domingo, agosto 06, 2023

Grave acidente na RN 117 em Caraúbas, resulta em uma vítima fatal e uma mulher ferida



Na noite deste sábado, 05 de agosto, um trágico acidente do tipo colisão entre um carro e uma motocicleta na cidade de Caraúbas, localizada na região oeste do estado do Rio Grande do Norte. O ocorrido aconteceu na RN 117, deixando uma pessoa morta e outra ferida.

Os veículos envolvidos no acidente foram identificados como uma Fiat Strada e uma motocicleta modelo Bros. Segundo informações da Polícia Militar, a vítima fatal foi identificada apenas como Jailton, que estava conduzindo a motocicleta no momento do acidente. Infelizmente, Jailton não resistiu aos ferimentos e veio a óbito ainda no local do ocorrido, antes mesmo de receber socorro médico.

Além de Jailton, uma mulher que estava na companhia dele na motocicleta também ficou ferida no impacto. O condutor do veículo Fiat Strada não foi encontrado na cena do acidente.

O local está sendo isolado até a chega da equipe do ITEP.


Fonte: Folha Potiguar

Leia Mais ››

Homicídio nas proximidades do Parque de Vaquejada em Apodi; dois suspeitos são presos pela polícia


Na madrugada deste sábado, 05 de agosto, um crime de homicídio foi registrado na cidade de Apodi, localizada na região oeste do estado do Rio Grande do Norte. A vítima, identificada como Maxwell, foi brutalmente morto por volta das 4h da manhã nas proximidades do Parque de Vaquejada.

Segundo os relatos iniciais da Polícia Militar, Maxwell sofreu golpes fatais na cabeça, desferidos com uma caixa de som.

O local do crime foi rapidamente isolada e protegida pela Polícia Militar para preservar o local. O Instituto Técnico-Científico de Perícia (ITEP) foi chamado ao local e removeu o corpo para a sede do órgão, onde passará por exames de necropsia.

Em uma notável demonstração de eficiência, a polícia local conseguiu prender dois suspeitos do homicídio. Os indivíduos presos foram identificados como Matheus e Douglas, Matheus já é um velho conhecido da Polícia Militar da cidade de Apodi.

A investigação está em andamento e as autoridades estão trabalhando incansavelmente para apurar as circunstâncias que levaram à trágica morte de Maxwell.

Os suspeitos estão sendo encaminhados para a Delegacia de Plantão da Polícia Civil de Pau dos Ferros, onde responderão por interrogatório e procedimentos legais.

A polícia está empenhada em garantir a segurança de seus moradores e continuará a tomar as medidas necessárias para evitar incidentes semelhantes no futuro.


Fonte: Folha Potiguar

Leia Mais ››

Homem é encontrado morto após acidente de moto próximo à entrada da Barragem de Santa Cruz em Apodi


Na manhã deste domingo, 06 de agosto de 2023, a Polícia Militar da cidade de Apodi foi acionada para atender a uma ocorrência na BR-405, próximo à entrada da Barragem de Santa Cruz.


Ao chegar no local, a guarnição se deparou com um homem identificado até o momento como “Tobias”, residente na cidade de Severiano Melo, caído e sem vida ao lado de uma motocicleta.


De acordo com informações preliminares, Tobias aparentemente teria perdido o controle de sua motocicleta, o que ocasionou a queda fatal. A Polícia Rodoviária Federal (PRF), foi acionada e realizou procedimentos de isolamento da rodovia e controle do tráfego de veículos.


A equipe do ITEP unidade de Mossoró foi ao local, juntamente com a Polícia Civil e realizou a perícia e em seguida a remoção do corpo para exames no IML do órgão. Ainda não há informações sobre as causas do sinistro.



Fonte: g1

Leia Mais ››

Blogueiro é assassinado a tiros no Rio Grande do Norte e polícia investiga se crime tem conotação política


O blogueiro do Mangabeiras News foi assassinado a tiros, na noite de sábado 05 de agosto de 2023, no município de Monte Alegre, região Metropolitana de Natal no Rio Grande do Norte. Segundo informações repassadas pelo PM dois homens em uma moto teriam efetuado os tiros.


O crime ocorreu em uma estrada de barro na Comunidade de Riacho do Brejo, zona rural do município. A vítima trafegava de moto quando foi surpreendida pelos criminosos. O blogueiro era tido como polêmico por fazer críticas intensas a administração do município de Monte Alegre.


Mangabeiras já havia sofrido um outro atentado no ano de 2021. A Policia Militar isolou a área onde o corpo foi encontrado, minutos após o assassinato. O Secretário Estadual de Segurança Pública, Coronel Araújo garantiu que o caso será investigado por um delegado especial, para apurar a existência de indícios de motivação política no crime.




Fonte: Fim da Linha

Leia Mais ››

Homem é preso após manter ex-mulher e filhos reféns por mais de 14 horas na Grande Natal

PM entrou na casa, resgatou reféns e prendeu o suspeito — Foto: Sérgio Henrique Santos/Inter TV Cabugi

Após mais de 14 horas de negociação, o Batalhão de Operações Policiais Especiais da PM (Bope) deicidiu entrar na residência na qual um homem manteve a ex-mulher e os dois filhos como reféns na cidade de Macaíba, na Grande Natal. O suspeito foi preso em flagrante e a mulher e as crianças, liberadas, sem ferimentos.


Polícia Militar em Macaíba — Foto: Emerson Medeiros/Inter TV Cabugi


O homem invadiu a casa da ex-mulher por volta das 20h30 de sábado (5). Os policiais tomaram a decisão de entrar na residência por volta das 11h15 deste domingo (6). A motivação foi um pedido de socorro das vítimas.


Até a atualização mais recente desta reportagem, nenhuma arma havia sido encontrada com o suspeito ou na residência, segundo a PM.


"Ele teve alguma ação dentro da residência que fez com que seus famliares pedissem socorro. E o pedido iniciou o protocolo de adentramento", explicou o major Carlos Bezerra, da Polícia Militar.

"Na iminência do dano de cercear a vida da esposa, a gente fez essa medida. Então foi necessária a invasão tática".


Três negociadores da PM tentaram por mais de 14 horas que o suspeito liberasse os reféns e se rendesse, o que não ocorreu.


"Não houve uma aceitação da parte dele e nem uma concessão. Em nenhum momento, ele cedeu", disse o major.


Por conta da falta de avanço na negociação, os policiais decidiram buscar outra estratégia, que culminou com a "invasão tática", como define o major.


Segundo o major, "todos os móveis da casa estavam obstruindo a entrada", o que dificultou inicialmente a ação. Assim que os policiais avançaram, imobilizaram o suspeito e libertaram os reféns.


O homem tinha ferimentos - que a PM acredita ter sido em decorrência de uma briga inicial com a ex-mulher.


O crime aconteceu na Rua Ovídio Pereira. A rua foi isolada pela Polícia Militar, que manteve uma equipe na frente da residência durante todo o período. Havia ainda o apoio de atiradores da PM no local.


Policiais militares na ocorrência informaram que a mulher tem uma medida protetiva contra o homem e que ele teria cometido um crime semelhante há cerca de dois anos. Os dois filhos reféns têm 3 e 10 anos de idade.


Caso acontece em Macaíba — Foto: Emerson Medeiros/Inter TV Cabugi


Fonte: g1

Leia Mais ››

Corpo de estudante de 19 anos que estava desaparecida é encontrado enterrado e com sinais de tortura em Touros

Raylla Alves Torres desapareceu após sair da escola em Touros, RN — Foto: Cedida

O corpo de Raylla Alves Torres, de 19 anos, que estava desaparecida desde a segunda-feira passada (31), foi encontrado na noite deste sábado (5) no município de Touros, litoral Norte do Rio Grande do Norte. A informação foi confirmada por familiares.


A jovem desapareceu após sair da escola onde estudava, na própria cidade.


O corpo de Raylla foi encontrado enterrado em uma área de mata na Praia de Perobas e tinha sinais de tortura. A família da jovem esteve no local e fez o reconhecimento do corpo.


O Instituto Técnico-Científico de Perícia (Itep) será o responsável por examinar o corpo e identificar mo a jovem foi morta.



O caso, antes tido como desaparecimento, será investigado pela Polícia Civil como homicídio.


Raylla deixa um filho de um ano e meio de idade. Ela estudava pela Educação de Jovens e Adultos (EJA), à noite, na Escola Municipal Dr. Orlando Flávio Junqueira Ayres, em Touros.


Segundo familiares de Raylla, ela participou das aulas normalmente, na noite de segunda-feira (31), e foi vista uma última vez pelos colegas de sala, por volta das 21h30. Desde então, não mandou mais notícias para a família.


A mãe de Raylla, Claudenilda Patrícia Alves, contou ao g1, durante a semana, que a filha nunca tinha desaparecido sem dar explicações e que ela fazia trajeto de casa para a escola a pé.


A mãe disse também que informou à polícia informações de testemunhas que disseram que a jovem teria saído da escola acompanhada de uma colega e teria sido vista em uma moto com uma pessoa, ao lado do hospital do município.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Dois homens são mortos a tiros em Assú


Um duplo homicídio foi registrado na noite dessa sexta-feira (4), na cidade de Assú, região Oeste do estado. De acordo com informações da Polícia Militar, as vítimas tinham envolvimento com o tráfico de drogas.


Evercleiton Victorino Inácio de 20 anos e Gleison Carvalho da Silva, de 22, estavam bebendo com outras 3 pessoas, um homem e duas mulheres, em frente a uma casa no bairro Dom Elizeu. O homem teria saído para comprar bebida, quando os criminosos chegaram.


As testemunhas contaram à polícia que dois homens chegaram ao local atirando contra Evercleiron e Gleison. As duas mulheres não foram atingidas. Logo após cometerem o crime, eles fugiram. O caso foi registrado por volta das 21h.



O comandante do 10º Batalhão da PM, Tenente Coronel Maximiliano informou que as vítimas tinham envolvimento com o tráfico de drogas e que o pai de um deles tinha procurado recentemente a polícia. "Ele nos pediu ajuda para tirar o filho do tráfico", contou o comandante.


O caso será investigado pela Polícia Civil.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Governo não sabe se 1/4 das crianças e adolescentes beneficiários do Bolsa Família frequentam a escola

Uma das exigências do Bolsa Família é a frequência escolar das crianças beneficiárias — Foto: Hedeson Alves/Arquivo Seed

O governo federal não tem dados sobre a frequência escolar de um quarto das crianças e adolescentes beneficiários do Bolsa Família para saber se estão realmente estudando - uma das condições para a família ter direito aos pagamentos do programa.


👉 Dos quase 19,2 milhões de pessoas que deveriam ser acompanhadas, não havia informações sobre 5,2 milhões em maio deste ano, o que representa 27,47% desse público.


Os dados são do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social e foram obtidos pelo g1 via Lei de Acesso à Informação (LAI).


Para participar do Bolsa Família, é preciso cumprir alguns critérios nas áreas da saúde e educação, como:



Frequência escolar mínima de 60% para as crianças de quatro a cinco anos; e

Frequência escolar mínima de 75% para os beneficiários de seis a 18 anos incompletos que não tenham concluído a educação básica.

O objetivo dessas exigências é promover o acesso, permanência e efetiva escolarização do público do programa.


(Veja as demais condições e como funciona o programa ao final desta reportagem.)


O que diz o governo?

Procurado pelo g1, o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social (MDS) reconheceu o problema, mas argumentou que herdou essa situação do governo Bolsonaro e elencou uma série de medidas tomadas para reverter esse cenário.


A pasta ressaltou que o acompanhamento do programa é compartilhado entre União, estados e municípios, mas que essa relação "foi desmantelada" na gestão anterior, o que fez "com que as condicionalidades deixassem de ser prioridade dentro do programa de transferência de renda".


Com o relançamento do Bolsa Família, em março de 2023, a checagem das famílias beneficiárias foi retomada, segundo nota do ministério, e, desde então, uma série de medidas está em andamento, como a integração das bases de dados de diferentes órgãos e ministérios; o aprimoramento de sistemas; e a capacitação de operadores para incluírem os dados nas bases.



A pasta informou ainda que o Ministério da Educação (MEC) assumiu o sistema de registro escolar dos estudantes beneficiários e tem investido em melhorias estruturais e mantido diálogo frequente, em reuniões semanais, com estados e municípios.


Em outra frente, segundo o governo, também está em desenvolvimento o cruzamento das bases de dados do Inep (vinculado ao MEC e que cuida dos dados educacionais) e do Cadastro Único, a fim de reduzir a margem de alunos não localizados, que "tem relação direta com os sub-registros de acompanhamento".


Essas ações, de acordo com o MDS, já têm surtido efeito e resultaram no aumento do quantitativo de estudantes beneficiários acompanhados. No primeiro período de 2023 (fevereiro e março), o percentual foi de 70,02%. No segundo período (abril e maio), esse índice subiu para 72,53%.


Como funciona o Bolsa Família

Quem tem direito ao benefício:


A principal regra é ter renda mensal por pessoa de até R$ 218.


Quanto é pago:


Cada integrante da família, de qualquer idade, tem direito a R$ 142.

É garantido o pagamento mínimo de R$ 600 por família inscrita no programa, mesmo se tiver até quatro integrantes. Ou seja, se a família tem quatro pessoas, por exemplo, o benefício soma R$ 568. Para chegar aos R$ 600, o governo paga um complemento de R$ 32.

Cada criança de zero a seis anos na família tem direito a um valor adicional de R$ 150.

São pagos R$ 50 para gestantes, crianças e adolescentes de 7 a 18 anos.


Além da frequência escolar, o programa exige outras condições dos participantes:


Realização do acompanhamento pré-natal;

Cumprimento do calendário nacional de vacinação; e

Realização do monitoramento do estado nutricional das crianças menores de sete anos.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Assistente de piloto fica pendurado e cai de balão em Pirenópolis

Assistente de piloto fica pendurado e cai de balão em Pirenópolis, Goiás — Foto: Arquivo Pessoal/Marcos Vinícius

Um assistente de piloto de 18 anos ficou pendurado e caiu de um balão em Pirenópolis, no Entorno do Distrito Federal (assista acima). De acordo com o piloto Marcos Vinícius, o jovem foi encaminhado ao hospital e recebeu alta.


“Ele segurou na borda do cesto do balão e acabou subindo no voo cativo, que é o voo preso por cordas”, explicou Marcos.


O caso aconteceu no último sábado (5). Marcos explicou que o balão sobe até 10 metros de altura neste tipo de voo. O funcionário segurou na borda por algum tempo e, quando o balão estava descendo, saltou de uma altura aproximada de 4 metros.



“Ele bateu com o pé um pouco errado no chão. Ele já foi liberado de imediato e já está em casa. Esse tipo de incidente acontece no nosso segmento. O que a gente pode fazer é instruir para que não aconteça”, completou Marcos.


Em nota, a empresa Fly Now Balonismo disse que o incidente aconteceu após uma forte rajada de vento que fez com que o balão subisse de forma inesperada e rápida. Veja nota na íntegra abaixo.


Nota Fly Now

Ontem, por questões climáticas, houve um incidente com um de nossos colaboradores, durante uma ação de voo cativo em Pirenópolis.


Devido a uma rajada forte de vento, o balão acabou subindo de forma inesperada e rápida, o que levou nosso colaborador a subir junto, segurando pela borda do cesto.


A 3 m do chão, em média, ele acabou se soltando, mas felizmente nada de grave houve com o mesmo.


Por procedimento, o Samu foi acionado e o colaborador foi liberado do hospital sem escoriações ou machucados.


Assistente de piloto ficou pendurado e caiu de balão em Pirenópolis, Goiás — Foto: Reprodução/Redes Sociais


Após receber alta, assitente grava vídeo e diz: ‘Estou bem’


O assistente de piloto Félix Sebastião de Melo Silva Neto, de 18 anos, que ficou pendurado e caiu de um balão em Pirenópolis gravou um vídeo após receber alta e disse que está bem. Imagens mostram a força do vento no local do acidente e o momento em que ele se pendura.


"Ontem aconteceu esse acidente comigo onde acabei segurando a alça do balão e cai, mas recebi atendimento médico e estou bem. Obrigada a todos", disse Félix.

De acordo com o piloto e dono da empresa de balonismo, Marcos Vinícius, o jovem foi encaminhado ao hospital após o acidente e recebeu alta.



“Ele segurou na borda do cesto do balão e acabou subindo no voo cativo, que é o voo preso por cordas”, explicou Marcos.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Governadores do Nordeste reagem a fala de Zema sobre consórcio Sul-Sudeste: 'Lampejo separatista'

Governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), em imagem de arquivo — Foto: Reprodução/TV Globo

Neste domingo (6), o Consórcio Nordeste publicou uma nota criticando falas do governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), em uma entrevista dada ao jornal "O Estado de S. Paulo" no último sábado (5). À publicação, Zema menciona a formação de uma aliança Sul-Sudeste em resposta à articulação dos governadores dos nove estados nordestinos.



Ao comentar a formação da frente, Romeu Zema falou sobre o "protagonismo econômico e político" do Sul e Sudeste. Disse, ainda, que o Brasil funciona como um "produtor rural que começa só a dar um tratamento bom para as vaquinhas que produzem pouco e deixa de lado as que estão produzindo muito", referindo-se aos estados nordestinos.



De acordo com Zema, o bloco Sul-Sudeste é formado pelos sete governadores da região. Para o governador de Minas Gerais, as regiões estariam em desvantagem em votações na Câmara, mesmo representando uma fatia maior da população.


"Outras regiões do Brasil, com estados muito menores em termos de economia e população se unem e conseguem votar e aprovar uma série de projetos em Brasília. E nós, que representamos 56% dos brasileiros, mas que sempre ficamos cada um por si, olhando só o seu quintal, perdemos. Ficou claro nessa reforma tributária que já começamos a mostrar nosso peso”, disse em entrevista.

Em resposta, o Consórcio Nordeste disse que o governador de Minas Gerais "demonstra uma leitura preocupante do Brasil" e que o Norte e o Nordeste foram regiões penalizadas ao longo das décadas pelos projetos nacionais de desenvolvimento. A entidade também negou "qualquer tipo de lampejo separatista".


"Enquanto Norte e Nordeste apostam no fortalecimento do projeto de um Brasil democrático, inclusivo e, portanto, de união e reconstrução, a referida entrevista parece aprofundar a lógica de um país subalterno, dividido e desigual. [...] A união regional dos estados Nordeste e, também, os do Norte, não representa uma guerra contra os demais estados da federação", alegou o Consórcio, em nota.



O grupo apelou, ainda, pela união nacional em torno de áreas estratégicas, como a economia, segurança pública, educação, saúde e infraestrutura.


Segundo o Consórcio Nordeste, a união entre Sul e Sudeste pode representar avanços, desde que haja o compromisso no combate nacional às desigualdades e respeito às diversidades.


Confira a nota do Consórcio Nordeste na íntegra:


O governador de Minas Gerais, em entrevista publicada no jornal O Estado de São Paulo em 5 de agosto, demonstra uma leitura preocupante do Brasil. Ao defender o protagonismo do Sul e Sudeste, indica um movimento de tensionamento com o Norte e o Nordeste, sabidamente regiões que vem sendo penalizadas ao longo das últimas décadas dos projetos nacionais de desenvolvimento.


O Consórcio Nordeste, assim como o da Amazônia Legal, valendo-se da profunda identidade regional, cultural e histórica, foram criados com o objetivo de fortalecer essas regiões, unindo os estados em torno da cooperação e compartilhamento de melhores práticas e soluções de problemas comuns, buscando contribuir com o desenvolvimento sustentável e a mitigação de nossas desigualdades regionais.


Negando qualquer tipo de lampejo separatista, o Consórcio Nordeste imediatamente anuncia em seu slogan que é uma expressão de “O Brasil que cresce unido”. Enquanto Norte e Nordeste apostam no fortalecimento do projeto de um Brasil democrático, inclusivo e, portanto, de união e reconstrução, a referida entrevista parece aprofundar a lógica de um país subalterno, dividido e desigual.



Já passou da hora do Brasil enxergar o Nordeste como uma região capaz de ser parte ativa do alavancamento do crescimento econômico do país e, assim, contribuir ativamente com a redução das desigualdades regionais, econômicas e sociais.


É importante reafirmar que a união regional dos estados Nordeste e, também, os do Norte, não representa uma guerra contra os demais estados da federação, mas uma maneira de compensar, pela organização regional, as desigualdades históricas de oportunidades de desenvolvimento.


Nesse contexto, indicar uma guerra entre regiões significa não apenas não compreender as desigualdades de um país de proporções continentais, mas, ao mesmo tempo, sugere querer mantê-las, mantendo, com isso, a mesma forma de governança que caracterizou essas desigualdades.


A união dos estados do Sul e Sudeste num Consórcio interfederativo pode representar um avanço na consolidação de um novo arranjo federativo no país. Esse avanço, porém, só vai se dar na medida em que todos apostarmos num Brasil que combate suas desigualdades, respeita as diversidades, aposta na sustentabilidade e acredita no seu povo.


Assim, nós, governadoras e governadores da Região Nordeste, além de defendermos um Brasil cada vez mais forte e próspero, apelamos pela união nacional em torno da reconstituição de áreas estratégicas para o nosso país, a exemplo da economia, segurança pública, educação, saúde e infraestrutura.



Nordeste do Brasil, 06 de agosto de 2023.


Governadora de Pernambuco

A governadora Raquel Lyra publicou nas redes sociais um pronunciamento em que disse que "o Nordeste é parte da solução do país e deve receber atenção nas discussões federativas por tanto tempo de descaso e indiferença".


"Nossos pleitos não vão além do que é justo diante de uma construção histórica tão conhecida. Não construiremos o Brasil que sonhamos com mais desigualdade. Na discussão da Reforma Tributária, o Senado terá voz ativa para melhorar questões como o Fundo de Desenvolvimento Regional, por exemplo", afirmou.


Raquel Lyra também afirmou que, para se diminuir diferenças regionais, é preciso "dar mais a quem tem menos".


"Pernambuco está nessa batalha por um sistema tributário mais simples e pró-desenvolvimento do Brasil, assim como na defesa irrestrita do fortalecimento de todos os instrumentos legais que permitam às regiões garantir — sem migalhas — oportunidades, emprego e renda para o seu povo", declarou.


Prefeito do Recife

Em suas redes sociais, o prefeito do Recife, João Campos, se pronunciou em defesa do Nordeste.


"Nosso Nordeste é único. As paisagens são incríveis, sim, mas bonito mesmo é perceber a força da nossa gente e a singularidade cultural. É reconhecer que somos berço de algumas das mentes mais brilhantes da Nação e origem da resistência política que marcou a história do país. O Nordeste é protagonista na reconstrução do futuro do Brasil. Não haverá frente alguma capaz de enfrentar a nossa luta para seguir transformando a nossa região e as conquistas do nosso povo”, publicou o prefeito.


Fonte: g1

Leia Mais ››

PF investiga negociação de Cid para vender relógio por quase R$ 300 mil

A Polícia Federal investiga as negociações do tenente-coronel Mauro Cid, ex-auxiliar de Jair Bolsonaro (PL), para vender um relógio da marca Rolex, recebido em viagem oficial da Presidência.


As tratativas, relevadas em troca de e-mails obtida pela CPI dos Atos Golpistas, tiveram início em 6 de junho de 2022. Na ocasião, Cid disse que pretendia receber cerca de US$ 60 mil (mais de R$ 291 mil) na venda.


Na mesma data, segundo membros do colegiado disseram ao blog da Camila Bomfim no g1, documentos apontam que houve a liberação de um relógio Rolex do acervo privado do então presidente Bolsonaro.



Em 11 de novembro de 2019, um Rolex havia sido protocolado no Gabinete Adjunto de Documentação Histórica do gabinete da Presidência da República como "acervo privado".


O modelo do relógio Rolex negociado por Mauro Cid em junho de 2022 — Foto: Jornal Nacional/ Reprodução


De acordo com apuração da TV Globo e da GloboNews, a negociação de Cid será apurada pela PF em um desdobramento do inquérito que investiga o recebimento de joias por uma comitiva do governo na Arábia Saudita.


As mensagens obtidas pela CPI não esclarecem com quem o então ajudante de ordens de Bolsonaro negociava a compra do relógio.


Segundo relatório, à época, Cid se correspondia com Maria Farani, que assessorava o gabinete adjunto de Informações do gabinete pessoal do ex-presidente.



Maria foi desligada da Presidência da República em janeiro de 2023. Em um dos e-mails enviado por ela, a mensagem diz, em inglês (tradução feita pelo g1):


"Olá Mauro, obrigada pelo interesse em vender o seu Rolex. Tentei falar com você por telefone mas não consegui. Pode por favor me falar se você tem o certificado de garantia original do relógio?"

Na sequência, ela questiona quanto Cid "espera receber por essa peça" e afirma que o mercado de venda de relógios da marca "está em baixa".


"Quanto você espera receber por essa peça? O mercado para Rolex usados está em baixa, especialmente para relógios cravejados de platina e diamante (já que o valor é tão alto). Só queria me certificar de que estamos na mesma linha antes de fazermos muita pesquisa. Espero ouvir notícias suas", escreveu.

Sem indicar a data e autor, o conteúdo de um e-mail obtido pela CPI mostra uma resposta de Cid à Maria Farani, na qual o auxiliar de Bolsonaro afirma que o acessório foi um "presente recebido em viagem oficial de negócios".


"Olá ..., Nós não temos o certificado do relógio, já que foi um presente recebido em viagem oficial de negócios. O que temos é o selo verde de certificado superlativo, que acompanha o relógio. Além disso, posso certificar que o relógio nunca foi usado. Pretendo receber por volta de $ 60.000 pela peça. Agradeço o retorno rápido. Mauro Cid."


O que diz Maria Farani

Em nota divulgada após o tema do relógio se tornar público, Farani disse que, a pedido de Cid, pesquisou na internet sobre possíveis compradores. E que, em seguida, apenas reenviou os e-mails para Cid com as respostas.


Veja a íntegra da nota:


"Com relação às informações divulgadas na imprensa acerca do relógio Rolex que o ex-assessor Mauro Cid teria tentado vender, esclareço que:


1. Exercia a função de secretariado executivo no Gabinete Pessoal da Presidência da República.


2. A pedido de Mauro Cid, por falar inglês, realizei uma pesquisa na internet para identificar possíveis compradores de relógio.


3. Apenas enviei os e-mails e, ao receber respostas, retransmiti ao endereço eletrônico de Mauro Cid.


4. Não tive conhecimento do desfecho de uma eventual negociação."


Fonte: g1

Leia Mais ››

Em Parintins, Lula comenta ameaças contra ele e diz não ter 'medo de cara feia'

O presidente Lula durante discurso em Parintins (AM) — Foto: Reprodução/TV Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) comentou nesta sexta-feira (4) ameaças contra a sua vida e afirmou não ter "medo de cara feia".


Ele deu a declaração durante discurso em um evento na cidade de Parintins, no interior do Amazonas.


"Vocês vão ler a notícia hoje, vocês vão ter notícia de que a Polícia Federal prendeu um cidadão em Santarém (PA) que disse que ia me matar hoje quando eu chagasse lá. Ele está preso. Há boatos de que em Belém também tem um cidadão que diz que ia matar. Se eu tivesse medo, eu não tinha nascido. Se eu tivesse medo, eu não era presidente da República. Eu aprendi com a minha mãe a não ter medo de cara feia. Cachorro que late não morde. Portanto, vou fazer deste país um país civilizado", afirmou.


Nesta quinta-feira (3), a Polícia Federal prendeu um fazendeiro do Pará suspeito de ter ameaçado “dar um tiro” no presidente Lula. A prisão foi em Santarém.


PF cumpre mandado de busca e apreensão contra vigilante devido ameaça de ataques à Lula



Lula foi a Parintins para relançar o programa Luz Para Todos, que visa ampliar o acesso da população à energia elétrica. A previsão do governo é beneficiar até 500 mil famílias nesta nova fase do programa, que foi criado em 2003, no primeiro mandato de Lula.


Queixas a esquema de segurança

No pronunciamento, Lula também se queixou do esquema de segurança, que, segundo ele, o impediu de cumprimentar apoiadores durante deslocamento entre o aeroporto e o local do evento.



O petista criticou o fato de ter de andar em veículo blindado, com vidros escurecidos. Ele disse que, dentro do carro, sentiu-se como se estivesse "dentro de um presídio".


"Eu desço no aeroporto, me colocam dentro de um carro blindado, vidro fumê, tinha insufilme, eu não consigo ver ninguém e ninguém consegue me ver. Mulheres, homens e crianças na rua, fazendo uma sacrifício enorme para olhar, se conseguir enxergar a gente, e eu dentro de um carro como se estivesse dentro de um presídio. Então, eu quero pedir desculpas de coração", afirmou Lula.


O presidente afirmou ainda que a situação não "se repetirá". "Quando a gente é candidato, normalmente a gente anda de carro aberto, com os dentes arreganhados, abanando a mão para vocês. Quando a gente ganha, coloca a gente dentro de um carro blindado, insulfilm, nem vocês veem eu, nem eu vejo vocês", disse.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Defesa de Zambelli diz que ela só falará à PF se tiver acesso a inquérito

A deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) foi alvo de buscas na PF na quarta (2) — Foto: Gabriela Biló/Estadão Conteúdo

A defesa da deputada Carla Zambelli (PL-SP) diz que ela só falará à Polícia Federal na segunda-feira (7) "se tiver acesso aos autos do inquérito". Ela é acusada de pagar um hacker para invadir as contas do ministro Alexandre de Moraes e do Conselho Nacional de Justiça, para emissão de informações falsas, como mandados de prisão e de soltura.


O advogado Daniel Bialski contou ao blog que, se os autos não chegarem às mãos dele até o fim desta sexta (4), vai orientar a deputada a permanecer em silêncio. O depoimento dela está marcado para segunda-feira (7), às 14h, na sede da PF.


"Se a defesa não tiver vista do caso, chegaremos lá e avisarei que, por minha orientação, ainda que ela queira prestar as informações, ela não vai falar. Pedirei a remarcação da oitiva até a liberação dos dados", diz Bialski.


Alvo de operação da PF nesta semana, Zambelli vive um momento de solidão na política, com pouca gente disposta a sair em sua defesa.


O hacker Walter Delgatti Neto disse à PF que ela encomendou uma tentativa de invasão das urnas, e que, não podendo, por óbvio, entregar o serviço, ele invadiu o sistema do Conselho Nacional de Justiça.



Ainda segundo ele disse à PF, ao saber da invasão do CNJ, a deputada teria redigido um mandado de prisão falso em nome do ministro Alexandre de Moraes, do STF.


Ela nega as acusações.


Fonte: Blog da Daniela Lima

Leia Mais ››