segunda-feira, setembro 26, 2022

Ipec: Lula, 48%; Bolsonaro, 31%; no 2º Turno Lula tem 54%, e Bolsonaro, 35%

Pesquisa Ipec divulgada nesta segunda-feira (26), encomendada pela Globo, mostra o ex-presidente Lula (PT) com 48% das intenções de voto e o presidente Jair Bolsonaro (PL) com 31% na eleição para a Presidência da República em 2022.


Ex-presidente Lula e o presidente Jair Bolsonaro — Foto: Amanda Perobelli/Reuters e Miguel Schincariol/AFP


Em relação à pesquisa anterior, de 19 de setembro, Lula foi de 47% para 48%. Bolsonaro se manteve com 31%. A margem de erro é de dois pontos percentuais para cima ou para baixo.


O Ipec diz que o cenário é de estabilidade.


Lula (PT): 48% (47% na pesquisa anterior, de 19 de setembro)

Jair Bolsonaro (PL): 31% (31% na pesquisa anterior)

Ciro Gomes (PDT): 6% (7% na pesquisa anterior)

Simone Tebet (MDB): 5% (5% na pesquisa anterior)

Soraya Thronicke (União Brasil): 1% (1% na pesquisa anterior)

Felipe d’Avila (Novo): 1% (0% na pesquisa anterior)

Vera (PSTU): 0% (0% na pesquisa anterior)

Léo Péricles (UP): 0% (0% na pesquisa anterior)

Padre Kelmon (PTB): 0% (0% na pesquisa anterior)

Sofia Manzano (PCB): 0% (0% na pesquisa anterior)

Constituinte Eymael (DC): não foi citado (0% na pesquisa anterior)

Branco/nulo: 4% (5% na pesquisa anterior)

Não sabe/não respondeu: 4% (4% na pesquisa anterior)

A pesquisa ouviu 3.008 pessoas entre os dias 25 e 26 de setembro. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, considerando um nível de confiança de 95%. A pesquisa foi registrada no TSE sob número BR-01640/2022.


Destaques

A pesquisa mostra que Lula vai melhor:


entre quem avalia negativamente a gestão Bolsonaro (foi de 78% para 80%);

entre os que vivem no Nordeste (62%, ante 63% do levantamento anterior);

entre as famílias com renda mensal de um salário mínimo (57%, ante 58% no levantamento anterior);

em residências em que ao menos uma pessoa receba auxílio do governo federal (55%, mesmo índice do levantamento anterior);

entre pessoas com ensino fundamental (55%, contra 58% na rodada anterior);

entre católicos (54%, contra 53% anteriormente);

entre pretos e pardos (51%, ante 52% no levantamento anterior);

entre os que vivem em municípios com até 50 mil habitantes (52%, ante 53% na rodada anterior);

nesta rodada, o petista passa a se destacar entre quem não é católico nem evangélico ou não tem religião (56%);

Entre as mulheres (51%), na comparação com homens (45%).


Bolsonaro, por sua vez, vai melhor:


entre os que acham a gestão dele ótimo ou bom (84%, contra 83% na rodada anterior);

entre evangélicos (de 48% para 50%);

entre pessoas cuja renda familiar supera 5 salários mínimos (44%, contra 47% na pesquisa anterior). Ele passa a se destacar entre quem tem renda de dois a cinco salários mínimos (40%);

entre homens (37%, ante 35% do levantamento anterior);

entre os que se declaram brancos (37% para 36%)

em domicílios em que ninguém recebe auxílio do governo federal (34%, contra 33% na semana passada);

no levantamento atual, Bolsonaro passa a se destacar entre os que vivem no interior (33%).

Votos válidos

Votos válidos excluem os votos em branco e os nulos. Lula lidera a disputa:


Lula: 52% (52% na pesquisa anterior)

Bolsonaro: 34% (34% na pesquisa anterior)

Ciro: 6% (7% na pesquisa anterior)

Tebet: 5% (5% na pesquisa anterior)

Thronicke: 1% (1% na pesquisa anterior)

d'Avila: 1% (0% na pesquisa anterior)

2º turno

O Ipec também pesquisou a intenção de votos no segundo turno. Lula vence por 54% a 35% no cenário pesquisado, mesmo índice da semana passada.


Lula (PT): 54% (54% na pesquisa anterior, de 19 de setembro)

Bolsonaro (PL): 35% (35% na pesquisa anterior)

Branco/nulo: 9%

Não sabe/não respondeu: 5%


Rejeição

Veja a seguir a rejeição dos candidatos. Bolsonaro oscilou um ponto para cima, e Lula oscilou dois pontos para cima em relação à pesquisa anterior. Ainda não é possível afirmar se Lula pode ou não vencer a eleição no primeiro turno, de acordo com o Ipec.


Bolsonaro: 51% (50% na pesquisa anterior)

Lula: 35% (33% na pesquisa anterior)

Ciro: 14% (15% na pesquisa anterior)

Tebet: 6% (6% na pesquisa anterior

Espontânea

Na pesquisa espontânea, os eleitores respondem em quem votariam se a eleição fosse hoje.


Lula: 47%

Bolsonaro: 31%

Ciro: 4%

Tebet: 2%

Thronicke: 1%

Branco/nulo: 5%

Não sabe/não respondeu: 10%


Fonte: g1

Leia Mais ››

Governo disponibilizará consignado a beneficiários do Auxílio Brasil nesta semana

O ministro da Cidadania, Ronaldo Bento, afirmou nesta segunda-feira, 26, que o governo vai disponibilizar nesta semana a opção de empréstimo consignado para beneficiários do Auxílio Brasil, às vésperas do primeiro turno da eleição presidencial. "Esta semana vai estar disponível para as famílias beneficiárias do Auxílio Brasil mais essa ferramenta de superação de pobreza porque vai ter um empréstimo dentro de uma taxa de juros justa para que a gente consiga dar ferramentas para a gente sair da situação de pobreza", disse o ministro em entrevista à imprensa após participar de um evento do Fórum Empresarial da Bahia com o ministro da Economia, Paulo Guedes, no período da manhã, em Salvador (BA).


Ronaldo Bento, ministro da Cidadania


Bento não detalhou em que data a opção estaria disponível e nem se haverá limite na taxa de juros a ser cobrada pelos bancos pela operação de crédito.


O empréstimo é uma das medidas do pacote de benefícios sociais desenhado pelo governo para alavancar as intenções de voto do presidente Jair Bolsonaro entre os mais pobres. A iniciativa, vista como eleitoreira, é criticada por especialistas porque poderia aumentar o endividamento dessa parcela da população.


Como mostraram o jornal O Estado de S. Paulo e o Broadcast (sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado), a fixação de um teto para cobrança de juros do empréstimo é tema de reuniões diárias no Ministério da Cidadania.


Entre os técnicos, a avaliação é de que o consignado voltado para uma população tão vulnerável precisa de uma limitação dos juros cobrados pelos bancos. A defesa no ministério é de que o limite dos juros seja fixado pelo menos igual ao do INSS, de 2,14%.


O ministro da Cidadania defende internamente a fixação de um teto de juros.


Fonte: Estadão Conteúdo

Leia Mais ››

PM resgata vítima de rapto, que estava amarrada e possivelmente seria executada na zona rural de Mossoró



Um homem que não teve o nome divulgado, foi resgatado pela PM, na manhã desta segunda feira 26 de setembro de uma região de mata nas imediações da Comunidade de Alagoinha, zona rural de Mossoró no Rio Grande do Norte.


A vítima segundo a a Polícia Militar teria sido raptada no Conjunto Abolição IV e levada pelos criminosos até o local, onde seria executada. Uma informação através do 190, chegada ao CIOSP, levou o Grupo Tático Operacional (GTO) até aquela comunidade.


Chegando lá os policiais encontraram a vítima amarrada, sendo ela salva da execução. O homem foi orientado a comparecer à Delegacia de Homicídio para registrar um Boletim de Ocorrências, mas ele se recusou à ir na DHPP.


Fonte: Fim da Linha

Leia Mais ››

PMs espancam jovem com socos, chutes, golpes de cassetete e spray de pimenta; polícia investiga agressões

Um jovem foi espancado por policiais militares no Cais de Santa Rita, no Centro do Recife. Vídeos enviados para o WhatsApp a TV Globo mostram o momento em que ao menos sies PMs partem para cima do rapaz, que é atingido por murros, chutes, golpes de cassetete e jato de spray de pimenta


O caso é investigado pela Secretaria de Defesa Social (SDS). A Corregedoria-Geral da pasta informou que abriu uma apuração preliminar (veja nota no fim da matéria).


O flagrante foi registrado por testemunhas na noite de sexta (23), mas o caso ganhou repercussão nas redes sociais nesta segunda (26).


PMs são flagrados agredindo jovem em terminal de ônibus no Recife — Foto: Reprodução/WhatsApp


Um jovem compartilhou as imagens no Instagram e disse que um amigo dele filmou as agressões. Ele disse que chegou a retirar as informações das redes sociais, por temer represálias.


Segundo essa pessoa, tudo aconteceu quando o rapaz espancado tentava argumentar com os policiais que não era verdadeira a denúncia de que ele fazia parte de um grupo que não teria pago passagem no coletivo.


Esse jovem, que preferiu não ser identificado, contou que o grupo foi retirado do ônibus por suspeita de tentar andar no coletivo sem pagar.


O rapaz que aparece no vídeo de camisa azul estaria dizendo aos PMs que era inocente e que não tinha envolvimento com nenhum grupo.



Ainda segundo testemunhas, um grupo de jovens voltava em um evento no Bairro do Recife, quando alguns deles, de fato, pularam a catraca do ônibus. O jovem espancado tentou explicar para os policiais que o motorista tinha alegado não ter troco.


"Era isso que ele estava dizendo para os policiais. O motorista mandou todo mundo sair do ônibus. O rapaz disse aos PMs que era trabalhador. Um dos PMs questionou se não era trabalhador também. Aí, deu um tapa nas costas do menino", afirmou um jovem, em entrevista ao g1.


“Estamos cansados. Esse é o tratamento da Polícia Militar de Pernambuco com jovens de periferia. Isso tudo porque alguns deles não pagaram passagem para entrar no ônibus. O de azul pagou, foi reivindicar e foi expulso do ônibus. E esse foi o resultado. Uma verdadeira covardia”, escreveu a pessoa no Instagram.


Jovem de camisa azul é espancado por PMs no Recife — Foto: Reprodução/WhatsApp


No vídeo, é possível acompanhar o momento em que o rapaz, que não teve o nome divulgado, fala com os policiais. As imagens são fortes.


A primeira agressão parte de um policial que usa óculos. Ele dá uma tapa nas costas do rapaz. Esse mesmo PM tira um tubo do bolso da camisa e dispara jatos contra a vítima.


Nesse momento, outro policial desfere pelo menos três golpes de cassetete no jovem. Outros PMs participam das agressões com murros.


Outro vídeo mostra o jovem de camisa azul caído no chão. Os PMs estão em volta dele, chutando e dando muros. Um dos policiais desfere os golpes na vítima, que está deitada.


O que diz o governo

Por meio de nota, a PM afirmou que o comando do 16º BPM “tomou conhecimento do vídeo que está circulando nas redes sociais”.


Disse, ainda, que “identificou os policiais envolvidos na ocorrência no Cais de Santa Rita e abriu procedimento administrativo para apurar os fatos”.


Ainda segundo a SDS, a vítima não tinha ido até a sede da Corregedoria-Geral até o início da tarde desta segunda.


A secretaria disse que está "à disposição para tomar o depoimento da vítima e testemunhas para, desta forma, iniciar a investigação disciplinar dos fatos contidos no vídeo”.



A queixa pode ser prestada todos dias da semana, nas 24 horas do dia, no endereço do órgão, na Avenida Conde da Boa Vista, 428. Informações e orientações pelo fone (81) 3184-2714


O g1 entrou em contato com o Grane Recife Consórcio, gesto do sistema, mas não obteve resposta até a última atualização desta reportagem.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Sema apura chá revelação que 'tingiu' cachoeira em Tangará da Serra (MT)

A Secretaria de Estado de Maio Ambiente de Mato Grosso (Sema-MT) está apurando um chá revelação que "tingiu" uma cachoeira de azul para anunciar o sexo do bebê em Mato Grosso. O objetivo da fiscalização da secretaria é verificar se houve dano ambiental referente ao material lançado na água.


O evento teria sido realizado nesse domingo (25), em uma propriedade particular cortada pelo Rio Queima Pé, em Tangará da Serra, a 242 km de Cuiabá.


Em vídeos postados nas redes sociais dos participantes da festa - que foram apagados posteriormente -, é possível ver o momento em que a água da cachoeira muda de cor e fica azul, enquanto um casal e as pessoas que estão em volta comemoram.


Casal tinge cachoeira para anunciar sexo de bebê em MT. — Foto: Reprodução


O g1 entrou em contato com um dos responsáveis pelo chá revelação, Anderson Reis, que informou que nenhum produto químico foi usado no chá revelação, mas que só se manifestaria sobre a situação depois que a Sema fiscalizasse a cachoeira.


Em nota, a Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema-MT) informou que vai notificar os proprietários do local para descobrir quais foram os produtos usados para tingir a cachoeira e se há dano ambiental.


Leia a nota na íntegra:


A Sema-MT irá notificar os proprietários da área para que eles informem quem foram os responsáveis e irá apurar se houve dano ambiental, dependendo do material lançado na água.


Casal tinge cachoeira para anunciar sexo de bebê. — Foto: Reprodução


Fonte: g1

Leia Mais ››

Família de Moisés, ex-presidente da Vila Isabel morto a tiros, é assaltada quando ia liberar o corpo

Parentes de Wilson Vieira Alves, o Moisés, ex-presidente da Unidos de Vila Isabel que foi assassinado na noite deste domingo (25), foram assaltados nesta segunda (26), a caminho de liberar o corpo do ex-dirigente para o enterro.


A família estava na Avenida Brasil, na altura de São Cristóvão, seguindo para o Instituto Médico-Legal (IML), quando bandidos disfarçados de ambulantes levaram celulares e uma bolsa em um arrastão.


A via expressa estava engarrafada por causa dos fechamentos intermitentes das linhas Vermelha e Amarela, durante a operação no Complexo da Maré.


O sepultamento será no Jardim da Saudade de Sulacap.


Ex-presidente da Vila Isabel, Wilson "Moisés" foi morto na Barra — Foto: Reprodução/Redes Sociais


A execução


Moisés foi executado na Avenida das Américas, na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio. Segundo as primeiras informações, os assassinos estavam em uma moto.


O ex-dirigente estava indo para a quadra da Portela com sua mulher, Shayene Cesario, que é musa da agremiação, quando foi morto.


Durante a eliminatória do samba-enredo da Portela neste domingo, a morte de Moisés foi anunciada e foi pedido 1 minuto de silêncio.


Quem era Moisés


Wilson "Moisés" foi presidente da Vila Isabel — Foto: Reprodução


Militar reformado — ele foi sargento do setor de informação da Brigada de Infantaria Paraquedista —, Moisés chegou à Vila Isabel em meados de 2004 e estava no comando da agremiação no título do Grupo Especial em 2006. Depois, seu filho Wilsinho Alves também foi presidente da escola.



Em 2010, Moisés foi preso na Operação Alvará da Polícia Federal, que investigava a máfia dos caça-níqueis e bicheiros. Ele foi solto no ano seguinte.


Moisés e a mulher, Shayene Cesário — Foto: Reprodução


Fonte: g1

Leia Mais ››

Menina de 9 anos tem cabelo puxado por brinquedo em shopping no Recife e fica presa; 'ela chorou muito', diz tia

Uma menina de 9 anos teve o cabelo "puxado" por um brinquedo no Shopping Recife, na Zona Sul da cidade, no domingo (25). Imagens enviadas para a TV Globo mostram a menina chorando, presa a um equipamento inflável cinza e recebendo a ajuda de dois homens e de duas mulheres, entre elas uma funcionária do local


Menina de 9 anos teve cabelo cortado após ficar presa em brinquedo de shopping — Foto: Cortesia


De acordo com a estudante de odontologia Tallita Assunção, tia da criança, a menina estava com a avó paterna no shopping quando aconteceu o acidente. A família solicitou que seja feito um laudo técnico do brinquedo.



"Ficou traumatizada. Ela chorou muito, foi ao hospital. O médico examinou, disse que não necessitava de exames de imagem, passou dipirona para a dor e mandou para casa", afirmou.

Tallita afirmou que a sobrinha passou aproximadamente dez minutos presa ao equipamento e que a avó da criança é a mulher que aparece de verde na filmagem. A menina só conseguiu sair do local após o cabelo ser cortado.


"Ela estava desesperada por causa da dor. O cabelo foi puxado por um exaustor que estava exatamente naquele local. A minha mãe também passou mal e foi socorrida. Foi medicada com calmante, soro e outra medicação. É um absurdo isso. Acho importante ter fiscalização, ter orientações de segurança", declarou.


De acordo com as pessoas que estavam no local, vinte crianças estavam na piscina de bolinhas quando aconteceu o acidente.


Nas imagens, é possível ouvir uma mulher pedindo uma tesoura e um homem pedido calma. A mulher também afirma que o equipamento já está desligado. Ela segura a criança pelo braço e pede calma enquanto afasta as bolas de plástico. Depois, pega uma tesoura.


Brinquedo foi desativado


Menina de 9 anos presa em brinquedo de shopping no Recife — Foto: Reprodução/WhatsApp


O acidente aconteceu na atração Mundo da Lua, da Turma da Mônica, que funciona no Shopping Recife desde o dia 3 de setembro. Por nota, o Shopping Recife afirmou que o brinquedo foi desativado, que está acompanhando o caso junto à empresa responsável pela atração e que "será realizada uma reavaliação de todas as questões técnicas" do equipamento.


No comunicado, o shopping também disse que a equipe de bombeiros foi acionada imediatamente e prestou atendimento à criança, que passa bem.


De acordo com a Polícia Civil, até agora não houve nenhum registro do caso. O g1 também procurou a Maurício de Souza Produções, responsável pela atração, mas não obteve resposta até a última atualização desta reportagem.


Fonte; g1

Leia Mais ››

Vítima diz que perdeu R$ 100 mil após ser enganada por golpista conhecido como 'Galã do Tinder'



Semana passada, um golpista conhecido como "Galã do Tinder" foi preso pela polícia em São Paulo. Investigado pelo Ministério Público desde o ano passado e com a prisão decretada desde dezembro, Renan Augusto Gomes estava foragido e foi pego após uma perseguição em alta velocidade pelas ruas de Pirituba.


Usando perfis falsos em aplicativos de relacionamento, o golpista seduzia mulheres para tirar dinheiro delas. Até agora, foram identificadas pelo menos cinco vítimas. Duas delas conversaram com o Fantástico e contaram como foram convencidas por Renan a lhe dar dinheiro.


Renan dizia que, mesmo tendo um bom emprego, em uma grande empreiteira, queria mudar de vida. Em um telefonema obtido por nossa equipe, o golpista afirma para uma das vítimas que, sendo sócia dele em uma loja de celulares, ela não ia ter trabalho nenhum. Ela lhe deu R$ 16 mil, parte da rescisão que recebeu após deixar um emprego.



'Recebe sua parte, fica de boa. Enquanto a loja estiver comigo, você vai ter a sua parte”, garante ele na gravação.

O prejuízo da outra vítima foi ainda maior: R$ 100 mil, em dinheiro vivo. Ele também a convenceu propondo a sociedade na suposta loja que iria abrir e prometendo ganhos altos, como mostra a conversa abaixo:


Vítima: Eu nunca peguei tanto dinheiro, tantas vezes.

Renan: A hora que começar a ganhar também... Você vai ganhar, está com metade da loja.


Fonte: Fantástico

Leia Mais ››

Aves são achadas dentro de caixas de leite em pet shop de SP; dono foi multado em mais de R$ 1 milhão

Filhotes de jabutis e mais de 100 aves, entre elas de espécies exóticas, foram apreendidos após serem encontrados em um pet shop com sinais de maus-tratos, no Jardim Ângela, capital paulista, neste domingo (25). O responsável pelo local foi multado em mais de R$ 1 milhão.


Aves são achadas dentro de caixas de leite em pet shop, em São Paulo — Foto: Divulgação/PM Ambiental


De acordo com a Polícia Ambiental, uma equipe foi informada de que havia comercialização irregular de aves e répteis. No local, os policiais encontraram algumas aves dentro de caixas de leite e outras em gaiolas com número superior ao suportado.


As espécies exóticas Agaponis, Red Rumped e Pintassilgo Europeu, espécie comum na Europa, também foram localizadas no estabelecimento.


Aves apreendidas em São Paulo — Foto: Divulgação/PM Ambiental


Além disso, foram encontrados filhotes de jabutis no interior das gaiolas junto das aves, que estavam em estado de recente captura e com ferimentos.


O responsável foi autuado por ter "em depósito espécie de fauna nativa", "por introduzir espécie de fauna exótica no território do estado de São Paulo" e por "praticar atos de maus-tratos a animais".


Ainda conforme a polícia, os animais foram recolhidos para a base da Polícia Ambiental e serão encaminhados para o CrasPet no Parque Ecológico do Tietê.


Aves são achadas em caixas de leite em São Paulo — Foto: Divulgação/PM Ambiental


Fonte: g1

Leia Mais ››

Ministro do TSE pede a empresas informações sobre mensagens com ameaças a STF e apoio a Bolsonaro

O ministro Benedito Gonçalves, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), pediu informações a empresas envolvidas no disparo de mensagens de texto com ameaças ao Supremo Tribunal Federal (STF) e apoio à reeleição do presidente Jair Bolsonaro.


O corregedor-geral da Justiça Eleitoral, Benedito Gonçalves, durante sessão no Superior Tribunal de Justiça — Foto: Sandra Fado/Divulgação/STJ


Na semana passada, usuários do Paraná Inteligência Artificial (PIÁ), ferramenta de comunicação do governo estadual, disseram ter recebido as mensagens via SMS. Um dos textos dizia: "Vai dar Bolsonaro no primeiro turno! Senao, vamos a rua para protestar! Vamos invadir o congresso e o STF! Presidente Bolsonaro conta com todos nos!!".


O ministro determinou a intimação das empresas Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná (Celepar) e Algar Telecom S.A para que informem, no prazo de 24 horas, se foram interrompidos os disparos de SMS irregulares, de caráter eleitoral e/ou atentatório às instituições democráticas sob pena de multa diária de R$ 50 mil.



Em decisão deste domingo (25), Gonçalves afirmou que até agora não foram apresentados indícios de que o presidente Jair Bolsonaro tenha envolvimento no disparo de mensagens. Gonçalves deu prazo de cinco dias para que Bolsonaro apresente sua defesa na ação eleitoral.


Usuários recebem SMS de inteligência artificial do Governo do Paraná com apoio a Bolsonaro e ameaça ao STF — Foto: Reprodução/Fotos Cedidas


A decisão foi tomada em uma ação de investigação eleitoral apresentada ao TSE pela coligação Brasil da Esperança, que tem como candidato o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A equipe do petista acusa Bolsonaro de abuso de poder econômico e pede que a Corte determine a imediata interrupção dos disparos.


O ministro negou os pedidos para que os disparos fossem interrompidos, considerando ser desnecessário diante das medidas tomadas até o momento.



Segundo Gonçalves, “as informações trazidas pela autora [coligação do PT] indicam que, aparentemente, as autoridades administrativas paranaenses agiram de forma efetiva para impedir a continuidade dos disparos em massa”.


Ainda segundo o ministro, "descabe impor aos candidatos investigados que se abstenham de utilizar disparos em massa". "A autora não forneceu indício que, nessa fase inicial do processo, evidencie de plano o envolvimento direto de Jair Bolsonaro e Walter Souza Braga Neto na consecução do ilícito", afirmou.


De acordo com a Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) do Paraná, o Núcleo de Combate aos Cibercrimes da Polícia Civil (Nuciber/PCPR) iniciou investigações para apurar os responsáveis pelo disparo das mensagens.


Usuários recebem SMS de inteligência artificial do Governo do Paraná com apoio a Bolsonaro e ameaça ao STF — Foto: Reprodução/Foto Autorizada


O que dizem as empresas

A Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná (Celepar) afirmou neste sábado (24) que foi vítima, junto ao governo estadual, do disparo.


"O caso é grave e os responsáveis serão penalizados na forma da lei. Os órgãos policiais e eleitorais já foram acionados em todas as esferas e os boletins de ocorrência realizados para fins de investigação. [...] A Celepar e o Governo do Estado foram vítimas desse crime", cita a nota.


Na manifestação, o órgão também afirmou que o fato aconteceu a partir de empresa terceirizada Algar Telecom e que a mesma foi notificada. O contrato entre as partes tem valor superior a R$ 4 milhões e prevê pagamento de R$ 0,0412 por SMS. A validade é agosto de 2024.


Procurada, a Algar Telecom afirmou ter detectado "um acesso indevido à plataforma, com um IP que não pertence à operadora". A empresa informou que bloqueou a conta responsável pelos disparos e que analisa o caso internamente, além de colaborar com a apuração dos fatos.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Para garantir segundo turno, Bolsonaro vai explorar o que campanha considera erros de Lula



O comitê da reeleição do presidente Jair Bolsonaro vai explorar os “erros” do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva para tirar votos do petista principalmente em São Paulo e, com isso, garantir a realização do segundo turno.


A estratégia é usar o programa eleitoral para mostrar, por exemplo, Lula chamando o morador do interior de São Paulo de “ignorante” e “bruto” para atacar Bolsonaro.


A região do interior paulista tem forte resistência ao PT e pode ser decisiva para definir se a eleição vai ou não para o segundo turno, na avaliação tanto do comitê de Lula como do de Bolsonaro. A equipe do presidente da República comemorou o “deslize” de Lula, porque ele deu munição para ser atacado nesta reta final com fatos novos.


Durante entrevista na semana passada, ao criticar Bolsonaro, Lula disse: “Bolsonaro, você sabe que é meio ignorantão, meio chucro, fala palavrão. Um pouco ignorante, aquele jeitão bruto dele, jeitão de capiau, do interior de São Paulo, bem ignorante mesmo. Tem gente que acha que é bonito ser ignorante, mas não é. O bonito é ser educado, um cara refinado, como eu”.


Bolsonaro fez sua carreira política no Rio de Janeiro, mas nasceu no interior de São Paulo, na cidade de Glicério e foi registrado em Campinas. O presidente da República, por sinal, conta com forte apoio nesta região de São Paulo, o que tem ajudado o seu candidato ao governo paulista, Tarcísio Gomes de Freitas, que aparece no segundo lugar nas pesquisas de intenção de voto.


Em resposta a Lula, Bolsonaro já tem explorado o comentário preconceituoso de Lula, dizendo que é “capiau”, mas não “ignorante”. A própria equipe de Lula reconhece que o petista cometeu um “erro” que pode tirar votos dele nesta reta final exatamente numa região considerada estratégica para uma vitória ainda no primeiro turno.


Onda final

Para conquistar votos e evitar perda, o PT vai buscar criar uma onda final na eleição presidencial nesta última semana de campanha no primeiro turno. Nesta segunda-feira (26), Lula e seu candidato a vice, Geraldo Alckmin, fazem evento com artistas e vão focar a campanha em São Paulo, contando com a tradicional forte mobilização de seus militantes na reta de chegada das eleições.



Já Bolsonaro vai exatamente intensificar os ataques a Lula, a estratégia que restou ao presidente da República depois que as medidas do seu pacote eleitoral, como aumento do valor do Auxílio Brasil para R$ 600, não tiveram o efeito esperado sobre o eleitorado.


Além de explorar erros de Lula, a propaganda eleitoral do presidente vai associar a imagem do petista a aliados que não são bem-vistos pela população, como a ex-presidente Dilma Rousseff. Além disso vai seguir tentando relacionar Lula à defesa do aborto e fechamento de igrejas evangélicas.


O comitê do petista, por sinal, se prepara para uma "campanha suja" nestes últimos dias. Entre aliados de Bolsonaro, o temor é que um exagero nos torpedos possa se voltar contra o presidente da República, o que seria fatal nesta última semana.


Fonte: Blog do Valdo Cruz

Leia Mais ››

Ciro Gomes critica Lula, Bolsonaro e o 'voto útil', diz ser vítima de 'campanha virulenta' e afirma: 'Minha candidatura está de pé'

Ciro Gomes, candidato do PDT à Presidência da República e terceiro colocado nas pesquisas de intenção de voto, fez um pronunciamento nesta segunda-feira (26) em São Paulo no qual criticou o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o presidente Jair Bolsonaro (PL), que estão à frente na corrida pelo Planalto. O pedetista se colocou contra a tese do chamado "voto útil" e se disse "vítima" de uma "campanha virulenta" que tenta, segundo ele, fazê-lo desistir da eleição.


Nas últimas semanas, apoiadores de Lula e de Ciro Gomes passaram a defender que eleitores do candidato do PDT migrem para o ex-presidente com o objetivo de levar o petista a vencer já no primeiro turno, marcado para 2 de outubro. Para vencer uma eleição na primeira rodada da disputa, um candidato precisa somar 50% mais um do total de votos válidos (sem contar votos brancos, nulos e abstenções).



Um levantamento divulgado pelo Datafolha na semana passada, por exemplo, mostrou Ciro com 7% das intenções de voto. Na mesma sondagem, Lula apareceu com 47%, e Jair Bolsonaro, com 33%. Na pesquisa Ipec também divulgada na semana passada, o pedetista ficou com 7%; Lula, com 47%; e Bolsonaro, com 31%.


No pronunciamento desta segunda, Ciro declarou: "Estou sendo vítima de uma gigantesca e virulenta campanha, nacional e internacional, para retirada da minha candidatura. Anotem e leiam meus lábios: nada deterá minha disposição em seguir em frente [...] e denunciar os corruptos, farsantes e demagogos que tentam ludibriar a fé popular com suas falsas promessas".


Ciro Gomes (PDT) faz pronunciamento em SP — Foto: Reprodução


"Minha candidatura está de pé para defender o Brasil em qualquer circunstância. E meu nome continua posto, como firme e legítima opção, para livrar nosso país de um presente covarde e de um futuro amedrontador."


Sem citar nomes, Ciro Gomes disse "querem" calar o que ele chamou de "vozes da dissidência" e submetê-las a dois blocos rivais que, na opinião do pedetista, disfarçam "profundas semelhanças".


"Agora, na reta final da campanha mais vazia da história, embalam tudo no falso argumento do voto útil. Com essa pregação, querem eliminar a liberdade das pessoas de votar. No regime de dois turnos, primeiro [deve-se votar] no candidato que mais representa seus valores e, se for o caso, optar depois por aquele que mais se aproxime de suas ideias", declarou Ciro Gomes.


O pedetista dedicou boa parte da fala a criticar Lula e Jair Bolsonaro e disse que há um "estelionato eleitoral" em andamento, pois, na opinião dele, quem votar em um dos dois adversários será "ludibriado".


Minutos depois de Ciro Gomes ter feito o pronunciamento, o cantor Caetano Veloso divulgou um vídeo no qual puxou a campanha "tiragomes" para pedir voto útil em Lula no primeiro turno.


Também nesta segunda, o g1 e a GloboNews divulgam, a partir das 18h, o resultado de uma nova pesquisa de intenção de voto feita pelo instituto Ipec. Até a realização do primeiro turno, em 2 de outubro, haverá mais duas pesquisas Datafolha – na quinta-feira (29) e no sábado (1º) – e um novo levantamento do Ipec, também no sábado.


Críticas a Lula e Jair Bolsonaro

"Os que pensam que apertar o 13 elegerão Lula, mesmo que com seus defeitos, estarão, na verdade, elegendo os mesmos que saquearam o país nos últimos anos, com os quais Lula vergonhosamente de novo se aliou", declarou Ciro Gomes nesta segunda.


"Aqueles que pensam que apertar o 22 elegerão Bolsonaro, mesmo que com suas deformidades, estarão, na verdade, elegendo a outra parte da corja que saqueou o país em governos anteriores e que pularam para um barco que disputa, com a mesma rota, a reta de chegada ao caos."


Para Ciro Gomes, "Bolsonaro não existiria se não fosse a grave crise econômica e moral dos governos petistas". "E Lula não sobreviveria, em sua ameaçadora decadência, se não fossem os desatinos criminosos de Bolsonaro."


Fonte: g1

Leia Mais ››

Em carta de renúncia, pastor pró-Lula diz que batistas permitem acenos à direita

O pastor Sérgio Dusilek, da Convenção Batista Carioca, afirma em sua carta de renúncia que religiosos batistas permitem acenos à direita. O blog obteve acesso ao documento.


Pastor Sérgio Dusilek foi criticado por evangélicos após participar de evento eleitoral com Lula — Foto: Reprodução


Dusilek foi criticado por participar de um ato pró-Lula (PT) no Rio de Janeiro, no dia 9 de setembro, em São Gonçalo (RJ). Ele decidiu renunciar ao posto cinco dias depois.


Em sua carta, ele afirma que parte dos batistas não reagiram da mesma maneira quando políticos ou religiosos se posicionaram à direita.


"Ao longo dos últimos doze anos, de maneira geral, os batistas convencionais não condenaram os pronunciamentos contra alguns partidos políticos e seus quadros, antes permitiram acenos ao espectro político mais à direita, tolerando inclusive a fala presidencial em Assembleia. Tão pouco condenaram o apoio de líderes denominacionais à candidatos", diz.



O pastor afirma na carta que seu pronunciamento durante evento pró-Lula foi "em caráter estritamente pessoal e intransferível", sem relacionar com seu posto à frente da Convenção.


Diz, ainda, que não contaminou o espaço religioso nem "profanou o sagrado". "Tampouco violei a consciência de qualquer congregação. Estava em um clube, em um evento político, com cidadãos e cidadãs de variados matizes de fé e ideologias", se defende e encerra o texto: "Em Cristo, Justiça nossa".


Confira a carta na íntegra:


"Rio de Janeiro, 13 de Setembro de 2022.


À CONVENÇÃO BATISTA CARIOCA


“Porque nada podemos contra a verdade, porém, a favor da verdade”. (II Cor.13:8)


Prezados Irmãos e Irmãs da Convenção Batista Carioca (CBC), Paz e Graça sobre cada um de vocês e suas casas.


Há cerca de três semanas, sinalizei à Assessoria de Finanças do Conselho da CBC, em sua reunião, meu forte desejo de renunciar ao mandato. Na minha leitura, a ausência de um fluxo de informações cruciais, tornava excruciante a experiência da liderança da CBC, especialmente na busca de solução para problemas que se arrastam há anos. Naquele momento, não efetivei a decisão, pois foi-me pedido para antes nos reunirmos, em caráter informal, com o Conselho da Convenção. A mim, sempre me pareceu que tais dificuldades poderiam estar ligadas ao visível desconforto, por setores da denominação, com minha eleição em final de outubro de 2021.



Tais setores, silentes num primeiro momento, retornaram a fala por ocasião do meu pronunciamento em caráter estritamente pessoal e intransferível no Encontro do Ex-Presidente Lula com Evangélicos na última sexta-feira(09/09), na cidade de São Gonçalo (RJ). O convite, feito por uma amiga na véspera do evento, não foi dirigido à CBC, mas a mim, o que se confirma até pelos trajes casuais que vestia. Nem mesmo sabia de antemão que, além de convidado a ir, também seria convidado para uma breve fala.


O vídeo, se visto na íntegra, atesta que me pronunciei como um batista que sou. Em nenhum momento falei, ou pretendi falar, pelos batistas sejam eles da CBC ou da CBB, o que coaduna com minha formação e lastro denominacional. Desta feita, respeitei tanto o Princípio da Liberdade de Consciência e Expressão, quanto o Princípio de Separação entre Igreja e Estado.


Aproveitei a rara oportunidade que me foi dada para exortar, a partir das Sagradas Escrituras, os candidatos. Falei de Justiça Social. Denunciei a mendicância que violenta nossos compatriotas e avilta a Deus.


De igual modo não contaminei o espaço religioso: o templo. Não profanei o sagrado: o culto. Tampouco violei a consciência de qualquer congregação. Estava em um clube, em um evento político, com cidadãos e cidadãs de variados matizes de fé e ideologias.



Apenas a título de exemplo, meu procedimento foi exatamente o mesmo quando, em um evento no final de junho, por conta de um convite feito por um amigo, estive em um encontro em que o Deputado Hélio “Bolsonaro” Lopes, candidato à reeleição, foi homenageado.


Naquela ocasião, fui chamado para compor a mesa e, quando — sem saber de antemão que falaria — foi-me dada a palavra, me apresentaram como Presidente da CBC. De igual modo, falei como Batista e não em nome dos batistas.


Por isso, me parece fácil concluir que o problema nunca esteve em — alheio à minha vontade — ser apresentado como Presidente da CBC, e muito menos no conteúdo da minha fala como cidadão, e sim para quem eu falei.


Digo isto porque ao longo dos últimos doze anos, de maneira geral, os batistas convencionais não condenaram os pronunciamentos contra alguns partidos políticos e seus quadros, antes permitiram acenos ao espectro político mais à direita, tolerando inclusive a fala presidencial em Assembleia. Tão pouco condenaram o apoio de líderes denominacionais à candidatos.


Isto posto, com a lisura e desapego a cargos com que sempre me conduzi, e visando pacificar a Convenção Batista Carioca, renuncio, em caráter irrevogável, ao meu mandato de Presidente da Convenção Batista Carioca.



Em Cristo, Justiça nossa, fraternalmente,


Fonte: Blog da Andréia Sadi

Leia Mais ››

Em ofício, chefe da PRF em Brasília manda servidores participarem de ato com mensagens religiosas

O superintendente da Polícia Rodoviária Federal (PRF) em Brasília, Leonardo Alves de Oliveira Rodrigues, enviou um ofício aos servidores do órgão no qual determinou aos agentes que fossem a um evento com mensagens religiosas.


Mensagem exibida aos servidores da PRF durante evento no qual presença era obrigatória — Foto: Reprodução


No ofício, ao qual a GloboNews teve acesso, Rodrigues disse que seria um "pequeno evento, trabalhando a saúde para o corpo, mente, espírito e financeiro".


Agentes, no entanto, relataram desconforto com a ordem, uma vez que, no evento, foram exibidas mensagens com trechos da Bíblia, além de conselhos sobre "os efeitos da fé" e como esses conselhos são "bons no controle da ansiedade".


A GloboNews buscava contato com a PRF até a última atualização desta reportagem.



No ofício, o superintendente diz: "O evento faz parte das ações de saúde desenvolvidas pelo Posserv-DF, sendo de participação obrigatória aos servidores lotados na SPRF-DF que não estejam de plantão nos dias do evento."


E acrescenta: "As justificativas legais (férias, licença médica ou licenças previstas nos art. 18 e art. 81 da Lei nº 8.112/90) para não participação do evento deverão ser enviadas".


>>> Veja abaixo um trecho do ofício enviado pelo superintendente da PRF em Brasília aos servidores:


Trecho de ofício enviado pelo chefe da PRF em Brasília aos servidores do órgão obrigando os agentes a irem a um evento com mensagens religiosas — Foto: Reprodução


Servidores reclamam

Na condição de anonimato, servidores da PRF em Brasília relataram desconforto com a situação.


Disseram que o desconforto tem origem no fato de que a presença no evento era obrigatória, mas nem todos são da mesma religião.



Reforçaram, ainda, que a Constituição proíbe imposições de crenças e valores uma vez que o Estado é laico.


E destacam que, no ofício, o superintendente não informou que o evento exibiria versículos da Bíblia.


MPF investiga cartilha da PRF

Em agosto, o Ministério Público Federal (MPF) decidiu apurar a distribuição, pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), de livros com recomendação de leitura diária da Bíblia durante o expediente.


A distribuição da cartilha foi revelada pela GloboNews. O conteúdo do livro gerou incômodo entre os servidores, que avaliaram que o governo não deveria misturar religião e trabalho.


Na ocasião, a PRF informou que não registrou queixas na Ouvidoria sobre a distribuição dos livros.



Ao abrir a apuração sobre o caso, o procurador Enrico Rodrigues de Freitas, da Procuradoria da República no Rio Grande do Sul, entendeu que há indícios de afronta à Constituição.


A decisão é baseada no Artigo 19 da Constituição, que diz: "É vedado à União, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios estabelecer cultos religiosos ou igrejas, subvencioná-los, embaraçar-lhes o funcionamento ou manter com eles ou seus representantes relações de dependência ou aliança, ressalvada, na forma da lei, a colaboração de interesse público; recusar fé aos documentos públicos; criar distinções entre brasileiros ou preferências entre si."


Fonte: g1

Leia Mais ››