segunda-feira, maio 01, 2017

CRIME DE HOMICÍDIO EM APODI-RN


A Polícia Militar da cidade de Apodi,que fica localizada na região oeste do Rio Grande do Norte registrou um crime de homicídio na manhã deste domingo 30 de abril de 2017.
A ação criminosa correu no Bar do Pepa no bairro betel. 
De acordo com as primeiras informações a vítima  conhecido por Melão,foi executado a tiros.
 Outra pessoa que estava próxima, também terminou baleado. os atiradores fugiram após o crime.
Melão já teve dois irmãos assassinados. No caso, foi Alexsandro Morais da Silva, de 18 anos, morto com 5 tiros na Praça da Bíblia, no bairro Lagoa seca, no dia 20 de agosto de 2011; e vendedor Adriano Rebouças da Silva, de 29 anos, morto a tiros num forró na zona rural, em 2015.
Depois de ouvirem as pessoas no local da ocorrência a polícia suspeita que que o assassinato de Melão pode ter relação com drogas pelo  fato dele ter sido preso por este motivo no passado.

Fonte: Passando na Hora
Leia Mais ››

PM DE AREIA BRANCA-RN PERSEGUE DUPLA,FERE UM A BALA E APREENDE ARMA E MOTOCICLETA


Na noite deste domingo 30 de abril de 2017, por volta das 21:30 hs, a viatura composta pelo Cb Josimar, Cb Maximiliano e Cb Wescley realizava patrulhamento no beco de “Maria Batata”, no bairro mocó quando visualizou 2 elementos em atitude suspeita trafegando em uma moto Honda Fan 125, de placa NNY-7833 Umarizal- RN.
Ao avistar a viatura os suspeitos apontaram o que seria uma arma de fogo em direção a guarnição.
A viatura empreendeu perseguição aos mesmos por diversas ruas do bairro Mocó, passando ainda pelo Bairro Nordeste.
A guarnição conseguiu aproximação na altura dá BR 110, km 01 em frente ao posto Costa Branca. Com o intuito de aborda- los, e respondeu prontamente o iminente perigo de disparos.
Um dos elementos que vinha na garupa foi atingido na perna. Mesmo com o ocorrido, os elementos ainda tentaram se evadir, sendo alcançados, contidos e detidos pelos policiais.
Os elementos foram conduzidos ao hospital local para serem medicados e em seguida a D.P. de plantão em Mossoró para os procedimentos cabíveis.
A polícia informa ainda que os elementos são: Leonardo Batista Silva Souza (21anos) e Emanuel Lucas Soares da Silva, vulgo Luquinha dá casqueira, (18 anos) estavam de posse de um simulacro de arma de fogo e a moto supracitada tinha queixa de roubo.


Fonte: Passando na Hora
Leia Mais ››

Fugitivo da Mário Negócio é preso quando tentava praticar arrastão no Abolição I em Mossoró


O fugitivo da Penitenciária Mário Negócio, Bruno da Silva Lopes foi capturado pela Força Tática na noite deste domingo 30 de abril, após tentar promover um arrastão no Abolição I em Mossoró. 

De acordo com informações da Polícia o fugitivo e mais dois comparsas, ocupando um veículo tipo Fox de Cor vermelha invadiram uma residência naquele conjunto habitacioal,para praticarem o roubo, mas foram surpreendido por um desconhecido que ao perceber a ação dos bandidos reagiu a bala. 

Os bandidos conseguiram fugir,mas o fugitivo acabou sendo baleado e ficou no local com uma arma de fogo de fabricação caseira. 

A equipe da Força Tática chegou rápido ao local e prendeu o indivíduo conduzindo o mesmo ao HRTM e depois à delegacia de Plantão onde ficou a disposição da justiça. 

Bruno da Silva é condenado há mais de 20 anos de prisão por tráfico de droga e assaltos mas,conseguiu fugir do regime fechado da PAMN no mês de março desse ano depois de pular o muro a unidade prisional.


Fonte: Fim da Linha
Leia Mais ››

Mossoroense do Santa Helena é raptado e executado a tiros em Pau dos ferros


O mossoroense do Santa Helena Vitório Ferreira Pereira de 18 anos,foi encontrado morto, na tarde deste domingo 30 de abril,na marginal da BR 226 próximo a um lixão na cidade de Pau dos Ferros, região do Alto Oeste Potiguar. 

O corpo apresentava várias perfurações de objetos cortantes e ou contundentes. Segundo a Polícia, o jovem havia sido raptado de dentro da casa onde morava no bairro Riacho do Meio na noite de sábado. 

De acordo com a família, homens dizendo ser policiais, mas sem mostrar armas, chegaram na casa do jovem e informaram que estariam levando o mesmo para prestar informações sobre um arrombamento ocorrido no bairro. 

Vitório foi colocado no porta malas do carro e na manhão deste domingofoi encontrado sem vida as margens da BR 226, próximo a entrada do lixão de Pau dos Ferros. 

Informações de populares dão conta que Vitório, que já tinha passagem pela polícia por assalto e outros jovens estavam sendo apontados como responsáveis por vários arrombamentos nos bairro Riacho do Meio, Carvão e Sema. 

O corpo de Vitório foi removido para a sede do ITEP em Mossoró, necropsiado e liberado para sepultamento que ocorrerá nesta segunda feira em Mossoró


Fonte: Fim da Linha/Nossa Pau dos Ferros
Leia Mais ››

87° Homicídio em Mossoró 2017: Adolescente é executado com tiros de pistola .40 e escopeta 12 na BR 110


Um crime de homicídio por arma de fogo foi registrado na madrugada deste domingo 30 de abril de 2017, na cidade de Mossoró no Oeste do Rio Grande do Norte. 

Um adolescente identificado como Aislan Nóbrega da Silva de 17 anos morador da Travessa Dom Helder Câmara no bairro Belo Horizonte foi encontrado morto, no acostamento da BR 110, após a sucata de J. Patrício, saída de Mossoró para Upanema, com perfurações de de tiros no rosto, pescoço e abdômem. 

Segundo o perito criminal do ITEP, Renildo Marcelino, a vítima que não portava documentos, foi executada no local, com dois tiros de pistola ponto 40, sendo um no rosto e outro na barriga e um disparo de escopeta calibre 12 no pescoço. No local foi recolhida apenas uma cápsula de PT .40 que estava ao lado do corpo. 

O corpo que estava visível no acostamento da rodovia, foi encontrado por populares que passavam no local e acionaram a Polícia Militar pelo 190. Uma equipe de rua da PM foi ao local onde realizou o isolamento do corpo. 

Após a reealização dos procedimentos por parte do ITEP, com acompanhamento da equipe da Polícia Civil, o corpo do jovem foi removido para ser necropsiado no setor de medicina legal do Instituto Técnico-Científico de Perícia (ITEP) e será liberado para sepultamento após o reconhecimento do cadáver pela família.

Com mais uma morte violenta provocada por disparos de arma de fogo, registrada nesta manhã de domingo, Mossoró já contabiliza 87 homicídios no ano de 2017. Mais um caso para a Divisão de Homicídios elucidar.






Fonte: Fim da Linha
Leia Mais ››

Tentativa de homicídio durante a madrugada na BR 304 região do Bom Jesus em Mossoró

Imagem

Na madrugada de hoje, 30 de abril, a Central de Comando do Samu foi acionada com a informação de duas pessoas feridas em acidente, na Avenida do Contorno da BR 340, próximo a ponte do Genésio em Mossoró no Rio Grande do Norte. 

Dois homens foram encontrados feridos no local, mas segundo informações, eles foram vítimas de tentativa de homicídio. 

Francinildo de Araújo Fernandes de 32 anos de idade, apresentava 05 perfurações, nas pernas e nas costas, provocadas por disparos de arma de fogo. 

Wanderlei Leite de Medeiros de 43 anos de idade, quebrou uma perna, mas a equipe do Samu que prestou os primeiros socorros acredita que tenha sido da queda. Não foi localizada marcas de disparos de arma de fogo, apenas algumas escoriações pelo corpo. 

Segundo informações, Francinildo e Wanderlei estavam participando de uma festa no “Junior’s Bar” no Bom Jesus e quando retornavam para suas casas, por volta de 04 horas da manhã, foram surpreendidos por elementos que estavam num carro branco. 

Os dois foram socorridos para o Hospital Regional Tarcisio Maia por equipes do Samu de Mossoró. Eles não falaram sobre a motivação e nem sobre os possíveis acusados

Imagem

Fonte: O Câmera
Leia Mais ››

Suspeita de assassinato é morta pelo enteado em Parnamirim


Uma mulher de 51 anos foi morta com golpes de faca na madrugada deste sábado (29) enquanto dormia em casa, na rua José Fabrício de Monteiro, no bairro Passagem de Areia em Parnamirim, região metropolitana de Natal. O enteado da vítima confessou o crime, mas fugiu antes da chegada da polícia e ainda não foi encontrado após as diligências.

De acordo com o Sargento Jairo, do 3° Batalhão, o crime ocorreu por volta das 3h. A vítima estava dormindo com o marido quando o autor do crime, identificado como Danilo Lopes Damasceno, de 23 anos, desferiu quatro golpes contra a madrasta. "Ele matou Maria dos Anjos e avisou aos familiares que tinha cometido o crime, mas fugiu antes da nossa chegada", disse.

Jairo ainda informou que a vítima era suspeita de ter matado o primeiro marido em uma cidade do interior do Estado e estava ameaçando o companheiro atual de atear fogo no corpo dele. As ameaças foram testemunhadas pelo enteado.

Fonte: Portal BO
Leia Mais ››

Pai é morto a tiros na frente do filho de 7 anos em Natal

Luciano Marinho foi morto a tiros na frente do filho de 7 anos (Foto: Divulgação/PM)

Um homem foi morto a tiros na frente do filho de 7 anos na manhã deste domingo (30) na Zona Norte de Natal. O crime aconteceu na rua Antônia Dantas, no loteamento Jardim Progresso.
De acordo com a Polícia Militar, Luciano Marinho da Silva saiu com o filho para procurar o cachorro que havia fugido. Abordado por dois homens, ele levou pelo menos dois tiros.
Ainda segundo a PM, os homens mandaram o filho de Luciano desviar o olhar e mataram o pai dele. A criança não foi ferida. Luciano morreu no local.
Policiais do 4° Batalhão ainda fizeram buscas pela região, mas nenhum suspeito foi encontrado. O crime será investigado pela Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP).

Fonte: G1
Leia Mais ››

Policial militar reage a assalto e é baleado na Grande Natal

Atingido na mão e na perna, policial militar foi transferido de helicóptero (Foto: Divulgação/PM)

Um policial militar foi baleado durante uma tentativa de assalto no bairro Nova Esperança, na cidade de Parnamirim, região metropolitana de Natal. O crime aconteceu na tarde deste domingo (30).
Segundo a Polícia Militar, o cabo dirigia um carro e estava com a esposa e o sogro quando criminosos armados tentaram assaltá-lo. Segundo informações, os homens, armados, abordaram o carro das vítimas e anunciaram o assalto. O cabo reagiu, mas nenhum dos suspeitos foi atingido.
Ainda segundo a PM, o policial não chegou a atirar, porém acabou sendo baleado na mão e na perna, sendo socorrido para o hospital Deoclécio Marques. De acordo com a PM, o estado de saúde do cabo não é grave, mas ele foi transferido de helicóptero para o hospital Walfredo Gurgel, onde passou por cirurgia para retirada das balas.
Ainda segundo a polícia, os suspeitos fugiram. Até a publicação desta reportagem, ninguém tinha sido preso.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Ônibus de excursão capota após colisão com motocicleta na RN-203; uma pessoa morre

Ônibus, fretado para um passeio, saiu da pista e capotou após colidir com uma motocicleta   (Foto: PM/Divulgação)

Um homem morreu na manhã deste domingo (30) após uma colisão envolvendo um ônibus de excursão e uma motocicleta na RN-203, município de São Pedro, distante pouco mais de 60 quilômetros de Natal. A pessoa que morreu, ainda não identificada, estava na moto. Ainda não se sabe quantas pessoas estavam no ônibus. Contudo, cerca de 40 passageiros ficaram feridos, entre eles uma grávida e várias crianças. Chovia bastante na hora do acidente.
Segundo a PM, o ônibus é da empresa Santa Fé. Com a batida, o motorista perdeu o controle, saiu da pista e o veículo acabou capotando. O ônibus, que foi fretado para um passeio, havia acabado de sair da cidade de São Paulo do Potengi e seguida para a lagoa de Boa Água, em São José de Mipibu, município da região metropolitana da capital potiguar.


Motocicleta da vítima ficou na beira da pista. Chovia bastante na hora do acidente (Foto: PM/Divulgação)Motocicleta da vítima ficou na beira da pista. Chovia bastante na hora do acidente (Foto: PM/Divulgação)
Motocicleta da vítima ficou na beira da pista. Chovia bastante na hora do acidente (Foto: PM/Divulgação)

Ambulâncias socorrem os feridos para o Hospital Regional Monsenhor Expedito, em São Paulo do Potengi. A unidade disse que 28 pessoas deram entrada no pronto-socorro local, e que três crianças (apresentando traumatismos e múltiplas fraturas) haviam sido transferidas para o Pronto-Socorro Clóvis Sarinho, em Natal. A direção do hospital disse que duas foram atendidas e já liberadas. A terceira ficou internada para um exame de tomografia.
Também houve casos em que ambulâncias saíram direto do local do acidente direto para a capital. A única morte confirmada até o momento é a do condutor da motocicleta.


Passageiros feridos foram socorridos para o Hospital Regional Monsenhor Expedito, em São Paulo do Potengi (Foto: PM/Divulgação)Passageiros feridos foram socorridos para o Hospital Regional Monsenhor Expedito, em São Paulo do Potengi (Foto: PM/Divulgação)
Passageiros feridos foram socorridos para o Hospital Regional Monsenhor Expedito, em São Paulo do Potengi (Foto: PM/Divulgação)

Fonte: G1
Leia Mais ››

Ao lado de delegacia, fogo destrói bar em rodoviária na região Oeste potiguar

Populares usaram uma mangueira para conter as chamas (Foto: PM/Divulgação)

Um incêndio que ninguém sabe como começou, ocorrido na madrugada deste domingo (30), detruiu um bar que fica na rodoviária de Governador Dix-Sept Rosado, cidade da região Oeste potiguar. O terminal fica ao lado da delegacia de Polícia Civil. A Polícia Militar disse que será preciso uma perícia para identificar as causas do incêndio. Ninguém se feriu.
Em contato com o G1, o sargento Miguel Ângelo, do 2º Batalhão da PM, disse que o fogo começou por volta das 4h. "O bar tava fechado e ninguém sabe como o local começou apegar fogo. Vai ser preciso fazer uma perícia para descobrir o que causou o incêndio", disse o policial.
Populares apagaram as chamas usando a mangueiras de um carro-pipa.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Com marcas de tiros na cabeça e rosto, homem é encontrado morto na marginal da BR-110, no RN


O corpo de um homem, ainda sem identificação, foi encontrado na madrugada deste domingo (30) na marginal da BR-110, cerca de 15 quilômetros da cidade de Mossoró, na região Oeste potiguar. Segundo a Polícia Militar, há marcas de disparo de espingarda na cabeça e tiros de pistola no rosto.
Em contato com o G1, o sargento Valdemir Santos, do 12º Batalhão da PM, disse que a vítima teria sido vista em um bar de Mossoró durante a noite. "Provavelmente ele foi assassinado e o corpo dele jogado na beira da pista. Ele foi visto no Junio's Bar, que fica no bairro Bom Jesus. Mas, depois disso, não sabemos o que aconteceu até ele ser morto", ressaltou o policial.
O crime será investigado pela Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) de Mossoró.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Cantor Belchior terá homenagens em Sobral e Fortaleza

Teatro São João, no Centro de Sobral, exibe imagens de Belchior (Foto: João Pedro Ribeiro/TV Verdes Mares)

O cantor Belchior terá a primeira homenagem do dia na cidade onde nasceu, Sobral, zona norte do Ceará, na manhã desta segunda-feira (1º). O corpo chegou ao Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, por volta da 1h da madrugada, de onde foi embarcado em um voo fretado pelo governo cearense e foi levado para Sobral, depois, seguirá para Fortaleza, onde será sepultado .
A previsão é que o corpo chegue à cidade às 7h40. O Teatro São João, onde haverá o velório no interior do Ceará, está decorado com imagens do cantor na fachada e fãs já esperam na praça em frente para a despedida. Parentes do artista desembarcaram por volta das 6h na cidade.
Em Sobral, o corpo será velado até 10h no teatro. Em seguida, será levado para Fortaleza, velado no Centro Cultural Dragão do Mar, Bairro Praia de Iracema, e sepultado no Cemitério Parque da Paz, nesta terça-feira (2), às 9h, onde também estão sepultados seus pais.
Belchior foi encontrado morto em casa ontem, em Santa Cruz do Sul (RS), aos 70 anos. Ele vivia na cidade de 126 mil habitantes do Vale do Rio Pardo, a cerca de 150 km de Porto Alegre, com a esposa, Edna, que o encontrou morto. Ela disse à polícia que Belchior não tinha problemas nem tomava medicamentos.
Ele se sentiu mal na noite de sábado, se queixou de muito frio à esposa e disse que ia descansar no sofá da sala, que ele usava para fazer suas composições, segundo vizinhos. Belchior continuava compondo, embora não tivesse planos de fazer shows ou gravar discos, e traduzia suas canções e obra de Dante Alighieri.
Segundo amigos, o artista vivia há quatro anos em Santa Cruz do Sul - dos quais cerca de dois anos na casa onde morreu, cedida por um amigo. O Governo do Ceará e a Prefeitura de Fortaleza decretaram luto oficial de três dias pela morte de Belchior.

Análise preliminar indica que o cantor cearense morreu em razão do rompimento da artéria aorta, segundo a delegada Raquel Schneider. Schneider falou com o médico do IML da cidade de Cachoeira do Sul, responsável pela necropsia em Belchior. De lá, seu corpo foi levado para Venâncio Aires para ser embalsamado.
Antônio Carlos Gomes Belchior Fontenelle Fernandes - "um dos maiores nomes da música popular", como brincava ao se apresentar - nasceu em 26 de outubro de 1946 e foi um dos ícones mais enigmáticos da música popular no Brasil, com quase 40 anos de carreira.
Teve o primeiro sucesso nos anos 70 ao lado de Fagner, com a faixa "Mucuripe". Com o disco "Alucinação" (1976), lançou clássicos como as faixas "Apenas um rapaz latino-americano", "Velha roupa colorida" e "Como nossos pais", essa última que se tornou conhecida na voz da cantora Elis Regina.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Comissão da Reforma da Previdência deve votar parecer nesta semana


A comissão especial da reforma da Previdência na Câmara deve votar nesta semana o parecer do relator, deputado Arthur Maia (PPS-BA), com as novas regras para a aposentadoria.
Ainda na Câmara, a comissão da reforma política pode votar um relatório parcial do deputado Vicente Cândido (PT-SP) que sugere regras menos rigorosas para apresentar projetos de iniciativa popular.
No plenário, os deputados podem tentar concluir a votação da proposta que institui um regime de socorro aos estados em crise financeira.
No Senado, deve ser feita uma tentativa de acelerar a tramitação do projeto de reforma trabalhista, com a votação de um requerimento de regime de urgência.
Reforma da Previdência
A comissão especial da reforma da Previdência deve realizar a última sessão de debates na terça-feira (2).
A previsão é que a votação do relatório seja iniciada no dia seguinte. O presidente da comissão, Carlos Marun (PMDB-MS), acredita que será possível concluir a análise na comissão até quinta-feira (4).
Entre outros pontos, o relatório do deputado Arthur Maia propõe que 65 anos para homens e 62 anos para mulheres como idade mínima para quem for se aposentar pelo INSS, além de 25 anos de tempo de contribuição.
Reforma política
Na terça-feira (28), a comissão da reforma política da Câmara pode votar o primeiro relatório, com um tema considerado menos polêmico.
O texto, que trata do Marco Legal da Democracia Direta, reduz as exigências para a apresentação de projetos de iniciativa popular, além de facilitar a convocação de referendos e plebiscitos.
Após a aprovação pelo colegiado, o texto precisa passar por outras comissões, antes de ir ao plenário principal.
A ideia, entretanto, segundo a assessoria do relator Vicente Cândido (PT-SP), é que a aprovação de um requerimento de regime de urgência acelere a tramitação e leve o projeto direto ao plenário.
CCJ
Na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), os deputados devem votar uma proposta de reforma política que pode restringir o funcionamento de partidos políticos.
O texto, já aprovado pelo Senado, altera o sistema eleitoral e cria a chamada cláusula de desempenho, isto é, prevê restrição do funcionamento parlamentar, do acesso ao fundo partidário e do acesso gratuito ao rádio e à televisão aos partidos que não alcançarem pelo menos 3% dos votos válidos nas eleições para a Câmara.
O colegiado pode analisar ainda um projeto que tipifica o crime de responsabilidade para ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) que usurparem competência do Poder Legislativo ou do Poder Executivo.
Plenário da Câmara
No plenário, os deputados devem tentar concluir a votação de emendas ao projeto que suspende o pagamento das dívidas estaduais com a União por três anos (prorrogáveis por mais três), desde que sejam adotadas medidas de ajuste fiscal, as contrapartidas. Após a conclusão da análise pela Câmara, a proposta seguirá para votação no Senado.
Senado
No Senado, pode ser votado um pedido de tramitação em regime de urgência para o projeto da reforma trabalhista.
O texto, aprovado pela Câmara na última semana, traz pontos que poderão ser negociados entre empresários e trabalhadores e, em caso de acordo, passarão a ter força de lei.
O projeto também traz outras mudanças, como o fim da obrigatoriedade da contribuição sindical, novas salvaguardas para o trabalhador terceirizado e a regulamentação do trabalho remoto, ou “home office”.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Análise preliminar indica que Belchior morreu por rompimento da artéria aorta, diz delegada

Corpo do cantor Belchior foi levado para o IML de Cachoeira do Sul (Foto: Muriel Porfiro/RBS TV)

A análise preliminar indica que Belchior morreu em razão do rompimento da artéria aorta, disse neste domingo (30) a delegada Raquel Schneider. Raquel falou com o médico do IML da cidade de Cachoeira do Sul, responsável pela necropsia em Belchior.
O cantor e compositor cearense tinha 70 anos e morava em Santa Cruz do Sul, no Vale do Rio Pardo, Rio Grande do Sul, distante cerca de 150 km de Porto Alegre. Ele vivia com a esposa, Edna.
"Esse deve ser o resultado que vai vir no laudo depois. Claro que também serão feitos mais alguns exames, mas em princípio foi isso", afirmou a delegada.
Mais cedo, Angela Margareth, ex-mulher do músico, havia dito que a causa da morte foi um infarto. A delegada disse que o médico não levantou essa possibilidade durante a conversa.

Fonte: G1
Leia Mais ››

'Capacetes brancos' denunciam morte de 8 voluntários na Síria


A Defesa Civil Síria, que se dedica a trabalhos de resgate em áreas fora do controle das autoridades no país, denunciou a morte de oito de seus voluntários em um ataque contra um de seus centros na província central de Hama.
Os também chamados "capacetes brancos" disseram em comunicado que seu centro de Kafr Zita, no norte de Hama, foi bombardeado no sábado (29) por aviões que não se sabe se eram do governo sírio ou russo.
O local foi atacado ao meio-dia com bombas sísmicas que destruíram o refúgio subterrâneo onde tinha se refugiado a equipe de oito pessoas da Defesa Civil. A nota denuncia que a região foi bombardeada durante horas após o ataque, o que impediu que as vítimas fossem resgatadas.
Também no sábado, outra unidade da Defesa Civil foi alvo de bombardeio nos arredores de Kafr Zita e que ficou fora de serviço.
Ao menos 185 dos "capacetes brancos" morreram no país desde o início do conflito em março de 2011, afirma a organização.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Em carta ao papa, oposição venezuelana rejeita diálogo sem garantias

Papa Francisco pediu o fim da violência na Venezuela em pronunciamento no Vaticano (Foto: Tony Gentile/Reuters)

A oposição venezuelana formalizou neste domingo (30) sua negativa a retomar um diálogo fracassado com o governo de Nicolás Maduro "se não houver garantias", em carta ao Papa Francisco após sua oferta de mediar na crise do país.
Francisco disse no sábado estar disposto à mediação do Vaticano com "condições muito claras", embora tenha assegurado que "a oposição está dividida" sobre o assunto. O pontífice insistiu neste domingo, pedindo que se ponha um fim à violência e para encontrar "soluções negociadas".
"O senhor (...) expressou em várias oportunidades que se não há garantias e 'condições muito claras' de parte do regime, não há possibilidade nem de diálogo nem de resolver esta gravíssima crise", indicou a coalizão opositora Mesa da Unidade Democrática (MUD) em sua carta ao pontífice.
A aliança agradeceu "profundamente" ao papa "sua constante preocupação por nosso sofrido país", em um momento de alta tensão com protestos opositores que deixaram 28 mortos e centenas de feridos e detidos desde 1º de abril.
A oposição abandonou em dezembro passado a mesa de diálogo, instalada em outubro com o acompanhamento do Vaticano e da União de Nações Sul-americanas (Unasul), ao acusar o chavismo de descumprir acordos em função da aprovação de um "cronograma eleitoral" e a liberação de "presos políticos".
A MUD negou divisões internas, como sustentou Francisco. "Os venezuelanos estamos hoje mais unidos do que nunca em torno da demanda de uma mudança política no país. E os fatores que conformam a Mesa da Unidade Democrática também estão", destacou, ao insistir em sua exigência de eleições gerais em 2017.
A oposição pede a antecipação das eleições presidenciais de dezembro de 2018, o que Maduro rejeita taxativamente.
Mais cedo, o presidente saudou a oferta papal. "Se digo diálogo, fogem apavorados, não querem diálogo. Ontem arremeteram contra o papa Francisco. Eu respeito as expressões do papa Francisco", declarou em seu programa dominical na emissora estatal VTV.
No sábado, depois da proposta de Francisco, dirigentes opositores como o ex-candidato presidencial Henrique Capriles tinham descartado retomar o diálogo.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Forças francesas matam mais de 20 supostos terroristas no sul do Mali


Soldados franceses enviados ao Mali para fazer parte da chamada Força Barkhane mataram entre sábado e domingo "mais de 20 terroristas" na floresta de Foulsaré, no sul do país, junto à fronteira com Burkina Fasso.
Um comunicado da Barkhane emitido na noite deste domingo (30) destacou que a operação, de grande envergadura, envolveu a aviação (de caça e transporte de tropas), comandos de montanha, paraquedistas e equipes de retirada de minas.
Os Mirage 2000 do exército francês começaram bombardeando lugares identificados como centros logísticos dos terroristas, e foram seguidos por helicópteros que transportaram todas as forças especiais, em número não detalhado.
Os soldados descobriram nos depósitos bombardeados armamentos diversos, munição, lança-granadas e explosivos "em grande quantidade".
Segundo o comunicado, a floresta de Foulsaré é um dos esconderijos preferidos pelos terroristas, e dali atacam com frequência às cidades vizinhas.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Criminosos realizam arrastão em igreja durante celebração de missa

Veja no detalhe que um dos criminosos está com uma arma, supostamente de fabricação caseira (Foto: Circuito de Sergurança)

Na manhã deste domingo (30), católicos da Paróquia São Mateus, localizada no Bairro Aruana, na Zona de Expansão de Aracaju (SE) foram surpreendidos com a presença de três criminosos. Eles interromperam a celebração da missa e fizeram um arrastão levando dinheiro, celulares e bolsas de dezenas de fieis.
O circuito de segurança da igreja registrou a ação que durou menos de dois minutos. As imagens mostram os três suspeitos se aproximando do templo e rendendo um homem que estava na porta. Em seguida, dois deles invadem a igreja, um com uma arma na mão, segundo testemunhas de fabricação caseira, anunciam o assalto e fazem o arrastão. Depois, fogem a pé por um matagal que fica ao lado da paróquia.
Segundo o padre Benjamim Júnior, a ação começou às 8h48, quando a celebração da missa já se aproximava do final, com a oração do Pai-Nosso. “De repente avistei do altar duas pessoas, uma com faca e outra com um revólver, estilo caseiro. Eles gritaram que era um assalto e pegaram os bens do povo da igreja. Foi um grande susto e a gente só tem a agradecer a Deus por não ter tido nada mais grave”, conta o sacerdote.
Na hora do assalto havia crianças, adultos e idosos que ficaram muito assustados. “Muitas pessoas desmaiaram sem ter noção do que estava acontecendo. A gente não espera que um marginal invada a casa de Deus e coloque faca e arma nas pessoas. Quando o primeiro homem entrou gritando que era um assalto, achei que se tratava de uma pessoa com problemas mentais, mas depois veio o segundo homem com a sacola recolhendo os objetos e dinheiro”, lamenta um dos membros da pastoral do dízimo, José Santana Filho.

Por causa do assalto, a missa da tarde foi suspensa e a polícia ainda não divulgou o prejuízo sofrido pelas vítimas. Segundo informações do padre, esta não foi a primeira vez que o local foi alvo da ação de criminosos. Há cerca de seis anos, quando estava na fase de construção, roubaram outro sacerdote e lguns fieis.


Padre Benjamim Júnior. (Foto: Benjamim Júnior)Padre Benjamim Júnior. (Foto: Benjamim Júnior)
Padre Benjamim Júnior. (Foto: Benjamim Júnior)

Mais Segurança
Moradores do conjunto habitacional onde fica a igreja reclamam que os assaltos na região têm sido constantes e preocupa os representantes do Conselho das Associações Moradores dos Bairros Aeroporto e Zona de Expansão Aracaju (Combaze). Eles afirmam que o policiamento existe, mas o tipo de ronda deve ser modificada.
"É preciso que sejam realizadas abordagens com o apoio de outros grupamentos para coibir a ação dos marginais, que aumentou com o aparecimento das invasões, como as que existem próximo à igreja. A gente entende que todas pessoas que passam nas vias devem ser abordadas, não apenas os motoristas. Quem tem assaltado à comunidade vem a pé ou de bicicleta, fugindo pelo matagal", observa a diretora do Combaze, Karina Drumond.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Belchior abandonou carreira e passou quase 10 anos sem paradeiro certo

Belchior, durante show em São Paulo em 1988 (Foto: Ana Cristina leme/AE )

Responsável por composições que se tornaram clássicos da música brasileira, Belchior era mais lembrado nos últimos anos pelo mistério que rondava sua vida. O artista abandonou a carreira e passou quase dez anos vivendo recluso, sem aparições públicas e endereço conhecido.
Neste sábado (29), ele morreu em casa, na cidade de Santa Cruz do Sul (RS), aos 70 anos. A polícia informou que o artista morreu de causas naturais. O corpo deve ser levado para o Ceará, onde ocorrerá o sepultamento em Sobral, sua cidade natal.
Segundo o colunista do G1, Mauro Ferreira, Belchior não tinha paradeiro certo desde 2008. Em 2007, a família reclamou do sumiço do artista, que abandonou a carreira e nem mesmo seu produtor musical conseguia contato. A partir daí, surgiram muitos boatos a respeito do sumiço do cantor.
De acordo com reportagem do Fantástico, Belchior abandonou ao menos dois carros, sem explicação. Um deles, deixado no Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, acumulando milhares de reais em dívidas de estacionamento. Outro veículo, uma Mercedes Benz do cantor, foi largado em um estacionamento também em São Paulo.
Segundo casamento
O artista era casado com a produtora cultural Edna Assunção. Segundo reportagem de 2013 da revista "Época", o casal se conheceu em 2005, no ateliê do artista plástico cearense Aldemir Martins. Os dois organizaram juntos uma exposição em Fortaleza e, então, começaram a namorar. Para ficar com Edna, Belchior se separou da então mulher, Ângela Margareth, com quem vivia há 35 anos.
Foi a partir de então, de acordo com a revista, que Belchior passou a se distanciar da carreira e dos antigos amigos até desaparecer completamente. Seu sumiço se tornou uma espécie de lenda da cultura brasileira, alimentou teorias e virou tema de campanhas e piadas na internet.

Período no Uruguai
O Fantástico encontrou o artista e a mulher na cidade de San Gregorio de Polanco, no Uruguai, em 2009 (veja no vídeo acima). Na época, Belchior disse ao programa que vivia em São Paulo e estava no país "fazendo um trabalho muito especial". Também contou que estava compondo, traduzindo suas músicas para o espanhol e que pretendia lançar um disco com canções inéditas quando voltasse ao Brasil.
Sobre a repercussão de seu paradeiro, afirmou: "Eu me sinto imensamente feliz por me ver tão amado e requisitado. Tenho certeza que esse é um momento super bem-sucedido. O Brasil está comigo sempre, sempre estou voltando para o Brasil."
Em 2012, Belchior chegou a ser procurado pela polícia uruguaia devido a uma dívida, à época, de US$ 15 mil em um hotel na cidade de Artigas, por seis meses de diárias. No fim daquele ano, em meio à polêmica, foi visto em Porto Alegre, mas não quis gravar entrevista.
Últimos anos
Na reportagem de 2013, a "Época" afirmou que Belchior, então com 67 anos, estava vivendo em Porto Alegre, ao lado da mulher. Ele não podia sair em público, já que era procurado pela polícia. De acordo com a publicação, o artista era alvo de dois mandados de prisão pelo não pagamento de pensões alimentícias - uma devida à ex-mulher, Ângela, com quem tem dois filhos, e outra à mãe de uma filha de 19 anos que teve fora do casamento.
Além disso, havia perdido um processo trabalhista no valor de R$ 1 milhão, movido pelo seu ex-secretário particular, Célio Silva. Com as contas bloqueadas e os imóveis que tinha comprometidos com a justiça, segundo a revista, Belchior chegou a ser abrigado em uma instituição de caridade no Rio Grande do Sul e a morar de favor na casa de fãs.

Fonte: G1
Leia Mais ››