sexta-feira, maio 25, 2018

Incêndio atinge centro de internação para menores em Goiânia e deixa pelo menos 9 mortos, dizem bombeiros

Um incêndio no centro de internação provisória para menores do 7º Batalhão da Polícia Militar, no Jardim Europa, em Goiânia, deixou pelo menos nove mortos e um ferido nesta sexta-feira (25). Segundo o Corpo de Bombeiros, os adolescentes atearam fogo a um colchão enrolado na grade de um dos alojamentos da Ala A. Em nota, o Governo de Goiás lamentou as mortes e disse apurar o ocorrido (veja íntegra abaixo).

O adolescente ferido no incêndio foi levado ao Hospital de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol). Segundo a unidade, ele tem estado de saúde considerado gravíssimo.

A assessoria da Polícia Militar informou que não vai se pronunciar sobre o assunto, porque a responsabilidade pelo local é da Secretaria Cidadã. Em nota, o órgão declarou que não houve rebelião, mas não explicou o que causou as chamas. O órgão disse ainda que vai passar detalhes sobre os prejuízos e providências que serão tomadas após o trabalho dos bombeiros.

O Instituto Médico Legal (IML) informou à TV Anhanguera que as vítimas terão que ser identificadas pela arcada dentária, já que a maior parte dos corpos está carbonizada.

O Corpo de Bombeiros informou que foi acionado às 11h27 e enviou quatro caminhões para apagar as chamas e resgatar feridos. No centro de internação estavam cerca de 50 internos, mas no alojamento incendiado estavam 11 adolescentes.

Conforme documento obtido pela TV Anhanguera, no último dia 6 de março uma vistoria no local detectou que a unidade estava superlotada. Apesar de ter 52 vagas, o local abrigava 84 menores, todos do sexo masculino.

O G1 entrou em contato com a Secretaria Cidadã, por e-mail, e aguarda posicionamento do órgão.

Alojamento ficou destruído após incêndio, em Goiânia (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)
Alojamento ficou destruído após incêndio, em Goiânia (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)

Apreensão
Familiares foram conduzidos a um auditório dentro do batalhão para receberem informações sobre o incêndio e mortes. A tia de um dos internos disse que o sobrinho está na unidade há um mês, mas que toda a família está aflita por não ter notícias sobre como está o garoto até o momento.

O advogado Jean Felipe defende quatro menores que estão internados na unidade e também faz críticas. "As informações são bem poucas, recentes. As famílias entraram em contato conosco dizendo que teve um incêndio. Tudo que eu sei até agora é que um dos meus clientes não estava na ala em que houve o incêndio."

OAB
O membro da Comissão de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil Gilles Sebastião Gomes criticou o local onde os menores estavam e informou que irá criar um comitê para a análise do caso.

“Em 2013, a Defensoria Pública do Estado de Goiás entrou com uma ação civil pública que determinava a limitação das vagas nesse centro de internação e, até hoje, isso não foi cumprido pelo estado. A Ordem dos Advogados do Brasil vai tomar atitudes no sentido de interditar essa unidade e, caso contrário, limitar as vagas em 50 internos”, disse.

Corpo de Bombeiros combate incêndio em centro de internação para menores de Goiânia (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)
Corpo de Bombeiros combate incêndio em centro de internação para menores de Goiânia (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)

Ele afirmou ainda que a unidade não tinha a estrutura necessária para receber os internos. “Essa unidade tem capacidade para 50 internos, mas nos últimos dias oscilava em cerca de 80 pessoas. Sem contar isso, falta água com frequência. As condições que o próprio Estatuto da Criança e Adolescente determina não são cumpridas”, explicou.

O governador de Goiás, José Eliton, estava em Cuiabá para um encontro de governadores, mas cancelou sua participação no evento e já está retornado para a capital para acompanhar a situação.

Em nota, o governo disse que as causas do incêndio serão apuradas após a conclusão da intervenção dos bombeiros e da Polícia Militar no local.

A assessoria de imprensa da Polícia Civil informou que ainda não havia sido acionada para investigar o caso até as 12h20 desta sexta-feira.

Nota do Governo de Goiás
"Acerca do ocorrido na unidade de internação de menores:

O incêndio em um alojamento do centro que abriga menores infratores no 7º Batalhão da Polícia Militar foi provocado pelos próprios internos. Nove adolescentes morreram. Um acabou ferido e foi levado para o Hospital de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol).

As providências para combater o fogo foram tomadas de imediato e evitaram um dano ainda maior. Todas as forças policiais já estão mobilizadas para apurar as causas do incêndio.

O governador José Eliton, assim que informado, determinou que fossem tomadas as medidas necessárias para a apuração das causas e para o apoio aos familiares dos internos. José Eliton, que está em Cuiabá - onde participa do Encontro de Governadores do Brasil Central -, também antecipou seu retorno a Goiânia para acompanhar e designar novas providências necessárias.

O Governo de Goiás lamenta o ocorrido e externa sua solidariedade aos familiares dos adolescentes mortos."

Fonte: G1
Leia Mais ››

PF investiga se há prática criminosa em paralisação de caminhoneiros


A Polícia Federal (PF) instaurou uma investigação para apurar a possível prática de locaute (do inglês lock out, designa greve de trabalhadores com apoio da classe patronal) na paralisação de milhares de caminhoneiros que, desde a última segunda-feira (21), interditam parcialmente as estradas de quase todo o país. Em nota, a PF se limitou a informar que está investigando a associação para a prática de crimes contra a organização do trabalho, a segurança dos meios de transporte e outros serviços públicos.

A mobilização dos caminhoneiros vinha sendo monitorada por um gabinete de crise coordenado pelo ministro da Segurança Pública, Raul Jungmann, que disse haver indícios de locaute no movimento.

Nesta sexta-feira, o presidente Michel Temer autorizou o uso de forças federais de segurança para liberar as rodovias bloqueadas caso as estradas não sejam liberadas pelos caminhoneiros.

“Quero anunciar um plano de segurança imediato para acionar as forças federais de segurança para desbloquear as estradas. Estou solicitando aos governadores que façam o mesmo. Não vamos permitir que a população fique sem os gêneros de primeira necessidade, que os hospitais fiquem sem insumos para salvar vidas e que crianças fiquem sem escolas”, disse Temer durante pronunciamento no Palácio do Planalto.

Ontem (24), nove das 11 entidades representativas do setor de transporte assinaram um acordo com o governo federal para tentar pôr fim à paralisação. Em troca do compromisso da Petrobras de manter, pelos próximos 30 dias, o preço reduzido do óleo diesel nas refinarias e do governo estudar formas de baratear o preço dos combustíveis, as lideranças sindicais que assinaram o acordo prometeram suspender o movimento por 15 dias. A proposta, no entanto, foi recusada pela União Nacional dos Caminhoneiros (Unicam) e pela Associação Brasileira dos Caminhoneiros (Abcam).

Em entrevista à Agência Brasil, o presidente da Abcam, José da Fonseca Lopes, disse não acreditar que os caminhoneiros retornem à normalidade nos próximos dois dias. “Este final de semana vai ser para montarmos as estratégias que adotaremos a partir de segunda-feira. Na minha visão, não vamos encerrar o movimento tão cedo.”

Fonte: Agência Brasil
Leia Mais ››

Quase 40% do mercado de botijão de gás passa por revendedores ilegais


Presente na maioria dos lares brasileiros, o botijão de gás é parte do cotidiano das famílias, desde as primeiras horas da manhã, no preparo do café, até o momento do jantar. Por isso, é importante saber qual a procedência de cada peça, afinal, um acidente pode ser fatal e acarretar sequelas físicas e psicológicas aos presentes.

Um levantamento feito pelo Hospital da Restauração (HR), área central do Recife, revelou que mais de 60% dos queimados atendidos são vítimas de acidentes com gás clandestino e álcool. E, de acordo com reportagem da TV Globo da capital pernambucana veiculada em dezembro de 2017, grande parte se deu por conta do aumento de gás na cidade – o que favoreceu a venda de botijões clandestinos.

Regulamentada pela ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis), a indústria do gás exige que cada revenda esteja em dia com uma série de documentações, como CNPJ, autorização do Corpo de Bombeiros e alvará da prefeitura. Com essas e outras informações, ela concede às revendas de gás uma classificação de acordo com dados como a capacidade de estoque.

“As pessoas que vendem o botijão de gás na rua, muitas vezes em bicicletas e motos, e que não têm CNPJ regulamentado e cadastrado na ANP, são clandestinas. E, por isso, não precisam se preocupar com os critérios exigidos pela agência”, explica Andressa Cabral, head of operations da Chama.

“Sem a preocupação de ter seus espaços vistoriados, essa revendas praticam diversos atos ilícitos, como pegar o botijão vazio, encher até a metade e vender como cheio – ou mesmo reutilizar botijões já vencidos, pois elas não têm logística para trocar a peça gasta com o distribuidor”, completa.

De acordo com ela, estima-se que por volta de 38% do mercado passe pela mão de revendedores ilegais, um problema de segurança pública, afinal os riscos levados ao consumidor são muitos – desde a compra de um botijão que não esteja totalmente cheio até uma peça com válvulas fora de validade. E o pior: em caso de acidente, ele não terá sequer para quem reclamar.

Apesar da fiscalização, que envolve visitas em revendas em um canal de denúncias, os preços abaixo do mercado cobrados pelos clandestinos ainda atraem consumidores desavisados. “É um perigo para toda a família, pois no caso de um vazamento basta uma faísca para provocar a explosão”, salienta Andressa.

Disponível nas regiões metropolitanas de São Paulo, Belo Horizonte e Porto Alegre, o aplicativo Chama, além de facilitador na compra de botijões de gás, é também a melhor ferramenta para a segurança na compra do gás. Isso porque o APP só trabalha com revendas totalmente regulamentadas e autorizadas pela ANP.

“Esse é um ponto que garante bastante a segurança da compra”, explica a head of operations. “Ao usar o Chama o consumidor não precisa se preocupar, pois além de encontrar o melhor preço, ele tem 100% de certeza de que vai comprar segurança”.

Fonte: Portal no Ar
Leia Mais ››

Mais de 1 bilhão de animais podem morrer, alerta entidade


Pelo menos 1 bilhão de aves e 20 milhões de suínos poderão morrer nos próximos dias devido à falta de ração no campo, fora os animais que estão em caminhões não autorizados a transitar nas rodoviais do país. Com a paralisação dos caminhoneiros, o risco aumentou, de acordo com a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA).

Em nota divulgada hoje (25) a ABPA informa que o acordo negociado entre o governo e o movimento de paralisação, “ainda não surtiu efeito nas estradas”. “Caminhões com carga viva não são autorizados a transitar. A situação mais grave está no trânsito de ração, que está sendo impedido.”

O alerta da associação teve apoio do presidente Michel Temer nesta manhã. “Acabei de verificar uma coisa muito desagradável: os frangos estão morrendo. Estão se canibalizando, eu nem sabia disso. Uma coisa terrível para os produtores, principalmente em Santa Catarina.”

A entidade informa ainda que em diversos locais há falta de insumos e animais, colocando em risco a alimentação dos bichos: “Aqueles que ainda contam com estoques, estão fracionando para prolongar ao máximo a oferta do alimento”.

Só hoje, a ABPA registrou 152 plantas frigoríficas de aves e suínos paradas. Mais de 220 mil trabalhadores estão com atividades suspensas. “A situação setorial é caótica. Empresas poderão fechar pelos prejuízos causados pela paralisação. Uma intervenção rápida e forte por parte do governo é urgente para evitar a mortandade de milhões de animais.”

Na tentativa de evitar o desabastecimento e os prejuízos aos produtores, Temer anunciou hoje que militares vão desbloquear estradas e atuarão para garantir que caminhões possam chegar ao destino.“Vamos garantir a livre circulação. O governo espera e confia que cada caminhoneiro cumpra seu papel.”

Fonte: Agência Brasil
Leia Mais ››

Temer vai usar forças de segurança para desobstruir rodovias


O presidente da República, Michel Temer, anunciou nesta sexta-feira, 25, que o governo irá implantar de imediato um plano de segurança para superar os efeitos do desabastecimento causado pela paralisação dos caminhoneiros.

“Comunico que acionei as forças federais de segurança para desbloquear as estradas e solicito que os governadores façam o mesmo. Não vamos permitir que população fique sem itens de primeira necessidade, que consumidores fiquem sem produto, que hospitais não funcionem”, afirmou Temer. “Governo teve coragem de dialogar e terá coragem agora de exercer sua autoridade diante do povo”, completou.

Segundo Temer, quem continuar bloqueando as estradas será responsabilizado e punido. “Vamos garantir o abastecimento. O acordo está assinado e cumpri-lo é a melhor alternativa. O governo espera e confia que cada caminhoneiro cumpra o seu papel”, acrescentou.

O presidente lembrou que a União irá ressarcir a Petrobras para garantir a redução de 10% do preço do diesel e apontou que o acordo prevê a estabilidade de preços a cada 30 dias. Eles citou que governo também firmou acordo com o Congresso para zerar a Cide sobre o diesel.

“Desde o início da semana o Brasil e os brasileiros vem sofrendo com a paralisação dos caminhoneiros. Começamos a tomar previdências ainda no domingo para atender as suas demandas e ontem chegamos a um acordo com as lideranças nacionais dos caminhoneiros”, afirmou o presidente da República.

Temer alegou que o governo atendeu as 12 reivindicações prioritárias dos caminhoneiros, que teriam se comprometido a encerrar a paralisação imediatamente. “Esse foi o compromisso conjunto e deveria ter sido o resultado do diálogo. Muitos caminhoneiros têm feto a sua parte, mas infelizmente uma minoria radical continua bloqueado as estradas”, relatou.

Fonte: Portal no Ar
Leia Mais ››

Escolas terão até a próxima sexta para se inscrever no VII JUVERNs


A Secretaria de Estado do Esporte e do Lazer (SEEL) promoverá a sétima edição dos Jogos da Juventude Escolar do Rio Grande do Norte de 2018 (VII JUVERNs). As escolas que aderiram às modalidades individuais ganharam um novo prazo de adesão até o dia 24/05 e as inscrições de atletas até o dia 31/05.

O Congresso Técnico do vôlei indoor será na próxima sexta-feira (18), às 11h, no auditório da SEEL. O calendário de competições da competição começa no dia 14 de maio com a realização das regionais que irão até o dia 2 de junho. De 23 de junho a 14 de julho acontecem as fases inter-regionais, enquanto as finais ocorrerão de 6 a 10 de agosto (modalidades coletivas) e 10 a 12 de agosto (modalidades individuais).

Os campeões se classificam para os Jogos Escolares da Juventude que apresenta uma novidade em 2018. Antes da fase nacional, de 12 a 25 de novembro, todos os participantes terão que disputar uma seletiva regional, de 12 a 16 de setembro, em local que será divulgado pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB).

A SEEL está trabalhando para ampliar  a participação de atletas nos jogos de 2018. “No ano passado, a expansão dos jogos proporcionou a participação de aproximadamente sete mil alunos/atletas de 108 municípios e mais de 400 escolas potiguares e para 2018 nossa meta é seguir evoluindo e ultrapassar os 167% de crescimento no período da atual gestão”, disse Cezar Nunes, chefe de gabinete da SEEL.

Em 2017, foram realizadas duas fases inter-regionais (Assu e Santa Cruz) e a fase final foi disputada em Natal com direito a hospedagem e alimentação para as delegações mais distantes da capital, totalizando 1.700 integrantes entre atletas e dirigentes. Classificaram-se 300 alunos/atletas para as duas fases nacionais dos Jogos Escolares da Juventude em Curitiba e Brasília. Os Jogos da Juventude Escolar do Rio Grande do Norte são realizados em parceria com o Governo Federal.

TABELA – QUARTAS DE FINAL – CURRAIS NOVOS

TABELA – QUARTAS DE FINAL – JOÃO CÂMARA

TABELA VOLEIBOL FEMININO – REGIONAL NATAL

TABELA FUTSAL – REGIONAL DE PAU DOS FERROS

TABELA FUTSAL – REGIONAL DE SANTA CRUZ

TABELA FUTSAL – REGIONAL DE ASSU

TABELA FUTSAL – REGIONAL NOVA CRUZ

TABELA FUTSAL – REGIONAL DE JOÃO CÂMARA

TABELA FUTSAL – REGIONAL DE CAICÓ

TABELA FUTSAL – REGIONAL DE SÃO PAULO DO POTENGI

TABELA FUTSAL – REGIONAL DE MACAU

TABELA FUTSAL – REGIONAL DE CURRAIS NOVOS

TABELA HANDEBOL FEMININO – REGIONAL DE JOÃO CÂMARA

TABELA DE HANDEBOL – REGIONAL DE NOVA CRUZ

TABELA VOLEIBOL E HANDEBOL FEMININO – REGIONAL DE CURRAIS NOVOS (Jogo 3 de handebol 12 a 14 anos entre Trindade Campelo x Cipriano Galvãoserá, às 11h, do dia 23/05, será no ginásio Padre Cortês, Cortezão)

FICHA DE SUBSTITUIÇÃO DE PARTICIPANTES

REGULAMENTO – JUVERNS – 2018

TERMO DE ADESÃO – JUVERNS – 2018

CALENDÁRIO – JUVERNS – 2018

REGULAMENTO ESPECIFICO DE ATLETISMO

REGULAMENTO ESPECÍFICO DE FUTSAL

REGULAMENTO ESPECÍFICO DA GINÁSTICA RÍTMICA

REGULAMENTO ESPECÍFICO DO JUDÔ

REGULAMENTO ESPECÍFICO DE NATAÇÃO

REGULAMENTO – VÔLEI INDOOR – 12 A 14 ANOS

REGULAMENTO – VÔLEI INDOOR – 15 A 17 ANOS

REGULAMENTO ESPECÍFICO DE HANDEBOL

CONGRESSO TÉCNICO – VÔLEI INDOOR – DIA 18/05 – 11H – AUDITÓRIO DA SEEL

Fonte: Portal no Ar
Leia Mais ››

Umarizal: Policias Civil e Militar prendem membros de facção criminosa

Imagem

Polícias Civil e Militar de Umarizal deflagraram operação no dia de hoje 25 de maio de 2018, e prenderam Djair Alves da Silva, 24 anos e Rafaela Ferreira de Souza, 22 anos.

Os flagranteados são membros da facção criminosa Primeiro Comando da Capital.

Com o casal a policia apreendeu documentos e aparelhos celulares contendo provas materiais que os ligam a facção acima mencionada e ao comércio de entorpecentes, bem como uma motocicleta placa OFB-3019/RN supostamente adquirida com o dinheiro referente a transações de comercialização de entorpecentes nesta cidade de Umarizal/RN.

Fonte: O Câmera
Leia Mais ››

Grupo é preso por trafico de droga em São Miguel-RN


Uma mulher de 24 anos e um rapaz de 25 anos, foram presos no final da manhã desta quinta-feira(24), após ser flagrada vendendo drogas a adolescentes nas proximidades do Ginásio de Esportes “O Torquatão” na cidade de São Miguel-RN. 

De acordo com informações uma guarnição da PM composta pelo cabo Jarbas e soldado Edvanilson, fazia rondas pela cidade quando foram informados através de denúncia anônima que uma mulher estava vendendo droga próximo ao ginásio de esportes, os militares foram ao local fizeram o cerco, apreenderam três adolescentes e um rapaz de 25 anos foi detido e com a mulher foi encontrada uma porção de maconha prensada. 

Todos foram encaminhados a Delegacia de Polícia civil para as medidas cabíveis.

Fonte: Nosso Paraná RN
Leia Mais ››

Cinco pessoas envolvidas com roubos, furtos e trafico de drogas são presas pela Polícia civil em Pau dos Ferros-RN


A Polícia Civil de Pau dos Ferros, sob o comando do delegado Andson Rodrigo, durante o dia desta quinta-feira(24), realizou uma operação policial na cidade de Pau dos Ferros e prendeu cinco pessoas envolvidas com assaltos, arrombamentos e tráfico de drogas.

Nas investigações contra o grupo criminoso,  os policiais descobriram uma residência na Rua Francisco Damião, bairro Manoel Deodato, que era usada como esconderijo e depósito de produtos roubados. Os policiais fizeram o cerco e na residência foi encontrada duas mulheres, uma maior de idade identificada como Ane Caroline dos Santos, 22 anos, residente em Mossoró e a adolescente M. B. H. S, 15 anos, residente em Pau dos Ferros. Com as duas, no interior da casa, foram apreendidas oito pedras de crack, uma motocicleta com placa adulterada, bem como cadeiras de plástico, caixa de som, impressora, botijões de gás e gêneros alimentícios que tinham sido furtados na madrugada do último domingo (20)do CREAS, CAPS e Central de marcação da Prefeitura.

Em continuidade as diligências, os policiais saíram a procura do restante do grupo que costumava se esconder numa zona de mata que margeia o rio Apodi-Mossoró, na localidade conhecida como os Gordos. Os policiais adentraram no mato e conseguiram prender Rômulo Walter Silva, 23, vulgo Romim, Fernando Justino de Medeiros, 22, vulgo Dragão e Francisco Tiago Lopes da Silva, 18 anos.

Romim e Tiago assumiram terem sido os autores dos três arrombamentos aos prédios públicos da prefeitura. Romim era considerado foragido por ter rompido a tornozeleira eletrônica no mês de abril. Tiago assumiu que as oito pedras de crack lhe pertencia e seria comercializada a cinco reais a unidade.

Júnior Dragão é foragido da justiça de Mossoró e participou do assalto a loja no Centro da cidade na companhia de Thales,  que conseguiu escapar do cerco policial na zona de mata. A polícia ainda está a procura de Thales e qualquer informação ligar para o 190 ou 3351-9650 (PC). Sigilo garantido.

Na perseguição na zona de mata o GTO foi acionado para dá apoio na operação e localizou uma arma que havia sido jogada pelo grupo no momento da abordagem. A arma foi usada no assalto a loja de celulares e na ocasião foi usada por Thales, conforme as imagens gravadas do sistema de câmeras da loja.

Todos os presos foram autuados em flagrante e entregues no presídio Regional de Pau dos Ferros, ficando à disposição da justiça.





Fonte: Cidadão 190
Leia Mais ››

Homem é perseguido e executado em Felipe Camarão


Um homem de 25 anos identificado como Marcelo Silva foi morto a tiros, na manhã desta sexta-feira (25), enquanto caminhava com um amigo na rua de Todos os Santos, no bairro Felipe Camarão, zona Oeste de Natal. Testemunhas informaram que a vítima fazia parte de uma lista de pessoas marcadas para morrer.

De acordo com a Polícia Militar Marcelo percebeu a aproximação de estranhos e ainda correu, mas atiradores em um carro se aproximaram e efeturam vários disparos. A vítima acabou atingida na cabeça e no pescoço e morreu antes da chegada do socorro médico. Testemunhas informaram a reportagem do PortalBO que Marcelo fazia parte de uma lista de pessoas marcadas para morrer no bairro.

Diligências foram realizadas, porém os assassinos conseguiram fugir. A Divisão de Homicídios e Proteção a Pessoa vai investigar o caso e a suspeita de que a vítima estava marcada para morrer.

Fonte: Portal BO
Leia Mais ››

Vídeo: Universitária sofre tentativa de abuso sexual durante assalto no Alecrim


Uma universitária, que terá a identidade preservada foi vítima de uma tentativa de abuso sexual, praticada por um motoqueiro, na noite da quarta-feira (23), quando caminhava em uma das ruas do bairro Alecrim, zona Leste de Natal. O suspeito anunciou um assalto, praticou o ato e fugiu após reação da jovem.

A jovem relatou a reportagem do PortalBO que se dirigia a Universidade quando aconteceu. "Ele anunciou o assalto, pegou meu celular, mas devolveu e em seguida puxou minha corrente e passou a tentar acariciar minhas partes íntimas, mas eu reagi e o empurrei", disse. A vítima entregou imagens do ocorrido para a Polícia Civil que apura o caso. Veja vídeo;


Fonte: Portal BO
Leia Mais ››

Após conversar com o assassino dentro de casa, homem é executado em Felipe Camarão


Um homem de 52 anos foi executado com vários tiros, na noite desta quinta-feira (24), dentro da própria casa, na rua Nossa Senhora do Rosário, no bairro Felipe Camarão, zona Oeste de Natal. Antes de ser morto Rubens do Nascimento ainda conversou com o assassino após permitir a entrada dele na residência.

De acordo com a Polícia Militar dois homens em uma motocicleta chegaram no endereço procurando por Rubens, em seguida a vítima surgiu na frente da residência e permitiu a entrada de um deles. Ainda segundo informações policiais depois de uma breve conversa o suspeito atirou e teve o apoio do comparsa que desceu do veiculo e também atirou.

A Divisão de Homicídios vai investigar o caso. Os Familiares da vítima não quiseram comentar detalhes sobre o ocorrido nem a possível motivação.

Fonte: Portal BO
Leia Mais ››

No RN, PM é preso após atropelar três pessoas em protesto de caminhoneiros na BR-304

Equipes da Samu prestam socorro às vítimas (Foto: Pedro Vitorino)

Três pessoas foram atropeladas por uma caminhonete na noite desta quinta-feira (24) em um trecho da BR-304 entre os municípios de Parnamirim e Macaíba, na Grande Natal. Segundo a Polícia Rodoviária Federal, o motorista, que é um policial militar, fugiu, mas depois acabou preso. No local, estava acontecendo um protesto de caminhoneiros contra o aumento no preço dos combustíveis.

Ainda de acordo com a PRF, ambulâncias do Samu prestaram socorro às vitimas, que foram encaminhadas para unidades de saúde da região. Em estado grave, uma das pessoas passou por cirurgia no Pronto-Socorro Clóvis Sarinho, em Natal.

Os atropelados foram dois caminhoneiros e um motorista que estava com o carro quebrado no acostamento da BR-304. Preso, o PM, foi levado para a Delegacia de Plantão da Zona Sul de Natal. Ele pagou fiança de R$ 2 mil, foi liberado, e deve responder em liberdade.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Operação contra pornografia infantil prende dois no RN

Resultado de imagem para pornografia infantil

A Polícia Civil do Rio Grande do Norte cumpriu nesta sexta-feira (25) quatro mandados de busca e apreensão e prendeu em flagrante dois suspeitos pelos crimes de armazenamento e compartilhamento de conteúdo pornográfico infantil. A ação é um desdobramento da Operação Luz na Infância 2, realizada em todo o Brasil.

Um auxiliar de serviços gerais de 45 anos foi preso no bairro de Cidade Nova, na Zona Oeste de Natal. O outro homem, que tem 24 anos, foi preso no bairro de Mãe Luiza, na Zona Leste. Com eles, os agentes apreenderam celulares, tablets e computadores com conteúdos de exploração sexual infantil.

Cerca de 40 policiais participaram da operação, que foi coordenada pela Delegacia Especializada de Defesa à Criança e ao Adolescente (DCA) e contou com apoio de várias delegacias especializadas do estado.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Comissão de delegados indicia policial civil por homicídio em bar na Zona Sul de Natal

Resultado de imagem para policia civil

A Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), indiciou um agente da Polícia Civil por um homicídio que aconteceu em janeiro deste ano em um bar de Natal. A investigação é conduzida por uma comissão de delegados. Na ocasião, o policial afirmou que havia reagido a uma tentativa de roubo.

O caso aconteceu na noite de 26 de Janeiro de 2018, no conjunto Pirangi, na Zona Sul da capital. A vítima foi identificada como Gabriel Italo Pereira Pinheiro. Ele estaria bebendo no local com mais três amigos e, ao dirigir-se ao banheiro, teve uma discussão com o policial civil e houve luta corporal.

Durante a briga, ainda de acordo com as investigações, o agente atirou três vezes na vítima, que morreu no local.

Após a apuração dos fatos, a comissão de delegados não considerou a tese de legítima defesa, o que caracterizou a autuação do agente por homicídio. O policial investigado já responde à justiça como réu em outro caso de homicídio.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Por causa de greve de caminhoneiros, produtores cancelam despesca e venda de camarão para fora do RN

Carcinicultura calcula prejuízos durante greve de caminhoneiros  (Foto: Reprodução/RBS TV)
Carcinicultura calcula prejuízos durante greve de caminhoneiros (Foto: Reprodução/RBS TV)

Somente a cadeia produtiva do camarão do Rio Grande do Norte registrou queda de R$ 10 milhões no faturamento, por causa da greve de caminhoneiros que exigem redução no preço do diesel. As manifestações entraram no quinto dia, nesta sexta-feira (25). O presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Camarão, Itamar Rocha, afirmou que as despescas e vendas de camarão para fora do estado foram suspensas.

Como conseguência, ele explicou, as produções de pós-larvas, rações e outros insumos, principalmente os camarões em tempo de despesca, estão severamente prejudicadas. O valor real do prejuízo só será descoberto após o desenrolar dos processos de cultivo e com o fim da greve.

Arimar Filho, diretor presidente de uma das maiores empresas de pesca do Rio Grande do Norte, informou que está tendo dificuldades de conseguir caminhões para carregar os produtos para fora do estado e que tem uma carreta sua parada na Bahia, carregada com 24 toneladas de peixe congelados, que iam para Santa Catarina.

A empresa Produmar é a maior exportadora de atum e meca do estado, com um volume de 300 toneladas mensais. Por causa dos problemas de escoamento da produção, a empresa está tentando adiantar a exportação de peixe para liberar espaço no estoque.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Homem é morto durante assalto em casa de praia no litoral Sul potiguar

Ricardo Bezerra Freire tinha 49 anos (Foto: Arquivo da samília)
Ricardo Bezerra Freire tinha 49 anos (Foto: Arquivo da samília)

Um homem foi morto a tiros no início da noite desta quinta-feira (24) dentro de uma casa na Praia de Barreta, no litoral Sul potiguar. Segundo a Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), criminosos chegaram para assaltar a residência e atiraram contra Ricardo Bezerra Freire, de 49 anos, que não resistiu aos ferimentos. Ninguém foi preso.

De acordo com a polícia, o crime aconteceu por volta das 18h na avenida principal, próximo ao Barreta Praia Clube. Pai e filho chegaram na residência com compras. Encapuzados, dois criminosos aguardavam no quintal da casa.

Ainda conforme a DHPP, quando as vítimas já estava dentro da residência, um dos criminosos invadiu a casa pela porta da cozinha e anunciou o assalto. No momento em que o pai foi pegar dinheiro, os criminosos atiraram contra o filho. Atingido na perna, Ricardo Bezerra, correu para um dos quartos, ele foi perseguido pelo assaltante e levou mais três tiros.

O Samu foi acionado, mas quando chegou ao local Ricardo Bezerra já estava sem vida. De acordo com um dos parentes da família, os bandidos fugiram levando o celular de uma das vítimas.

A polícia não soube informar se houve alguma reação por parte das vítima. O crime está sendo tratado como latrocínio, que é o roubo seguido de morte.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Em mais um dia de greve, RN tem estradas bloqueadas, desabastecimento e frota de ônibus reduzida

Em mais um dia de greve, estradas que cruzam o Rio Grande do Norte voltaram a ser bloqueadas. Como consequência, a frota de ônibus em Natal e região metropolitana foi reduzida nesta sexta-feira (25) para se evitar um copaso no sistema. Na Central de Abastecimento do Estado, a Ceasa, já há falta de alimentos.

Na carcinicultura, um dos setores produtivos mais fortes do estado, a despesca e venda de camarões foram canceladas. A indústria de sal marinho também tem reflexo negativo, com atraso nas entregas.

Veja os principais reflexos da paralisação no estado

Na Ceasa, comerciantes já enfrentam desabastecimento sem a chegada de mercadorias e produtos  (Foto: Pedro Vitorino)
Na Ceasa, comerciantes já enfrentam desabastecimento sem a chegada de mercadorias e produtos (Foto: Pedro Vitorino)

Alimentos
De 120 caminhões esperados para o abastecimento da Central de Abastecimento do Rio Grande do Norte (Ceasa), nesta sexta-feira (25), apenas 40 chegaram. De acordo com a direção da central, ainda não é possível estimar prejuízos. Produtos como tomate, pimentão, laranja, repolho, já estão em falta e outros produtos tiveram disparada nos preços.

Frota de ônibus está reduzida em Natal e região metropolitana (Foto: Igor Jácome/G1)
Frota de ônibus está reduzida em Natal e região metropolitana (Foto: Igor Jácome/G1)

Transporte público
Em Natal e região metropolitana, os ônibus de passageiros estão circulando com frota reduzida nesta sexta (25). Na capital, 70% da frota está circulando. Já o transporte público intermunicipal, roda com 60% da frota. A redução, de acordo com o Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de Passageiros do Município (Seturn), é necessária para evitar um colapso no sistema, já que não está havendo abastecimento de diesel nos postos por causa da greve dos caminhoneiros. A redução da frota deve continuar até o fim dos protestos.

Motoristas de vans escolares se reuniram na praça de Mirassol em apoio aos caminhoneiros (Foto:  Clayton Carvalho/Inter TV Cabugi )
Motoristas de vans escolares se reuniram na praça de Mirassol em apoio aos caminhoneiros (Foto: Clayton Carvalho/Inter TV Cabugi )

Em solidariedade aos caminhoneiros, motoristas de vans escolares se reuniram na praça de Mirassol, na Zona Sul de Natal, e também fizeram um protesto nesta manhã. Nos vidros dos veículos, os dizeres: 'Somos todos caminhoneiros'.

Indústria
Na indústria, dois dos principais setores do estado estão sendo afetados por causa das paralisações feitas pelos caminhoneiros: a cadeia produtiva do camarão, que registrou queda de R$ 10 milhões no faturamento; e a salineira, que tem atrasos na entrega do produto.

Rodovias com protestos
Nesta sexta-feira (25), segundo a Polícia Rodoviária Federal, há interdições parciais em pelo menos seis rodovias federais. São elas:


BR-101

Parnamirim (kms 105 e 111).
São José de Mipibu (km 125).
Touros (Km 06).
BR-226

Santa Cruz (Km 109).
BR-304

Mossoró (Km 33).
Assu (Km 106).
BR-405

Apodi (Km 72).
BR-406

João Câmara (Km 103).
BR-427

Caicó (Km 104).

Na BR-101, caminhoneiros protestam desde o início da semana. Bloqueio acontece em frente ao Parque de Exposições Aristófanes Fernandes (Foto: Kleber Teixeira/Inter TV Cabugi)
Na BR-101, caminhoneiros protestam desde o início da semana. Bloqueio acontece em frente ao Parque de Exposições Aristófanes Fernandes (Foto: Kleber Teixeira/Inter TV Cabugi)

Na BR-427, em Caicó, dia já amanheceu com ponto de bloquei montado (Foto: Irinaldo Medeiros)
Na BR-427, em Caicó, dia já amanheceu com ponto de bloquei montado (Foto: Irinaldo Medeiros)

Na BR-304, em Mossoró, caminhões estão enfileirados no acostamento (Foto: Hugo Andrade/Inter TV Costa Branca)
Na BR-304, em Mossoró, caminhões estão enfileirados no acostamento (Foto: Hugo Andrade/Inter TV Costa Branca)

Fonte: G1
Leia Mais ››

Suspeito de matar idoso a facada durante bebedeira é preso pela PM em José da Penha-RN


Um homem identificado como Francisco Thiago dos Santos, 31 anos, foi preso pela Polícia Militar por volta das 15h30 desta quinta-feira(24), no sítio Baixa do Fogo, na zona rural de José da Penha-RN. 

Ele é o principal suspeito do assassinato de Francisco Laurindo dos Santos, 61 anos, ocorrido minutos antes de sua prisão. 

De acordo com informações ambos tiveram uma discussão durante uma bebedeira, que acabou com a morte de Chico Alagoano, como a vítima era conhecida. A vítima sofreu facadas e ficou com a faca cravada nas costas, não resistiu ao golpe e morreu. O suspeito fugiu após o crime, os policiais que se encontravam em uma barreira policial na zona urbana do município quando foram informados do crime, saíram em diligencias em poucos minutos depois uma guarnição composta pelo cabo Costa e soldado Junior sob o comando do cabo Mariz, com apoio dos destacamentos de Água Nova, Rafael Fernandes e Riacho de Santana , localizaram o suspeito correndo dentro do matagal cerca de 2 km do local do homicídio e deram voz de prisão, após ter confessado para os militares ser autor do crime de homicídio, ocorrido minutos antes de sua prisão. O mesmo foi conduzido para 4ª DRPC para as medidas cabíveis que o caso requer. 

Uma equipe do ITEP-RN compareceu ao local e fez a remoção do corpo para Mossoró para exames de necropsia e depois liberado para sepultamento.

Suspeito preso pela PM

Fonte: Nosso Paraná RN
Leia Mais ››

IDOSO SOFRE QUEDA DENTRO DA PRÓPRIA CASA E MORRE EM CURRAIS NOVOS

NA NOITE DESSA QUINTA-FEIRA (24/05) UM IDOSO MORREU AO SOFRER UMA QUEDA DENTRO DA PRÓPRIA RESIDÊNCIA SITUADA NA RUA JOSÉ BANDEIRA, CENTRO DE CURRAIS NOVOS. POPULARES ESTRANHARAM A DEMORA DO IDOSO EM APARECER E RESOLVERAM ARROMBAR A PORTA PARA VERIFICAR. O MESMO FOI ENCONTRADO CAÍDO E SANGRANDO. O SAMU FOI ACIONADO, OS PROFISSIONAIS AINDA REALIZARAM VÁRIOS PROCEDIMENTOS, PORÉM A VÍTIMA NÃO RESISTIU E VEIO A ÓBITO.
SEU GERALDO TINHA 67 ANOS, MORAVA SOZINHO E SEGUNDO INFORMAÇÕES DE POPULARES, COSTUMAVA CHEGAR EMBRIAGADO EM CASA.
A POLÍCIA MILITAR FOI ACIONADA E FEZ O ISOLAMENTO DA ÁREA.


Fonte: PM CURRAIS NOVOS
Leia Mais ››

Acusado de furto em estabelecimento comercial na cidade de Tibau é preso pela PM em Mossoró. Câmeras de monitoramento registraram o furto.

ImagemA Guarnição da Polícia Militar de Tibau, sob o comando do Sgt Miguel foi acionada na tarde desta quinta feira 24 de maio pela proprietária do Supermercado Rei, onde a mesma informou que seu estabelecimento havia sido furtado por um indivíduo que teria levado alguns objetos.

De acordo com a vítima o indivíduos entrou no estabelecimento, escondeu em suas vestes três perfumes e para disfarçar comprou um frasco de Barragem, pagou no caixa e saiu.

Após verificar as imagens das câmeras de monitoramento do comércio e reconhecer o acusado, como sendo José Fernandes de Araújo, os policiais se dirigiram até a sua residência, porém ele não estava e que teria viajado em um taxi de linha para Mossoró.

A  equipe do Sgt Miguel, deslocou-se até Mossoró e depois de buscas encontrou o acusado proximo ao Vuco-vuco com o produto do furto.

José Fernandes de Araújo 44 anos, natural de Baraunas foi conduzido a Delegacia de Polícia Civil de Tibau para procedimentos cabíveis.

A ação delituosa foi registrada pelas câmeras de monitoramento do circuito interno do Supermercado que servirá como provas no inquérito policial.


Fonte: Fim da Linha
Leia Mais ››

Ataque a tiros em lotérica deixa uma pessoa morta e duas feridas na cidade de Janduís, região Oeste Potiguar

Imagem
Um crime de homicídio com característica de execução foi registrado na tarde desta quaianta feira 24 de maio de 2018, na cidade de Janduís, distante 98 Km de Mossoró, na região oeste do Rio Grande do Norte.

De acordo com a Polícia local, a vítima fatal, identificada como Douglas Brito, conhecido por “Douglas de Verimar” estava na fila de uma lotérica naquela cidade, quando foi surpreendio por dois homens que chegaram de moto, invadiram o estabelecimento e abriram fogo contra o mesmo.

O jovem foi atingido com tiros de escopeta calibre 12 e morreu no local. No ataque criminoso, duas mulheres, identificadas como Vanúzia Fernandes e Celinha que também estavam na fila da lotérica, saíram baleadas e socorridas para o Hospital local.

A Polícia Ainda não tem informações sobre a motivação do crime. O corpo da vítima foi periciado no local, pela equipe do ITEP de Mossoró e removido para o setor de medicina Legal do órgão para ser necropsiado.

O caso será investigado pela Delegacia de Polícia Civil de Patu. Até o momento os criminosos não foram identificados pela polícia.

Fonte: Fim da Linha
Leia Mais ››

Aeroporto Aluízio Alves está funcionando normalmente, diz Inframérica

A Inframérica, empresa que administra o Aeroporto Internacional Governador Aluízio Alves, confirmou que o terminal está funcionando de forma regular. Em nota, a assessoria de imprensa afirmou que as reservas de combustíveis seguem disponíveis para manutenção das operações.

"A concessionária monitora a situação dos protestos nas rodovias federais e estaduais e acompanha a situação de restrição na disponibilidade de combustível para aeronaves em outros aeródromos", diz a nota.

Resultado de imagem para Aeroporto Aluízio Alves está funcionando normalmente, diz Inframérica
Terminal ainda não foi afetado pela paralisação dos caminhoneiros

Em outros estados brasileiros, a paralisação dos caminhoneiros resultou na restrição de combustível de aviação e cancelamento de voos. A Azul Linhas Aéreas cancelou os voos entre Natal e Recife, já que o aeroporto da capital pernambucana é um dos mais afetados pela falta de combustíveis. 

Mais cedo, a Latam Brasil ampliou a lista de aeroportos em que a companhia verifica restrições para operar: agora, são os de Brasília, Goiânia, Ilhéus, Recife, Teresina, Confins e Porto Alegre. Porém, a aérea afirma que a situação ainda não tem impactado seus voos.

Conforme anunciado na quarta-feira, 23, à noite, a Latam Brasil oferecerá isenção da cobrança de taxa de remarcação e das diferenças tarifárias da passagem para nova data à escolha do cliente e, sem multas, em voos domésticos com partidas, chegadas ou conexões programadas para os aeroportos onde há restrições de abastecimento de combustível de aviação.

A Gol informa que ainda não registrou, até o momento, atrasos ou cancelamentos de seus voos. Apesar disso, a companhia destaca que está aplicando medidas de contingência em toda operação, "mantendo as ações necessárias para minimizar os impactos aos seus clientes".

Fonte: Tribuna do Norte
Leia Mais ››

Governo e caminhoneiros anunciam proposta de acordo para suspender paralisação por 15 dias

Após uma reunião de mais de seis horas com representantes de entidades de caminhoneiros, os ministros Eliseu Padilha (Casa Civil), Carlos Marun (Secretaria de Governo), Eduardo Guardia (Fazenda) e Valter Casimiro (Transportes) anunciaram na noite desta quinta-feira (24) a proposta do governo de um acordo para a suspensão da paralisação da categoria, que há quatro dias provoca bloqueios de rodovias e desabastecimento em todo o país.

Pelo texto do acordo, os representantes das entidades de caminhoneiros que ficaram até o final da reunião se comprometeram (à exceção de um) a "apresentar aos manifestantes" os termos do acordo.

Questionado se, com o anúncio, haverá normalização da situação, Padilha disse acreditar que a “qualquer momento” o movimento dos caminhoneiros começará a ser “desativado”.

O ministro prevê que, até segunda-feira, estará normalizada a situação nas rodovias. “Se nós começarmos hoje [quinta, 24], como imagino que vá acontecer, possivelmente nós deveremos ter um fim de semana, quem sabe até segunda-feira, todos os pontos normalizados”, declarou.

Ele mencionou a dificuldade para a entrega de medicamentos a hospitais e de produtos aos supermercados e fez um apelo aos manifestantes: “Nós precisamos que todos vocês, caminhoneiros, retomem a atividade. O Brasil precisa de vocês”, afirmou.

O presidente da Confederação Nacional dos Transportadores Autônomos (CNTA), Diumar Bueno, disse que vai repassar à categoria o acordo firmado com o governo para definir o fim da greve. “A categoria vai analisar, e o entendimento é deles, se isso foi suficiente para eles ou não”, declarou.

Ele também disse que não pode “dimensionar” quanto tempo levará para o movimento ser desmobilizado. “Acho que os caminhoneiros vão ter a responsabilidade, ter o entendimento do que foi conquistado para eles e começar uma desmobilização de forma pausada, organizada, sem correria. Não posso precisar quanto tempo vai levar. Acho que deveria encerrar a partir de amanhã [sexta-feira, 25] de manhã”, afirmou.


No Rio de Janeiro, o governador Luiz Fernando Pezão (MDB) anunciou redução de 16% para 12% do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) do diesel em troca da suspensão do movimento nas rodovias do estado.

Os pontos do acordo
Pela proposta, o governo federal assume os seguintes compromissos:

reduzir a zero a alíquota da Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico (Cide), em 2018, sobre o óleo diesel;
manter a redução de 10% no valor do óleo diesel a preços na refinaria, já praticados pela Petrobras, nos próximos 30 dias, com compensações financeiras da União à Petrobras;
assegurar a periodicidade mínima de 30 dias para eventuais reajustes do preço do óleo diesel na refinaria;
reeditar, no dia 1º de junho de 2018, a Tabela de Referência do frete do serviço do transporte remunerado de cargas por conta de terceiro e mantê-la atualizada trimestralmente;
promover gestão junto aos estados da federação para implementação da isenção da tarifa de pedágio sobre o eixo suspenso em caminhões vazios;
editar medida provisória, em até 15 dias, para autorizar a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) a contratar transporte rodoviário de cargas, dispensando-se procedimento licitatório, para até 30% de sua demanda de frete, para cooperativas ou entidades sindicais da categoria dos transportadores autônomos;
não fazer a reoneração da folha de pagamento das empresas do setor de transporte rodoviário de cargas;
requerer a extinção das ações judiciais propostas pela União em razão do movimento dos caminhoneiros;
informar às autoridades de trânsito sobre a celebração do acordo para instrução nos eventuais processos administrativos instaurados em razão do movimento;
manter com as entidades reuniões periódicas para acompanhamento do cumprimento dos termos do acordo, com o próximo encontro em 15 dias;
buscar junto à Petrobras oferecer aos transportadores autônomos livre participação nas operações de transporte de cargas como terceirizados das empresas contratadas pela estatal;
solicitar à Petrobras que seja observada a resolução da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) em relação à renovação da frota nas contratações de transporte rodoviário de carga.

Caminhoneiros
Pelo texto da proposta de acordo, os representantes dos caminhoneiros se comprometem a "apresentar aos manifestantes" a proposta.

"As entidades reconhecem o empenho do governo federal em buscar soluções para atender às demandas das categorias representadas pelas entidades, bem como se comprometem a apresentar aos manifestantes o presente termo para a suspensão do movimento paredista por 15 dias, quando será realizada nova reunião com o governo federal para acompanhamento do adimplemento dos compromissos estabelecidos nesse termo", diz o texto.

Por parte das entidades em greve, assinaram a proposta de acordo:

Confederação Nacional dos Transportadores Autônomos (CNTA)
Confederação Nacional do Transporte (CNT)
Federação dos Caminhoneiros Autônomos de Cargas em Geral do Estado de São Paulo (Fetrabens)
Sindicato dos Transportadores Rodoviários Autônomos de Bens do Distrito Federal (Sindicam-DF)
Sindicato Nacional dos Cegonheiros (Sinaceg)
Federação Interestadual dos Transportes Rodoviários Autônomos de Cargas e Bens da Região Nordeste (Fecone)
Federação dos Transportadores Autônomos de Cargas do Estado de Minas Gerais (Fetramig)
Federação dos Transportadores Autônomos de Carga do Espírito Santo (Fetac-EC)
De acordo com o ministro Eliseu Padilha, a única entidade que participou das negociações, mas não assinou o termo de acordo foi a União Nacional dos Caminhoneiros.

Embora a reunião só tenha acabado à noite, o presidente da Associação Brasileira dos Caminhoneiros (Abcam), José da Fonseca Lopes, deixou a reunião no Planalto por volta das 15h30. Na saída, ele afirmou que a entidade não aceitava a proposta do governo. A Abcam diz representar 650 mil caminhoneiros.

Ministros e representantes dos caminhoneiros durante entrevista no Palácio do Planalto nesta quinta-feira (24) (Foto: Guilherme Mazui/G1)
Ministros e representantes dos caminhoneiros durante entrevista no Palácio do Planalto nesta quinta-feira (24) (Foto: Guilherme Mazui/G1)

Petrobras
O ministro da Fazenda, Eduardo Guardia, informou que o preço definido para o diesel pela Petrobras na quarta-feira (23) será mantido por 30 dias. A estatal anunciou redução de 10%, sem reajuste por 15 dias.

“O preço ficará fixo nesse patamar que foi definido pela Petrobras por 30 dias. A Petrobras está oferecendo os primeiros 15 dias e a partir do 16º dia isso será pago pela União”, disse Guardia.

O ministro explicou que, após 30 dias, o valor do diesel será reajustado com base na política de preço da Petrobras. Por mais 30 dias, não haverá reajuste.

Guardia afirmou que a União vai compensar a Petrobras, e deverá repassar R$ 4,9 bilhões à estatal neste ano.

"A estimativa que temos hoje é de R$ 700 milhões por mês [que serão repassados pela União à Petrobras]. Se estamos pensando nessa base, até o final do ano dá R$ 4,9 bilhões. Esse valor pode ser menor, porque depende do preço do petróleo e do câmbio. E nós vamos ter que acertar isso mês a mês", disse.

De acordo com o ministro, o governo aguardará a aprovação pelo Congresso do projeto que reonera a folha de pagamento das empresas de 28 segmentos da economia para reduzir Cide ou PIS-Cofins. O ministro lembrou que, ao abrir mão de recursos dos tributos, o governo precisa indicar a fonte que vai compensar as perdas.


“Só podemos fazer decreto da redação, seja da Cide seja do PIS-Cofins, uma vez aprovada a lei que vai reonerar os setores”, disse.

Projeto no Congresso
Sobre o projeto que elimina a cobrança de PIS-Cofins do óleo diesel até o final de 2018, aprovado nesta quarta-feira (24) pela Câmara, o ministro Carlos Marun voltou a afirmar que a decisão foi tomada com base em “cálculos equivocados”.

A proposta aprovada na Câmara prevê a renúncia de R$ 3 bilhões com a eliminação do PIS-Cofins da composição do preço do diesel e, como compensação, a arrecadação do mesmo valor por meio da reoneração da folha das empresas.

Mas o impacto nas contas públicas seria maior do que o previsto pelos deputados - nas contas do governo, a perda com o PIS-Cofins, em vez de R$ 3 bilhões atingiria R$ 12 bilhões.

Marun declarou que o governo vai negociar mudança no texto no Senado. Uma possibilidade é reduzir o PIS-Cofins em vez de eliminar a cobrança.

“No Senado, nós estabeleceremos uma outra rodada de conversas que podem, sim, resultar em alguma diminuição, em uma outra utilização desses recursos, inclusive nesse aporte que o governo vai ter que fazer para que se mantenham durante 30 dias o preço do diesel na refinaria sem nenhum reajuste”, disse.


O texto do acordo
Veja abaixo a íntegra do texto do acordo entre governo e entidades de caminhoneiros:

 (Foto: Reprodução)
(Foto: Reprodução)

 (Foto: Reprodução)
(Foto: Reprodução)

 (Foto: Reprodução)
(Foto: Reprodução)

Fonte: G1
Leia Mais ››