sexta-feira, abril 10, 2020

Bolsonaro diz que repórteres ‘contrariaram normas’ ao segui-lo até farmácia

O presidente Jair Bolsonaro foi ao Twitter criticar a imprensa pelo comportamento de jornalistas durante sua visita a uma farmácia de Brasília, nesta 6ª feira (10.abr.2020).

O presidente cumprimentou apoiadores e disse que a Constituição lhe garante o direito de ir e vir
© Hamilton Ferrari/Poder360 O presidente cumprimentou apoiadores e disse que a Constituição lhe garante o direito de ir e vir

Bolsonaro publicou vídeo e destacou na legenda que os profissionais formaram aglomeração, “contrariando normas da Saúde“.

“Retornando do Hospital das Forças Armadas, parei para comprar medicamento na Drogaria Rosário. Contrariando normas da Saúde os repórteres se aglomerararam [sic]”, escreveu o presidente.

A publicação do presidente não menciona o fato de ele próprio ter provocado outras pequenas aglomerações e ter desrespeitado orientações da OMS (Organização Mundial da Saúde) e do Ministério da Saúde de seu próprio governo.

Além de ter quebrado as medidas de isolamento social, o presidente cumprimentou diversos apoiadores, o que aumenta os riscos de eventual transmissão do coronavírus.

Fonte: Poder 360
Leia Mais ››

Barroso diz ser cedo para definir sobre adiamento de eleições de outubro

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luis Roberto Barroso, afirmou nesta sexta-feira, 10, que ainda é cedo para uma definição sobre um possível adiamento das eleições municipais de outubro e que quem pode fazer isso é o Congresso. "A mudança de data da eleição depende do Congresso. Se tivermos que adiar por dois meses, que possamos realizar no primeiro domingo de dezembro", disse, em entrevista à rádio BandNews.

Ministro do STF, Luiz Roberto Barroso
© Ed Ferreira/Estadão Ministro do STF, Luiz Roberto Barroso

Neste caso, segundo ele, teria de haver uma aceleração da diplomação dos candidatos e dos prazos de prestação de contas de campanha para que a possa seja em 1º de janeiro. Barroso, que assumirá em maio a presidência do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), lembrou ainda que há questões técnicas a serem cumpridas até junho como os testes das urnas. "E, quero lembrar, nunca se conseguiu provar nada contra as urnas eletrônicas", acrescentou.

Barroso se mostrou contrário à ideia de se transferir as eleições para 2022, para realização de um pleito único para os cargos estaduais e nacionais. "É um equívoco sob múltiplos pontos de vista", afirmou. A começar do fato de que os atuais mandatários foram eleitos para quatro anos "pelo jogo democrático" e a extensão do seus mandatos não pode ser "na canetada". "Se for inevitável prorrogar mandatos que seja por alguns dias", disse.

Além disso, afirmou, do ponto de vista institucional, juntar eleições municipais e nacionais pode confundir o eleitor, que terá de votar em sete cargos diferentes: prefeito, vereador, governador, deputado estadual, deputado federal, senador e presidente da República. Outro ponto é que as eleições nacionais têm uma agenda própria, diferente da pauta da eleição municipal. "Vai se municipalizar temas nacionais e se nacionalizar temas nacionais", argumentou. Por fim, afirmou que a concentração de tantos cargos numa única eleição será caótico para a Justiça Eleitoral.

Fonte: Estadão
Leia Mais ››

Wuhan põe fim à quarentena com show de luzes

Luzes marcam fim da quarentena em Wuhan, primeira cidade a ter ...

Um show de luzes iluminou o céu noturno em Wuhan para marcar o fim de um bloqueio que serviu de modelo para países que combatem o coronavírus em todo o mundo.

Fonte: MSN
Leia Mais ››

Após atraso nos testes, RN recebe 22 novos kits para detectar coronavírus

Após atraso nos testes, RN recebe 22 novos kits para detectar ...O secretário de saúde do Estado, Cipriano Maia, informou que os  kits de processamento automático para identificar o coronavírus acabaram no Rio Grande do Norte e atrasaram a análise dos exames nesta quarta-feira, 8. A análise dos exames foram feitas de maneira manual para não interromper o serviço. No início da tarde desta quinta-feira, 9, o Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen) informou que 22 novos kits de testes automáticos foram recebidos.

"A falta de testes aumenta o tempo para o resultado sair porque a análise fica mais lenta, certamente", declarou o secretário.

A testagem automática leva entre dois e três dias para ter o resultado. O secretário não informou qual a média esperada com a análise manual, mas disse que isso pode ter influenciado a falta de novos casos confirmados nesta quinta-feira, 9.

"Permanecemos com o mesmo número de confirmados, mas isso pode ser uma influência da falta dessa testagem automática. Continuamos fazendo testes, mas em menor número porque se trata de algo manual", disse.

Entre os boletins desta quarta-feira e quinta-feira, apenas 14 testes foram realizados. Todos deram negativo. O número cresceu de casos descartados cresceu de 975 para 989, enquanto os confirmados permanecem em 261.

"Os kits automatizados nos permitem uma rapidez maior na etapa de extração do exame. É um equipamento que faz 96 extrações das secreções coletadas em duas horas. Estávamos fazendo isso de forma manual pelos profissionais bioquímicos, por essa razão não tivemos alteração no número de casos confirmados", explicou Derley Galvão, diretor do Laboratório Central do Rio Grande do Norte.

Os 22 kits automáticos para recebidos podem realizar cerca de 2,1 mil exames somados.

Fonte: Tribuna do Norte
Leia Mais ››

Receita regularizará CPF com pendência eleitoral para quem busca o auxílio emergencial

A Receita Federal informou nesta quinta-feira (9) que, em razão do atual estado de calamidade pública e da necessidade de pagamento do auxílio emergencial, foram alterados os procedimentos internos para regularizar os CPFs que apresentavam pendências eleitorais. Assim, foi iniciado na madrugada desta quinta o processamento para regularizar os CPFs suspensos por pendências eleitorais, que não podem ser solucionadas neste momento nos cartórios eleitorais porque estão fechados por conta da pandemia da covid-19.

Créditos: Marcello Casal Jr Agencia Brasil
Receita regularizará CPF com pendência eleitoral para quem busca o ...
CPF precisa estar regularizado para que o cadastro no programa do auxílio seja analisado

A previsão é que esse processamento se encerre nesta sexta, 10. O reflexo dessa regularização nos ambientes informatizados da Caixa Federal dependerá do período necessário para processamento nos sistemas da instituição financeira.

O CPF precisa estar regularizado para que o cadastro no programa de auxílio emergencial seja analisado. Se estiver suspenso, é porque pode haver pendências na declaração do imposto de renda ou com a Justiça Eleitoral, por exemplo.

Isso significa que o contribuinte pode não ter feito alguma declaração do IR ou ter se ausentado de votar e ter multas pendentes com a Justiça Eleitoral.

Outras pendências que levam a irregularidades no CPF são cadastro do contribuinte incorreto ou incompleto, multiplicidade ou fraude nos cadastros.

A Receita Federal divulgou nota informando que o trabalhador que estiver com dificuldade para fazer o cadastro por causa de problemas com o CPF poderá fazer a regularização de forma online e gratuita pelo site do órgão.

De acordo com a Receita, o aplicativo e site que permitem o cadastramento no programa de auxílio emergencial "apresentou um volume excessivo de acessos, que pode ter impedido o cadastramento de muitos beneficiários".

Por isso, o órgão orienta o trabalhador a acessar novamente o sistema de cadastramento, em diferentes períodos do dia, pois a habilitação pode não ser possível na primeira tentativa. Persistindo a impossibilidade na habilitação por pendência no CPF no aplicativo, A Receita indica verificar se o CPF se encontra na situação "Regular" por meio da consulta no site da Receita Federal.

Se o CPF estiver regular, qualquer restrição apresentada pelo aplicativo Caixa - Auxílio Emergencial não deve estar relacionada a uma pendência com a Receita Federal, informa o órgão.

É importante que o cidadão verifique no ato do preenchimento do aplicativo Caixa - Auxílio Emergencial se o nome do cidadão, de sua mãe (se houver) e de sua data de nascimento coincidem com os dados constantes na base CPF da Receita Federal.

Orientações
Caso o cidadão confirme que tenha a necessidade de regularização de dados do CPF, ela poderá ser realizada de forma online e gratuita pelo site da Receita Federal pelas seguintes opções:

- preferencialmente pelo formulário eletrônico "Alteração de Dados Cadastrais no CPF". Acesse o link

- Chat Receita. Acesse o link

Para os casos em que não for possível regularizar pelo site, o atendimento poderá ser efetuado via e-mail corporativo da RFB ou presencialmente em uma das unidades.

A Receita informou que, por causa da pandemia da covid-19, o atendimento presencial nas unidades está sendo realizada "de forma excepcional".

No caso do e-mail corporativo, o cidadão deverá enviar o e-mail de acordo com o seu Estado de jurisdição, solicitando o serviço de regularização de CPF acompanhada da documentação descrita no endereço.

Fonte: G1
Leia Mais ››

'Estamos perto da tragédia financeira', afirma Fátima

A governadora Fátima Bezerra (PT) afirmou que a queda da arrecadação própria do Rio Grande do Norte tem sido “brutal” e os Estados estão próximos de uma tragédia financeira, em decorrência da pandemia do novo coronavírus. “Estamos à beira de uma tragédia, do ponto de vista financeiro dos estados e do colapso da saúde”, destacou ela, ao participar de uma reunião virtual e ao vivo pelo Youtube, ontem, entre os governadores petista e a direção nacional do Partido dos Trabalhadores, que contou com o ex-presidente Lula e a ex-presidente Dilma Roussef, além do ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad, que concorreu ao Palácio do Planalto, e a presidente do partido, Gleise Hoffman.

Créditos: ARQUIVO/TN
Estamos perto da tragédia financeira', afirma Fátima - Tribuna do ...
Fátima Bezerra e os demais governadores do PT participaram, por videoconferência, da reunião do diretório nacional do partido

“Para responder ao drama que o povo está vivendo, é nossa obrigação  e dever de pelo menos dar chance de as pessoas se tratarem e sobreviverem”, disse a governadora Fátima Bezerra, a respeito da necessidade do governo federal acelerar a liberação de recursos para os estados. “Daí a importância da bancada do PT com os demais partidos aprovarem, no Congresso Nacional, o programa emergencial de socorro aos estados, que não tem dinheiro dado a queda brutal do ICMS”, acrescentou ela, ao informar que os empresários no Rio Grande do Norte também estão pedindo a postergação de prazos para recolhimento de impostos. 

Por isso, afirmou a governadora, “todo o esforço de sensibilizar a população e convocar sociedade e poderes, mas volta aquela discussão, não basta apenas um decreto, ainda mais no contexto que a autoridade máxima do país discorda, desse caminho adotado no mundo inteiro e preconizado pela ciência que é o isolamento e o distanciamento social”.

Fátima Bezerra comentou que houve uma reunião com entidades médicas, no começo da semana, e os representantes dessas instituições chegaram a sugerir a adoção de medidas de supressão, como toque de recolher, mais isso é uma medida “que só terão amparo no plano nacional”.

A governadora disse ainda, na reunião por videoconferência, que “somado a isso há o crescimento do custeio e dos investimentos, que a gente precisa fazer, especialmente, na área da saúde para fazer frente à pandemia”. 

No entanto, dentro desse contexto, ela afirmou que continua “no mesmo passo, a passos de tartaruga”, referindo-se a lentidão na liberação dos recursos por parte do governo federal, que até agora só transferiu R$ 10 milhões para o Estado. “Nós estamos fazendo todo o esforço, remanejando recursos daqui e de acolá, para estruturar as ações na área de saúde.

A governadora do Estado também relatou o resultado da reunião que ela teve com os chefes dos Poderes  - Legislativo e Judiciário e de órgãos autônomos (TCE, MP, DPE) para repactuação dos repasses dos duodécimos (valor repassado mensalmente) a fim de salvaguardar o pagamento da folha salarial dos servidores “associado ao que é imprescindível, o custeio da saúde, para responder a essa crise sem precedentes que estamos vivenciando”.

Fátima Bezerra considera a pandemia como muito grave no Rio Grande do Norte, que está na sexta posição entre os estados brasileiros em número de casos, depois do Ceará é o segundo estado da região Nordeste, “onde o número de infectados mais cresceu”, com mais de 2.600 casos suspeitos, 11 mortes e 261 confirmados até ontem.

A governadora ainda comentou com os colegas governadores do PT, que a divulgação de uma projeção de casos no RN, “deu um ruído grande”. Ela informou que emitiu o novo decreto endurecendo as medidas de isolamento social.

Queda de arrecadação 
O secretário estadual de Tributação, Carlos Eduardo Xavier, informou que  os reflexos da atividade econômica na arrecadação do Estado, devido a pandemia do coronavírus, a partir da segunda quinzena de março, vai começar em abril. “Afetou um pouco em março, mas o grosso será agora este mês, só na primeira semana de abril atingiu 16% da arrecadação de ICMS”.

Carlos E. Xavier projeta que no fim de abril a queda no ICMS alcance entre 27% e 30%, “algo em torno de R$ 130 milhões”,  motivo pelo qual, no começo da semana, foi acordado com os chefes dos Poderes a diminuição dos repasses dos duodécimos em 18%, já no dia 20 deste mês.

“A gente faz outra reunião no começo de maio pra contextualizar o repasse de maio”, disse Xavier, para afirmar que se mantém a prioridade de investimentos na saúde, ao lado do pagamento do funcionalismo público. “A gente não trabalha com a hipótese de salário”, resumiu.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Procuradoria é contra realocar fundo partidário

O vice-procurador-geral Eleitoral, Renato Brill de Góes, se manifestou contra a destinação dos R$ 959 milhões do fundo partidário para o combate ao coronavírus. Uma consulta sobre o tema foi deita pelo Partido Novo ao Tribunal Superior Eleitoral. No entanto, para Góes, a legislação somente prevê que a verba não utilizada pelas legendas deve retornar ao próprio fundo.

Créditos: José Cruz/Agência Brasil
Procuradoria é contra realocar fundo partidário - Tribuna do Norte
Tribunal Superior Eleitoral deverá definir se mantém a decisão do ministro Luís Salomão

O ministro do Tribunal Superior Eleitoral Luis Felipe Salomão negou na segunda, 6, um pedido liminar do Novo para que seus R$ 34 milhões do fundo partidário fossem redirecionados à Saúde. O magistrado não adentrou o mérito, e rejeitou o pleito de urgência para aguardar o resultado da consulta, que tramita paralelamente.

A manifestação do vice-procurador-geral foi no âmbito da consulta, que também é relatada por Salomão. A consulta do Partido Novo deve ser decidida pelo TSE em sessão de julgamento prevista para a próxima semana. Segundo Góes, a "devolução dos recursos oriundos do Fundo Partidário diretamente ao Tesouro Nacional demanda previsão legal, que inexiste para o caso".

"Não há disposição normativa que obrigue o recebimento de recursos dessa natureza pelas agremiações partidárias - o que a lei objetiva não é impor, mas assegurar a distribuição do Fundo Partidário às legendas de acordo com a sua representatividade", escreve.

De acordo com o vice-PGE, decisões do TSE seguem a mesma orientação. "Ao prescrever que os recursos do Fundo Especial de Financiamento de Campanha que não forem utilizados nas campanhas eleitorais deverão ser devolvidos ao Tesouro Nacional (artigo 16-C, §111), entende-se, diversamente do que aduz o consulente, que o contexto normativo evidencia a necessidade de disposição expressa para o recolhimento direto ao Tesouro Nacional, o que não ocorre com o Fundo Partidário".

Segundo o PGR, a "eventual autorização para a devolução perseguida acabaria por violar o princípio da legalidade estrita na medida em que alteraria a lei orçamentária já aprovada e vigente". Com efeito, ao Poder Judiciário não é dado fazer o papel do legislador, sendo-lhe vedado criar uma fonte ou rubrica orçamentária não prevista em lei ou alterar uma existente".

E, nesse sentido, rememora-se que o próprio Partido Novo uma emenda rejeitada pela Câmara dos Deputados por 299 a 144 votos, sendo que, após tramitação no Senado Federal e retorno à Casa Iniciadora, o referido PL foi sancionado (Lei 13.831/2019), sem que tenha sido contemplada a possibilidade de devolução de recursos oriundos do Fundo Partidário diretamente ao Orçamento-Geral da União.

Possibilidade semelhante também foi afastada quando da votação na Câmara dos Deputados da chamada "PEC do Orçamento de Guerra", estando ainda a proposta de emenda constitucional a ser concluída no Senado Federal.

Nesse contexto, Goes afirma que 'eventual autorização para a devolução perseguida acabaria por violar o princípio da legalidade estrita, na medida em que alteraria a lei orçamentária já aprovada e vigente', o que seria vedado ao Estado-Juiz, ante o princípio da separação dos Poderes, concluindo que "ao Poder Judiciário não é dado fazer o papel do legislador, sendo-lhe vedado criar uma fonte ou rubrica orçamentária não prevista em lei ou alterar uma existente".

Fonte: Tribuna do Norte
Leia Mais ››

Coronavírus: Militares montam leitos e estruturas de apoio para hospital no Seridó do RN

Militares do Exército, da Marinha e da Aeronáutica estão montando leitos e estruturas de apoio para o Hospital Regional do Seridó, em Caicó, no Rio Grande do Norte, que vão servir no enfrentamento ao novo coronavírus.

Exército tem atuado para construir leitos para hospital de Caicó — Foto: Divulgação
Exército tem atuado para construir leitos para hospital de Caicó — Foto: Divulgação

A montagem está acontecendo nesta sexta-feira (9) e continuará no sábado (10) e é realizada pelo Comando Conjunto do Rio Grande do Norte e da Paraíba.

Militares do 1° Batalhão de Engenharia de Construção têm atuado nessa construção. Além disso, eles tem contribuído na disponibilização de recursos operacionais e logísticos aos órgãos de saúde e de segurança pública como forma de reduzir os impactos do coronavírus.

O representante da Marinha do Brasil é o Comando do 3º Distrito Naval, do Exército é a 7ª Brigada de Infantaria Motorizada e da Força Aérea Brasileira é a ALA 10.

Exército tem atuado para construir leitos para hospital de Caicó — Foto: Divulgação
Exército tem atuado para construir leitos para hospital de Caicó — Foto: Divulgação

Fonte: G1
Leia Mais ››

Hospital indicado pelo Governo como referência para casos de coronavírus em Mossoró diz que não tem como atender demanda

O Hospital Regional Tarcísio Maia, em Mossoró, região Oeste do Rio Grande do Norte, comunicou ao Governo do Estado que duas áreas da unidade não tem condições de receber pacientes do novo coronavírus: a enfermaria clínica pediátrica e o pronto socorro.

Hospital Regional Tarcísio Maia, em Mossoró RN — Foto: Elisa Elsie
Hospital Regional Tarcísio Maia, em Mossoró RN — Foto: Elisa Elsie

A coordenação do hospital enviou um ofício à Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) alegando qua faltam insumos, exames, medicamentos, Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), profissionais e estrutura para atendimentos a casos suspeitos ou confirmados da Covid-19. Por isso, a unidade afirma que não está apta "para prestar um serviço de qualidade diante do presente cenário".

O Hospital Tarcísio Maia é um dos indicados pelo Governo do RN para os casos do novo coronavírus em Mossoró. Recentemente uma médica denunciou a falta de insumos no hospital.

A unidade de saúde reforçou que fez pedidos de insumos básicos para o funcionamento da pediatria, mas que "até a presente data não houve entrega de nenhum material solicitado, o que corrobora para o risco de vida das crianças expostas a esse serviço". Entre as carências, estão "materiais essenciais para suplementação de oxigênio e também intubação".

Entre os materiais são citados faltas de glicosímetros, tensiômetros, desfibriladores e até lençóis. Além disso, a unidade apontou ainda que faltam EPIs e que as que possuem são oriundas de campanhas organizadas pela população e que não são suficientes.

O ofício aponta também a ausência de um quadro maior de profissionais. Segundo o Hospital Tarcísio Maia, no pronto socorro infantil existe atualmente um médico pediatra de plantão e, segundo recomendações do órgãos da saúde, o ideal seriam dois para a demanda prevista. Há também apenas um técnico de enfermagem e não há enfermeiro exclusivo - ele se divide entre setores. Também não há fisioterapeutas.

Em relação à estrutura, a coordenação do hospital pontua que não há salas de isolamento para crianças suspeitas de coronavírus. "Nos obriga a colocá-las juntamente às outras crianças comprometendo a sua saúde devido à exposição”, reforça no ofício.

Também não existe o setor de semi-intensiva, sala de emergência e nem UTI pediátrica, “o que impõe risco de desfecho negativo à vida das crianças que venham a evoluir com piora em seu quadro clínico”.

Itens tidos como essenciais para atendimento adequado às crianças em estado grave ou crítico como ventiladores, desfibriladores e monitores também estão em falta. Além disso, a coordenação afirma que não houve conserto de pontos de oxigênio e ar comprimido da pediatria.

Recentemente hospital ganhou leitos de UTI para atendimento de coronavírus — Foto: Sesap/Divulgação
Recentemente hospital ganhou leitos de UTI para atendimento de coronavírus — Foto: Sesap/Divulgação

Segundo o hospital, também faltam exames como coagulogramas, gasometrias e eletrólitos, além de antibióticos e alguns medicamentos para suporte hospitalar e também para intubação.

De acordo com a coordenação do Hospital Regional Tarcísio Maia, todos esses problemas foram expostos e os itens pedidos no dia 25 de março em ofício enviado à Sesap.

O hospital considera "inadmissível a imposição de um fluxograma para manejo e referenciamento dos pacientes com suspeita ou confirmação de Covid-19 quando não houve por parte do órgão público supracitado a busca ativa pelas necessidades de cada possível hospital de referências".

Em nota, a Sesap disse que "não vem medindo esforços para abastecer com insumos e equipamentos suas unidades de referência". Ela citou que abriu 10 de UTI adulto e "que vem encaminhando periodicamente Equipamentos de Proteção Individual e insumos ao hospital".

Em relação à unidade pediátrica para crianças com coronavírus, a pasta informou que "anunciará nos próximos dias, após diálogo junto à Secretaria Municipal de Saúde de Mossoró, a estrutura para acolher as crianças acometidas pela pandemia".

Cinco dos onze óbitos registrados pelo novo coronavírus no Rio Grande do Norte aconteceram no município de Mossoró.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Profissionais de saúde em atuação contra o coronavírus ganham bolos de doceiras em Mossoró

Cerca de 20 doceiras realizaram uma ação solidária nesta última quinta-feira (9) no município de Mossoró, região Oeste potiguar. Elas produziram bolos e outros doces e doaram para os profissionais da saúde que estão atuando durante a pandemia do novo coronavírus na cidade.

Doceiras de Mossoró se reuniram para doar bolos aos profissionais da saúde em Mossoró, RN — Foto: Divulgação
Doceiras de Mossoró se reuniram para doar bolos aos profissionais da saúde em Mossoró, RN — Foto: Divulgação

Receberam os agrados os profissionais do Hospital Regional Tarcísio Maia e das UPAs Santo Antônio e Alto de São Manoel. Foram entregues cerca de 15 bolos, 100 pãezinhos de queijo, brigadeiros, mini ovos de páscoa, tortas e sanduíches.

A ideia surgiu da doceira Marcella Calixto. "Assim que começou o confinamento, eu cancelei toda minha agenda e fiquei pensando no que poderia fazer para ajudar. Então pensei em fazer bolos, com que eu trabalho, e doar aos profissionais de saúde. Meu marido me sugeriu que eu abrisse para mais gente ajudar e então surgiram várias outras colaboradoras", contou.

A própria Marcella rodou pela cidade recolhendo os doces doados pelas demais profissionais para entregar tudo - ao lado de uma amiga - na quinta-feira aos trabalhadores da saúde em Mossoró.

Doceiras fizeram entregas na quinta-feira em Mossoró — Foto: Cedida
Doceiras fizeram entregas na quinta-feira em Mossoró — Foto: Cedida

Ela explicou que as doações não são restritas aos alimentos. Segundo ela, a iniciativa também está recolhendo conteúdos como máscaras de proteção, caso alguém deseje doar aos profissionais da saúde.

Marcella Calixto disse que as ações vão continuar nas próximas semanas e a tendência é de que mais colaboradores apareçam. "A ação vai continuar enquanto a pandemia não acabar. Eu, por exemplo, que sou de Assu, já estou também convocando algumas pessoas para doarem para fazermos uma ação na cidade já na próxima semana", falou.

Bolos feitos para a entrega em Mossoró, RN — Foto: Reprodução
Bolos feitos para a entrega em Mossoró, RN — Foto: Reprodução

Fonte: G1
Leia Mais ››

Indústria pesqueira do RN calcula prejuízo de R$ 15 mi em um mês por causa do coronavírus

A indústria da pesca do Rio Grande do Norte estima prejuízo de R$ 15 milhões no último mês, por causa da pandemia do novo coronavírus, segundo o Sindicato da Pesca Industrial do estado. O setor emprega em torno de 40 mil de pessoas no RN, que é um dos maiores exportadores de atum nobre do país.

No melhor período do ano para a venda de pescado, a Semana Santa, as indústrias congelando toneladas de peixe por falta de compradores no mercado externo.

“Precisamos que o governo direcione o custeio dessa frota durante três meses, para que a gente não desempregue essa tripulação, para que essas quarenta mil pessoas possam se manter produzindo”, argumenta Gabriel Calzavara, presidente do Sindicato da pesca Industrial do Rio Grande do Norte.

Uma empresa potiguar que traz, em média, 300 toneladas de pescado por mês do alto mar teve a produção diminuída em 30% em março. A expectativa é de que a em abril a atividade seja zerada.

O setor de processamento da empresa está parado. Quatrocentas toneladas que seriam exportadas, principalmente para os Estados Unidos, ficaram sem compradores. Com a crise, a pesqueira deu férias a 130 dos 180 funcionários.

O empresário Arimar Filho, proprietário, afirma que empreenderá esforços para manter os empregos. “Nós temos em torno de 100 pescadores e essa equipe é difícil de formar. Então a gente vai fazer o máximo para preservar o emprego de todos”, diz.

Toneladas de peixes foram congelada no RN por falta de compradores — Foto: Reprodução/Inter TV Cabugi
Toneladas de peixes foram congelada no RN por falta de compradores — Foto: Reprodução/Inter TV Cabugi

O mercado interno também sofre com os efeitos da pandemia. Os pequenos comerciantes estão vendendo menos no estado potiguar. “No ano passado, a cioba a gente estava vendendo de 30 a 35 reais (o quilo). Hoje está de 25 (reais)”, conta o comerciante Lenilson da Silva Venâncio.

Com peixe sobrando e gente precisando de comida, os produtores estão doando a produção a quem precisa. Mais de 12 tonelada de peixes já foram doadas em todo o estado.

Fonte: G1
Leia Mais ››

'Não sei quando vou voltar para casa', diz potiguar retido em navio na China há quase dois meses por causa do coronavírus

O potiguar Victor Hugo Brandão, de 34 anos, vive um drama "preso" em um navio atracado próximo à costa de Xangai, na China, há quase dois meses por causa da pandemia do novo coronavírus (Covid-19). Ele trabalha em uma empresa de cruzeiros, que suspendeu as viagens desde o dia 13 de fevereiro para evitar o contágio pela nova doença.

Victor Hugo Brandão em isolamento no navio — Foto: Cedida
Victor Hugo Brandão em isolamento no navio — Foto: Cedida

Victor Hugo é DJ e trabalha na área de entretenimento em um dos navios da empresa de cruzeiros. O natalense é um dos 1.400 tripulantes de diversos países que permanecem na embarcação, com capacidade para até 5 mil passageiros - todos foram evacuados. Segundo Brandão, nenhum tripulante apresenta sintomas da Covid-19.

"Estávamos fazendo cruzeiros saindo de Singapura, passando por Malásia e Tailândia. Quando a epidemia começou na China, nós decidimos cancelar os cruzeiros para evitar que o vírus entrasse aqui. Nenhum país aceita que a gente desembarque para voltar para casa. Estamos saudáveis, mas mesmo assim os portos que antes nos recebiam de braços abertos, hoje barram nossa entrada", detalha Victor Hugo Brandão.

Isolado no navio desde o dia 13 de fevereiro, os funcionários fizeram duas paradas para reabastecimento em Singapura e Coreia do Sul, mas sem poder pisar em terra firme. A empresa faz o pedido com antecedência para que as comidas e o combustível sejam levados para dentro do navio. A próxima parada está prevista para o dia 20 de abril, na China.

"A gente tá boiando no mar esperando para pegar os suprimentos no dia 20 e torcendo para que algum país nos aceite logo. Meu trabalho me permite experiências bacanas, em 4 anos já conheci 49 países, mas essa situação de ficar trancado nunca tinha me acontecido. Está sendo muito difícil. A gente até vê terra, mas não pode descer", conta o DJ potiguar.

"Se por um lado estamos tranquilos pelo fato de que todos estamos saudáveis aqui, a saúde mental acaba sendo afetada por essa incerteza de quando poderemos voltar para casa. Tem dia que é muito difícil"

DJ está confinado em um dos dormitórios da embarcação — Foto: Cedida
DJ está confinado em um dos dormitórios da embarcação — Foto: Cedida

7 meses trabalhando, 3 meses em Natal
Victor Hugo Brandão deixou a capital potiguar no dia 17 de janeiro, esta foi a última vez que ele pisou em terra firme. O DJ se divide em um regime de sete meses de trabalho nas viagens do cruzeiro e até três meses de férias em Natal, cidade onde nasceu e cresceu.

De longe, ele acompanha a situação da pandemia na terra natal pelo noticiário e mantém contato com amigos e familiares, que moram no Rio Grande do Norte.

"Acompanho com preocupação porque vejo que muita gente não está levando isso a sério. Aqui na Ásia onde estou, a situação ficou muito feia e isso deveria servir de exemplo para as pessoas no Brasil. Por aqui, eles temem que uma segunda onda da doença aconteça. Tenho certeza que isso vai passar. Agora, só depende da sociedade. A economia é muito importante, mas a vida humana deve vir sempre em primeiro lugar", ressalta.

Navio onde Victor está isolado com 1.400 tripulantes — Foto: Cedida
Navio onde Victor está isolado com 1.400 tripulantes — Foto: Cedida

Fonte: G1
Leia Mais ››

Estado e municípios potiguares recebem recurso extra para combate ao coronavírus; Natal e Mossoró ficam com R$ 23,9 milhões

O Ministério da Saúde liberou R$ 4 bilhões extras para estados e municípios reforçarem suas ações de combate ao coronavírus, em portaria publicada nesta quinta-feira (9). O governo do Rio Grande do Norte recebeu R$ 19,6 milhões, sendo que cada um dos 167 municípios potiguares também vai receber recursos, de acordo com a complexidade dos serviços ofertados.

Leitos de UTI instalados em Mossoró, no Oeste potiguar — Foto: Sesap/Divulgação
Leitos de UTI instalados em Mossoró, no Oeste potiguar — Foto: Sesap/Divulgação

Apenas a capital, Natal, ficou com R$ 18,2 milhões e Mossoró, a segunda maior cidade do estado, R$ 5,6 milhões. Ou seja, juntos, as prefeituras têm 23,9 milhões. Somados os cinco municípios que receberam maiores repasses no Rio Grande do Norte, o valor chega a R$ 28 milhões. São eles:

Natal: R$ 18.283.993,74
Mossoró: 5.653.891,71
Caicó: R$ 1.436.462,99
Parnamirim: R$ 1.381.642,12
Santa Cruz: R$ 1.261.590,30
Estado: R$ 19.615.144,83
O recurso é um adicional ao que os estados e município já recebem para custeio de ações de alta e médica complexidade. Os que não recebem recurso para alta e média complexidade também terão direito a receitas extras, iguais aos valores repassados para a atenção primária. Veja a lista com todas as cidades do RN aqui.

De acordo com o Ministério, o valor recebido mensalmente para as ações de saúde foi dobrado e esse montante a mais é todo para investimento no combate ao novo coronavírus. A portaria foi publicada nesta quinta-feira (9) em edição extra do Diário Oficial da União.

"Com os recursos, estados e municípios terão mais fôlego financeiro em caixa para aquisição de materiais e insumos, abertura de leitos, além do custeio de profissionais de saúde, ações e procedimentos, de acordo com a necessidade local, para enfrentamento específico ao coronavírus", informou o ministério.

Até esta sexta-feira (10), o estado tem 263 casos confirmados de coronavírus, com 11 óbitos. Porém há quase 3 mil pacientes com suspeita e oito mortes em investigação. 123 pacientes com diagnóstico ou com suspeita estão internados nas redes pública e privada estadual.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Hospitais do RN usam cloroquina em casos graves de coronavírus: 'protocolo nacional'

Os hospitais da rede pública que atendem aos pacientes do novo coronavírus no Rio Grande do Norte estão usando cloroquina e hidroxicloroquina no tratamentos dos casos graves e críticos de infecção por Covid-19. Segundo a Secretaria de Saúde Pública (Sesap), o estado "segue protocolo encaminhado pelo Ministério da Saúde".

Hospital Giselda Trigueiro, na Zona Oeste de Natal, é referência em infectologia — Foto: Julianne Barreto/Inter TV Cabugi
Hospital Giselda Trigueiro, na Zona Oeste de Natal, é referência em infectologia — Foto: Julianne Barreto/Inter TV Cabugi

Ainda de acordo com a Sesap, o uso do medicamento, que ainda não tem a eficácia comprovada, foi orientado pela Nota Informativa n°6/2020 do Ministério da Saúde, que aponta a dosagem do medicamento e destaca que atende apenas casos graves.

Por meio de nota técnica emitida no dia 4 de abril, a Secretaria orientou os 11 hospitais públicos estaduais destacados no Plano de Contingência para a doença que utilizem o medicamento em pacientes com quadro clínico que envolva situações como infiltração pulmonar, falência respiratória, choque séptico ou disfunção de múltiplos órgãos.

"Importante ressaltar que não há garantia de que o medicamento garante a cura e há dezenas de estudos clínicos nacionais e internacionais em andamento, avaliando a eficácia e segurança de cloroquina é hidroxicloroquina para infecção por Covid-19, bem como outros medicamentos, e, portanto, essa medida poderá ser modificada a qualquer momento, a depender de novas evidências científicas", informou a pasta.

Doses do medicamento foram enviadas pelo Ministério da Saúde e distribuídas para as 11 unidades hospitalares da rede que estão no Plano de Contingência. Cada uma recebeu, em média, 10 kits para tratamentos.

A regulação da distribuição do medicamento está sendo feita pela Unidade Central de Agentes Terapêuticos (Unicat), a partir das requisições feitas por médicos e farmácias hospitalares.

Até esta sexta-feira (10), o estado teve 263 casos confirmados e 11 óbitos registrados, sendo que ainda há quase 3 mil pacientes com suspeita para a doença e oito mortes em investigação.

Pelo menos 123 pessoas estão internadas nos hospitais da redes pública e privadas do estado, confirmadas ou com suspeita para a doença, sendo que no setor público, apenas 4 pacientes estão em UTI. No privado, são mais de 20.

Fonte: G1
Leia Mais ››

RN tem 263 casos confirmados e investiga 8 mortes com suspeita de coronavírus

Home - Rádio 98 FM Natal

Dois novos casos de coronavírus no Rio Grande do Norte foram confirmados nesta sexta-feira (10) pela Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap). Ao todo, o estado tem 263 diagnósticos confirmados, além de 11 óbitos, sendo que há outros oito em investigação. Os suspeitos chegam a quase 3 mil: 2.954 em 140 municípios.

De acordo com o secretário adjunto de Saúde, Petrônio Spineli, os oito óbitos em investigação estão espalhados em oito municípios do interior do estado: Cerro Corá, Ipanguaçu, José da Penha, Luis Gomes, Macau, Mossoró, Parnamirim e Tenente Ananias.

O governo também apresentou os dados de pacientes internados em hospitais públicos na capital, sendo 31 em UTI. São eles:

Pacientes com a covid19 confirmada e internadas:
25 pessoas na rede privada
04 pessoas na rede pública
Pacientes internados e sob suspeita da doença:
25 pessoas na rede privada
69 pessoas na rede pública
Até esta quinta-feira (9), o estado contava com 261 casos confirmados. O número de confirmações não registrou variação da quarta para quinta por causa da falta de kits automatizados para diagnóstico da Covid-19. Segundo a Sesap, os dois novos casos foram de laboratório privado.

Os três últimos óbitos foram registradas em Mossoró (2) e Natal (1) também na quarta. Em Mossoró, de acordo com a Secretaria de Saúde do Município, as vítimas são dois homens que já estavam internados. Em Natal, o paciente era um bebê recém-nascido. Ao todo, 22 municípios potiguares têm registros da doença.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Idosa de 93 anos costura 15 máscaras por dia para doação no Oeste do RN

Uma idosa de 93 anos tem dado um exemplo de solidariedade no combate ao novo coronavírus no município de Mossoró, região Oeste potiguar. Maria de Lourdes tem costurado em média 15 máscaras de pano por dia e doado para pessoas necessitadas e até alguns profissionais de saúde. "Eu me sinto muito feliz em fazer para doar. Não para vender", resumiu ela.

Maria de Lourdes tem 93 anos de idade — Foto: Cedida
Maria de Lourdes tem 93 anos de idade — Foto: Cedida

A artesã mora em uma casa humilde no bairro Barrocas e faz parte do grupo de risco. Ela está em casa, seguindo orientação do isolamento social, mas tem usado do seu ofício como costureira, que exerce desde os 15 anos de idade, para ajudar neste momento.

Segundo Maria de Lourdes, algumas amigas que são profissionais da saúde relataram a ela a ausência de material de proteção neste momento. Por isso, ela decidiu começar a fazer as máscaras de pano, que são recomendadas pelo Ministério da Saúde para uso da população.

"Elas me falaram que não tinha nenhuma máscara. Aí minha filha me falou para fazermos umas máscaras para doar. Eu já tinha o modelo aqui, peguei e fui fazendo. E estou muito satisfeita porque eu estou fazendo", contou Maria de Lourdes, que mora com o marido, de 83 anos, a filha Kaline Cristine e o marido dela, além da neta, de três anos.


"Ela é uma espécie de 'vozinha' aqui do bairro, todos têm muito carinho por ela. Eu tenho muito orgulho dela. Com essa idade toda e ainda tem motivação para ajudar o próximo", falou a filha Kaline Cristine.

A idosa também reforçou que é importante que haja uma rede de solidariedade neste momento. "Aquelas que puderem fazer e doar façam também. As que puderem fazer alguma coisa pelos outros, que façam pra ver se essa epidemia vai embora".

Maria Lourdes produz as máscaras em casa, em Mossoró, RN — Foto: Cedida
Maria Lourdes produz as máscaras em casa, em Mossoró, RN — Foto: Cedida

Maria de Lourdes ao lado da máquina de costura, onde tem produzido 15 máscaras por dia — Foto: Cedida
Maria de Lourdes ao lado da máquina de costura, onde tem produzido 15 máscaras por dia — Foto: Cedida

Fonte: G1
Leia Mais ››

Coronavírus: Militares montam leitos e estruturas de apoio para hospital no Seridó do RN

Com a suspensão das visitas nos presídios do Rio Grande do Norte por causa da Covid-19, a Secretaria da Administração Penitenciária (Seap) autorizou o envio de cartas de familiares aos internos. O projeto “Cartas que falam: comunicando a vida” começou na Penitenciária Estadual de Alcaçuz e foi estendido a todas as unidades prisionais do Estado.

Projeto de leitura de cartas para presos começou na Penitenciária de Alcaçuz no RN — Foto: Seap/Divulgação
Projeto de leitura de cartas para presos começou na Penitenciária de Alcaçuz no RN — Foto: Seap/Divulgação

Os familiares, devidamente cadastrados como visitantes, podem redigir de próprio punho uma carta com até seis linhas, contendo notícias de cunho pessoal ou palavras de conforto para serem entregues ao parente preso.

Os policiais penais fazem uma vistoria no material e, depois, a leitura das cartas junto aos detentos destinatários. Todo o material é guardado para controle e eventual acesso posterior.

O secretário da Seap, Pedro Florêncio Filho, diz que a leitura das cartas tranquiliza os privados de liberdade com notícias dos familiares, mantendo a harmonia e controle nesse momento isolamento social. O RN tem cerca de 10 mil presidiários.

Isolamento
Além das visitas, a Seap também decretou a suspensão do atendimento de advogados e defensores públicos, serviços de assistência religiosa, educacional, social e de capelania. A medida visa a proteger a saúde dos servidores, apenados e familiares, para evitar a propagação do novo coronavírus nas unidades prisionais.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Clientes em supermercado de Natal, durante pandemia do novo coronavírus — Foto: Eros Sena

A Cosern vai liberar na próxima segunda-feira (13) que a solicitação para o benefício da tarifa social de energia elétrica seja feita pelo celular, através do aplicativo Whatsapp, no Rio Grande do Norte. O credenciamento pode ser feito por famílias inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal, com renda mensal por pessoa menor ou igual a meio salário mínimo.

Solicitação para tarifa social poderá ser feita pelo celular — Foto: Adonias Silva/G1
Solicitação para tarifa social poderá ser feita pelo celular — Foto: Adonias Silva/G1

Para se cadastrar, é preciso informar o número da conta contrato da Cosern, o Número de Identificação Social (NIS), RG e CPF. A Cosern fará a confirmação no banco de dados do Governo Federal. Após isso, o prazo para inclusão na tarifa social é de até cinco dias úteis e o cliente passa a ter o benefício no próximo ciclo de leitura.

Para quem não é o titular da conta contrato da Cosern, será necessário também a inclusão do CPF e do RG do portador do NIS. Nesse caso será preciso fotografar a documentação e enviar pelo WhatsApp junto com número do NIS.

O número para fazer a solicitação é o (84) 3215-6001.

A tarifa social de energia elétrica é um benefício criado pelo Governo Federal para as residências de famílias com baixa renda, que reduz a tarifa de consumo em até 65% e, para indígenas e quilombolas, em até 100%. O benefício é regulamentado pela Lei 12.212, de 20 de janeiro de 2010.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Prefeituras permitem funcionamento de supermercados e padarias aos domingos e feriados

As prefeituras de Natal, Mossoró e Parnamirim vão continuar permitindo que os supermercados e as padarias, comércios tidos como essenciais, funcionem aos domingos e feriados. As medidas vão de encontro ao decreto estadual publicado nesta quinta-feira (9) que proibiu o funcionamento desses estabelecimentos nessas datas.

Clientes em supermercado de Natal, durante pandemia do novo coronavírus  — Foto: Eros Sena
Clientes em supermercado de Natal, durante pandemia do novo coronavírus — Foto: Eros Sena

A Prefeitura de Natal publicou um novo decreto nesta quinta-feira (9) em um edição extra do Diário Oficial do Município (DOM) para determinar que os supermercados e padarias podem funcionar nos domingos e feriados entre às 7h e às 13h.

No decreto, o prefeito Álvaro Dias cita que o decreto estadual "usurpou parte das competências municipais, especificamente o horário do funcionamento do transporte público desta capital, o funcionamento do comércio e serviços essenciais e a feiras livres".

Parnamirim
De acordo com o decreto, publicado em edição extra do Diário Oficial desta quinta (9), em Parnamirim será facultado a abertura do comércio e a prestação de serviços – considerados essenciais, nesta sexta-feira Santa (10) e no sábado (11), respeitando rigorosamente o horário de funcionamento que será das 7h às 20h.


No domingo (12) assim como nos demais feriados nacionais e municipais, será facultado a abertura do comércio e a prestação de serviços – considerados essenciais, respeitando-se rigorosamente o horário de funcionamento, das 7h às 13h.

Mossoró
Em Mossoró, a prefeita Rosalba Ciarlini garantiu que os supermercados vão poder funcionar aos domingos das 7h às 13h. Segundo a chefe do Executivo, isso já estava determinado no decreto 5.631, publicado no dia 6 de abril. Ela comunicou ainda que durante a semana os estabelecimentos que desejarem podem abrir até 22h.

"Tomamos essa medida porque entendemos que quanto maior o horário menos aglomeração irá acontecer nesses locais como supermercados, mercados, atacadões, todas as áreas que vendem alimentos", explicou a prefeita.

Decreto estadual
Um decreto estadual publicado no Diário Oficial do Estado nesta quinta-feira (9) proíbe supermercados e padarias de abrirem aos domingos e feriados em todo o Rio Grande do Norte. A medida visa conter o avanço das contaminações do novo coronavírus - causador da Covid-19.

O decreto determina também que todo o comércio deverá fechar, independentemente se usa ar-condicionado, ventilador, ou ventilação natural - como era previsto anteriormente. A exceção é para os estabelecimentos de atividades consideradas essenciais e aqueles que lidam com alimentação.

Fonte: G1
Leia Mais ››