domingo, dezembro 03, 2023

Equipe Rocam apreende mais de 1,5kg de maconha enterrada em terreno no matagal no Bairro Belo Horizonte


Policiais da Ronda Oestensiva Com Apoio de Motocicletas  (ROCAM) do 2º Batalhão, apreenderam mais de 1,5kg de maconha no Bairro Belo Hosrizonte em Mossoró na região Oeste Potiguar.


A equipe de Rocanianos estava em patrulhamento no bairro Belo Horizonte, mais precisamente na rua João Damasio, local bastante conhecido como ponto de venda de drogas, quando asuspeitos ao perceberem a presença dos policiais, empreenderam fuga para uma área de mata.


Já tendo informações que naquele local seria ponto de possível esconderijo de elementos que ali traficam, como local onde escondem as drogas, os Rocanianos fizeram um pente fino na área que é bastante densa e com bastante mato, e utilizando da espertize e experiência, acabaram por localizar a droga.


O entorpecente estava enterrado no chão dentro de um balde de plástico, também conhecido como “geladeira”  e coberto por terra, onde os indivíduos escondem geralmente drogas e armas.


No local foram encontrados alguns tabletes de maconha, pesando 1 quilo e 524 gramas da droga. Assim sendo após uma busca no intuito de localiza os elementos que correram, mais sem êxito, a droga apreendida foi conduzida a DP de Plantão e apresentada a autoridade policial para os procedimentos cabíveis.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Homem com moto roubada morre em confronto com a Polícia Militar na Comunidade de Vertentes zona rural de Baraúna


Um homem identificado como, Francisco Edson da Silva Rebouças, “Etinho” morreu em confronto com policiais militares, na manhã desta sexta feira 01 de dezembro de 2023, após praticar assaltos em Mossoró e fugir com moto roubada, para Baraúna.


De acordo com a PM, o suspeito de posse de uma moto roubada há mais de um ano, teria praticado assaltos, levando celulares das vítimas na região do Aeroporto. De posse de informações do COPOM, policiais da Força Tática passaram a realizar diligências no sentido de localizar e prender o assaltante.


Na Comunidade da Barrinha, zona rural de Mossoró, os policiais se depararam com o suspeito que fugia em alta velocidade. Houve um acompanhamento tático, com pedido de apoio à outras viaturas e antes do apoio chegar o elemento efetuou disparos de arma de fogo contra os policiais.


Houve revide a injusta agressão e no confronto o assaltante acabou sendo baleado e socorrido pelos policiais, para o Hospital Tarcísio Maia em Mossoró, mas ele não resistiu, indo a óbito ao entrar na unidade hospitalar.


Com o assaltante a PM apreendeu uma arma de fogo com munições deflagradas, celulares que haviam sido tomado de vítimas e uma moto, que estava com ele, roubada há um ano atrás e que circulava pela cidade.





Fonte: g1

Leia Mais ››

Pescador nada 5 km até a costa após perder jangada no litoral do RN

Valdir Monteiro nadou 5 km até a costa de Rio do Fogo após se perder de jangada; ele ainda carregou cerca de 10 kg de polvo até a praia — Foto: Foto: Reprodução

Um pescador de 57 anos nadou 5 km até a costa de Rio do Fogo, no litoral Norte do RN, após se perder da jangada que usava para pescar. Ele ainda conseguiu chegar à praia sem soltar o pescado de polvo que havia conseguido capturar. O caso aconteceu na sexta-feira (1).


Valdir Monteiro havia saído para pescar no final da manhã com alguns colegas. Nesse tipo de pesca, o pescador precisa mergulhar e, em alguns momentos, acaba se distanciando da embarcação. Foi aí que Valdir acabou se perdendo da jangada e dos companheiros, que tiveram que voltar para a costa sem saber onde o pescador estava.



"Meu pai só veio para a terra quando estava ficando sem combustível, mas em nenhum momento pensou em parar de procurar por Valdir", relatou Gilziane Monteiro, filha do dono da jangada onde os pescadores estavam.


Por volta das 18h, os amigos de Valdir o avistaram chegando na praia.


"Eu pedi a um colega meu, dono de uma lancha de passeio, para trazê-la. O cara foi, fez a busca e também não o encontrou. Mas ele [Valdir] veio chegar em terra nadando por volta das 18h. Ele foi um campeão. Já chegou arrastando uns 10 kg, 15 kg de polvo", relatou o presidente da colônia de pescadores de Rio do Fogo, Manoel Ferreira.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Homem é preso ao desembarcar no Aeroporto de Natal com 11 quilos de maconha na bagagem

Homem é preso ao desembarcar no Aeroporto de Natal com 11 quilos de maconha na bagagem — Foto: Receita Federal

Um homem foi preso ao desembarcar no Aeroporto de Natal com 11,6 quilos de maconha escondidos na mala de viagem. Ele chegou em um voo que partiu de São Paulo na madrugada deste sábado (2).


De acordo com a Receita Federal, a droga estava dentro de uma mala que continha também pó de café para tentar dificultar a detecção do entorpecente por meio de cães farejadores.


Após a localização da droga, o passageiro ainda tentou fugir do local, mas foi preso e encaminhado à Polícia Federal do aeroporto juntamente com a droga apreendida.



A Receita Federal já havia apreendido cerca de 12 quilos de Skunk e aproximadamente 2.300 comprimidos de ecstasy em operação nos correios e em transportadora de Natal em 2023, além da apreensão de cerca de 30 quilos de cocaína no Porto de Natal.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Padre é agredido durante assalto dentro de casa no interior do RN; criminosos levaram bens pessoais e paroquiais

Padre José Manuel da Silva, pároco da Paróquia de Nossa Senhora de Lourdes, em Campo Redondo — Foto: Foto: Arquidiocese de Natal

O padre José Manuel da Silva, pároco da Paróquia de Nossa Senhora de Lourdes, em Campo Redondo, foi assaltado na madrugada desta sexta-feira (1) em sua residência, localizada em Barros Pretos, no município de Lajes Pintadas.


De acordo com a Paróquia, durante a ação criminosa o sacerdote foi vítima de agressões físicas e psicológicas. Os criminosos levaram bens pessoais e paroquiais.


Um Boletim de Ocorrência foi registrado e o padre está em casa com sua família.


"Peçamos a Nossa Senhora de Lourdes e a São Francisco de Assis que intercedam a Deus pelo nosso Pároco: Pe. José Manuel da Silva. Que o Espírito Santo de Deus dê muita sabedoria", disse a Paróquia de Nossa Senhora de Lourdes em nota.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Vendedor de 'bolos mágicos' feitos com maconha é preso na Praia da Pipa

Homem foi preso após ser flagrado vendendo 'bolo mágico' feito com maconha em Pipa. — Foto: PM/Divulgação

Um homem foi preso na noite desta quinta-feira (30) na Praia de Pipa, em Tibau do Sul, litoral potiguar, após ser flagrando vendendo "bolos mágicos" - doces feitos à base de maconha.


Segundo a 4ª Companhia Independente da Polícia Militar, o prisão aconteceu após os militares receberem uma denúncia, enquanto faziam patrulhamento na Avenida Baia dos Golfinhos.


Ainda de acordo com a polícia, a equipe se deparou com o homem vendendo um doce chamado por ele de “Bolos Mágicos”, contendo uma folha da planta cannabis, fazendo alusão à composição do doce.


"O indivíduo confirmou a existência de maconha em seu preparo e posteriormente foi conduzido a sua residência a fim de buscar documento de identificação. Ao ser questionado se havia mais drogas no interior do imóvel, o indivíduo confessou que possuía algumas plantas de cannabis em sua residência", informou a PM.


Na casa do suspeitos, os policiais apreenderam sete mudas de cannabis; uma porção pequena de uma substância na cor esverdeada, análoga a maconha; um recipiente com sementes de cannabis, um aparelho celular e R$ 30 em espécie.


"Diante dos fatos, a equipe policial deu voz de prisão ao indivíduo, fazendo a sua condução à Delegacia de Polícia Civil para a realização dos procedimentos legais cabíveis ao caso", informou a PM.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Dois advogados são presos por facilitar comunicação entre presos e comparsas fora de penitenciária no RN

Penitenciária de Alcaçuz, na Grande Natal, Nísia Floresta RN — Foto: Anna Alyne Cunha/Inter TV Cabugi

Dois advogados foram presos pela Polícia Civil do Rio Grande do Norte, nesta quinta-feira (30), em Natal, por facilitar comunicação de presos do sistema penitenciário do estado com comparsas de facção criminosa fora da cadeira.


Os dois profissionais presos - um homem e uma mulher - foram alvos de uma operação da Divisão Especializada em Investigação e Combate ao Crime Organizado (Deicor) para cumprimento de mandados de busca e apreensão em residências e escritórios de advocacia.


No entanto, durante o cumprimento dos mandados, os policias localizaram bilhetes, cartas e outros tipos de mensagens enviadas pelos presos da Penitenciária de Alcaçuz, em Nísia Floresta, Grande Natal, para pessoas do lado de fora da cadeia.



Em nota, a Ordem dos Advogados do Brasil no Rio Grande do Norte (OAB-RN) informou que acompanhou desde a madrugada a operação policial para o cumprimento de mandados de busca que têm como alvo advogados suspeitos de envolvimento em um esquema de comunicação ilegal nas unidades prisionais.


"Os procuradores de prerrogativas seguem adotando todas as providências para que os mandados de busca e apreensão sejam cumpridos em estrito respeito à legislação, garantindo a inviolabilidade dos escritórios de advocacia, com relação a objetos que não sejam relacionados à investigação, conforme determina o Estatuto da OAB", informou a entidade.


A OAB ainda ressaltou não realiza a defesa técnica de nenhum dos advogados envolvidos.


Investigações

Após identificar pelo menos 10 casos de advogados que estavam agindo como intermediários de mensagens entre presos e criminosos do lado de fora do sistema prisional, a Secretaria de Administração Penitenciária alterou as regras de acesso dos profissionais aos presídios em maio de 2022. A Polícia Civil abriu uma investigação na ocasião.


Em junho do mesmo ano, a OAB informou que suspendeu uma advogada suspeita da prática. Em julho, uma operação do Minitério Público prendeu três advogados suspeitos de levar bilhetes de detentos para membros de facção criminosa.



No início de 2023, os três advogados foram condenados pela Justiça no Rio Grande do Norte, por facilitarem a comunicação entre presos e facções.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Inscrições para concurso do IFRN com 51 vagas terminam nesta quinta (7); veja detalhes

IFRN - Instituto Federal do Rio Grande do Norte — Foto: Sérgio Henrique Santos/Inter TV Cabugi

As inscrições para o concurso do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) terminam na próxima quinta-feira (7). São ofertadas 51 vagas em cargos de níveis médio, técnico e superior para servidores técnico-administrativos. As inscrições devem ser feitas no site da Funcern.


As taxas de participação variam de R$ 55 a R$ 115. A Fundação de Apoio à Educação e ao Desenvolvimento Tecnológico do RN (Funcern) será a organizadora do concurso.


Vagas

Nível médio

Assistente de aluno (4)

Assistente em administração (13)

Nível técnico

Técnico de tecnologia da informação (8)

Técnico de laboratório — multimídia (3)

Técnico de laboratório — ciência (1)

Técnico de laboratório — edificações (1)

Técnico de laboratório — eletroeletrônica (1)

Técnico de laboratório — química (2)

Técnico de laboratório — informática (4)

Técnico em enfermagem (1)

Nível superior

Analista de tecnologia da informação (1)

Engenheiro civil (1)

Médico — área clínica (4)

Nutricionista (1)

Odontólogo (2)

Pedagogo (3)

Técnico em assuntos educacionais (1)


Fonte: g1

Leia Mais ››

Companhia aérea é condenada a indenizar consumidora após atraso de 10 horas até a chegada no destino final da viagem

Aeroporto de Fortaleza — Foto: Davi César/TV Verdes Mares

Uma companhia aérea foi condenada a pagar indenização por danos morais a uma consumidora após um atraso de 10 horas até a chegada no destino final de sua viagem. A decisão é da 4ª Vara Cível de Mossoró que estipulou o valor de R$ 5 mil de indenização.


De acordo com o processo, a cliente adquiriu passagens aéreas no dia 16 de setembro de 2022, com embarque na cidade de São Paulo e chegada em Fortaleza prevista para às 13 horas e 20 minutos do mesmo dia.


Mas, devido ao atraso no primeiro trecho do voo, a passageira perdeu a conexão prevista para ocorrer em São Luís. A demora para embarcar em um outro voo acarretou a chegada da passageira no destino final 10 horas depois.



Ainda de acordo com o processo, foram apontados diversos transtornos causados, uma vez que “não foi prestada nenhuma assistência pela companhia aérea ré durante as 10 horas de atraso, seja em comida, transporte ou hospedagem”.


Ao analisar a causa, o juiz Manoel Neto ressaltou que a consumidora “comprovou minimamente suas afirmações, ao juntar aos autos a passagem aérea comprada”, e demonstrou também, “através das imagens anexadas, o atraso no voo que sairia de São Paulo às 8 horas e 10 minutos”.


O magistrado ainda acrescentou que é possível aplicação do Código de Defesa do Consumidor e da regra da responsabilidade objetiva ao caso concreto. E explicou que “deve a parte ré arcar com o ônus pelo dano decorrente de sua atitude desidiosa, visto que o atraso para o embarque e a chegada da autora ao seu destino final decorreu de falha na prestação do serviço por parte da ré”.


Já em relação aos danos de natureza moral o magistrado avaliou que os transtornos suportados pela cliente “não podem ser classificados como toleráveis, diante dos excessivos desgastes físicos e emocionais a que fora presumivelmente submetida a parte autora”.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Primeiro mandato coletivo assume vaga de vereador na Câmara de Natal

Juntas por Natal (PSOL) é o primeiro mandato coletivo a assumir uma vaga de vereador na Câmara de Natal — Foto: Foto: Divulgação

Pela primeira vez na história da Câmara Municipal de Natal, um mandato coletivo assumiu uma vaga na Casa. O Juntas por Natal (PSOL), composto somente por mulheres, substituirá por 31 dias o vereador Robério Paulino, que está de licença por recomendação médica. A passagem do cargo aconteceu nesta sexta-feira (1).


A candidatura coletiva alcançou a primeira suplência do PSOL para vereador nas eleições de 2020, onde conquistou 1.778 votos.


Tendo à frente a pedagoga Camila Barbosa dos Santos, o coletivo Juntas por Natal é composto por Ariane Idalino (estudante de Direito da UERN e militante da Pastoral da Juventude), Cida Dantas (servidora da UFRN e coordenadora geral do SINTEST) e Letícia Corrêa (estudante de Direito da UFRN e ex-coordenadora geral do DCE José Silton Pinheiro).


"Quando montamos essa candidatura lá em 2020, nós queríamos que essa ideia de fazer política personalizada numa única figura que se postura como uma carreira profissional fosse desfeita. A nossa ideia é trazer uma noção de que a política tem que servir a vida das pessoas, que vivem em coletividade na sociedade. Então, para a estrutura que tem hoje um mandato de vereador em Natal, estamos dispostas a dividir de tudo, porque, na verdade, essa já é a maneira com que nós já estamos acostumadas na nossa militância. Nunca existiu na Câmara Municipal de Natal um mandato coletivo. Um mandato coletivo de quatro mulheres, sendo duas delas negras, LGBT, trabalhadoras, mães. Esse é o nosso perfil. Nós achávamos que cabia dentro do sonho de um mandato, esse mandato coletivo que é histórico", disse Camila Barbosa.


Na passagem do cargo, as quatro vestiram camisetas em protesto ao valor da passagem de ônibus.


"Andamos de coletivo público, sentimos fortemente o aumento da passagem e defendemos que a cidade precisa ser do povo. Essa sempre foi nossa linha de trabalho, devolver a cidade aos cidadãos.” defendeu Camila.


Ainda na solenidade, todas chamaram atenção para a necessidade de trabalhar por uma sociedade mais justa, igualitária e fraterna.


“Nossa coletividade surge diante das dificuldades que enfrentamos no dia a dia. A nossa missão vai para além da Câmara Municipal. Está em todos os lugares que ocupamos. Apesar de hoje ser dia 1º de dezembro, os trâmites para essa transição aconteceram durante o Novembro Negro. É importante destacar que com a nossa chegada, o número de mulheres aumenta na Câmara Municipal de Natal. Sobretudo o número de mulheres negras nesse espaço que é tão importante, mas que nos foi negado historicamente por muito tempo. Então, vamos fazer um trabalho também visando a negritude e os povos de terreiro, que achamos que precisam ser representados através dos nossos mandatos”, falou Letícia Correia


O vereador Robério reforçou a confiança no coletivo feminino e destacou o momento histórico para a luta das mulheres e a representação negra na Câmara Municipal.


“Tenho certeza de que o coletivo Juntas me substituirá a altura, fazendo honrar a luta da classe trabalhora, da juventude e da bandeira do PSOL. Durante 3 anos estou em atividade intensa, em todas as lutas sociais da cidade. Uma estafa por excesso de atividades fez meu médico solicitar meu afastamento. Em breve voltarei com energia renovada”, esclareceu o professor.


Eriko Jácome, presidente da Casa, enfatizou que a presença do coletivo nesses 31 dias do afastamento temporário do vereador Robério vai reforçar ainda mais a atuação do Legislativo natalense.


"Infelizmente recebemos o pedido de afastamento do professor Roberto Paulino, um vereador muito atuante da nossa Casa. Com todo o protocolo médico apresentado ao RH da Câmara, empossamos hoje a sua primeira suplente. Uma estudante que vem do movimento estudantil, com 27 anos. Camila chega aqui com um grupo coletivo que representa os votos democráticos que tiveram na última campanha. A todas desse mandato coletivo, só venho aqui desejar boas-vindas. Que nesses próximos 31 dias elas possam se doar com bastante trabalho para o desenvolvimento, fortalecimento e crescimento da nossa cidade. Sejam bem-vindas", disse o presidente.


Eriko Jácome, presidente da Câmara de Natal, desejou boas-vindas ao coletivo Juntas por Natal — Foto: Foto: Francisco de Assis

Fonte: g1

Leia Mais ››

Corpo encontrado em calçada é de estudante de 14 anos que sumiu ao ir buscar irmã em escola, diz polícia

Corpo é achado em calçada, e polícia suspeita que seja de adolescente que sumiu ao ir buscar irmã em escola - Goiás — Foto: Montagem/g1 Goiás

Um exame confirmou que o corpo encontrado em uma calçada é da adolescente que sumiu ao sair para buscar a irmã na escola, segundo informações da Polícia Civil divulgadas na noite deste sábado (2). A estudante Amélia Vitória de Jesus, de 14 anos, ficou dois dias desaparecida em Aparecida de Goiânia, na Região Metropolitana da capital.


Ao g1, o delegado Alexandre Câmara, da Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA), afirma que o corpo foi encontrado envolto em um lençol. A Polícia Científica afirma que a identificação do corpo foi feita por meio de exame de papiloscópica, ou seja, por meio da impressão digital.



Antes da confirmação policial, o pai de Amélia, Willian Alves, afirmou que a vítima se tratava da filha, pois reconheceu as roupas que a adolescente vestia no dia em que desapareceu. “A calça é dela, o cabelo é dela. Eles não querem deixar eu ver agora, só lá no IML. Eu vou lá só para ter a certeza. A calça fui eu que comprei”, desabafou.


Relembre o caso

Amélia Vitória desapareceu na tarde de quinta-feira (30). A tia da adolescente, Cristiane Moreira, disse que, quando a menina saiu da casa, não levou celular, pois estava chovendo e que ela foi à pé porque a bicicleta estava estragada. “Esse é um trajeto que ela faz todos os dias há uns 3 meses”, afirmou.



Cristiane contou ainda que a família percebeu a falta de Amélia quando a escola da irmã mais nova, de 9 anos, ligou dizendo que ninguém foi buscá-la. Neste momento, a polícia começou as buscas por Amélia. Vídeos mostram a menina caminhando pelas ruas antes de desaparecer.


A tia relatou que Amélia é uma garota que não é rebelde e não teria motivos para fugir. "Ela sempre foi bem tranquila, muito calma, nunca deu trabalho nenhum. Ela é uma menina bem na dela, de poucos amigos e super carinhosa, super amiga, com todo mundo. Sempre era muito instruída”, completou.


Nota da Polícia Civil


A Polícia Civil de Goiás, através da Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente de Aparecida de Goiânia - 2ª DRP, confirma que o corpo encontrado na tarde deste sábado (2), no Parque Hayala, é o da adolescente Amélia Vitória. O trabalho policial continua no sentido de investigar o que aconteceu com a jovem e identificar o suspeito do crime.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Funcionários que abordaram a porta-bandeira Vilma Nascimento em loja de aeroporto são demitidos

Vilma Nascimento — Foto: Lula Marques/Agência Brasil

Os funcionários que abordaram a porta-bandeira histórica da Portela, Vilma Nascimento, foram demitidos pela Dufry Brasil. A baluarte teve que retirar seus pertences da bolsa para provar que não tinha furtado nada da loja do Aeroporto de Brasília, no último dia 21.


Em nota, a empresa disse que apurou internamente a situação e decidiu pela demissão dos envolvidos por "quebra dos protocolos da empresa". A Dufry entendeu que não houve furto, e que Vilma, aos 85 anos, foi acusada injustamente.


"A Dufry repudia veementemente qualquer tipo de discriminação por raça, gênero, orientação sexual, religião, idade ou deficiência", destaca a empresa.



"Eu não roubei nada. Só pode ser porque sou negra. Eu acho isso um absurdo", disse Vilma à TV Globo.

A Dufry afirma ainda ter pedido desculpas pessoalmente pelo constrangimento sofrido por Vilma e sua filha.


Entenda como foi a abordagem

Segundo parentes, ela estava à espera do voo na companhia da filha Danielle Nascimento quando decidiu comprar um refrigerante na loja Duty Free Shop. Viu perfumes, saiu da loja sem comprar e, momentos depois, retornou para, então, comprar a bebida.


Na volta, foi abordada por uma segurança, que teria dito que precisava ver a bolsa dela em um lugar reservado. A filha já havia comprado chocolates, e conta que também chegou a ser abordada, mas que a fiscal queria que Vilma abrisse a bolsa.


Vilma chegou a dizer que abriria a bolsa na presença da polícia, mas a filha começou a gravar e diz que insistiu que ela abrisse por causa da proximidade com a hora da decolagem.


No vídeo, dá para ouvir o diálogo de Danielle com a mãe.


"Esqueceu de pagar algum produto, mãe?, pergunta a filha.


Vilma: "Eu? Não comprei nada. Como é que vou pagar?"


Danielle: "Mãe, não fala nada. Só faz o que ela está pedindo e depois a gente vê. Tira tudo da bolsa, mãe".


Um outro vídeo mostra o momento que a idosa cata alguns de seus pertences do chão.


"Minha mãe ficou surpresa, revoltada e envergonhada porque a revista foi no meio da loja na frente de clientes e outras pessoas. Foi muito constrangedor", conta Danielle.

Nenhuma irregularidade foi encontrada, segundo a família, e nenhum outro passageiro foi revistado. A família afirma que eles não pediram desculpas pelas abordagens, e citam a cor da pele como potencial motivo.


"Estamos tristes e traumatizadas até agora. Foi um absurdo!! Cheguei a perguntar se ela estava fazendo isso conosco por causa da nossa cor", escreveu a filha nas redes sociais.

O neto conta que o emocional de Vilma está abalado desde então, e que a glicose dela está alta por conta disso.


“Por causa do emocional desregulou. Quando ela fala disso, ela chora, super abalada.”


A família e a dona Vilma vão à polícia na tarde desta quinta (23).


O que dizem loja e aeroporto

A Dufry Brasil, empresa do Grupo Avolta onde Vilma foi abordada, divulgou nota pedindo desculpas publicamente pelo "lamentável incidente". A empresa diz que a abordagem foi "absolutamente fora do padrão" do grupo e que a fiscal de segurança foi afastada de suas funções,


A Dufry diz ainda que está reforçando todos os procedimentos internos e treinamentos dos funcionários para evitar que esse tipo de situação se repita.


A Inframerica, concessionária que administra o aeroporto de Brasília, diz que repudia qualquer tipo de ação discriminatória.


Repercussão

Escolas de samba, artistas, autoridades e amigos postaram mensagens de apoio a Vilma.


A Portela, escola que Vilma fez história, disse que "A luta por uma sociedade mais justa e humana passa pelo combate ao racismo", e repudiou a situação.



"É uma sambista de destaque, que trás na pele a marca de nossa ancestralidade. O constrangimento, demonstrado nas imagens divulgadas, é sentido por todos que temos no samba parte importante de nossa identidade, e que enxergamos em Vilma uma de nossas grandes referências", reforça o posicionamento, que pede rigor nas investigações do caso.


O portelense e sambista Paulinho da Viola também comentou:


"Vilma Nascimento, eterna Porta-bandeira da Portela, foi vítima de um ato inaceitável numa loja do aeroporto de Brasília. Foi obrigada a abrir sua bolsa na frente de todos para provar que não havia furtado nenhum produto. Foi com dor e indignação que vi o vídeo dessa cena lamentável, onde Vilma, constrangida, mostra seus pertences e se explica para uma funcionária. Apesar de todos os esforços que temos feito para combater esse preconceito, ele acontece diariamente toda vez que uma pessoa é agredida, humilhada, constrangida e ferida dessa maneira. Eu também me sinto ferido. Sinto muito, querida Vilma, sinto mesmo. Vc é muito maior que tudo isso."


O Grêmio Recreativo Escola de Samba Tradição postou uma nota em solidariedade a baluarte.


“Nossa escola acredita na valorização de nossas raizes e não tolera atitudes racistas e preconceituosas. Como sambistas, devemos lutar pelos nossos e defender cada injustiça. Como humanos devemos sempre levantar a bandeira da igualdade, da pluralidade e do amor! Racistas, não passarão!”, afirma o posicionamento.


A deputada federal Talíria Petrone também repudiou o caso, e disse que "Esse é um retrato certo de como funciona o debate racial no país. Na prática, o procedimento é outro!".


A primeira-dama Janja Lula Silva também postou: "Inaceitável o que ocorreu com D. Vilma em uma loja no aeroporto de Brasília. Exatamente após ser homenageada no Dia da Consciência Negra. Atitudes racistas não podem mais ser toleradas. D. Vilma, sinta meu carinho, meu abraço e minhas desculpas por tanta ignorância e preconceito", escreveu.


Homenageada na Câmara dos Deputados


Vilma Nascimento na solenidade em Brasília — Foto: Lula Marques/Agência Brasil


"Eu, negra, estar la no Congresso, os deputados todos lá me aplaudindo, vindo falar comigo, me beijando, me agradecendo por eu estar lá. Foi lindo mesmo. E depois eu passar por essa vergonha no aeroporto."


Dinastia de porta-bandeiras

A trajetória de Vilma foi marcada por vitórias: foi Estandarte de Ouro três vezes seguidas pela Portela (nos anos de 1977 a 1979), e uma pela Tradição, em 1989. Em 2014, foi homenageada pela Porto da Pedra como uma das Majestades do Samba, tema do desfile do ano.


Em setembro de 2023, ela tinha recebido uma Moção de Reconhecimento e Louvor na Câmara dos Vereadores do Rio. “Gratidão pelas ‘flores em vida’”, escreveu ela na ocasião.


Vilma parou de desfilar em 1982, mas pode se orgulhar de formar uma verdadeira dinastia de porta-bandeiras na família. Ela serviu de exemplo e inspiração para a filha Danielle, porta-bandeira da União da Ilha do Governador e para a neta Camyla, segunda porta-bandeira da Portela.


Vilma Nascimento, ex-porta-bandeira, tem filha, neta e bisneta seguindo seus passos no carnaval — Foto: Alba Valéria Mendonça/g1


Os passos já começaram também a ser seguidos pela bisneta Clarice, de 10 anos. A menina, estreou como porta-bandeira mirim da Mangueira, em 2022.


Em 2020, Vilma também foi notícia ao sofrer um acidente no metrô de São Paulo.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Ministério diz que área de mina em Maceió está estabilizada no momento e afundamento pode ser 'localizado'


O Ministério de Minas e Energia afirmou neste domingo (3) que o afundamento do bairro de Mutange em Maceió está estabilizado e que, se houver desabamento, será "localizado".


"Observa-se estabilização da situação, com redução do ritmo de subsidência do terreno e redução da probabilidade de deslocamentos de terra de larga escala", diz a pasta em relatório divulgado neste domingo (3).


A pasta criou uma sala de situação para monitorar o risco de desabamento na capital de Alagoas, provocado pela exploração de sal-gema pela Braskem. O grupo volta a se reunir neste domingo para avaliar o quadro.


Até este domingo, segundo a Defesa Civil de Maceió, o afundamento progressivo, que começou a ser monitorado desde o último dia 28 por causa do risco de colapso, já tinha chegado a 1,69 metro de profundidade.


Em reunião no sábado (2), técnicos do Serviço Geológico do Brasil (SGB) afirmam que o desmoronamento pode ocorrer “de forma localizada e não generalizada”, com baixo risco de contaminação da lagoa Mundaú.


Segundo o ministério, nas últimas 24 horas, a velocidade de descolamento do solo se reduziu. Foram 50 centímetros na quarta (29) e outros 50 centímetros na quinta (30), contra 15 centímetros no sábado (2).


"Uma avaliação para a área demonstra que o sistema geológico está entrando em equilíbrio", diz o relatório da sala de situação.

No entanto, a pasta frisa no documento deste domingo que ainda é necessário "continuar o ostensivo monitoramento da área como um todo".


O Ministério de Minas e Energia afirmou neste domingo (3) que o afundamento do bairro de Mutange em Maceió está estabilizado e que, se houver desabamento, será "localizado".


"Observa-se estabilização da situação, com redução do ritmo de subsidência do terreno e redução da probabilidade de deslocamentos de terra de larga escala", diz a pasta em relatório divulgado neste domingo (3).


A pasta criou uma sala de situação para monitorar o risco de desabamento na capital de Alagoas, provocado pela exploração de sal-gema pela Braskem. O grupo volta a se reunir neste domingo para avaliar o quadro.


Até este domingo, segundo a Defesa Civil de Maceió, o afundamento progressivo, que começou a ser monitorado desde o último dia 28 por causa do risco de colapso, já tinha chegado a 1,69 metro de profundidade.


Em reunião no sábado (2), técnicos do Serviço Geológico do Brasil (SGB) afirmam que o desmoronamento pode ocorrer “de forma localizada e não generalizada”, com baixo risco de contaminação da lagoa Mundaú.


Segundo o ministério, nas últimas 24 horas, a velocidade de descolamento do solo se reduziu. Foram 50 centímetros na quarta (29) e outros 50 centímetros na quinta (30), contra 15 centímetros no sábado (2).


"Uma avaliação para a área demonstra que o sistema geológico está entrando em equilíbrio", diz o relatório da sala de situação.

No entanto, a pasta frisa no documento deste domingo que ainda é necessário "continuar o ostensivo monitoramento da área como um todo".


Fonte:g1

Leia Mais ››

'Se não tiver acordo, paciência, não foi por falta de vontade', diz Lula sobre negociação entre Mercosul e União Europeia

Lula e Macron na COP 28 — Foto: Ricardo Stuckert

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou neste domingo (3) que, se o acordo comercial entre o Mercosul e a União Europeia não for concluído por falta de consenso entre os blocos, a negociação terá deixado claro que a culpa "não é do Brasil", e sim do protecionismo de países europeus.


"Se não tiver acordo, paciência, não foi por falta de vontade. A única coisa que tem que ficar clara é que não digam mais que é por conta do Brasil. E que não digam mais que é por conta da América do Sul", afirmou Lula em uma entrevista ao fim da Conferência do Clima (COP 28) em Dubai, nos Emirados Árabes.


Mercosul e União Europeia tentam fechar um acordo de livre comércio desde 1999, mas a fase de revisão dos termos segue esbarrando em diversos entraves – entre eles, disputas ambientais e resistências de alguns governos.


O acordo envolve 31 países, e prevê isenção ou redução na cobrança de impostos de importação de bens e serviços produzidos nos dois blocos.


No sábado, também na COP, o presidente da França, Emmanuel Macron, disse ser contra o acordo de livre comércio – chamado por ele de antiquado e “mal remendado”.


Questionado sobre essas declarações, Lula afirmou que a posição da França já era conhecida – e que, se a Europa decidir não fechar o acordo, deve assumir a responsabilidade pela decisão.



"Primeiro, a posição do nosso companheiro presidente da França é conhecida historicamente. A França sempre foi o país que criou obstáculo no acordo do Mercosul com a União Europeia. Porque a França tem milhares de pequenos produtores e eles querem produzir os seus produtos. É isso", disse Lula.


"Agora, o que eles não sabem é que nós também temos 4,6 milhões de pequenas propriedades de até 100 hectares que produzem quase 90% do alimento que nós comemos e que são alimentos de qualidade, e que nós também queremos vender", prosseguiu.


"Assumam a responsabilidade de que os países ricos não querem fazer um acordo na perspectiva de fazer qualquer concessão. É sempre ganhar mais", afirmou.

"E nós não somos mais colonizados, nós somos independentes. E nós queremos ser tratados apenas com respeito de países independentes que temos coisas para vender, e as coisas que nós temos para vender têm preço. Queremos um certo equilíbrio", disse ainda o presidente brasileiro.


Sequência de reuniões

Lula vem se reunindo com chefes de outros países para tentar concluir o acordo desde o início do ano. Em pelo menos duas ocasiões, por exemplo, falou sobre o tema com o primeiro-ministro da Espanha, Pedro Sánchez.


Na COP 28, além de Macron, o presidente brasileiro se reuniu com a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, com o acordo na pauta. No fim da próxima semana, já de volta ao Brasil, Lula também deve debater o acordo na Cúpula do Mercosul.


"Tive uma grande conversa com a Ursula von der Leyen, presidente da Comissão Europeia. Vamos ver como vai acontecer na sexta. Se não der acordo, pelo menos vai ficar patenteado de quem é a culpa de não ter acordo. Agora, o que a gente não vai fazer é um acordo para tomar prejuízo", declarou na entrevista ao fim da COP.


Fonte:  g1

Leia Mais ››

TSE conclui testes públicos de segurança das urnas que serão usadas nas eleições de 2024



O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) concluiu, nesta sexta-feira (1º), o Teste Público de Segurança da Urna de 2023 – uma das etapas de verificação que atesta a segurança das urnas eletrônicas que serão usadas nas eleições municipais do ano que vem.


No evento, 33 especialistas em tecnologia da informação – programadores, representantes de universidades e peritos da Polícia Federal – testaram os equipamentos usados para coletar os votos dos cidadãos. Os procedimentos têm como objetivo identificar possíveis falhas e vulnerabilidades.


Os resultados do trabalho dos especialistas serão agora analisados por uma comissão avaliadora, que apresentará suas conclusões no próximo dia 15.


Se algo for encontrado, o tribunal terá tempo hábil para corrigir o problema e evitar riscos no momento da votação. Em maio de 2024, os investigadores voltam ao TSE para verificar se as eventuais falhas foram corrigidas.


Na cerimônia de encerramento, o diretor-geral do TSE, Rogério Galloro, ressaltou a importância da etapa do ciclo que garante a segurança do sistema. "Considero essa iniciativa do Tribunal Superior Eleitoral fundamental para o aprimoramento da nossa capacidade de transparência e de realização de uma eleição capaz de expressar a vontade do eleitor, com confiança e credibilidade".


O TPS ocorre desde 2009 no TSE. Neste ano, a novidade foi o uso dos modelos mais recentes das urnas eletrônicas, de 2020 e 2022.


Fonte: g1

Leia Mais ››

PGR pede ao STF inquérito para investigar Janones sobre suposta rachadinha


A procuradoria-geral da República (PGR) pediu ao Supremo Tribunal Federal (STF) a abertura de um inquérito para investigar o deputado federal André Janones (Avante-MG) pela suposta prática de rachadinha em seu gabinete.


O pedido tem como base um áudio que se tornou público nesta semana. Na gravação, que registra a reunião de Janones com assessores em fevereiro de 2019, o deputado diz:


"Não me corromper significa não ceder à corrupção. Tem algumas pessoas aqui, que vou conversar em particular depois, que vão receber um pouco de salário a mais e elas vão me ajudar a pagar as contas que ficou da minha campanha de prefeito, porque eu perdi R$ 675 mil na campanha. Elas vão ganhar a mais para isso. 'Ah, isso é devolver salário, e você está chamando de outro nome.' Não é, porque o devolver salário você manda na minha conta, e eu faço o que eu quiser. Isso são simplesmente pessoas que eu confio e que participaram comigo em 2016, que eu acho que elas entendem que realmente meu patrimônio foi todo dilapidado.”


Conforme o pedido da PGR, assinado pela vice-procuradora-geral, Ana Borges, é necessário esclarecer se o parlamentar se associou a assessores com o fim específico de cometer crimes contra a administração pública.


A PGR também quer saber se houve "sistemáticos repasses ao agente político de parte dos recursos públicos destinados ao pagamento das remunerações desses servidores públicos, mediante prévio ajuste, prática popularmente conhecida como 'rachadinha'".


Ainda segundo a PGR, é preciso investigar a possibilidade de Janones ter exigido, para si, "vantagens econômicas indevidas dos assessores e ex-assessores, como condição para a sua manutenção nos cargos em comissão em seu gabinete".


O relator no STF será o ministro Luiz Fux.


A assessoria de Janones informou que ele recebeu a decisão da PGR com "alegria", porque quer ver o caso esclarecido.


"Ele recebeu com extrema alegria a notícia, ninguém tem mais pressa do que ele que isso seja esclarecido", informou a equipe do deputado.


Supostos crimes

O pedido de abertura de inquérito cita os possíveis crimes de associação criminosa, peculato -- que é o desvio de bens públicos -- e concussão -- que consiste em exigir vantagem indevida em função do cargo que ocupa.


Para Janones responder a um processo, é preciso que, após as investigações iniciais, a PGR entenda que há provas para denunciá-lo. Depois, é preciso que o STF acate a denúncia.


Entre as providências iniciais solicitadas pela PGR estão:


a solicitação, à Câmara, dos dados dos servidores que trabalharam no gabinete de Janones

a solicitação dos acessos às dependências da Câmara, com datas e horários de entrada e saída

a obtenção de dados dos e-mails dos servidores do gabinete

o envio da investigação à Polícia Federal

a tomada de depoimento de Janones e de seus assessores e ex-assessores, incluindo o ex-secretário parlamentar Cefas Luiz Paulino, um dos denunciantes da suposta "rachadinha"


Fonte: g1
Leia Mais ››

Na madrugada, Câmara aprova regra que permite disputa sigilosa em licitações de obras públicas


A Câmara dos Deputados aprovou na madrugada desta quinta-feira (30), por 307 votos a 27 e uma abstenção, um projeto que permite os governos federal, estadual e municipal a realizar uma disputa sigilosa de licitações para obras e serviços de engenharia.


As licitações são processos administrativos obrigatórios, salvo exceções, para a compra de bens e serviços.


Segundo a proposta, órgãos das três esferas de governo poderão adotar o modelo chamado de “disputa fechada” para licitações com valor estimado acima de R$ 1,5 milhão. A permissão valerá para contratação de:


obras ou serviços especiais de engenharia

serviços comuns de engenharia, que incluam serviços técnicos especializados de natureza predominantemente intelectual

e serviços de limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos

O texto, que seguirá para a sanção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), modifica a atual Lei de Licitações, que valerá integralmente a partir do dia 30 deste mês.


Até lá, a União e os estados e municípios poderão optar por realizar licitações nos três formatos antigos.


A disputa fechada já estava prevista na legislação, mas era proibida para licitações que tinham como critério de escolha o menor preço ou maior desconto.


Com o texto aprovado pela Câmara e pelo Senado, a possibilidade passa a valer até mesmo para disputas com esses critérios, desde que para a contratação dos serviços mencionados acima.



O modelo fechado permite que propostas sejam submetidas pelas empresas sem a divulgação pública dos lances. Os valores somente são conhecidos na data e hora escolhidas pelo órgão.


Na disputa aberta, porém, os lances são divulgados de forma aberta e transparente, com a garantia de consulta pública aos valores.


A mudança aprovada pelo Congresso pode, na prática, diminuir a transparência nas disputas de obras públicas.


Autora da proposta, a senadora Tereza Cristina (PP-MS) afirmou que a alteração era necessária porque a “dinâmica da fase de lances é incompatível com a complexidade de orçamentação de grandes obras e serviços de engenharia”.


“A criação de estímulo artificial para a oferta de descontos sucessivos nas licitações para obras e serviços de engenharia desse porte pode provocar cotações inexequíveis e jogos de planilha, provocando inclusive a necessidade de renegociações precoces”, disse a senadora.


Em seu parecer, o relator do texto na Câmara, deputado Elmar Nascimento (União Brasil-BA), argumentou que a mudança “mostra-se condizente com a proteção do interesse público, bem como homenageia a busca da melhor proposta para a administração pública”.


‘Carona’ para municípios

O projeto também permite que gestores municipais possam aderir a licitações de outras prefeituras na condição de não participante – na prática, uma “carona” de municípios que não participaram do planejamento da contratação.



Hoje, a legislação permite esse modelo de adesão à ata de registros de preços apenas para o governo federal e para os estados.


Pela lei atual, para ter direito a essa carona, os órgãos devem justificar vantagem na adesão e demonstrar que os valores registrados são compatíveis com o mercado, por exemplo.


A demanda para incluir as prefeituras foi proposta pela Confederação Nacional de Municípios (CNM), que afirma que a medida dá "mais agilidade na aquisição de bens e serviços".


O deputado Domingos Sávio (PL-MG), que leu o parecer em nome de Elmar, que não estava na sessão, disse que a medida busca um “aprimoramento” na legislação.


Apesar de hoje a lei proibir a adesão de municípios, há um entendimento de que, na prática, isso continuava ocorrendo.


“O que existe neste projeto é a busca de aprimoramento, para estabelecer que ela só poderá ocorrer se houver licitação, e não apenas o que hoje se convencionou chamar de "carona", ou seja, há uma ata, o Município adere e não promove o processo licitatório. Então, é o processo de buscar o aprimoramento, de dar mais transparência a isso”, disse.


Reaproveitamento de recursos

O texto também incluiu, na Lei de Licitações, a possibilidade de os órgãos públicos reaproveitarem recursos destinados a empresas que romperem o contrato de prestação de serviço.



O reaproveitamento somente será possível para o dinheiro que ainda não tiver sido efetivamente pago e deverá ser utilizado em nova contratação. A hipótese também valerá para casos em que a empresa vencedora da licitação não assinar o contrato.


Outra mudança do projeto permite que empresas usem títulos de capitalização como garantia da prestação de obras e serviços.


Atualmente, a Lei de Licitações prevê que o edital da licitação pode exigir como garantia:


caução em dinheiro ou em títulos da dívida pública

seguro-garantia

e fiança bancária

Uso de recursos federais

Em outra alteração, o projeto cria um regime simplificado para a fiscalização e utilização de recursos enviados pelo governo federal aos estados, municípios e entidades privadas sem fins lucrativos. Esses repasses podem ser utilizados, por exemplo, para obras públicas de comum acordo.


Segundo o texto, contratos de até R$ 1,5 milhão serão pagos de forma única e não dependerão de aprovação prévia de um projeto. O repasse só terá obstáculo quando houver exigência de projetos de engenharia e licenciamento ambiental, por exemplo.


O projeto prevê que o cumprimento da parceria só será verificado ao final da execução do projeto.


Também abre a possibilidade de utilização da sobra do contrato para ampliar a meta e os objetivos estabelecidos no projeto inicial. Exemplo: se houver saldo em um convênio entre a União e um governo municipal para a construção de 7 salas de aula e banheiros para pessoas com deficiência, a Prefeitura poderá utilizar o dinheiro que sobrou para ampliar o número de espaços que serão entregues.



Discussões durante a sessão

Por volta das 20h de quarta, na mesma sessão o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), havia informado ao plenário que encerraria os trabalhos após a votação de um projeto que tratava sobre regulamentação de pesquisas clínicas em seres humanos.


A sessão, contudo, prosseguiu até a madrugada.


Um requerimento de urgência para analisar o projeto foi colocado em votação às 23h17 da noite pelo deputado Sóstenes Cavalcante (PL-RJ), que presidia a sessão, mesmo após protestos de alguns parlamentares.


A aprovação do pedido permitiu que o mérito da proposta fosse analisado em seguida, mesmo com críticas de alguns deputados de que o conteúdo do relatório não era conhecido.


O deputado Gilson Daniel (Podemos-ES) chegou a fazer um apelo para que o mérito do texto fosse votado apenas na próxima semana.


“É uma lei importante, que afeta os municípios brasileiros, os estados, as compras governamentais. É preciso uma análise mais criteriosa. Essa forma de votar, em seguida à votação do regime de urgência é ruim”, disse.

O deputado Cabo Gilberto Silva (PL-PB) disse que "o projeto pode ser bom, pode ser ruim", mas que ele foi" convencido pela liderança do União Brasil, pelo deputado Domingos Sávio [deputado que leu o parecer do projeto], que é do nosso partido, de que o projeto é bom". Contudo, o parlamentar reclamou da falta de previsibilidade nas votações.



"Mas eu falo, repito e insisto, que tem que haver previsibilidade para a pauta da semana, a fim de evitar debates desgastantes, para não chegarmos à 0h04 debatendo coisas simples", disse.

O deputado Márcio Correa (MDB-GO) também reclamou que não houve previsibilidade para a votação e questionou no plenário: "a quem interessa esse projeto?"


"Deixo aqui o meu repúdio a esse rolo compressor que coloca em pauta a Lei de Licitações, mais de meia-noite, sem ter sido enviado o texto anteriormente a esta Casa. E vem a dúvida: a quem interessa esse atropelo?", disse.

Ao orientar contrário à medida, Tarcísio Motta (PSOL-RJ), disse que o debate sobre a Lei de Licitações é importante, mas "deveria ser feito com um pouco mais de calma".


"Admitir títulos de capitalização como forma de garantia, esse é um tema que precisa ter mais cuidado, porque pode ser prejudicial ao Erário público. Outro exemplo é a previsão de que, em obras de engenharia cujo valor ultrapasse R$ 1,5 milhão, o processo seja de modo fechado. Isso favorece o acordo escuso, a combinação de preços, mas está nesse projeto que estamos votando agora."

Em nome do governo, o deputado Alencar Santana (PT-SP), orientou favorável, mas disse que se houver vetos presidenciais, há um compromisso com o deputado Elmar Nascimento (União-BA) de que eles serão mantidos pelo Congresso.


Fonte: g1

Leia Mais ››