sábado, outubro 14, 2017

PRF resgata adolescente de 14 anos em situação de risco na Grande Natal

Adolescente estava em lugar de pouca iluminação e apontado por moradores como local de prostituição (Foto: Divulgação/PRF)Uma adolescente de 14 anos que estava em situação de vulnerabilidade foi resgatada pela Polícia Rodoviária Federal na noite desta sexta-feira (13), próximo à BR-101 Sul, na Grande Natal. Segundo a PRF, a garota estava embriagada e acompanhada de dois homens e uma mulher, todos maiores de idade.
A Polícia Rodoviária informou que a adolescente estava dentro de um carro na localidade conhecida como Passagem de Cavalos. Os homens que a acompanhavam tinham 49 e 33 anos. A mulher, 22.
Ainda de acordo com a PRF, eles estavam em frente a um bar, em um local sem iluminação que, segundo populares, é utilizado como ponto de prostituição. A embriaguez da adolescente foi confirmada com o etilômetro, com resultado de 0,40 miligramas de álcool por litro de ar no pulmão.
Os três adultos foram encaminhados à Central de Flagrantes da Polícia Civil para as providências cabíveis. A garota foi entregue à mãe.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Vaticano se prepara para canonização dos mártires de Uruaçu e Cunhaú

Mártires de Uruaçu e Cunhau serão canonizados no Vaticano neste domingo (Foto: Clayton Carvalho/Inter TV Cabugi)A cerimônia de canonização dos martires de Cunhaú e Uruaçu será transmitida ao vivo pela Inter TV Cabugi neste domingo (15), direto do Vaticano, às 5h, horário de Brasília.
Serão canonizados 30 santos brasileiros, sendo 27 deles nascidos no Brasil. A programação começa neste sábado (14) às 14h30, com um especial sobre os mártires de Cunhaú e Uruaçu, desde a beatificação até o momento da canonização.
Em São Gonçado do Amarante, na Grande Natal, fiéis participam de uma vigília em comemoração aos mártires, que começa as 19h deste sábado (14) e vai até o domingo (15), quando se encerra a cerimônia no Vaticano.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Alemão deixa torneiras de casa abertas ininterruptamente por um ano

Além das torneiras abertas, ele deixou a descarga funcionando o tempo todo (Foto: Frances Magee/Creative Commons)Um alemão de 31 anos da cidade de Salzgitter, na Baixa Saxônia, deixou todas as torneiras abertas e a descarga funcionando de seu apartamento ininterruptamente por um ano, afirmou a polícia local nesta sexta-feira (13). A ação causou um desperdício de cerca de 7 milhões de litros de água e gerou uma conta de 10,8 mil euros.
Diante do imenso consumo de água, a companhia de saneamento básico e a empresa que administra o prédio chamaram a polícia na quinta-feira. O morador do apartamento debaixo havia também alertado o zelador sobre um possível vazamento no imóvel de cima.
O homem se recusou a abrir a porta para os policiais, que foi arrombada. Após o arrombamento, ele lutou com os policiais, ferindo três deles. A polícia usou gás de pimenta para contê-lo. Ele foi detido e, posteriormente, internado uma clínica psiquiátrica.
O maior dano foi causado no apartamento de baixo. A polícia não tem informações se o vazamento danificou o resto do prédio.
A média de consumo anual de água na Alemanha é de cerca de 44 mil litros por pessoa.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Torcedor do Vila é preso após ameaças com arma à torcida do Goiás

Um torcedor do Vila Nova foi preso nesta sexta-feira (13) após aparecer em um vídeo fazendo ameaças à torcida do Goiás. Nas imagens, que viralizaram nas redes sociais, Flávio Augusto Pereira, de 29 anos, aparece com parte do rosto parcialmente coberto e uma arma. Em certo momento, ele diz: "Vai cair é na bala".

A detenção ocorreu em Aparecida de Goiânia, Região Metropolitana da capital, na véspera do clássico entre os dois times, que ocorre neste sábado (14), às 16h30, no Serra Dourada.

De acordo com a assessoria de imprensa da Polícia Civil, Flávio foi detido temporariamente suspeito de porte ilegal de arma, associação criminosa, incitação ao crime e ameaça.

No vídeo, que tem 29 segundos de duração e recheado de gírias, Flávio mostra a arma, convoca a torcida do Vila para brigar com os rivais.

"E aí, tio louco. Falei procê que o comando tá de riba. Olha pra você ver: brinquedinho [calibre] 357 pra nós brincar com os moxés [forma pejorativa como os vilanovenses chamam os esmeraldinos]. Tá ligado que nós é o crime? É tudo nosso. Moxé vai cair é na bala se cair pra dentro. Vai cair é no estouro do 357, meu moleque. Olha o tamanho do buraco do danado. E aí, Daniel, bora caçar moxé? (SIC)".

Flávio fez ameaças aos torcedores do Goiás usando uma arma (Foto: Reprodução)
Flávio fez ameaças aos torcedores do Goiás usando uma arma (Foto: Reprodução)

Ele deve ser apresentado em coletiva de imprensa no sábado, às 10h.

Por meio de sua assessoria de imprensa, o Vila Nova afirmou que "não comentaria o caso, pois não sabe se trata-se realmente de um torcedor colorado". O clube disse repudiar esse tipo de ato e apoiar o trabalho da polícia contra a violência.

Tensão pré-jogo

Os ânimos entre torcedores de Vila Nova e Goiás estão mais acirrados desde o clássico do primeiro turno da Série B, no dia 24 de junho. Na ocasião, houve conflito entre as torcidas na antiga geral do Serra Dourada. Um torcedor esmeraldino foi espancado e ficou desacordado no local. A Polícia Militar utilizou bombas de efeito moral para tentar conter a confusão generalizada.

O estádio chegou a ser interditado a pedido do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) e só foi reaberto após instalação de grades no setor. Mandante, o Goiás foi punido com cinco jogos de portões fechados. O Vila Nova, quatro.

Diante desse cenário, o Ministério Público (MP-GO) solicitou que o clássico deste sábado (14) fosse realizado com torcida única. O Tribunal de Justiça (TJ-GO) acatou a ação civil pública e decidiu que apenas torcedores do Vila, mandante desta vez, poderão acompanhar a partida no Serra. Mesmo assim, a PM-GO promete um esquema de segurança especial para duelo.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Horário de verão 2017 começa no domingo; moradores de 10 estados e DF devem adiantar relógio em 1 hora

O horário de verão de 2017 começa na primeira hora deste domingo (15). À meia-noite, os moradores de 10 estados e do Distrito Federal devem adiantar o relógio em uma hora.
O ajuste vale para as regiões Sudeste, Sul e Centro-Oeste (São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal) e vigora até 18 de fevereiro do ano que vem.
Com isso, o horário no leste do Amazonas e nos estados de Roraima e Rondônia fica duas horas atrasado em relação à Brasília, enquanto oeste do Amazonas e Acre ficam três horas atrás.
O horário de verão foi instituído com o objetivo economizar energia no país em função do maior aproveitamento do período de luz solar.
A medida foi utilizada pela primeira vez em 1931 e depois em outros anos, sem regularidade. Em 2008, ganhou caráter permanente e passou a vigorar do terceiro domingo de outubro até o terceiro domingo de fevereiro do ano seguinte.

Início do horário de verão 2017 (Foto: Arte/G1)
Início do horário de verão 2017 (Foto: Arte/G1)

Fim do horário?
O governo federal chegou a avaliar o fim do horário de verão neste ano, depois que um estudo do Ministério de Minas e Energia indicou que o programa vem perdendo efetividade.
A análise mostrou que a intensidade de consumo de energia elétrica estava mais ligada à temperatura do que ao horário, com picos nas horas mais quentes do dia.
Porém, o Brasil enfrenta um período de estiagem, com hidrelétricas com níveis de água reduzidos, o que vem obrigando o governo a ligar as termelétricas (de operação mais cara) e até mesmo a importar energia de outros países.
Nesse cenário, qualquer economia de eletricidade é bem-vinda. Por isso, o governo decidiu manter o horário de verão em 2017. Para 2018, o assunto ainda será analisado.

Fonte: G1
Leia Mais ››

187° Homicídio Mossoró 2017: Agricultor é morto a tiros e tem corpo queimado dentro de casa no Assentamento São José

O crime, segundo a polícia militar aconteceu por volta de 11h30min desta sexta feira 13 de outubro de 2017,no Assentamento São José, região do Jucurí na zona rural de Mossoró no Oeste do Rio Grande do Norte, mas a polícia só foi acionada as 02h20min desta madrugada de sábado (14). 

O agricultor Henrique Eduardo Neves,tinha 34 anos, era natural de Itaú/RN, mas morava com a mãe no Assentamento São José, foi assassinado com vários tiros e teve seu corpo queimado pelos criminosos, que invadiram a casa da vítima, que foi encontrada carbonizada dentro do banheiro. 

A equipe do Grupo Tático Operacional (GTO) da Polícia Militar, foi acionada para o local, mas não localizou os criminosos que fugiram após o crime. Os policiais isolaram o local, até a chegada das esquipes do ITEP e da Delegacia de Plantão.O crime, segundo o delegado da Polícia Civil de Plantão, Dr. Valtair Camilo de Paiva pode está relacionado com a morte de Francisco Menezes de Paula de 54 anos, encontrado morto com o corpo queimado em um matagal, no dia 04 desse mês no Assentamento Guarajás, na mesma região.

De acordo com informações, um acidente de Trânsito pode ter motivado as duas mortes. Francisco Menezes teria colidido sua moto com a da mulher de Henrique, e mesmo arcando com todas as despesas, teria sido ameaçado de morte. 

A Polícia Civil começa a montar o quebra cabeça, para elucidar os dois crimes. A morte de Francisco Menezes ocorrida no início do mês e a Henrique Eduardo, ocorrida na noite de ontem (13), que a polícia Civil não descarta a possibilidade de ter sido por vingança, que os crimes apresentam as mesmas características.

O corpo carbonizado de Henrique Eduardo Neves foi recolhido e encaminhado ao ITEP para ser necropsiado e depois liberado para sepultamento. Com o assassinato de Henrique Eduardo, a cidade de Mossoró, chega aos 187 homicídios neste ano de 2017. A Divisão de Homicídios, vai investigar o caso, após receber o relatório do delegado Valtair Camilo que esteve no local fazendo os primeiros levantamentos do crime. 







Fonte: Fim da Linha
Leia Mais ››

Homem é morto e corpo encontrado dentro de um saco na frente de casa em Santo Antônio RN

Resultado de imagem para Homem é morto e corpo encontrado dentro de um saco na frente de casaUm crime de homicídio foi registrado na madrugada desta sexta-feira(13/10) no município de Santo Antônio, interior do Rio Grande do Norte. Segundo informações do Portal Nova Cruz, o corpo de um homem morto a tiros, foi encontrado dentro de um saco em frente a casa onde morava.
A polícia trabalha para identificar quem teria realizado a ação e o que poderia ter motivado o crime. Ainda segundo informações a vítima teria sido identificada como Hugo, mais conhecido por Soinho.
Uma equipe do ITEP foi acionada para recolher o corpo e realizar  os procedimentos de praxe.

Fonte: Assis Silva
Leia Mais ››

Crime de homicídio em Assú

Na noite desta sexta-feira, 13 de outubro, por volta das 20:30hs, a polícia militar foi acionada com a informação de que tiros teriam sidos efetuados na rua Francisco Gregório, no conjunto Parati 2000 em Assu.
Ao chegar no local a polícia se deparou com uma pessoa alvejada, já em óbito , trata-se de Edijaelson Domingo da Fonseca, 25 anos, mais conhecido por Galeguinho filho de Bozó.
Elementos chegaram efetuaram os disparos e em seguida fugiram com destino ignorado. A polícia está no local isolando a área aguardando os peritos do itep para a remoção do corpo para sede do órgão em Mossoró.

Em meios aos tiros, um senhor por nome, Edmilson Domingos da Fonseca, mais conhecido por Bozó, pai de Galeguinho, foi atingido, o mesmo foi socorrido para o hospital regional de Assu e em seguida transferido para o HRTM em Mossoró.

SOBRE GALEGUINHO

Edijaelson tinha passagem na policia com envolvimento em um assalto na casa lotérica da cidade de Itajá no dia 22/02/2016, na ocasião um suspeito morreu no local e Edijaelson saiu baleado.


Fonte: Focoelho
Leia Mais ››

VÍDEO; Elemento é pego pela população após assalto na rua da Creche Municipal em Assu

Na tarde desta sexta-feira, 13 de outubro, por volta das 16:30hs. a polícia militar foi informada de que um elemento por nome de "Gilmar do Parati" teria sido pego pela população após assalto na rua da Creche Municipal em Assu.
Na ação criminosa, dois elementos teriam praticado um assalto a uma jovem, e um deles foi pego na hora, já o outro conhecido por "Galego" conseguiu fugir.
A polícia chegou ao local e recambiou o elemento para a delegacia, outras viaturas estão em diligências na tentativa de localizar o outro comparsa.




Fonte: Focoelho
Leia Mais ››

Homem é encontrado morto dentro de uma caixa D’água no assentamento Olho D’água em Ipanguaçu

A polícia militar do 10º BPM com sede em Assu recebeu a informações via COPOM de que um homem teria sido encontrado morto dentro de uma caixa d’água no assentamento Olho D’água, zona rural da cidade de Ipanguaçu.
Segundo informações a causa morte teria sido de forma natural, a vítima identificada por José Domingos, de 63 anos de idade, mais conhecido por Zé de Lajes.

Ainda de acordo com as informações, José Domingos sentiu-se mal e caído dentro de uma caixa d’água, onde teve morte no local.

Fonte: Focoelho
Leia Mais ››

Polícia civil de Patu, GTO Patu e polícia militar da Paraíba prendem companheira de assaltante de banco com arma de fogo

Policiais Civis de Patu, com o apoio da GTO Patu, GTO com base em Caraúbas e Polícia Militar da Paraíba, prenderam na tarde de quinta feira (12/10/17) GESCA TAISCI TAVARES DANTAS. Com a flagranteada foi encontrado um revólver calibre .38 com numeração raspada devidamente municiado.
Os policiais civis e militares receberam informações de o popular conhecido por CARLINHOS DE BECO foragido e companheiro da flagranteada, estava em uma residência no bairro Manoel Forte em Belém do Brejo do Cruz/PB, tendo sido empreendida diligências no intuito de localizar e prender o acusado. Ao realizar buscas no interior da residência apontada como esconderijo de CARLINHOS fora encontrado no quarto do casal uma arma de fogo municiada. A flagranteada foi conduzida à Delegacia de Plantão de São Bento/PB. Segundo o Delegado Paulo Nilo, a flagranteada vem dando apoio logístico à CARLINHOS desde o dia em que a polícia montou o cerco e confrontou com membros da quadrilha que tentou furtar o Bradesco de Brejo do Cruz/PB, fornecendo alimento e informações ao foragido. CARLINHOS DE BECO é acusado também de ter matado a pessoa de HENRIQUE, tomado como refém pela quadrilha. As buscas continuam e em breve capturaremos o foragido, reafirmou a autoridade policial.

Fonte: Focoelho
Leia Mais ››

186° Homicídio em Mossoró 2017: Moto taxista é morto a tiros na porta do Rebouças no Centro

A Violência Letal Intecional, que assola a cidade de Mossoró,na região Oeste do rio Grande do Norte, faz mais uma vítima. 

O mototaxista identificado como Mário Henrique Galdino do Nascimento de 38 anos idade, foi assassinado a tiros, na noite desta sexta feira 13 de outubro de 2017, na calçada do Supermercado Rebouças, da Avenida Albewrto Maranhão no Centro de de Mossoró. 

Informações repassadas pela PM dão conta de que a vítima estava no ponto de mototaxi onde trabalhava em frente ao supermercado, quando foi surpreendida por dois homens que chegaram a pé e atiraram contra o mototaxista, que foi atingido na cabeça. 

Após o crime os atiradores fugiram e entraram em um carro tipo Fox de cor prata que estava parado próximo a escola de Artes. 

A polícia militar isola o local de crime aguardando a chegada do ITEP e da DP de Plantão, para realização dos procedimentos. 

Até o momento não há informações sobre a motivação do crime, nem a identidade dos executores. Também não registros de antecedentes criminais contra a vítima. 

Com mais um homicídio registrado em Mossoró, a cidade passa a contabilizar 186 assassinatos no ano de 2017. Mais um caso a ser investigado pela Divisão de Homicídios.





Fonte: Fim da Linha
Leia Mais ››

MPF do RN denuncia Flávio Rocha por coação, calúnia e injúria

Flávio Rocha é proprietário do grupo Guararapes (Foto: Canindé Soares)Ministério Público Federal no Rio Grande do Norte protocolou na quarta-feira (11) denúncia contra o empresário Flávio Gurgel Rocha pela prática dos crimes de coação no curso do processo, calúnia e injúria. Os crimes teriam sido praticados contra a procuradora regional do Trabalho Ileana Neiva Mousinho, no exercício da função.
Através da assessoria de imprensa, o Flávio Rocha informou ao G1 que ainda não foi notificado e, portanto, não fará comentários sobre o assunto.
Ileana Neiva e outros 9 procuradores do Trabalho ajuizaram, em 19 de maio, ação civil pública contra a empresa Guararapes Confecções S/A, da qual Flávio Rocha é vice-presidente. Segundo nota enviada pela MPF, em 17 de setembro, no perfil que possui no Facebook, que tem mais de 24 mil seguidores, o empresário postou uma carta dirigida à procuradora a quem acusou ser autora de sistemática perseguição veiculada por denúncias infundadas à Delegacia do Trabalho, animadas exclusivamente por sentimento de ódio e para favorecer seus concorrentes.
Segundo afirma o MPF, utilizando outras redes sociais, o empresário chamou Ilena Neiva de “louca”, “perseguidora” e “exterminadora de empregos”, chegou ainda a sugerir a retirada da procuradora. “A proposta é simples. Tirem a Dra. Ilena Mousinho de nossa vida e nós vamos transformar o RN”, propagou Flávio Rocha. Ainda de acordo com o MPF, nas mensagens, Rocha sugeriu que as condutas da procuradora visam beneficiar os supostos concorrentes da Guararapes, já que tais exigências não estariam sendo feitas às demais empresas.
“Mais uma vez, Flávio Gurgel Rocha atribuiu à procuradora regional do Trabalho ser autora de comportamento típico de natureza penal, consistindo além de crimes de abuso de autoridade, previstos expressamente na Lei nº 4898/1965, no crime de prevaricação, previsto no art. 319 do Código Pena”, destaca a denúncia do Ministério Público Federal.
O crime de prevaricação consiste em deixar de praticar, indevidamente, ato de ofício, ou praticá-lo contra a disposição expressa em lei, para satisfazer interesse ou sentimento pessoal.

O MPF afirma que o empresário lançou nas redes sociais as campanhas denominadas “mexeucompainhomexeucomnostudinho” e #exterminadoradeemprego. O Ministério Público Federal diz que Flávio Rocha convocou uma manifestação em frente à sede do Ministério Público do Trabalho, que aconteceu em 21 de setembro. “O expediente da Procuradoria teve que ser reduzido, por questões de segurança. O denunciado postou frases como 'o nosso povo está animado...', 'entendeu o recado, doutora?”, diz a nota enviada pelo órgão ministerial à imprensa.
Para o MPF, a ação civil pública movida pelo grupo de procuradores do qual a procuradora Ileana Neiva Mousinho é integrante deve ter como arena própria de debate o processo judicial. Além disso, o órgão ressalta que não é contrário a qualquer forma de manifestação de liberdade de expressão, entretanto, o empresário teria transbordado os limites constitucionais, atingindo deliberadamente a honra de servidora pública no exercício da função.
“As ações promovidas pela procuradora regional do Trabalho são decorrentes do exercício de sua atividade institucional, em defesa dos direitos coletivos dos trabalhadores, sempre instrumentalizada por meios de provas, submetendo suas imputações ao diálogo e à possibilidade de ser firmado compromisso de ajustamento de conduta entre as partes (MPT e empregador) - dentro dos parâmetros legais – ou ao amplo contraditório, no âmbito da Justiça do Trabalho”, afirma a denúncia do MPF.
Ação civil pública
De acordo com o MPT, a ação contra a empresa Guararapes visa a responsabilização da Guararapes quanto aos direitos trabalhistas de empregados das facções de costura localizadas no interior, que prestam serviço terceirizado à indústria. Ainda de acordo com o órgão, a ação não é contra as facções, nem questiona a licitude da terceirização, mas a 'existência de subordinação estrutural e responsabilidade solidária'.
De acordo com o órgão, o pedido de indenização por danos morais coletivos, no valor de R$ 37,7 milhões, corresponde a parte do lucro obtido com o trabalho das facções. O lucro líquido consolidado do grupo, ainda de acordo com o MPT, teria sido de R$ 317,6 milhões em 2016. Em caso de condenação, o dinheiro deverá ser destinado a instituições sem fins lucrativos.

A ação foi aberta após realização de inspeções em mais de 50 pequenas indústrias de 12 municípios ligadas ao programa Pró-sertão, que incentiva a produção têxtil no sertão potiguar, especialmente na região Seridó. Pelo menos 17% das operações da Guararapes são terceirizados por meio dele.
Atualmente o preço das costuras das peças seria fixo em R$ 0,35. De acordo com o MPT, os contratos são firmados unilateralmente, como uma espécie de adesão das pequenas empresas e devido à diferenças entre os custos operacionais e o preço pago, muitas facções já teriam fechado.
A ação do MPT gerou uma reação em cadeia de empresários, representantes públicos e funcionários de pequenas fábricas de confecção que terceirizam a produção para a companhia no interior do estado. Até o governador Robinson Faira (PSD) entrou no debate. Além de alegarem perseguição, empresários e políticos argumentam que a ação coloca em risco empregos gerados no interior do estado, por meio dessa terceirização.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Prefeita de Novo Lino fará teste no TRE para provar que sabe ler e manter cargo

Justiça determina que prefeita de Novo Lino prove que sabe ler (Foto: Luzamir Carneiro/ JG Notícias)A prefeita de Novo Lino, Luciene Maria Ferreira, a "Lúcia de Vasco" (PSDB), vai precisar provar à Justiça que sabe ler. Na segunda-feira (16), a gestora da cidade no interior de Alagoas vai passar por um teste de leitura no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e caso não seja aprovada, perderá o mandato.
De acordo com a assessoria de comunicação do TRE, o teste está marcado para as 10h, e será conduzido pelo desembargador eleitoral Gustavo de Mendonça Gomes, que também é relator do processo.
O G1 tentou contato com a assessoria da gestora, mas não conseguiu.
Esse teste é uma diligência de um processo movido pela candidata derrotada no pleito de 2016, Marcela Silva Gomes de Barros (PSC), pedindo a inelegibilidade da adversária que, segundo ela, seria analfabeta.
O Ministério Público Eleitoral emitiu parecer favorável à cassação da candidatura de Lúcia de Vasco. De acordo com a assessoria do órgão, a prefeita eleita foi reprovada na prova escrita realizada em primeira instância.
A defesa da prefeita alegou que ela se saiu mal por estar nervosa, e pediu à Justiça a realização de uma prova de leitura. O relator do processo levou o caso ao plenário na semana passada e o pedido foi aprovado.
Após a realização do teste, um novo prazo será aberto para manifestação do MP Eleitoral. Uma possível cassação do mandato de Lúcia de Vasco também valerá para sua vice, Rafaelly Buarque de Melo Silva Soares, a "Rafaelly de Juninho" (PMDB).

Fonte: G1
Leia Mais ››

Petrobras aumenta preço da gasolina nas refinarias a partir deste sábado; confira

Preço da gasolina aumenta nas refinariasO preço da gasolina vendida pela Petrobras nas refinarias será elevado em 0,8%, a partir deste sábado (14). A informação foi divulgada nesta sexta-feira (13) pela estatal. Isso não significa, necessariamente, aumento nos postos de gasolina. O valor final aos motoristas nas bombas deverá variar, de acordo com estoques dos postos e a concorrência, pois o preço ao consumidor é regulado livremente pelo mercado.

Já o preço do óleo diesel sofreu redução de 0,2%, que também valerá a partir deste sábado. Segundo a companhia, a política de preços para a gasolina e o diesel vendidos nas refinarias às distribuidoras tem como base o preço de paridade de importação, que representa a alternativa de suprimento oferecido pelos principais concorrentes para o mercado.

“Em busca de convergência no curto prazo com a paridade do mercado internacional, analisamos nossa participação no mercado interno e decidimos periodicamente se haverá manutenção, redução ou aumento nos preços praticados nas refinarias”, explicou a estatal.

Fonte: Portal Correio
Leia Mais ››

Caixa suspende sistema de pagamentos de abono, rendimentos e cotas até domingo

Caixa Econômica FederalOs pagamentos do abono salarial, rendimentos e cotas do Programa de Integração Social (PIS) estão suspensos em todos os canais da Caixa Econômica Federal até o domingo (15). A instituição está preparando os sistemas operacionais para pagamento das cotas do PIS por idade e aposentadoria, com calendário a ser iniciado em 19 de outubro.

"A Caixa está se preparando da melhor maneira, na estratégia de atendimento e na parte operacional e tecnológica, para que os beneficiários possam ter agilidade ao procurar os canais de saque", informou o superintendente nacional de Benefícios Sociais da Caixa Econômica Federal, Rogério Saab.

A primeira fase do calendário de pagamento das cotas do PIS é direcionada a maiores de 70 anos. Para titulares de conta corrente ou poupança individual na Caixa, a instituição vai liberar o saque na terça-feira (17). Os demais beneficiários seguirão o calendário que se inicia no dia 19.

Fundos

A Caixa Econômica Federal reiterou que serão disponibilizados R$ 6,7 bilhões para 3,6 milhões de beneficiários com mais de 70 anos. O valor representa 60% do total de R$ 11,2 bilhões disponível na ação especial de pagamento das cotas do PIS.

Os fundos do Programa de Integração Social (PIS) e do Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep) foram criados em 1971 e funcionaram, por quase 20 anos, como uma poupança particular. A cada ano, o trabalhador tinha direito a receber o rendimento das cotas e podia sacar todo o crédito em caso de aposentadoria, doença grave ou ao completar 70 anos.

Os fundos vigoraram até 4 de outubro de 1988. Com a promulgação da Constituição, a arrecadação do PIS/Pasep passou a ser destinada ao Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT), que paga o seguro-desemprego e o abono salarial, e para o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), que empresta a empresas do setor produtivo. O PIS é destinado aos trabalhadores da iniciativa privada. O Pasep, aos servidores públicos.

Retirada

Na Caixa Econômica, os cotistas do PIS poderão fazer a retirada de três maneiras. Os pagamentos de até R$ 1,5 mil serão feitos nos caixas eletrônicos, digitando a Senha Cidadão, sem a necessidade de cartão bancário. Quem não tiver a senha pode obtê-la no seguinte endereço, bastando clicar em “esqueci a senha” e preencher os dados.

Os saques de até R$ 3 mil podem ser feitos nos caixas eletrônicos, mas o cliente precisará usar o Cartão Cidadão e digitar a Senha Cidadão. Nas lotéricas e nos correspondentes bancários, o cotista poderá retirar o dinheiro, levando o Cartão Cidadão, a Senha Cidadão e algum documento oficial de identificação com foto. Acima desse valor, o beneficiário deverá ir a alguma agência da Caixa levando documento oficial com foto.

Banco do Brasil

Em relação aos saques do Pasep, os cotistas com saldo de até R$ 2,5 mil sem conta no Banco do Brasil poderão pedir transferência para qualquer conta em seu nome em outra instituição financeira na página do banco na internet ou nos terminais de autoatendimento.

Não correntistas com saldo acima desse valor ou herdeiros de cotistas falecidos deverão ir às agências.

A assessoria do Banco do Brasil informou que não há problemas para pagamento do abono salarial relativo ao Pasep.

Fonte: Agência Brasil
Leia Mais ››

Bebê morre afogada em balde de água em Caucaia, na Grande Fortaleza

Uma criança de um ano e 11 meses morreu afogada em um balde com água nessa quarta-feira (11). As informações da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) é de que o caso aconteceu em Caucaia, na Região Metropolitana de Fortaleza.
A mãe levou a menina ao posto de saúde João Marcolino de Oliveira, localizado no Bairro Sítios Novos. Um médico do local tentou reanimar a criança, mas ela já estava sem vida.
A ocorrência foi registrada na Delegacia Metropolitana de Caucaia. A mãe afirmou que a bebê afogou-se em um balde que era utilizado para lavar roupas.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Padre acusado de furtar dinheiro da Mitra Diocesana é condenado a 10 anos de prisão

Padre Sércio Catafesta foi acusado de furtar dinheiro da Mitra Diocesana em Guarapuava (Foto: Reprodução/ RPC )O padre Sércio Catafesta e mais três réus foram condenados por furto qualificado do dinheiro da Mitra Diocesasa em Guarapuava, na região central do Paraná. Os condenados poderão recorrer em liberdade.
O padre foi condenado a 10 anos e dois meses de prisão em regime fechado.
A pena dos demais varia de dois anos e quatro meses a três anos e quatro meses de regime aberto. Contudo, a juíza substituiu por prestação de serviço à comunidade.
Na sentença, que é de quarta-feira (11), a juíza Paola Gonçalves também estipulou pagamento de multas que totalizam R$ 66.200,00.
A acusação
Segundo o Ministério Público do Paraná (MP-PR), que foi o responsável pelas investigações por meio da Operação Sacrilégio, o grupo se apropriou de recursos do setor de obras da Mitra Diocesana e apresentou notas frias e superfaturadas na prestação de contas.
O MP-PR denunciou que o padre, que era responsável pelas finanças da Mitra Diocesasa, teria contratado três pessoas pagando valores superfaturados pelos serviços de reforma na casa de formação de líderes em Guarapuava.
Conforme a denúncia, os serviços elétricos e hidráulicos geraram prejuízo de R$ 46.980,15, e a contratação do mestre de obra provocou um rombo de R$ 16.284,49.
A Mitra Diocesana de Guarapuava informou que vai se manifestar através de advogados em momento oportuno. O G1 tenta contato com a defesa dos condenados.
O padre Sércio Catafesta chegou a ser acusado, neste mesmo processo, por coação de testemunha. Entretanto, o próprio MP-PR pediu a absolvição do padre para este crime. Este também foi o entendimento da juíza, que o absolveu.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Mulher esfaqueia quatro pessoas e invade hospital para tentar matar marido

Mulher é presa após esfaquear quatro pessoas (Foto: Polícia Civil/Divulgação)Eva Santos Reis, de 26 anos, foi presa após tentar matar a facadas quatro pessoas na cidade de Xambioá, na noite desta quinta-feira (12). Uma das vítimas é o companheiro dela. Após deixá-lo ferido, a jovem foi ao hospital onde estava internado e o esfaqueou novamente.
De acordo com o delegado Fernando Rizério, responsável pelo caso, tudo começou quando a suspeita viu o companheiro conversando com a ex em uma festa.
As duas mulheres começaram a brigar e Eva foi agredida pelo companheiro que tentava separá-las, mas a ex acabou sendo atingida com uma facada no braço.
Em seguida os dois saíram em uma motocicleta e Eva esfaqueou o companheiro enquanto ainda estavam no veículo. Nesse momento, ele pediu socorro a um casal que encontrou no caminho.
O casal tentou impedir a mulher de agredir o companheiro e os dois também foram esfaqueados. As vítimas foram levadas para um hospital de Xambioá. Eva ainda entrou no hospital e esfaqueou novamente o companheiro. Ele foi transferido em estado grave para o Hospital Regional de Araguaína.
Eva foi detida e espera na delegacia por uma vaga no presídio.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Passageiro é preso com mais de R$ 3 mil em notas falsas escondidas na cueca

Notas falas foram encontradas na cueca do passageiro (Foto: Polícia Militar/cedida)Um homem, de 23 anos, morador de Indaiatuba (SP), foi preso na madrugada desta sexta-feira (13), em Presidente Venceslau, com R$ 3.450,00 em notas falas escondidas na cueca.
A Polícia Militar Rodoviária abordou, por volta das 4h30, na Rodovia Raposo Tavares (SP-270), um ônibus que seguia de Ponta Porã (MS) para São Paulo (SP). Durante a vistoria, o suspeito apresentou nervosismo e respostas desencontradas e foi revistado.
O passageiro confessou que havia adquirido as notas de R$ 50 em Pedro Juan Caballero, no Paraguai, pelo valor de R$ 500, e que pretendia revendê-las em Campinas (SP).
O homem foi preso em flagrante e a ocorrência foi apresentada à Polícia Federal, em Presidente Prudente, onde as notas ficaram apreendidas. Segundo a Polícia Militar Rodoviária, o indiciado permaneceu na delegacia até ser apresentado à audiência de custódia na Justiça.

Notas foram localizadas pela Polícia Militar Rodoviária (Foto: Polícia Militar/cedida)
Notas foram localizadas pela Polícia Militar Rodoviária (Foto: Polícia Militar/cedida)

Fonte: G1
Leia Mais ››