terça-feira, setembro 28, 2021

Português procurado pela Interpol é preso pela Polícia Federal em Natal

Um português de 63 anos procurado pela Interpol foi preso na manhã desta terça-feira (28) em um supermercado localizado em Nova Parnamirim, na Grande Natal.


Português procurado pela Interpol é preso pela PF em Natal — Foto: Divulgação/PF


A prisão aconteceu em cumprimento a um mandado de prisão preventiva para fins de extradição. A ordem judicial foi expedida pelo Ministro Nunes Marques, do Supremo Tribunal Federal (STF).


O pedido de extradição foi feito pelo Governo de Portugal, onde o estrangeiro foi condenado a 8 anos de prisão pelos crimes de extorsão e tentativa de extorsão, cometidos entre 2007 e 2009.

O português foi encaminhado à Superintendência da Polícia Federal em Natal, localizada em Lagoa Nova, onde se encontra custodiado e aguardará os trâmites legais do seu processo.


De acordo com a Polícia Federal, somente este ano quatro estrangeiros procurados pela Interpol para fins de extradição foram presos na capital potiguar.


Fonte: G1

Leia Mais ››

Com cães farejadores, PF encontra 100 comprimidos de ecstasy dentro de tênis enviados pelos Correios em Natal

A Polícia Federal apreendeu 100 comprimidos de ecstasy farejados pelos cães da corporação no centro de distribuição de correspondências dos Correios, em Natal. O caso aconteceu nesta segunda-feira (27).


Cães farejadores foram usados para encontrar droga em encomendas postadas nos Correios — Foto: PF/Cedida


Segundo a polícia, a ação aconteceu durante fiscalização de rotina, que contou com a utilização dos cães detectores de drogas Ice e Iron, ambos da raça pastor-belga-malinois.


Os comprimidos da substância psicotrópica foram encontrados em uma das caixas e estavam acondicionados em um saco plástico, dentro de um par de tênis.


Cerca de 100 comprimidos de ecstasy foram encontrados dentro de par de tênis nos Correios em Natal. — Foto: PF/Cedida


A Polícia Federal instaurou inquérito e busca agora identificar e prender os envolvidos na ação criminosa.


A última apreensão de ecstasy que a Polícia Federal havia feito no estado ocorreu na cidade de Caicó, na Região do Seridó, em fevereiro deste ano, quando 500 comprimidos da droga, também remetidos por via postal, foram interceptados.


Droga estava escondida dentro de par de tênis e foi farejada por cães da PF — Foto: PF/Cedida


Fonte: G1

Leia Mais ››

Homem é preso após atirar na casa do irmão por causa de empréstimo no RN

Um homem de 35 anos foi preso na noite desta segunda-feira (27) após disparar vários tiros de espingarda contra a casa do próprio irmão, no município de Santo Antônio, distante cerca de 95 km de Natal.


Caso foi registrado na Delegacia de Plantão da Zona Sul de Natal. — Foto: Lucas Cortez/Inter TV Cabugi


De acordo com a Polícia Militar, uma equipe município fazia uma ronda no centro do município, quando foi acionada por um homem, que afirmou que seu irmão estava descontrolado no quintal de casa.


Os militares foram até um terreno onde há três casas construídas. No local, se depararam com o suspeito portando uma espingarda calibre 36. Ele estava atirando contra a porta da casa do próprio irmão.


Ainda segundo a PM, o homem estava bêbado e teria pegado a arma ao ter um empréstimo negado pelo irmão.


O suspeito, que trabalha como vigilante na prefeitura do município, foi levado à Delegacia de Plantão da Zona Sul de Natal, onde confessou o crime e ficou detido em flagrante.


Aos policiais, ele afirmou que já possuía a espingarda havia cerca de 5 anos.


Fonte: G1

Leia Mais ››

RN tem 368.379 casos confirmados e 7.335 mortes por Covid



O Rio Grande do Norte contabiliza 368.379 casos confirmados de Covid desde o início da pandemia. São 7.335 mortes provocadas pela doença no estado. Os dados estão no boletim epidemiológico da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) desta terça-feira (28). Outros 1.329 óbitos estão sob investigação.


A Sesap notificou 38 novos casos da doença nas últimas 24 horas.


O RN tem ainda 175.996 casos suspeitos e 733.671 casos descartados de Covid.


Atualmente, 134 pessoas estão internadas no RN por causa da Covid-19 - sendo 102 na rede pública e 32 na rede privada (apenas 8 dos 10 hospitais privados atualizaram os dados, de acordo com a Sesap). Com 53 pacientes, a taxa de ocupação dos leitos críticos (semi-intensivo e UTIs) é de 23,4% na rede pública; com 20 internados, a rede privada tem 13% de ocupação.


Números do coronavírus no RN

368.379 casos confirmados

7.335 mortes

175.996 casos suspeitos

733.671 casos descartados


Fonte: G1

Leia Mais ››

Administração remove estátuas da Igreja do Rosário dos Pretos em Natal

As estátuas da Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, localizada no bairro Cidade Alta, na Zona Leste de Natal, foram retiradas da calçada do templo religioso na última semana de agosto pela administração do local.


Estátuas da Igreja do Rosário dos Pretos foram removidas para não causar acidentes, diz Arquidiocese de Natal — Foto: Cedidas


Segundo a Arquidiocese de Natal, as imagens estavam com a base rachada e, por precaução, foram removidas.

Ao g1 RN, o padre Valdir Cândido de Morais explicou que as imagens foram transferidas para uma área protegida por grades, ainda na parte externa da igreja. "Elas foram colocadas dentro das grades da igreja, onde tem sensores de segurança. Elas ficaram lá e, até então, eu estava esperando que o artista me procurasse para vermos o que fazer", disse o pároco.


Na noite desta segunda-feira (27), uma publicação em uma rede social questionou a atitude da igreja. "Depredação ou abandono? É estarrecedora a imagem das estátuas dos negros jogadas no chão, algumas decapitadas. De quem é a responsabilidade desse ato racista em Natal-RN? A história dos negros merece respeito, nossos monumentos também!", diz o post. 


Na manhã desta terça (28), as estátuas foram transferidas para um anexo da Igreja do Rosário dos Pretos. "Em vista desse mal estar dessa foto que essa pessoa colocou nas redes sociais sem saber o motivo, fizemos uma força tarefa juntamente com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e transportamos essas imagens para um salão em frente a igreja", contou padre Valdir.


De acordo com o sacerdote, as imagens ficarão guardadas e ainda não se sabe se as elas passarão por restauração, tampouco quando serão recolocadas no local de origem. "Eu, particularmente, não conheço o artista dessas imagens. Uma pessoa que conhecia ficou de fazer contato com ele e me procurar na primeira semana de setembro. Mas, até agora, essa pessoa não me procurou. Então, a restauração depende de uma conversa com essa pessoa, para vermos se seria viável. E também precisamos pedir autorização ao Iphan para colocarmos essas imagens de volta no local de origem, pois elas não são tombadas", explicou.


A Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos é a segunda mais antiga de Natal. Com mais de 300 anos de construção, é considerada patrimônio histórico. De acordo com o padre, a igreja é a única no Rio Grande do Norte que mantém celebração da missa em Latim. Segundo a tradição, o templo foi erguido por escravos que seguiam a fé católica.


Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos em Natal — Foto: Kleber Teixeira/Inter TV Cabugi


Fonte: G1

Leia Mais ››

IFRN abre inscrições para 3,1 mil vagas em cursos técnicos integrados ao Ensino Médio

O Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) abriu um edital de processo seletivo para cursos técnicos de nível médio na modalidade Integrada para 2022. O processo seletivo é conhecido como exame de seleção e conta com 3.192 vagas .


IFRN - Instituto Federal do Rio Grande do Norte — Foto: Sérgio Henrique Santos/Inter TV Cabugi


As oportunidades são distribuídas em 20 campi do Instituto, com ingresso no primeiro semestre letivo. O processo é aberto para estudantes com certificado de conclusão do Ensino Fundamental ou curso equivalente e abrangerá provas de Língua Portuguesa, Matemática e produção textual.


A seleção será realizada através da aplicação de provas presenciais. Porém o edital explica que, em caso de inviabilidade da aplicação das provas presenciais, por causa da pandemia da Covid-19, a seleção poderá ocorrer através da análise do histórico escolar do Ensino Fundamental dos candidatos.


Veja o edital aqui.


Inscrições

As inscrições devem ser realizadas exclusivamente de forma on-line, na Área do Candidato até o dia 21 de outubro. A taxa de inscrição é de R$ 30


No formulário de inscrição, os interessados devem informar o número do documento de identidade oficial com foto e do Cadastro de Pessoa Física (CPF).


O período para requerimento da isenção da taxa vai até 3 de outubro. Para realizá-lo, o candidato deve acessar a Área do Candidato e preencher o formulário de Requerimento de Isenção, informando o número do NIS no cadastro no CadÚnico;



Os estudantes com inscrição homologada no ProITEC 2021 são isentos da taxa de inscrição, mas devem se inscrever como os demais.


Resultados

O resultado das provas de múltipla escola (Língua Portuguesa e Matemática) será divulgado no sítio do IFRN e no da Funcern, no dia 27 de dezembro de 2021. No dia seguinte, 28 de dezembro, serão divulgados os candidatos que terão sua produção textual corrigida.


A previsão é que o resultado final do processo seletivo seja anunciado no dia 24 de janeiro de 2022.


Fonte: G1

Leia Mais ››

RN pode suspender obrigatoriedade do uso de máscara em dezembro, diz governadora

O Rio Grande do Norte pode decretar o fim da obrigatoriedade para o uso de máscara em "determinadas situações" a partir de dezembro de 2021, segundo afirmou nesta terça-feira (27) a governadora do estado, Fátima Bezerra (PT).


Fátima Bezerra (PT), governadora do Rio Grande do Norte, discursa em evento alusivo a mil dias de governo — Foto: Divulgação


"Eu acredito e as nossas autoridades sanitárias estão trabalhando com essa perspectiva, que, a se manter e a evoluir cada vez mais o arrefecimento da pandemia, com esse senso de responsabilidade coletiva de todos nós, temos esperança de que em dezembro a máscara possa ser abolida para determinadas situações", afirmou.


A declaração foi dada em entrevista ao programa Bom Dia RN, da Inter TV Cabugi. Ainda na ocasião, a governadora afirmou que o estado "caminha" para ser um dos primeiros do país a anunciar o fim da pandemia" e atribuiu a redução dos casos da Covid à vacinação da população. "Quanto mais a vacinação tem avançado, mais a pandemia tem caído", disse.


Porém, Fátima ressaltou que, por enquanto, a população deve manter os cuidados como o uso de máscara e distanciamento.


"Ainda não é hora de tirar a máscara. Não é hora de não prestar atenção no distanciamento", pontuou.

O uso de máscara em locais públicos e privados é obrigatório desde maio de 2021, no Rio Grande do Norte, por causa da pandemia. Desde então, a medida está contida em todas os protocolos publicados pelo governo para retomada das atividades sociais e econômicas.



De acordo com a Secretaria de Saúde do Rio Grande do Norte, mais de 50% da população do estado já está totalmente imunizada contra a Covid-19.


Política

Fátima também respondeu perguntas sobre possíveis alianças para as eleições de 2022, mas afirmou que está focada no trabalho na gestão do estado, no momento. "Agora é trabalho, trabalho e trabalho", disse.


Apesar disso, a governadora confirmou que, a nível nacional e local, o PT tem conversado com diversos partidos, dentre eles, o MDB.


Fonte: G1

Leia Mais ››

Governo assina ordem de serviço para instalar 635 poços em municípios do RN

O governo do Rio Grande do Norte assinou na segunda-feira (27) uma ordem de serviço para a instalação de 320 poços em municípios em situação de escassez hídrica.


Seca no RN (Arquivo) — Foto: Anderson Barbosa/G1


Segundo a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), os trabalhos terão início na próxima segunda-feira (4) e a meta é instalar pelo menos dois poços por dia. Outros 52 poços estão prontos e devem receber bombas para entrar em funcionamento.


O Monitor da Violência apontou que a área de seca grave cresceu e chegou a 52% do território potiguar em agosto de 2021. Essa é a pior situação entre os estados do Nordeste, de acordo com o relatório.


A governadora Fátima Bezerra (PT) explicou que a ação do governo visa se antecipar aos efeitos prejudiciais decorrentes da estiagem.


“Tivemos, infelizmente, irregularidade nas chuvas deste ano. Nossa expectativa era uma e o desfecho foi outro. Portanto, vamos fazer um trabalho completo. Cada poço perfurado, será um poço instalado”, explicou a governadora Fátima Bezerra.


Até 2022, deverão ser instalados por todo o Rio Grande do Norte 635 poços. Para isso, serão investidos R$ 15 milhões entre recursos do Governo do RN, além de mais de R$ 3 milhões de emendas parlamentares.



Água

A perfuração de poços pela Semarh no Rio Grande do Norte faz parte do programa RN+Água. De acordo com o governo, a iniciativa contempla ainda diversas outras ações a fim de ampliar o acesso a água, como: a instalação e manutenção de dessalinizações e barragens subterrâneas, elaboração de projetos de saneamento rural e promoção da educação ambiental.


São contempladas prioritariamente as populações residentes em áreas de vulnerabilidade hídrica, atendendo a assentamentos, remanescentes quilombolas, comunidades indígenas e rurais.


Fonte: G1

Leia Mais ››

Brasil registra mais 818 mortes por Covid e ultrapassa 595 mil; média móvel está acima de 500 há 15 dias



O Brasil registrou nesta terça-feira (28) 818 mortes por Covid-19 nas últimas 24 horas, com o total de óbitos chegando a 595.520 desde o início da pandemia. Com isso, a média móvel de mortes nos últimos 7 dias ficou em 569. Em comparação à média de 14 dias atrás, a variação foi de -5% e aponta estabilidade. Estamos há 15 dias com essa média acima da marca de 500.


Os números estão no novo levantamento do consórcio de veículos de imprensa sobre a situação da pandemia de coronavírus no Brasil, consolidados às 20h desta terça. O balanço é feito a partir de dados das secretarias estaduais de Saúde.


Veja a sequência da última semana na média móvel:


Quarta (22): 531

Quinta (23): 534

Sexta (24): 565

Sábado (25): 528

Domingo (26): 528

Segunda (27): 524

Terça (28): 569

Em 31 de julho, o Brasil voltou a registrar média móvel de mortes abaixo de 1 mil, após um período de 191 dias seguidos com valores superiores. De 17 de março até 10 de maio, foram 55 dias seguidos com essa média móvel acima de 2 mil. No pior momento desse período, a média chegou ao recorde de 3.125, no dia 12 de abril.


Seis estados e o Distrito Federal estão com alta na tendência da média móvel de óbitos: AC, TO, DF, SE, CE, PR, ES.


Amapá e Sergipe não registraram novas mortes pela doença no último dia.


Em casos confirmados, desde o começo da pandemia, 21.381.393 brasileiros já tiveram ou têm o novo coronavírus, com 16.904 desses confirmados no último dia. A média móvel nos últimos 7 dias foi de 19.206 novos diagnósticos por dia. Isso representa uma variação de +26% em relação aos casos registrados em duas semanas, o que indica alta nos diagnósticos.


Em seu pior momento a curva da média móvel nacional chegou à marca de 77.295 novos casos diários, no dia 23 de junho deste ano.


Fonte: G1

Leia Mais ››

BC anuncia que novas medidas para tornar PIX mais seguro entram em vigor em 16 de novembro

Fazendo upload: 338892 de 338892 bytes.


O Banco Central (BC) anunciou nesta terça-feira (28) que novas medidas para tornar o PIX mais seguro entrarão em vigor no dia 16 de novembro.


O PIX é um mecanismo de transferência de recursos que opera em tempo real, 24 horas por dia. Recentemente, a tecnologia passou a ser utilizada por criminosos para a prática de fraudes e, por isso, o Banco Central anunciou no fim de agosto que lançaria um conjunto de medidas para reduzir a vulnerabilidade dos sistemas às ações de criminosos.


Entre as novas medidas, estão o bloqueio preventivo dos recursos em caso de suspeita de fraude e notificações obrigatórias de transações rejeitadas.


O Banco Central também informou que mudou o regulamento do PIX para deixar claro que os bancos devem ser responsabilizados por "fraudes decorrentes de falhas nos seus próprios mecanismos de gerenciamento de riscos".


Novas medidas

Bloqueio cautelar: medida vai permitir que o banco que detém a conta do usuário possa efetuar um bloqueio preventivo dos recursos por até 72 horas em casos de suspeita de fraude. Sempre que o bloqueio cautelar for acionado, a instituição deverá comunicar imediatamente ao cliente.

Notificação de infração: notificação de infração deixará de ser facultativa e passará a ser obrigatória. Mecanismo visa permitir que os bancos registrem uma marcação na chave PIX, no CPF/CNPJ do usuário e no número da conta quando há "fundada suspeita de fraude". Essas informações serão compartilhadas com as demais instituições financeiras para aumentar aos mecanismos de prevenção a fraudes;

ampliação do uso de informações para fins de prevenção à fraude: será criada uma nova funcionalidade que permitirá a consulta de informações vinculadas às chaves PIX. Assim, informações de notificação de fraudes estarão disponíveis para todos os participantes do PIX, que poderão utilizar essas informações em seus processos como, por exemplo, abertura de contas;

mecanismos adicionais para proteção dos dados: mecanismos adotados pelos bancos devem ser, no mínimo, iguais aos mecanismos implementados pelo BC. Os bancos também terão de definir procedimentos de identificação e de tratamento de casos em que ocorram excessivas consultas de chaves PIX.


"Essas medidas, na avaliação do BC, criam incentivos para que os participantes aprimorem cada vez mais seus mecanismos de segurança e de análise de fraudes", afirmou o Banco Central em nota.


Limite de R$ 1 mil

Na semana passada, o Banco Central informou que as instituições financeiras têm até o dia 4 de outubro para estabelecer o limite de R$ 1 mil para transferências e pagamentos realizados por pessoas físicas das 20h às 6h, incluindo o PIX. Pessoas jurídicas (empresas) não serão atingidas com a medida.


O limite poderá ser alterado a pedido do cliente, através dos canais de atendimento eletrônicos. Porém, a instituição financeira deve estabelecer prazo mínimo de 24 horas para a efetivação do aumento. Esse prazo mínimo também precisa entrar em vigor até 4 de outubro.


Até esta data, os bancos também devem oferecer aos seus clientes a opção de cadastrar previamente contas que poderão receber transferências acima dos limites estabelecidos.


Fonte: G1

Leia Mais ››

Hapvida e Grupo São Francisco são alvos de diligências da ANS após denúncias envolvendo o 'kit Covid'

As sedes das operadoras de planos de saúde Hapvida, em Fortaleza (CE), e do Grupo São Francisco, em Ribeirão Preto (SP), foram alvos de diligências da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) após denúncias envolvendo a aplicação do chamado “kit Covid”.


[ATUALIZAÇÃO: Inicialmente, a ANS afirmou que, durante as diligências, recolheu documentos nas duas sedes das operadoras. Às 16h52, a agência atualizou a nota divulgada no próprio site e disse que foram solicitados apenas esclarecimentos. Por telefone, a ANS confirmou ao g1 que não houve coleta de dados, mas que solicitou a apresentação de documentos às empresas em um prazo de cinco dias úteis.]


As informações foram confirmadas pela ANS nesta terça-feira (28) por meio de nota. A agência informou que membros da Diretoria de Fiscalização estiveram nas unidades na segunda-feira (27) para pedir esclarecimentos e recolheram documentos.


Por telefone, a Hapvida confirmou ao g1 a realização das diligências, mas disse que não houve coleta de documentos por parte da ANS. Em nota, a companhia informou que três colaboradores da agência estiveram na empresa e que solicitaram informações que precisam ser apresentadas dentro do prazo estipulado.


"A companhia vai apresentar os dados solicitados e está certa de que as dúvidas serão plenamente esclarecidas."



Em Ribeirão Preto, a operação da Hapvida é feita pelo Grupo São Francisco, que foi adquirido em 2019 pela empresa de saúde cearense.


De acordo com a ANS, as denúncias envolvem a acusação de que médicos que trabalhavam para o grupo São Francisco eram impedidos de tomar decisões de tratamento para pacientes e também eram obrigados a prescrever o chamado "kit Covid", com remédios que não têm eficácia comprovada no tratamento contra a doença. Apenas as vacinas e o uso de máscaras são meios comprovadamente eficazes contra a Covid.


A ANS informou que deu prazo de cinco dias úteis para que a operadora apresente documentos complementares.


Hospital São Francisco, em Ribeirão Preto (SP) — Foto: Reprodução/EPTV


Remédios sem eficácia

O chamado kit Covid reúne uma lista de medicamentos sem eficácia comprovada para o tratamento da Covid-19. Os remédios, como a hidroxicloroquina e a ivermectina, não são reconhecidos pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para combate do coronavírus no organismo dos pacientes.


O Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos e da Europa, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e a Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI) não reconhecem o uso das drogas para fins de enfrentamento à pandemia.


Até o momento, apenas as vacinas, o uso de máscaras, o distanciamento social e a higiene pessoal com álcool gel são os meios comprovadamente eficazes de combate à doença.



'Kit Covid' e a Prevent Sênior

A Hapvida e o Grupo São Francisco não são as únicas operadoras denunciadas por supostas irregularidades na aplicação do "kit Covid".


Desde agosto, a CPI da Covid apura uma denúncia formal feita por um representante de médicos e ex-médicos da Prevent Senior em que afirmam que a operadora de saúde e o governo federal fizeram um acordo, no início da pandemia do coronavírus, para testar e disseminar medicações, como cloroquina, ivermectina e azitromicina -- medicamentos sem eficácia comprovada no tratamento contra a Covid.


O documento cita uma série de irregularidades que, segundo os médicos, foram praticadas pela empresa, e reveladas pela GloboNews e o g1 em abril deste ano. O Ministério Público abriu investigação.


O primeiro desdobramento do acordo entre a Prevent e governo federal, segundo a denúncia, foi a pesquisa feita com mais de 600 pacientes para testar a eficácia da hidroxicloroquina contra a Covid-19, realizada entre março e abril do ano passado. O resultado teria sido manipulado para que os resultados fossem favoráveis ao uso da cloroquina contra a doença.


A denúncia afirma ainda que a Prevent realizou uma série de tratamentos experimentais em seus pacientes, muitas vezes sem que houvesse consentimento deles. O texto diz que pacientes foram usados como "cobaias humanas" para testar medicações contra a Covid.


Os médicos alegam que eram coagidos pela Prevent a prescrever as medicações do tratamento precoce de forma sistemática e que há um acompanhamento rigoroso do número de kits prescritos.


Nesta terça-feira (28), a advogada Bruna Morato, que representa 12 médicos da Prevent Senior, relatou à CPI da Covid que a empresa e médicos do suposto "gabinete paralelo" fizeram um pacto para tentar validar a hidroxicloroquina como remédio contra a doença e, assim, tentar evitar um "lockdown" (confinamento como forma de evitar a propagação da doença).



Bruna Morato falou em depoimento à comissão na condição de responsável por ajudar médicos a elaborar um dossiê com denúncias envolvendo a Prevent Senior.


O material compilado pela advogada e entregue à comissão cita uma série de irregularidades, entre as quais, a ocultação de mortes pela doença e a prescrição dos remédios sem eficácia.


No último dia 22, também em depoimento à comissão, o diretor-executivo da empresa, Pedro Benedito Batista Junior, admitiu que a operadora usou remédios ineficazes contra a Covid, como cloroquina, mas somente com o consentimento de pacientes ou de seus parentes, e que os médicos tinham autonomia para prescrevê-los ou não. Ele negou que a empresa tenha omitido óbitos.


Um dos médicos da Prevent Senior que teria denunciado as irregularidades na empresa registrou um boletim de ocorrência em que relata ter sofrido ameaças do diretor-executivo. O áudio da ligação foi divulgado durante a CPI na terça-feira (22) .


Fonte: G1

Leia Mais ››

Petrobras anuncia alta no preço do diesel

Fazendo upload: 763608 de 763608 bytes.


A Petrobras anunciou nesta terça-feira (28) que vai elevar o preço do diesel vendido às distribuidoras. Com o reajuste, o preço médio de venda do diesel A passa de R$ 2,81 para R$ 3,06 por litro, refletindo reajuste médio de R$ 0,25 por litro. O reajuste entra em vigor na quarta-feira (29).


Segundo a Petrobras, a alta de 8,89% vem após 85 dias de preços estáveis para o combustível – a última alta antes dessa havia sido em 7 de julho passado. A Petrobras não informou reajuste nos preços dos demais combustíveis.


A estatal também informa que, com o reajuste, a parcela que corresponde à Petrobras no preço pago pelos consumidores na bomba passará a ser de R$ 2,70 por litro em média, uma alta de R$ 0,22 em relação ao valor atual.


Altas esperadas

Na segunda-feira, a Petrobras já havia informado que estudava reajuste nos preços dos combustíveis, e reafirmou que não faria mudanças em sua política de preços – que acompanha os valores do mercado internacional e é influenciada também pelo câmbio.


Segundo o presidente da estatal, Joaquim Silva e Luna, o papel de zelar pelos preços dos combustíveis é do governo, do Ministério de Minas e Energia, do Ministério da Economia e da Casa Civil.


Segundo levantamento da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), o preço médio do litro do diesel no país estava em R$ 4,707 na semana passada, pouco abaixo dos R$ 4,709 registrados na semana passada.


De acordo com os dados do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) do IBGE, no acumulado no ano até agosto, o óleo diesel subiu 28,02% no país.


Nesta terça-feira, o barril do petróleo Brent, referência global, superou a marca de US$ 80 atingindo a maior cotação desde outubro de 2018.


Fonte: G1

Leia Mais ››

Polícia diz que empresário desaparecido na Zona Oeste do Rio foi morto pela milícia; transações imobiliárias teriam motivado assassinato



A Polícia Civil afirmou que o empresário Alberto César Romano Júnior, de 33 anos, desaparecido desde a última sexta-feira (24), foi morto por milicianos, que também ocultaram o cadáver. A motivação do crime seriam transações imobiliárias feitas na região pelo empresário.


Segundo a Polícia Civil, a Delegacia de Descoberta de Paradeiros (DDPA) elucidou o desaparecimento de Alberto César Romano Júnior. "A principal linha de investigação aponta o envolvimento da milícia da Zona Oeste no homicídio e ocultação de cadáver. A motivação seria transações imobiliárias feitas na região pelo empresário", disse a corporação, em nota.


As investigações continuam para localizar a vítima e os autores do crime. Alberto desapareceu depois de sair de uma barbearia no shopping Barra World, na Zona Oeste do Rio. Seu celular foi achado dentro da Favela do Rodo.


Segundo a polícia, a hipótese de sequestro relâmpago foi descartada.


"Nós não imaginamos o que possa ter acontecido. Meu filho não tem inimigos, muito pelo contrário, ele tem uma rede de amigos enorme, aonde ele convive só faz amigos", disse o pai, Alberto César Romano.


A família contou que o empresário iria participar de uma reunião de negócios no mesmo dia e que depois que deixou o shopping, Alberto dirigiu 7 quilômetros até um restaurante na Barra da Tijuca.



A informação foi repassada aos investigadores, que analisam imagens das câmeras de segurança do local.


A polícia já sabe que Alberto saiu do restaurante para encontrar um homem na esquina, descartou a hipótese de sequestro-relâmpago e investiga a possibilidade de homicídio e ocultação de cadáver.


Os investigadores informaram que Alberto César comercializava terrenos na Zona Oeste e que a milícia é suspeita de envolvimento no desaparecimento do empresário.


Os policiais rastrearam o sinal de GPS do celular de Alberto, que mostra que ele pode ter percorrido os bairros de Santa Cruz, Paciência, Cosmos e Campo Grande antes de sumir.


No último domingo (26), agentes encontraram o carro de Alberto na estrada Santa Eugênia, em Paciência.


Apelo da família

Sem entender o que pode ter acontecido, o pai do empresário fez um apelo para quem tem alguma informação sobre o desaparecimento do seu filho.


"Quem tiver noticia do meu filho, que por favor faça contato. (...) A minha esposa não tem nem condição de sair de casa para falar sobre isso. A gente não sabe como ele está, onde ele está. Não houve contato. A preocupação realmente é muito grande, a aflição é muito grande", desabafou Alberto César Romano.


Fonte: G1

Leia Mais ››

Ministro da Saúde anuncia dose de reforço de vacina contra Covid-19 para quem tem mais de 60 anos

O Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, participou de um evento em João Pessoa, capital da Paraíba, e por meio de uma videoconferência nesta terça-feira (28), anunciou a ampliação da aplicação de doses de reforço das vacinas contra Covid-19 para idosos acima de 60 anos.


Ministro da Saúde Marcelo Queiroga fez anúncio sobre dose de reforço por videoconferência em evento em João Pessoa, uma vez que está com Covid-19 — Foto: TV Cabo Branco/Reprodução

Até aqui, o Ministério da Saúde havia anunciado a dose de reforço para imunossuprimidos, profissionais de saúde e pessoas com 70 anos ou mais. A dose de reforço em pessoas com 60 anos ou mais, entretanto, já ocorre em alguns locais, como Salvador e São Paulo.


O ministro em exercício da pasta, Rodrigo Cruz, reforçou a medida durante uma entrevista à TV Cabo Branco.


“E, hoje, a recomendação é de que todos brasileiros acima de 60 anos tomem essa dose de reforço. São todos os brasileiros [dentro da faixa etária anunciada] que tomaram as segundas doses há mais de seis meses”, disse.


Ainda conforme Rodrigo Cruz, a distribuição das doses de reforço para este novo grupo deve começar a ser realizada ainda nesta semana.


Ministro da Saúde em exercício, Rodrigo Cruz, falou sobre ampliação da dose de reforço para idosos com 60 anos ou mais — Foto: TV Cabo Branco/Reprodução


Vacinação de outros grupos

Durante a entrevista, o ministro em exercício lembrou que profissionais de saúde também devem tomar as doses de reforço das vacinas contra a Covid-19, medida aprovada na última sexta-feira (24).


“Além de reforçar a imunização por faixa etária, mostrou-se interessante reforçar a imunização do profissional de saúde também”, reforçou.


A previsão da pasta é de que até o fim do mês de outubro deste ano, a distribuição de imunizantes para vacinação de adultos a partir dos 18 anos esteja concluída.


Queiroga cumpre quarentena em Nova York

Queiroga está em quarentena em Nova York, onde testou positivo para Covid-19 antes do que seria seu voo de retorno ao Brasil após acompanhar o presidente Jair Bolsonaro na Assembleia-Geral da ONU. Por isso, não participou presencialmente do evento.


Fonte: G1

Leia Mais ››

Morte de pediatra dentro de clínica na BA foi encomendada por marido de mulher que teria sido assediada, diz polícia

Os homens suspeitos de matar o pediatra Júlio Cesar de Queiroz Teixeira disseram à polícia que receberam R$ 4 mil para cometer o assassinato. O crime, que ocorreu dentro do consultório do médico no dia 23 de setembro, no oeste da Bahia, teria sido encomendado por um homem que seria o companheiro de uma mulher que teria sido assediada pelo pediatra.


“Conforme apurado nas investigações, o mandante do homicídio alegou que a vítima teria cometido um suposto assédio a sua esposa e por esse motivo determinou a morte do médico”, disse o coordenador da 14ª Coorpin/Irecê, delegado Ernandes Reis Santos Júnior.


Busca pelo mandante do crime


Os policiais tentam encontrar o mandante do crime. Na segunda-feira (27), o suspeito de atirar contra o médico foi preso, no município de Barra. Ele foi identificado como Jefferson Ferreira. O cúmplice, que levou o atirador até a clínica, também já foi detido. O nome dele não foi divulgado.


De acordo com a polícia, a motocicleta e o capacete utilizados no dia crime foram apreendidos com o suspeito. No dia do crime, o homem entrou na clínica usando o equipamento na cabeça.


Denúncias sobre abuso sexual


Júlio César atendia em várias cidades do norte da Bahia — Foto: Arquivo Pessoal


Até a manhã desta terça-feira (28), a polícia afirmava que apurava se o pediatra foi assassinado após alertar uma família sobre uma criança atendida por ele, que apresentou sinais de abuso sexual.


O caso teria ocorrido no ano de 2016, em Buritirama, cidade que fica na mesma região. O delegado disse que foi informado sobre a situação pela família do pediatra.


O irmão dele, Lula Teixeira, também falou sobe o caso com o g1, na sexta-feira (24). A polícia vai investigar se a morte foi causada por vingança.


Lula disse que a esposa do médico assassinado trabalhava como enfermeira e atuava com o marido nos atendimentos. Ela presenciou o crime, que ocorreu no momento em que Júlio César fazia o segundo atendimento do dia.


Além da mulher, dois funcionários e uma criança, que estava acompanhada por responsável, presenciaram o assassinato. A polícia não informou se as testemunhas já prestaram depoimento.


Como foi o crime


Médico é morto dentro de clínica particular na Bahia — Foto: Reprodução/TV Bahia


O médico pediatra foi morto dentro do consultório que ele prestava atendimento, em uma clínica particular de Barra. O crime aconteceu na manhã da última quinta-feira (23).


Segundo a polícia, o pediatra foi atingido por quatro tiros, um deles na cabeça. Ele chegou a ser socorrido por outros funcionários da clínica e foi levado para um hospital da região, mas não resistiu aos ferimentos.



Quem era a vítima


Júlio César era o irmão mais novo — Foto: Arquivo Pessoal


Apesar da suspeita de que o crime tenha sido cometido por vingança, o irmão do médico contou ao g1 que não entende o motivo, já que ele era conhecido pela boa relação com todos.


"Os colegas estão todos sem acreditar. Era um cara que vivia para trabalhar, muito correto, direito. Não se envolvia com malandragens, não era um homem de exageros. Um cara sempre responsável", afirmou Lula Teixeira.


O pediatra atendia em pelo menos cinco cidades da região, além do Hospital Roberto Santos, na capital baiana.


"Ele sempre foi um cara longe de desavenças, de confusões, sempre foi unanimidade na cidade, sempre foi um cara solícito, profissional, um cidadão que sempre se deu bem com todos", disse o irmão da vítima.


Júlio César tinha dois filhos, de 5 e 8 anos de idade. Ele era o mais novo de três irmãos. Nasceu em Xique-Xique, no norte da Bahia, estudou em Salvador e se formou em medicina na cidade de Maceió, em Alagoas.


Fonte: G1

Leia Mais ››

Avião sai da pista durante decolagem no aeroporto de Goiânia, diz Infraero

Um avião saiu da pista enquanto decolava do Aeroporto Santa Genoveva, em Goiânia, por volta de 12h desta terça-feira (28). Segundo a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), ninguém se machucou.


Aeronave que saiu da pista durante decolagem no Aeroporto Santa Genoveva — Foto: Reprodução/TV Anhanguera


Funcionário de uma empresa de transportes, o carregador Freud Nunes Santos viu tudo de longe e disse que o acidente chamou a sua atenção. Ele conseguiu gravar o vídeo acima que mostra momentos depois do acidente.


"Parecia que ele estava pousando na pista, mas passou do limite. Ele desceu e levantou a terra toda. Logo o pessoal da emergência chegou e jogou aquele jato de espuma", contou.

Por meio de nota, a Infraero informou que "uma aeronave modelo Westwind III, que presta serviço de táxi aéreo, ultrapassou o limite da pista no momento em que se preparava para decolagem".


A empresa responsável pela aeronave é a Brasil Vida Táxi Aéreo. Por meio de nota, a companhia informou que transportava um paciente quando o acidente aconteceu, mas que ele estava " consciente, sem ferimentos, sem queixas e sem relatos de dor".


Por precaução, a empresa o transportou ao Hospital Albert Einstein de Goiânia. Em nota, a unidade informou que o paciente chegou estável, consciente, orientado e que está passando por uma série de exames.



Também segundo a nota, a empresa, "possui todas as certificações e autorizações necessárias válidas junto à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac)" e que já providenciou nova aeronave para transportar o paciente.


Por fim, a companhia disse que "o acidente foi comunicado ao Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) para determinar a causa".


Ainda de acordo com a empresa, a equipe de bombeiros da Infraero atuou imediatamente no local.


"Em função da ocorrência, a pista ficou interditada por 40 minutos e, após vistoria, foi liberada às 12h47min. Sem impactos operacionais", conclui a nota.


Investigação

O Cenipa informou que os investigadores do Sexto Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA VI) foram acionados para realizar a ação inicial da ocorrência envolvendo a aeronave.


Disse ainda que, nesta ação inicial, os investigadores identificam indícios, fotografam cenas, retiram partes da aeronave para análise, ouvem relatos de testemunhas, reúnem documentos, etc. O centro informou que não existe um tempo previsto para essa atividade ocorrer, dependendo sempre da complexidade da ocorrência.


Fonte: G1

Leia Mais ››

Câmara aprova suspensão da carteira do motorista que publicar infração de trânsito em rede social



A Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira (28), por 443 votos a 14, um projeto de lei que suspende a carteira do motorista que infringir a lei de trânsito e postar vídeos ou imagens nas redes sociais. Agora, a matéria segue para o Senado.


A medida vale para a publicação de infrações de natureza gravíssima - como avançar o sinal vermelho ou dirigir alcoolizado.


Pelo texto, a suspensão vale por 12 meses e ocorrerá ainda que não tenha sido lavrado auto de infração. O processo pode ser instaurado até um ano após a divulgação das imagens.


A proposta também prevê a cassação do documento de habilitação em caso de reincidência da conduta no prazo de dois anos.


Se o condutor não for habilitado, ele será proibido de obter a carteira de motorista por um ou dois anos (neste caso, se houver reincidência).


Em seu parecer, o relator da matéria, deputado Hugo Leal (PSD-RJ), diz que o número de canais em redes sociais de pessoas que divulgam vídeos com condutas "condenáveis no trânsito" e de "alto risco" para a vida das pessoas é grande.


"Alta velocidade, disputa de rachas e pegas, entre outros, divulgados intensamente pela internet, com ampla aceitação por milhares de espectadores. Essas pessoas ameaçam a segurança viária e colocam em risco a própria vida e a de terceiros, estimulando a violência e a prática de crimes, sem qualquer tipo de restrição ou de controle de conteúdo”, escreveu.


Outros pontos da proposta

Além da suspensão da carteira de motorista, o projeto proíbe, de forma geral, a divulgação do registro de qualquer infração que "que coloque em risco a segurança no trânsito".


A conduta levará à multa de natureza gravíssima multiplicada por 10. A exceção é para a publicação de quem pretende denunciar esses atos.



A proposta prevê, ainda, que as penalidades para os crimes de trânsito serão aumentadas de um terço à metade se houver a divulgação da infração em redes sociais ou quaisquer outros meios digitais ou eletrônicos.


Segundo o texto, se houver decisão judicial, as empresas, plataformas e canais de divulgação devem retirar a postagem do ar, além de adotar "medidas cabíveis para impedir novas divulgações" com o mesmo conteúdo, sob pena de advertência e multa de até 10% de seu faturamento. As penas estão previstas no Marco Legal da Internet.


Fonte: G1

Leia Mais ››