sexta-feira, maio 04, 2018

Suspensão do Banco Neon afeta serviços da 'fintech' Neon e clientes reclamam; entenda

Banco Neon (Foto: Reprodução/Facebook/Banco Neon)
Banco Neon (Foto: Reprodução/Facebook/Banco Neon)

A liquidação extrajudicial do Banco Neon, decretada nesta sexta-feira (4) pelo Banco Central, afeta as operações das contas digitais do Neon, apesar de as duas instituições serem distintas e da ação não se estender à fintech que possui cerca de 600 mil clientes. Usuários reclamam de serviços fora do ar e outros relatam ter sacado todo o dinheiro disponível.

O Banco Neon é um banco comercial de pequeno porte, pois detém 0,0038% dos ativos do sistema bancário. Possui apenas uma agência em Belo Horizonte (MG). Já a Neon Pagamentos é uma companhia distinta, da qual o controlador do banco possui 20% de suas ações, segundo a Reuters. A fintech é classificada pelo BC como sistema de arranjo de pagamentos, opera as contas digitais e é conhecida como "Neon".

Os efeitos da liquidação extrajudicial afetam diretamente apenas o Banco Neon. Ainda que a decisão do BC não se estenda à administração do Neon, alguns serviços oferecidos pelas contas digitais da empresa de pagamentos enfrentam instabilidade. O Neon admite que os seguintes serviços estão “temporariamente indisponíveis”:

pagamento de boletos;
envio e recebimento de transferências;
utilização do cartão de crédito;
resgate de Certificados de Depósitos Bancário (CDB);
e recarga de celular.
Isso ocorre porque esses serviços são operados pelo Banco Neon, desde que as duas instituições firmaram um acordo operacional em 2016. Como se trata de um arranjo de pagamento, a fintech precisa recorrer a um banco comercial para fornecer serviços como contas de pagamento.

Com a decisão do BC, todas as atividades do Banco Neon foram suspensas, o que interrompeu o atendimento prestado ao Neon. Os bens do banco serão usados para pagar os credores. A companhia informa estar à procura de uma substituta do Banco Neon.

"A Neon toma providências para contar com novo banco liquidante para regularizar a prestação de seus serviços e reforça o compromisso de manter clientes e mercado informados."

Na véspera, a Neon Pagamentos recebeu um aporte financeiro de R$ 72 milhões dos fundos Omydiar Network, Tera Capital e Yellow Ventures.

'Temporariamente fora do ar'
Clientes do Neon reclamam nas redes sociais que ficaram sem acessar os serviços fornecidos pelo aplicativo. No twitter, usuários que conseguiram fazer saques disseram que retiraram todo o dinheiro disponível, temendo consequências da suspensão.

Após saber da notícia nesta manhã, o cliente Guilherme Nagüeva escreveu em sua página do Twitter que decidiu tirar os recursos do banco, onde mantém saldo na conta para gastos semanais, mas foi surpreendido com uma mensagem de que o aplicativo estava "temporariamente fora do ar".

O usuário @ticiousalmeida escreveu para o Neon: "Eu preciso realizar o pagamento de algumas contas HOJE e por conta disso tudo não vou conseguir pois não tenho acesso. E agora? Vou ter que entrar com processo?".

Em resposta às reclamações, o Neon informou pelo Twitter que os cartões de crédito e débito dos clientes "continuam operando perfeitamente", assim como os saques, e somente o aplicativo está em manutenção".

No entanto, o usuário Luiz Ottino relatou que não conseguia utilizar seu cartão. "Por aqui o cartão já parou de funcionar... como faz?".

"Não existe a possibilidade de sacar o dinheiro, eu tentei. Dá falha na comunicação com o banco. Hoje eu deveria pagar meu aluguel e todo o meu dinheiro está BLOQUEADO num banco que será fechado. O prazo de devolução desse dinheiro não existe", escreveu Tati Sattin ao banco.

O cliente do banco Marcos Chmiel, também no Twitter, escreveu que não conseguia fazer saques. "Baita mentira. O saque está impossibilitado".

Confira a íntegra do comunicado da Neon Pagamentos:

"Referente à liquidação extrajudicial do Banco Neon S.A (atual denominação do antigo Banco Pottencial) divulgada hoje pelo Banco Central, a Neon Pagamentos esclarece que é uma pessoa jurídica distinta do Banco Neon, com bases acionárias e administradores independentes. Portanto, o anúncio não interfere na administração da Neon Pagamentos, que inclusive recebeu aporte recente de fundos de venture capital.

A Neon Pagamentos ressalta que os recursos depositados em contas de pagamentos dos clientes encontram-se disponíveis para saque e compras por meio de cartão de débito e não serão afetados pela liquidação extrajudicial do Banco Neon.

Em 2016, a Neon Pagamentos e o Banco Neon firmaram um acordo operacional com o objetivo de oferecer contas de pagamento e serviços financeiros relacionados ao mercado. Assim, alguns dos serviços financeiros intermediados por meio do Banco Neon estão temporariamente indisponíveis, como: pagamento de boletos, envio e recebimento de transferências, utilização do cartão de crédito, resgate de Certificados de Depósitos Bancário (CDB) e recarga de celular.

A Neon Pagamentos já toma providências para contar com novo banco liquidante para regularizar a prestação de seus serviços e reforça o compromisso de manter clientes e mercado informados."

Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!