segunda-feira, agosto 07, 2017

Goleiro Bruno sai de presídio para visitar instituição onde vai trabalhar em MG

O goleiro Bruno Fernandes visitou nesta segunda-feira (7) o Núcleo de Capacitação para a Paz (Nucap), em Varginha (MG), onde começar a trabalhar nesta semana. O jogador, que está preso na cidade, foi autorizado pela 1ª Vara Criminal e de Execuções Penais do município a realizar trabalhos externos de segunda a sexta-feira e deve dar aulas de futebol para crianças e adolescentes assistidos pela entidade.
Bruno chegou ao local por volta de 6h, de forma discreta, e foi direto para a sala da coordenadora da instituição para acertar os detalhes sobre como o trabalho será realizado e assinar a documentação necessária. Depois o goleiro foi até a recepção, conversou com algumas pessoas, brincou com algumas crianças e seguiu para a quadra poliesportiva onde acontecem as aulas de futebol e de educação física no núcleo.
Segundo a decisão da Justiça, o goleiro não vai poder ter contato com a área externa nem com pessoas de fora da instituição - apenas com parentes e familiares, como a mulher dele, que está grávida. O diretor do Boa Esporte Rildo Moraes, clube com o qual o jogador ainda tem contrato, chegou a ir ao local, mas teve que ir embora sem encontrar com Bruno.

Bruno visitou insituição onde deve começar a trabalhar em Varginha (Foto: Reprodução EPTV)
Bruno visitou insituição onde deve começar a trabalhar em Varginha (Foto: Reprodução EPTV)

Segundo a direção do Nucap, Bruno não vai necessariamente dar aulas de futebol e pode ter que realizar outras atividades, já que a instituição já tem uma estrutura e rotina definidas. O goleiro terá que se adaptar, também assistindo aulas de ressocialização no local, como os outros detentos.

Bruno conheceu a quadra de esportes do Nucap (Foto: Reprodução EPTV)
Bruno conheceu a quadra de esportes do Nucap (Foto: Reprodução EPTV)

O que determina a autorização:
Bruno será buscado e entregue dentro do pátio prisional, assim como os outros detentos
O Nucap deve enviar um relatório de frequência e atividades realizadas
Os dias trabalhados serão usados para fins de remição de pena
O presídio também deve enviar relatórios sobre comportamento do goleiro
A cada três meses, a folha de frequência deve ser encaminhada à Justiça
O Nucap
O Nucap atende reeducandos e suas famílias, além de egressos do sistema prisional. A entidade apoia a reinserção social e a recuperação dos condenados, de forma a contribuir para a redução da reincidência no crime.
Cerca de 60 crianças, filhos de condenados e de egressos, são atendidas pelo Núcleo. No local, elas recebem alimentação e reforço escolar. Também participam de atividades como natação e futebol, além de receber atendimento psicológico e assistência social.

Bruno deve trabalhar no Núcleo de Capacitação para a Paz (Nucap), em Varginha (MG) (Foto: Reprodução EPTV)
Bruno deve trabalhar no Núcleo de Capacitação para a Paz (Nucap), em Varginha (MG) (Foto: Reprodução EPTV)

Fonte: G1
Leia Mais ››

Gilmar Mendes diz que Janot é o procurador-geral 'mais desqualificado da história'

Gilmar Mendes no plenário do Supremo Tribunal Federal (STF), em Brasília (Foto: André Dusek/Estadão Conteúdo)
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes disse nesta segunda-feira (7) que considera o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, desqualificado e sem preparo jurídico nem emocional.
"Quanto a Janot, eu o considero o procurador-geral mais desqualificado que já passou pela história da Procuradoria. Porque ele não tem condições, na verdade não tem preparo jurídico nem emocional para dirigir algum órgão dessa importância", avaliou o ministro em entrevista à Rádio Gaúcha.
O G1 entrou em contato com a assessoria da Procuradoria Geral da República (PGR), mas até a última atualização desta reportagem ainda não havia obtido resposta.
A declaração foi dada em meio a questionamentos sobre o trabalho da Operação Lava Jato, da atuação da Procuradoria-Geral da República (PGR) e do STF. Mendes, que também é presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), critica as delações premiadas.
Na entrevista, o ministro disse acreditar que o que foi firmado com os executivos da JBS, que embasou denúncia por corrupção contra o presidente Michel Temer, será revisto.
"Tenho absoluta certeza de que o será. Como agora a Polícia Federal acaba de pedir a reavaliação do caso do Sérgio Machado, que é um desses casos escandalosos de acordo. Certamente vai ser suscitado em algum processo e será reavaliado", complementou.
O relator das delações premiadas de executivos da JBS no STF é o ministro Luiz Edson Fachin.
Os donos da empresa, Joesley e Wesley Batista, além do executivo Ricardo Saud e outros funcionários da JBS, fecharam acordo de delação premiada com o Ministério Público Federal no âmbito da Lava Jato. As delações foram homologadas por Fachin e o conteúdo, divulgado no mês de maio.
No fim do mês de junho, o STF decidiu manter Fachin na relatoria dos processos da JBS e aprovar a homologação da delação premiada dos executivos da empresa pelo ministro monocraticamente, sem a participação dos outros ministros da Corte.

Mendes concordou com a manutenção de Fachin, mas defendeu que o Ministério Público não pode ter todo o poder sobre o acordo de delação premiada. Segundo ele, a homologação deve ser feita pelo colegiado de ministros.
Ainda na entrevista à Gaúcha, Gilmar Mendes disse que considera a Lava Jato importante. Porém, acrescenta que podem ocorrer equívocos.
"Não é verdade que eu tenha dito que a Lava Jato deixou de ser importante. Acho os trabalhos extremamente importantes, mas isso não me compromete com eventuais equívoco. Sempre fui uma voz vencida na Segunda Turma quanto ao aumento das prisões da Lava Jato. Foi eu que votei o habeas [corpus], fui o terceiro voto, de desempate, no caso do Dirceu [José Dirceu]", justificou.
Encontro com Temer
Na noite de domingo (6), Michel Temer recebeu Gilmar Mendes no Palácio do Jaburu. O encontro não constava na agenda do presidente, mas sim na do ministro. Porém, não mencionava o tema que seria tratado. A informação é do blog no G1 da repórter de política Andréia Sadi.
O ministro da Secretaria-Geral, Moreira Franco (PMDB-RJ) também esteve no local.
Questionado pelo blog, Gilmar Mendes afirmou que o assunto tratado foi a reforma política. Ele disse que não entrou em discussão o tema Lava Jato.
Ele também falou sobre o encontro à Rádio Gaúcha. "O presidente não precisa se preocupar em colocar ninguém na agenda, ele recebe várias pessoas. Criaram essa psicose em torno dos encontros com o presidente da República, isso é uma bobagem", disse.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Piloto de avião é condenado na França por trabalhar sob o efeito de ecstasy

Avião da easyJet (Foto: Divulgação/ easyJet)O Tribunal Superior de Créteil, perto de Paris, condenou a 12 meses de prisão na última sexta-feira (4) um piloto da companhia aérea britânica de baixo custo EasyJet por ter pilotado um avião sob o efeito de ecstasy. A pena foi suspensa mas o piloto foi proibido permanentemente de exercer sua profissão.
Segundo a mídia francesa, o piloto, de 49 anos, era um usuário habitual de cocaína, ecstasy, maconha e MDMA (princípio ativo do ecstasy). O homem, ex-executivo de banco e pai de três filhos, admitiu ter usado ecstasy a noite antes de pilotar o avião e disse ter feito uso de múltiplas drogas “por um ano e meio” durante “noitadas em Paris”.
O homem foi preso depois que a polícia interceptou conversas telefônicas de traficantes de drogas de Paris, um dos quais estava falando com o piloto.
“Normalmente deixava passar dois ou três dias após ter consumido a droga antes de voltar a pilotar”, declarou o homem em frente aos juízes, lamentando o “erro imperdoável”.
O piloto admitiu os graves problemas que teve para pousar o avião que comandava no aeroporto de Paris-Orly em maio passado, após ter consumido um terço de uma pílula de ecstasy no dia anterior.
Outros quatros membros da equipe foram condenados a penas que variam de seis meses de prisão até três anos de suspensão.
Em comunicado, a EasyJet informou que o piloto havia sido removido do serviço quando a investigação policial tinha começado, que os procedimentos disciplinares estavam em andamento e que “a segurança dos passageiros e da tripulação da EasyJet é a prioridade número um da empresa”.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Ministério da Justiça muda regras para visitas em presídios federais

Presídio Federal de Mossoró (Foto: Célio Duarte)O Ministério da Justiça mudou as regras para as visitas sociais e atendimentos de advogados nos quatro presídios federais de segurança máxima do país. Os horários de visitação foram ampliados para parentes e advogados. As novas normas valem para os detentos das unidades de Campo Grande (MS), Catanduvas (PR), Mossoró (RN) e Porto Velho (RO).
A visita social é destinada a amigos, parentes por afinidade ou acima do 3º grau e demais parentes, cônjuges ou companheiras que não tenham pendências criminais. Ela acontece em áreas de convivência das penitenciárias ou nos parlatórios, espaço separado por vidro, para presos em regime disciplinar diferenciado.
A visita íntima ao preso – que não consta da portaria – é feita pela esposa ou companheira, desde que seja comprovado o vínculo entre eles (certidão de casamento, união estável registrada em cartório, reconhecida em processo judicial ou mesmo através de simples Declaração de União Estável com assinatura reconhecida em cartório). Ela acontece em espaços reservados.
As novas regras foram anunciadas em meio a idas e vindas de suspensão e liberação de visitas íntimas e sociais. Medidas liminares, portarias e recursos ora liberavam, ora proibiam o direito dos detentos das unidades prisionais federais desde maio, quando as visitas foram suspensas pela primeira vez.
As mudanças, de acordo com o texto, são para “aumentar a eficácia do monitoramento eletrônico durante os procedimentos de visitas sociais com contato físico”.
A portaria com as novas normas foi divulgada na edição desta segunda-feira (7) do Diário Oficial da União e não prevê alterações para visitas íntimas, que seguem parcialmente suspensas para integrantes de organizações criminosas, líderes de quadrilhas e presos com histórico de fuga. Segundo, o Ministério da Justiça, apenas "réu colaborador ou delator premiado" pode receber esse tipo de visita.
Advogados
De acordo com a portaria, os advogados poderão visitar os clientes de segunda a sexta-feira, pela manhã. Antes, as visitas eram restritas a dois dias por semana. O texto também diz que o acesso à área administrativa dos presídios dependerá de identificação e revista eletrônica.

A medida, de acordo com o texto, é para “impedir a entrada de armas e equipamentos eletrônicos” nos presídios.

Penitenciária Federal de Porto Velho (Foto: Reprodução/Rede Amazônica )
Penitenciária Federal de Porto Velho (Foto: Reprodução/Rede Amazônica )

As visitas também deverão ser agendadas previamente e somente pessoas cadastradas poderão ter acesso às áreas de segurança. Os advogados e demais autoridades deverão ainda ter autorização dos diretores das unidades e serão acompanhados de agentes federais durante as visitas.
Familiares
No caso de familiares, a portaria estabelece que as visitas com contato físico deverão ser previamente marcadas e terão duração de três horas. Serão feitas em dias úteis, no período da tarde. Na regra anterior, as visitas também eram feitas em apenas dois dias.
A direção de cada unidade vai estabelecer os horários de visitação. A cada três horas, ocorrerão visitas a três presos por sala de convivência e os visitantes devem chegar com 30 minutos de antecedência. Em caso de atraso, há risco de cancelamento das visitas.
Para os presos em regime disciplinar diferenciado (que ficam isolados, por exemplo), as visitas serão por meio de parlatórios – separados por vidro e se comunicando por interfone. Essas visitas devem durar duas horas.
Serão até três visitantes por detento nos parlatórios, sendo que crianças menores de 12 anos não entram na conta. Idosos, gestantes, lactantes ou pessoas com deficiência terão prioridade em todos os procedimentos de visitação.

Suspensão
A Advocacia Geral da União (AGU) suspendeu no início deste mês a liminar (decisão urgente) da 12ª Vara Federal do DF que autorizava as visitas íntimas aos detentos dos presídios federais. As visitas haviam sido proibidas pelo Departamento Nacional de Polícia Penitenciária (Depen) em maio, mas liberadas pela Justiça.

Penitenciária Federal de Porto Velho (Foto: Reprodução/Rede Amazônica)
Penitenciária Federal de Porto Velho (Foto: Reprodução/Rede Amazônica)

De acordo com a AGU, a proibição foi imposta após investigações apontarem que presos “aproveitavam o contato sem supervisão com familiares para repassar mensagens a organizações criminosas”. A suspensão não falava das visitas sociais, que continuaram permitidas.
A liminar havia sido concedida após pedido do Instituto Anjos da Liberdade, que reúne advogados que representam os presos do sistema federal. A advocacia justificou a suspensão da liminar afirmando que era “para proteger a vida de servidores federais, seus familiares e da sociedade como um todo” e lembrou o assassinato de três servidores do sistema penitenciário em 2016.
Durante o mês de julho, os presos federais só puderam receber visitas no parlatório – sistema com interfone, em que preso e visitante ficam separados por vidros – e por videoconferência. Essa comunicação chegou a ser proibida, em maio, mas voltou a acontecer no fim de junho.

Visitas íntimas

Presídio de Catanduvas, no Paraná (Foto: Isaac Amorim/Ministério da Justiça)
Presídio de Catanduvas, no Paraná (Foto: Isaac Amorim/Ministério da Justiça)

Uma portaria do Depatamento Penitenciário Nacional (Depen), que proibia visitas íntimas nos presídios federais expirou no dia 28 de julho. Elas estavam suspensas desde maio, depois que uma psicóloga que atuava no presídio de Catanduvas foi emboscada e morta ao chegar em casa
A proibição terminou no fim de julho, mas familiares de detentos de ao menos dois presídios federais, de Mossoró e Porto Velho, não estavam conseguindo agendar as visitas por causa de uma greve dos agentes penitenciários federais.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Sanfoneiro da dupla Racyne e Rafael, Felipe Melo é morto a facadas após briga em Goiânia

Sanfoneiro de dupla Racyne e Rafael, Felipe Melo é morto a facadas após briga em Goiânia (Foto: Divulgação)O sanfoneiro Felipe Divino Mendonça de Melo, de 20 anos, que trabalha com a dupla sertaneja Racyne e Rafael, foi morto a facadas em Goiânia. Segundo a Polícia Militar, o artista foi assassinado após tentar intervir na briga entre um casal, em um bar no Setor Santo Hilário. O suspeito do crime, Jackson da Silva Guimarães, de 37 anos, foi preso no mesmo bairro. A corporação disse que ele confessou o crime.
O homicídio ocorreu na noite de domingo (6). De acordo com o subtenente Paulo César de Castro Gomes, Felipe viu Jackson discutindo com a mulher e resolveu interceder, mesmo sem conhecer o casal.
"Houve uma confusão e ele acabou sendo ferido na barriga. Ele saiu do local a pé em busca de socorro, mas acabou não resistindo e morreu", disse ao G1.

Felipe Melo durante show com a dupla Racyne e Rafael, com quem trabalhava (Foto: Divulgação)
Felipe Melo durante show com a dupla Racyne e Rafael, com quem trabalhava (Foto: Divulgação)

Dupla postou mensagem de luto devido a morte e Felipe: 'Muito querido' (Foto: Reprodução/Instagram)
Dupla postou mensagem de luto devido a morte e Felipe: 'Muito querido' (Foto: Reprodução/Instagram)

O corpo só foi encontrado na manhã desta segunda-feira (7), em uma calçada do Setor Recanto das Minas Gerais, vizinho ao Santo Hilário, cerca de dois quarteirões de onde ocorreu a briga. Testemunhas o localizaram e chamaram a PM. Algumas delas repassaram as características do suspeito, que foi localizado em sua casa.
"Quando chegamos ele estava com a faca em punho, mas conseguimos detê-lo. Ele nos disse que estava com receio de que fossem outras pessoas querendo linchá-lo por conta do homicídio, uma vez que ele já tinha sido agredido no bar", afirmou o policial.
Em uma rede social, a dupla Racyne e Rafael publicou uma foto de Felipe com uma mensagem de luto. Na legenda, os artistas lamentam ter perdido "um membro importante e muito querido" da equipe. O comunicado salienta ainda que toda equipe da dupla "sente muito pelo ocorrido e está de braços abertos para apoiar a família".
O corpo de Felipe está no Instituto Médico Legal (IML) à espera da liberação.

 Segundo a PM, suspeito (de camisa rosa) confessou o crime, em Goiânia (Foto: Divulgação/PM)
Segundo a PM, suspeito (de camisa rosa) confessou o crime, em Goiânia (Foto: Divulgação/PM)

Fonte: G1
Leia Mais ››

Jovem que matou avó, feriu avô de criação e se jogou de prédio diz que não se lembra do crime

O jovem de 20 anos que matou a avó, feriu o companheiro dela e depois se jogou do 4º andar de um prédio no bairro de Patamares, em Salvador (BA), disse à polícia que não se lembra do que ocorreu no dia do crime. O caso aconteceu na noite de sábado (5).
Kayure Delano de Vasconcelos Bezerra Filho afirmou em depoimento que só se deu conta de que algo tinha ocorrido quando se viu caído sobre uma vegetação que fica no entorno do prédio onde morava.
Inicialmente, a informação era de que o homem era avô do suspeito. A polícia confirmou nesta segunda-feira (7) que ele não tinha laços sanguíneos com o jovem, mas criava Kayure como neto.
"Ele deduz que pulou, porque estava lá embaixo machucado. Quando se jogou, a queda foi amortecida por uma vegetação. Ele poderia estar morto", disse a delegada Marta Rodrigues Menezes de Aguiar, coordenadora da 1ª Delegacia de Homicídios (DH/Atlântico), em entrevista coletiva na manhã desta segunda.
Segundo a delegada, Kayure teve a prisão preventiva decretada e será encaminhado para o sistema prisional ainda nesta segunda.
A polícia trabalha com a suspeita de que o jovem tenha tido um surto psicótico. Segundo a delegada Milena Cálmon, que é titular da 1ª DH/Atlântico, será apurada a origem desse surto. "Se foi em decorrência de drogas ou problemas mentais", afirmou.
Segundo as delegadas, o jovem usou uma faca e um martelo para matar a avó, identificada como Rosana Maria de Vasconcelos Moreira Lima, enquanto ela dormia. O companheiro dela, Francisco Moreira Lima Filho, de 48 anos, foi agredido quando tentou socorrê-la.
O homem foi levado para o Hospital Geral do Estado (HGE) e depois transferido para o Hospital Português. O estado de saúde dele é grave.
Kayure foi levado para o Hospital Menandro de Faria após a queda, e em seguida encaminhado para o Núcleo de Prisão em Flagrante da região do Iguatemi.

Jovem se jogou do 4º andar de prédio em Salvador após matar a avó e ferir o avô (Foto: Reprodução/TV Bahia)
Jovem se jogou do 4º andar de prédio em Salvador após matar a avó e ferir o avô (Foto: Reprodução/TV Bahia)

Fonte: G1
Leia Mais ››

Criança estuprada morava com pai depois de ser expulsa de casa pela mãe na PB

A criança de 10 anos que foi estuprada pelo pai em Araruna, no Brejo paraibano, relatou ao conselho tutelar que estava morando com o suspeito porque tinha sido expulsa de casa pela mãe, na cidade de Bayeux, região metropolitana de João Pessoa. O motivo é que a criança contou ao companheiro da mãe que ele estava sendo traído. A informação foi repassada nesta segunda-feira (7) pela conselheira tutelar Lilian Denise, que está acompanhando o caso.
De acordo com a conselheira tutelar, os pais da criança são divorciados e a menina morava com a mãe em Bayeux. Quando a criança contou ao novo companheiro da mãe que ela estava traindo ele, a mulher resolveu expulsar a menina de casa. A filha, então, foi morar com o pai em Araruna.
O homem de 32 anos foi preso na tarde de domingo (6) e confessou estuprar a filha, de 10 anos. A prisão aconteceu em flagrante e a menina contou que o pai abusava dela todos os dias.
Em depoimento, o suspeito informou que em algumas ocasiões chegou a dopar a menina para cometer os abusos. Como os dois moravam sozinhos, ele trancava as portas de casa para que ninguém chegasse de surpresa e flagrasse o crime.
Ainda conforme Lilian Denise, a madrinha da criança, que denunciou o crime na delegacia, já comunicou que não pretende ficar com a guarda da menina. A vítima está hospedada na sede do conselho tutelar, enquanto os conselheiros tentam localizar a mãe dela ou outro parente que queira ficar com a guarda da menina.
Após ser ouvido pelo delegado, o pai da criança foi autuado pelo crime de estupro de vulnerável e, se condenado, pode pegar uma pena de até 15 anos de prisão. Ele segue detido na cadeia pública de Araruna.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Enfermeiro da Unicamp é preso suspeito de estupro; vítima de 6 anos escreveu carta pedindo prisão

Desenho feito por vítima de suspeito de estupro em Paulínia (Foto: Divulgação / Polícia Civil)
Um enfermeiro de 52 anos foi preso por suspeita de estupro de vulnerável na manhã desta segunda-feira (7) em Campinas (SP). Ele estava no estacionamento do Hospital de Clínicas da Unicamp quando foi detido, às 8h.
Segundo o delegado Rodrigo Luis Galazzo, responsável pelo caso, as vítimas são dois meninos, irmãos de 6 e 9 anos de idade, que são vizinhos do suspeito. O mais novo escreveu uma carta pedindo que o delegado o prendesse.
O homem foi indiciado nesta manhã na Delegacia de Paulínia (SP), onde mora, com pedido de prisão temporária de 30 dias, por se tratar de crime hediondo. Galazzo disse ao G1 que o enfermeiro é funcionário do setor de nefrologia da Unicamp.
"A natureza desses crimes não tem faixa etária, classe social. [...] Essa prisão foi decretada há cerca de um mês, mas ele estava de férias, tirou licença. Hoje os policiais fizeram campana e ele foi preso no estacionamento da Unicamp. [...] Estava voltando para renovar a licença", afirma Galazzo.
De acordo com o Hospital de Clínicas, ele trabalhava atualmente na Unidade de Internação Adulto do HC, responsável por encaminhar pacientes para enfermarias especializadas, entre elas a de nefrologia.
Por nota, o HC informou que o profissional "está lotado no Departamento de Enfermagem do HC da Unicamp". A administração da Universidade esclareceu que ele estava afastado até a última sexta-feira (4). "A Unicamp irá se manifestar sobre o caso, assim que for comunicada da decisão e está à disposição das autoridades responsáveis", diz a nota.
Carta e desenho
Segundo o delegado, a investigação começou em janeiro deste ano, quando a mãe dos meninos denunciou os abusos. Eles passaram por atendimento com uma psicóloga em abril. Foi quando o menino mais novo fez um desenho do carro da polícia e escreveu uma mensagem ao delegado.

"Eu quero que o [...] seja preso para sempre. Para o delegado. Assinado, [...]", diz o texto.
A psicóloga enviou a carta junto com um parecer técnico para a Polícia Civil. O suspeito é solteiro e não tem filhos. Ele e as vítimas são moradores do bairro de classe média de Paulínia, Jardim Europa.

Hospital de Clínicas da Unicamp; suspeito foi preso no estacionamento (Foto: Reprodução / EPTV)
Hospital de Clínicas da Unicamp; suspeito foi preso no estacionamento (Foto: Reprodução / EPTV)

Mãe suspeitou do abuso
Galazzo contou que a mãe suspeitou do abuso no final do ano passado, ao notar uma mudança no comportamento de um dos filhos com um primo.
"Ela o questionou e ele contou que o vizinho chamou ele pra ir na casa dele e acabou beijando ele na boca", diz o delegado.
Galazzo disse também que o suspeito submeteu a criança a sexo oral, segundo a mãe. Quando ela questionou o filho mais velho, descobriu que o homem ameaçava as crianças.
"[Ela disse que] o menino ficou nervoso. Disse: 'eu tenho medo de falar isso com você porque ele pode fazer mal pra você e pro papai'", conta Galazzo.
A mãe disse ao delegado que o menino disse que o vizinho o levou para um galinheiro nos fundos da casa dele e cometeu o ato sexual.
Segundo a polícia, um primo das crianças, atualmente maior de idade, contou que há 16 anos o mesmo vizinho também abusou dele.

Celular apreendido
O enfermeiro não reagiu à prisão, segundo o delegado da Polícia Civil. Com ele foi apreendido um telefone celular modelo antigo, sem acesso a redes sociais.
"A pessoa já tinha informações sobre o inquérito contra ele, o advogado já veio, ele já suspeitava", diz Galazzo.
O suspeito foi ouvido no fim da manhã desta segunda e será encaminhado para a cadeia anexa ao 2º Distrito Policial de Campinas. O delegado adiantou que vai avaliar se pedirá a renovação da prisão temporária.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Homem é flagrado cumprindo pena no lugar de condenado nos fins de semana na PB

Um homem foi detido após ser flagrado cumprindo pena no lugar da pessoa condenada na cadeia de São João do Rio do Peixe, no Sertão paraibano, no domingo (6). De acordo com a Polícia Militar, o suspeito contou que o condenado pagava R$ 50 para que ele cumprisse a pena nos finais de semana.
O caso foi identificado após a diretoria da cadeia receber uma denúncia do caso. O diretor da unidade fez uma chamada dos albergados e constatou que o homem que estava preso não era o que havia sido condenado.
Ainda de acordo com a PM, o homem contou ao diretor que além do dinheiro pago, o condenado havia falsificado o documento de identidade trocando a foto original pela foto do 'substituto' para que ele pudesse entrar na cadeia sem ser identificada a troca.
O suspeito foi levado para a cidade de Poço de José de Moura, onde a polícia localizou o homem condenado, que também foi detido. Os dois foram levados para a delegacia de Uiraúna para prestar depoimentos.
O G1 entrou em contato com o delegado responsável pelo caso, mas as ligações não foram atendidas até as 10h desta segunda-feira (7). A Secretaria de Estado da Administração Penitenciária (Seap) explicou que vai se informar da situação e deve emitir um posicionamento ainda nesta segunda.

Fonte: G1
Leia Mais ››

RN é o Estado brasileiro que mais avançou em gestão de resíduos sólidos

A ação do Governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), levou o RN ao posto de Estado brasileiro que mais avançou em gestão de resíduos sólidos. Esse resultado foi obtido por meio do trabalho de estruturação das regiões, através da implantação de consórcios públicos e da elaboração dos Planos de Resíduos Sólidos, tanto na esfera estadual quanto nas municipais.

A notícia dessa boa posição veio do Sistema Nacional de Informações sobre a Gestão de Resíduos Sólidos, do Ministério do Meio Ambiente (MMA), cujos dados mostram que praticamente todos os municípios potiguares já atendem as exigências e diretrizes estabelecidas pela Política Nacional de Resíduos Sólidos – PNRS (Lei nº 12.305/2010).

O Secretário de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Ivan Júnior, destaca que a Semarh passou a apoiar 95% dos municípios, com a recente conclusão dos Planos Intermunicipais de Resíduos Sólidos da região do Mato Grande e Assu, uma vez que o do Alto Oeste, Seridó e Agreste também estão prontos. “Também finalizamos o Plano Estadual, documento que planeja a estruturação do Estado na gestão de Resíduos” diz ele.

O Plano Estadual revisou a situação dos resíduos sólidos e propôs orientações detalhadas sobre a sua gestão integrada em todo Estado, entre elas, que os municípios se organizem em consórcios e invistam em campanhas educativas aplicadas à temática da coleta seletiva. “O Plano também propõe que os municípios promovam a inserção social dos catadores de materiais recicláveis nas ações de gestão, além da recuperação das áreas degradadas onde funcionam os lixões” explica Sérgio Pinheiro, assessor técnico da Semarh.

De acordo com Sérgio, o documento indica ações que deverão ser inseridas nos planos plurianuais do Estado e Municípios. Ele destaca que durante o processo de elaboração do Plano, a Semarh levantou algumas informações sobre como acontece atualmente a gestão resíduos sólidos no Estado, tais como:

Apenas 8,4% dos municípios têm alguma iniciativa relacionada à coleta seletiva.
Em 88% dos municípios existe a figura do catador de material reciclável, mas em apenas 6,6% existe uma organização formal dessa categoria.
85,6% dos municípios já coletam e destinam adequadamente os resíduos do serviço de saúde mais conhecido como lixo hospitalar.
Apenas quatro cidades possuem alguma iniciativa quanto à coleta de pilhas e baterias.
Cerca de 50% dos resíduos domiciliares gerados são destinados aos aterros sanitários de Ceará Mirim e Mossoró por 10 municípios.
94% dos municípios ainda possuem lixões a céu aberto.
Durante a elaboração do diagnóstico, a Semarh georreferenciou todos os lixões do Estado e caracterizou a composição dos resíduos gerados em cada município, além da caracterização socioeconômica e ambiental das atividades geradoras, bem como a identificação dos passivos ambientais e das áreas degradadas.

A Coordenadora de Meio Ambiente e Saneamento da Semarh, Clara Câmara, ressalta que todos os Planos foram construídos obedecendo a uma intensa participação social. “Realizamos oficinas, audiências públicas e diversas reuniões, em todas as regiões do RN, para cada região foi formado um comitê de acompanhamento que contou com a participação de representante dos consórcios, comitês de bacia, FEMURN, etc. Também já disponibilizamos a versão preliminar do Plano Estadual para consulta e contribuição pública, no nosso site”, disse ela.

Ivan Júnior ressalta que os Planos de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos, elaborados nos termos estabelecidos pela PNRS, são condicionantes legais para captação de recursos para os municípios investirem nessa área. “Esse documento é a principal instrumento de controle para liberação de verbas, junto ao Governo Federal” explica Ivan Júnior.

Além dos Planos, a Semarh elaborou projetos executivos para a construção dos aterros sanitários para destino final do lixo da região do Alto Oeste, que atenderá 44 cidades, do Seridó, atendendo 25 cidades, e do Assu que vai contemplar 23 municípios.

Os recursos para as obras de implantação das estruturas das estações de transbordo e aterros sanitários das regiões do Alto Oeste e do Seridó já estão assegurados através de um convênio com a Fundação Nacional de Saúde (Funasa) no valor de R$ 22 milhões.

Como parte desse planejamento, a Semarh também concebeu dezenas de projetos para encerramento de lixões, 30 estações de transbordo, unidades de triagem e postos de entrega voluntária de pequenas quantidades de podas e entulhos. Os planos e projetos elaborados estão disponíveis no site da Secretaria.

Fonte: Portal no Ar
Leia Mais ››

Crise deve afetar a compra do presente para o Dia dos Pais

A crise econômica deve afetar a compra do presente para o Dia dos Pais, segundo pesquisa da Boa Vista SCPC. De acordo com o levantamento, realizado com quase 2 mil consumidores, entre os dias 10 e 25 de julho, a maioria dos consumidores (61%) não deve comprar o presente para comemorar a data. Em 2016, apenas 28% dos consumidores declaravam que a data passaria em branco.

Quando questionados sobre o motivo, 23% alegam falta de condição financeira, seguida do desemprego e da contenção de despesas (ambos com 18%), priorização de outros pagamentos ou gastos (17%), redução do salário/poder de compra (9%) e aumento dos preços/inflação (5%). Apenas 10% responderam que não comemoram a data.


Entre os que vão comprar o presente dos pais, 66% pretendem gastar menos ou a mesma quantia (em 2016 eram 64%). Dos consumidores que pretendem gastar menos neste ano, 59% alegam a situação econômica do país, 17% a contenção de despesas, 15% a priorização de outros gastos, 7% a diminuição da renda e 2% outros motivos.

A pesquisa mostra que a grande maioria (70%) irá presentear com roupas, calçados, perfumes e acessórios, 8% celulares, 5% com itens de informática e eletrônicos, 5% com almoço, viagem ou entretenimento e outros 12% com bebidas, ferramentas e outros itens pessoais. Quando perguntado aos pais o que gostariam de ganhar, percebe-se uma contradição com o que irá ganhar: 30% gostariam de ganhar almoço, viagem ou entretenimento, 24% itens como roupa, calçados e perfumes, 20% celulares, 19% itens como bebidas, ferramentas e outros tipos de presentes, e 7% itens de informática e eletrônicos. 

A escolha da lembrança para a data será feita levando em conta preço, promoção e desconto para 35% dos consumidores, seguidos de necessidade ou utilidade do presente (19%), desejo de quem irá receber (19%), atendimento (15%), marca ou qualidade (10%) e outros motivos (2%).

O valor médio que o consumidor deve gastar com o presente do Dia dos Pais será de R$ 166,46, uma variação positiva de 53% em relação ao valor médio registrado em 2016 (R$ 108,40). Para a grande maioria (85%) a compra do presente comprometerá menos de 25% da renda.

Fonte: Portal no Ar
Leia Mais ››

Saidinha de banco: dicas para evitar ser assaltado

Um dos assaltos mais comuns é a “Saidinha de banco” e o especialista em segurança do GRUPO GR, Marcos Roberto Araújo, alerta a população sobre algumas dicas de segurança para quem for sacar dinheiro em agências e caixas eletrônicos.
Confira abaixo as dicas de segurança do GRUPO GR.

NO BANCO

– Evite colocar muitas notas e moedas no bolso, fazendo volume e chamando a atenção de meliantes. Também não saia do banco carregando um envelope contendo dinheiro.

– Após o saque, o cliente jamais deve sair a pé ou entrar num ônibus. A preferência é usar um carro, ou pegar um táxi.

– Dê preferência a transações eletrônicas como DOC, TED, transferência via telefone ou internet, evitando fazer saques de grandes quantias em espécie.

– Se precisar fazer saques de valor alto, evite contar o dinheiro em locais públicos ou muito visíveis. Caso haja necessidade, verifique se o banco possui salas reservadas para este fim (alguns bancos têm salas especificamente para retirada de dinheiro de forma muito discreta e sigilosa).

– Aproveite o tempo da fila para observar as pessoas ao seu redor, procurando alguém “interessado” em você.

– Procure não realizar um único saque: se possível parcele o valor, os dias e horários dos saques.

– Se desloque ao banco sempre acompanhado e evite fazer comentários com pessoas estranhas, mesmo as que estiverem muito bem vestidas.

– Se perceber que está sendo observado por alguém dentro da agência, fale com algum funcionário do banco ou com os seguranças.

– Mude sempre os trajetos e os horários para ir ao banco.

– Desconfie das pessoas que passam muito tempo no banco sem buscar atendimento ou realizar alguma operação.

– Após a saída do banco, procure ser discreto.

– Caso perceba que está sendo seguido por alguém, entre em alguma loja movimentada e ligue para a Polícia, através do número 190.

– Em caso de assalto, NUNCA reaja. Seu dinheiro, por mais suado que seja, não é mais importante que sua vida e pode ser adquirido novamente com trabalho e esforço.

EM CAIXAS ELETRÔNICOS

– Não escolha a data de nascimento nem repita o mesmo número várias vezes, como senha de seu cartão magnético.

– Não aceite ajuda de pessoas desconhecidas, que lhe ofereçam isenção de tarifas e outras vantagens financeiras.

– Quando precisar de ajuda no caixa eletrônico ou na agência bancária, dirija-se somente ao funcionário do banco. Não procure ajuda de estranhos.

-Ao sacar, coloque o dinheiro em vários bolsos.

– Evite abrir carteiras ou bolsas na frente de todo mundo.

– Prefira os caixas eletrônicos localizados em shopping centers, dentro de agências bancárias e em ruas ou locais bem iluminados.

– Evite fazer saques à noite.

– Certifique-se que não há alguém suspeito por perto, antes de entrar em um caixa eletrônico. – Não guarde o cartão bancário e a senha no mesmo lugar, e não os entregue a estranhos. O ideal é memorizar a senha.

– Mantenha o corpo próximo à máquina e cubra o teclado com as mãos, evitando que outras pessoas vejam as informações na tela, sua senha e o valor retirado.

– Verifique sempre se o equipamento está funcionando antes de inserir o seu cartão no caixa eletrônico.

Fonte: Portal no Ar
Leia Mais ››

IFRN abre seleção para professores substitutos e visitantes

O Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) está com editais de processo seletivo para professor substituto e professor visitante abertos; com quatro dos 21 campi do Instituto envolvidos, disciplinas como Língua Inglesa e Mecatrônica estão entre as ofertas de vaga.

Substituto

Os processos para seleção de professores substitutos foram lançados pelos campi São Gonçalo do Amarante, Mossoró e Santa Cruz.

Campus São Gonçalo do Amarante (SGA)

O Campus publicou, na quinta-feira (3), o Edital 16/2017-DG/SGA, que trata da realização de processo seletivo simplificado para contratação, por tempo determinado, de professor substituto para a disciplina Língua Inglesa. Composto por prova de desempenho e prova de títulos, o concurso tem como requisito mínimo de participação a graduação em Licenciatura em Letras, com habilitação em Inglês, ou Licenciatura em Inglês. As inscrições custam R$ 77,93 e vão da sexta-feira, 4/8 até as 20h do dia 13 de agosto, através da página voltada ao processo.

Campus Mossoró

Divulgado na quarta-feira, 2/8, o Edital 24/2017, da Direção Geral do Campus Mossoró é referente ao Processo Seletivo para professor substituto – disciplina Mecatrônica. As inscrições, com valor idêntico ao do Campus SGA,  também vão 4/8 até as 20h do dia 13 de agosto, através da página do processo.

Campus Santa Cruz

Com vagas para professores das disciplinas Manutenção e Suporte em Informática e Mecânica e Materiais, a Direção Geral do Campus Santa Cruz também publicou edital abertura de inscrições para processo seletivo com três vagas de professor substituto, conforme edital. As inscrições serão realizadas das 10h de 7 de agosto de 2017 às 20h do dia 14 do mesmo mês, através da página disponibilizada pelo IFRN para este fim. Informações sobre o Processo Seletivo também estão disponíveis no Campus, localizado à Rua São Braz, nº 304 – Paraíso, Santa Cruz/RN.

Visitante

O Campus Natal-Cidade Alta tornou pública a abertura das inscrições para processo seletivo simplificado destinado à seleção de professor visitante ou visitante estrangeiro. O processo visa profissional para atuar no apoio à execução dos programas de pós-graduação stricto sensu, aprimoramento de programas de ensino, pesquisa e extensão, execução de programas de capacitação docente e intercâmbio científico e tecnológico.

Com taxa no valor de R$ 260,00, as inscrições para o processo seletivo acontecem de 1º a 14 de agosto, seguindo o cronograma determinado noEdital nº 31/2017. O Processo Seletivo Simplificado será constituído do exame do curriculum lattes do candidato (entregue na Gestão de Pessoas docampus após a inscrição), com especial enfoque em sua produtividade técnico-científica e da apresentação oral do Projeto de Trabalho, com duração de 30 minutos.

Acesse

Edital da seleção – Campus SGA

Edital da seleção – Campus Mossoró

Edital da seleção – Campus Santa Cruz

Fonte: Portal no Ar
Leia Mais ››

Jovem é morto por amigo após discussão sobre macumba

Um adolescente de 16 anos foi morto por um amigo com uma facada no peito no fim da noite deste domingo, 6, em Salinas, na região Norte de Minas Gerais, depois de ambos discutirem sobre macumba. O suspeito do crime, Sidney Teixeira, de 19 anos, está foragido, conforme informações da Polícia Militar na cidade.

Pouco antes da meia-noite, na porta de sua casa no bairro Nova Esperança, Sidney conversava com a vítima, Warley Fernandes da Silva, e outros três amigos sobre macumba.

Segundo testemunhas, Warley passou a duvidar do que o amigo dizia. Irritado, Sidney entrou em casa, pegou uma faca, voltou e agrediu o colega. Warley saiu do local, andou por cerca de dois quarteirões e caiu.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado e constatou a morte do adolescente já na chegada ao local. O corpo foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) de Montes Claros. Ainda não há previsão para data do enterro.

Fonte: Estadão
Leia Mais ››

Caixa anuncia saque de R$ 44 bilhões das contas inativas

A Caixa Econômica Federal anunciou que brasileiros sacaram R$ 44,032 bilhões das contas inativas do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) no período entre 10 de março e 31 de julho.

O valor injetado na economia acabou sendo maior do que a estimativa inicial da própria instituição financeira, que informou inicialmente que R$ 43,6 bilhões estavam disponíveis para saque, mas o montante foi atualizado para R$ 48,9 bilhões. O total sacado, portanto, foi 88% do disponível.

O presidente da Caixa, Gilberto Occhi, explicou que o valor disponível para saque subiu graças à atualização das contas com a apresentação de documentos pelos trabalhadores. Isso adicionou R$ 4,95 bilhões disponíveis para saque com a inclusão de 2,48 milhões de contas que estavam “ativas” no sistema, mas que, na verdade, eram “inativas” e a apresentação dos documentos permitiu a regularização da situação dessa conta.

Segundo o banco, 25,910 milhões de trabalhadores com direito a saque retiraram os recursos disponíveis. O universo equivale a 79% dos titulares das contas inativas.

Fonte: Estadão
Leia Mais ››

Maia quer votar reforma da Previdência até início de setembro

O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), afirmou hoje (7) que quer votar a reforma da Previdência até o início de setembro. Em entrevista concedida à Rádio CBN pela manhã, Maia voltou a defender que o plenário aprove o quanto antes a mesma proposta que foi aprovada na comissão especial, em maio.

“A questão fiscal do Brasil e o déficit da previdência chegaram num ponto em que se a gente tiver um pouco de bom senso, maturidade e responsabilidade a gente tem que votar, no mínimo, o texto que foi aprovado na comissão. Porque não adianta que a gente faça uma reforma menor do que isso, porque não vai resolver o problema dos brasileiros.

O presidente disse que na próxima semana deve convidar economistas renomados que possam apresentar números da Previdência para os deputados de partidos governistas. Enquanto isso, Maia afirmou que espera que a base aliada ao governo esteja recomposta para alcançar o quórum de 308 votos, mínimo necessário para aprovar uma proposta de emenda à Constituição.

“Na minha agenda, a Câmara precisa estar votando essa matéria em setembro, a gente precisa estar pronto pra votar a partir do início de setembro. E eu espero que a gente esteja com a base organizada já no final de agosto pra que a gente consiga avançar nessa votação que é decisiva para o Brasil”, declarou.

A última contabilidade feita pela liderança governista, logo após a aprovação do parecer na comissão especial, apresentava o número de 290 votos favoráveis à reforma. No entanto, na votação em plenário do parecer que pedia o arquivamento da denúncia contra o presidente Michel Temer, o governo teve o apoio de 263 deputados.

MPs

Na entrevista, Rodrigo Maia também adiantou que a Medida Provisória (MP) que trata da reoneração da folha de pagamento de alguns setores produtivos não deve ser apreciada pela Câmara e Senado. O prazo da MP expira na próxima quinta-feira (10).

No entanto, as outras MPs, entre elas a do refinanciamento da dívida com Receita Federal (Refis) e a que cria a taxa de juros de longo prazo para remunerar contratos de financiamento com o Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), devem ser votadas em plenário até a próxima semana.

O deputado voltou a criticar a possibilidade de mudança na meta fiscal definida pelo governo e que já foi aprovada pelo Congresso Nacional. Para ele, é necessário que o governo reveja gastos obrigatórios para evitar que a dívida pública aumente. “Eu questiono qualquer mudança de meta pra ampliar gastos, porque a dívida pode sair do controle e afastar investidores do país”, defendeu.

Reforma política

Maia disse que amanhã (8) à noite voltará a se reunir com o presidente do Senado, Eunício Oliveira (PMDB-CE), e com o relator da reforma política da Câmara, deputado Vicente Cândido (PT-SP), para tratar da reforma político-eleitoral que está em tramitação na Casa.

A comissão especial criada para emitir parecer sobre a proposta que altera o sistema eleitoral deve se reunir nesta quarta-feira (9). Maia espera que a comissão aprove o relatório do relator esta semana e que a partir de quarta-feira da semana que vem o parecer esteja apto a ser votado em plenário.

Entre as principais mudanças propostas na reforma está a criação de um fundo público de financiamento de campanha para as eleições de 2018 e a adoção do sistema distrital misto a partir das eleições de 2022.

Fonte: Agência Brasil
Leia Mais ››

Por falta de auxílio governamental, mães de crianças com microcefalia protestam em Natal

Mulheres querem melhorias no auxílio governamental aos pacientes de microcefalia (Foto: Reprodução/Inter TV Cabugi)Mães de crianças com microcefalia se reuniram em um protesto realizado em Natal, nesta segunda-feira (7), para reclamar das falhas no atendimento aos pacientes da doença. Elas reclamam das recorrentes interrupções do atendimento médico por causa das greves dos servidores públicos, e também da falta de medicamentos na Unidade Central de Agentes Terapêuticos (Unicat).
A dona de casa Valdenice Almeida, mãe da menina Vitória, portadora da doença, diz que parte do tratamento da filha, a fisioterapia e terapia da visão, está prejudicado em virtude das paralisações. “Agora já faz um mês que tá em greve o CRI (Centro de Reabilitação Infantil”, reclama.
As mulheres, carregando os filhos, se juntaram em frente a Governadoria do Estado, no Centro Administrativo, para pedir melhorias na oferta de tratamento por parte do Estado. No que diz respeito aos remédios, as mães de crianças com microcefalia reclamam da falta de medicamentos fornecidos gratuitamente na Unicat para controlar as crises convulsivas das crianças. Segundo elas, o remédio está em falta há nove meses. Nas farmácias, o medicamento, que dura menos de um mês, custa R$ 300.
“Dizem que está em falta e não tem nem previsão de chegar”, é o que afirma a dona de casa Érica Santos, mãe de uma paciente, sobre o que informam os servidores da Unicat a respeito dos remédios. Érica afirma ainda que precisa retirar dinheiro do benefício da filha para arcar com a despesa.
Em nota, a Unidade Central de Agentes Terapêuticos informou que está em andamento um processo emergencial para aquisição dos medicamentos. Em relação à greve dos servidores, que durou mais de um mês, a Secretaria de Saúde Pública (Sesap) disse que a paralisação terminou na sexta-feira (4).

Fonte: G1
Leia Mais ››

Presos quebram área de ventilação, penduram lençol e fogem de cadeia em Natal

Presos usaram cordas feitas com lençóis para escapar por sistema de ventilação do CDP de Potengi (Foto: Divulgação/ PM)Dois presos fugiram por um buraco feito na área de ventilação do Centro de Detenção Provisória do Potengi, na Zona Norte de Natal. Foi na madrugada desta segunda (7), mas a fuga só foi descoberta quando o dia amanheceu.
Fugiram Athaanderson de Oliveira Martins, que no ano passado foi preso com 15 quilos de drogas em Natal; e José Alexandre de Lima Leitão, também preso no ano passado na capital potiguar. Ele também respondia por tráfico drogas e ainda era suspeito de assaltos.
Na madrugada, apenas um agente penitenciário cuidava dos 182 presos do CDP, informou a direção da unidade. Os dois fugitivos estavam em uma cela com outros 17 presos.
Ainda de acordo com a direção do presídio, os presos serraram a grade da cela, penduraram leçóis e quebraram o sistema de ventilação construído recentemente na unidade.
Após conseguirem sair do prédio, eles usaram o portão como escada e pularam o muro.

Teresas foram amarradas em grade no CDP do Potengi, em Natal (Foto: Divulgação/ PM)
Teresas foram amarradas em grade no CDP do Potengi, em Natal (Foto: Divulgação/ PM)

Fonte: G1
Leia Mais ››

ACIDENTE COM VÍTIMA FATAL FOI REGISTRADO NA TARDE DESTE DOMINGO NA RN 003 ENTRE CAMPESTRE A SANTO ANTONIO

A imagem pode conter: céu, nuvem, árvore, carro, grama, motocicleta, atividades ao ar livre e natureza
Um grave acidente de trânsito foi registrado no início da tarde desse domingo (06) na RN (003) que liga Campestre a Santo Antonio, nas proximidades do serrote da Macambira. A vítima fatal identificado inicialmente pelo nome de Luiz, de 19 anos, residente no Trapiá.

Segundo informações, a vítima teria consumido bebida alcoólica e estava na companhia de outro amigo e retornavam de Campestre para o sítio quando o mesmo perdeu o controle de seu veículo, um automóvel tipo gol.
A segunda vítima foi socorrida com pequenas escoriações pelo corpo para o hospital Maria Vicência em São José do Campestre e não corre risco de mort

A imagem pode conter: carro, planta, árvore, grama, atividades ao ar livre e natureza

A imagem pode conter: pessoas em pé, carro, céu, grama, atividades ao ar livre e natureza

A imagem pode conter: céu, carro, grama, nuvem, atividades ao ar livre e natureza

Fonte: Na Ficha da Polícia
Leia Mais ››