quarta-feira, maio 01, 2013

ITAÚ AGORA: Uma iniciativa que está dando certo


No intuito de fazer uma gestão participativa, o Prefeito Ciro Bezerra e sua equipe administrativa disponibilizaram o programa ITAÚ AGORA, através da Rádio Cidade. Com o objetivo de saber o que a comunidade está pensando a respeito da administração pública do município.

A iniciativa esta dando certo, a cada programa, que é realizado semanalmente, nas quartas-feiras, respectivamente, a comunidade tem cobrado do Prefeito Municipal ações de melhoramento para o município, onde ainda o próprio prefeito tem a oportunidade de esclarecer empecilhos na execução de obras e projetos que não caminham como os munícipes esperavam.

O programa é visto pela população itauense como uma iniciativa positiva, além de certeira para administração do Prefeito Ciro Bezerra, que podem opinar e exigir da administração.

Algo que foi abordado pelo apresentador Phabiano Santos, no programa desta quarta-feira (01), quando disse que é inédita a presença de um prefeito, estar aberto, ao vivo, em meio comunicação respondendo as perguntas do povo. Onde o mesmo está ali para ouvir todos da mesma forma, sem distinção de cor ou bandeira.


A administração de Ciro Bezerra, mesmo em pouco tempo de execução tem sido destaque pela presença marcante do mesmo em todo e qualquer evento, relacionado ao poder público. E a comunidade tem respondido as perspectivas do prefeito que lançam suas perguntas e tem encontrado respostas positivas.

Arlindo Maia da Redação do Cidade News
Leia Mais ››

Conferencista Dra. Tânia Regina fala ao Cidade News sobre a 5ª Conferencia das Cidades


A palestrante da 5ª Conferência das Cidades do Município de Itaú, Dra. Tânia Regina, declarou a reportagem do Cidade News ser de suma importância, segundo ela, percebeu que o município estava comprometido com a reforma urbana, onde os participantes estavam interessados e participativos, que foram elaboradas propostas interessantes, todas em simetrias com a propostas da 5ª Conferência das Cidades.

Dra. Tânia acredita nas políticas públicas de urbanização propostas pelos participantes e principalmente o emprenho do Prefeito municipal Ciro Bezerra que ficou atento a cada uma delas, se propondo na medida do possível colocá-las em prática, foi quando questionamos a conferencista, de acordo com a experiência vivida por ela, de outras conferências, se essas iniciativas dão resultados, a mesma disse que: “Eu acredito que dá resultado sim, o propósito do governo é participação social, e o município conseguiu reunir numa conferencia dessa, 100 pessoas, todos participaram ativamente, todos tiveram oportunidade democraticamente, construir as suas propostas e eu acredito que agora é a gente aguardar que algumas ações que vão ser realizadas no âmbito municipal, você percebeu, o prefeito monota todas elas, e tem todo interesse, dentro da possibilidade do município realizá-las, e a nível de Estado e de Governo Federal eu acredito que cabe a gente esperar que proposta o ministério das cidades, através do sistema nacional de desenvolvimento urbano vão coordenar essas políticas a nível de estado e de município aqui na região”. Ponderou Dra. Tânia.

Visando a subdivisão das conferências, pois as mesmas acontecem no nível, municipal, estadual e nacional, procuramos saber da conferencista como são colocadas as propostas em cada setor, principalmente no nível estadual, foi quando Dra. Tânia exemplificou como acontece as conferências das cidades.

“Nós vivemos num país cujas dimensões são continentais, é um pais muito grande, e aqui existe uma diversidade muito grande também. Nós sabemos que propostas que são construídas lá para região Norte podem não ser, digamos assim, tão importante para nossa região. Como também propostas nossas podem não servir para o interesse deles lá, e assim vai, de acordo com cada região do país. Então eis a importância de cada um dos municípios desse país, realizar a sua conferência. As propostas que saem daqui, vão em forma de relatório para Natal e lá vão se condensar num relatório que vão ser apresentados numa conferência estadual e de lá vão migrar para conferência da união que vai se realizar em Brasília”. Finalizou Dra. Tânia.

Arlindo Maia da Redação do Cidade News
Leia Mais ››

Homem é morto dentro de casa por credor em Natal, diz PM


Fábio Nascimento Cunha, 29 anos, foi assassinado na frente da mulher na tarde desta quarta-feira (1º), na Rua da Floresta, Vila de Ponta Negra, zona Sul de Natal. Segundo a polícia, a vítima foi atingida por quatro tiros na região do tórax. A Polícia Militar também informou que os disparos foram dados por um credor da vítima. Ninguém foi preso.

"Ele tinha muitas dívidas. Pelo o que nos foi dito, um dos credores dele bateu na porta da casa chamando por Fábio. A mulher dele reconheceu o credor e disse que Fábio não estava. Mas o homem brechou e percebeu que Fábio estava em casa. Ele arrombou a porta e efetuou os disparos", resumiu Itamar Félix, subtenente da PM.
Ainda segundo o subtenente, a polícia demorou quatro minutos para chegar ao local do crime, mas não conseguiu prender o suspeito. "Aqui impera a lei do silêncio. Ninguém fala nada, o que dificulta muito o nosso trabalho. Estamos a procura do suspeito, as buscas continuam", finalizou Félix.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

'Nova lei coloca em xeque segurança da população', diz Sindipostos do RN


O Sindicato do Comércio Varejistas de Derivados de Petróleo do Rio Grande do Norte (Sindipostos/RN) divulgou nota na manhã desta quarta-feira (1) se posicionando contra a aprovação da lei que permite a venda de combustíveis em áreas de supermercados. Na nota, o Sindipostos afirma que “a nova lei coloca em xeque a própria segurança da população”.
A nova Lei dos Postos foi aprovada na Câmara Municipal de de Natal, por 21 votos a favor e cinco contrários, com dispensa de tramitação, na última terça-feira (30). Para entrar em vigor, a lei precisa ser sancionada pelo prefeito Carlos Eduardo (PDT).
Em nota, o Sindipostos afirmou que “ projeto foi aprovado sem debate, os segmentos das revendas e dos supermercados foram colocados a margem das discussões. Estranho a nova legislação ter conseguido aprovação sem a discussão que o assunto exige. A segurança da população foi colocada a margem de interesses outros, que desconhecemos”.
De acordo com o Sindipostos, o segmento da revenda é o maior arrecadador de ICMS do Estado. “Portanto, as estatísticas de geração de emprego e a contribuição em impostos mostram a expressão desse segmento, formado por potiguares, pessoas que neste Estado cresceram e é esta terra que recebe a contribuição direta do comércio varejista de petróleo para o seu desenvolvimento. (…) Os vereadores, que por princípio deveriam atuar em defesa do cidadão natalense, legislaram ontem em prol de grandes grupos econômicos internacionais”, dizia a nota.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Acidente na BR-304 deixa um morto e um ferido em Macaíba, RN


Acidente na BR-304 deixa uma mulher morta (Foto: Jorge Talmon/G1)
Um acidente na BR 304, em Macaíba, envolvendo uma motocicleta e um automóvel causou a morte de uma mulher na manhã desta quarta-feira (1). De acordo com a Polícia Rodoviária Federal do Rio Grande do Norte (PRF/RN), o acidente aconteceu por volta das 8h no KM 305, na Grande Natal.
A PRF informou ainda que a vítima era passageira da motocicleta. A mulher ainda não foi identificada. O condutor da moto também ficou ferido. O plantão da PRF não soube informar se os ocupantes do automóvel ficaram feridos. De acordo com a PRF, o outro veículo envolvido no acidente teria apresentado problemas na barra de direção, o motoristas teria perdido o controle e batido na moto que vinha na outra faixa.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Dilma afirma na TV que não vai 'descuidar nunca' da inflação


A presidente Dilma Rousseff disse nesta quarta-feira (1º) durante pronunciamento em cadeia nacional de rádio e televisão que o governo não vai "descuidar nunca" do controle da inflação.
O pronunciamento foi motivado pelo Dia do Trabalho, comemorado nesta quarta. A presidente gravou no Palácio da Alvorada (residência oficial), e a fala foi exibida a jornalistas no final da tarde no Palácio do Planalto.
Nos eventos do 1º de Maio em São Paulo, políticos e sindicalistas fizeram críticas à política econômica do governo. O senador Aécio Neves (PSDB) disse que o governo é "leniente" com a alta dos preços. O ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho,defendeu o governo. Ele afirmou que Dilma é "uma leoa" contra a inflação".
Dilma disse que governo continuará “sua luta firme” pela redução de impostos e pela diminuição dos custos para produtores e consumidores, “mesmo que tenha que enfrentar interesses poderosos”.
“É mais do que óbvio que um governo que age assim e uma presidenta que pensa dessa maneira não vão descuidar nunca do controle da inflação. Esta é uma luta constante, imutável, permanente. Não abandonaremos jamais os pilares da nossa política econômica, que têm por base o crescimento sustentado e a estabilidade. E não abriremos mão jamais dos pilares fundamentais do nosso modelo: a distribuição de renda e a diminuição da desigualdade no Brasil”, afirmou.
Apesar da fala sobre inflação, o pronunciamento de Dilma na TV acentuou as ações do governo na área da educação e sobre a importância de se ampliar os recursos para essa área. Dilma anunciou que enviou ao Congresso Nacional um novo projeto que determina que todos os royalties, participações especiais do petróleo e recursos do pré-sal sejam aplicados, exclusivamente, na educação.
A presidente pediu que os trabalhadores “acreditem apaixonadamente no Brasil” e disse que o país vai seguir “na rota de crescimento com estabilidade, distribuição de renda e diminuição das desigualdades”.
Dilma destacou dados da economia brasileira. Segundo ela, somente durante o seu governo, o país criou 3,9 milhões de novos empregos com carteira assinada e conseguiu reduzir em 30% a taxa de desemprego entre 2008 e 2012.
“Em 2012, enquanto lá fora cresciam o desemprego e as perdas salariais, aqui ocorria exatamente o contrário”, afirmou.

De acordo com a presidente, tem ocorrido uma redução da desigualdade entre homens e mulheres, entre brancos e negros e entre as áreas urbanas e rurais.
“Os brasileiros estão se tornando mais iguais”, disse, antes de mencionar a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) aprovada pelo Congresso que amplia os direitos de empregados domésticos.

“Os direitos trabalhistas avançam, e as dívidas sociais históricas estão sendo resgatadas, como ocorreu recentemente com a aprovação da PEC que estende os direitos previstos na CLT [Consolidação das Leis do Trabalho] aos trabalhadores domésticos”.
Leia a íntegra do pronunciamento da presidente:
Queridos trabalhadores e queridas trabalhadoras
O Brasil passou a ser mais Brasil quando o brado por mais emprego, mais salário e mais comida deixou de ser um grito solitário dos trabalhadores para ser a voz e o compromisso de toda uma nação. É por isso que nós, brasileiras e brasileiros, estamos tendo nos últimos anos a alegria de comemorar o 1º de Maio com recordes sucessivos no emprego, na valorização do salário e nas conquistas sociais dos trabalhadores.
Neste 1º de maio, o Brasil pode garantir  outra vez a vocês que nada ameaça estas conquistas. Ao contrário, elas vão se ampliar ainda mais, beneficiando a todos vocês, sem exceção. O Brasil vai continuar usando instrumentos eficazes para ampliar o emprego, o salário e o poder de compra do trabalhador.
Mas, a partir de agora, vai privilegiar como nunca o instrumento que mais amplia o emprego e o salário: a educação. Para isso, várias medidas estão sendo executadas e outras estão em discussão . A mais decisiva delas é a que determina que todos os royalties, participações especiais do petróleo e recursos do pré-sal sejam usados, exclusivamente, na educação. Anuncio a vocês que enviei ao Congresso Nacional uma nova proposta para que isso possa virar realidade.
Minhas amigas e meus amigos,
O Brasil avançou muito nos últimos anos por causa de políticas econômicas corretas e de politicas sociais profundas. Hoje, há um reconhecimento internacional de que temos as politicas sociais mais amplas e modernas do mundo. Isso nos orgulha e nos estimula. Mas há um ponto que tem passado desapercebido: o fato do emprego e do salário terem se tornado os dois maiores fatores de diminuição de desigualdade. Mesmo com a importância dos programas sociais, foi a renda do trabalho que mais contribuiu na diminuição da desigualdade.
Com os programas de transferência de renda, já tiramos 36 milhões de brasileiros da miséria. Mas são o emprego e o salário que estão impedindo que essas pessoas voltem para a pobreza, e também aceleram a ascensão social de milhões de outros brasileiros. Foi assim que 40 milhões de brasileiros foram para a classe média. Isso se deu por causa da valorização do salário-minimo, do recorde na geração de emprego com carteira assinada e do ganho real em todas as faixas salariais.
O Brasil gerou nos últimos dez anos, 19 milhões e 300 mil empregos com carteira assinada, e o salario-mínimo cresceu mais de 70% em termos reais. Somente nos dois anos do meu governo foram criados 3 milhões e 900 mil novos empregos. Segundo o Fundo Monetário Internacional, o FMI, isso nos colocou numa situação privilegiada no mundo: fomos o país que mais reduziu o desemprego entre 2008 e 2012, ou seja, reduzimos em 30% a taxa de desemprego. Por sinal, em 2012, enquanto lá fora cresciam o desemprego e as perdas salariais, aqui ocorria exatamente o contrário.
Tivemos o menor índice de desemprego da história e segundo o Dieese o melhor ano de reajustes com 95% das categorias conquistando aumento real de salario. Não houve apenas aumento, mas também melhoria na qualidade do emprego: cresceram os níveis de escolaridade dos empregados e ampliou-se a formalização do emprego. Ao mesmo tempo, diminuiu a taxa de desemprego entre jovens e aumentou o emprego entre os mais maduros. E, em termos gerais, ocorreu uma queda acentuada no tempo de procura por trabalho. Levando-se em conta a renda das pessoas, tem ocorrido também uma redução de desigualdade entre homens e mulheres, entre brancos e negros, e entre as áreas urbanas e rurais. Os brasileiros estão se tornando mais iguais.
Os direitos trabalhistas avançam e as dividas sociais históricas estão sendo resgatadas, como ocorreu recentemente com a aprovação da PEC que estende os direitos previstos na CLT aos trabalhadores domésticos.
Tudo isso ocorre porque o Brasil tem uma politica eficiente de emprego e salário, porque o país dialoga com o trabalhador e os sindicatos e respeita os direitos trabalhistas. Inclusive, devido a este diálogo, os trabalhadores entre outras vantagens, obtiveram a isenção do Imposto de Renda na participação dos lucros e resultados.
O mais importante é que os efeitos da renda do trabalho e das politicas sociais reduziram pela metade o risco das pessoas ficarem mais pobres, e praticamente dobraram as possibilidades das pessoas melhorarem de vida.
Estes fatores têm garantido a diminuição das desigualdades e inibido, entre nós, os efeitos da prolongada crise financeira que ainda atinge o mundo.
Trabalhadoras e trabalhadores: acreditem apaixonadamente no Brasil e na força de trabalho de cada um de vocês. Não tenham dúvida de que o Brasil com a força de vocês pode e vai crescer mais, garantindo o emprego de hoje e o de amanhã.
Vamos seguir na rota de crescimento com estabilidade, distribuição de renda e diminuição das desigualdades. Este governo vai continuar sua luta firme pela redução de impostos e pela diminuição dos custos para o produtor e consumidor, mesmo que tenha que enfrentar interesses poderosos.
É mais do que óbvio que um governo que age assim e uma presidenta que pensa desta maneira não vão descuidar nunca do controle da inflação. Esta é uma luta constante, imutável, permanente. Não abandonaremos jamais os pilares da nossa política econômica, que têm por base o crescimento sustentado e  a estabilidade. E não abriremos mão jamais  dos pilares fundamentais do nosso modelo: a distribuição de renda e a diminuição da desigualdade no Brasil.
Minhas amigas e meus amigos,
Só uma educação de qualidade pode garantir mais avanço para o emprego e para o salário. Nos últimos anos ampliamos o acesso e melhoramos a qualidade do ensino. Já estamos com 32 mil escolas funcionando em tempo integral, ou seja, em dois turnos.
Tivemos o maior avanço na historia do Brasil nos cursos técnicos e de qualificação profissional. Geramos, com o Pronatec, mais de 3 milhões de novas vagas e vamos chegar até o final de 2013 a quase 5 milhoes de matriculas.
Mais de um milhão e 200 mil jovens já receberam bolsas do ProUni, 870 mil estudantes estão sendo beneficiados pelo financiamento do Fies e 41 mil estudantes brasileiros já tiveram bolsas aprovadas para estudar nas melhores universidades do mundo com o Programa Ciência sem Fronteiras.
E tudo isso está sendo acompanhando pela expansão das universidades federais, que já oferecem mais de 1 milhão de matriculas. A partir deste ano, de forma crescente, vamos garantir, através da nossa política de cotas, que metade das vagas de todos os cursos das nossas universidades federais seja ocupada por alunos das escolas públicas.
Tudo isso é muito bom, mas ainda é pouco. O Brasil precisa de uma grande revolução no ensino capaz de garantir o nosso futuro como nação líder e soberana no mundo. Vamos principalmente formar jovens, as trabalhadoras e trabalhadores brasileiros para que possamos triunfar num mundo cada vez mais desenvolvido e altamente competitivo.
A educação deve ser uma ação permanente em todos os instantes da vida de uma pessoa. Ela começa na creche, passa pela escola de tempo integral, pelo ensino médio, pela qualificação profissional, pela universidade, o mestrado, o doutorado e tem que prosseguir de forma ininterrupta até o fim da vida.
O papel do Estado é criar condições para isso, em especial, abrindo portas para os que mais precisam. Mas um governo só pode cumprir bem seu papel se tiver vontade política e se contar com verba suficiente.
Por isso, é importante que o Congresso Nacional aprove nossa proposta de destinar os recursos do petróleo para a educação. Peço a vocês que incentivem o seu deputado e o seu senador para que eles apoiem essa iniciativa.
Para encerrar, faço um chamamento decisivo a você trabalhador e a você trabalhadora:  a educação não é apenas um dever do Estado e um direito do cidadão. É também tarefa da família e responsabilidade de todos, sem exceção. A educação começa com você. Todos têm que procurar a educação por seu próprio desejo e lutar pela educação com sua própria força. Somente sua força de vontade vai fazer você descobrir tempo e meios para educar-se. Somente sua atenção como pai, como mãe vai estimular seu filho na escola. Somente sua dedicação de mestre fará você, professor, superar as dificuldades que enfrenta. Somente a pressão de todos vai fazer os governos, as empresas, as igrejas, os sindicatos, em suma, toda a sociedade trabalharem ainda mais  pela educação.
Somente assim poderemos gritar em uma só voz uma nova marca de fé e amor para nosso país. Poderemos gritar, do fundo do nosso coração: Brasil, pátria educadora.
Viva o Brasil! Viva a trabalhadora! Viva o trabalhador brasileiro!
Obrigada e boa noite.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Ex-deputado é suspeito de abuso sexual e maus-tratos contra menores



O Ministério Público de Santa Catarina investiga uma denúncia de abuso sexual de menores por parte do ex-deputado estadual e atual suplente de vereador na Câmara Municipal de Florianópolis, Nilson Nelson Machado, mais conhecido como Duduco.
Duduco já foi vereador da capital por duas vezes e é conhecido pelo trabalho social realizado com crianças e jovens, que fizeram a denúncia. Uma das vítimas, que não quis ser identificada, afirmou que ele é um "psicopata". "Ele criava situações, ele achava que tinha posse das pessoas".
O ex-deputado virou figura de destaque por desenvolver projetos sociais e cuidar de crianças carentes em um lar-abrigo, a Creche do Duduco, trabalho que dura mais de 30 anos. As vítimas, porém, alegaram que ele esconde "uma outra face". Um homem que viveu no abrigo dos 8 aos 22 anos contou que, aos 13, os abusos começaram. "Ele tocava nas partes íntimas. Isso no quarto dele". Segundo a vítima, essa situação ocorreu diversas vezes.
De acordo com a vítima, com o passar do tempo, os abusos ficaram cada vez mais frequentes. "Ele me tratava dessa forma, como se eu fosse o companheiro dele. Muitas vezes, fugia da casa e ele, para ir atrás, ele inventava, dizia que a gente tinha roubado alguma coisa dele", afirmou a vítima. O objetivo, segundo a denúncia, era que a polícia fosse atrás dos menores.

Duduco (Foto: Reprodução/RBS TV)Duduco (Foto: Reprodução/RBS TV)
Sem saber que estava sendo gravado, Duduco admitiu, em um vídeo, ter se relacionado com os menores do abrigo. "Toda vida eu trabalhei contra esse tipo de relacionamento, agora que eu fui mais fraco, eu fui. Eu da minha fraqueza, eu me entreguei e é verdade", afirmou o político na gravação. O vídeo tem 30 minutos de duração e, nele, Duduco cita nomes: "Na minha fraqueza, eu me envolvi com o (...) e aí quando eu me separei do (...), o (...) começou a atravessar o meu caminho".
Procurado, ele negou as denúncias e refutou qualquer possibilidade de relacionamento com os adolescentes.

Mais denúncias
Outro garoto atualmente com 12 anos e que viveu no abrigo até o ano passado contou que passava fome na casa e era obrigado a praticar favores sexuais em troca de comida. "Ele me chamava no quarto para ver se eu estava com fome, daí ele trancava a porta do quarto, me levava para a cama, tirava a roupa e fazia isso à força."
Segundo a denúncia, os abusos sexuais eram cometidos apenas contra meninos, mas as garotas também sofriam maus-tratos. Uma adolescente de 14 anos disse que foi espancada várias vezes. "Ele batia na gente de cinta, sandália, com a mão também, pegava pelo nosso cabelo e chacoalhava a gente."
A menina deixou a casa no ano passado, quando foi resgatada pela irmã mais velha, que contou que também morava no abrigo e que sofrera maus-tratos até ser adotada por uma família. "Era chute, era soco, entendeu? Eu apanhei muito, muito lá dentro mesmo. Passava fome, entendeu? Eu saí de lá não sabia nem ler e escrever direito", disse.
Uma ex-funcionária confirmou as denúncias. Segunda ela, alguns meninos dormiam no mesmo quarto junto com Duduco. "Ele tinha uma cama que era uma cama de solteiro em cima, como um beliche e ele dormia na cama debaixo. Mas era no quarto dele." Um dos adolescentes chegou a desabafar, confessando a ela que era abusado. Duduco a demitiu dias depois.
Na última eleição, no ano passado, o político recebeu mais de 2.300 votos e foi eleito suplente na Câmara Municipal da capital. As vítimas disseram que ele usava o carisma e a popularidade como armas. "Ele ameaçava muito, dizendo que era deputado, que fazia o que quisesse que ninguém acreditaria no que eu iria falar", afirmou um dos garotos.
Sempre que recebiam a visita de um conselheiro tutelar, os jovens disseram que eram obrigados a mentir. "Ele falou assim: 'Minha filha, mente para o pai não poder se preso, porque, senão, vocês não vão ter ninguém para cuidar de vocês'", disse a menina de 14 anos.
Inquérito
O inquérito policial tem mais de 200 páginas e contém relatos de vítimas que acusam o ex-deputado de maus-tratos e abusos sexuais. Em um documento, a autoridade policial afirma que as denúncias são extremamente graves e pede para que sejam apreendidos mídias de computador, fotos, câmeras fotográficas, memórias e demais materiais que comprovem os suspostos abusos.
A advogada que representa as vítimas, Jacie Anacleto, entrou com a primeira denúncia contra Duduco há mais de quatro anos.
Por enquanto, o Ministério Público disse que não vai se manifestar sobre o caso. Mas o órgão já deu início ao procedimento preparatório para investigar as denúncias de "situações de risco e cárcere privado envolvendo crianças e adolescentes".

'À disposição da Justiça'
Procurado, Duduco negou todas as acusações. "O que eu vejo é apenas uma briga de família. Alguns que no passado que vieram a se desentender comigo com as suas esposas se revoltaram, as esposas, por brigas familiares comigo, resolveram dizer besteira na Justiça", afirmou. "Coloco-me à disposição da Justiça." Ele afirmou que ajudou na criação e na luta pelo Estatuto da Criança e do Adolescente.
O ex-deputado negou que tenha tido qualquer envolvimento com menores. "É uma casa onde uma pessoa como eu adota crianças. Não é abrigo. Lá é feito tudo muito de coração e eu estou à disposição da Justiça. Eu clamo pela Justiça. Eu quero isso mesmo, que a Justiça me chame o mais rápido possível", afirmou. "Eu nunca namorei [nenhum dos internos]."

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Polícia de Goiás procura homem que atirou em menina no fim de semana



A polícia de Goiás está à procura do homem que atirou em uma menina de 11 anos, no fim de semana, em Aparecida de Goiânia.
George Araújo de Souza, de 25 anos, teve a prisão decretada nesta terça-feira (30). Hoje, a equipe médica do hospital informou que a bala atravessou a cabeça da menina. Ela passou por uma cirurgia para retirar um coágulo do cérebro e desde então não apresentou melhora.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Viciado em internet não sai de casa há cinco anos no Espírito Santo


 Caio Azeredo superou o vício em internet. (Foto: Wendel Valadão / TV Gazeta)A dona de casa Flávia Coutinho pede socorro para o filho viciado em internet. Ele tem 18 anos e não quer se identificar. Há mais de 5 anos, o jovem se esconde atrás da tela de um computador, onde encontrou refúgio longe dos problemas que começaram na infância, na escola, quando ele foi vítima de bullying. O rapaz não sai mais de casa, no Centro de Vitória, Espírito Santo. 

A mãe conta que o rapaz sofre muito, está abaixo do peso, não se cuida, não come, nem dorme direito. “Ele sofreu muito bullying na escola e era chamado de mongol. Diziam que ele era feio e que tinha muita espinha. Colocavam ele lá embaixo. Na verdade, ele tem déficit de aprendizagem e problema na fala. No mundo virtual, ele encontrou alguém que não critica ele. Meu filho ganhou uma identidade”, disse.
Diante dos maus-tratos dos colegas, o jovem abandonou a escola na sexta série e se isolou. Hoje, ele passa o dia inteiro em um mundo virtual, cercado de jogos e de fantasias. Mas ele diz que quer ajuda e sair dessa vida. “Ali, eu tenho amigos, eu sou melhor que na vida real. Queria ter uma vida social e sair desse mundo escuro”, disse o rapaz viciado em internet.
Em 2013, o problema do jovem ficou mais grave. Os médicos diagnosticaram que ele está com síndrome do pânico e, agora, está com medo de sair de casa e de ser vítima de perseguição. Ele teme mais uma vez ser vítima de bullying. “Quero que ele tenha uma vida social e seja um menino como qualquer um da idade dele”, diz a mãe.

Superação
Muitos jovens enfrentam o mesmo problema. Em 2007, Caio Azeredo, na época com 14 anos, não saia de casa e não tinha amigos. Ele era viciado no computador. “A minha relação com os jogos de computador não era saudável. Precisava daquilo porque não estava conseguindo me entrosar na escola e na vida. Não fazia amigos porque era um pouquinho diferente. Quando você não consegue se identificar com as pessoas que convive todo dia, acaba se sentindo isolado", disse. 
Hoje com 20 anos, o estudante diz ser uma outra pessoa e superou o vício com a ajuda dos pais. “O computador deixou de ser uma necessidade e passou a ser uma opção. Uso o computador como lazer. Hoje não tem nada melhor do que estar com meus amigos. Se tem alguém que pode fazer a diferença neste tipo de problema, são os pais. Só eles podem ajudar, que muitas vezes são os únicos amigos”, disse.

Sintomas
Segundo a psicóloga Aline Hessel, a partir do momento que o jovem para mais de cinco horas na internet, isso pode ser um indício de uma pessoa que está desenvolvendo uma dependência. "É importante que os pais tenham consciência de que limites devem ser colocados. Também é necessário que os pais criem alternativas. Convidar o jovem para ir ao supermercado não é um dos melhores programas. É interessante buscar passeios que sejam mais atraentes", diz.
Aline ainda diz que os pais devem ser os primeiros a ajudar os filhos que estão dependentes do computador. "Eles devem ficar atentos aos primeiros sinais de que algo está errado, como o isolamento social, o fato de deixar de fazer atividades que fazia no dia a dia e o baixo desempenho escolar. Ela diz que para vencer o vício, o caminho é conversar sempre, estipular horários de uso do computador, tomar atitudes a princípio antipáticas mas salvadoras: como por exemplo retirar o computador da tomada", orienta a psicóloga.

Tela de jogo online. (Foto: Wendel Valadão / TV Gazeta)

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Universidade suspende aluno que estaria envolvido em ataque de Boston


A Universidade de Massachusetts, situada em Dartmouth, suspendeu um aluno que está sendo investigado por ter possível conexão com os atentados Maratona de Boston e diz que os outros dois não estão matriculadas.
A universidade disse  nesta quarta-feira (1°) que Azamat Tazhayakov foi suspenso "enquanto se aguarda o desfecho do caso". Ele e Dias Kadyrbayev foram acusados ​​de conspirar para obstruir a Justiça. Já Robel Phillipos foi acusado de fazer declarações falsas. A universidade diz Kadyrbayez e Phillipos não estão matriculados.
O FBI afirma que os três removeram uma mochila contendo fogos de artifício do dormitório de Dzhokhar Tsarnaev, um dos suspeitos dos ataques, três dias após os atentados. Seus advogados dizem que não tinha idéia de que o ataque estava sendo planejado.
O FBI também diz que os três começaram a frequentar UMass Dartmouth com Tsarnaev em 2011. A universidade diz que está cooperando plenamente com as autoridades.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Terremoto na Índia deixa ao menos 2 mortos e 70 feridos


Um terremoto de 5,8 graus de magnitude matou duas pessoas e feriu outras 70 nesta quarta-feira (1°) no norte da Índia, anunciou a agência de notícias PTI.
Duas pessoas morreram devido a deslizamentos de terra provocados pelo tremor, que foi seguido de vários abalos secundários, revelou a PTI.
Nos distritos de Kishtwar e Doda, no estado de Jammu e Caxemira, ao menos 69 pessoas ficaram feridas, incluindo 32 estudantes, após escolas e outros prédios sofrerem danos com o terremoto, segundo a PTI, que cita funcionários locais.
O epicentro do tremor foi situado a 450 km ao norte de Nova Deli, segundo um responsável do departamento de Sismologia.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Papa Francisco condena situação de 'trabalho escravo' em Bangladesh


Papa Francisco olha as horas ao deixar a Praça São Pedro após audiência no Vaticano. (Foto: Gabriel Bouys/AFP)
O Papa Francisco qualificou na quarta-feira (1°) como "trabalho escravo" a situação dos operários têxteis que morreram na semana passada em um desabamento em Bangladesh, e disse que empresários que pagam salários injustos e buscam o lucro desenfreado vão "contra Deus".
Essa foi a mais incisiva manifestação do Papa pelos direitos dos trabalhadores desde a sua eleição, em 13 de março, e mais um sinal de que o ex-arcebispo de Buenos Aires pretende fazer da justiça social uma marca do seu pontificado.
"Viver com 38 euros (50 dólares) por mês - esse era o salário das pessoas que morreram. Isso se chama trabalho escravo", disse Francisco em um sermão de improviso na missa pessoal celebrada em sua residência, segundo relato da Rádio do Vaticano.
O número de mortos pelo desabamento do edifício Rana Plaza, construído ilegalmente sobre um pântano aterrado nos arredores de Daca, capital de Bangladesh, subiu na quarta-feira para 411. Cerca de 40 vítimas não identificadas já foram enterradas.
Benefícios fiscais oferecidos por países ocidentais e os baixos salários contribuíram para fazer de Bangladesh uma potência no setor do vestuário, com exportações de 19 bilhões de dólares por ano, sendo 60% desse total destinados à Europa, onde a tragédia motivou questionamentos sobre o custo humano de roupas tão baratas.
Falando no Dia dos Trabalhadores, o Papa disse que "não pagar um salário justo, não dar trabalho, só porque alguém está pensando nos resultados financeiros, no orçamento da empresa, em buscar apenas lucro - isso é contra Deus".
Segundo o pontífice argentino, "hoje no mundo existe essa escravidão que é perpetrada com a coisa mais bonita que Deus deu ao homem: a capacidade de criar, trabalhar, fazer sua própria dignidade".
"Quantos irmãos e irmãs no mundo estão nessa situação por causa dessas diretrizes econômicas, sociais e políticas?", acrescentou. "A dignidade não é concedida pelo poder, pelo dinheiro, pela cultura - não! A dignidade é concedida pelo trabalho. Os sistemas social, político e econômico fizeram uma opção que significa explorar o indivíduo", afirmou.
Mais tarde, na sua audiência pública na praça de São Pedro, diante de dezenas de milhares de pessoas, o Papa voltou a falar de direitos trabalhistas, mas não mencionou a tragédia de Bangladesh.
"O trabalho é fundamental para a dignidade de uma pessoa. Penso em quantos, e não só os jovens, estão desempregados, muitas vezes devido a uma concepção puramente econômica da sociedade, que busca o lucro egoísta, além dos parâmetros da justiça social".
Nesse pronunciamento, ele fez um apelo aos governos para que combatam o desemprego e eliminem o trabalho escravo associado ao tráfico humano.
A Organização Internacional do Trabalho (OIT) estima que quase 21 milhões de pessoas no mundo sejam vítimas de situação análoga à escravidão ou trabalhos forçados.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Abordagem policial termina com uma pessoa baleada e um menor aprendido no Bom Jardim


Um abordagem policial acaba com um homem baleado e um menor apreendido, na noite desta quarta feira (01.05.13), no cruzamento da Delfim Moreira com Venceslau Braz no bairro Bom Jardim, em Mossoró. Um policial que estava saindo de serviço, seguia em sua moto pela Delfim Moreira no bairro Bom Jardim, quando se deparou com dois elementos em uma moto MOBY/TRAXX vermelha, que iam na sua frente. Quando o garupa, um menor de idade, percebeu que era um policia que vinha logo atrás dos mesmos, ficou bastante nervoso e com a mão sempre na cintura, dando a entender que o mesmo estaria armado. Ao chegar no sinal da Delfim Moreira com Venceslau Braz, o policial se aproximou dos dois e mandou que os mesmo parassem. O menor de idade fez sugesta de que iria pegar a arma, o PM foi mais rápido e sacou a pistola efetuando dois disparos, acertando a perna de um dos elementos. O outro ao ver a cena, levantou as mãos e se rendeu, enquanto que seu comparsa, ficou estendido ao chão. A VTR Rocam foi em apoio ao colega policial e controlou a situação. Paulo Roberto da Costa Paulo, 19 anos, residente na Rua Pedro Velho, Bairro Santo Antônio, foi baleado nas pernas e socorrido pelo SAMU para o Hospital Regional Tarcísio Maia (HRTM). O Menor de idade,foi conduzido à DP de Plantão para os procedimentos. Várias pessoas que foram vítimas de assaltos da dupla, chegaram ao local e reconheceram os mesmos como sendo assaltantes.




Reprodução Cidade News Itaú via Alcivan Vilar
Leia Mais ››

ACIDENTE COM VÍTIMA FATAL NA RN 015 ZONA RURAL DE BARAUNA


Dia de intenso movimento no HRTM em Mossoró, nesse feriado de 1 de maio, dia do trabalhador! Que registrou um grande numero de acidentes com a chegada a todo instante de pacientes oriundos da região oeste (ASSISTA O VÍDEO) dentre as vítimas a equipe do Passando na Hora, registrou em vídeo a chegada ao HRTM do Sr. José Evangelista, 77 anos, ,natural de Catolé do Rocha-PB. Residente na rua Das Flores na comunidade do Juremal, zona rural da cidade de Baraúna. De acordo com as informações colhidas pelo Passando na Hora, o Sr João Evangelista foi atravessar a RN 015 em uma motocicleta quando foi colhido por um veículo. O mesmo foi conduzido por uma viatura de suporte avançado do SAMU mais não resistiu aos ferimentos vindo a óbito naquela unidade hospitalar.


Reprodução Cidade News Itaú via Passando na Hora
Leia Mais ››

DUPLA TENTATIVA DE HOMÍCIDIO EM MOSSORÓ


Por volta das 16:40 Hrs/min, de hoje 01 de maio de 2013, quarta feira, três amigos integrantes da FÚRIA JOVEM, torcida organizada do time Baraúnas, ambos residentes no bairro Boa Vista, todos menores de idade, caminhavam pela rua Frei Miguelino, próximo a CONCRET, se dirigindo para o estadio Nogueirão, para assistir um jogo quando foram surpreendidos por elementos, que vinham em um veículo tipo FORD FIESTA, de cor prata, que efetuaram cerca de dez disparos de arma de fogo contra o grupo. Atingindo o casal de namorados. A adolescente de 16 anos foi atingida com um disparo transfixante no abdome, e seu estado e grave, já o adolescente de 17 anos foi atingido no braço, ambos foram socorridos por policiais do D P R E ( Departamento de Polícia Rodoviária Estadual), para o Hospital Regional Tarcísio Maia.. De acordo com informações do adolescente que não foi atingido os criminosos fazem parte da torcida IMPÉRIO VERMELHO do potiguar.

Reprodução Cidade News Itaú via Passando na Hora
Leia Mais ››

Sem Messi, Barça dá outro vexame contra o Bayern e Champions terá final alemã


Barcelona0x3Bayern de Munique

Se com Messi já era difícil, sem o craque ficou impossível reverter a vantagem de quatro gols do Bayern de Munique. Nesta quarta-feira, o Barcelona jogou sem seu camisa 10 e voltou dar vexame contra o time bávaro: derrota por 3 a 0, em pleno Camp Nou, e eliminação na semifinal da Liga dos Campeões. A equipe alvirrubra, por sua vez, encara o Borussia Dortmund, que passou pelo Real Madrid, na decisão, em 25 de maio.

Lesionado, o craque argentino não estava em condições de jogo e apenas acompanhou a partida do banco de reservas. Em seu lugar, jogou o meia Fábregas, completamente sumido em campo. Robben, Piqué (contra) e Müller fizeram os gols do Bayern, selando o destino catalão com um humilhante 7 a 0 no placar agregado.

Esta será apenas a quarta vez que a Champions League será decidida por times do mesmo país, mas será a primeira final entre alemães. Das outras vezes, o Real Madrid venceu o Valencia em 1999/2000, o Milan bateu a Juventus em 2002/03 e o Manchester United derrotou o Chelsea em 2007/08.

Foi também, inclusive, a primeira derrota do Barcelona nos últimos 21 jogos internacionais no Camp Nou. Antes desse, o último revés havia sido para o Rubin Kazan, da Rússia, em outubro de 2009, pela Liga dos Campeões.

Em campo, o Bayern não mostrou medo do poderoso Barcelona e, aproveitando a ausência de Messi, jogou para frente, pressionado a saída de bola do adversário e tentando achar o gol que deixaria sua vida ainda mais fácil. O tento não saiu, mas, como a pontaria do Barça também estava ruim, a primeira etapa ficou mesmo no 0 a 0. Xavi perdeu a melhor chance, com um voleio perto da marca do pênalti, por cima do gol.

Logo no inicio do segundo tempo, no entanto, os alemães resolveram o jogo. Aos quatro minutos, Alaba lançou para Robben, que deu seu tradicional drible para a esquerda e bateu colocado, sem chances para o goleiro Valdés. Foi a senha para demolir o time azul-grená de vez.

Jogando contra um rival completamente desmotivado, o Bayern seguiu em cima e fez mais dois gols para completar a humilhação. Primeiro, o brasileiro Luiz Gustavo cruzou da esquerda e o zagueiro Piqué mandou, de canela, contra as próprias redes. Quatro minutos depois, Ribéry cruzou novamente da esquerda e Thomas Müller cabeceou na segunda trave, fechando a tampa do caixão na Espanha.

Em jogo único, a final alemã da Liga dos Campeões será no estádio de Wembley, em Londres. O duelo reunirá os atuais líder e vice-líder da Bundesliga. O confronto também terá as duas equipes de melhor campanha na Champions, já que os alvirrubros perderam apenas duas, enquanto os aurinegros sofreram um revés.

O Bayern de Munique buscará seu quinto título da competição, já que levantou as taças em 1974, 1975, 1976 e 2001. Já o Borussia Dortmund tenta sua segunda conquista, somando à vitória em 1997.

Ao Barcelona, resta como consolo a conquista do Campeonato Espanhol. A cinco rodadas do fim, a equipe catalã tem 11 pontos de vantagem sobre o rival Real Madrid, vice-líder de La Liga.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Cuca pede Atlético-MG com espírito diferente contra o São Paulo


Técnico Cuca comandará o Atlético-MG em decisão contra o São Paulo


No último treino do Atlético-MG antes da partida decisiva contra o São Paulo, pelas oitavas de final da Libertadores, o treinador Cuca pediu uma mudança de espírito do time em relação ao que foi apresentado no confronto anterior entre as duas equipes, também no Morumbi, na primeira fase da competição.

Agora, com o retorno dos atacantes Diego Tardelli e Bernard, ele espera que a característica ofensiva que marcou a equipe na primeira fase possa voltar a aparecer. “Não adianta ter uma vocação ofensiva se o time não está com espirito bom no dia. Todos sabem o que o Atlético-MG é, como joga. Vamos manter a equipe que obteve sucesso até agora”, afirmou nesta quarta-feira.
Ampliar

Cuca acredita que a derrota por 2 a 0 no Morumbi, que deu a classificação ao rival e definiu o confronto desta fase do torneio, ficou para trás. “Em jogo de caráter decisivo você entra com clima de decisão. Hoje é um mata-mata, já é diferente da ultima partida do Morumbi, onde o São Paulo decidiu e nós, por já estarmos classificados, jogamos aquém do que poderíamos”, explicou.

Outro dado que ficou para trás para o comandante do time mineiro é o retrospecto. O Atlético-MG fez a melhor campanha da fase de grupos, enquanto o adversário paulista fez a pior. Cuca admitiu que não acredita que isso possa influenciar a partida. Para ele, o que vale é a experiência adquirida pelo grupo, trunfo de quem conta com nomes como Ronaldinho Gaúcho e Gilberto Silva.

“Quem faz  diferença é o jogador, a qualidade individual, numa partida de decisão. Nós temos um time maduro, estamos preparados para fazer um bom jogo.São jogadores experientes e nesse momento a experiência é importantíssima. Eles dão suporte, alicerce maior para os jovens”, declarou.

Após o treino realizado nesta quarta no CT Joaquim Grava, do Corinthians, Cuca confirmou o time que escalará contra o São Paulo nesta quinta-feira: Victor; Marcos Rocha, Gilberto Silva, Réver e Richarlyson; Pierre, Leandro Donizete, Diego Tardelli, Ronaldinho Gaúcho, Bernard e Jô. 

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Após polêmica sobre tortura em favela, Bernardo opera joelho e passa bem


Meia do Vasco, Bernardo passa bem após cirurgia realizada no joelho esquerdo
Após a polêmica sobre as supostas agressões por parte dos traficantes do Complexo da Maré, o meia Bernardo passou nesta quarta-feira por uma cirurgia para a reconstrução do ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo. O procedimento foi considerado um sucesso pela equipe médica do Vasco e a recuperação do atleta está estimada em seis meses.

Bernardo chegou cedo ao hospital na Tijuca, Zona Norte do Rio de Janeiro. A cirurgia foi comandada por Clóvis Munhoz, chefe do departamento médico do Vasco, e Cláudio de Luca, também médico do clube. Na próxima terça-feira, o jogador vai a São Januário para a primeira consulta pós-operatória.

Na ocasião, o camisa 31 receberá orientações para o tratamento perto da família. Bernardo teme represálias pela permanência no Rio de Janeiro e considera pertinente passar um tempo com os seus familiares. A diretoria do Vasco autorizou o processo.

“Reconstruímos o ligamento cruzado e também reparamos uma lesão antiga que o atleta tinha no menisco. Ele vai ficar cinco dias de repouso absoluto. Vamos definir na próxima terça-feira o tratamento perto da família e duração do período. O Bernardo será orientado em tudo após a decisão da diretoria”, afirmou o médico Cláudio de Luca.

Na última terça-feira, Bernardo divulgou uma nota oficial e considerou encerrado o episódio no Complexo da Maré. Ele reiterou os argumentos dados na última segunda-feira, quando prestou depoimento na 21ª DP (Bonsucesso). O jogador voltou a negar o relacionamento com Dayana Rodrigues, namorada de Marcelo Santos das Dores, conhecido como Menor P, chefe do tráfico na comunidade da Zona Norte do Rio de Janeiro.

De acordo com as primeiras investigações da Polícia, o meia do Vasco foi amarrado, torturado e atingido por socos e pontapés no último dia 21 de abril. Ele teria se relacionado com Dayana Rodrigues e foi descoberto pelo tráfico do local. Em conversas com amigos, Bernardo negou ter passado por um período de espancamento, mas confirmou que foi colocado em um carro pelos bandidos e sofreu tortura psicológica. O atleta foi ameaçado de morte e recebeu tapas no rosto. Dayana levou cinco tiros nas pernas de acordo com os policiais. Outros dois disparos atingiram a mulher de raspão.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Justiça do Trabalho comemora 70 anos da CLT nesta quinta-feira


O presidente do TRT-RN, desembargador José Rêgo Júnior participará da solenidade de comemoração dos 70 anos da CLT, nesta quinta-feira (2), no Tribunal Superior do Trabalho, em Brasília,  que contará com a presença de autoridades dos Três Poderes e representantes da sociedade civil.

Durante a solenidade será lançada uma edição especial da Consolidação das Leis do Trabalho, com prefácio do presidente do TST, ministro Carlos Alberto Reis de Paula.

No evento, também será lançada uma medalha alusiva à data e um selo postal da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) comemorativo aos 70 anos da Consolidação. O selo será usado por toda a Justiça do Trabalho durante este ano.

As comemorações serão encerradas com uma palestra da professora Gabriela Neves Delgado (UnB) sobre "A CLT aos 70 anos: rumo a um Direito do Trabalho Constitucionalizado".

Durante todo o ano de 2013, a Justiça do Trabalho estará celebrando o aniversário da CLT com atos públicos, solenidades, publicações, seminários e exposições.

No Rio Grande do Norte, a data será comemorada com uma sessão solene da Assembléia Legislativa do Estado, na próxima segunda-feira (6), às 10:00h.

A Câmara Municipal de Caicó também reverenciará a data com uma sessão solene no próximo dia 9 de maio, assim como a Câmara Municipal de Mossoró homenageará os 70 anos da CLT com uma sessão no dia 16 de maio.

A Consolidação das Leis do Trabalho foi criada pelo Decreto-Lei nº 5.452, de 1º de maio de 1943, e sancionada pelo presidente Getúlio Vargas, durante o período do Estado Novo. A CLT foi assinada pelo então presidente no Estádio de São Januário (Club de Regatas Vasco da Gama), que estava lotado para comemorar o feito. Dois anos antes, em 1941, Getúlio havia assinado a criação da Justiça do Trabalho, no mesmo local e mesmo dia do ano.

Por Cidade News Itaú
Leia Mais ››

José da Penha (RN) - Caminhão capota e provoca engarrafamento de cerca de 5 KM na BR 405.


Um caminhão, de cor branca, pertecente a uma pessoa de Uiraúna/PB que transportava produtos agrícolas capotou na tarde desta terça-feira (30), na rodovia BR 405 próximo a Vila Major Felipe, zona Rural de José da Penha/RN.

De acordo com informações o caminhão vinha da cidade de Mossoró/RN com destino a cidade de Uiraúna/PB e ao chegar às proximidades da Vila Major Felipe, o condutor teria perdido o controle de direção e capotou. 
O veiculo ficou no meio da pista de rolamento, fechando a via nos dois sentidos, onde provocou um engarrafamento de quase cinco quilométricos na BR.

A Policia Militar de José da Penha, sob o comando do Sargento Lima conseguiu fazer um desvio ao lado da pista, para que os veículos de passageiros passassem, mas mesmo assim os veículos passavam com muitas dificuldades, muito deles ficaram atolados na lama, principalmente depois de uma pequena chuva.

A Policia Militar ainda não sabe informar o que tenha causado o acidente, já que o motorista logo após o sinistro, foi socorrido por um popular que passava no momento. Segundo informações o motorista vinha sozinho e sofreu ferimentos leves. Por voltada das 19h um guincho fez a retirada do caminhão e o trânsito foi liberado. 

Galeria de fotos: 





Reprodução Cidade News Itaú via Sargento Andrade
Leia Mais ››

Ex-prefeito de Rafael Fernandes, Mário Oliveira, será investigado pelo MP


Por meio de portaria publicada no Diário Oficial do Estado, o Ministério Público do Estado do Rio Grande do Norte vai apurar um suposto ato de improbidade administrativa cometido pelo ex-prefeito de Rafael Fernandes, Mário Oliveira.

O inquérito civil foi assinado pelo Promotor de Justiça, Mac Lennon Lira dos Santos Leite, e busca identificar uma possível irregularidade nas contratações de Francisco Araújo Filho em 2001 e de José Givanildo de Carvalho no ano de 2003. Tudo isto, pois, possivelmente, essas contratações aconteceram sem a realização de concurso público.

A mesma portaria concede ao ex-gestor um prazo de 10 dias úteis para que ele possa apresentar sua defesa sobre este fato.

Caso se confirme as irregularidades, Mário Oliveira, deverá responder pelo ato de improbidade administrativa e, possivelmente, seja obrigado a ressarcir os valores pagos, além de outras punições.

 
Fonte:Blog do JP


Reprodução Cidade News Itaú via Blog do JP/Serrinha de Fato
Leia Mais ››

Agência bancária em Almino Afonso também foi explodida

Imagem Ilustrativa

Além dos dois casos de explosões de bancos em Angicos e Afonso Bezerra, uma agência do Banco Bradesco também foi alvo de assaltantes, na madrugada desta quarta-feira (1º). De acordo com a Polícia Militar, uma quadrilha invadiu a cidade e foi até a unidade, destruindo o caixa eletrônico.

O crime, ainda segundo o Comando de Polícia do Interior, foi registrado por volta das 2h30. Ainda não se sabe quanto foi levado pelos assaltantes nesse assalto. Os policiais militares da região realizam diligências desde o início da madrugada, no entanto, até o momento, ninguém foi preso.

Apesar de ter características muito semelhantes, nos casos registrados nas três cidades, ainda não se sabe se integrantes de uma mesa quadrilha agiram de maneira simultânea nos três bancos. Informações da polícia é que em todos os assaltos os bandidos estavam fortemente armados, inclusive, portando fuzil e espingarda calibre 12.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Menina de 11 anos é encontrada morta com sinais de espancamento


Uma menina de 11 anos, identificada como Samara Pereira de Lima, foi encontrada morta, no início da manhã desta quarta-feira (1º), em Pingo D’agua, Parnamirim. De acordo com a Polícia Militar, ela foi morta com características de espancamento, pois tinha hematomas na cabeça, e a mãe dela, Adriana Pereira, também teria sido agredida.

O tenente Crisanto, oficial de serviço do 3º Batalhão da Polícia Militar, contou ao Portal BO que a PM foi acionada por volta das 5h para uma área onde estão sendo construídas casas populares. Chegando lá, os policiais já encontraram a menina de 11 anos sem vida e a mãe dela próximo ao corpo.

Apesar de bastante ferida, Adriana foi socorrida e levada para o hospital. “Ela estava consciente, mas não conseguiu dizer exatamente o que tinha acontecido, pois estava muito confusa, provavelmente, devido às pancadas que sofreu na cabeça”, explicou o tenente Crisanto.

Ainda segundo o oficial, nem a filha nem a mão tinha marcas de perfurações de tiros, o que indica que a menina de 11 anos foi mesmo morta por agressões físicas, concentradas principalmente na cabeça. O corpo de Samara Pereira foi levado para o Instituto Técnico-Científico de Polícia (ITEP), em Natal.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Bandidos explodem agências bancárias no interior do RN e atiram contra PM


Foto: Cedida / Gisele Cavalcante
Agência de Angicos ficou praticamente destruída.
Agências bancárias em cidades do interior do Rio Grande do Norte foram explodidas por assaltantes, na madrugada desta quarta-feira (1º), de maneira quase simultânea. Criminosos fortemente armados invadiram os municípios de Angicos e Afonso Bezerra e provocaram terror, chegando a atirar contra viatura e prédio do Destacamento da Polícia Militar. Além disso, Almino Afonso também foi alvo de ladrões.

Informações repassadas pelo Comando do Policiamento do Interior (CPI) para o Portal BO dão conta que os crimes aconteceram quase que de maneira simultânea, com intervalo de tempo de aproximadamente 20 minutos.

Ainda de acordo com o CPI, cada cidade foi invadira por aproximadamente dez homens, que se dirigiram incialmente onde estavam os policiais militares e efetuaram vários disparos, como forma de intimidação. Além disso, eles usaram explosivos para arrombar os caixas eletrônicos do Banco do Brasil, o que deixou as agências destruídas.

Os assaltantes, segundo foi apurado pela Polícia Militar, estavam armados com fuzil 762, pistolas calibre 380 e espingardas calibre 12. Os policiais levantaram ainda a informação de que os bandidos estavam divididos em quatro carros diferentes, cujos modelos foram identificados como Ecosport, Hilux, Celta e um Corsa.

Desde a madrugada, logo após os dois crimes, vários policiais militares das cidades e regiões adjacentes estão em diligências na tentativa de localizar os suspeitos. Até o início da manhã desta quarta-feira, no entanto, ninguém havia sido preso. A suspeita é que essa mesma quadrilha tenha ido até a cidade de Jardim de Piranhas, nesta terça-feira (30), fazer levantamento sobre a agência bancária de lá.

Reprodução Cidade News Itaú via Portal BO
Leia Mais ››