quarta-feira, agosto 11, 2021

Mais 35 mil vacinas contra Covid chegam e RN atinge marca de 3 milhões de doses recebidas

Mais 35 mil doses da vacina contra a Covid desembarcaram no Rio Grande do Norte na tarde desta quarta-feira (11). Com isso, o estado ultrapassou a marca de 3 milhões de doses recebidas desde o início da campanha nacional de imunização, em janeiro.


Nova carga de vacinas chegou nesta quarta ao RN — Foto: Paulo Nascimento


As doses que chegaram ao estado nesta quarta são 17 mil da Oxford/AstraZeneca, todos para segunda dose, e 18.720 da Pfizer, todos para a primeira dose, segundo recomendação do Ministério da Saúde.


As doses recebidas foram levadas para a Unidade Central de Agentes Terapêuticos (Unicat), onde inicialmente são armazenadas e segurem para distribuição aos municípios.


Nesta quarta, as forças de segurança do estado distribuíram 72.392 doses de vacinas que já tinham sido recebidas. Foram encaminhadas aos municípios 49.932 vacinas da Pfizer e 11.930 da CoronaVac, ambas para primeira dose, e outras 10.530 unidades da Pfizer como segunda dose.


De acordo com o RN+ Vacina, plataforma que monitora a imunização no estado, cerca de 1,7 milhões de potiguares receberam pelo menos uma da doses contra a vacina. Ao todo, 632 mil já estão com a imunização completa - com as duas doses ou com uma no caso da vacina da Janssen.


Fonte: G1

Leia Mais ››

RN tem 361.518 casos confirmados e tem 7.197 mortes por Covid

 O Rio Grande do Norte registrou 361.518 casos confirmados de Covid. A doença vitimou 7.197 pessoas no estado desde o início da pandemia. Os dados estão no boletim epidemiológico da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) desta quarta-feira (11). Outros 1.438 óbitos estão sob investigação.


Em relação ao dia anterior, foram registradas cinco novas mortes.


O RN tem ainda 167.743 casos suspeitos e 696.042 casos descartados de Covid.


De acordo coma Sesap, 195 pessoas estão internadas no RN por causa da Covid - sendo 160 na rede pública e 35 na rede privada (apenas 8 dos 10 hospitais privados atualizaram os dados, de acordo com a Sesap). Com 101 pacientes, a taxa de ocupação dos leitos críticos (semi-intensivo e UTIs) é de 32,1% na rede pública; com 21 internados, a rede privada tem 15% de ocupação.


Números do coronavírus no RN

361.518 casos confirmados

7.197 mortes

167.743 casos suspeitos

696.042 casos descartados


RN tem 361.518 casos confirmados de Covid — Foto: Anastácia Vaz


Fonte: G1

Leia Mais ››

Mais duas cidades do RN começam a vacinar pessoas com 18 anos contra a Covid

Mais dois municípios do Rio Grande do Norte começaram a vacinar contra a Covid pessoas com 18 anos de idade sem comorbidades nesta quarta-feira (11). São as cidades de Itajá e de Pedro Avelino.


Pessoas de 18 anos começaram a ser vacinadas em Pedro Avelino — Foto: Divulgação/Pedro Avelino


As duas cidades se juntam a São Rafael, a primeira no estado a vacinar esse público, em 30 de julho, e a outras seis:


Baía Formosa (3 de agosto)

Pedra Preta (3 de agosto)

Carnaubais (6 de agosto)

Ipanguaçu (6 de agosto)

Janduís (10 de agosto)

Messias Targino (10 de agosto)

Para a população de Itajá, a Secretaria de Saúde do município está aplicando a vacina em três pontos: na Praça José de Deus Barbosa, no PSF João Antônio Ferreira e no PSF Vanúsia Silva Costa.


Já em Pedro Avelino, os pontos de vacinação são na UBS Centro de Saúde, na UBS José Martins e na UBS Zelito Calaça.


Para esta quinta-feira (12), os municípios de Coronel Ezequiel e Coronel João Pessoa também já anunciaram que vão começar a vacinar pessoas com 18 anos de idade.


A aplicação da primeira dose da vacina contra a Covid em pessoas acima dos 18 anos encerra mais uma fase da imunização na campanha nacional. O Ministério da Saúde autorizou recentemente imunização dos adolescentes entre 12 e 17 anos de idade na próxima fase - com prioridade para os que possuem comorbidades.


Fonte: G1

Leia Mais ››

Pediatra alerta para surto da doença ‘mão-pé-boca’ em crianças no RN

Uma doença comum no verão e no outono brasileiro está chamando atenção de pais de crianças em idade escolar no Rio Grande do Norte. Transmitida pelo vírus Coxsackie, a 'mão-pé-boca' provoca lesões nas mãos, pés e boca, como o nome sugere.


Síndrome da ‘mão-pé-boca’ é uma doença extremamente contagiosa entre crianças — Foto: Prefeitura de Cuiabá/Divulgação


O pediatra do Instituto Santos Dumont (ISD), Ruy Medeiros, confirma o surto da doença em cidades como Natal e Macaíba, na Região Metropolitana. Na capital potiguar, algumas escolas chegaram a suspender as aulas do Ensino Infantil para impedir o avanço da contaminação entre os alunos.


“A gente chama de síndrome ou doença mão-pé-boca. Ela acomete, principalmente, crianças menores de cinco anos. É uma doença transmitida por via direta ou indireta. Os principais sintomas são os inespecíficos, tipo vômito, náuseas e diarréia. Mas a principal apresentação clínica é a febre e lesões no corpo. Essas lesões no corpo são do tamanho de grãos de arroz que acometem, principalmente, mãos, pés e boca. Por isso, o nome da doença", explica o médico.


"É uma doença extremamente transmissível entre crianças. A gente tem observado surtos em Natal e Macaíba, mas também em vários locais do Estado”.

De acordo com o pediatra, a doença também pode acometer outras partes do corpo, como joelhos, genitália e nádegas. "Essas lesões vão evoluindo e se tornando pequenas feridas. Quando essas lesões acometem a boca, podem causar muita dor e dificuldade para deglutir. As lesões no corpo podem causar dor, também, e coceira", conta.


Para a doença, não há tratamento específico. Ela surge e desaparece, na maioria dos casos, entre cinco e sete dias contados a partir dos primeiros sintomas. O ideal é que, nesse período, os pais e responsáveis pelas crianças evitem levá-las à escola e a locais com grande circulação de pessoas.


Médico alerta para surto da doença ‘mão-pé-boca’ em crianças no RN — Foto: Ascom/ISD


“A gente pede que pais que tenham crianças com sintomas, como febre e lesões no corpo, suspendam a aglomeração dessas crianças, quer seja na escola ou com outras crianças da mesma idade, para evitar a transmissão. Em pequenas localidades com crianças confinadas em ambientes muito fechados, como escolas, a transmissão é muito rápida”, explica o médico.


A doença mão-pé-boca é altamente contagiosa. De acordo com Ruy Medeiros, o tratamento é feito conforme os sintomas. Se há dor e febre, por exemplo, são ministrados medicamentos que irão aliviá-los, como os analgésicos. Caso as lesões agravem, a orientação é pelo uso de antibióticos.


De acordo com Ruy Medeiros, o surto dessa doença se caracteriza pela velocidade da transmissão. Os pais devem ficar atentos, ainda, ao correto diagnóstico, pois a doença é comumente confundida com sarna e escabiose. “O período de transmissão da doença pode anteceder o aparecimento das lesões. Algumas crianças, antes de apresentarem sintomas, já podem transmitir. Assim que aparecerem os sintomas, procure o serviço de saúde para que se possa ter uma orientação a respeito, se é uma doença grave ou não”, recomenda.


De acordo com o Ministério da Saúde, alguns sintomas que podem ser: febre alta nos dias que antecedem o surgimento das lesões; surgimento de manchas vermelhas com vesículas branco-acinzentadas na boca, amígdalas e faringe; erupção de pequenas bolhas em geral nas palmas das mãos e nas plantas dos pés, mas que pode ocorrer também nas nádegas e na região genital; mal-estar, falta de apetite, vômitos e diarreia; dificuldade para engolir e muita salivação por causa da dor.


A doença mão-pé-boca é comum na infância, com poucos casos registrados em adultos. A transmissão se dá pela via fecal/oral, através do contato direto entre as pessoas ou com as fezes, saliva e outras secreções, ou então através de alimentos e de objetos contaminados.


Mesmo depois de recuperada, a pessoa pode transmitir o vírus pelas fezes durante aproximadamente quatro semanas. O período de incubação oscila entre um e sete dias. Na maioria dos casos, os sintomas são leves e podem ser confundidos com os do resfriado comum.

Nem sempre a infecção pelo vírus Coxsackie provoca todos os sintomas clássicos da síndrome. Há casos em que surgem lesões parecidas com aftas na boca ou as erupções cutâneas; em outros, a febre e a dor de garganta são os sintomas predominantes.


Recomendações

Alimentos pastosos, como purês e mingaus, assim como gelatina e sorvete, são mais fáceis de engolir. Bebidas geladas como sucos naturais, chás e água são indispensáveis para manter a boa hidratação do organismo, uma vez que podem ser ingeridos em pequenos goles.


O cuidador deve sempre lavar as mãos antes e depois de lidar com a criança doente, ou levá-la ao banheiro. Se ela puder fazer isso sozinha, insista para que adquira e mantenha esse hábito de higiene mesmo depois de curada.


Além disso, é recomendado evitar, na medida do possível, o contato muito próximo com o paciente (como abraçar e beijar); cobrir a boca e o nariz ao espirrar ou tossir; manter um nível adequado de higienização da casa, das creches e das escolas; não compartilhar mamadeiras, talheres ou copos; afastar as pessoas doentes da escola ou do trabalho até o desaparecimento dos sintomas (geralmente 5 a 7 dias após início dos sintomas); lavar superfícies, objetos e brinquedos que possam entrar em contato com secreções e fezes dos indivíduos doentes com água e sabão e, após, desinfetar com solução de água sanitária diluída em água pura (1 colher de sopa de água sanitária diluída em 4 copos de água limpa) e descartar adequadamente as fraldas e os lenços de limpeza em latas de lixo fechadas.


Fonte: G1

Leia Mais ››

Governo assina acordo para produção de energia eólica no mar, hidrogênio verde e amônia no RN

O Governo do Rio Grande do Norte assinou memorando de entendimento para a implementação de parques eólicos offshore (no mar) e produção de hidrogênio e amônia verde no estado.


Aerogeradores de energia eólica em São Miguel do Gostoso (RN). — Foto: Felipe Gibson/G1


De acordo com a governadora Fátima Bezerra, o Rio Grande do Norte tem as melhores condições no país para a produção de energia eólica, inclusive offshore.


"Não é à toa que somos o maior produtor de energia eólica do Brasil, e temos boas perspectivas para avançar ainda mais. No último leilão para novas usinas, o estado ficou em primeiro lugar. Aprovou quase três vezes mais projetos que o segundo colocado - o estado mais rico do país, São Paulo. Isso mostra que o RN tem feito seu papel: respeito aos investidores, segurança jurídica, celeridade no licenciamento ambiental, adequação das políticas fiscais e tributárias de incentivo, oferecendo ambiente seguro e atrativo aos investimentos", afirmou.


O memorando foi assinado com a empresa com a Empresa Enterprize Energy desenvolve projetos para atrair investidores e já atua no Reino Unido, Singapura, Taiwan e Vietnã. Ian Hatton, principal executivo do grupo, disse que já tem equipe pronta para projetos no Brasil e que o RN tem as melhores condições para produção de energia eólica no mar.


Governo assina acordo para produção de energia no mar, hidrogênio verde e amônia no RN — Foto: Elisa Elsie/Assecom


A partir das instalações eólicas, os estudos apontam para a produção de água dessalinizada, hidrogênio e amônia verde que podem ser utilizados na indústria química, de fertilizantes e combustíveis.

"O RN é um lugar excepcional para projetos que podem gerar mais de 2 gigawatts. Tem boas condições geográficas, de produção e armazenamento no mar e em terra, e pode vir a se estabelecer como centro de produção de distribuição de hidrogênio verde", afirmou Ian Hatton.


O executivo ainda informou que "desde 2016 desenvolvemos projetos em Taiwan, na China, e no próximo ano serão iniciadas obras de construção para produção de mais de 1 gigawatts. No Vietnã, vai chegar a 5 gigawatts de energia com produção de hidrogênio verde. A engenharia aplicada lá será aproveitada no RN e isto significa a aceleração de projetos".


O hidrogênio verde ganha relevância como combustível diante da degradação climática provocada pelo alto consumo de combustíveis fósseis, como petróleo e carvão.

O secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico, Jaime Calado, afirmou que o RN tem mão de obra qualificada nos níveis médio, superior e pós-graduação por universidades públicas. Ele informou que o Estado, em parceria com o Instituto Senar de Inovação em Energias Renováveis (ISI-ER), está elaborando o atlas solar e eólico.


"Até abril próximo, o atlas estará pronto e será válido por dez anos. Também temos 14 das maiores empresas eólicas do mundo operando e obtendo lucro", contou.


Fonte: G1

Leia Mais ››

Secretaria de Saúde distribui mais de 60 mil doses de vacinas contra Covid a municípios do RN

A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) distribuiu, na manhã desta quarta-feira (11), 49.932 doses de Pfizer e 11.930 da Coronavac/Butantan aos municípios potiguares para imunização contra a Covid-19.


Doses de vacina contra Covid no RN — Foto: Kleber Teixeira/Inter TV Cabugi


O reforço é destinado à primeira dose, para avançar a vacinação por faixa etária nos municípios potiguares. A distribuição contou também com mais de 10.530 unidades da Pfizer destinadas à conclusão do esquema vacinal de gestantes e puérperas.


O Rio Grande do Norte ainda aguarda a chegada de mais 18.720 doses da Pfizer e 17 mil doses da AstraZeneca/Oxford nesta quarta, para completar o esquema vacinal da população com a D2.


Até esta manhã, a plataforma RN+ Vacinas registrou 2.400.617 doses aplicadas.


Fonte: G1

Leia Mais ››

Taxa de ocupação de leitos de Covid no Brasil tem o melhor cenário desde 2020, segundo a Fiocruz



A última edição do Boletim Observatório Covid-19 da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), divulgado nesta quarta-feira (11), apontou que o Brasil alcançou o melhor cenário na taxa de ocupações de leitos destinados ao tratamento da doença desde outubro de 2020, com todos os estados com números de ocupação abaixo de 80%.


Segundo o levantamento, é a primeira vez que não há estados com taxas de ocupação de leitos de UTI Covid-19 para adultos no SUS iguais ou superiores a 80%. Ao todo, são 14 estados com taxas de ocupação de leitos inferiores a 50%.


Atualmente, apenas cinco estados estão na zona de alerta intermediário, com taxas iguais ou superiores a 60% e inferiores a 80% de ocupação de leitos. No último boletim divulgado pela Fiocruz, em julho, todos os estado estavam com suas taxas de ocupação abaixo de 90%.


Dois desses estados só estão nessa faixa de risco por conta da redução de leitos destinados à doença, o que já vem ocorrendo em diversos locais.


A análise constatou ainda que o número de óbitos reduziu 1,1% em relação à semana anterior. A incidência de novos casos, ao mesmo tempo, diminuiu 0,8% por dia.


"É o melhor quadro que a gente tem desde que a gente acompanha esse indicador. Nós começamos a fazer isso em junho do ano passado. E desses cinco estado que estão na zona intermediária, a gente percebe que Roraima e Rondônia estão fazendo um gerenciamento de leitos. E esse aumento que teve não foi por conta do aumento do número de casos, mas provavelmente por uma redução do número de leitos, em função da observação que a demanda caiu", disse Margareth Portela, pesquisadora da Fiocruz.


Taxa de ocupação de leitos por estado:


Mato Grosso - 79%

Goiás - 78%

Roraima - 70%

Rio de Janeiro - 67%

Rondônia - 64%

(Fora da zona de alerta)


Acre - 13%

Amazonas - 54%

Pará - 48%

Amapá - 26%

Tocantins - 58%

Maranhão - 52%

Piauí - 48%

Ceará - 47%

Rio Grande do Norte - 34%

Paraíba - 22%

Pernambuco - 41%

Alagoas - 26%

Sergipe - 35%

Bahia - 43%

Minas Gerais - 47%

Espírito Santo - 42%

São Paulo - 46%

Paraná - 59%

Santa Catarina - 56%

Rio Grande do Sul - 57%

Mato Grosso do Sul - 56%

Distrito Federal - 59%

Os pesquisadores responsáveis pelo boletim acreditam que esse resultado positivo é reflexo do avanço da campanha de vacinação em todo o país. Ainda assim, a orientação é manter as medidas de segurança e ter cuidado com aglomerações.


"A gente continua com o vírus circulando, a gente ainda teme o surgimento de variantes, a variante Delta ela tem desafiado muitos países com vacinação em estágio avançado. Então, a gente continua tendo muito cuidado", comentou Margareth Portela.

Situação nas capitais

Apesar dos dados positivos na grande maioria dos estados, a situação de grandes capitais ainda preocupa. No Rio de Janeiro, por exemplo, a taxa de ocupação de leitos de UTI destinados aos pacientes adultos com Covid está em 97%. Em Goiânia, a taxa de ocupação está em 92%.


Capitais na zona de alerta intermediária:


Porto Velho - 63%

Boa Vista - 70%

São Luís - 64%

Curitiba - 65%

Campo Grande - 65%

Cuiabá - 74%

Estão fora da zona de alerta:


Rio Branco - 12%

Manaus - 54%

Belém - 44%

Macapá - 29%

Palmas - 53%

Teresina - 39%

Fortaleza - 53%

Natal - 34%

João Pessoa - 19%

Recife - 39%

Maceió - 25%

Aracaju - 43%

Salvador - 38%

Belo Horizonte - 57%

Vitória - 36%

São Paulo - 43%

Florianópolis - 31%

Porto Alegre - 59%

Brasília - 59%

O estudo ressalta ainda que o número de casos (média de 33.400 novos por dia) e de óbitos (910 por dia) são ainda muito elevados. Além disso, segundo o levantamento, a taxa de positividade dos testes permanece alta, o que mostra a intensa circulação do vírus.


Fonte: G1

Leia Mais ››

Petrobras sobe preço da gasolina nas refinarias a partir desta quinta-feira

A Petrobras informou nesta quarta-feira (11) que vai aumentar o preço da gasolina nas refinarias a partir de quinta-feira (12). O diesel segue sem reajuste.


Refinaria da Petrobras em Paulínia (SP) — Foto: Paulo Whitaker/Reuters


O preço médio do litro da gasolina vai subir de R$ 2,69 para R$ 2,78, uma alta de 3,3%. É o segundo aumento praticado pela estatal na gestão de Joaquim Silva e Luna. O último reajuste foi realizado no início de julho.


"A partir de amanhã, 12/08, acompanhando a elevação nos patamares internacionais de preços, e de forma a garantir que o mercado siga sendo suprido sem riscos de desabastecimento, o preço médio de venda de gasolina da Petrobras para as distribuidoras passará a ser de R$ 2,78 por litro, refletindo reajuste médio de R$ 0,09 por litro", informou a estatal em nota.

No acumulado do ano, a gasolina da Petrobras subiu cerca de 51% enquanto o diesel avançou cerca de 40%. Já o petróleo Brent acumula alta de cerca de 38%.


Preços dos combustíveis nas refinarias — Foto: Economia G1


O repasse dos reajustes nas refinarias aos consumidores finais nos postos não é garantido, e depende de uma série de questões, como margem da distribuição e revenda, impostos e adição obrigatória de etanol anidro e biodiesel.


Em abril, o general Joaquim Silva e Luna assumiu o comando da estatal depois que o presidente Jair Bolsonaro fez uma série de críticas aos reajustes de preços de combustíveis praticados na gestão de Roberto Castello Branco.


Fonte: G1

Leia Mais ››

Entenda o caso: garota indígena sofre estupro coletivo e morre ao ser jogada de penhasco, em MS, diz polícia



Uma garota, de 11 anos, foi estuprada coletivamente e morta ao ser jogada de uma pedreira, com mais de 20 metros, em Dourados (MS), no dia 9 de agosto, de acordo com a polícia. Cinco homens confessaram o crime, entre eles três adolescentes e dois adultos, sendo um o tio da vítima.


A pedreira, onde a polícia diz que a vítima foi abusada, fica próxima a aldeia Bororo, comunidade indígena em Mato Grosso do Sul, local em que a vítima morava.


O que se sabe sobre o caso

O crime

Corpo é encontrado

O que diz o delegado

Suspeitos confessos

O crime

Conforme as informações da polícia, com base nos depoimentos dos suspeitos confessos, três adolescentes e um adulto tinham planejado abusar da garota.


No plano do crime, a polícia descobriu que dois adolescentes foram responsáveis por "embebedar" a garota e arrastá-la até o penhasco, local onde aconteceu o abuso.


Os jovens levaram a garota até a pedreira, onde um outro adolescente e um adulto estavam. Lá, obrigaram a vítima a ingerir pinga e, disseram à polícia, terem iniciado o abuso sexual coletivo.


Enquanto os quatro autores abusavam da criança, a polícia disse que o tio da vítima teria chegado ao local e violentado a sobrinha.



Os suspeitos confessos disseram à polícia que a menina gritava por socorro e chegou a desmaiar. Ao recobrar a consciência, os autores contaram que a menina voltou a gritar, momento que decidiram jogar a garota do penhasco, detalha o depoimento dos homens à polícia.


Corpo é encontrado

O corpo da menina foi encontrado na manhã do dia 9 de agosto, aos pés da pedreira.


De acordo com a polícia, pedaços de roupa foram vistos ao longo da pedreira e o corpo da vítima estava dilacerado. Com as primeiras investigações, sete pessoas chegaram a ser ouvidas.


No local, a guarnição suspeitou do abuso sexual, que foi confirmado após o exame necroscópico.


O que diz a polícia


"Os menores confessaram que receberam uma proposta em dinheiro para arrastar a menina para o local [penhasco]. No fim, não tinha sido uma proposta em dinheiro, mas sim os quatro combinaram de levar ela ao penhasco e estuprá-la. Levaram a menina à força ao local, deram socos e machucaram ela no caminho", disse o delegado Erasmo Cubas, responsável pelo caso.

"Durante a barbárie o tio da vítima chegou ao local e também participou do crime. Quando a vítima começou a recobrar a consciência, voltou a pedir socorro e disse que ia denunciar os autores e por isso eles decidiram jogá-la do penhasco para não serem descobertos", descreve a nota enviada pela Polícia Civil.


Suspeitos confessos

Após a investigação, cinco homens confessaram o crime, sendo três adolescentes e dois adultos - sem idades reveladas.


Os homens serão indiciados pelos crimes de estupro de vulnerável, feminicídio e homicídio qualificado. Os adolescentes devem responder por atos inflacionários análogos aos crimes dos adultos.


Fonte: G1

Leia Mais ››

MEI tem até o final de agosto para regularizar dívidas; entenda



Os microempreendedores individuais (MEI) que estão devendo impostos têm o prazo de até 31 de agosto para regularizar suas dívidas.


A partir de setembro, a Receita Federal encaminhará os débitos apurados nas Declarações Anuais Simplificada dos MEIs para inscrição em Dívida Ativa. Essa dívida será cobrada na justiça com juros e outros encargos previstos em lei.


A regularização pode ser feita utilizando o Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS), ou parcelamento. Tanto a emissão do DAS para pagamento, como a realização do parcelamento, pode ser efetuada diretamente no Portal do Simples Nacional. O DAS também pode ser emitido pelo App MEI, disponível para celulares Android ou iOS.


Os débitos em cobrança podem ser consultados na página PGMEI, com certificado digital ou código de acesso.


Em nota, o Ministério do Trabalho e Previdência explica que, ao regularizar sua situação até 31 de agosto, o MEI com débitos evitará consequências como:


deixar de ser segurado do INSS, perdendo assim os benefícios previdenciários, tais como aposentadoria, auxílio doença, dentre outros;

ter seu Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ) cancelado;

ser excluído dos regimes Simples Nacional e Simei pela Receita Federal, Estados e Municípios;

ter dificuldade na obtenção de financiamentos e empréstimos;

Inscrição em Dívida Ativa da União, Dívida Ativa Municipal e/ou Estadual, com acréscimo de encargos.

Entenda o MEI

O Microempreendedor Individual (MEI) é a modalidade mais simples para quem quer começar um negócio. Com a sua formalização, o trabalhador tem acesso ao Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) e pode emitir notas fiscais.


A formalização do MEI é gratuita, mas existe uma taxa mensal a ser paga. Seu valor varia de R$ 56 a R$ 61, dependendo da atividade exercida, e é recolhido por meio do DAS – Documento de Arrecadação do Simples Nacional.


Fonte: G1

Leia Mais ››

Senado aprova projeto que suspende prova de vida no INSS até 31 de dezembro deste ano



O Senado Federal aprovou nesta quarta-feira (11) projeto que suspende a prova de vida para aposentados e pensionistas beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) até 31 de dezembro deste ano. A proposta segue agora para sanção do presidente Jair Bolsonaro.


A prova de vida do INSS é um procedimento anual e obrigatório e tem como objetivo evitar fraudes e pagamentos indevidos de benefícios. Em março de 2020, a medida foi suspensa em razão da pandemia, mas retomada em junho deste ano.


A proposta de suspensão até o final do ano sido aprovada pela Câmara dos Deputados em julho, mas retornou ao Senado porque sofreu modificações.


De acordo com o relator da proposta, senador Kajuru (Podemos-GO), a medida é necessária para evitar a contaminação pela Covid-19, considerando que a variante delta do coronavírus apresenta “uma real ameaça” e somente 20% da população foi imunizada completamente.


“O mais acertado para o momento atual é promover a suspensão de tal procedimento, até 31 de dezembro de 2021, esperando que até lá os brasileiros já estejam imunizados pela vacinação”, disse Kajuru.


Fonte: G1

Leia Mais ››

Panasonic irá encerrar produção de televisores no Brasil e prevê 130 demissões até dezembro

A Panasonic anunciou, nesta quarta-feira (11), que irá encerrar a produção de televisores e áudio residencial no Brasil. A empresa prevê 130 demissões até dezembro, na fábrica de Manaus, o que representa 5% do total de colaboradores.


Panasonic em Manaus. — Foto: Reprodução/Google Earth


Segundo a empresa, a decisão considera a atual situação econômica que o país enfrenta. Outras fábricas instaladas na Zona Franca de Manaus, como a Sony e a Canon, também já haviam anunciado encerramento de atividades (veja detalhes abaixo).


A Panasonic informou, ainda, que continuará investindo em novas linhas e produtos. De acordo com a empresa, a unidade de Manaus manterá a produção de microondas, produtos automotivos e componentes eletrônicos, que também são de grande representatividade para a fábrica.


De acordo com nota divulgada pela assessoria de imprensa da Panasonic, o encerramento da produção de televisores “segue uma estratégia global, com foco na sustentabilidade do negócio e criará uma oportunidade para outras frentes”.


Além de Manaus, a marca tem fábrica de geladeiras e máquinas de lavar roupa em Extrema (MG), Pilhas, em São José dos Campos (SP) e um escritório administrativo em São Paulo.


Mudanças na Zona Franca de Manaus

Na Zona Franca de Manaus, o mercado de televisores vem sofrendo grandes impactos. A Sony foi vendida à Mondial após anunciar o fim das atividades, em setembro do ano passado. A empresa operava há 36 anos no Polo Industrial de Manaus e empregava 220 funcionários, que foram dispensados.


Além da Sony, a LG também anunciou o encerramento das operações globais em celulares e transferiu o setor de monitores e notebooks para a fábrica em Manaus, no dia 5 de abril deste ano.


A Canon, no mês de junho, anunciou o encerramento das atividades da sua única fábrica no Brasil. As vendas e assistência técnica aos clientes foram afetadas e 43 empregos foram encerrados.


Fonte: G1

Leia Mais ››

Concurso do Banco do Brasil é o maior da história, com mais de 1,5 milhão de inscritos

O concurso do Banco do Brasil para vagas de escriturários recebeu 1.655.420 inscrições. É o maior concurso da história do país, segundo a Fundação Cesgranrio, organizadora do processo seletivo.


Fazendo upload: 779138 de 779138 bytes.
Sede do Banco do Brasil, em Brasília — Foto: Adriano Machado/Reuters


Foram 1.613.886 inscritos para o cargo de Escriturário - Agente Comercial, que oferece 2 mil vagas, mais 2 mil de cadastro de reserva. Para o cargo de Escriturário - Agente de Tecnologia, foram 41.534 inscritos para concorrer a 240 vagas e 240 para cadastro de reserva.


As inscrições terminaram no dia 7 de agosto e realização das provas está prevista para o dia 26 de setembro. O processo seguirá os protocolos de prevenção à Covid-19, de acordo com as regras do edital.


"Os números de candidatos superaram as nossas expectativas. A procura por uma vaga no Banco do Brasil nos deixa orgulhosos por termos cumprido o objetivo de atrair novos talentos, em nível nacional", afirma Ênio Mathias, vice-presidente corporativo do Banco do Brasil.


No Edital 2021, assim como nos editais anteriores do Banco do Brasil, há a previsão legal de reserva de 5% das vagas às pessoas com deficiência, além de 20% das vagas para cumprimento da cota para pessoa preta ou parda.



A remuneração inicial é de R$ 3.022,37, para jornada de 30 horas semanais, ajuda alimentação/refeição de R$ 831,16 por mês, e cesta alimentação, no valor mensal de R$ 654,87, na forma do Acordo Coletivo de Trabalho - ACT.


Fonte: G1

Leia Mais ››

Felipe Neto anuncia que testou positivo para Covid-19

Fazendo upload: 218095 de 218095 bytes.


O influenciador digital Felipe Neto anunciou, nesta quarta-feira (11), que testou positivo para Covid-19. Ele afirma que tem feito os testes com frequência e respeitado as medidas de isolamento social.


"Infelizmente estou com Covid. Faço exames semanais para checagem e hoje veio o positivo. Minha única quebra de isolamento, desde dezembro, foi pra tomar a primeira dose da vacina. Infelizmente, o vírus chega por todos os lugares", escreveu.

Felipe Neto informou que passa bem e que está assintomático.


"Muitos de vocês já se acostumaram com os exames semanais que eu vinha fazendo de Covid-19, sempre postava aqui 'negativei, galera, mais um negativo'. Infelizmente, hoje a notícia é de positivo."


Em uma outra rede social, ele disse que a namorada, Bruna Gomes, tinha se vacinado nesta terça (10). Por isso, segundo ele, os dois vão se distanciar enquanto ele se recupera.


"Eu estou assintomático, não estou sentindo nada nesse momento. Vou fazer o que o protocolo diz, beber muitos líquidos e, se tiver algum sintoma, tratar os sintomas Já estou em contato com meu médico".



Críticas à gestão da pandemia

O influenciador digital é crítico à gestão do presidente Jair Bolsonaro na pandemia.


Em março, ele se referiu a Bolsonaro como "genocida" e uma investigação foi aberta a pedido do vereador Carlos Bolsonaro (Republicanos), um dos filhos do presidente.


A investigação foi arquivada em maio e Felipe Neto se posicionou publicamente.


“A decisão proferida hoje pelo Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro restabelece, ainda que depois de muito desgaste, a verdade e a justiça. Desde o início ficou claro que o objetivo era apenas me intimidar, me silenciar. É um escândalo que esse absurdo esteja acontecendo no Brasil. O Poder Judiciário felizmente vem agindo contra a perseguição político-ideológica que muitas pessoas estão sofrendo”.


Fonte: G1

Leia Mais ››

Gabinetes de deputados recebem ligações com ameaças antes da sessão que rejeitou voto impresso



Gabinetes de vários deputados ouvidos pelo Blog receberam telefonemas ameaçadores na noite desta terça-feira (12) pouco antes da votação da PEC do voto impresso, rejeitada no plenário da Câmara.


A rejeição e arquivamento da PEC foi uma derrota do presidente Jair Bolsonaro, que tem alardeado, sem provas, que a urna eletrônica é sujeita a fraude — o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) nunca registrou um caso do gênero; segundo relatório técnico do Tribunal de Contas da União, o voto eletrônico é "seguro e auditável".


Para os deputados alvos da tentativa de intimidação, as ameaças partiram supostamente de militantes bolsonaristas e foram dirigidas aos que se posicionaram contra a PEC.


Um dos ameaçados foi o deputado Danilo Forte (PSDB-CE). Ao Blog, ele disse que uma assessora do gabinete atendeu a telefonemas de pessoas que não se identificaram.


“Houve todo tipo de intimidação. O gabinete recebeu ligações com ameaças”, disse o deputado.


Fonte: Blog do Camarotti

Leia Mais ››

PSB vai ao STF contra revogação de imposto de exportação de armas para países vizinhos

Fazendo upload: 363829 de 363829 bytes.


O PSB pediu ao Supremo Tribunal Federal para suspender resolução da Câmara de Comércio Exterior (Camex) que revogou o imposto sobre a exportação de armas e munições para países da América do Sul e da América Central.


Segundo o partido, há 20 anos o tributo "tem sido um importante e efetivo instrumento de segurança pública e de repressão ao crime organizado, o que é comprovado por estudos técnico-científicos".


Ainda de acordo com o PSB, a deliberação da Camex "representa patente retrocesso em matéria de direitos fundamentais, especificamente no que se refere à proteção à vida e à segurança dos cidadãos, já que apresenta inegável risco de aumento de circulação de armas ilegais e, consequentemente, da violência".


Entre os preceitos constitucionais violados, segundo a ação, estão o direito à vida, a dignidade da pessoa humana e a segurança pública.


A norma da Camex, de julho deste ano, torna sem efeitos outras duas resoluções que estabeleciam o tributo com uma alíquota de 150% sobre a exportação do produto para países destas regiões.


De acordo com o partido, o imposto foi adotado em 2001 pelo governo brasileiro para evitar o chamado “efeito bumerangue”.


Por esse mecanismo, armas e munições proibidas para civis no Brasil eram exportadas para países com menor controle sobre a venda destes produtos — como o Paraguai — e depois voltavam ao país pelo mercado clandestino.


"A exportação bumerangue, problema latente na década de 1990, somente se resolveu com a instituição do tributo sobre as exportações de armas aos países da América Latina, que contribuiu decisoriamente para a diminuição da circulação de armas ilegais no país e o abastecimento de organizações criminosas", afirmou o partido.


O advogado do PSB, autor da ação, Rafael Carneiro, argumentou que a nova medida pode levar à expansão do armamento da população brasileira.


“O imposto sobre exportação de armas e munições foi criado há 20 anos a partir de estudos técnico-científicos que identificaram o efeito bumerangue. Ou seja, o armamento exportado volta ao Brasil, inclusive armas de venda proibida em nosso território", disse.


"É impressionante que o Governo Federal, em plena pandemia, intente nova medida que resulte em armamento da população após duas decisões do Supremo suspendendo outras tentativas", declarou.


Segundo ele, a assessoria jurídica do governo "precisa entender que reduzir a capacidade estatal de controle da segurança pública e estimular de forma injustificada a aquisição de armas de fogo viola a nossa Constituição Federal”.


Fonte: G1

Leia Mais ››

Câmara aprova perda do mandato da deputada Flordelis, acusada de mandar matar o marido



O plenário da Câmara dos Deputados aprovou nessa quarta-feira (11), por 437 votos a 7, a cassação do mandato da deputada Flordelis (PSD-RJ). Outros 12 deputados se abstiveram.


Flordelis é acusada de ser a mandante do assassinato do marido, o pastor Anderson do Carmo, em junho de 2019. O processo criminal ainda não foi julgado, mas os deputados consideraram que a atuação da parlamentar ao longo do caso feriu o Código de Ética da Câmara.


Eram necessários, pelo menos, 257 votos favoráveis à cassação para a perda do mandato.


A deputada é ré na Justiça, acusada pelo Ministério Público do Rio de Janeiro de ter mandado matar o marido.


Flordelis responde por homicídio triplamente qualificado (motivo torpe, emprego de meio cruel e de recurso que impossibilitou a defesa da vítima), tentativa de homicídio, uso de documento falso e associação criminosa armada.


A deputada nega participação no crime, diz que é vítima de uma injustiça e que o caso ainda não foi analisado pela Justiça.


A cassação do mandato de Flordelis já havia sido aprovada pelo Conselho de Ética da Câmara em junho, mas a palavra final coube ao plenário da Casa. 


O relator do processo, deputado Alexandre Leite (DEM-SP), considerou que as provas já obtidas, em mensagens e depoimentos, mostram que a deputada teve participação ativa no planejamento da morte de Anderson do Carmo.


O que disse o relator

Como relator, Alexandre Leite foi o primeiro a falar sobre o caso na sessão desta quarta. Inicialmente, disse que a decisão sobre a eventual participação de Flordelis no assassinato não será tomada pela Câmara – e sim, pelo Tribunal do Júri que analisar o caso na Justiça do Rio.


"Aqui, nós nos ativemos às questões meramente ético-disciplinares que regem o mandato parlamentar", resumiu Leite.


Para o relator, a deputada usou o mandato para coagir testemunhas e ocultar provas. Flordelis também teria se utilizado da função parlamentar para ocultar provas e obstruir investigações, além de ter mentido ao Conselho de Ética.


6 pontos para entender o caso Flordelis


"[Tentou] obstruir as investigações com teses de latrocínio, confundindo a polícia, direcionando a polícia em caminhos diversos daqueles em que, de fato, encontrariam a verdade dos fatos", afirmou.


Leite também fez a leitura de mensagens atribuídas a Flordelis, e descobertas ao longo das investigações no Rio de Janeiro, que revelam "a frieza" da parlamentar.


"Faço a leitura de alguns trechos destacados na página 14 do parecer da quebra de sigilo telemático a mostrar a frieza com que a Deputada tratava em suas mensagens telefônicas seus filhos, outros interlocutores, todas essas juntadas nos autos, entre aspas: 'Fazer o quê? Separar eu não posso, porque não posso escandalizar o nome de Deus, isso não. Mas vou encontrar um jeito, uma saída'", destacou o relator.


"O relacionamento entre a deputada e o seu ex-marido, perante as conversas interceptadas, já vinha de longo tempo, de longa data em maus caminhos, e mal encaminhado, até que tomasse esse fim trágico", acrescentou Leite.


Ele destacou ainda que Anderson Gomes foi morto com 30 tiros, que teriam sido efetuados por um dos filho da parlamentar, chamado Flávio. Nove disparos atingiram a região da genitália do pastor, narrou o relator.


"Os nove tiros, como podem ver, se encontram em área concentrada da região pélvica do pastor Anderson do Carmo, ou seja, a vítima já havia, muito provavelmente, parado de se contorcer. Este foi o nível da crueldade deste crime", disse Leite.


Ao final do seu pronunciamento, o relator afirmou que as provas coletadas demonstram que "a representada tem um modo de vida inclinado para a prática de condutas não condizentes com aquilo que se espera de um representante do povo".


O que disse a deputada

Flordelis falou após o relator, disse que o parecer foi baseado em "palavras sem provas" e defendeu sua inocência em relação ao crime.


"Se caso eu sair daqui hoje, eu saio de cabeça erguida porque eu sei que sou inocente e todos saberão que eu sou inocente. A minha inocência será provada. Vou continuar lutando para garantir a minha liberdade, a liberdade dos meus filhos e da minha família, que está sendo injustiçada também com tudo o que está acontecendo. A minha família está sofrendo. A minha família está sendo julgada", declarou Flordelis.


Em outro momento, a deputada disse que filhos dela "erraram" – mas não todos.


"Houve filhos meus que erraram, mas não foram todos. Mas toda a minha família está sendo criminalizada. Eu não posso e não devo pagar pelos erros de ninguém. A Flordelis que está aqui está destruída", afirmou.


Ela também frisou que ainda não foi julgada pela Justiça e que os parlamentares estavam cassando alguém que não passou por julgamento. A deputada também apelou para a religião para tentar sensibilizar os colegas.


"Desconstruíram a minha imagem me chamando de frequentadora de casa de suingue, porque não encontram provas contra mim, porque não existem provas contra mim, porque eu sou inocente. Desconstruíram a minha imagem me chamando de feiticeira. São coisas que eu não sou. Eu sirvo a um Deus que é Deus de Abraão, Isaque, Jacó e meu também", afirmou.


Advogado de Flordelis, Jades Marques disse que a parlamentar era totalmente apaixonada pelo pastor Anderson do Carmo e vítima dessa paixão. Ele também fez acusações contra o falecido, que, segundo o advogado, era um "estuprador", que abusava das próprias filhas do casal.


A defesa de Flordelis também pediu que os deputados aprovassem alguma alternativa à perda definitiva do mandato. Como opção, sugeriram uma suspensão de seis meses até que a deputada fosse julgada pelo Tribunal do Júri.


Fonte: G1

Leia Mais ››

Ministro do TCU conclui que urna eletrônica é segura e auditável; votação é adiada por 60 dias

Fazendo upload: 99828 de 99828 bytes.


O ministro do Tribunal de Contas da União (TCU) Bruno Dantas reafirmou nesta quarta-feira (11), em votação no plenário, as conclusões do relatório que classifica o sistema eletrônico das eleições brasileiras como "seguro e auditável".


O mesmo documento da área técnica do TCU aponta que o voto impresso, defendido por Jair Bolsonaro e por parlamentares governistas, é oneroso, moroso e suscetível a fraudes.


Bruno Dantas acompanhou as conclusões da auditoria realizada no TCU para verificar a segurança, a confiabilidade e a auditabilidade de todas as etapas da votação – desde a conferência das urnas eletrônicas até a totalização de votos. Foram utilizadas como parâmetro as eleições gerais de 2018 e as municipais de 2020.


A análise do processo no plenário do TCU começou nesta quarta, mas foi interrompida por um pedido de vista (prazo extra) de 60 dias do ministro Jorge Oliveira – indicado por Bolsonaro para compor o Tribunal de Contas.


Nesta terça (10), a Câmara dos Deputados rejeitou e arquivou a proposta de emenda à Constituição (PEC) que propunha o voto impresso em eleições. Ainda assim, Bolsonaro voltou a afirmar nesta quarta, sem provas, que a eleição de 2022 não será confiável.


"Não posso tratar com desrespeito a tese que tendia a defender por voto auditável nos termos que tratava a PEC, num voto complementar às urnas eletrônicas, aí um sistema que de fato o Brasil está na vanguarda, mas os defensores entendiam que poderia se ter um sistema complementar de verificação a posteriori, e por isso defenderam essa bandeira do voto auditável", disse Oliveira.


O ministro reclamou de um suposto vazamento do relatório da auditoria do TCU na terça-feira.


"Uma antecipação dessa tese da auditoria exercer influência muito grande. Esse papel, ao meu ver, caberia ao Parlamento brasileiro, à Câmara dos Deputados ontem", disse Oliveira ao justificar o pedido de vista.


"Houve por parte da nossa instituição [TCU] uma falha, e parafraseando o voto de vossa excelência [Bruno Dantas], blindado deve ser nosso regimento, blindado deve ser nosso normativo e decisões adotadas pelo nosso colegiado. Esse processo é classificado, tem grau de sigilo, e a imprensa teve acesso a parte do processo", completou.


Os demais ministros não se manifestaram sobre o processo nesta quarta.


Voto de Dantas

No único voto lido em plenário antes do pedido de vista, o ministro Bruno Dantas afirmou que "o tribunal pode afirmar ao eleitor brasileiro, do alto de sua credibilidade, fundamentada em sua experiência na aplicação de métodos consagrados de auditoria, que as urnas eletrônicas são auditáveis e confiáveis".


"Independentemente da tramitação de novas propostas legislativas, a continuidade do trabalho da rede de instituições dedicadas a criar um ambiente de segurança e integridade do sistema eleitoral é o que conduzirá a população em tranquilidade às próximas votações", completou.


Dantas lembrou que, desde as eleições de 2000, praticamente 100% dos votos são registrados, contabilizados e totalizados de forma eletrônica, sem a intervenção humana e sem nenhum registro de fraude comprovado na votação eletrônica desde a sua instituição.


A auditoria realizada pela área técnica constatou que existem diversos mecanismos que permitem a auditoria do processo de votação e apuração dos votos com o uso das urnas eletrônica.


"A auditoria deste Tribunal concluiu que o sistema eleitoral brasileiro dispõe de mecanismos de fiscalização que permitem a auditoria da votação eletrônica em todas as suas etapas", ressaltou Dantas.


Esses mecanismos, de acordo com a auditoria, estão à disposição de diversas instituições, inclusive do próprio eleitor e de partidos políticos. "Os diversos mecanismos de verificação implementados trazem grau satisfatório de confiabilidade e segurança ao processo eleitoral e que a inexistência de voto impresso no regramento eleitoral brasileiro não compromete a auditabilidade do voto", explicou Dantas.


No entanto, a auditoria constatou que não há interesse dos partidos políticos em atuar nas diferentes etapas de fiscalização do sistema de votação.


Voto impresso

Sobre o voto impresso, a auditoria do TCU afirmou que a sua implementação seria um “evidente retrocesso”, já que a votação por cédulas levaria a um sistema com maior intervenção humana, mais oneroso, mais moroso e com risco de fraude.


De acordo com a auditoria, uma eventual alteração do sistema eleitoral para adoção do voto impresso pode trazer os seguintes riscos às eleições:


redução da confiança no resultado e na integridade eleitoral;

higidez do resultado passa a depender quase que integralmente dos mesários;

facilitação da ocorrência de fraudes;

filas e atrasos significativos na votação;

atrasos na divulgação do resultado;

problemas de acessibilidade, sobretudo para deficientes visuais;

aumento de custos e desafios logísticos;

ônus excessivo e aumento da intervenção das forças de segurança; e

aumento do risco de quebra do sigilo do voto.

"Em síntese, alterar o atual sistema pode significar a transferência da confiança na estabilidade tecnológica para dependência da higidez do resultado quase que integralmente nos mesários, que somam hoje aproximadamente 1,8 milhão de pessoas", resume o ministro Bruno Dantas.


Fonte: G1

Leia Mais ››