quarta-feira, fevereiro 20, 2013

Após descumprimento de acordo Ciro Bezerra anula contrato de empresa responsável pelas obras do Ginásio Poliesportivo de Itaú


O Prefeito Ciro Bezerra (DEM) do município de Itaú/RN, anulou o contrato nº 339/2012, no último dia 15 (02/2013) inerente a Tomada de Preço 003/2012, tendo como favorecido a empresa contratada E J F EMPREENDIMENTOS LTDA ME,na cidade de PARNAMIRM/RN, cujo objeto era Execução das Obras de “COMPLEMENTAÇÃO DE GINÁSIO POLIESPORTIVO III ETAPA” na Rua Segundo Melo, Zona Urbana deste Município. Convocando a Segunda Colocada para Apresentação de Proposta.

Márcio Rego, José Roberto, Paulo César, Wilson Melo
O Secretário de Gabinete, Wilson Melo, informou a reportagem do Cidade News, que a anulação refere-se a desistência da empresa E J F EMPREENDIMENTOS LTDA ME por falta de caixa, ou seja, por ser um valor muito não tinha em caixa o suficiente para dar manter a obra.

Em virtude de Destrato do Contrato por parte da empresa E J F EMPREENDIMENTOS LTDA ME, referente às obras acima caracterizada, o Prefeito Ciro Bezerra (DEM) convoca a empresa VENEZA CONSTRUÇÕES LTDA, da cidade Olho D'água dos Borges-RN, que foi a vencedora da licitação, para se concordar com os preços unitários e globais praticados pela primeira colocada no certame licitatório n.º 003/2012, tipo Tomada de Preço, a presente planilha e proposta com valores idênticos, como também comparecer a sede da Prefeitura Municipal de Itaú/RN, para assinatura de contrato e demais procedimentos necessário a formulação da contratação, nos mesmos termos de assinatura do contrato que hora foi desistente. Ficando assim no aguardo de pronunciamento da empresa segunda colocada, no prazo máximo de 05 (cinco) dias.

Arlindo Maia da Redação do Cidade News
Leia Mais ››

Agricultores itauenses terão que esperar um pouco mais para receber sementes


Os Agricultores do município de Itaú terão que esperar mais um pouco para receber o kit semente destinado pelo Governo do Estado (RN), apesar de ter ocorrido as primeiras chuvas na cidade e o Governo  ter anunciado nesta terça-feira (19) o investimento de R$ 3,8 milhões na compra de 450 toneladas de sementes de milho, feijão e sorgo.

De acordo com o secretário de Agricultura do Município Itaú-RN, José Roberto, a distribuição do kit sementes ainda não está acontecendo devida à falta do grão de sorgo, previsto o repasse para os próximos dias, apesar de já se encontrar disponível no depósito da EMATERN os grãos de milho e feijão a distribuição para os agricultores só será feita completa, ou seja, o kit das três sementes.

 Com a distribuição, 42 mil produtores rurais serão atendidos em todas as regiões do estado.  A distribuição das sementes começou pela cidade de Pau dos Ferros, localizada no Alto Oeste, aproveitando a chegada das chuvas no interior, durante a última semana.

Arlindo Maia da Redação do Cidade News
Leia Mais ››

REVOLTANTE; SERÁ QUE PODEMOS CHAMAR A PRAGA DESTA MULHER DE UM SER HUMANO? VEJA O VÍDEO

Que nome você daria a uma pessoa que age dessa natureza;Não tenho muitas informações de qual local ou País mais o vídeo está revoltando a todos no Facebook, o lamentável é que as cenas são apavorantes onde mostra a crueldade de uma mulher com uma criança de apenas 4 meses pelo o tamanho e estrutura do corpinho do bebê veja o vídeo e tire você mesmo as suas conclusões.



Leia Mais ››

ESSA É PRA CHORAR DE RIR: MOÇA DIZ QUE PERDE O CABAÇO SE A TIM FUNCIONAR; VEJA O VÍDEO


Essa jovem indignada com a operadora TIM diz na sua webcam que perde o cabaço se a TIM funcionar.
Leia o que ela disse: “Essa rapariga só tem 17 anos, não fez nem mestrado ainda, e digo mais no dia que a TIM funcionar eu perco meu cabaço”.


Leia Mais ››

Professores da educação básica têm até o dia 18 de março para se cadastrar no Parfor


Os professores da educação básica em exercício que desejam concorrer as 34.155 vagas de cursos superiores em licenciatura, segunda licenciatura e formação pedagógica em instituições de educação superior têm até o dia 18 de março para se cadastrar na Plataforma Freire. As inscrições para os cursos presenciais de licenciatura do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor) estão abertas desde a última segunda-feira (11).

Os interessados em participar precisam estar cadastrados na base de dados do Educacenso, na função docente ou tradutor intérprete de libras. Para ser selecionado, é preciso também ter a pré-inscrição validada pela secretaria de Educação do estado ou órgão equivalente a que esteja vinculado.

Cada curso tem sua exigência. Para os cursos de licenciatura, docentes e tradutores intérpretes de libras devem estar em exercício na rede pública da educação básica e não ter formação superior. Caso tenham essa formação eles precisam se dispor a fazer o curso de licenciatura na área em que atuam em sala de aula. Nos programas de segunda licenciatura, podem pré-inscrever-se aqueles que tenham uma licenciatura, mas que atuem em área distinta dessa formação. Nos programas de formação pedagógica, podem se pré-inscrever graduados não licenciados.

Lançado em 2009, o Parfor tem o objetivo de capacitar docentes que não têm a formação mínima exigida por lei – ou não fizeram o ensino superior ou cursaram graduação em áreas diferentes daquela em que lecionam. De acordo com o Ministério da Educação (MEC), são mais de 92 instituições de educação superior parceiras da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) em 20 unidades da Federação. Segundo o MEC, estão matriculados no Parfor cerca de 52 mil professores em cursos presenciais. A meta para 2014 é formar 70 mil docentes, tanto na modalidade presencial quanto a distância.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

PALHAÇO FUXIQUINHO ANUNCIA APOSENTADORIA, MAS GARANTE QUE CIRCO CONTINUA


O Palhaço Fuxiquinho, um dos mais conhecidos do ramo do entretenimento circense da região, anunciou hoje (19), sua aposentadoria dos picadeiros.
Em nota divulgada em sua página pessoal no Facebook, Alexander Campelo, que faz o papel do palhaço, disse que após 17 anos alegrando e levando diversão ao povo, pretende aposentar o personagem para se dedicar a novos desafios, que não foram revelados.
Ainda na nota, Alexander Campelo (Fuxiquinho), pediu aos fãs para  não se preocuparem, pois apenas o personagem do palhaço, que leva o nome do circo, sai de cena, porém o circo continua com suas atrações e elenco normal.
Alexander Campelo, popularmente conhecido como Fuxiquinho, tentou uma vaga de vereador na Câmara de Mossoró, no pleito de 2012. O palhaço tem trabalho reconhecido a nível nacional, onde participou, também em 2012, do programa Domingão do Faustão, da Rede Globo.

Histórico do circo

O Circo do Fuxiquinho nasceu de uma família circense após atuar em grandes companhias como: Circo Garcia, Gran Bartolo Circus, Circo Portugal, etc. O idealizador do circo, Horácio Campelo, 57, diz que decidiu colocar em prática toda a sua experiência em prol da família.
Entre filhos, irmãos e netos são 15 pessoas da família atuando e no total são 40 integrantes. “Tudo que sei fazer na vida é circo, sem o circo não tenho como sobreviver e meus filhos estão seguindo meus passos”, relata.
O nome Fuxiquinho, do palhaço principal, veio do pai de Horácio. Alessandro Campelo (Fuxiquinho) conta que começou a atuar como palhaço aos 16 anos, mas desde pequeno era chamado pelo pseudônimo.

CONFIRA NOTA DE FUXIQUINHO: 

É amigos venho aqui informar que estou me aposentado!
Foram 17 anos alegrando o povo! No circo do fuxiquinho!
O circo n vai parar n se preocupem!
E sim o personagem fuxiquinho!
Aqui fica meu agradecimento a todos vocês!
Obg por terem me aturado, e rirem de mim,As vezes até p n perder o amigo rsrsrs!
Vou agora ganhar o mundo, outros desafios!
Fica aqui meus agradecimentos!

Reprodução Cidade News Itaú via Ismael Sousa
Leia Mais ››

BARBOSA FAZ DURAS CRÍTICAS AO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO RN


O ministro Joaquim Barbosa, que é presidente do STF e presidente do CNJ, fez duras críticas ao Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte, na sessão desta terça-feira (19), que referendou a liminar que havia determinado a suspensão do processo de escolha do desembargador potiguar, na vaga do Quinto Constitucional da OAB.
Joaquim Barbosa não gostou do Tribunal de um estado ter descumprido a recomendação do Conselho Nacional de Justiça.O TJRN bem que poderia ter evitado toda essa celeuma em torno do processo de escolha do desembargador na vaga do Quinto Constitucional.
Caso a votação tivesse sido aberta e fundamentada, como se discute e como o Conselho Nacional de Justiça cobra, certamente que a lista tríplice escolhida teria sido a mesma: os advogados Artêmio Azevedo, Glauber Rêgo e Magna Letícia.

Reprodução Cidade News Itaú via Robson Pires/João Moacir
Leia Mais ››

Bandidos tentam usar nome do Banco Central para aplicar golpe nas prefeituras


Os prefeitos vivem com a corda no pescoço para equilibrar as contas municipais e ainda tem que se preocupar com golpes. A Confederação Nacional de Municípios (CNM) alerta que o Banco Central do Brasil vem recebendo informações sobre pessoas que, fazendo-se passar por servidores da autarquia, entram em contato com prefeituras para tratar de débitos decorrentes de processos judiciais, e solicitam que sejam efetuados depósitos judiciais para evitar o bloqueio das contas dos Municípios.

Trata-se de tentativa de fraude, pois apenas as autoridades judiciárias - juízes e tribunais podem determinar o bloqueio ou o desbloqueio de valores ou contas bancárias. Os servidores do Banco Central não possuem permissão para sustar ou retardar o cumprimento de ordens judiciais, que são processadas eletronicamente e encaminhadas às instituições financeiras, e nunca fazem contatos pessoais ou telefônicos dessa natureza.

Reprodução Cidade News Itaú via Cassinho Morais
Leia Mais ››

Mulheres são mais propensas a fazer sexo no ambiente de trabalho


As mulheres são mais propensas que os homens a manter relações sexuais com estagiários no trabalho, de acordo com uma pesquisa da revista “Playboy”. A sondagem também descobriu que dois terços das mulheres entrevistadas já haviam tido encontros sexuais com um colega de trabalho. Entre os homens entrevistados, metade já se relacionara sexualmente com colegas de escritório, segundo a revista, que entrevistou mais de 10 mil homens e mulheres em uma pesquisa online realizada em agosto.
Algumas das descobertas são:
20% das entrevistadas já mantiveram relações sexuais com um estagiário, enquanto apenas 12% dos homens fizeram o mesmo.
46% das mulheres que tiveram relações sexuais com pessoas do ambiente de trabalho fizeram isso com os próprios chefes, comparado a 18 dos homens. A Playboy atribuiu a disparidade de números ao fato de haver mais homens em cargos de chefia.
Para as mulheres, o local favorito para se fazer sexo no escritório seria a mesa, enquanto os homens prefeririam um sofá ou uma cadeira.

Mais de 80% dos homens e das mulheres entrevistados disseram que já flertaram com colegas de trabalho.

Reprodução Cidade News Itaú via Folha de São Paulo/Cassinho Morais
Leia Mais ››

Municípios têm até sexta-feira para convocarem Conferências Municipais


Os municípios do Rio Grande do Norte têm até sexta-feira (22) para convocar os seus eventos referentes a Conferência Nacional das Cidades, que ocorrerá de 20 a 24 de novembro, em Brasília. As datas para a realização das etapas municipais vão de 1º a 15 de maio. Essas são etapas preparatórias, com a realização das Conferências Estaduais e Municipais.
A conferência é um espaço democrático de participação da sociedade na formulação das políticas públicas, contribuindo para um controle social mais efetivo e democrático.
A 5ª Conferência Nacional das Cidades tem o objetivo de avaliar a Política de Desenvolvimento Urbano e definir estratégias para a construção do Sistema Nacional de Desenvolvimento Urbano.

Reprodução Cidade News itaú via Cassinho Morais
Leia Mais ››

Bandidos exageram nos explosivos, destroem agência bancária e prédio da Câmara na PB


Após 3 dias da reportagem  exibida em rede nacional sobre venda ilegal de explosivos, na madrugada  de hoje, bandidos  fortemente armados, explodiram o caixa eletrônico da Agência Bancária do Bradesco no município do  Junco do Seridó - PB, segundo informações de populares,  por volta das 2 da manhã  4 homens em 2 motos chegaram na  cidade de Junco atirando pela rua com pistolas,em seguida eles  colocaram explosivos e detonaram a agencia que ficou totalmente destruída, atingindo o prédio vizinho da Câmara municipal, a quantia levada pelos os assaltantes  ainda não foi divulgada pela a polícia. Em seguida o bando seguiu pelo o município  de Equador RN.



 


Reprodução Cidade News Itaú via Sidney Silva
Leia Mais ››

Calendário de pagamento de Taxas de Licenciamento de Veículos é alterado


As taxas de licenciamento para meios de transporte automotores, com placas cujos finais sejam 1 e 2, tiveram vencimento prorrogado para os dias 04 e 05 de março. Anteriormente, o prazo final para pagamento era amanhã e sexta-feira, 21 e 22. A taxa é a única de responsabilidade do Detran/RN referente ao licenciamento de veículos e não sofreu acréscimo algum, permanecendo no valor de R$ 60, independente da categoria.

"É importante o usuário atentar para as datas, sobretudo porque o vencimento para pagamento do IPVA e do DPVAT é diferente do vencimento da taxa de licenciamento. Além disso, não deixar para última hora", colocou o Diretor-Geral, Willy Saldanha, que acrescentou também que a responsabilidade dos impostos é de diferentes instituições, no caso da SET/RN e da Seguradora Líder, respectivamente.

Desde o início deste mês, os contribuintes já estão recebendo, em correspondência única, boletos relativos à taxa de licenciamento, IPVA e seguro obrigatório. Os usuários tem ainda a opção de acessar o site do Detran/RN, www.detran.rn.gov.br, e imprimir a segunda via.

O calendário anual de pagamento da taxa de licenciamento pode ser acessado também através do endereço eletrônico do Órgão. Entretanto, as demais datas de vencimento relativas às placas com finais de 3 a 9 não sofreram mudança. Depois de comprovados os pagamentos relativos ao IPVA, taxa de licenciamento e o seguro obrigatório, o proprietária recebe o documento do veículo(CRLV) em seu endereço.

Seguro DPVAT

A novidade deste ano é a possibilidade de parcelamento do Seguro Obrigatório para os donos de motos, vans, micro-ônibus e ônibus, a exemplo do que já ocorre em relação ao Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores- IPVA. Entretanto, os proprietários de automóveis e caminhões não terão o benefício do parcelamento do Seguro.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

EMPARN inicia a entrega de sementes


Sementes começaram a ser distribuídas ontem
A Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (EMPARN) está preparada para atender aos pequenos produtores rurais com a entrega de sementes de alta qualidade. O processo de distribuição começou nessa terça-feira (19), coincidindo também com a chegada das chuvas.

Foram encaminhadas aos escritórios regionais da EMATER um total 85 toneladas de milho Potiguar, produzido pela EMPARN em suas estações experimentais no Vale do Assu. Também nesta terça-feira, a Empresa começou a colher 80 toneladas de milho Cruzeta, na sua área de pesquisa e produção do Baixo Assu.

Nos próximos dias, a EMPARN vai iniciar a colheita de mais 50 toneladas de sementes de milho Potiguar, também no Baixo Assu.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Ministério da Justiça: PM potiguar não tem sequer uma arma para cada policial


Polícia Militar do RN: trabalho dificultado por falta de estrutura (Arquivo)
Pesquisa do Ministério da Justiça, divulgada ontem (19), revela que o Rio Grande do Norte é um dos seis estados brasileiros onde a Polícia Militar não tem sequer uma arma para cada policial. Os demais estados nessa situação são Amazonas, Bahia, Ceará, Maranhão e Paraíba.

O levantamento oficial aponta ainda que, na PM potiguar, há um colete à prova de balas para cada quatro policiais, enquanto que, no Distrito Federal, são quatro coletes para cada agente.

Denominado Perfil das Instituições de Segurança Pública, o levantamento utiliza dados de 2011 e compõe uma série de pesquisas sobre a área divulgada ontem pelo Ministério da Justiça.

Um dos estudos (Diagnóstico da Perícia Forense no Brasil) denuncia o sucateamento da polícia técnica, que no Rio Grande do Norte funciona no Instituto Técnico-científico de Polícia (Itep). 

Revela existência de 22 mil processos sem laudos criminais e de mais de 30 mil laudos de necrópsia não concluídos em todo o Brasil. Em 14 Estados, cerca de 8 mil armas apreendidas estão acauteladas em locais inadequados, com risco de muitas delas retornarem às ruas.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Anestesiologistas ameaçam suspender serviços em unidades de saúde do Estado e Município


Diante da insustentável prática dos serviços prestados em anestesiologia à população usuária do Sistema Único de Saúde (SUS), a Coopanest/RN (Cooperativa dos Médicos Anestesiologistas do Rio Grande do Norte) ameaça suspender os serviços em todo o Estado. O motivo para a suspensão é o atraso no pagamento dos salários, que estão em débito desde setembro do ano passado por parte das gestões municipal e estadual.

Através de ofício enviado no início de fevereiro às autoridades e diversas entidades do Estado, o diretor financeiro da Cooperativa, Joélio de Oliveira, informou que, se os problemas recorrentes persistirem, “não restará alternativa que não seja a rescisão contratual”. Na descrição do ofício, a entidade informou que realiza mais de três mil procedimentos com assistência anestésica por mês, em dezenas de instituições de Saúde que atendem a população de todo o Estado.

“São crianças com patologias complexas, idosos com comorbidades diversas, transplantes de órgãos, tratamento de câncer, assistência a gestante e a saúde da mulher, atendimentos de urgência e emergência, enfim, uma infinidade de serviços de excelência prestados a população 24h por dia, inclusive aos sábados, domingos e feriados”, apontou.

Lamentando a constatação do descaso pelas autoridades e órgãos competentes à saúde pública, Joélio afirma que os atrasos recorrentes de pagamentos estabelecidos em contrato vêm se tornando uma prática que fere a dignidade dos profissionais anestesiologistas, inviabilizando uma relação saudável e de confiança entre a categoria de médicos e gestores.

“Temos contratos firmados com as secretarias Municipal e Estadual de Saúde, ambos com pagamentos atrasados desde setembro de 2012. Portanto, solicitamos providências para a quitação dos valores pendentes. Do contrário, permanecendo essa situação calamitosa e vergonhosa, não restará alternativa que não seja a rescisão contratual”, disse Joelio de Oliveira.

Passado quase um mês de envio do ofício, o presidente da Coopanest, Frederick Marcks Abreu de Goes, disse que esteve reunido com o secretário Municipal de Saúde, Cripriano Maia, que por sua vez garantiu a busca incessante de recursos para pagar os salários atrasados.

“O repasse dos profissionais terceirizados é garantido por três fontes: ordem municipal, estadual e federal. A Prefeitura nos repassou uma pequena quantia advinda do Governo Federal e do Município de Natal, para garantir os meses de outubro e novembro, mas o dinheiro não foi suficiente nem para pagar um mês de trabalho desses profissionais”, disse Frederick. A Cooperativa dispõe de 180 anestesiologistas, dos quais aproximadamente 70% trabalham para o SUS.

“O secretário nos pediu um pouco de paciência, uma vez que estamos no início de uma nova gestão. Mas a situação é difícil. Reconhecemos que eles estão tentando pagar os atrasados, porém alguma providência tem que ser tomada. Vamos aguardar a abertura do Orçamento Geral do Estado para ver o que será feito”, afirmou o presidente da Cooperativa. A reportagem tentou contato os secretários das pastas de Saúde, mas ambos estavam com os celulares desligados.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Prefeitura sofre derrota na Justiça e verbas da Saúde estão bloqueadas


A intenção da Prefeitura de Natal era evitar bloqueios de verbas públicas, ao menos, nesse início de gestão do novo prefeito Carlos Eduardo Alves, do PDT. Contudo, com relação aos desbloqueios de verbas, a situação não está tão simples. Nesta terça-feira, a 1ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte não aceitou o pedido do Município de Natal, para que fosse reformada a sentença inicial, dada pela 5ª Vara da Fazenda Pública de Natal, que determinou o bloqueio de verbas que assegurassem a continuidade dos serviços de saúde.

A sentença inicial, mantida no TJ após julgamento do recurso (Agravo de Instrumento com Suspensividade n° 2012.016488-2), bloqueou o valor de R$ 1.461.681,33, bem como revogou a determinação de transferência do valor de R$ 500 mil para a conta do Município, já depositados na conta da Associação Marca, hoje sob intervenção.

Os serviços focados na sentença são relacionados aos Ambulatórios Médicos Especializados (AMEs) e às Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), mais especificamente a UPA Pajuçara e nos AMEs de Brasília Teimosa, Planalto e Nova Natal.

No entanto, os desembargadores ressaltaram que a cautela do procedimento adotado pelo julgador originário demonstra que deve prevalecer o direito à saúde, à vida e à dignidade da pessoa humana sobre os interesses financeiros do ente público. O bloqueio neste objetivo já vem sendo admitido pelo Superior Tribunal de Justiça em casos semelhantes.

MARCA

A Associação Marca Para Promoção de Serviços, que firmou um contrato com a prefeitura de Natal para a gestão de uma Unidade de Pronto Atendimento e cinco Ambulatórios Médicos Especializados (AMEs), sofreu intervenção após dirigentes serem presos na Operação Assepsia, que apontou um esquema de corrupção dentro da Prefeitura de Natal durante a gestão Micarla de Sousa.

Esse esquema, segundo denúncia do Ministério Público, estaria implantado na Secretaria de Saúde municipal, onde seriam feitas escolhas prévias sem licitação para contratação de empresas que administrariam unidades da rede pública. A intervenção veio por meio do juiz Cícero Macedo Filho, 5ª Vara da Fazenda Pública, que concedeu liminar requerida pelo Ministério Público Estadual e decretou a intervenção judicial na Associação Marca. O interventor foi nomeado em junho de 2012.

PEDIDO

No início do ano, Carlos Eduardo chegou a solicitar dos órgãos de Justiça que houvesse mais “compreensão” para evitar bloqueios de contas que prejudicariam a administração pública, sobretudo, com relação de processos da gestão anterior.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

América vence Seleção de São José do Mipibu e Renatinho Potiguar sai machucado


O América venceu a Seleção de São José do Mipibu por 2 a 0 em jogo-treino realizado na tarde de hoje no Centro de Treinamento Abílio Medeiros, em Parnamirim. Esse foi o primeiro amistoso sobre o comando do treinador Alexandre Irineu.

Os gols da partida foram marcados no segundo tempo.O atacante Gláucio, em tabela com Cascata, abriu o placar aos 16 minutos. Aos 25, o lateral-direito Norberto ampliou e deu números finais a partida. A baixa no time americano foi a saída de Renatinho, que sentiu uma lesão na coxa esquerda e teve de deixar o amistoso ainda no primeiro tempo de jogo. Bruno entrou na vaga dele.

O time que iniciou o jogo foi formado por Dida; Norberto, Alysson, Edson Rocha e Renatinho; Ricardo Baiano, Ewerton, Fabinho, Cascata e Índio; Gláucio. Na segunda etapa, o treinador Alexandre Irineu efetuou diversas mudanças na equipe, promovendo a entrada de quase todo o time considerado reserva.

Os zagueiros Índio e Ramón, o lateral Jackson, os volantes Régis e Daniel e o meia Laílson, que começaram o jogo no banco de reserva, também pariticiparam da partida.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Jovem é executado com tiros na cabeça em Extremoz


Foto: Cedida / Polícia
O corpo de um homem ainda não identificado e com idade aproximada de 20 anos foi encontrado no início da tarde desta quarta-feira (20), em um terreno no distrito de Estivas, em Extremoz. A vítima estava com as mãos amarradas e apresentava perfurações de bala na nuca e na parte inferior do rosto. De acordo com informações da polícia, o crime pode ter sido cometido na noite passada.

Segundo o soldado Brasiliano do 11º Batalhão, populares que caminhavam próximo a um viveiro de camarões perceberam que estendido no chão existia algo imóvel e em seguida perceberam que se tratava de uma pessoa morta. Imediatamente a polícia foi acionada para isolar o local. "Quando nós chegamos vimos de imediato que a vítima tinha sido morta à tiros, pois tinham marcas de balas na região da cabeça. Acredito que houve uma execução aqui", disse.

Com a chegada do ITEP os peritos das coordenadorias de criminalística e medicina legal encontraram cápsulas de pistola ponto 40 espalhadas pelo chão. Quatro ao todo. Em seguida o corpo do jovem foi previamente examinado e conduzido para o sede do instituto no bairro da Ribeira. Logo depois de necropsiado o corpo poderá ser liberado caso haja identificação por parte de algum familiar. 

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Preso o último individuo envolvido nos roubos a estabelecimentos comerciais em Itajá-RN


No início da manhã de hoje, 20 de Fevereiro de 2013, uma equipe da Delegacia de Polícia Civil de Assu, sob o comando do Delegado Emerson Valente, cumpriu mandado de prisão preventiva contra Joab Rodrigues Baracho, 22 anos, residente em Assu-RN, sendo o mesmo encontrado e preso no interior de sua residência.

A investigação durou menos de um mês, sendo Joab identificado como partícipe em dois roubos, ocorridos em janeiro de 2013 na cidade de Itajá-RN, contra um Supermercado e uma Panificadora, ambos os assaltos praticados pelos indivíduos Leandro Ricardo Varella Souto Silva, conhecido por “Abu” (preso desde o dia 25/01/2013) e Nike Lauda Eduardo da Fé (falecido numa troca de tiros). A participação de Joab nos assaltos era da seguinte forma: o mesmo emprestava sua motocicleta Honda/CG Titan, placa NOF 4410, para Nike e Abu praticarem os roubos.

Joab já responde a um processo criminal por tráfico de drogas, estando agora novamente preso e a disposição da Justiça Criminal para se ver processados por mais dois delitos, desta vez o crime de roubo majorado.

Reprodução Cidade News Itaú via O Câmera
Leia Mais ››

COLISÃO FRONTAL ENTRE UM CARRO E UMA TRAXX POR POUCO NÃO CAUSA A MORTE DO CONDUTOR DO VEÍCULO MENOR, QUE SE PARTIU AO MEIO.


Uma colisão frontal na manhã de hoje (20/02/2013), por volta das 8:00hs da manhã, na Av. Frei Miguelinho, envolvendo um carro e uma moto tipo TRAXX, por pouco não causou a morte do condutor do veículo menor.
Segundo informações do condutor do carro, ele seguia no sentido BR-304/Centro quando a moto foi tentar ultrapassar uma carreta no sendito contrário no mesmo instante que ele cruzava com a carreta sendo impossível evitar a colisão frontal. Com o impácto a moto se partiu ao meio e apesar da colisão ter sido forte o condutor sofreu apenas escoriações leves. Como a vítima estava dentro do SAMU não temos registro de fotos.




Reprodução Cidade News itaú via Passando na Hora
Leia Mais ››

MP tenta combater 'Aids do cavalo' em vaquejada no interior do RN


Cavalo abandonado no bairro Nova Campinas, em Campinas (Foto: Reprodução EPTV)Doença ataca equinos (Foto: Reprodução EPTV)
O Ministério Público do Rio Grande do Norte, através da Promotoria de Justiça da comarca de Poço Branco, cidade localizada a 59 quilômetros de Natal, celebrou um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com um organizador de vaquejadas do município para tentar evitar a disseminação de doenças como o mormo e a anemia infecciosa equina, conhecida popularmente como 'Aids do cavalo'.

De acordo com o TAC, o organizador se compromete a exigir, no ato de inscrição dos participantes da vaquejada, o atestado de sanidade animal dos cavalos que participarão do evento. A medida foi tomada com base na gravidade das doenças e nos riscos de contaminação.

“Não existe tratamento nem vacina para essas doenças, sendo a prevenção a única conduta cabível; uma vez diagnosticada a doença, a solução é o sacrifício do animal e, no caso do mormo, também a desinfecção do local”, diz a publicação no Diário Oficial.

O veterinário Rochael Maia explicou que o mormo é uma doença infecciosa causada por uma bactéria, transmitida por meio do contato com a secreção nasal, pus, abcessos e urina, e também transmissível ao ser humano. Já a anemia infecciosa equina é conhecida como aids do cavalo pela semelhança com a doença que afeta os humanos.

“É uma doença causada por vírus e que pode provocar a morte do animal. A transmissão acontece através do contato com o sangue do animal contaminado. Se for aplicada uma injeção em um animal contaminado com a anemia infecciosa, por exemplo - e essa mesma agulha for utilizada em outro animal - pode acontecer a contaminação”, explicou o veterinário.

Rochael Maia explicou ainda que a transmissão pode acontecer através do cruzamento de animais e ainda da picada de insetos. “Se um inseto pica um animal contaminado e depois vai para um animal sadio ele leva o vírus”, disse. Segundo ele, o período de incubação da doença, ou seja, período que o animal se contamina até apresentar os sintomas da doença, é de uma semana a 3 meses.

“Por isso é importante exigir o exame que comprove que o animal não está contaminado, porque ele pode estar com o vírus, mas ainda não ter apresentado os sintomas”, disse.

Doenças

De acordo com o Instituto de Defesa e Inspeção Agropecuária do Rio Grande do Norte (Idiarn), o mormo e a anemia infecciosa animal são doenças graves. A diretora de Sanidade Animal do Idiarn, Fabiana Lo Tierzo, explicou que o estado não está livre da doença e, por essa razão, a fiscalização em eventos é importante.

“Em eventos como as vaquejadas os animais ficam juntos, muitas vezes bebem água e se alimentam no mesmo lugar. Por isso é importante exigir o atestado negativo de doenças como o mormo e a anemia infecciosa para evitar a disseminação dessas doenças”, disse.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Repórter da Globo diz que fonte o informou sobre ação criminosa de policiais contra testemunha do caso Gil Rugai


O ex-seminarista Gil Rugai (à esq.) chega ao Fórum Criminal da Barra Funda
O jornalista Valmir Salaro, da Rede Globo, disse nesta quarta-feira (20) durante julgamento do ex-seminarista Gil Rugai, 29, que uma autoridade de segurança pública deu a ele a informação de que policiais do DHPP (Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa) teriam posto fogo na guarita de um vigia na rua Traipu, em 2004.

O vigia é a única testemunha a relacionar a presença de Gil Rugai ao local em que o empresário Luiz Carlos Rugai e a mulher, Alessandra de Fátima Troitino, foram mortos.

Salaro invocou o sigilo da fonte, previsto na Constituição Federal, para não dizer o nome de quem informou a ele que policiais do DHPP poderiam ter incendiado a guarita do vigia --considerado testemunha-chave no caso tanto por acusação quanto por defesa.

A revelação, seguida da informação de que o caso era inclusive investigado pela Corregedoria da Polícia Civil, deu origem a uma reportagem de Salaro nos programas "Fantástico" e "Jornal Nacional", à época.

De acordo com Salaro, a própria Corregedoria da Polícia Civil confirmou que investigava a denúncia de suposta participação dos policiais no episódio. "O senhor teve resposta sobre isso?", perguntou à testemunha o advogado de defesa Marcelo Feller. "Até hoje, não", respondeu Salaro.

A defesa exibiu no telão aos jurados e à plateia um trecho da reportagem. A testemunha secreta do jornalista teria anotado a placa do carro onde estavam as pessoas que colocaram fogo na guarita --e que seria de um carro do DHPP.

Associação com caso Escola Base
O advogado de defesa Thiago Anastácio também questionou a testemunha sobre reportagem feita por ele que resultou na investigação de seis pessoas ligadas à Escola Base, em São Paulo, na década de 1990. O caso foi amplamente divulgado na imprensa em 1994, ano em que o repórter recebeu a denúncia de pais de alunos que desconfiavam que integrantes da escola estariam abusando de crianças. Na época, um exame médico mostrou que um ferimento em uma das crianças poderia ter sido causado por violência sexual.

Ao fim da investigação, se concluiu que não houve violência física e que os seis acusados eram inocentes. O jornalista admitiu erro em relação à forma como conduziu o assunto: "Admito que errei em ter acreditado fielmente na investigação da polícia, no laudo do IML [Instituto Médico Legal] e em mim mesmo", declarou.

Jornalista nega que produtora se passou por policial
Ao promotor do caso, Rogério Zagallo, Salaro disse ser inverídica a suposição da acusação sobre outro aspecto questionado na reportagem: o de que uma produtora da TV Globo teria ligado à mulher do vigia e se passado por membro da corregedoria da Polícia Civil.

Nessa entrevista, a mulher do vigia alega que o marido não tinha visto Rugai no local do crime, e que essa versão só foi apresentada sob pressão policial. Em outro depoimento, após a exibição da reportagem, ela deu a versão oposta: a de que o vigia havia dito a ela, no dia seguinte ao crime, que vira, sim, o jovem saindo da residência do casal.

"Nossa produtora procurou a esposa do vigia, sim, mas como jornalista interessada em conseguir uma entrevista. Ela nos disse aquilo e temos tudo gravado. Seria um desrespeito e uma afronta dizer que uma jornalista nossa ligaria em nome da polícia, como seria dizer que a polícia faria isso se passando por um jornalista", encerrou.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

SILVIO SANTOS ENTRA PARA A LISTA DE BILIONÁRIOS DA FORBES


Silvio Santos (Foto: Wikipedia)
Silvio Santos será o mais novo integrante da lista dos homens mais ricos do mundo da revista Forbes a partir de março. Reportagem publicada no site da revista na terça-feira (19/02), destaca a trajetória do apresentador e sua capacidade de empreender, o que o habilitou a entrar no ranking de bilionários com uma fortuna estimada em US$ 1,3 bilhão. "Não há ninguém mais famoso do que Silvio Santos no Brasil", diz o primeiro parágrafo da reportagem.

A matéria afirma que Silvio Santos, de 82 anos, tem entretido gerações de espectadores por décadas com seu programa dominical. O Grupo Silvio Santos, um conglomerado de mais de 30 empresas e mais de 8 mil funcionários, gera uma fortuna estimada em US$ 2 bilhões, segundo a Forbes, o suficiente para colocá-lo em destaque no ranking dos bilionários.

A reportagem destaca os negócios do empresário e aponta que a  marca de cosméticos Jequiti é sua empresa mais promissora, com um crescimento anual acima de dois dígitos por ano, o que já teria atraído a atenção de outras empresas, dispostas a pagar até US$ 500 milhões pela marca. O texto relembra o início da carreira do apresentador como vendedor de rua no Rio de Janeiro, sua candidatura à presidência do Brasil, na década de 80, o sequestro de sua filha Patrícia Abravanel, em 2001, e o escândalo do esquema de fraude contábil do Banco Panamericano, que "não prejudicou nem um pouco a imagem do apresentador", segundo a Forbes.

Ao entrar para a lista de bilionários, a Forbes diz que Silvio Santos se torna a primeira celebridade brasileira a integrar o ranking e compara o apresentador a outras celebridades internacionais, como a apresentadora Oprah Winfrey e os diretores de cinema e produtores Steven Spielberg e George Lucas.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Seis carros são incendiados em Porto Velho após chegada de presos de Santa Catarina


Seis veículos foram incendiados na região central em Porto velho, num intervalo de duas horas, na madrugada desta quarta-feira (20). Instantes após, por volta das 5h (horário local), os presidiários Marcelo Matias da Silva e Ricardo Alexandre dos Santos, integrantes da facção criminosa PGC (Primeiro Grupo Catarinense), desembarcaram no Aeroporto Internacional da capital de Rondônia em avião da Força Aérea Brasileira (FAB).

Já são quatro os presos catarinenses transferidos à Penitenciária Federal de Porto Velho- a terceira de segurança máxima do Brasil administrada pelo Ministério da Justiça.  Os presos são suspeitos de envolvimento com os ataques que ocorrem desde o dia 30 de janeiro, passaram por exames físicos e de corpo de delito e em seguida foram encaminhados à ala restrita do Regime Disciplinar Diferenciado (RDD). Um terceiro preso também será transferido até o fim do dia.

Outros 37 presos foram, no último sábado (16), para o presídio federal de Mossoró, no Rio Grande do Norte. Todos teriam ordenado de dentro das cadeias os atentados registrados no Estado nas últimas semanas.

Na cidade potiguar, um Honda Fit verde também foi incendiado no último domingo (17). A polícia ainda investiga se o incidente tem alguma associação com a transferência de 37 integrantes do PGC para o presídio federal daquela cidade.

O secretário de Defesa e Segurança Pública de Rondônia, Marcelo Bessa, negou que a destruição dos veículos seja represália do crime organizado. "É natural imaginar que estamos sob o risco destas facções. As investigações estão no início e posso garantir que tudo não passou de uma ação de vândalos", afirmou o secretário.

O tenente-coronel Gregório de Lima, que chefia o Departamento de Comunicação do Corpo de Bombeiros, informou que "dos seis veículos incendiados, quatro estavam em condições de uso e outros dois encontravam-se abandonados". Houve perda total, e, de acordo com a polícia, nenhum proprietário foi localizado até o início desta tarde.

A administração do presídio federal de Porto Velho informou que a direção regional da unidade está proibida de prestar informações á imprensa.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Parlamentares assinam carta para acelerar denúncia contra Renan


Manifestantes protestam contra Renan Calheiros em frente ao Congresso (Foto: Felipe Néri/ G1)
Seis senadores e um deputado assinaram na tarde desta quarta-feira (20) uma carta entregue por manifestantes para pedir agilidade do Supremo Tribunal Federal no tratamento à denúncia apresentada pelo procurador-geral da República, Roberto Gurgel, contra o senador Renan Calheiros (PMDB-AL). O parlamentar foi denunciado em janeiro no STF pelo suposto uso de notas fiscais frias, mas ele nega a acusação.
A carta foi redigida pelas organizações Rio de Paz e Movimento 31 de Julho Contra a Corrupção e a Impunidade. As entidades organizaram manifestação nesta quarta em frente ao Congresso pela saída de Renan da presidência do Senado Federal. O senador Randolfe Rodrigues (PSOL-AL) foi um dos que receberam os manifestantes no Senado.

Em frente ao Congresso, manifestantes protestam contra Renan Calheiros (Foto: Felipe Néri/ G1)

Segundo o senador, caso o STF aceite a denúncia contra Renan, seu partido deverá tomar alguma medida no Senado contra o mandato do parlamentar. "Quem tem que se manifestar agora é o STF. Temos que aguardar os desdobramentos da representação contra o Renan no Supremo", disse o senador.
O deputado Chico Alencar (PSOL-RJ) também recebeu os manifestantes no Senado e assinou o documento. "Vanos manter um dialogo com essas organizações , pois nao podemos ficar alheios a isso. Além de presidente do Senado, o Renan é presidente do Congresso e eu vim representar a Câmara dos Deputados.
Durante manifestação em frente ao Congresso, um grupo de cerca de 30 pessoas estendeu no gramado da Esplanada dos Ministérios uma réplica da bandeira do Brasil com inscrições que fazem referência a uma petição disponibilizada na internet contra Renan, que tem a assinatura de mais de 1,6 milhão de pessoas. "1,6 milhão dizem: Fora Renan! Será que o Senado vai ouvir?", dizia a inscrição na bandeira.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Neymar se cala e evita polêmicas após receber duras criticas de Pelé


Após criticas de Pelé, Neymar evita entrevistas e redes sociais nesta quarta-feira
O atacante Neymar preferiu se calar nesta quarta-feira após receber duras criticas de Pelé, que disparou contra o principal jogador do futebol brasileiro em entrevista ao jornal O Estado de S. Paulo. O staff do camisa 11 do Santos optou pelo silêncio e não confirma ou divulga prazo em relação a uma possível resposta do craque santista.

Neymar, inclusive, evitou qualquer tipo de comentário nas Redes Sociais, ferramenta da internet bastante utilizada pelo jogador.

O atacante santista também não fez questão de responder ao Rei do Futebol em entrevista coletiva após o treino desta manhã, no CT Rei Pelé. A missão ficou por conta do volante Arouca, que foi “bombardeado” com perguntas sobre o caso.

Arouca tentou defender o amigo. O camisa 5 do Santos acredita que o craque santista está menos individualista em campo e justificou a “marcação dura” em jogos da seleção brasileira para defendê-lo da opinião de Pelé, que considera o camisa 11 um “jogador comum” quando veste a camisa verde e amarela.

“Difícil entrar em conflito, o Rei tem sua opinião, cada um tem a sua. Difícil mudar a característica de um jogador. Desde o inicio dele, quando subiu, ele tem ido mais em direção ao gol, como o Muricy pediu”, disse Arouca, que não vê Neymar um “jogador comum” na seleção.

“Cada um tem a sua visão, tem a sua opinião, lá na seleção ele tem a mesma alegria com outros jogadores, parece que está jogando há muito tempo. No meu modo de ver não muda muita coisa, se esforça, mas nem sempre dá certo. Lá nem sempre vai passar pelo adversário, ele arrisca, a marcação lá é muito mais dura, mas o mais importante é que ele não deixa de arriscar. Não se omite em nenhum momento”, completou.

Segundo Pelé, Neymar está mais concentrado em seus afazeres fora de campo do que em suas atuações. Pelé o aconselhou a jogar mais para o Santos e tomar cuidado com o seu destino no futuro.

”Ele é um jogador sem experiência internacional. Em todos os jogos fora do país ele não vai bem. Todos acham que ele tem de resolver os problemas da seleção. Neymar não está preparado para receber esse peso. (...) Nós do Santos falamos que ele é o melhor do mundo, claro. Mas ele já se preocupa mais em aparecer na mídia do que em jogar para o time. O Neymar tem muita responsabilidade. E sua preocupação é mudar o estilo, mudar o corte de cabelo”, criticou o Rei, que criticou a carreira de Neymar na seleção brasileira. “O Neymar, por exemplo, toda vez que chega na seleção vira um jogador comum”, concluiu.


A favor do Rei:

- Imperador do Norte: Pelé está certíssimo. Neymar está virando produto e subproduto de marketing. O envolvimento com estrelas globais, cabelo extravagante, garoto-propaganda de tudo, comportamento de celebridade, etc, tudo isso faz parte do esquema e do show. Enfim, cada vez mais, um “escravo” muito bem pago pelo sistema. Gera lucros. E isso é o que importa. Por mais que seja responsável, o seu futebol, porém, com tantos compromissos comerciais e publicitários, vai ficando para o 2º ou 3º plano. Está virando, por conta desta personalidade midiática, uma presa fácil dos adversários, dentro e fora de campo. Falta alguém com autoridade e competência para reorientá-lo.

- Duarte2012: Concordo com Pelé... Inclusive Pelé foi quem foi, pois quando todos iam para o vestiário pós treino, ele continuava em campo treinando... Antes dos jogos ele ficava em um canto sozinho imaginando as jogadas que poderia executar para ajudar o time... O Santos tem que vender logo o Neymar enquanto ainda pode pegar uma grana.

- Stanzitto: Pela primeira vez vejo o Pelé falar uma coisa sensata. VERDADE absoluta!

- Santista 37: Pelé, muitas vezes o critiquei por diversos assuntos, mas neste em especial quero parabenizá-lo por falar o que ninguém dentro do clube tem coragem, principalmente o fantoche do pseudo-treinador... E Laor, presta atenção, nem só de mídia se vive. Quando tem de chegar e aconselhar tem que fazer pronto, doa a quem doer. Obrigado Pelé.

Contra a opinião do ex-camisa 10:

-JCODGDG: Os que estão julgando o rapaz, lembrem-se de quando tinham 18, 19, 20, 21 anos. O que vocês faziam na vida? Imaginem com o que sabiam e entendiam do mundo se tivessem a grana, a fama e a mídia o tempo todo ao lado de vocês. O que fariam? É fácil julgar o rapaz esquecendo isso.

-educt00: Não adianta, o Pelé não resiste. Ele sempre procura diminuir qualquer sujeito que pareça ter potencial de craque. Foi assim com Zico, Romário, Maradona e, agora, Neymar. As observações do Pelé em tudo quanto é assunto, de futebol a política, são risíveis. Sem falar da "maravilha" criada por ele: a Lei Pelé. Ainda não encontrei definição melhor que aquela dada pelo Romário quando se referiu a alguns comentários do Pelé à época : O PELÉ CALADO É UM POETA!

-m.tess: Pelé parou de jogar e começou a falar. Desastre. Mete o bico sem ser chamado na vida de qualquer craque que apareça. Foi assim com Zico, Romário e outros. Neymar é meio time do Santos. Calado, Pelé é um poeta como disse o inteligente Romário. Maradona que foi melhor do que ele não é tão antiético.

-Regfoz: Não concordo com Pelé. O Neymar faz a parte dele. O Santos transformou o time baseado em um só jogador. Quem valoriza mais a mídia que o futebol seria o Presidente do Clube. O restante é fraco.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Escândalo da carne de cavalo traz lado sombrio do consumo, diz estudo da ONU


Açougueiro alemão com carne de cavalo em abatedouro; autoridades do país investigam o uso indevido do produto
Os habitantes do mundo rico deveriam tornar-se "semitarianos" --ou seja, comerem a metade da quantidade de carne à qual estão acostumados, sem precisarem abrir mão totalmente dela--, para evitar causar danos graves ao meio ambiente. A recomendação é de cientistas que apresentaram o quadro mais claro até agora de como as práticas agropecuaristas estão destruindo o mundo natural.

Os cientistas disseram que o escândalo da carne de cavalo trouxe à tona o lado sombrio de nosso desejo por carne, que alimentou um comércio de animais de corte não documentados e refeições prontas de preço baixo e rótulos enganosos. "Existe risco para a cadeia alimentar", comentou o professor Mark Sutton, que cunhou o termo "semitariano" e é o autor principal de um estudo da Unep (programa das Nações Unidas para o meio ambiente) publicado na segunda-feira (18). "Agora é um bom momento para conversar com as pessoas sobre esse assunto."

A busca por carne cada vez mais barata nas últimas décadas --a maioria das pessoas, mesmo nos países ricos, consumia significativamente menos carne uma ou duas gerações atrás-- gerou uma expansão maciça da pecuária intensiva. Com isso, quantidades imensas de grãos foram desviadas do consumo animal para o consumo humano, exigindo o uso intensivo de fertilizantes, pesticidas e herbicidas e, de acordo com o relatório da Unep, "provocando uma teia de poluição do ar e da água que está prejudicando a saúde humana".

Os resíduos que escoam desses produtos químicos estão criando zonas mortas nos mares, levando ao crescimento de algas tóxicas e à mortandade de peixes, enquanto outros ameaçam a sobrevivência de abelhas, anfíbios e ecossistemas sensíveis. "A atenção atraída por este escândalo da carne destacou a questão da carne de baixa qualidade. Isto tudo mostra que a sociedade precisa refletir muito mais sobre os animais de corte e as escolhas alimentares, pelo bem do meio ambiente e da saúde", disse Sutton.

A resposta, segundo o cientista, está no consumo de mais vegetais e menos proteína animal. "Coma carne, mas com menos frequência. Faça dela algo especial", ele aconselhou. "O tamanho das porções é crucial. Muitas porções são grandes demais --são maiores do que as pessoas querem consumir. É preciso pensar em mudar hábitos, em dizer 'gosto do sabor, mas não preciso comer tanto'".

Ao encherem seus pratos com legumes e verduras, além de carne, as pessoas ficarão mais bem nutridas. "A maioria das pessoas não percebe a diferença", disse Sutton, citando um evento recente da ONU em que o chef usou um terço da quantidade habitual de carne, incluindo mais vegetais para compensar, e mais de 90% dos convidados ficaram igualmente satisfeitos.

Sutton se referia ao Ocidente rico, em especial os EUA e a Europa. Ele quer que a mudança de dieta seja introduzida na Europa, já que efetuar mudanças nos Estados Unidos será um desafio mais difícil. De acordo com os cientistas da ONU, os moradores dos países pobres devem ser autorizados a aumentar seu consumo de proteína animal, que faz falta a bilhões de pessoas. Mas, para não causar danos ambientais, o aumento do consumo de carne no mundo em desenvolvimento precisa ser contrabalançado por uma redução da quantidade consumida nos países desenvolvidos.

As carnes de frango e porco provavelmente são as que causam menos prejuízos ambientais em termos relativos, embora os padrões de bem-estar dos animais e as condições em que são criados possam fazer uma diferença grande. "A carne de frango é uma das mais eficientes, já que o animal cresce muito rapidamente e é possível colher seu estrume", disse Sutton.

De acordo com o relatório da Unep, intitulado "Nosso mundo nutricional: o desafio de produzir mais alimentos e energia com menos poluição", a produção de carne é responsável por 80% do nitrogênio e fósforo usados na agropecuária. Esses nutrientes são produzidos a um custo global muito alto, mas a maior parte acaba desperdiçada no estrume dos animais. Em algumas regiões do mundo os nutrientes são escassos, resultando em plantações menos produtivas.

A Unep avisou: "A não ser que sejam tomadas medidas, a elevação da poluição e o aumento do consumo per capita de energia e produtos animais vão exacerbar as perdas de nutrientes, os níveis de poluição e a degradação dos solos, ameaçando mais ainda a qualidade de nossa água, nosso ar e nossos solos, afetando o clima e a biodiversidade".

O estudo também propôs uma série de medidas com as quais seria possível tornar a pecuária menos nociva ambientalmente, desde medidas simples como o armazenamento mais seguro e o uso mais econômico dos fertilizantes até a captura das emissões de gases estufa resultantes de sua produção. O consumo de nitrogênio poderia ser reduzido em 20 milhões de toneladas até 2020, poupando 10 bilhões de libras por ano. A reutilização de resíduos, como estrume, e o tratamento de esgotos com métodos modernos também poupariam centenas de bilhões de dólares.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››