quarta-feira, outubro 26, 2011

Policia Militar de Itaú recupera moto roubada em Mossoró

 Itaú- Em patrulhamento pela cidade hoje (26), o SGT Ivanildo comandante do destacamento, juntamente com os policiais Ranilson e Magnaldo se depararam com um cidadão em atitude suspeita e resolveram Aborda-lo, o mesmo trafegava em uma motocicleta tipo Honda CG 150 Titan de cor vermelha e placa MYT 3107, que ao ser verificada no sistema foi constatada que a mesma tinha queixa de furto.
Ao ser interrogado pelos policiais, o menor J.L.R de 16 anos de idade disse a polícia que foi ele mesmo que furtou a moto na cidade de Mossoró, "Foi só para dar um rolé" afirmou o acusado.
O menor e o veículo foram conduzidos até a delegacia de policia civil de Apodi para que sejam tomadas as devidas providências.

NOTA- parabéns ao SGT Ivanildo e a todos os policiais que trabalham no destacamento de Itaú, pois esta sendo feito um ótimo trabalho naquela cidade. 



  


Fonte: Sentinelas do Apodi
Leia Mais ››

MEC cancela provas do Enem de 639 alunos de escola no CE



O MEC (Ministério da Educação) decidiu cancelar a prova dos 639 estudantes do colégio Christus, de Fortaleza (CE). O ministério reconheceu nesta quarta-feira que um simulado feito pelo colégio, duas semanas antes do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), continha nove questões idênticas às do exame --aplicado no fim de semana passado para 5,4 milhões de alunos em todo o país.


As questões do simulado foram divulgadas ontem em um perfil do Facebook. Dos 14 itens expostos na rede social, 9 eram idênticos às questões apresentadas pelo Enem.


A Polícia Federal foi acionada para investigar o caso. Uma das hipóteses trabalhadas é que as questões vazaram pelo pré-teste do Enem.


A cada ano, o Inep (instituto do MEC responsável pelo exame) aplica provas para alunos de diferentes escolas do país para testar o nível de dificuldade dos itens. Essas questões, após serem testadas, podem fazer parte do banco de itens, de onde saem as questões do Enem.


O colégio Christus foi um dos selecionados para o pré-teste do Enem 2011.


Em nota, a escola informou que as mesmas questões foram usadas em pré-testes realizados pelo ministério. Para o colégio, as questões podem ter entrado em um banco de perguntas da própria instituição por sugestão de alunos que fizeram pré-testes, "sem o conhecimento da escola no que diz respeito à origem desses dados".


PROBLEMAS


Em 2009, o vazamento da prova provocou a reaplicação do exame para todos os candidatos do Enem. No ano passado, falhas de impressão e montagem das provas obrigaram centenas de estudantes a refazerem o exame.


Na edição deste ano, os alunos já haviam reclamado da mudança de locais de prova. O MEC chegou a modificar dez lugares de aplicação do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e cerca de 4.500 estudantes foram remanejados.


Fonte: Uol
Leia Mais ››

Provas do Enem podem ser anuladas se vazamento for comprovado



O Ministério Público Federal no Ceará deve pedir o cancelamento do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) devido às suspeitas de vazamento de questões.


Um estudante do Colégio Christus, de Fortaleza, postou no facebook fotos de um simulado aplicado pela instituição com pelo menos 11 questões idênticas às da prova do Enem. O colégio teria aplicado o simulado um dia antes das provas do exame nacional.


Na noite de terça-feira (25), o Colégio Christus divulgou pelo facebook uma mensagem explicando o fato. “Uma Instituição de Ensino que tenha profundo conhecimento da TRI - Teoria da Resposta ao Item - e possua vasto banco de questões fornecidas por professores, por ex-alunos e pela conversão de questões do estilo clássico para estilo ENEM poderá ter boa margem de acertos nas avaliações do ENEM e em outros vestibulares. O Colégio Christus, há vários anos, tem registrado altos índices de acertos em questões de vestibulares, o que é de conhecimento de todos”.


Fonte: DN
Leia Mais ››

Portaria altera ponto facultativo no Dia do Servidor


O ponto facultativo do Dia do Servidor Público foi alterado para 14 de novembro próximo, de acordo com portaria publicada no Diário Oficial da União.

A Portaria 870, assinada pelo secretário executivo do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, Valter Correia da Silva, modifica a data excepcionalmente este ano, mas mantém a recomendação aos dirigentes dos órgãos e entidades para que seja preservado o funcionamento dos serviços essenciais.

Anteriormente, o ponto facultativo estava marcado para a data estabelecida pelo Artigo 236 da Lei nº 8.112/1990, o dia 28 de outubro, a próxima sexta-feira.

Fonte: Agência Brasil
Leia Mais ››

PF vai apurar suposto vazamento de prova do Enem

O Ministério da Educação (MEC) acionou a Polícia Federal (PF) para apurar o suposto vazamento do conteúdo da prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e já estuda cancelar o teste aplicado a 639 alunos de uma escola particular de Fortaleza (CE).


A notícia do vazamento veio à tona após um aluno do Colégio Christus publicar em uma rede social cópias de fotos de apostilas com questões semelhantes às do exame, aplicado no último final de semana. Embora o material não possua qualquer identificação do estabelecimento de ensino, o próprio ministério, por meio de sua assessoria, afirma que os estudantes do colégio tiveram acesso ao conteúdo há algumas semanas. A PF vai investigar como isso ocorreu.


Se a prova for cancelada, os 639 alunos do colégio Christus terão que refazê-la no final de novembro, quando o exame será aplicado à população carcerária.


Criado em 1998, o exame ganhou importância nos últimos anos ao se tornar pré-requisito para os interessados em bolsas de estudo do Programa Universidade para Todos (ProUni). Ganhou ainda mais peso em 2009, quando passou a substituir o vestibular de boa parte das instituições públicas de ensino superior. Este ano, cerca de 4 milhões de candidatos fizeram o Enem no último fim de semana em 14 mil locais de provas de 1,6 mil cidades.


Fonte: Agência Brasil
Leia Mais ››

PM prende homem que agrediu e ameaçou adolescente com um revolver, na cidade de Itaú/RN

Ontem (25/10/2011) por voltas 20:40hs, a Policia Militar de Itaú/RN, foi solicitada por uma adolescente de 14 anos, denunciando seu companheiro, o Senhor de Inicias M. S. F, de 19 anos de idade, de tê-la agredido e ameaçada com uma arma de fogo do tipo revolver; de imediato uma Guarnição composta por Sgt PM Ivanildo, Sd PM Ranilson, e Sd PM Magnaldo, saíram em diligencias e logo conseguiram localizar o acusado, que após ser detido revelou que tinha deixado a arma de fogo do tipo revolver, calibre 22 na casa de um parente na cidade de Apodi/RN. Os policias de Itaú se deslocaram ate Apodi, e juntamente com os policiais da Radio Patrulha fizeram a apreensão da arma, no local descrito pelo acusado.


Acusado da ameaça e agressão



RV calibre 22


Vitima da agressão e ameaça

Fonte: Sentinelas do Apodi
Leia Mais ››

Inscrições para o Pronatec são prorrogadas até esta sexta-feira



As inscrições para o Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e ao Emprego) serão prorrogadas até esta sexta-feira (28). O aluno pode se inscrever pela internet através de um site da Secretaria de Estado da Educação (Seec) criado especificamente para esta finalidade.


A pré-seleção será divulgada no dia 1º de novembro e o candidato pré-selecionado terá seu nome divulgado no site da Seec. Os cursos deverão ter início no mês de novembro.


O Pronatec irá beneficiar os estudantes das Escolas Estaduais com cursos profissionalizantes que serão ofertados no IFRN (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia), SENAC (Serviços Nacional de Aprendizagem Comercial) e SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial).


O programa foi lançado no Rio Grande do Norte na última terça-feira (18). Ainda este ano serão oferecidas 5.400 vagas, divididas entre o Senai e o Senac,  nos municípios de Natal, Parnamirim, Macaíba, Jaçanã, Coronel Ezequiel, Santa Cruz, Caicó, Assu e Mossoró. A previsão é que esse número aumente para 8 mil com o retorno das atividade no IFRN, que no momento encontra-se em greve.  Implantado inicialmente em Natal e cidades pólos, o programa será gradativamente ampliado para todo o Estado.


"A procura está sendo imensa. Pretendo ir ao Ministério da Educação para ampliar o número de vagas", disse a Governadora. Oito mil vagas serão insuficientes para atender a demanda. Vou atrás do que for necessário, de novos parceiros, para poder ampliar as oportunidades. Esse programa vai construir um novo modelo de Educação", afirmou a governadora Rosalba Ciarlini.


Este ano, serão ofertados cursos de qualificação (curta duração) através do Pronatec - FIC (Formação Inicial Continuada). São cursos de Eletricista Industrial, Eletricista Instalador Predial de Baixa Tensão, Operador de Sistemas de Irrigação, Operador de Computador, Almoxarife, Garçom, Mecânica e Manutenção de Motocicletas, Mecânica e Manutenção em Motores diesel, Montagem e Manutenção de Computadores, Agente de Inspeção de Qualidade, Operador de Processos Químicos Industriais, Aplicador de Revestimento Cerâmico, Armador de Ferragem, entre outros.


A oferta de cursos atenderá alunos que tenham alfabetização (letramento inicial), que estejam cursando o Ensino Fundamental, e que tenham o Ensino Médio incompleto.


"Tem todo um sistema informatizado, de fácil acesso e fácil compreensão. É só acessar o site. 'Pronatec" é a palavra chave para iniciar o processo da pré-matrícula. São oferecidas várias opções de cursos profissionalizantes", explicou a secretária da SEEC, Betânia Ramalho. "O Pronatec é um passo para a escola de tempo integral, que dá a oportunidade ao estudante da escola pública, conciliar a escola regular com a formação para o trabalho. Isso vai fazer a diferença na formação desses jovens. Eles querem muito mais do que normalmente uma escola oferece", destaca a secretária.


Fonte: assecom/RN
Leia Mais ››

Governadora concede aumento aos professores do Estado

A governadora Rosalba Ciarlini aumentou a remuneração dos professores do Estado. De acordo com o Diário Oficial desta quarta-feira (26), os magistrados do RN com carga horária de trabalho de 30h terão os salários readequados, de acordo com as classes e níveis que ocupam no quadro funcional.

As alterações nos salários dos professor são referentes aos meses de setembro, outubro, novembro e dezembro, e serão pagos em parcelas.

Fonte: Tribuna do Norte
Leia Mais ››

165ª Morte de forma violenta em Mossoró

   O centro integrado e operações de segurança publica do 2°BPM, registrou mais um crime de homicídio na cidade de Mossoró. Desta vez por volta das 13h40min de hoje (26/10) no bairro Aeroporto I, em frente a Central do Cidadão, na Rua Camilo Paula.
    Hudson Herbert Eufrásio da Silva, 27 anos de idade, mais conhecido como "Rudinho", morador do bairro Abolição IV, foi assassinado com cerca de cinco disparos de arma de fogo. A vítima se encontrava em um gol de cor azul placa HYH-4623 Mossoró/RN quando dois elementos em um carro de cor preta pararam na lateral do veículo da vítima e o passageiro efetuou os disparos.
    A vítima foi socorrida por populares para o hospital regional Tarcísio Maia (HRTM), mas adentrou a unidade hospitalar já sem vida.
    O mesmo era filho do policial Osmar, que faleceu no ano passado.
    O veículo que a vítima se encontrava, foi isolado para trabalhos de pericia que deverá ser feito pela equipe do ITEP.

Blog Passando na Hora

Blog Passando na Hora

Blog Passando na Hora

Blog Passando na Hora

Blog Passando na Hora

Fonte: O Câmera
Leia Mais ››

Abertas inscrições do processo seletivo para cursos técnicos integrados



As inscrições para o PROCESSO SELETIVO PARA OS CURSOS TÉCNICOS DE NÍVEL MÉDIO NA FORMA INTEGRADA – 1º SEMESTRE DE 2012 foram abertas ontem, 25, às 14hr. Os candidatos têm até as 22h do dia 6 de novembro para se inscrever. Nesse período, o formulário de inscrição online estará disponível na página do processo seletivo.
A taxa de inscrição é de R$ 20,00 e o candidato tem até o dia 7 de novembro para efetuar o pagamento. Os candidatos podem solicitar isenção da taxa de 25 a 27 de outubro no setor de Serviço Social do campus para o qual se candidata a uma vaga e devem levar consigo:
a) Número de  Identificação Social  – NIS  (cópia  do  cartão,  quando  for  beneficiário de  algum  programa  social),  atribuído pelo CadÚnico;
b)  declaração  (constante no  requerimento) assinada pelo  candidato  (ou  responsável, para candidatos menores de 18 anos) que, pertence a família de baixa renda, nos termos do Decreto nº 6.135, de 2007. 
c)  comprovante de inscrição do candidato neste processo seletivo, e 
d)  cópia do CPF do candidato.
O cartão de  Inscrição estará disponível para  impressão no site do  IFRN, no período de 23 de novembro a 04 de dezembro . Para a impressão serão requeridos o número da inscrição e da data de nascimento utilizado pelo candidato para sua inscrição.
As provas do exame serão realizadas no dia 4 de dezembro, das 13h às 17h, horário oficial local.
Faça sua inscrição agora. Clique aqui!

Fonte: IFRN
Leia Mais ››

Homem é derrubado de moto e assassinado com três tiros em cidade do RN


Imagem da internet

A noite dessa terça-feira (25) fugiu da rotina na pacata cidade de Acari por volta das 20h, após um homem conhecido como "Neguinho de Elias" ter sido assassinado com três disparos de arma de fogo no Bairro Tarcísio Bezerra (Alto da Usina). 


De acordo com a 3ª Companhia de Polícia de Currais Novos, populares disseram que o crime aconteceu enquanto a vítima passava de motocicleta, quando um homem não identificado teria atirado uma pedra contra o motociclista e depois efetuou os tiros após e sua queda.


A Polícia Militar foi acionada ao local e o Instituto Técnico Científico de Polícia(Itep),que realizou o trabalho de remoção do corpo.Informações preliminares dã conta que o crime foi motivado por acerto de contas.

Fonte: DN
Leia Mais ››

PM apreende 1 tonelada de carne de cavalo e jumento


Cerca de uma tonelada de carne de jumento e cavalo foi apreendida durante uma operação da Polícia Militar de Pernambuco no município de Limoeiro, no Agreste do Estado, na madrugada desta terça-feira (25). O material estava com dois homens, que foram presos em flagrante por comercializar carne imprópria para o consumo.

A mercadoria estava no carro da dupla - uma Kombi branca -, que seguia pelo bairro da Pirauíra, no centro da cidade, com um vazamento. Ao fazer a vistoria, os policiais descobriram que a água era proveniente das carnes armazenadas dentro do veículo.
 
Os homens informaram que a mercadoria seria entregue em dois mercados públicos do Grande Recife. Os suspeitos foram autuados por crime contra a saúde pública e foram encaminhados para a Penitenciária Dr. Ênio Pessoa Guerra, em Limoeiro.

Fonte: DN
Leia Mais ››

Revista Época repercute crise no governo de Rosalba

Continua repercutindo na mídia nacional a crise no governo de Rosalba Ciarlini. O site da revista revista Época trouxe na manhã de ontem terça-feira (25) a reforma na administração estadual com o rompimento do vice-governador Robinson Faria.


Confira a matéria:



Fonte: Martins em Pauta
Leia Mais ››

Polícias Civil e Federal negam presença do PCC



Delegado de Combate ao Narcotráfico no Rio Grande do Norte por três anos e três meses, Odilon Teodósio dos Santos Filho diz que não existe, aqui, facções do crime organizado como o Primeiro Comando da Capital (PCC), que se originou em São Paulo e se espalhou por 16 estados do país, segundo noticiou a "Folha de S. Paulo".


O diário paulista cita que no Rio Grande do Norte os crimes associados ao PCC estão ligados ao tráfico de droga, que, segundo o delegado Odilon Teodósio é fomentado a partir do sistema prisional do Estado, mas não tem nada provocando que o PCC atue como um grupo criminoso organizado e com toda uma hierarquia de comando. "O que existe aqui são grupos criminosos, que se formam dentro dos presídios para atuar lá fora".


Odilon Teodósio está deixando a Denarc para assumir a Divisão de Polícia do Oeste do Estado (Divpoe) mas disse, de qualquer modo, que a droga vendida no Rio Grande do  Norte é oriunda de São Paulo para os presos, os quais, de lá dentro dentro controlam o tráfico feito por pessoas de confiança que estão fora dos presídios.


Teodósio explica que a droga vinda de São Paulo é droga refinada e da pior qualidade - "a borra" -, como se diz no jargão da criminalidade. 


Isso ocorre, segundo Teodósio, porque nos presídios estaduais, como em todo o país, não existe a segurança que existe nos presídios federais, onde é mais difícil os contatos entre os criminosos que estão presos e seus contatos no exterior do presídio, em virtude do uso de aparelhos de telefonia celular.


Segundo Teodósio, não é de seu conhecimento de que também exista no Rio Grande do Norte alguma facção do Comando Vermelho, do Rio de Janeiro. O que normalmente ocorre, explicou ainda o delegado, é de que os condenados de justiça se conhecem dentro dos presídios e, como aqui, já estiveram paulistas presos, eles ficam se conhecendo entre si e terminam planejando a execução de crimes de dentro e fora do presídio, com ajuda inclusive de familiares.


O superintendente da Polícia Federal no Rio Grande do Norte,d delegado Marcelo Mosele,  também disse não ter conhecimento de ramificações do PCC no Estado. "Não temos indicativo de que existem células do PCC aqui no Rio Grande do Norte", disse ele, que completou: "O que ocorre é que no mundo do tráfico de drogas, como ocorre em todo e qualquer atividade comercial, os criminosos acabam tendo contato uns com os outros".


De acordo com a "Folha de S. Paulo", crimes como assalto a banco, tráfico de drogas, roubo de carro e lavagem de dinheiro têm a participação do PCC nos nove Estados da região Nordeste, além de Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná, São Paulo e Rio Grande do Sul. Segundo a "Folha", o número de Estados onde ocorrem ações do PCC é o dobro do que apontou a CPI  do Tráfico de Armas da Câmara dos Deputados em 2006.


Fonte: DN
Leia Mais ››

Cursinhos contestam duas questões do Enem



O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) divulgou os gabaritos das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), realizado no final de semana e que teve a participação de mais de 4 milhões de estudantes de todo o Brasil. Mas, ontem, em São Paulo, cursinho que preparam estudantes para ingresso no ensino superior contestaram, pelo menos, duas questões do Enem. Uma das perguntas, a 2 da versão amarela da prova, pede ao candidato que caracterize as normas morais. No gabarito oficial a resposta é D, segundo a qual as normais morais são "criadas pelo homem, que concede a si mesmo a lei à qual deve se submeter". Mas para os cursinhos Anglo, Etapa e Positivo, a resposta correta é a B: as normas morais são "parâmetros idealizados, cujo cumprimento é destituído de obrigação". Para o Objetivo, por sua vez, ambas as alternativas estão corretas.


"Quando há esse tipo de divergência, em que muitos discordam da versão oficial, é porque o teste foi mal feito", diz Francisco Achcar, professor do Objetivo. Segundo ele, o item D está mais distante do que o texto da questão 2 afirma. "O texto é uma consideração muito geral sobre o distanciamento entre conhecer e cumprir parâmetros éticos. Você tem obrigação moral de não roubar, mas as pessoas roubam. Ou seja, a obrigação moral pode não ser cumprida."


A segunda pergunta controversa - a 120 na versão amarela - traz um poema da coletânea Os 100 melhores poemas brasileiros do século, e pergunta ao candidato o objetivo do texto. Para o MEC, o correto é a alternativa C: o poema "reforça a capacidade da literatura em promover a subjetividade e os valores humanos". Para os cursinhos Anglo e Objetivo, porém, a opção correta é a E: o texto "revela a superioridade da escrita poética como forma ideal de preservação da memória cultural". Nessa questão, os gabaritos do Etapa e do Positivo concordam com o do MEC.


Para Achcar, do Objetivo, a questão "já começa errada" porque atribui o texto ao autor errado. "Dizer que o poema 'reforça a capacidade da literatura' é completamente impreciso", afirma. "Isso é uma ideia humanista boba." O professor diz que o poema fala do ato de guardar, e não do que é guardado. Procurado pouco antes das 20h pelo jornal O Estado de S. Paulo, o Inep pediu que a reportagem encaminhasse um e-mail detalhando as controvérsias a respeito do gabarito.


Fonte: Agência Brasil
Leia Mais ››