domingo, outubro 17, 2021

Polícia Civil inicia operação de combate à violência contra idosos no RN

A Polícia Civil iniciou nesta semana no Rio Grande do Norte a Operação Vetus 2, que tem o intuito de combater a violência contra idosos no estado. A ação segue até o dia 18 de novembro.


Violência contra idoso — Foto: Cristian Newman/Unsplash/Divulgação


Na operação, os profissionais de segurança pública vão apurar denúncias feitas através do Disque 100, do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH), e de canais locais que tratem da violência contra os idosos.


A Polícia Civil também prevê a instauração e conclusão com maior celeridade neste período de procedimentos investigativos, além de visitas a residências de vítimas, cumprimento de mandados e medidas protetivas neste período.


Em 2020, a operação foi de outubro até dezembro e verificou mais de 250 denúncias, segundo a Polícia Civil.

A operação faz parte de uma mobilização nacional coordenada e articulada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), por meio da Secretaria de Operações Integradas (Seopi).


As denúncias contra violência de idosos feitas por meio do Disque 100 e do 181 são gratuitas e podem ser anônimas. Qualquer pessoa pode acionar os serviços.


Fonte: G1

Leia Mais ››

Decretos criam batalhão da Polícia Militar do RN em Currais Novos e companhia independente em Patu

O governo do Rio Grande do Norte criou um novo batalhão da Polícia Militar no município de Currais Novos, na região Seridó, e uma companhia independente da corporação em Patu, no Oeste potiguar.


Formatura de mais de mil solados da PM no RN — Foto: Elisa Elsie/Governo do RN


O decreto que determina a implantação do 13º Batalhão da PM foi publicado na edição do Diário Oficial do Estado neste sábado (16).


De acordo com o governo, a área de atuação do 13º BPM vai abranger 12 municípios:


Currais Novos

Acari

Bodó

Carnaúba dos Dantas

Cerro Corá

Equador

Florânia

Lagoa Nova

Parelhas

Santana do Seridó

São Vicente

Tenente Laurentino Cruz.

Ao todo, o batalhão terá três companhias subordinadas a ele: a 1ª em Currais Novos, a 2ª em Parelhas e a 3ª em Lagoa Nova.


A publicação no DOE prevê um total de 421 militares lotados no batalhão, sendo 22 oficiais e 399 praças militares.


Companhia Independente

Outro decreto assinado pela governadora Fátima Bezerra (PT) e pelo secretário de Segurança, coronel Francisco Araújo, também criou uma companhia independente da PM em Patú, no Oeste potiguar.


A 3ª Companhia Independente de Patú prevê a utilização de 271 militares, sendo 13 oficiais e 258 praças.


A área de atuação da 3ª CIPM terá nove municípios:



Patu

Almino Afonso

Frutuoso Gomes

Janduís

Lucrécia

Messias Targino

Olho d’Água do Borges

Rafael Godeiro

Umarizal

A 3ª CIPM também terá três pelotões em sua estrutura, distribuídos no próprio município de Patu, em Janduís e Umarizal.


Secretário diz que medidas não geram mais despesa

O secretário de Segurança, coronel Francisco Araújo afirmou que as medidas não geram novas despesas, porque não houve criação de novos cargos, mas foram possibilitadas pela lei de reestruturação da carreira da PM, que permitiu a promoção de oficiais.


"O que estamos fazendo é uma redistribuição do efetivo no estado. Alguns batalhões estavam com muitas cidades e em áreas diferentes, algumas distantes, como é o caso de Pau dos Ferros, que estava com 31 cidades. Agora uma parte delas vai para a companhia independente de Patu", afirmou.


O secretário também afirmou que a criação das novas unidades faz parte de uma reestruturação maior, envolvendo toda a Segurança Pública. Outros batalhões também devem ser criados em João Câmara e São Gonçalo do Amarante e também haverá uma redistribuição de delegacias na Polícia Civil.


"É uma forma de fazer áreas integradas de Segurança Pública, para que naquele espaço geográfico fique um batalhão ou companhia independente, uma delegacia regional e uma delegacia distrital", explicou.


Essas reestruturações deverão ser gradativas. "Vai ter isso em vários lugares. Vão sendo instituídos e implementados", disse.


Concursos

A criação de novas unidades da PM era aguardada desde que a corporação concluiu a formação de mais de mil policiais militares aprovados no último concurso realizado em 2018. Em setembro, a governadora do estado anunciou que autorizou a realização de outra seleção para contratar mais soldados em 2022. A corporação também tem concurso previsto para oficiais e militares da saúde.


Uma lei publicada em julho deste ano também extinguiu a diferenciação por sexo para entrada na PMRN. Até então, o número de mulheres era limitado pelo número de vagas disponíveis na companhia feminina. Agora as mulheres podem concorrer com os homens a qualquer um dos cargos.


Fonte: G1

Leia Mais ››

Turista do RS morre durante passeio de quadriciclo em São Miguel do Gostoso (RN)

Um turista do Rio Grande do Sul, que tinha 29 anos, morreu durante um passeio de quadriciclo, nesta sexta-feira (15) em São Miguel dos Gostoso, no litoral norte potiguar. As informações foram confirmadas pela prefeitura.


Praia de Tourinhos, em São Miguel do Gostoso — Foto: Igor Jácome/g1


A suspeita é de que ele tenha sofrido um infarto, mas as autoridades locais ainda aguardam um laudo do Instituto Técnico-Científico de Perícia (Itep) sobre a causa da morte.


"A suspeita é que tenha sido um infarto fulminante. A pessoa que estava com ele, acompanhando, disse que ele passou mal e caiu do veículo. Declarou isso à polícia", afirmou a secretária de Turismo do município, Janielle Linhares da Silva.


Ainda de acordo com a secretária, o homem passou mal e, após cair do quadriciclo, relatou estar com muitas dores na altura do estômago e na cabeça. Porém, quando o socorro médico chegou, ele já tinha morrido.


Janielle afirmou que o caso aconteceu no caminho da praia de Tourinho, já na proximidade da praia da Rapadura, no fim do dia.


O corpo foi recolhido pelo Itep e foi identificado na tarde de sábado (16) como sendo do empresário Israel Haack Conte, de 29 anos, que era de Gramado, no Rio Grande do Sul.



A secretária lamentou a morte do visitante e disse que segue acompanhando o caso.


Fonte: G1

Leia Mais ››

PF prende mulher no desembarque e faz 3ª maior apreensão de maconha no Aeroporto de Natal

Uma assistente comercial gaúcha, de 20 anos, foi presa em flagrante com 36,6 quilos de maconha ao desembarcar no Aeroporto de Natal na madrugada desta sexta-feira (15).


Maconha foi apreendida com mulher no Aeroporto de Natal — Foto: Divulgação/PF


De acordo com a Polícia Federal, que efetuou a prisão, essa é a terceira maior apreensão de maconha feita no aeroporto, que foi inaugurado em 2014.

Durante uma fiscalização de rotina na área de desembarque doméstico, os policiais entrevistaram a mulher, que apresentou nervosismo ao responder as perguntas.


Os agentes desconfiaram da situação e em seguida averiguaram duas malas que ela transportava de Florianópolis com destino a Natal. As malas, que foram abertas na presença de testemunhas, continham 63 tabletes da droga.


A mulher recebeu voz de prisão e foi conduzida para autuação na sede da Polícia Federal. Ao ser interrogada, ela invocou o direito constitucional de permanecer calada.


Maconha foi encontrada na mala da mulher — Foto: Divulgação/PF


Aos policiais, ela contou apenas que foi contratada por um desconhecido através de um aplicativo de mensagens e que ele ofereceu R$ 3 mil para que fizesse o transporte da droga até Natal, onde seria procurada ao desembarcar.


A mulher foi indiciada por tráfico interestadual de drogas e submetida a exame de corpo de delito no Instituto Técnico-Científico de Perícia (Itep). Ela se encontra sob custódia na sede da Polícia Federal à disposição da Justiça.


Fonte: G1

Leia Mais ››

Covid: Sesap orienta que municípios do RN reduzam para 5 meses intervalo para aplicação da dose de reforço

A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) orientou que os municípios do Rio Grande do Norte reduzam para cinco meses o intervalo para aplicação da dose de reforço contra a Covid em idosos e profissionais da saúde. Atualmente, esse prazo é de seis meses.


Vacina contra a Covid — Foto: Divulgação/Ascom PMP


A recomendação da Sesap foi emitida em uma nota informativa nesta sexta-feira (15) após decisão tomada em conjunto com o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do RN (Cosems/RN) e a Câmara Técnica das Vacinas.


Segundo a nota, a vacina da Pfizer, que é a de reforço, deve ser administrada em idosos com 60 anos ou mais e trabalhadores da saúde que já completaram o esquema vacinal há cinco meses - ou seja, tomaram a segunda dose ou a dose única nesse tempo.


De acordo com a Sesap, a mudança se deu após alguns municípios sinalizarem a iminência da perda de doses da Pfizer por conta do prazo de validade após o descongelamento. Isso ocorreu em decorrência da baixa procura para dose de reforço e D2.


“Chegamos a conclusão que temos um quantitativo de doses da vacina da Pfizer junto aos municípios, descongeladas há mais de 20 dias, que devem ser aplicadas de forma imediata, considerando o intervalo de vencimento de 31 dias. Então, decidimos, em parceria com os municípios, antecipar a terceira dose”, informou a coordenadora em Vigilância em Saúde da Sesap, Kelly Lima.



Além disso, foi considerado ainda que boa parte da população idosa na faixa etária abaixo de 70 anos ainda não completou os 6 meses após a segunda dose. Ou seja, poderiam tomar a vacina devido à idade, mas não conseguiam por não terem o tempo necessário de intervalo.


Os municípios precisam oficializar a redução do tempo de intervalo para esse público, o que deve ocorrer a partir da próxima semana, segundo a coordenadora da Sesap.


Para a mudança, a Sesap se embasou na recomendação emitida pela Organização Mundial da Saúde (OMS), a qual estabelece que a aplicação da dose de reforço tem aprazamento três a seis meses após a completude do esquema vacinal.


"Entendendo esse cenário de taxa de ocupação e número de óbitos reduzidos nos últimos 15, 30 dias no estado, nós começamos a fazer uma análise um pouco mais detalhada desse perfil das pessoas que tem ido a óbito e identificamos que existe uma proporção de idosos que já estão na fase de tomar a terceira dose, mas com esse intervalo de seis meses não chegaria o dia", explicou a subcoordenadora de vigilância epidemiológica, Diana Rêgo.


"Nós temos um cenário que, embora estejamos confortáveis com relação a taxa de ocupação de leitos, a gente precisa estar atento que temos aí uma grande parcela ainda da população que não foi buscar a segunda dose da imunização e isso nos preocupa já que agora estamos vivendo essa retomada de eventos, do comércio e da circulação das pessoas", reforçou.

Especialista vê redução como decisão importante

Para a professora da UFRN, Janeusa Trindade de Souto, que é doutora em imunologia básica, essa redução no atual momento é importante devido ao aumento de internações desse público.


"A gente não tem nenhuma orientação do Ministério da Saúde em relação a isso, mas a gente tem alguns estudos mostrando principalmente na faixa etária de idosos acima de 90 anos que a resposta imunológica a partir do quarto mês deles cai de maneira bastante significativa. Então essa é uma decisão importante da Sesap em fazer uma redução desse processo, uma vez que a gente tem um aumento aí de casos nessa população e fazer essa imunização dessa população é extremamente importante".

Ela pontua ainda, que apesar de "a vacina não ser salvaguarda de liberar geral" e ser necessário manter os protocolos sanitários, a imunização tem se mostrado fundamental.


Segundo a pesquisadora, atualmente a maioria das internações são de pessoas acima de 60 anos que "não fizeram a o ciclo vacinal corretamente, estão apenas com a primeira dose, ou pessoas que não estão vacinadas, mostrando o papel importante da vacinação".


"É importante que as pessoas vacinem, especialmente aquelas que estão com a segunda dose atrasada", pontuou.


Distribuição

A Sesap distribuiu na manhã desta sexta-feira (15) cerca de 97 mil doses de vacina contra a Covid. São 60.756 doses da Pfizer, das quais 10.002 doses destinadas para adolescentes entre 12 e 17 anos com ou sem comorbidades e 50.754 doses para aplicação da D2 nas pessoas acima dos 18 anos.


Mais 36.230 doses da Coronavac também foram direcionadas para população adulta do RN. Além de 135 doses de Oxford para aplicação da D2 no município de Bom Jesus, em decorrência de ajustes.


Fonte: G1

Leia Mais ››

Sesap confirma mais 129 casos da variante delta identificados no Rio Grande do Norte

O Laboratório Central do Rio Grande do Norte (Lacen-RN) recebeu a análise de amostras enviadas à Fiocruz que confirmou mais 129 casos da variante delta, da Covid-19, no Rio Grande do Norte. Com isso, o estado soma 173 amostras positivas em 30 municípios.


Laboratório Central do Rio Grande do Norte (Lacen), passa a realizar testes para coronavírus — Foto: Ayrton Freire/Inter TV Cabugi


Segundo a Secretaria Estadual de Saúde (Sesap), os resultados são de amostras coletadas nos meses de agosto e setembro.


O maior número de casos é do município de Parnamirim (43), seguido por Goianinha (10) e Nísia Floresta (7). A capital, Natal, tem 5 amostras positivas para a variante delta.


"Isso confirma o nosso raciocínio e a nossa informação anterior de que nós temos a variante delta com a transmissão comunitária já no estado há pelo menos 30 dias. Cada vez que a gente identifica essas novas amostras, a gente entende realmente como ela circula e por todo o RN. Então, é nesse sentido que a gente começa a trabalhar, entendendo a prevalência da variante delta, como a variante que é a partir de agora, deve ter uma manifestação muito maior no estado", pontuou a subcoordenadora de vigilância epidemiológica, Diana Rêgo.


A pasta reforçou a necessidade de manutenção das medidas sanitárias, como uso de máscara e álcool gel, além da vacinação.


O uso da máscara continua como obrigatoriedade no estado em todos os ambientes, sejam públicos, fechados ou abertos, e também o distanciamento social. Mesmo com eventos de massa, o decreto atual exige que todos os estabelecimentos peçam das pessoas esse cartão de vacina. Então são ações que tem sido feitas para minimizar e manter essa situação que nós consideramos confortáveis", disse a subcoordenadora.


Municípios e quantidade de diagnósticos

Açu 2

Alto do Rodrigues 1

Antônio Martins 1

Brejinho 1

Caicó 6

Canguaretama 2

Ceará-Mirim 2

Equador 4

Extremoz 5

Guamaré 3

Goianinha 10

João Câmara 6

Jucurutu 1

Macaíba 5

Marcelino Vieira 1

Natal 5

Nísia Floresta 7

Nova Cruz 1

Parazinho 1

Parnamirim 43

Santa Cruz 1

São João do Sabugi 1

São José de Mipibú 5

São Gonçalo do Amarante 5

São Miguel do Gostoso 2

Senador Elói de Souza 2

Tibau do Sul 2

Timbaúba dos Batistas 2

Touros 1

Vera Cruz 1

Delta no RN

A Secretaria Estadual de Saúde confirmou os dois primeiros casos da variante delta no RN no dia 24 de agosto em duas pacientes de Natal.


O terceiro caso foi identificado no dia 27 de agosto. O paciente, do sexo masculino, tem relação familiar com um dos dois primeiros casos identificados.


No mesmo dia, a Secretaria Municipal de Saúde de Natal confirmou a transmissão comunitária da variante delta na capital.


No dia 14 de setembro o estado confirmou mais 27 casos da variante delta. No dia anterior, o Instituto de Medicina Tropical da UFRN havia confirmado quatro casos da variante delta em Mossoró.


De acordo com as autoridades estaduais, a variante está circulando por transmissão comunitária - quando já não é possível saber de quem o paciente pegou a doença - e os estudos apontam que ela conta com um alto potencial de transmissão.


Fonte: G1

Leia Mais ››

Facebook não apaga todas as postagens que violam as regras, diz jornal; rede social diz que limita a circulação do discurso de ódio

O jornal "The Wall Street Journal" publicou neste domingo (17) uma reportagem que evidencia, mais uma vez, a omissão do Facebook quanto a conteúdos de ódio e violência excessiva. Mark Zuckerberg é CEO do Facebook, que integra um grupo também formado por WhatsApp e Instagram.


Na tradução para o português, reportagem diz: O Facebook afirma que a inteligência artificial limpará a plataforma. Seus próprios engenheiros têm dúvidas. A IA tem apenas um sucesso mínimo na remoção de incitação ao ódio, imagens violentas e outros conteúdos problemáticos, de acordo com relatórios internos da empresa — Foto: Reprodução/The Wall Street Journal em 17 de outubro de 2021


Segundo documentos internos a que o jornal teve acesso, a rede social apaga poucas postagens que violam as regras por discurso de ódio e tampouco pune os autores desses conteúdos.


A reportagem diz ainda que a inteligência artificial do Facebook não é capaz de detectar conteúdos impróprios, que continuam publicados na plataforma.


O jornal afirma que, quando o algoritmo da rede social não tem certeza de que o conteúdo viola as regras, ele opta por mostrar o conteúdo com menos frequência aos usuários da rede social.


Apesar disso, os documentos a que o jornal teve acesso mostram que a rede social decidiu há dois anos diminuir o tempo em que os revisores humanos se dedicavam a analisar denúncias de discurso de ódio e tomou medidas para reduzir também as reclamações dessa categoria.



As informações apuradas pelo jornal contrastam com afirmações de executivos do Facebook de que a inteligência artificial resolveria esses problemas da empresa.


Em nota publicada neste domingo (17), o vice-presidente de integridade do Facebook, Guy Rosen, diz que a rede social foca em reduzir a quantidade de vezes que esse conteúdo é visto pelos usuários e que a tecnologia tem tido um impacto no combate ao discurso de ódio.


Ainda de acordo com Rosen, a rede social utiliza tecnologia para detectar esses conteúdos de forma proativa, encaminhá-los para os revisores e, por fim, apagá-los do Facebook.


"Dados extraídos de documentos que vazaram estão sendo usados ​​para criar uma narrativa de que a tecnologia que usamos para combater o discurso de ódio é inadequada e que representamos erroneamente nosso progresso. Isso não é verdade", diz a nota.

"Não queremos ver ódio em nossa plataforma, nem nossos usuários ou anunciantes, e somos transparentes sobre nosso trabalho para removê-lo. O que esses documentos demonstram é que nosso trabalho de integridade é uma jornada de vários anos. Embora nunca sejamos perfeitos, nossas equipes trabalham continuamente para desenvolver nossos sistemas, identificar problemas e criar soluções."


Site do Facebook traz nota: a prevalência do discurso de ódio caiu quase 50% no Facebook — Foto: Reprodução/Facebook em 17 de outubro de 2021


Declarações de Frances Haugen

A reportagem do "The Wall Street Journal" foi publicada em um mês já bastante conturbado para a rede social. Em 4 de outubro, a empresa sofreu um apagão, quando Facebook, WhatsApp e Instagram ficaram fora do ar por seis horas em uma pane global. Também naquele dia Frances Haugen, ex-gerente de produtos do Facebook, disse que a empresa coloca lucros acima da segurança, esconde informação e tem ciência de que as redes sociais podem ser perigosas para crianças.


Frances Haugen, ex-funcionária do Facebook, em entrevista à emissora americana CBS News — Foto: CBS News/60MINUTES via REUTERS


"Eles querem que você acredite entre ter uma rede social cheia de conteúdo polarizador ou liberdade de expressão".

"O Facebook percebeu que se mudar o algoritmo para ser mais seguro, as pessoas vão passar menos tempo no site, vão clicar em menos anúncios, e eles vão ganhar menos dinheiro."


O que diz o Facebook

Em resposta, Mark Zuckerberg, fundador do Facebook, publicou na rede social que a organização se preocupa "profundamente com questões como segurança, bem-estar e saúde mental" e disse que há uma "falsa imagem que está sendo pintada da empresa".



Ele também declarou não ser verdade que o Facebook prioriza o lucro em vez da segurança e bem-estar dos seus usuários. "Isso simplesmente não é verdade", escreveu.


Fonte: G1

Leia Mais ››

Site falso de leilão de automóveis engana clientes no interior de SP

Cursos, palestras, pacotes de viagens, lojas e até leilões são apenas alguns dos atrativos facilmente encontrados na internet. No entanto, o que pode parecer uma oferta interessante também pode ser uma estratégia usada por estelionatários para cometer golpes.


Registros de crimes virtuais aumentam 100% nos últimos três anos na região de Itapetininga — Foto: TV TEM/ Reprodução


À Tv Tem, um homem que preferiu não se identificar contou que o nome da empresa onde ele trabalha, em Itapeva (SP), foi usada para criar um site de leilão de automóveis falso e fazer várias vítimas.


"Buscamos a fundo, junto com os clientes, o que estava acontecendo e descobrimos que tinha uma empresa que pegou os nossos dados e criou a página na internet. No momento do pagamento, o suposto leiloeiro passou o número de outra conta", conta o empresário.


Para tentar reverter a situação e evitar que o nome da empresa continue sendo usado pelos golpistas, o advogado Fellipe Mello foi contratado.


"Estou tentando tirar a página do ar para evitar que outras pessoas caiam no golpe. Quando as ofertas são muito baratas, precisamos desconfiar. Nesse leilão havia carros que custavam quase R$ 100 mil abaixo da tabela", explica o advogado.


Crimes virtuais

Os registros de crimes virtuais, como estelionato, dobraram nos últimos três anos no estado de São Paulo. De acordo a Secretaria de Segurança Pública (SSP), só em Itapetininga, foram 74 boletins de ocorrência entre janeiro e julho de 2020 e, em 2019, durante o mesmo período, 38 notificações. Neste ano, foram 76 ocorrências.


Diante disso, o professor de Tecnologia de Informação, Valdinei Castelan, alertou sobre o conhecimento que os criminosos têm sobre o universo virtual.


Segundo ele, as ações são bastante planejadas para não deixar rastros e, por isso, é muito importante que as pessoas mantenham os sistemas dos computadores e celulares atualizados, para banir e identificar sites falsos com mais facilidade.


Ainda conforme o professor, uma outra dica é evitar o repasse de informações pessoais e registrar boletins de ocorrência caso o crime ocorra.


Fonte: G1

Leia Mais ››

89% das famílias passaram a valorizar mais o trabalho dos professores depois da pandemia, aponta Datafolha

Os professores passaram a ser mais valorizados por pais, responsáveis e alunos da rede pública de ensino durante a pandemia de covid-19, aponta levantamento do Datafolha encomendado por Itaú Social, Fundação Lemann e Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).


De acordo com a pesquisa divulgada na sexta-feira (15), 89% dos responsáveis reconhecem que os docentes têm um trabalho mais desafiador do que acreditavam antes da pandemia de covid-19.


Outros 89% assumem que ser um bom professor exige mais preparo do que acreditavam e 67% avaliam que os alunos passaram a respeitar mais os professores. Participaram da pesquisa 1.301 responsáveis que responderam por um total de 1.846 crianças e adolescentes com idades entre 6 e 18 anos da rede pública, em todas as regiões do país.


— Foto: Arte: g1


“Quando as escolas foram fechadas como medida sanitária para conter a disseminação do coronavírus, os professores tiveram um enorme desafio para se adaptarem às aulas remotas. Alguns não tinham familiaridade com a tecnologia ou sequer possuíam equipamentos ou conexão adequada. Mesmo assim, se reinventaram e trouxeram iniciativas de extrema importância para a continuidade do aprendizado das suas turmas”, explica a superintendente do Itaú Social, Angela Dannemann.


Professora da Escola Estadual de Pontezinha, em Pernambuco, Priscilla Ramos é um destes professores. Responsável por uma turma de 2º ano do ensino fundamental, ela se reinventou para garantir que a pandemia não prejudicasse tanto a alfabetização de seus alunos.


Para isso, Priscilla criou um projeto de biblioteca itinerante para estimular a leitura dos alunos e passou a se fantasiar como personagens das histórias para as aulas remotas. "Eles ficavam curiosos para saber como eu estaria vestida para a próxima aula e não faltavam, além de terem se tornado mais participativos".


Professora se fantasia para aulas — Foto: Foto: Arquivo pessoal


Professora Priscilla Ramos se fantasia durante aulas — Foto: Foto: Arquivo pessoal


A recompensa foi ver o desenvolvimento da escrita e da leitura de seus alunos e o reconhecimento dos pais. "Eu cuido de uma sala com 24 crianças e eles tiveram que se adaptar para cuidar de uma ou duas, então passaram a entender a complexidade do trabalho do professor", diz.


"Se eu tiver conseguido garantir 1% a educação das crianças e estimulado a curiosidade delas durante este período tão difícil que vivemos, já fico satisfeita", afirma Priscilla.


Fonte: g1

Leia Mais ››

6,7 milhões de pessoas procuram emprego há mais de um ano no Brasil

Fazendo upload: 121135 de 121135 bytes.


A quantidade de trabalhadores brasileiros procurando emprego há mais de um ano atingiu 6,749 milhões de pessoas no segundo trimestre de 2021. O volume representa 46,8% do total de desocupados (14,444 milhões) e é o mais alto desde 2012, início da série histórica.


Os dados fazem parte de um levantamento feito pela Tendências Consultoria, com base nos dados da Pnad Contínua do IBGE, obtido com exclusividade pela Globonews.


O levantamento mostra que o percentual de 46,8% atingido no segundo trimestre deste ano é 16 pontos percentuais maior que o registrado no mesmo período do ano passado. Os dados demonstram a elevação do desemprego de longa duração.


De acordo com o economista responsável pelo levantamento, a perda de capital humano causada por trabalhadores desempregados por tempo muito longo tende a reduzir o potencial de crescimento da economia no médio e longo prazo. Os trabalhadores, consequentemente, desaprendem tarefas, se desatualizam em relação às novas práticas e têm dificuldade em ser tão produtivos quanto antes.


Jovens de 18 a 24 anos

O estudo também aponta um alto volume de desempregados entre 18 e 24 anos, que já somam 4,2 milhões de desocupados nesta faixa etária. A taxa de desocupação entre os jovens ficou em 29,5% no segundo trimestre deste ano.


A diferença entre a taxa de desocupação entre jovens e os trabalhadores no geral aumentou. Historicamente, essa diferença é alta em alguns países do mundo, mas no Brasil ela se agravou ainda mais durante a pandemia.


A diferença percentual da taxa de desocupação entre os jovens e os demais trabalhadores era 13,8 pontos percentuais no 2º trimestre de 2019 e aumentou para 15,4 pontos percentuais no segundo trimestre deste ano.


Segundo a Tendências, o atraso desses jovens para se inserir no mercado de trabalho deve gerar um "efeito cicatriz", quando a desocupação ou a permanência em posições de trabalho precário acarretam efeitos adversos à carreira futura.


Como os primeiros anos de treinamento são essenciais ao desenvolvimento profissional, os jovens que iniciam suas carreiras em uma crise estarão em desvantagem duradoura, pois seus salários, oportunidades e confiança no local de trabalho podem nunca se recuperar totalmente.


Desigualdade regional

O levantamento ainda aponta que a recuperação do mercado de trabalho permanece mais lenta nos estados com maior vulnerabilidade econômica.


As maiores diferenças percentuais da taxa de desocupação, entre o 4º trimestre de 2019 e o 2º trimestre de 2021, permanecem nas regiões Norte e Nordeste — quando alguns dos estados registraram nível recorde da série histórica, como Pernambuco (21,8%), Maranhão (16,9%), Ceará (15,2%), Piauí (14,6%) e Pará (13,3%).


Fonte: G1

Leia Mais ››

Luan Santana acha cobra em sua casa: 'Minha preocupação foi devolver o animal ao seu habitat'



Luan Santana achou uma cobra na varanda de sua mansão em São Paulo e chamou o resgate do condomínio para devolver o animal.


"Minha preocupação foi a de devolver o animal em seu habitat natural, o que foi possível , já que o condominio é cercado de mata virgem e tem equipe preparada para o resgate e cuidados", disse o cantor ao g1.


No vídeo, Luan e os funcionários do condomínio conversam sobre a cobra e especulam se ela é uma jararaca ou uma cascavel. O cantor também mandou outro vídeo que mostra o animal já capturado mais de perto.


Fonte: G1

Leia Mais ››

Fiocruz entrega mais 4 milhões de doses de vacinas contra a Covid

A Fiocruz informou que entrega ao Ministério da Saúde nesta sexta-feira (15) cerca de 4 milhões de doses da vacina contra a Covid-19 produzidas em seu Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos/Fiocruz). A remessa será feita diretamente para o almoxarifado designado pelo ministério, para distribuição aos estados.


Vacina de Oxford/Astrazeneca/Fiocruz — Foto: Patrícia Coelho/Divulgação SMS/PMPA


Com o novo quantitativo, a Fundação alcança a marca de 111,7 milhões de doses de vacina disponibilizadas ao Programa Nacional de Imunizações (PNI). Bio-Manguinhos tem ainda garantidos 19 milhões de doses em diferentes estágios, dos quais 10,8 milhões passam por análises de controle de qualidade.


Calendário de reforço adiado no Rio

A Prefeitura do Rio relatou atraso na entrega de doses pelo PNI nesta sexta. O calendário de vacinação da terceira dose da vacina contra a Covid-19 em idosos foi adiado na cidade, segundo a Secretaria de Saúde. A previsão da Prefeitura do Rio é que seja retomado na próxima quinta-feira (21).


“Devido ao menor número de doses enviadas, a gente vai ter que atrasar o calendário da dose de reforço. Nossa previsão era que, nos primeiros 15 dias, fossem distribuídas para o Brasil 25 milhões de doses de vacina, mas o ministério distribuiu, até o momento, 15 milhões. Então, tem 10 milhões de doses distribuídas a menos. Com isso, o Rio de Janeiro recebe menos 300 mil doses de vacina e com isso a gente é obrigado a adiar nosso calendário em alguns dias”, explicou o secretário Daniel Soranz.


Fonte: G1

Leia Mais ››

Renan diz que leitura do relatório final da CPI da Covid foi adiada

O senador Renan Calheiros (MDB-AL), relator da CPI da Covid, informou neste domingo (17) ao g1 que a leitura do relatório final da comissão foi adiada.


Renan Calheiros (MDB-AL), relator da CPI da Covid — Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado


A leitura estava marcada para a próxima terça (19) e, segundo Renan, ainda não há nova data definida. De acordo com o relator, a decisão de adiamento foi do presidente da CPI, Omar Aziz (PSD-AM). À GloboNews, a assessoria de Aziz também confirmou o adiamento. O site do Senado já informa a mudança.


"A decisão não foi minha, foi do presidente, senador Omar. E eu concordo. Teremos mais tempo para discutir melhor o parecer e encaminhar melhores soluções. Acho que isso ajudará bastante no debate, dará mais tempo", afirmou Renan ao g1.


O relator informou ainda que apresentará a versão do relatório ao chamado G7 da CPI, grupo majoritário da comissão, antes de submeter o documento ao plenário. A GloboNews apurou que a reunião acontecerá nesta segunda (18).


"Se tiver um dia a mais [para a leitura], é muito melhor do que um dia a menos. Porque vou ter mais tempo para conversar com os companheiros e construirmos convergência e avançarmos para o que o resultado da comissão, o seu parecer, interprete o que ali se apurou e também o sentimento nacional", declarou Renan em entrevista à GloboNews (leia detalhes mais abaixo).


Programação

De acordo com o site da CPI, também foi cancelada a reunião marcada para esta segunda-feira (18) que ouviria Nelson Mussolini, do Conselho Nacional de Saúde (CNS), e Elton da Silva Chaves, do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems).


Eles representam as entidades na Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde (Conitec), órgão consultivo do Ministério da Saúde.


Está mantida, porém, audiência pública nesta segunda para ouvir o depoimento de "vítimas diretas e indiretas" da pandemia. Serão ouvidos Mayra Pires Lima, Giovanna Gomes Mendes da Silva e Rosane Maria dos Santos.


Também está marcada para terça-feira (19) reunião a fim de ouvir Elton da Silva Chaves, do Conasems.


Relatório final

A TV Globo apurou que o relatório final da CPI da Covid deve pedir o indiciamento do presidente Jair Bolsonaro por 11 crimes na condução da pandemia.


Também devem ser responsabilizados filhos do presidente, ministros e ex-ministros, funcionários e ex-funcionários do governo, deputados e médicos. No total, deve propor que 63 pessoas sejam indiciadas.


Os senadores interrogaram 59 pessoas na condição de convidadas, testemunhas ou investigadas.


Em seis meses de trabalho, assessores do Senado, policiais federais, auditores da Receita Federal e do Tribunal de Contas da União ajudaram a analisar dados fiscais, bancários e telefônicos, mensagens apreendidas em celulares, e-mails, telegramas diplomáticos, contratos e outros milhares de documentos de domínio público e sigilosos.


Nas mais de mil páginas do relatório, Renan Calheiros deve afirmar que:


o governo manteve um gabinete paralelo para dar suporte a medidas na área de saúde contra as evidências científicas;

trabalhou com a intenção de imunizar a população por meio de contaminação natural, a chamada imunização de rebanho;

priorizou o tratamento precoce sem eficácia comprovada;

agiu contra a adoção de medidas não farmacológicas, como o distanciamento social e o uso de máscaras;

deliberadamente, atuou para atrasar a compra de vacinas.


Responsabilização de Bolsonaro

Em entrevista à GloboNews neste domingo (17), Renan disse que, se o presidente Jair Bolsonaro quer agir como "troglodita" em relação à pandemia, deve ser responsabilizado por seus atos.


"O presidente da República tem o direito de ser troglodita? Ele tem, ele que faça o que quiser. Agora, ele precisa saber que, se ele quiser ser troglodita, se ele quiser continuar dando impulso à sua compulsão de morte, se ele estiver tramando contra a vida das pessoas ou deixando de fazer aquilo para o qual ele estaria obrigado, ele vai ter que ser responsabilizado, sim", declarou.


Renan disse ainda que a sociedade acompanhou a "loucura" de Bolsonaro de fazer discursos contra a vacina e defender a tese da imunidade de rebanho, que pressupõe a superação da pandemia por meio do alto percentual de pessoas contaminadas, tese rechaçada pela comunidade científica.


"É óbvio que, se alguém tem que ser responsabilizado, é o presidente da República, porque diretamente colaborou para que isso acontecesse, poderia ter evitado as mortes evitáveis e não cumpriu seu dever de agir e, diferentemente, agravou a circunstância e o morticínio", completou.


Fonte: G1

Leia Mais ››

Bolsonaro sanciona lei que retira mais de R$ 600 milhões de verbas para ciência e pesquisa



O presidente Jair Bolsonaro sancionou nesta sexta-feira (15) a lei aprovada pelo Congresso que remanejou mais de R$ 600 milhões do Orçamento 2021 previstos, originalmente, para financiamento de pesquisas e projetos científicos.


O texto aprovado no Congresso abre crédito suplementar de R$ 690 milhões para sete ministérios. Inicialmente, no entanto, o projeto era outro: destinar R$ 655,4 milhões para o Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT).


A mudança foi feita já no Congresso, mas a pedido do Ministério da Economia. Até esta sexta, o governo ainda não havia enviado um novo projeto para recompor as verbas de investimento em pesquisa.


O ministro de Ciência e Tecnologia, Marcos Pontes, chegou a chamar o remanejamento de "falta de consideração" e cobrar correção "urgentemente". Depois, afirmou que foi "pego de surpresa" e ficou "chateado", mas ouviu do Planalto uma promessa de que a verba será reposta.


O FNDCT, que receberia a maior parte dos R$ 690 milhões e foi ignorado na versão sancionada por Bolsonaro, é a principal fonte de recursos para fomento à pesquisa e para as bolsas do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).


Na versão final do texto, o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações é contemplado com R$ 89,8 milhões. A maior parte (R$ 82,577 milhões) será destinada à política nuclear, incluindo a produção e ao fornecimento de radiofármacos – insumos usados no tratamento de câncer e que tiveram a produção interrompida no país por falta de verba. 


Sem verba, Ipen esgota insumos para tratar e diagnosticar câncer


A verba para política nuclear também será usada em armazenamento de rejeitos radiativos e proteção radiológica e implantação do reator multipropósito brasileiro e do laboratório de fusão nuclear.


Para onde foi o dinheiro?

O restante do dinheiro previsto originalmente para ciência e tecnologia foi remanejado, por orientação do ministro Paulo Guedes, para outros seis ministérios:


R$ 252,2 milhões para o Ministério do Desenvolvimento Regional, sobretudo para apoio à Política Nacional de Desenvolvimento Urbano Voltado à Implantação e Qualificação Viária e Projetos de Desenvolvimento Sustentável Local Integrado

R$ 120 milhões para o Ministério da Agricultura, principalmente para fomento ao setor agropecuário;

R$ 100 milhões para o Ministério das Comunicações, para apoiar iniciativas de inclusão digital;

R$ 50 milhões para o Ministério da Educação, para apoio à infraestrutura para a educação básica;

R$ 50 milhões para o Ministério da Saúde, para políticas de saneamento básico;

R$ 28 milhões para o Ministério da Cidadania, principalmente para apoio a projetos e eventos de esporte, educação, lazer e inclusão social.

De acordo com a lei sancionada, o crédito suplementar será aberto por meio da incorporação de superávit financeiro apurado no balanço patrimonial da União do exercício de 2020.


Em busca de novos recursos


Segundo o líder do PSDB no Senado, e presidente da Frente Parlamentar da Ciência e Tecnologia, Izalci Lucas (DF), o governo prometeu repor os recursos do FNDCT. A proposta é enviar essa recomposição em um novo pedido de crédito suplementar – que ainda não foi protocolado.


"Se não fizer, não votaremos nada na Comissão Mista de Orçamento (CMO)", disse.


Izalci afirma que, caso esse novo projeto não chegue, os parlamentares podem incluir verbas para o fundo de pesquisas em textos que já estão em tramitação. A ideia, diz o senador, é resolver a questão até o fim deste mês.


Entidades reagem

Após a aprovação do projeto pelo Congresso, entidades ligadas à ciência divulgaram manifestações contrárias ao esvaziamento do FNDCT.


Em nota conjunta, a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), a Academia Brasileira de Ciências (ABC), a Associação Nacional de Pós-Graduandos, a Academia Nacional de Medicina (ANM) e mais quatro entidades afirmaram que, ao pedir o remanejamento dos recursos, o Ministério da Economia descumpriu uma lei complementar que proíbe o bloqueio de recursos do FNDCT a partir deste ano.


“Causa justificada indignação que a equipe econômica se recuse a cumprir as leis do país, manobrando nos últimos minutos de um processo legislativo que tem seu tempo, para evitar alocar o dinheiro arrecadado para financiar a ciência, tecnologia e inovação”, lê-se na nota.


“Quando mais precisamos da ciência, a equipe econômica age contra a lei, com manobras que sugerem a intenção deliberada de prejudicar o desenvolvimento científico do Brasil”, afirmam as entidades.


Fonte: G1

Leia Mais ››