quarta-feira, novembro 21, 2012

Homem é preso quando tentava entra com drogas escondida no chinelo em Apodi/RN


Agentes CDP Apodi: Airton Lucena e Wdosn Brilhante


Na tarde desta quarta-feira (21/112012), por volta das 15:00hs, durante a visita semanal do Centro de Detenção Provisório de Apodi, a Equipe de Agentes Penitenciários, formada pelo Diretor do CDP Airton Lucena, e os agentes Batista Moreira, Carmelita e Wdson Brilhante, com informações do serviço de inteligência, flagraram a pessoa de Julio Cezar Lopes, 27 anos de idade, morador do Bairro Baixa do CAIC, tentando entrar com 02(duas) trouxinhas de maconha escondida na parte interna de um chinelo.

Acusado: Julio Cezar Lopes

Chinelo onde a droga esta escondida 


O mesmo estava no CDP para fazer uma visita à pessoa de Francisco Damião Lopes, seu irmão, que estar preso sob a acusação de tráfico de drogas, crime esse praticado na cidade de Apodi.

Droga Apreendida 


O Delegado Renato Oliveira, titula da Delegacia de Policia Civil de Apodi, disse que fará uma investigação para esclarecer esse caso, pois a principio imagina-se que a pessoa de Julio Cezar estaria dando continuidade aos negocio do irmão, enquanto o mesmo estar preso no CDP de Apodi.

Fonte: F5 Apodi/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Vacina contra gripe gera polêmica na Europa


Apesar dos esforços significativos por parte das autoridades, profissionais da saúde estão hesitantes em se vacinar ou vacinar os pacientes contra a gripe.

Não, isto não acontecendo no Brasil, mas na Suíça. Afinal deve-se ou não se vacinar contra a gripe sazonal?

A pergunta está ressurgindo mais uma vez neste outono europeu para os profissionais da saúde e as pessoas que ainda estão hesitantes em tomar a agulhada.

Na Suíça, a campanha mantida pela Secretaria Federal de Saúde Pública (OFSP, na sigla em francês) nos últimos 9 anos é destinada principalmente às pessoas que têm um risco maior de complicações decorrentes de contaminação e àquelas que estão em contato regular com essas pessoas.

De acordo com um estudo da Universidade de Zurique, a vacinação das pessoas em risco diminuiu significativamente ao longo da última década.

Enquanto em 2006/2007 mais de 60% das pessoas com mais de 65 anos haviam se vacinado contra a gripe, no inverno europeu de 2010/2011 a taxa caiu para menos de 50%.

Os objetivos também não foram alcançados em relação ao pessoal da área de saúde.

“É muito difícil convencer os profissionais da área da saúde, seja em instituições para idosos ou nos hospitais, de se vacinar por solidariedade”, diz Claire-Anne Siegrist, presidente da Comissão Federal de Vacinação.

Fonte: Robson Pires/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Petição solicita a paralização do Projeto de Irrigação da Chapada do Apodi


A Chapada Apodi – RN tem a segunda maior produção agroecológica nacional, onde milhares de famílias subsistem nos 49 % do território rural da cidade, de maneira totalmente alternativa e livre de agrotóxicos. São mais de 500 famílias que vivem na chapada do Apodi, que construíram seus valores, seus vínculos de amizade, seu trabalho aos moldes da agricultura familiar e, se veem agora ameaçados em sua integridade psicológica e raízes que lapidaram em extrema consonância com o clima semiárido, para dar lugar a um projeto do capital, que descabidamente dará lucro as multinacionais.

Este projeto O projeto, capitaneado pelo Departamento Nacional de Obras Contra as Secas -DNOCS, consiste na desapropriação de 13.855 ha (treze mil oitocentos e cinquenta e cinco) hectares para a implementação de um programa de fruticultura irrigada sob o comando de quatro grandes empresas, deslocando de maneira forçada cerca de 6.000,00 (seis mil agricultores) que vivem em 30 comunidades na região acerca de cinquenta anos. A possível implantação do projeto será o fator de desarticulação da experiência agroecológica e de agricultura familiar ao priorizar a monocultura e a exploração de grandes extensões de terra, com grande utilização de agrotóxicos, causando diversos problemas aos recursos naturais e à vida humana. Representará, também, a implosão de um grave problema social, já que as indenizações a serem pagas aos agricultores serão em valores ínfimos, impossibilitando-os de ter nova moradia e outra forma de sustento.

Considerando que o DNOCS, impõe o projeto do “Perímetro Irrigado da Chapada do Apodi”, o qual, tem por objetivo o cultivo de frutas com o uso de insumos agrícolas (agrotóxicos), cercamento das áreas irrigadas e destinação das terras prioritariamente a grandes multinacionais.

Deve-se ponderar ainda, que para que se efetive esse projeto, uma média de 300 famílias serão desapropriadas, tendo suas terras compradas por valores irrisórios (média de R$ 700,00 por ha), seus direitos a propriedade imaterial, posse direta, dignidade cultural, competitividade no mercado violados e que todo o processo de licenciamento é questionável no âmbito jurídico, técnico e ambiental.

Além disso, o Relatório de Impactos Ambientais – RIMA, é totalmente negligente quanto a presença de um importante sítio arqueológico existente na região, o Lajedo de Soledade, onde podemos encontrar várias pinturas rupestres com datações que extrapolam os 10.000 anos de idade, representando um significativo registro do homem pré-histórico nordestino. O próprio RIMA cita que o Lajedo de Soledade está situado dentro da área impactada do projeto, no entanto omite maiores detalhes sobre quais impactos e quais ações mitigadores deverão ser tomadas, quanto a estes impactos, sendo desprezada qualquer outra informação sobre o Lajedo. 

Entre os vários pontos que não foram elucidados, temos a incerteza da origem da água que abastecerá o empreendimento, sendo que em alguns pontos o RIMA mencionar que as águas utilizadas virão do reservatório de Santa Cruz do Apodi, e, no mesmo documento, as águas que serão empregadas, será as do projeto de transposição do Rio São Francisco, que ainda não tem perspectiva para chegar até a região da Chapada do Apodi. Somado a esses problemas, temos ainda o baixo potencial hídrico de abastecimento da obra, que de acordo com o próprio RIMA, as águas que abastecerão o perímetro irrigado só estarão disponíveis por apenas 5 anos, sendo que após isso, a região não terá mais condições hídricas de sustentar uma obra com tal demanda. Para assinar Clique aqui.

Fonte: Agnaldo Fernandes/Cassinho Morais/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

ACIDENTE COM VITIMA FATAL NA RN-233 ESTRADA DE PARAÚ


Na tarde de hoje 21 de novembro por volta das 16:30hs, aconteceu um acidente na RN-233 mais precisamente na estrada de Paraú próximo ao Sítio Jatobá, no acidente de trânsito a vítima foi fatal. No entanto, a vítima ainda é desconhecida. O condutor do outro veículo tipo Siena e de placas LVE 0906, se evadiu do local entrando em meio ao matagal sem prestar nenhum socorro a vítima. Policiais do NORE de Assu juntamente com a VTR de Paraú que tem a frente o Sag. Eduardo estiveram no local. 




Fonte: Notícias da Hora/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Assaltante cego é detido vendendo drogas em casa em Mossoró


 Assaltante que teve os dois olhos arrancados dentro da Penitenciaria Agrícola Mario Negocio e que cumpria prisão domiciliar, foi detido vendendo droga em casa no bairro Boa Vista em Mossoró. Marcos Viana de Oliveira, de 28 anos de idade, residente na Rua Silva jardim, no Bairro Boa Vista, foi detido no final da manhã de quarta feira 21 de Novembro de 2012, vendendo droga em casa. Marcos Ceguinho, foi detido por agentes e investigadores da Delegacia de Narcóticos de Mossoró. Com ele os agentes encontraram 34 trouxinhas e um tablete com 71 gramas de maconha, alem de uma certa quantia em dinheiro fracionado. Marcos, cumpriu pena de cinco anos, no Complexo Penal Mario Negocio, acusado de roubo. No inicio de 2010, já em liberdade, o mesmo foi flagrado traficando droga e voltou a prisão. Segundo informações, em Maio de 2010, marcos se envolveu em uma confusão dentro do prisidio com outros três detentos. Marcos disse que a briga foi por causa de um jogo de cartas. Os agressores acusaram Marcos estava paquerando com suas namoradas. Os elementos arrancaram a sangue frio os dois olhos de Marcos Viana de Oliveira. Marcos, foi beneficiado com o regime de prisão domiciliar e estava usando do beneficio para comercializar droga. Ele disse na delegacia, que seus clientes eram fieis, pagavam direitinho. Ele disse ainda que estava comercializando o entorpecente para manter o vicio. O Bacharel Rafael Arraes, disse que a residencia de Marcos Ceguinho, já vinha sendo investigada, como porto de comercialização de droga. O delegado disse ainda que o mesmo será conduzido de volta para o Complexo Penal e ficará a disposição da Justiça Obs: Marcos só aceitou ser fotografado de óculos. 





Fonte: O Câmera/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Jovem com obesidade mórbida será transferido para Salvador



Francisco Araújo Silva, de 23 anos, que tem obesidade mórbida e pesa 280 quilos, será transferido ainda nesta quarta-feira, 21, do Hospital Regional de Serrinha, no município de Serrinha (a 170 km de Salvador), onde mora, para o Hospital Geral Roberto Santos (HGRS), na capital baiana, segundo informações da Secretaria de Saúde do Estado (Sesab). O jovem está internado no Hospital Regional de Serrinha, desde o último dia 18.
Araújo Silva será transladado para Salvador onde receberá tratamento adequado para o problema, que compromete a sua vida. Conforme a assessoria da Sesab, uma viatura especial da Salvar, com um efetivo de homens, já foi acionada para fazer a transferência ainda nesta quarta.
O paciente deverá ficar em uma UTI (Unidade de Terapia Intensiva). A princípio, Araújo Silva será avaliado por uma equipe médica especializada em casos de obesidade, para, somente depois, ser submetido a uma cirurgia de redução de estômago. Em casos de obesidade como a do jovem, a operação não é realizada rapidamente, por conta da complexidade do caso.

Serrinha - Na cidade baiana, a mãe do jovem conseguiu ajuda de conhecidos para levá-lo ao hospital. Devido ao excesso de peso, o Araújo Silva não consegue tomar banho ou se levantar sozinho, e usa fraldas descartáveis. Na unidade médica de Serrinha, o paciente conta com a ajuda de aparelhos para conseguir respirar.
De acordo com relatos da mãe, Maria Aurizete de Araújo, ele já teve seis paradas cardíacas, seguidas de convulsões. Na terça, 20, Maria Aurizete pediu ajuda para conseguir um tratamento adequado ao seu problema na capital, já que a unidade de saúde do município não conta com equipamentos e tratamento para o problema do filho.
Francisco começou a engordar ainda na infância, quando tinha por volta dos 9 anos. Depois, aos 12 anos, de acordo com a mãe do rapaz, o jovem já sentia dificuldade para andar. Aos 15, já estava praticamente inválido, segundo relato da mãe.

Fonte: Portal Uol/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Gasolina subirá no 'momento certo', diz Guido Mantega


O ministro da Fazenda, Guido Mantega, admitiu nesta quarta-feira (21) que o preço da gasolina será reajustado. Entretanto, ele não informou quando isso acontecerá. Se limitou a dizer que o aumento virá "no momento certo". O ministro é o presidente do Conselho da empresa estatal.
"Temos de ficar felizes que o custo do combustível não está crescendo. Fizemos uma isenção de CIDE, que são R$ 7 bilhões [que o governo deixará de arrecadar] neste ano justamente para não aumentar o preço para a população. Ela [Maria das Graças Foster, presidente da Petrobras] gostaria [que houvesse o aumento]. No momento certo, haverá atualização", declarou Mantega a jornalistas.

De acordo com o ministro da Fazesnda, a Petrobras não tem nenhuma dificuldade de caixa. "Tem um caixa muito maior do que você imagina. É o maior caixa de todas as empresas brasileiras. Ela não tem dificuldade de investimento. Pelo contrário, a dificuldade é dos fornecedores entregarem o produto que foi comprado. Então, nós temos brigado para que eles entreguem as sondas, as plataformas, os navios, para que a gente possa apressar a exploração do petróleo", afirmou ele. 
Último aumento
No fim de junho, a Petrobras anunciou um aumento do preço dos combustíveis cobrados nas refinarias. A gasolina teve aumento de 7,83%, e o diesel, de 3,94%, desde 25 de junho.
Entretanto, o Ministério da Fazenda isentou a comercialização destes combustíveis da cobrança da Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico (Cide). "Dessa forma, os preços, com impostos, cobrados das distribuidoras e pagos pelos consumidores não terão aumento", informou na ocasião.
Como a Cide já está zerada, um eventual novo reajuste seria necessariamente repassado para os preços ao consumidor.
Petrobras
Em outubro, a presidente da Petrobras, Maria das Graças Foster, afirmou que um aumento de combustíveis no Brasil é algo que ocorrerá "certamente", mas acrescentou que ainda não há prazo para isso acontecer.
"O aumento de combustíveis certamente virá. Quando? Não tem data, é importante dizer", afirmou ela. Graça ressaltou, naquele momento, que o aumento não ocorreria no curto prazo.
"Não há previsão para aumento de combustíveis. Se você olha o longo prazo, médio prazo, eu diria que sim [que haverá alta]. Mas quando você olha o curto prazo, não há previsão para aumento de combustível no país", declarou a presidente da Petrobras na ocasião.

Fonte: G1/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Procuradoria em GO pede nova prisão preventiva de Cachoeira


Menos de 24 horas após a soltura de Carlos Augusto Ramos, o Cachoeira, o Ministério Público Federal em Goiás fez novo pedido de prisão preventiva do empresário. A Procuradoria apresentou nova denúncia à Justiça contra ele e mais 16 pessoas.

Além de Cachoeira, o Ministério Público pede prisão de mais cinco pessoas --entre elas Lenine Araújo, apontado como braço-direito de Cachoeira. A Justiça ainda não julgou o pedido de prisão, mas já determinou o recolhimento de passaportes de Cachoeira e proibiu sua ida ao exterior.

A denúncia foi apresentada no dia 14 de novembro e trata do crime de depósito e exploração comercial de caça-níqueis compostas por equipamentos eletrônicos contrabandeados. Assim como a primeira, a nova denúncia é fruto da operação Monte Carlo, da Polícia Federal --deflagrada em fevereiro e que levou Cachoeira à prisão.

Segundo o Ministério Público, os procuradores da República Daniel de Resende Salgado e Lea Batista de Oliveira optaram por dividir os "diversos fatos criminosos" da operação em distintas denúncias.

Na primeira denúncia, foram acusadas 80 pessoas (incluindo policiais militares, civis e federais) por formação de quadrilha armada, corrupção, peculato e violação de sigilo.

Segundo a Procuradoria, o intervalo entre a primeira (ocorrida em 19 de março) e a segunda denúncia ocorreu por conta das conclusões dos laudos periciais nos equipamentos caça-níquel apreendidos.

Os laudos indicam que as "máquinas examinadas apresentavam componentes de origem estrangeiras e tratavam-se de máquinas do tipo caça-níquel". As peças têm origem na China, Taiwan, Malásia, Filipinas, Costa Rica e Coreia do Sul.

Além de Cachoeira e Lenine, foram denunciados Geovani Pereira e José Olímpio de Queiroga, entre outros.

Para a Procuradoria, o grupo se organizava para exploração "cartelizada" dos jogos de azar em regiões distintas em Goiás e em Brasília. O Ministério Público sustenta que, só no período de janeiro a setembro de 2011, o grupo arrecadou mais de R$ 11 milhões.

"Todos os denunciados, conjuntamente, exerciam a atividade criminosa em forma empresarial, com divisão de tarefas claras, não obstante cada qual atuasse com preponderância em determinada área da atividade criminosa", concluíram os procuradores da República Daniel Salgado e Lea Batista.

O advogado de Cachoeira, Nabor Bulhões, disse não ter tomado conhecimento da nova denúncia.

Fonte: Folha de São Paulo/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Câmara reduz de 70 para 60 anos idade mínima para saques no PIS/Pasep


O plenário da Câmara aprovou nesta quarta-feira o projeto de lei que reduz de 70 para 60 anos a idade mínima para saque das contas individuais do PIS/Pasep. O projeto também concede esse direito às pessoas com deficiência. O texto segue para a sanção da presidente Dilma Rousseff.

O relator da proposta na Comissão de Finanças e Tributação (CFT), deputado Júlio Cesar (PSD-PI), apontou que os saldos das contas integram um fundo unificado de reservas, com contas individualizadas em nome dos trabalhadores e, como tal, não integram o patrimônio público.

"Estamos tratando aqui de um saldo residual, que não provocará grande diferença no Fundo PIS/Pasep, principalmente porque boa parte das pessoas que tinham depósitos em contas individuais já completou os 70 anos, idade anteriormente vigente para o saque", afirmou em seu parecer.

No entanto, o deputado afirmou que a medida poderá beneficiar os beneficiários com 60 anos. "Apesar de não provocar grande impacto para o Fundo, para os beneficiários das contas, a antecipação certamente fará toda diferença e será muito bem-vinda, ainda mais em se tratando daqueles que recebem benefício de prestação continuada à pessoa com deficiência e ao idoso", completou no texto.

Fonte: Portal Uol/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Ex-pugilista Hector Camacho tem morte cerebral após ser baleado e sofrer infarto, diz jornal


Boxeador Hector "Macho" Camacho, de Porto Rico, em foto de 1997

Os médicos que tratam do ex-lutador Hector "Macho" Camacho pelo ferimento à bala no rosto e no pescoço disseram que o tricampeão mundial de boxe sofreu um ataque cardíaco na madrugada de quarta-feira e que ele teve confirmada morte cerebral, nesta tarde. De acordo com o jornal local El Nuevo Dia, o prognóstico já era muito ruim, mas os exames constataram o estado e uma recuperação seria "um milagre". 

“Seria um milagre a sua recuperação, medicamente, não há nada que se possa fazer”, afirmou Rafael Rodríguez Mercado, diretor do hospital em que o ex-pugilista foi internado, ao diário.

Camacho, de 50 anos, estava no banco do passageiro em um carro dirigido pelo amigo de infância Alberto Yamil Mojica. Eles estavam num carro estacionado diante de um bar quando alguém abriu fogo contra eles, matando o motorista. Camacho levou um tiro no maxilar. A bala fraturou duas vértebras e se alojou no ombro dele, disseram os médicos. Os exames feitos no momento, de acordo com especialistas, são para averiguar sua situação como doador de órgãos.

O incidente ocorreu perto de um shopping na Rodovia 167 em Bayamon, cidade a oeste da capital, San Juan. A polícia ainda não fez nenhuma prisão nem determinou o motivo do ataque.

"Esta é a luta mais dura da vida de Macho Camacho", disse Ernesto Torres, diretor do Centro Médico Rio Piedras, em uma entrevista coletiva na manhã de quarta, antes de confirmar ao jornal a morte cerebral. Camacho foi gravemente ferido por um tiro em Porto Rico na noite de terça-feira. Torres afirmou que Camacho sofreu o infarto às 4h15 de quarta.

"Estamos mantendo ele vivo com remédios. Ele é um cara forte. Podemos mantê-lo vários dias desse jeito para ver se há uma melhora. A situação de Macho é muito delicada. O prognóstico é muito ruim", afirmou Torres.

Camacho teve uma carreira profissional brilhante, com 79 vitórias e apenas 6 derrotas, incluindo lutas com os campeões Oscar De La Hoya e Felix Trinidad, assim como com Roberto Duran, Julio Cesar Chavez e Sugar Ray Leonard.

Ele enfrentou problemas com drogas e álcool durante sua carreira e foi preso por um breve período por acusações relacionadas a um assalto no Mississippi em 2005.

Em 2010, Camacho participou do programa de TV da rede Univision "Mira Quien Baila", a versão em língua espanhola do Dançando com as Estrelas.

Fonte: Uol Esporte/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Assembleia de PE libera álcool e derruba meia-entrada em estádios para Copa


A Assembleia Legislativa de Pernambuco aprovou nesta terça-feira (20) projeto do governo do Estado que libera a venda de bebidas alcoólicas na Arena Pernambuco durante a Copa das Confederações, em 2013, e do Mundial, em 2014.

Esse tipo de comércio foi proibido em Pernambuco em 2009, para reduzir a violência nos estádios. Após as competições internacionais, a venda voltará a ser proibida.

Os deputados também aprovaram a suspensão, durante os mesmos eventos, da legislação que autoriza estudantes, professores e idosos a pagar meia-entrada nos estádios.

As medidas aprovadas atendem os interesses da Fifa, preocupada com contratos de patrocínio. Os projetos ainda precisam ser sancionados pelo governador Eduardo Campos (PSB).

Sede pernambucana nas competições, a Arena Pernambuco deverá ser inaugurada em 14 de abril de 2013. Foi anunciado nesta quarta-feira (21) que as cadeiras do estádio, ainda em construção, serão todas vermelhas.

A cor é comum aos três grandes clubes do Estado: Sport (vermelho, preto e amarelo), Náutico (vermelho e branco) e Santa Cruz (vermelho, preto e branco).

Os 46 mil assentos serão rebatíveis e numerados. As poltronas 'premium', situadas em setores mais caros, serão acolchoados e terão porta-copos

Fonte: Folha de São Paulo/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Bebê nasce com coração batendo fora do corpo e sobrevive à cirurgia


Audrina Cardenes sofre de uma doença rara, a ectopia cordis, que atinge 1 em cada 8 milhões de bebês
Um bebê que nasceu com o coração batendo fora do seu corpo sobreviveu à cirurgia, divulgou nesta semana o Hospital Infantil do Texas, em Houston, nos Estados Unidos. Segundo a equipe médica, Audrina Cardenes está na sua quinta semana de vida após vencer as dificuldades de uma operação que colocou o órgão para dentro.

A menina sofre de ectopia cordis, uma doença rara em que o coração se desenvolve para fora do peito, parcialmente ou totalmente, e atinge 1 em cada 8 milhões de bebês no mundo. Segundo o hospital, cerca de 90% desses casos são natimortos ou morrem cerca de três dias depois do nascimento.

A mãe optou em fazer a cirurgia de risco após descobrir o problema no pré-natal, quando ainda estava na 16ª semana de gestação – os médicos ofereceram outras opções, como o aborto e cuidados médicos durante a gravidez. Ela se mudou, temporariamente, de Midland para a capital do Texas para ficar mais próxima de um hospital capaz de fazer essa operação bastante complicada – ela envolve cirurgia cardiovascular, plástica entre outros procedimentos de uma só vez.

Charles Fraser Jr, que comandou a cirurgia de seis horas, diz que o futuro de Audrina é “ainda incerto”, mas que ela tem "progressos a cada dia" e que será acompanhada pela equipe de pediatria do centro cirúrgico.

"Audrina é uma verdadeira batalhadora, e nós estamos esperançosos de que ela continuará com este progresso. Também tenho esperanças de que o caso dela marque o início da nossa capacidade em cuidar de mais crianças diagnosticadas com ectopia cordis no futuro."



Fonte: Portal Uol/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Chinês posa como modelo para marca de roupas femininas da neta


Liu Xianping, de 72 anos, vestiu roupas femininas para ensaio da marca de sua neta (Foto: AFP)

Um chinês de 72 anos posou como modelo para a marca de roupas femininas de sua neta na província de Guangdong, no sul da China. Liu Xianping vestiu uma peruca, as roupas da marca "Yecoo" e posou para as fotos.
Xianping, que passou a maior parte de sua vida em uma fazenda remota na província de Hunan, virou uma sensação na internet chinesa após a campanha.

O avô usou até uma peruca para posar para as fotos na China (Foto: AFP)

Liu Xianping em fotos para o catálogo da neta (Foto: AFP)

Fonte: G1/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Municípios têm até o dia 30 para aderir ao Proinfo que garantirá à instalação de equipamentos de informática para escolas do campo


A Confederação Nacional de Municípios (CNM) alerta os gestores que o prazo para aderir e garantir a entrega e instalação dos equipamentos de informática para as escolas rurais termina no dia 30 de novembro.  A adesão deve ser realizada por meio do Sistema de Gestão Tecnológica (Sigetec), onde os gestores devem informar as escolas que serão beneficiadas.
De acordo com a portaria 68, publicada no Diário Oficial da União, para ampliar a participação das escolas do campo em programas de tecnologia educacional, os Municípios devem aderir ao Programa Nacional de Tecnologia Educacional (Proinfo) para serem contemplados.
O Proinfo promove o uso pedagógico das tecnologias de informação das redes públicas da educação. O Ministério da Educação (MEC) viabilizará e garantirá a entrega e instalação dos equipamentos até 2013.

Fonte: São Miguel News/João Moacir/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Caso Thiago: Policia Civil já sabe quem são os autores do crime e em breve efetuará prisões

http://www.sidneysilva.com.br/wp-content/uploads/2012/10/tiago.jpg
A Policia Civil da cidade de Caicó através da equipe de investigação da Delegacia Especializada de Antedimento ao Adolescente (DEA) já sabe quem são os responsáveis e os motivos da morte do jovem Thiago Emídio de Medeiros, 17 anos, assassinado e enterrado nas proximidades do bairro Alto da Boa Vista na zona Norte da cidade de Caicó.

O trabalho de investigação que não parou desde o dia em que o corpo do jovem foi encontrado está praticamente concluído e dentro de mais algumas horas ou dias resultará nas prisões dos responsáveis pelo barbaro crime. 

O corpo do jovem foi encontrado em avançado estado de decomposição e carbonizado em uma área de mata fechada e difícil acesso nas proximidades do Bairro Alto da Boa Vista na zona norte da cidade de Caicó e a consequente identificação da vitima como sendo o adolescente Thiago Emidío, 17 anos, se deu através de reconhecido por parte da família, de um "cordão de metal" e as roupas usadas por ele no ultimo dia em que foi visto.

Fonte: Eduardo Dantas/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Mãe de jovem com cerca de 280 kg pede ajuda



Com 23 anos e cerca de 280 quilos, Francisco Araújo Silva está internado no Hospital Regional de Serrinha, desde o último dia 18, em decorrência de uma obesidade mórbida que compromete sua vida, como relata a mãe dele, Maria Aurizete de Araújo. Para que o filho tenha um tratamento adequado e que consiga emagrecer, Maria pede que Francisco seja transferido para uma unidade hospitalar de Feira de Santana ou de Salvador.  
Enquanto a transferência não acontece, a mãe do jovem fica ao lado do rapaz em Serrinha, pedindo ajuda a todos que conhecem a história de rapaz. A primeira ajuda que teve foi para tirar o filho de casa, depois de muita dificuldade para removê-lo da residência e levá-lo ao hospital. Segundo ela, por conta do excesso de peso, Francisco não consegue tomar banho sozinho. Além disso, como não consegue se levantar, precisa usar fralda descartável. 
Atualmente, no hospital, Francisco sofre com a falta de ar e precisa de ajuda de aparelhos para respirar. Por conta do quadro, que a cada dia se agrava, a mãe do rapaz teme pelo filho, que já sofreu "mais de seis paradas cardíacas, seguidas de convulsões". 

Mãe: 
Meu filho está internado aqui em Serrinha, mas não tem como ter um tratamento direito, porque falta até mesmo aparelho que possa medir a pressão dele. Não tem nem mesmo cama adequada", afirma ela, acrescentando que o hospital de Serrinha já entrou em contato com outras unidades hospitalares, mas que não conseguiu uma vaga para o filho. 
"Preciso de ajuda para que meu filho consiga sobreviver. Por isso, peço que algum hospital possa recebê-lo para iniciar um tratamento para que ele possa emagrecer antes da cirurgia de redução de estômago", pede Maria, que diz que não sairá do hospital antes de Francisco será transferido. "Nem a Prefeitura de Serrinha nem o governo do Estado me ajudam a resolver a situação do meu filho", critica Maria.
Francisco começou a engordar ainda na infância, quando tinha por volta dos 9 anos. Depois, aos 12 anos, de acordo com a mãe do rapaz, o jovem já sentia dificuldade para andar. Aos 15, já estava praticamente inválido, segundo relato da mãe.

Fonte: Alto Santo é Notícia/Eugenio Freitas/Serrinha de Fato/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Rita Lee faz acordo de R$ 40 mil em processo envolvendo policiais militares de Sergipe



A batalha judicial entre Rita Lee e as autoridades policiais de Sergipe rendeu um prejuízo de R$ 40 mil para a cantora, após acordo feito na Vara Criminal da cidade de Barra dos Coqueiros. A cantora foi denunciada por 35 policiais militares por apologia ao crime/criminoso e por desacato logo depois de um show, no dia 28 de janeiro, na praia de Atalaia Nova, região metropolitana de Aracaju. Ela ainda responde a processos nas 6ª, 7ª, 9ª e 15ª Varas Cíveis, todos movidos por policiais militares. 

Os R$ 40 mil serão depositados na conta do Fundo Judiciário, nos quais os recursos são destinados para atividades nas comunidades locais, neste caso no município de Barra dos Coqueiros. O acordo também prevê a proibição de Rita Lee de se ausentar por mais de 30 dias da região onde mora (em São Paulo) sem uma autorização judicial, pelo período de dois anos. 

A proposta inicial feita pelo promotor de Justiça substituto, Ricardo Machado Oliveira, era que o valor final fosse de R$ 115 mil em favor do Fundo Municipal para Criança e Adolescente da Barra dos Coqueiros, mas o total foi reduzido em acordo com a cantora. Cada militar também entrou com uma ação especifica, cobrando uma indenização no valor de R$ 24.880. 

No processo, o promotor destacou as falas de Rita Lee durante o show de janeiro em Aracaju. Segundo o documento, a cantora interrompeu a apresentação, se direcionou aos policiais que faziam a segurança do evento e perguntou: “O que vocês estão procurando, queridos policiais? Baseado? Vão achar! Alegria? Vão achar!”. Em seguida, ela teria dito: “Não vai me dizer… não, não é! Não pode ser! Por causa de um ‘baseadinho’? É isso? Cadê o ‘baseadinho’ para eu fumar aqui agora? Eles não vêm me pegar! Vem cá, gatos, gatinhos! Ah, vão embora, não, não”. 

O promotor apontou ainda que a cantora, de posse do microfone, falou para o público: “Vocês podem fumar baseado à vontade, que esses cachorros, filhos da puta, não vão prender ninguém, não. Eu vou acender um em cima do palco, quero ver o homem me prender”. O promotor finalizou que a “autoria e a materialidade dos crimes” estão fundidos através dos depoimentos prestados pelas testemunhas e mídia de áudio e vídeo anexados aos processos. 

Rita Lee esteve em Aracaju no dia 8 de novembro para ser ouvida em audiência no 7º Juizado Especial Cível, no bairro Santa Maria.

Fonte: Eduardo Dantas/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Quadrilha explode agência bancária e na fuga troca tiros com a Policia no Estado da Paraíba



A agência do Banco do Brasil da cidade de Caaporã, localizada no Litoral Sul paraibano, foi explodida na madrugada desta quarta-feira (21), por cerca de dez homens fortemente armados. Durante a fuga, os assaltantes efetuaram tiros na policia, mas ninguém ficou ferido. De acordo com informações da Companhia policial do município de Alhandra, por volta das 03h40, cerca de dez homens armados com fuzis e pistolas chegaram em dois veículos e foram em direção a agência bancária.


Usando dinamites, o bando explodiu o banco e os artefatos prejudicaram a estrutura da agência. Após o crime, os assaltantes fugiram levando dinheiro dos caixas eletrônicos, conforme informou a companhia de polícia. Durante a fuga, os criminosos jogaram grampos na estrada e efetuaram tiros em uma guarnição da Polícia Militar na saída da cidade. A quadrilha fugiu em direção ao Estado de Pernambuco.

Fonte: Portal Correio/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

APÓS DISCUSSÃO MECÂNICO ATIRA NA ESPOSA DENTRO DE UMA RESIDÊNCIA EM ASSU

Acusado Chico de Melé, 61 anos

No inicio da tarde de hoje 21 de novembro por volta das 13:40hs a pessoa de Francisco de Assis Morais, 61 anos mais conhecido por Chico de Melé, residente na rua João Cobe, Cohab em Assu teria atirado na esposa a senhora Maria Rejane da Silva,43 anos.
Segundo informações são que após uma discussão o acusado Chico de Melé saiu correndo atrás da mulher pelas ruas da Coahb e a mesma tentou se refugiar dentro de uma residência, mais infelizmente foi alcançada por ele que efetuo disparos no rosto da mulher.
Este é o casal que no dia 1º de Julho de 2002 perdeu os 5 filhos, durante uma acidente de canoa.
A vitima foi transferida para o Mossoró e o estado da mesma inspira cuidados.




Maria Rejane da Silva, 43 anos foi transferida para Mossoró


Fonte: Focoelho/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Aves são apreendidas pela Polícia em residência no interior



A Polícia Militar apreendeu na manhã desta quarta-feira (21), por volta das 11h, dez pássaros silvestres em uma residência localizadas no bairro Bacurau II, Apodi.

A apreensão resultou de uma ordem de serviço emitida pelo capitão PM Inácio Brilhante, após denúncia feita por populares, que estavam incomodados com a grande quantidade de aves na residência.

Uma viatura foi enviada ao local indicado, uma casa localizada à Rua Francisco Raposo de Oliveira, e constatou a veracidade da ocorrência. Na residência, o proprietário Francisco Martins Filho, informou que as aves, pertencia a um filho menor de idade. Pai e filho foram conduzidos para a delegacia para  realização dos procedimentos, e em seguida encominhar as aves para a sede do IBAMA.

Criar aves em casa sem autorização do Ibama é crime ambiental. Sem a devida autorização, qualquer ave flagrada em residência deverá ser apreendida e o criador responderá penalmente por cativeiro de animais silvestres, crime previsto no artigo 29, inciso 3º, da Lei 9.605 de 1998 (lei de crimes ambientais), salientou Cap. Brilhante, comandante da 2ªCIA de Policia Militar.






Fonte: Sentinelas do Apodi/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Brasil quer aproveitar Copa e Olimpíadas para fazer campanha contra o trabalho infantil


A 3ª Conferência Global sobre Trabalho Infantil, marcada para outubro de 2013 em Brasília, foi tema hoje (21) da reunião do ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota, e do diretor-geral da Organização Internacional do Trabalho (OIT), Guy Rider, em Genebra, na Suíça. Na conversa, Patriota disse que o governo brasileiro quer associar o combate ao trabalho infantil às campanhas de grandes eventos esportivos, como a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016.

Durante o encontro, Patriota e Rider conversaram sobre a inclusão da OIT nas discussões do G20 (grupo que reúne as principais economias mundiais) e as parcerias entre os países da região denominada Sul-Sul, que se refere às medidas que devem ser executadas pelos países de economia emergente em resposta aos desafios comuns.

Pelos dados do relatório Combater o Trabalho Infantil: do Compromisso à Ação, divulgado em junho pela organização, há 215 milhões de crianças e adolescentes de 5 a 17 anos trabalhando no mundo, sendo que 5 milhões são submetidas a trabalhos forçados, inclusive em condições de exploração para fins sexuais e de servidão.

O relatório indica ainda que, entre as crianças e os adolescentes explorados, 115 milhões atuam em atividades perigosas, como operações de guerra. No Brasil, há aproximadamente 3,4 milhões de jovens, de 10 a 17 anos, no mercado de trabalho, segundo o Censo de 2010.

Rider, de 56 anos, foi eleito este ano como novo diretor-geral da OIT. A vitória do inglês foi comemorada pelas entidades sindicais brasileiras. Ele construiu sua história profissional e política atuando na área sindical.

Fonte: Agência Brasil/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Deputada lamenta violência contra mulher e incentiva denúncia no RN


A deputada Márcia Maia abordou na sessão desta terça-feira, 20, o caso da jovem Francilane Maria de Medeiros, 25, que morreu em Caicó, vítima de agressão do ex-padrasto. Além da violência doméstica, a parlamentar chamou a atenção para a falta de leitos nos hospitais públicos do estado. 

Francilane Medeiros foi morta ao tentar defender a mãe da agressão do ex-companheiro. Segundo a deputada Márcia Maia, a família da jovem tentou vaga em Unidades de Tratamento Intensivo em todo o estado. Diante da negativa, até mesmo hospitais da Paraíba foram procurados, surgindo vaga em Campina Grande. Mas a vítima da violência não resistiu à espera pela vaga. “Se torna clara a falência do governo do estado nas mais diversas vertentes, especialmente na saúde e segurança pública”, declarou Márcia Maia.

O Brasil é o sétimo no mundo em número de assassinatos de mulheres. No Rio Grande do Norte, segundo as estatísticas, o índice é 3,8 mortes a cada 100 mil habitantes. “Precisamos fazer com que a Lei Maria da Penha saia do papel. Venho pedido por requerimento a instalação de delegacias especializadas e elas precisam funcionar plenamente”, disse.

A deputada fará uma campanha de esclarecimentos sobre a importância da denúncia e punição dos agressores nas redes sociais e em programas de rádio. As denúncia podem ser feitas pelo número 180.

Fonte: DN Online/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Individuo é preso tentado vender bicicleta furtada no Vuco-vuco em Mossoró


Agentes da guarda municipal, acionaram a Policia Militar na manhã de Quarta Feira, 21 de Novembro de 2012, para uma ocorrência de venda de produto de furto no mercado do Vuco-Vuco em Mossoró.

Thiago Claudio Tavares 28 anos, estava vendendo uma bicicleta da marca Mônaco tipo moutain bike, por Cem Reais e seu valor de mercado custa em média, Mil Reais, o que despertou a atenção dos comerciantes e os mesmos acionaram a guarda municipal que faz a segurança do Vuco-vuco.

Segundo informações, uma bicicleta dessa marca foi furtada do pátio do Colégio Diocesano há alguns dias. Tiago nega ser o autor do furto e disse ter recebido o produto em uma troca, mas não revelou o nome de quem teria repassado.

Além da suspeita, Thiago estava com uma bolsa e dentro dela tinha um pé de cabra, instrumento usado frequentemente em arrombamentos.

Thiago que já tem passagem por tráfico de drogas, foi conduzido pela policia militar para a Delegacia Especializada em Furtos e Roubos.

Fonte: O Câmera/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

ROCAM PRENDE TRIO COM PISTOLAS, DINHEIRO E 300 QUILOS DE MACONHA.


 Maconha apreendida


Flagrante foi feito no município de Parnamirim, na tarde desta terça-feira.
Policiais da Ronda Ostensiva com Apoio de Motocicletas (ROCAM) apreenderam, na tarde de terça-feira, 20 de novembro de 2012, dinheiro, armas e quase meia tonelada de maconha em Parnamirim. O material estava escondido em duas casas no Bairro Vida Novo e foi encontrado após os policiais receberem uma denúncia anônima.

De acordo Tenente Coronel Túlio, comandante de operações do CPM (Comando de Policiamento Metropolitano), os policiais realizavam um trabalho de busca após receberem informações sobre a ação de um traficante no local.
Ao chegarem na Rua Novo Oriente, na casa de número 127, os PMs detiveram um casal de posse de três pistolas, sendo duas ponto 45 e uma outra ponto 40, além de 20 mil em dinheiro e joias. ANTÔNIO LAURENTINO DA SILVA, de 31 anos de idade, e a mulher ainda não identificada, tentaram escapar, mas acabaram presos.

Minutos após, uma equipe da inteligência do 3º Batalhão, cercou outra residência na Rua da Fraternidade, no mesmo Bairro e lá um homem identificado como ESTEFERSON FELIPE FIGUEIREDO, de 24 anos de idade, foi preso de posse de cerca de 300 Kg de maconha e duas balanças de precisão.
Todos os detidos foram conduzidos para a 1º Delegacia de Parnamirim, assim como a droga e as armas apreendidas. A mulher detida pelos policiais acabou sendo liberada após ser ouvida pela Polícia Civil. Os outros dois homens foram autuados.

 Antônio Laurentino e Esteferson foram presos


Fonte: Portal BO/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Jovem é morto em Macaíba/RN com mais de 40 facadas, vários disparos de arma de fogo e tem corpo carbonizado


ELISSON DOS SANTOS  "ALEMÃO"

Na manhã de hoje 21.11.2012 foi localizado o corpo do jovem ELISSON DOS SANTOS MACIEL GOMES, conhecido por "ALEMÃO", 18 anos, residente na Rua do Pernambuquinho, centro, Macaíba. Alemão na noite de ontem participava de uma farra com alguns comparsas, que por motivo ainda não esclarecido resolveram executa-lo.
ALEMÃO foi executado com mais de 40 cutiladas de faca peixeira, vários disparos de arma de fogo e seus algozes ainda atearam fogo em seu corpo. O crime ocorreu dentro da pedreira Potiguar no Loteamento São José, nesta cidade. A vítima tinha saido do sistema prisional a poucos dias em virtude de estar cumprindo pena pelo crime de Roubo.







Fonte: Macaíba Polícia/Cidade News Itaú
Leia Mais ››