sexta-feira, maio 04, 2018

RN é o 2º no Nordeste em cobertura vacinal contra Influenza


A segunda semana da Campanha de Vacinação contra a Influenza se encerra com dados positivos para o Rio Grande do Norte, que já vacinou 149.240 mil pessoas, atingindo uma cobertura vacinal de 20,73%. Assim, o estado ocupa o 2º lugar no Nordeste, 9º lugar no Brasil e sua cobertura vacinal se encontra superior à média da região (15,38%) e do Brasil (19,9%).

Entre os municípios do RN, Natal está em primeiro lugar, com uma cobertura vacinal de 27,8%, em segundo vem Mossoró, com 26,1%, e em terceiro lugar se encontra Parnamirim, com 22,5%. A estimativa é de que 879.430 pessoas sejam vacinadas no estado, de modo a se atingir a meta de vacinar, pelo menos, 90% dos grupos elegíveis para a campanha, que prossegue até 01 de junho, sendo 12 de maio, o dia de mobilização nacional.

  Fazem parte dos grupos a serem imunizados as crianças na faixa etária de 6 meses a menores de 5 anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias), as gestantes, as puérperas (até 45 dias após o parto), indivíduos com 60 anos ou mais de idade, os trabalhadores da saúde, os professores das escolas públicas e privadas, os povos indígenas, os grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, os adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas, a população privada de liberdade e os funcionários do sistema prisional.

As vacinas vêm sendo enviadas pelo Ministério da Saúde ao RN em sete remessas no decorrer da campanha. Na última quinta-feira (03), chegou a terceira remessa e até o momento o estado recebeu 444 mil doses, o que corresponde a quase 45% do total a ser recebido. De acordo com a coordenadora estadual de Imunizações, Katiucia Roseli, “a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) está concentrando esforços para que os municípios vacinem o máximo possível de pessoas pertencentes aos grupos prioritários. O objetivo é que assim se possa reduzir as internações, complicações e óbitos causados por influenza”.

Fonte: Portal no Ar
Leia Mais ››

Bombeiros encontram corpo em local de desmoronamento de prédio em SP

Bombeiros encontram um corpo nos escombros do edifício Wilton Paes de Almeida, que desabou após incêndio no Largo do Paissandu, no Centro de São Paulo (Foto: Newton Menezes/Futura Press/Estadão Conteúdo)
Bombeiros encontram um corpo nos escombros do edifício Wilton Paes de Almeida, que desabou após incêndio no Largo do Paissandu, no Centro de São Paulo (Foto: Newton Menezes/Futura Press/Estadão Conteúdo)

Bombeiros encontraram um corpo nos escombros do edifício Wilton Paes de Almeida, que desabou após incêndio no Largo do Paissandu, no Centro de São Paulo, na tarde desta sexta-feira (4).

Segundo as equipes de buscas, a vítima aparenta ser Ricardo Pinheiro, que quase foi resgatado e acabou despencando junto com o prédio na madrugada de terça (1º).

De acordo com os bombeiros, além de estar num local próximo de onde Ricardo caiu, o corpo tem tatuagens semelhantes às que o homem tinha e vestia o cinto de segurança que havia sido instalado nele momentos antes do desabamento.

O cadáver também estava com uma blusa azul com inscrição atrás, muito parecida com a que o Ricardo usava no dia do incêndio. “Tudo leva a crer [que o corpo é de Ricardo]”, disse o secretário da Segurança Pública, Mágino Alves, que acompanha de perto os trabalhos de busca.


Inicialmente os bombeiros encontraram a perna da vítima. O restante do corpo foi retirado em seguida e levado ao Instituto de Criminalística (IC), onde deverá ser identificado.

Ricardo morava sozinho e trabalhava no centro de São Paulo (Foto: Reprodução/TV Globo)
Ricardo morava sozinho e trabalhava no centro de São Paulo (Foto: Reprodução/TV Globo)

Segundo o major Max Mena, que atua nas buscas, um dos cães farejadores localizou o cadáver na quinta (3). "A cadela sinalizou o local ontem. Equipes de buscas iniciaram trabalhos minuciosos. Hoje, após 22 horas, conseguimos encontrar o primeiro corpo."

Segundo o capitão Marcos Palumbo, porta-voz dos bombeiros, depois que os cães identificaram o local, foram retiradas cerca de 10 toneladas de entulho na mão.

As buscas se concentraram perto de parede de igreja Luterana atingida no desabamento do prédio. Mais cedo, os bombeiros acharam roupas em meio aos escombros.

Bombeiros fazem buscas por um corpo localizado em meio a escombros (Foto: Corpo de Bombeiros de SP/Divulgação)
Bombeiros fazem buscas por um corpo localizado em meio a escombros (Foto: Corpo de Bombeiros de SP/Divulgação)

A montanha de entulho nos escombros do prédio chega a 15 metros de altura. Mais de 40 homens passaram a madrugada trabalhando nas buscas. Cinco máquinas auxiliam na retirada dos escombros, como retroescavadeiras e um trator.

Questionado se acredita encontrar alguma das vítimas com vida, o major Mena respondeu: “Se eu não acreditasse, não seria bombeiro”.

Desaparecidos
Os bombeiros trabalham oficialmente com seis vítimas desaparecidas:

Ricardo Pinheiro - morador que caiu quando era resgatado;
Selma Almeida da Silva - moradora;
Welder - de 9 anos, filho de Selma;
Wender - de 9 anos, filho de Selma;
Eva Barbosa Lima - 42 anos;
Walmir Sousa Santos - 47 anos.

Buscas dos Bombeiros se concentram perto de parede de Igreja Luterana atingida no desabamento do prédio (Foto: TV Globo/Reprodução)
Buscas dos Bombeiros se concentram perto de parede de Igreja Luterana atingida no desabamento do prédio (Foto: TV Globo/Reprodução)

Além de Ricardo, Selma e seus filhos gêmeos, agora, as equipes buscam Eva Barbosa Silveira, de 42 anos, e seu marido, Walmir Souza Santos, de 47. Eles estavam no oitavo andar do prédio.

Na quinta-feira, as irmãs Edivânia da Silveira e Vaneide buscavam informações sobre a mãe, Eva Barbosa da Silva. Eva e o marido, Walmir Souza, moravam no prédio e não foram vistos desde o desabamento.

“Eu penso que ela está aí, porque eu deixei ela aí. Ou então, se alguém tentou salvar ela, fui no hospital e não achei”, diz Evaneide.

Eva Barbosa Silveira, Walmir Souza Santos, Ricardo Pinheiro (no alto); Selma Aparecida Silva e os filhos gêmeos Wender e Elder estão desaparecidosa (Foto: Arquivo pessoal/Reprodução)

Fonte: G1
Leia Mais ››

Suspensão do Banco Neon afeta serviços da 'fintech' Neon e clientes reclamam; entenda

Banco Neon (Foto: Reprodução/Facebook/Banco Neon)
Banco Neon (Foto: Reprodução/Facebook/Banco Neon)

A liquidação extrajudicial do Banco Neon, decretada nesta sexta-feira (4) pelo Banco Central, afeta as operações das contas digitais do Neon, apesar de as duas instituições serem distintas e da ação não se estender à fintech que possui cerca de 600 mil clientes. Usuários reclamam de serviços fora do ar e outros relatam ter sacado todo o dinheiro disponível.

O Banco Neon é um banco comercial de pequeno porte, pois detém 0,0038% dos ativos do sistema bancário. Possui apenas uma agência em Belo Horizonte (MG). Já a Neon Pagamentos é uma companhia distinta, da qual o controlador do banco possui 20% de suas ações, segundo a Reuters. A fintech é classificada pelo BC como sistema de arranjo de pagamentos, opera as contas digitais e é conhecida como "Neon".

Os efeitos da liquidação extrajudicial afetam diretamente apenas o Banco Neon. Ainda que a decisão do BC não se estenda à administração do Neon, alguns serviços oferecidos pelas contas digitais da empresa de pagamentos enfrentam instabilidade. O Neon admite que os seguintes serviços estão “temporariamente indisponíveis”:

pagamento de boletos;
envio e recebimento de transferências;
utilização do cartão de crédito;
resgate de Certificados de Depósitos Bancário (CDB);
e recarga de celular.
Isso ocorre porque esses serviços são operados pelo Banco Neon, desde que as duas instituições firmaram um acordo operacional em 2016. Como se trata de um arranjo de pagamento, a fintech precisa recorrer a um banco comercial para fornecer serviços como contas de pagamento.

Com a decisão do BC, todas as atividades do Banco Neon foram suspensas, o que interrompeu o atendimento prestado ao Neon. Os bens do banco serão usados para pagar os credores. A companhia informa estar à procura de uma substituta do Banco Neon.

"A Neon toma providências para contar com novo banco liquidante para regularizar a prestação de seus serviços e reforça o compromisso de manter clientes e mercado informados."

Na véspera, a Neon Pagamentos recebeu um aporte financeiro de R$ 72 milhões dos fundos Omydiar Network, Tera Capital e Yellow Ventures.

'Temporariamente fora do ar'
Clientes do Neon reclamam nas redes sociais que ficaram sem acessar os serviços fornecidos pelo aplicativo. No twitter, usuários que conseguiram fazer saques disseram que retiraram todo o dinheiro disponível, temendo consequências da suspensão.

Após saber da notícia nesta manhã, o cliente Guilherme Nagüeva escreveu em sua página do Twitter que decidiu tirar os recursos do banco, onde mantém saldo na conta para gastos semanais, mas foi surpreendido com uma mensagem de que o aplicativo estava "temporariamente fora do ar".

O usuário @ticiousalmeida escreveu para o Neon: "Eu preciso realizar o pagamento de algumas contas HOJE e por conta disso tudo não vou conseguir pois não tenho acesso. E agora? Vou ter que entrar com processo?".

Em resposta às reclamações, o Neon informou pelo Twitter que os cartões de crédito e débito dos clientes "continuam operando perfeitamente", assim como os saques, e somente o aplicativo está em manutenção".

No entanto, o usuário Luiz Ottino relatou que não conseguia utilizar seu cartão. "Por aqui o cartão já parou de funcionar... como faz?".

"Não existe a possibilidade de sacar o dinheiro, eu tentei. Dá falha na comunicação com o banco. Hoje eu deveria pagar meu aluguel e todo o meu dinheiro está BLOQUEADO num banco que será fechado. O prazo de devolução desse dinheiro não existe", escreveu Tati Sattin ao banco.

O cliente do banco Marcos Chmiel, também no Twitter, escreveu que não conseguia fazer saques. "Baita mentira. O saque está impossibilitado".

Confira a íntegra do comunicado da Neon Pagamentos:

"Referente à liquidação extrajudicial do Banco Neon S.A (atual denominação do antigo Banco Pottencial) divulgada hoje pelo Banco Central, a Neon Pagamentos esclarece que é uma pessoa jurídica distinta do Banco Neon, com bases acionárias e administradores independentes. Portanto, o anúncio não interfere na administração da Neon Pagamentos, que inclusive recebeu aporte recente de fundos de venture capital.

A Neon Pagamentos ressalta que os recursos depositados em contas de pagamentos dos clientes encontram-se disponíveis para saque e compras por meio de cartão de débito e não serão afetados pela liquidação extrajudicial do Banco Neon.

Em 2016, a Neon Pagamentos e o Banco Neon firmaram um acordo operacional com o objetivo de oferecer contas de pagamento e serviços financeiros relacionados ao mercado. Assim, alguns dos serviços financeiros intermediados por meio do Banco Neon estão temporariamente indisponíveis, como: pagamento de boletos, envio e recebimento de transferências, utilização do cartão de crédito, resgate de Certificados de Depósitos Bancário (CDB) e recarga de celular.

A Neon Pagamentos já toma providências para contar com novo banco liquidante para regularizar a prestação de seus serviços e reforça o compromisso de manter clientes e mercado informados."

Fonte: G1
Leia Mais ››

'Cinco vezes por dia não era suficiente', diz mulher com transtorno de vício em sexo

O vício em sexo divide a opinião de especialistas, mas para algumas pessoas é uma condição bastante real que pode ser vergonhosa e até "destruidora de vidas". A própria Organização Mundial da Saúde (OMS) deve incluir, em maio de 2019, o "transtorno do comportamento sexual compulsivo" em sua lista da Classificação Internacional de Doenças.

Enquanto isso, no Reino Unido, a instituição beneficente de apoio a relacionamentos Relate tenta viabilizar suporte às vítimas por meio do sistema público de saúde, o NHS.

Atualmente existem terapias e trabalhos em grupo disponíveis nessa área, mas a maior parte é paga.

"Para alcoólatras, há o Alcoólicos Anônimos, mas eles também podem ir ao NHS, que dá apoio a quem tem problemas com álcool ou drogas", diz Peter Saddington, da Relate.
"Os viciados percebem que estão causando danos, mas não conseguem parar e reconhecem que precisam de ajuda para mudar isso."
"Seria apropriado que viciados em sexo também pudessem ir ao seu médico de família para obter apoio, porque isso tem um efeito devastador sobre eles, sobre seus relacionamentos, sobre suas famílias, sobre sua situação financeira e saúde mental".

A seguir, duas pessoas que sofrem do vício relatam como o transtorno afetou suas vidas:

Rebecca Barker, de 37 anos, diz que dependência em sexo arruinou seu relacionamento e a levou a se isolar (Foto: Arquivo Pessoal)
Rebecca Barker, de 37 anos, diz que dependência em sexo arruinou seu relacionamento e a levou a se isolar (Foto: Arquivo Pessoal)

'Passei a evitar a convivência com outras pessoas, me isolei'
"Até fazer sexo cinco vezes ao dia não era suficiente", diz Rebecca Barker, mãe de três filhos, que viu a compulsão tomar conta de sua vida em 2014. E arruinar seu relacionamento.

Por causa do vício, ela ficava constantemente pedindo para fazer sexo com o parceiro.


"Era literalmente a primeira coisa em que eu pensava quando acordava. Eu simplesmente não conseguia tirar isso da cabeça", diz a mulher de 37 anos, originalmente de Tadcaster, em North Yorkshire, na Inglaterra.

"Eu sentia que tudo remetia a isso. Acho que tinha a ver com minha depressão e com a falta de serotonina. Eu sentia como se meu corpo inteiro estivesse desejando isso".

"Me dava uma satisfação instantânea e cinco minutos depois eu queria (sexo) de novo."

Rebecca: "Mudei muito meu estilo de vida para superar a depressão e o vício, e acho que tem funcionado" (Foto: Arquivo pessoal)
Rebecca: "Mudei muito meu estilo de vida para superar a depressão e o vício, e acho que tem funcionado" (Foto: Arquivo pessoal)

Em novembro de 2014, Barker "precisou de um tempo" no relacionamento e foi ficar com a mãe.


"Quando saí, disse ao meu parceiro que precisava melhorar. Ele me deixou ir e nosso relacionamento acabou muito rapidamente depois disso.

"Eu estava sob os cuidados de um psiquiatra na época - ela dizia com frequência que mudaria minha medicação, mas nunca disse que havia algum grupo de apoio (para pessoas com esse tipo de problema) ou algo assim."

Barker foi diagnosticada com depressão em 2012 após o nascimento de seu terceiro filho. Ela disse que depois de a doença ter se intensificado em 2014, mudou de emprego, se separou do parceiro e se mudou para a França.

"Mudei muito meu estilo de vida para superar a depressão e o vício, e acho que tem funcionado", disse ela.

O que é vício em sexo?
'É como ser um alcóolatra - e não há nada de sexy nisso'

Graham - nome fictício para proteger sua identidade na reportagem - disse que sua compulsão o levou a trair sua esposa com "centenas" de profissionais do sexo e que isso o deixou com uma "culpa enorme".

"Quando você está completamente viciado, fica obcecado e só pensa nisso - da hora em que acorda até ir dormir."
"Foi uma experiência horrível e asquerosa - não há nada de sexy nisso. Quando você acorda de manhã com clamídia (doença sexualmente transmissível), não é sexy."
"É prejudicial e destrói a vida."
Graham, que tem cerca de 60 anos, estima ter pagado centenas de libras mensalmente por sexo, durante vários anos, mesmo tendo construído relacionamentos com algumas das garotas de programa.

"O que começou com um caso no trabalho levou a outro - mas, ao contrário da maioria dos casos de escritório, o meu era um vício que eu tinha de alimentar todos os dias."

"Você tem um caso e depois quer outro e outro."

"Logo percebi que o jeito mais rápido e conveniente de alimentar meu vício era pagar por isso. Eu estaria com acompanhantes, profissionais do sexo, três ou quatro vezes por semana."


"É como ser um alcóolatra, é um ciclo que você constrói na sua cabeça - você cria toda uma expectativa imaginando como aquilo acontecerá - e você vai e faz conforme planejou."

Remorso
"E quando termina, vem o remorso, você diz que nunca mais vai fazer isso".
Graham parou de levar sua "vida dupla terrível" quando sua esposa descobriu um e-mail suspeito e o confrontou.

Ele buscou ajuda do Viciados em Sexo Anônimos (SAA, da sigla em inglês), que tem 78 grupos de autoajuda no Reino Unido, e disse que se absteve de sexo extraconjugal por vários anos.

"Quando fui descoberto, lembro de sentir algo como 'graças a Deus - alguma coisa pode mudar'."

"Eu fui ao SAA, que oferece um tratamento baseado na abstinência. Eu chamo de ir da vergonha à dignidade."

"É um grande alívio ir às reuniões e descobrir que há outras pessoas tão infelizes - e sórdidas - quanto você.

"Para as pessoas que estão nesta situação, eu só quero que saibam que há uma saída e que é possível quebrar o ciclo."

Fonte: Bem Estar
Leia Mais ››

Presidente do Santos diz que Diogo Vitor admitiu uso de drogas: "Ele precisa mais de ajuda do que de massacre"

O presidente do Santos, José Carlos Peres, disse nesta sexta-feira que o meia-atacante Diogo Vitor admitiu o uso de drogas. O jogador foi flagrado em exame antidoping na semana passada por conta de uma substância presente na cocaína.

– Ele já assumiu. A gente vai ajudá-lo da melhor forma possível – afirmou Peres, após o anúncio do novo patrocinador do Santos.

– Ele é um patrimônio do clube, um ser humano. Não matou ninguém. Ele transgrediu uma norma. Já aceitou essa transgressão. Isso é importante. É aquilo: para você recuperar alguém, o cara tem que aceitar o erro. Ele aceitou e certamente o clube vai apoiá-lo na sua recuperação, que é médica. Não passamos a mão na cabeça. É inadmissível um atleta fazer o que ele fez, e ele sabe disso, já ouviu isso – disse o dirigente.

Há uma semana, o empresário Willian Barille disse em entrevista ao GloboEsporte.com que Diogo Vitor havia negado o uso de drogas. Procurado novamente nesta sexta, ele não respondeu aos contatos da reportagem.

Diogo Vitor em treino do Santos, antes de ser afastado (Foto: Ivan Storti/Santos FC)
Diogo Vitor em treino do Santos, antes de ser afastado (Foto: Ivan Storti/Santos FC)

O atacante de 21 anos está suspenso preventivamente, por decisão do próprio Santos. O clube recebeu o resultado inicial nesta quarta e já pediu contraprova. A ABCD (Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem) ainda não divulgou detalhes sobre o caso.

– O Diogo Vitor veio para o Santos com 12 anos de idade. Perdeu a mãe. Ele precisa muito mais de apoio do que de massacre. E o Santos entende isso e vai ajudá-lo a se recuperar. Antes de mais nada, ele precisa querer ser recuperado. Droga não é fácil. Ela entra nas famílias de classe média e alta direto. O Santos vai ajudá-lo a se recuperar disso. Mas o Santos vai continuar dizendo não à droga.

Segundo nota oficial publicada no site do Santos, o exame foi realizado pela Federação Paulista de Futebol no dia 21 de março, após jogo contra o Botafogo-SP pelas quartas de final do Paulistão. Ele entrou aos 22 minutos do segundo tempo na Vila Belmiro, no lugar de Jean Mota. A decisão de vaga foi aos pênaltis, e Diogo Vitor foi um dos batedores. O atacante acertou a cobrança.

– Ele quer se recuperar. Ele tem demonstrado que quer se recuperar. Ele precisa mais de ajuda do que de massacre. Falamos com ele, temos um departamento médico que está trabalhando, temos uma equipe que conversa com ele o tempo todo. Não vamos deixar de protegê-lo das drogas, mas não do erro – ressaltou Peres.

– Drogas, não. A gente fala para a base: não, não e não. A droga diminui a duração do atleta. Leva a uma fase pior ainda, que é a depressão – reforçou.

José Carlos Peres, presidente do Santos, durante evento (Foto: Guilherme Dionízio / Estadão Conteúdo)
José Carlos Peres, presidente do Santos, durante evento (Foto: Guilherme Dionízio / Estadão Conteúdo)

O Santos e o jogador aguardam o resultado da contraprova. Peres, porém, acredita que, em caso de punição, a pena do jogador poderá ser reduzida com a confissão do consumo.

– Existe a parte legal, do antidoping, que, com a confissão dele, vai encaminhar para uma instância superior, e haverá um julgamento. Por ter aceito uma situação, já existe uma boa parte da pena que não vai ter que cumprir – projetou o presidente.

Fonte: Globo Esporte
Leia Mais ››

Criminosos armados com fuzis atacam carro-forte em agência bancária de Pedreira

Criminosos armados com fuzis atiraram contra ao menos um carro-forte que tinha acabado de abastecer uma agência bancária do Bradesco no Centro de Pedreira (SP), na manhã desta sexta-feira (4). A cidade fica na região de Campinas e tem cerca de 46,5 mil habitantes.

De acordo com a Polícia Militar, o objetivo dos ladrões era assaltar o banco, na Rua Antônio Pedro, mas os vigilantes, que tinham deixado o local pouco depois do transbordo dos malotes, retornaram ao saber que criminosos estavam na agência.

Eram ao menos quatro ladrões que chegaram no banco em um carro modelo Chevrolet Astra, com placas de São José do Rio Preto (SP), fortemente armados. Segundo a PM, vigilantes contaram que eram fuzis, espingarda calibre 12 e submetralhadora.

Houve troca de tiros. Nenhum malote foi levado, segundo a PM. Os ladrões fugiram e, até o momento, três suspeitos foram detidos, um deles ferido. Um deles, informou a polícia, já foi liberado da delegacia da cidade após não ter sido reconhecido como participante do crime.

Carro-forte é atacado por criminosos em Pedreira (Foto: Polícia Militar/Divulgação)
Carro-forte é atacado por criminosos em Pedreira (Foto: Polícia Militar/Divulgação)

Vigia rendido
O vigia da agência foi rendido pelos criminosos, que levaram um colete e um revólver calibre 38. Os ladrões que conseguiram entrar na agência renderam uma funcionária e a obrigaram a abrir uma porta nos fundos do banco para que eles pudessem fugir.


Havia clientes na agência, mas não há informações de feridos. Do lado de fora, o carro-forte chegou a colidir com o veículo usado pelos criminosos na tentativa de bloqueá-lo.

Ladrões chegaram no banco de Pedreira em um veículo Astra armados com fuzis (Foto: Polícia Militar/Divulgação)
Ladrões chegaram no banco de Pedreira em um veículo Astra armados com fuzis (Foto: Polícia Militar/Divulgação)

Presos e refém
Inicialmente, os suspeitos fugiram a pé. O helicóptero Águia da Polícia Militar e a Polícia Militar de Jaguariúna (SP), que apoiava a ação, fizeram buscas e um deles foi localizado em uma área verde próximo ao Rio Jaguari. Ele teria dispensado a arma na fuga, que ainda não foi localizada, e estava baleado na perna. Foi levado a uma unidade médica e, em seguida, para a delegacia.

Outro suspeito foi encontrado em um terreno ao lado da agência com a arma do vigia do banco e uma submetralhadora, e preso.

Um terceiro homem foi detido nas proximidades para averiguação. Segundo a PM, ele foi levado para a delegacia, mas não foi reconhecido como um dos participantes do crime.

Segundo a polícia, um dos ladrões roubou um carro na fuga e fez um homem refém. O veículo foi localizado em uma estrada de terra com a vítima sem ferimentos.

A PM destacou que uma terceira arma foi localizada em uma chácara em Pedreira, onde os suspeitos teriam se reunido para planejar o crime. O modelo dela e a forma como o grupo conseguiu acesso ao imóvel não foram confirmados até esta publicação.

A vítima, os suspeitos e as armas apreendidas foram levados para a delegacia de Pedreira.

Helicóptero Águia da PM fez buscas por suspeitos de tentativa de assalto a um banco de Pedreira (Foto: Polícia Militar/Divulgação)
Helicóptero Águia da PM fez buscas por suspeitos de tentativa de assalto a um banco de Pedreira (Foto: Polícia Militar/Divulgação)

Agência alvejada
Vidros da agência bancária foram atingidos pelos disparos e ficaram estilhaçados. O local foi interditado para o trabalho da perícia.

Em nota, o Bradesco informou que "está avaliando os danos para que a agência volte a funcionar o mais rápido possível". Enquanto isso, os clientes podem fazer transações nas unidades do Bradesco Expresso.

Os comerciantes do entorno fecharam as portas dos estabelecimentos vizinhos.

Agência bancária em Pedreira foi alvo de assaltantes (Foto: Polícia Militar/Divulgação)
Agência bancária em Pedreira foi alvo de assaltantes (Foto: Polícia Militar/Divulgação)

Fonte: G1
Leia Mais ››

Dez obras previstas para a Copa de 2014 ainda não foram entregues em MT

Obra de implantação do VLT já custou R$ 1,066 bilhão e está parada desde 2014 (Foto: Governo de Mato Grosso)
Obra de implantação do VLT já custou R$ 1,066 bilhão e está parada desde 2014 (Foto: Governo de Mato Grosso)

Dez obras previstas para a Copa do Mundo de 2014 ainda não foram entregues em Cuiabá e em Várzea Grande, região metropolitana da capital mato-grossense. Uma das principais obras não entregues é a implantação do Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT).

A obra do modal já custou mais de R$ 1 bilhão e está parada desde 2014. Além disso, dois Centros de Treinamento não foram entregues. Outra obra importante, a Arena Pantanal, que recebeu quatro jogos da Copa, não foi totalmente concluída.

O levantamento foi feito pela Secretaria de Estado das Cidades (Secid), que divulgou nessa quinta-feira (3) a relação das obras previstas para o mundial. No total foram implantadas 21 construções em Cuiabá e na região metropolitana.

De todas as obras, 11 empreendimentos foram entregues entre 2015 e 2017. Cinco obras estão em andamento e outras cinco passam por período de renegociações com as empresas responsáveis.

Serviços de finalização da obra da Trincheira Santa Rosa irão custar R$ 3,7 milhões (Foto: Meneguini/Gcom-MT)
Serviços de finalização da obra da Trincheira Santa Rosa irão custar R$ 3,7 milhões (Foto: Meneguini/Gcom-MT)

Trincheira Lenine de Campos Póvoas (Santa Rosa)

A Trincheira foi retomada em outubro de 2017, pela empresa Concremax, vencedora da licitação realizada pela Secretaria das Cidades. Os trabalhos já estão 100% finalizados e a inauguração deve ocorrer ainda em maio.

A obra da Trincheira do Santa Rosa, teve início em março de 2012 e deveria ter sido entregue em março de 2014, dois meses antes do início da Copa do Mundo.


Contrato inicial ficou a cargo da construtora a Ster Engenharia, que esteve à frente do empreendimento de março de 2012 a fevereiro de 2013 e executou apenas R$ 4,84 milhões em obras.

Os trabalhos foram retomados em abril de 2013. A empresa Camargo Campos assumiu o contrato e permaneceu como responsável até agosto 2016, quando entrou em falência e foi retirada.

O valor total, com aditivos, é de R$ 30,6 milhões. A trincheira tem 520 metros, o trecho da obra fica entre a rotatória do Centro de Eventos do Pantanal até a proximidade da Procuradoria Fiscal do Município, com 2,4 km de extensão. Pelo local trafegam entre 13 e 15 mil veículos em horário com maior volume de movimento.

Aeroporto Internacional Marechal Rondon, em Várzea Grande (MT) (Foto: Rafaella Zanon/Secid-MT )
Aeroporto Internacional Marechal Rondon, em Várzea Grande (MT) (Foto: Rafaella Zanon/Secid-MT )

Aeroporto Marechal Rondon

As obras do Aeroporto Marechal Rondon, em Várzea Grande, no setor A e B estão finalizadas. Estas contemplam as áreas de embarque e desembarque doméstico e embarque internacional do aeroporto. Resta apenas a execução da reforma do setor C. Atualmente apresenta cerca de 85% de obra concluída.

Entre os serviços realizados estão, a instalação do forro modular metálico (“colmeia”) do setor de desembarque, do pavimento térreo, bem como o forro instalado no embarque superior do terminal, utilizado em voos domésticos e internacionais.


Somado a isso, também aparecem na lista o funcionamento do ar-condicionado, a reforma dos sanitários da praça de alimentação, a automatização das portas de entrada do terminal e a finalização das quatro pontes de embarque, que já estão operando.

A obra completa do aeroporto está orçada em R$ 85,1 milhões.

O convênio com a Infraero já venceu, porém, a empresa tem prazo de até final de maio para realizar alguns serviços apontados pela equipe de fiscalização da Secid.

A obra teve início em dezembro de 2012. Quem tocou os trabalhos foi o Consórcio Marechal Rondon (Engeglobal, Multimetal e Farol Empreendimentos).

Complexo Turístico da Salgadeira teve inauguração adiada por pelo menos três vezes nos últimos dois meses (Foto: Governo de Mato Grosso)
Complexo Turístico da Salgadeira teve inauguração adiada por pelo menos três vezes nos últimos dois meses (Foto: Governo de Mato Grosso)

Complexo Turístico da Salgadeira

A reforma do Complexo Turístico da Salgadeira, situado na rodovia Emanuel Pinheiro (MT-251), em Cuiabá, fazia parte do pacote de obras para Copa de 2014 e foi concluída pelas secretarias das Cidades e Desenvolvimento Econômico (Sedec), por meio da adjunta de Turismo.

Iniciada em 2010, a obra tem custo de R$ 12,6 milhões e teve a inauguração adiada por, pelo menos, três vezes ao longo dos últimos dois meses.

O complexo passará a contar com um restaurante amplo, um minimuseu, uma loja de souvenir, um posto policial, um mini-auditório, área administrativa, playground, paisagismo e duas guaritas.

O local também terá mirantes, rampas e portas que permitem acesso de pessoas com deficiência.

Com a construção da Avenida-Parque do Barbado e de um viaduto para o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) na Avenida Fernando Corrêa da Costa, foi necessária a abertura de uma rótula para acesso à UFMT. (Foto: Edson Rodrigues / Secopa)
Com a construção da Avenida-Parque do Barbado e de um viaduto para o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) na Avenida Fernando Corrêa da Costa, foi necessária a abertura de uma rótula para acesso à UFMT. (Foto: Edson Rodrigues / Secopa)

Avenida Parque do Barbado

Os trabalhos da implantação da Avenida Parque Barbado apresentam cerca de 76,2% de execução. O trecho que liga a Avenida Fernando Correa à Avenida Brasília está praticamente finalizado, restando a pavimentação da rotatória.

Os serviços serão reiniciados em maio (quando finaliza o período chuvoso) para conclusão da rotatória e da segunda etapa: da Avenida Brasília à Archimedes Pereira Lima (Estrada do Moinho).

A dimensão total da nova via é de 1,6 km. A obra está orçada em R$ 29,5 milhões e está sob responsabilidade da empresa Guaxe-Ecomind. A avenida deve ser entregue em outubro de 2018.

Trincheira da Jurumirim é uma das obras construídas para a Copa  (Foto: Drone Cuiabá)
Trincheira da Jurumirim é uma das obras construídas para a Copa (Foto: Drone Cuiabá)

Trincheira Engenheiro José Luiz Borges Garcia (Jurumirim/trabalhadores)

Com 97,84% de obra executada e orçada em R$ 50,5 milhões, os trabalhos na Trincheira Jurumirim encontram-se paralisados. Atualmente a Secretaria trabalha em um levantamento técnico e ensaios de qualidade.

O processo de retomada (negociação) para reserviços e conclusão da obra está em andamento com o Consórcio Sobeltar, responsável pela construção.

Ainda não há prazo para a finalização e entrega total da estrutura que possui 960 metros de comprimento.

Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT)

Vagões do metrô de superfície Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) ficam no Centro de Comando e Operações (CCO), em Várzea Grande, aguardando a instalação dos trilhos na região metropolitana de Cuiabá. (Foto: Edson Rodrigues / Secopa)
Vagões do metrô de superfície Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) ficam no Centro de Comando e Operações (CCO), em Várzea Grande, aguardando a instalação dos trilhos na região metropolitana de Cuiabá. (Foto: Edson Rodrigues / Secopa)

O contrato com Consórcio VLT Cuiabá-Várzea Grande foi rescindido de forma unilateral após instalação de processo administrativo pelo Governo do Estado para apurar infrações contratuais.

A Comissão de Processo Administrativo apurou ocorrência de práticas caracterizadoras desta rescisão contratual, como atos de inidoneidade consistentes no pagamento de vantagens indevidas a agentes públicos, subcontratação com irregularidade e cumprimento irregular de cláusulas do contrato.

A decisão de instalar investigação ocorreu após a deflagração pela Polícia Federal, em agosto de 2017, da Operação Descarrilho, que indicou indícios de irregularidade no contrato.

Uma nova licitação, que poderá ter participação de empresas nacionais e internacionais, está em andamento. Valores para a conclusão das obras, também ainda estão sendo calculados pela comissão.

Canteiro de obras do VLT em Várzea Grande deve passar por readequações (Foto: Gcom-MT)
Canteiro de obras do VLT em Várzea Grande deve passar por readequações (Foto: Gcom-MT)

O valor inicial do VLT é de R$ 1,477 bilhão e já foram aplicados na obra R$ 1,066 bilhão, valores considerados na data base de maio de 2012.

O armazenamento do material rodante é armazenado pelo Consórcio VLT, que realiza manutenções mensais nos equipamentos.

Recentemente, comerciantes com lojas instaladas na Avenida da FEB, em Várzea Grande, foram notificados pela prefeitura do município para refazerem as calçadas da via, quebradas quando foram iniciadas as obras de implantação do VLT.

Obra do COT da UFMT não foi entregue (Foto: G1)
Obra do COT da UFMT não foi entregue (Foto: G1)

Centro Oficial de Treinamento João Batista Jaudy (COT UFMT)

Atualmente, as obras do Centro Oficial de Treinamento (COT) Professor João Batista Jaudy, construído na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), estão 82% executadas.

A construção em questão foi retomada em abril de 2017 e tem orçamento estimado em R$ 17,25 milhões.

Os serviços de concretagem da pista de atletismo, que será toda emborrachada (com tecnologia italiana), foi finalizada atendendo às exigências da Confederação Nacional do esporte.

A obra passa atualmente por processo de cura do concreto. Os serviços estão a cargo da empresa Engeglobal.

A retomada e término da estrutura física do espaço esportivo ainda está em tratativas administrativas junto à construtora.

O projeto do COT UFMT conta com capacidade para 1,5 mil torcedores, campo de futebol, além de instalação das estruturas de arquitetura, fundações, terraplanagem, drenagem, pavimentação, estrutura metálica, instalações hidrossanitárias, elétricas, telecomunicações, luminotécnica, climatização e ventilação, prevenção e combate a incêndio, paisagismo, gramado e comunicação visual.

Foto do COT Pari, ainda em 2016 (Foto: Edson Rodrigues/Secopa)
Foto do COT Pari, ainda em 2016 (Foto: Edson Rodrigues/Secopa)

Centro Oficial de Treinamento Rubens dos Santos (COT Pari)

O Centro Oficial de Treinamento Rubens dos Santos, o COT do Pari, em Várzea Grande, está com obras paradas. Até agora 69,2% da construção está concluída.

A estrutura está orçada em R$ 31,7 milhões e mais de R$ 21 milhões foram repassados ao Consórcio Barra do Pari, liderado pela empresa Engeglobal.

Uma equipe do governo trabalha em um inventário, que relatará a qualidade todos os serviços executados e os não realizados.

O levantamento também apresentará dados de materiais furtados, mal aplicados e danificados. Será levantado custo de serviços e de obra a construir.

O relatório final será apresentado em agosto, porém ainda não há data para retomada e conclusão da obra.

Avenida 08 de Abril e Córrego Manoel Pinto

As obras de readequação da avenida 8 de Abril foram paralisadas há três meses pela construtora responsável, que alegou o não andamento dos trabalhos devido período chuvoso. Durante o período a Secid notificou a empresa para retomada e conclusão dos trabalhos.

O contrato sofreu aditivo (sem impacto financeiro) de mais um ano, com prazo limite até 31/07/2018, para ser finalizado.

Também contou com aditivo de valor devido à revisão de projeto, que inclui toda a recuperação do fundo do córrego e paredes laterais. Até o momento, foram executados 67,3% dos serviços. Valor do contrato final será de R$ 26,71 milhões.


A obra em questão contempla a urbanização do canal do córrego Manoel Pinto, a implantação do coletor tronco, calçadas, cinco rotatórias nos cruzamentos da avenida 8 de abril com as ruas: 13 de junho, Barão de Melgaço, Professor Ranulfo Paes de Barros, Senador Metelo, Tenente Thogo da Silva Pereira e mais um pontilhão para retorno à Rua Joaquim Murtinho.

O comprimento total de obras é de 3,1 km.

Avenida Jornalista Archimedes Pereira Lima (Moinho)

O convênio com a Superintendência de Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco) foi prorrogado para até novembro deste ano, garantindo os recursos a serem aplicados na construção, que até o momento apresenta 70,3% de obra executada.

Os serviços realizados pelo Consórcio Trimec-Hytec apresentaram diversas inconformidades, principalmente no pavimento.

Diante disso, foram realizados vários ensaios/testes de qualidade.

Os resultados das avaliações realizadas nos 4,4 km de obra foram repassados ao consórcio para o início das negociações de retomada dos trabalhos.

Com aditivo a obra custará aproximadamente R$ 23,3 milhões, após finalizada.

Arena Pantanal não foi totalmente concluída e precisa de reparos (Foto: Secopa/Divulgação)
Arena Pantanal não foi totalmente concluída e precisa de reparos (Foto: Secopa/Divulgação)

Arena Pantanal

A construção da Arena Pantanal possui três contratos: Mendes Junior (obras civis), Consórcio CLE (TI, Telecom), Kango Brasil (assentos e mobiliário).

Os serviços de instalação dos equipamentos mobiliários esportivos (bancos para arquibancada, jogadores reservas e do vestiário), que são de responsabilidade da empresa Kango Brasil, já estão conclusos.

A contratada necessita efetivar correções pontuais nos assentos, dentre elas desbotamentos, falhas de rebatimento, fixações e plaquetas de identificação.

Com relação as inconformidades detectadas na certificação dos assentos pelo INMETRO, a Secid trabalha atualmente em testes de verificação do produto entregue e solicitando as documentações comprobatórias da contratada.

Além disso, o contrato passa por análise na Procuradoria-Geral do Estado para possível acordo judicial. O valor desse contrato é de valor do contrato R$ 18,2 milhões.

A construtora Mendes Júnior é responsável pelas obras civis da Arena. Ao total ela já executou 98,4% dos trabalhos. Atualmente o contrato, estimado em R$ 453,2 milhões, encontra-se judicializado.

A Secretaria das Cidades trabalha para um acordo com Consórcio CLE, com a finalidade de garantir o retorno do funcionamento do telão, catracas e som, por exemplo.

O processo é acompanhado e passa por análise da PGE e da Controladoria Geral do Estado (CGE). O valor final do contrato está orçado em R$ 110,8 milhões e até o momento está 92,1% executado.

Obras entregues
Em 2015, foram entregues construções do Morro do Despraiado, em Cuiabá e as duplicações da Rodovia Mário Andreazza e estrada da Guarita, em Várzea Grande.

Em 2016 a Secid concluiu a trincheira Verdão/Santa Izabel e os muros limítrofes da Vila Militar, Universidade Federal de Mato Grosso e Aeroporto Marechal Rondon.

Em 2017, foram concluídas obras do Complexo Viário Deputado Walter Rabelo, na região do Tijucal e iluminação em LED implantada em toda Avenida Miguel Sutil, Complexo Tijucal e parte da Avenida Dom Orlando Chaves, em Várzea Grande.

Fonte: G1
Leia Mais ››

MPF abre seleção para estagiários de Direito no RN


O Ministério Público Federal (MPF) lançou concurso de estágio para alunos de Direito destinado a preencher cadastro de reserva para as procuradorias da República em Natal, Assu, Caicó e Pau dos Ferros. O período de inscrições vai de 7 a 18 de maio e, para participar, o estudante deve estar matriculado em uma das instituições conveniadas (ver lista abaixo) e não concluir a graduação este ano. Além disso, caso seja aprovado e venha a ser convocado, quando do momento da contratação o candidato deverá ter concluído no mínimo o 3º ou 4º semestre do curso – a depender da duração total do mesmo.

Para inscrever-se, o candidato deve preencher o formulário que será disponibilizado no site do MPF/RN (http://www.mpf.mp.br/rn/estagieconosco/concursos-de-estagio/2018 ) – a partir das 16h do dia 7 de maio – e confirmar a inscrição enviando um e-mail com cópias dos seguintes documentos em formato PDF: identidade; CPF; e declaração de matrícula. Caso pretenda concorrer às vagas para pessoa com deficiência ou minorias étnico-raciais, deve enviar também, respectivamente, o laudo médico ou a declaração específica (disponibilizada junto ao edital).

O conteúdo das provas e outros detalhes sobre as inscrições podem ser consultados no edital e todas as informações sobre o processo serão publicados no site do MPF/RN. O concurso prevê a realização de prova objetiva e discursiva, ambas marcadas para 17 de junho, das 9h às 13h. A prova objetiva terá 40 questões de conhecimentos específicos em Direito, valendo 0,25 cada questão correta. Serão eliminados aqueles que não obtiverem nota total igual ou superior a 5,0.

Somente terão as provas discursivas corrigidas os candidatos que, na prova objetiva, obtenham classificação até a 120ª posição (para Natal) ou 20ª (para Assu, Caicó e Pau dos Ferros). A discursiva consistirá na “elaboração de dissertação, análise e interpretação e/ou elaboração de peça ou texto jurídico”, valendo de 0 a 10 pontos. A classificação final será estabelecida atribuindo-se peso 1 à prova objetiva e 2 à discursiva.

A aprovação não gera o direito à contratação do estagiário, que poderá ser ou não realizada, a critério da Procuradoria da República. Os aprovados e convocados irão estagiar 20 horas por semana, recebendo uma bolsa mensal de R$ 850, além de auxílio-transporte de R$ 7,00 por dia estagiado.


Instituições de ensino conveniadas

• Centro Universitário do Rio Grande do Norte – Uni-RN;

• Centro Universitário Facex – UniFacex;

• Faculdade Evolução do Alto Oeste Potiguar – FACEP;

• Faculdade Mater Christi – FMC;

• Faculdade Maurício de Nassau de Natal – FMN

• Faculdade Natalense de Ensino e Cultura – FANEC;

• Instituto de Ensino Superior do Rio Grande do Norte – IES-RN;

• Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN;

• Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN;

• Universidade Federal Rural do Semi-Árido – UFERSA;

• Universidade Potiguar – UnP.

Mais informações:

Natal – Procuradoria da República no Rio Grande do Norte (84 3232-3995)

Av. Deodoro da Fonseca, 743 – Tirol

Assu – Procuradoria da República no Município de Assu (84 3331-7256)

Rua Sinhazinha Wanderley, 912 – Centro

Caicó – Procuradoria da República no Município de Caicó (84 3417-2050)

Rua Zeco Diniz, S/N – Penedo

Pau dos Ferros – Procuradoria da República no Município de Pau dos Ferros (84 3351-3600)

Av. Getúlio Vargas, 1911 – Centro


Fonte: Portal no Ar
Leia Mais ››