quinta-feira, julho 04, 2019

Eleições de 2020 terão 180 mil novas urnas

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) vai comprar cerca de 180 mil urnas eletrônicas para serem usadas nas eleições municipais do ano que vem, quando serão escolhidos novos prefeitos, vice-prefeitos e vereadores. As novas urnas vão substituir as mais antigas, que entraram em funcionamento em 2006 e 2008. O custo da aquisição ainda não foi definido.

FOTO: ARQUIVO/PORTAL NO AR

Nesta semana, o TSE realizou audiência pública para colher sugestões das empresas interessadas. O TSE também tirou dúvidas sobre especificações técnicas, segurança e manutenção da urna. Está prevista para a próxima terça-feira (9) a divulgação  de um parecer técnico sobre as propostas recebidas pelo tribunal.

Segundo o secretário de Tenologia da Informação do TSE, Giuseppe Janino, a substituição dos equipamentos é necessária para melhorar a tecnologia utilizada nas urnas. De acordo com o secretário, o Brasil realiza a maior eleição informatizada do mundo.

“Saímos de um processo eleitoral manual, com baixos índices de credibilidade, até alcançarmos alto nível de confiança junto ao cidadão, utilizando os atributos de integridade e de segurança que só o paradigma digital proporciona”, disse Janino.

As urnas eletrônicas começaram a ser utilizadas nas eleições municipais de 1996. Segundo o TSE, nunca houve qualquer espécie de fraude no sistema eletrônico de votação.

Fonte: Agência Brasil
Leia Mais ››

Pesquisa aponta que 20% dos usuários de cartão de crédito são adeptos a bancos digitais

Os bancos digitais, aqueles que prestam seus serviços pela internet e não necessitam de uma estrutura física da agência, vêm ganhando cada vez mais espaço no país, sobretudo em meio ao enorme potencial do mercado de crédito. É o que revela pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil). Entre os consumidores que utilizaram cartão de crédito nos últimos 12 meses, a maioria (76%) foi de instituições de financeiras tradicionais e 36% de lojas varejistas. No entanto, 21% dos entrevistados já adotam cartões de crédito ligados a fintechs ou bancos digitais como meio de pagamento no dia a dia. Número que cresce entre os mais jovens, chegando a representar 32% dos casos.

FOTO: REPRODUÇÃO

Os principais atrativos para a escolha do serviço são isenção de anuidade e juros e taxas mais baixas em relação aos bancos tradicionais (54%). Além disso, 49% apontam a vantagem de resolver tudo pelo celular, sem a burocracia do atendimento presencial em uma agência. Outros 41% destacam a aprovação de crédito mais rapidamente e de forma menos burocrática.

Na avaliação do presidente do SPC Brasil, Roque Pellizzaro Junior, o avanço das fintechs reflete as transformações que o segmento de serviços financeiros vem enfrentando atualmente. “O consumidor se tornou mais exigente à medida que passou a ter controle sobre como e quando terá acesso a determinados produtos. Cenário que levou à popularização dos bancos 100% digitais, os quais têm como apelo a oferta de serviços com mais eficiência e melhores taxas”, explica o presidente.

77% dos brasileiros utilizaram cartão de crédito ao menos uma vez nos últimos 12 meses; cresce o número de compras de eletrônicos feitas no cartão

Com a expansão da oferta de serviços bancários, o que se percebe é a consolidação do cartão de crédito como uma das principais modalidades de compra parcelada entre os brasileiros. De acordo com o levantamento, sete em cada dez (77%) consumidores recorreram ao cartão para despesas pessoais no último ano, sendo que 66% fizeram uso todos os meses. Em média, os usuários possuem cinco parcelas a serem quitadas nos próximos meses, enquanto 26% não possuem nenhuma compra parcelada.

Considerando os produtos mais adquiridos com cartão, roupas, calçados e acessórios dividem a liderança do ranking com os eletrônicos, ambos com 54% das menções, respectivamente. No caso dos eletrônicos, o estudo aponta que houve um aumento de 10 pontos percentuais nas compras com cartão de crédito em relação a 2018. Na sequência, aparecem os itens de farmácia e medicamentos (47%), supermercado e mantimentos (46%), eletrodomésticos e eletroportáteis (45%), além de perfumes e cosméticos (32%).

Outro dado mostra que os entrevistados possuem, em média, dois cartões de crédito e a razão mais citada é a possibilidade de contar com mais de uma opção de bandeira no caso de alguma delas não ser aceita pelas lojas (45%). Já 39% disseram buscar melhores prazos ao escolher o cartão de acordo com a data de fechamento da fatura e 28% alegam não pagar anuidade. O valor médio pago pela anuidade dos cartões é de R$135. Quase metade (48%) participam de algum programa de fidelidade para acumular pontos e trocar por benefícios, mas apenas 68% utilizam os pontos dos que foram acumulados nas compras.

Cresce percentual de quem não controla gastos no cartão. Quase metade já ficou com nome sujo por não pagar fatura nos últimos 12 meses

O estudo constatou que, ao adquirir um cartão de crédito, 20% das pessoas ouvidas não analisaram as tarifas que são cobradas, sobretudo por falta de interesse ou porque nem mesmo pensaram nisso (14%). Entre os 70% que tiveram o cuidado de analisar, 49% verificam as tarifas cobradas e 30% ficaram de olho nos juros que incidem nas faturas por atraso no pagamento ou uso do rotativo.

Apesar de 60% dos entrevistados afirmarem que controlam os gastos com cartão de crédito, 39% admitem que a gestão não é feita de forma frequente — um aumento de 10 pontos percentuais em relação a 2018. O principal motivo alegado por 14% deve-se ao fato de que os comprovantes da compra são guardados e para 12%, a fatura é checada somente no fim do mês. Como consequência desse tipo de comportamento, 46% dos brasileiros que fizeram compras com cartão de crédito no último ano ficaram com nome sujo e 32% tiveram o cartão bloqueado por falta de pagamento da fatura, percentual que sobe para 42% considerando usuários de 35 a 49 anos. A boa notícia é que embora 14% permaneçam com nome sujo, um terço (33%) já regularizou a situação.

“O controle financeiro do cartão de crédito, feito com regularidade e antecedência, é a única maneira de o consumidor saber o quanto já gastou e o quanto ainda pode gastar. De nada adianta conferir a fatura no fim do mês, quando as despesas já foram realizadas. O ideal é, antes de fazer uma aquisição com o cartão, saber se essa despesa está mesmo dentro do orçamento previsto”, alerta o educador financeiro do SPC Brasil, José Vignoli.

De acordo com a pesquisa, 86% não sabem a taxa de juros mensal a pagar por entrar no rotativo e 15% possuíam, em abril, alguma fatura no cartão de crédito em atraso. No entanto, 77% garantiram estar com os pagamentos em dia. Além disso, o estudo revela que 31% dos usuários de cartão já pagaram apenas o mínimo da fatura alguma vez, enquanto 16% costumam recorrem ao mínimo ocasionalmente ou quando necessário. Nota-se ainda que 48% nunca pagaram o mínimo da fatura.

As informações são da CNDL.

Fonte: Portal no Ar
Leia Mais ››

Número de bares registra crescimento de 18,8% no RN

Movido ou não por eventos esportivos, como a Copa América, o setor de bares e estabelecimentos especializados na venda de drinques e bebidas alcoólicas está em alta no Rio Grande do Norte. O segmento apresentou um aumento de 18,8% no número de empreendimentos no último ano. Entre 2015 e 2019, a quantidade de estabelecimentos quase dobrou no estado, subindo de 869 para 1.585 pequenos negócios nessa área, de acordo com um levantamento feito pelo Sebrae no Rio Grande do Norte.

FOTO: MORAES NETO/AGÊNCIA SEBRAE RN

Um dos termômetros para medir o aquecimento do setor tem sido a atratividade desse tipo de negócio entre os Microempreendedores Individuais (MEI). O comércio de bebidas já é a quarta atividade que mais formaliza MEI no estado. Segundo dados do Sebrae, já são 3.242 empreendedores enquadrados nessa categoria jurídica do Simples Nacional desempenhando essa atividade.

O negócio de bares e restaurantes é o que oferece o maior número de empregos, em torno de seis milhões de pessoas em todo o Brasil, conforme a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel). Mas para partir para esse tipo de empreendimento, o empresário deve tomar providências importantes, já que o estabelecimento mexe diretamente com o público. Além disso, é preciso muita criatividade para que o negócio tenha aceitação de público com perfis diferentes, desde o mais simples ao mais sofisticado.

Pode parecer uma atividade simples, mas, para ser competitivo e lucrativo, o empreendedor que vai investir nessa área precisa estar atento a alguns cuidados para tornar o empreendimento atrativo: o ambiente e a decoração, o som, música, jogos, etc. Por isso, são necessários alguns cuidados na hora de abrir um estabelecimento dessa natureza.

O segmento é também importante para a atração de turistas e nos grandes centros urbanos chega a ser uma das principais opções de lazer da população. Vida noturna e gastronomia são ligados diretamente ao ramo, por isso o serviço prestado por um bar deverá ser concebido com visão profissional. Requer uma avaliação objetiva sobre a forma de atuação, público-alvo, localização, cardápio de comidas e bebidas a serem oferecidas, bem como as expectativas comerciais que esse tipo de empreendimento requer. O Sebrae elaborou algumas dicas para quem deseja investir nesse tipo de negócio e ter um bar lucrativo.

Confira:

1 – Criatividade para o negócio dar certo

Bar é o tipo de negócio com grande concorrência, o que exige do proprietário muita criatividade. É necessário observar o mercado local e identificar o nicho de clientes para o qual o estabelecimento estará direcionado. A ociosidade do estabelecimento pode ser alta, de até 50%, nos dias de baixo movimento, dependendo da localização e proposta de valor do bar, o que exige iniciativas na gestão financeira e na divulgação de eventos e promoções. Sendo um ponto de encontro, os bares são muito procurados em dias de jogos importantes, em especial finais de campeonato e Copa do Mundo.

2 – A importância da localização

Uma boa localização é aquela que está no caminho dos clientes, perto de algum ponto de atração das pessoas, que podem ser os futuros frequentadores do recinto e que tenha acesso ao estabelecimento com menor grau de dificuldade. Por este motivo, a escolha do local onde o bar será instalado tem que ser feita por meio de pesquisas para identificar o perfil dos clientes, seu poder aquisitivo, hábitos, cultura e gostos. A proximidade com universidades, cursinhos, zonas comerciais e escritórios ajuda a angariar novos frequentadores e uma clientela jovem.

3 – Exigências legais e específicas

É necessário contratar um contador profissional para legalizar a empresa na Junta Comercial, nas Secretarias da Receita Federal (CNPJ) e de Fazenda, Prefeitura do Município (Alvará), enquadramento na Entidade Sindical Patronal, cadastramento no sistema “Conectividade Social – INSS/FGTS” da Caixa e no Corpo de Bombeiros Militar. Além do cumprimento às exigências é importante consultar a administração sobre a legislação local para esse tipo de negócio.

4 – Estrutura e identidade visual

A estrutura de um bar pode ser simples: balcão, salão para as mesas, banheiros, depósitos para estoque e cozinha. Mas se a clientela for exigente, é necessário um projeto arrojado, inclusive temático. Seja criativo na hora de criar um nome e lembre-se que a identidade visual deve estar em sintonia com a proposta do seu negócio. Diversificar e inovar são formas de agregar valor ao negócio, criando motivos para a constante atração de público. Uma das estratégias é acompanhar as tendências ditadas pela TV, novelas, filmes, entre outros.

5 – Funcionários, o cartão postal do estabelecimento

Ao escolher garçons, cozinheiros, barman, você deve ter cuidado, pois eles são o cartão de visita do seu negócio. O mais importante é que os funcionários sejam treinados e qualificados, contribuindo para que o bar seja realmente um local agradável e que os clientes valorizem o bom atendimento. Cortesia, atenção, respeito, honestidade, são valores que o proprietário deve transmitir aos seus empregados e zelar por sua manutenção.

Fonte: Portal no Ar
Leia Mais ››

Pesquisadores encontram pela 1ª vez no RN filhote de tartaruga encalhado após ingerir lixo

Um filhote de tartaruga marinha, de 9 centímetros de comprimento e 60 gramas, foi encontrado encalhado e expelindo resíduos sólidos na Praia de Búzios, no município de Nísia Floresta, na Grande Natal. O caso chamou a atenção de pesquisadores do RN por ser considerado raro - e inédito no estado - tartarugas nesta fase de desenvolvimento ingerirem lixo, além de pouco registrado também o encalhe nesta idade. Ela foi resgatada.

Tartaruga marinha encontrada em Búzios, em Nísia Floresta RN — Foto: Divulgação
Tartaruga marinha encontrada em Búzios, em Nísia Floresta RN — Foto: Divulgação

A tartaruga, da espécie conhecida como "Cabeçuda" ou cientificamente chamada de 'Caretta caretta", foi encontrada encalhada na praia na terça-feira passada (2) por moradores da região, que acionaram a ONG Oceânica. Na sequência, o projeto Cetáceos da Costa Branca, da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN), que trabalha com pesquisa e reabilitação de animais marinhos, foi chamado.

"Uma das grandes ameaças a esses animais é a ingestão de resíduos sólidos, como plásticos por exemplo, que causam danos que, na maioria das vezes, levam o animal à morte. No caso desse filhote em especial, foi registrado plástico duro sendo expelido da sua cloaca. Esse animal está em uma fase de desenvolvimento que os pesquisadores chamam de 'anos perdidos', porque existe pouco conhecimento científico sobre esse período", explicou Simone Almeida Gavilan, professora da UFRN e pesquisadora do Projeto Cetáceos da Costa Branca.


A situação do filhote chamou a atenção por se tratar de um caso de ingestão de lixo por um animal pequeno e oriundo de regiões oceânicas. Para o projeto Cetáceos da Costa Branca, que atua há 21 anos, esse registro é inédito no RN. "O projeto registra quase que diariamente tartarugas marinhas com problemas decorrentes de ingestão de resíduos sólidos, porém nunca havia registrado nenhum animal, nessa fase de desenvolvimento, com problemas decorrentes de lixo. É um registro impactante e verdadeiramente preocupante", afirmou Simone Almeida, alertando sobre as preocupações com o descarte de lixo.

Plástico duro foi expelido pelo filhote de tartaruga no RN — Foto: Divulgação
Plástico duro foi expelido pelo filhote de tartaruga no RN — Foto: Divulgação

A tartaruga encontrada está estável e passa por um processo de hidratação e alimentação forçada. O animal se apresentou mais responsivo ao estímulo do ambiente nesta quinta-feira (4).

Situação perigosa
As tartarugas marinhas estão entre os animais marinhos que mais sofrem com a ingestão de lixo jogado ao mar. O projeto Cetáceos da Costa Branca aponta que ingestão de resíduos sólidos está entre as maiores causas de morte desses animais, afetando principalmente juvenis de tartarugas marinhas que confundem o plástico e outros tipos de lixo com seus alimentos.

O projeto alerta ainda que no Brasil todas as espécies de tartarugas marinhas estão ameaçadas de extinção na classificação do Ministério do Meio Ambiente e a tartaruga cabeçuda é tida como “em perigo”.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Detran começa a emitir cartão de estacionamento para idosos e portadores de deficiência no RN

O Departamento Estadual de Trânsito do Rio Grande do Norte (Detran) começou a emitir o cartão que dá acesso gratuito às vagas de estacionamento em estabelecimentos públicos e privados em todo o Estado. Uma lei estadual dispõe sobre a concessão de cartão especial de estacionamento para idosos e pessoas com deficiência (PcD).

Cartão de estacionamento para idosos e deficientes começa a ser emitido pelo Detran — Foto: Divulgação
Cartão de estacionamento para idosos e deficientes começa a ser emitido pelo Detran — Foto: Divulgação

Para ter acesso ao benefício, é necessário possuir CNH válida e veículo em nome do beneficiado. Para os casos de pessoas com deficiência menores de idade, é necessário nomear um responsável. O cartão é de uso pessoal e intransferível.

Para o idoso e pessoas com deficiência maiores de idade realizarem o cadastro basta comparecer ao atendimento no setor de Habilitação do Detran, de posse dos seguintes documentos:

Requerimento (Clique AQUI para baixar o modelo),
RG,
CPF,
Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV),
comprovante de residência,
Carteira Nacional de Habilitação (CNH) válida.
Para a pessoa com deficiência menor de idade, é necessário apresentar RG, laudo médico e CRLV no nome do menor. Já os documentos do responsável são: RG, CPF, comprovante de residência e CNH válida.

O cartão é gratuito e a emissão pode levar até 10 dias para a confecção do documento, que será encaminhado para o e-mail cadastrado. Além da sede do Detran, os interessados poderão solicitar o cartão nas Centrais do Cidadão e postos de atendimento do órgão no interior do Estado.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Nova lei determina que 30% dos alimentos comprados pelo Governo do RN sejam da Agricultura Familiar

Cerca de 90 mil famílias de agricultores devem ser beneficiadas através da Lei 10.536/19, sancionada na noite desta quarta-feira (03), segundo o governo do Rio Grande do Norte. A norma institui o Pecafes - Programa Estadual de Compras da Agricultura Familiar e Economia Solidária, que obriga o Estado comprar pelo menos 30% de gêneros alimentícios produzidos pela agricultura familiar para suprir hospitais, restaurantes populares, presídios, entre outras instituições.

Produtores rurais, dona Rita Maria de Lima, 52, e Antônio Pereira Torres, 61, devem ser beneficiados por novo programa de compra da Agricultura Familiar no RN — Foto: Sandro Menezes
Produtores rurais, dona Rita Maria de Lima, 52, e Antônio Pereira Torres, 61, devem ser beneficiados por novo programa de compra da Agricultura Familiar no RN — Foto: Sandro Menezes

A assinatura da governadora Fátima Bezerra (PT) ocorreu na abertura do Fórum de Secretários da Agricultura Familiar, realizado na Cecafes (Central de Comercialização da Agricultura Familiar e Economia Solidária).

Produtores de Apodi serão beneficiados por programa de compras governamentais no RN — Foto: Sandro Menezes
Produtores de Apodi serão beneficiados por programa de compras governamentais no RN — Foto: Sandro Menezes

Segundo dados da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar (Sedraf), o Estado é hoje o maior comprador dos alimentos da agricultura familiar e movimentou, só em 2018, cerca de R$ 5 milhões desse mercado. Para 2019, a partir da nova lei, a expectativa é de que esse valor alcance a faixa dos R$ 20 milhões.


Com a sanção da nova legislação, as 90 mil famílias potiguares com Declaração de Aptidão ao Pronaf (Daps) ativa, documento que permite aos agriculturas familiares ter acesso às políticas públicas, linhas de crédito, entre outros, estarão habilitadas a participar das compras governamentais.

Pelo menos 30% dos alimentos comprados pelo Governo do RN têm que ter origem da agricultura familiar, diz lei — Foto: Sandro Menezes
Pelo menos 30% dos alimentos comprados pelo Governo do RN têm que ter origem da agricultura familiar, diz lei — Foto: Sandro Menezes

As demais famílias contabilizadas pelo Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), cerca de 145 mil que estão com Daps inativas, continuarão recebendo assistência da Sedraf para regularizarem sua situação. Entre as metas da secretaria, os mutirões de documentação e concessão de títulos fundiários representam dois grandes passos rumo à inclusão do maior número de famílias aos programas públicos.

Dona Rita Maria de Lima, 52, e Antônio Pereira Torres, 61 - casal de Apodi - deve ser uma das famílias beneficiadas. “Eu sou agricultora desde criança e foi assim que aprendi a viver nesse sertão de meu Deus. Para mim não tem coisa melhor do que poder trabalhar”, diz a mulher.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Cabral admite que comprou, por US$ 2 milhões, votos para trazer a Olimpíada para o Rio

O ex-governador Sérgio Cabral admitiu pela primeira vez que comprou, por US$ 2 milhões, votos que garantiram a escolha do Rio como sede da Olimpíada de 2016.

Em depoimento nesta quinta-feira (4) ao juiz Marcelo Bretas, da 7ª Vara Federal Criminal, responsável pela Lava Jato no Rio de Janeiro, Cabral disse que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ex-prefeito Eduardo Paes não participaram do esquema, mas sabiam dos pagamentos de propina.

Em nota, a assessoria de Lula afirmou: "É inverídica e sem provas a referência feita ao ex-presidente Lula pelo ex-governador Sergio Cabral".

Paes disse: "no depoimento dado hoje, o Sr. Sérgio Cabral disse, com todas as letras, que Eduardo Paes não participou de qualquer esquema de compra de votos. Eduardo Paes reafirma, ainda, que nunca soube da existência do referido esquema.”

O interrogatório desta quinta foi um pedido da defesa de Cabral, que pretende colaborar com as investigações da Operação Unfair Play. Ele afirmou que o ex-presidente do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), Carlos Arthur Nuzman, indicou o presidente da Federação Internacional de Atletismo (IAAF), Lamine Diack, como intermediário da negociata.

No processo, Cabral é acusado pelo Ministério Público Federal de envolvimento em um suposto esquema de compra de votos no Comitê Olímpico Internacional (COI). Os investigadores querem saber se houve fraude na eleição do Rio para receber os Jogos Olímpicos.

Além de Cabral e de Nuzman, o ex-diretor do COB Leonardo Gryner e o empresário Arthur Soares Filho, conhecido como Rei Arthur, foram denunciados por corrupção devido à suspeita de compra de votos. As defesas negam. Lamine Diack e o filho dele, Papa, são acusados de intermediar o pagamento de US$ 2 milhões.

Detalhes do depoimento de Cabral
No depoimento desta quinta, Cabral contou que, em agosto de 2009, durante a campanha trazer os Jogos Olímpicos ao Rio, foi procurado por Nuzman, então presidente do COB, para um "encontro urgente" depois de um evento esportivo em Roma.

"Eu não sabia qual seria a repercussão de um núcleo europeizado muito forte [na votação]. Nessa natureza, o Nuzman vira pra mim e me fala: 'Sérgio, quero te abrir que o presidente da IAAF, Lamine Diack, ele é uma pessoa que se abre pra vantagens indevidas. Ele pode garantir 5 ou 6 votos. Ele quer, em troca, US$ 1,5 milhão'", disse o ex-governador.

No interrogatório, Cabral disse ter perguntado a Nuzman de onde viriam os votos e qual a garantia de que seriam de fato obtidos. O então presidente do COB teria respondido que seriam de membros africanos do comitê e também de representantes do atletismo.

Serguei Bubka e Alexander Popov
Entre os nomes citados por Cabral como tendo vendido o voto estão dois grandes nomes da história do esporte olímpico: o ucranianos Serguei Bubka, considerado o maior saltador com vara de todos os tempos, e o nadador russo Alexander Popov, quatro vezes medalhista de ouro olímpico.


"O COI tem uma cota de atletas que votam. Além deles, me garantiram o nome do ex-atleta Serguei Bubka (ucraniano) e de Alexander Popov, grande campeão da natação", contou Cabral.

A equipe de reportagem ainda não obteve resposta de Bubka e Popov sobre as acusações.

Após o encontro, Cabral disse que iria confiar em Nuzman para tratar dessa negociação. Afirmou, no entanto, que iria conseguir um empresário de confiança para fazer os pagamentos necessários para o acordo.

"Eu chamei o [empresário] Arthur Soares e falei pra ele da necessidade de conseguir o dinheiro para os votos. Isso foi debitado do crédito que eu tinha com ele. Fui eu que paguei. Eu dei o telefone do Léo [Leonardo Gryner, ex-diretor de operações da Rio 2016], e eles acertaram com esse Papa Diack, filho de Lamine Diack", contou o ex-governador.

Cabral disse que, em setembro de 2009, em Paris, dias antes do jantar que ficou conhecido como "Farra dos Guardanapos", Gryner e Nuzman o alertaram sobre a possibilidade de conseguir mais votos para a campanha do Rio.

"Em Paris, no hotel, eu fui chamado no canto pelo Léo e pelo Nuzman, que me falaram de um problema. O Nuzman falou que Papa Diack disse que conseguiria mais votos. Ele disse que poderíamos chegar em 9 votos no total. Mas que precisava de mais US$ 500 mil. Eu disse pra ele que seria feito", contou Cabral.

O evento citado aconteceu em 14 de setembro e o pagamento teria sido feito no dia 29 do mesmo mês.

Diante de Bretas, Cabral afirmou que talvez a compra de votos não fosse necessária para que o Rio fosse escolhido como sede olímpica. Mas o ex-governador questionou: "E se eu não tivesse comprado? Eu não iria ficar nessa dúvida".

Os réus no processo

Sérgio Cabral, ex-governador do Rio de Janeiro
Carlos Arthur Nuzman, ex-presidente do Comitê Olímpico Brasileiro (COB)
Leonardo Gryner, ex-diretor do COB e ex-diretor de operações da Rio 2016
Arthur Soares Filho, empresário conhecido como Rei Arthur que teria participado do esquema de compra de votos
Lamine Diack, ex-presidente da Federação Internacional de Atletismo (IAAF)
Papa Massata Diack, filho de Lamine
De acordo com a denúncia do MPF, Cabral, Nuzman e Gryner solicitaram diretamente a Arthur Soares Filho o pagamento de US$ 2 milhões para Papa Diack, para garantir votos para o Rio de Janeiro na eleição da cidade-sede da Olimpíada de 2016, o que configura corrupção passiva. As defesas negam.

Como Lamine Diack e Papa Diack são estrangeiros, o juiz Marcelo Bretas determinou que o processo fosse desmembrado, para que ambos sejam investigados no país em que residem.

Defesas negam participação na compra de votos
Em nota, a defesa de Carlos Arthur Nuzman disse que ele "repele veementemente" a "questão da compra de votos". "Isso não aconteceu. O depoimento do Sr Sérgio Cabral hoje corrobora tudo o que já havia sido dito no decorrer do processo. O Nuzman não recebeu um centavo. Nunca Integrou essa organizado criminosa", diz o comunicado.

"Não teve nenhum benefício com as obras que aconteceram depois da vitória em 2009. O que Cabral falou sobre compra de votos: ele está condenado a 200 anos de prisão e fala qualquer coisa. E mesmo se tivesse acontecido, isso seria uma corrupção privada, que não é crime no Brasil."

Leonardo Gryner afirmou, em nota: "Ficou claro que Sérgio Cabral falta com a verdade e não apresenta qualquer prova de seus relatos, mantendo-se integra a prova produzida na instrução criminal que isenta Leonardo Gryner de qualquer responsabilidade! Se houve compra de votos ele não participou!".

A defesa de Arthur Soares Filho disse que ele "está e sempre esteve à disposição das autoridades para esclarecimentos".


Nova estratégia de Cabral
Em uma nova estratégia da defesa, o ex-governador tem revelado mais detalhes nos casos em que confessou participação. Vários novos depoimentos estão sendo marcados.

Na última segunda-feira (1), Sérgio Cabral disse a Bretas que o empresário Arthur Soares, conhecido como Rei Arthur, atuava junto aos políticos do Estado.

Segundo Cabral, o empresário fraudava licitações, organizava os prestadores de serviços durante seu governo e ainda fazia doações, através de caixa 2, para parceiros políticos do ex-governador.

Cabral está preso desde novembro de 2016 e acumula quase 200 anos de detenção — Foto: Wilton Junior/Estadão Conteúdo/Arquivo
Cabral está preso desde novembro de 2016 e acumula quase 200 anos de detenção — Foto: Wilton Junior/Estadão Conteúdo/Arquivo

De acordo com o depoimento, Rei Arthur pagou R$ 6 milhões para a campanha de Eduardo Paes (DEM), em 2008, e mais R$ 5 milhões para ajudar a eleger Lindbergh Farias (PT) como senador, em 2010. Paes diz que doações foram declaradas e devidamente aprovadas pela Justiça Eleitoral e a assessoria de Lindbergh ainda não respondeu aos contatos da reportagem do G1.

Cabral responde a 29 processos e já foi condenado em 9 deles, somando 198 anos de prisão na Justiça Federal do Paraná e do Rio de Janeiro.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Brumadinho: corpo encontrado estava a oito metros de profundidade

O corpo do homem de cerca de 50 anos encontrado nesta quarta-feira (3), cinco meses após o rompimento da barragem em Brumadinho, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, estava a oito metros de profundidade.

Bombeiros encontram corpo praticamente intacto após cinco meses de busca em Brumadinho — Foto: Corpo de Bombeiros/Divulgação
Bombeiros encontram corpo praticamente intacto após cinco meses de busca em Brumadinho — Foto: Corpo de Bombeiros/Divulgação

Segundo o Corpo de Bombeiros, a vítima estava em uma área considerada prioritária já que segmentos de outros corpos também foram achados no local.

O corpo estava praticamente intacto graças a um fenômeno conhecido por saponificação que desacelera o processo de decomposição. De acordo com o porta-voz do Corpo de Bombeiros, tenente Pedro Aihara, a concentração de minério, a baixa temperatura e a umidade ajudaram a preservá-lo.

A área onde o corpo foi encontrado era local de operação de maquinário pesado na Mina Córrego do Feijão, pertencente à Vale. Um trabalho de cruzamento de dados é feito para otimizar as buscas que já duram 161 dias.

“Durante esses mais de cinco meses nós temos processado as informações. Tudo é levado a conhecimento da nossa equipe de planejamento e o resultado disso é que, revolvendo menos de 10% desses 10,5 milhões de m² de rejeito, a gente já tenha conseguido atingir essa marca superior a 91% de localização”, disse Aihara.
O cadáver foi levado para o Instituto Médico Legal, na capital mineira, onde foram feitos os trabalhos de identificação pela Polícia Civil. O corpo foi identificado após 11 horas de trabalho da equipe de odontologia-legal. Constatou-se a inexistência de impressões digitais viáveis. O nome ainda não foi divulgado.

Até o momento, 247 mortes já foram confirmadas e 23 pessoas estão desaparecidas. A Defesa Civil de Minas Gerais ainda não atualizou o balanço.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Na França, um galo responde a ação na Justiça e gera discussão sobre vida no campo

A Justiça da França começa a examinar nesta quinta (4) uma disputa contra o galo mais famoso do país, Maurice, que vive em uma ilha chamada Oléron, na costa atlântica do país.

O seu canto de madrugada é agudo, e fez com que um bairro inteiro entrasse na Justiça contra ele por poluição auditiva.

Maurice canta todas as manhãs às 6h30. Ele incomoda vizinhos que não são da região, mas que compraram um imóvel lá depois de terem se aposentado.

A disputa entre o galo e seus vizinhos representa um enfrentamento simbólico entre dois estilos de vida: de um, estão os moradores da ilha de Oléron que sempre tiveram galos e galinhas; de outro, pessoas que vieram de outras partes da França e foram viver lá.

A Justiça da França vai analisar se o canto de Maurice, o galo, é poluição sonora — Foto: Xavier Leoty/ AFP
A Justiça da França vai analisar se o canto de Maurice, o galo, é poluição sonora — Foto: Xavier Leoty/ AFP

Um galo sozinho não tece uma manhã
Maurice recebeu apoio da França inteira. Houve uma petição para defender seu canto, e em meses recentes, sua fama foi usada para chamar atenção para as causas dos coletes amarelos.

Os apoiadores criaram um movimento “Eu sou Maurice” em redes sociais. A chefe local do governo, Dominque Bussereau, apoia o bicho.

A dona de Maurice, Corinee Fesseau, disse à CNN que os vizinhos reclamaram pela primeira vez em 2017.

Formalmente, a acusação na Justiça é de poluição sonora. A decisão só deve ser dada no dia 5 de setembro.

"Espero que essas pessoas entendam o significado da vida rural", disse Fesseau.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Depósitos da poupança em junho superam saques em R$ 2,497 bi, diz Banco Central

Resultado de imagem para Depósitos da poupança em junho superam saques em R$ 2,497 bi, diz Banco Central

O Banco Central informou nesta quinta-feira (4) que, em junho, os depósitos da caderneta de poupança superaram os saques em R$ 2,497 bilhões.

De acordo com a autoridade monetária, nos seis primeiros meses deste ano, a poupança acumula, ao todo, resultado negativo, com os saques superando os depósitos em R$ 14,499 bilhões.

Junho, ainda segundo o Banco Central, foi o segundo mês do ano em que os depósitos superaram os saques. O outro mês de resultado positivo no ano foi março, quando os depósitos superaram os saques em R$ 1,852 bilhão.

O BC informou que o estoque dos valores depositados, ou seja, o volume total aplicado na poupança, registrou aumento em junho.

Em maio, o saldo da poupança estava em R$ 795,160 bilhões. No mês seguinte, passou para R$ 800,647 bilhões.

Além dos depósitos e dos saques, os rendimentos creditados nas contas dos poupadores também são contabilizados no estoque da poupança. Em junho, os rendimentos somaram R$ 2,989 bilhões.

Atratividade da poupança
Apesar de ser o investimento mais conhecido entre os brasileiros, com a queda dos juros básicos da economia registrada até março de 2018 e a manutenção desde então da taxa Selic na mínima histórica de 6,5% ao ano, a caderneta de poupança passou a render menos.

Pela norma em vigor, há corte no rendimento da poupança sempre que a taxa Selic estiver abaixo de 8,5% ao ano. Nessa situação, a correção anual das cadernetas fica limitada a 70% da Selic, mais a Taxa Referencial, calculada pelo Banco Central.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Morte de empresário cancela evento com governador de Sergipe e ministro de Minas e Energia

O Simpósio de Oportunidades – Novo Cenário da Cadeia do Gás Natural em Sergipe, que acontecia na manhã desta quinta-feira (4), em um hotel da Orla da Atalaia, na Zona Sul de Aracaju, foi cancelado após a morte do empresário do setor de cerâmica Sadi Gitz. O evento contava com a presença do governador Belivaldo Chagas e do ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque.

O empresário estava na segunda fila da plateia e, logo após o pronunciamento do governador, sacou uma arma e atirou contra si. O próximo a falar seria o ministro de Minas e Energia.

Antes de sair do hotel, Belivaldo Chagas falou sobre o ocorrido e confirmou o cancelamento do simpósio. “Sabíamos que Sadi estava com problemas de ordem financeira, por problemas com a sua empresa. Ele vinha conversando com a Sergas, e lamentavelmente num momento de fraqueza ele cometeu o suicídio. Eu quero prestar a minha solidariedade à família, sei que não é fácil receber uma notícia dessa, mas a vida segue e por conta disso suspendemos o evento. Seria um desrespeito a ele continuar”, disse.

O local foi isolado para perícia da Polícia Civil — Foto: Reprodução/TV Sergipe
O local foi isolado para perícia da Polícia Civil — Foto: Reprodução/TV Sergipe

Após perícias da Polícia Criminalística no local da ocorrência, o corpo de Sadi Gitz foi levado ao Instituto Médio Legal (IML) por volta das 11h e liberado no início da noite desta quinta-feira.

De acordo com a diretora do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), a delegada Thereza Simony, o tiro foi na parte superior da cabeça e a arma utilizada, um revólver calibre 38, pertence ao empresário. Ela disse ainda que pessoas que estavam no evento e parentes do empresário serão ouvidos pela polícia.

A Associação Comercial e Empresarial de Sergipe (Acese) informou que o velório do empresário será realizado nesta sexta-feira (5), no Cemitério Colina da Saudade. No sábado (6), o corpo segue para a cidade de Alagoinhas (BA), onde será cremado.

Empresário morto
O empresário gaúcho Sadi Paulo Castiel Gitz nasceu em Porto Alegre, no dia 13 de novembro de 1948. Graduado em matemática, engenharia mecânica e administração, chegou a Sergipe na década de oitenta.

Sadi atuou na Superintendência de Transporte e Trânsito (SMTT) e na Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb). Também foi presidente da Associação Comercial e Empresarial de Sergipe (Acese). Mas a atividade de maior destaque ao longo das últimas décadas foi na fábrica de cerâmica Escurial, com sede na cidade de Nossa Senhora do Socorro.


A fábrica começou a operar em 1993 e se tornou uma importante unidade de produção do setor. Porém, nos últimos anos, a situação econômica da empresa piorou. No ano passado, foram realizadas demissões. E em maio deste ano, com os reflexos da crise econômica do país, foi iniciado o processo de hibernação, com a perda de mais de 600 empregos diretos e indiretos.

Fonte: G1
Leia Mais ››

'Aqui você não manda', diz Maia a líder que exigiu benefício a policiais federais na Previdência

O clima pesou ainda mais entre o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e o líder do governo na Câmara, Major Vitor Hugo (PSL-GO).

O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e o líder do governo na Casa, Major Vitor Hugo (PSL-GO) — Foto: Reprodução
O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e o líder do governo na Casa, Major Vitor Hugo (PSL-GO) — Foto: Reprodução

Nesta quarta-feira (3), dizendo-se autorizado pelo presidente Jair Bolsonaro a negociar benefícios para policiais federais na reforma da Previdência, Major Vitor Hugo procurou Maia e deputados da comissão especial para conversar. Nas palavras de um deputado, Vitor Hugo "exigiu" que Maia trabalhasse pela alteração no texto porque era um pedido do presidente Bolsonaro.

O presidente da Câmara explicou a Vitor Hugo que, se atendessem à categoria, isso abriria brecha para outros setores pleiteassem vantagens, o que acabaria atrasando a votação da reforma da Previdência.

Major Vitor Hugo subiu o tom e insistiu. Foi quando Maia devolveu: "aqui você não manda, quem manda na Câmara são os deputados".

Ao final da reunião, Maia, ao se despedir do líder do governo na Câmara, segundo relatos, pediu desculpas a Vitor Hugo, dizendo que se excedeu no tom. Ele aproveitou para dizer que "não tinha nada pessoal" contra o major, mas que a falta de articulação política do governo e os "erros" do Planalto atrapalhavam a relação de ambos.

Maia e Major Vitor Hugo são rompidos, na prática. O presidente da Câmara já avisou ao governo por mais de uma vez que não negocia as matérias legislativas com ele.


Não é só na Câmara que o líder tem problemas. Na equipe econômica do governo, ele está queimado. A irritação é tanta com a pressão dele para "privilegiar" uma categoria, nas palavras de um auxiliar de Bolsonaro, que há um movimento para substituí-lo, apoiado, inclusive, por ministros da ala militar ouvidos pelo blog.

O problema, admitem, é que Bolsonaro tem "apreço" pelo major. O presidente repete a quem pergunta que o líder é inexperiente, mas bem-intencionado.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Mortes por gripe no Brasil chegam a 339 até junho deste ano

O número de mortes causadas pelo vírus da gripe no Brasil em 2019 chegou a 339 no dia 28 de junho, segundo o Ministério da Saúde. As últimas semanas de análise observaram um aumento da circulação do vírus influenza no Paraná, no Amazonas e no estado de São Paulo.

As mortes, registradas mo boletim epidemiológico da semana 23, se referem à Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) provocada pelo vírus influenza. — Foto: Divulgação
As mortes, registradas mo boletim epidemiológico da semana 23, se referem à Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) provocada pelo vírus influenza. — Foto: Divulgação

As mortes, registradas no boletim epidemiológico da Semana 23, se referem à Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) provocada pelo vírus influenza.

No total, foram 1.576 casos de influenza registrados. Esses são os casos de gripe geralmente mais graves e, portanto, submetidos à análise laboratorial para identificar o subtipo do vírus

Até o momento, o subtipo mais comum no Brasil é o H1N1, com 66,7% desses casos confirmados. O segundo mais frequente é o H3N2, com 16,7% dos casos. Em seguida vêm o influenza B (11,2%) e o "influenza A não subtipado" (5,4%).

De acordo com o ministério, o Paraná é o estado com maior número de mortes neste ano: são 52 até o dia 28 de junho. O estado do Rio de Janeiro está em segundo lugar, com 41 mortes por gripe. O Amazonas registrou 35 mortes nesse período e São Paulo, 34.

Vacinação
Em 25 de junho, o ministério informou que a vacinação contra gripe no Brasil atingiu 90% de cobertura. Até então, haviam sido imunizadas 53,5 milhões de pessoas do grupo prioritário e mais 5,6 milhões da população em geral. Mesmo com a meta nacional atingida, nem todos os integrantes do público-alvo e estados do país haviam cumprido com os 90% estabelecidos.

Campanha Nacional de Vacinação Contra Gripe — Foto: Natinho Rodrigues/Sistema Verdes Mares
Campanha Nacional de Vacinação Contra Gripe — Foto: Natinho Rodrigues/Sistema Verdes Mares

Fonte: G1
Leia Mais ››

Aeronáutica investiga ex-soldado que fumou cigarro e chamou FAB de 'Força Aérea da Biqueira' em vídeo dentro de base em SP

A Aeronáutica informou nesta quarta-feira (3) que instaurou Inquérito Policial Militar (IPM) para investigar o ex-soldado que fumou cigarro e chamou a Força Aérea Brasileira (FAB) de ‘Força Aérea da Biqueira’ em uma postagem no Instagram.

O vídeo foi gravado em junho na Base Aérea em Guarulhos, na Grande São Paulo.

Biqueira é o nome dado ao lugar onde drogas são vendidas. Nas imagens, que circulam nas redes sociais, é possível ver outros militares rindo da chacota à instituição.

“A Base Aérea de São Paulo em Guarulhos abriu processo administrativo para elucidar os fatos que denegriram a imagem da FAB”, declarou nesta quarta ao G1 o porta-voaz da Aeronáutica, o major Daniel Rodrigues de Oliveira, chefe da assessoria de imprensa.
A decisão da FAB de abrir um IPM para apurar o episódio ocorre após o G1 revelar o caso.

O jovem gravou o vídeo quando ainda era soldado da Aeronáutica. Seu nome completo não foi divulgado, mas a assessoria de imprensa da FAB informou que ele deu baixa na última sexta-feira (28) do serviço militar obrigatório temporário.

Não é maconha

Força Aérea Brasileira apura imagens que a chamam de 'Força Aérea da Biqueira' e mostram soldado fumando. Setor de inteligência vai investigar se é cigarro de maconha — Foto: Reprodução/Redes sociais
Força Aérea Brasileira apura imagens que a chamam de 'Força Aérea da Biqueira' e mostram soldado fumando. Setor de inteligência vai investigar se é cigarro de maconha — Foto: Reprodução/Redes sociais

O setor de inteligência da Aeronáutica chegou a analisar preliminarmente as imagens e constatou que o cigarro que aparece na filmagem não era de maconha, mas sim de palha. Havia uma suspeita inicial de que o então soldado pudesse estar consumindo droga dentro de uma base militar da FAB.

“Após tomar conhecimento sobre a publicação do vídeo em rede social, foram realizadas medidas de averiguação sobre a ocorrência e não se constatou porte de entorpecente”, informa nota da assessoria da Aeronáutica encaminhada nesta quarta à reportagem.

Apesar disso, a FAB criticou as postagens da foto e vídeo com a chacota e que mostram o então militar fumando. “Cabe ressaltar que o Comando da Aeronáutica repudia veementemente atitudes desta natureza”, termina o comunicado Aeronáutica.

Eventuais punições
No Código Penal Militar (CPM), há artigos que punem com infração disciplinar os militares que fazem chacota da Aeronáutica ou simulem uso de entorpecentes.

Além do então soldado que aparece fumando e caçoando no vídeo, a FAB quer ouvir os outros militares que aparecem nas imagens como testemunhas. Eles também foram identificados, mas não pertencem mais à instituição.

Se ficar comprovado que o ex-soldado cometeu crime enquanto esteve na Aeronáutica, ele deverá ser responsabilizado por isso em alguma instância judicial, já que não pertence mais aos quadros da FAB.

Como a reportagem não conseguiu localizar os jovens que estão nas filmagens, o G1 decidiu borrar seus rostos ao exibir o vídeo.

Na gravação original, por exemplo, aparece o primeiro nome do então soldado que fuma, mas ele foi suprimido na edição porque também não foi encontrado para falar.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Brumadinho: bombeiros encontram mais um corpo em área atingida por lama

Mais de cinco meses após o rompimento da barragem em Brumadinho, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, os bombeiros encontraram, na noite desta quarta-feira (3), mais uma vítima soterrada no rejeito de minério no complexo de mineração da Vale.

Segundo os militares, o corpo estava praticamente intacto. No bolso da calça, havia um documento de identidade que confere com um dos nomes da lista das pessoas ainda não encontradas.

O cadáver foi levado para o Instituto Médico Legal, na capital mineira, onde serão feitos os trabalhos de identificação pela Polícia Civil.

Agência manda desativar barragens do tipo da que se rompeu em Brumadinho — Foto: Reprodução/JN
Agência manda desativar barragens do tipo da que se rompeu em Brumadinho — Foto: Reprodução/JN

Mais detalhes sobre essa vítima serão repassados pela polícia somente depois que o corpo for identificado.

Cerca de 150 bombeiros trabalham atualmente na área atingida pelo rompimento da barragem fazendo buscas pelos desaparecidos. Não há previsão para encerrar as buscas.

Números da tragédia
246 mortos identificados (veja a lista)
Desaparecidos (veja a lista)
395 localizados
Dez dias sem identificação de vítimas
Dez dias após o Corpo de Bombeiros ter localizado um corpo intacto em Córrego do Feijão, em Brumadinho, não havia avanços na identificação de novas vítimas do rompimento da barragem.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Idosa de SP tem aposentadoria suspensa por não conseguir comprovar que está viva

Uma idosa de 88 anos, moradora de Praia Grande, no litoral de São Paulo, teve benefícios, como o recebimento de aposentadorias e pensões, suspensos após não conseguir provar que estava viva. Em entrevista ao G1, a filha de Maria Benedicta Granado acusa o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) de descaso com a aposentada.

Idosa de Praia Grande, SP, perde benefícios após não realizar a comprovação de vida — Foto: Arquivo Pessoal/Edilene Granado
Idosa de Praia Grande, SP, perde benefícios após não realizar a comprovação de vida — Foto: Arquivo Pessoal/Edilene Granado

De acordo com a filha de Maria, Edilene Aparecida Granado, de 52 anos, o problema começou em março de 2019, quando a idosa ficou debilitada após sofrer uma infecção, impossibilitando que Maria pudesse ir à agência bancária realizar a comprovação de vida anual. As duas moram juntas no bairro Jardim Imperador.

"Minha mãe ficou doente em março, passou oito dias internada aqui em Praia Grande e ficou debilitada muito rápido. Hoje não consegue mais andar e é atendida pelos médicos em casa e só sai de ambulância. Em abril, ela teria que ir ao banco para fazer a comprovação, mas, como está muito frágil, não pode ir", relata a filha.

Segundo Edilene, após a mãe não conseguir realizar a comprovação presencial, elas foram orientadas a procurar o INSS e agendar uma pesquisa externa, na qual um funcionário do instituto compareceria à casa da idosa para fazer a comprovação de vida. O direito é garantido pela Resolução 677/2019 do INSS, publicado no Diário Oficial da União em 26 de março de 2019.


"É um descaso enorme. A gente precisa fazer um agendamento para ir à agência e pedir a visita do funcionário. Acontece que em todas as vezes que eu fui no INSS daqui de Praia Grande os funcionários dizem que esse serviço não existe, que nenhum funcionário faz visita. É um absurdo porque está na lei e a lei tem que ser cumprida", desabafa.

Apoio
Edilene afirma, ainda, que conta com a ajuda de vizinhas que se mobilizaram para ajudar a filha e a mãe. "Uma vizinha ofereceu uma cadeira de rodas, outra ofereceu carona para levá-la ao banco, mas minha mãe está muito fraquinha, tenho medo que ela possa cair e se machucar. Seria ainda pior".

"Eu cuido dela desde 2000, quando ela teve um derrame. Somos só nós duas e agora, que ela está piorando, meu tempo é todo para cuidar dela, não tenho nem como trabalhar. Então precisamos desse dinheiro para o básico do nosso sustento, como alimento, fraldas e as contas de casa. Eu não posso me recusar a pagar um imposto, então eles também não podem negar esse direito que está na lei", afirma Edilene.

Procurado pelo G1, o INSS informou que houve um equívoco no atendimento porque o servidor entendeu que a idosa teria que passar por perícia médica, que é um serviço que não é mais feito na unidade.

"Para solucionar o problema, a unidade em Praia Grande está entrando em contato com a filha da senhora Maria Benedicta para agendar o quanto antes esse atendimento e poder desbloquear o pagamento da beneficiária", afirma, em nota.

Comprovação de vida
Para continuar a receber benefícios, aposentados e pensionistas devem realizar, anualmente, a comprovação de vida. A prova deve ser feita por beneficiários, representantes legais ou procuradores regularmente cadastrados no INSS. Idosos com mais de 80 anos e com dificuldades de locomoção também podem realizar o exame em casa, mediante apresentação de atestado médico.

Fonte: G1
Leia Mais ››