sábado, janeiro 19, 2013

Transeuntes são assaltados na rua Cleofas Nunes em Itaú



Quem pensa que morar em cidade do interior está seguro, precisa rever seus conceitos de segurança. Nos últimos anos a população brasileira não sabe mais o que fazer com tanta falta de segurança, quando imaginávamos que certas coisas só aconteciam nas cidades grandes e eram vistas pela TV; hoje somos muitas vezes o protagonista desta história.

A redação do Cidade News recebeu uma informação dando conta de uma tentativa de assalto na Rua Cleofas Nunes no Centro da Cidade de Itaú-RN. Por voltas das 19:30 aproximadamente, duas jovens deixavam a academia do município em direção as suas residências, quando uma das vítimas esqueceu uma toalha na academia e decidiu voltar para apanhá-la; sua amiga decidiu esperá-la no mesmo local, pois estava próximo ao estabelecimento, quando foi surpreendida por um homem, vestindo short e camiseta preta, anunciou o assalto pedindo o seu celular, a amiga que retornava percebendo a ação, não pensou duas vezes, fugiu deixando sua amiga para trás, se refugindo em uma residência vizinha. Percebendo que a mesma não portava nada de valor o larápio resolveu sair do local. Relatou uma das vítimas.

Insatisfeito com a falha da operação o bandido resolveu esperar a próxima transeunte que passaria, foi quando o elemento vendo uma jovem desacompanha resolveu abordá-la e anunciou o assalto levando da vítima o seu celular.

A referida rua citada tem gerado muitas polêmicas entre populares e moradores, pois a falta de iluminação causa transtornos a população como a prática de assaltos, a que ocorreu na noites desta sexta-feira (18), onde os moradores não podem transitar pelas ruas da cidade com segurança. Além do bandido preferir abordar as mulheres, tendo em vista seu sexo frágil.

Arlindo Maia da Redação do Cidade News
Leia Mais ››

Francês consegue habeas corpus para concluir estudos na UFRN


OAB/RN conseguiu habeas corpus para estudante francês (Foto: OAB/Divulgação)
O juiz federal da 14ª vara do Rio Grande do Norte, Francisco Eduardo Guimarães, concedeu o habeas corpus preventivo formulado pela OAB em nome do estudante francês Benoit Clement Barbereau. Ele havia recebido ordem de saída do território nacional sob pena de deportação.
A decisão do magistrado  foi baseada em atestado de mobilidade acadêmica  entre a  Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e a Université de Nantes. “Levei em consideração a importância do intercâmbio, a internacionalização da nossa Universidade. Observei que se trata de um estudante matriculado e que necessita concluir duas disciplinas para aproveitar o estudo em seu país de origem. Com a decisão, fica garantida a permanência do francês até o final de julho de 2013”, ressaltou.
O francês veio ao Brasil por meio do  programa de mobilidade estudantil para estudar na UFRN. O visto do estudante foi concedido em 2012 pelo Ministério da Justiça, através da Polícia Federal, com duração de um ano. Benoit cursou 11 disciplinas em 2012, mas devido a dificuldades com a língua não teve sucesso em duas delas, que ficaram para o primeiro semestre de 2013.
Por razões administrativas da própria universidade, o estudante não soube do insucesso em duas disciplinas dentro do prazo de 30 dias antes do término do visto e, por isso, não requereu a renovação do visto a que tinha direito. Ele também não conseguiu comprovar a matrícula na UFRN para 2013, a qual somente reabre em fevereiro próximo.  Para que Benoit não fosse deportado, a OAB entrou com pedido de habeas corpus para garantir  a continuidade das atividades acadêmicas para o estudante, evitando também repercussão negativa para o programa de mobilidade estudantil.

Reprodução: Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Crise de reféns na Argélia terminou com mortes, confirma Reino Unido



O ministro britânico da Defesa, Phil Hammond, confirmou neste sábado (19) que o incidente com reféns no campo de gás da Argélia foi encerrado, em uma operação em que houve mortos. Ele não citou números.
Hammond fez a declaração em entrevista ao lado do secretário americano de Defesa, Leon Panetta, e disse que os terroristas islâmicos que mantinham os reféns, muitos deles estrangeiros, desde quarta-feira (16), "são os únicos que têm responsabilidade pela perda de vidas".
Os sete últimos reféns estrangeiros e 11 militantes islâmicos morreram na invasão final do Exército argelino ao complexo, segundo a agência estatal de notícias APS.
A operação ocorreu no meio da manhã, segundo uma fonte da segurança ouvida pela France Presse.
Os sete estrangeiros foram executados quando os terroristas perderam a esperança de escapar do local com vida. Em seguida, militares argelinos mataram pelo menos 11 terroristas que continuavam no complexo.

O britânico Hammond afirmou que seu governo estava em busca de mais informações sobre o incidente.
O número exato de mortos entre os terroristas e os trabalhadores estrangeiros e argelinos na fábrica perto da cidade de In Amenas, próxima da fronteira da Líbia, ainda não está claro.
A imprensa e governos reclamaram constantemente da maneira como as autoridades gerenciaram a crise e da falta de informação confiável disponível.
Mais cedo neste sábado, forças especiais argelinas encontraram 15 corpos queimados na usina. Esforços para identificar os corpos estavam em andamento, disse a fonte à Reuters. Ainda não estava claro como eles tinham morrido.
Na quinta, por meio da agência mauritana de notícias ANI, os sequestradores afirmaram que retinham três belgas, dois americanos, um japonês e um britânico como reféns.
Uma fonte de segurança argelina afirmou à France Presse neste sábado que "entre 25 e 27" reféns estrangeiros morreram na operação.

Um porta-voz do grupo disse à  ANI que 34 reféns estrangeiros e 15 militantes morreram em um ataque lançado na quinta-feira por forças argelinas contra a base residencial do complexo.
Na sexta, outra versão dava conta de 12 reféns e 18 sequestradores mortos, além de 100 reféns estrangeiros e 573 empregados argelinos libertados.
A secretária de Estado dos EUA, Hillary Clinton, afirmou que havia reféns em perigo, inclusive americanos.
O Departamento de Estado dos Estados Unidos disse na sexta-feira que um americano, Frederick Buttaccio, tinha morrido, mas não deu mais detalhes. O ministro da Defesa francês disse que não havia mais trabalhadores franceses entre os reféns.
Dois noruegueses foram liberados durante a noite, deixando seis desaparecidos, enquanto a Romênia disse que três de seus cidadãos tinham sido libertados. Um número de trabalhadores japoneses de engenharia ainda estavam desaparecidos.
Escalada no conflito
O ataque se transformou em uma das maiores crises com reféns internacional das últimas décadas, colocando a questão da militância islâmica do Saara no topo da agenda global.
Os militantes responsáveis pelo sequestro, ligados à rede terrorista da Al-Qaeda, ameaçaram realizar mais ataques a instalações do setor de energia na Argélia.
A crise de reféns representa uma séria escalada no conflito no noroeste da África, para onde tropas francesas foram enviadas na semana passada para combater a tomada de cidades da República do Mali por grupos islamistas.
Além disso, ela pode ser devastadora para a indústria petrolífera da Argélia, num momento em que o país se recupera da guerra civil dos anos 1990.

Imagem mostra o campo de gás de Amenas visto de cima (Foto: Reuters)

Os militantes que lutam no deserto mostraram estar mais bem treinados e equipados do que a França previa, disseram à Reuters diplomatas na ONU. A organização estima que 400 mil pessoas poderiam fugir do Mali para os países vizinhos nos próximos meses.
Na Argélia, os sequestradores alertaram a população para que fique longe de instalações de empresas estrangeiras no setor de óleo e gás, ameaçando desfechar mais ataques, segundo a agência ANI, citando um porta-voz do grupo.

Foto sem data mostra entrada de campo de gás atacado por islamitas na Argélia (Foto: AFP)

O comandante do sequestro na Argélia é Mokhtar Belmokhtar, um veterano da Guerra do Afeganistão na década de 1980 e da sangrenta guerra civil dos anos 1990, segundo autoridades argelinas. Aparentemente, ele não esteve presente no ataque.
Balmokhtar subiu de status entre os grupos islamitas no Saara, os quais se apoderaram de armas e ganharam novos adeptos em decorrência do caos na Líbia. As potências ocidentais temem que a violência se espalhe muito além do deserto.
O argelino Anis Rahmani, um especialista em segurança autor de vários livros sobre o terrorismo e editor do diário Ennahar, disse à Reuters que cerca de 70 militantes estavam envolvidos na operação na Argélia, o grupo de Belmokhtar, que partiu da Líbia, e o menos conhecido Movimento da Juventude Islâmica no Sul.
"Eles estavam portando armas pesadas, incluindo fuzis usados ​​pelo Exército líbio durante o regime de (Muammar) Kadhafi", disse ele. "Eles também tinham lança-granadas e metralhadoras."
Trabalhadores argelinos formam a espinha dorsal de uma indústria de petróleo e gás, que tem atraído empresas internacionais nos últimos anos, em parte por causa da segurança no estilo militar.

Reprodução: Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Corpo de Walmor Chagas é velado em São José dos Campos


Corpo de Walmor Chagas chega a cemitério em São José dos Campos (Foto: Renato Ferezim/G1)

O corpo do ator Walmor Chagas começou a ser velado no final da manhã deste sábado (19) no cemitério e crematório Parque das Flores, em São José dos Campos (SP), em uma cerimônia restrita a parentes e amigos próximos. O corpo chegou ao local por volta das 11h.
Walmor é um dos grandes atores do teatro brasileiro e também teve participação expressiva na TV e no cinema. Ele foi encontrado morto com um tiro na cabeça na chácara onde vivia na cidade de Guaratinguetá, no interior de São Paulo, na tarde de sexta (18). As circunstâncias da morte ainda serão investigadas, mas a polícia disse acreditar que pode ter sido suicídio.

Corpo do ator Walmor Chagas é velado em cemitério de São José dos Campos (SP) (Foto: Renato Ferezim/G1)Corpo do ator Walmor Chagas é velado em
cemitério de São José dos Campos (SP)
(Foto: Renato Ferezim/G1)
O corpo deixou o Instituto Médico Legal (IML) da cidade por volta da 0h25 de sábado depois de duas horas do trabalho de necropsia. A filha de Walmor Chagas, Clara Becker, esteve no IML junto com uma amiga para acompanhar a  liberação do corpo, mas não quis falar com a imprensa e nem dar detalhes sobre o funeral.
Como as causas da morte ainda estão sob investigação, a família aguarda uma autorização judicial da Comarca de Guaratinguetá para a cremação do corpo do ator. Se for autorizada, a cremação pode ocorrer no final da tarde deste sábado.
A Polícia Civil de Guaratinguetá abriu dois inquéritos para investigar o caso. A medida foi tomada por cautela, segundo o delegado titular do 2º DP de Guaratinguetá, Antonio Luiz Marcelino. 
O caso
De acordo com a Polícia Civil, foi recolhida da casa do ator uma arma calibre 38, que teria sido usada por ele para atirar na própria cabeça. O revólver estava no colo de Walmor Chagas. Um funcionário do ator acionou o resgate ao vê-lo atingido pelo disparo.

Pousada onde vive o caseiro e que fica a alguns metros da casa onde o ator foi encontrado morto. (Foto: Reprodução/TV Vanguarda)Pousada onde vive o caseiro e que fica a alguns
metros da casa onde o ator foi encontrado morto.
(Foto: Reprodução/TV Vanguarda)
O delegado Juramir Alves, que registrou a ocorrência no plantão policial, informou que ainda não foi investigado de quem era o porte da arma. Segundo Alves, a hipótese inicial é que o ator tenha se suicidado.

"Abrimos o inquérito e já iniciamos a investigação. Foi registrada a ocorrência como suicídio, no entanto foi tomada a cautela de solicitar exame residuográfico tanto da vítima, quanto do caseiro para se ter certeza disso", contou o delegado.

A investigação vai ficar a cargo do 2º Distrito Policial de Guaratinguetá e tem um prazo de 30 dias para ser concluída.

'Ele estava bem', diz caseiro
Segundo o relato de um funcionário, o caseiro José Arteiro de Almeida, o corpo do artista foi achado caído na cozinha com um tiro na cabeça por volta das 16h30. Almeida disse ainda ao G1, por telefone, que, no momento da morte, Walmor estava sozinho dentro da casa. Ele afirmou também que uma empregada e uma cozinheira haviam acabado de deixar o local.

Almeida, que trabalha há 30 anos com o ator, diz que Walmor Chagas não demonstrava nenhum indício de que poderia tirar a própria vida. "Ele apenas relatou nos últimos dias que estava preocupado com o diabetes. As pernas também já não estavam tão firmes, mas ele estava bem", disse.

O sítio onde o ator vivia fica no bairro Gomeral, na zona rural de Guaratinguetá, em uma área de difícil acesso. Os bombeiros receberam o chamado às 17h15, mas só conseguiram chegar ao local por volta das 18h30.


 Com mais de 60 anos de carreira, o gaúcho Walmor de Souza Chagas atuou em mais de 40 peças, cerca de 20 filmes e mais de 30 novelas. Era considerado um dos grandes atores do teatro brasileiro.
Ele nasceu em Alegrete, no Rio Grande do Sul, em 28 de agosto de 1930. No começo dos anos 50, foi para São Paulo em busca de uma chance no cinema.
Em 1952, Chagas fundou o Teatro das Segundas-Feiras, com Ítalo Rossi, encenando “Luta até o amanhecer”, de Ugo Betti. Ele estreou no Teatro Brasileiro de Comédia em 54, na peça “Assassinato a domicílio”, de Frederick Knott, com direção de Adolfo Celi.
Ao lado de Eva Wilma, o ator estreou no cinema em “São Paulo Sociedade Anônima” (1965), de Luís Sérgio Person, interpretando Carlos, um jovem da classe média. Sua primeira novela foi na TV Globo em 1974, na trama de “Corrida do ouro”.

Em 1992, Chagas chegou a apresentar o programa “Você decide”. Após oito anos afastado dos palcos, o ator retornou em 1999 na peça “Um equilíbrio delicado”.

  Seus últimos trabalhos foram “Cara ou Coroa” e “A Coleção Invisível”, no cinema; e as novelas “A favorita” e “Os mutantes”, na televisão. Chagas era viúvo da atriz Cacilda Becker, com quem teve uma filha, Maria Clara Becker Chagas.

A organização do Prêmio Shell de Teatro anunciou no dia 21 de dezembro de 2012 que Walmor Chagas seria o grande homenageado na edição de 2013 do evento, que deve acontecer em março, "por seu papel histórico como ator e produtor em 64 anos de atividade no teatro brasileiro".

Reprodução: Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Ex-jogador de futebol e mais duas pessoas morrem em acidente em GO



Donizete Castro de Araújo, ex-jogador do Vila Nova morto em acidente entre Anápolis e Nerópolis (Foto: Lailson Duarte/O Popular)Donizete Castro de Araújo, ex-jogador do Vila Nova
(Foto: Lailson Duarte/O Popular)
O ex-jogador de futebol Donizete Castro de Araújo, de 36 anos, morreu na manhã deste sábado (19), vítima de uma acidente na GO-222, perto de Anápolis. A colisão, envolvendo dois carros, também tirou a vida de uma mulher e um bebê de 4 meses.
De acordo com a Polícia Rodoviária Federal, por volta das 6h, o VW Crossfox de cor prata onde estava Donizete bateu de frente com um Pálio, também de cor prata, no km 9 da rodovia que liga Anápolis a Nerópolis. Quatro pessoas ficaram feridas.

As outras duas vítimas estavam no Fiat Palio. Sirlene Aparecida Santos de Jesus, 48 anos, saiu de Nerópolis com a família para fazer compras no Ceasa de Anápolis. Ela e a neta de apenas 4 meses morreram.


Cinco feridos, entre eles Donizete, foram socorridos ao Hospital de Urgências de Anápolis (Huana). O ex-jogador não resistiu aos ferimentos.

Donizete estava sozinho no Crossfox. Em entrevista ao G1, o irmão dele, Eder Castro de Araújo, disse que o ex-jogador, que mora em Nerópolis, havia ido visitar a namorada, em Anápolis. Proprietário de um supermercado na cidade, ele voltava nesta manhã para abrir o comércio.
Ex-volante do Vila Nova, onde começou sua carreira, ele ficou conhecido ao ser campeão goiano pelo clube em 2001. Também atuou na Anapolina (Anápolis), Juventude (Caxias do Sul) e Ponte Preta (Campinas).

Reprodução: Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Bebê baleado em carro no RJ será enterrado na tarde deste sábado



Será enterrado às 16h deste sábado, no Cemitério Municipal de Nova Iguaçu, o bebê de 1 ano morto na noite de sexta-feira (18) após levar um tiro no peito em Belford Roxo, na Baixada Fluminense. A mãe da criança dirigia um Fox prata quando um Vectra preto com quatro homens emparelhou com o carro dela.

A mãe acabou acelerando no susto e um suspeito efetuou um disparo de dentro do carro. Geovana Vitória de Barros estava no banco do carona em uma cadeirinha para bebês e foi atingida. As informações são do 39º BPM (Belford Roxo). A polícia investiga se ação foi uma tentativa de assalto.
A bala atravessou o corpo da menina e se alojou na porta do veículo. Geovana chegou a ser levada pela família para um hospital em Nova Iguaçu, mas não resistiu. O corpo da criança seria removido para o Instituto Médico Legal (IML).
Segundo a polícia, os mesmos bandidos roubaram um Fiat Siena preto, ocupado por duas mulheres, no bairro Areia Branca. Os criminosos ainda tentaram roubar uma moto no bairro Shangri-la, mas o motoqueiro conseguiu escapar.
"Pegamos o carro, saímos da rua Itapé e pegamos a rua Prudente de Moraes. Quando nós entramos veio um carro preto, entrou na frente do nosso carro. Os bandidos saíram armados e mandaram a gente sair", contou uma das vítimas.

Reprodução: Cidade News Itaú
Leia Mais ››

'Ela foi queimada viva', confirma suspeito de matar empresária, em GO


A Polícia Civil prendeu nesta sexta-feira (18) o último suspeito de matar a empresária Cleonice Marinho de Araújo, de 44 anos, em Valparaíso de Goiás, no Entorno do Distrito Federal. "Ela foi queimada viva", confirmou o rapaz.

Sequestrada em Valparaíso na noite de terça-feira (15), Cleonice foi encontrada morta na última quinta-feira (16). O corpo estava dentro do carro da própria vítima, em uma fazenda de Cristalina (GO), a 268 km de Goiânia.
A delegada que cuida do caso, Carina Duarte, acredita que o jovem de 21 anos é o líder do grupo que cometeu o crime. Após ser preso na casa onde mora em Luziânia (GO), ele confessou a participação no assassinato. Agora, as quatro pessoas envolvidas no caso estão detidas, dentre eles, um menor de idade.
Segundo a polícia, antes de ser queimada viva, Cleonice foi torturada e estuprada. " É um crime que foi praticado com muita crueldade. Ela sofreu demais. Foram muitas horas desde quando foi sequestrada em Valparaíso de Goiás até o momento em que foi abandonada ainda com vida e com o corpo todo queimado, vindo a óbito logo depois", comentou a delegada.

A pedido de outra pessoa, o líder do grupo teria pago R$ 60 aos outros três envolvidos para que roubassem as rodas do carro da empresária. “A pessoa que encomendou as rodas do veículo também pode ser indiciada”, afirma Carina Duarte. Com a última prisão, a polícia espera descobrir a motivação do assassinato.
Após uma denúncia anônima, os outros três envolvidos foram presos na quinta-feira (17). Junto com eles, a polícia apreendeu uma faca, armas de fogo e pneus que foram roubados do veículo da empresária.

Reprodução: Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Goleiro defende três pênaltis, Santos bate Audax-SP e avança na Copa SP



O Santos precisou novamente de cobranças de pênaltis para permanecer vivo na Copa São Paulo de Júnior. Neste sábado, o Peixe eliminou o Audax-SP ao vencer por 4 a 3, nas penalidades. No tempo normal, os times ficaram no empate, por 1 a 1, sendo que o gol santista foi somente aos 39 minutos do segundo tempo, marcado por Giva.
Jubal, Pedro Castro, Léo Cittadini e Luca Otávio converteram suas cobranças para o Peixe, enquanto que Giva, justamente o herói do empate, finalizou no travessão. No Audax, o artilheiro Caio, Victor e Nichollas fizeram seus gols. Já Alan e Fábio Braz pararam no goleiro Gabriel, que foi o herói santista ao defender três cobranças (uma delas no tempo normal, de Caio).
Em 2008 e 2010, o Santos já havia eliminado o PAEC (atual Audax) pelas oitavas de final. Nas duas oportunidades, o Peixe venceu no tempo normal, por 1 a 0. No primeiro confronto, o gol da vitória santista foi marcado por Paulo Henrique Ganso, hoje no São Paulo. Em 2010 o rótulo de herói do Peixe foi para Alan Patrick, que atualmente está no Shakhtar Donetsk, da Ucrânia.

Santos e Audax-SP, Copa São Paulo (Foto: Denny Cesare / Futura Press)

Agora, o Santos aguarda o vencedor do confronto entre Palmeiras e Cruzeiro para saber qual será o adversário na semifinal da Copa São Paulo. Os times se enfrentam neste sábado, às 17h, na Arena Barueri, em Barueri. O time mineiro chega com moral, pois em dezembro foi campeão brasileiro da categoria.

Reprodução: Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Pai estupra e engravida a própria filha de 14 anos, diz polícia


A polícia de Itariri, no interior de São Paulo, prendeu nesta sexta-feira (18) dois homens suspeitos de estuprarem uma adolescente de 14 anos. Um é o pai e o outro é padrasto da garota, que está grávida de quatro meses do próprio pai.

Segundo a polícia, a mãe da adolescente desconfiou da gravidez porque a menina vomitava constantemente na escola. Por isso, a garota foi levada até uma agente de saúde. Após exames, foi constatado que a menor estava grávida de quatro meses. A garota conversou com uma assistente social e revelou que foi estuprada pelo pai, que tem 60 anos.

O caso foi levado à polícia e, em depoimento, a jovem afirmou que também era estuprada pelo padrasto desde os 11 anos de idade. Segundo o delegado Fernando Biazuss Rodrigues, a menina cresceu com o padrasto e a mãe. Ao descobrir que a filha era molestada pelo padrasto, o pai da menina resolveu levá-la para morar com ele e começou a abusar dela também.

Ainda de acordo com o delegado Fernando Biazzus Rodrigues, o pai costumava dar remédios abortivos para a garota. “Os acusados não assumem completamente o crime. O padrasto, por exemplo, alega que fica bêbado e não consegue lembrar o que faz”, diz Rodrigues.

O delegado afirma que a princípio a garota irá morar com a mãe. Porém, a assistência social deve acompanhar o caso, já que a mãe é solteira e tem oito filhos. A Justiça já decretou a prisão temporária do pai e do padrasto.

Reprodução: Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Cantora portuguesa é indiciada em MT por filha de 14 anos fazer aborto


Remédio abortivo e receita encaminhados à menina foram apreendidos pela polícia (Foto: Polícia Civil)Remédio abortivo e receita encaminhados à menina
foram apreendidos pela polícia (Foto: Polícia Civil)
Um aborto ocorrido em Cuiabá, terminou com o indiciamento de uma cantora de grande expressão popular em Portugal. Maria Adelaide Mengas Matafome, de 54 anos, é suspeita, segundo a Polícia Civil, de ter auxiliado a própria filha, uma adolescente de 14 anos, a cometer o crime.
A trama envolvendo os dois países que a polícia tenta desvendar ainda apontou como suspeitos o namorado da adolescente, um rapaz de 21 anos, e a mãe dele. Desde o ocorrido, no dia 4 deste mês, a menina está sob os cuidados do estado em uma casa de internação. Ela vai responder na Justiça pelo crime de aborto provocado.
De acordo com o delegado Paulo Alberto Araújo, da Delegacia Especializada do Adolescente (DEA), a Interpol foi comunicada sobre o caso e a artista, por residir no país europeu, será interrogada na localidade onde mora e o teor do depoimento deverá ser encaminhado à Polícia Civil de Mato Grosso.
O caso só foi descoberto na madrugada do dia 4 de janeiro quando a garota deu entrada no Hospital Universitário Júlio Müller com um quadro grave de hemorragia provocado pela ingestão de quatro comprimidos contendo substância altamente abortiva. Três horas depois de tomar o medicamento, ela entrou em trabalho de parto que só foi concluído com o feto expelido no vaso sanitário da unidade hospitalar.
As investigações apontaram que a adolescente tomou os remédios proibidos pela legislação brasileira por meio de um site holandês. Um médico austríaco emitiu uma receita e os 10 comprimidos remetidos pela Índia foram encaminhados à casa do namorado da adolescente ao custo de R$ 88.
Durante o parto, a família do rapaz criou uma “história para não incriminar o namorado e a mãe dele no Brasil. A mãe da adolescente em Portugal foi contatada por e-mail e essa ligou ainda por volta de 5 horas no telefone fixo da casa do rapaz falando com cada um em separado para não dizer quem era o pai e que a adolescente já veio grávida de Portugal para o Brasil”, afirmou o delegado.
A menina de 14 anos conheceu o rapaz brasileiro na região de Vila Caiscais, em Portugal. O casal passou a morar na casa da mãe da adolescente desde fevereiro de 2012 e, no dia 28 de setembro do ano passado, ambos vieram a Cuiabá para a menina conhecer a família do rapaz. Na capital, a menina descobriu que estava grávida ao fazer dois testes de farmácia.
De acordo com a gerente da Casa de Retaguarda Paulo Prado, Flávia Alessandra Guedes Silva Saldanha, a menina estava com passagem de retorno marcada para o mês de novembro, porém, “não retornou porque passou mal ao descobrir estar com dengue”.
Em depoimento à polícia, a menina disse que tomou a decisão de abortar e, mesmo o namorado ter se mostrado contrário à decisão dela, foi auxiliada por ela para fazer pesquisas na internet para localizar abortivos, quando resolveram adquirir o medicamento de uma organização internacional que auxilia mulheres em dificuldade para manter uma gravidez.
Internação
Em entrevista ao G1, a gerente da casa de internação informou que os primeiros dias da adolescente portuguesa no local não foram fáceis. Recolhida e indiferente, a menina “chorava o tempo todo”.
O alívio só chegou quando a adolescente confessou ter praticado o aborto em depoimento prestado à polícia. “Quando ela contou a verdade isso deu mais tranquilidade emocional, passou a se alimentar melhor e também a cantar. Ela disse quer ser cantora, como a mãe”, enfatizou.
Saldanha informou ainda que a mãe da menina mantém contato diário com ela por telefone e, inclusive, contratou uma advogada em Cuiabá para atuar em defesa dela e da filha. A escolhida foi a advogada Benedita Rosarinha Bastos, que também é presidente da Comissão da Infância e Juventude da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Mato Grosso (OAB-MT). Ela não respondeu às ligações até o fechamento da reportagem do G1.
O G1 apurou que Bastos compareceu à primeira audiência que responsabiliza a artista no caso realizada na semana passada na Vara de Infância e Juventude de Cuiabá. A Justiça também deverá decidir o futuro da menina no Brasil.

Reprodução: Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Polícia prende jovem natural da cidade de Tibau acusado por trafico de drogas


Policiais do 2º BPM que tem o comando do Cel. Alvibá Gomes, juntamente com policias do pelotão da Cidade de Tibau,sob o comando do Tenente J. Pereira prenderam em flagrante,na tarde desta sexta feira, 18 de janeiro de 2013, uma pessoa natural da cidade de Tibau com drogas e dinheiro fracionado.

De acordo com informações, os policiais receberam informações via “CIOSP” de que na rua Campo de Pouso, localizado no bairro por do sol N° 15 Tibau RN, por trás do campo de futebol , havia um ponto de comercialização de entorpecentes.
Os policiais, fizeram campana quase toda noite da quinta feira (17) e observaram uma movimentação intensa de viciados entrando e saindo na residencia e, logo na tarde desta sexta feira (18),os policiais resolveram fazer uma abordagem a uma pessoa que estava no interior da residencia que ao avistar os policiais ainda tentou se evadir mais não teve êxito.
Lá estava Josemar Rodrigues da Silva, segundo ele pescador, residente no endereço citado, na cidade de Tibau/RN
Em poder do mesmo a polícia encontrou: 15 pedras de crack, e dinheiro fracionado segundo a própria vitima, chegou a confessar para os policiais que o mesmo já teria vendido 15 pedras minutos antes da chegada da policia.
Josemar foi levado pelos policiais, juntamente com o material apreendido à Delegacia de Plantão da cidade de Tibau,onde foi apresentados ao delegado Plantonista , que após ouvir o mesmo, autuou Josemar Rodrigues, no artigo 33 por trafico de drogas.



Fonte: Tibau Notícias/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Força Tática estoura fábrica clandestina de lança-perfume no Conjunto Santa Helena em Mossoró.


Policiais das viaturas Força Tática-02 e 03, fecharam uma fabrica de lança-perfume do tipo loló na manhã deste sábado, 19 de Janeiro de 2013, na Rua Inácio Fernandes, no Conjunto Santa Helena em Mossoró, onde foram presas quatro pessoas, dentre elas um menor de 16 anos.
Foram presos na residência: 
-Marcelo Marcos Alves de Souza, 26 anos de idade, dono da casa. 
-Francisco Neulo Batista Fernandes ,vulgo "Pombão", 23 anos de idade, que estava em liberdade condicional, mas é considerado foragido da justiça, pois deveria se apresentar ao Fórum e não compareceu.
-William Marinho de Freitas, 18 anos de idade, e um adolescente de 16 anos de idade.
A polícia estourou a fabrica clandestina de entorpecentes graças aos PMs Gomes e Saldanha que ao realizarem patrulhamento no Santa Helena sentiram o odor do lança-perfume ao passarem em frente a residência.
Os Policiais resolveram abordar um elemento conhecido como "Pombão" que estava fora da casa e este confessou que estava dando guarita aos demais companheiros que estavam no interior da residência.
Segundo informações da PM, todo material seria vendido no período do carnaval. Os quatro homens foram encaminhados para a Delegacia de Plantão, onde foram autuados por tráfico de entorpecentes.
Além da droga a polícia encontrou uma espingarda calibre 12 de fabricação caseira. O dono da casa também foi autuado por porte ilegal de arma.






Fonte: Passando na Hora/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Rotina: Agência do Banco do Brasil explodida em São Paulo do Potengi/RN


Quadrilha explodiu, na madrugada deste sábado (19), por volta das 3h30min, a agência do Banco do Brasil no município de São Paulo do Potengi. Não se sabe ainda quanto foi roubado do Banco. Vários homens fortemente armados chegaram no local, renderam alguns jovens que estavam em frente ao Banco do Brasil, entraram na Agência e explodiram os caixas eletrônicos e levaram todo o dinheiro. Um jovem foi feito de refém e foi obrigado com uma alavanca quebrar a porta do Banco. De acordo com os policiais militares, a quadrilha explodiu os caixas eletrônicos usando dinamites. Com a explosão, o teto do banco veio a baixo, destruindo quase totalmente a agência.






Fonte: Johan Adonis/Glaucione Farias/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Derrota: Brasil perde para o Peru e é eliminado do Sul-Americano Sub-20


Com um futebol fraco, longe da tradição de um país onze vezes campeão do Sul-Americano Sub-20 – em que é atual tricampeão e maior vencedor -, o Brasil deixou o Sul-Americano Sub-20 nesta sexta-feira, ao ser derrotado pelo Peru por 2 a 0, no Bicentenário de San Juan, na Argentina. 

Os gols foram marcados por Reyna, aos 23 minutos do primeiro tempo, e Flores, aos 45 da segunda etapa. 

A seleção brasileira termina na última posição do Grupo B. Já o Peru termina na ponta na chave e se junta a Uruguai, Equador, Paraguai, Chile e Colômbia no hexagonal final. Os quatro melhores serão os representantes do continente no Mundial da Turquia. 

Fonte: Eduardo Dantas/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Ceará em calamidade, mas Cid faz festa milionária


20130119021023_cv_Cidoca
Com 174 dos 184 municípios cearenses em estado de calamidade pública, na pior seca dos últimos 70 anos, o governador Cid Gomes (PSB) inaugurou ontem um hospital em Sobral, sua cidade, com show de Ivete Sangalo. Somente ela recebeu dos cofres públicos um cachê de R$ 650 mil. Técnicos do setor avaliam que o dinheiro seria suficiente para levar água a pelo menos três municípios de pequeno porte. Quem conta é Cláudio Humberto na sua coluna.

”Somando o cachê de Ivete Sangalo às despesas de produção, o custo da festa de Cid Gomes pode haver superado R$ 1 milhão. O Ministério Público foi ao Tribunal de Contas e não ao de Justiça para bloquear o cachê de Ivete Sangalo. Não havia expectativa de êxito. O Tribunal de Contas do Ceará, simpático ao governador Cid Gomes, permitiu o desperdício, como se esperava. Não viu “ilegalidade”.

Fonte: Robson Pires/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Caminhão perdeu rodas traseiras e por pouco não virou na BR-406 no RN



Um caminhão que trafega na BR 406 entre os municípios de João Câmara e Poço Branco por muito pouco não virou na via ao perder as rodas traseiras. 

O motorista, assustado disse que percebeu quando o veículo começou a pender e lentamente foi freando evitando a capotada.

Fonte: Assis Silva/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Ministério da Saúde suspende repasse de R$ 45 milhões para o RN


corte dinheiro
O ministério da Saúde suspendeu, através da Portaria 48/2013, o repasse de quase R$ 45 milhões para o governo do estado. Os recursos são referentes à habilitação de novos leitos de UTI, habilitação de enfermaria clínica de longa permanência, habilitação de UPA, habilitação de unidades descentralizadas do Samu, e custeio de salas de estabilização.

A decisão do MS, publicada neste dia 17 deste mês, foi tomada depois que técnicos visitaram o Rio Grande do Norte e verificaram que o Plano de Ação da Rede de Atenção às Urgências não estava sendo seguido, conforme planejado. Dos R$ 45 milhões, mais de R$ 30 milhões eram destinados para Natal. Neste caso, mais de R$ 20 milhões foram perdidos devido à incompetência da Prefeitura de Natal.

O coordenador do Plano de Enfrentamento para os Serviços de Urgência e Emergência, Luiz Roberto Fonseca, explicou que os recursos seriam destinados ao custeio, ou seja, ao pagamento das despesas do funcionamento de algumas unidades que ainda não estão em funcionamento.

Luiz Roberto citou o exemplo da Upa de Parnamirim que vinha recebendo recursos mensalmente do Ministério para sua manutenção, mas que ainda não está em funcionamento. “O Ministério suspendeu esse repasse, mas assim que a UPA for ativada, nós comunicaremos o ministério, eles farão uma auditoria, e voltarão a fazer os repasses mensais”, disse.

Luiz Roberto explicou que assim que cada um dos serviços for entregue será notificado ao MS, para que seja feita nova auditoria e seja autorizada o retorno da verba de custeio. O Samu – recursos podem ser utilizados estruturar bases do Seridó; UPA, para compra dos equipamentos; UTI santa catarina, quatro leitos para compra de equipamentos; auditoria nova constatar que estão funcionando, volta o custeio.

Fonte: Tribuna do Norte/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Proposta que corta salário de vereadores promete polêmica após recesso parlamentar


Há mais de seis meses protocolada na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado, uma proposta de emenda à Constituição (PEC) promete provocar um rebuliço no Congresso já na volta do recesso parlamentar. A previsão é do autor da emenda, senador Cyro Miranda (PSDB-GO), que quer acabar com salários de vereadores em cidades com até 50 mil habitantes. Para ele, a matéria vai tramitar nas duas casas legislativas em meio a forte pressão dos que desejam que os vencimentos dos vereadores continuem intocáveis, ou seja, com a prerrogativa de serem reajustados em até 75% do valor pago a um deputado estadual, conforme prevê a Constituição federal.

Se aprovada, a PEC 35/2012 acaba com o salário na maioria das Câmaras Municipais do país. Em Minas, 787 das 853 cidades – 92,3% das casas legislativas – deixariam de remunerar seus parlamentares. No território nacional, pelas contas do senador tucano, esse percentual chegaria a 89,4% dos municípios. Também em caso de aprovação nesta legislatura, as novas regras passariam a valer para os eleitos a partir de 2016.

Miranda estima que a PEC tem 40% de chance de ser aprovada na Câmara dos Deputados e 60% de probabilidade de passar no Senado. O senador tucano justifica a expectativa com base nas conversas que tem mantido com os congressistas. “Na Câmara, a pressão tem sido maior por parte dos vereadores sobre os deputados”, avalia.

O relator da proposta na CCJ, senador Aloísio Nunes Ferreira (PSDB-SP), informou, por meio de sua assessoria, que ainda está estudando o assunto para finalizar o relatório. Cyro Miranda adianta, no entanto, que diversas propostas já foram encaminhadas ao relator para “amenizar” e facilitar a aprovação da PEC. Entre elas, ele cita a ajuda de custo de um a dois salários mínimos para os vereadores de cidades com até 50 mil habitantes, em vez da remuneração zero.

Nas negociações também poderá haver alteração no número de habitantes dos municípios – de 50 mil para 30 mil – para estabelecer a supressão dos salários. O autor da proposta acredita, contudo, que independentemente das regras que venham a constar do relatório de Aloísio Nunes, o mais importante na discussão é questionar os motivos que obrigam o contribuinte a remunerar a maioria dos vereadores das Câmaras Municipais. “Eles (vereadores) são os únicos servidores públicos, previstos na Constituição, que não têm que ter dedicação exclusiva. Além disso, a maioria das câmaras não tem expedientes todos os dias da semana”, argumenta.

Outra mudança prevista na PEC do senador tucano é o limite do repasse das prefeituras para a manutenção das Câmaras Municipais, que hoje está em torno de 7%. Pela proposta de Miranda, esse percentual ficaria entre 2% e 3,5%, dependendo do número de habitantes. 

Para o senador Cyro Miranda, a dificuldade de caixa enfrentada pela maioria dos municípios brasileiros é mais um argumento para vetar os salários de boa parte dos vereadores. Hoje,  prefeituras em todo o país têm sofrido o baque da queda do repasse dos recursos do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), principal ou a única fonte de renda de grande parte dos municípios. “Eles (vereadores) não têm trabalho suficiente que justifique a remuneração”, avalia.

Prestação de contas Além de querer acabar com os salários da maioria dos vereadores , o senador Cyro Miranda vai propor ainda neste ano um projeto de lei para obrigar vereadores a apresentar relatório semestral sobre o seu mandato. “A punição para o fraco desempenho será a não eleição e quem vai dar publicidade aos relatórios é a imprensa”, vislumbra o senador.

Reprodução: Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Vídeo cenas fortissimas:Delirando de dor embaixo do pneu do caminhão

IMAGENS EXTREMAMENTE FORTES DESACONSELHAVEIS PARA MENORES E PESSOAS SENSIVEIS 
Após grave acidente um homem fica embaixo do pneu de um caminhão com os membros inferiores totalmente dilacerados. O homem sente tanta dor que delira embaixo do caminhão enquanto motorista movimenta o veiculo para tira-lo.


Fonte: Passando na Hora/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Dois elementos foram presos pela DEFUR com objetos roubados em Mossoró.


  Policiais civis da Delegacia Especializada em Furtos e Roubos (DEFUR) tendo a frente o Delegado Dr. Luiz Fernandes prenderam no final da Manhã desta sexta-feiram 18 de Janeiro de 2013, dois elementos que vinham realizando vários assalto em Mossoró.
   Foram presos na operação, Romário Rodolfo Felipe, 18 anos de idade, residente na Rua Venceslau Braz, bairro Barrocas e um menor de 17 anos, morador da Estrada da Raiz. 
  Em ambas as residências a polícia encontrou vários produtos proveniente de assalto, como 1 notebook, 2 relógios, 2 celulares, 2 óculos, 3 carteiras de cédulas, 2 bolsas e 2 mochilas, além de um revolver calibre 38 com 7 munições intactas usada para a pratica dos assaltos.
   Segundo a polícia, a dupla costumava a agir em uma moto Fan de cor preta, placa OJR-8389 que é da mãe do Romário e atacava principalmente a pessoas apé.
   Todos o material foi conduzido para a Defur e está a disposição dos proprietários que tiveram seus pertences roubados.


Fonte: Passando na Hora/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Casal é preso pela DENARC no bairro Belo Horizonte acusados de tráfico de drogas


  Francisco de Assis Chagas, 29 anos de idade, e sua companheira Ana Ilza Ferreira da Silva, 32 anos de idade, foram presos no final da tarde desta quinta-feira, 17 de Janeiro de 2013, na Rua João Damásio, 66, bairro Belo Horizonte.
  A equipe de investigação da Delegacia Especializada em Narcóticos (DENARC) obteve informações que o casal estaria traficando entorpecente nesta residência de propriedade de Francisco.
   Agentes realizaram a abordagem na residência e apreenderam além do casal, 17 pedras de crack, 11 papelotes de maconha, R$ 86,40 em especie e sacos para a embalagem da droga.
 Os acusados foram encaminhado para a Delegacia da DENARC onde foi feito o precedimento de flagrante pelo Delegado Dr. Denys Carvalho.



Fonte: Passando na Hora/Cidade News Itaú
Leia Mais ››