domingo, setembro 17, 2017

Sítio Jerusalém volta a ser palco de encontro das Famílias Pinheiro, Maia e Martins


Um encontro que já virou tradição, mas cada ano com sua especialidade, são novos sentimentos, novas histórias e até saudades daqueles que aqui estiveram e não mais poderão estar, assim formamos a Grande Família Pinheiro, Maia e Martins.



O Sítio Jerusalém voltou a ser o palco desse grande encontro, o Sr. Janeto, conhecido carinhosamente por seus familiares por Maninho, é o anfitrião do encontro, que com sua alegria, seu entusiasmo e carisma faz de tudo para que o encontre de famílias aconteça.

Problemas de famílias? Quem não os têm? Mas, aqui os problemas ficam de lado e a alegria é o principal ingrediente desta festa.

Para o ano de 2017 tivemos muitas novidades e também perdas; onde por mais que pensávamos que o time estivesse desfalcado, tivemos a oportunidade de reencontrar famílias que jamais imaginaríamos conhecer, assim foi o caso da Marilda, paranaense, hoje residente em São Paulo, há 42 anos, filha de Irene Pinheiro, visitou nossa querida Itaú; sem muitas lembranças do nosso pequeno município, sentiu a carência de reencontrar seus familiares por parte de mãe.

Arlindo, Neiza, Júnior e Marilda


Graças às redes sociais isso foi possível, Marilda hoje casada, mãe e com uma alegria invejável, sem falar na pessoa emotiva, pois a mesma não precisa de muitos motivos para se reverter em lágrimas.

Mantendo contato pela rede social Whatsapp passou a conhecer parte dos integrantes da família, até que tomou a decisão de conhecer todos pessoalmente, assim o fez, o que a Marilda não imagina seria as fortes emoções que iria encontrar no Rio Grande do Norte, mesmo tudo parecendo mágico, o desespero em um determinado momento da viagem foi inevitável, mas tudo passou e veio com uma grande recompensa, o reencontro, o imaginável, poder conhecer suas origens e sua história fazendo o mais belo resgate de vida e conhecer lugares que sempre a levarão com ela. Assim é um pouco da história da Marilda que participou conosco pela primeira vez do “Grande Encontro de Famílias”.

A experiência da primeira festa não foi só de Marilda, O Júnior filho de Rita Pinheiro, morador do Sítio Estreito municio de Pendências também pode compartilhar esse momento em família, O Evando com toda sua família, residente em Umarizal, e tantos outros que através da rede social podemos nos conhecer, selamos assim o encontro das Famílias Pinheiro, Martins, Maia, Gurgel, Bessa, entre outras.

Registramos com carinho a memória de Edvar, que partiu para Deus; não fazendo parte da festa deixou a saudade e as lembranças de sua alegria sempre que participava da festa em família.

Podemos traduzir tudo isso em um sentimento de união em meio as suas diversidades, o encontro em família trás paz de espírito e o sentido de quão é importante se ter uma família, seja ela grande ou pequena, mas que possam amar e compartilhar das alegrias e tristezas.



Nossa gratidão ao Dr. Janeto Pinheiro que disponibiliza o ambiente para esse momento ímpar na vida de cada um cada de nós, onde as vezes passa despercebido o verdadeiro sentido do encontro, no entanto, com o passar do tempo cada lembrança registrada na nossa memória nos remeterá a um passado que nos dirá: “Como são belos e importantes compartilhar esses momentos em família”.

Não podemos falar aqui um pouco da história de todos, mas quero deixar a minha gratidão em fazer parte desta família e que 2018 seja especial, com seu toque, assim como cada novo ano tem o seu. Obrigado a Todos...





Arlindo Maia da Redação do Cidade News.
Leia Mais ››

Agricultor é morto quando seguia de moto pela RN-072, acompanhado de esposa e filho

Um agricultor foi morto na noite desta sexta-feira(15) no município de Lucrécia/RN. De acordo com informações José Édipo de Medeiros, com 29 anos, foi assassinado na rodovia estadual na altura do Sítio Cachoerinha, trecho que liga Lucrécia a Frutuoso Gomes/RN.
Pepê como era mais conhecido a vítima voltava de uma partida de futebol juntamente com a esposa e um filho de apenas 5 anos de idade de moto quando foi alvejado por um disparo de arma de fogo, calibre 12, no rosto, efetuado por um elemento que estava na garupa em outra motocicleta . O crime ocorreu por volta das 19h30.
Pepê era morador de Frutuoso Gomes e a Polícia desconhece a motivação do crime, diligencias foram realizadas na região e ninguém foi preso.
Uma equipe do ITEP-RN compareceu ao local e após exames de praxe fez a remoção do corpo para sede órgão para exames de necropsia.
O caso será investigado pela Polícia civil de Patu/RN.

Fonte: Nosso Paraná RN
Leia Mais ››

ROTA prende líder de rebelião que destruiu penitenciária de Alcaçuz

Mesmo sendo um dos 'cabeças' dos assassinatos dentro do presídio, o suspeito tinha saído em liberdade provisória e vindo para São Paulo. Ele ficou apavorado ao cruzar com a guarnição.

A Penitenciária Estadual de Alcaçuz virou notícia nacional por ter sido palco de um dos maiores massacres de presos no ano. Integrantes de duas quadrilhas rivais entraram em confronto e causaram mais de 25 mortes. Nesta sexta-feira (15), O batalhão de elite da Polícia Militar de São Paulo, ROTA (Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar) prendeu um dos líderes desse motim.

Os policiais faziam um patrulhamento de rotina pela Rodovia Ayrton Senna, na cidade de Guarulhos, quando suspeitaram da atitude de dois homens que trafegavam dentro de um táxi no sentido São Paulo. “Foi uma abordagem de rotina, podia não dar em nada, mas não foi bem assim. Quando eles avistaram a viatura pelo retrovisor logo ficaram assustados e isso levantou uma forte suspeita dos PMs que fez com que a gente fosse atrás. Como nós estávamos em uma região movimentada não tiveram nem a chance de fugir”, disse o Tenente Mendonça, que atendeu a ocorrência ao lado do Sargento Taylor, do Cabo J. Augusto, do Cabo Marco Antônio e do Soldado Ivo.

De acordo com o Tenente, durante a revista pessoal nada de ilícito foi encontrado com os dois homens. Porém, foi durante as buscas no veículo que a história começou a mudar de figura. “Com os dois suspeitos não tinha nada, mas foi só abrir o porta malas do carro que acabamos encontrando 5 quilos de maconha. A droga não estava escondida e eles se entregaram de cara”, continua o Tenente.
“Quando encontramos a droga, os dois suspeitos assumiram que sempre faziam o tráfico desse maneira e que estavam levando a carga para Paraisópolis. Mas um desses indivíduos acabou revelando que era um do líderes e responsáveis pela rebelião na penitenciária de Alcaçuz e procurado da justiça”, afirmou o Tenente Mendonça.

De acordo com o policial, mesmo sendo um dos “cabeças” dos assassinatos que aconteceram dentro do presídio, o suspeito tinha saído em liberdade provisória e vindo para São Paulo. Porém, o homem tinha um pedido de prisão preventiva por tráfico de drogas e era procurado no Rio Grande do Norte.


Fonte: Agora RN
Leia Mais ››

Santa Cruz registra o 8º homicídio de 2017


Um ex-presidiário identificado como Rafael Rodrigues Barbosa, 24 anos, vulgo Rafinha foi assassinado a tiros em um loteamento localizado no bairro Paraíso em Santa Cruz.
Populares informaram ao blog o paralelo ter ouvido disparos de arma de fogo durante a noite e quando amanheceu o dia o corpo foi encontrado crivado de balas.
O ITEP foi acionado juntamente com a Polícia Civil que já deu início as investigações para tentar prender o assassino ou assassinos. Qualquer informação que ajude a elucidar o crime pode ser repassada para 190 ou 181.

Fonte: O Paralelo
Leia Mais ››

Casal foi executado na zona rural de EquadorRN

Na tarde desta Sexta-Feira (15) dois corpos foram encontrados no Sítio Pau dos Ferros, zona rural do município de Equador.
Os mesmos estavam amarrados e em estado de decomposição.
A Polícia Militar foi acionada fez o isolamento do local, mas até o momento não foi possível a identificação das vítimas.
O ITEP também foi acionado para fazer a remoção dos corpos. A Polícia Civil irá investigar o caso.

Fonte: Marcos Silva
Leia Mais ››

Crime de homicídio foi registrado na comunidade de Arenosa em Carnaubais

Na noite desta sexta-feira (15) a pacata comunidade de Arenosa foi palco de um crime de execução, sendo a vítima conhecido como Ronivon Ferreira, alvejado por dois disparos de arma de grosso calibre. Ronivon já havia sofrido atentado.
Segundo informações do Sargento Jonas Lourenço, o mesmo estava sentado no alpendre da casa quando se aproximaram homens atirando sem chance de defesa. Ronivon já Caiu sem vida.
Os criminosos fugiram em seguida em um carro de cor branca com destino ao Assú. O corpo foi removido pelos peritos do ITEP.

Fonte: Toni Martins
Leia Mais ››

Crime de homicídio é registrado em Apodi-RN

Por volta das 03:00 da madrugada deste Domingo dia 17/09, a Central de Operações da Policia Militar (COPOM), recebeu a informação de uma briga entre duas pessoas na Baixa do CAIC e que uma delas estaria ferida por cutiladas de faca.

De imediato uma viatura da Rádio Patrulha foi até o local e constatou a veracidade da informação; A vítima que era ex presidiário, identificado como Francisco Fabiano de Oliveira, mais conhecido como "Biano"de 32 anos de idade, natural de Apodi estava caída ao chão com várias cutiladas de faca pelo corpo, que segundo populares que presenciaram o crime, desferida pela pessoa de Juninho Mendengue, conhecido também pela alcunha de Queijinho, o qual fugiu após a ação criminosa.

Biano como apresentava sinais vitais, foi socorrido pelo SAMU ao hospital de Apodi, mas morreu ao dar entrada naquela unidade. Viaturas da Policia Militar realizaram buscas por toda a área, na tentativa de prender o acusado, mas infelizmente não obtiveram êxito.

O crime será investigado pelo delegado Renato Oliveira, titular da delegacia de policia civil de Apodi.

Fonte: Sentinelas do Apodi
Leia Mais ››

Polícia Militar de Apodi prende mais dois e apreende arma de fogo em continuidade a operação realizada nesta Quinta feira.


Polícias da 2ª Companhia de Polícia Militar de Apodi, do 2ºBPM sob o comando do capitão Júlio César, prenderam na tarde desta quinta-feira (14), um jovem suspeito de ter cometido vários crimes na região Oeste do Rio Grande do Norte, entre eles, assaltos e homicídios. Além dele, a polícia prendeu outro que estava com uma arma de fogo e objetos roubados. 

O novo comandante da Polícia Militar de Apodi, Cap. Júlio César, está realizando diversas operações em busca de criminosos, hoje pela manhã dois elementos foram presos e um menor apreendido por participarem de vários roubos de motos na cidade de Apodi. 

Hoje à tarde, a operação continuou sob o comando do Cap. Júlio César juntamente com os policiais Sgt. Xavier, Sgt. Ivanildo, Cb. Tulio, Cb. J. Maia e Cb. George. Na ação. Os PMs prenderam a pessoa de Igor Vinícius de Lima Neris, mais conhecido como “Bigulão”, que é suspeito de cometer vários crimes na região, entre eles, homicídios e assaltos. 

De acordo com o Cap. Júlio César, Igor Vinícius foi pego no momento em que marcava encontro com um dos acusados para negociar uma Pop roubada, o objetivo era trocar por uma arma de fogo, na ocasião, foi preso a pessoa de Danilo Freitas de Morais, mais conhecido como “Danilo Negão”. Ele estava com a arma usada no assalto e um dos celulares das vítimas, já o outro celular e o relógio foram pegos com “Bigulão”. 

Os presos e o material apreendidos foram encaminhados para a sede da Delegacia de Polícia Civil de Apodi, que tem como delegado titular, Dr. Renato Oliveira. Na oportunidade, foram feitos os procedimentos cabíveis e provavelmente serão levado para unidade prisional, onde aguardará as decisões judiciais. 

Fonte: Icém Caraúbas
Leia Mais ››

Mulher é presa ao tentar entrar com droga na Cadeia Pública de Caraúbas, RN

Uma mulher de 30 anos foi presa na manhã desta sexta-feira (15) ao tentar entrar com droga no Centro de Detenção Provisória (CDP) "Manoel Alves Pessoa Neto, em Caraúbas. O flagrante foi feito por agentes que estavam de plantão.

Segundo o diretor, Sérgio Ildefonso Gomes, a mulher identificada como Francisca dos Santos Condado, de 30 anos, natural de Natal e residente na Rua José Severino da Silva, no Manoel Deodato, em Pau dos Ferros, faria uma visita ao preso Emerson de Lima Lopes, que está na Cadeia Pública de Caraúbas.

Francisca dos Santos foi detida em flagrante durante o procedimento de revista para visita, tentando entrar com maconha dentro da vagina. A equipe dos agendes foi acionada e foi confirmado através de raio X.

O diretor, Sérgio Ildefonso Gomes informou que a mulher estava com cerca de 100 gramas da droga. Ele ainda disse que ela deverá ser levada para a Delegacia de Polícia Civil de Caraúbas, para a realização dos procedimentos cabíveis.

Fonte: Icém Caraúbas
Leia Mais ››

Veículo roubado em Mossoró é localizado pela PM em Serra do Mel

Policiais do pilotão da PM de Serra do Mel na região Oeste Potiguar, localizaram e recuperaram neste sábado 16 de setembro um veículo Ford Ranger de cor prata e placas MZL-8760 com queixa de roubo. 

O carro, segundo o Sub-tenente Alcir, comandante do destacamento militar daquela cidade, estava abandonado em via pública. Os registros da Polícia Militar,apontam que o veículo havia sido roubado no dia 17 de julho deste ano na cidade Mossoró. 

O carro foi apresentado na Delegacia da Polícia Civil de Plantão em Mossoró onde serão realizados os procedimentos cabíveis.


Fonte: Fim da Linha
Leia Mais ››

Foragido da justiça cearense é capturado pela PM em Grossos no RN


Um foragido da justiça da comarca de Aracati no estado do Ceará, foi capturado na manhã deste sábado 16 de setembro, pelo pilotão da PM na cidade de Grossos no Oeste do Rio Grande do Norte. 


A equipe comandada pelo sargento Moura, recebeu informações sobre o paradeiro do foragido e durante uma abordagem conseguiu prendê-lo. 

Carlos Leandro da Silva, com 32 anos de idade,teve sua prisão preventiva decretada pelo juiz Sérgio Augusto Furtado Neto Viana, no dia 8 de março deste ano e até então não havia sido localizado pela polícia. 

O foragido é acusado do crime de furto qualificado, na cidade de Aracatí e estava homiziado na cidade de Grossos no RN. 

Após ser capturado, o foragido foi encaminhado à Delegacia de Polícia Civil de Areia Branca, onde está a disposição da justiça cearense.

Fonte: Fim da Linha
Leia Mais ››

Homens invadem prédio e levam computador de secretaria alvo de investigação em Caicó, RN

Dupla em moto leva computador roubado de secretaria de Caicó, RN (Foto: Divulgação/ Prefeitura de Caicó)A Prefeitura de Caicó, na região Seridó potiguar, vai notificar oficialmente o Ministério Público nesta segunda-feira (18) a respeito de um arrombamento que aconteceu na Secretaria de Infraestrutura do município. A gestão suspeita que o roubo teve a finalidade de 'queimar' documentos que estavam no único computador levado pelos criminosos. A pasta é alvo de uma operação deflagrada pelo MP em agosto.
O caso aconteceu por volta das 03h20 deste sábado (18), no centro da cidade. Os criminosos entraram pelo teto e, apesar de terem acesso a vários equipamentos e bens da secretaria, levaram apenas o computador onde eram arquivados documentos como ordens de compras, memorandos e ofícios da pasta.
Uma câmera de segurança da Câmara Municipal de Caicó, cujas instalações ficam em frente ao prédio da secretaria, flagraram apenas o momento em que dois homens chegaram ao local e sairam rapidamente com o computador. A suspeita é que outra pessoa entrou pelo teto e já estava dentro do prédio, tento apenas entregado o equipamento à dupla.
"Achamos estranho. Comunicamos o fato à Polícia Civil e vamos comunicar ao MP. Depois, Aguardar a apuração", declarou o prefeito Robson de Araújo ao G1.
O chefe de gabinete do prefeito, Eduardo Dantas, considerou que há suspeitas de 'destruição de provas'. Ele lembrou que o computador é usado há muitos anos pela gestão municipal e que no último mês a pasta foi centro de uma investigação. "Recentemente teve uma operação para apurar desvios em contratos de iluminação, que é justamente responsabilidade da secretaria", destacou.
A prefeitura não teria cópia da maior parte dos documentos salvos no computador.
A Operação Blackout, deflagrada em agosto, investiga suposta fraude em contratos de iluminação pública, que teria desviado mais de R$ 1,1 milhão. Entre os investigados, há representantes da gestão anterior e da atual.
As apurações em Caicó são um desmembramento da Operação Cidade Luz, que teria desviado mais de R$ 22 milhões, também em contratos de iluminação pública, na capital potiguar.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Governo entrega armas e munições para as forças de segurança do RN

Entrega de armas, munições e equipamentos de segurança aconteceu nesta sexta (15) (Foto: Assecom/Governo do RN)O Governo do Rio Grande do Norte entregou nesta sexta (15) 173 armas, munições e equipamentos de segurança para as Polícias Militar e Civil e para o Corpo de Bombeiros. O investimento foi possível através de uma parceria com a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp).
“É mais uma conquista para a Segurança Pública do Rio Grande do Norte diante de uma série de ações que temos feito, como diversas prisões de quadrilhas nos últimos dias. Nosso governo não vai recuar no combate ao crime”, afirmou o governador Robinson Faria.
A secretária Sheila Freitas também destacou a importância da chegada de novos equipamentos para as forças de segurança. “Nossos policiais agora têm mais armas e equipamentos para o enfrentamento ao crime organizado, para realizar um trabalho ainda mais eficaz”.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Em Natal, shopping Via Direta é excluído de leilão do TRT

Shopping Via Direta, em Natal, foi excluído do leilão (Foto: Lucas Cortêz/G1)O Shopping Via Direta, que seria leiloado por causa de dívidas trabalhistas, foi excluído do leilão do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) após os proprietários do imóvel firmarem um acordo para o pagamento dos débitos. O TRT não revelou o valor da dívida dos proprietários do shopping Via Direta e nem os termos do acordo.
Ao todo, são mais de 15 milhões em bens moveis e imóveis, ente carros, motos, equipamentos, casa, apartamentos e terrenos que irão a leilão nos dias 18 e 19 de setembro.
O lote de maior valor é um terreno localizado no Jardim Planalto, Parnamirim, avaliado em R$ 4,6 milhões. Um apartamento no condomínio Porto Brasil (Edifício Vila Real), em Pirangi, avaliado em R$ 500 mil, também será leiloado. O leilão será presidido pelo juiz do trabalho Cacio Oliveira Manoel.
Há, ainda, veículos semi-novos, como um Chevolet/Cobalto (2012/2013), avaliado em R$ 33,8 mil ou um Fiat Pálio Fire (2009/2010), com lance inicial de R$ 16 mil.
O leilão faz parte da Semana Nacional de Execução Trabalhista e começa às 9h, no Hotel Holiday Inn (Avenida Senador Salgado Filho, 1906 - Lagoa Nova).
Inicialmente, 139 lotes estavam disponíveis para lances. No entanto, cerca de 40 devedores já pagaram os débitos ou fizeram acordo para a quitação, retirando seus bens do leilão.
Os lances podem ser feitos presencialmente, no local do leilão, ou online, com a inscrição feita no site. O pagamento dos imóveis e veículos pode ser em até 30 vezes, com sinal de R$ 30% e parcelas mínimas de R$ 500,00.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Usina Solar Assú V recebe certificação da ONU pela redução de emissões de carbono

Localizada no município de Assú, a Usina Solar Assú V é a primeira de cinco centrais de geração de energia solar previstas na região.

A Usina Solar Assú V, localizada no município do Oeste Potiguar, teve seu programa de atividades aprovado pela Organização das Nações Unidas (ONU), permitindo ingresso no Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL) da entidade. O reconhecimento ao esforço pela descarbonização é uma importante conquista no âmbito da sustentabilidade.

Agora, a usina vai gerar Créditos de Carbono ao evitar a emissão de mais de 45 toneladas de CO2 (dióxido de carbono) por ano, contados a partir de 1º de janeiro de 2018 e válidos ao longo de 7 anos. O CO2 está entre os principais gases responsáveis pelo efeito estufa no planeta terra.

“O registro do projeto Solar Assú V do Programa de Atividades da ENGIE confirma não somente a estratégia da empresa em desenvolver projetos de energia sustentável em prol da descarbonização, mas também que fomos bem-sucedidos na definição e na escolha da nossa estratégia no âmbito do Mecanismo de Desenvolvimento Limpo e no ganho de eficiência de todo o processo”, comemora o gerente sênior de Mercados de Carbono da ENGIE, empresa responsável pela Usina Assú V, Philipp Hauser.

Com a geração de Crédito de Carbono a partir de 1º de janeiro de 2018 e seguindo até 31 de dezembro de 2024, a Usina Assú V deve evitar a emissão de mais de 320 mil toneladas de CO2 eq..

“A ENGIE está atenta às alterações que vêm ocorrendo no mundo da energia e vem tomando diversas iniciativas para estar à frente dessas mudanças e se antecipar a elas. Uma das estratégias adotadas pelo Grupo, globalmente, foi a descabornização, ou seja, focar em atividades de baixa emissão de carbono, com geração de energia limpa e renovável de fontes hídrica, eólica, biomassa e solar”, ressalta o diretor-presidente da ENGIE, Eduardo Sattamini.

Localizada no município de Assú, no km 99 à margem da rodovia BR-304, região Oeste potiguar, a Usina Solar Assú V é a primeira de cinco centrais de geração de energia solar da ENGIE previstas na região. Com investimento da ordem de R$ 220 milhões, o empreendimento terá capacidade instalada de 30 MW, cuja previsão de conclusão é para dezembro deste ano.

Crédito de carbono

Crédito de carbono ou Redução Certificada de Emissões (RCE) são certificados emitidos quando ocorre a redução de emissão de Gases do Efeito Estufa (GEE). Por convenção, uma tonelada (CO2 eq.) corresponde a um crédito de carbono.

A partir dos anos 2000, entrou em cena um mercado voltado para a criação de projetos de redução da emissão dos gases de  efeito estufa, os quais aceleram o processo de aquecimento global, tratando-se exatamente do mercado de crédito de carbono.

Foi a partir do Protocolo de Quioto, acordo internacional que estabeleceu que os países desenvolvidos deveriam reduzir em média 5%, entre 2008 e 2012, suas emissões de GEE, em relação aos níveis medidos em 1990.

Para isso, o Protocolo de Quioto criou o Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL), que prevê a redução certificada das emissões. Uma vez conquistada essa certificação, quem promove a redução da emissão de gases poluentes tem direito a créditos de carbono e pode comercializá-los com os países que têm metas a cumprir.

Em resumo, um crédito de carbono significa a representação de uma tonelada de carbono que deixou de ser emitida para atmosfera, contribuindo para a redução do efeito estufa e, consequentemente, do aquecimento.

Sobre a ENGIE Brasil

No Brasil, a ENGIE é a maior produtora privada de energia elétrica no país, operando uma capacidade instalada de 10.212 MW em 28 usinas em todo o Brasil, o que representa cerca de 6% da capacidade do país. O Grupo possui 90%de sua capacidade instalada no país proveniente de fontes limpas, renováveis e com baixas emissões de gases de efeito estufa, posição que tem sido reforçada pela construção de novas eólicas no nordeste do país e por uma das maiores hidrelétricas do País, Jirau (3.750 MW), localizada no rio Madeira e que foi inaugurada em dezembro de 2016.

O Grupo também atua na área geração solar distribuída e oferece serviços relacionados à energia, engenharia e integração de sistemas, atuando no desenvolvimento de sistemas de telecomunicação e segurança, iluminação pública e mobilidade urbana para cidades inteligentes, infraestruturas e a indústria de óleo e gás.
Contando com 3.000 colaboradores, a ENGIE teve no país em 2015 um faturamento de R$ 7 bilhões.

Sobre a ENGIE no mundo

A ENGIE desenvolve suas atividades (eletricidade, gás natural e serviços) em torno de um modelo baseado em crescimento sustentável a fim de enfrentar os grandes desafios da transição energética para uma economia de baixo carbono: acesso à energia renovável, atenuação e adaptação às mudanças climáticas, segurança de abastecimento e uso racional dos recursos naturais.

O Grupo fornece soluções altamente eficientes e inovadoras para pessoas, cidades e empresas através de fontes diversificadas de fornecimento de gás, produção de eletricidade flexível e com baixa emissão de CO2 e conhecimento técnico em quatro setores-chave: energias renováveis, eficiência energética, gás natural liquefeito e tecnologias digitais.

A ENGIE possui 154.950 funcionários em todo o mundo e obteve receitas de € 69,9 bilhões em 2015. Cotado nas bolsas de Bruxelas, Luxemburgo e Paris, o Grupo está representado nos principais índices internacionais: CAC 40, BEL 20, DJ Euro Stoxx 50, Euronext 100, FTSE Eurotop 100, MSCI Europe, DJSI World, DJSI Europe e Euronext Vigeo (Eurozone 120, Europe 120 e France 20).

Fonte: O Mossoroense
Leia Mais ››

Chega ao fim mandato de 4 anos de Janot à frente da Procuradoria Geral da República

O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, em 12 de setembro, durante o lançamento da campanha Após quatro anos, chega ao fim neste domingo (17) o mandato de Rodrigo Janot à frente da Procuradoria Geral da República (PGR). Nesta segunda-feira (18), toma posse no cargo Raquel Dodge.
A gestão de Janot no comando do Ministério Público Federal foi marcada pela maior investigação já realizada pelo órgão contra a corrupção.
Sob a condução de Janot e uma equipe de 10 investigadores, a Operação Lava Jato levou à abertura de 137 investigações atualmente em andamento no Supremo Tribunal Federal (STF), cujos alvos são:
1 presidente (Michel Temer);
4 ex-presidentes;
93 parlamentares (63 deputados federais e 30 senadores);
6 ministros do governo Temer;
2 ministros do Tribunal de Contas da União (TCU).
Também são investigadas no Supremo mais de uma centena de pessoas sem o chamado foro privilegiado – como lobistas, doleiros, ex-diretores de estatais e políticos sem mandato envolvidos com as autoridades suspeitas.
Outras dezenas de pessoas, inicialmente investigadas no STF, tiveram os casos remetidos para instâncias inferiores após perda do foro privilegiado.
Fora a Lava Jato (relacionada a desvios de recursos de Petrobras, Eletrobras, Caixa e fundos de pensão, principalmente), o Ministério Público também investigou, sob o comando de Janot, outros esquemas de corrupção.
Destacam-se, por exemplo, as operações Zelotes (sobre compra de decisões no Conselho Administrativo de Recursos Fiscais da Receita Federal – Carf –, venda de medidas provisórias e compra de caças suecos) e a Ararath (que desvendou a existência de bancos clandestinos destinados à lavagem de dinheiro em Mato Grosso).
Foi no período Janot que se intensificou no Brasil o uso do que é hoje considerada a principal arma de investigação dos chamados "crimes do colarinho branco": a delação premiada.

Só na Lava Jato, o procurador-geral conseguiu validar 159 acordos, dos quais os mais extensos são os negociados com executivos das empresas Odebrecht e da JBS.
A cooperação internacional na operação alcançou 48 países com a repatriação de R$ 79 milhões em dinheiro sujo desviado para o exterior.

Êxitos
Desde o início das investigações, Janot também obteve vitórias no Supremo que lhe possibilitaram aprofundar o trabalho de combate ao crime. Uma das primeiras foi a confirmação, em maio de 2015, pelo plenário do Supremo, do poder do Ministério Público para conduzir investigações.
Embora, na prática, procuradores já apurassem crimes, várias instâncias judiciais anulavam provas por entenderem que só a polícia podia tocar os inquéritos.
Janot também saiu vitorioso no julgamento que validou, em agosto de 2015, a delação premiada do doleiro Alberto Youssef, um dos primeiros a citar políticos no escândalo da Petrobras. Na decisão, o STF rejeitou o argumento de que personalidade "desajustada" do delator coloca em risco a validade do acordo.
Em outubro do mesmo ano, pela primeira vez na história, a PGR conseguiu extraditar um foragido com dupla cidadania. Condenado em 2012 no mensalão, o ex-diretor do Banco do Brasil Henrique Pizzolato fugiu para a Itália em novembro de 2013 para escapar da prisão decretada pelo STF.

O processo de transferência ao Brasil durou quase dois anos, após várias reviravoltas na Justiça italiana.
Outro fato inédito na história recente do país foi a prisão de um parlamentar durante o mandato. Em novembro de 2015, o STF aceitou o pedido de Janot para levar à cadeia o então senador e líder do governo Delcídio do Amaral. Ele foi gravado em conversa tentando evitar a delação premiada do ex-diretor da Petrobras Nestor Cerveró.
Em 2016, Janot também teve êxito na defesa da possibilidade de decretar a prisão de alguém após condenação pela segunda instância. Desde 2009, o STF só admitia a prisão após esgotados todos os recursos possíveis nas quatro instâncias existentes. A virada no entendimento, disse Janot, foi um "passo decisivo contra a impunidade no Brasil".

Imagem mostra o procurador-geral da República, Rodrigo Janot (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)
Imagem mostra o procurador-geral da República, Rodrigo Janot (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Críticas
O maior deslize de Janot, apontado por seus críticos, ocorreu no último mês dele no cargo. A delação da J&F, assinada em maio de 2016 pelos executivos da empresa com o grupo de trabalho da Lava Jato na PGR, passou a ter considerado seu fim incerto na Justiça.
Embora a iniciativa de revisar o acordo tenha partido do próprio procurador-geral, pela suspeita de omissão de crimes pelos executivos da empresa, a colaboração virou objeto de desconfiança maior pela suposta participação do ex-procurador Marcello Miller, ex-auxiliar de Janot na Lava Jato, quando ele ainda integrava a PGR.

Janot sustenta que o único prejuízo no caso será para os próprios delatores, que poderão perder seus benefícios, e que as provas entregues por eles continuam válidas.
A questão ainda será discutida pelo Supremo, mas fora da gestão Janot – caberá à sua sucessora, Raquel Dodge, manter de pé as gravações feitas por Joesley Batista com o presidente Michel Temer e outros políticos citados.
Ainda dentro da novela J&F, a imagem do procurador saiu manchada, na avaliação de críticos a ele, com a divulgação de uma foto na qual ele aparece sentado numa mesa de bar em Brasília com o advogado de Joesley.
O flagrante ocorreu um dia antes da prisão do empresário, pedida pelo próprio Janot. Questionado, ele disse que o encontro ocorreu por acaso e negou ter falado sobre a prisão com o defensor.
Mesmo antes do imbróglio com a J&F, Janot sofreu alguns reveses na Lava Jato. Em abril de 2015, a Segunda Turma do STF tirou da cadeia, de uma só vez, nove executivos de empreiteiras que haviam sido presos preventivamente a pedido de Janot. A maioria considerou prolongados os quase cinco meses em que estavam encarcerados sem qualquer condenação na Justiça.
Revés semelhante ocorreu no início deste ano, quando o STF também mandou soltar o ex-ministro José Dirceu, o ex-tesoureiro do PP João Claudio Genu e o pecuarista José Carlos Bumlai, todos já condenados na Lava Jato.
Também é apontada como derrota de Janot a escolha, pelo presidente Michel Temer, da subprocuradora Raquel Dodge para sucedê-lo na PGR. Janot apoiava Nicolao Dino, que obteve a maioria dos votos na lista de três nomes indicados pela associação de procuradores – Dodge foi a segunda colocada.

Rodrigo Janot recebe arco e flecha de procuradora de Sergipe em evento de despedida da chefia do Ministério Público Federal (Foto: Assessoria de Comunicação Estratégica / PGR)
Rodrigo Janot recebe arco e flecha de procuradora de Sergipe em evento de despedida da chefia do Ministério Público Federal (Foto: Assessoria de Comunicação Estratégica / PGR)

Despedida
Apegado à família – é casado e tem uma filha –, torcedor fanático do Atlético-MG, apreciador de cerveja e culinária, Janot espera, enfim, deixar de lado os holofotes e a ira dos políticos.
Após a despedida do comando da PGR, na última sexta (15), ele deve entrar em férias de 30 dias, e depois voltar à PGR como subprocurador-geral da República, cargo que ocupava anteriormente.
Embora tenha cogitado se aposentar, deve permanecer no órgão e, com isso, manter foro privilegiado no Superior Tribunal de Justiça (STJ) – há o receio de que, devido às dezenas de acusações que fez contra políticos, passe agora a ser alvo de ações.
Os planos de Janot, no entanto, incluem, ainda em 2017, iniciar uma licença de um ano da PGR a que ainda tem direito.
Depois, ao se aposentar e após três anos de quarentena, o projeto é atuar na iniciativa privada, prestando consultoria na área de compliance, nome que se dá ao conjunto de políticas anticorrupção adtoadas pelas empresas.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Justiça aceita ação do Estado do Amapá contra ex-governador por improbidade administrativa

Camilo Capiberibe (PSB) foi governador do Amapá entre 2011 e 2014 (Foto: Abinoan Santiago/Arquivo G1)
A 6ª Vara Cível e de Fazenda Pública de Macapá aceitou ação de improbidade administrativa ingressada pelo governo do Amapá em 2015 contra a deputada estadual Cristina Almeida (PSB) e o ex-governador Camilo Capiberibe (PSB). O alvo seria possíveis irregularidades num convênio celebrado no ano de 2013 no valor de R$ 125.595,00.
A ação da Procuradoria-Geral do Estado (PGE) aponta que o dinheiro foi repassado pela Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), à época comandada por Cristina Almeida. O dinheiro foi destinado a uma associação de produtores rurais para a realização do "1º Encontro das Mulheres do Campo".
A PGE alega que no período do evento, nos dias 22 e 23 de março de 2013, a gestão de Camilo Capiberibe não prestou contas dos valores praticados, não realizou chamamento público, além de ter apresentado o plano de trabalho do evento em data posterior ao encontro.

Deputada Cristina Almeida foi titular da SDR em 2013 (Foto: Abinoan Santiago/Arquivo G1)
Deputada Cristina Almeida foi titular da SDR em 2013 (Foto: Abinoan Santiago/Arquivo G1)

O G1 não conseguiu localizar a defesa da deputada Cristina Almeida após o recebimento da ação. Por telefone, o ex-governador Camilo Capiberibe não comentou o teor do processo, mas disse que tem sido alvo de várias ações da Procuradoria-Geral no governo atual.
"É uma estratégia. Somente o governo do Estado entrou com mais de dez ações de improbidade contra mim. Porque não é o Ministério Público quem entra? Se a Procuradoria tem realmente essa preocupação, porque não fiscaliza a atual gestão? Ficam entrando com várias ações contra mim só para passar à sociedade a ideia que é o MP e a Polícia Federal, e não é", questionou o ex-governador.
Após o ingresso da ação pela PGE foi pedido o bloqueio dos bens de Camilo e Cristina, mas a Justiça não concedeu. Em dezembro de 2016, o Ministério Público Estadual (MP-AP) analisou o conteúdo e manteve a continuidade do processo, mas sem afirmar a irregularidade por parte dos acusados, somente prosseguindo com a ação para apuração dos fatos apresentados.
"A ausência de chamamento público para a realização do convênio, por si só, demonstra uma tendência em obstruir a sua lisura, já que distancia dele a impressoalidade, o seu caráter equitativo e põe em dúvida a sua finalidade", destacou a promotora de Justiça, Eliana Mena Cavalcante.

Ação foi ingressada pela Procuradoria-Geral do Estado (Foto: Luiz Fernando/Agência Amapá)
Ação foi ingressada pela Procuradoria-Geral do Estado (Foto: Luiz Fernando/Agência Amapá)

Fonte: G1
Leia Mais ››

Alckmin discute com deputado federal em evento em São Carlos, SP

O governador Geraldo Alckmin (PSDB) esteve neste sábado (16) em São Carlos (SP) para entregar 197 viaturas para batalhões da Polícia Militar e discutiu com o deputado federal Major Olimpio (SD-SP).

Grupo fez protesto por reajuste e segurança (Foto: Wilson Aiello/EPTV)
Grupo fez protesto por reajuste e segurança (Foto: Wilson Aiello/EPTV)

A confusão começou durante o discurso do secretário estadual de Segurança Pública, Mágino Alves Barbosa Filho.
Um grupo com faixas e cartazes se aproximou da tenda onde estavam as autoridades e começou a protestar contra os salários dos servidores públicos estaduais, a morte de policiais e a falta de segurança nas escolas. Nesta semana, um professor de educação física da cidade foi agredido por um aluno.

Deputado usou microfone e interrompeu fala de secretário (Foto: Wilson Aiello/EPTV)
Deputado usou microfone e interrompeu fala de secretário (Foto: Wilson Aiello/EPTV)

Com um microfone e uma caixa de som, o deputado federal fez acusações contra Filho e o governador e gritou "Cadê o salário da polícia, secretário?".
Aliados de Alckmin, o deputado federal Lobbe Neto (PSDB), o deputado estadual Roberto Massafera (PSDB) e o prefeito de São Carlos, Airton Garcia (PSB), passaram a defendê-lo e, durante seu discurso, o governador revidou as acusações.

Alckmin gritou com deputado durante discurso em São Carlos (Foto: Wilson Aiello/EPTV)
Alckmin gritou com deputado durante discurso em São Carlos (Foto: Wilson Aiello/EPTV)

"Quero fazer uma pergunta para vocês. Alguém aqui ganha R$ 50 mil do povo de São Paulo? É ele que está gritando. Ele ganha R$ 50 mil, devia ter vergonha, vergonha de vir aqui, R$ 50 mil do povo de São Paulo. Tenha vergonha, deputado. Não pode olhar no rosto dos brasileiros de São Paulo, R$ 50 mil por mês. Vergonha!", gritou Alckmin.

Governardor tirou foto com a população após discussão em São Carlos (Foto: Ana Marin/G1)
Governardor tirou foto com a população após discussão em São Carlos (Foto: Ana Marin/G1)

Após o discurso, o governador conversou com jornalistas, mas não retomou o assunto, apenas afirmou que pretende dar o reajuste.
"Não tem ninguém mais interessado em dar aumento de salário, reajuste do que eu. Sou o maior interessado. É de justiça. Agora, todo mundo sabe da grande crise que o país passa. A arrecadação despencou, nós temos que agir com responsabilidade. Mesmo se você não dá reajuste a folha cresce 3% ao ano, mesmo sem reajuste. Então nós vamos dar o reajuste. A economia está começando a dar uma recuperação, agora, temos que agir com responsabilidade. Anteriormente, nós tivemos ganhos reais de salário, bem acima da inflação, então, abriu espaço orçamentário, nós vamos dar o reajuste. Mas não podemos fazê-lo neste momento".

Alckmin tomou café em padaria da cidade após discussão (Foto: Ana Marin/G1)
Alckmin tomou café em padaria da cidade após discussão (Foto: Ana Marin/G1)

Em seguida, Alckmin tirou foto com moradores, foi a um café tradicional da cidade e se dirigiu para Trabiju para acompanhar a chegada da carreta Mulheres de Peito e firmar um convênio com a prefeitura para aquisição de caminhão.
Major
Em sua página no Facebook, Major Olimpio comentou o episódio. "Enquanto não houver reposição salarial para os policiais e todos os servidores, e enquanto ele não respeitar o cidadão, Alckmin não terá sossego", escreveu.

Deputado Major Olimpio comentou a discussão em seu Facebook (Foto: Wilson Aiello/EPTV)
Deputado Major Olimpio comentou a discussão em seu Facebook (Foto: Wilson Aiello/EPTV)

"Mais uma vez o desgovernador de São Paulo passou vergonha em um evento de entrega de viaturas em São Carlos! Cobrei o reajuste dos servidores, desmascarei o farsante exterminador do servidor público, e o 'santo' Alckmin até perdeu a compostura... Que feio Geraldinho, a casa tá caindo. Isso é desespero?", afirmou em outro post.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Marcelo Rezende morre aos 65 anos em São Paulo

O jornalista Marcelo Rezende (Foto: Reprodução/Facebook/Marcelo Rezende)O jornalista Marcelo Rezende morreu, às 17h45 deste sábado (16), em São Paulo, aos 65 anos, vítima de falência múltipla dos órgãos em consequência de um câncer, informou o Hospital Moriah.
Rezende foi diagnosticado no início do ano com câncer no pâncreas com metástase no fígado. Ele se afastou do comando do programa Cidade Alerta, da TV Record, para fazer o tratamento de quimioterapia. Ele estava internado no Hospital Moriah, na Zona Sul de São Paulo.
Em um vídeo postado no dia 3, Marcelo Rezende falou sobre os altos e baixos do tratamento contra o câncer. "O que eu tenho, a doença que eu tenho, o câncer que eu tenho, tem altos e baixos, é como uma montanha-russa. Uma hora eu to lá em cima, outra hora eu to lá embaixo. O mais importante é que eu estou firme e estar firme é aqui, onde a mente funciona. E eu estou firme para enfrentar os baixos, até chegar o momento em que o alto vai deslizar e aí a cura vai chegar. E eu tenho certeza dela porque Deus está comigo, Deus está contigo", disse o jornalista.
Marcelo Luiz Rezende Fernandes nasceu no Rio de Janeiro, em 12 de novembro de 1951.
Começou sua carreira como repórter esportivo nos anos 70 do Jornal dos Sports. Trabalhou em O Globo, revista Placar e chegou à TV em 1987 para trabalhar na Globo. Entre os destaques está a cobertura do caso da operação da polícia na Favela Naval, em Diadema e a apresentação do programa Linha Direta. Trabalhou também na Band e Rede TV.
O jornalista deixa cinco filhos e dois netos.
Veja íntegra da nota da TV Record:
A Record TV informa com grande pesar o falecimento de Marcelo Rezende, neste 16 de setembro de 2017, no Hospital Moriah, zona sul de São Paulo. Transmitimos nossas sinceras condolências ao familiares e amigos do jornalista com o qual tivemos a honra e o privilégio de trabalhar e que atuou com tanto brilhantismo em nossa programação.
O apresentador estava afastado do Cidade Alerta desde maio, quando descobriu um câncer no pâncreas e no fígado. Ele estava no comando do programa desde 2012 e ali imprimiu a sua marca, expondo os problemas de segurança pública do País com a coragem que sempre pautou sua trajetória, transformando o Cidade Alerta em um importante canal de denúncias. "Esse jornalismo que eu e alguns companheiros fazemos é o jornalismo que revela as mazelas do País", disse ele.
Com mais de 40 de carreira, Marcelo Rezende deixa um grande legado ao jornalismo do Brasil e da Record TV. Sua trajetória foi sempre guiada pela coragem em tocar em feridas sociais. Do flagrante de abuso policial na Favela Naval, em Diadema (SP), à corrupção no futebol, passando pelos inesquecíveis depoimentos de Francisco Assis Pereira, o Maníaco do Parque, e do ex-goleiro Bruno. Rezende foi um repórter investigativo de raro talento e um apresentador polêmico que não tinha medo de expor suas opiniões. Alguns dos episódios mais marcantes de sua carreira ele narrou no livro "Corta pra Mim", lançado em 2013 pela editora Planeta, que tornou-se rapidamente um best-seller.
Rezende iniciou sua carreira na mídia impressa, aos 17 anos, no Jornal dos Sports, em sua cidade natal, no Rio de Janeiro, e atuou como jornalista esportivo por um longo período. Atuou no jornal O Globo e em seguida na Revista Placar, da editora Abril, até que, por fim ingressou na televisão, em 1988, quando foi trabalhar no Globo Esporte. A carreira sofreu uma guinada quando foi designado para fazer reportagens investigativas. Em 1999, fez parte da equipe de criação do Linha Direta, do qual tornou-se apresentador.

Na Record TV, o jornalista apresentou o Cidade Alerta em duas ocasiões, entre 2004 e 2005, e de 2012 a 2017, além de ter comandado o Repórter Record e o quadro A Grande Reportagem, exibido pelo Domingo Espetacular. Trabalhou também na Rede TV! onde apresentou o Repórter Cidadão e o Rede TV! News. Na Band esteve a frente do Tribunal na TV.
No dia da estreia do novo Cidade Alerta, em 2012, Marcelo deu o tom do que o telespectador poderia esperar : "Nós não temos amigos, nem inimigos. Trabalhamos para o interesse público, o interesse da comunidade, o interesse da sociedade".
Nessa nova fase do Cidade Alerta, a carreira do Marcelo também foi marcada pela inusitada interação com a equipe de jornalistas espalhada pelo Brasil. Descontração e alegria que contagiaram milhões de brasileiros e marcaram uma nova alternativa de informar os telespectadores.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Apresentador do ABTV é vítima de bala perdida em Caruaru

Alexandre Farias foi vítima de bala perdida (Foto: Mavian Barbosa/G1)Na noite deste sábado (16) o jornalista Alexandre Farias, que apresenta o ABTV 2ª Edição, foi vítima de uma bala perdida. O fato aconteceu no bairro no Alto do Moura, em Caruaru, no Agreste de Pernambuco. O jornalista tinha apresentado o telejornal e quando saiu foi jantar num supermercado da cidade.
Ele ia para a casa dele, que fica no Alto do Moura, quando foi atingido por um disparo. De acordo com informações da Polícia, assaltantes estavam em um carro roubado, quando houve perseguição e troca de tiros.
Na fuga, os bandidos ainda atropelaram os socorristas do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que estavam em uma ocorrência no local. Uma das auxiliares de enfermagem foi atingida.
Alexandre Farias foi socorrido em estado grave para o Hospital Regional do Agreste (HRA) e transferido para hospital Unimed, também em Caruaru.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Mega-Sena, concurso 1.968: ninguém acerta as seis dezenas e prêmio vai a R$ 13,4 milhões

Mega-Sena pode pagar R$ 10 milhões neste sábado (Foto: Heloise Hamada/G1)Ninguém acertou as seis dezenas do concurso 1.968 da Mega-Sena, realizado na noite deste sábado (16), em Ituiutaba (MG).
Veja as dezenas sorteadas: 35 - 36 - 39 - 44 - 48 - 52.
A quina teve 48 acertadores, e cada um levará R$ 46.060,89. Outras 3.782 apostas ganharam a quadra, com R$ 835,12 para cada.
O próximo sorteio ocorre na terça-feira (19) e pode pagar R$ 13,4 milhões.

Para apostar na Mega-Sena
As apostas podem ser feitas até as 19h (de Brasília) do dia do sorteio, em qualquer lotérica do país. A aposta mínima custa R$ 3,50.
Probabilidades
A probabilidade de vencer em cada concurso varia de acordo com o número de dezenas jogadas e do tipo de aposta realizada. Para a aposta simples, com apenas seis dezenas, com preço de R$ 3,50, a probabilidade de ganhar o prêmio milionário é de 1 em 50.063.860, segundo a Caixa.
Já para uma aposta com 15 dezenas (limite máximo), com o preço de R$ 17.517,50, a probabilidade de acertar o prêmio é de 1 em 10.003, ainda segundo a Caixa.

Fonte: G1
Leia Mais ››