quinta-feira, maio 27, 2021

Bebê de 7 meses com suspeita de Covid-19 é transferido para UTI em Natal

O bebê Arthur Felipe Alves de Oliveira, de 7 meses de idade, conseguiu transferência para um leito de UTI na tarde desta quinta-feira (27). Arthurzinho, com é chamado, é caso suspeito de Covid-19 e estava internado na UPA Potengi, na Zona Norte de Natal, com dificuldade de respirar, aguardando com urgência uma vaga de UTI.


Arthurzinho, de 7 meses, precisa de leito de UTI urgente em Natal — Foto: Arquivo pessoal


Por volta das 15h desta quinta, o bebê conseguiu ser transferido para um leito de UTI do Hospital Pediátrico Maria Alice Fernandes. Mas a família também sofreu com a falta de ambulância para fazer o transporte.


Com quadro de pneumonia, Arthurzinho já realizou dois exames pra a Covid-19. O primeiro deu negativo e ele aguarda o resultado do segundo. Segundo a família, o bebê não apresentou febre.


O Hospital Maria Alice Fernandes conta com leitos específicos para o tratamento de doenças em bebês e crianças. Logo após dar entrada, Arthur fez um raio-x que constatou um derrame no pulmão.


Arthur teve os primeiros sintomas gripais no fim de semana. A família procurou um hospital privado inicialmente e retornou para casa. Após uma piora, eles foram até a UPA Potengi.


Arthurzinho também sofre de Atrofia Muscular Espinhal (AME), uma doença genética rara e progressiva, que afeta a capacidade motora. Por esse motivo, ele tem dificuldades inclusive para tossir, o que pode agravar a pneumonia, já que ele não consegue expelir as secreções.


"A gente deu entrada ontem (terça) pela manhã, ele sem poder respirar. De imediato colocaram ele no oxigênio e fizeram um exame, constatando que ele está com pneumonia. Disseram que iam encaminhar para outro hospital e ficamos aguardando. Mas não aconteceu. A criança fica gemendo o tempo todo. Quando não está dormindo, está gemendo nos braços da mãe", disse, emocionado, o avô da criança, Everaldo Oliveira.


Com suspeita de Covid-19 e dificuldade de respirar, bebê de 7 meses aguarda vaga de UTI em


Fonte: G1

Leia Mais ››

Trabalhadores do Aeroporto de Natal começam a ser vacinados contra Covid-19

Os trabalhadores do Aeroporto de Natal começaram a ser vacinados nesta quinta-feira (27) contra a Covid-19. A previsão era de que fossem aplicadas nesta tarde as primeiras 340 doses de funcionários que estão em expediente no local.


Vacinação foi iniciada no Aeroporto de São Gonçalo do Amarante, na Grande Natal — Foto: Tom Guedes/Inter TV Cabugi


Os trabalhadores aeroportuários que serão imunizados são: funcionários administrativos do aeroporto, taxistas, comerciantes de lojas e trabalhadores em geral das companhias aéreas.


De acordo com o a secretaria de Saúde de São Gonçalo do Amarante, essas vacinas iniciais aplicadas são referentes a doses da Pfizer que venceriam nesta sexta-feira (28) - o prazo de validade após ela ficar refrigerada entre -2ºC e -8ºC é de cinco dias.


Ao todo, o Rio Grande do Norte recebeu 9.300 doses do Ministério da Saúde específicas pra trabalhadores de portos e aeroportos. Nesta quinta, os trabalhadores do porto de Natal também começaram a ser vacinados.


Vacinação foi iniciada no Aeroporto de São Gonçalo do Amarante, na Grande Natal — Foto: Tom Guedes/Inter TV Cabugi


Os dois grupos fazem parte das prioridades no grupo de prioridade do plano nacional de imunização, segundo o governo.


A vacinação das equipes do aeroporto vão até a próxima terça-feira, imunizando quem está na escala de trabalho do dia. Todos têm que estar cadastrados no RN+ Vacina. A vacinação continua a partir das 8h de sexta.


"Toda essa população vinculada ao aeroporto deve estar cadastrada no RN+ Vacina. Chegando aqui com o vínculo de trabalho, seja das empresas aéreas, seja dos taxistas, sejam das lojas, de qualquer atendimento dentro do aeroporto, eles serão beneficiados com essa vacina. O que é importante, fazer essa vacinação diante de toda essa situação que hoje o país passa, até diante dessa possibilidade da variante da Índia", explicou o secretário de Saúde de São Gonçalo do Amarante, Jalmir Simões.


Serão usadas também 1.600 doses da vacina de Oxford/AstraZeneca para completar a imunização dos trabalhadores.


No grupo de taxistas, serão vacinados 145, que são vinculados ao aeroporto. Entre eles, esteve Marcelo Bezerra, de 31 anos, e que há quatro trabalha no local.


"Essa doença vem aí e temos que ter cuidado, nos tratarmos. Graças a Deus eu tomei a vacina. Eu não era prioridade, mas agora sou. Vamos que vamos", comemorou dizendo sempre ficar preocupado com a chegada de novos passageiros e a possibilidade de transmissão do vírus.


"A gente que leva passageiro no táxi tem sempre que ter muito cuidado, porque a gente não sabe, né? Quem chega, quem vai, a gente sabe que está por aqui e tem que se preocupar com isso. Vamos tomar cuidado com essa doença".


Marcelo Bezerra, de 31 anos, trabalha no Aeorporto de São Gonçalo do Amarante, na Grande Natal, há quatro anos — Foto: Julianne Barreto/Inter TV Cabugi


Outro funcionário que foi vacinado nesta quinta foi o técnico de mecânica, Elder George, que trabalha na manutenção da infraestrutura do aeroporto. Ele tem 46 anos e também não possui comorbidade.


"A gente está sendo privilegiado. Já que a gente, boa parte do aeroporto, não tem comodidade, então, a gente tem o privilégio de tomar essa vacina e garantir a primeira fase da imunização", disse George.


Elder George, de 46 anos, trabalha na manutenção do Aeroporto de São Gonçalo do Amarante, na Grande Natal — Foto: Julianne Barreto/Inter TV Cabugi


Fonte: G1

Leia Mais ››

RN tem recorde de solicitações por UTI em um dia e número de pessoas que morreram na fila passa de 800

O Rio Grande do Norte registrou na quarta-feira (26) o maior número de solicitações por um leito de UTI desde o início da pandemia. Ao todo, foram 156 pedidos encaminhados pelas unidades de saúde à Central de Regulações para pacientes que precisam desse tipo de internação.


Ambulância SUS Natal RN — Foto: Sérgio Henrique Santos/Inter TV Cabugi


O recorde anterior havia sido registrado no dia 15 de março, com 149 pacientes que precisavam de um leito no mesmo dia. Os dados estão no Regula RN.


De março até aqui, o número de solicitações diárias está praticamente na casa dos 100 e chegou a atingir 143 em 8 de abril e 146 em 12 de maio. Como base de comparação, no ano passado, o dia com maior solicitação foi 22 de junho, com 127.


Nos últimos dias, essa média tem subido. Desde 14 de maio, o número de solicitações está acima de 120. A média móvel, que chegou a ser de 100 no inicio de maio, atualmente é de 133.


Com 97% dos leitos de UTI ocupados no estado, de acordo com o Regula RN, esse número contribui para o crescimento da fila por um leito no estado. Atualmente, esse número é de 98 pessoas - ele chegou a ser de cerca de 30 no início do mês.



Mais de 800 mortes

Com mais pacientes na fila, crescem também os pacientes que não resistem à doença enquanto aguardam um leito de UTI. Nesta semana, o estado ultrapassou a marca de 800 pessoas (813 até esta quinta) que morreram enquanto esperavam um leito crítico de Covid-19. O número é referente a todo período da pandemia.


Até esta quinta-feira (27), apenas maio já soma 80 vidas que foram perdidas antes mesmo de conseguirem internação num leito de UTI. Esse é já é o quarto mês com mais registros - atrás de junho de 2020 (168), março de 2021 (182) e abril de 2021 (86).


Há pouco mais de um mês, o número de pessoas que morreram na fila à espera de uma UTI ultrapassava os 700.

Neste mês de maio, a data mais crítica foi o dia 12, quando morreram sete pessoas sem leitos de UTI num espaço de 24 horas. 


Os números desses 27 dias de maio ainda podem crescer, já que algumas mortes são registradas no sistema pelas unidades de saúde dias depois do ocorrido.


Esses pacientes que morrem na fila são regulados com a necessidade de uma UTI, mas não conseguem ser transferidos em função da alta taxa de ocupação dos leitos críticos em todo o estado.


Situação atual

O RN tem atualmente 97% de ocupação dos leitos críticos, que, ao todo, são 416. Nos hospitais particulares de Natal, a ocupação dos leitos críticos já ultrapassou os 80% nesta semana.


o secretário de Saúde do Rio Grande do Norte, Cipriano Maia, reforçou que o estado vive uma situação de quase colapso e que não há mais possibilidade de abrir novos leitos.


O RN também já soma em cinco meses de 2021 mais mortes por Covid-19 do que em todo o ano de 2020. Março e abril foram os meses mais letais da pandemia no estado e maio já é o quinto com mais óbitos.


Na terça-feira (25), o estado ultrapassou a marca de 6 mil mortes pela doença desde o início da pandemia. O mês de maio também já é o com mais casos confirmados da doença.


Medidas

Com o agravamento da pandemia, o governo do RN publicou novos decretos. No Alto Oeste, Região Central, Vale do Açu e Seridó, houve decretos regionalizados com medidas mais restritivas, como fechamento das atividades essenciais e proibição na venda de bebidas alcóolicas inclusive nos supermercados.


No entanto, o decreto que vale para o restante do estado, inclusive para a região Metropolitana, com Natal e Parnamirim, e para o Oeste, com Mossoró, foi prorrogado com medidas de flexibilização, com autorização do funcionamento do comércio e toque de recolher apenas noturno.


Fonte: G1

Leia Mais ››

Vacinas começaram a ser distribuídas no início da manhã pelo Corpo de Bombeiros do RN — Foto: Kleber Teixeira/Inter TV Cabugi

A Secretaria Estadual de Saúde do Rio Grande do Norte orientou que os municípios potiguares que registrarem sobra de vacina CoronaVac devem devolver o imunizante aos estoques estaduais.


Secretaria de Saúde do RN diz que municípios devem devolver doses de Coronavac em caso de 'sobras' — Foto: Reprodução/RBS TV


De acordo com nota técnica publicada nesta quinta-feira (27), a orientação se aplica ao município que já aplicou a D2 em todas as pessoas que tomaram a D1 de CoronaVac e ainda tem doses do imunizante.


Essas doses que "sobraram", segundo a nota técnica devem ser devolvidas para que sejam redistribuídas às cidades que ainda não conseguiram concluir a aplicação de segunda dose com as vacinas já enviadas.


O documento ainda informou que "sob hipótese alguma" as doses que estiverem com os municípios devem ser usadas como primeira dose.


Somente nesta quinta-feira (27), a pasta distribuiu mais de 3 mil doses de CoronaVac a 39 municípios que relataram que não conseguiram aplicar a segunda dose em todas as pessoas que já tinham tomado a primeira. (Confira a lista de municípios que receberam Coronavac nesta quinta (27) no final desta matéria).


"Os municípios que finalizaram todas as D2 da vacina CoronaVac e continuam com algum estoque de vacinas recebidas para D2 na rede de frio municipal, deverão devolver à Rede de Frio Regional ou Central, para serem redistribuídas para outros municípios que ainda não completaram seus esquemas", diz a nota técnica.



O documento ainda aponta que a administração da segunda dose deve ser priorizada de acordo com o maior tempo de atraso para completar o esquema e os municípios devem alimentar o sistema em até três dias úteis a partir da vacinação e atualizar todos os registros atrasados "para um adequado planejamento das ações de vacinação".


Confira a lista de municípios que receberam Coronavac nesta quinta (27):

Serrinha 20

Açu 530

Alto do Rodrigues 40

Angicos 300

Felipe Guerra 160

Pendências 50

Bento Fernandes 10

Caiçara do Rio do Vento 20

Ceará-Mirim 310

Lajes 30

Macau 20

Pedra Preta 20

Pedro Avelino 70

Pureza 3

Acari 30

Bodó 1

Carnaúba dos Dantas 40

Cerro Corá 70

Florânia 3

Jardim de Piranhas 240

Lagoa Nova 260

Santana do Matos 110

São João do Sabugi 90

São José do Seridó 2

São Vicente 40

Tenente Laurentino Cruz 100

Sítio Novo 70

Almino Afonso 10

Itaú 8

Lucrécia 7

Paraná 62

Rafael Fernandes 10

Severiano Melo 10

Taboleiro Grande 10

Tenente Ananias 30

Umarizal 30

Venha-Ver 10

Extremoz 100

São Gonçalo do Amarante 500


Fonte: G1
Leia Mais ››

Sesap distribui lote de 122 mil doses da vacina de Oxford a municípios potiguares

A Secretaria de Estado da Saúde Pública do Rio Grande do Norte (Sesap) distribuiu um lote de 122.250 doses da vacina da Oxford/Astrazeneca, nesta quinta-feira (27), aos municípios potiguares.


Vacinas começaram a ser distribuídas no início da manhã pelo Corpo de Bombeiros do RN — Foto: Kleber Teixeira/Inter TV Cabugi


As vacinas enviadas pelo Ministério da Saúde chegaram ao estado na madrugada de quarta-feira (26).


Também foram distribuídas pouco mais de 3 mil vacinas da CoronaVac a municípios que informaram que não conseguiram concluir a aplicação de segunda dose com as doses que chegaram até então.


Segundo o governo, a quantidade vai permitir ao estado avançar com a vacinação das pessoas com comorbidades, ampliando também para pessoas com deficiência permanente que não recebem o BPC.


De acordo com Kelly Maia, coordenadora de Vigilância em Saúde da Sesap, neste lote, o estado do RN recebeu doses específicas para trabalhadores dos aeroportos e portos, que serão distribuídas exclusivamente para os municípios de Parnamirim, Mossoró e São Gonçalo do Amarante - que dispõem de aeroportos - além de Natal, Areia Branca e Guamaré, que possuem portos.


"A vacinação será feita no local de trabalho deste público. São ambientes que tem um fluxo de pessoas vindas de outros estados e países, então a fim de mitigarmos a disseminação de novas variantes aqui no estado é importante que façamos essa vacinação o quanto antes nestes trabalhadores. Ainda não recebemos um quantitativo suficiente, mas a ideia é vacinarmos quase 70% deste público neste primeiro momento", afirmou Kelly.



Ainda nesta quinta-feira (27) à tarde também serão recebidas 9.360 unidades da Pfizer. As doses serão voltadas para pessoas com comorbidades, gestantes e puérperas e pessoas com defiiciência permanente. A Sesap fará junto aos municípios a coordenação para entrega das doses de vacinas, dentro das orientações do Programa Nacional de Imunização (PNI).


Com esses lotes, o estado alcançará a marca de 1,5 milhão de doses disponibilizadas.


Fonte: G1

Leia Mais ››

Prefeitura de Galinhos, RN, abre processo seletivo com salários de até R$ 16 mil

A prefeitura de Galinhos, no litoral do Rio Grande do Norte, abriu nesta quinta-feira (27) processo seletivo para contratação imediata de 19 profissionais para as secretarias de assistência social, saúde e educação. Os salários oferecidos vão R$ 1.100 a R$ 16 mil.


Península de Galinhos no RN — Foto: Prefeitura de Galinhos/Reprodução


As vagas são para assistente social (1), psicólogo (1), operador de sistema (1), cirurgião-dentista (1), educador físico (1), enfermeiro (1), fonoaudiólogo (1), médico clínico geral (1), médico veterinário (1), psicólogo (1), nutricionista (1), agente de combate e controle de endemias (2), fiscais sanitários (2), técnico de saúde bucal (1), técnico de enfermagem (1), técnico de enfermagem vacinadora (1), professor de geografia (1).


As inscrições serão realizadas nesta quinta e sexta-feira (28) das 8h às 14h no Ginásio Poliesportivo Cícero Marcelino da Silva, localizado na Rua Mário Rodrigues de Lima, no Centro do município de Galinhos


É preciso ter escolaridade compatível com o cargo (confira o edital no Diário Oficial no site da Femurn).


A seleção dos candidatos será por análise de currículo/títulos e entrevista técnica, que acontecerá nos dias 8 e 9 de junho. O resultado do certame será divulgado em 16 de junho também no Diário Oficial no site da Femurn.


Os candidatos selecionados serão contratados por um período inicial de até 12 meses, podendo ser prorrogado por igual período uma única vez.


Fonte: G1

Leia Mais ››

PF cumpre 74 mandados em 8 estados contra tráfico internacional de drogas, lavagem de dinheiro e evasão de divisas

A Polícia Federal cumpre nesta quinta-feira (27) 74 mandados judiciais em 8 estados do país. A operação denominada Mamma Mia tem como objetivo desarticular grupos criminosos dedicados ao tráfico internacional de drogas, lavagem de dinheiro e evasão de divisas.


PF cumpre mandados em 8 estados em operação contra o tráfico internacional de drogas, lavagem de dinheiro e evasão de divisas — Foto: Polícia Federal/Divulgação


Os mandados são cumpridos no Rio Grande do Norte, Amazonas, Minas Gerais, Paraíba, Acre, Mato Grosso do Sul, Paraná e São Paulo. Entre os mandados, há 10 de prisão preventiva e 42 de busca e apreensão, expedidos pela 8ª Vara da Justiça Federal de Mossoró.


A Justiça Federal determinou ainda o sequestro de bens de 57 pessoas físicas e jurídicas investigadas, observando o limite de R$ 192 milhões. De acordo com a PF, esse é o valor que teria sido auferido pelos investigados com as atividades criminosas.


Sobre as investigações

As investigações tiveram início em julho de 2020, quando a Polícia Federal recebeu informações indicando que uma pizzaria na cidade de Mossoró teria realizado transações financeiras suspeitas com diversas empresas espalhadas no Brasil.


Após a prisão de um dos líderes de uma facção criminosa potiguar, a polícia compreendeu o esquema de ocultação e transporte de valores utilizado para dar aparência lícita aos recursos obtidos com tráfico internacional de drogas.



A partir do fluxo financeiro observado na investigação, a Polícia Federal identificou que as empresas utilizadas na ocultação de capital teriam se comportado de duas maneiras:


as empresas finais, aquelas que concentraram majoritariamente o recebimento e transferências de valores de outras empresas, realizando os saques da maior parte do numerário movimentado;

as empresas de passagem, assim conceituadas na investigação como as responsáveis pelo recebimento de depósitos fracionados de diversos locais, com o objetivo de reencaminhar, na sequência, para as empresas ditas como finais, dificultando o rastreamento da origem ilícita.

Segundo a PF, ficou evidenciado durante a investigação que as chamadas empresas finais possuíam ligação com um potiguar radicado na Bolívia, que já tem condenação pelo crime de tráfico internacional de drogas na Justiça Federal no Rio Grande do Norte.


Por meio de cooperação jurídica internacional, conduzida pela Adidância da Polícia Federal em La Paz e pelo Oficialato de Ligação em Santa Cruz de La Sierra, estão sendo efetivadas medidas para capturar o investigado para sua posterior extradição para o Brasil.


Fonte: G1

Leia Mais ››

Governo do RN fecha atividades não essenciais e proíbe venda de bebidas alcóolicas em nove municípios do Seridó

O governo do Rio Grande do Norte determinou fechamento de atividades não essenciais e proibiu venda de bebidas alcoólicas em nove municípios da região Seridó potiguar, entre novas medidas de prevenção à pandemia da Covid-19 na região.


Caicó, no Seridó, é uma das cidades onde o decreto tem validade até 6 de junho. — Foto: Marcos Moreira


As restrições valem até o dia 6 de junho para os municípios de Caicó, Ipueira, Jardim de Piranhas, Jucurutu, São João do Sabugi, São José do Seridó, São Fernando, Serra Negra do Norte e Timbaúba dos Batistas. Foi levado em consideração um pedido formulado pela Associação dos Municípios do Seridó.


No período, apenas atividades consideradas essenciais poderão funcionar. O toque de recolher foi reestabelecido das 22h às 5h nos dias de semana e valem durante 24 horas nos domingos e feriados. A venda de bebidas alcoólicas fica proibida, bem como o consumo em espaços públicos.


As atividades que não são consideradas essenciais só podem funcionar por meio de atendimento não presencial, como teleatendimento, atendimento virtual e delivery.


De acordo com o decreto, as aulas da rede pública e privada também foram suspensas nos municípios e as atividades religiosas só podem acontecer com até 30% da capacidade dos templos, com distanciamento entre os presentes.



O novo decreto foi publicado ainda na quarta-feira (26), junto com outro que prorrogou a flexibilização de várias atividades até o dia 9 de junho, no estado como um todo.


Apesar do decreto geral, o governo vem ampliando as restrições de forma regionalizada. Além do Seridó, também enfrentam restrições mais duras municípios da região do Alto Oeste e Vale do Açu.


Atividades essenciais

Serviços públicos essenciais;

Serviços relacionados à saúde, incluídos os serviços médicos, hospitalares, atividades de podologia, entre outros;

Farmácias, drogarias e similares, bem como lojas de artigos médicos e ortopédicos;

Supermercados, mercados, padarias, feiras livres e demais estabelecimentos voltados ao abastecimento alimentar, vedada a consumação no local, bem como observada a proibição de venda de bebida alcóolica

Atividades de segurança privada;

Serviços funerários;

Petshops, hospitais e clínicas veterinária;

Serviços de imprensa e veiculação de informação jornalística;

Atividades de representação judicial e extrajudicial, bem como assessoria e consultoria jurídicas e contábeis e demais serviços de representação de classe;

Correios, serviços de entregas e transportadoras;

Oficinas, serviços de locação e lojas de autopeças referentes a veículos automotores e máquinas;

Oficinas, serviços de locação e lojas de suprimentos agrícolas;

Oficinas e serviços de manutenção de bens pessoais e domésticos, incluindo eletrônicos;

Serviços de locação de máquinas, equipamentos e bens eletrônicos e

eletrodomésticos;

Lojas de material de construção, bem como serviços de locação de

máquinas e equipamentos para construção;

Postos de combustíveis e distribuição de gás;

Hotéis, flats, pousadas e acomodações similares;

Atividades de agências de emprego e de trabalho temporário;

Lavanderias;

Atividades financeiras e de seguros;

Imobiliárias com serviços de vendas e/ou locação de imóveis;

Atividades de construção civil;

Serviços de telecomunicações e de internet, tecnologia da informação e de processamento de dados;

Prevenção, controle e erradicação de pragas dos vegetais e de doenças dos animais;

Atividades industriais;

Serviços de manutenção em prédios comerciais, residenciais ou industriais, incluindo elevadores, refrigeração e demais equipamentos;

Serviços de transporte de passageiros;

Serviços de suporte rodoviário;

Cadeia de abastecimento e logística.


Foi suspenso também o funcionamento de parques públicos, circos, parques de diversões, museus, bibliotecas, teatros, cinemas e demais equipamentos culturais, além da realização de eventos corporativos, técnicos, científicos, esportivos, convenções, shows, festas ou qualquer outra modalidade de evento de massa.


Já as academias e estabelecimentos similares podem funcionar com até 30% da capacidade.


Fonte: G1

Leia Mais ››

RN ultrapassa 5 GW de capacidade de produção de energia eólica e busca viabilizar infraestrutura para geração no mar

O Rio Grande do Norte ultrapassou a marca de 5 GW de capacidade de produção de energia eólica, gerada pela força dos ventos, em maio. O número representa cerca de 27,5% da capacidade de produção dessa "energia limpa" no país.

Pôr do sol na Praia de Tourinhos, em São Miguel do Gostoso - eólicas — Foto: Augusto César Gomes



O estado segue como líder nacional na produção da energia renovável, contando com 177 parques em operação, 52 em construção e 64 já contratados. Somados todos os projetos, são 9,6 GW de potência, segundo os dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).


Considerando todas as fontes energéticas, a energia eólica representa 88% da produção no estado, que há anos se tornou exportador de energia, ou seja, consome menos do que produz. No Brasil, essa matriz energética representa apenas 13,6% da produção.


Capacidade dos maiores produtores de energia eólica

Rio Grande do Norte - 5 GW

Bahia - 4,9 GW

Ceará - 2,39 GW

Piauí - 2,35 GW

Rio Grande do Sul - 1,8 GW

A costa potiguar também é destino cada vez maior de empresas que também querem produzir energia em alto mar. De acordo com Hugo Fonseca, coordenador de desenvolvimento energético da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Energético, pelo menos quatro projetos aguardam licenciamento do Ibama.



"Apenas dois desses projetos teriam o dobro da capacidade de produção que o estado todo tem hoje, com a produção em terra, ou seja, 10 GW", afirmou. Apesar disso, ele afirmou não pode revelar as empresas interessadas.


Segundo ele, a expectativa do estado era de que a produção no mar começasse a se tornar realidade em 10 anos, mas diante do interesse cada vez maior, a estimativa é de que isso possa ocorrer entre 2027 e 2028.


"Pode parecer longe, mas quando se fala da criação da infraestrutura, já estamos em uma corrida contra o tempo", afirma. "Temos as melhores condições climáticas e geográficas para isso", defende.


O estado prepara a produção de um "atlas" dos ventos e do sol - para que empresas interessadas possam consultar a capacidade de produção de energética em tempo real - e também começou estudos sobre a viabilidade de um porto-indústria no alto-mar.


Uma das funções do porto-indústria seria justamente a produção peças para a construção das usinas que seriam instaladas no mar.


Para Hugo Fonseca, um dos entraves para o novo setor é a falta de regulação sobre o assunto no país, visto que a produção no mar se daria em uma área que pertence à União.


Um projeto de lei apresentado em fevereiro pelo senador Jean Paul Prates (PT), do Rio Grande do Norte, prevê a criação do marco regulatório para a exploração de energia na costa brasileira, seja eólica, solar ou das marés. O PL 576/2021 ainda aguarda tramitação.


“Esse projeto era o tijolinho que estava faltando para autorizar a instalação de projetos de geração de energia no mar que hoje já estão em desenvolvimento no país”, disse o senador após a entrega do texto.


Mudança de cenário

O primeiro leilão de energia com venda regulada de energia eólica aconteceu em 2009. Desde então, o Rio Grande do Norte despontou como um dos estados pioneiros na produção da energia gerada pelo vento.



A chegada da nova fonte de energia também se tornou fonte de renda para muitas famílias e mudou o cenário de pequenas cidades no interior do estado.


Na região Central, a pequena Bodó tem cerca de 2,2 mil habitantes e registrou um Produto Interno Bruto per capita consolidado de R$ 142,8 mil em 2018, segundo o IBGE - o maior do estado. Em 2010, o PIB per capita era de pouco mais de R$ 6 mil.


Na capital, Natal, por exemplo, o PIB per capita consolidado de 2018 era de R$ 27,1 mil.


Além de renda direta e indireta, o estado também passou a preparar mão de obra qualificada. De acordo com coordenador de energias renováveis da Sedec, a cada dez trabalhadores do setor no país, um foi capacitado no estado. Instituições como o IFRN têm cursos específicos para a área.


"Somente em 2020, o estado captou cerca de R$ 7 bilhões em investimentos para os próximos anos", afirmou.


Mesmo que a maior parte da mão de obra seja contratada para a construção do parque, ele considera que os municípios continuam a ganhar dinheiro, com a manutenção de equipes para operar os parques, além de centros e indústrias montados pelas empresas no interior do estado, que também movimentam uma cadeia de serviços.


O estado também estuda projetos para ampliar linhas de transmissão de energia, que já foram um gargalo para o setor no Rio Grande do Norte. É por meio dessas estruturas que a energia produzida entra no sistema nacional de energia.


"Nós estamos montado um projeto de estado, para continuar esse desenvolvimento nas próximas décadas", diz.

Fonte: G1

Leia Mais ››

Carga com mais de 96 mil latas de cerveja é apreendida por sonegação fiscal na Grande Natal

Um carregamento com mais de 96 mil latas de cerveja que estava sendo transportado com documentação fiscal irregular foi apreendido no fim da noite desta quarta-feira (26) na BR-304, em Macaíba, na Grande Natal.


Carga com mais de 96 mil latas de cerveja é apreendida por sonegação fiscal na BR-304, no RN — Foto: Divulgação


Durante a abordagem e inspeção, policiais rodoviários federais e auditores fiscais constataram que toda a mercadoria estava irregular e indicava o não recolhimento do Imposto ICMS, o que é considerado crime contra a ordem tributária e sonegação fiscal. Cerca de R$ 76 mil deixariam de entrar nos cofres públicos.


A fiscalização conjunta da Secretaria Estadual de Tributação (SET-RN) e Polícia Rodoviária Federal (PRF-RN) ocorreu por volta das 22h. Todo o volume foi avaliado em R$ 172 mil.


Carga de cervejas não tinha recolhimento de ICMS e foi apreendida em operação da Secretaria de Tributação com a PRF — Foto: Divulgação


O caminhão e a carga foram detidos e conduzidos até um depósito do Fisco Estadual mais próximo da ocorrência.


De acordo com o sub coordenador de Fiscalização de Mercadorias em Trânsito e Itinerância Fiscal (Sumat) da SET-RN, Marcos Medeiros, essa apreensão é resultante de uma parceria já estabelecida com a PRF, além de Polícias Militar, Civil e Receita Federal.


“Essas parcerias têm sido fundamentais, não apenas sob o aspecto tributário, mas, principalmente, na prevenção de outros crimes", afirmou.


Fonte: G1

Leia Mais ››

Vereador e servidor são presos em operação do MP que investiga desvio de dinheiro público em Caiçara do Norte, RN

Um vereador e um servidor público foram presos temporariamente e afastados dos cargos em uma operação deflagrada pelo Ministério Público nesta quinta-feira (27) em Caiçara do Norte, na região Central potiguar.


Operação do MP deflagrada nesta quinta-feira (27) cumpre mandados na Câmara Municipal de Caiçara do Norte, no RN — Foto: Divulgação


Segundo o MP, a operação Raposa tem objetivo é apurar um suposto esquema de desvios de recursos públicos na Câmara Municipal do município. A Casa Legislativa foi alvo de mandado de busca e apreensão.


O vereador Janailton Francisco Ferreira, que é ex-presidente da Câmara, e o controlador da Câmara Municipal, Clenilson da Silva Costa, são apontados pelo Ministério Público como chefes de um suposto esquema que usaria contas de “laranjas” para possível recebimento de recursos públicos desviados dos cofres municipais.


Segundo o MP, os crimes investigados seriam ocultação e lavagem de ativos, além de peculato, falsificação de documento público e associação criminosa.


O G1 não conseguiu contato com as defesas dos dois suspeitos até a publicação desta matéria.


O presidente da Câmara Municipal, Lucinaldo da Silva, mais conhecido como Cinaldo, afirmou no início da manhã que ainda não sabia do que a operação se tratava. "Até agora a gente não foi notificado de nada, a câmara simplesmente foi invadida lá, pelo Ministério Público, pela operação. E até agora, a presidência não recebeu nenhuma informação referente a situação do que é realmente. A assessoria jurídica da Câmara vai procurar saber as informações para a gente poder esclarecer os fatos", afirmou.



A operação Raposa contou com o apoio da Polícia Militar. Ao todo, foram cumpridos dois mandados de prisão temporária e cinco mandados de busca e apreensão, todos em Caiçara do Norte.



Mandados de busca e apreensão são cumpridos na Câmara Municipal de Caiçara do Norte, no RN — Foto: Divulgação


Ao todo, 6 promotores de Justiça, 18 servidores do MPRN e 24 policiais militares participaram da ação nesta quinta-feira.


No pedido para prisão de Janailton Ferreira, o MPRN afirmou que o vereador “exerce grande influência no Município de Caiçara do Norte, logo, caso permaneça em liberdade, poderá agir de modo a ocultar/destruir eventuais provas ou até mesmo embaraçar as investigações”.


O MPRN afirma que o suposto esquema de fraudes usaria indevidamente a estrutura da Câmara Municipal para o desvio de verbas públicas provenientes de contratos da Casa Legislativa.


As contas dos laranjas seriam usadas para "escamoteamento" e operacionalização dos ilícitos. Ainda de acordo com os investigadores, há indícios de que os chefes do esquema possivelmente falsificavam contratos, inclusive com a falsificação de assinaturas em documentos públicos.


O material apreendido na operação será analisado pelo MPRN para apurar se há envolvimento e mais pessoas no esquema.


As prisões temporárias de Janailton Francisco Ferreira e de Clenilson da Silva Costa são de 5 dias, podendo ser prorrogadas por igual período, caso não haja decretações de prisões preventivas.

Fonte: G1

Leia Mais ››