quinta-feira, setembro 20, 2012

Locutor da coligação Vontade do povo adere para Zé Filho Melo


Com a realização da festa da Padroeira de Itaú, Nossa Senhora das Dores, as manifestações políticas no município de Itaú foram suspensas durante dez (10) dias; com isso os fanáticos por política não ficavam parados, a animação se dava em descer (versão usada para retirar as bandeiras das casares, ao qual seus moradores aderiam) as bandeiras e sair em passeata, mostrando a todos que acabará de acontecer mais uma adesão.

Após a Festa da Padroeira, os Bigodinhos de Zé Filho Melo, fizeram sua primeira manifestação na noite desta quarta-feira (19), convidaram seus correligionário para juntos se concentrarem no Bairro Nossa Senhora das Dores, na Residência de um popular conhecido por Mareco.

Neste encontro foi apresentado um vídeo, mostrando a trajetória de vida de Zé Filho Melo, com depoimentos de populares da comunidade de Itaú, quando o locutor da coligação Unidos para Fazer Melhor Pepeta foi comunicado para anunciar que em instantes o povo iria ouvir uma voz diferente no palanque. Foi ai que os representantes da coligação de Zé Filho Melo saíram em busca do mais novo membro da nação do quatorzão (14zão). Para surpresa dos presentes era o Locutor da Coligação Vontade do Povo, Cláudio Oliveira; a partir daí, o mesmo tomou conta do microfone e saíram em passeata e carreata pelas ruas de Itaú-RN puxado os bigodinhos, que com muita euforia, faziam questão de exibir sua contentação.



Registramos também mais uma adesão na carreata de Zé Filho Melo, o jovem Servulo, que também era da coligação de Ciro Bezerra, além de uma senhora que não conseguimos identificar, e por fim as azuletes que serão apresentadas no comício de domingo próximo (23).

A Adesão

De acordo com informações colhidas por nossa equipe de reportagem, com o recesso dado em prol da Festa de Nossa Senhora das Dores, eram feitas as negociações com o locutor Cláudio Oliveira por um membro da coligação Unidos para Fazer Melhor, realizando o intercambio entre os representantes do partido e Cláudio Oliveira; os motivos reais aos quais fizeram o locutor tomar essa decisão e abandonar o barco de Ciro Bezerra é desconhecida por nossa reportagem.










Mais fotos da carreata aqui

Arlindo Maia da Redação do Cidade News
Leia Mais ››

Escola Estadual Francisco de Assis Pinheiro investe na Educação de seus alunos através de feiras de ciência


A educação brasileira, Não é tida como esperado pelos professores, alunos e diretores de instituições educacionais. Espera-se que a educação no Brasil resolva, sozinha, os problemas sociais do país. No entanto, é preciso primeiro melhorar a formação dos docentes, visto que o desenvolvimento dos professores implica no desenvolvimento dos alunos e da escola, o que poderia resultar em dados positivos para a sociedade.

A educação brasileira, que em outros contextos históricos era muito mais precária, hoje apresenta avanços significativos no que diz respeito a fatores como infra-estrutura, formação de professores, material didático, inovações tecnológicas, entre outros aspectos que deveriam favorecer a aprendizagem.

Prova de tudo isso é o que vemos na Escola Estadual Francisco de Assis Pinheiro, onde a direção, representada pelo Sr. Geraldo Pinheiro Filho, tem buscado de formas diversificadas, fazer com que o aluno de hoje, leve em sua bagagem o maior conteúdo possível para o seu futuro profissional.

A escola tem investido na formação dos seus educandos de maneira significativa, onde a própria comunidade percebe o quanto a direção tem buscado prender a atenção do aluno em busca de conhecimentos.

Desta vez, para protagonizar uma educação de qualidade, depois de uma comemoração especial ao dia do estudante, traz mais uma dinâmica de aprendizagem para seus discentes, que é a feira de ciência organizada pela instituição de ensino, como forma de incentivar o conhecimento, assim como relatou a nossa reportagem as representantes da 13ª DIRED de Apodi/RN que também vieram prestigiar a feira de ciências da escola.

Francisca, mais conhecida por Nega relatou sobre a importância da feira de ciência na escola, principalmente pela dedicação de professores e alunos classificando como um excelente trabalho. Já Silvana, a nossa reportagem fez um questionamento sobre a importância das feiras de ciências nas escolas, onde a mesma nos declarou que “a feira de ciência tem uma grande importância, porque o aluno hoje ele gosta de trabalhar essa parte científica, ele não fica preso somente aos conteúdos teóricos, mas ir fazer a pesquisa, ir procurar mesmo a veracidade das coisas, o que é realmente cientifico para o aluno. Pois é muito importante, porque ele aprende, o processo de aprendizagem dele é muito mais significativo numa feira dessa do que simplesmente só uma aula teórica que ele esteja assistindo com o professor, aqui ele esta vivendo história como também  provando que essa história foi realidade” avaliou Silvana.

O diretor da escola Geraldinho, relatou a importância da feiras de ciência, que são realizadas pela escola, onde “a teoria     do dia-a-dia colocada em prática, onde estamos vendo isso nos projetos executados pelos alunos, com uma participação muito grande dos alunos e de outras escolas” relatou o diretor. Está é a segunda feira realizada pela escola na direção de Geraldinho.

A Feira de Ciências é um dos principais eventos que estão sendo questionados na educação. A Escola Estadual Francisco de Assis Pinheiro elaborou atividades a serem desempenhadas com o objetivo de realizar o ato de educar o aluno. As exposições são consideradas uma das formas mais eficientes de divulgação científica. Onde cada professor auxiliou seus alunos nas divulgações dos conhecimentos para os visitantes.


O professor de química, Edson Júnior, ficou responsável em orientar os alunos da turma do 1º Ano “B” Matutino levando para os seus visitantes o conhecimento sobre os processos de separação de misturas, pois, de acordo com o professor Edson Júnior esse processo alguns são feitos no dia-a-dia e outros nas indústrias, tendo como objetivo mostrar o nome cientifico desse processo as escolas visitantes. Mostrando o exemplo do processo de filtração que é o mesmo utilizado para se fazer café e é feito em casa, e algumas pessoas não conhecem. O aluno Rafael expôs para nossa reportagem com é realizado o processo de separação do óleo e da água, utilizando o Beque e o funil de decapitação.


A professora de Biologia, Neci Praxedes, orientou a os alunos do 1º Ano “A”. A turma foi dividia em dois grupos para apresentar o labirinto sanguíneo e a membrana plasmática. A aluna Joice é responsável por fazer a coleta do sangue dos visitantes para detectar o tipo sanguíneo. Utilizando a lâmina ela separa em grupo A, B e O, usando os soros anti A, anti O e o Anti B, através da reação do sangue coletado na lâmina, sabe-se o tipo sanguíneo do visitante.


O professor de História e Geografia, Regis Neto, auxilia os alunos da turma do 3º ano “B” Noturno, segundo o professor, foi realizada uma pesquisa, sobre      a história do grupo de Lampião, apresentando para os visitantes os costumes, hábitos, o motivo pelo qual Lampião entrou para o cangaço.


Eronildes que é professor de matemática, deu suporte aos alunos do 1º Ano “C” Noturno, apresentando o projeto do Índice de Massa Corporal (IMC) para diagnosticar se a pessoa esta acima do peso, está obeso ou com o peso normal. A aluna Jaqueline relatou a importância dos cuidados que cada um deve ter com sua massa corporal.



A turma do 3º Ano “A” Matutino juntamente com a professora Acenilda, apresentavam aos seus visitantes a trajetória da mulher, como ela era tratada antigamente dentro da sociedade e hoje como a ela é vista. As alunas Raiane e Poliana expunham aos visitantes a sexualidade da mulher na antiguidade retratando a inferioridade dela em relação aos dias de hoje, sendo submissa ao homem, por ter vindo da costela de Adão.


O Professor de Língua Portuguesa e Literatura, Moisés Praxedes, com os membros do 2º Ano “B” Noturno, apresentavam as curiosidades da Língua Portuguesa, como o surgimento de alguns termos como o gaúcho e o potiguar. Também o jogo Soletrando do Luciano Ruck, que foi a sensação do projeto apresentado pelos alunos.



Por fim a sala de Metodologia, onde a Professora orientadora Rivanilda e os alunos do 2º Ano “A e B”, apresentaram os métodos de ensino, que é a aula expositiva, leitura e o uso da multimídea, onde o aluno Yanke Filgueira ia mostrando a importância da leitura na vida do educando.

É importante destacar que esse projeto apresentado pelos alunos do 2º ano vai ser apresentado na cidade de Apodi/RN no dia 26 de setembro em uma exposição cientifica, tendo como orientadora as professoras Rivanilda e Rosivânia. Para isso foi feito a divisão da turma em três de 14 alunos cada uma, com o mesmo conteúdo, em seguida, foi empregado um questionário, onde com o resultado todos os métodos de ensino são válidos, mas a aula expositiva é a que deixa mais na memória do aluno.

A professora Rosivânia disse ser gratificante poder representar a escola, assim como o município de Itaú-RN nesse projeto, porque os alunos se empenharam e diante desse trabalho em conjunto surtiu efeito. Onde a mesma nos relata que não foi um projeto de imediato; ao longo do tempo foi desenvolvida essa tarefa através de etapas, para poder chegar a esse objetivo.

A Maioria das escolas prestigiaram a feira de ciências apresenta pela Escola Estadual Francisco de Assis Pinheiro. Sandro Resende professor das escolas José Pôrto de Queiroz e Vitória do Saber como Edineide de Freitas da Escola Dinarte Mariz relataram a importância desse projeto no processo de ensino aprendizagem dos alunos, assim como falou Edineide, mesmo trazendo crianças pequenas é possível sim eles absorverem algo na feira, pois ali existe um leque muito grande de variedades e sabe que algo ali chamaria a atenção dos educandos. Já Sandro relatou a importância da pesquisa, em que cada aluno vive a experiência in loco em busca do conhecimento para transmitir aos ouvintes.

A Feira de ciência encerrou a noite com apresentação do grupo de dança e apresentação de Cangaço de Lampião.











Confira demais fotos aqui

Arlindo Maia da Redação do Cidade News.
Leia Mais ››

PM é preso suspeito de chantagear e estuprar a ex-namorada no RN


Um policial militar de 29 anos foi preso na manhã desta quinta-feira (20) suspeito de ter estuprado sua ex-namorada, com quem manteve um reacionamento de quatro anos. O soldado foi detido na cidade de Santa Cruz, distante 111 quilômetros de Natal. As informações são da Polícia Civil, que investiga o caso.
Segundo a assessoria de imprensa da Polícia Civil, o crime aconteceu no último dia 29 de agosto, no apartamento do PM. De acordo com o delegado Silva Júnior, o suspeito teria obrigado a vítima a entrar no carro dele e, em seguida, a levado para ter relações sexuais em sua residência.
A ex-namorada do soldado, ainda de acordo com as informações do delegado, teria sido obrigada a obedecer às ordens do policial sob a ameaça de uma arma.
Em depoimento, a vítima contou à polícia que, depois do crime, o policial ligou e mandou mensagens de telefone celular para o atual namorado dela, afirmando ter mantido relações sexuais com a mulher. Ela também relatou que vinha sendo chantageada pelo ex-namorado, que ameaçava publicar fotos dela nua na internet.
Em depoimento prestado à Polícia Civil nesta quinta, o suspeito negou as acusações e alegou que a relação foi consensual. O soldado da PM disse também que mandou as mensagens por ciúme.

Fonte: G1/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Irmãos são presos com droga dentro de um tomate no RN, diz polícia


Parte da droga foi encontrada dentro de um tomate (Foto: Cedida/Degepol/RN)Parte da droga foi encontrada dentro de um tomate
(Foto: Cedida/Degepol/RN)
As polícias Civil e Militar do Rio Grande do Norte realizaram, na madrugada desta quinta-feira (20), uma ação conjunta de combate ao tráfico de drogas batizada de Operação 'Fim de Feira'. Na cidade de Nova Cruz, município da região Agreste do estado, distante 93 quilômetros da capital, dois irmãos foram presos e apreendidos quase dois quilos de crack e maconha. Parte da droga estava escondida dentro de um tomate.
Os irmãos têm 35 e 28 anos. Ambos foram autuados em flagrante por tráfico de drogas. A ação aconteceu após denúncia anônima, que informou a polícia sobre a venda de entorpecentes na rua Senador Georgino Avelino, local mais conhecido como 'rua da palha'.
Material apreendido com os irmãos (Foto: Cedida/Degepol/RN)Material apreendido com os irmãos
(Foto: Cedida/Degepol/RN)
Equipes das polícias Civil e Militar se deslocaram até o endereço e comprovou que realmente se tratava de um ponto de comercialização de drogas. Na residência dos acusados, foram encontradas 19 pedras de crack escondidas dentro de um tomate, além de 33 trouxinhas de maconha e dois tabletes com cerca de um quilo e meio da droga.
Os policiais também apreenderam a quantia de R$ 1.134. Um dos irmãos, segundo a Polícia Civil, já tinha sido preso por tráfico.

Fonte: G1/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Polícia prende suspeitos de tráfico de drogas e armas no interior do RN


Armas apreendidas durante a operação (Foto: Cedida/Degepol/RN)Armas apreendidas durante a operação
(Foto: Cedida/Degepol/RN)
Uma ação conjunta das Polícias Civil e Militar do Rio Grande do Norte resultou na prisão em flagrante de três pessoas na manhã desta quinta-feira (20) nas cidades de Patu, a 314 quilômetros de Natal, e Messias Targino, distante 289 quilômetros da capital. A operação Serra Limpa é comandada pela equipe da Divisão de Polícia do Oeste (Divipoe) e conta com policiais do Bope e de outras delegacias da região. A informação é do delegado que comanda a Divipoe, Odilon Teodósio dos Santos Filho.
"Tínhamos informações de que havia pessoas traficando drogas e armas nessas duas cidades e, em parceria com a PM, montamos essa operação. Ao todo, cumprimos 10 mandados de busca e apreensão expedidos pela Justiça de Patu. Ao cumprirmos esses mandados, prendemos três pessoas em flagrantes suspeitas de cometer esses crimes", relatou Odilon Teodósio do G1.
Além das prisões de três maiores de idade, um menor foi apreendido com droga. Ele será encaminhado a um centro para cumprimento de medidas sócio-educativas. Os maiores de idade foram autuados em flagrante e estão presos.
O delegado Odilon Teodósio confirmou a apreensão de drogas, armas e motos suspeitas de serem roubadas.

Fonte: G1/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Polícia prende dois suspeitos de envolvimento em chacina na Chatuba


Polícia apresenta presos acusados de envolvimento em chacina (Foto: Bernardo Tabak/G1)Polícia apresenta presos acusados de participar de
chacina (Foto: Bernardo Tabak/G1)
A Polícia Civil apresentou, nesta quinta-feira (20), dois homens suspeitos de envolvimento na chacina ocorrida na Favela da Chatuba, em Mesquita, na Baixada Fluminense. Fernando Domingos Pereira Simão, o “Sheik”ou “Fernandinho”, e Jonas Santos Pereira, o “Jonas Pintado”, já tinham mandado de prisão expedido pela Justiça. O Disque-Denúncia oferecia recompensa por informações que levassem à prisão da dupla.
O delegado responsável pela investigação do crime, Júlio da Silva Filho, da 53ª DP (Mesquita), disse que agora as buscas se concentram em outros dois acusados de participar da morte de nove pessoas. Os agentes procuram por Remilton Moura da Silva Junior, o “Juninho Cagão” e Marcus Vinícius Madureira da Silva, o “Ratinho.
Segundo o delegado, os dois homens apresentados nesta quinta atuam na chefia do tráfico de drogas da Chatuba. "O Jonas e o Fernandinho eram chefes do tráfico na Chatuba. Eles sabiam o que estava acontecendo e tinham o poder de evitar a chacina, mas não o fizeram”, disse Silva Filho.
A polícia também apresentou Danilo Machado Valverde, de 27 anos, preso na quarta-feira (19). Ele é acusado de transportar numa carroça os corpos de seis adolescentes mortos na chacina.
Desde 8 de setembro, quando ocorreu a chacina, cinco pessoas já foram presas e dois menores foram apreendidos. O delegado explicou que todos vão responder pelos crimes de homicídio qualificado, tráfico de drogas e associação para o tráfico.
Perícia em carroça
Ainda na quarta, os agentes apreenderam uma carroça, que pode ter sido utilizada no crime. O homem que seria o dono da carroça também foi ouvido pela polícia, mas negou envolvimento nos assassinatos.
“No dia da chacina, a carroça estava dentro do quintal de um vizinho, onde fica sempre guardada”, afirmou o dono da carroça. Ele disse que trabalha como carroceiro há dez anos, fazendo pequenas mudanças e retirada de entulhos. “Há dois anos, trabalho transportando material de construção para uma loja de Nilópolis”, acrescentou o carroceiro, que preferiu não ter o nome revelado.
O carroceiro explicou que não entendeu por qual motivo Danilo Machado foi preso. “Ele (Danilo), também tem as carroças dele lá na Chatuba. Não entendi porque ele entregou a minha”, comentou o carroceiro.
Entretanto, um morador da Favela da Chatuba, que preferiu não se identificar, afirmou que traficantes já usaram carroças, à revelia dos donos delas, para fazer barricadas e impedir a entrada de policiais na comunidade. “Os traficantes pegam as carroças sem pedir. E quem vai dizer que não?”, contou ele.
Muro na Chatuba
Após a chacina, a prefeitura do município começou a construir um muro para proteger a população da Favela da Chatuba, vedando um dos acessos ao Parque Natural de Gericinó, na localidade conhecida como Curral.
Os seis jovens mortos foram: Glauber Siqueira, Victor Hugo Costa e Douglas Ribeiro, de 17 anos, Josias Searles e Patrick Machado, de 16, e Christian Vieira, de 19. Além deles, também foram mortos na região o pastor Alexandro Lima, José Aldeci Junior, 19, e um cadete da Polícia Militar.

Fonte: G1/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Aluno é suspeito de intoxicar 22 colegas em escola de Catalão, GO




Vinte e dois alunos de uma escola estadual localizada no bairro Pio Gomes, na cidade de Catalão, região sudeste de Goiás, foram parar no hospital com dificuldade de respirar e sintomas de intoxicação na tarde de quarta-feira (19). De acordo com testemunhas, um estudante é suspeito de ter entrado na sala, durante o intervalo da aula, e jogado nos colegas uma substância, ainda não identificada. Equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) desconfia que o produto seja pó-de-mico, normalmente usado em brincadeiras entre amigos.
O adolescente Emerson Farias foi um dos alunos que precisou de atendimento médico. Depois do susto, agora ele passa bem. “Foi um cheiro muito fedorento. Aí, ficou todo mundo muito tonto. Tonto mesmo. Teve que usar máscara de oxigênio”, relata.
Os estudantes foram levados para a Santa Casa por funcionários do colégio e pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Alguns alunos estavam com manchas vermelhas no corpo e muita coceira. “Vermelhidão pelo corpo, umas poucas, talvez três ou quatro, com dificuldade respiratória, olho lacrimejando muito. É uma reação tipicamente alérgica”, comenta o coordenador médico do Samu, Joelberth Cindra.
Todos os alunos já tiveram alta. O caso foi registrado pela Polícia Militar (PM) e deve ser investigado pela Polícia Civil.

Fonte: G1/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Aeronave cai no sul da Bahia; uma pessoa morreu, diz polícia


aeronave cai na bahia (Foto: Henrique Peixoto / Itamaraju Notícias)
Uma aeronave caiu na Fazenda Conjunto Califórnia, entre os municípios de Itamaraju e Teixeira de Freitas, na região sul da Bahia, informou a Força Aérea Brasileira (FAB) nesta quinta-feira (20). De acordo com informações do comandante Gilson Paixão, da Polícia Civil de Itamaraju, uma pessoa morreu na queda. A polícia acredita que o acidente tenha ocorrido durante a madrugada.
Segundo as primeiras informações do dono da fazenda onde a aeronave foi encontrada, inicialmente dois corpos estavam no local, mas a polícia confirmou apenas uma vítima.
"A primeira impressão é de que a aeronave bateu em alguma árvore e caiu, pegando fogo posteriormente. O avião foi encontrado destruído e um corpo foi localizado. Aparentemente essa aeronave é um monomotor, mas não temos informações sobre a rota e os dados do piloto. Não sabemos de onde saiu essa aeronave. Encaminhamos para a Polícia Técnica de Teixeira de Freitas o corpo encontrado, assim como o plano de voo e partes do avião", explicou o comandante da Polícia Civil.

aeronave cai na bahia (Foto: Henrique Peixoto / Itamaraju Notícias)Participaram da operação, uma equipe do Corpo de Bombeiros, Departamento Técnico e Polícia Civil, todos de Teixeira de Freitas, com apoio da Polícia Civil de Itamaraju. A FAB informou que uma equipe do 2º Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes da Aeronáutica foi deslocada de Recife para apurar as causas do acidente no interior da Bahia.
Primeiras buscas
Segundo o dono da fazenda, Gildásio Martins Lins, o acidente ocorreu durante a madrugada. "Tomei um susto. Um funcionário me ligou umas 8h dizendo que o avião explodiu e que achou dois corpos, mas não soube informar se havia mais passageiros", afirma Gildásio. O dono da fazenda diz ainda que foi um vizinho da propriedade que acionou o funcionário durante a madrugada relatando a queda da aeronave. Buscas foram feitas na região, mas somente nesta manhã os destroços foram localizados.

Fonte: G1/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Após dez horas de velório, famílias percebem que corpos foram trocados


Velório Cascavel (Foto: Reprodução RPC TV)Famílias perceberam erro após dez horas de velório
  (Foto: Reprodução RPC TV)
Duas famílias de Cascavel, no oeste do Paraná, descobriram na manhã desta quinta-feira (20) que estavam velando, há mais de dez horas, os corpos errados.

Os corpos das vítimas, colegas de trabalho mortos em um acidente, foram trocados antes do início dos velórios, que tiveram de ser interrompidos para resolver o problema.
Os colegas morreram em um acidente entre um caminhão e uma carreta na BR-163, no município de Lindoeste. A batida foi no fim da manhã de quarta-feira (19), e segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o condutor do caminhão vinha de Cascavel, quando perdeu o controle do veículo em uma curva, derrapou, rodou na pista e colidiu frontalmente com a carreta que vinha no sentido contrário.
Ao G1, a irmã de uma das vítimas, Vânia Padilha, disse que os familiares perceberam que o corpo não era do irmão assim que o caixão chegou ao local do velório, às 23h de quarta. “Eu mesma coloquei o olho nele e falei que não era. Todos os amigos dele falavam que também não era, nem semblante nele não tinha. Daí ficou a dúvida”, contou.
Decorridas aproximadamente dez horas de velório, na manhã desta quinta, um amigo da família decidiu ir até a Administração dos Cemitérios e Serviços Funerários (Acesc), local onde estava sendo velada a outra vítima. Lá, ele constatou que aquele, sim, era o corpo do amigo. “Ele voltou aqui e falou: ‘Olha, não quero alarmar, mas esse aqui não é o Sérgio. O Sérgio está sendo velado lá na Acesc”, lembrou Padilha.

Na Acesc, os familiares da outra vítima também disseram que tinham desconfiado de que os corpos estavam trocados e fizeram novamente o reconhecimento. “Nós não íamos ficar na dúvida, nunca. Nós íamos apelar para o que fosse preciso para a gente não enterrar uma pessoa e ficar na dúvida. E agora nós temos certeza quem nós estamos velando aqui”, assegurou Padilha.
Segundo ela, o corpo estava muito desfigurado devido à gravidade do acidente, o que pode ter atrapalhado na hora da identificação. “Eu nem sei te dizer o que aconteceu, mas pelo que me disseram o erro foi lá no acidente, porque falaram que o auxiliar [outra vítima] é quem estava dirigindo, mas quem estava dirigindo era o meu irmão”, explicou a irmã.
O diretor do Instituto Médico-Legal (IML), Juari de Carvalho, informou que houve um erro por parte da família. “Elas vieram aqui, identificaram os corpos e foram encaminhados para os seus velórios. A própria esposa falou que era o marido dela”, contrapôs. Os corpos foram trocados e os velórios retomados no início da tarde desta quinta-feira (20).

Fonte: G1/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Fernandinho Beira-Mar é transferido para presídio de Catanduvas, no PR


Esta é a terceira vez que Fernandinho Beira-Mar é transferido para o Paraná (Foto: Roger Marques/ RPC TV)
O traficante Luiz Fernando da Costa, o Fernandinho Beira-mar, que estava na Penitenciária Federal de Segurança Máxima de Porto Velho, em Rondônia, foi transferido nesta quinta-feira (20) para a Penitenciária Federal de Catanduvas, no oeste do Paraná.
Ele chegou por volta de 13h30 ao Aeroporto Municipal de Cascavel, a 55 km de Catanduvas, em um avião da Polícia Federal (PF) e depois foi escoltado por carros do Departamento Penitenciário Nacional (Depen) até Catantuvas.

Segundo o Depen, a transferência de Beira-Mar foi um procedimento normal para o benefício da segurança das unidades. Ainda de acordo com o Departamento, é rotina o sistema penitenciário fazer rodízios de presos.
Beira-Mar estava no presídio de Porto Velho desde o dia 2 de fevereiro deste ano. Antes, ele estava no presídio de Mossoró, no Rio Grande do Norte. Esta é a terceira vez que Beira-Mar é levado para Penitenciária de Catanduvas.

Fonte: G1/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

MP pede à Justiça multa diária de R$ 1 mil à prefeita de Natal


Micarla de Sousa, prefeita de Natal, anunciou voto no adversário Carlos Eduardo (Foto: Canindé Soares/Cedida)MP/RN requereu à Justiça aplicação de multa
pessoal contra prefeita de Natal, Micarla de Sousa
(Foto: Canindé Soares)
O Ministério Público do Rio Grande do Norte peticionou à Justiça requerimento de execuções de multa contra a prefeita de Natal, Micarla de Sousa, e também em desfavor da ex-secretária municipal de Saúde, Maria do Perpétuo Socorro. A multa foi estipulada em R$ 1 mil por dia.
O pedido de aplicação de multa se refere à recusa do Município em atender reivindicações de reforma das unidades de saúde do bairro Planalto, na zona Oeste de Natal.
A promotora de Defesa da Saúde, Elaine Cardoso requereu a juntada da Decisão nos autos do Agravo de Instrumento n° 2012.004977-9 em uma nova petição. A promotora pleitea que seja conferido o regular andamento às execuções de multa contra a prefeita de Natal, Micarla de Sousa, e contra a ex-secretária municipal de Saúde, Maria do Perpétuo Socorro Lima Nogueira. A Justiça havia fixado o valor de R$ 1 mil por dia de descumprimento dos prazos estipulados.

Maria do Perpétuo Socorro Nogueira Lima, secretária de Saúde de Natal (Foto: Ricardo Araújo/G1)Multa pessoal também foi requerida contra
ex-secretária municipal de Saúde, Maria do
Perpétuo Socorro (Foto: Ricardo Araújo/G1)
Após analisar petições de execução de multa apresentadas pelo Ministério Público, devido ao descumprimento de Decisão, a Justiça manteve a multa ao ente público, elevando o valor para R$ 20 mil por dia de descumprimento. Entretanto, indeferiu o pleito ministerial de determinar o pagamento de multa pessoal pela prefeita, Micarla de Sousa, e hoje ex-secretária municipal de Saúde, Maria do Perpétuo Socorro. A Justiça determinou, porém, que a Municipalidade cumprisse as reformas das unidades.
O Ministério Público, em contrapartida, recorreu da Decisão que indeferiu o pedido de aplicação de multa pessoal contras as gestoras municipais. Em agosto passado, a 2ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça, à unanimidade de votos, deu provimento ao recurso para estender a multa diária também às pessoas da prefeita e da ex-secretária.

As obras das unidades se encontravam paralisadas por falta de pagamento. Por tal razão, o Ministério Público ajuizou uma ação que tramita na 4ª Vara da Fazenda Pública. Através dessa ação, o órgão ministerial requereu a fixação de multa em decorrência do descumprimento dos prazos estipulados para a conclusão das reformas.

Fonte: G1/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Bia Venâncio é proibida de entrar na prefeitura de Paço do Lumiar


Bia Venâncio será monitorada pela Polícia Federal através de uma tornozeleira digital (Foto: Biné Morais/O Estado)
Suspeita de participar de ações que desviaram recursos públicos da prefeitura de Paço do Lumiar, a chefe do executivo municipal, Bia Venâncio, está proibida de se aproximar do prédio da prefeitura. A medida foi tomada por ordem da Justiça Federal, que autorizou a Operação Alien, realizada nesta quinta-feira (20), em conjunto entre a Polícia Federal (PF) e a Controladoria Geral da União (CGU).


Bia, assim como as demais pessoas que prestaram depoimento na PF, terão que utilizar uma tornozeleira eletrônica que monitora os passos de cada um dos ouvidos enquanto continuarem as investigações. Além da prefeita, um vereador e três secretários municipais também serão obrigados a utilizar o dispositivo.
Segundo nota da Polícia Federal, as investigações apuram desvio de cerca de R$ 15 milhões em recursos provenientes do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) e do Programa Nacional de Apoio ao Transporte Escolar (Pnate).
Ao todo, 80 pessoas trabalham na operação, cumprindo 19 mandados de Medidas Cautelares Diversas da Prisão e 20 mandados de busca e apreensão. Segundo a polícia, a quadrilha atuava fraudando licitações na prefeitura de Paço do Lumiar, para desviar recursos dos programas.

Fonte: G1/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Jon Jones “sensualiza”, mas evita responder pergunta sobre ser símbolo sexual no Brasil


Sempre bem humorado, Jon Jones não perdeu a chance de fazer uma piada ao ser questionado sobre ser um símbolo sexual no Brasil. Durante a entrevista coletiva para o UFC 152, nesta quinta-feira, em Toronto, a turma do Pânico perguntou por que ele tinha tirado uma pelado, imagem que caiu no Twitter.

Primeiro ele levou na brincadeira o questionamento e até “sensualizou”, como pode ser visto no gif abaixo, que ficou muito engraçado. Confere aí:


Depois, ele evitou responder se aquela foto era um presente para suas fãs apaixonadas no Brasil ou se era para assustar seus rivais com o “big big big Jones”. Fingiu que não entendeu e deixou no ar um “melhor nem responder isso”. Mas não tira a graça da brincadeira.

Mas também teve seriedade na coletiva. Perguntado sobre o resultado de sábado na luta contra Vitor Belfort, Jones diz que quer voltar a encerrar lutas antes do fim do quinto round e não quer vencer por pontos, como aconteceu contra Rashad Evans.

Fonte: Uol Esporte/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Zagueiro francês do Lyon sofre com convulsões em campo após choque na Liga Europa


Dabo, zagueiro do Lyon, sofre convulsões no gramado e espera atendimento
O zagueiro Mouhamadou Dabo se chocou gravemente com um adversário e caiu no chão com convulsões nesta quinta-feira. Inconsciente, com os membros do corpo retesados, ele foi acudido por companheiros e retirado do campo em uma maca.

O zagueiro disputava uma partida do Lyon, sua equipe, contra o Sparta Praga, na França.

As equipes empatavam em 0 a 0 quando Dabo bateu a cabeça contra o corpo de Kaderabek e ficou estendido no chão, se tremendo. A partida foi imediatamente interrompida para o jogador ser atendido. A equipe médica imobilizou o pescoço do zagueiro enquanto ele recuperava a consciência.

O jogador foi levado a um hospital para fazer exames que verificarão se o pescoço e a cabeça foram afetados pela pancada. Segundo informações não oficiais, Dabo sofreu um traumatismo craniano. Ele tem 25 anos e nasceu no Senegal antes de se naturalizar francês.

Fonte: Uol Esporte/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Romário volta a detonar Mano, pede intervenção de Dilma e fala em fiasco do Brasil na Copa


Romário voltou a citar venda de jogadores convocados e mencionou "negociatas" acima de 1 bilhão
O ex-jogador Romário, atual deputado federal pelo PSB-RJ, voltou a fazer severas críticas ao trabalho de Mano Menezes na seleção brasileira e pediu para a presidente Dilma Roussef intervir na CBF para evitar uma vergonha do Brasil na Copa do Mundo de 2014.

Durante e após a vitória por 2 a 1 sobre a Argentina, na noite da última quarta-feira, o Baixinho utilizou o Facebook e o Twitter para questionar o treinador e escreveu, entre outras mensagens: “Galera, se continuar com esse time o Brasil não vai passar nem da primeira fase na Copa do Mundo.”

Assim como já fizera anteriormente, Romário levantou dúvidas sobre as escolhas de Mano. “O treinador é frouxo, medroso e não coloca os jogadores que tem que colocar. Quer que eu diga por que? Nem precisa né.”

O ex-atacante pediu interferência da presidente Dilma. “Presidente, vai ou não vai tomar uma providência? Vamos ficar passando essa vergonha até quando? Nunca esquecendo que, pelo fato da CBF ser uma empresa privada e não pagar imposto federal, a senhora tem todo o direito de intervir.”

Há 15 dias, Romário utilizou o termo "cartel de convocações", mencionou um esquema de favorecimento à CBF na venda de Hulk e disse que a chance dada ao goleiro Cássio culminará numa venda do corintiano para a Roma.

Agora, citou o volante Paulinho. "Só mais uma colocaçãozinha, o Paulinho, que é um bom jogador, já está de saída para a Itália. Ou seja, as negociatas que já estavam em 1 bilhão já devem tá (SIC) muito mais. Presidenta Dilma, pelo amor de Deus, tome uma decisão junto com o Ministério do Esporte."

Fonte: Copa do Mundo/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Neymar imobiliza punho direito com gesso, mas não desfalcará o Santos

Divulgação/Santosfc.com.br
Neymar tem o punho direito imobilizado
Neymar tem o punho direito imobilizado

Quase um mês após sofrer uma entorse no punho direito, Neymar teve de imobilizar o local com gesso, nesta quinta-feira, após passar por exames. O gesso será retirado em dias de jogos, por não ter seu uso permitido, e dará lugar a uma imobilização menos rígida.

De acordo com o site do clube, a decisão foi tomada para que o quadro de recuperação do atleta não se estenda.

"Ele teve uma entorse no punho com uma lesão ligamentar parcial. Não houve rompimento, apenas um estiramento", explicou Maurício Zenaide, médico do Santos, ao site da equipe.

"Ele vem sendo acompanhado de uma entorse de punho. Desde então, foi iniciado um tratamento. Porém, pela sequência de jogos e pelas quedas ocorridas, aumentou o processo inflamatório local."

Neymar sofreu a lesão durante o primeiro do tempo da partida contra o Bahia, no dia 29 de agosto. A entorse foi confirmada após exame de ressonância magnética.

O jogador tem enfrentado uma maratona de jogos pelo Santos e pela seleção brasileira. Na noite de quarta, foi o autor do gol que decretou a vitória do Brasil sobre a Argentina, em Goiânia, pelo Superclássico das Américas.

Apesar da imobilização, ele participará normalmente da rotina de treinos. No sábado, ele não joga contra a Portuguesa, no Pacaembu, pois está suspenso.

Fonte: Folha de São Paulo/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Desigualdade salarial nos EUA é maior do que na época da escravidão, diz estudo



A desigualdade salarial entre os norte-americanos é maior hoje do que nos tempos da escravidão. Essa é a conclusão de um estudo divulgado neste mês pelo National Bureau of Economic Research.

Mesmo com a inclusão dos milhões de negros que eram obrigados a trabalhar até quando os seus proprietários julgassem necessário, a divisão de renda nos Estados Unidos do século 18 era mais justa do que a atual.

O estudo, realizado pelos pesquisadores Peter H. Lindert e Jeffrey G. Williamson, mostra que até mesmo antes da independência norte-americana, em 1776, as colônias britânicas na América do Norte eram menos desiguais do que o país é hoje.

A pesquisa dos dois economistas, das universidades da Califórnia e de Harvard, faz um levantamento das médias salariais nos Estados Unidos entre 1774 e 1860. Segundo eles, o Sul do país, cuja economia era baseada no modelo agrícola escravista, era mais rico e igualitário que o Norte industrializado até a Guerra de Secessão (1861-1865). A partir do início do conflito, porém, o Sul sofreu uma queda vertiginosa em sua renda.


De acordo com o jornal Huffington Post, o estado de Nova York apresenta a maior desigualdade salarial no país atualmente, com 14,2% da população abaixo da linha da pobreza.

Em seguida aparece Connecticut, que tem a maior média salarial, mas não consegue dividir a renda igualmente entre os seus cidadãos. Texas, Louisiana e Alabama são os outros estados que estão entre as cinco maiores desigualdades salariais dos Estados Unidos.

Fonte: Opera Mundi/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Britânica fica em choque ao achar sapo morto em pacote de espinafre


Sarah Moss encontrou um sapo morto em um pacote de espinafre. (Foto: Reprodução)
A atriz britânica Sarah Moss, de 26 anos, disse ter ficado em choque ao encontrar um sapo morto em um pacote de espinafre que comprou em um supermercado da rede Tesco no Reino Unido, segundo o jornal "Hackney Gazette".

Um porta-voz da rede Tesco pediu desculpas à cliente e afirmou que o incidente será investigado. A atriz recebeu uma compensação de 10 libras (cerca de R$ 33).

Fonte: G1/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Padre polonês é investigado por fazer jovens lamber creme de seu joelho


Foto mostra crianças lambendo creme de joelho de padre na Polônia (Foto: Reprodução)
Foto mostra crianças lambendo creme de joelho de padre na Polônia (Foto: Reprodução)

Um padre polonês está sendo investigado após o site da escola onde trabalha disponiblizar imagens de jovens lambendo creme do joelho do homem, relata o "Mail Online" nesta quinta (20).
Algumas imagens mostram garotos e garotas de 13 anos ajoelhados e lambendo creme do joelho nu do homem, que está sentado e segura uma vareta.
Outras fotos mostram grupos de garotos e de garotas subindo escadas rastejando.
Marcin Kozyra, que também é diretor da escola salesiana em Lubin, sul do país, defendeu que as imagens são de um "ritual de iniciação" anual.
Alguns pais dos alunos defenderam o homem, dizendo que o creme se trata de loção para barbear e que ninguém foi forçado a comer a substância. Acionistas da escola também apoiararam Marcin, afirmando que não se "pode julgar com pressa" o caso e que talvez a cerimônia fosse ideia das crianças, segundo o portal.
Conforme a publicação, as autoridades ainda investigam Marcin, mas disseram que o caso não deve ir para a justiça.
Monika Sajkowska, de uma ONG local de proteção aos direitos das crianças, criticou a atitude do homem, mas considerou que não havia teor sexual na atividade, ainda de acordo com o portal.

Fonte: G1/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Japão divulga supostas provas sobre posse de ilhas disputadas com a China


O governo japonês divulgou nesta quinta-feira (20) em sua página oficial no Facebook documentos históricos que provariam a posse das ilhas Senkaku (ou Diaoyu, como são conhecidas na China).

A briga pelo pequeno arquipélago localizado ao extremo sul do Japão já dura mais de duas décadas, mas a tensão entre os dois países aumentou depois que o governo japonês anunciou a compra de três das ilhas, na semana passada.

Milhares de manifestantes protestaram nas ruas de cidades chinesas contra a compra das ilhas pelo Japão. Prédios de fábricas e escritórios de empresas japonesas foram atingidos pelos manifestantes, que também atacaram consulados japoneses na China.

Entre as provas divulgadas pelo Japão estão uma carta, de 1920, que teria sido assinada pelo cônsul chinês em Nagasaki, na qual ele agradece o resgate de pescadores chineses que naufragaram perto das ilhas Senkaku.

"(No total) 31 pescadores de Hui'an, província de Fujian, se perderam durante uma tempestade de vento e foram empurrados para a ilha Wayo, uma das ilhas Senkaku, distrito de Yaeyama, província de Okinawa, império do Japão", diz o trecho. Para o governo japonês, é uma prova de que a China já reconhecia o arquipélago como parte de Okinawa.

Outro documento é um artigo publicado pelo People's Daily, a imprensa oficial da China, em 8 de janeiro de 1953, que fala sobre a luta da população local contra a ocupação americana.

No texto é citado o nome Senkaku e não Diaoyu - como os chineses chamam o arquipélago hoje.

Uma terceira prova seria um mapa geográfico publicado pela China em 1933, no qual as ilhas Senkaku são indicadas como pertencentes ao Japão.

Já a China diz que as ilhas Diaoyu são parte de seu território desde tempos antigos, servindo como área de pesca e administrada pela província de Taiwan. O Ministério dos Negócios Estrangeiros chinês diz que isso é "totalmente comprovado pela história e está legalmente fundamentado". Mas até agora não apresentou provas concretas e se recusa a ir à corte internacional para resolver a questão.

Risco
Para o especialista em estudos asiáticos Jeff Kingston, da Universidade de Temple, em Tóquio, agora não é hora de discutir quem está certo. "A briga atual piorou além das expectativas porque os dois lados não têm tratado o assunto adequadamente", afirmou.

O pesquisador disse à BBC Brasil que há um risco enorme de que se crie um mártir na disputa - caso em que, para ele, ficará muito difícil de se restaurar a confiança bilateral. "Os líderes de ambos os países precisam se concentrar no fato de que as ilhas não compensam os danos que serão causados em ambas as nações."

Os japoneses reclamam que somente a partir da década de 1970, quando foi divulgada a existência de potenciais reservas de petróleo e gás na região, que as autoridades chinesas e de Taiwan passaram a reivindicar a posse das ilhas.

Segundo uma fonte japonesa do alto escalão, o país não tem pretensão de explorar as ilhas e quer manter as relações estáveis na região. As ilhas nacionalizadas pelo Japão pertenciam a investidores privados japoneses, e a compra foi feita para evitar que o governador nacionalista de Tóquio, Shintaro Ishihara, comprasse o arquipélago e construísse instalações no local, o que irritaria ainda mais o governo chinês.

Mas a fonte japonesa disse que o governo ficou muito preocupado com a reação extrema dos chineses.

Na quarta-feira, o vice-presidente da China, Xi Jinping - apontado como provável sucessor de Hu Jintao na Presidência do país - disse que o governo japonês precisa "pôr limites ao seu comportamento" e parar de minar a soberania chinesa.

Manifestações
Desde que o Japão anunciou a nacionalização das ilhas, na semana passada, começou na China uma onda de protestos antinipônicos.

Prédios de embaixadas e consulados japoneses e também empresas viraram alvo de milhares de manifestantes enfurecidos. Várias lojas de departamentos, restaurantes e supermercados japoneses foram alvo de vandalismo no começo desta semana. Algumas fábricas também tiveram de suspender a produção por alguns dias.

O governo do Japão disse nesta quinta-feira que vai pedir uma compensação financeira à China pelos estragos causados aos prédios do governo.

O gabinete do primeiro-ministro Yoshihiko Noda disse também que considera mandar à China um enviado especial "na tentativa de resolver o problema por meio de vias diplomáticas".

Sobre os danos causados às propriedades de empresas japonesas na China, o gabinete disse que a questão deve ser tratada localmente, de acordo com as leis do país.

O pico das manifestações foi na última terça-feira, quando os chineses lembraram também o aniversário da ocupação japonesa no nordeste do país em 1931.

Centenas de navios pesqueiros chineses cercaram as ilhas durante o começo da semana. Nesta quinta, segundo a guarda costeira japonesa, dez barcos chineses estavam sendo monitorados - quatro da marinha e seis pesqueiros.

Com o agravamento da crise entre as duas maiores potências asiáticas, o secretário de Defesa dos EUA, Leon Panetta, fez uma visita aos dois países e pediu pelo estreitamento dos laços bilaterais.

"Nosso objetivo é ter certeza de que a disputa não evolua para uma tensão indesejada ou um conflito", disse o americano.

As ilhas também são disputadas por Taiwan.

Fonte: Portal Uol/Cidade News Itaú
Leia Mais ››