quarta-feira, janeiro 26, 2022

Polícia busca identificar homem que rendeu gerente e roubou dinheiro de banco em Natal; vídeo mostra suspeito

A Polícia Civil ainda busca identificar o criminoso que entrou em uma agência bancária de Natal, rendeu o gerente e deixou o local sem ser percebido pelos demais funcionários do banco na tarde de segunda-feira (24).


Criminoso entrou em agência bancária, rendeu gerente e fugiu levando dinheiro na mochila em Natal — Foto: Reprodução


A delegada Daniele Filgueira, titular da Delegacia de Furtos e Roubos, que é quem comanda as investigações, confirmou ao g1 que vídeos de câmeras de segurança que circulam nas redes sociais mostram o suspeito entrando na agência do Banco do Brasil com uma mochila nas costas.


"É bem incomum a maneira como ele conseguiu entrar na agência e como tudo aconteceu. É uma investigação que exige cautela", afirmou a delegada.


De acordo com ela, a polícia ainda não sabe se o homem estava armado. Ele conseguiu passar pela porta giratória, que normalmente trava ao constatar presença de objetos metálicos, foi direto à sala do gerente, rendeu o funcionário e deixou o local levando R$ 375 mil.


Um dos passos mais aguardados para o andamento da investigação é o depoimento do gerente, que está afastado temporariamente do trabalho para cuidar da saúde, mas que deve ser ouvido ainda nesta semana.


Segundo a delegada, uma análise prévia aponta que o gerente teria sofrido empurrões e chutes desferidos pelo criminoso. O assaltante passou cerca de 15 minutos dentro da agência.


Havia cerca de 20 pessoas entre bancários, seguranças e funcionários da limpeza na agência, quando o crime aconteceu, por volta das 15h30, mas o bandido saiu do local sem ser notado pela equipe.


O caso só foi descoberto minutos depois, quando o gerente pediu socorro. Ele foi deixado trancado em uma sala.


Fonte: g1

Leia Mais ››

RN registra 1.970 novos casos de Covid nas últimas 24 horas; veja boletim



O Rio Grande do Norte registrou 410.761 casos confirmados de Covid desde o início da pandemia. A doença provocou a morte de 7.658 pessoas no estado. O boletim epidemiológico da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) desta quarta-feira (26) aponta que outros 1.498 óbitos estão sob investigação.


A Sesap notificou 1.970 novos casos da doença nas últimas 24 horas.

Também houve o registro de um óbito ocorrido nas últimas 24 horas, em Natal.


No comparativo com o boletim do dia anterior, são 3.244 casos a mais - eram 407.517.


O RN tem ainda 6.130 casos suspeitos (nos últimos cinco dias) e 852.954 casos descartados de Covid.


Atualmente, 352 pessoas estão internadas no RN por causa da Covid-19 - sendo 205 na rede pública e 147 na rede privada (apenas 8 dos 10 hospitais privados atualizaram os dados, de acordo com a Sesap). Com 104 pacientes, a taxa de ocupação dos leitos críticos (semi-intensivo e UTIs) é de 73,2% na rede pública; com 75 internados, a rede privada tem 49% de ocupação.


Números do coronavírus no RN

410.761 casos confirmados

7.658 mortes

6.130 casos suspeitos

852.954 casos descartados


Fonte: g1

Leia Mais ››

Justiça nega ação popular de promotores que pedia fim do passaporte vacinal no RN

O juiz Geraldo Mota, da 4ª Vara de Fazenda Pública, negou nesta quarta-feira (26) uma ação civil pública, que tem como autores três promotores do Ministério Público do RN, que pedia a suspensão da cobrança do passaporte vacinal no estado.


Shoppings de Natal passaram a exigir passaporte vacinal na última sexta-feira (21), após decreto do município — Foto: Anna Alyne Cunha/Inter TV Cabugi


O documento cobrava que o governo do RN, réu na ação, suspendesse a fiscalização (presencial ou remota), processos administrativos sancionadores, ou execução de sanções impostas contra as pessoas físicas não vacinadas contra a Covid e contra os estabelecimentos.


Os autores da ação são promotores do Ministério Público, mas ingressaram com uma ação popular, como cidadãos, e não representando alguma demanda da instituição.


O MP informou que é a favor de medidas mais restritiva neste momento de alta de casos de Covid, inclusive ingressando com uma ação civil pública em que cobra na Justiça que o governo do RN suspenda os eventos de massa para conter o contágio do vírus.


Sobre a participação dos promotores nesta ação popular, o órgão disse que não vai se pronunciar.


Decisão

No pedido, os promotores alegavam que “as disposições contidas nos referidos atos normativos implicam em entraves burocráticos que malferem diversos preceitos constitucionais, funcionando como meio indireto de conduzir os cidadãos refratários à vacinação contra o Covid-19, o que se mostra desproporcional ao caso concreto”.


Na decisão, o juiz fundamentou que , em momento de pandemia, "com resultados trágicos de milhares de mortes por todo o país, é preciso que o administrador tenha a liberdade de editar normas de combate a propagação do coronavírus, pois são os hospitais públicos que ficarão sobrecarregados com a velocidade em que se multiplica a transmissão do vírus".


Assim, destacou o juiz, "exigir o passaporte vacinal para se frequentar locais de grandes concentrações de pessoas, ao que me parece, constitui medida de proteção à saúde, que se enquadra na competência comum da União, Estados e Municípios”.


O magistrado Geraldo Mota explicou ainda que a situação demanda muita cautela e medidas enérgicas a serem adotadas pelo Poder Público de maneira coordenada.


"Essa realidade evidencia, portanto, uma situação de extrema excepcionalidade, que resulta no aumento da demanda no atendimento à saúde e em mudança em diversos setores da sociedade como forma de tentar coibir o avanço da doença", citou.


Município x Estado: duelo de decretos

O decreto publicado por Natal na terça-feira (25) desobrigou os estabelecimentos quanto a cobrança do passaporte vacinal. Essa medida contraria o que havia sido determinado pelo governo do RN na sexta-feira passada (21), quando passou a exigir a comprovação da vacinação em shoppings, lojas, bares e restaurantes, além de outros estabelecimentos fechados.


Segundo a prefeitura, o decreto foi editado visando controlar a disseminação do vírus e, ao mesmo tempo, "assegurar o livre funcionamento do comércio, pensando na geração de empregos e de renda e na manutenção da atividade econômica na cidade".


Wesley Safadão fez show para 4 mil pessoas na Arena das Dunas, em Natal — Foto: Divulgação


O município afirma que a medida permite o acesso da população aos serviços e ao comércio em geral, independentemente da comprovação do esquema vacinal, desde que atendidos os protocolos sanitários (clique AQUI e veja o decreto completo).


Após a prefeitura de Natal publicar o decreto que desobriga o comprovante vacinal, o governo do RN afirmou que a medida que cobra o passaporte vacinal continua sendo obrigatória em todo o Rio Grande do Norte.


"O governo entende que, assim como decisões judiciais já proferidas para dirimir dúvidas durante a pandemia, o passaporte vacinal continua obrigatório para todo o estado do Rio Grande do Norte, uma vez que prevalece, segundo entendimento do Supremo Tribunal Federal, as medidas mais restritivas", afirmou o governo estadual em uma nota publicada no início da tarde.


Em nota, o governo do estado afirmou que tomou a medida diante do agravamento da pandemia e considerou que isso ampliou a vacinação. "A exigência da comprovação do ciclo vacinal foi responsável pelo aumento de 95,6% de vacinas aplicadas no último sábado (22 de janeiro), se comparado ao sábado anterior (15 de janeiro)", afirmou.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Sesap anuncia ampliação de rede de leitos pediátricos para síndromes respiratórias e Covid

A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) anunciou nesta quarta-feira (26) que vai ampliar a rede de leitos pediátricos devido ao atual momento da pandemia da Covid-19 no Rio Grande do Norte.


Primeira medida é reverter todos os leitos de UTI do Hospital Pediátrico Maria Alice Fernandes — Foto: Sérgio Henrique Santos/Inter TV Cabugi


A primeira medida é reverter todos os leitos de UTI do Hospital Pediátrico Maria Alice Fernandes, na Zona Norte da capital, para síndrome respiratória, com ênfase na Covid-19, passando de três para dez leitos. "A reversão acontecerá a partir da disponibilidade de recursos humanos e equipamentos", diz na nota. 


O comunicado da Sesap destaca que "nos próximos dias haverá ainda a ampliação de seis leitos críticos e a reversão de 21 leitos clínicos. Assim, ao final do trabalho, serão 16 leitos críticos e 23 clínicos exclusivos para tratamento de casos de Covid-19 e síndrome respiratória não Covid em menores de idade".


Na mesma nota, a secretaria aponta que "segue em tratativa com outros serviços de saúde, incluindo prestadores filantrópicos, para avaliar a possibilidade de abertura de novos leitos" e "reforça a necessidade de vacinação em toda a população a partir dos 5 anos".


A Sesap diz ainda que a rede Covid em todo o estado "já ultrapassa os 120 leitos clínicos e críticos disponibilizados para tratamento da doença desde o fim da semana passada".


Ampliação

Na terça-feira (25), o governo havia aberto mais 78 leitos clínicos e 13 críticos (de UTI) para pacientes com Covid na rede pública do estado (veja detalhado no fim).


A expansão acontece diante da alta de casos da doença, desde a chegada da variante ômicron, o que tem gerado um aumento nas internações e um aumento na taxa de ocupação nas redes pública e privada de saúde.


Na segunda-feira (24), o Rio Grande do Norte ultrapassou a marca de 65% da taxa de ocupação dos leitos de UTI, marca que não era atingida desde 1º de julho de 2021.


De acordo com a Sesap, os 91 novos leitos (somados clínicos e de UTI) aumentam em 31% a atual rede disponível. Neste momento, o estado conta com 313 leitos - sendo 135 críticos e 188 clínicos. No pico da pandemia, em 2021, o estado chegou a ter 411 leitos críticos. Com a melhora nos índices, passou a revertê-los no segundo semestre.


Veja novos leitos

91 leitos abertos (78 leitos clínicos e 13 leitos críticos)


Hospital Geral João Machado (Natal): 17 clínicos e 2 críticos

Hospital Regional Hélio Morais Marinho (Apodi): 7 clínicos e 5 críticos

Hospital Maternidade Almeida Castro (Mossoró): 10 clínicos

Hospital Regional Dr. Nelson Inácio dos Santos (Assu): 6 clínicos

Hospital Regional Dr. Cleodon Carlos de Andrade (Pau dos Ferros): 3 clínicos

Hospital dos Pescadores (Natal): 9 clínicos e 6 críticos

Hospital Municipal de Natal: 26 clínicos

59 em expansão (27 leitos clínicos e 32 leitos críticos)


Hospital Regional Dr. Cleodon Carlos de Andrade (Pau dos Ferros): 14 clínicos e 07 críticos

Hospital Regional Linfoldo Gomes Vidal (Santo Antônio): 4 clínicos e 5 críticos

Hospital Regional Dr. Aguinaldo Pereira da Silva (Caraúbas): 3 clínicos e 5 críticos

Hospital Regional Monsenhor Expedito (São Paulo do Potengi); 2 clínicos e 5 críticos

Hospital Giselda Trigueiro (Natal): 5 críticos

Hospital Rafael Fernandes (Mossoró): 4 clínicos


Fonte: g1

Leia Mais ››

Juiz dá prazo de 48 horas para governo do RN se posicionar sobre pedido do MP e Defensoria por suspensão de eventos

Após o Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) e a Defensoria Pública do estado entrarem na Justiça com uma ação civil pública para que o governo do RN proíba os grandes eventos de massa, o juiz responsável pelo caso deu prazo de 48 horas para que a administração estadual se posicione sobre o assunto.


Show realizado na Arena das Dunas em Natal (Arquivo) — Foto: Divulgação


No despacho desta terça-feira (25), o juiz substituto Geraldo Antônio da Mota, da 4ª Vara da Fazenda Pública de Natal, aponta que o pedido é pelo cancelamento das autorizações concedidas às promotoras de eventos para realização de shows e festas em locais abertos ou fechados com grande público.



Diante dos argumentos e da "repercussão pública da medida pleiteada", o magistrado determinou a intimação da Procuradoria Geral do Estado e do Secretário de Saúde, Cipriano Maia, "pessoalmente", para apresentarem justificativas no prazo de dois dias.


O juiz ainda determinou que as respostas retornem imediatamente os autos "para decisão de urgência".


Segundo o MP e a Defensoria, o pedido acontece diante da alta de casos de Covid, desde o aparecimento da variante ômicron, considerada mais transmissível, que culminou com o aumento de atendimento e internações nas redes pública e privada do estado.


A solicitação dos órgãos é para que o governo do RN altere o decreto estadual que entrou em vigência na última sexta-feira (21), que determinou a cobrança do passaporte vacinal em estabelecimentos, mas manteve autorizados os eventos de massa com o cumprimento de medidas sanitárias.


Em nota, o governo do RN disse que aguarda a decisão da Justiça sobre a ação e garantiu que o "acompanhamento e avaliação do cenário — não apenas em relação à covid-19, mas ao surto de gripe — vem sendo feito diariamente".


"O posicionamento do Governo do Estado, a despeito do decreto nº 31.265, de 17 de janeiro de 2022, é de permanente análise dos diversos indicadores para eventual tomada de decisão, independente do prazo de vigência dessas regras", citou a nota.


O governo ainda diz que as medidas adotadas recentemente, como a exigência do passaporte vacinal, "já apontam mudanças no cenário do número de vacinados: um aumento de 95,6% na procura pelas vacinas foi registrado, tendo como base comparativa o último sábado (22 de janeiro) com o sábado anterior (15 de janeiro). Os dados comprovam a importância da exigência do comprovante da vacinal".


Ação

A ação dos órgãos ainda pede que a Justiça obrigue o Estado a se abster de conceder novas autorizações para shows de massa e congêneres em todo o território potiguar, assim como a suspender tais eventos, até que ocorra novo controle da transmissibilidade do coronavírus no RN.


A ideia é que esses eventos fiquem suspensos até que a pandemia volte a atingir os patamares de contágio alcançados em novembro e dezembro de 2021.


'Omissão'

O MP e a Defensoria consideraram que houve omissão do governo do RN ao editar o decreto mais recente, uma vez que o Comitê de Especialistas da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) recomendou a suspensão desses tipos de eventos dada a realidade de risco iminente de colapso do sistema de saúde.


No último dia 17, MP, Gabinete Civil, Sesap, Defensoria Pública do RN e os Ministérios Públicos Federal e do Trabalho, além de representantes da Federação de Municípios do RN (Fermurn), se reuniram para deliberar acerca da recomendação do comitê científico.


Na ocasião os representantes do MPRN e da Defensoria Pública defenderam a proibição de eventos de massa, o que não foi acatado pelo governo do RN.


Os órgãos consideram que as medidas impostas pelo governo do RN até o momento, apesar de serem importantes para a atividade econômica local, uma vez que buscam preservar o setor de promoção de eventos, são insuficientes para reduzir os índices da Covid-19.


Os órgãos reforçam que eventos de massa públicos ou privados possuem aptidão para amplificar a transmissão do vírus, já que grandes aglomerações são identificados como eventos "super espalhadores"


Além disso, ressaltam que a elevada transmissão da ômicron aumenta exponencialmente o risco do surgimento de novas variantes, que dificultam o encerramento da pandemia.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Número de adultos vacinados com 1ª dose aumenta quase 99% na semana após decreto de passaporte vacinal no RN

Nos últimos 7 dias, o número de pessoas com mais de 18 anos que procuraram os postos para tomar a 1º dose da vacina contra a Covid-19 cresceu 98,71% no Rio Grande do Norte, segundo dados do portal Regula RN, usado na administração da campanha de vacinação no estado.


Vacinação contra a Covid-19 no RN — Foto: Kleber Teixeira/Inter TV Cabugi


De acordo com a coordenação de Vigilância em Saúde da Secretaria Estadual de Saúde Pública, o aumento está diretamente relacionado à obrigatoriedade do comprovante de vacina.


No dia 18 de janeiro, o governo do Rio Grande do Norte publicou um decreto exigindo passaporte vacinal para entrada em shoppings, cinemas, bares e restaurantes. O documento determina a comprovação da vacina contra a Covid em ambientes fechados ou abertos, com capacidade superior a 100 pessoas.


Na semana que antecedeu a publicação do decreto, de 11 a 18 de janeiro, 2.481 adultos haviam recebido a primeira dose no RN. Já na semana seguinte, de 19 a 25, foram 4.930 pessoas. Um aumento 98,71%.


No dia 18 de janeiro, Natal e outras cidades do estado também começaram a vacinação de crianças contra a a Covid-19.


De acordo com o Regula RN, o número de pessoas que procuraram os postos para receber a 2ª dose também aumentou após o decreto do passaporte vacinal.


Do dia 11 ao dia 18 de janeiro, 8.373 pessoas receberam a vacina em todo estado. Após a publicação do decreto, do dia 19 até esta terça-feira (25), 10.354 pessoas receberam a D2. Um aumento de 23,65%.


“De um modo geral eram pessoas que muito provavelmente não iriam tomar vacina por diversos motivos. E que agora estão fazendo a adesão”, comentou Kelly Lima, coordenadora de vigilância em saúde da Sesap.


Somente no último sábado (22), 9.888 pessoas tomaram a D1, D2 ou D3 da vacina contra a Covid no estado. No sábado (15), somente 5.055 pessoas procuraram os postos para receberem as vacinas. O aumento registrado de um fim de semana para o outro é de 95,60%.



Somente na capital de estado, 730 pessoas procuraram os postos para tomar a D1 no sábado (22). No mesmo dia, 637 tomaram a D2 e 1.448 a D3. Totalizando 2.815 doses aplicadas em um único dia.


“E foi algo que persistiu. Durante toda essa semana temos percebido uma procura aumentada, não só na capital, mas em todo estado. Municípios que antes estavam com estoque, já solicitaram mais imunizantes para adultos”, afirmou Kelly.


Decretos

Uma preocupação da Sesap é que a procura pela vacina volte a cair, pelo menos na capital, após o decreto municipal publicado nesta terça-feira (25). O documento desobriga comerciantes de exigirem o comprovante vacinal para acesso de clientes aos estabelecimentos e contraria o decreto estadual publicado em 18 de janeiro.


“Não sabemos com vai ficar aqui no estado depois desse decreto municipal. A gente tem mais de 600 mil pessoas que poderiam tomar a vacina. O decreto do estado é também uma forma de estimular as pessoas colocarem o calendário em dia. Que elas se sintam motivadas, mesmo que seja por um motivo diferenciado”, justificou Kelly Lima.


Fiscalização

A coordenadora explicou ainda que na sexta-feira (21), foram iniciadas fiscalizações em shoppings e bares na capital, e no interior através das forças de segurança que fazem parte do programa Pacto pela Vida.


“Mantivemos essa fiscalização durante o fim de semana em grandes eventos em Parnamirim, por exemplo. Mas, desde ontem não estamos mais realizando essa fiscalização em Natal, em função do decreto municipal. Estamos aguardando um posicionamento da justiça para continuar”, afirmou Kelly.


Segundo ela, o Governo do RN vai entrar com um pedido de liminar para que o decreto estadual, que é mais restritivo que o municipal, seja cumprido em detrimento ao outro.


“Ao longo de um processo histórico erradicaram uma série de doenças com vacinas. E nós entendemos que só com ampla adesão, Vamos passar por esse momento que voltou a ficar crítico aqui no estado”, destacou Kelly Lima.


Internações

De acordo com a Sesap, cerca de 70% das pessoas internadas nos leitos destinados ao tratamento da Covid-19 no RN não concluíram o esquema vacinal. “O restante dos pacientes nem sequer iniciou o esquema. É um número que chama atenção”, confirmou Kelly Lima.


De acordo com Janeusa Souto, que é doutora em imunologia, professora da UFRN e faz parte do comitê científico do estado, a orientação do Ministério da Saúde é que mesmo em caso de atraso, a população deve ser vacinada. Independente do tempo de atraso, a vacina, segundo ela continua sendo eficiente.


“Os estudos têm mostrado que sim, mesmo em atraso, é importante que as pessoas façam (o esquema). Não é reiniciar, não é fazer um novo ciclo vacinal. É continuar o ciclo vacinal. Ainda tem a terceira dose que vai fazer uma reestimulação do sistema imunológico”, destaca a especialista.


Para Janeusa aumentar a cada dia o número de pessoas vacinadas é essencial para “evitar a forma grave da doença e morte. E aumentar o número de vacinados é a forma de diminuir a progressão doença na população. Chegar na chamada imunidade de grupo”, destaca a professora.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Vacinação reduz em quase cinco vezes a taxa de mortes por Covid no RN, diz Sesap

A taxa de letalidade por covid-19 caiu quase cinco vezes após a vacinação da população do Rio Grande do Norte contra a doença, segundo divulgou a Secretaria Estadual de Saúde nesta quarta-feira (26).


Natal inicia vacinação de crianças de 5 a 11 anos na terça-feira (18); veja locais de aplicação — Foto: Alex Régis


O estudo comparou os dados de dezembro de 2021 e janeiro de 2022 no Rio Grande do Norte, com os números da primeira onda da pandemia, em 2020, quando ainda não havia vacinação contra a doença. O resultado foi um índice 4,7 vezes menor de mortes, em relação ao número de casos positivos da doença.


Caso os índices fossem iguais, 505 vidas a mais teriam sido perdidas este ano para a Covid-19, informou a Sesap.


O estudo foi realizado pelo comitê de especialistas montado pelo estado para enfrentamento à pandemia.


Segundo a avaliação dos dados feita pelo professor Ângelo Roncalli, na atual onda foram registrados 21.956 casos de Covid-19 e 133 óbitos, com uma letalidade de 0,6 no estado.


A Sesap considera que a taxa pode ser ainda menor, por que há "subnotificação de casos, diante da dificuldade para realização de testes".


Se a terceira onda tivesse ocorrido nas mesmas condições da primeira (maio a julho de 2020), quando não havia vacina disponível, o número de óbitos chegaria a 638, comparou a pasta.


O estudo concluiu também que se a terceira onda estivesse ocorrendo nas condições iguais às da segunda (março a julho de 2021), quando a campanha de vacinação estava em velocidade longe da ideal, o total de óbitos seria de 400, ou seja, 267 óbitos a mais.


“Atribuímos esse quadro à vacinação, porque as pessoas que estão hoje sendo hospitalizadas com quadros graves não estão vacinadas ou estão com seu ciclo vacinal incompleto, faltando a segunda ou a terceira dose, que é muito importante para fazer um papel protetor contra a nova variante. Então fica o alerta para as pessoas se vacinarem e se protegerem, pois as pessoas vacinadas que contraem a covid estão desenvolvendo as formas leves da doença, sem necessidade de serem hospitalizadas”, disse Janeusa Souto, professora titular do Departamento de Microbiologia e Parasitologia da UFRN e integrante do comitê de especialistas.


A professora defendeu o passaporte vacinal como forma de incentivar a vacinação junto à população que ainda não tomou as doses ou não completou o esquema vacinal.


“A cobrança do passaporte vacinal deve ser vista como uma política de saúde pública, no sentido de estimular a população não vacinada a buscar a vacinação e se proteger, é um direito coletivo à saúde e essencial ao controle da pandemia”, ressaltou.


Vacinação

Segundo dados do sistema RN Mais Vacina, usado na administração da vacinação no Rio Grande do Norte, 85% da população do estado tomou a primeira dose do imunizante contra a doença, até esta quarta-feira (26). O índice é maior entre os adultos (91%), chega a 83% no caso dos adolescentes e é bem menor no público infantil, que começou a ser vacinado neste mês (5%).


Já o percentual da população que tomou a segunda dose é menor e está em 76%. Quanto à dose de reforço, são apenas 23%.


Governo decretou passaporte da vacina

O governo do Rio Grande do Norte publicou no dia 18 de janeiro um decreto que exige o passaporte vacinal para entrada em shoppings, cinemas, bares e restaurantes. O documento determina que todos os ambientes fechados devem exigir a comprovação da vacina contra a Covid, assim como ambientes abertos com capacidade superior a 100 pessoas.


No entanto, a prefeitura de Natal publicou um decreto nesta terça-feira (25) que contraria a determinação estadual e libera os empreendimentos da obrigação.


No mesmo dia, shoppings da capital deixaram de exigir o comprovante de vacinação aos seus clientes.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Prefeituras de cidades do interior do RN suspendem shows e eventos privados até março

Prefeituras de pelo menos duas cidades do Rio Grande do Norte determinaram a suspensão de shows e eventos privados até março, por causa do aumento de casos de covid-19 e gripe.


Prévia do carnaval de Areia Branca em 2019 (Arquivo) — Foto: Divulgação


Em Tibau, no Oeste potiguar, o decreto suspende a realização de qualquer evento que "promova aglomeração de pessoas" até o dia 25 de março. O município também determinou a exigência de passaporte da vacina para entrada em estabelecimentos comerciais, seguindo o decreto estadual sobre o assunto.


Em Areia Branca, na mesma região, a prefeitura do município anunciou que vai publicar um decreto suspendendo eventos públicos e privados até 6 de março. Segundo o secretário de Saúde do município, Thiago Tavernard, houve aumento superior a quatro vezes nos casos positivos para covid-19, nos últimos dias.


"Fomos obrigados, diante desse quadro instável, a tomar a decisão de decretar a suspensão de eventos públicos e privados, festivos, de qualquer natureza", afirmou.


Na última segunda-feira (24), o Ministério Público e a Defensoria Pública do Rio Grande do Norte ingressaram com uma ação civil pública na Justiça para que o governo do estado proíba os grandes eventos de massa, seguindo as recomendações feitas pelo comitê científico estadual e publicadas em um relatório no dia 13 de janeiro.


O governo publicou um decreto no dia 18 determinando passaporte vacinal no estado, mas manteve a realização de shows e outros eventos, desde que atendendo medidas sanitárias já em vigor no estado.


Na terça-feira (25), a Prefeitura de Natal também decretou a suspensão de shows e eventos públicos e privados, mas voltou atrás e alterou o decreto, que foi republicado em uma edição extra do Diário Oficial do Município. Na capital, apenas os eventos públicos esperados para o período de Carnaval seguem suspensos. O município também contrariou o decreto estadual suspendendo o passaporte da vacina.


Várias cidades potiguares, entre elas Areia Branca e Tibau, já tinham anunciado a suspensão dos eventos públicos de carnaval ao longo da primeira quinzena de janeiro, diante do aumento de casos de gripe e covid. Até então, no entanto, eventos privados seguiam liberados em todas elas.


Tibau

O decreto de Tibau determina que até 25 de Março de 2022 fica proibida "toda e qualquer realização de eventos públicos e privados que ocasionem a aglomeração de pessoas", com objetivo de conter a transmissibilidade da Covid-19.


"Fica proibida a aglomeração de pessoas em qualquer ambiente, seja público ou privado, interno ou externo, inclusive na orla marítima", diz o decreto.


O texto também proíbe expressamente a realização de festas, shows e eventos festivos nas ruas, avenidas, praças, todos os equipamentos públicos municipais e estabelecimentos comerciais privados no período, com previsão de multa de até R$ 100 mil para organizadores dos eventos.


"O acesso dos cidadãos ao comércio local e aos serviços em geral no âmbito do Município do Tibau, fica condicionada à comprovação do esquema vacinal, bem como da observação das regras de distanciamento social, uso obrigatório de máscara de proteção facial e higienização das mãos com álcool 70º INPM, e igual observância às demais regras previstas no protocolo geral", apontou.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Voo com mais de 200 brasileiros deportados dos EUA, incluindo crianças, chega a MG

Um voo com 211 brasileiros deportados dos Estados Unidos, vindo do Arizona, chegou às 13h27 desta quarta-feira (26) no Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins, na Região Metropolitana. Dentre eles, 90 menores de idade, incluindo crianças de até 10 anos.


A informação foi confirmada pela Polícia Federal (PF), que detalhou os números nesta tarde.


É o maior número de deportados em um único voo com destino a Confins desde 2019, segundo a BH Airport, concessionária que administra o terminal (veja lista ao final deste texto).


A coordenadoria da Infância e Juventude do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) já havia informado mais cedo que cerca de 100 dos deportados são crianças e adolescentes.


Uma equipe da Polícia Federal, além de 6 comissários da unidade da Infância e Juventude de Pedro Leopoldo e 12 de Belo Horizonte, receberam os passageiros para verificar se as crianças pertencem a falsas famílias. Todas vão passar por uma triagem para comprovar paternidade e maternidade.


'Queria uma vida melhor', diz mulher deportada dos EUA — Foto: Reprodução TV Globo


Se as crianças e os adolescentes não pertenceram às famílias que chegarem, os comissários vão procurar as famílias de origem, já que o caso se tornaria tráfico de menores.



A PF disse que agora apura "como essas crianças saíram do território brasileiro", e que vai verificar "as condições às quais os menores foram submetidos durante esse processo".

A BH Airport forneceu alimentação para os passageiros.


51º voo com deportados

Este é o 51º voo com deportados que chega ao país. Ao todo, 3.831 brasileiros foram expulsos por tentar entrar ilegalmente nos Estados Unidos.


A chegada do primeiro voo, em 2019, marcou a retomada de uma medida que não era aceita pelo Brasil desde 2006, quando o Itamaraty alterou a política de trato de brasileiros no exterior.


Veja abaixo as datas e a quantidade de deportados nos voos que chegaram ao Aeroporto Internacional de belo Horizonte, em Confins:


26 de outubro de 2019 - voo com 50 pessoas

24 de janeiro de 2020 - voo com 60 pessoas

7 de fevereiro de 2020 - voo com 100 pessoas

14 de fevereiro de 2020 - voo com 86 pessoas

19 de fevereiro de 2020 - voo com 17 pessoas

02 de março de 2020 – voo com 113 pessoas

06 de março de 2020 – voo com 55 pessoas

09 de março de 2020 – voo com 42 pessoas

16 de março de 2020 – voo com 64 pessoas

20 de março de 2020 – voo com 47 pessoas

23 de março de 2020 – voo com 38 pessoas

27 de março de 2020 – voo com 43 pessoas

3 de abril de 2020 – voo com 37 pessoas

24 de abril de 2020 – voo com 85 pessoas

15 de maio de 2020 – voo com 80 pessoas

29 de maio de 2020 – voo com 22 pessoas

19 de junho de 2020 – voo com 39 pessoas

17 de julho de 2020 – voo com 33 pessoas

21 de agosto de 2020 – voo com 52 pessoas

25 de setembro de 2020 – voo com 52 pessoas

30 de outubro de 2020 – voo com 51 pessoas

04 de dezembro de 2020 – voo com 29 pessoas

21 de maio de 2021 – voo com 30 pessoas

4 de junho de 2021 – voo com 83 pessoas

18 de junho de 2021 – voo com 99 pessoas

2 de julho de 2021 – voo com 94 pessoas

9 de julho de 2021 – voo com 110 pessoas

23 de julho de 2021 – voo com 125 pessoas

30 de julho de 2021 – voo com 125 pessoas

6 de agosto de 2021 – voo com 73 pessoas

13 de agosto de 2021 - voo com 130 pessoas

20 de agosto de 2021 - voo com 127 pessoas

27 de agosto de 2021 - voo com 100 pessoas

3 de setembro de 2021 – voo com 97 pessoas

10 de setembro de 2021 – voo com 130 pessoas

17 de setembro de 2021 – voo com 91 pessoas

8 de outubro de 2021 – Primeiro voo com 103 pessoas.

8 de outubro de 2021 - Segundo voo com 86 pessoas.

15 de outubro de 2021 – voo com 98 pessoas.

22 de outubro de 2021 – voo com 45 pessoas.

5 de novembro de 2021 – voo com 67 pessoas.

12 de novembro de 2021 – voo com 37 pessoas.

19 de novembro de 2021 – voo com 32 pessoas.

3 de dezembro de 2021 – voo com 50 pessoas.

17 de dezembro de 2021 – voo com 99 pessoas.

31 de dezembro de 2021 – voo com 119 pessoas.

7 de janeiro de 2022 – voo com 94 pessoas.

14 de janeiro de 2022 – voo com 98 pessoas.

21 de janeiro de 2022 – 1º voo com 66 pessoas.

21 de janeiro de 2022 – 2º voo com 28 pessoas.

26 de janeiro de 2022 – voo com 236 pessoas.


Fonte: g1

Leia Mais ››

RJ tem pelo menos 5 municípios que cobram termo assinado para vacinar crianças contra Covid



Pelo menos cinco cidades do Rio de Janeiro tem cobrado termo de responsabilidade para pais e responsáveis vacinarem crianças de 5 a 11 anos contra Covid. São elas:


Araruama

Itaguaí

Japeri

Nilópolis

Mangaratiba

A exigência está em desacordo com o que determina a Anvisa e o Ministério da Saúde. O caso foi exibido no RJ1 e, depois da reportagem, algumas prefeituras voltaram atrás.


É o caso de Nilópolis, onde a empregada doméstica Solange Alves da Silva foi vacinar uma neta na terça-feira (25) e outra na quarta (26). De um dia pro outro, a situação mudou.


"Assinei ontem pra minha outra neta, hoje não precisou. Eu não achei normal, mas tinha que assinar, eu assinei (ontem). Hoje, não pediram nada", relatou.


A Prefeitura disse, em nota, que o documento era apenas para garantir que a criança estivesse acompanhada de pais ou responsáveis e que aboliu o termo.


Em Japeri, a exigência continua. "Para garantir a vacinação, as crianças precisam estar acompanhadas do responsável e apresentar uma autorização assinada pelo mesmo", diz o site da administração municipal.


A medida tem sido criticada por moradores. "Isso só atrapalha e aglomera mais gente num posto de saúde que já está lotado", escreveu um.


Em Araruama, a cobrança continua. A Prefeitura informou que está exigindo o termo para a Secretaria de Saúde ter maior controle e para que, futuramente, o responsável não acuse a secretaria de ter dado a vacina sem autorização. Mas disse que a vacina pode ser aplicada sem a assinatura.


Em Mangaratiba, a burocracia é ainda maior. Os pais também precisam realizar o agendamento, além de assinar o termo de autorização. A Prefeitura disse que anulou o pedido.


Em Itaguaí, uma mãe diz que foi pressionada a desistir e que a agente de saúde sinalizou que era contra a vacinação infantil.


"A cereja do bolo foi quando uma mãe perguntou se ela vacinaria o filho dela e ela deixou implícito que não vacinaria o filho. Foi horrível, um terrorismo. Minha filha tomou a vacina e não teve reação nenhuma. Está linda e feliz por ter tomado a vacina".


A Prefeitura de Itaguaí alega que só cobra o termo de responsabilidade quando a criança está sem os pais ou o responsável.


As Defensorias Públicas da União e do Estado recomendaram conjuntamente o fim da exigência.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Família de Douglas Silva registra ocorrência em delegacia contra autores de conteúdo racista postado sobre ator

A família do ator Douglas Silva, que participa da edição 2022 do Big Brother Brasil, fez um registro de ocorrência na Polícia Civil contra um blog anônimo veiculado ao site WordPress, que está postando conteúdos racistas contra o ator.


Douglas Silva — Foto: Redes sociais


Os advogados que representam o ator compareceram na tarde desta quarta-feira (26) à Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância (Decradi) e formalizaram o registro de ocorrência.


De acordo com a polícia, diligências estão sendo realizadas para identificar a autoria do crime.


Segundo post da mulher de Douglas Silva, Carol Samarão, no Instagram, no mesmo blog, mensagens de ódio também foram feitas a Linn, Natália e Luciano, outros participantes do reality show.


Sobre Douglas especificamente, um texto no blog o chama de macaco, entre outras ofensas racistas. Um segundo texto foi publicado contra o ator nesta terça-feira (25).


"Estamos tomando todas as medidas cabíveis para que atos como esses não se repitam", escreveu Carol. "É inacreditável, inadmissível e inconcebível que isso ainda aconteça nos dias atuais", acrescentou.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Delegada que prendeu influencer com cartão clonado desmente versão de que ela foi vítima: ‘Presa como autora e conhecedora da fraude’

A versão de que Ingrid Caroline Borges Gonçalves, a estudante de direito e influencer digital que foi presa na segunda-feira (24) com um cartão clonado no Rio, foi vítima de um golpe é contestada pela polícia.


A justificativa foi dada na terça-feira (25) pelo advogado de Ingrid, Lucas Bressanin, para o fato de sua cliente ter sido presa por estelionato.


“Em meados de julho de 2021, a influencer foi abordada través da mídia social Instagram pelo IG @grupo.maisx onde o interlocutor se apresentou como uma agencia de viagens e propôs uma parceria para divulgação da respectiva empresa onde, em troca, a influencer receberia passagens e hospedagens gratuitas e/ou descontos”, diz trecho do documento enviado pelo advogado para justificar o fato da estudante ter tentado usar dados de um cartão clonado.


Ingrid Caroline: ela nega saber da fraude e se diz vítima; a polícia tem outra versão — Foto: Reprodução


Mas para a delegada Camila Lourenço, da 14ª DP, no Leblon, que conduziu o caso, tudo não passa de formulação de tese defensiva da influencer.


“Ela tem direito de articular a defesa dela, mas a realidade é que ela foi presa em flagrante como autora e conhecedora da fraude. Ela, inclusive, admitiu que usava os serviços desse 'cartãozeiro' já há um tempo. Que tinha feito outras viagens do mesmo jeito. Aqui no Rio mesmo, antes de tentar se hospedar no Leblon, ela havia tentado se hospedar na Barra da Tijuca, mas não conseguiu. E mesmo no Leblon, quando viu que não ia conseguir, tentou ir embora. Foi abordada pelos polícias tentando pegar um carro de aplicativo”, contou a delegada ao g1.

Fiança de um salário

A delegada salientou ainda que Ingrid não tinha o cartão físico para apresentar quando questionada e que admitiu ter feito outras viagens com o mesmo expediente fraudulento.


“Ela colaborou, sim, com as autoridades, mas eu, como a autoridade policial que presidiu o inquérito, entendi que ela tinha conhecimento e se beneficiada da fraude. Havia um dolo direto. Ela vai articular a defesa, dela claro, mas vai responder pelo crime de estelionato e não foi liberada, não. Só saiu sob fiança estipulada em um salário mínimo”, contou a delegada.


Ingrid em outro clique para as redes: influencer em uma de suas viagens — Foto: Reprodução

Ingrid em suas redes sociais — Foto: Reprodução


Nas redes sociais, Ingrid voltou a postar e alegar inocência na situação. Ela contou que já está em São Paulo, na casa de uma amiga, e negou que tenha confessado algo na delegacia, que falou a todo momento que não sabia da existência do cartão


Esquema com 'cartãozeiro'

No entanto, a delegada que cuidou do caso explicou ainda como funcionava o esquema do chamado “cartãozeiro”.


“Você quer se hospedar em um lugar cuja diária custa R$ 4 mil, mas não tem dinheiro para isso. Daí, paga R$ 500 para o ‘cartãozeiro’, que clona o cartão de alguém e faz a reserva no lugar caro que você deseja. É estelionato, e é crime”, disse a delegada.


Polícia obteve conversa entre influencer e 'cartãozeiro'

Em uma conversa obtida pela polícia, a influenciadora fala com uma pessoa identificada como Cristiano. Ela pede a ele para tentar fechar uma estadia. Ao fim do dia, após algumas experiências frustradas, ela avisa que vai deixar o apartamento no Leblon onde a fraude foi descoberta.


Influenciadora: Cris, vou ter que sair daqui.


Cristiano: Mais uma vez tua negatividade. Tu só fala em negatividade.


Influenciadora: Falou que o sistema recusou o pagamento.


Cristiano: Minha conversa com a mulher não foi essa.


Influenciadora: Ela acabou de falar aqui.


Cristiano: Minha conversa com a mulher não foi essa que tu disse que vc não era titular. Enquanto o sistema mostra que sim. Eu coloquei vc como titular.


Mais cedo, ainda na conversa, ela pede a ajuda dele em maio às tentativas de conseguir estadias em outros locais — sem sucesso, por conta de problemas no cartão.


"Cuida de mim. Você disse que ia cuidar de mim".

O caso

Ingrid Caroline, de 20 anos, foi surpreendida na segunda-feira (24), quando tentava fazer uma reserva em um apartamento de temporada na Avenida General San Martin, no Leblon, na Zona Sul do Rio. Ela forneceu dados de um cartão de crédito que estava em seu nome, mas a operação chamou atenção do estabelecimento que solicitou que ela apresentasse o cartão físico, o que não foi feito e acarretou a prisão em flagrante por policiais da 14ª DP (Leblon).


Ela foi autuada por tentativa de estelionato, mas foi liberada após pagamento de fiança para responder em liberdade.



Em suas redes sociais, Ingrid posta fotos de looks, roupas e imagens de viagens que costuma fazer. A Influencer também se exibe em festas que costuma ir.Em seu perfil, ela se descreve como “figura pública” e afirma: “Bem-vindo seja aquele que veio por bem”.


Número de seguidores subiu após prisão

Após o episódio da prisão, o número de seguidores de Ingrid, que era de 188 mil, já chegou a 200 mil. Apesar do número, ela diz que não gostou de ter atingido a marcar por causa da polêmica envolvendo o seu nome.


Na terça (24), após a divulgação do seu caso, ela postou normalmente o seu "bom dia" com dancinha para os seus seguidores. Já no final do dia, preferiu fazer uma série de stories para de defender da acusação de estelionato.


Fonte: g1

Leia Mais ››