sexta-feira, junho 04, 2021

Covid: avião com mais 527 mil doses da vacina da Pfizer chega ao Brasil por Viracopos

O avião com o oitavo lote da vacina contra Covid-19 da Pfizer/BioNTech chegou ao Brasil às 19h15 desta quinta-feira (3) pelo Aeroporto Internacional de Viracopos, de Campinas (SP). A nova entrega, terceira e última desta semana, reúne mais 527 mil doses.


Com essa remessa, a farmacêutica entregou 5,8 milhões das 200 milhões de doses contratadas pelo governo federal. A empresa diz que vai cumprir o cronograma de entrega total até o final de 2021.


Equipes da Polícia Federal fazem a segurança no desembarque em Campinas (SP) e transporte rodoviário das doses até o centro de distribuição do Ministério da Saúde, em Guarulhos (SP).


Polícia Federal acompanha o desembarque das 527 mil doses da vacina da Pfizer em Viracopos — Foto: Polícia Federal


As entregas

A Pfizer utilizou o Aeroporto de Viracopos para todas as entregas ao Brasil até agora. A primeira remessa teve 1 milhão de doses e foi recebida pelo país em 29 de abril, em cerimônia que contou com a presença do ministro da Saúde, Marcelo Queiroga.


O segundo lote com 629 mil doses foi entregue no dia 5 de maio, enquanto outras 628 mil doses, da terceira remessa, chegaram no dia 12 deste mês. A quarta remessa, com mais 629 mil doses, chegou ao terminal de Campinas no dia 19 de maio.


O quinto lote desembarcou no dia 26 de maio, com 629 mil doses de vacina. Já a sexta remessa, com mais 936 mil doses, chegou ao terminal de Campinas na noite desta terça (1º). Na noite de quarta (2), outras 936 mil doses desembarcaram em Viracopos.


Armazenamento

No fim de maio, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou novas condições de conservação e armazenamento para a vacina da Pfizer, que agora pode ser mantida em temperatura controlada entre 2ºC e 8ºC por até 31 dias. A orientação anterior era de cinco dias.


Antes da liberação dos frascos para a vacinação, as doses da Pfizer precisavam ser armazenadas em caixas com temperaturas entre -25°C e -15°C por, no máximo, 14 dias. Tais condições não permitiam que a vacina fosse enviada para municípios distantes mais que 2h30 da capital do estado.


Histórico

A vacina da Pfizer/BioNTech foi alvo de recusa e polêmicas dentro do governo federal. Ainda no ano passado, três ofertas formais para venda de 70 milhões de doses foram feitas pela empresa e ficaram sem resposta do Ministério da Saúde.


Também em dezembro, o secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Arnaldo Medeiros, descartou a compra da vacina por causa da exigência de armazenamento em baixas temperaturas.


A vacina foi a primeira a obter registro sanitário definitivo pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), em fevereiro deste ano.


O imunizante pode ser aplicado em pessoas a partir de 16 anos de idade, em duas doses, com intervalo de 21 dias entre elas.


Vacinas da Pfizer — Foto: Emerson Dias/Prefeitura de Londrina/Divulgação


Fonte: G1

Leia Mais ››

Auxílio Emergencial 2021: Caixa libera saques e transferências a nascidos em abril; veja calendários



A Caixa Econômica Federal (Caixa) libera nesta sexta-feira (4) os saques e transferências da segunda parcela do Auxílio Emergencial aos beneficiários que não fazem parte do Bolsa Família nascidos em abril, que receberam a parcela em poupança social digital no dia 20 de maio.


O pagamento da segunda parcela do auxílio para este público terminou em 30 de maio. Para quem faz parte do Bolsa Família, os pagamentos foram até 31 de maio.


Os pagamentos da terceira parcela do benefício começam em 17 de junho para o público do Bolsa Família, e em 20 de junho para os demais beneficiários (veja nos calendários mais abaixo).


VEJA QUEM PODE SACAR A PARTIR DESTA SEXTA:

trabalhadores que não fazem parte do Bolsa Família, nascidos em abril

Os trabalhadores podem consultar a situação do benefício pelo aplicativo do auxílio emergencial, pelo site auxilio.caixa.gov.br ou pelo https://consultaauxilio.cidadania.gov.br/


Calendários de pagamento

Veja abaixo os calendários de pagamento.


BENEFICIÁRIOS DO BOLSA FAMÍLIA




BENEFICIÁRIOS FORA DO BOLSA FAMÍLIA




Fonte: G1

Leia Mais ››

Aeronave cai em frente a presídio e deixa dois feridos, em Rio Verde

Uma aeronave caiu em uma fazenda particular em frente ao Centro de Prisão Provisória e deixou dois homens feridos, em Rio Verde, no sudoeste goiano. Segundo o Corpo de Bombeiros, o piloto, de 59 anos, e o passageiro, de 61, foram socorridos e encaminhados para unidades hospitalares do município. Uma testemunha, que preferiu não se identificar, afirma ter visto o acidente.


“A aeronave sobrevoava muito baixo e logo em seguida se chocou com um pé de manga, caiu sob uma caixa d’água e veio ao solo” , disse a testemunha.

De acordo com a corporação, a queda aconteceu por volta de 17 horas, desta quinta-feira (3), no pátio de uma fazenda. O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) foi acionado para apurar a causa do acidente e investigadores do Sexto Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Seripa VI) foram até o local.


Aeronave caiu em frente a presídio de Rio Verde — Foto: Reprodução/TV Anhanguera


Conforme apuração da TV Anhanguera, o piloto foi encaminhado em estado grave para um hospital do município e deve passar por uma cirurgia. O outro passageiro, também em estado grave, está internado na Unidade de Pronto Atendimento da cidade.


Por não terem as identidades divulgadas, o G1 não teve mais informações sobre o quadro clínico dos homens.


Em nota, o Cenipa informou que a investigação visa evitar novos acidentes do mesmo tipo e completa que fará a conclusão no menor prazo possível para descobrir todos os fatores que contribuíram para o acidente.


Aeronave cai em fazenda de Rio Verde — Foto: Reprodução/TV Anhanguera


Fonte: G1

Leia Mais ››

Brasil se aproxima de 470 mil mortos por Covid, com média móvel de 1.862 vítimas por dia



O Brasil registrou 2.082 mortes por Covid-19 nas últimas 24 horas, totalizando nesta quinta-feira (3) 469.784 óbitos desde o início da pandemia. Com isso, a média móvel de mortes nos últimos 7 dias chegou a 1.862. Em comparação à média de 14 dias atrás, a variação foi de -5% e indica tendência de estabilidade nos óbitos decorrentes do vírus.


É o 16º dia seguido de estabilidade nessa comparação. Isso significa que o ritmo atual tem se assemelhado mais a um platô do que a uma queda ou a um aumento na curva, e isso em patamar bastante elevado.


Os números estão no novo levantamento do consórcio de veículos de imprensa sobre a situação da pandemia de coronavírus no Brasil, consolidados às 20h desta quinta. O balanço é feito a partir de dados das secretarias estaduais de Saúde.


Sexta (28): 1.806

Sábado (29): 1.836

Domingo (30): 1.844

Segunda (31): 1.849

Terça (1º): 1.870

Quarta (2): 1.868

Quinta (3): 1.862

São agora 24 dias com a média de mortes abaixo da marca de 2 mil. De 17 de março até 10 de maio, foram 55 dias seguidos com essa média acima de 2 mil. No pior momento desse período, a média chegou ao recorde de 3.125, no dia 12 de abril.


Cinco estados aparecem com tendência de alta nas mortes: MS, TO, BA, PE, AC.


O estado de Roraima, que aparecia em alta na véspera, não divulgou novos dados de mortes nesta quinta. Segundo a secretaria, o sistema estadual que centraliza os números de óbitos não é alimentado pelos municípios aos finais de semana e feriados.


Em casos confirmados, desde o começo da pandemia 16.801.102 brasileiros já tiveram ou têm o novo coronavírus, com 83.415 desses confirmados no último dia. A média móvel nos últimos 7 dias foi de 65.713 novos diagnósticos por dia. Isso representa uma variação de +1% em relação aos casos registrados em duas semanas, o que indica tendência de estabilidade também nos diagnósticos.


Fonte: G1

Leia Mais ››

Trem atropela e mata 9 pessoas na China

Nove pessoas morreram atropeladas por um trem de passageiros em Jinchang, na província de Gansu, no noroeste da China, na madrugada desta sexta-feira (4).


Imagem meramente ilustrativa


Segundo informações da imprensa local, as vítimas eram trabalhadores que realizavam manutenção na ferrovia. Equipes de resgate foram enviadas ao local.


A causa do acidente é desconhecida. As autoridades investigam se houve falha de sinalização.


Fonte: G1

Leia Mais ››