domingo, outubro 02, 2022

RN teve 73 ocorrências registradas pela Justiça Eleitoral; 33 urnas substituídas

Foram registradas até o momento 73 ocorrências nas eleições no Rio Grande do Norte. Entre estas, estão computadas a substituição de 33 urnas eletrônicas, 8 recargas, 20 inicializações, 1 troca de bobina e 3 trocas de mídia de votação, além de 8 outras soluções não específicas.


Ao todo, 33 urnas foram substituídas


Os problemas detectados que motivaram as soluções em geral foram: 45 falhas de funcionamento de hardware, 3 de bateria, 10 do terminal do eleitor, 8 de biometria, 3 relacionadas ao terminal do mesário e 1 de impressora, além de 1 registro de data/hora e 2 motivos considerados "diversos".


Até as 14h, portanto, os problemas de urna eletrônica identificados somaram 0,95%, dentro ainda das estatísticas de normalidade do processo de votação projetadas pelo Tribunal Superior Eleitoral.


Também foram identificadas, de acordo com dados da Corregedoria Regional Eleitoral, suspeitas de ocorrência de 4 crimes eleitorais, dois deles relacionados a compra de votos.


As forças de segurança manifestaram que até o momento as eleições no Estado transcorrem de forma tranquila.


Fonte: Tribuna do Norte

Leia Mais ››

Quatro ônibus escolares são queimados na BR 226 em Natal



Quatro ônibus escolares, que estavam estacionados às margens da BR 226, em Natal, foram incendiados na noite deste domingo (2). A confirmação veio pela equipe da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e do Corpo de bombeiro, que estão no local para controlar o fogo. Nenhuma pessoa estava nos veículos. 


Ainda segundo as autoridades, não se sabe o motivo pelo incêndio criminoso em Natal.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Veja quais deputados federais foram eleitos no Rio Grande do Norte



O Partido Liberal (PL) foi a legenda que conquistou o maior número das cadeiras de deputado federal pelo Rio Grande do Norte no Congresso Brasileiro. Ao todo, quatro nomes conseguiram vagas, ou seja, metade do que é destinado pelo Estado Potiguar. União Brasil e PT são os dois partidos seguintes com maior número de eleitos, com dois parlamentares cada.


Confira a relação dos deputados federais eleitos pelo Rio Grande do Norte:


1. Natália Bonavides (PT)

2. João Maia (PL)

3. Benes Leocádio (União Brasil)

4. Robinson Faria (PL)

5. Fernando Mineiro (PT)

6. Paulinho Freire (União Brasil)

7. General Girão (PL)

8.Sargento Gonçalves (PL)


Fone: Tribuna do Norte

Leia Mais ››

Veja quais deputados estaduais foram eleitos no Rio Grande do Norte



Com 99,6% das urnas apuradas, o Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte confirmou a composição da Assembleia Legislativa do Estado para o mandato 2023-26. A Federação PSDB Cidadania teve 9 candidatos eleitos, do total de 24 deputados estaduais. A Federação Brasil Esperança ficou em segundo, com seis eleitos.


Com 99,6% das urnas apuradas, o Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte confirmou a composição da Assembleia Legislativa do Estado para o mandato 2023-26. A Federação PSDB Cidadania teve 9 candidatos eleitos, do total de 24 deputados estaduais. A Federação Brasil Esperança ficou em segundo, com seis eleitos.


União Brasil: Ivanilson Oliveira, Taveira Júnior.


Partido Liberal: Wendel Lagartixa, Coronel Azevedo, Terezinha Maia, Neilton.


Solidariedade: Cristiane Dantas e Luiz Eduardo.


Federação PSDB Cidadania: Ezequiel Ferreira, Kleber Rodrigues, Dr. Bernado Amorim, José Dias, Dr. Kerginaldo Jácome, Gustavo Carvalho, Tomba Farias, Nelter Queiroz e Galeno Torquato.


Federação Brasil Esperança: Isolda Dantas, Divaneide, Francisco do PT, George Soares, Eudiane Macedo e Hernando Morais.


Fonte Tribuna do Norte

Leia Mais ››

Com 16 ocorrências registradas, Secretaria de Segurança considera eleição no RN 'pacífica'

A Secretaria da Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed) considerou o domingo de eleições "tranquilo e pacífico" no Rio Grande do Norte.


Secretaria de Segurança considerou eleições pacíficas no RN — Foto: Divulgação


Segundo a pasta, foram registradas 16 ocorrências relacionadas à eleição de sexta-feira (30) até este domingo (2). A Sesed informou que o boletim é parcial, considerado até 19h.


Os motivos das ocorrências foram:


1 registro de compra de votos

5 registros de transporte ilegal de passageiros

5 registros de boca de urna

2 registros de propaganda eleitoral irregular

3 registros de uso de celular na cabine

Todas essas ocorrências foram registradas pelo Centro Integrado de Comando e Controle Estadual e enviadas para a Plataforma Integrada de Operações e Monitoramento de Segurança Pública (Córtex).


"Consideramos que a Operação Eleições 2022 foi tranquila e pacífica neste ano. Este é o momento para ressaltar o empenho, o esforço e a abnegação dos agentes de segurança pública do Rio Grande do Norte na primeira eleição sem a participação operacional das forças armadas", disse o titular da Sesed, coronel Francisco Araújo.


"De forma integrada com forças federais e municipais, o efetivo estadual cumpriu seu objetivo principal de manter a ordem pública em todos os 167 municípios do Rio Grande do Norte durante o pleito eleitoral".


Atuação

De acordo com a Sesed, cerca de 10 mil servidores do sistema de segurança pública foram mobilizados para as eleições.


O sistema de segurança no Rio Grande do Norte teve a participação da Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, das guardas municipais e do Corpo de Bombeiros Militar. As guardas de 39 municípios e os bombeiros atuaram como guardiões das urnas eletrônicas.


O comandante da PM, Coronel Alarico Azevedo, informou ainda que a decisão da Justiça que suspendeu parte da portaria do governo do Estado que tratava da Lei Seca no dia da votação não alterou o planejamento das forças de segurança. “Não houve embaraços ou prejuízos por isso”, disse.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Eleitores votam manualmente por cédulas após urna apresentar problemas no RN



O Rio Grande do Norte registrou eleitores votando ainda na noite deste domingo (2). Segundo o Tribunal Regional Eleitoral do RN (TRE-RN), a seção 77, da 30ª zona eleitoral de Macau, na Costa Branca potiguar, precisou adotar a votação manual, por cédulas de papel, para dar andamento ao pleito nesta noite.


A urna da seção apresentou problemas que não puderam ser resolvidos com os procedimentos de substituição do equipamento quando ainda faltavam 80 eleitores votar no local. Devido ao problema, esses eleitores restantes precisaram recorrer às cédulas.


Os votos de quem votou na urna eletrônica antes da ocorrência foram computados normalmente, a eles sendo acrescentados os votos colhidos por papel.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Três pessoas são presas por registro de voto com celular no interior do RN



Três pessoas foram presas neste domingo (2) por crime eleitoral no interior do Rio Grande do Norte. As ocorrências foram registradas nos município de Jucurutu, região Seridó potiguar, São Francisco do Oeste, no Oeste potiguar, e Pedro Avelino, na região Central do estado, entre a manhã e tarde deste dia de Eleições Gerais.


Por volta das 13h um homem foi detido em São Francisco do Oeste fazendo filmagens na cabine de votação. Ele foi flagrado por uma mesária e em seguida a Polícia Militar foi acionada pra prender o eleitor em flagrante.


Segundo o boletim oficial divulgado pela Secretaria de Segurança Pública do RN (Sesed) sobre o fato, o homem preso chegou a negar aos mesários que estivesse com celular, mas acabou sendo detido com o aparelho com o aplicativo da câmera aberto.



Poucas horas depois em Pedro Avelino, por volta de 15h20, outra pessoa foi detida em Pedro Avelino por cometer o mesmo tipo de crime e conduzida à Delegacia Regional de Macau.


Jucurutu

A primeira ocorrência do tipo neste domingo foi pela manhã, por volta das 10h40, em Jucurutu. Um homem foi flagrado tentando fazer o registro em imagens com um aparelho celular na cabine de votação, o que é proibido por lei. O mesário da seção 44, localizada no distrito de Boi Selado, no município seridoense, percebeu a ação do suspeito preso e acionou a Polícia Militar.


"O mesário flagrou o acusado registrando seu voto pelo aparelho celular. Que foi acionado a PM e o juiz de Jucurutu, onde o referido magistrado determinou a condução do acusado para delegacia de plantão para as medidas cabíveis", diz o boletim oficial divulgado pela Sesed.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Eleições em Severiano Melo (RN): Veja como foi a votação no 1º turno

Fazendo upload: 1453697 de 1453697 bytes.


Severiano Melo (RN) definiu os votos para presidente, governador, senador, deputado federal e deputado estadual no primeiro turno das eleições 2022, realizado neste domingo (2).


Os candidatos mais votados na cidade não foram necessariamente eleitos, já que esta é uma eleição de âmbito estadual e nacional. Os números abaixo se referem apenas aos votos em Severiano Melo (RN)


Lula, do PT, foi o candidato mais votado para a Presidência da República na cidade. Para o cargo de governador do RN, Fatima Bezerra, do PT, recebeu mais votos.


Ao fim da apuração na cidade, Lula, do PT, teve 78,96% dos votos para a Presidência (4.233 votos), enquanto Jair Bolsonaro foi a escolha de 14,94% dos eleitores (801 votos) do município.


Para o cargo de governador, Fatima Bezerra recebeu 74,38% dos votos (3.637 votos) entre os eleitores de Severiano Melo (RN). O segundo colocado nesse cenário foi Fabio Dantas, com 14,11% (690 votos).


Para o Senado, Rafael Motta liderou as escolhas do município, com 2061 votos, vence quem obtiver a maior soma de votos no estado.


Benes Leocádio foi o mais votado pela cidade para ocupar um cargo na Câmara dos Deputados, com 1445 votos – para se eleger, é preciso que o candidato e seu partido estejam entre os mais votados no estado para atingir o quociente eleitoral e partidário.


Para o cargo de deputado estadual, Getulio Rego foi o mais votado pela cidade, com 1522 votos – assim como ocorre para o cargo federal, é preciso que o candidato e seu partido estejam entre os mais votados no estado para atingir o quociente eleitoral e partidário.


A eleição em Severiano Melo (RN) teve 16,12% de abstenção.


Veja abaixo como cada candidato se saiu em Severiano Melo/RN:


Presidente da República - votação em Severiano Melo (RN)


Lula (PT): 4.233 votos (78,96%)

Jair Bolsonaro (PL): 801 votos (14,94%)

Ciro Gomes (PDT): 241 votos (4,50%)

Simone Tebet (MDB): 71 votos (1,32%)

Soraya Thronicke (UNIÃO): 10 votos (0,19%)

Felipe D Avila (Novo): 3 votos (0,06%)

Padre Kelmon (PTB): 1 votos (0,02%)

Sofia Manzano (PCB): 1 votos (0,02%)

Vera (PSTU): 0 votos (0,00%)

Constituinte Eymael (DC): 0 votos (0,00%)

Léo Péricles (UP): 0 votos (0,00%)

Brancos - 0,97%

Nulos - 2,94%

Governador - votação em Severiano Melo (RN)


Fatima Bezerra (PT): 3.637 votos (74,38%)

Fabio Dantas (SD): 690 votos (14,11%)

Capitão Styvenson (Podemos): 486 votos (9,94%)

Clorisa Linhares (PMB): 61 votos (1,25%)

Rodrigo Vieira (DC): 5 votos (0,10%)

Rosália Fernandes (PSTU): 5 votos (0,10%)

Nazareno Neris (PMN): 4 votos (0,08%)

Bento (PRTB): 1 votos (0,02%)

Danniel Morais (PSOL): 1 votos (0,02%)

Brancos - 5,18%

Nulos - 7,17%


Senador - votação em Severiano Melo (RN)


Rafael Motta (PSB): 2061 votos (44,77%)

Rogério Marinho (PL): 1545 votos (33,56%)

Carlos Eduardo (PDT): 966 votos (20,98%)

Veterinaria Shirlei Medeiros (DC): 17 votos (0,37%)

Pastor Silvestre (PMN): 5 votos (0,11%)

Freitas Jr. (PSOL): 4 votos (0,09%)

Geraldo Pinho (PODEMOS): 3 votos (0,07%)

Marcos do Mlb (UNIDADE POPULAR): 2 votos (0,04%)

Dário Barbosa (PSTU): 1 votos (0,02%)

Marcelo Guerreiro (PRTB): 0 votos (0,00%)

Brancos - 6,99%

Nulos - 10,49%

Os 10 deputados federais mais votados em Severiano Melo (RN)


Benes Leocádio (UNIÃO BRASIL): 1445 votos (27,83%)

Kelps (Solidariedade): 1148 votos (22,11%)

Dr Pio (MDB): 430 votos (8,28%)

Kaline de Dr Bernardo (MDB): 317 votos (6,10%)

Mineiro (PT): 317 votos (6,10%)

Beto Rosado (PROGRESSISTAS): 236 votos (4,54%)

Leonardo Rego (UNIÃO BRASIL): 137 votos (2,64%)

Natália Bonavides (PT): 136 votos (2,62%)

Major Brilhante (PROGRESSISTAS): 126 votos (2,43%)

Lawrence (Solidariedade): 76 votos (1,46%)

Brancos - 4,86%

Nulos - 2,06%

Os 10 deputados estaduais mais votados em Severiano Melo (RN)


Getulio Rego (PSDB): 1522 votos (29,13%)

Dr Keginaldo Jacome (PSDB): 888 votos (17,00%)

Galeno Torquato (PSDB): 740 votos (14,17%)

Dr Bernardo Amorim (PSDB): 599 votos (11,47%)

Neilton (PL): 231 votos (4,42%)

Isolda Dantas (PT): 219 votos (4,19%)

Cristiane Dantas (Solidariedade): 206 votos (3,94%)

Hermano Morais (PV): 35 votos (0,67%)

Coronel Azevedo (PL): 34 votos (0,65%)

Zé Peixeiro (PMB): 28 votos (0,54%)

Brancos - 3,98%

Nulos - 2,38%


Esta reportagem foi produzida de modo automático, com o apoio de um sistema de inteligência artificial e dados fornecidos em tempo real pelo Tribunal Superior Eleitoral. Se houver novas informações relevantes, a reportagem pode ser atualizada. Clique aqui para saber mais sobre o sistema de inteligência artificial usado pelo g1.


Se você perceber algum erro nas informações desta reportagem, por favor nos informe por meio do formulário disponível neste link


Fonte: g1

Leia Mais ››

Fátima Bezerra (PT) é reeleita governadora do Rio Grande do Norte

Fátima Bezerra (PT), 67 anos, foi reeleita governadora do Rio Grande do Norte em primeiro turno, neste domingo (2). Com 100% das urnas apuradas, ela recebeu 1.066.496 votos, ou 58,31% dos válidos, à frente de Fábio Dantas (Solidariedade), com 406.461 votos (22,22%), e Capitão Styvenson (Podemos), com 307.330 votos (16,80%).


Fátima Bezerra (PT) é reeleita governadora do Rio Grande do Norte — Foto: Sérgio Henrique Santos/Inter TV Cabugi


Fátima teve a maior votação para o cargo na história do Rio Grande do Norte - superou a marca de 1.022.910 votos que era dela, em 2018, na disputa do segundo turno.


Comemoração da vitória da governadora Fátima Bezerra (PT) no Rio Grande do Norte — Foto: Sérgio Henrique Santos/Inter TV Cabugi


Resultado final

Fátima Bezerra (PT) - 1.066.496 votos (58,31%)

Fabio Dantas (Solidariedade) - 406.461 votos (22,22%)

Capitão Styvenson (Podemos) - 307.330 votos (16,80%)

Clorisa Linhares (PMB) - 39.011 votos (2,13%)

Danniel Morais (PSOL) - 3.691 votos (0,20%)

Rosália Fernandes (PSTU) - 2.437 votos (0,13%)

Nazareno Neris (PMN) - 1.325 votos (0,07%)

Bento (PRTB) - 1.178 votos (0,06%)

Rodrigo Vieira (DC) - 1.045 votos (0,06%)

TOTAL: 2.086.722

VÁLIDOS: 1.828.974 (87,65%)

BRANCOS: 95.721 (4,59%)

NULOS: 162.027 (7,76%)

ABSTENÇÕES: 463.569 (18,18%)

Sobre Fátima Bezerra

Fátima Bezerra nasceu em 19 de maio de 1955 em Nova Palmeira, na Paraíba, mas mora no Rio Grande do Norte desde a adolescência. Professora e pedagoga, ela se filiou ao PT em 1981 e entrou na carreira política-eleitoral após atuação no sindicato dos professores do estado.



Fátima foi eleita deputada estadual duas vezes consecutivas, nas eleições de 1994 e 1998. Em 2002, disputou pela primeira vez um cargo na Câmara Federal. Ganhou e foi eleita outras duas vezes, em 2006 e 2010, sempre pelo Rio Grande do Norte. Entre as candidaturas vitoriosas no Legislativo, disputou a Prefeitura de Natal nos anos de 1996, 2000, 2004 e 2008, mas perdeu nas quatro ocasiões.


Em 2014, com 808.055 votos potiguares (54,84% dos válidos), Fátima foi eleita senadora. Ela poderia permanecer no cargo até 2022, mas decidiu se candidatar ao governo do estado, sendo a única governadora eleita no país em 2018. Na oportunidade, venceu a disputa em segundo turno, com 1.022.910 votos (57,60% dos válidos), contra 753.035 votos (42,40%) de Carlos Eduardo (PDT).


Fátima Bezerra (PT), governadora do Rio Grande do Norte — Foto: Augusto César Gomes/g1


Fonte: g1

Leia Mais ››

Rogério Marinho (PL) é eleito senador pelo Rio Grande do Norte

O Rio Grande do Norte elegeu Rogério Marinho (PL) para o Senado Federal. Foi a primeira vez que ele concorreu ao cargo. Com 95,61% das urnas apuradas, ele obteve 672.707 votos, ou 41,73% dos votos válidos, superando Carlos Eduardo (PDT), com 541.870 votos (33,61%), e Rafael Motta (PSB), com 364.887 votos (22,64%).


Rogério Marinho é eleito senador pelo Rio Grande do Norte — Foto: Francielly Medeiros/Inter TV Cabugi


Neste ano o eleitor escolheu um candidato ao Senado. O mandato de Rogério terá início em 2023 e se estende até 2030.


"Nós temos a dimensão dessa missão que nós vamos empenhar. Eu asseguro que meu compromisso é trabalhar muito, é ser alguém que vai honrar e dignificar o voto dos potiguares", falou.


"Acho que tem um processo de reconhecimento. Nós estivemos prestando contas das nossas ações. Não fizemos uma campanha de tentar desqualificar os adversários. Nós percorremos o estado dizendo o que fizemos, a forma como nós nos comportamos como deputado e ministro do Estado. Depois, tivemos o apoio de líderes políticos importantes, como é o caso do prefeito de Natal (Álvaro Dias). Nós empatamos em Natal, vencemos em Mossoró e Parnamirim", completou.


Rogério Simonetti Marinho tem 58 anos, é economista e professor. Foi ministro do Desenvolvimento Regional entre 2020 e 2022. Entre 2019 e 2020 também atuou como secretário especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.


Foi deputado federal pelo Rio Grande do Norte durante três mandatos. Neste período, criou o Instituto Metrópole Digital, incluindo Natal no mapa da tecnologia da informação. Na Câmara dos Deputados, foi presidente da Frente Parlamentar Mista em Defesa do Comércio, Serviços e Empreendedorismo (CSE), uma das maiores do Congresso Nacional.


Em 2013, como Secretário do Desenvolvimento Econômico do Rio Grande do Norte, criou o Pró-Sertão, Programa de Industrialização do Interior.


Também foi vereador e presidente da Câmara Municipal de Natal, quando fundou a Federação das Câmaras Municipais do Estado (Fecam).


Fonte: g1

Leia Mais ››

Eleições em Itaú (RN): Veja como foi a votação no 1º turno



Itaú (RN) definiu os votos para presidente, governador, senador, deputado federal e deputado estadual no primeiro turno das eleições 2022, realizado neste domingo (2).


Os candidatos mais votados na cidade não foram necessariamente eleitos, já que esta é uma eleição de âmbito estadual e nacional. Os números abaixo se referem apenas aos votos em Itaú (RN)


Lula, do PT, foi o candidato mais votado para a Presidência da República na cidade. Para o cargo de governador do RN, Fatima Bezerra, do PT, recebeu mais votos.


Ao fim da apuração na cidade, Lula, do PT, teve 76,22% dos votos para a Presidência (2.984 votos), enquanto Jair Bolsonaro foi a escolha de 19,00% dos eleitores (744 votos) do município.


Para o cargo de governador, Fatima Bezerra recebeu 66,48% dos votos (2.439 votos) entre os eleitores de Itaú (RN). O segundo colocado nesse cenário foi Fabio Dantas, com 22,92% (841 votos).


Para o Senado, Rogério Marinho liderou as escolhas do município, com 1514 votos, vence quem obtiver a maior soma de votos no estado.


Beto Rosado foi o mais votado pela cidade para ocupar um cargo na Câmara dos Deputados, com 1285 votos – para se eleger, é preciso que o candidato e seu partido estejam entre os mais votados no estado para atingir o quociente eleitoral e partidário.



Para o cargo de deputado estadual, Dr Bernardo Amorim foi o mais votado pela cidade, com 1145 votos – assim como ocorre para o cargo federal, é preciso que o candidato e seu partido estejam entre os mais votados no estado para atingir o quociente eleitoral e partidário.


A eleição em Itaú (RN) teve 17,35% de abstenção.


Veja abaixo como cada candidato se saiu em Itaú/RN:


Presidente da República - votação em Itaú (RN)


Lula (PT): 2.984 votos (76,22%)

Jair Bolsonaro (PL): 744 votos (19,00%)

Ciro Gomes (PDT): 147 votos (3,75%)

Simone Tebet (MDB): 35 votos (0,89%)

Felipe D Avila (Novo): 2 votos (0,05%)

Vera (PSTU): 1 votos (0,03%)

Padre Kelmon (PTB): 1 votos (0,03%)

Sofia Manzano (PCB): 1 votos (0,03%)

Constituinte Eymael (DC): 0 votos (0,00%)

Léo Péricles (UP): 0 votos (0,00%)

Soraya Thronicke (UNIÃO): 0 votos (0,00%)

Brancos - 1,06%

Nulos - 2,51%

Governador - votação em Itaú (RN)


Fatima Bezerra (PT): 2.439 votos (66,48%)

Fabio Dantas (SD): 841 votos (22,92%)

Capitão Styvenson (Podemos): 332 votos (9,05%)

Clorisa Linhares (PMB): 41 votos (1,12%)

Danniel Morais (PSOL): 7 votos (0,19%)

Rosália Fernandes (PSTU): 4 votos (0,11%)

Nazareno Neris (PMN): 3 votos (0,08%)

Bento (PRTB): 2 votos (0,05%)

Rodrigo Vieira (DC): 0 votos (0,00%)

Brancos - 3,60%

Nulos - 6,03%


Senador - votação em Itaú (RN)


Rogério Marinho (PL): 1514 votos (44,00%)

Rafael Motta (PSB): 1166 votos (33,89%)

Carlos Eduardo (PDT): 730 votos (21,21%)

Geraldo Pinho (PODEMOS): 12 votos (0,35%)

Pastor Silvestre (PMN): 6 votos (0,17%)

Freitas Jr. (PSOL): 6 votos (0,17%)

Veterinaria Shirlei Medeiros (DC): 4 votos (0,12%)

Marcos do Mlb (UNIDADE POPULAR): 2 votos (0,06%)

Dário Barbosa (PSTU): 1 votos (0,03%)

Marcelo Guerreiro (PRTB): 0 votos (0,00%)

Brancos - 5,55%

Nulos - 9,70%

Os 10 deputados federais mais votados em Itaú (RN)


Beto Rosado (PROGRESSISTAS): 1285 votos (33,21%)

Ciro Bezerra (Avante): 909 votos (23,49%)

Lawrence (Solidariedade): 451 votos (11,66%)

Kelps (Solidariedade): 268 votos (6,93%)

Major Brilhante (PROGRESSISTAS): 191 votos (4,94%)

Samanda (PT): 119 votos (3,08%)

Natália Bonavides (PT): 66 votos (1,71%)

Leonardo Rego (UNIÃO BRASIL): 56 votos (1,45%)

Max Serrão (Republicanos): 42 votos (1,09%)

Dr Pio (MDB): 42 votos (1,09%)

Brancos - 2,70%

Nulos - 2,00%

Os 10 deputados estaduais mais votados em Itaú (RN)


Dr Bernardo Amorim (PSDB): 1145 votos (29,74%)

Getulio Rego (PSDB): 467 votos (12,13%)

Dr Keginaldo Jacome (PSDB): 440 votos (11,43%)

Cristiane Dantas (Solidariedade): 389 votos (10,10%)

Jorge do Rosário (Avante): 273 votos (7,09%)

Jadson (Solidariedade): 272 votos (7,06%)

Francisco do Pt (PT): 108 votos (2,81%)

Neilton (PL): 75 votos (1,95%)

Isolda Dantas (PT): 69 votos (1,79%)

Manuel Messias (Republicanos): 43 votos (1,12%)

Brancos - 2,26%

Nulos - 2,91%


Esta reportagem foi produzida de modo automático, com o apoio de um sistema de inteligência artificial e dados fornecidos em tempo real pelo Tribunal Superior Eleitoral. Se houver novas informações relevantes, a reportagem pode ser atualizada. Clique aqui para saber mais sobre o sistema de inteligência artificial usado pelo g1.


Se você perceber algum erro nas informações desta reportagem, por favor nos informe por meio do formulário disponível neste link


Fonte: g1

Leia Mais ››

Eleitor que quebrou urna a pauladas é solto após audiência de custódia, em Goiânia

O eleitor que quebrou uma urna a pauladas foi solto neste domingo (2) após a audiência de custódia, em Goiânia. Segundo a Polícia Federal, ele vai responder por crime eleitoral. O homem foi preso em flagrante ainda na seção de votação. Um vídeo mostra quando ele destrói o equipamento (veja acima).


Eleitor quebra urna em colégio de Goiânia — Foto: Arquivo Pessoal/Kevin Contijo


Por não ter a identidade divulgada, o g1 não conseguiu localizar a defesa do homem até a última atualização desta reportagem.


Segundo a Polícia Militar, o homem apresenta ter problemas psicológicos. O diretor-geral do Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO), Wilson Gamboja, explicou que técnicos conseguiram recuperar o cartão de memória da urna.


Um vídeo mostra o momento exato em que o homem quebra a máquina. Mesários contaram que o homem terminou de votar e depois começou a quebrar a tela, botões. A urna danificada era da seção 165, que fica em um colégio do Setor Vila Boa. Segundo a equipe da escola, ela foi substituída e a votação seguiu normalmente.


Fone: g1

Leia Mais ››

Veja as cidades do exterior onde Lula e Bolsonaro venceram



Com 43,80% das urnas no exterior apuradas até as 19h deste domingo (2), o candidato Lula (PT) lidera os votos até agora, com 50,83%. Os dados são do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).


Entre as cidades em que o petista venceu estão Barcelona, Estocolmo, Munique, Pequim, Roma e Zurique. Até agora, nos municípios estrangeiros com 100% das seções eleitorais apuradas, o petista venceu em 39.


Jair Bolsonaro, por sua vez, venceu em 12 cidades, das quais se destacam Abu Dhabi, Atenas, Doha e Hong Kong (veja abaixo a lista).


Mais cedo, o g1 também consultou alguns boletins de urna no exterior, que indicam o resultado parcial das eleições em alguns países.


Ao todo, 697.084 brasileiros que moram no exterior estavam aptos para votar para escolher o próximo presidente do Brasil. Quem vive em países estrangeiros só pode votar para esse cargo.


O número de eleitores aptos é 39,21% maior que o registrado nas eleições de 2018.


Em 2022, os brasileiros puderam escolher o chefe do Executivo em embaixadas, consulados e repartições diplomáticas espalhadas por 159 cidades de 97 países.


Cidades onde Lula venceu:

AMÃ

BANGKOK

BARCELONA

BEIRUTE

BRATISLAVA

BRUXELAS

BUCARESTE

BUDAPESTE

CAIRO

CAMBERRA

CIDADE DO CABO

COPENHAGUE

CÓRDOBA

DACAR

ESTOCOLMO

FARO

FRANKFURT

HELSINQUE

ISTAMBUL

KUALA LUMPUR

LIUBLIANA

MUNIQUE

NAIRÓBI

NOVA DELHI

OSLO

PEQUIM

PRAGA

PRAIA

RABAT

RAMALLAH

RIADE

ROMA

ROTTERDÃ

SEUL

SINGAPURA

TALIN

VARSÓVIA

XANGAI

ZURIQUE

Cidades onde Bolsonaro venceu

ABU DHABI

ARTIGAS

ATENAS

CANTÃO

DOHA

HONG KONG

JACARTA

MAPUTO

MENDOZA

PEDRO JUAN CABALLERO

PRETÓRIA

TAIPÉ


Fonte: g1

Leia Mais ››

Presidente de Burkina Faso renuncia sob condição de ter segurança garantida

Neste domingo (2), o autodeclarado líder militar de Burkina Faso, capitão Ibrahim Traore, aceitou uma renúncia condicional oferecida pelo presidente Paul-Henri Damiba para evitar mais violência no país. A decisão foi tomada após o governo burkineonse sofrer, na última sexta-feira (30), o segundo golpe militar desde o começo do ano — o primeiro aconteceu em janeiro e foi realizado pela junta militar comandada por Damiba.


O autodeclarado novo líder de Burkina Faso, Ibrahim Traore, é recebido por apoiadores segurando bandeiras russas ao chegar à televisão nacional em um veículo blindado em Ouagadougou, Burkina Faso, 2 de outubro de 2022 — Foto: REUTERS/Vincent Bado


Segundo o acordo, anunciado em entrevista coletiva, Traore concordou com sete condições, incluindo a garantia da segurança de Damiba e a segurança dos soldados que o apoiavam, além do cumprimento das promessas feitas ao bloco regional da África Ocidental, a Comunidade Econômica dos Estados da África Ocidental (Cedeao), de retornar ao regime constitucional até julho de 2024.


Damiba não foi encontrado para comentar a situação. Um familiar próximo disse à Reuters que ele deixou o país no domingo.


Mais cedo, Traore disse que a ordem estava sendo restaurada após violentos protestos contra a embaixada francesa tomarem conta das ruas da capital Ouagadougou. Nos últimos dias, surgiram divisões dentro do exército, com muitos soldados parecendo buscar apoio da Rússia à medida que a influência da França, que colonizou o país, diminuía.


"Queremos informar à população que a situação está sob controle e a ordem está sendo restabelecida", disse um oficial do exército em comunicado transmitido pela televisão nacional. "Convidamos você a continuar com suas atividades e abster-se de todos os atos de violência e vandalismo, principalmente contra a embaixada francesa e a base militar francesa."


Fonte: Reuters

Leia Mais ››

Haiti confirma 7 mortes por cólera e investiga casos suspeitos

Autoridades do Haiti confirmaram que cerca de sete pessoas morreram de cólera no país. A declaração foi feita pelo diretor-geral do Ministério da Saúde, Laure Adrien, em uma coletiva de imprensa neste domingo (2), acrescentando que as autoridades ainda estão tentando confirmar o número exato.


Mulheres carregam baldes cheios de água em meio à escassez após protestos em Porto Príncipe, no Haiti, em 17 de setembro de 2022 — Foto: REUTERS/Ralph Tedy Erol


Um novo surto de cólera seria devastador para o Haiti, onde a atividade econômica parou no mês passado devido a um bloqueio de gangues que impediu a distribuição de combustível, levando a uma situação de escassez que fechou negócios e muitos hospitais.


O Ministério da Saúde do Haiti disse em comunicado que um caso foi confirmado na área de Porto Príncipe e que havia casos suspeitos na cidade de Cite Soleil, fora da capital.


O ministério pediu aos cidadãos que tomem medidas sanitárias, como lavar as mãos e consumir água potável para evitar a infecção.


A doença matou cerca de 10.000 pessoas em um surto de 2010 que foi atribuído a uma força de paz das Nações Unidas.


Tropas do Nepal, onde a cólera é endêmica, estavam no Haiti como parte de uma força de paz da ONU estabelecida em 2004 após a derrubada do presidente Jean-Bertrand Aristide. O tamanho da missão foi aumentado após o terremoto de 2010 no Haiti.


As Nações Unidas em 2016 pediram desculpas pelo surto, sem assumir a responsabilidade.


Um painel independente nomeado pelo então secretário-geral da ONU, Ban Ki Moon, divulgou um relatório de 2011 que não determina de forma conclusiva como a cólera foi introduzida no Haiti.


Os membros do painel em 2013 publicaram independentemente um artigo que concluiu que o pessoal associado à missão de paz da ONU era "a fonte mais provável".


A Organização Pan-Americana da Saúde em 2020 disse que o Haiti passou um ano sem casos confirmados de cólera.


Fonte: Reuters

Leia Mais ››

Papa apela a Putin para acabar com 'espiral de violência' na Ucrânia

O papa Francisco apelou neste domingo (2) ao presidente russo, Vladimir Putin, que acabe com a "espiral de violência e morte" na Ucrânia, dizendo que a crise no país corre o risco de uma escalada nuclear com consequências globais incontroláveis.


Papa Francisco no Vaticano em 30 de agosto de 2022 — Foto: Remo Casilli/REUTERS


"Meu apelo vai acima de tudo ao presidente da Federação Russa, implorando que ele pare com essa espiral de violência e morte, mesmo por amor ao seu próprio povo", disse Francisco.

O pontífice também pediu ao presidente ucraniano Volodymyr Zelenskyy que “esteja aberto” a propostas sérias de paz.


"Por outro lado, entristecido pelo enorme sofrimento da população ucraniana após a agressão que sofreu, dirijo um apelo igualmente esperançoso ao presidente da Ucrânia para que esteja aberto a uma proposta séria de paz", completou o papa.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Briga em jogo de futebol deixa mais de 170 mortos na Indonésia

Ao menos 174 pessoas morreram depois que torcedores enfurecidos invadiram o gramado após um jogo de futebol em Malang, Indonésia, na noite deste sábado (1º), informaram autoridades locais. Segundo relatos, para tentar conter a invasão, polícia respondeu com bombas de gás lacrimogêneo. Muitas vítimas foram pisoteadas até a morte.


Torcedores do Arema FC invadiram o gramado do estádio Kanjuruhan, em Malang, no oeste do país, depois que seu o time perdeu por 3 a 2 para o Persebaya Surabaya. Foi a primeira derrota em mais de duas décadas para o arquirrival da equipe.


A polícia tentou fazer com que os torcedores voltassem às arquibancadas e disparou gás lacrimogêneo na direção das arquibancadas depois que dois policiais foram mortos.


"Eles correram para a saída. Houve, então, uma aglomeração e no processo ficaram sem ar", relatou Afinta.


O governo indonésio se desculpou pelo incidente e prometeu investigar as circunstâncias da tragédia.


O ministro de Esportes e Juventude da Indonésia, Zainudin Amali, informou que as autoridades devem reavaliar a segurança em jogos de futebol. O governo também considera proibir espectadores nos jogos após o ocorrido.


"Lamentamos pelo incidente [...]. Trata-se de um incidente lamentável, que 'fere' nosso futebol em um momento em que os torcedores podem assistir a partidas no estádio", disse Amali à emissora Kompas.


"Nós avaliamos rigorosamente a organização da partida e a presença dos torcedores. Voltaremos a proibir a presença da torcida nas partidas? Isto é o que vamos discutir."


Foto de 1º de outubro de 2022 mostra policial perto de cordão de isolamento ao lado de caminhão queimado do lado de fora do estádio Kanjuruhan, em Malang, na Indonésia, onde briga generalizada deixou ao menos 127 mortos depois que torcedores invadiram o campo — Foto: AFP


Fonte: France Presse

Leia Mais ››

TRE/RN diz que resultado das eleições podem se estender além do previsto

Devido ao registro de grandes filas em locais de votação no Estado, o resultado das eleições podem se estender além do previsto. A confirmação veio com Coordenadora de Direitos Políticos e Cadastro Eleitoral da Corregedoria Regional Eleitoral do TRE/RN, Andréa Campos, no início da tarde deste domingo (2).


Fazendo upload: 407529 de 407529 bytes.


"É possível porque todos os eleitores que chegaram ao local de votação até as 17h eles terão direito a votar. Então, a depender do número de pessoas que estejam no local de votação, essa eleição pode se estender por algumas horas", explicou.


A Coordenadora também explicou que o voto em trânsito, pedido por eleitores que votam no interior, contribuíram para as longas filas.


"Muitas pessoas que votam no interior do Estado optaram pela transferência temporária para poder votar nos seus candidatos em Natal. Então, acredito que será um fator determinante para essa grande quantidade de pessoas".


Outro fator apontado é o número de idosos, que não são obrigados a votar, que compareceram ao local de votação. "Eles têm o voto facultativo, por conta da idade, mas preferiram também votar nessas eleições", falou. 


De acordo com Andréa Campos, Coordenadora de Direitos Políticos e Cadastro Eleitoral da Corregedoria Regional Eleitoral, o cenário de longas filas é normal nas eleições gerais. “Nós temos cinco telas nos locais de votação e, além disso, a coleta de digital do eleitor são dois fatores que fazem com que o eleitor fique mais tempo na seção eleitoral”, esclarece. 


Fonte: Tribuna do Norte

Leia Mais ››