segunda-feira, fevereiro 11, 2019

Ferramenta do Itep-RN extrai imagens de circuito interno de TV

Com o objetivo de extrair imagens em aparelhos de circuito interno de televisão, as famosas câmeras de monitoramento e segurança, que possam ajudar na produção de provas e auxiliar nas atividades das investigações policiais, mesmo quando não se pode obter a senha do aparelho Digital Vídeo Recorder (DVR), ou quando há suspeita de arquivos eventualmente deletados, o perito criminal do Instituto Técnico-Científico de Perícia (ITEP-RN), Jossérgio Gouveia, desenvolveu uma ferramenta tecnológica, que tem obtido grande êxito em perícias solicitados no Rio Grande do Norte e em outros estados brasileiros.

PERITO CRIMINAL DO ITEP DESENVOLVE FERRAMENTA QUE EXTRAI IMAGENS DE CÂMERAS DE SEGURANÇA. DIVULGAÇÃO ITEP/RN

“A ferramenta é compatível com diversos modelos de DVRs existentes no mercado e vem sendo sistematicamente aprimorada. Mesmo assim, vem apresentando resultados satisfatórios em diversas perícias solicitadas ao ITEP-RN, inclusive, em casos tratados por peritos em outros estados da federação onde foi solicitado apoio. Uma de suas grandes vantagens é que realiza a catalogação dos resultados obtidos, permitindo análises mais elaboradas da situação das imagens no aparelho.”, explicou Jossérgio.

A tecnologia, desenvolvida no ITEP-RN, pode ser utilizada como meio auxiliar em casos onde há suspeita de remoção, apagamento, adulteração ou inacessibilidade às imagens do DVR. Seja em casos em que o proprietário não fornece a senha do aparelho, ou quando há troca de disco de armazenamento, além de discos ou aparelhos encontrados avulsos ou com tentativa de ocultação.

“A utilização da ferramenta não se resume somente à recuperação das possíveis imagens apagadas, mas também possibilita detectar e concluir por adulterações da atividade do aparelho e tentativas de prejudicar a investigação policial”, destacou Jossérgio.

Segundo o perito, que atua no Setor de Perícias de Informática e Audiovisuais, a ferramenta tecnológica foi desenvolvida com base em trabalho apresentado no XXII Congresso Nacional de Criminalística, em Brasília, no ano de 2013. A ferramenta também serviu de base para apresentação na Conferência Internacional de Ciências Forenses (InterFORENSICS), também em Brasília, no ano de 2017.

Fonte: Portal no Ar
Leia Mais ››

Semana terá céu parcialmente nublado e chuva em todo RN

FOTO: REPRODUÇÃO/EMPARN

A previsão do tempo da Empresa de Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn) mostra que o céu ficará parcialmente nublado e pode ter pancadas de chuva em todas as regiões do estado nesta semana.

De acordo com a Emparn, a instabilidade se deve pela presença da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT).

Fonte: Portal no Ar
Leia Mais ››

Justiça nega liminar que pedia divulgação de extratos do Governo do RN


A Justiça do Rio Grande do Norte negou a limiar proposta pelos deputados estaduais Kelps Lima (SD), Cristiane Dantas (PPL) e Allyson Bezerra (SD) contra o Estado do RN e contra a governadora Fátima Bezerra (PT), que pedia a apresentação, por parte do Poder Executivo, de extratos bancários de todas as contas públicas do Estado no período de 1º a 31 de janeiro de 2019.

A 6ª Vara da Fazenda Pública de Natal, que julgou a  Ação Popular dos parlamentares, considerou que a liminar não continha informações ou documentos que demonstrar superávit financeiro no primeiro mês deste ano ou, ainda, da comprovação de que o Portal da Transparência do Governo do Estado esteja desatualizado.

O que foi rejeitado pela Justiça foi a liminar e não a ação, que continua em tramitação. O Estado do Rio Grande do Norte e a governadora Fátima Bezerra serão citados ainda esta semana para se defenderem em relação ao tema.

Os parlamentares também pediam a atualização imediata do Portal da Transparência do Governo Estadual, além do pagamento, em ordem cronológica, de vencimentos e proventos relativos a novembro e dezembro de 2018 e décimos terceiros salários de 2017 e 2018 com pelo menos 50% dos saldos financeiros que tenham sobrado nas contas públicas do RN em janeiro de 2019 e meses subsequentes.

A decisão da Justiça consta que as propostas, em especial a de pagamento de remunerações atrasadas, exigem amplo aprofundamento e conhecimento da situação fiscal e orçamentária do Estado, o que seria inviável pela ausência de provas para fundamentar o pedido.

O pronunciamento judicial também destaca que os autores não especificaram quais informações não constam no Portal da Transparência.

Fonte: Portal no Ar
Leia Mais ››

Autópsia revela que Sala morreu por lesões na cabeça e no tronco


A morte do argentino Sala foi provocada por lesões no tronco e na cabeça, sofridas na queda de seu avião. A autópsia realizada no corpo do jogador comprovou as causas do falecimento, que foram reveladas nesta segunda-feira pelo médico legista responsável pelo caso.

Sala teve a morte confirmada na última quarta-feira, depois que a polícia identificou como dele o corpo encontrado no Canal da Mancha, dentro dos destroços do avião em que estava. Única outra pessoa que estava na aeronave, o piloto David Ibbotson continua desaparecido.

Investigador da região de Dorset responsável pelo caso, Brendan Allen explicou durante entrevista coletiva nesta segunda que a investigação pode levar até 12 meses para ser concluída.

Sala e Ibbotson estavam a bordo do avião que desapareceu do radar no Canal da Mancha em 21 de janeiro, em voo que ia da cidade francesa de Nantes para Cardiff, a capital do País de Gales. O corpo do jogador, no entanto, só foi resgatado na noite de quarta (horário de Brasília) pela Agência de Investigação de Acidentes Aéreos da Grã-Bretanha (AAIB, na sigla em inglês).

Os restos da aeronave foram localizados no domingo anterior, após a família do jogador levantar fundos para iniciar uma busca privada com David Mearns, um especialista norte-americano em detecção de naufrágios, em colaboração com investigadores britânicos. Antes, buscas haviam sido feitas pelas autoridades britânicas, mas posteriormente foram interrompidas.

Fonte: Estadão
Leia Mais ››

Tribunal de Contas considera legal antecipação de salários de servidores do Estado do RN

O Tribunal de Contas do Rio Grande do Norte (TCE/RN) respondeu consulta formulada pela Controladoria Geral do Estado e considerou que o pagamento fracionado antecipado dos salários dos servidores públicos é legal, desde que os valores sejam pagos durante o mês trabalhado e o pagamento seja feito de forma indistinta para todos, sem priorizar um grupo ou categoria em detrimento de outro.

TCE RN — Foto: Kléber Teixeira/ Inter TV Cabugi
TCE RN — Foto: Kléber Teixeira/ Inter TV Cabugi

Segundo o voto do conselheiro Carlos Thompson Costa Fernandes, que foi aprovado por maioria na sessão do Pleno realizada na quinta-feira (07), “há permissivo jurídico para que as remunerações devidas aos servidores públicos estaduais sejam quitadas fracionadamente, por meio da prévia fixação de uma ou várias datas de pagamento distribuídas dentro do mesmo mês laborado”.

O conselheiro entendeu, no entanto, que a antecipação só pode ser feita caso seja formalizado e divulgado previamente um cronograma de pagamentos e “sobretudo, que cada ato de pagamento salarial beneficie todos os servidores públicos da Administração Pública Direta e Indireta indistintamente, de maneira uniforme e isonômica, vedando-se a priorização casuística do pagamento em prol de um grupo ou categoria de servidores públicos de forma antecipada aos demais”.

“Não consigo visualizar parâmetros objetivos balizados no princípio da isonomia, que também é garantia constitucional, para legitimar esse tratamento diferenciado entre categorias de servidores públicos. Todos os servidores públicos possuem igual importância, tanto que há a praxe de se efetuar o pagamento dos salários de todos os servidores do Poder ou Órgão autônomo no mesmo dia”, aponta o voto.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Chuva acumulada no fim de semana chega a 200 milímetros em Venha Ver, RN

A Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn) registrou chuvas em 115 postos de observação, incluindo municípios de todas as regiões do estado, no período de 7h da sexta-feira (8) às 7h desta segunda (11). No acumulado durante o fim de semana, o município de Venha Ver, na região Oeste, foi onde mais choveu: 200 milímetros. Em Lucrécia, foram 111,9 mm.

Município de Venha Ver, na região Oste potiguar, registrou 200 mm de chuva — Foto: Maria Lima
Município de Venha Ver, na região Oste potiguar, registrou 200 mm de chuva — Foto: Maria Lima

Já na região Agreste, os municípios que mais registraram chuvas foram Jaçanã (180,5 mm) e Ruy Barbosa (102 mm). Na região Leste, destaque para Goianinha (102,1 mm) e Parnamirim (82 mm). E, na região Central potiguar, as maiores chuvas foram registradas em Lajes (91,4 mm) e Parelhas (86,1 mm).

Veja o registro das chuvas por região.

Oeste
Venha Ver: 200 mm
Lucrécia: 111,9 mm
Coronel João Pessoa: 98,2 mm
Rafael Godeiro: 97,4 mm
Tenente Ananias: 92,5 mm
Martins: 91 mm
Major Sales: 86,2 mm
Paraná: 85 mm
Felipe Guerra: 84 mm
Riacho da Cruz: 72,3 mm
São Francisco do Oeste: 67 mm
Pau dos Ferros: 61 mm
Rafael Fernandes: 60,4 mm
Luis Gomes: 60 mm
Patu: 59 mm
Janduís: 55,6 mm
Francisco Dantas: 55 mm
Areia Branca: 49,3 mm
José da Penha: 48,1 mm
Caraúbas: 47,3 mm
Portalegre: 45,8 mm
Encanto: 45 mm
Itaú: 45 mm
Pendências: 44,7 mm
Olho D’Água do Borges: 42,7 mm
Água Nova:42,5 mm
Rodolfo Fernandes: 42,5 mm
Baraúna: 40 mm
Dr. Severiano: 39,9 mm
Viçosa: 38,6 mm
Messias Targino: 38,5 mm
Apodi: 36,8 mm
Serrinha dos Pintos: 29,1 mm
Alto do Rodrigues: 27,5 mm
Umarizal: 26,3 mm
Carnaubais: 24,8 mm
Pilões: 24,6 mm
Riacho de Santana: 23 mm
Grossos: 18,9 mm
Jão Dias: 17,5 mm
Alto do Rodrigues: 14 mm
Paraú: 10 mm
Serra do Mel: 10 mm
Ipanguaçu: 9,7 mm
São Rafael: 8,8 mm
Tibau: 8,7 mm
São Rafael: 8,7 mm
Campo Grande: 8,1 mm
Assu: 7,2 mm
Upanema: 5,3 mm
Campo Grande: 4,6 mm
Jucurutu: 1,7 mm
Agreste
Jaçanã: 180,5 mm
Ruy Barbosa: 102 mm
Coronel Ezequiel: 89,3 mm
Monte Alegre: 82 mm
Boa Saúde: 78,9 mm
Ielmo Marinho: 76,7
Bento Fernandes: 61 mm
Monte das Gameleiras: 53 mm
Santo Antônio: 46,4 mm
Bom Jesus: 43,5 mm
Lagoa de Pedras: 37,7 mm
Santa Cruz: 35,3 mm
Santa Maria: 29 mm
São Pedro: 29 mm
Parazinho: 21,3 mm
Barcelona: 21 mm
Japi: 20 mm
João Câmara: 12,7 mm
São Bento do Trairi: 7,1 mm
Tangará: 7 mm
Bento Fernandes: 5,9 mm
Leste
Goianinha: 102,1 mm
Parnamirim: 82 mm
Espírito Santo: 78,2 mm
Maxaranguape: 70 mm
Canguaretama: 63,5 mm
Montanhas: 47,3 mm
Extremoz: 46 mm
Taipu: 45 mm
Baía Formosa: 41,8 mm
Natal: 36,9 mm
São Gonçalo do Amarante: 36,7 mm
Ceará-Mirim: 28 mm
Macaíba: 3,2 mm
Central
Lajes: 91,4 mm
Parelhas: 86,1 mm
São José do Serido: 56 mm
Pedro Avelino: 54,6 mm
Jardim de Angicos: 50 mm
Cruzeta: 48,1 mm
Caicó: 46 mm
Caiçara do Rio dos Ventos: 38,2 mm
Lagoa Nova: 33 mm
Bodó: 31 mm
Acari: 30,1 mm
Jardim do Seridó: 28,3 mm
Santana do Serido: 25,9 mm
Ouro Branco: 24,5 mm
Angicos: 23,5 mm
Timbaúba dos Batistas: 23 mm
Florânia: 22,8 mm
Cerro Corá: 19,8 mm
Equador: 17,4 mm
São Vicente: 16,7 mm
Lajes: 16 mm
Santana do Matos: 11,4 mm
Carnaúba dos Dantas: 11,3 mm
Currais Novos: 4,7 mm
Serra Negra do Norte: 3 mm
São Fernando: 2,2

Fonte: G1
Leia Mais ››

Através de cadastro biométrico, PF descobre homem que tinha dois títulos de eleitor no RN

A Polícia Federal cumpriu nesta segunda-feira (11), na Zona Norte de Natal, um mandado de busca e apreensão para combater o delito de falsificação de documentos para fins eleitorais. O homem alvo da ação tinha três documentos de identidade falsos, além de dois títulos de eleitor. A fraude foi descoberta por causa do cadastramento biométrico da Justiça Eleitoral.

Mandado de busca e apreensão foi cumprido pela PF contra homem que tinha três identidades e dois títulos eleitorais no RN — Foto: PF/Divulgação
Mandado de busca e apreensão foi cumprido pela PF contra homem que tinha três identidades e dois títulos eleitorais no RN — Foto: PF/Divulgação

A operação aconteceu no bairro de Nossa Senhora da Apresentação, Zona Norte de Natal. A investigação começou após provocação realizada pela Justiça Eleitoral, que informou a existência de um eleitor cadastrado com perfis biométricos semelhantes, mas com documentação de cadastro eleitoral diferente, o que evidenciava uma possível fraude.

Durante as investigações, foi constatado que o suspeito possuía três identidades, sendo uma da Paraíba e outras duas no Rio Grande do Norte. Através do trabalho de perícia datiloscópica, os investigadores constataram que o suspeito fazia uso de diferentes documentos, o que possibilitou a prática da fraude eleitoral e a expedição de mais de um título de eleitor vinculados às cidades de São José do Mipibu e Monte Alegre.

"O cumprimento da busca e apreensão teve como objetivo arrecadar documentos e/ou informações sobre esta e outras fraudes praticadas pelo acusado que responderá pelos crimes de inscrição fraudulenta de eleitor, falsificação de documento público para fins eleitorais, inserção de dados falsos em documento público para fins eleitorais e uso de documento falso, cujas penas somadas poderão, em caso de condenação, alcançar 22 anos de reclusão", informou a Polícia Federal, em nota.

De acordo com a Polícia Federal, esse tipo de crime deverá ser cada vez mais combatido, após a implantação do cadastro biométrico promovido pela Justiça Eleitoral. "Fica praticamente impossível a fraude não ser detectada", informou.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Governo estuda rever liberação do FGTS para vítimas de Brumadinho

Resultado de imagem para Governo estuda rever liberação do FGTS para vítimas de Brumadinho

O governo estuda rever a decisão de liberar o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) para as vítimas do rompimento da barragem de Brumadinho (MG).

O assunto está sendo analisado pela Casa Civil e pelos ministérios do Desenvolvimento Regional e da Cidadania. A decisão de liberar o saque foi anunciada três dias após o rompimento da barragem de rejeitos de minérios da empresa Vale na cidade mineira.

Nesta segunda-feira (11), após reunião com o ministro do Desenvolvimento Regional, Gustavo Canuto, o ministro Onyx Lonrenzoni, da Casa Civil, afirmou que o uso do FGTS neste caso não é justo para o trabalhador.

"Tem um aspecto muito importante. O FGTS é um recurso da pessoa, que ao longo da sua vida vai acumulando. Não é justo que um terceiro dê causa e a pessoa tenha que arcar com seu próprio recurso", disse o ministro após o encontro.

Para o ministro, o prejuízo deve ser arcado pela empresa Vale, responsável pela barragem. "A própria AGU [Advocacia-Geral da União] vai ter que entrar nessa circunstância, porque vai ter que ser cobrado da Vale", afirmou.

De acordo com a Caixa, seriam liberados até R$ 6.220 a cada morador da área atingida que tenha saldo no FGTS. Uma lei sancionada em 2004 permite o saque em casos de necessidade pessoal, cuja urgência e gravidade decorra de desastre natural.

Segundo o ministro do Desenvolvimento Regional, Gustavo Canuto, "o dinheiro do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço não deve ser utilizado para esse fim justamente por ser um recurso do próprio trabalhador".

Até este domingo (10), 17° dia de buscas por vítimas do rompimento da barragem, 165 mortes foram confirmadas e 160 pessoas seguem desaparecidas.

Na manhã desta segunda-feira (11) o ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, terá uma série de reuniões para discutir providências para a cidade de Brumadinho e as vítimas da barragem.

Estão previstos encontros com os ministros Tarcísio Gomes de Freitas (Infraestrutura) e Tereza Cristina (Agricultura).

Fonte: G1
Leia Mais ››

Piloto de helicóptero morto em acidente com Boechat era dono da empresa proprietária da aeronave

Ronaldo Quattrucci, o piloto morto no acidente que matou o jornalista Ricardo Boechat na tarde desta segunda-feira (11), era dono da empresa proprietária do helicóptero, a RQ Serviços Aéreos Especializados Ltda. Ronaldo tinha 56 anos e deixa dois filhos.

O piloto Ronaldo Quattrucci morreu no acidente que também matou o jornalista Ricardo Boechat — Foto: Reprodução/Redes sociais
O piloto Ronaldo Quattrucci morreu no acidente que também matou o jornalista Ricardo Boechat — Foto: Reprodução/Redes sociais

Segundo a Associação Brasileira de Pilotos de Helicóptero (Abraphe), Quattrucci "seguiu à risca as doutrinas de segurança até o último momento, na tentativa de preservar a vida da tripulação a bordo do helicóptero".

"Importante destacar, ainda, a experiência de quase duas décadas do comandante, as licenças regulares, bem como as características e potencial da aeronave que comandava", diz a nota.

Ronaldo Quattrucci, piloto morto em acidente com Boechat — Foto: Reprodução/Facebook
Ronaldo Quattrucci, piloto morto em acidente com Boechat — Foto: Reprodução/Facebook

O helicóptero saiu de Campinas, no interior do estado, onde Boechat participou nesta manhã de um evento, e seguia em direção à sede do Grupo Bandeirantes, no Morumbi, Zona Sul . A queda ocorreu na rodovia Anhanguera, junto ao Rodoanel: a aeronave bateu na parte dianteira de um caminhão que transitava pela via.

Segundo a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), a aeronave, um Bell Helicopter prefixo PT-HPG, estava em situação regular, mas a empresa não tinha autorização para fazer táxi aéreo.

"De acordo com o Registro Aeronáutico Brasileiro (RAB), a aeronave estava com o Certificado de Aeronavegabilidade válido, bem como a Inspeção Anual de Manutenção, ou seja, em situação regular", diz nota da Anac.

Segundo o site da RQ Serviços Aéreos , a aeronave tem um alcance de 500 km e velocidade de 170 km por hora. A frota da empresa ainda tem mais duas aeronaves, um Robinson R44 e um R22.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Ricardo Boechat, jornalista, morre aos 66 anos em queda de helicóptero em SP

O jornalista, apresentador e radialista Ricardo Eugênio Boechat morreu no início da tarde desta segunda-feira (11), aos 66 anos, em São Paulo.

Ricardo Boechat, em foto de março de 2006 — Foto: José Patrício/Estadão Conteúdo/Arquivo
Ricardo Boechat, em foto de março de 2006 — Foto: José Patrício/Estadão Conteúdo/Arquivo

Ele estava em um helicóptero que caiu na Rodovia Anhanguera e bateu na parte dianteira de um caminhão que transitava pela via. O piloto Ronaldo Quattrucci também morreu no acidente.

Boechat era apresentador do Jornal da Band e da rádio BandNews FM e colunista da revista "IstoÉ".

Ao longo de 49 anos de carreira, que iniciou no começo da década de 1970, escreveu em jornais como "Diário de Notícias", onde começou, "O Globo", "Jornal do Brasil", "O Estado de S. Paulo" e "O Dia".

De 1990 a 2001, fez parte da equipe do "Bom Dia Brasil", na TV Globo, com uma coluna diária marcada pelo humor ácido e pela irreverência. Na emissora, também esteve no "Jornal da Globo". Foi ainda diretor de jornalismo da Band e teve passagem pelo SBT.

O jornalista deixa a mulher, Veruska, e seis filhos.

O corpo de Boechat será velado a partir das 22h no Museu da Imagem e do Som (MIS), no Jardim Europa, em São Paulo.

A morte do jornalista causou comoção entre políticos, personalidades e jornalistas.

Na manhã desta segunda, Boechat deu uma palestra a representantes da indústria farmacêutica em Campinas, no interior do estado. Ele retornava a São Paulo, por volta das 12h, e deveria pousar no heliponto da Band, no Morumbi, Zona Sul da capital paulista.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Horário de verão termina neste fim de semana em 10 estados e no DF

O horário de verão de 2018, que começou no dia 4 de novembro, termina neste domingo (17). Ao término do horário de verão, os moradores de 10 estados e do Distrito Federal devem atrasar o relógio em uma hora.

Horário de verão 2018 — Foto: G1
Horário de verão 2018 — Foto: G1

O ajuste vale para as regiões Sudeste, Sul e Centro-Oeste (São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal).

Começo mais tarde e confusão com celulares

Celulares da TIM mudam para o horário de verão e causam confusão — Foto: Paulo Piza/G1
Celulares da TIM mudam para o horário de verão e causam confusão — Foto: Paulo Piza/G1

Este ano, o horário de verão foi encurtado - começou mais tarde. Antes, ele se iniciava no terceiro domingo de outubro. Em dezembro de 2017, o presidente Michel Temer assinou decreto que encurtou a duração do horário de verão, atendendo a pedido do Tribunal Superior Eleitoral, para que o início do horário de verão não ocorresse entre o primeiro e o segundo turno da eleição.

O Palácio do Planalto chegou a informar em 2018 que, a pedido do Ministério da Educação, a entrada em vigor do horário seria adiada para dia 18 de novembro, a fim de não prejudicar provas do Enem, mas acabou decidindo manter a data de 4 de novembro.

As mudanças na data de início do horário de verão chegaram a causar confusão. No dia 15 de outubro, usuários de telefone celular reclamaram da mudança automática do horário em seus aparelhos para o horário de verão.

No Twitter, muitos consumidores reclamaram ter perdido uma hora de sono em pleno retorno de feriado e cobraram explicações da TIM.

Na semana seguinte, mais clientes de operadoras de celular passaram pela mesma situação, em que os relógios de seus aparelhos foram adiantados de forma automática para o horário de verão. Em São Paulo, alguns relógios de rua também foram adiantados.

Fim do horário de verão
O fim do horário de verão chegou a ser analisado pelo governo Temer, em 2017.

Um estudo do Ministério de Minas Energia apontou queda na efetividade da iniciativa, já que o perfil do consumo de eletricidade não estava mais ligado diretamente ao horário, mas sim à temperatura. Os picos de consumo foram registrados nas horas mais quentes do dia.

O Horário Brasileiro de Verão foi instituído pelo então presidente Getúlio Vargas, pela primeira vez, entre 3 de outubro de 1931 até 31 de março de 1932. Sua adoção foi posteriormente revogada em 1933, tendo sido sucedida por períodos de alternância entre sua aplicação ou não, e também por alterações entre os Estados e as regiões que o adotaram ao longo do tempo.

De acordo com o decreto nº 6.558, de 08 de setembro de 2008, modificado pelo decreto nº 9.242, de 15 de dezembro de 2017, a hora de verão fica instituída no Brasil da seguinte forma:

“Fica instituída a hora de verão, a partir de zero do primeiro domingo do mês de novembro de cada ano, até zero hora do terceiro domingo do mês de fevereiro do ano subsequente, em parte do território nacional, adiantada em sessenta minutos em relação à hora legal. No ano em que houver coincidência entre o domingo previsto para o término da hora de verão e o domingo de carnaval, o encerramento da hora de verão dar-se-á no domingo seguinte. A hora de verão vigorará nos Estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e no Distrito Federal”.

O horário de verão também é adotado em países como Canadá, Austrália, Groelândia, México, Nova Zelândia, Chile, Paraguai e Uruguai. Por outro lado, Rússia, China e Japão, por exemplo, não implementam esta medida.

Fonte: G1
Leia Mais ››