conselheiro relator, Carlos Thompson, determinou a devolução dos recursos gastos sem comprovação e que o município de Jardim de Piranhas aplique  o percentual restante, receitas do FUNDEF de 2001, na remuneração dos profissionais do magistério. Ficou ainda a cargo da prefeitura,  o remanejamento do valor gasto com despesas alheias ao ensino fundamental.

Por motivo semelhante, a conselheira Adélia Sales, condenou o ex-prefeito de Janduís, Cássio Targino de Medeiros, a restituir aos cofres do municípios a importância de R$ 40.100,91, referente a despesas não comprovadas com recursos do FUNDEF, ano de 2003.

A prefeitura Municipal, representada pelo atual gestor, deverá proceder o remanejamento de R$ 17.505,51, atualizados, além de apresentar um plano de aplicação para R$ 62.317,53, não utilizados em 2003, cujo pagamento deverá ser efetuado aos professores.

Os autos serão encaminhados ao Ministério Público Estadual e Federal, para ajuizamento das ações cíveis e penais cabíveis.
O conselheiro Marco Antônio Montenegro relatou processo da Prefeitura de Jandaíra, apuração de responsabilidade, com aplicação de multa que somam R$ 48.000,00, a Silvano Pinheiro da Câmara e Fábio Magno Sabino Marinho, pelo atraso na remessa de Relatório Resumido de Execução Orçamentária e Relatório de Gestão Fiscal do município no ano de 2004 e 2005.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

TCE multa ex-prefeito por realizar festa em município em estado de emergência


O descumprimento da recomendação conjunta dos Ministérios Públicos Estadual, Federal e do Junto ao Tribunal de Contas do Estado (MPJTCE), para os municípios em situação de calamidade devido à seca não gastarem recursos financeiros com festas, pode mesmo vir em forma de condenação e multas para os gestores públicos. O exemplo disso foi visto nesta quinta-feira, quando o TCE condenou o ex-prefeito do município de Santana do Seridó, Iranildo Pereira de Azevedo, a restituir aos cofres municipais a importância de R$ 10,8 mil, justamente, por ter custeado festividades em período de vigência do estado de calamidade devido à seca.

No processo, o corpo instrutivo do TCE entendeu incoerente a utilização de recursos públicos para custear festividades em período onde restou decretado estado de emergência em razão da seca e, diante da irregularidade, o ex-gestor também foi multado em R$ 6 mil por descumprimento das exigências da Resolução de nº 022/2011-TCE, notadamente quando se refere a composição, elaboração e organização da despesa pública.

De acordo com o parecer da conselheira-relatora Adélia Sales, a prefeitura pagou valores de R$ 7,5 mil e R$ 3,3 mil a Álvaro Dantas de Araújo e Gilson Pereira de Castro, respectivamente, por serviços não comprovados.  “Impossibilitado verificar o alcance do interesse público, sendo bastante reportar a Súmula nº 22 – TCE, para ratificação de irregularidade de cunho material ensejadora de restituição integral do valor empregado”, justificou a conselheira-relatora.

O colegiado também aprovou multa de 30% sobre o valor do débito e determinou a remessa dos autos ao Ministério Público Estadual para apuração de possíveis ilícitos penais e /ou atos de improbidade administrativa.

Vale lembrar que ao renovar a recomendação contra os gastos públicos com festividades em período de vigência do estado de calamidade devido à seca em 139 municípios do RN, o procurador-geral do MPJTCE, Luciano Ramos, afirmou que os gestores que descumprirem a recomendação poderiam ter que responder a processos judiciais, sendo inclusive obrigados a comprovar que os gastos foram, na verdade, investimentos que trouxeram retorno financeiro ao município.

Aqueles que não comprovassem, segundo o procurador-geral, poderiam justamente ser condenados a devolução de recursos públicos e ao pagamento de multa. Além disso, conforme lembrou outro procurador do MPJTCE na oportunidade, Ricart Coelho, uma condenação na Corte de Contas também pode fazer o gestor ser incluído na Lei da Ficha Limpa e ficar impossibilidade de ser candidato a cargo eletivo por até oito anos.

CIA DE ÁGUA E ESGOTO

Também na sessão plenária desta quinta-feira, o TCE considerou irregular a prestação de contas do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Ceará Mirim referente ao ano de 2010, sob a gestão de Adriano César da Cruz Soares, então Diretor Geral, com devolução de R$ 337.666,93.  Em função da ilegalidade constatada, a Primeira Câmara decidiu  pela restituição do valor aos cofres públicos e aplicação de  multa de 10% sobre o débito ao ex-gestor.

A Análise dos autos revela o típico caso de omissão quanto ao dever de prestar contas. De acordo com o parecer da conselheira-relatora, Adélia Sales, a inércia do gestor conduz a presunção de ilegalidade das contas, com a obrigação de restituição  dos recursos. Ainda foi aprovada a imediata representação ao Ministério Público Estadual para apuração de responsabilidade.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Prefeito de Upanema apresenta relatório com irregularidades ao Tribunal de Contas


Frota de veículos foi recebida em péssimo estado
O prefeito de Upanema, Luiz Jairo (PR), levou ao conhecimento do Tribunal de Contas do Estado (TCE) irregularidades encontradas na Prefeitura de Upanema praticadas pela gestão anterior. 
Segundo o prefeito, todos os secretários municipais prepararam relatórios em que constam todas as anormalidades encontradas, que atingem todas as áreas de atuação do município, como saúde, obras e transporte.
Farmácia sem estoque de medicamentos, obras inacabadas, frota de veículos em mal estado de conservação e falta de prestação de contas estão entre os problemas deixados para o atual prefeito. 
Luiz Jairo ressalta que, por conta deste cenário, a Prefeitura de Upanema está inadimplente no Cadastro Único de Convênios (CAUC) e impedida de fazer convênios com o Governo Federal. "O atraso na prestação de contas deixou o município impedido de receber verbas federais", critica.
Luiz Jairo destaca que contratou empresa particular para realizar vistoria completa na frota de veículos do município, quando foi constatado que a grande maioria dos veículos apresentava avarias, parte estava em péssimo estado e outros sucateados. "A exceção foram os veículos zeros ou entregues recentemente à prefeitura", observa.
Na saúde, a situação encontrada não foi diferente. Entre as irregularidades constatadas pelo secretário de Saúde, Ricardo Alexandre, está a entrega de uma unidade básica de saúde com a energia elétrica cortada e a compra excessiva de medicamentos que não são de urgência ou emergência, ao mesmo tempo em que a farmácia básica não apresentava estoque de medicamentos prescritos com frequência pelos médicos. 
"Trata-se de apenas cinco medicamentos que correm o risco de ficarem perdidos por conta da proximidade de sua data de vencimento, em 14 de julho próximo", relata o secretário, acrescentando que município pode ter um prejuízo superior a R$ 9 mil.
O assessor jurídico da prefeitura, José Gilberto Carvalho, destaca que informações importantes não foram repassadas pela gestão anterior, como conferência de saldo em caixa, saldo bancário, relação de cheques emitidos não descontados, relação de restos a pagar, demonstrativo da dívida fundada, relação de bens de consumo, relação de convênios em execução e relação de contratos em execução. 
Disse ainda que o acervo patrimonial, de acordo com relatório entregue em 31 de dezembro de 2012, não bate com o patrimônio existente. "Informações indispensáveis para a nova gestão foram negadas, prejudicando o bom andamento dos serviços públicos", critica o advogado, complementando que todos os relatórios foram enviados para o TCE, ''que deve adotar as medidas cabíveis''.

Trator pode ser recolhido por falta de pagamento

Um trator de esteira comprado na gestão anterior pode ser recolhido pela empresa proprietária por falta de pagamento. A empresa mandou um representante à prefeitura durante esta semana para apresentar um documento em que solicita a entrega da máquina. 
O secretário municipal de Obras, Antônio Francisco Cândido de Oliveira, conta que os recursos que seriam para o pagamento do trator foram repassados indevidamente para uma construtora. 
O secretário informa que encontrou diversas outras irregularidades nas obras em andamento e/ou paralisadas, que vão desde erros na execução dos serviços, até o uso indevido de documentos para emissão de ordem de serviço, como, no exemplo, da obra de ampliação do Estádio Municipal.
Antônio Francisco acrescenta que um engenheiro fiscal da Caixa constatou inconformidade de materiais e serviços nas obras de construção de duas unidades básicas de saúde nos assentamentos Palheiros e São Gonçalo. "O fiscal visitou a obra a mando do Ministério Público e confirmou as irregularidades", explica o secretário.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Presidenta Dilma Rousseff virá ao Rio Grande do Norte em março para inaugurar adutora do Alto Oeste


A governadora Rosalba Ciarlini anunciou ontem a vinda da presidenta Dilma Rousseff para inaugurar o primeiro trecho da adutora do Alto Oeste que beneficiará 350 mil pessoas na região. "A obra será entregue possivelmente no dia 7 ou 8 de março", prevê, acrescentando que a obra é a maior marca de que a convivência com a seca é possível com projetos como esse.
Segundo Rosalba, a presidenta da República já aceitou o convite para ver de perto os benefícios dessa obra que acabará o sofrimento de milhares de famílias potiguares. A adutora terá 300 km, sendo que metade fica nesta primeira etapa que será entregue pela presidenta Dilma e pela governadora Rosalba.
Até lá, a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) continuará fazendo testes para levar água para oito municípios que estão nesse trecho, inclusive Luís Gomes que enfrenta colapso no sistema de abastecimento há um ano e meio. 
A obra da adutora estava no Programa de Aceleração do Crescimento - PAC, com carimbo vermelho. "Nesses dois anos, foi um dos nós que desatamos", ressaltou a governadora, confirmando que as informações que chegam à mesa da presidenta Dilma são de que os serviços estão dentro do cronograma e que a obra já começa a mudar o cenário do semiárido potiguar. Quando estiver pronta, a adutora resolverá o problema de falta d'água em 26 municípios do Alto Oeste.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

É Hoje! Inauguração do Mercadinho Avenida


Neste sábado 02 de fevereiro de 2013, será a grande inauguração do MERCADINHO AVENIDA, em Itaú-RN, as 16h na Av. Padre Manoel Balbino, bairro da parabólica. A sua mais nova opção de compra, com atendimento de qualidade, um grande estoque de produtos para satisfazer a todos os cliente, com melhores preços e muita variedade de produtos.

Não esqueça, neste sábado às 16h INAUGURAÇÃO do MERCADINHO AVENIDA

Faça parte desta festa com a gente.

Visite-nos!!!

Av. Padre Manoel Balbino, 465
Bairro da Parabólcia
Itaú-RN

Org.: Cleomar Rocha
Leia Mais ››

Adutora no Alto Oeste vai regularizar oferta de água


A governadora Rosalba Ciarlini dedicou a manhã e parte da tarde da sexta-feira, 1º, a visitar as obras de abastecimento de água das cidades da região do Alto Oeste. A gestora esteve acompanhada do secretário de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Gilberto Jales, do diretor Geral do DER, Demétrio Torres, e de prefeitos e vereadores de diversas cidades da região.
A visita começou em Pau dos Ferros com uma explicação do titular da Semarh sobre o andamento dos serviços da Adutora do Alto Oeste e seguiu pelas cidades de Rafael Fernandes, Riacho de Santana, Água Nova, Major Sales, Paraná e Luís Gomes.
Em Pau dos Ferros, a governadora Rosalba Ciarlini reafirmou a importância da adutora do Alto Oeste para o RN e lembrou que a atual gestão encontrou a obra parada. Orçada em R$ 154 milhões (R$ 35 milhões de contrapartida estadual), a obra tem 288 km de extensão e está 83% concluída. O subsistema de Pau dos Ferros, também vistoriado pela equipe, está 91% finalizado, enquanto o subsistema de Santa Cruz está 84% concluído. Os prazos de conclusão são fevereiro e julho de 2013, respectivamente.
De acordo com a governadora, "encontramos a obra da adutora do Alto Oeste paralisada, assim como mais de 140 obras em todo o estado, mas estamos nos esforçando para fazer aquilo que consideramos uma prioridade, e o ano de seca comprova isso. O maior interesse de retomar a obra era nosso, tivemos que fazer toda a reestruturação e conseguir recursos próprios" declarou.
A chefe do Executivo ressaltou ainda os valores conseguidos com a inclusão de projetos no PAC Seca. São R$ 250 milhões em obras no RN e mais R$ 980 milhões assegurados em ações que ainda serão licitadas. Outras iniciativas lembradas pela governadora foram a perfuração e equipagem de 200 poços e a autorização, a partir da próxima segunda-feira, 4, de mais 300 poços espalhados pelo RN.

Adutora é importante para população de Luiz Gomes
Para dimensionar a importância da adutora para o Oeste potiguar, o município de Luís Gomes, que está em colapso por falta de água desde o final de 2011, terá o sistema de abastecimento regularizado em até 15 dias, prazo para o pleno funcionamento da Estação Elevatória de Água Tratada 4, na cidade de Major Sales, que fará a derivação para os municípios de Paraná e Luís Gomes. "O reservatório que abastecerá as cidades de Caiçara, Paraná, Luís Gomes e outras, tem a capacidade de 1 milhão de metros cúbicos. Isso significa que será uma solução definitiva para que todos possam ter água farta na sua casa, ter uma vida melhor", disse a governadora lembrando que a inauguração da adutora deverá contar com a presença da presidenta Dilma Rousseff.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››