quarta-feira, janeiro 23, 2013

Estados e municípios podem parcelar em até 20 anos dívidas com a Previdência Social


Governos estaduais e municipais poderão parcelar em até 240 meses dívidas com o Regime Próprio de Previdência Social (RPPS) acumuladas até outubro de 2012. A nova regra foi estabelecida na última sexta-feira (18), por meio de portaria assinada pelo ministro da Previdência, Garibaldi Alves Filho. De acordo com o ministério, antes, os estados e municípios podiam parcelar os débitos referentes até 2008. Agora, poderão parcelar também as dívidas dos anos posteriores.

Somente com o parcelamento e pagamento dos débitos, as prefeituras e os governos estaduais poderão receber o Certificado de Regularidade Previdenciária (CRP), emitido pelo Ministério da Previdência Social.

O CRP é o documento que comprova a regularidade dos regimes próprios de Previdência Social, que abrange os servidores dos estados, do Distrito Federal e dos municípios, e é fundamental para assegurar o pagamento dos benefícios aos segurados.

Sem o certificado, estados e municípios ficam impedidos de receber recursos de transferências voluntárias da União, solicitar empréstimos com instituições financeiras federais e internacionais, além de recolher repasses da compensação previdenciária pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Ficam proibidos ainda de celebrar acordos, contratos, convênios ou ajustes com a União.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Agricultor é detido após praticar sexo com jumenta em Quixeramobim-CE

Imagem Ilustrativa

Um agricultor de 33 anos foi detido após praticar sexo com uma jumenta, na tarde desta última terça-feira, 22, na zonal rural de Quixeramobim, no assentamento Caraíbas, distrito de Uruquê, a 206,1 km de Fortaleza.

Segundo o delegado titular da delegacia de Quixeramobim, Eduardo Tomé Santos Gomes, o homem, mais conhecido por "Guaxinim", foi flagrado pela dona do animal no momento do ato sexual.

De acordo com os autos, "ele foi visto pela proprietária na beira do rio, com a calça arreada e mantendo relação sexual com a jumenta. Em seguida, ela foi chamar o marido, mas o agricultor acabou fugindo."

A dona do animal acionou a Polícia Militar (PM) e fez a denúncia. O agricultor foi então conduzido à delegacia, acompanhado por advogado. Ele foi liberado depois de assinar um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO).

Segundo o delegado, o agricultor será autuado por crime ambiental – artigo 32 da Lei 9605/98, que configura o crime. O artigo prevê: “praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos, cabe pena de detenção de três meses a um ano e multa”.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Familiares são presos suspeitos de molestar criança de 12 anos


Quatro  pessoas foram presas suspeitas de abusar sexualmente de uma criança de 12 anos. Entre os detidos, o pai, tio e dois primos da vítima. As prisões foram realizadas nos bairros doConjunto Esperança e no Parque Santa Rosa, em Fortaleza. Três dos suspeitos foram detidos nesta quarta-feira (23).

O crime de pedofilia foi denunciado à Polícia e o pai já estava preso desde a semana passada, mas o restante das prisões só ocorreu nesta manhã. A criança sofria abuso sexual desde os 8 anos de idade, segundo informações da títular da Delegacia de Combate à Exploração da Criança e do Adolescente (Dececa), delegada Ivana Timbó.

O pai da vítima foi encaminhado à Delegacia das Capturas e o restante dos presos está na Dececa.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Dilma anuncia redução na conta de luz a partir de amanhã e descarta risco de racionamento


20130121100322_cv_dilma1_gde
A presidenta Dilma Rousseff disse hoje (23), em pronunciamento em rede nacional de rádio e televisão, que o Brasil tem energia suficiente para o presente e para o futuro, “sem nenhum risco de racionamento ou qualquer tipo de estrangulamento, no curto, médio ou no longo prazo”. Dilma anunciou que, a partir de amanhã, a conta de luz dos brasileiros terá uma redução de 18% para as residências e de até 32% para as indústrias, agricultura, comércio e serviços.

O corte é maior do que o anunciado em setembro do ano passado. “Com a redução de tarifas, o Brasil passa a viver uma situação especial no setor elétrico, ao mesmo tempo baixando o custo da energia e aumentando sua produção elétrica”, disse Dilma. Ela assinou hoje um decreto e uma medida provisória com os novos índices de redução das tarifas.

Segundo ela, os consumidores que são atendidos pelas concessionárias que não aderiram à prorrogação dos contratos (Companhia Energética de São Paulo – Cesp, Companhia Energética de Minas Gerais – Cemig e Companhia Paranaense de Energia – Copel) também terão a conta de luz reduzida.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Jpenhense capota veículo na BR 405 após desviar de animal na pista


Por volta das 18h20min desta terça-feira (22) um automóvel Fiat, cor cinza, placa NNN 8699/RN, capotou na altura do KM 169, da BR 405, sentido José da Penha/Pau dos Ferros-RN.

O veículo era conduzido pelo jpenhense Magno Thales Ferreira, 23 anos e de acordo com o próprio Magno, ele vinha de José da Penha/RN com destino a Pau dos Ferros/RN e perdeu o controle do carro após tentar desviar de um jumento, após a capotagem o carro ficou sobre seu  braço direito, e  conseguiu sair com ajuda de um pauferrense que vinha em seguida em uma motocicleta, presenciando toda cena.

Ele saiu sentindo dores no braço, foi  levado para o HRCCA por uma viatura policial da Riacho de Santana/RN, apos avaliação medica foi liberado.





Reprodução Cidade News Itaú via Nosso Paraná
Leia Mais ››

Projeto assegura a líder religioso liberdade de criticar homossexualismo


A Câmara analisa o Projeto de Lei 4500/12, do ex-deputado Professor Victório Galli (PMDB-MT), que garante a liberdade de expressão religiosa quanto a questões envolvendo a sexualidade. De acordo com a proposta, os líderes religiosos poderão ensinar a doutrina professada pela sua igreja quanto à sexualidade, de acordo com os textos sagrados.

Victório Galli afirma que o objetivo da medida é assegurar o direito constitucional de livre manifestação do pensamento. O temor é de que o projeto de lei que criminaliza a homofobia (PLC 122/06, que tramita no Senado) possa vir a prejudicar o ensino religioso de que o homossexualismo é pecado. Segundo o autor, se o PLC for aprovado, o líder religioso que ensinar que o homossexualismo é pecado correrá o risco de ser preso.

“O cerceamento da liberdade de expressão durante a realização dos cultos representaria interferência indevida do poder público na atividade das igrejas, impedindo o pleno funcionamento dessas cerimônias e rituais religiosos, em ostensiva violação do mandamento constitucional”, diz Victório Galli.

Tramitação

A proposta tramita em conjunto com o PL 6314/05, que será votado pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) e pelo Plenário.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Juiz dá 10 dias para Rosalba colocar todos os medicamentos que faltam no Walfredo ou ela pessoalmente vai pagar multa


O Juiz da 1ª Vara da Justiça Federal no Rio Grande do Norte, Dr. Magnus Augusto Costa Delgado, condenou o Estado, através da ação ordinária (processo n. 0003566-78.2012.4.05.8400) movida pelo Conselho Regional de Medicina do Rio Grande do Norte – CREMERN, pela falta de materiais médico-hospitalares no Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel e Pronto Socorro Clovis Sarinho. A sentença deverá ser publicada no Diário Oficial da União nesta quinta-feira, dia 24 de janeiro de 2013.
A sentença determina ainda que no prazo de dez dias o governo adquira e entregue ao Hospital Walfredo Gurgel/Clovis Sarinho todos os medicamentos em falta, descritos na ação.  O Juiz fixou também multa pecuniária diária no valor de 3 mil reais na pessoa da Governadora do Estado, Rosalba Ciarlini, no caso do descumprimento das determinações estabelecidas na sentença.

Sentença

Reprodução Cidade News Itaú via Serrinha de Fato
Leia Mais ››

Desconhecido mata mulher a tiros em academia na cidade de São Bento


Hoje (23/01/2013) por voltas das 10h da manhã, uma senhora, conhecida por Francilene de 25 anos esposa de Ademir de Souza que também foi morto à tiros no último dia 30 de dezembro em baixo da ponte do Rio Piranhas. imagens fortes.

Ela estava na academia de Roninho fazendo exercícios físicos, quando foi surpreendida por um homem, que chegou anunciando assalto e mandou que as pessoas que presentes se abaixassem. Daí, o sujeito se aproximou da vítima que estava deitada ao chão e efetuou vários disparos na cabeça da mulher, que veio a óbito no local. 

Em seguida, ele tirou alguns pertences da vítima (joias), pôs um capacete azul na cabeça, montou numa motocicleta, modelo POP e seguiu rumo incerto e desconhecido. A polícia foi acionada para realização de diligências a procura de identificar quem foi o autor do crime, e para isolamento do local da ocorrência para procedimentos periciais.





Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

UMA OPERAÇÃO CONJUNTA DAS POLICIAS CIVIL E MILITAR TIRA DE CIRCULAÇÃO QUADRILHA DE ASSALTANTES QUE ATUAVAM NA REGIÃO DE PAU DOS FERROS


Depois de assaltar um posto de gasolina na cidade de Rafael Fernandes/RN os assaltantes fugiram em uma moto Titan vermelha em direção a cidade de Pau dos Ferros, antes de chegar à zona urbana os mesmo seguiram direção ao sítio barracos, os larápios abandonaram a motocicleta na estrada carroçável que dar acesso a comunidade barracos a motocicleta foi encontrada pelo policiamento de Rafael Fernandes sob o comando de Cabo Divanildo, que continuou na perseguição aos meliantes, Cabo Divanildo colheu informações que dois homens com as características dos assaltantes tinham entrado em um táxi no sítio barracos e se dirigido a Pau dos Ferros, a policia civil que já estava no encalce dos ladrões, procuraram o proprietário do táxi que conduziu os homens para a cidade de Pau dos Ferros, o taxista informou a casa onde tinha deixado os acusados, a policia chegando na casa indicada encontrou com as namoradas dos acusados uma parte do dinheiro e alguns objetos subtraídos no assalto ao posto de combustível.

Uma mulher de 22 anos identificada como Samira Daiane da silva informou que seu namorado Leonardo Cardoso da Silva teria ido pro presídio regional de Pau dos Ferros, pois o mesmo cumpre pena no regime semi aberto, continuando as investigações a policia recebeu uma informação que o outro acusado de participar do assalto, Artur Antonio da Silva de 18 anos estaria viajando em uma Van, para a cidade de Umarizal onde reside, policiais civis conseguiram interceptar o veículo e prenderam o meliante, também foi presa juntamente com Samira a jovem Kalina Maria da Silva de 27 anos, as duas mulheres guardavam os produtos que seus namorados tinham assaltado no posto de Gasolina, a policia acredita que essa dupla é a mesma que vinha aterrorizando a cidade de Pau dos Ferros, a moto utilizada no assalto tinha sido furtada hoje pela manhã na cidade de Água Nova/RN.

O delegado Regional de Pau dos Ferros agradeceu o apoio da Policia Militar na operação que culminou com a retirada desses dois malfeitores do meio da sociedade, e disse que novas prisões poderão surgir com o desdobrar das investigações.








Reprodução Cidade News Itaú via Dantense News
Leia Mais ››

Diretora do Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel afirma: “Demanda judicial foi a gota d’água”


Em meio à crise da saúde pública do Rio Grande do Norte, nem mesmo as ações que devem ser implementadas pelo SOS Emergência durante os próximos meses no maior hospital de urgência e emergência do Estado, o Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel, foram suficientes para garantir a permanência da diretora geral da unidade, Maria de Fátima Pereira Pinheiro, no cargo. A diretora pediu exoneração nesta terça-feira alegando problemas pessoais. “Solicitei minha exoneração porque não aguento mais tanta pressão. Estou adoecendo, preciso de qualidade de vida”. Apesar do pedido, Fátima Pinheiro deve continuar no cargo até que o Governo do Estado encontre um substituto. Quando o novo diretor for nomeado, Fátima Pinheiro deve continuar no Walfredo Gurgel, sendo que na cirurgia geral do Hospital, local que ela trabalha há mais de 25 anos. O interventor da Associação Marca na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Pajuçara, o advogado Marcondes Diógenes de Souza Paiva foi sondado para assumir o cargo.

Essa é a terceira mudança na direção do Hospital Walfredo Gurgel em pouco mais de dois anos da atual administração estadual. Para pedir exoneração, Fátima Pinheiro afirmou que estava com problemas de saúde oriundos da rotina estressante à frente do hospital. “Além da superlotação, que foge à minha competência, tive problemas com ordens judiciais assinadas por juízes que não conhecem a realidade do Walfredo. Chegava uma demanda jurídica que não suportava mais. Isso acarretou problemas de estresse. Não aguentei”, explicou a diretora. A demanda judicial também foi o mesmo motivo que levou o medico ortopedista, Mozart Dias de Almeida a deixar a direção do Walfredo Gurgel no ano passado.

“A gota d’água para a minha saída da direção foi a alta demanda judicial que chega no Hospital Walfredo Gurgel em busca de leitos de UTI. Quando cheguei no hospital, com a informação de que eu poderia ser presa, me deparei com o juiz dentro do Walfredo Gurgel em busca de leito de UTI. Foi muito constrangedor me deparar com três policiais, o juiz e um oficial de justiça em frente a UGV (Unidade de Gerenciamento de Vagas) na busca por leitos de UTI, principalmente por não ser responsabilidade minha a contratação de leitos de UTI. Fiquei percorrendo o hospital com juiz, policial, tudo isso foi bastante constrangedor e não precisava passar por isso. Não estou saindo por medo, pois sou ousada e tenho determinação. Pelo hospital e pelo que estou fazendo aqui eu ficaria. Por mim, não sairia, mas as demandas judiciais fizeram eu me sentir acuada”, destacou a diretora.

No final de dezembro do ano passado, a diretora Fátima Pinheiro, chegou a ser notificada e ameaçada de pagar multa caso não disponibilizasse, em caráter de urgência, vaga em uma das cinco UTIs do hospital para um paciente. Segundo a diretora, a multa poderia chegar a R$ 10 mil. A decisão foi assinada pelo juiz da 6ª Vara da Família.

Com experiência de mais de 25 anos de atuação como plantonista do Pronto-Socorro Clóvis Sarinho, Fátima Pinheiro assumiu a direção geral do Walfredo Gurgel no dia 23 de junho do ano passado. Médica especialista em cirurgias gerais, ela conta que o problema do Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel não é de gestão. “Não falta gestão ao Walfredo Gurgel. Falta apoio e dinheiro, pois apesar de dizerem que o hospital tem autonomia financeira, pela alta demanda, constantemente ficamos sem dotação orçamentária. A superlotação do hospital não se resolve sem vontade política”, afirmou a diretora Fátima Pinheiro.

O secretário estadual de Saúde Pública, Isaú Gerino Vilela, lamentou a decisão da diretora do Walfredo Gurgel, mas aceitou o pedido de exoneração. “Entendo os motivos apresentados pela diretora Fátima Pinheiro, reconheço o trabalho dela, que veio nos ajudar em um momento de dificuldade, mas não posso forçá-la a continuar com essa situação constrangedora. Estou há pouco mais de seis meses à frente da saúde estadual e não podemos dar solução de imediato aos problemas, mas quando há a demanda judicial é para conseguirmos imediatamente os leitos. Esse problema da alta demanda judicial é constrangedor mesmo, e por vezes recai sobre mim e sobre a governadora, quando a falta de leitos de UTI é geral, inclusive na iniciativa privada”, afirmou o secretário.

Para tentar minimizar esses problemas da constante demanda judicial por busca de leitos de UTI, o secretário de saúde conta que a reforma que está sendo realizada em mais de 13 hospitais do Estado deve abrir mais de 50 novos leitos de UTI.

Geraldo Ferreira, presidente do Sindicato dos Médicos do Rio Grande do Norte (Sinmed-RN), considera que o pedido de exoneração da diretora é mais uma prova do “descuido do Governo do Estado com a saúde pública”. O presidente do Sindicato afirmou que a diretora teve boa vontade no cargo, mas não contou com o apoio da administração estadual. “Há uma covardia do Governo com os diretores do Walfredo e das demais unidades médicas. Eles convidam para assumir a função e promovem o sucateamento dos hospitais. Não há apoio algum. Dessa forma não há quem consiga resolver os problemas sem o respaldo de quem tem o poder de fazer as mudanças, que é o secretário de Saúde e a própria governadora”, destacou.

A diretora conta que nos sete meses que passou à frente da Direção do Hospital Walfredo Gurgel não pode fazer muita coisa, diante do caos que estava a unidade quando ela assumiu o cargo. “O caos que recebi o Walfredo Gurgel seria impossível resolver todos os problemas em apenas seis meses. Mas tenho certeza absoluta de que, a partir de agora, as coisas vão começar a acontecer e se resolver, e me sinto triste em saber que estou saindo em um momento de mudança no Walfredo Gurgel, principalmente com a presença do SOS Emergências dentro do Hospital. Saio com o sentimento de dever cumprido, pois fiz tudo que estava ao meu alcance. O que não fiz era porque não era de minha responsabilidade”, destacou.

Decisão favorável ao Cremern

O juiz da 1ª Vara da Justiça Federal no Rio Grande do Norte, Magnus Augusto Costa Delgado, condenou o Estado, através da ação ordinária (processo n. 0003566-78.2012.4.05.8400) movida pelo Conselho Regional de Medicina do Rio Grande do Norte (Cremern), pela falta de materiais médico-hospitalares no Hospital Walfredo Gurgel e Pronto Socorro Clóvis Sarinho. A sentença deverá ser publicada no Diário Oficial da União nesta quinta-feira, dia 24.

A sentença determina ainda que no prazo de dez dias, o Governo adquira e entregue ao Hospital Walfredo Gurgel/Clovis Sarinho todos os medicamentos em falta, descritos na ação. O Juiz fixou também multa pecuniária diária no valor de R$ 3 mil na pessoa da Governadora do Estado, Rosalba Ciarlini, no caso do descumprimento das determinações estabelecidas na sentença.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Imagens apontam que fisioculturista foi estrangulada, diz delegado


Laudo Fabiana Caggiano (Foto: Henrique Dovalle)Imagens do laudo pericial no corpo de Fabiana
Caggiano Paes (Foto: Henrique Dovalle)
A Polícia Civil do Rio Grande do Norte encerrou a investigação sobre a morte da fisioculturista Fabiana Caggiano Paes, de 36 anos, na tarde desta quarta-feira (23). O delegado responsável pelo caso, Frank Capistrano, apresentou o laudo pericial à imprensa e confirmou que o viúvo, Alexandre Furtado Paes, será indiciado por homicídio.
“O laudo comprova que Fabiana foi vítima de asfixia mecânica. A causa da morte foi encefalopatia anóxica, provocada pela falta de oxigênio no cérebro. Com base nos laudos, nos depoimentos mentirosos, com a ordem cronológica dos fatos diferentes, e como só estavam os dois no quarto, dou por encerrada a investigação. Alexandre Paes será indiciado por homicídio”, enfatizou o delegado.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

COM PÊNALTI NO FIM, PONTE 'ESTRAGA' O RETORNO DO CORINTHIANS AO PACAEMBU


Romarinho Corinthians x Ponte Preta (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)
O retorno do clube campeão do mundo à sua casa foi amargo e com derrota. Melhor para a Ponte Preta, algoz do Corinthians no Campeonato Paulista do ano passado e responsável por carimbar a faixa do atual vencedor do Mundial de Clubes da Fifa. Com um gol de pênalti de William, aos 43 do segundo tempo, a Macaca fez 1 a 0 no Pacaembu e ofuscou a festa realizada pela torcida - principalmente para Zizao, substituído no segundo tempo.
A penalidade de Felipe em Cicinho, marcada pelo árbitro Luiz Vanderlei Martinucho, foi motivo de reclamação intensa dos corintianos. De qualquer forma, o resultado leva a Ponte aos quatro pontos na tabela do Paulistão, enquanto o Corinthians permanece com um. O jogo teve mais de 17 mil pagantes, mesmo às 17h de uma quarta-feira.
Até o pênalti, Zizao era a única atração em campo. Mas nem o chinês jogou tão bem. Ele entrou cercado de expectativas após as pedaladas e a assistência para o gol de Giovanni no empate com o Paulista, na primeira rodada do estadual. Nervoso, ele teve duas chances para marcar, mas hesitou na hora do chute.

A equipe treinada por Guto Ferreira parecia desinteressada, e nem o fato de o rival ter o time inteiro reserva em campo fez a Ponte se arriscar – principalmente na segunda etapa. Mesmo assim, conseguiu a vitória nos minutos finais.
O Timão volta a campo no próximo domingo, às 17h (horário de Brasília), contra o Mirassol, fora de casa. No sábado, a Ponte Preta tem o clássico regional contra o Guarani, às 19h30m, no Brinco de Ouro.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Governo denuncia suposto plano para matar vice da Venezuela


Milhares de pessoas participaram de atos para lembrar o aniversário de 55 anos da democracia na Venezuela Foto:  / AFP
Durante as comemorações dos 55 anos de democracia na Venezuela, nesta quarta-feira, o titular do Ministério do Interior do país (equivalente ao Ministério da Justiça no Brasil) revelou que o serviço de inteligência da polícia descobriu que setores da "extrema-direita" estariam planejando um atentado contra o vice-presidente, Nicolás Maduro, e contra o presidente do Legislativo, Diosdado Cabello. Néstor Reverol alegou que não pode dar mais detalhes sobre o suposto plano para não atrapalhar o andamento das investigações.

"Temos recebido informações muito sérias da inteligência, segundo as quais membros da extrema-direita venezuelana em cumplicidade com membros da extrema-direita no exterior estão planejando um atentado contra o vice-presidente da República e um atentado contra o presidente da Assembleia Nacional", afirmou o ministro. "Todos os órgãos da inteligência em nosso país estão atentos", explicou Reverol.
O ministro também informou que a segurança dos dois líderes do chavismo será reforçada. "Não vamos permitir nem um milímetro de atos de terrorismo contra esses camaradas nem contra ninguém", declarou. Ele afirmou que os organismos de segurança vão vigiar "de perto todas as ações desta extrema-direita radical tanto nacional como internacional para mais uma vez vencê-los".
A manifestação de chavistas em Caracas para comemorar o fim da ditadura no país há 55 anos aconteceu paralelamente a outra, da oposição, em um parque no leste da capital. O governo venezuelano, que identifica setores da oposição com a extrema-direita e os acusa de serem financiados por grupos nos Estados Unidos, denunciou em várias ocasiões supostos planos contra o presidente Hugo Chávez, no poder desde 1999.
Interferência cubana
No mesmo evento, o ministro de Ciência e Tecnologia, Jorge Arreaza, genro do presidente Hugo Chávez, garantiu que Cuba não manda na Venezuela. Segundo ele, os irmãos Fidel e Raúl Castro estão "a serviço" do mandatário venezuelano. "Quando a oligarquia diz que Fidel está mandando aqui, que Raúl Castro está mandando, estão muito equivocados", disse Arreaza em um momento do discurso durante uma passeata do Governo para comemorar o 55º aniversário do fim da ditadura.
"Fidel e Raúl estão a serviço de Hugo Chávez lá em Cuba. Fidel e Raúl puseram seu país, sua equipe medica e a toda Cuba a serviço da Revolução Bolivariana e do povo venezuelano para que protejam e para que consigam que o presidente Hugo Chávez se recupere", acrescentou. Arreaza, que chegou a Caracas nos últimos dias após mais de um mês em Cuba, onde Chávez se recupera da operação de câncer à qual foi submetido no último dia 11 de dezembro, expressou seu "grande agradecimento" a Cuba e ao povo cubano. 

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

IBGE atualiza área oficial de municípios, Estados e regiões


O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) publicou nesta quarta-feira no Diário Oficial da União uma série de tabelas com a área atualizada de todos os municípios, Estados e regiões brasileiras, valores que, em alguns casos foram ajustados nos últimos anos. De acordo com a portaria, o Brasil tem 8.515.767,049 quilômetros quadrados. Com sua extensão, é o quinto maior País do mundo em área territorial. O tamanho é cerca de metade dos 17 milhões de quilômetros quadrados da Rússia, o maior, e mais de 19 milhões de vezes superior à área do Vaticano, o menor.
Algumas das alterações trazidas pela portaria do IBGE são a nova área da Bahia, que aumentou para 564.733,177 quilômetros quadrados, por ter incorporado a área insular do Arquipélago de Abrolhos, que faz parte do município de Caravelas. Santa Catarina conta agora com as águas internas da baía sul e da baía norte, entre o continente e a Ilha de Santa Catarina.
O maior Estado brasileiro continua sendo o Amazonas, com 1.559.159,148 quilômetros quadrados, que supera em território as regiões Sul e Sudeste somadas. Com sua área, o Amazonas seria maior que os países da América do Sul e da Europa, com exceção da Argentina e da Rússia, além do Brasil. Se fosse um país, o Estado seria um dos 20 maiores do mundo em extensão territorial.
O Estado de menor extensão territorial, Sergipe, com 21.915,116 quilômetros quadrados, é cerca de 71 vezes menor. Se o Amazonas tivesse sido escolhido para ceder espaço ao Distrito Federal, poderia comportar 269 vezes a capital, que tem apenas 5.779,999 quilômetros quadrados.
O maior município brasileiro, no entanto, fica no Pará. Altamira tem 159.533,730 quilômetros quadrados, o que o faz maior do que dez Estados brasileiros e até do que alguns países, como Portugal, Coreia do Sul e Grécia.
O município mineiro de Santa Cruz de Minas, com área de 3,565 quilômetros quadrados, é o menor do País. Sua área é ainda menor que a da Ilha de Fernando de Noronha, distrito estadual de Pernambuco, que tem 17,017 quilômetros quadrados. Poá, em São Paulo, tem somente 17,263 quilômetros.
Entre as regiões, a Norte, com 3.853.676,948 de quilômetros quadrados, é a maior, e a Sul, com 576.774,310, é a menor. Enquanto a primeira é maior que a Índia, o sétimo maior país do mundo, a região Sul supera a extensão da França, o 47º.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Potiguar perde e o treinador Gilberto Gaucho é demitido em Caicó


O Potiguar voltou a jogar mal e somou a terceira derrota consecutiva no Campeonato Potiguar Chevrolet 2013, jogando contra o Corinthians, no Marizão, em Caicó. Perdeu por 2 x 0. Com a derrota, o treinador Gilberto Gaucho(foto) foi demitido pelo presidente do clube Bejamim Machado.

Com o resultado, o Corinthians de Caicó, que estava no último lugar na tabela de classificação, deixou a posição para o Potyguar de Currais Novos, que não jogou hoje. Joga nesta quinta-feira, fechado a quarta rodada da competição,  contra o Alecrim, em Goianinha.   

No jogo no Marizão, em Caicó, o primeiro gol saiu aos 19 minutos primeiro tempo. Numa jogada de escanteio, a bola foi jogada na área e Fagner marcou. O Potiguar não conseguiu construir boas jogadas no primeiro tempo e virar o jogo.

Na etapa final, o Potiguar retornou a campo melhor. Avançou e criou várias oportunidades de gol, tendo o atacante Hugo desperdiçado a melhor delas. Grande defesa do goleiro do time seridoense. Parecia que iria virar o jogo e evitar a demissão do técnico Gilberto Gaucho.

Numa jogada de contra ataque, o atacante do Corinthians sofreu falta na grande área e o juiz da partida marcou pênalti, que foi convertido pelo atacante Didi. Apesar do esforço dos jogadores, o jogo terminou assim. Vitória do Corinthians.

O próximo compromisso do Potiguar Mossoró é contra o Palmeiras, no Nogueirão, em Mossoró, no próximo dia 27.



Jogos do próximo domingo, dia 27

ASSU                    X             Corintians - Edgarzão | 27/01 17h00

Alecrim                  X             Baraúnas - Nazarenão | 27/01 17h00

Potiguar-MO         X             Palmeira -Nogueirão | 27/01 17h00

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››