sexta-feira, dezembro 01, 2017

URGENTE: Veículos colidem de frente na BR 405 em Malhada Vermelha


Na manhã desta sexta-feira (01), dois veículos do tipo Fiat Estrada placa de Assu-RN e um Chevrolet Corsa com placa de Ceara Miriam colideram de frente na ponte da BR 405 na altura da comunidade de Malhada Vermelha.

Segundo informações chegadas a redação do Cidade News, um Senhor de 70 anos, comprador de feijão na região, residente em Umarizal-RN, condutor do Fiat Estrada fez uma ultrapassagem em cima da ponte colidindo de frente com Chevrolet Corsa causando o acidente.

Os envolvidos no acidente foram socorridos pela ambulância do SAMU que segundo a fonte o quadro do Senhor de 70 anos é grave, já o motorista do Chevrolet Corsa está consciente conversando com a equipe do SAMU preocupado com uma bolsa que foi localizada e entregue ao mesmo.

Os veículos permanecem no local, embora o trânsito tenha sido liberado. A Polícia Federal deverá apurar as causas do acidente. As informações aqui apresentadas foram de populares que estiveram no local. As informações oficias ficam a cargo da Polícia Federal.











Arlindo Maia da Redação do Cidade News
Leia Mais ››

Pessoas que nunca tiveram dengue não devem tomar vacina da doença, diz Anvisa

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária divulgou nesta quarta-feira (29) que o laboratório Sanofi-Aventis, fabricante da vacina da dengue, apresentou informações que sugerem que pessoas que nunca tiveram contato com o vírus da dengue podem desenvolver formas mais graves da doença caso tomem a vacina. A vacina Dengvaxia foi aprovada no Brasil em 28 de dezembro de 2015 e não é oferecida pelo Programa Nacional de Imunizações.

A suspeita do laboratório, apresentada nesta semana,  ainda não é conclusiva, mas, diante do problema, a recomendação da Anvisa é que a vacina não seja tomada por pessoas que nunca tiveram dengue. Apesar de esclarecer que a vacina por si só não é capaz de desencadear um quadro grave da doença nem induzir ao aparecimento espontâneo da dengue - para isso, é preciso ser picado por um mosquito infectado -, existe a possibilidade de que pessoas soronegativas desenvolvam um quadro mais agudo de dengue caso sejam infectadas após terem recebido o medicamento.

A bula da vacina será atualizada enquanto a Anvisa avalia os dados completos dos estudos, que ainda serão apresentados pelo fabricante. A vacina da Sanofi, chamada Dengvaxia, é a única aprovada no Brasil. O produto é indicado para imunização contra os quatro subtipos do vírus. Para as pessoas que já tiveram dengue, a Anvisa avalia que o benefício do uso da vacina permanece favorável.

Por meio de um comunicado, a Anvisa esclareceu que “este risco não havia sido identificado nos estudos apresentados para o registro da vacina na população para a qual a vacina foi aprovada”. A agência informou que, antes do registro, os efeitos da imunização foram estudados em mais de 40 mil pessoas em todo o mundo, e que as pesquisas seguiram os padrões estabelecidos por guias internacionais da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Fonte: Agência Brasil
Leia Mais ››

Policial italiano é morto com um facão no Pará

Um policial italiano aposentado morreu em um hospital no Pará após ter sido baleado e esfaqueado em sua residencia em Igarapé-Mirim, 140 quilômetros ao sul de Belém, na Floresta Amazônica.

O oficial se chamava Mario Simone, tinha 51 anos e foi atacado em sua casa, em 17 de novembro, por bandidos, que o atingiram com disparos de armas de fogo e golpes de facão. Simone chegou a ser internado e colocado em coma induzido em um hospital da capital paraense, mas faleeceu poucos dias depois.

"Conversei com Mario no telefone dois dias antes, e ele me falava de sua intenção de deixar o Brasil e se mudar para a Argentina. Ele dizia que não se sentia bem, pela pobreza, pela degradação, queria vender a casa que tinha construído e ir embora", afirmou Pasquela, irmão da vítima.

Segundo ele, a família, natural de Andria, no sul da Itália, está enfrentando muitas dificuldades burocráticas para repatriar o corpo.

"Pedimos à Farnesina (Ministério das Relações Exteriores) que avalie a hipótese de enviar ao Brasil um avião militar para recuperar o corpo de meu irmão. Mario era um homem de grande coração e senso cívico. Ajudou muitas pessoas, ainda que não endossasse mais a farda, e talvez esse seu jeito o tenha colocado em perigo", acrescento Pasquale.

Ainda não se sabe o motivo do assassinato, mas, em maio de 2016, o italiano já havia evitado uma tentativa de roubo em sua casa e espantado um assaltante. Simone se mudou para o Brasil há 10 anos, após ter se aposentado da Arma dos Carabineiros, força policial militar da Itália, e se separado da esposa.

Fonte: O Globo
Leia Mais ››

SUSPEITOS TENTAM ASSALTAR LOTÉRICA EM JARDIM DE PIRANHAS E ACABAM PRESOS PELA PM


Na tarde desta quinta-feira, 30 de novembro, dois homens tentaram assaltar uma casa lotérica de Jardim de Piranhas. Os dois meliantes chegaram ao local em uma moto Bros de cor preta.
A tentativa de assalto foi frustrada a partir do momento em que o alarme da casa lotérica disparou, fazendo com que os bandidos desistissem do assalto e fugissem sem levar absolutamente nada.
A Polícia Militar conseguiu apreender duas armas de fogo e prender os suspeitos.


Fonte: Jair Sampaio
Leia Mais ››

Polêmica sobre recibos adia sentença de Lula para 2018

Perícias e questionamentos vão adiar para 2018 a segunda sentença do juiz Sergio Moro sobre o ex-presidente Lula na Lava Jato.

O trâmite da ação penal em que o petista é acusado de receber propina da Odebrecht por meio da compra de um terreno para o Instituto Lula atrasou com uma discussão sobre a autenticidade de recibos de aluguel apresentados pela defesa e com pedidos de análise de materiais da delação da empreiteira.

Lula foi ouvido por Moro nesse processo no dia 13 de setembro. A fase de audiências com os réus foi finalizada uma semana depois. Em outros casos da Lava Jato, após o fim dessa etapa, o juiz costuma já fixar um prazo para a apresentação das alegações finais das partes –último passo antes da sentença.

No caso do tríplex de Guarujá (SP), a sentença de Moro, que condenou Lula a 9,5 anos de prisão em julho, saiu dois meses após o depoimento do petista à Justiça.

A ação sobre o Instituto Lula inclui a acusação de que o ex-presidente usou dinheiro de propina da Odebrecht para comprar o apartamento vizinho ao que mora, em São Bernardo do Campo (SP). Para o Ministério Público, o imóvel foi adquirido por um laranja, Glaucos da Costamarques, que mais adiante não cobrou aluguel do ex-presidente pelo uso da unidade. O suposto laranja disse que só passou a receber pela locação em 2015.

RECIBOS

Após ser cobrado publicamente por Moro em setembro, Lula apresentou um conjunto de recibos de locação assinados por Costamarques.

O Ministério Público, porém, levantou suspeitas sobre essa prova e abriu um procedimento paralelo à ação penal, chamado de incidente de falsidade criminal.

O trâmite desse caso paralelo afeta também a ação penal principal. Uma nova audiência de Moro com Costamarques e com um contador para tratar da suspeita de falsificação foi marcada apenas para 15 de dezembro.

Além disso, a defesa de Lula insistiu no acesso a sistemas eletrônicos de pagamentos ilegais da Odebrecht que foram encaminhados pela empresa em sua delação.

Moro disse que seria inviável tecnicamente fornecer cópias dos dois sistemas, mas concordou em autorizar perícias em arquivos que possam ter relação com a ação penal. Os resultados dessas análises ainda não constam como anexados ao processo.

Além disso, o juiz federal pediu ao Supremo Tribunal Federal que partes da delação da Odebrecht fossem juntadas aos autos, mas ainda não houve resposta.

A ação foi aberta em dezembro de 2016 e teve uma longa fase de audiências, com mais de 60 depoimentos de testemunhas de defesa até julho. Em 20 de dezembro, os prazos processuais serão suspensos por um mês, com o recesso do Judiciário.

2018

Uma eventual sentença no início de 2018 sairia já no começo da mobilização da campanha eleitoral, que começa oficialmente em agosto. Na prática, porém, o julgamento da ação do tríplex no Tribunal Regional Federal (a segunda instância da Justiça Federal) deve ter consequências maiores sobre a eleição.

Ainda que seja condenado à prisão na ação, Lula pode recorrer em liberdade, caso o juiz mantenha o mesmo entendimento que adotou no primeiro processo.

Já no julgamento do caso tríplex na segunda instância, Lula perderá seus direitos políticos caso a condenação seja confirmada pelos juízes da corte. A Lei da Ficha Limpa barra candidaturas de políticos condenados por um grupo de magistrados.

Pelo ritmo de julgamentos do tribunal regional, o caso tríplex deve ser decidido no primeiro semestre de 2018.

A procuradora Isabel Groba Vieira, da força-tarefa da Lava Jato, diz que o julgamento da ação do instituto levará em conta a questão dos recibos. Disse ainda que o juízo zela “pelo direito de defesa” e pelo devido processo legal e que ele poderá determinar diligências adicionais no caso.

Para ela, “há fartas provas de que não existia locação” do apartamento e os recibos não tinham sido encontrados em buscas feitas em endereços do ex-presidente, em 2016.

“Eventuais medidas por conta do emprego de recibos falsos serão avaliadas em momento oportuno, após o decurso da instrução do processo.”


Fonte: Folha de São Paulo
Leia Mais ››

Mulher é jogada de penhasco, se finge de morta e entrega ex à polícia em Curitiba

Um homem, 41 anos, foi preso depois de tentar matar a amante empurrando a mulher de um penhasco, próximo à Estrada da Graciosa, na Região Metropolitana de Curitiba. O caso, que aconteceu em junho, mas só foi denunciado à polícia neste mês, teria ocorrido porque a vítima descobriu que o companheiro era casado e disse que contaria à esposa dele sobre o relacionamento extraconjugal.

Depois do desentendimento, o suspeito, em uma tentativa de reconciliação, levou a namorada para o local alegando que faria umas fotos. O homem pediu para que ela sentasse próximo do penhasco. “Ela caiu de uma altura superior a cinco metros de altura”, afirmou, em entrevista ao Paraná Portal, o delegado responsável pelo caso, Luiz Carlos de Oliveira.

A polícia contou que, para sobreviver, a mulher teve que se fingir de morta com a missão de despistar o homem. A corporação detalhou que, depois da queda, ele ficou rodeando o corpo e iluminando-o com a lanterna do celular. Quando o suspeito foi embora, a vítima procurou ajuda e foi levada para o hospital, onde ficou três meses internada.

“Ele vai responder por tentativa de homicídio. Obviamente ele premeditou o crime porque já sabia daquela localidade. Ele deve ter ido anteriormente naquele local. Além da vítima ter sofrido uma incapacidade para o trabalho, ela está de muletas. Ele praticou um feminicídio”, diz o delegado.

O delegado ainda acrescentou que, logo depois de receber alta da unidade de saúde, a mulher foi à delegacia relatar o caso. “Contou em detalhes como tudo ocorreu. Instauramos um inquérito para apurar o fato e após uma série de diligências solicitamos um mandado de prisão contra o homem por tentativa de feminicídio”, afirma o delegado. O suspeitou, que está preso, negou o crime e disse que a ex tinha levado uma queda.

Fonte: Notícias ao Minuto
Leia Mais ››

Acidente fatal em João Câmara/RN

O acidente fatal, foi registrado no início da noite da última quinta-feira (30), na BR-406, na cidade de João Câmara, no Agreste Potiguar. O condutor da motocicleta foi identificado como sendo Rosivaldo Alves dos Santos, 23 anos de idade. Rosivaldo conduzia a motocicleta com placa de João Câmara-RN.

Segundo informações uma equipe do Instituto Técnico e Científico de Polícia (ITEP), foi acionado pela Polícia Militar de João Câmara e esteve no local do acidente, onde fez a remoção do corpo para ser submetido a necropsia.

Fonte: Digital Mipibu
Leia Mais ››

Menores infratores são presos com armas de fogo em Nova Cruz, RN

Policiais Militares do 8° Batalhão apreenderam nesta quinta-feira (30) três menores infratores de posses de armas de fogo no município de Nova cruz, Agreste Potiguar. Os menores são envolvidos em uma rixa entre gangues que atuam nos bairros do Salgado, São Judas Tadeu e Coréia.

As equipes do GTO (Grupo Tático Operacional) e Rádio Patrulha receberam informações via Central de Operações (COPOM), que no bairro São Judas Tadeu estava havendo uma briga de gangues, momento em que foi montada uma operação resultando na apreensão dos mesmos.
Com eles, os policiais encontraram um revólver calibre 32, uma escopeta calibre 12 (fabricação artesanal) e oito munições. Um dos menores apreendido estava frequentemente envolvido em ocorrências policiais, sendo inclusive identificado como autor de diversas ocorrências de disparos de arma de fogo.
Todos os envolvidos, bem como, todo material apreendido foram apresentados a 6ª DRP (Delegacia Regional de Polícia Civil - Nova Cruz), para confecção do auto de infração, de acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

Fonte: Jair Sampaio
Leia Mais ››

Adolescente de 12 anos mata idoso de 91 a pauladas dentro de casa no interior do Piauí

Central de Flagrantes de Parnaíba (Foto: Divulgação / SSP-PI)Um homem identificado como José Cunha de Oliveira, de 91 anos, foi morto a pauladas dentro de sua própria casa, na manhã desta quinta-feira (30), no município de Parnaíba, Norte do Piauí.
De acordo com a Polícia Civil, um adolescente de 12 anos, que morava na mesma residência que o idoso é o principal suspeito.
“A polícia foi acionada e quando chegou ao local a vítima já estava deitada no sofá da sala de bruços e sem vida. No corpo do idoso, foram encontradas lesões recentes e antigas, o que leva a crer que ele já sofria agressões há algum tempo. Foi encontrado também um pedaço de madeira sujo de sangue”, informou o delegado João Rodrigo de Luna.
A suspeita do crime recaiu sobre o adolescente, que é neto da companheira da vítima. Ele foi levado para a Central de Flagrantes de Parnaíba para os procedimentos legais. “Ele não fala nada com nada. Existe a suspeita de que ele tenha problemas mentais, mas somente uma avaliação psicológica poderá confirmar isso”, explicou o delegado.
O corpo do idoso foi recolhido e levado para o Instituto de Medicina Legal (IML) para realização do exame cadavérico. O menor apreendido está sendo submetido às medidas legais previstas pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e poderá responder pelo ato infracional análogo ao crime de homicídio.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Mãe dá enxadada na cabeça do marido para proteger filho de agressão

Uma mulher de 57 anos golpeou o marido na cabeça com uma enxada, na área rural de Nova Brasilândia D’Oeste (RO), município da Zona da Mata. Conforme registro policial, o crime ocorreu na terça-feira (28), no momento em que o homem agredia o filho do casal ,de 27 anos. Segundo a mãe, o golpe foi dado para que o homem soltasse o filho. Ninguém foi preso.

Segundo boletim de ocorrência, o casal começou a discutir após a mulher pedir ao marido que entregasse a certidão de casamento, pois pretendia pedir a separação legalmente.

Após alguns minutos de discussão, o homem saiu de casa em um veículo, porém algum tempo retornou à residência e começou a agredir o filho, que estava deitado em uma rede. Eles então entraram em luta corporal.

Para defender o filho, a mulher pegou uma enxada e atingiu o marido com um golpe na cabeça, fazendo com que soltasse o filho. Após a mulher soltar a enxada, o suspeito pegou uma ferramenta e tentou acertar a esposa, que se protegeu segurando no cabo.

O homem então derrubou a esposa no chão e ela conseguiu fugir correndo. Em seguida o suspeito entrou no veículo e seguiu para a fundiária do lote onde moram.

Aos policiais militares, as vítimas contaram que o suspeito possui uma arma de fogo dentro do carro e temiam pela vida delas.

Os policiais seguiram até a fundiária do sítio, na tentativa de encontrar o suspeito, porém não o localizaram. Os agentes orientaram a família a se retirar do local com os pertences. A ocorrência foi registrada na Unidade Integrada de Segurança Pública (Unisp).

Fonte: G1
Leia Mais ››

Ancião tenta reagir assalto, é ferido e tem arma de fogo levada pelos meliantes em Umarizal/RN

Na noite desta quinta-feira, por volta das 18h20, dois malévolos numa motocicleta de cor preta, chegaram na residência de um senhor de 80 anos, no bairro Caraíbas em Umarizal/RN, e logo que um deles desceu da moto a vítima percebeu que se tratava de um assalto, tendo sacado seu revólver e efetuou um disparo na direção da dupla, momento que um deles entrou em luta corporal com o idoso, conseguindo tomar a arma e efetuou um disparo no braço direito da vítima e em seguida fugiram na direção da RN 117, sentido Riacho da Cruz/RN. levando a arma da vítima. 

Os vizinhos chamaram a ambulância e a vítima foi socorrida para o posto de saúde e após o atendimento de urgência, foi encaminhado para o Hospital Regional de Pau dos Ferros.

Policiais do GTO de Patu, das RP's de Olho D'Água e de Lucrécia estiveram na cidade no apoio a PM local realizando  diligências mas até o momento não obtiveram exito. "É quase certo que se trate de elementos da cidade de Umarizal, talvez até mesmo do próprio bairro" disse o subtenente Azevedo, comandante do policiamento.

Fonte: Umarizal News
Leia Mais ››

Carro colide em Jumento na BR-304 próximo à entrada de Assu


Na noite desta quinta-feira, 30 de novembro, por volta das 20;30hs, aconteceu um acidente na BR-304, próximo ao Motel Sgnus em Assu.
Segundo informações, a pessoa de Erico Filho, seguia em seu veículo, uma SW4 na BR, quando de repente um lote de jumentos atravessou a BR, sendo que um deles se chocou com o veículo. O carro ficou com a parte dianteira totalmente destruída, já o animal morreu no local.
O condutor do veículo identificado por Erico Filho, o mesmo é de Assu, filho de Erico do INSS, sobrinho de Helder da cerâmica CEMAR em nossa cidade.
Apesar do susto os danos foram apenas materiais para o condutor do veículo.

Motoristas têm sido surpreendidos frequentemente por animais soltos nas estradas. E até hoje nunca se resolveu este grande problema.


Fonte: Focoelho
Leia Mais ››

Homem encontrado morto próximo a entrada da base aérea em Parnamirim

Na manhã de hoje, 01 de dezembro, por volta, a polícia militar foi acionada com a informação de que um homem ainda não identificado estaria caído sobre a uma motocicleta.

Segundo informações, o corpo encontrado esta com perfuração de bala na cabeça próximo a base da aeronáutica (Parnamirim) o corpo se encontra próximo a moto com placas de Ceará Mirim. VTR no local.


Fonte: Focoelho
Leia Mais ››

Polícia Civil prende liderança do Sindicato do RN que atuava em Emaús

thumbnail_30.11 Cláudio Henrique e Yranapian AllanUma investigação da Divisão Especializada em Investigação e Combate ao Crime Organizado (DEICOR) resultou na prisão em flagrante de Cláudio Henrique Rodrigues Pedrosa, 22 anos, que possui parte da perna esquerda amputada, e de Yranapian Allan Gomes da Silva, 30 anos, na tarde desta quinta-feira (30). De acordo com investigações da Deicor, Cláudio Pedrosa exercia papel de liderança da facção criminosa Sindicato do RN no bairro de Emaús, e Yranapian Allan era um dos distribuidores de droga de Cláudio.

thumbnail_2

Com Cláudio Henrique os policiais apreenderam 57 saquinhos com cocaína; tabletes com a droga; duas pistolas calibre 45, sendo uma delas um simulacro; 40 munições calibre 45; um colete à prova de balas; duas lanternas; um rádio comunicador; uma balança de precisão; um cofre e uma faca de caça. No apartamento dele, a Deicor apreendeu um veículo modelo Vectra de cor verde, o qual estava sendo usado por Yranapian.

“Cláudio Henrique responderá pelos crimes de tráfico de drogas, associação para o tráfico, e porte ilegal de arma de fogo de uso restrito. Além disso, nós acreditamos que ele é o homem que atirou em um policial civil no dia 21 de novembro, no bairro de Emaús. Nossas investigações também apontam que ele é suspeito pelo homicídio de Diego do Nascimento Santos, morto em Macaíba e que também teria sequestrado um jovem em Emaús”, detalhou o diretor da Deicor, delegado Odilon Teodósio.

No carro que estava com Yranapian Allan, um veículo Corolla de cor branca os policiais encontram porções de cocaína. “Yranapian Allan é parceiro de Cláudio Henrique e atuava na distribuição dos entorpecentes. Ele será autuado pelos crimes de tráfico de drogas e associação para o tráfico”, comentou o diretor da Deicor.

Fonte: Focoelho
Leia Mais ››

Foragido da justiça sofre atentado a bala na Alameda dos Cajueiros em Mossoró

Jackson Antônio Borges de Morais 21 anos, foi baleado durante tentativa de Homicídio no bairro Alameda dos Cajueiros. Segundo informações três homens em um carro atiraram contra a vitima que foi socorrida por populares para a UPA do São Manoel e depois transferido pelo SAMU para o HRTM. Jackson Antônio e foragido do semiaberto da Penitenciária Mário Negocio e tem mandados de prisão.

Fonte: Fim da linha
Leia Mais ››

Universitária tem carro roubado quando seguia para a apresentação do TCC

Uma universitária que terá a identidade preservada foi alvo de assaltantes, na noite desta quinta-feira (30), no início do prolongamento da Prudente de Morais, no conjunto Parque Industrial, em Parnamirim. A vitima, que estava com a mãe seguia para a apresentação do Trabalho de conclusão do curso quando foi surpreendida pelos criminosos.

De acordo com a mãe da universitária, que também ficará no anonimato por questões de segurança, ela e a filha seguiam pela via quando o carro foi trancado por outro e logo desceram dois assaltantes armados. "Eles praticamente nos jogaram para fora do veículo e só com muita insistência deixaram minha filha pegar o computador contendo todo o trabalho da universidade", disse.

Os assaltantes fugiram levando o carro das vítimas, um veículo tipo Gol de cor prata. A polícia foi acionada logo depois de mãe e filha terem chegado na delegacia, elas alegaram que o número de emergência 190 não atendia.

Fonte: Portal BO
Leia Mais ››

PF investiga recebimento irregular de Seguro Defeso no litoral potiguar

Policiais federais cumpriram mandados de busca e apreensão em uma colônia de pescadores em Tibau do Sul, no litoral Sul potiguar (Foto: PF/Divulgação)A Polícia Federal, juntamente com a Força-Tarefa Previdenciária, deflagrou na manhã desta sexta-feira (1º) uma operação denominada ‘Entre Dois Rios’. O objetivo é investigar o recebimento irregular do Seguro Defeso, que estaria sendo pago a pessoas que não vivem da pesca ou que possuem outra fonte de renda.
Cerca de 20 policiais federais foram destacados para o cumprimento de três mandados de busca e apreensão em uma colônia de pescadores em Tibau do Sul, no litoral Sul potiguar.
Mais de 800 requerimentos estão sendo analisados pelos investigadores, que já apuraram um prejuízo inicial de pelo menos R$ 100 mil aos cofres públicos. Há indícios de que alguns dos peixes cobertos pelo defeso nem existem em Tibau do Sul.
Ainda de acordo com a PF, ‘Entre Dois Rios’ é a tradução da palavra de origem tupi ‘Tibau’, que vem da junção de ti + paum.
Seguro Defeso
O Seguro Defeso é o seguro-desemprego do pescador artesanal profissional, sendo concedido em períodos de defeso das espécies – que é quando a pesca é proibida em razão da reprodução de peixes e crustáceos.
O dia 1º de dezembro marca o início do período de defeso da lagosta e de alguns peixes de água doce no litoral nordestino.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Polícia prende chefes de torcidas organizadas e leva dirigente de clube no RJ para depor

Policiais da Delegacia de Repressão aos Crimes de Informática (DRCI), em conjunto com o Ministério Público e com o Juizado Especial do Torcedor, prenderam, na manhã desta sexta-feira (1), três líderes de torcidas organizadas de times de futebol do Rio. Os agentes ainda cumpriram um mandado de condução coercitiva contra um dirigente do Botafogo. A polícia está nas sedes dos clubes cumprindo mandados de busca e apreensão.
Por volta das 6h, foram presos Manuel de Oliveira Menezes, presidente da Young Flu, que estava em casa em um condomínio fechado em Quintino, na Zona Norte do Rio, Luiz Carlos Torres Júnior, o Fila, vice-presidente da Young Flu, e Ricardo Alexandre Alves, o Pará, presidente da Força Flu.
O objetivo da Operação Limpidus é cumprir 4 mandados de prisão, 8 de condução coercitiva e 13 de busca e apreensão, expedidos pelo juiz Guilherme Schilling, do Juizado Especial do Torcedor e dos Grandes Eventos (JETGE). Todos serão indiciados por associação criminosa e os chefes de torcidas também responderão por prática de cambismo.

Presidente Raça Fla foi levado coercitivamente para a delegacia (Foto: Fernanda Rouvenat / G1)
Presidente Raça Fla foi levado coercitivamente para a delegacia (Foto: Fernanda Rouvenat / G1)

A polícia também cumpriu mandado de busca e apreensão na casa do vice-presidente de Estádios do Botafogo, Anderson Simões, em Copacabana, na Zona Sul do Rio. Ele também foi levado para delegacia, alvo de condução coercitiva. A polícia apreendeu dois facões na sala de Simões no estádio do Engenhão.

Alesson Galvão de Souza, presidente da Raça Fla, e Felipe Ferraz de Souza, o Fil, presidente interino da Fúria Jovem do Botafogo, também foram levados para prestar depoimento.
Fil está à frente da Fúria desde a prisão de Luis Felipe Fonseca da Silva, o “Canelão”, presidente da Fúria, que está preso desde agosto, depois de uma briga entre torcedores do Botafogo e do Flamengo. Na época, 49 torcedores foram detidos.

Segundo a polícia, durante as investigações foi identificada uma relação promíscua entre clubes e torcidas organizadas, algumas delas banidas dos estádios pela Justiça. Apesar disso, líderes dessas organizadas recebiam regularmente ingressos que eram repassados para cambistas e vendidos a preços altos. Ainda segundo a polícia, torcedores banidos dos estádios por incitar a violência também usavam esses ingressos para assistir aos jogos.
Outra ilegalidade cometida pelos clubes é o financiamento de torcidas organizadas já penalizadas com medidas de afastamento. Para o MPRJ, as condutas estariam fomentando a violência nos estádios. Também são cumpridos mandados no Engenhão, em São Januário, no Maracanã, na Zona Norte, e nas Laranjeiras, na Zona Sul.

Ricardo Alexandre Alves, o Pará, presidente da Força Flu foi levado para a Cudade Polícia (Foto: Fernanda Rouvenat / G1)
Ricardo Alexandre Alves, o Pará, presidente da Força Flu foi levado para a Cudade Polícia (Foto: Fernanda Rouvenat / G1)

Agentes aprenderam facões na sala do vice-presidente do Botafogo (Foto: Fernanda Rouvenat / G1)
Agentes aprenderam facões na sala do vice-presidente do Botafogo (Foto: Fernanda Rouvenat / G1)

Computadores são apreendidos e levados para a Cidade da Polícia pelos agentes (Foto: Fernanda Rouvenat / G1 Rio)
Computadores são apreendidos e levados para a Cidade da Polícia pelos agentes (Foto: Fernanda Rouvenat / G1 Rio)

Polícia prendeu Manuel de Oliveira Menezes, presidente da Young Flu (Foto: Fernanda Rouvenat / G1)
Polícia prendeu Manuel de Oliveira Menezes, presidente da Young Flu (Foto: Fernanda Rouvenat / G1)

Suspeito de participar de morte de torcedor do Flamengo é preso
Nesta quinta (30), uma outra operação prendeu mais um integrante da torcida organizada Força Jovem do Vasco suspeito de participar na morte de um torcedor do Flamengo. Adriano Marcondes estava com o grupo que participou de uma briga e atirou contra a vítima no fim de outubro.
O delegado Allan Duarte afirmou que quatro pessoas suspeitas do crime já foram identificadas, duas estão presas e outras duas foragidas. Apesar disso, ele acredita que outras pessoas envolvidas no caso tenham fugido do estado. Os suspeitos teriam ido para o Nordeste e estariam foragidos em sedes de torcidas parceiras.
"A Força Jovem é uma organização criminosa, que se traveste de torcida, mas dentro dela há uma disputa de poder. Isso ficou bem claro quando a gente capturou o Adriano hoje. Hoje fomos atrás de três envolvidos no crime, um foi capturado e dois estão foragidos", disse o delegado Allan.
A Divisão de Homicídios de Niterói e São Gonçalo também investiga se há ligação com torcidas de outros estados para cometer crimes, e se os três suspeitos cometeram outros crimes. Os suspeitos vão responder por homicídio doloso e dois homicídios tentados.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Ex-secretário Régis Fichtner deixa a prisão no Rio

O ex-secretário estadual da Casa Civil do Rio de Janeiro, Régis Fichtner, deixou a prisão na noite de quinta-feira (30). (Foto: Reprodução/ TV Globo)
O ex-secretário estadual da Casa Civil do Rio de Janeiro, Régis Fichtner, deixou a prisão na noite de quinta-feira (30). Ele foi beneficiado por um habeas corpus concedido pelo desembargador federal Paulo Espírito Santo.
Fichtner deixou a Cadeia Pública José Frederico Marques, em Benfica, na Zona Norte, mas terá que se apresentar à justiça a cada 60 dias. Ele também está proibido de sair do país.
Na decisão, o desembargador considerou as denúncias contra Régis Fichtner graves, mas argumentou que a participação dele no esquema de corrupção durante os dois mandatos do ex-governador Sérgio Cabral não pode ser comparada a de outros acusados.
Régis Fichtner comandou a Casa Civil nas duas gestões do ex-governador, entre 2007 e 2014, e há indícios de que ele teria recebido R$ 1,5 milhão em propina.
Os procuradores também consideraram suspeitas duas medidas que tiveram a participação direta dele: a autorização para que uma empresa usasse precatórios para pagar impostos atrasados no valor de R$ 74 milhões sem pagar multas e com redução dos juros. A advogada da empresa era Adriana Ancelmo, a mulher de Sérgio Cabral.
Regis Fichtner também participou da concessão de benefícios fiscais de R$ 1,2 bilhão a empresas que eram assessoradas pelo escritório de advocacia dele. O Ministério Público Federal prometeu recorrer da decisão.

Desembargador se declarou impedido de julgar Fichtner
Na quarta-feira, o desembargador Abel Gomes, relator da Lava Jato na Justiça Federal no Rio, se declarou impedido de julgar o ex-secretário da Casa Civil de Sérgio Cabral, Régis Fichtner. "A amizade de muitos anos com parentes próximos do paciente Régis Fichtner, acarreta minha incompatibilidade para o exercício da jurisdição, especificamente em relação a este paciente e aos fatos que lhe são atribuídos pelo MPF", escreveu o magistrado.
"O Núcleo Criminal de Combate à Corrupção (NCCC) do MPF na 2a Região tomou conhecimento pela imprensa de que o habeas corpus em nome de Fichtner foi atendido e vai contestar essa decisão na expectativa de que a 1a Turma do TRF2 siga o entendimento da 7a Vara Federal Criminal do Rio de Janeiro pela necessidade da prisão preventiva decretada como parte das investigações da Operação C'Est Fini", disse o órgão, no texto

Fonte: G1
Leia Mais ››

Venda legal de maconha no Uruguai emperra por excesso de demanda e restrição bancária

Falta maconha legal no Uruguai. A política criada em 2013 pelo governo do então presidente José Mujica avançou para sua etapa mais liberal em julho deste ano, quando a droga passou a ser vendida nas farmácias. O processo de legalização é pioneiro na América Latina, mas ainda não funciona como esperado. Os motivos são a alta demanda, distribuição ainda insuficiente e as restrições dos banco ao dinheiro oriundo desse tipo de comércio, como verificou a reportagem do G1.
Numa farmácia cadastrada para vender maconha em Montevidéu, uma placa mostra um número de telefone. Os usuários são avisados por Whatsapp quando chega uma nova remessa: "llegó la marihuana" (chegou a maconha). Os pacotinhos de 5 gramas são vendidos em horas por cerca de R$ 20. Nas primeiras semanas da liberação nas drogarias, acabavam em questão de minutos. Não faltaram fotos das filas em frente às lojas cadastradas.

Compradores cadastrados fazem fila para comprar maconha legal em farmácia de Montevidéu, no Uruguai, no primeiro dia de vendas, na quarta (19) (Foto: AP Photo/Matilde Campodonico)
Compradores cadastrados fazem fila para comprar maconha legal em farmácia de Montevidéu, no Uruguai, no primeiro dia de vendas, na quarta (19) (Foto: AP Photo/Matilde Campodonico)

Os farmacêuticos sabem que a quantidade enviada pelos produtores oficiais do governo não vai bastar para o tanto de interessados – são mais de 15 mil cadastrados para apenas 12 pontos de venda no país todo. Com isso, os alertas por Whatsapp garantem a informação para os compradores da maconha legal, e leva quem chegar primeiro.

O G1 visitou três das cinco farmácias da capital, Montevidéu, com cadastro para a venda. Durante três dias, nenhuma tinha droga para venda. Uma delas informou que iria receber na semana seguinte. As outras duas pediram para continuar em contato, sem previsão.

O início e o fim da distribuição da droga legalizada no Uruguai (Foto: Betta Jaworski/Arte G1)
O início e o fim da distribuição da droga legalizada no Uruguai (Foto: Betta Jaworski/Arte G1)

Produção controlada
Como o processo ainda está em fase inicial, a distribuição da droga não está dimensionada para a demanda. Duas empresas foram aprovadas na licitação para a produção da erva. Elas precisam trabalhar em um espaço monitorado por um técnico do governo, garantindo as regras especificadas para a segurança dos produtos.
As levas precisam sair de 15 em 15 dias para os 12 pontos de venda – o que leva tempo de transporte. As farmácias podem ficar com o limite de até 2 kg em estoque, uma medida para garantir a segurança.
Com a alta demanda, os estabelecimentos ficam algum tempo desabastecidos – principalmente em Montevidéu, onde vivem 55% dos consumidores.
Os pacotes têm uma identidade visual definida pelo governo, com o índice de princípio ativo padronizado, indicações para não fumar e dirigir, e os riscos à saúde.

Usuária cadastrada, Maria Noel, em Montevidéu, mostra pacote de 5g de maconha legalizada (Foto: Carolina Dantas/G1)
Usuária cadastrada, Maria Noel, em Montevidéu, mostra pacote de 5g de maconha legalizada (Foto: Carolina Dantas/G1)

Inicialmente havia dois tipos de maconha disponíveis: Alfa I, híbrido com predominância índica (uma das espécies de cannabis) e teor de 7% de canabidiol, e Beta I, com mais sativa (outra espécie) e 6% de canabidiol. Outras duas variedades foram incluídas nas vendas em novembro, a Alfa II M e Beta II M, um pouco mais fortes que as duas primeiras.
O processo de cultivo para ter um produto padronizado ainda está em aprimoramento. Em outubro e novembro, o Instituto de Regulação e Controle da Cannabis (IRCCA, sigla em espanhol) chegou a suspender a distribuição por cerca de três semanas.
"Isso se deve à variabilidade que se pode esperar no perfil químico desses cultivos, que, para garantir as condições do produto final, obriga a realizar provas adicionais de laboratório e modificação dos registros junto ao Ministério da Saúde Pública, condições que são necessárias para a distribução", diz um comunicado do instituto.
Ou seja, o produto, às vezes, precisa passar por novos testes antes de ser liberado para a venda.
Primeiro em tudo

Esteban Riveira em frente à farmácia Pitágoras, em Montevidéu (Foto: Carolina Dantas/G1)
Esteban Riveira em frente à farmácia Pitágoras, em Montevidéu (Foto: Carolina Dantas/G1)

Esteban Riveira, dono da farmácia Pitágoras, em Montevidéu, tem orgulho de dizer que foi o primeiro a entrar no cadastro de lojas para vender a maconha legalizada. Ele conta que é simpatizante das ideias do governo Mujica e apoia o atual governo de Tabaré Vázquez, que ele define como "nem tão mais de esquerda".

"Pepe Mujica" foi presidente do Uruguai de 2010 a 2015. Durante seu mandato, à frente de uma coalizão de centro-esquerda, além da maconha, o país descriminalizou o aborto, em 2012, e permitiu a adoção de crianças por casais homossexuais, em 2013. Os gays também foram incluídos nas Forças Armadas.

José Mujica acena ao povo em seu último evento oficial como presidente do Urugua (Foto: Reuters/Andres Stapff)
José Mujica acena ao povo em seu último evento oficial como presidente do Urugua (Foto: Reuters/Andres Stapff)

"Entrar para a venda é um apoio político", disse Riveira. "Acompanhei todo o processo, desde os primeiros anúncios, e comecei a preparar a documentação".
Riveira fez uma pequena reforma em uma sala na parte de trás da farmácia, colocou uma porta mais escondida para guardar os pacotes com segurança. Segundo Riveira, as mudanças em seu comércio eram uma exigência do governo para poder vender. Na primeira semana, o farmacêutico lembra que a fila "virava a esquina".
"Tinha que sair, ir até a fila e contar quantos pacotes restavam. Aí, avisava as pessoas que ainda teriam maconha e poderiam esperar", explica.
"Fiquei cadastrado 12 dias, mas vendi só por dois dias, quando me entregavam a maconha, nada mais. Umas 800 pessoas compraram em 6 horas de trabalho. É um negócio fabuloso, muito lucrativo".

Pacote de maconha tipo Indica, com informações exigidas pelo governo do Uruguai (Foto: Carolina Dantas/G1)
Pacote de maconha tipo Indica, com informações exigidas pelo governo do Uruguai (Foto: Carolina Dantas/G1)

A coisa ia bem até ele receber uma carta do banco. Haviam cancelado sua conta corrente porque o dinheiro com origem na venda de maconha não poderia ser depositado. Os bancos alegam que podem sofrer sanções internacionais por receber valores oriundos da venda de drogas.
De acordo com o governo do Uruguai, a dificuldade acontece porque os bancos que funcionam no país necessitam de parceiros que sejam dos Estados Unidos, já que operam também com dólares. Os americanos, por sua vez, têm uma lei federal que proíbe o sistema financeiro de ter relações com entidades que comercializam maconha e outras substâncias.
Com essa dificuldade, o primeiro farmacêutico a entrar no comércio legal da droga foi também o primeiro a sair. Riveira disse que chegou a pedir a abertura de uma nova conta num banco estatal, mas não recebeu resposta.
Só em dinheiro
A saída para as farmácias que vendem a droga é aceitar apenas pagamento em dinheiro. Isso ajuda a evitar, pelo menos de forma emergencial, a questão dos bancos.

Aviso em farmácia no centro de Montevidéu explica que aceita apenas pagamento em dinheiro e que a próxima compra poderá ocorrer só em 7 dias (Foto: Carolina Dantas/G1)
Aviso em farmácia no centro de Montevidéu explica que aceita apenas pagamento em dinheiro e que a próxima compra poderá ocorrer só em 7 dias (Foto: Carolina Dantas/G1)

Juan Andrés Roballo, da secretaria da presidência do Uruguai, diz que há negociações em andamento nos Estados Unidos para resolver as dificuldades do sistema financeiro e a venda de maconha legal no Uruguai.

"O Uruguai apresenta a mesma situação por que passam outros países, inclusive estados americanos, que também começaram a regulamentação da maconha", disse.
O governo do Uruguai estuda ainda a criação de estabelecimentos que vendam apenas maconha. "Trata-se de um formato de estabelecimento que permite maior agilidade e não fica condicionado pelo sistema financeiro", diz Roballo.
Impressão digital
Outro problema que tem afugentado os uruguaios da maconha legal é um cadastro obrigatório junto ao governo.
Os usuários têm três formas principais de obter a droga de forma regularizada: o cultivo em casa, o cultivo em clubes cooperativos e a compra em farmácias.
Nessas três situações, é necessário se registrar. Maria Noel, economista de 24 anos, é cadastrada para a terceira forma.
"Você tem que deixar sua impressão digital. Não precisa apresentar nenhum documento. É muito rápido", disse.
"Em princípio, poucas pessoas se registraram porque tem muita gente que acredita que não é certo que o governo registre o nomes das pessoas que querem comprar".
As informações são sigilosas, mas precisam ser fornecidas ao governo. Maria diz que alguns conhecidos preferem conseguir a maconha com quem tem o registro para plantar em casa, sem deixar rastro.
O medo de alguns é que a lista de cadastrados seja aberta em algum momento, já que o comércio legal de maconha não é unanimidade no país e o governo pode um dia mudar de mãos ou a lei pode mudar.

Maconha na América Latina: a situação dos países (Foto: Betta Jaworski/Arte G1)
Maconha na América Latina: a situação dos países (Foto: Betta Jaworski/Arte G1)

Fonte: G1
Leia Mais ››

Ataque contra faculdade deixa mortos e dezenas de feridos no Paquistão

Polícia retira armas de homem que participou de ataque a uma faculdade de Peshawar nesta sexta-feira (1º)  (Foto: Fayaz Aziz/ Reuters)Um ataque com arma de fogo deixou nove mortos e 36 feridos em uma faculdade em Peshawar, no Paquistão, na manhã desta sexta-feira (1º), segundo a BBC. Uma divisão do talibã no país reivindicou a ação.
Ao menos três homens armados, vestidos com burkas, entraram no Instituto de Agricultura de Peshawar e fizeram os disparos. O Exército informou que os suspeitos foram mortos duas horas após o início da ação.
Em muitos países muçulmanos, nesta sexta-feira é comemorado o Eid-e-Milad, como é conhecido o feriado do aniversário do profeta Maomé.
Segundo o relato de um estudante ferido à Reuters, cerca de 120 dos 400 estudantes estavam no campus, já que a maioria tinha ido passar o feriado com a família.

Ao menos um dos mortos era um guarda do campus, enquanto os outros, segundo a agência Reuters, eram estudantes.
A cidade de Peshawar foi palco do pior ataque terrorista da história do país em dezembro de 2014, quando talibãs mataram 141 pessoas - entre as quais 134 crianças - em uma escola.

Forças de segurança chegam ao Instituto de Agricultura de Peshawar, no Paquistão, depois de ataque do talibã, nesta sexta-feira (1º) (Foto: Abdul Majeed / AFP)
Forças de segurança chegam ao Instituto de Agricultura de Peshawar, no Paquistão, depois de ataque do talibã, nesta sexta-feira (1º) (Foto: Abdul Majeed / AFP)

Fonte: G1
Leia Mais ››

Vizeu marca dois, César defende pênalti e Flamengo está na final da Sul-Americana

Depois de uma semana tensa, com muita pressão, desconfiança e cobrança da torcida, o Flamengo venceu o Junior Barranquilla por 2 a 0 na Colômbia e garantiu uma vaga na final da Copa Sul-Americana. Felipe Vizeu marcou os dois gols rubro-negros, e César defendeu um pênalti aos 42 do 2º tempo, quando o jogo estava 1 a 0.


PANORAMA
O Flamengo vai encarar o Independiente, da Argentina, na decisão. A primeira partida será em Avellaneda na próxima quarta-feira, dia 6/12. O jogo de volta será no dia 13/12, no Maracanã. O Rubro-Negro não chegava a uma final de torneio continental há 16 anos (o time disputou a decisão da Mercosul 2001, caindo nos pênaltis para o San Lorenzo).

AVE, CÉSAR!
Alçado à condição de titular devido às seguidas falhas de Muralha, César foi um dos grandes destaques da noite. Sem disputar uma partida oficial desde 2015, o goleiro de 25 anos ganhou confiança com uma boa defesa logo nos primeiros minutos. No decorrer do jogo, correspondeu sempre que foi acionado e por pouco não saiu, em razão de cãibras. No fim, teve a grande atuação coroada com a defesa do pênalti cobrado por Chará


VIZEU TÁ AÍ!
O jovem atacante foi outro grande nome da partida. Abriu o placar aos 6 minutos do 2º tempo com uma arrancada fulminante, onde deixou dois marcadores para trás e tocou na saída do goleiro Sebastián Viera. Nos acréscimos, decretou a classificação rubro-negra após cruzamento de Rodinei


PÕE NA CONTA DA BASE
A torcida, aliás, pode botar essa classificação na conta dos garotos do Ninho. Além de Vizeu e César, formados na base rubro-negra, outro destaque da partida foi Lucas Paquetá. O jovem atacante fez um grande primeiro tempo, sendo o responsável por todas as jogadas ofensivas de mais perigo da equipe. Enquanto isso, estrelas como Diego e Éverton Ribeiro tiveram atuações bem abaixo da média.


MURALHA NEM NO BANCO
Alvo de muitas críticas devido às falhas seguidas nos últimos jogos, Alex Muralha sequer ficou no banco na partida desta quinta-feira. O técnico Reinaldo Rueda colocou César como titular e preferiu deixar Thiago como opção na reserva. Muralha assistiu à partida em uma cabine, junto com outros jogadores do Fla que viajaram, mas acabaram fora do jogo, como Réver (que sentiu uma lesão minutos antes da partida), e Romulo.


MUITA RECLAMAÇÃO
Jogadores e torcedores do Junior Barranquilla reclamaram de três pênaltis não marcados durante a partida. Lembrando que não houve árbitro de vídeo nas semifinais - o recurso será usado apenas nas finais.

O primeiro, aos 43 da etapa inicial, quando Juan cortou com o braço cruzamento de González. O segundo, aos 2 minutos da etapa final, em chegada de Pará no mesmo González. O terceiro, quando Téo Gutiérrez caiu na área após choque com Cuéllar.


Ironicamente, o pênalti marcado a favor do time colombiano foi em um lance que não existiu. Barrera caiu após se envolver com Arão e Juan. Chará cobrou, e parou nas mãos de César.


1º TEMPO
A primeira etapa foi toda do Junior Barranquilla. Com boa troca de passes, o time colombiano tomou conta da posse de bola e chegou várias vezes com perigo. No entanto, os jogadores pecaram muito no último passe e nos chutes a gol, não conseguindo abrir o placar.

2º TEMPO
A equipe colombiana tentou dar continuidade à pressão na 2ª etapa, mas Vizeu abriu o placar em grande arrancada e esfriou os ânimos do adversário. A partir daí, o jogo ficou mais equilibrado. Precisando virar, o Junior Barranquilla foi para cima e conseguiu um pênalti, mas desperdiçou. Um balde de água frio. Nos acréscimos, o Fla liquidou a fatura, novamente com Vizeu.

PÚBLICO E RENDA
Público total: 38.454
Público pagante: 14.442
Renda: $ 806.130.000 (pesos colombianos)

Fonte: Globo Esporte
Leia Mais ››