domingo, setembro 22, 2019

Felipe Neto registra queixa por ameaças de morte que diz ter sofrido


O youtuber Felipe Neto registrou nesta quinta-feira (19) uma queixa por ameaças de morte que ele diz ter recebido nos últimos dias.

Youtuber Felipe Neto — Foto: Reprodução/Instagram
Youtuber Felipe Neto — Foto: Reprodução/Instagram

"Protocolamos hoje a notícia-crime na Delegacia de Repressão aos Crimes de Informática referente a ameaças de morte que foram recebidas. Fica a prova para aqueles que duvidaram, mentiram e debocharam, alegando que seria tudo uma invenção", escreveu ele no Twitter, com a foto de um protocolo (veja abaixo).

Segundo a assessoria de imprensa de Felipe Neto, a equipe jurídica foi até a delegacia, que fica na Cidade da Polícia, para registrar a queixa.

Entenda as ameaças a Felipe Neto

No dia 5 de setembro, o prefeito do Rio Marcelo Crivella pediu para que todos os exemplares de um livro com uma gravura em que dois personagens homens se beijam fossem retirados da Bienal do Livro.
No dia seguinte, dia 6 de setembro, o youtuber anunciou que havia comprado 14 mil exemplares de livros com temática LGBT para distribuir gratuitamente na feira. Todos os livros foram ensacados com uma etiqueta em que se lia "Este livro é impróprio para pessoas atrasadas, retrógradas e preconceituosas. Felipe Neto agradece a sua luta pelo amor, pela inclusão e pela diversidade".
No dia 7 de setembro, os 14 mil exemplares foram distribuídos ao público da Bienal.
Alguns dias depois, notícias falsas foram disseminadas em redes sociais, dizendo que Felipe Neto incentivou crianças a acessarem fóruns que promovem pedofilia
No dia 16 de setembro, o youtuber contou no Twitter que as ameaças contra ele se intensificaram depois da ação da Bienal e que ele havia retirado a sua mãe do país por medo.
Nesta quinta-feira (19), novamente usando o Twitter, Felipe Neto informou que protocolou uma a notícia-crime na Delegacia de Repressão aos Crimes de Informática, referente às ameaças de morte que vem recebendo.

Neto diz que as ameaças a ele e a parentes foram feitas após ele ter distribuído gratuitamente 14 mil livros de temática LGBT na Bienal do Livro. O youtuber disse que já retirou a mãe do país por questões de segurança e, na segunda-feira (16), cancelou a apresentação no evento Educação 360 alegando ter sofrido ameaças.

"É estarrecedor que no Brasil, em 2019, um indivíduo seja impossibilitado de se manifestar e lutar contra qualquer tipo de censura e opressão sem ser ameaçado (...) Quero dizer que continuarei lutando, enfrentando o obscurantismo e a opressão, por todos os meios que me cabem, pela defesa do amor e da união até o fim, até onde for possível e até onde minhas forças e meu coração aguentarem", escreveu em um comunicado.


Fonte: G1
Leia Mais ››

Pai é preso por matar o filho de 2 anos afogado em bacia na própria casa para fazer a ex-mulher 'sofrer'

Um rapaz de 21 anos foi preso na noite de quinta-feira (19), em Campo Grande, por matar o filho, de 2 anos, afogado em uma bacia, na própria casa. De acordo com a polícia, Evaldo Christyan Dias Zenteno "relatou com frieza" que matou Miguel Henrique dos Reis Zenteno porque foi traído pela mãe do menino e "queria fazer ela sofrer".

Pai e filho juntos — Foto: Redes Sociais
Pai e filho juntos — Foto: Redes Sociais

Evaldo foi preso na Santa Casa de Campo Grande após os médicos que atenderam o menino no hospital desconfiarem de situação de violência. Eles chamaram a polícia, o rapaz mentiu sobre o caso e, após se contradizer em versão de assalto e sequestro, confessou o crime.

Conforme a polícia, Evaldo disse que ligou para um amigo e contou que havia sido traído pela mãe do menino, uma jovem de 21 anos, e queria fazê-la sofrer. O amigo então o orientou matar o filho.

Segundo informações do boletim de ocorrência, na versão de Evaldo, ele falou que não tinha coragem de matar o filho e o amigo falou que faria isso junto com outra pessoa. O pai então foi para casa e lá afogou a criança em uma bacia.

O rapaz levou o filho no próprio carro para a Santa Casa e lá disse que bandidos tinham sequestrado a criança e como não tinha dinheiro para pagar resgate, a jogaram no rio Anhanduí e por isso ela se afogou. Mesma versão dada inicialmente à polícia.

A morte do menino foi constatada uma hora após ter dado entrada no hospital. A roupa que ele vestia - uma camiseta, um short e um par de calçado - foi recolhida pela polícia, assim como a bacia usada para afogá-lo e a toalha que o pai usou para secá-lo.

Evaldo foi autuado em flagrante por homicídio. Ele teve a prisão preventiva decretada em audiência de custódia. O pai dele também está preso.

Segundo a polícia, o pai de Evaldo foi flagrado enquanto estuprava duas crianças de 6 e 9 anos, no município de Aquidauana, região leste do estado. O crime ocorreu no dia 23 de junho de 2017 e as investigações apontaram que ele atraía as vítimas com doces e adesivos infantis.

Evaldo foi preso pelo Batalhão de Choque da PM de MS — Foto: BPChoque/TV Morena
Evaldo foi preso pelo Batalhão de Choque da PM de MS — Foto: BPChoque/TV Morena

Fonte: G1
Leia Mais ››

PGR se manifesta contra recurso da defesa de Lula sobre atuação de procuradores

O procurador-geral da República interino, Alcides Martins, pediu ao Supremo Tribunal Federal (STF) que seja negado o recurso apresentado pela defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva contra decisão de Edson Fachin. Em agosto, o ministro negou pedido de liberdade de Lula, assim como o de nulidade e suspensão das ações penais contra o petista.

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em imagem de dezembro de 2017  — Foto:  Hélvio Romero/Estadão Conteúdo
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em imagem de dezembro de 2017 — Foto: Hélvio Romero/Estadão Conteúdo

A defesa do ex-presidente citava como argumento a atuação dos procuradores da República no Paraná nos processos contra Lula.

Em nota publicada pela PGR, Alcides Martins afirmou "que a defesa se baseia em argumentação frágil e que não encontra respaldo em provas" e que "tanto a condenação quanto a prisão provisória de Lula resultaram de procedimentos judiciais em que foram asseguradas todas as garantias constitucionais aplicáveis à espécie, em especial o direito à ampla defesa e ao contraditório, tendo sido confirmadas por mais de uma instância jurisdicional”.

Em sua decisão em agosto, Fachin também negou pedido da defesa de acesso a mensagens supostamente trocadas pelos procuradores da Lava Jato e que foram divulgadas pelo site "The Intercept Brasil". As mensagens citadas fazem parte de material apreendido pela Polícia Federal na Operação Spoofing.


No parecer emitido nesta sexta, Alcides Martins pede que seja mantida a decisão de Fachin. “A não confirmação da autenticidade e da integridade de um dado material impede a sua caracterização como prova, afetando esta em seu plano de existência”, afirmou.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Filho simula sequestro para enganar pai e acaba apreendido no DF: 'pediu R$ 3 mil para o resgaste', diz polícia

Um homem de 37 anos, procurou a polícia nesta sexta-feira (20) após receber a ligação telefônica de um grupo que anunciava o sequestro do filho, um adolescente de 15 anos, em Sobradinho, no Distrito Federal. No entanto, a investigação apontou que o jovem foi o responsável por forjar o crime.

A Polícia Civil conseguiu interceptar ligações e ouvir a negociação do suposto resgate (ouça acima). Nas gravações é possível escutar o pai fazendo um apelo aos suspeitos para que o jovem fosse solto.

De acordo com a Polícia Civil, os supostos sequestradores pediam dinheiro para que o garoto fosse resgatado. Segundo o delegado-chefe Laércio Carvalho, da 35ª Delegacia de Polícia (Sobradinho 2), os suspeitos queriam R$ 3 mil para libertá-lo.

Filho simula sequestro para enganar pai e acaba apreendido no DF — Foto: Reprodução
Filho simula sequestro para enganar pai e acaba apreendido no DF — Foto: Reprodução

Horas de negociação
De acordo com o delegado, a equipe de policiais acompanhou o pai no resgate, quando perceberam a participação do jovem, "pelo comportamento calmo".

"O garoto não demonstrava nenhum nervosismo. Não havia sinais de que havia passado por qualquer trauma. Após questionamentos [da equipe], antes mesmo de chegar na delegacia, o grupo confessou que forjaram [o sequestro]."
Os agentes da 35ª DP e da Divisão de Repressão a Sequestro (DRS) acompanharam toda a negociação que durou cerca de oito horas. O contato do pai com a delegacia foi às 17h30 de sexta-feira. Por volta de 1h30 da madrugada deste sábado, os policiais chegaram até o endereço indicado pelo grupo, em Planaltina de Goiás (GO).

"O próprio filho juntamente com o grupo teria simulado a situação com a finalidade de extorquir o próprio pai", afirmou o delegado.
O crime forjado incluiu até mesmo um falso cativeiro. De acordo com a Polícia Civil, um dos integrantes do grupo pediu "emprestada" a casa de um amigo afirmando que fariam uma festa.

Fachada da 35ª DP, em Sobradinho II — Foto: TV Globo/Reprodução
Fachada da 35ª DP, em Sobradinho II — Foto: TV Globo/Reprodução

Detidos
Junto ao adolescente que fingiu ser vítima, foram detidos outras cinco pessoas, com idades entre 16 e 23 anos, sendo dois deles menores de 18 anos. Os adolescentes foram encaminhados à Delegacia da Criança e do Adolescente (DCA), sendo submetidos à medida de internação. Os demais foram presos, inicialmente, na carceragem da 35ª Delegacia de Polícia (Sobradinho II).


Todos os envolvidos devem responder pelo crime de extorsão, que prevê pena de até 12 anos - com exceção dos menores, pois a lei prevê internação máxima de 3 anos. Os adultos podem responder ainda por corrupção de menores, que pode resultar em uma pena de até quatro anos.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Mulher do ex-jogador Ceará, pastora e cantora Fernanda Fé morre em BH

A pastora e cantora Fernanda Daibert, conhecida como Fernanda Fé, de 41 anos, morreu nesta sexta-feira (20), em Belo Horizonte. Ela era casada com o ex-jogador Marcos Venâncio de Albuquerque, o Ceará, que já atuou em times como Cruzeiro, Internacional e Paris Saint-Germain.

Pastora e cantora gospel Fernanda Fé morre em BH — Foto: Alex Dias/Arquivo Pessoal
Pastora e cantora gospel Fernanda Fé morre em BH — Foto: Alex Dias/Arquivo Pessoal

De acordo com o amigo da família Alex Dias, que também cuidava da agenda musical de Fernanda, a informação preliminar é que a causa da morte seria uma embolia pulmonar.

Segundo ele, a pastora e cantora gospel passou por uma lipoaspiração no fim de agosto. Quatro dias depois, ela teve complicações e chegou a passar por três hospitais. Ainda de acordo com Dias, Fernanda deixa três filhos, de 11, 13 e 15 anos.

A reportagem tentou contato com Ceará, mas ele preferiu não se manifestar. Por meio da internet, o ex-lateral, que atualmente é agente de futebol, agradeceu as mensagens de apoio.

A pastora morava em Minas Gerais desde 2012, e, atualmente, vivia em Nova Lima, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. No ano passado, ela concorreu ao cargo de deputada federal pelo PRTB, mas não foi eleita.

O corpo será enterrado no Cemitério Bom Pastor, em Ribeirão Preto (SP), nesta tarde.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Governo propõe corte de 45% no orçamento da Embrapa para 2020 e pesquisas correm riscos

Resultado de imagem para Governo propõe corte de 45% no orçamento da Embrapa para 2020 e pesquisas correm riscos
O orçamento da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), uma das principais fontes de novas tecnologias para o setor agropecuário, poderá sofrer corte de 45% em 2020.

Em 2019, os recursos destinados para estatal foram de R$ 3,6 bilhões. A proposta do governo federal para o ano que vem é de R$ 1,9 bilhão e está em análise no Congresso Nacional.

O texto já começou a ser discutido na Comissão Mista de Orçamento, que é composta por deputados e senadores. Eles vão dar o primeiro parecer sobre a previsão de gastos do governo federal para 2020.

O deputado Domingos Neto (PSD-CE), relator do orçamento, disse que a previsão de cortes atingiu todas as áreas, mas reconhece que o setor agropecuário tem um papel estratégico no desenvolvimento da economia do país.

“O setor do agro tem todo o apoio necessário para garantir a proteção de um setor que é o que move a nossa economia. O nosso trabalho nos próximos meses vai ser olhar onde tem recurso a mais para poder cortar e remanejar para onde se precisa mais”, explica Neto.

Em outubro, os parlamentares devem apresentar as emendas ao projeto de orçamento. A votação final está prevista para dezembro.


Projetos em risco
Atualmente, 90% do orçamento da Embrapa é para cobrir gastos com a folha de pagamentos. O restante é para custeio e investimento em pesquisas.

A direção da Embrapa disse em nota que há quatro anos o orçamento vem caindo e por isso, tem feito cortes nas despesas.

Cita também a redução no número de centros de pesquisas e de unidades administrativas, mas reconhece que se o orçamento for aprovado como está, pesquisas em áreas importantes poderão ser afetadas.

A nota diz ainda que alguns projetos correm riscos, como os de agricultura de precisão e automação, biotecnologia, sanidade animal.

A notícia do corte preocupa o ex-presidente da Embrapa, Sebastião Barbosa, que foi exonerado pelo governo em julho deste ano.

"Se não tomar cuidado isso representa o fim de tudo que foi feito pela Embrapa ao longo dos anos. A pesquisa é uma coisa de longo prazo. Uma estatal para a pesquisa agropecuária é fundamental", afirmou Barbosa.
O Globo Rural tentou contato com o Ministério da Agricultura, que não quis comentar o corte no orçamento.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Últimos 5 anos são os mais quentes da história, diz agência da ONU para o clima

A temperatura mundial média de 2015 a 2019 deve ser a mais alta de qualquer período de cinco anos já registrado na história, afirma a agência da Organização das Nações Unidas (ONU) que se dedica à observação do clima. O relatório foi divulgado neste domingo (22), véspera de uma reunião de líderes mundiais sobre o aquecimento global. Embora 2019 ainda não tenha terminado, o relatório dá como certa essa projeção.

Manifestante segura cartaz com os dizeres "Não há planeta B" durante protesto pelo clima em Estocolmo, na Suécia. — Foto: Jonathan Nackstrands / AFP
Manifestante segura cartaz com os dizeres "Não há planeta B" durante protesto pelo clima em Estocolmo, na Suécia. — Foto: Jonathan Nackstrands / AFP

A cúpula do clima vem ocorrendo desde ontem e vai até segunda. São esperados os líderes europeus Emmanuel Macron, presidente francês; Boris Johnson, primeiro-ministro inglês; e a chanceler alemã Angela Merkel. Índia e China também mandarão representantes para a cúpula. Os presidentes Donald Trump e Jair Bolsonaro não participarão.

"Atualmente, calcula-se que estamos 1,1ºC acima da era pré-industrial (1850-1900) e 0,2ºC acima de 2011-2015", diz o relatório "Unidos na Ciência" da Organização Meteorológica Mundial (OMM).

Segundo o documento, isso representa um aumento expressivo demais para poucos anos. A elevação das temperaturas, o aumento do nível do mar e a poluição com carbono se aceleraram. Isso quer dizer que, para cumprir as metas assumidas pela comunidade internacional, o aquecimento teria que ser contido -- bem mais do que vem sendo feito atualmente.


Os cientistas afirmam que aumento do nível dos oceanos se acelera e o ritmo subiu na última década a quatro milímetros por ano, em vez de três, em consequência do derretimento acelerado das calotas polares no Norte e Sul, algo confirmado por diversos estudos e análises de satélite.

As indústrias de carvão, petróleo e gás prosseguiram com seu avanço em 2018. As emissões de gases do efeito estufa também aumentaram e em 2019 serão "no mínimo tão elevadas" quanto no ano passado, preveem os cientistas que coordenaram o relatório.

Ampliar os esforços
Em 2009, líderes mundiais assumiram o compromisso de manter o aquecimento global em apenas 2ºC, considerando os padrões pré-industriais. Em 2015, uma segunda meta, mais rígida, foi assumida: a de manter o aquecimento em apenas 1,5ºC.

Os esforços para reduzir as emissões de carbono teriam que ser triplicados para evitar que o mundo se aqueça 2ºC , de acordo com a OMM. Para que não se chegue à marca de 1,5ºC seria preciso ainda mais rigor. As iniciativas de redução de emissões teriam que ser ampliadas em cinco vezes.

"Existe um reconhecimento crescente de que os impactos do clima estão nos atingindo de maneira mais forte e mais cedo do que as avaliações climáticas indicavam apenas uma década atrás", diz a página 28 do relatório.

Os últimos dados confirmam a tendência dos quatro anos anteriores, que já foram os mais quentes desde 1850, quando a temperatura média mundial começou a ser registrada. Julho de 2019, quando várias ondas de calor afetaram a Europa, foi o mês mais quente da história.

Mas há disparidades regionais: os polos esquentam mais rápido e as zonas costeiras são ameaçadas antes de outras regiões.

"Os efeitos da mudança climática não são sentidos de maneira igual", afirma o cientista chefe da agência meteorológica britânica, Stephen Belcher. "Alguns países sentem alguns efeitos, como ondas de calor mais intensas ou inundações mais graves, mais cedo que outros", completa.

Na quarta-feira (25) um novo relatório deve ser divulgado pelo Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC), considerando também os impactos do aquecimento global sobre as geleiras e os oceanos.

Repercussão do relatório
O relatório, publicado dois dias depois das grandes manifestações de estudantes pelo clima em todo o planeta e na véspera do encontro de líderes mundiais em Nova York para a Assembleia Geral anual da ONU, faz um balanço da falta de ação dos Estados para reduzir as emissões de gases do efeito estufa.

O climatologista Michael Mann, da Universidade do Estado da Pennsylvania, afirmou à agência "Associated Press" que o objetivo de comparar as temperaturas atuais com os níveis pré-industriais já é excessivamente otimista. Segundo ele, a redução nas emissões deveria ser ainda maior, pois mesmo no séculos 18 e 19 houve aquecimento causado pela ação humana. Portanto, na sua opinião, o parâmetro usado é alto demais.

Já a climatologista da agência espacial americana (Nasa) Cynthia Rosenzweig afirmou em uma sessão na ONU que, se o mundo buscar a meta de 1,5ºC, em vez de 2ºC, 420 milhões de pessoas deixariam de ser expostas a ondas de calor. Além disso, 10 milhões de pessoas ficariam menos vulneráveis à elevação do nível do mar.

A também climatologista Natalie Mahowald, da Universidade Cornell, espera que o novo relatório da OMM desperte a atenção para que se façam mais progressos na redução das emissões de dióxido de carbono. "Espero que a Cúpula do Clima da ONU motive mais ação", afirmou à AP.

A concentração de CO2 na atmosfera deve alcançar um novo recorde no fim do ano, 410 partículas por milhão, de acordo com dados preliminares.
Para o professor Dave Reay, da Universidade de Edimburgo, esta é a pior notícia do informe.

"É como receber uma conta de cartão de crédito depois de cinco anos de gastos sem pagar", escreveu. E seguindo com a metáfora bancária, ele completa: "Alcançamos o máximo mundial de nosso crédito de carbono. Se as emissões não começarem a cair, o preço será infernal".

Cúpula do Clima
A Cúpula do Clima da Organização das Nações Unidas (ONU) começou no sábado (21) com jovens discutindo o futuro do planeta. A reunião termina na segunda-feira (23) e terá a presença de cerca de 60 chefes de estado.

Mais de 500 jovens foram selecionados pelas Nações Unidas para participar da cúpula. A jovem ativista sueca Greta Thunberg velejou do Reino Unido a Nova York para discursar durante o encontro. A viagem de barco foi uma forma de reduzir as emissões de carbono produzidas pelo deslocamento em avião.

Greta disse na abertura do evento que os jovens são uma "força imparável" para pressionar os líderes mundias para tomarem atitudes que evitem mudanças climáticas no planeta. Ela ainda vai discursar no painel principal, nesta segunda.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Bachelet afirma ter 'pena pelo Brasil' após fala polêmica de Bolsonaro

A Alta Comissária dos Direitos Humanos da ONU e ex-presidente chilena, Michelle Bachelet, afirmou neste domingo (22) que sente "pena pelo Brasil" ao recordar a defesa que o presidente Jair Bolsonaro fez recentemente da ditadura de Augusto Pinochet no Chile, quando justificou o assassinato do pai da socialista pelo regime.

A alta comissariada da ONU para os Direitos Humanos, Michelle Bachelet — Foto: Reuters/Denis Balibouse/File Photo
A alta comissariada da ONU para os Direitos Humanos, Michelle Bachelet — Foto: Reuters/Denis Balibouse/File Photo

No início do mês, com a Amazônia em chamas em consequência dos incêndios florestais, Bachelet criticou a "redução do espaço cívico e democrático" no Brasil. Bolsonaro respondeu com elogios à ditadura de Pinochet (1973-1990).

"Se há uma pessoa que diz que em seu país nunca houve ditadura, que não houve tortura, bem, que dia que a morte de meu pai por tortura permitiu que (o Chile) não fosse outra Cuba, a verdade é que me dá pena pelo Brasil", disse Bachelet em entrevista à Televisão Nacional do Chile (TVN).

O capitão da reserva do Exército e atual presidente do Brasil elogiou a "coragem" da ditadura chilena para deter a esquerda e "comunistas como seu pai", um general da Aeronáutica que morreu na prisão em 1974 depois de ser torturado pelo regime.

Bachelet afirmou que a "redução do espaço democrático não acontece apenas no Brasil", em uma longa entrevista à TVN, divulgada parcialmente neste domingo pelo jornal La Tercera, na qual considera que na área de direitos humanos "não existe nenhum país perfeito".


Venezuela
Sobre outros temas, a ex-presidente voltou a se defender de novas informações da imprensa que vinculam sua campanha para conquistar o segundo mandato à frente do Chile em 2014 a contribuições da empreiteira brasileira OAS.

"Minha verdade é a mesma de sempre. Eu não tenho, nunca tive vínculos com OAS nem com qualquer outra empresa", disse Bachelet, que considerou "estranho" o retorno do tema à imprensa.

Ao falar sobre seu papel na crise da Venezuela, Bachelet respondeu que muitos, de modo equivocado, a observam como a "virgem Maria", aquela que pode solucionar o problema.

"Sou Alta Comissária e quero manter minha relação com o Estado venezuelano para seguir trabalhando e para ajudá-los a resolver a situação crítica dos direitos humanos", disse. Para as Nações Unidas, "Juan Guaidó é o presidente da Assembleia e o presidente eleito é Nicolás Maduro", completou a socialista.

Na mesma entrevista, Bachelet, que governou seu país entre 2006-2010 e 2014-2018, garantiu que não voltará a ser candidata à presidência do Chile.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Padre é morto em obra de igreja durante assalto em Brasília

Um padre foi morto na noite deste sábado (21), durante um assalto em uma casa paroquial, na Asa Norte, em Brasília. O crime ocorreu em uma obra da igreja Nossa Senhora da Saúde, na quadra 702.

Padre Kazimerz Wojn foi fiscalizar obra que acontece no terreno da igreja quando foi morto em Brasília — Foto: TV Globo/Reprodução
Padre Kazimerz Wojn foi fiscalizar obra que acontece no terreno da igreja quando foi morto em Brasília — Foto: TV Globo/Reprodução

O corpo do sacerdote foi encontrado próximo à obra, com os pés e as mãos amarrados, e com um arame enrolado ao pescoço. O caseiro, que cuidava da construção de um auditório, também foi feito refém pelos bandidos. Segundo a Polícia Militar, o caseiro conseguiu gritar e pedir socorro.

Padre Kazimerz Wojn, de 71 anos, estava em uma obra quando os assaltantes chegaram.  — Foto: Afonso Ferreira/G1
Padre Kazimerz Wojn, de 71 anos, estava em uma obra quando os assaltantes chegaram. — Foto: Afonso Ferreira/G1

De acordo com a Polícia Civil o caso está sendo investigado como latrocínio – roubo seguido de morte . O crime ocorreu no momento que o padre Kazimerz Wojn, de 71 anos, foi fiscalizar uma obra que acontece no terreno da igreja.


A Arquidiocese de Brasília informou que está acompanhando o caso. O padre Kazimerez Wojn era polonês. Os fiéis o chamavam de "Padre Casemiro". Ele tinha 46 anos de sacerdócio.

Padre é morto durante assalto em Brasília — Foto: Afonso Ferreira/G1
Padre é morto durante assalto em Brasília — Foto: Afonso Ferreira/G1

Ao G1, investigadores informaram que o padre Kazimerz foi asfixiado pelos assaltantes, que reviraram a casa paroquial e levaram diversos objetos do local.

Os suspeitos fugiram e não foram identificados até a publicação desta reportagem.

Na manhã deste domingo (22), policiais da 2ª Delegacia de Polícia (Asa Norte), ainda estavam no local para a realização de perícia.

A reportagem esteve no local e conversou com fiéis que estavam assustados com o crime. O aposentado Luciano Amaral, de 75 anos trabalha há mais de 10 anos na Paróquia Nossa Senhora da Saúde e disse o padre celebraria a missa marcada para as 8h30.

" Estamos chegando para a missa agora. Nós ficamos sabendo agora. Não sabemos como vai ser. Tá todo mundo chocado."

Sacrário de igreja de Brasília é roubado no domingo de Páscoa  — Foto: Wellington Hanna/TV Globo
Sacrário de igreja de Brasília é roubado no domingo de Páscoa — Foto: Wellington Hanna/TV Globo

Outro crime na Igreja
Em abril deste ano, a igreja Nossa Senhora da Saúde - que o padre era responsável - foi invadida. Assaltantes levaram o sacrário – objeto de ouro que guardava cerca de cem hóstias; elas representam o corpo de Jesus Cristo aos católicos. O crime ocorreu após missa de Páscoa.

No mesmo mês, o sacrário foi devolvido para a igreja pela dona de um ferro velho de Samambaia que comprou a peça por R$ 160 de dois homens. Ao ver do que se tratava, segundo o padre, ela decidiu devolver à igreja.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Festejos dos Mártires de Cunhaú e Uruaçu começam na Grande Natal

Os festejos dos Santos Mártires de Cunhaú e Uruaçu começaram neste domingo (22) com uma moto romaria no período da manhã, que saiu de São Gonçalo do Amarante, passou próximo ao Aeroporto de Natal, andou por Macaíba até chegar ao Santuário dos Mártires, na comunidade de Uruaçu.

Santuário localizado em Uruaçu — Foto: Divulgação
Santuário localizado em Uruaçu — Foto: Divulgação

Os festejos, que começaram nesta manhã, vão até o dia 3 de outubro, com programação religiosa e cultural. A partir desta segunda-feira (23) até 2 de outubro haverá diariamente celebração de novena e atividades culturais às 19h.

No dia 3 de outubro, data em homenagem aos mártires e feriado no Rio Grande do Norte, a programação será intensa no Santuário em Uruaçu. Às 4h30, acontecerá uma romaria, saindo da Igreja Matriz de São Gonçalo do Amarante. Às 7h, às 9h, às 10h e às 12h, haverá celebração de missa. Às 14h, um show com a cantora Fátima Santos anima o espaço e às 15h será a vez do cantor e missionário Antônio Cardoso subir ao palco com a banda.

No final da tarde, às 17h acontecerá uma missa solene, presidida pelo arcebispo metropolitano Dom Jaime Vieira Rocha. Na ocasião, também ocorrerá a abertura oficial do 'Mês Missionário Extraordinário', da Arquidiocese de Natal.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Número de casos de sarampo em investigação aumenta para 33 no RN

O número de casos de sarampo em investigação aumentou para 33 no Rio Grande do Norte. Os casos confirmados, no entanto, não tiveram aumento e seguem em 4. Os novos dados estão no Boletim Epidemiológico que foi divulgado nesta sexta-feira (20) pela Subcoordenadoria de Vigilância Epidemiológica (Suvige) da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap). O boletim é referente a análise dos casos até o dia 14 de setembro.

Casos suspeitos aumentaram — Foto: Prefeitura Engenheiro Coelho/Divulgação
Casos suspeitos aumentaram — Foto: Prefeitura Engenheiro Coelho/Divulgação

No boletim passado, divulgado no dia 12 de setembro, a Sesap apontava os mesmos quatro casos confirmados no novo relatório, mas destacava que outros 29 casos estavam em investigação - quatro a menos que no novo boletim.

Dos 33 casos em investigação, a maioria está na 7ª região de saúde, que corresponde à região Metropolitana de Natal e na 4ª região de saúde, que é a região do Seridó, segundo a Sesap. O município com mais casos em investigação é Currais Novos, aponta a secretaria.

A subcoordenadora de Vigilância Epidemiológica Alessandra Lucchesi explicou que para confirmar um caso de sarampo a Sesap leva em consideração os aspectos clínicos, epidemiológicos e os exames laboratoriais. “Nós testamos os exames tanto para sarampo quanto para outros vírus, o que nós chamamos de exames diferenciais. E os exames que, no primeiro momento, dão como reagentes para sarampo, a amostra é enviada para o laboratório de referência para ser feito o isolamento viral”, explicou.

Histórico
Até o momento, são quatro casos registrados de sarampo no estado. O primeiro foi de um homem de 54 anos que teve um histórico de viagem a São Paulo. Os outros confirmados foram de uma criança de 6 anos, do sexo masculino, no município de Macaíba, uma criança de 1 ano e 6 meses, em Tibau do Sul, e o quarto caso foi de uma paciente de 19 anos de Extremoz.

Dose zero
Em agosto, o Ministério da Saúde recomendou a aplicação da dose zero e tríplice viral para todas as crianças de seis meses até 1 ano. O objetivo é intensificar a vacinação nesse público-alvo da doença, que é mais suscetível a casos graves.

A Sesap reforça que a chamada dose zero não substitui e não será considerada válida para fins do calendário nacional de vacinação da criança. Assim, além dessa dose, os pais e responsáveis devem levar os filhos para tomar a vacina tríplice viral (D1) aos 12 meses de idade (1ª dose) e aos 15 meses (2ªdose) para tomar a vacina tetra viral ou a tríplice viral mais varicela.

Quem deve se vacinar
Bebês de 6 meses a 1 ano incompletos devem tomar a “dose zero”, que é extra. Ao completar 12 meses, devem tomar normalmente uma dose da tríplice viral. Aos 15 meses, devem tomar uma dose da tetravalente.
Pessoas de 12 meses a 29 anos de idade devem ter duas doses da tríplice viral comprovadas. Se não está marcada na carteirinha ou não se lembra, deve procurar uma UBS e regularizar a situação;
Adultos de 30 a 59 anos devem ter pelo menos 1 dose da tríplice viral;
Adultos com mais de 60 anos não precisam se vacinar, por já terem tido contato com a doença no passado.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Com alta de arboviroses, Sesap reforça orientação aos municípios

A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) divulgou o boletim epidemiológico nesta sexta-feira (20). Além dos dados, o comunicado aponta ainda o que a pasta tem feito no quesito combate às doenças. Com 11.985 casos confirmados de arboviroses – entre dengue, chikungunya e zika vírus -, o Rio Grande do Norte tem em 2019 uma alta nas ocorrências das doenças. A maior incidência segue sendo a de dengue, mas que sofreu redução no número de confirmações – 7.348 casos até aqui contra 11.542 no ano passado. Por outro lado, os casos de Chikungunya passaram de 1.146 confirmações em 2018 para 4.637, em 2019, no período que corresponde até a Semana Epidemiológica 36, encerrada no último dia 7 de setembro.

“A Sesap orienta a realização das ações de prevenção e educação em saúde executadas pelos municípios, bem como orienta e supervisiona o trabalho realizado pelos agentes de endemias para controle do vetor”, informou. Além disso, a secretaria acrescentou que “são realizadas as operações de aplicação do inseticida por meio dos carros fumacê, que devem ocorrer apenas quando houver necessidade do controle de surtos e epidemias por arboviroses”.

Em contato com o portalnoar.com.br, a subcoordenadora de Vigilância Epidemiológica, Alessandra Lucchesi, destacou que a população tem influência direta no aumento dos casos.

“Com certeza a população tem uma parcela de culpa. A maioria dos focos que são encontrados estão em reservatórios residenciais no nível do solo. Além disso, muitas vezes acontecem casos recorrentes em algumas casas, com poucos dias de diferença”, afirmou.

Outro ponto observado por ela diz respeito a atuação de cada município no combate às arboviroses. “As ações de combate fogem do nosso alcance, pois nós orientamos os municípios que devem desenvolvê-las. Cada município deve fazer sua parte”, concluiu.

Em 2019, segundo o boletim epidemiológico, pelo menos 20 municípios tiveram o uso do carro fumacê.

Mortes

A Sesap confirmou que o RN teve sete mortes por chikungunya. Além disso, outros 22 óbitos estão sob investigação. Já no caso da dengue, a secretaria confirmou duas mortes e outras 34 em investigação.

Combate

Em Natal, que concentrou a maior parte dos casos de arboviroses, a Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Departamento de Vigilância em Saúde (DVS), já declarou ao portalnoar.com.br que a população deve estar atenta e consciente no combate ao mosquito transmissor da doença.

“A gente conta com essa colaboração. A população tem de ter consciência para denunciar”, disse Juliana Araújo, diretora do DVS.

O DVS destacou ainda que imóveis abandonados e terrenos baldios são criadouros dos insetos. “Eles apresentam vários criadouros. Uma tampinha de garrafa, uma casca de ovo já são fatores determinantes. Ainda tem calhas, bicas sem limpeza e o próprio lixo acumulando”, acrescentou.

Números atualizados das arboviroses no RN:

Dengue

31.664 casos suspeitos de dengue, sendo confirmados 7.348 casos, o que representa uma incidência de 910,14 casos por 100.000 habitantes.

Chikungunya

11.492 casos suspeitos, sendo confirmados 4.637, representando uma incidência de 336,99 casos por 100.000 habitantes.

Zika Vírus

1.088 casos prováveis, o que corresponde a uma incidência de 31,27 casos por 100.000 habitantes. No mesmo período de 2018, foram 448 notificações, gerando uma incidência de 12,88 casos por 100.000 habitantes. Nenhum caso foi confirmado

Fonte: Portal no Ar
Leia Mais ››

Governo atualiza cadastro nacional e preocupa produtores rurais

Produtores rurais do Rio Grande do Norte que tentaram realizar compras de insumos para sua produção na semana passada ficaram impedidos de conseguir o benefício. Isso ocorreu devido ao dos dados cadastrais desses produtores para inseri-los na atualização do Cadastro Centralizado de Contribuinte (CCC), do Ministério da Fazenda.

PRODUTOR RURAL. FOTO: ARQUIVO/AGÊNCIA BRASIL

O subcoordenador de Cadastro e Itinerância da Secretaria de Tributação do Estado (SET), Wellington Leite, explica que, com a atualização, as compras precisavam de um CNPJ e os produtores compram por meio do CPF. “Com a nota fiscal eletrônica, existe ambiente de autorização destas notas e nesse ambiente houve uma atualização do sistema de dados em que naquele momento não poderia aceitar inscrição no CPF, apenas no CNPJ. Foi preciso um período para adequar o sistema, que ocorreu de 2 a 12 de setembro. Nesse período, incrições de produtores vinculadas a CPF não conseguiram realizar compras com a isenção fiscal”, explica o subcoordenador.

Nesse caso, trata-se do produtor, chamado in natura, que não industrializa o produto. As compras de insumo têm isenção no ICMS, de modo que se torne mais barata. “Não se trata de política de governo, foi apenas questão técnica de adequação do sistema que já foi concluída. Não era preciso abrir CNPJ para comprar. Quem tinha inscrição no CPF continua normal”, diz Wellington Leite.

Novos produtores rurais podem normalmente se inscrever para ter direito aos benefícios. Basta procurar as unidades da Secretaria de Tributação e fazer a solicitação.

Fonte: Portal no Ar
Leia Mais ››

Azul Viagens anuncia um aumento na frequência de voos para Natal

A Azul Viagens anunciou um aumento na frequência de voos diários para Natal, a partir de dezembro de 2019, inclusive os voos dedicados, que são voos exclusivos para o turismo. Os aviões que eram utilizados ano passado, que eram de 118 lugares, passarão a ser de 174 lugares, havendo um incremento de 56 novos assentos no transporte aéreo. O anúncio foi dado à Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Rio Grande do Norte (ABIH-RN) pelo representante da Azul Viagens, Alexandre Melita.

O presidente da ABIH-RN, José Odécio, considerou a notícias como positiva para o turismo do Rio Grande do Norte. “Coroam o esforço que a gente vem fazendo em dar continuidade a campanha com a Azul Viagens, assim como o esforço do Governo do Estado na remodelagem do incentivo fiscal da redução do ICMS da querosene da aviação. Assim esperamos que a próxima alta estação e em 2020 consigamos melhorar os índices de ocupação e a tarifa média para o turismo do RN.

O representante da Luck Receptivo, George Costa, também comemorou a notícia.”Além de Natal manter os voos extras, eles cresceram de tamanho, o que é muito bom, e conseguimos um voo diário de Campinas e um regular de Garulhos.” comentou.

NOVOS VOOS DA AZUL

• Natal – Campinas: 1 novo voo diário a partir de dezembro
• Natal – São Paulo (Garulhos): 1 novo voo semanal a partir de 20 de dezembro até o final da temporada (fevereiro de 2020)
• Natal – Belo Horizonte: 2 voos semanais até o final de 2020
• Natal – Ribeirão Preto: 1 novo voo em janeiro
• Natal – Goiânia: 1 novo voo em janeiro
• Natal – Uberlândia: 1 novo voo em janeiro
• Natal – Confins: 1 novo voo em janeiro

Fonte: Portal no Ar
Leia Mais ››

Deputado é denunciado por desvio de R$ 2 milhões da Câmara de Natal


O ex-vereador de Natal, hoje deputado estadual, Albert Dickson de Lima está sendo acusado de desviar R$ R$ 2.146.239,56 da Câmara Municipal de Natal quando era vereador da Casa, entre janeiro de 2009 e dezembro de 2011. O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) o denunciou por peculato, falsificação de documento público e associação criminosa.

ALBERT DICKSON CHEGOU A PRESIDIR A CÂMARA MUNICIPAL DE NATAL. HOJE É DEPUTADO. FOTO: WELLINGTON ROCHA/ARQUIVO/PORTAL NO AR

A Justiça potiguar já acatou a denúncia do MPRN e tornou réus o ex-vereador, um assessor parlamentar dele, uma contadora, um advogado e dois empresários. Paralelamente, o MPRN ajuizou uma ação de improbidade administrativa contra Albert Dickson, os demais envolvidos e empresas, que estão com os bens indisponíveis por determinação judicial.
 
Além do ex-vereador, são réus: o assessor parlamentar Paulo Henrique Barbosa Xavier, a contadora Aurenísia Celestino Figueiredo Brandão, o advogado Cid Celestino Figueiredo de Souza e os empresários Maria Dalva de Oliveira Reis e Sidney Rodrigues dos Santos.

Segundo as investigações do MPRN, que se iniciaram a partir de compartilhamento de provas da Operação ÊPA!, deflagrada pela Polícia Federal em dezembro de 2011, o grupo se associou criminosamente com a finalidade de colocar em prática um esquema fraudulento de desvio de verbas de gabinete disponibilizadas ao então vereador mediante simulação de contratação de empresas para prestação de serviços e fornecimento de bens, o que se materializou através da utilização de notas fiscais frias e de cheques falsificados. Esse esquema fraudulento perdurou por 36 meses.

Na denúncia, o MPRN destaca que Albert Dickson tinha a posse da verba de gabinete e incumbiu o assessor parlamentar Paulo Henrique do gerenciamento dos recursos. Ao assessor cabia a tarefa de apresentar as prestações de contas atinentes à verba de gabinete e, ainda, atestar falsamente, junto com o ex-vereador, o recebimento de produtos e a execução de serviços contratados com recursos da verba de gabinete.

A contadora Aurenísia Figueiredo, segundo investigações do MPRN, disponibilizou empresas das quais era titular e arregimentou outros empresários para integrarem o esquema de emissão de notas frias, sendo a responsável pela montagem artificiosa das prestações de contas. O advogado Cid Celestino e os empresários Maria Dalva e Sidney Rodrigues foram cooptados por Aurenísia Figueiredo e forneceram notas fiscais frias de serviços e produtos que nunca foram executados e/ou entregues.

Ainda na denúncia, o MPRN pede a condenação do ex-vereador e dos outros envolvidos no esquema e a fixação do valor mínimo para reparação do dano, a ser revertido em favor do Município de Natal, no montante de R$ 2.146.239,56, valor que deve ser acrescido de juros e correção monetária a serem pagos pelos réus.

Fonte: Portal no Ar
Leia Mais ››

Artista potiguar vence concurso internacional de arte

“Abraço solitário”. Esse é o nome da pintura que levou o artista potiguar Airton Bruno, de 25 anos, ao topo de um concurso internacional de arte, o 2019 ARTDEX Art Competition. O resultado da competição foi anunciado no início da tarde desta sexta-feira (20). O envio da obra foi feito há cerca de dois meses, quando foi iniciada a etapa de inscrição. A premiação é em dólar.


Concorrendo com pessoas do mundo todo, a lista de vencedores, por exemplo, contou com nomes da Finlândia, Índia, Japão, Estados Unidos e Nigéria, o artista natalense disse que estava otimista sobre o resultado, mas que já estava feliz só em ter participado.

“É uma coisa mundial. A pessoa acredita no próprio trabalho, mas tem muita coisa boa por aí. É algo muito grande. Estava otimista, mas caso não conseguisse, pelo menos eu tinha participado”, relatou ao portalnoar.com.br.

Autodidata, o artista contou que a inspiração para o “Abraço Solitário” partiu de uma fase da vida em que vivia no início deste ano, quando concluiu o trabalho em cerca de duas semanas. “Estava me sentindo muito só. E dentro dessa solidão a gente tem que se encontrar. Encontrar a sua própria companhia, como se eu estivesse me abraçando naquilo, aceitando a solidão de uma forma boa”, contou.

Pintura campeã no 2019 ARTDEX Art Competition (Foto: Cedida)

Airton destacou também que procura mostrar as reações humanas nas suas artes. “Meu trabalho é sempre voltado para o lado humano. Retrato sempre figuras humanas, com traços bem grossos, expressivos, cheios de tinta. Dependendo do que me passa, eu levo para a tela. Vou retratado de acordo com o que me vem”, acrescentou.

Antes dessa disputa, ele já tinha participado de uma competição em um ateliê na Cidade Alta, na zona Leste, e havia ficado em quarto lugar.

Airton Bruno divide o tempo entre a pintura e o designer gráfico. No entanto, faz questão de colocar a pintura como prioridade na vida. “Trabalho há cinco anos com o designer, que me auxilia a ter uma renda a mais. Mas eu coloca a pintura na frente, pois é o que eu realmente gosto”, concluiu.

Fonte: Portal no Ar
Leia Mais ››

Policiais fazem campanha para ajudar colega que ficou tetraplégico em troca de tiros

Policiais militares do Rio Grande do Norte estão realizando uma campanha de arrecadação para ajudar um colega. O soldado PM Matias, que ficou tetraplégico há 14 anos em um tiroteio, atualmente tem 52 anos e vive 24 horas por dia ‘preso’ em casa, na cama.

FOTO: REPRODUÇÃO

Um vídeo mostrando a situação de Matias tem sido amplamente compartilhado nas redes sociais. O policial precisa adquirir uma cadeira de rodas motorizada que custa R$ 21 mil. Hoje, ele consegue movimentar apenas o braço direito.

“Os pais dele já estão na casa dos 80 anos de idade e têm dificuldade de locomoção, por isso a cadeira de rodas motorizada daria mobilidade e qualidade de vida”, explica o texto que circula junto ao vídeo.

“Isto posto, nós todos os policiais militares do Brasil, estamos nos cotizando para comprar uma cadeira com a finalidade de tirar Matias dessa prisão que hoje ele vive”, conclui.

De acordo com o texto, Matias serviu no Pelotão de Atividades Especiais (PAE), no BPCHOQUE e no 5º Batalhão de Polícia Militar. Quando estava em uma ação em Parnamirim, ele atingiu dois homens, mas foi atingido duas vezes na cabeça pelo terceiro, quando ficou tetraplégico.

Conta poupança do Banco do Brasil – 51
Francisco H R Barreto
Conta: 22.875-3
Agência: 1588-1

Fonte: Portal no Ar
Leia Mais ››

Médicos de Natal vão paralisar atendimentos nesta segunda-feira

Médicos cooperados à Cooperativa Médica do Rio Grande do Norte (Coopmed-RN) anunciaram que vão paralisar atendimentos na rede municipal de saúde nesta segunda-feira, 23. A assessoria de comunicação da Coopmed enviou uma nota informando sobre a paralisação.

FOTO: ARQUIVO/PORTAL NO AR

Segundo a nota, a paralisação se dá após 72 horas da notificação oficial enviada à Prefeitura de Natal, à Secretaria Municipal de Saúde e À Secretaria Municipal de Administração — tempo estabelecido por lei para início de paralisações. A categoria reivindica o pagamento atrasado há três meses de honorários médicos (pagamanetos por plantões e cirurgias, por exemplo). A suspensão das atividades deve seguir até que a Ainda de acordo com o texto, a paralisação será parcial nos atendimentos em plantões e de urgência em UPAs, Centros de Atenção Psicossocial, no Hospital Municipal, Hospital dos Pescadores, Maternidade Leide Morais e Araken Pinto, na SAMU Natal e em cirurgias eletivas, referentes ao contrato com a Prefeitura Municipal de Natal.

“A paralisação prejudicará mais de 2.000 atendimentos diários de urgência e emergência. Já as cirurgias eletivas, terão a suspensão, diária, de aproximadamente 100 procedimentos cirúrgicos”, destaca o informe. A assessoria da Coopmed também ressaltou que “o número de atendimentos diários é muito maior, mas optamos por manter a paralisação parcial para não gerar um caos nos atendimentos”.

“A Coopmed-RN lamenta iniciar uma paralisação, mas a falta de diálogo com a Secretária Municipal de Administração (Semad) dificultou as tratativas e acarretou a atual situação”.

Fonte: Portal no Ar
Leia Mais ››

Maioria dos ‘MEIs’ potiguares desenvolve a atividade em casa

Uma reforma daqui, uma adaptação dacolá, e, de repente, a residência está transformada no ambiente de trabalho. Essa realidade, comum para muitos brasileiros em tempos de retração econômica, é também a prática mais frequente entre os Microempreendedores Individuais (MEI) do Rio Grande do Norte quando se trata de endereço comercial. 44% dos microempreendedores potiguares ainda desenvolvem a atividade na própria residência, enquanto 30% deles têm um ponto comercial.

FOTO: WELLINGTON ROCHA/ARQUIVO/PORTALNOAR

A informação consta na pesquisa Perfil do MEI, elaborada anualmente pelo Sebrae Nacional com dados de empreendedores de todo o Brasil, cuja taxa de empreendedores que exercem as atividades no lar é de 40% e no Nordeste de 39%. O estudo indica ainda que no Rio Grande do Norte 11% dos MEIs atuam na rua, de forma ambulante. Já 10% deles atendem na casa do cliente. Atualmente, o estado conta com mais de 114 mil negócios enquadrados nessa categoria jurídica.

“Quando a figura do MEI foi criada, foi justamente para atender essas pessoas que estavam na informalidade, e a maioria trabalhava por conta própria em casa. Então, é muito natural percentual mais elevado”, analisa a coordenadora do MEI no Sebrae no Rio Grande do Norte, Ruth Suzana Maia. Segundo ela, o ponto comercial, em alguns casos, vem com a evolução do negócio, tipo de atividade e também por exigência da clientela. “Acontece muito com sacoleiras. As pessoas que compram as roupas pedem para que elas tenham um ponto fixo para poder ver melhor os produtos”.

Sobre aqueles que atuavam na informalidade, Ruth Maia comenta: “Muitos deles já trabalhavam em casa, ao montar uma venda de gás – quando era permitido – ou até uma lojinha de confecção. Isso até para diminuir custos. Ao se registarem como MEI, só fizeram legalizar a empresa no endereço residencial. Isso é muito comum”.

A pesquisa também revelou que 30% dos microempreendedores potiguares se formalizaram porque almejavam independência, o que sinaliza uma tendência que se aproxima do empreendedorismo por oportunidade. Por outro lado, 34% dos MEIs só se registraram porque precisavam de uma fonte de renda para assegurar o orçamento doméstico, uma espécie de empreendedorismo por necessidade.

Foto: Divulgação/Sebrae

E esse dado também é justificado pelo estudo do Sebrae. O levantamento comprova que 48% dos microempreendedores do estado antes de se formalizar trabalhavam com carteira assinada. Outros 20% eram autônomos que atuavam informalmente para desenvolver as atividades. Já 15% dos que hoje têm um negócio registrado como MEI trabalhavam, no entanto, sem a ter a carteira assinada. Esse é o perfil da maioria dos microempreendedores do estado.

O Perfil do MEI 2019 ouviu, entre os dias 1º de abril e 28 de maio, 10.339 empreendedores, sendo 383 somente no Rio Grande do Norte, sondagem que alcança 95% de nível de confiança e 1% de margem de erro, delineando as principais características desses empreendedores.

Fonte: Portal no Ar
Leia Mais ››