quarta-feira, março 28, 2018

Identificado corpo carbonizado vestido de homem aranha na zona rural de Assu


O corpo que foi encontrado carbonizado na manhã de hoje, 28 de março, na estrada carroçável na zona rural e Assu, mais precisamente na estrada que liga Assu e Upanema, já tem identificação.

Trata-se de Ruan Denis, mais conhecido por “Pica Pau”, que residia no conjunto Maestro Cristóvão Dantas, em Assú.
Ruan tinha passagem pela policia e era usuário.

Fonte: Fooelho
Leia Mais ››

Jovem encontrado morto na zona rural de Assu estava trajando a fantasia de homem Aranha


Com a chegada do ITEP no local onde o corpo foi encontrado, foi possível observar que a vítima estava trajando uma fantasia do homem aranha, o jovem possui uma tatuagem no peito esquerdo.

O corpo foi encontrado carbonizado em uma estrada carroçável que liga Assu e Upanema, a 10km da cidade de Assu. Até o momento não temos a identificação da vítima.



Fonte: Focoelho
Leia Mais ››

72° Homicídio em Mossoró 2018: Preso de justiça do é morto a tiros no Bairro Boa Vista

Imagem
Mossoró registra mais um crime de homicídio, o terceiro nesta quarta feira 28 de março de 2018. Desta vez o crime aconteceu na Rua Francisco Solon no Bairro Boa Vista onde foi vítima o preso de justiça em liberdade condicional Gutenberg Alexandre da Silva, o "Gutinho".

Ele foi morto com vários tiros de pistola calibre 380, dentro de uma banca de apostas online.

De acordo com informações Gutinho chegou no estabelecimento para falar com um amigo, quando dois homens em uma moto, chegaram, o garupa entrou e atirou várias vezes em sua direção.

Segundo a perícia criminal, foram muitos tiros que atingiram a vítima. Várias capsulas de pistola ficaram espalhadas pelo chão dentro do prédio. Os criminosos fugiram após matarem a vítima e até o momento não foram identificadas.

Gutinho havia sido preso, durante uma Operação da Divipoe no dia 8 desse mês, mas já estava em liberdade e usando tornozeleira eletrônica. Ele respondia na justiça processos por furto (art. 155), tráfico de drogas (art. 33) e homicidio qualificado (art. 121) Ver Processos aqui

Após a perícia no local do crime, o corpo de Gutemberg Alexandre, foi removido para ser necropsiado no ITEP. Já são 72 homicidios registrados em Mossoró neste ano de 2018. A Investigação ficará a cargo da DHPP.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Fonte: Fim da Linha
Leia Mais ››

71° Homicídio em Mossoró 2018: Popular baleado na região das Malvinas morre no Hospital Tarcísio Maia

Imagem
Jairon de Souza Oliveira, de 30 anos de idade, foi alvejado com um tiro na região do torax, no Conjunto Jardim das Palmeiras, região das Malvinas em Mossoró no oeste Potiguar.

Após ser baleado ele foi socorrido por populares para a Unidade de pronto Atendimento (UPA) do São Manoel e depois transferido para o Hospital Tarcísio Maia, mas não resistiu e morreu ao dar entrada no HRTM

A vítima ainda conseguiu conversar com policiais militares e disse que estava consertando um carro quando foi baleado. Ele não soube explicar quem teria atirado e nem a motivação do crime.

Jairo de Souza, não tinha registros de antecedentes criminais no sistema do tribunal de Justiça do RN. O corpo foi removido do necrotério do HRTM para o ITEP onde será necropsiado e depois liberado para sepultamento.

Com mais um homicídio, a cidade de Mossoró passa a contabilizar 71 assassinatos no ano de 2018. A DHPP vai investigar o caso.

Imagem
Vítima sendo transferida para o HRTM (Foto Passando na Hora)

Fonte: Fim da Linha
Leia Mais ››

Facebook diz que vai remover posts com informações falsas sobre Marielle

Após Justiça determinar nesta quarta-feira (28) a retirada de posts com informações falsas sobre a vereadora Marielle Franco (PSOL), morta no último dia 14 no Rio de Janeiro, o Facebook afirmou que vai remover os conteúdos.

"O Facebook respeita a justiça brasileira e removerá os conteúdos específicos indicados nos autos".

O juiz Jorge Jansen Counago Novelle, da 15ª Vara Cível do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ), determinou, em liminar, que o Facebook retire as publicações em 24 horas. Além de Marielle, o motorista do veículo, Anderson Pedro Gomes, também foi baleado e morreu. A principal linha de investigação da Delegacia de Homicídios é execução. A ação foi movida pela irmã e pela viúva da parlamentar.

Segundo o Tribunal de Justiça, por meio de sua assessoria de imprensa, Novelle também determinou que o Facebook utilize todas "as ferramentas disponíveis para impedir a publicação de novas postagens ofensivas à Marielle e que informe se os perfis de Luciano Ayan, Luciano Henrique Ayan e Movimento Brasil Livre patrocinaram as postagens".

Na decisão, o juiz Jorge Novelle destacou que o Facebook tem recursos para excluir as postagens que ofendem a honra de Marielle Franco, e que é inaceitável que a memória da parlamentar continue sendo desrespeitada.

“Não se há de tolerar, que a morte de Marielle, Mártir da História Contemporânea do Brasil, se repita, dia-a-dia, como vem ocorrendo, com a conivência, por omissão, especificamente do Réu, que se traveste numa rede social e vem permitindo a propagação de crimes como calúnia contra os mortos, ódio, preconceito de raça e gênero e abusos, contra alguém que já não tem como se defender, contra seus parentes, irmã e sua companheira, contra familiares e contra a Sociedade”, afirmou.

Veja o que dizem as mensagens e as checagens:
A desembargadora Marília Castro Neves, do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, também publicou no Facebook um comentário em que dizia que Marielle "estava engajada com bandidos e foi eleita pelo Comando Vermelho".

Desembargadora postou comentários sobre professores com Down (Foto: Reprodução/Facebook)
Desembargadora postou comentários sobre professores com Down (Foto: Reprodução/Facebook)

Fonte: G1
Leia Mais ››

Editorial: Tiros em caravana de Lula e ameaça a Fachin atingem a democracia


Se a violência no Rio chega a requerer a intervenção federal, ela avança também em outras regiões. Nada resta a não ser enfrentá-la por todos os meios legais e, tanto quanto isso, impedir que se alastre pelo tecido social.

Neste sentido, é preocupante e potencialmente muito perigosa a coincidência de ser este um momento também de paixões político-partidárias e ideológicas, quando se aproxima uma campanha eleitoral decisiva para o país e com enorme fragmentação de candidatos.

Tiros na caravana de Lula no Sul e ameaças à família do ministro do Supremo Edson Fachin, relator na Corte de processos da Lava-Jato, entre eles um em que o ex-presidente está condenado já em duas instâncias, são atos repulsivos, antidemocráticos. Protestar é parte do jogo democrático. Jogar pedras, um crime. Atirar, ameaçar de violência extrema, inaceitável.

Precisam, por óbvio, de rápida e incisiva investigação. O Brasil atravessou boa parcela de seu período republicano sob governos autoritários. Mas já completa 30 anos no estado democrático de direito, cuja pedra fundamental é a Constituição de 88. Estas três décadas são o mais extenso ciclo de equilíbrio institucional da democracia representativa no país.

O Brasil tem passado por campanhas disputadas, mas dentro dos marcos legais. Nos desvios, as instituições atuam e restabelecem a legalidade. Inaceitável será que haja algum acidente nesta trajetória, por descaso da sociedade e do próprio Estado.

Fonte: O Globo
Leia Mais ››

Quatro são presos em operação contra fraudes e lavagem de dinheiro na Prefeitura de Teutônia

Operação realizada pelo Ministério Público na Prefeitura de Teutônia em investigação contra fraude em licitações e lavagem de dinheir (Foto: Divulgação/MP)Quatro pessoas foram presas na manhã desta quarta-feira (28) em Teutônia, no Vale do Taquari, no Rio Grande do Sul, em uma operação realizada pelo Ministério Público. São investigados crimes de fraude em licitações, lavagem de dinheiro e tráfico de influência.

Entre os presos na operação, que recebeu o nome de "Schmutzige Hände" (mãos sujas, em alemão), estão o procurador-geral de Teutônia, Gustavo Fregapani de Almeida; o secretário municipal de Saúde, que também é chefe de gabinete, Alexandre Petters; o chefe do setor de compras da prefeitura, Cassiano Krahl, e o ex-prefeito Ricardo Bronstrup, que é pai do atual prefeito.

Além das quatro prisões, foram cumpridos oito mandados de busca e apreensão e cinco de condução coercitiva. Os presos vão ser encaminhados ao Presídio de Lajeado.

A Prefeitura de Teutônia foi contatada, mas ainda não se pronunciou sobre o caso. Os advogados dos suspeitos presos não foram encontrados.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Jornalistas equatorianos sequestrados não estariam na Colômbia, diz ministro

Parentes e colegas de dois jornalistas e um motorista equatorianos sequestrados na fronteira com a Colômbia protestam na Praça Independência, em Quito (Foto: Rodrigo Buendia / AFP Photo)
Parentes e colegas de dois jornalistas e um motorista equatorianos sequestrados na fronteira com a Colômbia protestam na Praça Independência, em Quito (Foto: Rodrigo Buendia / AFP Photo)

O ministro colombiano de Defesa, Luis Carlos Villegas, assegurou nesta quarta-feira (28) que, por enquanto, não existe informações que indiquem que os três trabalhadores equatorianos do jornal "El Comercio" que foram sequestrados na fronteira tenham sido levados à Colômbia.

"Não foi documentado que estejam em território colombiano", disse Villegas aos jornalistas.

Além disso, o ministro precisou que atualmente "a investigação está focada na área onde ocorreu os fatos em território equatoriano".

O ministro da Defesa colombiano, Luís Carlos Villegas, durante recepção oficial em Brasília, em 20 de março (Foto: Ueslei Marcelino/Reuters)
O ministro da Defesa colombiano, Luís Carlos Villegas, durante recepção oficial em Brasília, em 20 de março (Foto: Ueslei Marcelino/Reuters)

O ministro equatoriano do Interior, César Navas, confirmou ontem o sequestro de três trabalhadores do jornal de Quito, na província de Esmeraldas, fronteiriça com a Colômbia.

Em um comparecimento perante a imprensa no palácio de Governo, Navas afirmou que os três trabalhadores do jornal, aparentemente dois jornalistas e o motorista, haviam sido sequestrados na segunda-feira.

Além disso, o funcionário equatoriano disse que presume-se que os sequestrados "estejam na Colômbia", por isso que acrescentou que a equipe especializada da Polícia trabalha sobre essa hipótese.

A respeito, Villegas sustentou que a Colômbia está "dando toda a ajuda técnica necessária para encontrar os sequestrados, já que o país conta com uma grande experiência nesses crimes".

O ministro do Interior equatoriano, Cesar Navas (centro), acompanhado do comandante da polícia Ramiro Mantilla (esquerda) e do ministro da Defesa, Patricio Zambrano, fala durante uma entrevista coletiva no palácio presidencial de Carondelet (Foto: Rodrigo Buendia / AFP Photo)
O ministro do Interior equatoriano, Cesar Navas (centro), acompanhado do comandante da polícia Ramiro Mantilla (esquerda) e do ministro da Defesa, Patricio Zambrano, fala durante uma entrevista coletiva no palácio presidencial de Carondelet (Foto: Rodrigo Buendia / AFP Photo)

De fato, afirmou, "reagimos aos pedidos equatorianos com rapidez e vamos manter essa colaboração para que a história tenha um final feliz".

Fonte: G1
Leia Mais ››

Motorista esquece de puxar freio de mão, e carro cai em piscina nos EUA

Uma motorista esqueceu de puxar o freio de mão, e seu carro acabou dentro de uma piscina no estado americano da Flórida. O marido dela e a filha do casal estavam dentro do carro, mas eles não se machucaram.

A polícia do condado de Okaloosa informou que o caso ocorreu na cidade de Crestview.

A família estava saindo de casa quando a mulher precisou voltar ao apartamento. Mas ela esqueceu de puxar o freio do carro, que começou a se mover e caiu na piscina.

O homem e a criança conseguiram sair do carro sem se machucar.

Motorista esquece de puxar freio de mão, e carro cai em piscina nos EUA (Foto:  Okaloosa County Sheriff's Office/Facebook)
Motorista esquece de puxar freio de mão, e carro cai em piscina nos EUA (Foto: Okaloosa County Sheriff's Office/Facebook)

Fonte: G1
Leia Mais ››

Rússia enterra vítimas de incêndio em shopping sob luto nacional

Bandeira é hasteada a  meio mastro no dia do luto nacional pelas vítimas do incêndio em shopping na Rússia  (Foto: Ilya Naymushin/Reuters)
Bandeira é hasteada a meio mastro no dia do luto nacional pelas vítimas do incêndio em shopping na Rússia (Foto: Ilya Naymushin/Reuters)

Sob um estado geral de luto, as 64 pessoas que morreram no domingo (25) em um incêndio na região russa da Sibéria começaram a ser enterradas nesta quarta-feira (28). A comoção foi ainda maior porque há 41 crianças dentre as vítimas da tragédia no shopping.

Bandeiras foram hasteadas a meio mastro em edifícios do governo, a televisão estatal e estações de rádio retiraram programas de entretenimento de suas programações e parlamentares fizeram um minuto de silêncio em Moscou.

O incêndio de domingo no shopping localizado na cidade de Kemerovo matou 41 crianças. Outras 14 pessoas continuam hospitalizadas. Investigadores ainda não confirmaram a causa do fogo, mas o alto número de mortes foi atribuído a supostas falhas nos procedimentos de segurança do shopping.

Em um funeral realizado em uma igreja russa ortodoxa de Kemerovo, situada cerca de 3.600 quilômetros a leste de Moscou, mulheres choravam enquanto orações eram lidas diante de três caixões, dois deles de crianças.

Sergei e Natalia Agarkov estavam enterrando dois filhos em idade escolar, Konstantin e Maria. A avó das crianças, Nadezhda Agarkova, também morreu. Os três tinham ido assistir a um filme em um cinema localizado no último piso do shopping no domingo, mas não conseguiram sair do local quando as chamas irromperam.

Milhares protestam em Moscou pedindo mais medidas de segurança depois de incêndio em shopping na Sibéria. (Foto: Sergei Karpukhin/Reuters)
Milhares protestam em Moscou pedindo mais medidas de segurança depois de incêndio em shopping na Sibéria. (Foto: Sergei Karpukhin/Reuters)

Segundo a mídia russa, as portas estavam trancadas."Esta tragédia é agravada pelo fato de que crianças se tornaram vítimas do incêndio. Uma grande tristeza se abateu sobre todos nós, e não há palavras para expressar nossa dor comum", disse o padre às pessoas de luto, que seguravam velas e se benziam constantemente.

Um dia antes, o presidente Vladimir Putin viajou a Kemerovo e prometeu a moradores revoltados que os responsáveis pelo incêndio serão punidos.

Embora as autoridades afirmem ter recuperado todos os corpos dos restos do shopping, muitos deles estavam tão danificados pelas chamas que só podem ser identificados com exames de DNA.

Incêndio em Shopping na Sibéria (Foto: Juliane Monteiro/G1)
Incêndio em Shopping na Sibéria (Foto: Juliane Monteiro/G1)

Fonte: G1
Leia Mais ››

Morador de Porto Real morre queimado em assalto no Vila Santa Isabel, em Resende

Um homem de 29 anos morreu depois de ser brutalmente espancado e ter o corpo queimado durante um assalto na noite de terça-feira (27). O crime aconteceu no bairro Vila Santa Isabel, em Resende, no Sul do Rio. Jean Sousa de Seixas era morador de Porto Real e sobrinho do Prefeito de Quatis, Bruno de Souza (PMDB) — cidades vizinhas.

Segundo o Corpo de Bombeiros, os agentes receberam uma chamada para atender um incêndio e encontraram o corpo da vítima em chamas dentro de uma empresa, na Rua Doná Arcidia.

De acordo com a Polícia Militar (PM), a vítima teria combinado a venda de um carro e marcou um encontro com os possíveis compradores. Ao chegar no local, ela foi rendida por três suspeitos, amarrada, espancada e teve os dentes arrancados pelos criminosos. Logo depois, os criminosos colocaram fogo no corpo dela.

Jean foi socorrido pelos bombeiros, chegou a ser levado para o hospital, mas não resistiu aos ferimentos. De acordo com o Insituto Médico Legal (IML), a causa da morte foi traumatismo craniano.

A Polícia Civil do 89ª Delegacia de Polícia (Resende) está investigando o caso. Os agentes disseram ainda que os envolvidos no crime já foram identificados e estão sendo procurados.

O corpo de Jean Sousa de Seixas está sendo velado nesta manhã na Igreja Metodista de Porto Real, no bairro Freitas Soares.

Jean Sousa de Seixas era morador de Porto Real (Foto: Fotos/Redes Sociais)
Jean Sousa de Seixas era morador de Porto Real (Foto: Fotos/Redes Sociais)

Fonte: G1
Leia Mais ››

Multas de trânsito poderão ser parceladas em até 12 vezes no cartão de crédito

Multas poderão ser parceladas no cartão de crédit (Foto: Polícia Rodoviária Federal/Divulgação)

O pagamento de multas de trânsito com cartões de débito e crédito foi regulamentado pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) nesta terça-feira (27).

No entanto, ofecerer o serviço não é obrigatório e cada órgão de trânsito ainda precisa habilitar as operadoras de cartões para oferecer o serviço.

O valor dos débitos poderá ser pago à vista ou conforme a quantidade de parcelas disponibilizada pela empresa parceira, que podem variar de 2 a 12 vezes.

A cobrança de juros será definida pela entidade financeira do cartão, como quando as compras a prazo não são parceladas pela própria loja.

A medida foi anunciada em 2017, mas somente agora o Denatran estabeleceu os procedimentos para a implantação do sistema pelos órgão e entidades executivas de trânsito.

Como será o pagamento?
Com a transação aprovada no cartão de crédito, a empresa prestadora de serviço deverá disponibilizar ao usuário um comprovante provisório de quitação, listando individualmente os débitos pagos.

Em um tempo estimado de 30 a 60 minutos, os comprovantes definitivos de quitação dos débitos deverão ser enviados por meio de mensagem eletrônica no telefone celular (via SMS) ou no e-mail indicado.

Os prazos valem apenas para os dias em que houver expediente bancário, no período de 11 horas às 16 horas, sendo que a quitação definitiva das transações realizadas após este horário deverá ser concretizada até a manhã do dia útil imediatamente posterior.

Órgão de trânsito recebe à vista
De acordo com o Denatran, o parcelamento será totalmente entre a operadora do cartão e o proprietário, o órgão de trânsito continua recebendo o valor à vista e a regularização do veículo será imediata – não precisa esperar até a última parcela.

Com a nova regra, cada órgão de trânsito (Detrans, prefeituras, Polícia Rodoviária, Der e Dnit) poderá habilitar empresas financeiras para oferecer a alternativa de pagamento por cartão e quitar dívidas dos proprietários de veículos.


Alguns Detrans e prefeituras já fazem parcelamentos por meio de documentos de arrecadação, geralmente com pagamento do primeiro boleto da dívida na hora de assinar o termo de adesão.

Anteriormente, somente multas aplicadas em veículos registrados no exterior poderiam ser arrecadadas com cartões de débito ou crédito.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Reuso de águas cinzas fomenta agricultura familiar no RN


O reuso de águas cinzas, águas de uso residencial originadas a partir de processos domésticos,  em pequenas propriedades rurais foi tema do TED realizado nesta segunda-feira, no 8° Fórum Mundial da Água. A iniciativa faz parte do projeto “Sertão Empreendedor”, desenvolvido pelo Sebrae no Rio Grande do Norte.

O “Sertão Empreendedor” englobou 530 propriedades durante quatro anos. Sendo que, apenas em 2017, 100 propriedades participaram. A água cinza consiste no líquido residual derivado de uso doméstico e que é descartado no quintal erroneamente.

Para tornar possível o reuso, a água é analisada, em seguida é realizado o encanamento, assim a água passa por filtros e segue para a caixa d’água. Após esse processo, a água segue para utilização, como irrigar plantações dos produtores locais – fomentando a agricultura familiar. Com a iniciativa, foram reaproveitados a 14.620 litros por mês.

Segundo Valdemar Belchior, gestor do projeto, o projeto promove o acesso do produtor rural ao mercado, agregando valor aos seus produtos através de ações de inclusões.

o estande do Sebrae no 8° Fórum Mundial da Água recebeu dois TEDs com foco na participação do cidadão na construção de uma nova realidade. “Economia colaborativa – Uma revolução rumo ao consumo consciente” e “Por que os negócios sociais podem resolver problemas globais?” reuniram cases de sucesso e levantaram questionamentos.

Com o tema “Economia colaborativa – Uma revolução rumo ao consumo consciente”, Fernando Leitão, colaborador  do Sebrae do Rio Grande do Norte, expôs ao público presente o novo modelo de negócios, que é baseado na partilha de bens e serviços. Para ele, a economia colaborativa possui como característica a confiança como moeda. “A sua moeda de troca é a confiança, promove o empoderamento das pessoas, é um capital intransferível e utiliza o poder da tecnologia para liberar a capacidade ociosa e a sustentabilidade”, pontuou.

Leitão ainda ressaltou o potencial econômico da iniciativa. Em 2015, movimentou 15 bilhões de dólares e para 2025 a expectativa é de 335 bilhões dólares. “A economia colaborativa mostra que é possível sair de um paradigma de escassez, da falência do outro. O Sebrae nos possibilita pensar diferente e nos joga em uma revolução de valores”, afirmou.

Fonte: Portal no Ar
Leia Mais ››

Deputada consegue liberação de R$ 5 milhões para Saúde do RN


A deputada federal Zenaide Maia (PHS) conseguiu a liberação de 5 milhões de reais de emendas impositivas da parlamentar para quase 30 municípios e hospitais do Estado.

“Fico satisfeita com essas liberações de recursos para os municípios e hospitais do Rio Grande do Norte porque não atento para cores partidárias e sim para as reais necessidades das demandas que chegam ao meu gabinete. Espero que esses recursos melhorem a qualidade dos serviços prestados aos munícipes”, conclui a deputada Zenaide Maia.

Entre os municípios beneficiados com as emendas estão: Afonso Bezerra, Almino Afonso, Barauna, Bom Jesus, Cerro Corá, Currais Novos, Extremoz, Ielmo Marinho, Jandaira, Januário Cicco, Jardim do Seridó, Jucurutu, Lagoa Nova, Lucrécia, Macaíba, Maxaranguape, Pilões, Porto do Mangue, Santana do Matos, São João do Sabugi, São Rafael, São Vicente, Serra do Mel, Serrinha dos Pintos, Tangará e Natal.

O Hospital Santa Catarina, em Natal, e do SAMU estadual, além do Hospital Sarah Kubitschek, em Brasília, também receberam contribuições das emendas impositivas da deputada Zenaide Maia.

Fonte: Portal no Ar
Leia Mais ››

Portal com imagens do trânsito de Natal em tempo real já pode ser acessado


O Portal de Monitoramento, que permite o acompanhamento do trânsito de Natal em tempo real, já pode ser acessado desde a manhã desta quarta-feira, 28. O site agrupa 36 câmeras da Secretaria de Mobilidade Urbana, a STTU, que estão posicionadas nas principais vias da capital potiguar.

Além do site, o Portal de Monitoramento também conta com um aplicativo, o Monitore Natal, que está disponível para o sistema Android.

Para visitar o site CLIQUE AQUI.

Fonte: Portal no Ar
Leia Mais ››

ABC se classifica para 2ª fase da Copa do Nordeste; Globo fica fora


ABC e Globo disputaram a última rodada da Copa do Nordeste na noite dessa terça-feira (27). Melhor para o Alvinegro. O time abecedista superou o Ferroviário-CE, no Frasqueirão, e ficou com a segunda posição do grupo B com 13 pontos.

A Águia de Ceará-Mirim foi derrotada pelo Vitória-BA também por 3 a 1 e ficou de fora da competição nordestina.

Ambos com 13 pontos, ABC e Vitória garantiram a classificação à segunda fase. O time potiguar ficou atrás no número de gols marcados: 17 a 15, já que empataram nos outros critérios.

Os jogos

No Frasqueirão, o ABC garantiu o triunfo com gols de Wallyson, Arez e Rafinha. Diego Silva descontou.

Já no Barradão, o Globo até saiu na frente com Romarinho. No entanto, cedeu a virada com gols de Denilson e Yago – duas vezes.

Fonte: Portal no Ar
Leia Mais ››

Cartórios poderão oferecer serviço de mediação e conciliação judicial


Os cartórios de todo o País poderão oferecer o serviço de mediação e conciliação judicial, antes exclusivos dos Tribunais de Justiça. De acordo com o Provimento 67, de março de 2018 da Corregedoria Nacional de Justiça, o objetivo é ampliar a oferta de métodos consensuais de solução de conflitos utilizando a capilaridade dos cartórios de todo o País.

Para oferecer o serviço, os cartórios terão que solicitar nas corregedorias de justiça locais a autorização específica e deverão capacitar, a cada dois anos, os funcionários que atuarão como mediadores.  A mediação é uma conversa/negociação intermediada por alguém imparcial que favorece e organiza a comunicação entre os envolvidos em um conflito.

De acordo com o Código de Processo Civil (CPC), o mediador auxilia os interessados na compreensão das questões e dos interesses em conflito, de modo que possam, por si próprios, mediante o restabelecimento da comunicação, identificar soluções consensuais com benefícios mútuos. 

A entrada em vigor do serviço depende de aprovação de Lei local que institua a cobrança do novo serviço. De acordo com as regras determinadas pela Corregedoria Nacional, cada cartório atuará dentro da sua área de expertise e sob regulamentação e supervisão dos Núcleos Permanentes de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec) da jurisdição e das corregedorias-gerais de justiça (CGJ) dos Estados e do Distrito federal e dos Territórios. 

Os acordos firmados serão inseridos pelos cartórios em um sistema eletrônico dos Nupemec, que por sua vez fornecerão os dados para a Corregedoria Nacional. As informações estatísticas sobre o volume de acordos firmados e cartórios que mais mediam acordos estarão disponíveis na página eletrônica do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), para consulta pública. Conheça aqui como funcionam a mediação e a conciliação e quais os tipos de conflito podem ser resolvidos por esse procedimento.

Fonte: Tribuna do Norte
Leia Mais ››

Receita libera parte das malhas fiscais do ITR; CNM vai solicitar em reunião entrega de lotes pendentes


Representantes da Confederação Nacional de Municípios (CNM) irão participar de uma reunião na próxima quarta-feira, 28 de março, com membros do Comitê Gestor do Imposto Territorial Rural (ITR). A entidade vai solicitar a liberação de todos os lotes de malhas fiscais que ainda estão pendentes. Os Municípios conveniados com a Receita Federal do Brasil (RFB) com a finalidade de cobrança e fiscalização do ITR começaram a receber nesta segunda-feira, 26 de março, os estoques das malhas fiscais referentes aos exercícios de 2013 e 2014.

O recebimento das malhas fiscais de 2013 e 2014 atende a uma solicitação de mais de dois anos da Confederação. A entidade e as prefeituras solicitaram incansavelmente seus respectivos estoques. Entretanto, ainda estão pendentes os estoques referentes aos exercícios de 2015 a 2017 que estarão na pauta da reunião da próxima quarta-feira. Nesse sentido, a Confederação reforça que, em razão da morosidade da RFB, os entes conveniados tiveram perdas incalculáveis como, por exemplo, a prescrição dos estoques referente ao exercício de 2012.

Diante desses prejuízos, a CNM evidencia a sua preocupação por mais uma espera que pode durar muito tempo sobre a liberação dos exercícios pendentes. Além disso, a Confederação já constatou que existem Municípios com acesso ao Portal que não receberam declarações dos anos disponibilizados (2013 e 2014) e acreditam que podem ter estoques de anos seguintes.

Capacitação

Outra pauta para a reunião será em relação à disponibilização de treinamento aos Entes que ainda não possuem servidores aptos para realizar procedimentos de inspeção. O curso é obrigatório aos servidores que irão trabalhar com a ferramenta de fiscalização. Além disso, os Municípios que registraram a intenção de aderir ao convênio apenas farão jus aos 100% de arrecadação depois que o servidor for treinado e habilitado no sistema.

Fonte: CNM
Leia Mais ››

Carga de whisky roubada e avaliada em R$ 500 mil é apreendida na Grande Natal

Carga de whisky roubada e avaliada em R$ 500 mil foi apreendida nesta quarta (28) (Foto: Divulgação/PM)

A Polícia Militar apreendeu um caminhão com uma carga de whisky roubada e avaliada em R$ 500 mil no início da tarde desta quarta-feira (28), no município de Macaíba, na Grande Natal. De acordo com a PM, a apreensão aconteceu durante um patrulhamento de rotina e o veículo foi encontrado estacionado dentro de um posto de gasolina da BR-304.

Ainda segundo a PM, os policiais passavam pela rodovia quando desconfiaram do caminhão em situação suspeita. Ao verificar o veículo, foi encontrada a carga da bebida, que teve os proprietários identificados.

Quanto ao caminhão, a polícia está insvestigando a procedência. Ninguém foi preso.

Caminhão com carga da bebida roubada foi apreendida pela PM (Foto: Cláudia Angélica/ Inter TV Cabugi )
Caminhão com carga da bebida roubada foi apreendida pela PM (Foto: Cláudia Angélica/ Inter TV Cabugi )

Fonte: G1
Leia Mais ››

Com ambulâncias quebradas, Samu do RN tem atendimento suspenso

Ambulância do Samu quebrada é levada por guincho para conserto  (Foto: Paulo Martins/cedida)As ambulâncias do Samu Metropolitano, responsável pela cobertura de atendimentos de urgência em toda a Grande Natal, não saíram do pátio da sede em Macaíba, na manhã desta quarta-feira (28). De acordo com a Secretaria de Segurança Pública do Rio Grande do Norte (Sesap), a razão foi uma paralisação promovida pelo sindicato que representa os servidores. De acordo com os técnicos ouvidos pelo G1, porém, as viaturas estão sem condição de rodar.

A última ambulância que estava funcionando, segundo eles, teve os pneus furados durante a madrugada, em deslocamento para um atendimento em Ceará-Mirim. Criminosos que fizeram explosões a bancos na cidade deixaram grampos na estrada, o que prejudicou a operação.

Os técnicos disseram que pelo menos 13 ambulâncias deveriam atuar na região metropolitana, sendo que há muito tempo as equipes trabalhavam em número reduzido. De acordo com eles, ainda há quatro carros novos, que não são usados porque não foram emplacados.

Ambulâncias estacionadas no pátio do Samu Metropolitano do RN (Foto: Sindsaúde/divulgação)
Ambulâncias estacionadas no pátio do Samu Metropolitano do RN (Foto: Sindsaúde/divulgação)

"Também está faltando um série de equipamentos importantes, como eletrodo do desfibrilador, sinto de segurança nas macas, as macas estão quebradas e se desmontam sozinhas. O ar condicionado das viaturas não funciona há muitos anos. Isso faz as medicações e soros serem expostos a altas temperaturas e perderem sua eficácia. As sirenes se desligam sozinhas no meio da ocorrência e viaturas não fecham as portas direito", diz um técnico de enfermagem.

De acordo com ele, deveriam existir 3 viaturas em Parnamirim, 2 em Macaíba, 2 em São Gonçalo do Amarante, uma em Ceará-Mirim, uma em Nísia Floresta, uma em São José do Mipibu e uma em monte Alegre, além de duas unidades de atendimento avançado (UTI). Em número reduzido há alguns meses, funcionavam 3 para Parnamirim e Macaíba, uma em Nísia Floresta, outra em São Gonçalo e mais uma em Monte Alegre. Porém, estas também teriam quebrado nos últimos dias.

Uma manifestação dos servidores do Samu aconteceu na manhã desta quarta-feira (28).

Servidores do Samu/RN fizeram manifestação devido a condições das ambulâncias na manhã desta quarta (28) (Foto: Sindsaúde/divulgação)
Servidores do Samu/RN fizeram manifestação devido a condições das ambulâncias na manhã desta quarta (28) (Foto: Sindsaúde/divulgação)

Em nota, a coordenação do Samu negou que as viaturas estejam todas quebradas e afirmou que possui oito ambulâncias em condições de atender ocorrências na região metropolitana, equipadas com os itens de segurança necessários.

As ambulâncias, que estão em manutenção e reparo, conforme a coordenação, seguem o trâmite normal e estão dentro do prazo previsto para a conclusão dos serviços.

"No entanto, lamenta que a ação de um grupo de manifestantes esteja cerceando o direito à vida, impedindo que as ambulâncias saiam às ruas. Em defesa dos direitos da população da Grande Natal, a coordenação está tomando as medidas legais para que o Samu 192 RN possa cumprir seu papel de salvar vidas", afirmou em nota.

O Samu confirmou que recebeu recentemente quatro ambulâncias, mas elas estão aguardando "liberação do Detran" para entrar em funcionamento e receberá outras seis que estão aguardando finalização do processo de doação e liberação do Ministério da Saúde. Outras 15 também estão sendo licitadas, somando, ao todo, 25 ambulâncias novas.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Professores recém-nomeados pelo governo do DF são alvos de mandados de prisão

Seis pessoas recém-nomeadas para cargos públicos no Distrito Federal foram presas na manhã desta quarta-feira (28) pela Polícia Civil durante a terceira fase da Operação Panoptes, intitulada Magister, que investiga a chamada "máfia dos concursos". Elas são suspeitas de terem comprado a aprovação em concursos.

Além destas, outras cinco pessoas são alvos de prisão temporária – que valem por cinco dias, prorrogáveis por mais cinco. No total, dos 11 pedidos de prisão, seis foram expedidos a professores. A operação cumpre, ainda, 12 mandados de busca a apreensão.

Policiais civis cumprem mandados de prisão e de busca e apreensão na Operação Magister, que investiga 'máfia dos concursos' (Foto: TV Globo/Reprodução)
Policiais civis cumprem mandados de prisão e de busca e apreensão na Operação Magister, que investiga 'máfia dos concursos' (Foto: TV Globo/Reprodução)

Os mandados foram executados em Brazlândia, Gama, Santa Maria, Guará II, Riacho Fundo I, Taguatinga, Cruzeiro Novo, Mansões Entrelagos, Núcleo Bandeirante e também em Valparaíso, Formosa e Cristalina, que ficam em Goiás.

Como funcionava?
Segundo a Coordenação de Repressão ao Crime Organização (Cecor), que conduz as investigações, o grupo criminoso cobrava cerca de 20 vezes o valor do salário que os "candidatos" ganhariam como professores, por exemplo.

O esquema seria liderado por Hélio Ortiz, preso preventivamente na primeira fase da Panoptes, ao lado de Antônio Alves Filho e de Ricardo Silva do Nascimento. Este último, era funcionário da banca examinadora Cebraspe (antigo Cespe) e, segundo a polícia, responsável por identificar as provas marcadas e preencher os gabaritos.

A Polícia Civil informou que as investigações vão continuar e que, "no decorrer de 2018, irá prender candidatos que fraudaram pelo menos 12 concursos no Distrito Federal".

Panoptes

As investigações começaram em maio de 2017 a partir de denúncias de que fraudes estavam sendo cometidas no concurso do Corpo de Bombeiros do DF. Na época, a Polícia Civil identificou duas pessoas que tentaram burlar o exame.

Meses depois, os investigadores concluíram que as tentativas de fraude ocorreram em praticamente todos os concursos recentes e de anos anteriores – inclusive enquanto a operação já estava em curso.

Câmara Legislativa do Distrito Federal (Foto: Raquel Morais/G1)
Câmara Legislativa do Distrito Federal (Foto: Raquel Morais/G1)

Um exemplo é concurso da Câmara Legislativa, que seria realizado em dezembro do ano passado. O grupo também tentou burlar o exame da Terracap para cinco candidatos, mas nenhum deles conseguiu a vaga, segundo o diretor financeiro do órgão, Renato Brown.

Segundo a Polícia Civil, qualquer pessoa podia contratar os serviços do grupo criminoso. Caso a vaga fosse para nível superior e o candidato não tivesse graduação, a quadrilha também forjava o diploma.

Modalidades de fraude

Carro de operações especiais da Polícia Civil do DF em frente ao Cespe, um dos alvos da operação Panoptes (Foto: Bianca Marinho/G1)
Carro de operações especiais da Polícia Civil do DF em frente ao Cespe, um dos alvos da operação Panoptes (Foto: Bianca Marinho/G1)

Foram identificadas quatro modalidades de falsificação. Em uma delas, o candidato usava um ponto eletrônico (espécie de fone de ouvido) para receber instruções sobre o gabarito.

Em outra, o candidato deixava aparelhos celulares em pontos diferentes do local de prova, como o banheiro, para consultar as respostas. Os agentes identificaram, ainda, o uso de identidades falsas para que uma pessoa se passasse por outra.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Polícia realiza ação para prender o pistoleiro “Willian Tim Tim” em Extremoz


Policiais civis da Divisão Especializada em Investigação e Combate ao Crime Organizado (DEICOR) realizaram na tarde de ontem, 27, diligências para encontrar o foragido da justiça, Willes Moura de Azevedo, vulgo “Willian Tim Tim”. Willes é suspeito de praticar cinco homicídios na região do Oeste Potiguar, responde ao homicídio da pessoa conhecida por “Minor”, crime ocorrido na zona rural da cidade de Severiano Melo, no dia 14/10/2017, assim como a pessoa de Francisco Fabiano Bernardo, cujo processo tramita na Comarca de Apodi/RN. O suspeito também era foragido da justiça pelo crime de roubo duplamente qualificado. Após diligências investigativas, a polícia identificou o local onde ele estaria escondido, na Cidade de Extremoz.

Após chegar no endereço, os policiais foram surpreendidos por disparos de arma de fogo efetuados por Willes, tendo recebido o revide necessário para cessar a injusta agressão. “Willian Tim Tim” foi ferido e levado para o hospital Santa Catarina, em Natal, onde veio a falecer. Na ação, foi apreendido um revólver calibre 38, com 4 munições deflagradas e duas picotadas, além de uma identidade em nome de Estefanio Moura de Azevedo (nome do irmão de Willes já falecido há décadas), documento que era usada por “Willian” para não ser capturado.

Logo depois ter praticado o penúltimo homicídio, “Willian Tim Tim” foi morar no Estado do Acre e em São Paulo. Depois voltou para a cidade de Rodolfo Fernandes, onde matou Minor, fugindo em seguida para Extremoz.

Fonte: Jair Sampaio
Leia Mais ››

Golpe no WhatsApp usa álbum da Copa do Mundo para enganar brasileiros


Álbum de figurinhas da Copa do Mundo é a mais nova isca para golpes no WhatsApp. Uma mensagem enviada através do aplicativo diz que é possível ganhar o álbum, sem pagar nada por ele. No entanto, ao clicar no link que acompanha, o usuário é direcionado a uma página falsa de cadastro, que rouba os dados pessoais e informações sigilosas.

Segundo o site TechTudo, a Kaspersky Lab foi quem detectou o ataque de phishing. A reportagem ainda alerta para o fato de que o golpe está se espalhando de maneira rápida entre os usuários brasileiros.

Fonte: Jair Sampaio
Leia Mais ››

70° Homicídio em Mossoró 2018: Preso de Justiça é executado dentro de oficina de pinturas no Bairo Belo Horizonte

ImagemMais um crime de homicidio provocado por disparos de arma fogo é registrado em Mossoro na região Oeste do Rio Grande do Norte.

O crime aconteceu na manhã desta quarta feira 28 de março de 2018, dentro de uma oficina de pinturas na Rua Manoel Hermelino dos Santos no Bairro Belo Horizonte.

A vítima identificada como Matheus Vinícius Conrrado Lopes, foi executado com mais de 15 tiros de pistola 380. Segundo a polícia, o jovem estava trabalhando na oficina quando foi surpreendido por dois homens usando capacetes, que entraram no prédio, anunciaram um assalto e atiraram contra a vítima que morreu na hora.

Os criminosos, deixaram o local atirando em via pública e fugiram em uma moto Bros de cor vermelha. De acordo com informações a vítima tinha pendência com a justiça e era acusada de envolvimento com assalto.

Após a perícia no local, o corpo foi removido para a sede do ITEP para ser necropsiado. Já são 70 homicídios registrados em Mossoró nesse ano de 2018. Caso a ser investigado pela DHPP.

Imagem

Imagem

Fonte: Fim da Linha
Leia Mais ››

FPM: 3º decêndio apresenta crescimento, mas CNM pede cautel


O repasse do 3º decêndio do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) para o mês de março será de R$ 2,2 bilhões, já descontada a retenção do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). Em valores brutos, somado o Fundeb, o montante é de R$ 2,7 bilhões. O valor será creditado nas contas dos Entes locais nesta quinta-feira, 29 de março.

A Confederação Nacional de Municípios (CNM) salienta que de acordo com os dados da Secretaria Tesouro Nacional (STN), o 3º decêndio de março de 2018, comparado com mesmo decêndio de 2017, apresentou um aumento de 8,98% em termos nominais - sem considerar os efeitos da inflação. O montante é 30,17% maior que o previsto pela STN para o decêndio. De acordo com a área de Estudos Técnicos da entidade, o valor deflacionado do repasse do 3º decêndio de março em relação ao mesmo decêndio de 2017 apresentou um crescimento de 6,23% - levando em conta as consequências da inflação.

A entidade, no entanto, pede cautela aos gestores municipais em suas gestões e alerta para que fiquem atentos aos primeiros meses do ano ao gerir os recursos municipais, uma vez que, historicamente, os recursos do FPM do primeiro semestre são superiores aos do segundo semestre. A recomendação da entidade é que seja realizado um planejamento estratégico para não haver surpresas negativas no segundo semestre. Confira o estudo completo e valor que seu Município receberá aqui

Fonte: CNM
Leia Mais ››

AFM: governo anuncia pela terceira vez, mas não paga recurso


A Confederação Nacional de Municípios (CNM), por meio de seu presidente, Paulo Ziulkoski, está em contato permanente com a cúpula do governo federal pressionando pelo imediato pagamento do Apoio Financeiro aos Municípios (AFM). Até o momento, o aporte de R$ 2 bilhões não entrou nas contas municipais e ainda não há previsão para a data de pagamento. O movimento municipalista manifesta a inconformidade com as constantes burocracias criadas que emperram a concessão do auxílio anunciado em novembro de 2017. 

Compromisso este reiterado publicamente pelo presidente da República, Michel Temer, em pelo menos três eventos diferentes. Uma vez sancionado pelo Palácio do Planalto, resta os três Ministérios - Saúde, Assistência Social e Educação - publicarem uma portaria autorizando o pagamento aos Municípios. Essa informação foi repassada nesta segunda-feira, às 15h, pelo ministro do Planejamento, Dyogo Oliveira, em contato com Ziulkoski. Em seguida, foi a vez do ministro da Saúde, Ricardo Barros, entrar em contato com o presidente da Confederação para informar que a portaria está em elaboração para pagamento imediato de R$ 1 bilhão para a área. 

Do gabinete do ministro do Desenvolvimento Social, Osmar Terra, o assessor Rogério Nardelli também entrou em contato, assim como o gabinete do ministro da Educação, Mendonça Filho. Uma vez que não foi possível contato direto com os ministros, eles informaram que as portarias também estavam em construção para o pagamento dos R$ 400 milhões e R$ 600 milhões, respectivamente. 

“A CNM sabe que as autoridades têm conhecimento da dramática situação da maioria dos Municípios e espera que o governo cumpra o que já está previsto em lei. Este tema se tornou extremamente cansativo para os gestores e essa falta de cumprimento faz com que não se possa confiar na palavra do governo federal. A situação fica a cada dia mais insustentável e os prefeitos não aceitam novos adiamentos”, afirma Ziulkoski.  

Para a Confederação, fica claro que o governo patina e não resolve a situação. O AFM é pauta da reunião do Conselho Político da CNM convocada para o dia 4 de abril, oportunidade em que serão definidas, pelos presidentes das entidades estaduais e microrregionais, novas ações referentes ao aporte e a outros temas de interesse dos Municípios.

Fonte: CNM
Leia Mais ››

'Isso é normal', diz governador do RN após ter carro particular roubado na Grande Natal

Carro do governador  foi roubado em Monte Alegre (Foto: Reprodução/Inter TV Cabugi)

O governador do Rio Grande do Norte falou, em entrevista à Inter TV Cabugi na manhã desta quarta-feira (28), que ter o carro roubado "é uma coisa normal". Uma caminhonete Hilux, que pertence a Robinson Faria (PSD), foi tomada e levada por criminosos na noite desta terça-feira (27) em Monte Alegre, na Grande Natal. O governador não estava presente na hora do crime.

"Uma fatalidade. Aconteceu. Meu carro particular estava em Monte Alegre, foi deixar um familiar lá, uma pessoa da família. Chegaram quatro elementos de surpresa e levaram o carro. Isso acontece com qualquer um”, frisou. “Isso é normal”, acrescentou .

Ainda durante a entrevista, o governador afirmou que "80% dos veículos roubados no estado são recuperados pela polícia", e que ele espera que o carro dele também esteja "dentro deste patamar".

O roubo
O carro do governador estava com o motorista dele, que foi a Monte Alegre deixar um parente em casa. Foi quando aconteceu o assalto. De acordo com a Polícia Militar, quatro bandidos armados invadiram a residência deste familiar e fizeram um arrastão. Na fuga, levaram a Hilux.

Policiais do pelotão de Monte Alegre e de várias cidades da região foram mobilizados para tentar recuperar o carro. O rastreador apontava que a caminhonete estava perto de uma lagoa na zona rural do município, mas até a última atualização desta matéria o veículo não havia sido encontrado.

Um por hora
Dados da Secretaria de Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed) revelam que o estado fechou o ano de 2017 com uma média de 23 veículos roubados ou furtados por dia, ou seja, praticamente um a cada hora.

Fonte: G1
Leia Mais ››