segunda-feira, novembro 20, 2023

Homem tem cabeça decapitada e colocada em estaca no litoral do RN

Vítima não foi identificada até a publicação desta matéria. Foto: Reprodução

Um homem foi encontrado decapitado durante a manhã desta segunda-feira (20) na cidade de Rio do Fogo, localizada no litoral do Rio Grande do Norte. Segundo informações da Polícia Militar, que confirmou a ocorrência, a cabeça da vítima foi fincada em estaca, com arame farpado.


Ainda de acordo com as informações da PM, os policiais foram acionados para se deslocarem a BR-101, em trecho localizado entre as praias de Pititinga e Zumbi, para recolher o corpo. Agora, os policiais realizaram o isolamento da área até a chegada do Instituto Técnico-Científico de Perícia (Itep), que realizou a remoção do corpo.


A vítima estava sem identificação e não foi nomeada até a publicação desta matéria. As motivações para o crime são desconhecidas.


Fonte: Tribuna do Norte

Leia Mais ››

RN: 99,20% dos juízes do TJRN ganham mais que ministros do STF


O percentual de juízes do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJRN) que apresentaram salário superior ao do Supremo Tribunal Federal (STF), em 2022, é de quase 100%. Ao todo, 99,20% dos profissionais do TJRN contam com remuneração mensal maior que a dos ministros do STF. Em todo o país, 94,8% dos magistrados receberam mais do que os ministros. Em contrapartida, quase 74% dos juízes acreditam ter rendimento não adequado ao trabalho que exercem. Os dados são de pesquisa realizada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Atualmente, o teto do piso salarial dos juízes no país é de R$ 41.650,92.


De acordo com o levantamento, a única área em que mais da metade dos integrantes acreditam ganhar bons salários é a Justiça Militar, na qual  51,7% afirmou  concordar com o valor e 13,8%  disse concordar totalmente. No sentido oposto, a maior insatisfação deu-se na Justiça do Trabalho, com 60,7% de “discordo totalmente” e 29,2% de “discordo”. Ou seja, nove em cada dez magistrados trabalhistas creem que deveriam ganhar mais.


Na pergunta sobre a “adequação da remuneração ao trabalho que executa”, 39,6% dos entrevistados disseram “discordar totalmente” da premissa, enquanto outros 34,3% afirmaram somente discordância, totalizando 73,9%. Já os que “concordaram” ou “concordaram totalmente” foram 22% e 4,1%, respectivamente, ainda de acordo com o documento do CNJ. 


Ainda, conforme aponta o levantamento, 67% dos magistrados entrevistados relataram insatisfação com o tempo que dispõem para cuidar da saúde mental e bem estar. Em outubro deste ano, no entanto, o CNJ aprovou uma resolução que garante a equiparação entre os direitos e deveres de juízes e de integrantes do Ministério Público. A proposta foi apresentada pelo presidente da entidade,ministro Luís Roberto Barroso, para quem o texto visa assegurar igualdade de direitos em ambas carreiras. 


“É importante esclarecer que os valores incluem os pagamentos de remunerações, indenizações, encargos sociais, previdenciários, imposto de renda, despesas com viagens a serviço (passagens aéreas e diárias), o que não corresponde, portanto, aos salários”, frisa o CNJ no documento.


Fonte/; Tribuna do Norte

Leia Mais ››

TJRN promove mutirão para priorizar julgamentos em casos de racismo

Prédio fachada sede do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte RN TJRN — Foto: Sérgio Henrique Santos/Inter TV Cabugi

O Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte deu início nesta segunda-feira (20) a um mutirão para priorização de julgamentos relacionados à temática racial, de cor, etnia e origem em todas as unidades judiciárias que tenham processos relacionados ao tema.


A ação, promovida pelas das Comissões de Prevenção e Enfrentamento do Assédio Moral, do Assédio Sexual e da Discriminação de 1º e 2º Graus, acontece em meio a Dia Nacional da Consciência Negra, celebrado no dia 20 de novembro.


Com o mutirão, o Poder Judiciário visa promover a reflexão e destacar a importância da inserção negra na sociedade brasileira, e tem por objetivo fomentar a visibilidade deste tema. O período marca a importância das discussões e ações para combater o racismo e a desigualdade social no país.


Segundo a juíza Ana Paula Nunes, presidente da Comissão do Assédio de 1º grau, o racismo estrutural e as desigualdades exigem respostas rápidas da justiça. “O Judiciário tem um papel fundamental na promoção da equidade e no enfrentamento destas questões, assegurando a plena aplicação das diretivas constitucionais”, ressaltou.


Ainda de acordo com Ana Paula, ao todo, 178 processos que envolvem a questão racial estão parados em instâncias da Justiça do Rio Grande do Norte.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Forte dos Reis Magos: Pintura é concluída após pichação contra marco temporal indígena

Obra de pintura do Forte dos Reis Magos é concluída após pichação — Foto: Cedida

A obra de pintura no Forte dos Reis Magos foi concluída nesta segunda-feira (20). Um dos principais pontos turísticos e históricos de Natal, a fortaleza amanheceu pichada no dia 7 de setembro, com manifestações contra o Projeto de Lei Federal 2903/2023, que trata do marco temporal das terras indígenas.


O trabalho para remoção da pichação e pintura da parte externa do Forte envolveu a pintura integral na cor branca e foi realizado por apenados do sistema penitenciário do estado e teve início no dia 15 de setembro.


A pintura foi autorizada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) à Secretaria Extraordinária da Cultura e a Direção-Geral da Fundação José Augusto (FJA).



Reaberto em 2021 para visitação pública, o Forte dos Reis Magos é uma edificação militar histórica do fim do século 16, que se tornou um dos pontos turísticos mais conhecidos da capital potiguar.


O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) instaurou um procedimento para apurar quem foi o responsável pela pichação do Forte dos Reis Magos.


Obra de pintura do Forte dos Reis Magos é concluída após pichação — Foto: Cedida


Retirada da pichação

Por se tratar de um prédio tombado, a remoção da pichação na parte externa do Forte dos Reis Magos foi solicitada à superintendência estadual do Iphan na segunda-feira (11) pela Secretaria Extraordinária da Cultura e pela Fundação José Augusto (FJA), administradora do Forte.



O monumento, cartão-postal da cidade de Natal, amanheceu pichado com mensagens contra o Projeto de Lei Federal 2903/2023, que trata do marco temporal das terras indígenas.


Um dos muros do Forte recebeu as seguintes frases: "Não ao PL/2903" e "Aqui é terra indígena". A pichação era visível para quem trafegava pela Avenida Café Filho, que corta as praias da Zona Leste da cidade, e pela Ponte Newton Navarro, que liga a Zona Norte.


Reaberto em 2021 para visitação pública, o Forte dos Reis Magos é uma edificação militar histórica do fim do século 16, que se tornou um dos pontos turísticos mais conhecidos da capital potiguar.


Fonte:g1

Leia Mais ››

PM da reserva é preso na Grande Natal após ameaçar matar esposa e filho com arma da corporação

Viatura da Polícia Civil do RN — Foto: Divulgação/Polícia Civil RN

Um policial militar da reserva foi preso em flagrante nesta segunda-feira (20) em São Gonçalo do Amarante, na Grande Natal, suspeito de ameaçar matar a esposa e o filho com a arma da corporação. O homem também teria quebrado o celular da companheira e cometido injúria contra a mesma.


A prisão foi realizada por policiais civis da Delegacia de Plantão de Atendimento a Grupos de Vulneráveis (DPAGV), com o apoio da Polícia Militar. O Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE), com o seu negociador, também estiveram presentes na casa da família. Com o suspeito, uma arma de fogo e munições foram apreendidas.



As vítimas deixaram a residência e foram levadas à delegacia, onde prestaram depoimento. De acordo com a Polícia Civil, foram solicitadas as Medidas Protetivas de Urgência (MPUs) ao judiciário e realizadas as medidas de proteção previstas na Lei Maria da Penha.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Cinco pessoas da mesma família que trafegavam em uma moto são atropeladas no interior do RN

Vítimas foram socorridas a hospital no interior do RN — Foto: Reprodução

Cinco pessoas de uma mesma família ficaram feridas em um acidente registrado na noite desse domingo (19), na RN-118, em Alto do Rodrigues. De acordo com a Polícia Militar, as cinco pessoas estavam em uma mesma moto e foram atingidas por trás por outro veículo. O condutor fugiu do local.


A PM informou que na moto estavam o marido, a mulher e três filhos e nenhum deles usava capacete. As idades das vítimas não foram informadas.


A motocicleta foi atingida por um veículo que seguia no mesmo sentido. Após bater, o condutor do veículo fugiu do local.


As vítimas foram levadas ao hospital da cidade de Alto do Rodrigues. Logo depois, a mãe, o pai e duas crianças foram transferidos para o Hospital Regional Tarcísio Maia em Mossoró, no Oeste potiguar.


De acordo com a unidade de saúde, o pai já foi liberado, mas a mãe e as crianças seguem em observação. Ainda de acordo com o hospital, o estado de saúde dos pacientes não é grave.


Fonte:g1

Leia Mais ››

Pescadores capturam peixe de 2 metros e mais de 60 kg no Rio Potengi, em Natal

Pescadores exibem peixe capturado no fim de semana no Rio Potengi, em Natal — Foto: Cedida

Pescadores do Paço da Pátria capturaram um peixe com 2 metros e mais de 60 kg, no Rio Potengi, que margeia o bairro da Zona Leste de Natal.


O caso aconteceu na tarde do último sábado (18), durante um momento de descontração entre três amigos.


O animal da espécie camurupim foi armazenado em uma câmara fria e deverá ser preparado como um assado que será servido pelos pescadores à comunidade nesta terça-feira (21).


Segundo Cléber de Sousa, dono da canoa usada para a captura do peixe, os amigos estavam conversando, quando viram o animal se debatendo no rio. Ele estava preso a uma linha de pesca deixada por outra pessoa.



Eles então decidiram ir com a canoa ao local e retirar o peixe da água. "A gente foi buscar porque ele ia passar", comentou.


As pesca do peixe ocorreu por volta das 15h do sábado. Após a medição e pesagem, os pescadores constataram que o animal tinha 2,10 metros e 63 kg.


"Ele começou a pular, e já deu para reconhecer o peixe, que era camurupim. Fomos atrás. Conseguimos pegar. Deu um pouco de trabalho, devido o tamanho dele, e a embarcação era pequena. Levamos uma média de 20 a 30 minutos", disse o pescador Nildo Fernandes Ferreira, de 47 anos.


Nildo afirma que trabalha com pesca de atum em alto mar e, por isso, está acostumado a ter contato com peixes grandes. Porém, pescados como o do fim de semana são mais raros no Rio Potengi.


"Não dá frequentemente. É mais comum pequeno, de 10 a 20 kg, mas grande assim, não", comentou.


O peixe foi levado para uma câmara fria no bairro da Ribeira, também na Zona Leste da cidade. Segundo os pescadores, a venda de peixes da espécie aqui no Rio Grande do Norte é fraca, por isso eles optaram por dividir a carne com a vizinhança.


O dono da linha onde o peixe ficou preso recebeu R$ 50 pagos pelos pescadores que tiraram o animal do rio e também foi convidado para comer o assado desta terça-feira (21), feriado municipal da padroeira da cidade, Nossa Senhora da Apresentação.


Fonte:g1

Leia Mais ››

Calor de 44,8°C: Araçuaí (MG) tem o dia mais quente no histórico de medições do Brasil, diz Inmet

Araçuaí, no Vale do Jequitinhonha, é uma das cidades que engloba o Vale do Lítio — Foto: Cristiano Machado/Imprensa MG

O município de Araçuaí (MG), distante 678 km de Belo Horizonte, no Vale do Jequitinhonha, foi considerado o mais quente no histórico de medições do país, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). A cidade com 34.297 habitantes alcançou, no domingo (19), a temperatura de 44,8°C 🌡️.


☀️ O recorde anterior tinha sido registrado no dia 21 de novembro de 2005, em Bom Jesus (PI), distante 632 km ao Sul de Teresina, quando a máxima foi de 44,7°C.


Um aquecimento pré-frontal intensificou o calor no Nordeste de Minas Gerais, o que favoreceu a elevação da marca que ocorreu no décimo dia da onda de calor (entenda abaixo quais foram os fatores que causaram o novo recorde).



🥵 Essa foi a oitava onda de calor registrada no Brasil neste ano. O fenômeno estava em atuação desde o dia 8 de novembro e acabou no fim de semana.


As maiores temperaturas registradas pelo instituto nesta última onda de calor foram:


Araçuaí (MG) - 44,8°C em 19 de novembro

São Romão (MG) - 43,4°C em 15 de novembro

Porto Murtinho (MS) - 43,4°C em 16 de novembro

Corumbá (MS) - 43,4°C em 14 de novembro



Onda de calor em 2023 — Foto: Inmet

Um levantamento anterior do Inmet, porém, indicou que a marca de 44,8°C já havia sido registrada nos dias 4 e 5 de novembro de 2020, em Nova Maringá (MT). O g1 entrou em contato com o órgão para verificar se a informação de 2020 tem validade, mas até a última publicação não obteve resposta.


Entenda os fatores que causaram a alta temperatura

Ao longo dos últimos dias, a presença de uma grande massa de ar seco e pouca condição para chuva provocaram altas temperaturas nas áreas centrais do Brasil, que não estavam recebendo tanta umidade, segundo Cesar Soares, meteorologista da Climatempo.


"A influência do fenômeno climático El Niño faz com que tenha presença do calor mais persistente, sem tanta troca de calor do Sul do país em direção à região central. Por isso, as condições estavam favorecendo as temperaturas mais altas", explica.


Além disso, a frente fria entre São Paulo e Rio de Janeiro colaborou com o aquecimento pré-frontal, que intensificou o calor.


"Os ventos mudaram de direção e transportam mais ar quente das áreas centrais do Brasil em direção ao Litoral. E nesse processo, esses ventos mais quentes, esse ar mais quente, passou por essa região de Araçuaí favorecendo as temperaturas extremamente elevadas", completa.


— Foto: Juan Silva/ g1


Previsão do tempo

A previsão do tempo para esta semana aponta para um início de temperaturas mais baixas em relação ao calorão que atingiu o Brasil e com a presença de chuvas nos próximos dias. Nesta segunda-feira (20), espera-se que as chuvas caiam fortes em todo o Centro-Sul.


No meio da semana, porém, os termômetros já vão indicar nova subida pelas capitais em todo o país (confira abaixo lista com máximas e mínimas).


De acordo com o Climatempo, a maior parte de Minas Gerais, que teve um domingo (19) de muito calor como nos últimos dias, deverá se juntar aos demais estados do Sudeste e partes do Centro-Oeste sofrendo alguma queda de temperatura, temporais isolados e possíveis ventanias. A máxima deverá ficar abaixo dos 30°C no começo da semana.


No Sul do país, a previsão é de que as regiões do interior gaúcho e catarinense tenham a influência de uma massa de ar seco, e o tempo fique firme após dias de chuva, enchentes e muitos estragos.


No entanto, uma nova virada no tempo começará na terça-feira (21) com ventos saídos da Argentina levando nuvens carregadas ao Paraná, Santa Catarina e parte do Rio Grande do Sul – onde o alerta inspira mais cuidados. No Sul e no Oeste gaúchos, a chuva deverá ser constante.


Segundo o MetSul, as regiões serranas gaúcha e catarinense deverão ter acumulados de chuva de 100mm, e o Norte de Santa Catarina pode chegar a 150mm até a quinta-feira (23), quando o calor diminui e as temperaturas cairão novamente.


Já no Sudeste e em parte do Centro-Oeste, chuvas muito fortes em pontos isolados e ventanias serão a tônica dos primeiros dias da semana. A atmosfera superaquecida pode provocar chuva de granizo em algumas cidades, e os ventos podem chegar a 100 km/h na área que pega o Norte de São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Sul de Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Goiás. As temperaturas, no entanto, voltarão a subir no meio da semana após a queda entre a segunda e a terça-feira.



Partes do Norte e do Nordeste do país podem ter chuvas esporádicas provocadas pelo calor e umidade. A frente fria que está no centro do país, no entanto, não deverá ter força suficiente para diminuir o calor.


De acordo com o Inmet, as temperaturas continuarão quentes no começo da semana principalmente na região da Amazônia e no interior nordestino, e com tendência de estabilidade na maioria das cidades do litoral nordestino, com números pouco acima de 30°C nas máximas.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Turista de MT grava momento em que raio cai e mata guia durante passeio

Karlla disse que começaram a subir para a pedra por volta das 8h e chegaram na pedra 11h — Foto: Reprodução

A turista Karlla Conceição Araújo da Silva, de 26 anos, de Rondonópolis, a 218 km de Cuiabá, gravou o momento em que um raio cai e mata o guia de turismo Leilson Souza, de 36 anos, neste domingo (19). Ela e o marido eram acompanhados pelo profissional durante uma trilha na Pedra da Gávea, no Rio de Janeiro. 


Karlla mostrava a paisagem da região. Nas imagens gravadas, é possível ver Leilson (com mochila verde e boné preto) se afastando do grupo para uma das pontas da localidade Cadeirinha. Segundos depois, um raio o atinge.


Em entrevista ao g1, Karlla contou que chegou ao Rio de Janeiro há uma semana com seu marido, e que este seria o último passeio do casal, antes de retornar para Mato Grosso nesta segunda-feira (20).


A turista disse que todos do grupo foram informados da chance de chuva na tarde de domingo, mas que decidiram continuar pelo tempo ser inconstante.


O guia, segundo ela, tinha cerca de 10 anos de experiência, e afirmou que o tempo muda de uma hora pra outra e que o passeio poderia acontecer, pois, apesar da previsão, poderia não chover.


"No meio do caminho começou a chuva, uma garoa. Ele (o guia) perguntou se queríamos continuar e todo mundo decidiu que sim. O guia disse que tinha a chance de chegar no final e ter uma vista com sol", disse.


Após a queda do raio, Karlla relatou momento de pânico e desespero. Segundo ela, o irmão do guia, que está fazendo curso para seguir a mesma profissão, cuidou dos turistas e levou todos de volta para a cidade.


No total, o passeio a Pedra da Gávea dura duas horas de subida e outras duas horas na descida, e alterna entre trilha e uso de corda de rapel.


"Foi desesperador. Eu só sabia chorar e a gente entrou em desespero total. Eu queria descer mas ao mesmo tempo tinha medo, porque podia cair mais raio. A nossa corda teve que ficar, porque como ele estava sentado na beira, tinha chance de ele cair para frente", conta.


Leilson momentos antes de guiar o grupo para a Pedra na Gávea — Foto: Reprodução


A turista ainda disse que todos do grupo sentiram o impacto no momento que o raio caiu. Karlla chegou a ligar para o resgate, mas não conseguia falar. O marido dela fez a ligação e chamou os bombeiros.


Um helicóptero foi usado para remover o corpo.


Nas redes sociais, Leilson postava registros de passeios na Pedra da Gávea e em outras montanhas.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Justiça Federal no RJ manda avaliar imóveis de Ronaldinho Gaúcho para pagar dívida de R$ 1 milhão

Ronaldinho Gaúcho durante depoimento à CPI das Pirâmides Financeiras na Câmara dos Deputados, em Brasília, em 31 de agosto de 2023 — Foto: Sergio Lima/AFP

A Justiça Federal do Rio de Janeiro determinou que dois imóveis do ex-jogador Ronaldinho Gaúcho sejam avaliados para futuras penhoras para pagar dívidas com a Receita Federal.


As propriedades são localizadas no Rio Grande do Sul e no Rio de Janeiro.


A decisão é da juíza Bianca Stamato Fernandes, da 5ª Vara Federal, e o caso foi antecipado pela coluna Ancelmo Gois, do jornal O Globo.


As dívidas do "Bruxo" com a Receita Federal somam R$ 1,058 milhão, segundo consta no processo, obtido pelo g1.


Os bens foram indicados pela Fazenda Nacional e estão localizados na Zona Oeste do Rio e no município de Xangri-lá, no Rio Grande do Sul.



Após a avaliação, o oficial de Justiça deve enviar informações dos valores dos imóveis ao processo.


Neste mesmo caso, já foi feita uma busca ao sistema bancário por estes valores, mas não houve sucesso.


A magistrada também intimou a Fazenda Municipal para saber se há débitos do ex-jogador com o IPTU.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Menino de dois anos morre após ser picado por cascavel durante acampamento, em Panorama

Gael Henry Jesus Ribeiro, de apenas dois anos, morreu após ser picado por uma cascavel, na zona rural de Panorama (SP) — Foto: Reprodução/Redes sociais

Um menino, de apenas dois anos, identificado como Gael Henry Jesus Ribeiro, morreu após ser picado por uma cascavel (Caudisona durissa), na noite deste sábado (18), em Panorama (SP).


A família da criança estava acampada na região do Córrego dos Macacos, em um local conhecido como Angico, na zona rural da cidade, onde foi pescar.


Em determinado momento, o menino se deslocou até outro ponto junto a um dos irmãos, que teria ido urinar, quando foi atacado na panturrilha pela cobra, segundo a Polícia Civil.


No mesmo instante, o pai matou a serpente e a levou, junto com a criança, para o Pronto Atendimento Municipal (PAM), a fim de que os profissionais identificassem a espécie e ministrassem o soro anticrotálico, no entanto, por haver um guizo na ponta do rabo do animal, já imaginou se tratar de uma cascavel.



A vítima deu entrada na unidade de saúde por volta das 19h e foi atendida por um médico. Na ocasião, ele ministrou um soro para hidratação e antibióticos na criança, que também foi submetida a exames, ainda de acordo com a Polícia Civil.


Entretanto, apenas na manhã deste domingo (19), por volta das 7h40, é que o soro anticrotálico para o veneno foi aplicado em Gael, cerca de 12 horas após o acidente.


Em seguida, ele foi transferido para o Hospital Regional (HR), em Presidente Prudente (SP), onde deu entrada às 11h58, porém, como estava “bastante debilitado”, não resistiu e morreu às 13h02, conforme a polícia.


O corpo da criança foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) para realização do exame necroscópico.


Gael foi sepultado na tarde desta segunda-feira (20), no Cemitério Municipal de Panorama.


Gael Henry Jesus Ribeiro, de apenas dois anos, morreu após ser picado por uma cascavel, na zona rural de Panorama (SP) — Foto: Redes sociais


'Cortei a cabeça da cobra', diz pai da criança

O pai de Gael, José Ribeiro, disse que conseguiu cortar a cabeça da cobra logo após o filho ter sido atacado pela cascavel.


“Meu menino aqui do lado viu na hora que a cobra atacou o mais novinho num lugar limpo. Aí rapidamente, no apavoro, eu fui lá e cortei a cabeça dela. Coloquei ela dentro de uma sacolinha e nós corremos o mais rápido possível para o hospital. Chegando aqui no hospital, o médico fez os primeiros procedimentos. Disse que ia fazer um exame nele de seis em seis horas, mas eu vi que o estado dele estava piorando. Quando o dia amanheceu, voltei à Santa Casa [e] o menino estava pior ainda. Estava geladinho. Estava dormindo, não acordava. Perguntei para o médico [e] o médico falou que ele estava bem. Os pulmõezinhos estavam funcionando, estava respirando”, disse José Ribeiro em entrevista à TV Fronteira.


O pai ainda lembrou que, quando o filho foi transferido para o Hospital Regional, em Presidente Prudente, a uma distância de mais de 140km de Panorama, o estado de saúde da criança já era “muito grave”.


“Quando foi encaminhar ele, já era em torno de umas 10 [horas], 10 e pouco. Ele já chegou lá em [Presidente] Prudente num estado muito grave. Os médicos já não tinham o que fazer muito, não. Foram entubá-lo e ele teve um ataque cardíaco. Ficaram em torno de uns 40 minutos tentando reanimá-lo, mas infelizmente veio a óbito. No meu ponto de vista, foi negligência, porque num caso desse tinha de ter transferido o menino na hora para um lugar de mais recursos”, lamentou José Ribeiro.



O irmão de Gael, Elielton Jesus Ribeiro, afirmou à TV Fronteira que houve muita demora no atendimento do paciente em Panorama.


“Eu vi a hora que a cobra deu o bote nele. Eu peguei ele do lado da cobra, porque ele caiu na hora da picada. Eu peguei do lado. Vim socorrer. Meu pai cortou a cabeça da cobra e nós viemos para a Santa Casa aqui”, disse Elielton.


“Parece que o soro foi em 12 horas. Veio uma ambulância de outra cidade para vir buscar ele para transferir para [Presidente] Prudente”, complementou o irmão.


Outro lado

Ao g1, a secretária de Saúde de Panorama, Vanessa Steluti, disse que Gael Henry Jesus Ribeiro chegou ao Pronto Atendimento Municipal e, “de imediato, o médico plantonista ligou para o Instituto Butantã e seguiu todo o protocolo”.



“A criança não apresentava sintomas e, por instrução do Butantã, não foi aplicado o soro de imediato. Porque o soro, se administrado de forma desnecessária, pode causar danos ao paciente, como um choque anafilático, por exemplo”, ressaltou.

À reportagem, ela ainda informou que, quando a criança apresentou o primeiro sintoma, o médico “entrou com o soro”.


“Pedimos a vaga para Presidente Prudente dar continuidade e a criança chegou estável [no Hospital Regional]. Agora, eu estou aguardando para saber o que aconteceu com essa criança dentro do hospital, em Prudente”, finalizou.

A secretária municipal de Saúde de Panorama, Vanessa Steluti, garantiu que a criança estava “estável” quando foi transferida para Presidente Prudente.


“Passado esse período de observação, na parte da manhã, a criança apresentou, pelos exames, uma alteração e foram feitos todos os soros necessários e pedimos a transferência a partir deste momento. Quando ela foi transferida, saiu daqui estável. Quando a médica que fez a transferência deixou a criança lá no hospital de [Presidente] Prudente, essa criança estava saturando bem e ela estava estável. De acordo com os procedimentos do [Instituto] Butantã, essa criança se apresentava estável. Então, não tinha naquele momento por que fazer a transferência. A partir do momento em que foi constatada uma alteração, imediatamente nós já fizemos essa transferência”, explicou a secretária.



Vanessa ressaltou que, para garantir a segurança do paciente, foi acionada uma ambulância equipada com uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para fazer a transferência do menino de Panorama para Presidente Prudente.


“Chamamos a ambulância UTI para resguardar o caminho, apesar de a criança estar estável aqui, nós fizemos esse trajeto com uma ambulância UTI, de acordo com o que tem de ser para a segurança do paciente, e, como eu disse, chegou até Presidente Prudente estável”, complementou a secretária de Saúde à TV Fronteira.


Em nota oficial enviada ao g1, o Hospital Regional de Presidente Prudente informou que o paciente em questão deu entrada neste domingo (19) no Pronto-socorro infantil da unidade em estado grave, às 11h58, onde foi prontamente atendido pela equipe médica e multiprofissional. Devido à gravidade do seu quadro clínico, o óbito do menino foi constatado no mesmo dia, às 13h02, ainda segundo o HR.


Velório de Gael Henry Jesus Ribeiro foi realizado no Velório Municipal de Panorama (SP) — Foto: Renato Campanari/TV Fronteira


Fonte: g1

Leia Mais ››

Padre desviou ao menos R$ 2,4 milhões de verbas destinadas a população em situação de rua e venezuelanos na PB, aponta Gaeco

Valores de 'devoluções' anotados em caderno de ex-tesoureira do Hospital Padre Zé — Foto: Gaeco/Reprodução

O padre Egídio de Carvalho Neto, ex-diretor do Hospital Padre Zé, é suspeito de ter desviado mais de R$ 2,4 milhões de projetos sociais que atenderiam pessoas em situação de rua e indígenas venezuelanos que estavam em João Pessoa.


As informações são do relatório da investigação do Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público da Paraíba (MPPB). A investigação apontou que o recurso iria, além de para a população indígena, para pessoas em situação de rua das cidades de João Pessoa, Guarabira e Campina Grande.


Ao todo, além do dinheiro da assistência social, a investigação aponta que o padre teria desviado R$ 140 milhões em 10 anos. No esquema, ele teria tido a ajuda da ex-diretora Jannyne Dantas e da ex-tesoureira Amanda Duarte. Ele e Jannyne estão detidos em presídios, enquanto que Amanda está em prisão domiciliar.


O esquema

Na investigação, o Ministério Público encontrou anotações no caderno de Amanda que mostram como era feito o esquema para o desvio do dinheiro nas obras sociais. Segundo o Gaeco, os pagamentos eram feitos aos fornecedores do Hospital Padre Zé e da Ação Social Arquidiocesana, que posteriormente devolviam parte do dinheiro ao religioso em forma de propinas.


Em uma anotação de 6 de setembro de 2022, Amanda enumera as "devoluções atualizadas", que somavam mais de R$ 514 mil que seriam do programa Prato Cheio João Pessoa, R$ 500 mil do Prato Cheio Guarabira, R$ 360 mil do Prato Cheio Campina Grande, R$ 760 mil dos Waraos (referência à etnia indígena venezuelana) e R$ 380 mil do programa Banho Cidadão. Um total de R$ 2,4 milhões.


Anotações apontam valores pagos e devolvidos; para o Gaeco, isso comprova propina paga a dirigentes do Hospital Padre Zé — Foto: Gaeco/Reprodução


Existem outras anotações. Por exemplo, pagamento R$ 250 mil para assistência "pós alta" e devolução de R$ 201.160, pagamento de 659.890 para "padaria" e devolução de R$ 382.100 e pagamento de R$ 205.744 para "Enem" e devolução de R$ 105.485.


Segundo o Gaeco, o volume de dinheiro apontado no desvio ainda é parcial e a investigação continua.


Imóvel localizado em João Pessoa investigado no caso de desvios de verbas do Hospital Padre Zé — Foto: Antônio Vieira/TV Cabo Branco


Operação Indignus

Padre Egídio de Carvalho foi preso na segunda fase da Operação Indignus, deflagrada pelo Gaeco do Ministério Público da Paraíba, nesta sexta-feira (17). A prisão foi determinada pelo desembargador Ricardo Vital, do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB), devido à “possibilidade de ocorrerem novas fraudes”.


A determinação das prisões, do padre e das duas ex-diretoras do hospital, foi do desembargador Ricardo Vital, do Tribunal de Justiça da Paraíba. O pedido inicialmente havia sido negado pelo juiz da 4ª Vara Criminal de João Pessoa, mas o Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado (Gaeco) recorreu da decisão. O desembargador elencou a garantia da ordem pública, a conveniência da instrução criminal e o asseguramento da aplicação da lei penal para justificar as prisões.


Padre Egídio está no Presídio Especial do Valentina Figueiredo, em João Pessoa. Jannyne Dantas foi encaminhada para a Penitenciária Júlia Maranhão, já Amanda Duarte ficou em prisão domiciliar, ter um filho de 4 meses em amamentação exclusiva.



A defesa do padre Egídio disse que pretende entrar com um pedido de soltura, mas não informou quais seriam os argumentos para isso.


O advogado que representa Jannyne e Amanda entrou com um recurso contra a prisão das duas no domingo (19). A alegação é de que os motivos apresentados pelo Gaeco, de que elas poderiam obstruir o trabalho da Justiça, são "frágeis" para justificar a privação de liberdade.


Fonte: g1

Leia Mais ››

PGR denuncia deputado da oposição por injúria contra Lula e racismo contra ministro Silvio Almeida


A Procuradoria-Geral da República (PGR) denunciou ao Supremo Tribunal Federal (STF) o deputado Gustavo Gayer (PL-GO) por injúria contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e por racismo contra o ministro dos Direitos Humanos, Silvio Almeida.


A acusação envolve publicações feitas pelo parlamentar em redes sociais. No dia 23 de junho, Gayer participou de um podcast e chamou Lula de “bandido”.


O deputado também fez ataques ao Supremo e ao Senado.


“Na política, nós temos um bandido na Presidência, nós temos um STF escolhido pelos bandidos da esquerda nits temos um Senado comprado, cujo presidente da Cina é um capacho do PT, porque ele quer comprar... ele quer conquistar a vaga dele no STF e ele tem Id os seus... o escritório de advocacia dele tem uns processos Id que ele vai ganhar em torno de uns R$ 100.000.000,00 tudo depende de uma canetada de um ministro do STF”.


Na mesma entrevista, o deputado e o apresentador do podcast associaram africanos a baixo quociente de inteligência (QI) e afirmaram que eles não têm “capacidade cognitiva” para viver em um regime democrático.


No dia 28 de junho, o ministro Silvio Almeida publicou numa rede social que pediu ao Ministério da Justiça apurasse o caso. Na sequência, Gayer publicou : “mais um pra provar que QI baixo é fundamental para apoiar ditaduras. Infelizmente temos um ministro analfabeto funcional ou completamente desonesto".


Para a vice-procuradora-geral da República, Ana Borge Santos, Gayer induziu e incitou “a discriminação e o preconceito de raça, cor e procedência nacional”.


“Gustavo Gayer Machado de Araújo vinculou a afrodescendência de Silvio Luiz de Almeida a uma suposta inferioridade do quociente de inteligência dos povos africanos e afrodescendentes, sustentada dias antes no podcast 3 irmãos, reafirmando ser essa a causa das ditaduras, geradora, inclusive, de um "analfabetismo funcional" do Ministro de Estado dos Direitos Humanos e da Cidadania, reforçando estigmas reprodutores de inferioridade contra minoras raciais”.


Além de Gayer, o apresentador do podcast Rodrigo Arantes também foi denunciado por racismo. Para a PGR, eles "praticaram, induziram e incitaram a discriminação e o preconceito de raça, cor e procedência nacional contra todo o povo africano, fazendo-o por intermédio de meio de comunicação social e publicação na rede social YouTube, tendo o podcast alcançado cerca de 14.000 visualizações, dispersando ideias racistas e segregacionistas, inferiorizando e desumanizando negros e afrodescendentes ao compará-los a macacos".



A denúncia é a acusação formal feita pelo Ministério Público. Se a acusação for aceita, ele passa a ser réu.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Dia da Consciência Negra: bancada pede a Lira que Câmara vote texto que cria feriado nacional na data


A Bancada Negra da Câmara dos Deputados pediu nesta segunda-feira (20) que o presidente da Casa, Arthur Lira (PP-AL), coloque em votação um projeto que pretende tornar o Dia da Consciência Negra, 20 de novembro, um feriado nacional.


A bancada foi criada no início de novembro com um projeto de autoria dos deputados Talíria Petrone (PSOL-RJ) e Damião Feliciano (União Brasil-PB). Nesta segunda, quando o país celebra a data, Feliciano falou com a imprensa sobre as primeiras medidas do grupo.


“Dos projetos que nós debatemos na bancada, foi o projeto da unificação do dia 20 [como feriado]. Vários estados do país, a exemplo do Amazonas, Rio de Janeiro, São Paulo, Mato Grosso, que celebram hoje como facultativo [...] A gente vai ver se unifica, temos um projeto para unificar no Brasil inteiro”, afirmou Damião.


Dia da Consciência Negra: mapa mostra em quais capitais o dia 20 de novembro é feriado

O texto que pretende tornar o Dia da Consciência Negra um feriado nacional já foi aprovado no Senado em 2022 e aguarda análise dos deputados. Outro projeto sobre o mesmo tema também foi apresentado pelo deputado Valmir Assunção (PT-BA).


"Seis estados já se posicionaram. Nosso líder Damião puxou exatamente esse cuidado de a gente não ter, nesta semana, projeto que não fosse conversado com outros 122 deputados pretos e pardos, porque o momento é de inclusão", disse o deputado Antônio Brito (PSD-BA).


Em texto enviado para uma sessão solene da Câmara em homenagem à data, o presidente da Casa, deputado Arthur Lira (PP-AL), afirmou que a luta pela igualdade de direitos e oportunidades deve ser uma das “causas fundamentais que devem unir todos os brasileiros”.


“O esforço contra a discriminação racial não pode limitar-se a um dia do ano. O trabalho para a edificação de uma nação acolhedora e igualitária deve ser diário. Nada obstante, o Dia da Consciência Negra é uma data que serve para concentrar os esforços e atenções para engajar todos os brasileiros contra o racismo e a discriminação”, disse Lira, em discurso lido pelo deputado Vicentinho (PT-SP).


Na reunião entre Lira e os representantes da Bancada Negra, além do pedido de votação do feriado, os parlamentares apresentaram outras pautas tidas como prioritárias e anunciaram as lideranças que vão comandar o grupo.


Bancada Negra

O projeto aprovado pela Câmara diz que representantes do grupo deverão participar, com os líderes, das reuniões convocadas pelo presidente da Casa, com direito a voz e voto.


“Esse é um momento histórico, porque nosso país teve quase quatro séculos de escravidão, porque as duras estatística ainda chegam no corpo negro, seja na bala do estado nas favelas e periferias, na mortalidade materna, no feminicídio. Não estamos falando de direita ou esquerda, estamos falando da própria democracia do Brasil”, afirmou Talíria Petrone na sessão de votação do texto.



Além disso, o texto inclui no regimento da Casa o direito ao uso da palavra a um integrante do grupo durante o período destinado às comunicações de liderança no plenário, por cinco minutos semanais.


“Nós queremos ver pretos e pretas compondo essa casa e honrando nosso país”, afirmou o relator, deputado Antônio Brito (PSD-BA).


A proposta estabelece que a bancada terá um coordenação-geral e três vices. A eleição para os cargos será realizada todos os anos em 20 de novembro, dia da Consciência Negra.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Javier Milei convida Jair Bolsonaro para posse, diz advogado do ex-presidente

Bolsonaro divulga imagem de ligação de Javier Milei, presidente eleito da Argentina, em 20 de novembro. — Foto: Reprodução/X

O presidente eleito da Argentina, Javier Milei, convidou Jair Bolsonaro (PL) para a posse, segundo o advogado do ex-presidente, Fabio Wajngarten.


O convite, segundo Wajngarten, foi feito em uma ligação feita por Milei ao ex-presidente na manhã desta segunda (20).


Em sua conta no X, Bolsonaro divulgou um vídeo da ligação. Nela, Milei diz que seria uma honra enorme se o ex-presidente e o deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP), que participava do telefonema, estivessem na posse, em 10 de dezembro.


Bolsonaro diz que está muito feliz com a vitória do ultraliberal na Argentina e que "quase estou torcendo para a Argentina na próxima terça-feira (21) o Brasil", em referência entre as duas seleções. Este post está em atualização.


Fonte: Blog da Andréia Sadi

Leia Mais ››